Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 02 de Dezembro de 2008 - Nº 2063 Edições Anteriores

Anuncie Aqui

Região
CONVITE aos jornalistas que querem ficar bem informados


Caraguatatuba
Super Verão Caraguá traz diversão e movimenta a economia da região
Caraguá já está conectada ao Emprega São Paulo

Caraguá intensifica fiscalização para alta temporada
Caraguá já está recebendo cartinhas do projeto "Papai Noel dos Correios"
Defesa Civil de Caraguá faz campanha de arrecadação para ajudar Santa Catarina até 3 de dezembro
Ciclista de Caraguá é campeão paulista
Atletismo de Caraguá competiu no final de semana
Papai Noel chega a Caraguá neste sábado, 6
Mutirão promove plantio de mudas nativas em Caraguatatuba
Estão abertas as inscrições para Projetos -Oficinas Culturais 2009
Câmara vota Orçamento em segundo turno

Ilhabela
Vereador propõe mudanças para a Zona Azul
Vereador Márcio homenageia operador de máquinas da Prefeitura
Prefeitura de Ilhabela forma as primeiras turmas dos cursos de Qualificação Básica certificado pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

São Sebastião
Prefeitura vai acionar MP para que tome providências contra loteamentos que impedem acesso às praias
São Sebastião coloca em operação radares móveis
Ecobus apóia II Encontro de Pessoas com Necessidades Especiais e Educacionais de São Sebasitão

Ubatuba
Temporada de verão 2008/2009 em Ubatuba deve gerar cerca de 3.500 empregos temporários
Ubatuba realiza tradicional Prova Pedestre no próximo dia 7
Base de Bombeiros de Ubatuba recebe doações para desabrigados em Santa Catarina
Prefeitura realiza controle de ratos na Avenida Iperoig
Cooperativa Educacional homenageia Machado de Assis na IX Mostra Cultural

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

CONVITE aos jornalistas que querem ficar bem informados
Tem boa notícia no Litoral Norte

Litoral Norte - Venha participar da 1a. Conversa Entre Jornalistas para conhecer e debater o andamento do Diálogo entre Petrobras e 12 ONGs do Litoral Norte, que culminou com a formação do COMDIAL - Comitê de Promoção do Diálogo para a Sustentabilidade do Litoral Norte, uma iniciativa pioneira no mundo e que tem como objetivo trabalhar para o desenvolvimento sustentável da região.
Informaçoes importantes (quase uma pauta)
As entidades ambientalistas reunidas no Coletivo Real Norte, a Petrobras e a Universidade Católica de Santos - Unisantos - estão iniciando os trabalhos do Diálogo para Sustentabilidade do Litoral Norte paulista.
Essas entidades firmaram um acordo para somar esforços na promoção de debates e projetos que auxiliem na direção do Desenvolvimento Sustentável, um conceito originado no Relatório Brundtland que apoiou a preparação da Conferência Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento em 1992. A idéia central é combinar de forma mais equilibrada os aspectos sociais, ambientais e econômicos nas iniciativas de desenvolvimento.
Os eixos da iniciativa
A iniciativa que se inicia no litoral norte paulista tem como eixos básicos o acesso à informação sobre projetos econômicos e operações tecnológicas que influenciem a vida dos moradores da região; a discussão sobre os programas ambientais associados a esses empreendimentos; o desenho de parcerias para melhorar a gestão ambiental, com especial atenção para os parques e outras Unidades de Conservação; e a identificação de prioridades para somar esforços em políticas de Sustentabilidade. Além do processo de Diálogo, o projeto incluirá ações de capacitação e suporte a projetos experimentais de novos empreendimentos ecologicamente sustentáveis.
Uma semana depois, vem o seminário...
Você vai conhecer também os temas que estão na pauta do Seminário Avaliação Ambiental Conjunta dos grandes projetos para o litoral norte paulista, nos dias 11 e 12 de dezembro, em Caraguatatuba, na Faculdade Módulo, evento que faz parte da pauta do Diálogo para a Sustentabilidade.
O tema geral é o contorno desejável e a soma de esforços para que exista uma avaliação ambiental conjunta sobre os grandes projetos que estão sendo implantados ou anunciados para breve para a região:
Projeto Mexilhão de gás;
Expansão do Porto de São Sebastião;
Ampliação da estrada Tamoios;
O novo Centro de Detenção Provisória (cadeião) em Caraguatatuba.
Duas perguntas básicas...
Por que propor que exista essa avaliação conjunta?
Por que isso é importante para os parceiros do Diálogo para a Sustentabilidade?
O que ocorre é que cada novo grande projeto é avaliado, na fase de licenciamento, com uso das informações apresentadas nos estudos de impacto ambiental. Esses instrumentos, embora importantes, são feitos para cada projeto e por isso não conseguem desenhar claramente a combinação, a soma dos efeitos dos vários empreendimentos em relação à transformação do território de uma região.
Assunto que soma
Entidades ambientalistas e a Petrobras estão de acordo que seria positivo desenvolver uma avaliação como essa, para que a região possa se preparar adequadamente para administrar a sua própria mudança, que afeta a vida de todos os grupos humanos que aqui habitam ou freqüentam periodicamente. A melhoria dos procedimentos de gestão ambiental pode vir a garantir que haja uma ampliação de oportunidades econômicas e também uma melhoria das condições ambientais, prevendo-se e evitando muitos impactos negativos que podem ocorrer.
Venha ficar bem informado.
Sábado, dia 6 de dezembro,
das 9h às 13h30.
Local:
Auditório da Associação de Engenheiros e Arquitetos de São Sebastião
R. Vitorino Gonçalves dos Santos, 152 sala 18 - São Sebastião SP
Coordenador: Jornalista Ricardo Carvalho
Especialista em Comunicação para a Sustentabilidade


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Super Verão Caraguá traz diversão e movimenta a economia da região


Super Verão Caraguá - Edição 2007/2008

Caraguatatuba - Com início no próximo dia 19, com show da cantora baiana Ivete Sangalo, o Super Verão Caraguá é um evento que oferece programação de shows até 24 de fevereiro e causa um forte impacto econômico nas cidades do litoral norte do estado de São Paulo, principalmente em Caraguatatuba. São mais de 30 nomes do cenário artístico nacional e internacional, reunidos numa programação que ocupa 68 dias do alto verão. Além dos shows, o Super Verão oferece uma estrutura de 10 mil metros quadrados com Praça de Alimentação, Espaço Infantil, Feira Náutica, Lan House, Choperia, Posto Médico, Sala de Imprensa e Postos Policiais.
Para fazer com que o evento aconteça, os organizadores contratam oito empresas de montagem de estruturas, arquibancadas, palco, estandes, som e luz, empresas que, por sua vez, buscam na mão de obra da região os profissionais que necessitam para desenvolver seu trabalho. Calcula-se que o evento gere em torno de 500 empregos diretos, entre montadores, eletricistas, marceneiros, seguranças, garçons, produtores, cozinheiros, chapeiros, profissionais de recreação, recepcionistas, bilheteiros, promotores, vigias, entre outras vagas.
Segundo o presidente da Associação Comercial de Caraguatatuba, Paulo Roberto Gatto Bijos “a expectativa neste ano é receber cerca de 1,8 milhões de pessoas no verão da cidade, tendo em vista os vários fatores que beneficiaram o turismo no estado, como a alta do dólar, a crise da bolsa e a previsão de mau tempo no sul do país”, conclui.
Para o diretor da Opção Eventos, organizadora do Super Verão, a intenção é atrair pelo menos metade deste público nos quase três meses de realização do evento. “Neste ano nossa programação de shows surpreende não apenas pela quantidade, mas pela qualidade dos nomes que vão se apresentar no palco. Há escolhas paras os mais diferentes gostos, desde axé, sertanejo, samba, pagode, reggae até rock e pop, o que atrai todo o tipo de público”, completa.
Neste ano o evento traz, inclusive, um nome internacional na noite do Festival de Reggae que terá, entre outros, a participação de Ky-Mani Marley, filho do lendário Bob Marley. A pré-programação de shows do Super Verão Caraguá, sujeita a alterações, está assim:

Dezembro
19 - Ivete Sangalo
26 - Revelação
27 - Jeito Moleque
28 - Timbalada
29 - Jammil
30 - Chimarruts
31 - Réveillon/André Lellis

Janeiro
01 - Tapa no Couro
02 - Banda Eva
03 - Inimigos da HP
04 - Fresno
07 - Balakubaka
08 - Ponto de Equilíbrio
09 - Chiclete com Banana
10 - Fernando & Sorocaba
11 - Backyardigans
14 - Caio César & Diego
15 - Bonde do Forró
16 - Festival de Reggae com Ky-Mani Marley, Leões de Israel e outros
17 - Gilmelândia
18 - Strike
22 - Planta e Raiz
23 - O Teatro Mágico
24 - Jorge Aragão
25 - Mateus & Cristiano
29 - Victor & Léo
30 - Boka Loka
31 - Asa de Águia

Fevereiro
20 a 24 - Carnaval
Programação Sujeita a Alterações

Serviço: Os ingressos para todos os shows já estão disponíveis pela internet através do site www.ingressonaweb.com.br, ou nas lojas Blue Beach no shopping La Plage no Guarujá, Shopping Colinas e Vale Sul em São José dos Campos, em São Paulo, nos shoppings Metrô Tatuapé, Interlagos, West Plaza e Frei Caneca. Informações pelo tel:11-2959-3032
Outras informações podem ser conseguidas no site www.superverao.com.br

Caraguá já está conectada ao Emprega São Paulo
A partir de agora todos podem ter seu currículo na internet e concorrer a vagas de trabalho

Caraguatatuba - O PAT - Posto de Atendimento ao Trabalhador encerrou na sexta-feira, 28 de novembro, o treinamento dos funcionários visando integrar Caraguatatuba à rede do programa Emprega São Paulo.
O Emprega São Paulo é um sistema gerenciado pela Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, oferecendo uma ferramenta gratuita visando à intermediação de mão de obra. Dessa maneira, os interessados poderão ter acesso a oportunidades de emprego, criar ou atualizar seu cadastro gratuitamente tudo via internet, sem a necessidade de comparecer ao posto de atendimento. Empregadores também poderão cadastrar suas vagas, e entrar em contato com os candidatos.
"O atendimento físico no PAT continua já que não são todos que tem acesso à internet em casa. Os interessados podem fazer seu cadastro no www.empregasaopaulo.sp.gov.br  ou encaminhar-se ao PAT. Para obter mais informações pode entrar em contato pelo telefone 0800-770-7378" - comenta Elmar Soares Farias Ferreira, diretora do PAT de Caraguatatuba.
Na ocasião do encerramento do treinamento, estiveram presentes a diretora regional da SERT responsável pelo Litoral, Adelaide B. Machado e Huarley Gomes Ribeiro, também da SERT, responsável pelo treinamento dos funcionários, assim como Elizete Nossabein, diretora do PAT São Sebastião, Elmar Soares Farias Ferreira, diretora do PAT de Caraguatatuba, Idésio Hideru Kashiura, gerente da ACE - Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, Sérgio Luis Ribeiro, responsável pelo recrutamento do Consórcio Caraguatatuba e funcionários do PAT. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá intensifica fiscalização para alta temporada
A Prefeitura alerta para que os estabelecimentos, veículos de excursão e ambulantes mantenham sempre em posse as determinadas licenças de autorização

Caraguatatuba - Pensando no bem-estar público, a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, Habitação e Trânsito, está tomando uma série de medidas para coibir a desordem que possa ocorrer durante os meses de temporada, no qual a cidade recebe significativo número de turistas e veranistas.
A seção de fiscalização alerta para que os quiosqueiros não ultrapassem o limite permitido para mesas e cadeiras dispostas nas praias. "Estipulamos o número de 20 jogos de mesas por estabelecimento, caso existam mais pessoas, os proprietários podem disponibilizar mais mesas, mas desde que todas estejam ocupadas", explica o Coordenador de Fiscalização, Ronoel Miguel da Silva.
Quem desobedecer ao estipulado pode ser autuado e ter o material apreendido. "Houve comunicado oficial na temporada passada, todos estão cientes", certifica Silva. A multa varia entre R$700 e R$900, dependendo da infração, além do proprietário ter que pagar uma taxa para retirar as mesas, de 50 VRM - valor de referência do município - por jogo.
Além dos quiosques, os ambulantes e veículos coletivos de excursão, como ônibus e vans, devem tomar cuidados como estar sempre portando seus certificados de licença, expedidos pela Prefeitura Municipal de Caraguá.
O som alto também é alvo da fiscalização, podendo o estabelecimento ser passível de multas e até apreensão do equipamento.
Já no caso dos veículos, a Divisão de Trânsito informa que existe uma resolução que impôs o número máximo de 80 decibéis. "O problema é quando acontece a concentração de veículos, em vias públicas, com som perturbador, principalmente na região central", explica o Diretor de Trânsito Celso Rapacci "Neste caso os agentes de trânsito fazem uma operação conjunta com a Polícia Militar para coibir estes abusos", completa. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá já está recebendo cartinhas do projeto "Papai Noel dos Correios"
O principal objetivo desta ação é manter a magia do Natal. Em 28 diretorias regionais o Projeto Papai Noel dos Correios acontece anualmente. Em Caraguá, as cartinhas já começaram a chegar

Caraguatatuba - O projeto "Papai Noel dos Correios" - uma ação corporativa realizada em 28 diretorias regionais desde 1994, já está em andamento neste ano.
Com o objetivo de manter a magia do Natal, o projeto tem como foco responder às cartinhas de crianças que escrevem para o Papai Noel.
Conforme a informação veiculada pelos Correios, normalmente as cartas partem de comunidades carentes em todo o país, e a partir disso, são separadas e colocadas à disposição da sociedade para quem quiser adotá-las.
Em Caraguatatuba, a agência dos Correios, no centro da cidade, também participa do projeto e desde o início de novembro vem recebendo as correspondências destinadas ao "bom velhinho". É importante destacar que são atendidas somente cartas de crianças, uma vez que é feita uma triagem descartando cartas com pedidos de medicamentos, celular, DVD, MP3, entre outros. De acordo com os Correios, os critérios de atendimento dos pedidos são razoabilidade e possibilidade.
O interessado em adotar uma cartinha do projeto "Papai Noel dos Correios" deve comparecer à agência de Caraguá e escolher uma correspondência. A carta fica adotada deve ser devolvida com o presente pedido pela criança até o dia 14 de dezembro, para que haja tempo hábil na entrega do presente antes do Natal.
A bibliotecária Maria José Vicentini, participa desta campanha há pelo menos cinco anos em Caraguá, e fala da satisfação em atender o pedido de uma criança carente, que escreve para o Papai Noel. "Acho gratificante ter a oportunidade de atender uma cartinha do projeto, principalmente porque a gente está fazendo uma boa ação a alguém que não sabemos quem é. Se a criança mandou a cartinha é porque está pedindo algo que quer muito ou que realmente precisa. Prova disso é que no ano passado, a correspondência que atendi era de uma menina que pedia uma cesta básica", concluiu Maria José.
De acordo com os Correios, em 2005 foram recebidas em todo o Brasil 395.183 cartas, das quais 130.655 foram adotadas, e em 2006, 226.934 cartas foram adotadas das 501.605 recebidas pelas agências.
Os interessados em fazer o Natal de uma criança mais feliz podem retirar uma correspondência do projeto "Papai Noel dos Correios" na agência de Caraguá, que fica na avenida Altino Arantes nº 534, no Centro, das 9h às 17h. Seja você também um Papai Noel neste Natal. Participe! (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Defesa Civil de Caraguá faz campanha de arrecadação para ajudar Santa Catarina até 3 de dezembro
A Defesa Civil de Caraguá realiza a partir desta quinta-feira, 27 de novembro, uma campanha de arrecadação para ajudar as vítimas de Santa Catarina. Os interessados em contribuir, devem doar principalmente galões de água e produtos de higiene até 3 de dezembro

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba e a COMDEC - Comissão Municipal de Defesa Civil estão iniciando nesta quinta-feira, dia 27 de novembro, uma campanha de arrecadação para as vítimas de enchentes e alagamentos do estado de Santa Catarina. As doações poderão ser entregues nos postos de coleta até o dia 3 de dezembro, para envio a São Paulo no dia 5 (sexta-feira).
De acordo com a presidente da Comissão, Cláudia Prado Ruiz, é um gesto de solidariedade Caraguatatuba se mobilizar para ajudar de alguma forma. "Muitas cidades já estão ajudando, e Santa Catarina tem recebido donativos de diversas espécies, mas recebemos um comunicado vindo de São Paulo, solicitando a doação de água, uma vez que a população de lá não tem água potável", disse.
Desta forma, a Defesa Civil de Caraguá aproveita para pedir a ajuda de voluntários que queiram fazer doações, principalmente de galões de água (20 litros) e produtos de higiene pessoal como sabonete, pasta de dentes, absorventes, entre outros.
Vale destacar que estão participando desta campanha como postos de coleta a ACE - Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, o Corpo de Bombeiros/Salvamar (Indaiá, Porto Novo e Martim de Sá), Consórcio Caraguatatuba e Fundo Social de Solidariedade (CRAS-Sul). Além desses locais, as doações também podem ser entregues na sede da Defesa Civil, na Avenida Rio de Janeiro nº 451, no Jardim Primavera, região central de Caraguá. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3882-3520. Participe!
Situação atual de SC - Segundo dados oficiais da Defesa Civil de Santa Catarina, foi decretada situação de emergência nos municípios mais atingidos, dos quais nove estão em estado de calamidade pública, entre eles Gaspar, Rio dos Cedros, Nova Trento, Camboriú, Benedito Novo, Pomerode, Luis Alves, Itajaí e Rodeio.
O número de vítimas fatais já chega a 97 e corresponde a 14 cidades. 19 pessoas estão desaparecidas e estima-se que o número total de afetados chega a 1.500.000 pessoas. Os números são alarmantes: 27.404 desabrigados e 51.252 desalojados. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.sc.gov.br/webimprensa  (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Ciclista de Caraguá é campeão paulista

Caraguatatuba - Foi realizada neste final de semana a última etapa do Campeonato Paulista de Ciclismo, em Ribeirão Preto. A equipe da SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) fez bonito. Rafael Alves, na categoria infantil, venceu e ficou com o título da competição.
O circuito do interior paulista é considerado o mais difícil do campeonato, já que conta com uma subida forte, de mais de 300m. O forte calor dificultou ainda mais a prova, mais da metade dos competidores abandonaram a corrida.
Na categoria Sênior A, João Carlos ficou em quarto lugar, terminando o Paulista como vice-campeão. Na Elite, Ricardo Correa terminou na 10ª colocação.
Pelo Sub-23, o caraguatatubense Izael Nunes venceu sua prova, mas pelo critério de pontos, ficou em segundo na classificação geral. Na mesma categoria, Reylan Rodrigues terminou em quarto e Ricardo Lorente em oitavo.
A equipe conta com o apoio da SECER, J-Bike, Geomater, Beach Energy, Pont Motos, Body Fit Academia, Auto Posto Mareli, Vídeo Shopping, Cine Caraguá, Zimmerman, JPR Auto Peças, Rádio Oceânica, Posto de Molas Pai e Filho e Club Loft. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Atletismo de Caraguá competiu no final de semana
Em Guarujá, atleta caraguatatubense conquistou o primeiro lugar em prova de 8km

Caraguatatuba - A equipe Filhos do Vento da SECER (Secretaria de Esportes e Recreação), de Caraguatatuba, participou entre os dias 28 e 30 de novembro da final Estadual do Pró-Atletismo, em Sertãozinho, interior de São Paulo.
Caraguá foi representado por três atletas. No Salto em Distância, categoria D, Jéssica Felix da Silva ficou com a quarta colocação. Luiz Jonathan S. Pavanetti terminou em sexto lugar, nos 1500m, também na categoria D. Pela C, nos 100m, Igor Dejais Gomes da Silva chegou na 17ª posição.
Embora não tenha conquistado nenhuma medalha, o professor Carlos Eduardo Fuenzalida ficou contente com a participação de seus corredores, que também foram orientados pelo professor Adão Dias Durval.
"Por tratar-se de uma final Estadual, os resultados foram considerados bons, pois a competição tem um nível técnico muito forte. Parabenizo os alunos pelos resultados", comentou.
Em Guarujá, no domingo, Damiana Coimbra Reges levou Caraguatatuba para o lugar mais alto do pódio na prova de 8km da AT Revista Guarujá. A atleta venceu na categoria de 20 a 24 anos.
Os professores da equipe Filhos do Vento agradeceram todo o apoio recebido pela Secretaria de Esportes e Recreação. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Papai Noel chega a Caraguá neste sábado, 6
O bom velhinho estará na Praça Cândido Motta até o dia 24 de dezembro, recebendo com muito carinho as crianças de Caraguá. A iniciativa é da Associação Comercial em parceria com a Secretaria de Turismo

Caraguatatuba - A Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACE) em parceria com a Prefeitura Municipal por meio da Setur - Secretaria de Turismo, proporcionará novamente um Natal inesquecível para as crianças do município, com a chegada do Papai Noel.
O bom velhinho, que chegará a Caraguá no dia 6 de dezembro, neste sábado, atravessará toda a região central de trio elétrico, tendo como última parada a Praça Cândido Motta.
De acordo com Idésio Hideru Kashiura, gerente da Associação Comercial, este é o 4º ano consecutivo que a ACE e a Prefeitura colocam o Papai Noel e suas ajudantes no Centro da cidade para celebrar o Natal e receber as crianças, principalmente para registros fotográficos.
Quem quiser tirar uma foto com o Papai Noel e conhece-lo de perto pode comparecer à Praça Cândido Motta, até o dia 24, sempre das 16h às 21h. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Mutirão promove plantio de mudas nativas em Caraguatatuba

Caraguatatuba - Acontece nesta quinta-feira (04 de dezembro), às 08h00, o plantio de cerca de 50 espécies frutíferas nativas de Mata Atlântica em um dos pontos pertencentes à Área de Proteção Permanente (APP) no bairro do Porto Novo - na Rua Primeiro de Maio, próximo ao Entreposto de Pesca e ao CIEFI do Porto Novo, em Caraguatatuba.
A atividade será realizada com a participação dos alunos do curso de Gestão Ambiental do Colégio Tableau, alunos dos 5º e 6º anos do CIEFI Maria Aparecida Ujio, integrantes do grupo gestor Ciclos Contínuos, ONG ACAJU, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Serviços Públicos e equipe Supereco Litoral Norte.
A ação conta com o apoio do Condomínio Costa Verde Tabatinga e Depósito Tabatinga. (Fonte: Supereco)

Estão abertas as inscrições para Projetos -Oficinas Culturais 2009

Caraguatatuba - A Fundacc (Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba) informa que estão abertas as inscrições para Projetos -Oficinas Culturais 2009.
As inscrições podem ser feitas de segunda à sexta, das 09h00 às 17h00 na Fundacc que está localizada à Rua Santa Cruz, nº. 396 Centro - Caraguatatuba.
Os interessados poderão inscrever seus projetos até dia 09 de janeiro de 2009 , nas áreas de artesanato, artes plásticas, ecologia, esporte-arte, cine-foto-video, dança música, teatro literatura e folclore.
Maiores informações no site da Fundacc pelo www.fundacc.com.br ou pelo telefone (12) 3883-7555 /3883-3727.
Serviços: Inscrições Oficinas Fundacc
Local: Fundacc
Endereço: Rua: Santa Cruz, nº396 - Centro.
Cidade: Caraguatatuba/SP
Tel.: (12) 3883-7555 /3883-3727
Horário: das 09h00 às 17h00

Câmara vota Orçamento em segundo turno
Votação será mais rápida, porém projeto pode ser rejeitado

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta terça-feira - 02 de dezembro, a partir das 19h30 a sua 39ª Sessão Ordinária semanal, com a tradicional votação em segundo turno do Orçamento 2009. O valor total ultrapassa os R$ 228 milhões e já foi aprovado em primeiro turno, com 33 emendas.
Conforme reza o Regimento Interno através do artigo 185 e a Lei Orgânica Municipal, a votação do Orçamento obedece algumas regras básicas e tradicionais, como um Expediente de apenas 30 minutos, cancelamento da Tribuna dos Vereadores e a Ordem do Dia destinada apenas para a votação desta propositura, tanto em primeiro como em segundo turno.
Quanto a votação as regras são as seguintes: Como o projeto já foi aprovado em primeiro turno vai a votação no segundo turno e sendo aprovado o Orçamento entra em vigor no ano seguinte. Caso seja rejeitado em segundo turno o projeto é arquivado e o Executivo necessitará elaborar outro Orçamento. Se fosse rejeitado no primeiro turno o projeto não iria a votação em segundo turno.
O Orçamento 2009 da Prefeitura e Câmara Municipal recebeu 33 Emendas, todas de autoria do Vereador Omar Kazon (PR). As emendas foram lidas, votadas e consequentemente aprovadas em bloco.
Com base na Lei Orgânica Municipal a discussão do Orçamento Municipal obedeceu todos os trâmites legais, com a realização de Audiências Públicas nos dias 30 de outubro e 6 de novembro, conforme Edital.
A estimativa de receita e despesa da Prefeitura para o próximo ano é de R$ 228.170.294,00 (Duzentos e Vinte e Oito Milhões, Cento e Setenta Mil e Duzentos e Noventa e Quatro Reais), com uma variação em torno de 18% em relação a 2008.
Quanto a classificação institucional, o Orçamento terá os seguintes valores: Para a Câmara R$ 8.222.080,00 com uma diferença em torno de 14% em relação a este ano. A Secretaria de Administração terá R$ 13.786.000,00; Obras Públicas com R$ 24.909.100,00; Serviços Públicos com R$ 26.658.950,00; Educação com R$ 66.098.000,00 e Secretaria de Saúde com R$ 36.719.000,00 são as maiores verbas do Executivo para o próximo ano
Das autarquias e instituições, a Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba terá R$ 3.236.000,00 e o CaraguáPrev - a Previdência Municipal, verba estimada em R$ 14.222.800,00.
No Orçamento o termo estimativa é de extrema importância, visto que o Executivo tem pretensão de receber e gastar os valores mencionados, mas isso só poderá ser feito na sua totalidade se os pagamentos previstos forem todos feitos. Caso contrário terá que equilibrar receita e despesa com os valores recebidos, sejam eles quais forem.
A Sessão Ordinária semanal que discutirá o Orçamento 2009 terá início às 19h30 e ao contrário do ano anterior e como ocorreu em primeiro turno, não terá transmissão ao vivo pelas rádios locais, sendo necessário ao contribuinte estar presente nas galerias da Câmara para acompanhar a votação. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Vereador propõe mudanças para a Zona Azul

Ilhabela - O Vereador Beto Campos (sem partido) apresentou na última sessão ordinária da Câmara de Ilhabela (24/11) o Projeto de Lei nº 136/2008 que altera a Lei que dispõe sobre a Zona Azul no centro da cidade – a Lei 559/2007.
Conforme a propositura, a remuneração devida pela taxa de Zona Azul será arrecadada por agentes públicos ou delegados, mediante venda pela própria municipalidade ou em parceria com associações de comércio.
O projeto ainda prevê que o valor da taxa a ser cobrada seja de R$ 2,00 por hora, esta arrecadação deverá ser revertida para o fundo municipal de turismo. Segundo outra alteração proposta no projeto pelo Vereador Beto, o Executivo fica autorizado a fazer parcerias com associações ligadas ao comércio para a administração e gestão que deverá combinar fiscalização com informações turísticas e ambientais.
“O projeto de lei autoriza parcerias entre a prefeitura e o comércio dando assim mais abertura para a participação dos comerciantes e com a Associação Comercial além de uma melhor qualidade do serviço e a sua efetivação ainda nesta temporada”, afirma o Vereador Beto que ainda explica que seu projeto também propõe que a exploração da Zona Azul não seja feita exclusivamente por parquímetros. A matéria foi encaminhada às comissões permanentes da Câmara para análise. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Vereador Márcio homenageia operador de máquinas da Prefeitura

Ilhabela - O Vereador Márcio Garcia (PTB) entregou na última sessão ordinária uma Moção de Louvor a Josivaldo Rodrigues da Silva, operador máquina da Prefeitura de Ilhabela, pelo seu empenho e pelos serviços prestados ao município.
Josivaldo nasceu em Timbaúba– PE, e em 1994 resolveu morar no Litoral Norte do Estado de São Paulo. Assim, ao chegar no município de Ilhabela se inscreveu no concurso público, para o cargo de operador de máquinas da Prefeitura.
“Com muito esforço, perseverança e garra, já que possuía apenas o ensino fundamental incompleto, Josivaldo passou no concurso, caracterizando assim, uma grande e merecida conquista em sua vida”, afirma o Vereador Márcio na justificativa da Moção.
Josivaldo casou-se com Edileuza Alves Rufino Rodrigues, com quem teve quatro filhos: Josivânia, Edivânia, Josinaldo e Edvaldo. Atualmente, tem mais de 15 anos de trabalho no funcionalismo público, que desempenha com competência, profissionalismo e humildade, o que lhe tornou um funcionário reconhecido e respeitado pela população e colegas de trabalho. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Prefeitura de Ilhabela forma as primeiras turmas dos cursos de Qualificação Básica certificado pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Ilhabela - Na última sexta-feira, 28, a Prefeitura de Ilhabela por da secretaria de municipal de Educação, em parceria com o Centro Paula Souza, realizou, na Escola Municipal Euripedes Ferreira da Silva, a formatura de mais de 120 moradores que concluíram os cursos de Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores.
Foram seis opções de qualificação básica, sendo três deles, técnicas de atendimento e vendas, monitor de turismo ambiental e garçon/bar-man que tiveram inicio em agosto, com duração de 160 horas, ministrados na Escola Estadual Profª Anna Leite Julião Torres, porém as aulas práticas do curso de Garçom e Barman aconteceram no Hotel Pelicano, visto que era necessária a utilização de instrumentos de bar e restaurante. Os outros, Jardinagem e Paisagismo, Informática Básica, ministrados também na na Escola Estadual Profª Anna Leite Julião Torres e Garde Mange (Manipulação de Alimentos), na Escola Municipal Pref. Eurípedes Ferreira da Silva, com duração de 120 horas tiveram inicio em setembro.
Após três meses de duração os cursos foram encerrados, e visaram preparar os alunos para atuar no mercado de trabalho, com conhecimentos técnicos e práticos. Os cursos também proporcionaram aprendizado teórico e prático visto que durante sua realização houve inúmeras visitas técnicas e palestras que deram embasamento aos conteúdos.
A secretaria municipal de Educação em seu discurso parabenizou a todos os envolvidos nesse projeto, desde alunos, professores, pessoal administrativo e principalmente ao prefeito Manoel Marcos. “Desde quando o prefeito assumiu a educação de Ilhabela se modificou, ele priorizou a educação no município, municipalizou o ensino de 1ª a 4ª e de Jovens e Adultos, e só faltava o ensino profissionalizante, que hoje já é uma realidade”, enfatizou a secretária.
Segundo o prefeito, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, a parceria com o Centro Paula Souza foi uma luta, mas com insistência se conseguiu firmar convênio e trazer para Ilhabela cursos profissionalizantes de alto nível que é reconhecido em todo o Brasil.
“Desde o primeiro dia do meu mandato até o último, não abro mão de priorizar os recursos municipal em educação, que é o item principal para a formação de um cidadão e hoje é um dia importante com o recebimento deste diploma que trará dias melhores para todos vocês”, finalizou o prefeito.
Na ocasião estiveram presentes, o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos; a secretaria municipal de Educação, Elaine de Araújo Gubanny Sampaio; os diretores da ETEC de São Sebastião, Profº Cicero Monteiro e Profª Regina; a coordenadora dos cursos em Ilhabela, Cintia Regina B. do Rego; formandos e convidados. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Prefeitura vai acionar MP para que tome providências contra loteamentos que impedem acesso às praias

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião deve acionar nos próximos dias o Ministério Público local para que tome providências ou dê prosseguimento nas ações judiciais que tratam de suposta invasão de espaço público. De acordo com informações da Prefeitura, várias ações tramitam na Justiça contra loteamentos (casas e condomínios) que interditaram ruas ou vielas com acesso às praias e que serviam de circulação para turistas e moradores da cidade.
Nos últimos meses, por conta da proximidade da temporada de verão e o aumento de fluxo de banhistas nas praias, a Prefeitura de São Sebastião, através dos setores de fiscalização das Secretarias de Obras e Planejamento e de Meio Ambiente, tem recebido diversas reclamações e denúncias sobre o fechamento de acessos.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Teo Balieiro, muitas vezes a administração municipal não pode intervir, por conta de muitos loteamentos estarem sofrendo ações que tramitam na Justiça. “Temos problemas graves em algumas praias, principalmente na Costa Sul. Recebemos dias atrás a denúncia de uma freqüentadora da praia do Guaecá que ficou presa por conta de um portão que dá acesso a praia estar trancado com cadeado”, relata.
Balieiro disse que, no caso citado, ao fiscalizar o local verificou-se que o loteamento está sob judice, aguardando decisão se retira ou não o portão de acesso à praia.dice, aguardando decisiscalizar o local, verificou-se que o loteamento est diversas reclamaç “Nos processos judiciais, a Prefeitura sempre se manifesta pela garantia da Constituição Federal, ou seja, o direito de ir e vir das pessoas. Ninguém pode impedir o acesso de cidadãos à praia, que é um bem público e comum de todos”, explica. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião coloca em operação radares móveis

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Ditraf (Divisão de Tráfego), da Secretária de Segurança Urbana (Segur), inicia nesta quinta-feira a operação com os radares móveis na região central da cidade. O equipamento foi cedido pela empresa LT Comercial Ltda, de São Paulo, vencedora da licitação, até que as lombadas eletrônicas sejam implantadas.
De acordo com o secretário da Segurança Urbana, Erwin Edson da Mota, o município terá dois radares móveis e uma lombada eletrônica educativa que devem ser usados nos próximos 15 dias.
“A lombada educativa não tem caráter de multa, mas é para que o motorista veja qual a velocidade que está trafegando”, esclarece Mota. Ele acrescenta ainda que ela ficará próxima ao local onde estarão os radares móveis. “O objetivo da administração não é multar, mas garantir que os carros sejam conduzidos dentro do limite da velocidade estabelecida nos trechos que pode ser de 60 km/h ou 50 km/h”.
No início desta semana alguns agentes de tráfego passaram por um treinamento para aprender a operar os aparelhos. A previsão é que as novas lombadas eletrônicas sejam instaladas dentro de 15 dias. O contrato com a empresa vencedora da licitação é de quatro meses, podendo ser renovado por igual período, ao custo de R$ 128 mil.
“O período é o suficiente para cobrir a temporada de verão quando o aumento do fluxo de trânsito é muito significativo na cidade que tem apenas uma via de acesso”, explicou o secretário da Segurança.
De acordo com a empresa, esses radares trabalham com a tecnologia a laser, o que significa que equipamentos anti-radares não funcionam. Eles também permitem identificar motociclistas infratores. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Ecobus apóia II Encontro de Pessoas com Necessidades Especiais e Educacionais de São Sebastião

São Sebastião - A empresa Ecobus, responsável pelo transporte público de São Sebastião, vai disponibilizar dois ônibus para o II Encontro de Pessoas com Necessidades Especiais e Educacionais, que vai ocorrer no dia 6 de dezembro, das 8h às 17h, na Praia da Aventura.
Os ônibus vão transportar os participantes, que residem na costa norte e da costa sul, até o local do evento, cujo objetivo é promover o exercício da cidadania e conscientizar sobre a importância da acessibilidade como instrumento essencial para a inclusão social em todos os níveis, nos órgãos públicos e privados.
O II Encontro é organizado por Cristiane Leal Assunção, mãe de Vassilis Leal Assunção, portador de paralisia cerebral.
"O evento surgiu com a vontade de contribuir na melhoria da qualidade de vida de outras pessoas que enfrentam os mesmos desafios que a nossa família e hoje conta com a ajuda de 33 parceiros, entre: família, amigos, associações, comerciantes, Prefeitura Municipal, empresários, políticos e voluntários", explica Assunção.
De acordo com a organizadora, no Brasil existem 24,5 milhões de pessoas com deficiência (14,5% da população), por isso é preciso reforçar as políticas públicas de inclusão, tendo a acessibilidade como base para o acesso à escola, moradia, trabalho, lazer.
A organizadora afirma que o Encontro de Pessoas com Necessidades Especiais e Educacionais na Praia irá possibilitar aos jovens, adultos, crianças e idosos perceber de forma mais apurada o ambiente em que vivem.
"Com isso estaremos incentivando-os a diagnosticar seus problemas e estabelecer soluções de modo coletivo, propiciando a reflexão sobre o exercício da cidadania, buscando a inclusão social a interação e a integração entre pessoas com mobilidade reduzida. Promovendo assim novas expectativas para melhoria da qualidade de vida, para todos e sem limites", diz.
Durante o evento, os participantes vão participar de diversas atividades como surf adaptado; corrida de cadeira de rodas; vôlei adaptado; canoa havaiana; Jet Sky e vela Adaptada. Além de situações que vão promover a inclusão Digital.
Também está prevista a apresentação de uma banda ritmica com sucata e a apresentação do artista circense Luciano Draetta.
Além da Ecobus, o II Encontro Encontro de Pessoas com Necessidades Especiais e Educacionais de São Sebasitão conta com o apóia de Local Motion; Onbongo; Grafica Direção - SP; Escola de surf filhos de netuno; Rosangela ASSunção Tavares; Alemão de Maresias; Sabesp; Prefeitura Municipal de São Sebastião -SP; Escola de vela de São Sebastião; Swells Cirúrgica Ortopédica; Umuarama; Associação de Surf de São Sebastião; Auto posto São Francisco; Lojas Pernanbucanas;VK Publicidades; Logic Engenharia; Associação Comercial de São Sebastião; Academia da Vila - Santos; Faber do Brasil; Balsi Training Academia; Rocha I; 100% Surf; TV Vanguarda; Sportv, Luciane Leal Assunção e Luciano Draetta.
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

Temporada de verão 2008/2009 em Ubatuba deve gerar cerca de 3.500 empregos temporários
Por: Cristiane Zarpelão

Ubatuba - Considerada uma cidade turística, Ubatuba tem nos setores de hospedagem, restaurantes, quiosques e bares, os ramos que mais geram empregos temporários na cidade. A área de lazer e entretenimento, como casas noturnas que envolvem um grande número de pessoas para serviços de promoção, o setor de passeios de escuna e a área náutica em geral também são exemplos consideráveis de contratação.
Segundo José Carlos de Souza, do Sinhores- Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral Norte, em Ubatuba, o órgão não pôde precisar um número exato de admissões nessas áreas, mas informou que só nos setores de hospedagem cadastrados no órgão- que são 180, em média são contratados 1.100 funcionários para atender a demanda na alta temporada. "Esse número de 180 representa apenas 50% de estabelecimentos de hospedagem existentes no município, ou seja, o número de contratações é bem maior que 1.100. Acredita-se que no mínimo são gerados, durante os 45 a 60 dias de temporada de verão, cerca de dois mil empregos temporários só nessa área. Boa parte deles são recolocação e aproveitamento de pessoal da própria comunidade", diz Souza.
No setor de restaurantes, a Areuba- Associação de Restaurantes de Ubatuba, informou que na alta temporada, a contratação sobe aproximadamente de 30 a 50%. "No total, são cerca de 250 funcionários, entre garçons, cozinheiras e ajudantes que o setor contrata a mais para atender nossa demanda", diz o diretor e fundador da Areuba, Alfredo Luiz Filho.
O presidente da Associação de Quiosques de Ubatuba, Carlos Roberto do Lago, disse que são 84 quiosques existentes no município, e cada um deles contrata no mínimo 15 pessoas a mais na temporada. "Na Praia Grande, por exemplo, que é uma das praias mais movimentadas do município, são 30 quiosques que contratam em média 20 pessoas temporariamente. Só aí já são 600 empregos. Os quiosques de Ubatuba geram em média cerca de 1.500 empregos diretos", diz o presidente.
De acordo com o presidente da Associação Comercial de Ubatuba, Ahmad Khalil Barakat, o número de vagas na cidade aumenta significativamente no final de ano. “Temos o Natal e a temporada de verão, esperamos que com o carnaval no fim de fevereiro estas vagas aumentem", diz o presidente.
“No início de outubro já tivemos um aumento de movimento nos finais de semana, esperamos que seja um bom sinal para a temporada de verão e conseqüentemente gere mais emprego na cidade”, acrescentou Barakat.
A gerente de apoio do Balcão de Empregos de Ubatuba, Magali Cristina, informou que de dezembro de 2007 à fevereiro de 2008 foram encaminhadas 963 pessoas para as 286 vagas que estavam disponíveis no Balcão nesse período.
A reportagem da Associação Comercial de Ubatuba entrou em contato com o IBGE, mas o instituto não tem a estatística de contratações de Ubatuba nesse período atualmente. Segundo a assessoria do órgão, o que é feito é uma pesquisa mensal do emprego, mas que abrange apenas a região metropolitana de São Paulo.
Já no CAGED- Cadastro Geral de Empregados e Desempregados consta que o total de contratações e demissões no período de novembro 2007 a março de 2008 em Ubatuba é de 2.272 e 1.806 respectivamente. O CAGED só cadastra as contratações de carteira assinada.
Conforme dados atuais do IBGE, Ubatuba tem 79.834 mil habitantes e de acordo com o então secretário de Turismo de Ubatuba, Luiz Felipe Azevedo, a cidade chegou a receber cerca de 1 milhão e meio de pessoas na temporada 2007/08.
O atual secretário de Turismo, Luiz Bittencurt Junior, disse acreditar que novamente virá uma ótima temporada pela frente, “pois existem vários fatores que estão ocorrendo atualmente que contribuirão para isso. A alta do dólar é uma delas”, aposta o atual secretário. (Fonte: ACIU)

Ubatuba realiza tradicional Prova Pedestre no próximo dia 7
Quadragésima edição da prova será disputada em 11 categorias

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba promove, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, a 40ª Prova Pedestre Cidade de Ubatuba. O evento acontecerá no próximo dia 7, com largada prevista para as 9 horas, na Praça Trópico de Capricórnio (em frente ao aeroporto).
Serão disputadas 11 categorias, masculinas e femininas, do mirim (até 12 anos) ao veteraníssimo (acima de 50 anos).
Percurso - As categorias mirim masculino e feminino terão percurso de 3 km, com retorno em frente ao Shopping. Já as categorias infantil, PNE (ambos os sexos) e as demais do feminino percorrerão 6 km, retornando do camping Igawa. A distância de 12 km será percorrida pelos atletas masculinos do infantil ao veteraníssimo e farão duas voltas no circuito. Os atletas que completarem a prova do 1º ao 3º lugar em cada categoria serão contemplados com troféus; para os que chegarem entre a quarta e oitava posição serão entregues medalhas.
Inscrições - As inscrições para a prova deverão ser feitas na Secretaria de Esportes, na rua Minas Gerais, 46, (atrás do Ginásio de Esportes Tubão), das 8h30 às 17h30 horas, ou pelo e-mail eventos.smel.ubatuba@hotmail.com ( as inscrições feitas por e-mail deverão ser confirmadas no dia da prova) e são gratuitas. No dia da prova, serão feitas inscrições das 8h às 8h50 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3833-3818. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Base de Bombeiros de Ubatuba recebe doações para desabrigados em Santa Catarina

Ubatuba - A Base dos Bombeiros de Ubatuba está, desde esta quinta-feira, 27, recebendo doações para ajudar as pessoas que estão sofrendo com as fortes chuvas que vêm assolando o estado de Santa Catarina.
Os bombeiros estão arrecadando roupas, colchões, medicamentos, cobertores, água e alimentos não perecíveis. A base funciona todos os dias e recebe as doações a qualquer hora. O endereço para encaminhar as doações é Avenida Carlos Ribeiro, 154 – Itaguá (ao lado do aeroporto). Mais informações pelo telefone 3836-2258. Colabore! (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Prefeitura realiza controle de ratos na Avenida Iperoig
A intenção da Superintendência de Proteção à Saúde é ampliar a ação preventiva para outras ruas do centro de Ubatuba

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da Superintendência de Proteção à Saúde, iniciou na última semana um trabalho de desratização em uma das principais vias da cidade: a Avenida Iperoig. O trabalho preventivo, realizado pelos agentes de controle de endemias, também está abrangendo outros locais, no entorno da Avenida Iperoig, como a Rua Salvador Correa e posteriormente, a Ilha dos Pescadores e o Mercado de Peixes. O trabalho de controle de ratos está sendo supervisionado pelo biólogo da Superintendência de Proteção à Saúde, Benedito Carlos Corrêa.
Para a eficácia da ação, foi realizado um mapeamento dos possíveis criadouros e acesso de ratos nas bocas de lobo e galerias pluviais. Nestes locais foram colocadas iscas (raticidas especiais) que atraem e matam os ratos. Até o momento, já foram colocadas iscas em 67 pontos, que são monitorados a cada quatro dias.
“Iniciamos o controle de ratos na Avenida Iperoig, onde existe muita oferta de alimento e abrigo para estes roedores, mas nossa intenção é abranger o centro todo, inclusive como prevenção para a chegada da temporada”, afirmou o biólogo Benedito Carlos Corrêa.
Já o secretário municipal de Saúde, Clingel Frota, lembrou que este trabalho significa a ampliação das ações dos agentes de controle de endemias da Secretaria de Saúde. “Nossos agentes estão capacitados para atuar em outras frentes, além do combate à dengue. Para o controle de ratos, eles receberam um curso e agora estão em ação, mais uma vez, trabalhando para prevenir doenças e atendendo às necessidades da população e do turista que nos visita”, afirma o secretário.
Saiba mais sobre os ratos e como evitar sua presença - O rato é um dos piores inimigo do homem, pois transmite uma série de doenças e algumas delas fatais. As doenças são transmitidas pelas fezes, urina, pulgas e mordedura do rato. Entre as doenças estão a leptospirose, tifo murino, peste, disenteria e a hantavirose.
O rato é também o maior ladrão de alimentos da cidade e causa grande prejuízo roendo sacarias, plantações, depósitos de alimentos e despensas, destruindo e contaminando os alimentos.
Além disso, o rato rói cordas e madeiras, provocando acidentes de trabalho. O rato também rói a proteção dos fios e cabos elétricos, provocando curto-circuito e incêndios.
Para notar a presença deste perigoso inimigo, fique atento em fezes ao longo de caminhos, esconderijos e cantos escuros; buracos no chão, nos cantos de paredes e muros; alimentos, papéis, móveis e portas roídos.
Para expulsar esta praga só coloque lixo em sacos fechados e em lugares altos; nunca jogue lixo nas ruas ou em terrenos baldios; sempre guarde os alimentos em recipientes fechados; não deixe o mato alto em jardins e quintais e mantenha tudo limpo, pois ratos não suportam limpeza. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3832-6810. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Cooperativa Educacional homenageia Machado de Assis na IX Mostra Cultural
Evento atrai centenas de visitantes, que são surpreendidos pela criatividade e competência no uso das mais diferentes linguagens

Ubatuba - Literatura foi o tema da IX Mostra Cultural da Cooperativa Educacional de Ubatuba, realizada no último sábado, dia 29 de novembro, nas dependências da escola. O evento, que conta com edições anuais, desde 1999, é uma exposição dos resultados dos Projetos Pedagógicos desenvolvidos por professores e alunos, no decorrer do ano letivo.
Esta edição foi em homenagem a Machado de Assis, no ano do centenário de sua morte. No país inteiro, o ano está sendo de Machado. Exposições, leituras de textos, discussões sobre sua obra, encenações de peças teatrais baseadas na produção machadiana, enfim a grande oportunidade de conhecer aquele que é considerado o maior escritor brasileiro.
A Cooperativa trabalha a Literatura com o objetivo principal de desenvolver o hábito e o prazer da leitura. Para tanto, são apresentados aos alunos diversos tipos de textos, incentivando-os a ler e, posteriormente, a discutir o conteúdo e transformá-lo em novos produtos, experimentando, assim, as inesgotáveis possibilidades da linguagem.
Esse rico universo produzido por alunos, contando com a orientação e a participação de toda a equipe pedagógica, preencheu todos os espaços da Mostra, surpreendendo os visitantes pela criatividade e competência com que a escola trabalha temas atuais, sob o olhar atento e integrado das mais diversas disciplinas.
Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, Arte, Música, Inglês, Informática conjugam-se a cada projeto, auxiliando os alunos na construção do conhecimento.
Trata-se de um evento imperdível, pois revela o pensamento desta nova geração, que está sendo preparada para o mundo, para o direito e a responsabilidade de pensar, ouvir, questionar, analisar, provar, avaliar e agir.
Confira as fotos do evento no blog: http://cooeduba.blogspot.com

Poesia Topo

Anuncie

Viva a Vida

O profeta São Elias,
Santo Enoque
e a admirável Santa Maria
foram todos subversivos
que descumpriram a lei da morte
e estão até hoje vivos.
Maravilha maior
praticou N S Jesus Cristo
que após ressuscitado
apareceu aos apóstolos
e preparou um peixe assado.

Poema-Protesto

Que crime praticou
o pescador Júlio Barbosa
da Praia do Félix
para que o doutor juiz
ordenasse a demolição
de seu rancho de canoa?
Um ranchinho de madeira
no cantinho da praia
à sombra da amendoeira
que o pescador herdou
de seu finado avô
que de toda Ubatuba
foi um dos poucos que restou.
Foi por causa de sua arte
de a rede costurar?
Foi culpa de sua perícia
no ofício de pescar?
Foi pela cultura caiçara
que teima em praticar?
E seu rancho vindo ao chão,
onde guardará sua canoa,
onde abrigará seu coração?


Félix Cabral

Apóie seu Júlio no abaixo assinado na colônia de pescadores e no mercado de peixes.
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Agradecimento

Bom dia , meu nome é Eugenio Edmilson Natividade, e algum tempo atrás eu fiz uma reclamação ao prefeito de Caraguatatuba ref, as paralisação das obras iniciada na rua Luiz Lyria Martinez, bairro Martim de Sá, pois faltava o CALÇAMENTO “ PAVIMENTAÇÃO “ da rua onde tenho moradia e pretendo morar em definitivo, tive uma grata surpresa ao chegar nesse feriado prolongado e me deparei com as obras sendo executada, resolvendo todas as reclamações dos moradores .
Parabenizo toda a administração de Caraguatatuba que muito tem feito pela melhoria da cidade , meu agradecimento em especial
Abcs a todos

Eugenio Edmilson Natividade
via e-mail

Reclamação

Gostaria de deixar registrado minha indignação com relação ao único serviço que nos é disponibilizado, os ônibus que circulam pela cidade. Se não bastasse eles tirarem ônibus de linha e com isso geram super lotação (porque o motorista para pra todos e passa da capacidade do veículo) em algumas linhas, como por exemplo a do horto que passa pela Ribeiras as 17:00 e os próximos que vem em seguida, eles agora após 2 anos mais ou menos, aumentam o valor da passagem de R$ 2,20 para R$ 2,50, e avisam isso com uma semana de antecedência e não 30 dias, além de colocarem um papel só no ônibus bem na entrada e não virada para a gente depois da catraca, enquanto que para avisar da integração de linha do Ipiranguinha eles colocam pra todos ver!!! Isso é uma vergonha!! E porque só agora depois das eleições?? Pois se o nosso reeleito prefeito tinha um ponto bem fraco era essa conseção do ônibus!!! Gostaria de ver esse assunto repercutindo pel a cidade e ver se a gente consegue virar esse jogo!
Obrigada,

Larissa Coutinho
Ubatuba, SP

LONGA VIDA PARA NÓS: "OTÁRIOS"

Quase todas as semanas somos brindados, pelo Executivo e Legislativo, com leis criando impostos, taxas, vantagens aos maus pagadores e regalos que oneram, punem, extorquem e desrespeitam o bom cidadão, que cumpre a lei e paga em dia seus impostos e taxas. Aquele que diuturnamente é honrado com comendas de "OTÁRIO", devidamente assinadas, pelo Chefe do Executivo, assessoria jurídica e os nobres e serviçais vereadores.
Interminável o rol de leis e fatos que confirmam o parágrafo anterior. Para não cansar faremos referência, apenas, a que está em pauta neste momento.
A Lei, n° 2898, de 28 de dezembro de 2006, criou a "TAXA DE BOMBEIROS". Como já previmos em "REGALO DE FIM DE ANO" (03-01-07) foi declarada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Conhecida essa sentença, o Poder Executivo Municipal, encaminhou, à Câmara Municipal, projeto de lei revogando-a. Alô contribuintes, requeiram a devolução das taxas indevidamente pagas. Revogada a lei, por ser inconstitucional, Executivo e Legislativo reconhecem que o contribuinte foi extorquido obrigando-o a pagar uma taxa reconhecidamente ilegal e tem direito, liquido e certo, a recebe-la de volta. Eles não podem mais alegar que cabe recurso. Lei revogada por ser ilegal não existe e nunca teve força de lei. Existe ampla jurisprudência declarando as "Taxas de Bombeiros", criadas pelos municípios, inconstitucionais e abuso de poder das autoridades e câmaras municipais.
A nova comenda ou diploma de otários que, para todos nós, está sendo preparada já está no forno. Foi amassada com muito carinho para premiar os contribuintes do Município de Ubatuba. Existe na Câmara Municipal projeto de lei criando, novamente, a "TAXA DE BOMBEIROS" usando chicanas que não se sustentam.
Seremos todos otários mesmo?
Será desrespeito aos mais elementares princípios de cidadania promovido pelos ocupantes do poder?
Não foi declarada inconstitucional?
Constituição e cidadãos, não merecem respeito?
Não é bi-tributação? Também proibida pela Constituição Federal.
Por favor, senhores Vereadores, respeitem a Constituição e a todos nós cidadãos contribuintes. Não tropecem duas vezes na mesma pedra. Não desejem: "LONGA VIDA PARA TODOS NÓS: "OTÁRIOS".
VIVA UBATUBA! Sem dengue e sem opressores.

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba, SP

Coincidências

Sem citar nomes ou detalhes registramos dúvidas sobre as urnas eletrônicas e a sintomatologia ocorrida em Ubatuba nas últimas eleições municipais. O fizemos em três pequenos artigos:
SEM NOMES E SEM DETALHES, (11-10-08);
URNAS INSEGURAS, (20-10-08);
SEGUNDO TURNO, (11-11-08).
Idênticas dúvidas, sintomas, estranhas coincidências e já com provas de fraudes, foram apresentadas, em três reportagens, os dias 24, 25, e 26 - 11 - 08, pela Rede Bandeirantes de TV. Impressionante o paralelismo entre o denunciado em Caxias (Maranhão) e as constatações e reclamos de eleitores de Ubatuba. Deve ter sido mera coincidência. Coincidência que, felizmente, pessoas supostamente ligadas à situação ubatubense, gostariam ver apuradas e esclarecidas. Não sabemos se esse desejo parte de pensar Ubatuba ao longo prazo ou de possuírem informações complementares pesando sobre sua consciência cidadã. Quaisquer seja a causa, é um bom desejo.
Em Caxias (MA) a Polícia Federal investigou e a Rede Bandeirantes de TV publicou:
Protestos da população com os defeitos apresentados pelas urnas;
Reeleição do Prefeito em exercício;
Eleição de onze vereadores da situação e um da oposição;
Passividade da Justiça Eleitoral;
Inconformidade da população com os resultados por não corresponderem às expectativas.
As reportagens provam a insegurança das urnas, a facilidade para serem fraudadas, a passividade da Justiça Eleitoral, em alguns casos, e a necessidade de aperfeiçoar o sistema para que as urnas emitam recibo, o eleitor saiba quem recebeu seu voto e, após conferido, o recibo seja depositado em outra urna para dirimir eventuais dúvidas futuras. A Rede Bandeirantes de TV denunciou um clamor nacional sobre a insegurança das urnas e que as autoridades, dos três níveis, parece não quererem ouvir. Parabéns para a REDE BANDEIRANTES DE TV.
Assistindo às reportagens, da Rede Bandeirantes de TV, foi gratificante constatar que, mesmo não tendo interesses particulares na eleição e a pesar das calúnias, difamações, ORQUESTAÇÃO PUBLICITÁRIA DIFAMATÓRIA USANDO IMPROBAMENTE DINHEIRO PÚBLICO, não perdemos a consciência cidadã, o senso crítico, o poder de observação e a intuição para detectar e avaliar fraudes e injustiças.
VIVA UBATUBA! Sem dengue e sem opressores.

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba, SP

Para o sol voltar a brilhar

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Escuna em Ilhabela  © Edson Del Rio

Escuna em Ilhabela
© Edson Del Rio

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor