Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 04 de Dezembro de 2008 - Nº 2064 Edições Anteriores

Região

Caraguatatuba
Caiçara entre os melhores do mundo do Beach Soccer
Artesão expõe “Sagrada Família” na Casa da Agricultura em Caraguá
Caraguá realiza ações de monitoramento contra rubéola
Defesa Civil de Caraguá precisa de voluntários para separar doações destinadas a Santa Catarina
Formaturas do Programa “Trânsito Legal 2008” começaram esta semana em Caraguá
Novas oportunidades de emprego estão disponíveis à população no PAT de Caraguá
UMES promove encontro com atrações culturais e debates
Corpo de Baile Municipal de Caraguatatuba apresenta seu novo espetáculo nos dias 4,5 e 6 de dezembro no teatro Mário Covas.
Agenda Cultural de Caraguatatuba – Dezembro 2008
Ex-Primeira Dama recebe Título de Cidadão
Câmara aprova Orçamento 2009 em segundo turno
Super Verão Caraguá traz diversão e movimenta a economia da região

Ilhabela
Carnaval 2009
Espetáculo Dom Quixote abrilhantará a 1ª Maratona Cultural de Ilhabela
Posto Sebrae promove oficina de capacitação para o Natal
Prefeitura Municipal de Ilhabela presta esclarecimentos sobre o problema ocorrido com a empresa Auto Viação
Prefeito Manoel Marcos assina TAC para o “Programa Cão Ilhéu”
LOA 2009 é aprovada em primeira discussão

São Sebastião
São Sebastião entra no clima de Natal
Bailarino sebastianense ganha curso de verão na Escola Cubana de Ballet
Campo de Toque Toque Grande ganha iluminação na sexta-feira
Crescimento desordenado pode causar tragédias como a que ocorreu em Santa Catarina
Inscrições para processo seletivo de Guarda-Vidas Temporários terminam dia 11
PAT abre mais de 300 vagas para emprego na temporada de verão
Prefeitura abre Pacotão de Natal com entrega de pavimentações na Costa Sul
Prefeitura entrega reforma e ampliação da E.M João Gabriel nesta sexta-feira
Prefeitura já convocou 242 aprovados no concurso público
Procon esclarece dúvidas sobre nova lei do Serviço de Atendimento ao Consumidor
Projeto Cidadão do Futuro visita Transpetro/Petrobras nesta quarta-feira
Projeto Garoçá une Natal e consciência ecológica com decoração da sede
Regata do Dia do Marinheiro ajudará desabrigados de Santa Catarina
São Sebastião recebe oficina de capacitação para valorização do patrimônio cultural
Solidariedade de cidadãos sebastianenses embarca rumo a Santa Catarina

Ubatuba
Sabesp realizará obras na rede de água de Ubatuba
Proerd forma mais uma turma de alunos da rede municipal
Continuam os plantões para parcelamento de débitos em Ubatuba
Vôlei de Ubatuba sobe ao pódio na Livovali

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Caiçara entre os melhores do mundo do Beach Soccer

Caraguatatuba - O jogador Allann, de Caraguatatuba, foi convocado na noite do último domingo para a Seleção Brasileira de Beach Soccer, atual tricampeã mundial e integrará o elenco durante toda a temporada 2009.
Com apenas 21 anos, o atacante, que nasceu em Caraguá, recebeu a notícia de sua convocação um dia depois de voltar de São Luis, Maranhão, onde disputou o Campeonato Brasileiro pela Seleção Paulista.
Segundo o técnico de Caraguatatuba e auxiliar técnico do Brasil, Vitor Gaúcho, Allann vem sendo observado desde 2006 pelo treinador da Seleção Brasileira, Alexandre Soares, após um desafio Rio x SP, vencido pelos paulistas pela primeira vez, por 8 a 2.
O atleta tem como ponto forte a velocidade e a finalização rápida. Apesar da pouca idade, o atacante já coleciona títulos como o Campeonato Paulista, Jogos Regionais e Abertos.
Ao lado do seu pai em casa, Allann recebeu a notícia da convocação com surpresa. “Meu celular estava sem bateria. Quando coloquei para carregar, vi que tinha mais de cinco ligações do Vitor (Gaúcho). Liguei assim que vi e ele perguntou se eu queria uma boa notícia. Fiquei ansioso e feliz quando ele me falou a novidade”, contou o jogador, que repartiu a alegria com o pai.
“Meu pai estava na sala. Abracei ele e fui correndo para Secretaria de Esportes”, disse o caraguatatubense, que ao lado de Buru, seu maior ídolo no Beach Soccer, disputará a Sul-Americana, Mundialito e Mundial em Dubai (Emirados Árabes), em 2009.
Contente em integrar a melhor Seleção do mundo, Allann comentou sobre sua trajetória e planos futuros. “Estou desde os 13 anos correndo atrás. Comecei no futebol de campo, depois, na areia, recebi bastante conselhos, treinei e me esforcei bastante”, diz. “Minha meta é continuar na relação dos 22 atletas. Quero me manter, sei que é difícil, mas vou trabalhar forte para isso”, completou.
O técnico Vitor Gaúcho, treinador também da Seleção Paulista, acha que essa oportunidade dada ao atacante, poderá ser o início de mais sucesso para jogadores de Caraguá, que formam a base da equipe de São Paulo.
“Fico muito feliz pela convocação. O Allann foi o primeiro a chegar. Vejo isso como um pedaço do trabalho feito em Caraguá. Ele vai abrir portas para mais jogadores da cidade e do estado também”, finalizou.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Artesão expõe “Sagrada Família” na Casa da Agricultura em Caraguá
O artista plástico de Caraguá, que no ano passado expôs a “Sagrada Família” na Capital paulista, este ano mostra seu trabalho em juta, fibra de pneu e arame na Casa da Agricultura, em Caraguá até 6 de janeiro

Caraguatatuba - O artesão e artista plástico Euzébio Francisco do Carmo, que em 2007 expôs a “Sagrada Família” na Prefeitura de Sutaco, este ano faz uma mostra de seu trabalho na Casa da Agricultura, em Caraguatatuba, com um presépio feito de juta, fibra de pneu e arame.
O “Presépio da Sagrada Família”, com Maria, José e o Menino Jesus, ficará exposto até o dia 6 de janeiro, com visitação aberta ao público, das 8h às 11h30, e das 13h às 17h.
Segundo o artista plástico Euzébio do Carmo, no ano passado foi feito um presépio em tamanho natural, o qual ficou exposto no jardim da Casa da Agricultura. “Neste ano, como ficamos envolvidos com outros trabalhos, inclusive com os bonecos caiçaras da linha Farinha de Meia, a opção foi fazer a Sagrada Família em tamanho menor, para celebrar o Natal e não perder esta tradição de expor o presépio, uma vez que o fazemos todo ano, desde 2005”, explicou Carmo.
A Casa da Agricultura fica na rua Sebastião Mariano Nepomuceno nº 149, no Centro de Caraguá. Os interessados em conhecer mais trabalhos do artista plástico Euzébio do Carmo podem acessar o portal www.caragua.com.br/euzebiodocarmo . Mais informações pelo telefone (12) 9771-8177. Prestigie!(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá realiza ações de monitoramento contra rubéola
Apesar de já ter atingido a meta estipulada pelo Ministério da Saúde de 95%, a Vigilância Epidemiológica fará o monitoramento visando vacinar os que não receberam a dose e também garantir o Certificado Internacional expedido pela Organização Pan-Americana de Saúde

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguá, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, informa que a campanha de vacinação contra a Rubéola que se iniciou em agosto, e é destinada a homens e mulheres na faixa etária entre 20 e 39 anos, e que terminará no dia 12 de dezembro já ultrapassou a meta prevista de 95% de pessoas vacinadas.
Conforme estipulado pelo Ministério da Saúde, os municípios realizarão o “Monitoramento Rápido de Cobertura”, que servirá de instrumento para verificação dos locais onde as pessoas já receberam ou ainda vão receber a vacina.
Segundo a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica de Caraguá, Carla Aparecida Pereira, serão nove equipes compostas por agentes de campo que se espalharão pela cidade nesta quinta-feira, dia 4, entre às 18 e 22 horas, cada uma responsável por entrevistar 50 pessoas. “As ações vão acontecer de noite porque a maioria do público-alvo da campanha trabalha durante o dia”, explica. A enfermeira ainda ressalta que as pessoas que ainda não tomaram, receberão a vacina no ato.
Os bairros onde o monitoramento ocorrerá são o Massaguaçú, Olaria, Casa Branca, Rio do Ouro, Tinga, Morro do Algodão, Travessão e Perequê-Mirim, além do campus da Universidade Módulo, na Martim de Sá.
As cidades que conseguirem atingir a meta dos 95% receberão um certificado internacional da OPAS – Organização Pan-Americana de Saúde.
De acordo com último levantamento feito pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Caraguá, realizado na última sexta-feira, dia 28 de novembro, a cidade já possui 95,66% de pessoas vacinadas, sendo 16.168 mulheres e 16.578 homens.
Quem ainda não recebeu a vacina, basta comparecer a um posto de saúde das 8 às 16h30. Se a pessoa não possui mais a carteira de vacinação no ato recebe um comprovante. Todos os postos de saúde de Caraguá possuem a vacina, exceto os dos bairros Jetuba e Tabatinga que possuem dias específicos, o primeiro às segundas, quartas e sextas-feiras e o segundo às segundas, terças e quartas-feiras.
A rubéola é uma doença infecciosa causada por vírus - classificado como um togavirus do gênero Rubivirus – que as pessoas contraem através da inalação de gotículas de secreção nasal de pessoas contaminadas que contém o vírus ou via sangüínea, no caso do feto, a partir da mãe grávida.
Os principais sintomas são a amidalite, febre baixa, exantema (erupção na pele) e nódulos na região do pescoço ou atrás da orelha.
No caso de mulheres grávidas, pode ocorrer a síndrome da rubéola congênita, a gestante pode chegar a abortar ou a criança pode nascer com complicações como cegueira, cataratas, surdez, más formações congênitas e cardiopatia.
Gestantes não devem ser vacinadas e as mulheres vacinadas devem evitar a gestação até o mês seguinte à vacinação.
O telefone da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde é 3897 2722.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Defesa Civil de Caraguá precisa de voluntários para separar doações destinadas a Santa Catarina
A Defesa Civil de Caraguá pede à população que doe somente água e produtos de higiene pessoal. Voluntários que quiserem e puderam ajudar na triagem serão bem vindos, a partir desta quarta-feira, dia 3, a na sede da COMDEC no Jardim Primavera

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba e a COMDEC – Comissão Municipal de Defesa Civil iniciaram no dia 27 de novembro uma campanha de arrecadação para ajudar as vítimas de Santa Catarina.
Estão participando desta campanha como postos de coleta a ACE – Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, o Corpo de Bombeiros/Salvamar (Indaiá, Porto Novo e Martim de Sá), Consórcio Caraguatatuba e Fundo Social de Solidariedade (CRAS-Sul), além da Prefeitura de Caraguá, que tem uma urna de coleta no paço municipal.
De acordo a presidente da COMDEC – Comissão Municipal de Defesa Civil, Cláudia Prado Ruiz, a meta do Estado de São Paulo é arrecadar galões de água e principalmente produtos de higiene pessoal como sabonete, creme dental, absorvente, fralda descartável, entre outros.
“Nós fomos às rádios e pedimos para a população ajudar nessa campanha em favor das vítimas de Santa Catarina. No entanto, muita gente além de doar água e produtos de higiene, acabou doando também peças de roupa – o que não está dentro de nossa meta. Por isso, agora precisamos da ajuda de voluntários, que possam comparecer à Defesa Civil e ajudar na triagem desses donativos urgentemente”, explicou a presidente da COMDEC.
Os voluntários que puderem ajudar na campanha devem comparecer a partir da manhã desta quarta-feira, dia 3, na sede da Defesa Civil, a partir das 8h, Avenida Rio de Janeiro nº 451, no Jardim Primavera, região central de Caraguá. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3882-3520. Participe!(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Formaturas do Programa “Trânsito Legal 2008” começaram esta semana em Caraguá
Mais de mil alunos receberão os certificados de participação no programa em 2008 e produzirão um vídeo de 1 minuto

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Ditran (Divisão de Trânsito de Caraguatatuba) e da Secretaria da Educação, iniciou esta semana as formaturas de mais de mil estudantes que participaram da edição de 2008 do programa “Trânsito Legal”.
A primeira cerimônia aconteceu no dia 01 de dezembro, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Benedito Inácio Soares, na qual participaram os estudantes da unidade e os formandos das EMEFs Pedro João de Oliveira e Profª Maria Tereza de Souza Castro.
Já na manhã desta terça-feira, dia 02, os alunos das EMEFs Bernardo Ferreira Louzada e Prof. Jorge Passos receberam seus certificados em cerimônia realizada na escola do Jaraguazinho. Mais três formaturas vão movimentar a cidade durante a semana nos dias 03, 04 e 05.
A cada edição, o projeto tem conquistado bons resultados e foi superado este ano. A fim de inovar, a Prefeitura, em parceria com a Universidade do Vale do Paraíba (Univap), vai realizar a I Mostra de Vídeo Minuto, criada a partir das aulas do programa “Trânsito Legal”.
Todos os vídeos terão como tema a educação no trânsito, como a importância do respeito à faixa de pedestre, uso do cinto de segurança, uso do capacete, dentre outros cuidados.
O critério para realização do filme é livre. As crianças poderão trabalhar com fotos, animação ou vídeos gravados pelo celular, câmera digital ou filmadora. O objetivo é usar o meio audiovisual para despertar na comunidade a importância das normas de trânsito.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Novas oportunidades de emprego estão disponíveis à população no PAT de Caraguá
De almoxarife a vidraceiro, o Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba está com novas oportunidades de emprego para a população. Para se candidatar às vagas basta comparecer ao PAT ou realizar cadastro via internet pelo portal ‘empregasaopaulo’

Caraguatatuba - O PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador, que funciona por meio de uma parceria entre a SECAD – Secretaria de Administração da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e a SERT – Secretaria de Estado das Relações do Trabalho, está com novas oportunidades de emprego disponíveis aos trabalhadores que residem no município.
Segundo explica a diretora do PAT, Elmar Soares de Farias Ferreira, muitas ofertas de emprego estão em aberto no Posto, principalmente nesta época do ano. “Agora, a pessoa pode comparecer ao PAT e fazer o cadastro, passando pela entrevista, ou pode se inscrever pela internet, cadastrando seu currículo no portal Emprega São Paulo, de acordo com suas habilidades”, disse.
Conforma a listagem semanal do Posto de Atendimento ao Trabalhador, as vagas disponíveis a partir desta quarta-feira, 3 de dezembro, são para garçom, cozinheira (o), auxiliar de escritório, masseiro, vidraceiro, recepcionista, promotor de vendas, lavador de carros, repositor de mercadorias, almoxarife, gerente de loja, porteiro, empregada doméstica, vendedor, barman, cumim e mecânico de máquinas pesadas.
Para concorrer às oportunidades de emprego, basta comparecer ao PAT com documentos pessoais, comprovante de residência e CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social, ou cadastrar-se pelo portal www.empregasaopaulo.sp.gov.br.
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguá fica na rua Taubaté nº 520, no bairro Sumaré (próximo ao Fórum). (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

UMES promove encontro com atrações culturais e debates

Caraguatatuba - Acontece na próxima sexta-feira, dia 05, a 2ª Conferência Municipal de Grêmios Estudantis e Representantes de Classe (COMGERC) de Caraguá, no Centro de Referência da Melhor Idade (CREMI), às 13 horas. No encontro, além de debates e atrações culturais, haverá a eleição da nova diretoria da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES).
Entre as atividades programadas, os presentes poderão participar de mesas de debate com temas sobre “Democracia na Escola”, “Impactos Ambientais”, “Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)”, “Inclusão Social”, entre outros.
Além das discussões, haverá teatro com a Cia Genérico apresentando a peça “O Palhacinho triste e a Rosa” e música com bandas e rappers. O evento terá a presença de autoridades da Diretoria de Ensino e da Secretaria Municipal da Educação.
A 2ª COMGERC é uma realização da UMES com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC) e da Prefeitura Municipal.

2ª Conferência Municipal de Grêmios Estudantis e Representantes de Classe
Data: 05 de dezembro (sexta-feira)
Horário: 13 horas
Local: CREMI (atrás da rodoviária)
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Corpo de Baile Municipal de Caraguatatuba apresenta seu novo espetáculo nos dias 4,5 e 6 de dezembro no teatro Mário Covas.

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba apresentam os espetáculos “Filhos da Terra” e a suíte “Don Quixote”.
Os premiados bailarinos do Corpo de Baile Municipal após apresentação entre os melhores da dança 2008 e depois de dançar em uma apresentação única no Teatro de Dança-Teatro Itália em São Paulo.
Sob o comando da coreógrafa Cristina Neves ,apresentarão seus novos espetáculos “Filhos da Terra” e a suite “Don Quixote”.
Filhos da Terra é um espetáculo contemporâneo que descreve a história do poema da artista Cristina Neves "Aos que virão”. Conta à passagem da vida, esse fantástico presente nos dado uma única vez e que nos faz desarrumemos a terra para marcar nossa passagem e preparemos a terra pra deixar aos que virão.
Já a suíte de Don Quixote mostrará uma coreografia que dá grande liberdade de expressão aos bailarinos, levando-os a demonstrarem sensualidade, em movimentos vivos e divertidos.
Uma adaptação essencialmente caraguatatubense chegará ao palco do Teatro Mario Covas apresentada pelo Corpo de Baile Municipal de Caraguatatuba reunindo 18 bailarinos e dois atores convidados.
As apresentações acontecerão dias 4,5 e 6 de dezembro , e os ingressos estão a venda no Teatro Mário Covas e na sede da Fundacc.Maiores informações pelo telefone (12) 3881-2623

Ficha Técnica :
Bailarinos:
Agatha Christi Rozon
Bárbara Detusk
Cristian Rocha
Elisa Venâncio
Erica Ueda
Juliana Thomé
Kamyla Mello
Letícia Braz
Natalia Ribeiro Lima
Priscila Souza
Reinaldo Júnior
Shellen Bijos
Suelen Freitas

Serviços:
Espetáculo Filhos da Terra e Don Quixote –Corpo de Baile Municipal de Caraguatauba
Local: Teatro Mário Covas
Endereço: Avenida Goiás, 187 - Indaiá.
Cidade: Caraguatatuba/SP
Tel.: (12) 3881-2623
Horário: 21h Data: 04,05 e 06 /12/08
Entrada: r$ 4.00 (inteira) e r$ 2.00 (meia)
(Fonte: Fundacc)

Agenda Cultural de Caraguatatuba – Dezembro 2008

Caraguatatuba - Projeto “A Fundacc Canta o Natal Pela Paz” – Praça Cândido Motta
Apresentação Musical na Praça do Coreto toda sexta-feira, às 20h30 com Nhô Vair e convidados – música raiz sertaneja.
Apresentação da Banda Sinfônica Carlos Gomes na Praça do Coreto aos sábados com Musicas Natalinas ao Cair da Tarde, às 20h30.

Dia 02 às 20h30 - Acendimento das Luzes de Natal.
Dias 06, 13 E 20 a partir das 20h00 - Apresentação da Banda Sinfônica Carlos Gomes na Praça Dr. Cândido Motta aos sábados, “Musicas Natalinas ao Cair da Tarde” e dia 27 – Despedida do Ano Velho.
Dia 13 as 17h00 - Apresentação Folia de Reis na Praça do Coreto e as 20h30 – Apresentação Pastoril, saída da FUNDACC.
Dia 27 às 20h00 a Banda Sinfônica Carlos Gomes apresentará musicas de Despedida de Ano,na Praça Candido Motta.

Jardim das Artes - Artistas plásticos expõem e vendem suas obras nos finais de semana, a partir das 15h00 na Praça Dr. Cândido Motta (fonte luminosa).

Água Viva Coral
Dia 06 às 20h00 – Apresentação em São Sebastião do Paraíso – Minas Gerais,
Dia 11 e 16 às 20h00 – O coral encantará a todos com canções natalinas pelas ruas da cidade ,com saída da Fundacc.
Dia 13 às 21h00 – Concerto “Caminhos da Terra” no Teatro Mário Covas
Dia 14 às 11h00 – Coral Água Viva na Santa Casa Stella Maris

Exposição – MACC
A partir de 11 de dezembro à 08 de fevereiro.
 Dia 11 de dezembro às 20h00 abertura da Exposição “Arte nas Oficinas” – Comissão Setorial de Artes Plástica.
 Dia 11 às 20h00 – Projeto Guri apresenta “Concerto de Natal”

MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba
Endereço: Praça Dr. Cândido Motta, 72.
Tel.: (12) 3883-9188 /3883-1772
Horário: das 10h às 18h de terça a domingo

Teatro Mário Covas:
Dias 04, 05 e 06 às 21h00 - Suíte Don Quixote e Filhos da Terra
Dia 13 às 21h00 - Encontro de Corais – Água Viva Coral
Dia 20 às 21h00 - Arte do Insulto – Peça com Rafinha Bastos

Teatro Mário Covas
Endereço: Av. Goiás, 187 - Indaiá
Cidade: Caraguatatuba/SP
Tel.: (12) 3881-2623•.

Abra seu coração para esse tempo novo de paz e alegria , a Fundacc deseja a todos Boas Festas !(Fonte: Fundacc)

Ex-Primeira Dama recebe Título de Cidadão
Dona Gema é proprietária do Parque de Diversões da cidade

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta quinta-feira – 4 de dezembro, a partir das 19h30 a sua 12ª Sessão Solene do ano, com a entrega do 16º Título de Cidadão Caraguatatubense. A homenageada nesta cerimônia será a empresária do ramo de diversões e ex-Primeira Dama, Maria Gema Vilas Boas Trombini ou Dona Gema, como é mais conhecida.
Maria Gema Vilas Boas Trombini tem 66 anos, é casada com o também empresário do ramo de diversões e ex-Prefeito de Caraguatatuba de 1992 a 1996, José Sidney Trombini, tem 3 filhos e 5 netos e nasceu em Santa Rosa do Viterbo.
Mudou-se ainda jovem para São Paulo, na companhia dos pais e lá fez os cursos de Datilografia, Taquigrafia e Secretariado, trabalhando em empresas do ramo industrial e numa Multinacional. Neste período conheceu José Sidney com quem contraiu matrimônio em 1963, vindo morar em Caraguatatuba.
Morando em Caraguatatuba concluiu cursos como de enfermagem, corte e costura, frios e embutidos, artes plásticas e trabalhos manuais. É Rotaryana e participante do Rotary Club Poiares e dos diversos segmentos dentro da instituição.
Quanto Primeira-Dama exerceu a Presidência do Fundo Social do Município, atendendo a mais de 9 mil pessoas com uma média de 80% das reivindicações concretizadas, o que lhe rendeu Título de Honra ao Mérito do Fundo Social do Estado de São Paulo.
Para o Vereador Germino de Souza (PPS), autor da honraria a vida de Dona Gema é de profunda relevância, tanto para a sua família como para a nossa cidade, sendo assim merecedora da homenagem.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara aprova Orçamento 2009 em segundo turno
Sessão durou cerca de 35 minutos

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou nesta terça-feira – 02 de dezembro, durante a sua 39ª e penúltima Sessão Ordinária semanal, o Orçamento 2009 em segundo turno. A sessão não durou mais do que 35 minutos.
Com base no Regimento Interno da Câmara a votação do Orçamento obedeceu regras básicas como um Expediente de apenas 30 minutos, o cancelamento da Tribuna dos Vereadores e a Ordem do Dia destinada apenas para a votação desta propositura, sendo igual quando da votação em primeiro turno.
Cerca de 15 pessoas acompanharam a sessão, que durou um pouco mais de 30 minutos e votou o Orçamento com extrema tranqüilidade.
Após o reduzido Expediente, as 33 Emendas, todas de autoria do Vereador Omar Kazon (PR) foram lidas e votadas de uma só vez, sendo automaticamente aprovadas.
O Orçamento para o exercício de 2009 passou por toda a burocracia Legislativa, com a realização de 2 (duas) Audiências Públicas, nos dias 30 de outubro e 6 de novembro.
Mesmo com um pequeno Expediente os Vereadores leram e encaminharam às Comissões Permanentes 2 Projetos de Lei, além de votar e aprovar 5 Requerimentos.
O projeto será encaminhado agora para a sanção do Executivo, que poderá ser vetá-lo parcial ou totalmente
A estimativa de receita e despesa da Prefeitura para o próximo ano é de R$ 228.170.294,00 (Duzentos e Vinte e Oito Milhões, Cento e Setenta Mil e Duzentos e Noventa e Quatro Reais), com uma variação em torno de 18% em relação a 2008. O Orçamento da Câmara é de R$ 8.222.080,00 com uma diferença em torno de 14% em relação a este ano.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Super Verão Caraguá traz diversão e movimenta a economia da região

Caraguatatuba - Com início no próximo dia 19, com show da cantora baiana Ivete Sangalo, o Super Verão Caraguá é um evento que oferece programação de shows até 24 de fevereiro e causa um forte impacto econômico nas cidades do litoral norte do estado de São Paulo, principalmente em Caraguatatuba. São mais de 30 nomes do cenário artístico nacional e internacional, reunidos numa programação que ocupa 68 dias do alto verão. Além dos shows, o Super Verão oferece uma estrutura de 10 mil metros quadrados com Praça de Alimentação, Espaço Infantil, Feira Náutica, Lan House, Choperia, Posto Médico, Sala de Imprensa e Postos Policiais.
Para fazer com que o evento aconteça, os organizadores contratam oito empresas de montagem de estruturas, arquibancadas, palco, estandes, som e luz, empresas que, por sua vez, buscam na mão de obra da região os profissionais que necessitam para desenvolver seu trabalho. Calcula-se que o evento gere em torno de 500 empregos diretos, entre montadores, eletricistas, marceneiros, seguranças, garçons, produtores, cozinheiros, chapeiros, profissionais de recreação, recepcionistas, bilheteiros, promotores, vigias, entre outras vagas.
Segundo o presidente da Associação Comercial de Caraguatatuba, Paulo Roberto Gatto Bijos “a expectativa neste ano é receber cerca de 1,8 milhões de pessoas no verão da cidade, tendo em vista os vários fatores que beneficiaram o turismo no estado, como a alta do dólar, a crise da bolsa e a previsão de mau tempo no sul do país”, conclui.
Para o diretor da Opção Eventos, organizadora do Super Verão, a intenção é atrair pelo menos metade deste público nos quase três meses de realização do evento. “Neste ano nossa programação de shows surpreende não apenas pela quantidade, mas pela qualidade dos nomes que vão se apresentar no palco. Há escolhas paras os mais diferentes gostos, desde axé, sertanejo, samba, pagode, reggae até rock e pop, o que atrai todo o tipo de público”, completa.
Neste ano o evento traz, inclusive, um nome internacional na noite do Festival de Reggae que terá, entre outros, a participação de Ky-Mani Marley, filho do lendário Bob Marley. A pré-programação de shows do Super Verão Caraguá, sujeita a alterações
Os ingressos para todos os shows já estão disponíveis pela internet através do site www.ingressonaweb.com.br , ou nas lojas Blue Beach no shopping La Plage no Guarujá, Shopping Colinas e Vale Sul em São José dos Campos, em São Paulo, nos shoppings Metrô Tatuapé, Interlagos, West Plaza e Frei Caneca. Informações pelo tel:11-2959-3032
Outras informações podem ser conseguidas no site www.superverao.com.br

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Carnaval 2009

Ilhabela - A Liga das Entidades Carnavalescas de Ilhabela (LECI) convoca as agremiações filiadas, a escola de samba Mocidade do Sul
da Ilha, e bloco carnavalesco Unidos do Pequeá, para as inscrições do Carnaval 2009. Para se inscrever é necessário
apresentar ata da última reunião de diretoria e proposta de enredo para 2009. As inscrições se encerram na 2ª chamada no dia 08 de dezembro de 2008. Caso as agremiações não se manifestarem até a data, serão consideradas desistentes do Carnaval 2009.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Espetáculo Dom Quixote abrilhantará a 1ª Maratona Cultural de Ilhabela

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (FUNDACI) apresenta a partir desta quarta-feira, 04, até domingo, 07, o espetáculo de ballet Dom Quixote, no Galpão das Artes, a partir das 20h00, sendo que no dia 04 o espetáculo é reservado para os pais e responsáveis. A atração faz parte da 1ª Maratona Cultural, evento de encerramento anual das Oficinas Culturais da FUNDACI.
A ação transcorre em Barcelona, onde Quitéria, filha de Lorenzo, o taberneiro, está apaixonada por Basílio, jovem barbeiro. O pai da jovem, no entanto, deseja que ela se case com Gamacho, um homem rico e ridículo.
Todos saúdam o toureiro Espada que entra acompanhado da noiva Mercedes, e numeroso séquito. Logo depois, entra uma estranha figura. E Don Quixote,de lança em riste, pronto a fazer justiça, acompanhado do fiel escudeiro Sancho Pança. O velho cavaleiro confunde Quitéria com sua amada Dulcinéia e a corteja, causando ciúmes em Basílio.
Gamacho insiste no noivado, o que provoca a fuga dos dois jovens enamorados. Lorenzo, Gamacho, Don Quixote e Sancho Pança partem a procura deles.
Entre os moinhos de vento, próximo a aldeia, Basílio e Quitéria refugiam-se em um acampamento cigano quando são surpreendidos pelo chefe dos ciganos e seu povo que se propõem a ajudá-lo.
Apreciam então as danças ciganas e o teatro de fantoches. Entra Sancho Pança conduzindo Don Quixote, que ainda confunde Quitéria com sua amada Dulcinéia e cansado da viagem julga ser o moinho um gigante a ameaçar sua donzela, travando então uma luta contra ele. É levantado por uma das pás, caindo zonzo no chão. Sancho Pança o acode prontamente, conduzindo-o para descansar. Ao adormecer é acometido por sonhos fantásticos nos quais surgem dríades, cupidos e a rainha das Dríades, que através de amor leva Don Quixote a Dulcinéia.
O sonho acaba e Don Quixote é despertado pela chegada de Lorenzo e Gamacho que procuram pelos fugitivos os quais percebendo toda a movimentação escapam em direção a Barcelona.
Todos festejam a passagem de pela cidade de Espada e Mercedes. Entram Don Quixote, Sancho Pança, Basílio e Quitéria, estes dois ainda disfarçados de ciganos.
Assim que Lorenzo adentra na cidade, descobre Quitéria e a obriga a desposar
Gamacho. Basílio indignado simula um suicídio para convencer Lorenzo a deixar que se case com sua filha. Pressionado por Don Quixote, este acaba cedendo. Todos comemoram. Chegam vários convidados para o casamento de Quitéria e Basílio que é festejado com uma grande confraternização.
Confira a Programação da 1ª Maratona Cultural

09/12 – Terça-feira:
15h00: Apresentação Teatral Infantil _ Alice no País das Maravilhas
Grupo Teatral da FUNDACI “Maembipe”
Local: Galpão das Artes _ Cocaia.

11/12 – Quinta-feira:
15h00: Tarde de Palhaçada
Local: Galpão das Artes _ Cocaia.

12/12 – Sexta-feira:
20h00: Apresentação Musical
Coral Infantil Pichochó da FUNDACI – Coral Municipal Celina Pellizzari – Oficina de Violão da FUNDACI – Projeto Guri
Local: Galpão das Artes _ Cocaia.

13/12 – Sábado:
20h00: Lançamento do CD da Orquestra Popular de Ilhabela
Local: Galpão das Artes _ Cocaia.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Posto Sebrae promove oficina de capacitação para o Natal

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela por meio da secretaria municipal de Turismo e Fomento, através do Posto SEBRAE de Atendimento ao Empreendedor, com apoio da ACI, AHBRI e ARGHI, está trazendo para Ilhabela uma oficina de capacitação para o Natal. Trata-se do programa “Venda Melhor no Natal – Prepare sua loja para Vender Mais”.
O objetivo da oficina é orientar os lojistas em como preparar a loja para aumentar as vendas no varejo, apresentando ferramentas de incentivo às compras; comportamento do consumidor, compras por impulso, formas de apresentação dos produtos e promoções.
A oficina será realizada nesta quarta-feira, 03, na Secretaria Municipal de Turismo, das 18h30 às 20h30.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por telefone, nos números (12) 3895 7220 / 3895 7248 / 3895 7259, ou ainda por e-mail: pae@ilhabela.sp.gov.br , até as 12h de quarta, dia 02.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura Municipal de Ilhabela presta esclarecimentos sobre o problema ocorrido com a empresa Auto Viação

Ilhabela - O contrato a que a empresa se refere não foi assinado na época da prefeita Nilce, mas aditado. Vale ressaltar que, no ato do aditamento, a empresa deveria ter identificado a “falha na redação do artigo”, como ela questiona.
É fato observar, que a prefeitura sempre esteve de portas abertas para com a empresa, mesmo porque a Auto Viação é parceira no transporte de alunos da rede municipal, recebendo pelas passagens respectivas, bem como pelos passes utilizados por seus funcionários nos finais de semana e feriados, inclusive pelos passes fornecidos pela Secretarias de Assistência Social e Saúde, para usuários das mesmas.
A prefeitura discorda completamente com a atitude da empresa, em “sacrificar” os rendimentos dos funcionários, pois os mesmos estão pagando de seu próprio bolso um valor que sequer haviam planejado.
Se a empresa entende que é uma dívida líquida deveria ter acionado o Poder Judiciário para cobra-la, e não abruptamente, prejudicar o servidor no seu dia a dia, causando inúmeros constrangimentos a alguns que, ao adentrarem no ônibus, se não tiverem dinheiro para o pagamento da passagem são impedidos de prosseguir viagem. Com certeza, a empresa, através desta atitude, está atingindo principalmente os funcionários de menor renda mensal.
Num breve histórico, a Lei da Concessão surgiu em 26 de setembro de 1986, gestão do então prefeito Gilson Tangerino. A prefeitura na época, mantinha 5 ônibus para transporte de seus funcionários, ou seja, de sua residência para o serviço, e vice-versa. Vale destacar que, naquela época, o deslocamento do servidor no seu horário de trabalho era efetuado por veículos do próprio município, o que ocorre até hoje.
O Termo de Concessão firmado pela prefeitura e Auto Viação teve seu início em 30 de abril de 1990 (com prazo de duração de 10 anos), gestão do prefeito Eurípedes da Silva Ferreira, cujo acordo estabelecido entre a empresa e a prefeitura, fez com que os ônibus da Prefeitura fossem vendidos, pois a empresa se comprometeu a transportar os funcionários, conforme consta em contrato, vigente até a data de hoje (02 de dezembro), a disposição para consulta no Paço Municipal.
Em 01 de maio de 2000, na gestão da prefeita Nilce, aditou-se o Termo de Concessão, por mais 10 anos.
Desde então, a Auto Viação permaneceu executando o serviço de transporte público, que se estende até hoje, por todo o município de Ilhabela.
Se a empresa alega que a PMI não está cumprindo o contrato de concessão, por que não houve questionamentos e alteração dos termos por ocasião de seu aditamento?
Não procede a afirmação da empresa de que há distribuição indiscriminada de passes no setor de recursos humanos. Recentemente a prefeitura realizou recadastramento de todos os usuários de passe funcional, visando atualizar endereço de residência e trabalho, fato este verificado “in loco” pelo diretor jurídico da empresa, quando de sua passagem pelos corredores da PMI.
Desta forma, não se pode dizer que a PMI não mantém controle de cadastro e distribuição de passes.
Vale salientar, que a empresa deveria fiscalizar a utilização dos passes, quando da passagem pelas catracas dos ônibus, o que não ocorre, pois os cobradores não exigem o crachá funcional.
Diante do exposto, a PMI jamais se negou a estabelecer contato com a empresa.
No mês passado, foi enviado para Câmara Projeto de Lei que prevê a implantação de Vale Transporte para o início de 2009, resultado de reuniões efetuadas entre a empresa Auto Viação e a prefeitura, confirmando que atitudes estão sendo tomadas pela prefeitura.
A PMI informa que medidas judiciais cabíveis estão sendo tomadas.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeito Manoel Marcos assina TAC para o “Programa Cão Ilhéu”

Ilhabela - Na última terça-feira, 02, o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, na presença da Promotora de Justiça, Eloísa Balizardo, assinou o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) referente ao Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos, instituído pela Lei Municipal 658/08.
Também estiveram presentes na ocasião o secretário municipal de Saúde, Dr. Arquimedes Hippolyto; o diretor municipal de Saúde, Márcio Tenório; a veterinária responsável pelo Programa, Drª. Silvia Badilio e representantes das Ong’s de protetores de animais e voluntários (APAILHA e AVEPA).
O Programa prevê o controle populacional de cães e gatos através da esterilização cirúrgica (castração), e fará registro e identificação de toda a população canina e felina do município; o controle reprodutivo de cães e gatos; realizará o manejo ambiental para diminuir a capacidade de suporte de animais soltos na cidade. O objetivo do programa vai além de acabar com o problema populacional de animais de rua, ele está voltado a uma campanha educacional de conscientização sobre posse responsável.
O Ministério Público usará o TAC celebrado em Ilhabela, como modelo para todas as cidades do Estado de São Paulo e o Programa implantado no município será o pioneiro na região em controle populacional de animais.
Para o secretário municipal de Saúde, Dr. Arquimedes Hippolyto, o TAC consolida um compromisso da atual administração em desenvolver o programa como forma racional de abordagem desse importante tema de saúde pública com custo relativamente baixo e impacto ambiental relevante.
Em seu pronunciamento a Promotora de Justiça, Eloísa Balizardo, ressaltou estar feliz com o desfecho da assinatura do TAC ainda no mandato do prefeito Manoel Marcos. “Reconheço o esforço da atual administração em sanar este problema e em dar um tratamento digno para esses animais errantes”, declarou a promotora.
Segundo o prefeito Manoel Marcos, a celebração do TAC é o resultado da união de esforços da Prefeitura Municipal, Ministério Público e comunidade civil para solucionar o problema dos animais errantes em Ilhabela. “Com a implantação desse programa, mais uma meta do meu plano de governo é cumprida, sempre buscando a melhoria da qualidade de vida no município”, finalizou o prefeito.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

LOA 2009 é aprovada em primeira discussão
Os vereadores também aprovaram duas emendas relativas ao projeto

Ilhabela - O Projeto de Lei nº 125/2008 que estima a receita e fixa as despesas no município de Ilhabela para 2009 foi aprovado - em primeira discussão e votação - na última sessão ordinária realizada ontem (01/12) pela Câmara Municipal. Os vereadores também aprovaram duas emendas relativas ao projeto, sendo uma da Vereadora Nanci Zanato (PPS) e outra do Vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto (PMDB).
O principal papel da LOA (Lei Orçamentária Anual) é estabelecer os valores para cada dotação orçamentária das secretarias municipais. A LOA deve ser elaborada com base nas diretrizes anteriormente apontadas pelo Plano Plurianual – elaborado no primeiro ano do mandato - e pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), ambos definidos pelo executivo.
A emenda nº 32/2008 apresentada pela Vereadora Nanci foi aprovada pelos vereadores e trouxe 34 modificações ao projeto do Executivo. Segundo a vereadora, a Emenda foi feita após análise dos gastos com Pessoal Civil, que foram aumentados em 15% em relação à previsão de gastos em 2008. “A nova administração pretende efetuar cortes de cargos comissionados, conseguindo desta forma redução nesta despesa. O corte proposto nesta emenda alcança o percentual de 5%”, justifica a vereadora que informa que as propostas apresentadas para anular dotações na Educação - em subvenções sociais e equipamentos e materiais permanentes - justificam-se pelo alto percentual gasto em educação, pois, pela Constituição, a aplicação é de 25% e o fechamento de setembro deste ano apresenta uma aplicação de 39%.
“A próxima administração pretende adequar a peça orçamentária com essa projeção para o próximo ano, ficando mais próximo das exigências constitucionais sem perder a qualidade no Ensino”, explica Nanci.
Quanto à anulação na Secretaria de Saúde em material de consumo, a vereadora explica que a nova administração pretende reduzir custos com medicamentos, adquirindo-os através de pregão eletrônico, diminuindo assim os custos destes produtos.
Em relação à anulação de serviços de terceiros no Hospital, a vereadora afirma que a futura administração pretende rever os contratos existentes e formar equipes de manutenção evitando-se a contração de terceiros.
Nanci informa que a nova gestão deverá rever a folha de pagamento da Irmandade da Santa Casa de Ilhabela e reestruturar o PSF (Programa Saúde da Família) e os recursos humanos do Hospital, visando baixar custos.
“Serão suplementados à Cultura em R$ 700.000,00 para obras e instalações, visando a construção de oficinas culturais; no Esporte em R$ 850.000,00 para obras e instalações, visando construção de centros esportivos; na Secretaria de Obras em R$ 500.000,00 para obras e instalações, visando a pavimentação de ruas; na Secretaria de Administração R$ 460.000,00 para obras e instalações, visando a reforma e ampliação do Paço Municipal”, explica a Vereadora Nanci.
Já a emenda 40/2008, de autoria do Vereador Carlinhos, prevê a anulação do valor de R$ 50.000,00 da dotação orçamentária para a manutenção das atividades legislativas da Câmara Municipal de Ilhabela e suplementa a mesma importância para as diárias de pessoal civil da Câmara.
“A emenda tem como finalidade o atendimento à recomendação do Tribunal de Contas com referência às contas da Câmara, exercício de 2007, em que nos é informado que os pagamentos das diárias aos vereadores e funcionários são considerados despesa de pessoal e não despesas de terceiros, como vinha sendo feito, razão pela qual agora propomos o remanejamento exposto”, explica o vereador que também é vice-presidente da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento do Legislativo.(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

São Sebastião entra no clima de Natal

São Sebastião - A Rua da Praia, uma das principais da área central de São Sebastião, começou a ganhar as cores do Natal com a aplicação dos enfeites nos postes e flores. Até o final da semana essa região deve estar tomada pelos tons vermelho e dourado que representam uma das épocas mais esperada pelas crianças e, principalmente os comerciantes.
Foi pensando nesses grupos que a decoradora Mara Perez recebeu a incumbência da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), de deixar a área muito mais agradável.
Para isso, mais de 600 enfeites de pacotes de presentes coloridos foram confeccionados e serão colocados na Rua da Praia e no Calçadão que vai até a Igreja Matriz. Mais de 1.200 flores naturais, laços e guirlandas também vão compor o trabalho da decoradora que quer deixar a cidade com ar de Natal. “É uma forma de incentivar as pessoas a comprarem no comércio local”, explica sobre a inspiração.
Em frente ao prédio da Sectur será feita uma decoração especial que vai prestar uma homenagem à comunidade caiçara. A tradicional figura do Papai Noel também não vai faltar.
Além dessa decoração natalina, ainda esta semana começam as instalações dos enfeites do “Peixe”, símbolo turístico de São Sebastião. Ele será aplicado nas principais avenidas e ruas da cidade.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, a Prefeitura sempre procura deixar a cidade com o clima alegre nesse período também para os moradores como para os turistas e veranistas que vêm nesta época para o município.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Bailarino sebastianense ganha curso de verão na Escola Cubana de Ballet

São Sebastião - O bailarino do Grupo Corpus, Kaiky Luiz Cunha, 18 anos, ganhou um curso gratuito de 30 dias na Escola Cubana de Ballet durante o mês de janeiro, em São Paulo. Com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), Cunha venceu uma audição para novos bolsistas onde participaram mais de 50 bailarinos e apenas 20 foram selecionados.
Com a bolsa, o bailarino poderá também ser selecionado para aprimorar as técnicas em Havana (Cuba), já que a escola de dança escolherá dois bailarinos do curso que mais se destacarem em janeiro. “Ele sempre foi esforçado e em pouco tempo atingiu um nível surpreendente. O Kaiky passou em um teste onde muitos bailarinos já tinham tentado mais de três vezes. Meu aluno passou na primeira audição”, destaca a professora das Oficinas Culturais, Gisleide Carmelho Winkler, a Gigi.
Kaiky destaca que está feliz pela bolsa que ganhou e vai se dedicar ao máximo no curso. Ele conta que faz ballet pelas Oficinas Culturais da Sectur e ALNorte há um ano e meio. “Foi uma grande conquista para minha carreira. É a primeira vez que ganho uma bolsa e prometo aproveitar bastante. Já fiz jazz aos sete anos e agora estou adorando o ballet”, ressalta o bailarino.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Campo de Toque Toque Grande ganha iluminação na sexta-feira

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Obras e Planejamento (Seop) e Esportes (Seesp), entrega nesta sexta-feira (5/12), a partir das 19h, a iluminação do campo de Toque Toque Grande, localizado na Costa Sul do município. A melhoria faz parte da série de inaugurações que compõem o “Pacotão de Natal”.
O espaço recebeu seis postes, sendo que cada um possui lâmpadas de vapor metálico, com cerca de 1.500 watts de potência. Isso possibilita que o local possa ser melhor utilizado, inclusive no período noturno, para a realização de competições esportivas ou eventos da própria comunidade local.
Além do campo de Toque Toque Grande, a Prefeitura de São Sebastião também entrega no Pacotão de Natal as iluminações dos campos de Cambury e Enseada, este último previsto para o dia 17 de dezembro, a partir das 19h30, na Costa Norte da cidade. Somadas às outras obras, como pavimentação de ruas, revitalização de praças, novas escolas e Centros de Saúde, os investimentos da administração ultrapassam os R$ 50 milhões.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Crescimento desordenado pode causar tragédias como a que ocorreu em Santa Catarina

São Sebastião - Em entrevista concedida nesta terça-feira (2/12) à Rádio Costa Sul FM, o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, ressaltou a importância em conter o crescimento desordenado para evitar “possíveis” tragédias naturais como a que ocorreu no Estado de Santa Catarina. De acordo com ele, uma cidade precisa se desenvolver de maneira planejada e isso demanda tempo.
“Quando tentei ordenar as ZEIS (Zonas de Especial Interesse Social) as pessoas, por serem imediatistas, não conseguiam entender o objetivo da medida, que era o de, além de regularizar a situação delas nessas áreas, evitar problemas futuros”, disse o prefeito.
Para ele, a ocupação de locais sem o menor critério pode gerar um grande impacto ambiental que prejudica a população.
Durante sua fala, Garcia também teceu comentários relacionados a alguns serviços que não são prestados diretamente pela Prefeitura, ou seja, que dependem de processos licitatórios para que empresas específicas atuem no ramo. É o caso da coleta de lixo, merenda escolar, obras públicas, dentre outras. Segundo ele, na atual gestão o município conseguiu uma economia de quase 50% nos gastos com o transporte do lixo. A despesa mensal, que vigorava em função de contrato assinado na administração passada era de R$ 1,2 milhão por mês. “Reduzimos para cerca de R$ 700 mil introduzindo alguns ajustes”.
O prefeito lembrou que desde o primeiro semestre de 2007, quando se abriu a licitação para a questão do lixo, várias empresas interessadas entraram com pedidos de impugnações e isso fez com que a Prefeitura celebrasse contrato emergencial para não prejudicar a coleta.
Com relação ao fornecimento da merenda escolar, Garcia afirmou que o processo licitatório está em curso.
Na ocasião, o prefeito também foi questionado sobre o projeto de lei que concede abono de Natal aos servidores municipais, além daqueles que reduzem taxas como a do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), cuja base de cálculo é realizada em cima da planta genérica de valores do ano de 2003.
“Em 2009 o tributo vai diminuir em função de algumas alterações propostas”, avisa. A importância deve gerar uma redução de aproximadamente R$ 2,5 milhões, o que para o prefeito é “perfeitamente suportável” diante do excesso de arrecadação ou superávit obtido pelo atual governo. “Quando assumimos a Prefeitura a inadimplência chegava a 50% e hoje é de 17%, ou seja, a população passou a contribuir porque passou a acreditar na postura
da administração”, fala.
Ele também comentou a suspensão da Contribuição da Iluminação Pública (CIP), que vinha incluída nos carnês do IPTU sem regulamentação desde 2002, além de taxas como de publicidade, fiscalização, dentre outras. “São situações reversíveis. Se o próximo governo entender que a cobrança deve retornar é um direito dele. Agora temos convicção formada de que a medida pode ser aplicada sem causar transtornos na arrecadação”, ressalta. Ele fez questão de destacar que as medidas adotadas pela atual administração, em que ele responde até o dia 31 de dezembro de 2008, são de sua responsabilidade. “Eu é que vou responder sobre esses atos, que são perfeitamente legais”.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Inscrições para processo seletivo de Guarda-Vidas Temporários terminam dia 11

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião está com inscrições abertas para o processo seletivo para contratação temporária de guarda-vidas que devem atuar nas praias do município nesta temporada de verão. O edital completo está disponível no site www.saosebastiao.sp.gov.br  e também já foi publicado nos jornais locais.
Para se inscrever, o candidato precisa ser brasileiro, ter no mínimo ensino fundamental completo, ter 18 anos, estar quite com as obrigações Militares (quando masculino) e ter concluído o curso específico de guarda-vidas temporários ministrado pelo 17º Grupamento de Bombeiros de São Sebastião.
As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de dezembro (quinta-feira) das 8 às 13h no Posto de Bombeiro de Maresias, que fica localizado à Av. Francisco Loop, nº. 631.
A Prefeitura oferece 30 vagas para guarda-vidas temporários para carga horária de 40 horas semanais com salário de R$ 500 mensais. Mais informações pelo telefone (12) 3892.6008.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

PAT abre mais de 300 vagas para emprego na temporada de verão

São Sebastião - O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), órgão ligado à Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), informou nesta quarta-feira (3/12) que está com mais de 300 vagas de emprego temporário para a temporada de verão.
As colocações, que têm o período de 90 dias (dezembro, janeiro e fevereiro) pelo sistema Emprega São Paulo, são para camareiro (a), motorista entregador, motoqueiro (com moto), vendedor ambulante para praias da Costa Sul, farmacêutico, mecânico a diesel, cozinheiro, copeiro, recepcionistas de hotel para Costa Sul, garçom, barman, técnico de laboratório e auxiliar de farmácia de hospital.
A diretora do PAT, Elizete Nossabein, destaca que os interessados devem ficar atentos porque a expectativa é de que nesta semana entrem mais 120 vagas e a maioria para a rede de hotelaria da Costa Sul. “Registramos um aumento de 40% de vagas em relação à temporada de verão passada. A maioria é para o comércio e hotelaria”, explica Elizete.
Os interessados devem procurar a unidade do PAT localizada na rua João Cupertino dos Santos, 245, no Centro, ou no plantão da Costa Sul, que fica no bairro de Boiçucanga, em frente à Polícia Militar. Pela internet, as pessoas podem entrar no site www.empregasaopaulo.sp.gov.br.  Mais informações pelos telefones (12) 3892-4606 ou 3865-4340.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura abre Pacotão de Natal com entrega de pavimentações na Costa Sul

São Sebastião - Dando início às inaugurações e entregas de obras e melhorias que compõem o Pacotão de Natal da Prefeitura de São Sebastião, o prefeito Dr. Juan Garcia entregou na última segunda-feira (1º/12), as pavimentações das ruas Itaipava e Magno Bittencourt em Barra do Una e Ruas do Forno, Nova Iguaçu e Olímpio Romão César, em Maresias, todas na Costa Sul da cidade.
Em Barra do Una, o prefeito foi recepcionado por membros da SABU – Sociedade Amigos de Barra do Una e junto com secretários e diretores municipais, conferiu de perto os trabalhos de pavimentação do último trecho das referidas vias. Com mais de 200 mil m² de pavimentação em sua gestão, Barra do Una é um dos bairros que mais foi beneficiado com calçamento. De acordo com a SABU, cerca de 60% de ruas do bairro foram pavimentadas nessa gestão.
Já em Maresias, o prefeito percorreu todas as ruas que receberam calçamento que fazem justamente o trajeto da EMEI Arlete Nascimento de Moura e Creche Gabriel Almeida Teixeira Leite – Anjinho Gabriel, construídas e entregues na gestão Juan Garcia. O complexo contempla ainda três quadras poliesportivas cobertas que também foram entregues à comunidade em julho passado. A vereadora Solange Ramos compareceu à entrega das pavimentações em Maresias.
Ainda esta semana, dentro do Pacotão de Natal, a Prefeitura deve entregar a Praça Primitiva Eulália de Matos “Dona Diva”, em Toque Toque Pequeno, a revitalização da Praça Pôr-do Sol em Boiçucanga, reforma da EM João Gabriel em Toque Toque Pequeno, o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) na Topolândia, pavimentação de ruas em Cambury eb Boiçucanga, iluminação de campos de futebol em Cambury e Toque Toque Grande, entre outras. Confira a programação completa no site www.saosebastiao.sp.gov.br(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura entrega reforma e ampliação da E.M João Gabriel nesta sexta-feira

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Educação (Seduc) e Obras e Planejamento (Seop), entrega oficialmente nesta sexta-feira (5/12), às 17h, a reforma e ampliação da E.M João Gabriel de Sant’ana, em Toque Toque Pequeno,.
O prédio passou a ter mais cinco salas de aula; sala de informática; sala dos professores ampliada; diretoria; secretaria; além da construção de dispensa e cozinha e de banheiros para funcionários; reforma do pátio coberto, com iluminação natural; ampliação dos sanitários destinados aos alunos e adequados à lei de acessibilidade; reforma total da quadra de esportes, com a implantação de cobertura e ajustamento às medidas oficiais, além de instalações hidráulicas, elétricas e telhado novo.
Com um investimento na ordem de R$ 900 mil, a EM João Gabriel atende 111 estudantes do 1º ao 5º ano. A partir da entrega da melhoria, a unidade receberá os alunos da Emei “Bolinha de Sabão”, que hoje funciona em Paúba, com um total de 63 estudantes oriundos dos bairros de Santiago, Toque Toque Grande, Toque Toque Pequeno, Calhetas e do próprio bairro.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura já convocou 242 aprovados no concurso público

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, de acordo com o Departamento de Recursos Humanos, órgão ligado a Secretaria de Administração, já convocou 242 pessoas aprovadas no concurso público, desde a sua homologação em 3 de julho passado.
O concurso público foi aplicado no mês de abril para o preenchimento de 456 vagas, grande parte delas voltadas às áreas da Saúde e Educação. Os salários variam de R$ 625,40 a R$ 4.342,46, conforme a função.
Já foram convocados 19 assistentes de serviços administrativos, 17 motoristas, 10 agentes de posturas, 10 agentes de saúde pública, nove médicos, oito assistentes sociais, oito auxiliares de enfermagem, seis auxiliares de cirurgião dentista, cinco dentistas, cinco farmacêuticos, cinco psicólogos, três enfermeiros, três fonoaudiólogos, três engenheiros, um fisioterapeuta, um nutricionista, um protético, um terapeuta ocupacional e um veterinário.
E a Prefeitura convocou ainda outros 61 guardas civis municipais aprovados em outro concurso público, totalizando 303 pessoas convocados em quatro anos dessa administração.
Na próxima semana, o Departamento de Recursos Humanos vai proferir palestra e dinâmica para os novos servidores.
Vale informar que o concurso público da Prefeitura de São Sebastião é válido por dois anos, prorrogável por mais dois.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Procon esclarece dúvidas sobre nova lei do Serviço de Atendimento ao Consumidor

São Sebastião - O Procon (Serviço de Proteção ao Consumidor) de São Sebastião já se encontra à disposição de todos os cidadãos para esclarecer eventuais dúvidas sobre os decretos e portarias publicados pelo Ministério da Justiça, do Governo Federal, que regulamentam a atividade de Call Center para atendimento ao consumidor.
Desde o último dia 1º de dezembro, a data que a nova lei entrou em vigor, o Procon da cidade, assim como todos no Brasil, está fiscalizando as empresas. Estão na mira empresas de telefonia celular, bancos e planos de saúde.
A nova lei estabelece, entre outras coisas, que o atendimento não pode demorar mais que um minuto para ser iniciado. Em alguns casos esse tempo pode ser menor, como as instituições financeiras.
Além disso, a nova lei exige que todo atendimento tenha um número de protocolo e que deve ser informado ao cliente. A empresa deve fornecer ainda a gravação do atendimento em até 10 dias, caso solicitado pelo cliente.
O Procon explica também que, em caso de a ligação do cliente for transferida para outro atendente, o consumidor não é obrigado a explicar seu problema novamente.
A nova lei estabelece ainda multas pesadas às empresas que não se enquadrarem, que podem chegar a R$ 3 milhões.
As denúncias do mau atendimento podem ser feitas ao Procon de São Sebastião pelo telefone (12) 3892-1639, ou pessoalmente na Rua Sebastião Silvestre Neves, 185, centro da cidade, sempre das 9h às 16h, de segunda a quinta-feira.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Projeto Cidadão do Futuro visita Transpetro/Petrobras nesta quarta-feira

São Sebastião - Cerca de 30 adolescentes que participam do Projeto Cidadão do Futuro e o Programa Ação Jovem, coordenado pelas Secretarias do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh) e Cultura e Turismo (Sectur), visitam nesta quarta-feira (3/12), às 14h, a sede da Transpetro/Petrobras, na região central de São Sebastião.
Os alunos vão conhecer as dependências da empresa, infra-estrutura, a importância da Petrobras para o Brasil, além de sua história e royalties.
O Projeto Cidadão do Futuro vai formar os jovens em monitores de turismo no dia 12 de dezembro, após cinco meses de curso. A formatura ocorre após a inauguração do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Boiçucanga, agendada para as 15h.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Projeto Garoçá une Natal e consciência ecológica com decoração da sede

São Sebastião - O Projeto Garoçá, mantido pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), decorou a sede, localizada no bairro do Jaraguá, com vários materiais recicláveis para a festa de encerramento, que será realizada no dia 12 de dezembro (sexta-feira), a partir das 11h.
Alunos e professores utilizaram garrafas pet, papelão, rolos de papel higiênico e bandejas de isopor. Para a arrecadação dos itens, foi realizada uma gincana com as crianças e a equipe envolvendo assuntos relacionados ao meio ambiente e a importância da reciclagem.
O Garoçá atende 140 jovens entre 7 e 14 anos, no Jaraguá. A festa de fim de ano vai envolver os pais e a comunidade, de acordo com a Setradh. Outras informações pelo telefone (12) 3892-2844.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Regata do Dia do Marinheiro ajudará desabrigados de Santa Catarina

São Sebastião - Neste sábado e domingo (6 e 7/12), o Canal de São Sebastião sedia a 24ª edição da Regata do Dia do Marinheiro. Muito mais do que belas disputas entre os participantes, a competição promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), Delegacia da Capitania dos Portos e Sociedade dos Amigos da Marinha do Brasil (Somar), realizará uma campanha de arrecadação de mantimentos para ajudar os desabrigados das fortes chuvas que ocorreram em Santa Catarina.
Apesar de não haver taxa de inscrição, a organização solicita a doação de dois quilos de alimentos não-perecíveis por atleta, além da participação da comunidade local. Os interessados devem entregar os alimentos na Praça da Vela, localizada no Porto Grande, na região central do município, onde será realizado o evento. Após as regatas, todo o material arrecadado será encaminhado à Delegacia das Capitanias dos Portos de São Sebastião, que ficará responsável por enviar os mantimentos aos municípios afetados pela tragédia no sul do país.
A abertura da competição ocorrerá no sábado, às 11h, e as primeiras disputas terão início às 13h. No dia 7, a briga nas raias começará às 10h. As classes convidadas são: Optimist, Holder, Laser, Dingue, Hobie Cat 14 e 16, Byte, Open Bic, além de outras que tiveram a participação mínima de cinco embarcações.
As inscrições poderão ser efetuadas até a abertura do evento. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (12) 3892-2106 e 3892-2062.

Solidariedade
Os esforços em São Sebastião têm sido grandes para ajudar as vítimas catarinenses. Na terça-feira (2/12), o Fundo Social de Solidariedade encaminhou três toneladas de roupas e mantimentos provenientes da “Carreata da Solidariedade”, realizada no último domingo (30/11), para a Defesa Civil de São José dos Campos.
Já o mesmo órgão catarinense disponibilizou três contas bancárias para receber doações em dinheiro: Banco do Brasil - Agências 3582-3, Conta Corrente 80.000-7; Besc - Agências 068-0, Conta Corrente 80.000-0 ou Bradesco - Agência 0348-4, Conta Corrente 160.000-1. O nome da pessoa jurídica é Fundo Estadual da Defesa Civil, CNPJ - 04.426.883/0001-57. Todo dinheiro arrecadado será utilizado na compra de mantimentos para os desalojados.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião recebe oficina de capacitação para valorização do patrimônio cultural

São Sebastião - São Sebastião recebe nos dias 4, 5 e 6 de dezembro uma oficina de capacitação de agentes para a valorização do patrimônio cultural que vai beneficiar arqueólogos, historiadores, arquitetos e interessados em geral. A iniciativa é do Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável do Litoral Norte (Ceds) com o apoio da Petrobras, Universidade Católica de Santos e da RealNorte.
O objetivo é oferecer conhecimentos básicos para a elaboração de projetos e ações de valorização e revitalização do patrimônio cultural local e regional como um mecanismo de inclusão social e desenvolvimento para gestão eficiente e sustentada. Além disso, a oficina visa instrumentalizar e potencializar os agentes para operar junto à comunidade local e regional.
A oficina será ministrada pelo professor, PHD em Arqueologia e Território (11º Superintendência Regional do IPHAN/SC – setor de Arqueologia), Rossano Lopes Bastos. A abertura do evento será nesta quinta-feira (4/12), às 20h, na Fazenda Santana. Nos outros dias a oficina inicia às 8h, no mesmo local.
A Fazenda Santana fica localizada na avenida Manoel Hipólito do Rêgo,1579, no Pontal da Cruz.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Solidariedade de cidadãos sebastianenses embarca rumo a Santa Catarina

São Sebastião - O Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião encaminhou na manhã desta terça-feira (2/12), as três toneladas de roupas e mantimentos arrecadados no último domingo (30/11) na Carreata da Solidariedade, em prol dos desabrigados de Santa Catarina, atingidos pelas fortes chuvas.
O caminhão com os donativos partiu do centro de São Sebastião em direção à Defesa Civil de São José dos Campos. O órgão vai enviar posteriormente, por avião, todo o material arrecadado.
Participaram da campanha em São Sebastião, além do Fundo Social, a Defesa Civil, a Guarda Civil Municipal, o Corpo de Bombeiros e a Associação Comercial e Industrial da cidade.

Estragos
As chuvas que atingiram o Estado já causaram 114 mortes, desde o fim de semana passado. Mais de 78 mil pessoas tiveram que deixar suas casas e seguiram para abrigos públicos ou residência de familiares e amigos. Pelo menos 19 permanecem desaparecidas. Ao todo, mais de 1,5 milhão de pessoas foram afetadas.
As pessoas que desejam contribuir em dinheiro podem fazer as doações pelas três contas bancárias destinadas a ajudar as pessoas atingidas pelas chuvas: Banco do Brasil - Agências 3582-3, Conta Corrente 80.000-7; Besc - Agências 068-0, Conta Corrente 80.000-0 ou Bradesco - Agência 0348-4, Conta Corrente 160.000-1. O nome da pessoa jurídica é Fundo Estadual da Defesa Civil, CNPJ - 04.426.883/0001-57. Todo dinheiro arrecadado será utilizado na compra de mantimentos para os desalojados.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

Sabesp realizará obras na rede de água de Ubatuba

Ubatuba - A Sabesp informa que nesta quarta-feira, amanhã, 03/12, realizará a interligação da rede de reforço de distribuição de água tratada da região central do município de Ubatuba.
Esta atividade, no valor R$484.400,00, faz parte do pacote de investimentos e ações realizadas pela Sabesp, com o objetivo de garantir a disponibilidade, a confiabilidade e o bom funcionamento do sistema, principalmente durante a próxima temporada de verão.
Para realização dos serviços, será necessário interromper o fornecimento de água, das 00h30 às 18h30 do dia 03/12, sendo que o restabelecimento será gradual, logo após o término dos trabalhos, com normalização primeiramente para as áreas mais próximas dos reservatórios.
As regiões que poderão ter eventual falta de água e baixa pressão são os bairros: Itaguá; Tenório; Ponta Grossa; Praia Grande; Toninhas; Enseada; Perequê-Mirim; Saco da Ribeira; Lázaro e Domingas Dias, afetando uma população de cerca de 27 mil habitantes.
A Sabesp, uma empresa ligada à Secretaria de Saneamento e Energia do Governo do Estado de São Paulo, recomenda que, durante o período de realização dos serviços, a água armazenada nas caixas residenciais seja utilizada de forma racional, evitando desperdícios.
Os casos de emergência serão atendidos pela Central de Atendimento 195. A ligação é gratuita.

Proerd forma mais uma turma de alunos da rede municipal
Aproximadamente mil alunos participaram da solenidade de formatura

Ubatuba - Na última sexta-feira, 28, aconteceu, no Salão da Igreja São Francisco, a formatura da 22ª turma de alunos e segunda deste ano do Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.
O Proerd é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o seu uso, através do ensino de técnicas de residência à pressão dos colegas. Na última sexta-feira, os alunos das quartas séries da rede municipal de ensino receberam seu certificado em uma sessão solene, realizada no período da manhã. O programa existe há dez anos em Ubatuba, formando duas turmas por ano, sendo uma a cada semestre.
A abertura do evento foi realizada com a composição da mesa, com os diretores das escolas participantes; a supervisora de Ensino, Rose Salete de Oliveira, representando o secretário de Educação, Arnaldo da Silva Alves; o secretário de Saúde, Clingel Frota e o comandante do 20° Batalhão da Polícia Militar de Ubatuba, Tenente Ricardo Ivo Gobbo, que ao final, afirmou nunca ter participado de uma formatura do Proerd tão animada como fora essa em Ubatuba.
Neste semestre, as aulas foram ministradas pela soldado feminino Beatriz Cristina de Oliveira, em aulas semanais de cinqüenta minutos cada, para as salas de quarta série.
No segundo semestre participaram do programas as Escolas Municipais Mario Covas, do Ipiranguinha; Maria das Dores Santos Carpinetti, do Rio Escuro; Madre Maria da Glória, do Parque dos Ministérios; Maestro Pedro Alves de Souza, da Figueira; Esnesmar de Oliveira, da Praia Dura; Agostinho Alves da Silva, da Lagoinha; Virgínia Melle Lefréve, Sebastiana Luiza de Oliveira Prado e Nativa Fernandes Faria, dos bairros Maranduba e Sertão da Quina; José Berlarmino Sobrinho, do Poruba; Semíramis Prado de Oliveira, do Saco da Ribeira e EM do Corcovado e EM da Fortaleza.
Após a entrega dos certificados, houve a apresentação de dança dos formandos das Escolas Municipais Madre Maria da Glória e Virgínia Melle Lefreve. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Continuam os plantões para parcelamento de débitos em Ubatuba
Os plantões, aos sábados, acontecem até o dia 10 de janeiro

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba já realizou dois sábados de plantões (22 e 29 de novembro) para que os contribuintes que se encontram em débito com o município possam parcelar suas dívidas. Até o dia 10 de janeiro, os plantões continuam, a fim de facilitar o pagamento dos débitos municipais (IPTU, taxas de alvará, vistorias, multas e outros) inscritos em dívida ativa ou ajuizados.
Vale lembrar que, para ter direito ao benefício, o contribuinte deve estar em dia com todos os tributos deste ano. O parcelamento poderá ser realizado em até 36 vezes, com multa e sem incidência de juros. Para o parcelamento, o valor das parcelas não poderá ser inferior a R$ 100,00 e será reajustado anualmente pelo IGPM-FGV. Quem optar pelo parcelamento deverá também comprovar a condição de proprietário do imóvel ou nomear um procurador.
O contribuinte que efetuar o pagamento integral de seu débito, à vista, fica dispensado da incidência dos juros de mora e da multa. Para os débitos ajuizados é necessário o pagamento das custas processuais e dos honorários advocatícios.
Já os contribuintes que firmaram acordo de parcelamento de débito anteriormente e que deixaram de pagar quaisquer das parcelas, poderão requerer novo parcelamento. O não cumprimento do parcelamento concedido acarretará no cancelamento do incentivo fiscal.
Os plantões acontecem sempre das 9h às 16h, nos seguintes dias: 6, 13 e 20 de dezembro; 3 e 10 de janeiro, no prédio da Prefeitura de Ubatuba, na Avenida Dona Maria Alves, 865. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Vôlei de Ubatuba sobe ao pódio na Livovali
Duas medalhas de ouro e uma de prata no final de semana

Ubatuba - As equipes de vôlei de Ubatuba disputaram várias partidas decisivas pela Liga de Vôlei do Vale do Paraíba e Litoral Norte (Livovali), no último final de semana. A equipe pré mirim masculina conquistou a medalha de ouro, no domingo, 30, ao vencer a segunda partida do play-off final contra a equipe Taubaté/ADCFord/LTV/DEL , por três sets a zero (parciais 25x11 / 25x5 / 25x23).
A equipe infantil feminino conquistou a medalha de prata, no sábado, 29, em São José dos Campos. Em uma partida emocionante, a vitória ficou com a equipe da Orion/ Fadenp/ Atleta Cidadão, que venceu por três sets a dois (25x22/ 21x25/ 27x25/2 2x25/ 16x14), e a equipe do vale fechou o play-off com duas vitórias.
Outra equipe que conquistou a medalha de prata no sábado, foi a mirim masculina, ao perder a segunda partida do play-off para a S. E. R. Jacareí por tres sets a zero (25x18/ 25x19/ 25x22).
A equipe infanto juvenil masculino ficou com a quarta posição no torneio, com a derrota do último domingo, para a equipe de Jacareí, por três sets a zero.

Mirim joga nesta quinta
Nesta quinta-feira, 4, a equipe mirim feminino faz a segunda partida do play-off contra a equipe da Orion/ Fadenp/ Atleta Cidadão, às 18h30, no ginásio da Cidade Jardim, em São José dos Campos. O primeiro jogo foi disputado quarta a noite em Ubatuba. Caso haja necessidade, a terceira partida será disputada no domingo, também em São José.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)
 

Poesia Topo

Anuncie

Pescador de almas

Na escolha dos apóstolos
muitos eram pescadores, de profissão;
para fazer o milagre da multiplicação,
por duas vezes,
Jesus escolheu o peixe e o pão;
atendendo a um pedido seu,
uma rede, de peixes se encheu;
quando Jesus Cristo surgiu ressuscitado,
foi logo preparando um bom peixe assado;
e se ocupando de salvar
nossas almas de pecadores,
Nosso Senhor Jesus Cristo
foi o maior dos pescadores.


Félix Cabral
Assinem o abaixo assinado em apoio ao pescador Seu Júlio do Félix, na colônia dos pescadores.

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

CUIDAR O PRESENTE

Sofremos ao tomar conhecimento de desastres naturais previsíveis e imprevisíveis. No Brasil já acostumamos a conviver com os previsíveis e a nada fazer para que se tornem imprevisíveis. É o que, técnicos climáticos, geólogos e especialistas em relevo, estão a criticar e, TODOS, lamentamos na catástrofe catarinense, em outras que ocorrem por todo o Brasil, se repetem ano a ano e poderiam ser totalmente evitadas ou minoradas. Para isso não faltam conhecimentos técnicos, avisos de geólogos, geógrafos, especialistas em clima e cientistas sociais. Faltam, sim, ouvidos aos administradores dos três níveis de governo, para ouvi-los, seguir suas orientações e tomar medidas preventivas, não permitindo a ocupação das áreas de risco, desmatamento e ocupação de encostas, margens de rios, várzeas de águas espraiadas e mantendo limpos leitos de rios, córregos e canais de águas pluviais. No outro extremo: removendo aqueles que já ocuparam essas áreas. Medidas simples que evitariam grandes perdas, materiais e humanas.
Autoridades estaduais e municipais, das regiões Sul e Sudeste, com municípios encravados na Serra do Mar, nos vales fluviais, nas suas encostas e nas planícies litorâneas, não podem esquecer os conselhos e constatações, tantas vezes repetidos, do maior geomorfólogo da história do Brasil, Dr. Aziz Nacib Ab´Sáber: As estruturas geológicas da Serra do Mar são podres. Submetidas a grandes e continuadas chuvas pode apresentar deslizamentos e aludes ou avalanches de terra e vegetação, seguidas de acomodação de camadas e protuberâncias no solo. Todo isso em circunstâncias normais. Devastada a vegetação e retirados os apoios é fácil prever o que vai acontecer.
A primeira vez que ouvi isso do Dr. Aziz foi em 1966, sobre o MORRO SANTA TERESA, em Santos, em um dia de estudo de campo da faculdade de Geografia da PUC-SP. Pediu para olharmos para baixo e observar as encostas ocupadas do morro e disse: “Todas essas casas, um dia, devem amanhecer na avenida. Não sei quando será esse dia, mas podem escrever”. Como previsto, o desastre aconteceu anos depois, com grandes perdas materiais e algumas mortes.
Ubatuba está situada nessa “estrutura geológica podre”, temos o terceiro maior índice pluviométrico do Brasil ( + - 3.000 mm3 ) e, nos últimos trinta anos, tivemos diversos avios prévios da natureza. Infelizmente nossos administradores fizeram ouvidos moucos a esses alertas ou, em atitudes de leniência e ou cumplicidade, toleraram a ocupação de áreas de risco, desmatamento e ocupação de encostas, margens de rios, áreas periodicamente inundadas etc, etc. Os resultados, os problemas e os sofrimentos todos conhecemos e não tivemos uma possível grande catástrofe.
Essas atitudes, do passado e do presente, devem ser abandonadas. É urgente remover obstáculos, apresentar soluções para os problemas e cuidar, cuidar, cuidar para que as ocupações em áreas de risco não continuem avançando. A natureza está avisando: “Cuidem do presente para prevenir o futuro”. Deixem loucuras o obras faraônicas de lado. “Quem avisa amigo é”.
VIVA UBATUBA! SEM DENGUE E SEM OPRESSORES.

Corsino Aliste Mezquita.
Ubatuba, 04 – 12 – 08.

Urgente!!!!!!!!!

Vamos preservar a Ilha Grande de Ubatuba! Atualmente estamos recebendo muitas informações e orientações de como salvar nossa Amazônia, tantos programas ambientais que a mídia nos bombardeia a todo instante. A pergunta é, o que fazer para salvar esse pedaço de terra cercado de água por todos os lados tão pertinho dos ubatubenses? A nossa ilha grande de Ubatuba está a cada dia mais poluída por um tipo de resíduo de óleo que contorna toda ela e com certeza a raiz do problema é a parada dos barcos dos pescadores próximo a ponte que liga a praia de Iperoig até a praia do Perequê-açu. Tenho imóvel nas proximidades e posso acompanhar os desmatamentos que têm ocorrido além do vazamento desse óleo que contamina todo o local. A diversidade de pássaros é grande disputando lugares com as garças, paturis e peixes e toda “essa gente” não tem como denunciar essa agressão. Deixo aqui registrado o meu grito de alerta em defesa da ilha e me candidato como voluntária para executar todo trabalho de conscientização aos pescadores se for preciso. Gostaria de acompanhar esse trabalho de perto em relação a esse tipo de contaminação por óleo .
Muito obrigada pela atenção

Márcia Denise Antunes Santos

Para o sol voltar a brilhar

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Escuna em Ilhabela  © Edson Del Rio

Escuna em Ilhabela
© Edson Del Rio

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor