Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quart- Feira, 21 de Janeiro de 2009 - Nº 2066 Edições Anteriores

Villa Di Capri

Região
Polícia Militar vai intensificar o combate ao Transporte Clandestino no Litoral Norte

Caraguatatuba
Entrevista coletiva foi adiada
Começam a chegar as matérias e fotos que concorrem ao Prêmio Francisco de Sales e Dom Bosco.

Ilhabela
Carnaval 2009: escolas de samba de Ilhabela levam preservação ambiental e homenagens para à avenida
Parque Estadual de Ilhabela completa 32 anos de História e Preservação
Prefeito Toninho Colucci faz vistoria no bolsão de travessia de balsa e aponta necessidade de melhorias
Prefeito de Ilhabela pediu ao governador José Serra investimento na travessia para proporcionar conforto e agilidade aos usuários
Prefeito Toninho Colucci recebe a visita do deputado federal Edson Aparecido e reitera “tolerância zero” com a Sabesp
Prefeitura dá inicio ao Verão Ilhabela Viva 2009 na próxima quinta
Prefeitura de Ilhabela inicia reforma de flutuantes do receptivo de navios e decks da Vila
Associação Creche de Ilhabela apresenta nova unidade do Bexiga à Câmara Municipal
Câmara de Ilhabela e Conselho de Educação discutem mudanças na Concessão de Bolsas de Estudo
Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer organiza Jogos Estudantis em Ilhabela
Ilhabela abre inscrições para Concurso da Rainha do Carnaval e Rei Momo 2009
Indicação de nomes para participar do Conselho de Bem Estar Animal termina no dia 30 em Ilhabela
Secretária de Educação de Ilhabela está otimista para volta às aulas e aposta nas mudanças


São Sebastião
Câmara de São Sebastião proíbe viagem de vereador a Congressos
Reunião na Transpetro
Vereador de São Sebastião promete lutar por pró-labore para policiais
Vereadores estão preocupados com o desemprego em São Sebastião

Ubatuba
Associação Ubatuba de Surf – AUS oferece descontos exclusivos para seus associados
Cresce o número de associados da Associação Comercial de Ubatuba
Ubatuba envia água potável a Paraty
Operação pente-fino no Itaguá atinge 60% dos imóveis
Futsal feminino de Ubatuba diz adeus à Taça Vanguarda

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo


Polícia Militar vai intensificar o combate ao Transporte Clandestino no Litoral Norte

Litoral Norte - O subcomandante da Polícia Militar, major Evandro Rogério Góes, durante a reunião da Unitrans (União dos Transportadores por ônibus do Litoral Norte do Estado de São Paulo), na manhã de hoje, dia 15, na sede da empresa Ecobus, em São Sebastião, afirmou que está prevista uma operação especial para combater o transporte clandestino no Litoral Norte.
A iniciativa atende a um pedido feito pelos representantes das empresas de ônibus das cidades litorâneas, a Ecobus e a União do Litoral (São Sebastião); Praiamar (Caraguatatuba), Transporte Ubatuba e Auto Viação Ilhabela.
A operação de combate ao transporte clandestino deve ter início a partir da próxima semana, nos quatro municípios da região, de forma simultânea, nos horários e locais de maior fluxo de veículos.
Para colaborar com a operação da PM, a Unitrans vai enviar ao comando um dossiê com dados e imagens dos veículos usados para o transporte ilegal de passageiros. A associação pretende atualizar os dados a cada 15 dias.
De acordo com o major, as informações serão úteis e vão facilitar o trabalho da Polícia Militar.
"A estratégia da PM é atuar de forma simultânea em todos os municípios, inclusive buscando a parceria da Prefeitura através dos órgãos de fiscalização tributária e de tráfego", explica o major.
O interessado em contribuir para o combate ao transporte clandestino na região pode fazer a denúncia pelo telefone gratuito da Polícia Militar, o número é 0800 190 555 ou procurar à sede do 20º Batalhão, localizado no Centro Histórico, de São Sebastião.
A denúncia deve conter a placa do veículo que está sendo utilizado em ação ilegal, o tipo de público que está utilizando o transporte e o itinerário percorrido.

Presidência
Durante a reunião dos representantes das empresas de ônibus do Litoral Norte também ficou definido que a presidente da Unitrans (União dos Transportadores por ônibus do Litoral Norte do Estado de São Paulo) será a gerente administrativa da Ecobus, Fábia Barbosa Alves. A escolha ocorreu por meio de votação e a decisão foi unânime.
O objetivo da Unitrans é representar as empresas de ônibus, visando combater o transporte clandestino na região que, além de ilegal, não oferece segurança aos passageiros, não cumpre deveres trabalhistas e sociais, não respeita os direitos dos idosos, estudantes e deficientes físicos, burlando, também, a legislação municipal.
"A proposta da Unitrans é garantir o transporte urbano de qualidade para a população do Litoral Norte, o que só é possível com o fortalecimento das empresas e o combate ao transporte clandestino. Para isso, vamos buscar apoio de autoridades políticas, líderes da comunidade e, se for preciso, da justiça", disse a presidente.
(Fonte:Unitrans)


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Entrevista coletiva foi adiada
Prefeito Antonio Carlos terá reunião com secretários estaduais na capital

Caraguatatuba - A entrevista coletiva com o prefeito Antonio Carlos, marcada para as 9h do próximo dia 22 de janeiro, foi adiada em virtude de compromissos assumidos pelo prefeito em São Paulo. Uma nova data será agendada em breve.
Na próxima quinta-feira, 22, o prefeito estará em São Paulo, em reunião com o ex-governador Geraldo Alckmin, que assume a secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. O anúncio da nomeação de Alckmin foi feito na última segunda-feira, 19, pelo governador José Serra. A pasta até então era ocupada pelo vice-governador Alberto Goldman.
Amanhã, 21, Antonio Carlos tem reuniões agendadas com a secretária
Estadual de Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, e com o secretário Estadual de Habitação, Lair Alberto Soares Krähenbühl.
(Fonte: Agnes Arruda)

Começam a chegar as matérias e fotos que concorrem ao Prêmio Francisco de Sales e Dom Bosco.

Caraguatatuba - Começam a chegar as matérias e fotos que concorrem ao Prêmio Francisco de Sales e Dom Bosco. O concurso, realizado pela Diocese de Caraguatatuba está em sua 2ª edição, mas já mantem a proposta de estreitar relações com a imprensa desde o ano de 2001.
Este ano, além dos profissionais, também alunos dos cursos de Comunicação Social foram incluídos. A premiação será feita no dia 24 de janeiro de 2009, Dia de São Francisco de Sales, durante um café da manhã com os profissionais e convidados, mas as inscriçções das matérias e vídeos se encerram no dia 30 de novembro.
O Portal de Notícias Litoral Virtual é parceiro na publicação das matérias e fotos que não encontrarem espaço na mídia imprensa.
Não fique de fora desta "festa" que propõe renovar a responsabilidade social dos profissionais de imprensa com a produção de matérias que priorizem a promoção da vida, em todos os aspectos, a partir de problemas e propostas reais de atuação.
Informações no site www.diocesecaraguatatuba.com.br ou no Portal Litoral Virtual.
(Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Carnaval 2009: escolas de samba de Ilhabela levam preservação ambiental e homenagens para à avenida

Ilhabela - As escolas de samba de Ilhabela levarão para a avenida este ano temas voltados à preservação ambiental e muitas homenagens. Segundo a presidente da Liga das Entidades Carnavalescas de Ilhabela (LECI), Noemi Petarnella, as quatro agremiações já se preparam para o desfile que será realizado na segunda-feira de Carnaval, dia 23 de fevereiro.
A atual campeã "Unidos de Padre Anchieta", da Vila, debaterá o tema "Águas". Já a "Mocidade Independente de Ilhabela", também da Vila, vem com o enredo "Tamoios guerreiros, guardiões deste paraíso chamado Brasil. É nessa estrada que eu vou rumo ao Litoral fazendo o meu Carnaval", numa abordagem sobre os índios Tamoios no país e a criação da estrada que liga o Vale ao litoral.
A escola de samba "Unidos do Garrafão", do bairro Água Branca, fará uma homenagem à Estação Primeira de Mangueira, a escola mais antiga do Rio de Janeiro. O "Grêmio Recreativo Cultural Água na Boca", do bairro Perequê, traz o tema "Brasil Terras de Encantos Mil".
Este ano a escola de samba "Mocidade Sul da Ilha" não desfilará e, segundo a LECI, passará por reestruturação administrativa para retornar no Carnaval de 2010. Cada agremiação desfilará com média de 300 componentes e quatro carros alegóricos. "O Carnaval de Ilhabela está cada vez mais bonito. Depois da fundação da liga, o desfile das escolas de samba ganhou destaque", ressaltou Noemi.
O Carnaval 2009 de Ilhabela começa na sexta-feira (20/2) com os blocos de embalo. No sábado (21/2) e domingo (22/2) tem o desfile dos sete blocos de enredo filiados à liga.
Já a terça-feira (24/2) de Carnaval tem o tradicional "Banho da Dorotéia", na Vila, logo após a apuração dos resultados do desfile das escolas de samba. À noite tem a Apoteose com a escola campeã e a vice. As escolas de samba e blocos de enredo recebem subvenção municipal. A Prefeitura de Ilhabela prepara ainda outras atrações para este Carnaval, como bailes populares com marchinhas carnavalescas.
As inscrições para o "Banho da Dorotéia" e desfile dos blocos de embalo podem ser feitas no Instituto Cultural, na avenida Princesa Isabel, 1682, no Perequê(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Parque Estadual de Ilhabela completa 32 anos de História e Preservação

Ilhabela - O Parque Estadual de Ilhabela (PEIB) completa amanhã, 32 anos de história e preservação e está oferecendo passeios monitorados nas trilhas da Água Branca, da Pancada D’água e do Veloso. Os interessados devem juntar um grupo de pessoas e agendar o passeio na sede do PEIB para percorrer as trilhas com monitoramento.
Segundo a diretora do Parque, Carolina Bio Poletto, haverá um evento interno em comemoração à data que vai integrar funcionários do Parque e de secretarias da Prefeitura que são ligadas com as atividades do órgão, como Meio Ambiente, Turismo, Cultura, Educação e Defesa Civil. Para ela, a intenção é fazer com que essas pessoas se conheçam e troquem idéias. “Vamos fazer uma coisa simples para ter essa integração. Queremos que essa gestão já comece em parceria com o Parque”, comenta a diretora.
Os funcionários se encontrarão na sede do Parque Estadual, no Centro da cidade às 13h30, onde vão conhecer um pouco da história, instalações, principais projetos e parcerias que o órgão mantém com a Prefeitura. Saindo de lá o grupo vai seguir rumo a trilha da Água Branca.
A população de Ilhabela também vai ter a oportunidade de estar em contato com a história e realizações do Parque Estadual numa exposição que será realizada a partir desta terça-feira, na Praça das Bandeiras, em frente à secretaria de Cultura, no Centro.

História do PEIB
O Parque Estadual de Ilhabela foi criado em 20 de janeiro de 1977 por meio do Decreto Estadual nº 9.414 e regulamentado através do Decreto Estadual nº 25.341 em 04 de junho de 1986.
Com área de 27.025 Hectares, abrange cerca de 85% do município, onde os limites são definidos por cotas altimétricas que variam de 200m e 100m, e a divisa com as áreas de responsabilidade da marinha.
As demais Ilhas, Ilhotas e Lajes que compõem o Arquipélago estão integralmente abarcadas pelo Parque perfazendo um total de 12 ilhas, duas ilhotas e duas lajes.
O Parque é uma unidade de conservação de proteção integral de uso indireto dos recursos naturais, conforme a Lei Federal 9985/2000 – que criou o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e é administrado pela Fundação Florestal – SP – órgão ligado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente.
Reconhecido pela UNESCO como um núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o Parque Estadual de Ilhabela tem sob sua área geográfica a maior parte da cobertura vegetal do município de Ilhabela, o que o torna o guardião da biodiversidade.
Tombado pelo Condephaat, ao abarcar algumas ilhas, auxilia na manutenção da cultura caiçara propiciando a continuidade de identidade dos povos tradicionais.
Estão inseridas nos Limites do Parque cinco comunidades tradicionais. São elas: Praia da Figueira, Saco do Sombrio, Saco das Tocas, Ilha de Búzios e Ilha da Vitória.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeito Toninho Colucci faz vistoria no bolsão de travessia de balsa e aponta necessidade de melhorias
Prefeito de Ilhabela pediu ao governador José Serra investimento na travessia para proporcionar conforto e agilidade aos usuários

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), realizou uma vistoria no bolsão de travessia de balsas, no bairro Barra Velha, na tarde de sexta-feira (16/1). Ele apontou vários problemas que deverão ser solucionados pela Prefeitura.
Colucci salientou, por exemplo, uma obra de revitalização deixada inacabada pela administração anterior. Segundo ele, a troca de piso das calçadas será concluída. “Os decks de madeira também terão de ser reformados ou substituídos, pois se encontram em mau estado de conservação”, citou.
Toninho Colucci também quer dar a utilização adequada para uma estrutura de madeira instalada no bolsão de travessia. “Fizeram um deck de madeira para pesca num lugar onde é proibido pescar. Vamos dar um novo destino para esta estrutura, como utilizá-la como um novo abrigo de passageiros”, citou.
Quanto ao serviço de travessia de balsa, o prefeito de Ilhabela pediu investimentos do Governo do Estado para proporcionar conforto e agilidade aos usuários. Na tarde de sexta-feira, Colucci esteve com o governador José Serra, durante visita a Caraguatatuba.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeito Toninho Colucci recebe a visita do deputado federal Edson Aparecido e reitera “tolerância zero” com a Sabesp

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), recebeu no final da tarde de quarta-feira (14/1) a visita do deputado federal Edson Aparecido, ex-presidente da Executiva Estadual do PSDB. A reunião no gabinete contou com a presença dos secretários Lídia Sarmento (Educação), Luiz Lobo (Esportes) e Julio Cezar de Tullio (Chefe de Gabinete), além dos vereadores Valdir Veríssimo (PPS) - presidente da Câmara de Ilhabela, Marinho (PV), Erick Pinna (PR), Jovelino Brito (PR), Roberto Timbada (PDT) e Carlinhos (PMDB).
Toninho Colucci revelou ao deputado que uma de suas prioridades na administração é cobrar da Sabesp o investimento em saneamento básico no município. “Ilhabela tem apenas 4% de rede de esgoto e antes mesmo da posse já iniciamos a cobrança para que empresa faça este investimento na cidade. Durante a campanha já deixamos claro a tolerância zero com a Sabesp, que há anos nos deve este investimento”.
O deputado federal Edson Aparecido (PSDB-SP) informou que irá agendar uma audiência com o superintendente da empresa para tratar dos investimentos em saneamento básico.
Aparecido esteve entre os seis deputados federais brasileiros que foram convidados como observadores da eleição americana, que terminou com a vitória de Barak Obama. Na visita a Ilhabela, ele informou que apresentará emendas para investimento no turismo e também ajudará na obtenção de recursos junto ao Dade – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias, órgão do Governo de São Paulo, para a construção de um Centro de Convenções. Edson Aparecido foi o segundo deputado federal a visitar o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, após sua posse. Pela manhã, o prefeito já havia recebido o deputado Beto Mansur (PP-SP).(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura dá inicio ao Verão Ilhabela Viva 2009 na próxima quinta
Várias atrações estão previstas na programação entre atividades esportivas e recreativas

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, promove entre os dias 22 de janeiro e 15 de fevereiro, o Verão Ilhabela Viva 2009, que reúne diversas atividades esportivas e recreativas em diferentes praias da cidade.
O evento tem início nesta quinta-feira (22/1), na Praia da Armação, onde estão programados diversos eventos esportivos, além de disponibilizar para as crianças brinquedos e recreações infantis. “Queremos oferecer várias opções de lazer durante o evento, além de proporcionar atividades físicas a moradores e turistas”, frisa Luiz Lobo, secretário de Esportes, Lazer e Recreação.
Ao todo, serão três praias contempladas: Armação, Praia Grande e Perequê. “A idéia é descentralizar o evento, de forma que todos os moradores e turistas, tanto do sul, norte ou centro da cidade participem do evento”, destaca Luiz Lobo.
Das atividades esportivas, o público poderá conferir de perto, partidas de Beach Soccer e Beach Rugby, praticar aulas de Ginástica e Dança, e participar da Caminhada Noturna de Verão. No mar, a atração fica por conta do I Natação de Verão Ilhabela Viva 2009 e da Corrida de Canoa Caiçara e Caiaques.
O Verão Ilhabela Viva 2009 é uma realização da Prefeitura de Ilhabela com patrocínio da Sabesp. Para mais informações sobre o evento entrar em contato com a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, no telefone (12) 3896-1765.

Programação:
22/01 à 25/01 – Praia da Armação
Beach Soccer, Ginástica e Dança e Recreação Infantil com Brinquedos.
28/01 à 1/2- Praia Grande
Beach Soccer, Ginástica e Dança, Recreação Infantil com Brinquedos, Corrida de Canoa Caiçara e Caiaque e Natação.
04/02 a 15/02 – Praia do Perequê
Beach Soccer, Ginástica e Dança, Recreação Infantil com Brinquedos, Beach Rugby, Vôlei de Praia.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura de Ilhabela inicia reforma de flutuantes do receptivo de navios e decks da Vila
Trata-se da primeira obra do governo do prefeito Toninho Colucci. “A medida proporcionará mais segurança para moradores e turistas que visitam Ilhabela”

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Obras, Planejamento Urbano e Serviços Públicos, iniciou esta semana a reforma dos flutuantes utilizados no receptivo de navios transatlânticos, na Vila. Os decks de madeira instalados na orla também estão sendo recuperados.
Trata-se da primeira obra do governo do prefeito Toninho Colucci (PPS), que assumiu a Prefeitura há 19 dias. “A medida proporcionará mais segurança para moradores e turistas que visitam Ilhabela”, ressaltou Colucci. Até o final do verão, o município atingirá a marca de 96 escalas de transatlânticos. “Esta é a porta de entrada dos passageiros que desembarcam dos navios em Ilhabela e os flutuantes necessitavam destes reparos, pois sofrem com a ação do tempo”, completou o prefeito.
As estruturas de ferro dos flutuantes serão reformadas. Todo o piso também receberá nova camada de concreto. Já os decks de madeira terão vigas e algumas tábuas substituídas.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Associação Creche de Ilhabela apresenta nova unidade do Bexiga à Câmara Municipal

Ilhabela - O presidente da Câmara de Ilhabela, professor Valdir Veríssimo, visitou a nova unidade da Creche do bairro do Bexiga, sul de Ilhabela, na manhã desta terça-feira (20/1). Com a aquisição deste prédio e do imóvel que abriga a creche do bairro do Reino, a Associação Creche de Ilhabela passa a atender com apenas duas unidades alugadas, sendo as outras cinco em prédios próprios.
A visita se deu a convite da diretora pedagógica da Associação, Maria Catarina Roefero e contou com a presença da secretária de Ação Social, Nanci Zanato, sócio-fundadora da entidade, e do presidente da Associação, Manoel Coelho.
Atualmente a creche do Bexiga atende 25 crianças com idades entre um e três anos e meio. No geral, a Associação Creche de Ilhabela recebe 700 crianças. A sede, na Barra Velha, conta com berçário e sala de convivência para crianças de um ano. De acordo com Catarina, a intenção é implantar salas de convivência nas sedes dos bairros do Reino e Itaquanduba.
"Como sócio-fundadora da creche estou muito emocionada, neste ano só tenho tido alegrias", ressaltou a secretária Nanci Zanato, referindo-se também ao convênio recentemente firmado entre Associação Creche, Petrobras e Prefeitura, por meio da pasta de Ação Social.
O presidente da Câmara ficou satisfeito com o espaço adquirido pela unidade e se dispôs a buscar o apoio da secretária de Educação, Lídia Sarmento, para a cessão de um dos novos veículos adquiridos pela pasta a fim de servir à entidade no projeto "Integração entre as Creches". Valdir Veríssimo também pretende buscar apoio para a Associação em outras esferas
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Câmara de Ilhabela e Conselho de Educação discutem mudanças na Concessão de Bolsas de Estudo

Ilhabela - A Câmara de Ilhabela e o Conselho Municipal de Educação discutiram mudanças na Lei 482/93 que versa sobre a Concessão de Bolsas de Estudo, em reunião realizada na última quarta-feira (14/1) no Paço Municipal. Entre os presentes estavam o presidente da Casa de Leis, Valdir Veríssimo (PPS) e os pares Roberto Timbada (PDT), Erick Pinna (PR), Carlos Alberto, Carlinhos (PMDB), Luiz Mário, Marinho (PV) e Jovelino Brito, Jove (PR), além de Lídia Sarmento, secretária de Educação e Nuno Gallo, vice-prefeito.
O projeto foi proposto pelo vereador Márcio Garcia (PTB) em parceria com o presidente Valdir Veríssimo. Os parlamentares foram procurados por muitos estudantes e após uma análise mais crítica à Lei 482/93, concluíram que as alterações eram necessárias. "Olhando atentamente, é notório que muitas mudanças atendem casos isolados e esse não é o intuito da Lei, ela precisa regimentar o coletivo", explicou Márcio Garcia, que não compareceu à reunião por compromissos anteriormente assumidos.
Uma das alterações propostas por consenso de parlamentares e conselheiros será a exigência da conclusão do Ensino Fundamental e Médio no município. "Dessa forma, acreditamos que o ensino público da cidade será valorizado, assim como aquelas pessoas que sempre estudaram em Ilhabela", destacou o presidente da Câmara. A medida também será usada para comprovar efetivamente através do histórico escolar, a residência do estudante há mais de cinco anos em Ilhabela.
Outra mudança proposta será o prazo de requerimento do beneficio, que hoje, de acordo com o artigo 7º da referida legislação, estende-se até o dia 10 de abril e a 20 de julho para cursos semestrais. Esse espaço deverá ser reduzido para meados de fevereiro, uma vez que os conselheiros precisam analisar individualmente cada caso e como muitos estudantes deixam para entrar com o pedido de concessão de bolsas "na última hora", os processos ficam acumulados e o tempo para análise escasso.
Uma das alterações defendidas pelo vereador Calinhos e pelo vice-prefeito Nuno Gallo, diz respeito aos percentuais concedidos. Para eles, o critério de renda per capta às vezes não se faz suficiente e, dessa maneira, uma alternativa seria usar também o valor do curso. "Dar 15% de bolsa para um curso de até R$ 300 é uma coisa, mas o mesmo percentual para quem faz medicina, por exemplo, é irrisório", opinou o vice-prefeito. A idéia também foi defendida pelo presidente Valdir Veríssimo.

Reembolso em horas trabalhadas
Um dos pontos mais debatidos no encontro foi o reembolso em horas de trabalhos gratuitos que deve ser prestado pelos estudantes beneficiados, previsto no artigo 6º da legislação. "É preciso criar meios para fazer valer esse artigo", ressaltou a secretária Lídia Sarmento.
De acordo com a conselheira Selma Garcez, as pastas de Turismo e Esportes já solicitaram a listagem dos beneficiários de cursos pertinentes aos setores a fim de colocar o artigo em prática, mas há outra grande maioria que acaba terminando a faculdade sem pagar as 300 horas (100 a cada ano) para o município.
Regras para a normatização dessa medida serão estudadas pelos conselheiros. "A Câmara determina a legislação, mas a normatização compete ao Conselho. É preciso sim, criar mecanismos para que o estudante volte e preste serviços no município, pois o dinheiro público que foi investido nele deve retornar para a cidade", opinou o presidente da Câmara.
O autor do projeto, Márcio Garcia, também defende a idéia. "O bolsista tem direitos, mas também não pode esquecer que também existem os deveres. É necessário sim uma regulamentação mais específica para que os estudantes possam pagar essas horas".
Por fim, Valdir Veríssimo propôs aos pares presentes a revogação da Lei 515/2007 que acresceu três artigos na Lei de Concessão de Bolsas. Segundo o parlamentar, que já esteve à frente do Conselho de Educação como presidente, os dispositivos são impraticáveis, uma vez que ao solicitar a bolsa, o estudante recebe uma lista de documentos que precisa ser apresentada, cabendo ao interessado providenciar no prazo estipulado. No caso de falta de algum documento, a Lei pede a geração de um comunique-se concedendo mais 15 dias de tolerância e estipula ao Conselho a análise do pedido até cinco dias antes do vencimento da matrícula ou mensalidade, sob pena do beneficiário receber os valores cumulativamente. "Quem vai entregar o comunique-se?", questiona o presidente da Câmara, que vai além: "Pensa-se muito no bolsista, que deve sim ter os seus direitos preservados, mas não se pensa no conselheiro, que desempenha um trabalho voluntário e precisa conciliar suas atividades particulares. Com isso, o tempo para análise individual de cada pedido como deve ser, fica escasso, ou seja, esses artigos são impraticáveis", explicou.
O projeto com as alterações deve ser apresentado à Câmara em 3 de fevereiro, na primeira sessão Ordinária do ano. Atualmente 137 estudantes são beneficiados com Bolsas de Estudos e a Prefeitura destina R$ 300 mil anuais para suprir essas despesas. Para 2009, o valor deve ser reajustado a R$ 450 mil.
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer organiza Jogos Estudantis em Ilhabela
Os jogos estão previstos para serem realizados entre os dias 30 de maio e 6 de junho

Ilhabela - O secretário da Juventude, Esportes e Lazer de Ilhabela, Luiz Lobo, esteve reunido na tarde desta quinta-feira (15/1) com representantes das escolas municipais, estaduais e particulares da cidade no intuito de apresentar a metodologia dos 1º Jogos Estudantis de Ilhabela, a serem realizados de 30 de maio à 6 de junho. O objetivo dos Jogos Estudantis, além de realizar uma integração entre as escolas por meio do esporte, é também descobrir novos talentos. “Para representarem o município em competições esportivas intermunicipais, estaduais e internacionais”, afirmou o secretário, Luiz Lobo.
Poderão participar alunos entre 6 e 18 anos, que serão divididos por categorias. Várias modalidades estão previstas, entre elas: basquete, futebol, vôlei, damas, queimada, atletismo, natação e outros. Será agendada pela secretaria segunda reunião para tratar da parte técnica dos Jogos Estudantis.
Para o professor de Educação Física, Jaílson Gomes da Silva, um dos professores da Escola Estadual Gabriel Ribeiro dos Santos, a volta dos Jogos Estudantis é de extrema importância para o município. “Depois de tanto tempo, os Jogos Estudantis vão ser realizados, com o resgate da cidadania, dando aos jovens a oportunidade de conquistar sua autonomia”, destacou.
A secretaria da Juventude, Esportes e Lazer de Ilhabela promoverá um concurso para a realização do logotipo dos Jogos, onde cada escola terá sua Comissão Julgadora. Será escolhido um desenho por escola, onde outra Comissão Julgadora escolherá dentre as escolas, o logotipo oficial dos Jogos Estudantis. O aluno vencedor ganhará um computador, que será entregue na abertura do evento.
Participaram da reunião representantes das escolas estaduais, Anna Leite Julião Torres, Maria Gemma, Valdemar Belizário e Gabriel Ribeiro dos Santos, além de representantes das escolas particulares, São João, Objetivo e ACEI e da secretaria de Educação que coordena as escolas municipais. Os jogos também contarão com o apoio da secretaria da Educação e da Saúde.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Ilhabela abre inscrições para Concurso da Rainha do Carnaval e Rei Momo 2009

Ilhabela - A Liga das Entidades Carnavalescas de Ilhabela (LECI) está com inscrições abertas até o dia 29 de janeiro para o Concurso da Rainha do Carnaval e Rei Momo 2009. As pessoas interessadas devem comparecer no Instituto Cultural e Arqueológico, na avenida Princesa Isabel, 1682, no Perequê.
As candidatas a rainha do Carnaval devem ter no mínimo 16 anos e disponibilidade para participar dos eventos nas cinco noites de folia. Segundo a presidente da LECI, Noemi Petarnella, a vencedora será premiada com R$ 600, enquanto que a segunda colocada recebe o título de princesa e R$ 300.
O Rei Momo escolhido no concurso também receberá R$ 600. De acordo com a LECI, os candidatos não precisam ser obesos.
O concurso deverá ser realizado até o fim do mês, em data que será divulgada na próxima semana. Pelo menos cinco candidatas a rainha e três candidatos a rei já se inscreveram. “Nossa expectativa é que nesta semana tenhamos ainda mais pessoas inscritas para o concurso, pois esta é uma tradição do Carnaval”, destaca Noemi.
Ela lembra que os candidatos não precisam estar ligados a nenhuma agremiação carnavalesca e que o concurso está aberto para toda a região. Este ano, em Ilhabela,
as escolas de samba de Ilhabela levarão para a avenida temas voltados à preservação ambiental e muitas homenagens.
As quatro agremiações já se preparam para o desfile que será realizado na segunda-feira de Carnaval, dia 23 de fevereiro. A atual campeã “Unidos de Padre Anchieta”, da Vila, debaterá o tema “Águas”. Já a “Mocidade Independente de Ilhabela”, também da Vila, vem com o enredo “Tamoios guerreiros, guardiões deste paraíso chamado Brasil. É nessa estrada que eu vou rumo ao Litoral fazendo o meu Carnaval”, numa abordagem sobre os índios Tamoios no país e a criação da estrada que liga o Vale ao litoral.
A escola de samba “Unidos do Garrafão”, do bairro Água Branca, fará uma homenagem à Estação Primeira de Mangueira, a escola mais antiga do Rio de Janeiro. O “Grêmio Recreativo Cultural Água na Boca”, do bairro Perequê, traz o tema “Brasil Terras de Encantos Mil”.
O Carnaval 2009 de Ilhabela começa na sexta-feira (20/2) com os blocos de embalo. No sábado (21/2) e domingo (22/2) tem o desfile dos sete blocos de enredo filiados à liga.
Já a terça-feira (24/2) de Carnaval tem o tradicional “Banho da Dorotéia”, na Vila, logo após a apuração dos resultados do desfile das escolas de samba. À noite tem a Apoteose com a escola campeã e a vice. As escolas de samba e blocos de enredo recebem subvenção municipal. A Prefeitura de Ilhabela prepara ainda outras atrações para este Carnaval, como bailes populares com marchinhas carnavalescas.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Indicação de nomes para participar do Conselho de Bem Estar Animal termina no dia 30 em Ilhabela

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, convida toda a população para participar do Conselho de Saúde e Bem Estar Animal (COMSBEA). O conselho deve ser formado por três representantes da Prefeitura, mais um representante de associações ligadas à proteção animal, um representante de associações comunitárias e dois representantes da classe veterinária. Todos os membros efetivos terão um suplente. A indicação dos nomes termina no dia 30 de janeiro e o conselho terá a missão de definir as políticas públicas e ações para o controle de natalidade de cães e gatos.
Segundo a secretária de Saúde, Claudia Kerber, o controle de animais errantes foi um compromisso de campanha do prefeito Toninho Colucci e Ilhabela poderá se tornar modelo para outras cidades.
As ações incluem identificação dos animais por microchip, programas de castração, ações educativas integradas com o Programa de Saúde da Família e articulação com a Secretaria de Meio Ambiente para diminuir a quantidade de lixo disponível como alimento a estes animais. Cláudia explica que a articulação com as ONGs é muito importante para a realização de campanhas de adoção.
A secretária lembra ainda que o local onde serão feitas as castrações não serve como abrigo de animais, e sim como um centro cirúrgico com local para acompanhamento pré e pós-operatório. O abandono de animais é crime, previsto por lei, com multa de R$ 300.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Secretária de Educação de Ilhabela está otimista para volta às aulas e aposta nas mudanças

Ilhabela - As aulas do ensino municipal de Ilhabela retornam no próximo dia 9 de fevereiro e de acordo com a secretária de Educação, Lídia Sarmento, os professores e os cerca de 3,2 mil alunos vão se surpreender com algumas mudanças na grade curricular, conteúdo programático, entre outras.
Lídia conta que as unidades já estão sendo preparadas para a volta às aulas. “As novas gestoras já foram nas escolas, fizeram um diagnóstico e encaminharam um relatório de como encontraram a unidade”, relata a secretária. Segundo ela, as gestoras estão responsáveis em reorganizar o espaço físico. “Nós combinamos um remanejamento do mobiliário. Se uma escola tem dois armários e só precisa de um ela vai ceder esse móvel para outra que não tem ou que precisa de mais um”, explica.
A secretária falou ainda sobre a dedicação das gestoras que, embora estejam de férias, já estão indo às unidades. “Isso é muito legal, nós conseguimos motiva-las”, comemora Lídia Sarmento.
Para o retorno das férias estão programadas algumas reuniões. No dia 3 de fevereiro, todos os professores serão convocados para uma reunião geral, onde todas as mudanças serão apresentadas. Já os dias 4, 5 e 6 de fevereiro serão aproveitados para a realização de planejamento. “Cada professor vai para a sua unidade e ali vão preparar sala de aula, lista dos alunos, enfim preparar a escola para receber os alunos no dia nove”, explica a secretária.
Sobre a expectativa do volta às aulas, Lídia comenta que são as melhores. “Essas mudanças que estamos apresentando valorizam o trabalho do professor e facilitam a aprendizagem do aluno”, acredita. Para ela, a implantação das aulas de Educação Física, Artística e de Inglês na grade curricular aliviam o trabalho do professor na sala de aula, proporcionando uma oportunidade de preparar melhor as aulas e ter um contato maior com as coordenadoras. Já em relação aos alunos, a secretária diz que o aluno vai adorar sair da sala de aula para praticar outras atividades. “Eles conhecem mais do inglês do que podem imaginar”, fala.

Mais novidades
A secretária revelou ainda que tem a intenção de abrir vagas para o maternal na Rede de Ensino Municipal de Ilhabela. Lídia conta que a idéia surgiu da grande procura de pais que precisam trabalhar e não encontram vagas nas creches. Segundo ela, a secretaria está estudando a possibilidade de abrir três salas em escolas diferentes como projetos pilotos. A intenção é que o maternal seja implantado nas escolas Profª Severina Barbosa, no Itaquanduba, EMEI Salvador Arena, na Barra Velha, e Iracema França Lopes Corrêa, no Perequê.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)
 

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Câmara de São Sebastião proíbe viagem de vereador a Congressos

São Sebastião - O presidente da Câmara de São Sebastião, Luiz Antônio Santana Barroso (DEM), o Coringa, por meio do ato 002/2009, assinado ontem, dia 15, no final da tarde, proibiu a participação dos vereadores em Congressos fora do município, a não ser que os mesmos fiquem responsáveis pelos custos da viagem.
A participação dos vereadores em Congressos está prevista no Regimento Interno, no artigo 193, parágrafo único, onde consta que a iniciativa depende de autorização do presidente da Câmara e de disponibilidade financeira.
De acordo com o presidente da Câmara, a participação dos vereadores em Congressos e Seminários repercute mal perante a sociedade, imprensa e demais órgãos. "Na minha opinião, isso não acontece por culpa dos vereadores, mas na grande maioria das vezes por parte dos próprios organizadores dos eventos", explica.
Coringa acredita que esse tipo de evento, com objetivo pouco definido, ocupa as agendas dos vereadores e não justifica o gasto do dinheiro público.
"Eu acredito que os Congressos acrescentam pouca coisa no dia-a-dia dos trabalhos dos vereadores", diz.
O presidente da Câmara afirmou que antes de decidir assinar o ato não conversou com os demais vereadores, mas tem certeza de que ninguém vai se opor a essa decisão.
"Eu tenho certeza que todos vão me apoiar porque têm consciência de que essa medida faz parte de uma série de outras iniciativas que visam resgatar a imagem do Poder Legislativo", afirma.
No ano passado, apenas o vereador Robson Ceará (PPS) participou de Congresso fora do município, como presidente da Comissão Parlamentar de Obras, Serviços Públicos, Atividades Privadas, Meio Ambiente e Pesca, para tratar de ações em prol do desenvolvimento do porto sebastianense.
Antes disso, em abril de 2005, seis legisladores participaram do Congresso Nacional de Vereadores em Maceió (AL), sendo o ex-presidente Wagner Teixeira, Robson Ceará, Marcelo Filho do Marinho, Solange Ramos, Kotian e Guto, onde os assuntos abordados foram a coleta e o tratamento de esgoto, drenagem urbana, entre outros.
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Reunião na Transpetro

São Sebastião - O vereador de São Sebastião, Marcos Tenório (PMDB), esteve ontem na sede da Transpetro, onde participou de uma reunião com o coordenador de conformidade, Cláudio Santos de Oliveira, que estava interino no cargo do gerente Siniti Nagamine, além do funcionário Amilton. Durante o encontro, o vereador se colocou a disposição para intermediar a comunicação entre o Poder Legislativo e a Transpetro. Tenório também aproveitou para apresentar vários projetos que serão colocados em prática em prol da população sebastianense. "Esse ano espero aprovar projetos que visam à preservação do meio ambiente, incentivar a criação de estágios, a geração de mão-de-obra, além da implantação de cursos especializados para atender a população caiçara", conta o vereador.
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Vereador de São Sebastião promete lutar por pró-labore para policiais

São Sebastião - O vereador de São Sebastião, Marcos Jorge (PV), afirma que vai lutar para aprovar uma lei municipal, que possibilite o pagamento de pró-labore para os policiais civil, militar, ambiental, rodoviário e também para o bombeiro.
O objetivo é que a medida contribua para melhorar a segurança dos moradores e turistas que freqüentam a região. Hoje, um dos motivos do número baixo de efetivo policial é devido ao alto custo de vida no litoral, provocado pelo valor do aluguel de imóvel, alimentação, entre outros.
"As cidades de Ilhabela e Caraguá já pagam pró-labore para os policiais e agora vou batalhar para que isso ocorra também em São Sebastião", explica o vereador.
Os policiais militares que atuam em Ilhabela recebem um valor extra de R$ 400, por mês, referente a um convênio assinado entre o ex-prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira e a Secretaria de Segurança Pública do Estado.
A iniciativa foi aprovada pela Câmara por meio do Projeto de Lei 34/2002, que autorizou o executivo a conceder pró-labore aos policiais militares.
Já a Câmara de Caraguatatuba aprovou o Projeto de Lei que autoriza a Prefeitura a fazer o pagamento mensal de um pró-labore para policiais civis e militares na gestão do ex-prefeito José Pereira de Aguilar. A Prefeitura ficou de definir os valores por meio de um decreto.
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Vereadores estão preocupados com o desemprego em São Sebastião
Os vereadores de São Sebastião estão preocupados o desemprego na cidade e já estudam maneiras para tentar mudar esse cenário.

São Sebastião - De acordo com o vereador Ernane Primazzi (PSC), o Ernaninho, desde que assumiu o cargo, cerca de 40 pessoas, por dia, tem ido ao seu gabinete, na Câmara, mas 99% estão à procura de uma vaga de emprego.
"Estou assustado com o índice de desemprego na cidade, uma herança deixada pela administração passada", afirma.
De acordo com o vereador, a situação já foi discutida com o prefeito Ernane Primazzi, que, no próximo mês, deve iniciar um trabalho com foco no comércio local para encontrar a melhor maneira de incentivar a geração de empregos no município.
Para o vereador uma outra forma de combater o desemprego é apoiando os artesãos da cidade. "Hoje muita gente desconhece o grande número de artesão que tem na cidade, precisamos fazer um cadastro e valorizar essa mão-de-obra", diz.
PAT Itinerante - O vereador Marcos Tenório (PMDB) já adiantou que deve iniciar uma gestão junto ao governo municipal para instalar o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) itinerante na cidade.
"O desempregado não tem dinheiro para pagar passagem de ônibus e alimentação para vir se inscrever no PAT do centro da cidade. O objetivo é aproximar o PAT da população carente", explica.
Hoje, dia 15, às 14h30, o vereador esteve reunido com o gerente interino da Transpetro - Petrobrás, Cláudio Santos, e, entre diversos assuntos abordados, um deles foi o desemprego na cidade.
De acordo com o vereador, o problema do desemprego na cidade deve diminuir com a expansão do porto, que hoje gera cerca de 350 empregos diretos e aproximadamente 500 indiretos (como os trabalhadores que atuam em restaurantes e hotéis).
"Eu acredito que, com a construção de mais dois berços de atracação, o número de empregos na cidade vai duplicar, com a abertura de novos comércios e da necessidade de criar novos serviços", diz.
Menos Burocracia - O vereador Maurício Bardusco (PPS), que é comerciante, acredita que uma forma do governo municipal incentivar a geração de empregos é atuando para diminuir a burocracia que envolve a abertura de novos comércios e, por outro lado, propondo uma penalidade mais rigorosa para as empresas que não respeitarem a lei.
"A maior facilidade na regularização das empresas iria contribuir para diminuir a informalidade".
Consciência - De acordo com o vereador Marcos Jorge (PV) é preciso orientar as pessoas que o vereador não tem competência para executar projetos que visam à geração de empregos, mas podem contribuir com a aprovação de leis. "Algumas pessoas confundem o papel do vereador com assistencialismo. Isso acontece de forma geral, não só em São Sebastião", afirma.
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

Associação Ubatuba de Surf – AUS oferece descontos exclusivos para seus associados

Ubatuba - Chamado de "Amigos do Surf", este programa é resultado da parceria com empresas de Ubatuba que disponibilizam descontos aos sócios da Associação Ubatuba de Surf.
Estes descontos são de acordo com a disponibilidade da empresa e pré-estabelecidos em contrato com a AUS além de poderem ser direcionados para dias determinados.
O estabelecimento parceiro recebe ainda um adesivo de identificação da parceria "Amigo do Surf" e o comerciante além de ter sua marca vinculada ao principal esporte da cidade, recebe espaços dentro da sede, do site e de eventos da AUS podendo divulgar ainda mais seus serviços e produtos.
Hoje a AUS conta com cerca de 300 sócios moradores de Ubatuba e região que consomem diretamente no comércio da cidade e priorizam os estabelecimentos "Amigos do Surf".
Empresas interessadas em se tornar "Amigos do Surf" devem entrar em contato pelo e-mail: atendimento@aus.org.br ou pelo telefone (12) 3833-2649 falar com Marcela.
Acesse: www.aus.org.br (Fonte: ACIU)

Vagas de Emprego

Ubatuba - O Restaurante Trattoria Nucci contrata urgente: Garçom, cozinheiro e ajudante de cozinha com referências de Ubatuba.
As entrevistas são realizadas de segunda à sexta feira, às 15h00 no local: Av. Leovigildo Dias Vieira, 300- Itaguá. Falar com Wilson ou Maria Vianna.(Fonte: ACIU)

Cresce o número de associados da Associação Comercial de Ubatuba

Ubatuba - Durante o período de 2007/2008 a Associação Comercial de Ubatuba registrou 195 novas filiações.De acordo com o gerente executivo da Aciu, Célio Moraes Stefani, o número de novas filiações não significa necessariamente crescimento no número de associados. Ele explica que todo mês há perdas de associados, principalmente pela falta de pagamento das mensalidades. "Para se ter uma idéia como o número de filiações é relativo, em 2007 tivemos 124 filiações contra 71 em 2008, mas o número de associados subiu, pois em janeiro de 2008 tínhamos 803 associados e hoje durante o mesmo período, temos 811".
Desde sua fundação, em 04 de abril de 1972, o número de associados da entidade veio aumentando consideravelmente a cada ano. A Aciu começou com cerca de 50 associados.
Atualmente Ubatuba tem aproximadamente 5.000 comércios entre formais e informais e para Moraes Stefani, que gerencia a entidade há 17 anos, ter 811 associados é um número bastante expressivo. "Para comparar com outras cidades, as Associações Comerciais de São José dos Campos e Taubaté tem hoje seus 1.000 associados, em Pindamonhangaba 500 e Guaratinguetá 650, pelo tamanho das cidades e pelo comércio que elas possuem dá para ver que Ubatuba tem um número respeitável de associados".
Segundo o presidente da Aciu, Ahmad Khalil Barakat, que já está em sua segunda gestão, a divulgação da Aciu foi essencial para o crescimento da entidade. "Nossos associados contam também, com uma série de serviços e vantagens, como descontos no comércio da cidade e em vários segmentos como convênios médicos, contam também com os nossos cursos, palestras e treinamentos que estão disponíveis o ano todo, consultas em geral, divulgações, informações, alertas, vagas de emprego, pesquisas, o nosso clube, entre muitos outros", exemplifica.
Barakat acrescentou que uma das maiores conquistas da Aciu em sua gestão, foi a aquisição da sede própria e a vinda do Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor, que está entre os postos mais ativos e bem conceituados da região.
Para o presidente, uma das maiores preocupações da entidade é defender e amparar as classes que representa, contribuindo no que for necessário para o melhor desenvolvimento do comércio do município.

Associados satisfeitos
Em uma recente pesquisa informal realizada pela entidade com seus associados, 90% se disseram muito satisfeitos com as realizações da Associação Comercial de Ubatuba e deram várias sugestões para as realizações deste ano.
" É com grande satisfação que tenho só a agradecer pelo ano que tivemos junto a Aciu, pois nós comerciantes e empreendedores dessa cidade estamos tendo um grande respaldo e apoio dessa entidade. Agradecemos pelo excelente atendimento de todos, principalmente das meninas do balcão, pela atuação do Sebrae sempre nos trazendo cursos muito bons e por toda atenção que recebemos, fui informada também de todos eventos possíveis da cidade, agradeço por todas as parcerias que estão atuando junto a Aciu e pela preocupação da entidade com os comerciantes, agilizando, informando e facilitando nossas vidas com serviços sempre nos trazendo novidades", diz a associada Fernanda Freire, do Centro Náutico Kauai.(Fonte: ACIU)

Ubatuba envia água potável a Paraty

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, em parceria com a Sabesp, tem prestado solidariedade aos moradores de Paraty, que sofreram com uma tromba d’água que aconteceu na última sexta-feira, 09. Devido à forte chuva, a cidade inteira está sem água potável. Diariamente, Ubatuba está enviando dois caminhões-pipa, contendo aproximadamente 10 mil litros de água, que estão sendo distribuídos pela Defesa Civil de Paraty.
Para o prefeito Eduardo Cesar, o acontecimento com a cidade vizinha é lamentável e não poderia passar despercebido. “Já que estamos tão próximos, podemos e devemos prestar o nosso apoio. Temos visto casos parecidos em diversas cidades do Brasil e não podemos ser omissos. O cidadão ubatubense que quiser também colaborar, pode fazer doações de água potável no Corpo de Bombeiros de Ubatuba, que será encaminhada à população de Paraty.” (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Equipe nigeriana vence amistoso em Ubatuba
Com bom toque de bola, meninas do Ikot Abasi Queens vencem seleção sub-18 de Ubatuba

Ubatuba - A seleção de futebol feminino sub-18 de Ubatuba recebeu a equipe sub-18 do Ikot Abasi Queens, da Nigéria, em partida amistosa, disputada no Estádio Municipal Ciccillo Matarazzo, na última quarta-feira, 14. As nigerianas venceram a partida por 6 a 0. “Pode parecer um placar dilatado, mas posso assegurar que a equipe de Ubatuba foi a que mais deu trabalho às jogadoras do Ikot Abasi”, disse Ademar Rocha Filho, responsável pela vinda das atletas a Ubatuba.
O time da Nigéria, que chegou ao Brasil no último dia 8, havia vencido as duas partidas anteriores de sua turnê: 10 a 0 sobre a seleção de Arujá e 6 a 1, sobre a seleção de Itapevi.
“O nível do futebol africano tem crescido a cada dia. Essa equipe foi a vencedora do torneio da Federação de Desporto da Juventude da Nigéria em 2008 e tem realizado ótimos jogos aqui no Brasil” disse, Ademar.
A partida foi prestigiada pelos secretários Luiz Roberto Sant’Anna de Paula (Esportes e Lazer), Bittencurt Jr. (Turismo) e pelo vereador Silvinho Brandão.
“Nossas jogadoras tiveram a oportunidade de interagir com uma equipe qualificada, que veio ao Brasil por ter obtido grandes conquistas em seu país. As jogadoras de Ubatuba estão em início de temporada, mas foram elogiadas pelas jogadoras e comissão técnica nigeriana. Sempre que possível proporcionaremos atividades desse nível a todos os atletas ubatubenses”, declarou o secretário Luiz Roberto.
As nigerianas continuam seu giro pelo Brasil, disputando partidas até o próximo dia 20. Neste sábado enfrentam a equipe de Taboão da Serra, em um torneio quadrangular, na cidade de Itapevi.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Operação pente-fino no Itaguá atinge 60% dos imóveis

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio do setor de Controle de Endemias, realizou durante a última semana uma operação pente-fino no bairro do Itaguá. O objetivo era vistoriar os imóveis de veranistas, que ficam fechados durante a maior parte do ano, além de orientar os mesmos sobre a importância de se tomar medidas preventivas antes de deixarem seus imóveis. A ação atingiu cerca de 60% dos imóveis. Os que ficaram faltando serão vistoriados em uma nova ação.
Ao todo, foram trabalhados 1.424 imóveis, dos quais, foram retirados mais de 860 criadouros, além de 225 situações em que foi realizado tratamento químico. Foram encontrados 55 recipientes com larvas, dos quais, 13 positivaram a presença de Aedes Aegipty.
Apesar de não ter conseguido vistoriar todos os imóveis, foram distribuídos panfletos com informações sobre os cuidados ao deixar as casas e em casos de suspeita de dengue. O coordenador do Controle de Endemias, Antenor Benetti, explica que os veranistas podem ser importantes aliados na prevenção da dengue em Ubatuba. “Se, ao sair das casas, os veranistas que nos visitam deixarem seus imóveis livres de criadouros, já estão contribuindo imensamente, uma vez que o acesso a esses imóveis é difícil no nosso dia-a-dia”, orienta Benetti.

Orientações aos veranistas
A orientação da Vigilância Sanitária aos veranistas é que prestem atenção a algumas medidas simples, que podem fazer muita diferença. O cuidado com os banheiros, por exemplo, é bastante importante. Quando for deixar o imóvel, recomenda-se aplicar cloro ou desinfetante nos ralos e vasos sanitários, cobrindo-os em seguida. Também é necessário eliminar vasos e pratos de plantas e tampar bem a caixa d’água, telando o chamado “ladrão”. Não deixar nenhum tipo de recipiente ao relento, como copinhos plásticos, latas, garrafas e até mesmo as tampas das garrafas.
Em caso de suspeita de dengue, com sintomas de febre e dor no corpo, entre outros, não ministrar automedicação e sim, procurar a Santa Casa, fornecer dados da cidade de origem e endereço do local onde está hospedado, bem como um número de telefone celular. “Essas informações são de extrema importância para que possamos investigar e bloquear a entrada do vírus na cidade, impedindo assim, uma possível epidemia”, afirma Benetti. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Iniciada pavimentação na estrada do Sertão da Quina

Ubatuba - Desde 2005, o prefeito Eduardo Cesar está buscando uma solução para o problema enfrentado pelo bairro com a estrada em más condições de tráfego
Após muita luta e muita espera, a comunidade do Sertão da Quina, região sul de Ubatuba, pode comemorar o início da pavimentação da principal estrada que corta o bairro. As obras, que estão sendo realizadas através de um convênio firmado entre a Prefeitura de Ubatuba e o Governo do Estado, começaram nesta semana.
Para que a pavimentação fosse viabilizada, o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, se empenhou junto com comunidade local, buscando apoio na Secretaria Estadual de Transportes. “Por várias vezes estivemos com o secretário Mauro Arce, enfatizando a importância desta obra. Conseguimos, depois de muito esforço, inserir esta obra, juntamente com a da estrada do Corcovado, no Programa Pró-Vicinais, do Governo do Estado, e agora o asfalto está se tornando realidade”, conta o prefeito, que desde 2005 lutava para conseguir este benefício.
Para o administrador da Regional Sul, César Góes, “esta é uma melhoria enorme e muito aguardada pela população do Sertão da Quina. Graças ao empenho pessoal do prefeito Eduardo Cesar, estamos vendo este sonho se concretizar”.
A estrada do Sertão da Quina receberá uma nova camada de asfalto do tipo C.B.U.Q. (asfalto usinado a quente), além de nova sinalização, com placas e tachas nos bordos e no centro da pista de rolamento e pinturas convencionais de faixas laterais e centrais. A obra contemplará 3 km de recuperação e 3 km de pavimentação em novo trecho.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ilha Anchieta tem programação especial para deficientes
Ainda há duas datas disponíveis para grupos que queiram participar,nos dias 19 e 26 de janeiro

Ubatuba - Cadeirantes fazendo trilhas no meio da mata; deficientes visuais praticando mergulho livre e autônomo. Estas atividades, que podem parecer incomuns, estão acontecendo no Parque Estadual da Ilha Anchieta, em Ubatuba, durante esta temporada. O programa, que oferece roteiros especiais para pessoas portadoras de deficiências, teve início na semana passada e promete se expandir. A idéia é continuar recebendo grupos especiais, proporcionando momentos de lazer e descontração em meio a uma natureza extremamente preservada.
O primeiro passeio contou com a presença de 50 pessoas, entre membros do Centro de Inclusão Socioambiental do Cego (Cisac), da Associação de Defesa dos Dotados de Necessidades Especiais de Pindamonhangaba (Adepi) e seus familiares. Para esta temporada, ainda há duas datas disponíveis para grupos de deficientes que queiram participar, nos dias 19 e 26 de janeiro. Os grupos ficarão isentos de pagar a taxa de entrada e os passeios na Ilha. Os interessados podem entrar em contato por e-mail parqueestadual.ilhaanchieta@fflorestal.sp.gov.br  ou peia_contato@fflorestal.sp.gov.br ou pelo telefone (12) 3832-9059.

Experiência única
“Fechei os olhos e senti, pela primeira vez, uma brisa gostosa no rosto. Prestei atenção ao som da água, das folhas caindo, dos galhinhos, o canto dos passarinhos. Nunca imaginei que poderia fazer uma trilha dentro da mata. Conheci folhas, frutas, cheiros, bichos. Adorei me sentir parte da natureza e poder fazer isso com a minha filha”, afirmou Ilse de Carvalho, que é cadeirante e fez a Trilha dos Sentidos.
O presidente da Cisac, Ayrton Sergio Saleme, realizou um sonho de infância ao mergulhar nas águas límpidas da Ilha Anchieta. “Eu nunca tinha mergulhado, foi maravilhoso! Acho que esta é uma iniciativa muito boa, porque nem todos os deficientes têm condições financeiras para fazer um passeio como este. Todos estão contentes e satisfeitos, fomos muito bem recebidos”, disse Ayrton.
Para o presidente da Adepi, Wellington Teixeira, a oportunidade foi muito boa. “A Ilha Anchieta é linda, fomos muito bem recebidos. Espero um dia poder voltar e trazer outros membros da associação, que não puderam vir desta vez.”

Um grande objetivo
Este programa faz parte do projeto “Eficiência Ambiental”, que tem a proposta de implementar a acessibilidade na Ilha, com trilhas adaptadas, interpretação ambiental com placas em braile; capacitação de funcionários e até mesmo de munícipes portadores de deficiência para trabalhar no receptivo, tanto da Ilha, como de outros locais.
Para a realização das trilhas terrestres e subaquáticas, o projeto conta com a parceria da Universidade de São Paulo (USP) e dos “Filhos da Ilha”, um grupo de pessoas voluntárias que viveram na Ilha durante o tempo que o presídio funcionava. O parque busca outras parcerias para colocar em prática o ideal de acessibilidade e capacitação.
A coordenadora do Parque Estadual da Ilha Anchieta, Viviane Buchianeri, explica que estes primeiros passeios estão servindo como uma boa experiência para todos os envolvidos. “Estamos percebendo que é um trabalho muito mais simples e gratificante do que imaginávamos. Os alunos da USP, por exemplo, estão descobrindo este ramo, que ainda é inexplorado e pensam em se especializar para o trabalho com este público. Percebemos que existe uma demanda neste sentido, que as pessoas com dificuldade de mobilidade, não só portadores de deficiência, mas também, grupos de terceira idade procuram e querem desfrutar do que a natureza oferece. Sabemos que ainda há muito por fazer, mas o trabalho já esta começando”, avalia a coordenadora do parque.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Futsal feminino de Ubatuba diz adeus à Taça Vanguarda

Ubatuba - A equipe de futsal feminino de Ubatuba não tem mais chances de passar à semifinal da “Taça Vanguarda de Futsal Feminino”, após a derrota do último domingo, 18, para a equipe de São José dos Campos por 6 a 1, em Caraguatatuba.
“Sabíamos que o adversário seria difícil. A equipe de São José é favorita ao título e jogou como tal. Nossas jogadoras deram o máximo, mas não suportaram o forte ritmo de jogo imposto pelo time do Vale do Paraíba”, disse o técnico Pérsio Monteiro.
A próxima partida das meninas de Ubatuba, que acontece no domingo, 25, contra o time de Cachoeira Paulista (que empatou com Taubaté nesta rodada), serve apenas para cumprir tabela, mas o treinador de Ubatuba garante que as meninas vão se esforçar.
“Tentaremos sair da competição com uma vitória e treinaremos sério durante a semana. A Taça Vanguarda serviu para vermos como nossas jogadoras voltaram das férias”, comenta o treinador. “Não pudemos usar nossa equipe base, mas acredito que o time tem se saído bem nas partidas. Estamos buscando o entrosamento e com o retorno de algumas peças fundamentais, poderemos chegar a bons resultados nas competições deste ano”, finalizou Pérsio.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Peça teatral sensibiliza público sobre presença de baleias na região
A peça faz parte da programação do 1° Mês da Baleia de Bryde, que continuará acontecendo durante todos os sábados do mês de janeiro na Praia do Lázaro

Ubatuba - Com o tema “Na Companhia das Baleias”, estreou, no último dia 10, uma peça teatral que busca informar ao público sobre a baleia de Bryde e sua presença na região Sudeste. A encenação foi produzida por pesquisadores e estagiários voluntários do Projeto Baleia de Bryde/CEMAR. A primeira apresentação aconteceu no Rancho dos Pescadores da Praia do Lázaro, com o apoio da Biblioteca Comunitária do bairro. Além da peça, um estande, contendo banners e folders informativos do projeto, ficou montado na praia desde o meio dia.
A peça faz parte da programação do 1° Mês da Baleia de Bryde, que continuará acontecendo durante todos os sábados do mês de janeiro na Praia do Lázaro. A apresentação, que tem início às 16h, conta um pouco sobre como foi iniciado o Projeto Baleia de Bryde, explica o que é a Comissão Internacional Baleeira e fala também sobre as Áreas de Proteção Ambiental Marinhas, com uma linguagem didática e acessível.

O projeto e as baleias
O Projeto Baleia de Bryde é o principal projeto do Centro de Estudos para a Conservação Marinha (Cemar), uma ONG que tem sua sede situada na Praia da Sununga, município de Ubatuba. As baleias de Bryde, diferentemente das baleias francas e jubartes, que migram para a costa brasileira para se reproduzirem e terem seus filhotes, permanecem durante todo o ano no litoral sudeste do Brasil, aparecendo com maior freqüência nos meses de primavera e verão.
Por esse motivo, durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro o Projeto Baleia de Bryde recebe estagiários voluntários que ajudam os pesquisadores nas atividades de campo embarcadas, que contam com o apoio da Associação das Operadoras de Mergulho de Ubatuba (AOMU), nas observações feitas em ponto fixo, e nas atividades de educação ambiental e sensibilização de turistas e moradores sobre a importância da conservação da biodiversidade marinha. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Navio de cruzeiro atraca em Ubatuba nesta quinta-feira
Assim como ocorreu no ano passado, as paradas do navio Island Escape serão marcadas por uma grande festa, com queima de fogos, presença da Banda Lira Padre Anchieta e todo um esquema de segurança

Ubatuba - O navio de cruzeiros Island Escape volta a atracar em águas ubatubenses nesta quinta-feira, 22 de janeiro. Esta será a terceira vez em que o navio norte-americano, da empresa Island Cruises, desembarca passageiros no município, tendo sido as duas primeiras vezes em janeiro e fevereiro de 2008.
Para este ano estão programadas mais duas paradas, além desta que acontece nesta semana: uma no dia19 de fevereiro e outra no dia 5 de março. A expectativa é que cerca de 1.500 pessoas desembarquem do navio em cada uma das paradas. “Um dos aspectos mais importantes da vinda de navios de cruzeiro para Ubatuba é que muitos dos passageiros que desembarcam aqui gostam da cidade e retornam em outra oportunidade. Na verdade, as paradas são uma mostra do que Ubatuba tem para oferecer e com o nosso receptivo bem organizado, só temos a ganhar com este tipo de turismo”, afirma o secretário municipal de Turismo, Bittencurt Jr.
Para o receptivo deste ano, diversas melhorias estão sendo executadas no Píer do Itaguá. Entre elas estão a reforma do píer para oferecer maior comodidade e segurança para os passageiros, além de melhorias nos sistemas de iluminação e de atracação dos “tenders” (lanchas) que levam os passageiros do navio até o píer.
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, lembra da enorme significância que teve a conquista da vinda de navios para Ubatuba: “nos empenhamos muito para conseguir oferecer o receptivo ideal para os navios e agora já estamos no segundo ano, conquistando novos horizontes, com outras empresas se interessando em vir para cá. Ainda temos muito que evoluir neste sentido, mas certamente estamos no caminho certo”.

Atrativos
Assim como ocorreu no ano passado, as paradas do navio Island Escape serão marcadas por uma grande festa, com queima de fogos, presença da Banda Lira Padre Anchieta e todo um esquema de segurança, com presença de policiais, guardas municipais, salva-vidas e ambulância.
Para os passageiros, serão oferecidos city tours pela cidade e diversas outras opções de passeios e o passageiro poderá escolher aquele que mais lhe agrada, dentro de uma vasta lista de opções. Entre elas estão aulas de surfe, vôo panorâmico, mergulho, ecoturismo, passeio de escuna ou mesmo passar o dia na praia.

Cruzeiros temáticos
Entre as três paradas do Island Escape em Ubatuba, duas são de cruzeiros temáticos, ou seja, cruzeiros especiais, com programação exclusiva para determinado tipo de público. O cruzeiro que realiza a parada em Ubatuba nesta semana, por exemplo, tem como tema “Fitness & Adventure”, voltado para pessoas que gostam de exercícios físicos e esportes de aventura. O cruzeiro oferece tirolesa, parede de escalada, trekking, bike class, caminhada, alongamento, sala de musculação, gincana esportiva, palestras e cardápio alternativo de baixas calorias.
Já o cruzeiro que chega a Ubatuba no dia 19 de fevereiro, é o “Singles Cruise”, voltado para os solteiros, que querem fazer novos amigos e paquerar à vontade. O cruzeiro que vem a Ubatuba em março não é temático, tendo a programação normal do Island Escape.
O navio Island Escape deve chegar em Ubatuba de manhã e permanecer até o início da noite, sendo possível avistá-lo de vários pontos da cidade.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)
 

Poesia Topo

Anuncie

Maravilha

Quando Irene andou na França,
com seu vestido estampado,
com seu cabelo em trança,
foi visitar a bela adormecida
em seu leito de cristal,
desde o final do século XIX,
para espanto mundial.
E ficou maravilhada
por ver à sua frente
Santa Bernardete deitada
entre a morte e a vida,
na cidade de Lourdes,
na República da França,
com seu vestido estampado,
com seu cabelo entrançado.


Félix Cabral
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Minha Ubatuba

Gostaria de agradecer pelo imenso carinho recepcionado aos Garçons da Choperia do Tio San na Av. Iperoig,.
Aliás toda equipe está de parabéns, o ambiente é bem familiar, e os serviços nota MIL, tudo de acordo.
Espero que continue com esta perfeita qualidade de serviços, pois depois que me mudei para o Vale, agora sou Turista de minha cidade onde nasci á mais de 33 anos.( Ubatuba).Quanta a pizzaria do Tio San, também meus parabéns ao pizzaiolo pela ótima e saborosa pizza. Meu muito obrigado mesmo!!!
Infelizmente não posso dizer o mesmo para os Garçons que atende a Pizzaria. Acho que falta curso de qualificação, ou vontade mesmo de atender os cliente. Observei varias vezes eles conversando na porta de entrada e vários clientes servindo a pizza para seus familiares, inclusive eu e minha esposa. E não é a primeira vez.
O banheiro estava imundo, o serviço caiu muito, e não entendo porque a falta de organização. Já que o mesmo é uma tradição na cidade.A qualidade de serviço da pizzaria caiu num nível alarmante.
Gostaria de pedir a atenção do Meu nobre Vereador pelas condições do seu estabelecimento, pois tem muitos cliente insatisfeitos com os atendimentos desta pizzaria.
Mudando de assunto;
Outra coisa que em deixou revoltado é onde a prefeitura autorizou o estacionamento no calçadão da praia. Não pelo estacionamento, mas pela utilização indevida de CERTO COMERCIANTE.
Fui estacionar meu carro e o cidadão disse que ali era local de aluguel de bicicleta, ou seja; o cara queria um espaço de mais ou menos 15 carros para por 6 dúzia de bicicleta, fala sério!!!!
Na verdade ele se sentia dono do calçadão, e indiretamente me ameaçou. Aí eu pergunto; cadê o órgão que fiscaliza esta prática abusiva. Guarda municipal pelo que vi só põe o caderninho na mão e tome multas!!!
São estes tipos de coisas que revolta muita gente. Tem pessoas que são bem paga para fiscalizar e inibir esta prática, mas cadê???
quanta a Zona azul, eu sou totalmente a favor. Foi muito bom a criação deste plano. Espero que agora as autoridades saiba o que pode estacionar. Ficar de olho nas quantidades de bicicletas jogada no estacionamento tomando vagas de carros e motos.
Acho que ainda está valendo aquela Lei de usuários de bicicleta né?
 

Eneias Amaro
Ubatuba

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ilha do Tamanduá  © Luciano Cancelier

Ilha do Tamanduá
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor