Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda- Feira, 26 de Janeiro de 2009 - Nº 2069 Edições Anteriores

Villa Di Capri

Região
“30º ANIVERSÁRIO DO VIGÉSSIMO BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR DO INTERIOR”


Caraguatatuba
Dupla Mateus & Cristiano cancela show no Super Verão Caraguá
Carnaval 2009 em Caraguá: diversão e segurança para toda família
De volta ao mercado: Senai e Consórcio Caraguatatuba qualificam mão de obra do trabalhador

Ilhabela
Colucci se emociona ao relembrar início da carreira na PM em comemoração dos 30 anos do Batalhão
Defesa Civil retira árvores que ofereciam riscos aos munícipes
Polêmica da Estátua: Vereadores pedem orçamento de nova escultura à artista de Ilhabela


São Sebastião
São Sebastião recebe exposição da Galeria de Arte Ana Pirolo

Ubatuba
Aciu informa
Em pleno verão, pingüins continuam chegando ao litoral brasileiro
Deficientes de Ubatuba recebem órteses e próteses do Estado
Semáforo no centro de Ubatuba passa ter fiscalização eletrônica
Bombeiros controlam fogo em depósito no centro de Ubatuba
Prefeitura de Ubatuba executa melhorias na Estrada do Rio Escuro
Primeira escala oficial do navio Island Escape em Ubatuba desembarca mais de 1500 passageiros
Prefeitura realiza teatro para informar sobre prevenção contra dengue
Equipe de Governo discute projetos de desenvolvimento sustentável para Ubatuba

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

“30º ANIVERSÁRIO DO VIGÉSSIMO BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR DO INTERIOR”

Litoral Norte - O 20º Batalhão de Polícia Militar do Interior realizou no último dia 22 de janeiro, às 19 horas, uma Solenidade Alusiva em comemoração aos 30 anos de criação da Unidade. A solenidade foi realizada no Teatro Municipal, que contou com a participação da Banda Municipal local.
Durante a Solenidade, 19 Policiais Militares do Litoral Norte foram homenageados pó se destacarem em atendimentos de ocorrências no ano de 2008. Estiveram prestigiando o evento os prefeitos de São Sebastião e Ilhabela.
Atualmente o 20ºBPM/I é comandando pelo Ten Cel Leônidas Pantaleão de Santana, que é responsável pelo policiamento ostensivo e preventivo nos municípios de São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba, objetivando intensificar as ações de polícia ostensiva e preservação da ordem pública, evitando as ocorrências de atos ilícitos e diminuindo os índices de criminalidade pela presença da Polícia Militar, que proporciona maior segurança à população local e aos turistas que se deslocam para a região.
Contudo a Solenidade é uma oportunidade que o Comando, comandados, e comunidade tem para exercitar valores cívicos inerentes a profissão escolhida e para fortalecer o espírito de corpo e camaradagem, necessários ao bom desempenho de nossas atividades, pois o trabalho diuturno dificulta o treinamento de efetivo e o contato direto entre Oficiais, Praças e Comunidade, e a isso se destina a Solenidade Comemorativa ao 30º aniversário do Batalhão, além do que, é também um momento destinado a homenagear Policiais Militares que se destacam nas suas atividades e pessoas da comunidade que tenham prestado sua contribuição, além disso, é a oportunidade dos municípios do Litoral Norte apresentar aos policiais militares suas fontes artísticas.
São Profissionais assim que a Centenária Policia Militar tem em suas fileiras, servidores públicos comprometidos com seu trabalho, sempre prontos a servir. (Fonte: 20BPM)
 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Dupla Mateus & Cristiano cancela show no Super Verão Caraguá

Caraguatatuba - Sem dar explicações aos organizadores do Super Verão Caraguá e descumprindo o contrato firmado,
os produtores da dupla Mateus & Cristiano informaram o cancelamento do show que iria acontecer no próximo domingo, dia 25, como parte da programação oficial do evento. Lamentando o ocorrido, os organizadores do Super Verão informam que as pessoas que já haviam comprado seus ingressos com antecedência receberão o dinheiro de volta, basta procurar a bilheteria do evento.
(Fonte: Super Verão Caraguá)

Carnaval 2009 em Caraguá: diversão e segurança para toda família
Artistas se apresentam no Centro e no Massaguaçu e tradicionais blocos desfilam pelos quatro dias de festa

Caraguatatuba - Segurança está entre as prioridades para o Carnaval 2009 da prefeitura de Caraguá. Com a proximidade dos festejos, a secretaria de Turismo do município está providenciando para que tudo aconteça na mais perfeita ordem. Neste ano, além dos desfiles dos blocos tradicionais, haverá baile popular no Centro e no Massaguaçu.
O secretário de Turismo, George Hilf, afirma que quer fazer uma festa adequada para todos, principalmente para a família. “Queremos retomar antigos valores, sem deixar de trazer toda a animação típica desta festa que tanto gostamos”, afirmou.
Neste ano, o Carnaval acontece de 20 a 24 de fevereiro. No Centro, desfilam os blocos Urso, Piranhas e Lencac. No espaço onde acontece o Super Verão Caraguá haverá apresentações musicais durante as quatro noites. A atração também estará no bairro Massaguaçu, onde há o tradicional Bloco da Cheirosa.

Novos projetos para 2010
Hilf quer fomentar ainda mais o Carnaval de Caraguá já para o próximo ano. “Estamos hoje valorizando o que nossa cidade tem de melhor, trabalhando com artistas locais e dando a eles a oportunidade de crescerem”, disse. “Assim, já em 2010, teremos excelente qualidade de espetáculo”. Além de fazer a festa no Centro e na Região Norte, a Região Sul também deve ser beneficiada. “Travessão, Porto Novo... Todos aqueles bairros receberão atrações’.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

De volta ao mercado: Senai e Consórcio Caraguatatuba qualificam mão de obra do trabalhador PAT registrou 17 contratações só nesta semana

Caraguatatuba - Alunos de Caraguá recém-formados pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) conseguiram se recolocar no mercado de trabalho. No último dia 21, 17 trabalhadores foram contratados pelo Consórcio Caraguatatuba, formado por empresas que prestam serviço para a Petrobrás, por meio de uma parceria do Posto de Atendimento do Trabalhador.
Instalado em Caraguá desde o ano passado, o Senai foi uma conquista do Consórcio para a cidade. O objetivo é a qualificação da mão-de-obra local para trabalhar em funções específicas e também minimizar a migração.
A diretora do PAT, Ana Cristina Reis de Souza, afirma que o Senai e o Consórcio marcaram o início de uma nova fase de oportunidade de trabalho para a população. “Este é um momento importante para os moradores da cidade”, disse. “É bom lembrar que muitos desses profissionais ainda podem ser convidados a permanecer nas empresas, mesmo quando o trabalho na região estiver concluído”.

Chances ampliadas
Os trabalhadores contratados fizeram os cursos de pedreiro eclético, armador de ferro e carpinteiro. O recém-formado Francisco de Assis, que fez o curso de pedreiro eclético, conta que já exercia a função, mas com o curso poderá obter uma melhor qualificação e aumentar as suas chances de trabalho. "Foi muito bom para toda a população”, afirma. “Não fosse o Senai talvez eu não estivesse aqui".
Outro aluno que teve a mesma oportunidade foi Lucas Sena A. Mendes, formado no curso de carpintaria. Ele conta que a qualificação ampliou suas chances de conseguir um emprego. "Depois do curso, fiz vários serviços, mas me aprimorei na profissão e consegui um trabalho de carteira assinada", afirma.
Segundo a diretora do PAT, os formandos do Senai podem ser contratados tanto pelo Consórcio Caraguatatuba quando pelas empresas prestadoras de serviço das firmas consorciadas.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Colucci se emociona ao relembrar início da carreira na PM em comemoração dos 30 anos do Batalhão

Ilhabela - O Vigésimo Batalhão de Polícia Militar do Interior, responsável pelo policiamento ostensivo e preventivo nas quatro cidades do Litoral Norte, completa 30 anos nesta sexta-feira (23/1). Na noite da última quinta-feira (22/1), uma cerimônia festiva no Teatro Municipal de São Sebastião marcou a comemoração do aniversário, com a presença do prefeito de Ilhabela e capitão da reserva da PM, Toninho Colucci (PPS); do tenente coronel Leônidas Pantaleão de Santana, comandante do batalhão; prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi; administrador da Transpetro/Petrobras, Cosme Damião Lemes; entre outras autoridades.
Toninho Colucci se emocionou ao relembrar o início da carreira na Polícia Militar, onde atuou por vários anos como capitão-dentista. “Me emocionei ao ouvir de novo o hino da nossa querida Polícia Militar. Lembrei de quando ingressei na corporação após convite de um amigo para fazer o concurso, que me trouxe para esta grande instituição. Na polícia você aprende muito. Parabéns ao nosso batalhão, no qual trabalhei por tantos anos, e a toda família da Polícia Militar do Estado de São Paulo”, declarou o capitão da reserva e prefeito de Ilhabela.
O tenente coronel Leônidas Pantaleão ressaltou o empenho e dedicação dos policiais em todas as frentes. Ele também destacou o sucesso da operação verão. “Estamos em plena temporada e vemos os índices criminais reduzindo e a produtividade da polícia cada vez maior”, concluiu. Na cerimônia, vários policiais foram homenageados com a láurea de mérito. O encerramento ficou por conta da apresentação da Banda Municipal de São Sebastião, comandada pelo maestro Almir Clemente.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Defesa Civil retira árvores que ofereciam riscos aos munícipes

Ilhabela - O Departamento de Defesa Civil da Prefeitura de Ilhabela, ligado ao gabinete, realizou no último dia 16 de janeiro a retirada de árvores que estavam condenadas pela má conservação e oferecendo riscos às residências vizinhas. Segundo o diretor Walter Faustino da Silva, as árvores estavam em um terreno localizado entre as ruas Antonio Vitorino de Oliveira e Rafael Pinto Rocha, no bairro da Cocaia.
As árvores de médio e grande porte foram retiradas depois que o juiz Sandro Cavalcanti Rollo do Foro Distrital de Ilhabela da Comarca de São Sebastião concedeu liminar à Ação de Medida Cautelar requerida pelos moradores vizinhos do local.
Sobre as realizações da Defesa Civil, Silva conta que a equipe pretende iniciar um projeto de conscientização, idealizado pelo chefe estadual da Defesa Civil, Luiz Massao Kita, numa reunião no Palácio dos Bandeirantes que reuniu na última quarta-feira (21/01) representantes da Defesa Civil de 119 cidades paulistas. “As vezes pensamos que a Defesa civil não tem um papel importante, mas na questão da segurança, ficamos atrás apenas da Polícia e dos Bombeiros”, explica.
De acordo com o chefe de gabinete, Cezar de Tullio o departamento de Defesa Civil está sendo equipado. “Estamos aparelhando a Defesa Civil com moto serras, escadas e outros equipamentos para melhorar o atendimento, visto que não existia nenhum ferramenta”, diz.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Polêmica da Estátua: Vereadores pedem orçamento de nova escultura à artista de Ilhabela

Ilhabela - Após enviar ofício ao prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, pedindo a retirada da “estátua” colocada como monumento de homenagem ao pescador tradicional na praça da rotatória da Barra Velha pela administração passada, o vereador ilhéu Márcio Garcia de Souza (PTB), enviou nesta semana um ofício ao artista plástico caiçara Gilmar Pinna, solicitando um orçamento para a construção de um novo monumento que represente “de forma real, a tradição da nossa cidade e substitua a estátua que de forma equívoca, ineficiente e inoportuna foi colocada na rotatória”.
Junto com o parlamentar, outros seis vereadores assinaram o documento: o presidente da Casa, Valdir Veríssimo (PPS), Marcelo Santos (PPS), Erick Pinna (PR), Jove Brito (PR), Jadiel Vieira, Keko (PTB) e Luiz Mário, Marinho (PV).
Gilmar Pinna, natural de Ilhabela, é reconhecido internacionalmente por sua arte em metal e a cidade já conta com várias obras do escultor, como por exemplo, o Cristo Redentor à frente da Igreja Matriz, na Vila, ou a exposição permanente no Saco do Indaiá, também região central.

Opinião de quem entende
Osmar de Jesus, popularmente conhecido como seu Mazinho, é um dos pescadores mais antigos e tradicionais da Ilha. Aos 76 anos e ainda na ativa, o caiçara também nascido em Ilhabela afirma que a “tal estátua” não representa nem de longe o pescador tradicional. “Pesco desde que me entendo por gente e nunca carregamos peixe daquele jeito. A gente usava remo, fieiras, balaios, e amarrávamos nas duas pontas sim, mas levando em um ombro só, não do jeito que a estátua mostra. Não é nem de longe um pescador caiçara”, conclui.(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

São Sebastião recebe exposição da Galeria de Arte Ana Pirolo
Turistas que visitarem a cidade na alta temporada podem conferir os trabalhos de diversos artistas da região

São Sebastião - Aliar o lazer à cultura. Essa é a proposta que a Galeria de Arte Ana Pirolo, de São José dos Campos, leva aos turistas que estiverem visitando São Sebastião na alta temporada. No período de 24 de janeiro a 7 de março, estará à disposição para apreciação do público em geral, obras de artistas de peso, que apresentam suas técnicas e categorias de trabalho - do contemporâneo ao abstrato, da tinta acrílica à óleo.
A exposição acontece na pousada Moryba, em Juquehy, e ficará aberta durante toda a temporada de verão. A entrada é gratuita e os interessados poderão conferir mais de 30 obras que remetem a essa época do ano, elaboradas por artistas renomados da região. Entre eles estão: Lora Saliba, Martha Valério, Vânia Rigobello, Marcelo Meirelles, Nídia Vianna, Marisa Pacini e Fernando Rodrigues, do Vale do Paraíba. O espaço conta também com os trabalhos de Francisco José, de Fortaleza, e Lilian Zampol, de Ribeirão Pires.
A mostra fica aberta para visitação todos os dias da semana, das 9 às 19 horas. A pousada fica na Avenida Mãe Bernarda, 1550, em Juquehy.

Sobre a Galeria de Arte Ana Pirolo
A Galeria de Arte Ana Pirolo deu início às suas atividades em fevereiro de 2008. É um local específico para eventos, com ênfase nas diversas manifestações culturais visuais e conta com a participação de artistas e ateliês da região do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte, São Paulo e demais regiões do país.
O local fica aberto para visitação de segunda à sexta-feira, das 10 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas. Para os interessados em conferir as discussões sobre cultura e arte, vale acessar o blog: http://galeriaanapirolo.blog.terra.com.br
A Galeria fica localizada à Rua Casemiro de Abreu, 112, na Vila Ema, São José dos Campos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 4141-2559.

Serviço:
Exposição - Galeria de Arte Ana Pirolo
Local: Pousada Moryba, em Juquehy – São Sebastião
Data: de 24 de janeiro a 7 de março
Entrada: gratuita e aberta ao público
(Fonte: Divulgação)
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

Aciu informa:

Ubatuba - A Farmarys- Farmácia de Manipulação agora também faz parte da Rede de Descontos da Associação Comercial de Ubatuba.
O estabelecimento oferece 15% de desconto em todos os produtos da farmácia para quem apresentar a carteirinha da Aciu.
Sua empresa também está disposta a conceder descontos em seus produtos aos demais associados?
Então faça contato conosco pelo telefone 3834 1449 ou no balcão de atendimento da ACIU.
(Fonte: ACIU)

Em pleno verão, pingüins continuam chegando ao litoral brasileiro

Ubatuba - No primeiro mês de 2009 e em pleno verão brasileiro, continuam chegando ao nosso litoral os pingüins de magalhães oriundos da Patagônia.
Na primeira semana de Janeiro, a equipe do Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha foi chamada à praia do Puruba, localizada no extremo norte de Ubatuba, onde estava o primeiro pingüim de Magalhães que apareceu no ano. Segundo a equipe do Instituto, é um animal jovem com falha nas penas, magro e extremamente debilitado, que, por tais razões parou na praia.
O trajeto de deslocamento dos pingüins, da Patagônia ao Brasil, anualmente é realizado através da corrente das Malvinas que ocorre em nossa costa durante o inverno e que tem abundância de alimento. Normalmente, os animais tendem a retornar para a Patagônia no inicio da primavera, auxiliados pela corrente do Brasil (corrente quente). Neste período, os pinguins não necessitam descansar em terra e por tal razão qualquer animal dessa espécie que apareça nas praias (fora da região das suas colônias reprodutivas) representa uma anormalidade no ciclo daquele indivíduo especificamente.
Este fenômeno sempre ocorreu naturalmente e existem registros de pingüins em sambaquuis na região há mais de 5000 anos. A principal causa da mortalidade neste caso é uma menor habilidade de sobrevivência genética de alguns individuos. Lembrando Darwin, os mais fortes sobrevivem. Entretanto, com o aumento do impacto da atividade humana nos mares, outros fatores surgiram e tem que ser considerados para a conservação do grupo tais como a falta de alimento em função da pesca predatória, derrames de óleo, ingestão de lixo, captura em redes de pesca, alterações climáticas que interferem nas correntes marinhas, etc.
Nos últimos 12 meses, as equipes do Instituto Argonauta e do Aquário de Ubatuba registraram um recorde de ocorrências na região compreendida entre Angra dos Reis/RJ e São Sebastião/SP, resgatando cerca de 660 animais, na maioria pingüins de magalhães. Um número bastante elevado se comparado aos anos anteriores.
Em setembro de 2008 foi realizada, como experiência e em parceria com o IBAMA, INPE, GREMAR e Aquários de Ubatuba, Guarujá e Santos, a primeira soltura de alguns animais ao mar na região Sudeste, que anteriormente ocorria exclusivamente na região sul do país.
A incessante chegada dos pingüins já criou, de setembro até hoje, um novo grupo de pingüins reabilitados, alguns em condições de serem devolvidos a natureza e outros que devem ser encaminhados a centros de pesquisa e educação ambiental como aquários, zoológicos e outros.
O Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha é uma organização não governamental sem fins lucrativos, fundada, em Julho de 1998, pela Diretoria do Aquário de Ubatuba e outros profissionais envolvidos na preservação do meio ambiente marinho. A ONG foi criada para dar suporte e ajudar na obtenção de recursos para projetos de pesquisa e educação voltada a preservação dos mares. Tem convênio com 30 instituições de ensino como Mackenzie, USP, Unicamp, entre outras.
Para o trabalho de reabilitação, o Instituto tem patrocínio do Aquário de Ubatuba e da Petrobrás. Para dar continuidade e otimizar suas ações o Instituto Argonauta vem buscando recursos para a estruturação do centro de reabilitação e triagem de animais aquáticos, CRETA. Atualmente o Instituto já possui uma área disponível para o projeto e conta com o apoio do Ibama para a iniciativa de implantação deste Centro na região. Todas as pessoas, sejam físicas ou jurídicas também pode colaborar através de doações por telefone ou pelo site.
(Fonte: Instituto Argonauta)

Deficientes de Ubatuba recebem órteses e próteses do Estado

Ubatuba - Os deficientes de Ubatuba estão realizando um grande anseio que se refletirá em sua qualidade de vida. No último dia 22, quinta-feira, 22 pacientes da Unidade de Reabilitação de Ubatuba (Unir) foram a Jacareí para receberem as primeiras órteses e próteses destinadas ao município, por meio do Programa de Órtese e Prótese e Materiais Auxiliares do Estado, em parceria com o Hospital das Clínicas. Na ocasião, também foram realizadas avaliações clínicas específicas para determinar o material que alguns pacientes irão precisar.
O piloto deste programa está contemplando as cidades do Vale do Paraíba, vinculadas à Divisão Regional de Saúde de Taubaté. Para fevereiro, está prevista a ida de mais um grupo de pacientes. Desta vez, foram conseguidas oito cadeiras de rodas, nove cadeiras de banho, sete talas de mão, cinco talas de pé, uma bengala e três triciclos, num total de R$ 35 mil em materiais. Para a próxima ida, estão previstas mais três cadeiras de roda e três de banho, cinco talas de pé e três de mão. Depois destes, ainda restam cerca de 40 pacientes, que serão atendidos gradativamente.
A coordenadora da Unir, Sueli Nogueira de Souza, explica que esta é uma grande conquista e a perspectiva é de solucionar toda a demanda do município. “Este é o final feliz de uma luta que já dura dez anos e que nós não tínhamos muitas esperanças de resolutividade. Com esta conquista, estamos proporcionando aos nossos pacientes, uma melhora considerável na qualidade de vida. Essas pessoas agora terão maior autonomia, facilitando assim, a reinserção social, que é o nosso grande objetivo. Os pacientes ficaram muito felizes, pois o material é de excelente qualidade e os profissionais que nos atenderam, também.”(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Semáforo no centro de Ubatuba passa ter fiscalização eletrônica

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da Coordenadoria Municipal de Trânsito, implantou sistema de fiscalização eletrônica no semáforo do cruzamento entre as avenidas Thomaz Galhardo e Rio Grande do Sul, no centro da cidade.
Desde o último dia 15, o equipamento está funcionando em fase de teste e a partir do dia 1 de fevereiro começará a flagrar os motoristas e motociclistas que ultrapassarem o farol vermelho. O motorista que for flagrado cometendo esta infração recebe multa gravíssima e sete pontos na carteira nacional de habilitação.
De acordo com o coordenador municipal de Trânsito, Arnaldo de Carvalho Jr., “o equipamento foi instalado atendendo a pedidos de comerciantes e moradores do entorno. Trata-se de um cruzamento de muito movimento, onde muitos infratores não respeitam o semáforo, inclusive causando acidentes”. Ainda segundo Arnaldo de Carvalho Jr., há estudos para a implantação do mesmo sistema no cruzamento das ruas Hans Staden e Conceição.

No Itaguá
Na Avenida Leovigildo Dias Vieira, no Itaguá, a partir do dia 26 de janeiro, os motociclistas que ultrapassarem a velocidade limite também passarão a ser multados. Até então, apenas os motoristas de carros estavam sendo fiscalizados.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Bombeiros controlam fogo em depósito no centro de Ubatuba

Ubatuba - Homens da Base dos Bombeiros de Ubatuba trabalharam no controle de um foco de incêndio em um depósito de reciclagem localizado na esquina da Avenida Rio Grande do Sul com a Rua Sergipe, no bairro Sumaré, centro de Ubatuba.
De acordo com o comandante da Base de Bombeiros de Ubatuba, 2º Sargento Meirelles, o fogo começou por volta das 5h da manhã e foi controlado às 9h. O atendimento chegou ao local em menos de dez minutos e contou com apoio da Defesa Civil e da Sabesp, com carro-pipa.
“Foi um trabalho difícil, pois havia muito papel e borracha no local, nos obrigando a remexer tudo para ver se ainda havia fogo por baixo do material”, informou Meirelles, que disse que as imediações foram preservadas e não houve vítimas.
Ainda de acordo com o comandante, os bombeiros estão atendendo uma média de 7 ocorrências por dia, sendo a maioria relacionada a acidentes de trânsito. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Prefeitura de Ubatuba executa melhorias na Estrada do Rio Escuro

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da equipe da Administração Regional Sul, esteve com equipamentos melhorando e executando a conservação da estrada que liga a Rodovia Oswaldo Cruz à região sul do município, passando pelo bairro Monte Valério. Valas para escoamento de águas pluviais e roçada manual também foram preocupações da equipe de campo da Administração Regional Sul.
“Este era um serviço muito necessário e mobilizamos máquinas, homens, caminhões e material para realizar o trabalho, que transformou totalmente a via de acesso ao local”, afirmou o administrador da Regional Sul, César Góes. “Este foi mais um serviço solicitado pelo prefeito Eduardo Cesar, que, preocupado com os moradores dos bairros próximos, bem como com os visitantes que sofriam com os buracos e transtornos na estrada, determinou que a melhoria fosse executada o mais rápido possível”, completa César Góes.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Primeira escala oficial do navio Island Escape em Ubatuba desembarca mais de 1500 passageiros
Com esta primeira parada do navio em Ubatuba neste ano, a cidade entra oficialmente na rota dos cruzeiros marítimos no Brasil

Ubatuba - A exemplo do que aconteceu no ano passado, a primeira escala do navio de cruzeiros Island Escape em Ubatuba neste ano foi marcada por uma grande festa, promovida pela prefeitura para receber os cerca de 1.500 passageiros que desembarcaram na cidade nesta quinta-feira, 22. Entre passageiros e tripulação, havia pessoas de diversas nacionalidades, entre elas espanhóis, lituanos, norte-americanos, ingleses, franceses, coreanos, filipinos, indianos, croatas e brasileiros de diversos estados.
Depois de ter realizado duas paradas experimentais em 2008, a primeira escala oficial da empresa Island Cruises em Ubatuba foi um sucesso, tendo sido novamente elogiada por turistas, tripulação, moradores e empresários do ramo turístico.
O navio ficou em Ubatuba o dia todo, atracado na baía do Itaguá. Os passageiros que desembarcavam no píer eram recebidos com tapete vermelho, música ao som do Sexteto Caiçara e diversas ofertas de passeios pela cidade. O turista tinha um amplo leque de opções do que fazer durante as dez horas que o navio ficou atracado em Ubatuba: city tour, praias, passeio de escuna, mergulho, vôos panorâmicos ou então passear à vontade pela cidade.

Sucesso
Muitas pessoas já chegaram em Ubatuba encantadas devido à calorosa recepção. “Está tudo maravilhoso, estamos emocionados com a receptividade. Ubatuba está de parabéns”, disse a professora Leda Maria, moradora de Itapetininga.
Outra passageira satisfeita foi Shalimar Zanatta, moradora de Nova Esperança (PR). “Achei tudo ótimo, apesar de ser muito pouco tempo para conhecer Ubatuba. A cidade é linda e quero voltar aqui para conhecer melhor em outra oportunidade”, disse Shalimar.
O secretário municipal de Turismo, Bittencurt Jr., comemorou o sucesso da primeira escala oficial em Ubatuba: “agora entramos oficialmente na rota dos cruzeiros e isto é extremamente importante porque movimenta nossa economia, trazendo milhares de pessoas para conhecer Ubatuba e aquecer o nosso comércio”.

Melhorias e adequações
Um dos pontos mais marcantes desta escala do navio Island Escape em Ubatuba foi a questão que envolveu as melhorias e adequações promovidas pela prefeitura afim de melhor atender aos passageiros, oferecendo mais segurança e conforto no momento do embarque/desembarque nos tenders (lanchas que realizam o transporte dos passageiros do navio até o píer e vice-versa).Neste ano, o píer é fixo e não mais flutuante, como nas escalas de 2008. O oficial de segurança do navio, David Collis, que também estava presente no ano anterior, afirmou que “a estrutura está bem melhor e percebemos que Ubatuba está desenvolvendo e oferecendo mais facilidades para a parada de navios”.
A tripulante Andréa Nogueira conta que já visitou muitos portos e que a estrutura de Ubatuba não deixa a desejar. “A estrutura e a logística de receptivo, atendimento e recepção são ótimas”, disse Andréa.

Novos horizontes
A diretora de operações da MSC Cruzeiros, Márcia Leite, esteve pela terceira vez acompanhando o receptivo de Ubatuba aos passageiros do Island Escape. Segundo ela, há possibilidades de a MSC realizar uma parada experimental em Ubatuba ainda nesta temporada. “Necessitávamos do píer fixo para que pudéssemos realizar escalas aqui. Mas a prefeitura está de parabéns, pois cumpriu as exigências da empresa e deixou tudo pronto a tempo. Percebemos que não foram poupados esforços neste sentido e sabemos que Ubatuba é um destino muito importante. Nosso destino na região é Ilhabela, que já está com sua capacidade de receber navios praticamente esgotada. Ubatuba é uma excelente opção e tem um apelo comercial muito forte”, afirmou Márcia Leite.
“A perspectiva de recebermos navios de outras empresas é muito importante para Ubatuba. Estamos trabalhando para ser cada vez melhores em relação ao receptivo e despertar o interesse de empresas conceituadas no ramo só mostra que estamos no caminho certo”, considera o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Prefeitura realiza teatro para informar sobre prevenção contra dengue

Ubatuba - A prefeitura de Ubatuba, em parceria com o Projeto Tamar, está realizando um trabalho preventivo contra a dengue, de forma alegre e descontraída. Todas as sextas-feiras, a partir das 17h, um teatro de fantoches está sendo exibido na base do Projeto em Ubatuba, buscando atingir os turistas que visitam a cidade durante esta época do ano. O evento continuará acontecendo até o dia 20 de fevereiro, sempre às sextas e a partir de março, será apresentado nas escolas municipais, para crianças do ensino infantil até a quarta série.
Segundo a coordenadora educativa da Superintendência de Proteção à Saúde, Denize Terra, o teatro de fantoches está atraindo não só as crianças. “Estamos conseguindo chamar a atenção até mesmo dos adultos. Isto mostra que a arte pode ser uma importante ferramenta para a prevenção.”(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Equipe de Governo discute projetos de desenvolvimento sustentável para Ubatuba
Durante dois dias, a equipe de governo do prefeito reeleito de Ubatuba, estará reunida em um evento para discutir as ações de sustentabilidade que irão nortear os trabalhos da Prefeitura nos próximos anos

Ubatuba - Nos próximos dias 27 e 28 de janeiro, a equipe de governo do prefeito reeleito de Ubatuba, Eduardo Cesar, irá participar de um workshop para discutir os projetos que visam o desenvolvimento sustentável do município e que serão colocados em prática nesta nova gestão.
A proposta do prefeito Eduardo César de implantar em Ubatuba uma política pública municipal tendo como mote principal a sustentabilidade já foi discutida com a sua equipe de governo em reunião no início de janeiro. Porém, nesses dois dias de imersão, serão definidos os projetos prioritários, especialmente os transversais, ou seja, aqueles que necessitam da atuação conjunta de várias secretarias, a exemplo da coleta seletiva de lixo e do saneamento básico, entre vários outros.

Ubatuba Sustentável
Para o prefeito Eduardo Cesar, a nova política pública que será adotada no município a partir de agora e que passará a ser conhecida como “Ubatuba Sustentável”, irá priorizar ações que visem o desenvolvimento baseado no tripé: ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável. “Moramos em um município que tem 80 por cento de sua área preservada e tem, em suas belezas naturais, sua principal fonte de renda. Dessa forma, não há outro caminho a não ser buscar o desenvolvimento de forma sustentável, ou seja, precisamos tirar daqui o nosso sustento, ter qualidade de vida, porém sem esquecer das próximas gerações que também deverão ter o direito de usufruir e viver, com qualidade, nesse paraíso”, afirma o prefeito.
Para ele, a nova política a ser adotada em Ubatuba não é um programa de governo apenas para esta gestão. “Trata-se de uma política pública fundamental para o futuro do município e qualquer político que venha a administrar essa cidade, terá que seguir esse caminho da sustentabilidade”, enfatizou o prefeito.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

 

Poesia Topo

Anuncie

Maravilha

Quando Irene andou na França,
com seu vestido estampado,
com seu cabelo em trança,
foi visitar a bela adormecida
em seu leito de cristal,
desde o final do século XIX,
para espanto mundial.
E ficou maravilhada
por ver à sua frente
Santa Bernardete deitada
entre a morte e a vida,
na cidade de Lourdes,
na República da França,
com seu vestido estampado,
com seu cabelo entrançado.


Félix Cabral
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

O Pior Cego...

O pior cego é aquele que não quer enxergar, sai prefeito e entra prefeito novo, a ladainha parece que vai continuar. Sr. Prefeito Ernani, permita-me palpitar,esse negócio de dar premiação ao contribuinte que paga o Iptu em dia, não dá mais...... vamos mudar o rumo dessa história, vamos parar com isso......., não é uma medida administrativa correta é infantilidade. No governo anterior, o ex secretário da fazenda ( já foi tarde), como todo ano, anistiou os contribuintes em atraso, e na oportunidade veio a este jornal virtual dizer que o municipio tinha 25.000 inadimplentes, ora, para uma população de 72.000 em S.Sebastião, isso representa praticamente que 50% dos munícipes ou mais, não pagam seu imposto, é muito, e o senhor pode ter certeza, que não é o carro que o senhor quer dar que vai mudar a situação, duvido !! O municipio é rico, recebe bastante da Petrobrás, o contribuinte é pobre, não paga porque o dinheiro não sobra, e não vai deixar de comer para uma expectativa de ganhar um carro no fim do ano., balela , carochinha. Não é melhor o senhor mandar o jurídico do municipio e da câmara, que ganham para isso, rever a lei complementar 029/2002 e sua famigerada tabela PINI ?? que castiga o contribuinte e é ilegal ? Vai lá Sr. Prefeito, bota essa gente para pensar e trabalhar, põe gente de capacidade administrativa no seu governo, não precisamos de inventores de soluções, mas de capacidade.
Um abraço e sucesso, e bote na cabeça , não dá para tirar água de pedra.

Francisco José Marsiglia
Praia de Boissucanga

 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ilha do Tamanduá  © Luciano Cancelier

Ilha do Tamanduá
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor