Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2009 - Nº 2073 Edições Anteriores

Villa Di Capri

Região


Caraguatatuba
Caraguá organiza mutirão para limpeza geral da cidade
CDHU planeja 160 casas populares para a região do Porto Novo
CIEE e prefeitura terão processo seletivo para estagiários
Mudanças no secretariado
Dom Altieri se reúne com o prefeito

Ilhabela
Definida a programação do Carnaval 2009 em Ilhabela
Mais de 2 mil pessoas participaram das atividades do Verão Ilhabela Viva 2009 neste final de semana
Prefeitura de Ilhabela abre vagas para o maternal na rede municipal de ensino
Câmara recebe visita do Instituto Ilhabela Sustentável
Conselho de Bem Estar Animal elege membros do setor não governamental
Câmara de Ilhabela realiza primeira sessão Ordinária na próxima terça-feira


São Sebastião


Ubatuba
Aciu informa
Mais de duas mil pessoas passam pelo Latitude Vinte Três
Prefeitura reforma passarela sobre rio Lagoinha
Surfista PM de Ubatuba chega à final em torneio de surfe
Secretaria de Educação de Ubatuba prepara volta às aulas
Aulas começam no próximo dia 9 de fevereiro
Fundo Social doa alimentos arrecadados no Festival de Verão
Projeto “Lixo na Rede” é lançado em Ubatuba

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo


 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Caraguá organiza mutirão para limpeza geral da cidade
Secretaria de Serviços Públicos também vai entregar informativos para população cuidar da frente de suas casas

Caraguatatuba - Em função das chuvas registradas nos últimos dias e da situação encontradas em diversas vias da cidade, a prefeitura de Caraguá organiza o 1º "Mutirão Cidade Limpa". Nos próximos dias, cerca de 100 homens da Frente de Trabalho e da empresa Pioneira, responsável pela coleta de lixo no município, correrão pelos bairros com o objetivo de fazer uma limpeza geral.
Ruas intransitáveis, mato alto, buracos no asfalto, rios e valas entupidas são alguns dos problemas identificados pela equipe da secretaria com base nas reclamações e vistorias realizadas no último mês. De acordo com o secretário da pasta, Lúcio Fernandes, o que se encontrou na cidade foi um verdadeiro caos. "Será preciso fazer uma faxina geral nas ruas para amenizar esses problemas".
A equipe da secretaria está elaborando o cronograma de atendimento aos bairros, mas de imediato já iniciou a limpeza na área central utilizando homens da Pioneira. "Para os outros bairros, aguardamos a chegada de maquinários e a entrega dos coletes para as equipes que vão compor a Frente de Trabalho", adianta Fernandes.
Segundo eles, todos os homens estarão identificados. Ele pede à população que colabore e fique atenta aos dias do bota fora do mutirão para que deixem em frente às suas residências todo material que quiser se desfazer.
Lúcio Fernandes diz que a idéia inicial é recolher esses entulhos e promover a limpeza para que em uma segunda etapa, a própria comunidade possa colaborar para manter a cidade limpa. "Se cada morador dispensar 15 minutos do seu tempo por mês para cuidar da frente da sua casa, conseguiremos manter o município limpo como já ocorre em países desenvolvidos".
Para isso, após o término do mutirão, que além da limpeza contará ainda com a pintura de guias e sarjetas, corte de grama, limpeza entre os bloquetes, os moradores receberão informativos para conscientizar sobre essas ações.
(Fonte: Divulgação)

CDHU planeja 160 casas populares para a região do Porto Novo
Mais 200 unidades devem sair com protocolo de intenções entre prefeitura e secretaria estadual de Habitação

Caraguatatuba - O prefeito Antonio Carlos com com o secretário estadual de Habitação e presidente da CDHU, Lair Krähenbühl, acompanhado de sua equipe
A comunidade do bairro Porto Novo, de Caraguatatuba, já pode comemorar a conquista de 160 casas populares pelo programa habitacional da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado de São Paulo. A notícia foi divulgada na última semana, durante encontro entre o prefeito de Caraguá, Antonio Carlos, com o secretário estadual de Habitação, Lair Krähenpühl.
As casas, destinadas a famílias com renda de até três salários mínimos, serão construídas próximas ao Juqueriquerê. A área passa, atualmente, por processo de legalização. Além disso, ficou acordado um protocolo de intenções para a construção de mais 200 casas populares em Caraguá.
Antonio Carlos, que já foi diretor-técnico da CDHU, comprometeu-se ainda a formar comissão técnica municipal para que outros projetos da Secretaria sejam implantados na cidade. Entre eles está o Vida e Dignidade, que consiste numa área de aproximadamente três mil metros para a construção de 20 unidades, incluindo área de lazer, exclusivamente para pessoas idosas.
Além deste, o Programa Serra do Mar, que controla invasões na Mata Atlântica, também tem potencial para ser implantado no município. No encontro, ficou clara a boa vontade por parte do Secretário com as ações em Caraguá. "O município andará junto nestas questões, sempre em benefício da população", disse o prefeito Antonio Carlos, que além também foi recebido pelas secretarias estaduais de Educação, Casa Civil e Segurança Pública.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

CIEE e prefeitura terão processo seletivo para estagiários
As inscrições podem ser feitas nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro

Caraguatatuba - O processo seletivo é resultado de uma parceria da prefeitura de Caraguá com o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e tem como objetivo a formação de um quadro de reservas de estagiários de 13 cursos técnicos e 15 cursos superiores. Podem participar da seleção, estudantes com idade mínima de 18 anos, com cadastro atualizado no CIEE.
Os candidatos selecionados vão compor um quadro de reserva da Prefeitura, que poderá chamar os estagiários selecionados sempre que houver necessidade.
As inscrições podem ser feitas nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro, na Secretaria de Administração, das 10h às 16h. A prova escrita será realizada no dia 14 de fevereiro, com início às 10h e término às 12h, e será realizada na escola EMEF Dr. Carlos Almeida Rodrigues.

Serviço:
Secretaria de Administração: Avenida Siqueira Campos, 44, Centro
EMEF Dr. Carlos Almeida Rodrigues: Av. Pernambuco, 1.101, Bairro Indaiá
A lista de todos os cursos pode ser consultada no site: www.caraguatatuba.sp.gov.br.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Mudanças no secretariado

Caraguatatuba - O prefeito Antonio Carlos anunciou hoje alterações em seu secretariado. Na secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, assume Eugênio de Campos Junior. A chefia de gabinete passa a ser ocupada pelo comerciante e empresário Rinaldo Artero.
O publicitário André Procópio assume a assessoria de Comunicação Social, a convite do vice-prefeito Antonio Carlos Jr, que deixa a pasta.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Dom Altieri se reúne com o prefeito
Durante o encontro, o bispo ressaltou sobre a necessidade da parceria entre as instituições

Caraguatatuba - O bispo da Diocese de Caraguá, dom Antonio Carlos Altieri, esteve reunido hoje (dia 2) com o prefeito e o vice-prefeito da cidade para um café da manhã. Na oportunidade, dom Altieri agradeceu a colaboração da prefeitura na cerimônia de ordenação realizada no último sábado (dia 31/12).
O bispo também entregou ao prefeito Antonio Carlos um exemplar do jornal L`Osservatore Romano, com um discurso do Papa Bento XVI. Nele o Papa afirma que para responder às necessidades do povo é importante que haja sinergia entre as instituições. Dom Altieri, ao comentar sobre seu encontro com o prefeito, ressaltou que, se o objetivo é o povo, é necessário um trabalho conjunto. “O importante é que o povo saia ganhando”.
Dom Altieri entregou ao prefeito o texto-base da Campanha da Fraternidade 2009, com o tema Fraternidade e Segurança Pública.

Ao vivo
Durante o café da manhã, o vice-prefeito Antonio Carlos Jr. comentou sobre o programa Quarta Viva, da Canção Nova, que será transmitido ao vivo, no próximo dia 18, às 22h, da Praça de Eventos de Caraguá. O prefeito Antonio Carlos será entrevistado por Gabriel Chalita, ex-secretário de Educação do estado de São Paulo. O programa contará com a presença do bispo de Caraguá e do padre Fábio de Melo.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Definida a programação do Carnaval 2009 em Ilhabela
Escolas de samba, blocos carnavalescos, bailes populares e o tradicional Banho da Dorotéia são algumas das atrações. Reunião discute regras para a folia na Vila.

Ilhabela -  A Prefeitura de Ilhabela definiu a programação do Carnaval 2009, que será realizado entre os dias 20 e 24 de fevereiro, na Vila. Escolas de samba, blocos carnavalescos, bailes populares e o tradicional “Banho da Dorotéia” são algumas das atrações da festa que promete entrar para história da cidade. Os bailes populares, por exemplo, contarão com bandas musicais variadas. Na tarde da última quinta-feira (29/1), uma reunião envolvendo representantes da Prefeitura de Ilhabela, por meio das secretarias de Meio Ambiente, Turismo, Saúde e Administração, Ditran (Divisão de Trânsito), Polícia Militar, Polícia Civil, Associação Comercial e Liga das Entidades
Carnavalescas de Ilhabela (LECI) discutiu as regras para o Carnaval na rua Dr. Carvalho, na Vila. Segundo o vice-prefeito, Nuno Gallo, presidente da Comissão de Carnaval, o encontro serviu para definir alterações no trânsito, condutas do comércio, entre outras medidas que serão divulgadas na próxima semana. “Foi muito boa e produtiva a reunião, pois todos os envolvidos com o Carnaval estiveram presentes”, avaliou. A rua Dr. Carvalho receberá toda a estrutura de arquibancada, som e iluminação para os cinco dias de folia.

Confira a programação completa do Carnaval 2009 de Ilhabela:
20/2 (sexta)
22h – Abertura com a Entrega das Chaves da Cidade pelo prefeito Toninho Colucci à Corte do Rei Momo
22h30 – Desfile de Blocos de Embalo
*Bloco da Saúde
*Projeto Semear
*Bloco do Reino
0h às 4h – Início do baile popular com duas bandas locais
*Daniela Banda 40 Graus
*Balaço Doce e Marcelo Totó”

21/2 (sábado)
23h – Bloco Carnavalesco “Segura no Bagre”
23h50 – Bloco Carnavalesco “Tim Malha”
0h50 – Bloco Carnavalesco “Unidos do Morro”
1h30 às 4h – Baile popular com a Banda Pronúncia no Olhar

22/2 (domingo)
23h – Bloco Carnavalesco “Banda das Bonitas”
23h55 – Bloco “Unidos do Pequeá”
0h50 – Bloco “Azul e Branco”
1h45 – Bloco do Ditinho
2h30 às 4h – Baile popular com a Banda Namoradeira (Itatiba-SP)

23/2 (segunda)
23h - Desfile das Escolas de Samba
*Unidos do Garrafão
*Unidos de Padre Anchieta
*Mocidade Independente de Ilhabela
*Água na Boca
Neste dia não haverá baile popular

24/2 (terça)
11h – Apuração de blocos e escolas
14h – Banho da Dorotéia
22h – Apoteose com desfile dos blocos e escolas campeãs
2h – Baile popular com a Banda Eros

*Toda a programação do Carnaval 2009 acontece na rua Dr. Carvalho, na Vila
PMI

Mais de 2 mil pessoas participaram das atividades do Verão Ilhabela Viva 2009 neste final de semana
Diversos eventos esportivos agitaram a praia no último final de semana

Ilhabela -  Sol, mar, gente bonita e muita competição. Estes foram os ingredientes que marcaram o último final de semana na Praia Grande (30/1 e 1/2), em Ilhabela, com as atrações do Verão Ilhabela Viva 2009, promovido pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação.No último dia do mês de janeiro, 30, a programação teve início com o jogo entre Prefeitura e Câmara, que resultou empatado em 5 a 5. Á tarde, o tão aguardado Natação de Verão reuniu mais de 70 nadadores, vindos de São Sebastião, Jacareí e Ilhabela.“Conseguimos fazer com que não somente os moradores aproveitassem o evento, mas também os turistas que visitavam a cidade. Foi muito positivo o Verão Ilhabela Viva na Praia Grande, porque todos puderam participar e se divertir”, afirmou o secretário, Luiz LoboAbrindo o mês de fevereiro, no domingo, 1, foi a vez da Corrida de Canoa Caiçara e Caiaques “Ari Antônio de Carvalho”, que reuniu moradores tanto do norte como do sul da Ilha. Á noite, aconteceu a final do Beach Soccer - EtapaSul, que acabou sendo conquistado pelo Meninos do Sul, tendo como artilheiro o jogador Nunes, do time campeão.“Agora é a vez do Perequê abrigar a etapa centro do evento, na quarta-feira, 4 e fechar com chave de ouro o Verão Ilhabela Viva 2009, no dia 15 de fevereiro”, declarou o secretário.O Verão Ilhabela Viva 2009 é uma realização da Prefeitura Municipal de Ilhabela por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação com apoio institucional da Sabesp e apoios da Secretaria da Educação, Restaurante Nova Iorqu’i e Data Ilha Contabilidade. Para saber mais sobre o evento e as inscrições, entre em contato com a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, no telefone (12) 3896-1765.

Caminhada Noturna de Verão
Mesmo debaixo da chuva que caiu na noite de sexta-feira, 30 de janeiro, os mais de 80 participantes da Caminhada Noturna de Verão 2009, fizeram questão de completar o percurso, que teve início na rotatória da Barra Velha e chegada na Vila. Dispostos a enfrentar até mesmo a chuva, os participantes completaram a caminhada, sempre liderados pelo secretário de Esportes, Lazer e Recreação, Luiz Lobo e o vice-prefeito, Nuno Gallo.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura de Ilhabela abre vagas para o maternal na rede municipal de ensino

Ilhabela -  A Secretaria de Educação de Ilhabela vai abrir hoje matrículas para o maternal. Essa é uma novidade para este ano, já que a rede pública municipal de ensino era iniciada com o jardim de infância. Inicialmente serão abertas três salas em escolas do infantil no período vespertino como projetos pilotos. As vagas são para atender crianças nascidas de julho à dezembro de 2005 que formarão turmas de 15 alunos nas escolas E.M Dr. Salvador Arena (Barra Velha), E.M Profª Severina Barbosa de Faria – Tia Zoca (Itaquanduba) e E.M Profª Iracema França Lopes (Perequê). Os pais que estiverem interessados devem comparecer do dia 3 ao dia 6 de fevereiro em uma das unidades escolares citadas acima das 8h às 12h ou das 13h às 17h, munidos das xerox dos seguintes documentos: certidão de nascimento, carteira de vacina e comprovante de residência.
De acordo com a secretária de Educação, Lídia Sarmento, o maternal não será atendido pelo transporte escolar e para ocupar uma das vagas a criança não pode estar usando fraldas, mamadeira e chupeta, além de não estar matriculada na creche.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Câmara recebe visita do Instituto Ilhabela Sustentável

Ilhabela -  O presidente da Câmara de Ilhabela, Valdir Veríssimo (PPS), recebeu a visita de membros do Instituto Ilhabela Sustentável nesta sexta-feira (30/1). A visita de cortesia teve o intuito de apresentar ao parlamentar as propostas do Movimento Nossa Ilha Mais bela, como o Grupo de Acompanhamento da Câmara, formado por membros do Instituto e que deve acompanhar os trabalhos do Legislativo, propagando as ações desenvolvidas na homepage oficial do órgão numa linguagem mais acessível, entre outras funções. O Instituto, na pessoa do presidente Georges Grego, ainda propôs a realização de seminários específicos para os legisladores e secretários municipais com temas ligados ao cotidiano do Poder Público. Valdir Veríssimo falou da importância da parceria entre Câmara e Sociedade Civil Organizada, como forma de dar transparência aos atos do Legislativo e levar as informações à comunidade. Outras ações devem ser desenvolvidas em conjunto com o intuito de fazer com que a população acompanhe mais as sessões de Câmara.(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Conselho de Bem Estar Animal elege membros do setor não governamental

Ilhabela -  Entidades de Classe e Organizações não Governamentais se reuniram na última quinta-feira (29/1) na Câmara de Ilhabela para definir os representantes do Conselho de Bem Estar Animal, conforme preconiza o artigo 20 da Lei 658/08, que cria o Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos e dá outras providências. O encontro foi uma iniciativa do vereador Carlos Alberto, Carlinhos (PMDB) e contou com a presença do presidente da Casa, Valdir Veríssimo (PPS) e dos pares Jovelino Brito, Jove (PR), Erick Pinna (PR) e Luiz Mário, Marinho (PV). O Executivo foi representado pelo vice-prefeito, Nuno Gallo.O Conselho de Bem Estar Animal é um órgão consultivo e deverá atuar junto ao Poder Público para cumprir os dispositivos previstos na legislação em vigor. Dos sete membros, três serão nomeados pela Prefeitura de Ilhabela, sendo representantes das pastas de Saúde, Meio Ambiente e Educação. Os outros quatro membros devem pertencer ao setor não governamental. Assim, ao término da reunião, foram eleitos a APAILHA – Associação de Proteção aos Animais de Ilhabela – como entidade representante de associações ou movimentos sociais de proteção aos animais, representada por Aureananda Fernandes Clemente e Ester Gonçalves Nascimento e o Instituto Ilhabela Sustentável, representado pelos membros Gilda Nunes e Diana Matarazzo como representante das associações comunitárias. Para compor os membros do setor não governamental, as duas vagas restantes serão ocupadas por dois representantes da classe veterinária do município.(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Câmara de Ilhabela realiza primeira sessão Ordinária na próxima terça-feira

Ilhabela -  A Câmara de Ilhabela realiza hoje a primeira sessão Ordinária do ano. Os parlamentares devem se reunir no Plenário às 19h. Por ser a primeira sessão Ordinária, não há pauta definida, mas estão previstos apresentações de requerimentos, indicações, atos da mesa e projetos de Lei, como o que altera alguns artigos da Lei 482/93 que versa sobre a Concessão de Bolsas de Estudo. Também nesta terça-feira, a Câmara encerra o recesso e retoma o seu expediente de atendimento ao público no horário normal: das 9 às 18h. A Câmara de Ilhabela fica localizada à Rua Benedito Cardeal Sobrinho, 39 na Vila (Centro da Cidade).(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

 São Sebastião -

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

Aciu informa

Ubatuba -  Vaga de Emprego
Maison Boutique contrata costureira com experiência e vendedora externa.
As interessadas deverão comparecer ao local- Rua Jordão Homem da Costa, 67 loja 1- Centro. Falar com Dani

Prezado associado, se sua empresa também estiver admitindo entre em contato conosco.
Para se informar sobre as outras vagas disponíveis na Aciu acesse: www.aciubatuba.com.br

Convite ACIU
A diretoria da Associação Comercial de Ubatuba convida seus associados para um bate papo com o secretário de Turismo, José
Luiz Bittencourt Junior onde serão discutidas sugestões para a próxima temporada de verão 2010.

Data: 10 de fevereiro (3ª-feira)
Horário: 19h30
Local: Salão de eventos da Aciu- Rua Dr. Esteves da Silva, 51- Centro.

Lembre-se: Sem participação não cabe reclamação!
Por favor, confirme sua presença até o dia 09/02 com Cristiane através do telefone 3834 1441.
(Fonte: ACIU)

Mais de duas mil pessoas passam pelo Latitude Vinte Três
Apartamento decorado do primeiro residencial clube de Ubatuba atrai número recorde de visitantes

Ubatuba -  
O primeiro residencial clube de Ubatuba, que começará a ser construído em março, no bairro do Itaguá, completa um mês de lançamento com um número recorde de visitas ao estande de vendas e apartamento decorado. Desde o dia 21 de dezembro, mais de duas mil pessoas conheceram o Latitude Vinte Três.O nome do empreendimento refere-se ao paralelo que corta o terreno e corresponde ao Trópico de Capricórnio, linha imaginária sobre a qual o sol incide a 90º uma vez por ano, marcando o início do verão. Ocupando uma área de 12 mil m², frente ao mar, o L23 terá 214 apartamentos, distribuídos por quatro torres de cinco andares, incluindo a cobertura, além de um boulevard comercial. O projeto prevê a construção de um parque aquático, com várias piscinas e três raias olímpicas, saunas, quadra poliesportiva, salões de festa, espaço gourmet, home office, auditório/cinema, salas com isolamento acústico, brinquedoteca, playground, beauty care, academia, entre outros equipamentos. Diferente da maioria dos lançamentos do litoral, o empreendimento visa atender os moradores da cidade e não apenas os veranistas. Pesquisa eletrônica com mais de 100 residentes, apurada no blog da Atmosfera ( www.atmosfera-ubatuba.blogspot.com ), aponta o Itaguá como um dos melhores bairros para morar em Ubatuba, devido à proximidade do centro e da beleza da orla. Os apartamentos têm de 92m² a 260 m² e custam a partir de R$ 232 mil. A entrega da primeira torre está prevista para setembro de 2010.

Bioarquitetura
Projetado pelo escritório Ito Ventura Arquitetura e Urbanismo, com projeto paisagístico assinado pela Tal Quin Tal Arquitetura da Paisagem, o L23 é um exemplar da aplicação da sustentabilidade na construção civil.Com soluções simples e racionais, o projeto parte de um minucioso estudo de orientação solar, incorporando conceitos da arquitetura bioclimática, que se preocupa em proporcionar conforto ambiental interno e eficiência energética. A análise do comportamento da edificação em relação à insolação, iluminação e ventilação naturais é desenvolvida com o auxílio de softwares específicos, em três dimensões. O conhecimento das trajetórias solares indica as áreas que recebem mais e menos radiação e permite o planejamento dos espaços de acordo com a necessidade de iluminação. O átrio central valoriza o térreo com seu jardim de inverno, garante luz natural ao ambiente e proporciona ventilação cruzada e por efeito chaminé, essenciais para garantir conforto térmico nos momentos de ausência de correntes de vento a todos os andares do edifício. A aproveitamento da luz natural se dá pelos dois lados dos apartamentos. As grandes varandas da fachada têm a função de barrar a irradiação solar direta e permitir o aproveitamento da luz do céu, que ilumina, sem aquecer, a ala íntima e a ala social, enquanto o átrio central clareia o setor de serviço. O emprego dessas estratégias ajuda a diminuir o consumo de eletricidade e a evitar o uso de sistemas artificiais de climatização interior, como ar-condicionado, que representam, cada um, cerca de 40% do consumo total de energia, segundo levantamento da agência IPS (Inter Press Service). Os defensores da construção sustentável estimam que o consumo de energia e água dos edifícios poderia cair entre 30% e 40% com práticas adequadas, como a implantação de um sistema para captação de água da chuva, que também já está previsto no projeto. A planta do condomínio preocupa-se, ainda, com outro item fundamental: a acessibilidade, que é garantida a todos, sem exceção.

Sobre a Atmosfera
A Atmosfera Desenvolvimento Imobiliário atua há mais de 50 anos em Ubatuba, inicialmente com o nome de Imobiliária Ubatuba, com a missão de incorporar, desenvolver, construir e comercializar imóveis de alto padrão, com qualidade e responsabilidade social e ambiental, criando valor para os funcionários, fornecedores, clientes e toda a sociedade. A empresa concilia obras de infra-estrutura com o uso racional dos recursos naturais e a conservação do meio ambiente, em uma das mais belas e preservadas áreas verdes de Mata Atlântica do litoral brasileiro: Ubatuba - SP (
www.atmosfera.com)
(Fonte: Atmosfera)

Prefeitura reforma passarela sobre rio Lagoinha
A nova passarela atende a mais de cem usuários por dia

Ubatuba -  A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Administração Regional Sul, acaba de reformar mais uma passarela para atender a mais de cem usuários que utilizam a rodovia SP-55 que liga Ubatuba a Caraguatatuba, no bairro da Lagoinha. Com um vão de aproximadamente 1.70 x 18,10 de comprimento e 1m de altura, a passarela reformada sobre o rio Lagoinha, atende aos transeuntes que necessitam se deslocar para a Unidade Mista de Saúde, escola do bairro, prédio da regional, e bairros da região sul.
Segundo o administrador da Regional Sul, Cesar Góes, a iniciativa tem o objetivo de trazer mais comodidade e segurança aos moradores do local. “Esse tipo de trabalho parece simples, mas mobilizamos nossos servidores capacitados e aplicamos
materiais com recursos desta regional, para atender ao pedido do prefeito Eduardo Cesar. Nossa intenção é proporcionar melhor qualidade de vida para todos, por isso, temos nos empenhado em promover uma série de serviços que certamente estão trazendo este ideal para as comunidades locais”, concluiu.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Surfista PM de Ubatuba chega à final em torneio de surfe

Ubatuba -  O soldado PM de Ubatuba Márcio Gonçalves foi o destaque do surfe de Ubatuba na terceira edição do Campeonato de Surf da Polícia Militar, disputado no Quebra-Mar, em Santos, entre os dias 20 e 26 de janeiro.
O campeonato, que fez parte do “V Santos Surf Festival”, contou com a participação de mais de 80 surfistas policiais de diversas cidades do Estado, divididos em duas categorias: open e longboard. A equipe de Ubatuba contou com nove policiais ambientais, sendo cinco participantes na open e 4 no longboard.“Enviamos uma equipe com nove atletas, que representaram honrosamente a ‘Capital do Surfe’ no torneio, e destes, o destaque foi para o Márcio que chegou até a final do longboard. Este evento em Santos é importante, pois ajuda a promover a integração entre a Polícia Militar e comunidade. Agradeço à Prefeitura de Ubatuba pelo apoio que deu à nossa equipe para a disputa deste evento”, declarou o tenente Alexandre Guimarães, comandante da Polícia Militar Ambiental de Ubatuba.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Secretaria de Educação de Ubatuba prepara volta às aulas
Equipe de coordenadores e supervisores trabalhou durante este mês na reformulação pedagógica. Cerca de 11 mil alunos da rede municipal de ensino retornam às escolas no próximo dia 9

Ubatuba -  Durante o mês de janeiro, a equipe de coordenadores e supervisores da Secretaria Municipal de Educação esteve trabalhando na reformulação pedagógica para o ano letivo de 2009. O ano já começa com uma novidade nas escolas. É a presença do professor
coordenador que auxiliará a equipe pedagógica da escola para qual for designado. Ao todo serão treze professores coordenadores, que atenderão 22 escolas da rede municipal de ensino. Com essa equipe formada serão realizadas reuniões
pedagógicas periódicas, inclusive entre escolas para que sejam planejadas estratégias pedagógicas compatíveis com o plano de curso dos professores destas unidades escolares.
Além dos professores coordenadores, este ano também a Secretaria Municipal de Educação planeja dar ainda mais atenção ao programa de Letramento Digital, já iniciado em algumas unidades escolares do município, à Educação Ambiental, em parceria
com a Sala Verde e o Projeto Cuid’água na Escola, e à EJA – Ensino de Jovens e Adultos. Para cada uma dessas modalidades de educação haverá uma pessoa responsável pela viabilização do projeto.
Segundo as coordenadoras do Ensino Fundamental Cláudia Sigaud e de Educação Infantil, Dircelene Todam, o intuito da implantação destas novas práticas é o de monitorar os trabalhos nas escolas e estabelecer um alinhamento conceitual e procedimental compatível, além de ter uma aproximação entre com as realidades escolares de Ubatuba.

Aulas começam no próximo dia 9 de fevereiro
As aulas da Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal de educação retornam no próximo dia 9 de fevereiro, segunda-feira. São esperados aproximadamente 11 mil alunos em todas as unidades escolares do município, desde a creche até o
último ano do Ensino Fundamental.Para o primeiro dia de aula, os diretores das escolas municipais convidam os pais a conhecerem o local onde seus filhos
passarão este ano letivo, e a participarem da primeira reunião de pais do ano, que acontecerá no horário de entrada dos alunos, de acordo com o período que a criança estiver estudando.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Fundo Social doa alimentos arrecadados no Festival de Verão
Mais de cinco mil quilos de alimentos foram arrecadados e já doados para entidades assistenciais de Ubatuba

Ubatuba -  O Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Ubatuba distribuiu durante esse mês cerca de cinco mil quilos de alimentos que foram arrecadados durante a realização do Festival de Verão de Ubatuba. Foram arrecadados arroz, feijão, fubá, açúcar,
óleo, farinhas de trigo e de mandioca. Os alimentos foram doados para o Emaús, Casa de Recuperação Arca, Missão Jesus é Luz, Lar Avivalista, Lar Vicentino, Casa do Oleiro, Santa Casa de Ubatuba, APAF, projeto Resgate Monte Sião, Lar do Menor,
diversas igrejas do município e também para famílias carentes cadastradas no Fundo Social. Quem procurasse um posto para a compra de ingressos para os shows era comunicado que se houvesse a doação de um quilo de alimento para o Fundo Social
haveria descontos no ingresso. Para a primeira dama do município, Denise Cesar, mais uma vez Ubatuba mostrou que tem solidariedade. “O povo de Ubatuba e os nossos turistas que participaram dessa campanha estão de parabéns. Mostraram que além de se divertir também tem preocupação
com o seu próximo, com aquele menos favorecidos. Não poderíamos também de deixar de agradecer esse ato de nobreza dos organizadores do Festival”, declarou Denise Cesar. O Festival de Verão teve início no dia 28 de dezembro e foi encerrado no último dia 24.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Projeto “Lixo na Rede” é lançado em Ubatuba
O “Lixo na Rede” é um dos módulos do Projeto Marinas, que tem o objetivo de minimizar as agressões feitas ao meio ambiente, buscando a adequação física e operacional das atividades ligadas ao setor náutico e pesqueiro

Ubatuba -  Foi lançado na tarde desta segunda-feira, 2, em Ubatuba, o piloto do projeto “Lixo na Rede”, que tem por objetivo tornar os pescadores aliados na limpeza dos mares e rios. O evento aconteceu na Escola Municipal Esteves da Silva, reunindo
representantes dos quatro municípios do Litoral Norte, entre autoridades, ONGs, comunidades e pescadores. Na ocasião, o projeto foi apresentado e os pescadores presentes receberam os certificados e kits contendo sacos plásticos e bandeirolas do
projeto, para serem colocados nos barcos. O “Lixo na Rede” é um dos módulos do Projeto Marinas, promovido pela Cetesb, que tem o objetivo de minimizar as agressões
feitas ao meio ambiente, buscando a adequação física e operacional das atividades ligadas ao setor náutico e pesqueiro. Considerando que, todos os dias, os pescadores recolhem quantidades significativas de lixo, juntamente com o pescado, a
idéia é incentivar os pescadores a trazer o lixo recolhido para caçambas colocadas nos principais pontos de chegada de barcos da cidade: Ilha dos Pescadores, Píer do Saco da Ribeira e Cais do Itaguá.
A apresentação do projeto ficou por conta do gerente regional da Cetesb no Litoral Norte, João Carlos Milanelli, que falou sobre as vantagens e a necessidade desta parceria. “O lixo sólido pode ficar por séculos no mar, flutuando ou no fundo. Os
pescadores têm um grande potencial para serem nossos parceiros. Antes, eles não tinham estruturas para encher o barco de lixo e trazê-lo para a terra, mas a nossa idéia é capacitar e disponibilizar ferramentas a eles, além de oferecer benefícios
e certificações que agreguem valores ao produto dos pescadores.”Milanelli destacou que a implantação do Vale Diesel, bem como o seu funcionamento ainda está em negociação com a Petrobrás e
deverá ser colocada em prática a partir do segundo semestre. “Temos outras possibilidades de benefícios, mas as regras ainda estão sendo definidas.”O presidente da Colônia Z-10, Joedes da Silva afirma que diversos representantes do setor pesqueiro já atuam, retirando o
lixo do mar. “Essa ação é positiva para o futuro da atividade e do meio ambiente como um todo. Na maioria das vezes, o lixo vem da terra e não dos pescadores, mas nós devemos estar preocupados com esta questão, porque é do mar que nós tiramos o nosso sustento.”

União dos setores
Representando o prefeito de Ubatuba, Eduardo César, o chefe de gabinete, Delcio Sato esteve presente ao evento e afirmou que o projeto vem ao encontro das propostas da prefeitura de implantar ações sustentáveis no município. “Este tipo de projeto só dá certo quando há união e parcerias de diversos segmentos. Os pescadores são uma alavanca fundamental para a realização de um ideal tão importante para nossa região. Nós não estamos pensando só no agora, mas também nas futuras gerações.” São parceiros deste projeto: Associação Sócio-Ambiental Somos Ubatuba (ASSU), Ong Vivamar, Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN), APA Marinha, Instituto Ilhabela Sustentável, Associação das Empresas Náuticas do Litoral Norte,
Banco do Brasil e Prefeitura de Ubatuba.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Poesia Topo

Anuncie


 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Bombeiros em ação  ©Victório Gallo

Bombieoros em ação
© Victório Gallo

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor