Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2009 - Nº 2074 Edições Anteriores

Villa Di Capri

Região


Caraguatatuba
Rio Juqueriquerê recebe atenção especial nesta quinta-feira
Lady Kate é a atração do “Verão em Cartaz” em Caraguá neste sábado
Caraguá disputa primeiro lugar com São José na final da Copa Vanguarda de Futsal Feminino
Mexilhão deve integrar cardápio escolar a partir de 2009
Agenda Cultural FUNDACC
Fundacc realiza Festival em Homenagem a Carmen Miranda na Videoteca
Projeto Guri de Caraguatatuba abre inscrições
Professores iniciam planejamento com revisão de dados escolares

Ilhabela
“Verão Ilhabela Viva 2009” chega à Praia do Perequê nesta quarta
Dia de Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso é comemorado com fé e devoção em Ilhabela
Show de Renato Teixeira agrada todos os públicos no encerramento da Festa da Padroeira em Ilhabela
Ilhabela Rugby Clube conquista a quarta colocação em etapa nacional
Secretaria de Educação de Ilhabela reúne cerca de 300 professores na primeira reunião do ano
Associação Creche de Ilhabela adquire van com verba de Emenda Estadual
Vereador quer soluções para conter crescimento desordenado


São Sebastião
Transporte Universitário pode passar a ter novas regras em São Sebastião
Vereador vai propor a construção de um necrotério em Boiçucanga

Ubatuba
NOTA DE PESAR
Ofinas Cultural 2009
Pacientes de Ubatuba podem tratar especialidades em Caraguá
João Paulino e Maria Angu serão temas da decoração carnavalesca em Ubatuba
Luta livre é atração em Ubatuba neste domingo

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo


 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Rio Juqueriquerê recebe atenção especial nesta quinta-feira

Caraguatatuba - Será realizado, na próxima quinta-feira (05/02) - a partir das 14h00, um biomapa fluvial no Rio Juqueriquerê, em Caraguatatuba (SP) com o objetivo de identificar os problemas que ocorrem no entorno do Rio. A ação reunirá os diversos grupos integrantes do projeto “Água de Beber, de Comer, de Usar e Conservar... Ciclos Contínuos”, desenvolvido pelo Instituto Supereco com o patrocínio da Petrobras por meio do programa Petrobras Ambiental.
O biomapa é uma metodologia, na qual são construídos mapas de determinadas regiões e comunidades a fim de apontar os problemas e locais que necessitam de mais atenção. “Nesse caso, por exemplo, serão identificados problemas relacionados ao saneamento, saúde, qualidade da água, mata ciliar e potencialidades”, afirma a educadora ambiental do Água de Beber, Andréa Bossi.
A atividade será realizada a bordo de um barco que irá navegar pelo Rio Juqueriquerê. A tripulação será dividida em cinco grupos acompanhados por especialistas para orientar sobre os temas citados acima. Entre os convidados a participar estão representantes da Acaju – Associação Caiçara Juqueriquerê, Grupo Ciclos Contínuos, Grupo Arte Caiçara, Comitê de Bacias do Litoral Norte, Sabesp, Secretaria de Estado de Saúde, AMMA – Associação dos Moradores do Morro do Algodão.
As informações a respeito da qualidade da água coletadas durante todo o projeto serão complementadas por uma análise didática da água utilizando um kit fornecido pela Sabesp. As amostras serão coletadas e analisadas em alguns pontos relevantes do Rio.
A ação conta com o apoio da rede de parceiros do projeto Água de beber: Grupo Bandeirantes de Comunicação do Vale do Paraíba, Instituto General Motors, Sabesp, Veibras e Car Promotion.(Fonte: Supereco)

Lady Kate é a atração do “Verão em Cartaz” em Caraguá neste sábado
O espetáculo “D. Graça mas tem que pagar”, que traz no elenco a humorista Katicuscia Canoro, que ficou conhecida como a Lady Kate do Zorra Total, terá duas sessões seguidas, neste sábado, dia 7 de fevereiro, às 21h e 22h30, no Teatro Mario Covas, em Caraguá

Caraguatatuba - O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta neste sábado, 7 de fevereiro, em duas sessões, às 21h e 22h30, o espetáculo “D. Graça mas tem que pagar”, que traz no elenco a comediante global Katiuscia Canoro (a Lady Kate do Zorra Total) e Fabiula Nascimento.
As apresentações fazem parte do projeto “Verão em Cartaz”, produzido pelo Coletivo de Arte Flor de Nan, que já trouxe recentemente à cidade Rafinha Bastos do CQC, e por último Fernanda Vasconcelos e Henri Castelli com duas sessões lotadas da peça “Vidas Divididas”. De acordo com a organização, seriam realizadas apresentações na sexta-feira e sábado, mas em razão de compromissos de gravação na Rede Globo, as apresentações foram transferidas para sábado. Assim, quem comprou o convite para sexta-feira, poderá apresnetá-lo na sessão de sábado, às 22h30, que estará valendo normalmente.
“D. Graça mas tem que pagar” promete atrair o grande público, que poderá ver de perto Lady Kate, responsável pelos bordões “Tô pagaaaano!” e “Dinheiro eu tenho, só me falta-me o gramour!”, que literalmente caíram na boca do povo.
No espetáculo Katiuscia Canoro e Fabiula Nascimento se revezam entre várias personagens do nosso cotidiano, abordando situações que vão desde problemas domésticos à falta de sorte, como o drama de “Graucia e Grauciane” (uma dupla musical criada pelas atrizes), Sheilinha Sabão (prima de Lady Kate), que está lá por acaso e quase não se agüenta em pé de tanta cachaça, e ainda, as falsas adivinhações da cigana “Cassila Caroline”, explorada por sua própria mãe, entre outros.
De acordo com a produtora Flor de Nan, com muito humor, além da sagacidade no improviso, “D. Graça mas tem que pagar” faz com que o público de alguma forma se identifique e vivencie as situações.
A classificação do espetáculo é 14 anos, e os ingressos já estão à venda na Nice Calçados da rua Santa Cruz, Himpacto Fashion, no Caraguá Praia Shopping e Ótica Ponto de Vista, a R$ 40,00 e R$ 20,00.
Vale lembrar que estudantes, funcionários públicos, idosos, aposentados e clientes Porto Seguro (juntamente com acompanhantes), pagam meia entrada.
Reserve hoje mesmo seu ingresso pelo Orkut no perfil ‘Flor de Nan’ ou pelo site www.flordenan.com.br. Para mais informações e serviço de disk-ingresso ligue (12) 8154-1952. Teatro é Cultura. Prestigie!(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá disputa primeiro lugar com São José na final da Copa Vanguarda de Futsal Feminino
As partidas finais acontecem no sábado, 7, no bairro Poiares


Caraguatatuba - As semi-finais da Copa Vanguarda de Futsal aconteceram no último sábado, 31. As jogadoras de Caraguá venceram por 3 a 2 o time de Caçapava, com um gol de Jane, um de Camila e um de Bruna. E o time de São José venceu Paraibuna por 5 a 2. Os dois times vencedores disputam, no próximo sábado, o Troféu Poderoso Timão.
O terceiro lugar será disputado entre Paraibuna e Caçapava. O torneio começou no dia 10 de janeiro e contou com a participação de times de 12 cidades. As partidas são realizadas a partir das 10h no ginásio Benedito Lippi, no bairro Poiares, em Caraguá.
Participam da Copa Bananal, Jacareí, Caçapava, Ubatuba, São Sebastião, Taubaté, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Paraibuna, São José do Barreiro, São José dos Campos e Caraguá.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Mexilhão deve integrar cardápio escolar a partir de 2009
Alimentação balanceada e de acordo com as necessidades das crianças da cidade está sendo preparada para a volta às aulas

Caraguatatuba - Crianças das redes municipal e estadual de ensino ingressam no ano letivo com um gostinho especial. Desde janeiro está sendo preparado o cardápio da alimentação escolar, a antiga merenda. Entre as inovações, alimentos tipicamente caiçaras, como peixe e mexilhão serão integrados à carta que, agora terá salsicha apenas em datas comemorativas, dentro do cachorro-quente.
O diretor de Alimentação Escolar da prefeitura de Caraguá, Manuel Vicente da Silva, o Manu, explica que a eliminação do termo merenda se deve a uma mudança conceitual. "Merenda é algo que comemos para tapear a fome, não necessariamente com todos os nutrientes necessários", elucidou. "O que hoje é servido nas escolas deve seguir este conceito, além de não ultrapassar 350 calorias".
Manu conta que o novo cardápio está sendo estudado levando em consideração, também, a realidade do município e suas regiões. "Haverá peixe, que é extremamente saudável, e ainda estamos vendo qual a melhor forma de oferecer o mexilhão", disse Manu. "Somos um dos maiores produtores da iguaria e como bons caiçaras não podemos deixá-la de fora".

Gostinho de casa
Em Caraguá, a merenda escolar atende não só as escolas municipais, mas também as estaduais. Isto é possível por conta do projeto Tempero de Mãe, implantado durante os dois primeiros mandatos de Antonio Carlos. O projeto já foi, inclusive, premiado nacionalmente. Nele, cada escola passou a ter sua própria cozinha, equipada e preparada para receber as mães da comunidade, capacitadas para cozinhar para as crianças com aquele tempero que só mãe sabe fazer igual. Ao todo são aproximadamente 26 mil bem alimentados e satisfeitos.
Outra novidade, é a formação de uma equipe de supervisores da alimentação escolar. "Eles percorrerão as escolas para ter a certeza de que tudo está sendo feito como deve", garantiu Manu. "Se necessário, passarão dois, três dias na mesma escola, mas as crianças precisam receber essa atenção".
A secretaria de Educação também disponibilizará um nutricionista, que ficará de plantão, para orientar mães e famílias daquelas crianças que sofrem de alguma patologia ou restrição alimentar. "Há as que tem diabetes ou intolerância à lactose", exemplificou o diretor. "Por isso o tratamento que recebem na escola precisa ser estendido também em casa".(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Agenda Cultural FUNDACC

Caraguatatuba - Concurso de Marchinhas acontece no sábado
Acontece neste sábado, 7, a partir das 20h30, a apresentação pública das marchinhas que estão concorrendo no I Concurso de Marchinhas realizado pela Fundacc e Prefeitura Municipal.O coreto da Praça Dr. Cândido Motta será palco para as 5 marchinhas selecionadas: Nossa Cidade, da Professora Vicentina Barbieri e João Bosco, Menina da Praia, de Amauri Antonio Messias, Recordações Carnavalescas, de José Maria do Prado, Nossa Sereia, de Ubirajara Ferreira, o Bira e Carnaval na Praia, de Isabel Meireles. O júri popular vai escolher a melhor marchinha que vai embalar os bailes do Carnaval de Antigamente, realizado pela Fundacc. Vale a pena conferir!

Oficinas Culturais
A Fundacc abre inscrições para as Oficinas Culturais nas áreas de dança, teatro, música, folclore, artesanato e artes plásticas. As inscrições devem ser feitas a partir de 10 de fevereiro, nas oficinas culturais nos bairros e no centro. Mais informações pelo telefone (12) 3883 7555 ou 3883 3737. A Fundacc fica na Rua Santa Cruz, 396, no centro de Caraguá.

Coreto em Sol
Apresentações musicais na Praça Dr. Cândido Motta às quintas, sextas, sábados e domingos e nas Praças do Travessão e Massaguaçu aos sábados
Praça Dr. Cândido Motta - 20h30
Dia 05/02 - quinta - Nhô Vair e convidados;
Dia 06/02 - sexta - Carmen Miranda (Zé Maria);
Dia 07/02 - sábado - Concurso de Marchinhas / Nosso Ritmo;
Dia 08/02 - domingo - Apresentação Banda Municipal Carlos Gomes
Praça do Travessão - 21h30
Dia 07/02 - sábado - Bruno Carvalho;
Praça do Massaguaçu - 21h30
Dia 07/02 - sábado – Zé Rodrigues;(Fonte: Fundacc)

Fundacc realiza Festival em Homenagem a Carmen Miranda na Videoteca
Carmen Miranda, que nasceu há cem anos, vai ser recordada em fevereiro na Videoteca Lúcio Braun em Caraguatatuba, com a exibição de quatro filmes que a atriz e cantora portuguesa fez em Hollywood

Caraguatatuba - A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba realiza de 5 a 8 de fevereiro o Festival Homenagem a Carmen Miranda na Videoteca Lúcio Braun no mês em que se assinalam os cem anos do nascimento da cantora nascida em Marco de Canaveses. Os filmes acontecem às 20h e a entrada é R$1,00. a Videoteca fica no Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos no centro de Caraguá.
A programação abre com Romance a Carioca(1950), no dia 5, quinta-feira. Já na sexta, 6, é a vez de Serenata Tropical(1940). No dia 7, sábado é a vez de Entre a Loura e a Morena (1943) e no domingo, 8, Uma Noite no Rio(1941).
Carmem Miranda nasceu dia 09 de Fevereiro de 1909 em Várzea da Ovelha, Marco de Canaveses, mas foi no Brasil que passou parte da sua vida, depois dos pais terem ido para o Rio de Janeiro.
Com pouco mais de vinte anos era já uma vedete no Brasil, tanto na música como no cinema, chamando a atenção de Hollywood.
Na década de 1940 foi uma das atrizes mais bem pagas do cinema norte-americano, ao encarnar uma personagem folclórica de pronúncia acentuada, em mais de dez filmes, feitos até 1953.
Conhecida a sua dependência de barbitúricos, Carmen Miranda morreu nos Estados Unidos a 05 de Agosto de 1955, com 46 anos, de ataque cardíaco, depois de ter participado de um programa de televisão.
Quando o corpo foi trasladado para o Rio de Janeiro, a cerimônia foi acompanhada por cerca de meio milhão de pessoas.(Fonte: Fundacc)

Projeto Guri de Caraguatatuba abre inscrições

Caraguatatuba - O Projeto Guri de Caraguatatuba retoma suas atividades no dia 9 de fevereiro e está com inscrições abertas para novos alunos. Os que já fazem parte do projeto devem fazer a rematrícula de 3 e 4 de fevereiro; já as matrículas acontecem a partir do dia de 5 de fevereiro. Para participar é preciso ter entre 8 e 17 anos, e estar regularmente matriculado na escola.
Os alunos podem escolher as aulas de
Violino, viola clássica, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta transversal, clarinete, saxofone, trombone, trompete, percussão e canto coral. As aulas são gratuitos e não é necessário ter conhecimento musical.
Para quem vai participar do projeto pela primeira vez é imprescindível a presença do pai, da mãe ou do responsável munido dos seguintes documentos: declaração escolar (original) ou certificado de conclusão de curso (uma cópia simples); RG ou certidão de nascimento (uma cópia simples); comprovante de residência com CEP (documento original que poderá ser conta de água, luz ou extrato de banco), carteira de vacinação (original) e duas fotos 3X4.
Em Caraguatatuba, o Projeto Guri tem parceria com a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural e a Prefeitura Municipal e o pólo está localizado na Rua Floriano Peixoto, s/n° no Poiares - telefone: (12) 3888 3881
Para os idealizadores do projeto, acreditar na música é transformar e levar para as crianças e adolescentes a oportunidade de conhecer o mundo da música promovendo a união destes jovens em torno de valores comuns: a dedicação aos estudos e a importância de uma atitude positiva diante dos desafios.
O reconhecimento desses valores possibilita a ampliação das perspectivas de vida dos alunos e cria condições para o aprimoramento de suas potencialidades.
Projeto Guri
O Projeto Guri nasceu em 1995, na secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo. E, desde 2004, é administrado pela Organização Social de Cultura: Associação Amigos do Projeto Guri, qualificada como Organização Social de Cultura.
A missão do Projeto Guri é promover a inclusão sócio-cultural de crianças e adolescentes por meio do ensino musical.
O projeto proporciona aos alunos o contato com valores implícitos no ensino musical, dentre eles a concentração, a disciplina, o trabalho em grupo, o respeito às diferenças e a apuração da sensibilidade. (Fonte: Fundacc)

Professores iniciam planejamento com revisão de dados escolares
Ação foi proposta após encontro com os profissionais e técnicos da secretaria da Educação

Caraguatatuba - Os principais indicadores de qualidade do ensino na rede municipal de Caraguá serão analisados e revistos esta semana pelos cerca de 700 professores e diretores durante o planejamento das aulas do ano letivo de 2009. Essa ação foi a principal proposta apresentada durante encontro realizado na última segunda-feira (2), no Teatro Mario Covas. Estiveram reunidos os profissionais, o prefeito Antonio Carlos, o vice-prefeito Antonio Carlos Junior, o secretário da Educação, professor Laércio Albarici e sua equipe técnica, e o secretário da Administração, Silvio Tavares de Andrade.
Com uma explanação sobre os índices educacionais no Brasil em 2006, nos quais o país é apontado como um dos piores do mundo, perdendo apenas para Moçambique, o professor Albarici aproveitou o tema "Educação no Brasil – Ignorância Mata". Ele esclareceu que o analfabetismo é preocupante, atingindo 13% dos jovens com mais de 15 anos. Além do tempo de permanência do estudante brasileiro na escola que é de cinco anos, metade dos russos, por exemplo. O índice de repetência também é considerado alarmante, sendo 21% quando no México é de 0,8%.
"O objetivo é sensibilizar os professores para melhorar o ensino nas salas de aulas, levando mais recursos e incentivos para nossos alunos", ressaltou ou secretário. Ele acrescentou ainda que o aluno que não sai bem preparado da escola, terá sim dificuldades no mercado de trabalho. "Hoje, não basta mais saber somar, é preciso entender o que esses números representam", comparou.
Além dessa avaliação, os professores tiveram a oportunidade de tirar algumas dúvidas com relação ao salário da categoria, concurso público de 2006, projeto de inclusão social nas salas, entre outros. O prefeito Antonio Carlos disse que está avaliando o orçamento aprovado no ano passado, que entende ter sido previsto de forma errada, e que só após essa análise será possível rever o poder de comprar do funcionalismo municipal.
Ele ressaltou ainda que a administração tem uma preocupação com a educação, com a formação das crianças e jovens, e que os professores são essa ponte, juntamente com a família. "A qualidade no ensino é importante para que as crianças possam sonhar. Por isso, queremos as escolas abertas para os pais, as APMs, a comunidade."
O prefeito destacou ainda a qualificação dos professores que hoje atuam na rede, todos com pedagogia e muitos com pós-graduação e mestrado. "Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos", disse.
Com relação ao concurso, a prefeitura também está revendo o quadro administrativo para definir se será possível revalidar por mais dois anos ou vai ser extinto. Quanto à inclusão, o secretário Laércio Albarici disse que há projeto voltado para os alunos que têm dificuldade de aprendizagem, assim como um voltado para se trabalhar com pequenos grupos.
As aulas na rede municipal de ensino começam na próxima segunda-feira, 9 de fevereiro. Hoje, o município conta com cerca de 700 professores dos ensinos infantil e fundamental, 19 mil alunos e 27 unidades escolares.
(Fonte: Divulgação)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

“Verão Ilhabela Viva 2009” chega à Praia do Perequê nesta quarta

Ilhabela -  A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (Selar), inicia nesta quarta-feira a terceira etapa do projeto “Verão Ilhabela Viva 2009”, na Praia do Perequê, região central da cidade.
Entre as atrações estão os torneios de Beach Rugby e Vôlei de Praia. Também serão disputados jogos de Beach Soccer (futebol de areia), além de todas as atividades recreativas. No último final de semana, o evento foi realizado na Praia Grande, região sul do município. O “Verão Ilhabela Viva 2009”, que tem apoio da Sabesp, também passou pela Praia da Armação, norte de Ilhabela, no final do mês de janeiro. “A partir de agora, os eventos da Prefeitura serão descentralizados, de maneira que toda a população possa ter acesso às atividades oferecidas pelo município”, destacou o prefeito Toninho Colucci, durante a abertura da etapa da Praia Grande.
Ainda no final de semana, o público pôde conferir e participar da conhecida “Corrida de Canoa Caiçara” e da prova natatória. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Dia de Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso é comemorado com fé e devoção em Ilhabela

Ilhabela -  O Dia de Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso, Padroeira de Ilhabela, foi comemorado com muita fé e devoção na noite da última segunda-feira (2/02). O prefeito Toninho Colucci (PPS) participou da missa realizada na Igreja Matriz, que leva o mesmo nome da santa, e depois seguiu em procissão levando o andor de Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso pelas ruas do Centro Histórico da cidade.
A missa foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Antonio Carlos Altieri e também contou com a participação do deputado estadual Pe. Afonso (PV) e do pároco de Ilhabela Pe. Léo.
Os cerca de 500 fiéis que acompanharam a procissão se emocionaram ao som da Banda Municipal de São Sebastião, que tocou músicas religiosas em homenagem à padroeira, e se encantaram com a queima de fogos que aconteceu em frente ao píer da Vila.
A Festa de Nossa Senhora D´Ajuda e Bom Sucesso é realizada pela paróquia local e tem o apoio da Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria da Cultura. O culto à Padroeira de Ilhabela acontece desde meados do século XVIII quando um pequeno povoado começou a ser formado onde se localiza a Vila. A Festa da Padroeira hoje faz parte do calendário cultural e turístico do município e, a cada ano, renova a fé cristã do povo ilhabelense, além de contar com uma programação artístico-cultural promovida pela Prefeitura.

Devoção a Nossa Senhora D’Ajuda
O título “Nossa Senhora D’Ajuda” teve sua origem em Portugal, quando soldados e marinheiros veneravam a virgem Maria, mãe de Jesus, invocando sua ajuda. Muitas Naus lusitanas foram colocadas sob a proteção de Nossa Senhora, intitulada Nossa Senhora D’Ajuda, provavelmente por causa da pequena capela existente na Praia do Rastelo, em Lisboa, que abrigava uma imagem milagrosa que ali tinha sido encontrada.
Foram os padres jesuítas que trouxeram esta devoção para o Brasil, dedicando a Nossa Senhora D’Ajuda a primeira igreja que construíram na Bahia. Eles se inspiraram na caravela Capitania da frota de Tomé de Souza, que se denominava “Nossa Senhora D’Ajuda” e que trazia sua imagem a bordo. Com a chegada do primeiro bispo ao Brasil, D.Pedro Fernandes Sardinha, os jesuítas cederam-lhe a igreja, que foi remodelada e tornou-se em 1579 a Sé da Bahia. Em seguida os jesuítas foram para Porto Seguro – BA, onde construíram outra igreja, que também foi dedicada a Nossa Senhora D’Ajuda.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Show de Renato Teixeira agrada todos os públicos no encerramento da Festa da Padroeira em Ilhabela

Ilhabela -  O show do cantor Renato Teixeira encerrou, na noite de segunda-feira (3/2) – feriado do Dia da Padroeira - a tradicional Festa de Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso, organizada pela Igreja Católica em parceria com a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura. A apresentação agradou todos os públicos, dos jovens aos idosos.
Cerca de 1,5 mil pessoas prestigiaram o show do cantor que não esconde sua identificação com a região. “Nasci em Ubatuba, então conheço todo este Litoral Norte Paulista que, com certeza é o mais bonito do Brasil”, disse Teixeira logo ao subir ao palco. Muitas de suas canções são conhecidos temas da teledramaturgia e até hoje encantam seu público fiel, como “Amanheceu, peguei a Viola”, “O violeiro toca” e “Tocando em frente”.
Contudo, seu maior sucesso continua sendo “Romaria”, apresentada ao final do show em Ilhabela e que emocionou muitas pessoas. “Essa é a verdadeira música popular brasileira, música que toca na alma”, disse a aposentada Janice Oliveira dos Santos, 67 anos.
Para a empresária Andréia Vasconcelos, 42 anos, de São Paulo, não poderia haver combinação melhor do que a brisa do mar de Ilhabela e uma boa música. “Sempre venho para Ilhabela nas férias e acabo prestigiando a Festa da Padroeira. Este ano está muito bem organizada e com música de qualidade. O show do Renato Teixeira foi ótimo”, concluiu. Durante todo o fim de semana, o público pôde conferir várias apresentações, como a banda católica Typ Vox Trio, o grupo Samba no Pé e o conjunto cultural Raízes de Ilhabela. Além disso, uma vasta programação religiosa e quermesse marcaram quatro finais de semana de festa.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Ilhabela Rugby Clube conquista a quarta colocação em etapa nacional
Agora, equipe ocupa a 3ª colocação na classificação geral

Ilhabela -  A equipe do Ilhabela Rugby Clube conquistou no último final de semana, 31 de janeiro e 1º de fevereiro, o 4º lugar na 4ª etapa do Circuito Brasileiro de Rugby "Seven a Side" – Temporada 2008/2009, realizada em Curitiba, no Paraná e o 3º lugar na classificação geral.
No total da etapa, Ilhabela jogou cinco partidas, conquistando três vitórias e duas derrotas, onde a equipe de São José dos Campos sagrou-se campeão da etapa, seguido da equipe Desterro, em 2º, e o Spac em 3º.
"Com esse resultado, alcançamos nosso objetivo, que era estar entre os três primeiros colocados na classificação geral", declarou o jogador, Luiz Carlos de Jesus.
O Ilhabela Rugby Clube é apoiado pela Servpé, Pousada Manga Rosa, Motor Boat, Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Secretaria de Educação de Ilhabela reúne cerca de 300 professores na primeira reunião do ano

Ilhabela -  O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), abriu na manhã de hoje (3/01) a primeira reunião com os professores da rede municipal de ensino. O encontro aconteceu no Esporte Clube Ilhabela e reuniu cerca de 300 pessoas entre professores, coordenadores, gestores e representantes de entidades como APAE e Associação Creche. A reunião coordenada pela secretária de Educação, Lídia Sarmento, contou com a presença do chefe de Gabinete da Prefeitura, Julio Cezar De Tullio, e do presidente da Câmara, Valdir Veríssimo.
Toninho Colucci falou sobre a importância da educação. “Com essa equipe tenho certeza que vamos conquistar uma educação ainda melhor porque vamos ter um ano de conquistas, avanços e grandes realizações”, declarou o prefeito.
Segundo Lídia Sarmento, a reunião serviu para apresentar aos professores a nova equipe, além de comunicar sobre as mudanças que já estão acontecendo no ensino ilhabelense. Os professores foram recepcionados com um café da manhã e depois lotaram o salão do clube. Após as apresentações os professores irão se concentrar entre os dias 4, 5 e 6 de fevereiro no planejamento para o inicio das aulas.
Atualmente, a rede municipal de ensino de Ilhabela conta com 13 unidades escolares, que abrigam 117 salas de aula, sendo 27 do ensino infantil e 90 do fundamental, além das oito unidades instaladas em comunidades tradicionais caiçara.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Associação Creche de Ilhabela adquire van com verba de Emenda Estadual

Ilhabela -  A Associação Creche de Ilhabela (Acri) adquiriu uma van para realizar o transporte das crianças assistidas pela entidade, com verba proveniente de uma emenda assinada pelo deputado estadual Jorge Caruso (PMDB) em atendimento ao pedido do vereador ilhéu, companheiro de partido, Carlos Alberto, o Carlinhos.
De acordo com informações da diretora pedagógica da Associação, Maria Catarina Roefero, o vereador conseguiu junto ao deputado a quantia de R$50 mil e para chegar ao valor do veículo (R$ 80 mil), a entidade contou com a doação de um empresário da cidade, além de angariar fundos através da promoção de eventos beneficentes.
A van será usada no transporte dos alunos dentro do "Programa Interação entre Creches", com previsão de início no mês de março. A ideia é promover a integração entre as crianças promovendo atividades interativas nas unidades dos bairros e a sede.
"Para colocar o projeto interação entre creches em prática, vamos precisar do apoio da Secretaria de Educação com a cessão de mais um veículo, pois só a nossa van não será suficiente", explica a diretora e, por isso, a intenção é juntar esforços para adquirir mais um veículo tipo van ou microônibus, pois dessa maneira será possível fazer o transporte de todos os alunos.
A Associação Creche de Ilhabela recebe 700 crianças, distribuídas em sete unidades e a sede, localizada na Barra Velha. Recentemente, a entidade foi beneficiada com uma verba conquistada junto ao Deputado David Zaia, por intermédio da então vereadora Nanci Zanato, que também foi usada na compra de um veículo convencional (popular) para o transporte de professores e funcionários entre as unidades.(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Vereador quer soluções para conter crescimento desordenado

Ilhabela -  Tendo como meta a busca de soluções para conter o crescimento desordenado e consequentemente sanar problemas com saneamento básico, segurança, saúde e educação em Ilhabela, Jovelino Pereira de Brito, o Jove (PR), pretende marcar seu primeiro mandato como vereador com ações nesse sentido. Baiano de nascimento e caiçara de coração, o comerciante de 39 anos reside há 26 anos no arquipélago. Jove também já foi funcionário público e atuou no ramo da construção civil.
A entrada na vida pública se deu em função de acreditar na necessidade de tratar "a coisa pública com seriedade". Em 2000, candidatou-se pela primeira vez, alcançando a suplência. Em 2004, obteve expressiva votação, no entanto, seu partido à época (PSDB) não fez legenda. No ano passado, concorrendo pelo Partido Republicano, chegou à vereança.
"Como vereador, a população pode esperar de mim muito trabalho, vamos trabalhar muito essa questão do crescimento desordenado, que acarreta problemas na saúde, violência, saneamento básico e consequentemente, afeta nossa qualidade de vida", garante. O parlamentar pretende apresentar projetos e ideias que culminem no congelamento das áreas de risco no município, inibindo as construções irregulares e fazendo com que as famílias que hoje residem nessas condições precárias tenham um lugar digno e seguro para viver.(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Transporte Universitário pode passar a ter novas regras em São Sebastião

São Sebastião -O vereador de São Sebastião, José Reis (PSB), esteve reunido no final da tarde de ontem, dia 2, na Prefeitura Municipal, com o secretário de Governo, Paulo Henrique Santana, e o presidente da AETU (Associação de Estudantes Técnicos e Universitários), Guilherme Marino Ribeiro Mattos, para discutir a proposta de alteração na Lei 1794/06, que estabelece as normas do convênio entre o município e a entidade.
O objetivo da reunião foi buscar alternativas para que a lei possa beneficiar, com o desconto no transporte universitário, um número maior de moradores, que não tem condições financeiras de pagar o custo da viagem para estudar em outras cidades.
Hoje, para se enquadrar no benefício da Lei 1794/06, os estudantes precisam comprovar através de histórico escolar ter cursado no município o ensino fundamental ou médio por três anos e que residem na cidade há mais de cinco anos.
"Esses critérios criaram uma demanda reprimida, pois vai de encontro à característica de São Sebastião, município que cresce 5% ao ano, onde grande parte da população é de migrantes. Por isso, muitas pessoas que hoje querem fazer faculdade moram aqui há mais de 5 anos, mas nem todos cursaram o ensino fundamental e médio na cidade, já vieram para cá escolarizado", explica o vereador.
O vereador Reis solicitou ao secretário de governo o apoio para mudar as regras da Lei, incluindo como fator principal a condição sócio-econômica do estudante, que seria analisada e averiguada por uma assistente social do município.
Outra sugestão levantada durante a reunião pelo secretário de Governo, Paulo Henrique Santana, foi veicular o benefício ao pagamento de imposto municipal e a obrigatoriedade de estágio na Prefeitura.
"Hoje a Prefeitura paga à AETU R$ 90 mil, mensais, para que os estudantes possam ter desconto no transporte universitário, mas alguns beneficiados tem dívida ativa com o município", explica PH.
O secretário de Governo também afirmou que vai sugerir a secretária de Educação, Márcia Rego, para que o beneficiado com transporte universitário com desconto, no último ano da faculdade, seja cumpra algumas horas de trabalho na Prefeitura, na forma de estágio.
Debate - O próximo passo do vereador José Reis é se reunir com a diretoria da AETU ((Associação de Estudantes Técnicos e Universitários) para marcar a data de um debate no plenário da Câmara, com a presença das autoridades municipais, empresa de ônibus e dos estudantes, para que seja elaborada a minuta de uma nova Lei para o transporte universitário.
A partir de hoje, o interessado em participar da discussão pode ir até o gabinete do vereador, que fica no prédio principal da Câmara, deixar sugestão ou questionamento para ser acrescentado na pauta do debate.
Segundo o vereador, cerca de 20 pessoas estão inscritas na AETU aguardando para receber o desconto no transporte universitário e outras 50 já o procuraram para solicitar sua intervenção junto à entidade.
"Eu sou a favor de ampliar o benefício do transporte universitário, mas não quero prejudicar ninguém, por isso, a importância do debate com a comunidade e com a Prefeitura. Qualquer ampliação do serviço gera despesa e, antes disso, é preciso ter a garantia de que o município vai suprir essa nova demanda", afirma o vereador.
O presidente da AETU, Guilherme Marino Ribeiro Mattos, explica que para que mais pessoas possam ser beneficiadas pela Lei seria necessário alterar as regras ou aumentar o repasse de verba que é feito hoje pela Prefeitura à entidade.
"Caso contrário, a AETU teria que contratar mais ônibus para levar os novos estudantes e isso representa um aumento de custo a ser rateado pelas pessoas que hoje já são beneficiadas. Estaríamos prejudicando 400 estudantes", afirma Mattos.
No entanto, durante a reunião, o secretário de Governo adiantou que é pouco provável que ocorra um aumento no valor da verba.
"O orçamento do município para 2009 foi elaborado pela gestão anterior. A expectativa de R$ 372 milhões, por causa da crise mundial, pode ser frustrada. Portanto, para esse ano não dá para assumir o compromisso com a AETU de que vai ser haver reajuste", explica PH.
Atualmente a AETU é mantida com os R$ 900 que é repassado pela Prefeitura e R$ 300 mil arrecadados entre os associados. Hoje, com esse recurso, a AETU oferece o transporte com três ônibus para Mogi das Cruzes, um ônibus e microônibus para São José dos Campos, van para Taubaté. A entidade possui 600 associados, sendo 200 de Caraguatatuba e 400 de São Sebastião.
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Vereador vai propor a construção de um necrotério em Boiçucanga

São Sebastião -O vereador de São Sebastião, Amilton Pacheco da Silva (PSB), junto com a sua equipe, esteve no bairro de Boiçucanga, na costa sul, para ouvir as reivindicações da comunidade e visitar a Sub-Prefeitura.
Durante a reunião, o vereador se reuniu com o diretor da administração regional da costa sul, Iran Danesi Coelho, com quem conversou sobre a intenção de oficializar a proposta de instalação de um necrotério no bairro, local onde as pessoas possam velar os seus mortos.
Também foi discutido sobre a falta de um espaço adequado para os motoristas da Sub-Prefeitura, onde possam ficar enquanto aguardam a chamada de trabalho.
O vereador, que já demonstrou a intenção de instalar o seu gabinete em Boiçucanga para estar mais próximo da população, demonstrou disposição para o diálogo em busca de mais infra-estrutura e investimento para solucionar os problemas do local.
"Eu não gosto de ficar preso no escritório, meu objetivo é estar sempre nas ruas, visitando bairros e repartições públicas. Eu sempre fiz isso mesmo quando não era vereador, agora a responsabilidade aumentou na mesma proporção que a vontade de trabalhar pelo município", afirma.
Além de visitar o bairro, o vereador participou de uma entrevista na Rádio Costa Sul, onde respondeu as perguntas dos ouvintes. O parlamentar também esclareceu sobre algumas normas internas da Câmara, como os prazos para apresentação de documentos na sessão
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

NOTA DE PESAR

Ubatuba- É com grande pesar que a Associação Comercial de Ubatuba comunica o falecimento da advogada Monique Muniz de Carvalho, 29 anos, que nesta quinta-feira foi vítima de um acidente de trânsito.
Neste momento de dor e consternação, manifestamos nossa profunda solidariedade desejando que Deus dê aos familiares e amigos a força necessária para superar a dor pela perda da ente querida.
Recebam nesta hora difícil, nosso abraço de afeto e carinho. (Fonte: ACIU)

Oficinas Culturais 2009

Ubatuba- O N.U.V.E.M. - Núcleo de Valorização à Expressão Musical, e a Officina Artaud - Livre Espaço de Pesquisa Teatral, através da OSC Celebreiros Ubatuba abrem as inscrições para as Oficinas Culturais 2009!

Teatro Iniciante (com Marilena Cabral e Vittorio Colacchio)
Teatro Intermediário (com Marilena Cabral e Vittorio Colacchio)
Violão (com André Ramos e Paulo Da Lua)
Contrabaixo Elétrico (com Rafael Furtado)
Guitarra (com André Ramos)
Bateria (com Virgílio e Wandeco)
Percussão (com Virgílio e Wandeco)
Flauta Transversal (com Paulo Da Lua)
Teclado (com Mariana Cioromila)
Canto Coral Juvenil (com Isaac Alves)
Canto Lírico (com Mariana Cioromila)
Canto Popular (com Isaac Alves)
Teoria e Percepção Musical (com Isaac Alves)
Descubra o artista que existe em você!!!

Informações: celebreirosubatuba@gmail.com
(12) 9178.8452 - Patrícia
(12) 9769.7575 - Marilena
2ª a 6ª feira, das 16 as 20 horas na Sala Artaud Nas Nuvens - Auditório do Passeio Santa Fé - Rua Conceição 180 - Centro
(Fonte:Celebreiros de Ubatuba)

Pacientes de Ubatuba podem tratar especialidades em Caraguá
Ao todo, são 25 especialidades médicas, sendo que três delas são inéditas na região: mastologia, alergologia e reumatologia

Ubatuba- Ubatuba é uma das cidades beneficiadas com a inauguração do Ambulatório Médico de Especialidades de Caraguatatuba (AME), que já vem funcionando desde o início de dezembro. Segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde, os AMEs integram um novo modelo de atendimento ambulatorial que reúne consultas com médicos especialistas, exames e pequenas cirurgias em um só local. O novo AME funciona, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, no Bairro Indaiá, em Caraguatatuba. Para ter acesso aos serviços, os pacientes precisam ser encaminhados pelo médico do Programa de Saúde da Família, em seu próprio bairro.
Entre os objetivos do AME, está o de desafogar os hospitais, para que estes dêem prioridade às internações e atendimentos de urgência. Outra vantagem é poder adiantar os diagnósticos e tratamentos, uma vez que os procedimentos acontecem em um único dia. Ao todo, são 25 especialidades médicas, sendo que três delas são inéditas na região: mastologia, alergologia e reumatologia.
As especialidades oferecidas são: broncoscopia, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia ginecológica, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica reparadora, cirurgia vascular, colonoscopia, dermatologia, endocrinologia adulto e infantil, endoscopia, gastroenterologia, obstetrícia de alto risco, oftalmologia, ortopedia, neurologia adulto e infantil, otorrinolaringologia, pneumologia, proctologia e urologia.
A unidade tem uma equipe multidisciplinar formada por nutricionista, assistente social, psicólogo e fonoaudiólogo. Estão disponíveis 19 consultórios e duas salas de cirurgia, além de sala para curativo, medicação, enfermagem, repouso e observação.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

João Paulino e Maria Angu serão temas da decoração carnavalesca em Ubatuba
A decoração carnavalesca que enfeitará Ubatuba é uma forma de reconhecer e valorizar a cultura antiga

Ubatuba- Com o objetivo de valorizar a cultura caiçara e o folclore, a Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), está preparando uma decoração especial para o Festival de Marchinhas Carnavalescas e o Carnaval à Moda Antiga, que acontecerão na Praça Exaltação da Santa Cruz, a partir do próximo dia 13.
Os famosos bonecões João Paulino e Maria Angu, com suas roupas floridas e alegres, estarão espalhados por toda praça. Eles estão sendo confeccionados na própria Fundart, com uma técnica antiga, chamada “empapelamento” utilizando moldes de barro, jornal e cola, para fazer as cabeças, além de panos de chita para as roupas.
Segundo o caiçara André Damásio, que está ajudando a confeccionar os bonecos, esta é uma forma de reconhecer e prestar uma homenagem à cultura antiga. “Este conhecimento foi passado pelo saudoso Nei Martins e nós estamos dando prosseguimento, para manter viva esta cultura. Antigamente, os bonecões eram utilizados para alegrar as festas religiosas, como o Divino. Como o brasileiro sempre muda um pouquinho as coisas, este elemento também está sendo utilizado no nosso carnaval”, conta André.

Festival e Carnaval na Praça
As eliminatórias do Festival de Marchinhas acontecem nos dias 13 e 14 de fevereiro e a final, no dia 20, sexta-feira, a partir das 20h, abrindo o Carnaval em Ubatuba. De 21 a 24, durante o Carnaval, a folia fica por conta da Banda Maestro Pedrinho, que trará para o público o melhor das marchinhas carnavalescas, para brincar o carnaval com toda a família.
Além das atrações que acontecem na Praça Exaltação à Santa Cruz, entre os dias 20 e 24 de fevereiro, o carnaval de Ubatuba contará ainda com matinê no ginásio Tubão, a partir das 14h; música ao vivo na Maranduba e Avenida Iperoig, a partir das 22h e desfile de blocos.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Luta livre é atração em Ubatuba neste domingo

Ubatuba- A equipe de luta livre do programa Supercatch estará mais uma vez em Ubatuba. Depois das apresentações no Ginásio do Perequê e na Avenida Iperoig, a equipe, comandada pelo campeão brasileiro de luta livre, Bob Léo, se apresenta no ginásio de Esportes Tubão, neste domingo, 8, a partir das 20 horas.
“A cidade nos acolheu muito bem nas duas vezes em que aqui estivemos, por isso encontramos uma data para voltar e trazer nosso show mais uma vez para Ubatuba, atendendo a diversos pedidos”, comentou Bob Léo. “A luta livre é um espetáculo que reúne público de todas as faixas etárias. Conseguimos reunir no ringue atletas que mexem com a emoção do público, de forma sadia”, disse Bob.
Ainda segundo o lutador, que é o atual campeão brasileiro da modalidade, a rotina de treinos é levada a sério por todos. “Quando estão no ringue todos os lutadores precisam estar bem preparados, são três dias de treino por semana. São golpes e quedas que podem ocasionar sérias contusões se não forem treinadas à exaustão. Treinamos duro, para garantir um bom espetáculo a todos”.

No Brasil
A luta livre chegou ao Brasil na década de 50, vinda da Austrália. Os pioneiros do “esporte-espetáculo” foram Aquiles, Ted Boy Marino, Verdugo, “ O Britador” Charles, entre outros.
Bob Léo começou a carreira em 1963 e com ele surgiram nomes como Ricardo Coração de Leão, La Barca, Bala de Prata, “O Portugês Belo”, entre outros. As grandes emissoras da época, como Tupi, Excelsior, Globo e Record transmitiam as lutas para todo o Brasil, mas no final dos anos 70 a mídia começou a abandonar a modalidade. “Mas o esporte continuou vivo”, disse Bob Léo. “Começamos a excursionar pelo país, levando nosso espetáculo até o grande público e isso manteve a paixão pela luta livre no Brasil”.
Em 1993 Bob Léo e o apresentador Carlos Valadares foram convidados pela extinta TV Manchete, para comandar o programa Supercatch, com os grandes nomes da luta livre americana, a WWF. Depois disso veio a criação do Supercatch - Liga Nacional, que estará mais uma vez em Ubatuba no próximo domingo, dia 8.

Campeão Brasileiro
O título de campeão brasileiro de luta livre foi conquistado por Bob Léo há oito anos, em Belo Horizonte. “Estavam os melhores lutadores do país, e graças ao estilo de luta, superei adversários fortes, como Fu Manchu e Índio Comanche”. Em breve esse título será colocado em jogo. “Em oito anos surgiram vários candidatos, mas até agora, o cinturão continua comigo”, disse Bob Léo. “Em breve teremos uma nova disputa. Eu farei de tudo para manter o cinturão, mas existem novos nomes chegando. Posso garantir que será um grande espetáculo”, diz o atual campeão, que cita entre os prováveis adversários o “Dragão Branco” Ninja, o “Revoltado Caipira” Dom Afonso, o “Maquiavélico”, Brutus e o “Fora de série” Bob Jr.
O Supercatch em Ubatuba acontece no domingo, dia 8 e começa às 20 horas. A entrada é um quilo de alimento não perecível, que será entregue ao Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba. Haverá o sorteio de bicicletas durante o evento, que tem o apoio da Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer e do comércio local. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)
 

Poesia Topo

Anuncie

Ruídos da cosmogonia

Que saudades que tenho
da aurora da minha vida
da ausência de automóveis
do silêncio de motores
quando podia se ouvir
nas horas da madrugada
o ruído de fundo
da cosmogonia do mundo
no espaço sideral;
ou era o compasso
do tombo do mar
na praia de perau?


Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Insubstituível
Será mesmo que você é substituível?

Na sala de reunião de uma multinacional o diretor nervoso fala com sua equipe de gestores.
Agita as mãos, mostra gráficos e, olhando nos olhos de cada um ameaça: "ninguém é insubstituível".
A frase parece ecoar nas paredes da sala de reunião em meio ao silêncio.
Os gestores se entreolham, alguns abaixam a cabeça. Ninguém ousa falar nada.
De repente um braço se levanta e o diretor se prepara para triturar o atrevido:
- Alguma pergunta?
- Tenho sim. E o Beethoven?
- Como? - O diretor encara o gestor, confuso.
- O senhor disse que ninguém é insubstituível e quem substituiu o Beethoven?
Silêncio.
Ouvi essa estória esses dias contada por um profissional que conheço e achei muito pertinente falar sobre isso...
Afinal as empresas falam em descobrir talentos, reter talentos, mas, no fundo continuam achando que os profissionais são peças dentro da organização e que, quando sai um, é só encontrar outro para por no lugar.
Quem substitui Beethoven? Tom Jobim? Ayrton Senna? Ghandi? Frank Sinatra?
Garrincha? Santos Dumont? Monteiro Lobato? Elvis Presley? Os Beatles? Jorge Amado? Pelé? Paul Newman? Albert Einstein? Picasso? Zico?
Todos esses talentos marcaram a História fazendo o que gostavam e o que sabiam fazer bem, ou seja, fizeram seu talento brilhar. E, portanto, são sim insubstituíveis.
Cada ser humano tem sua contribuição a dar e seu talento direcionado para alguma coisa.
Está na hora dos líderes das organizações reverem seus conceitos e começarem a pensar em como desenvolver o talento da sua equipe focando no brilho de seus pontos fortes e não utilizando energia em reparar 'seus gaps'.
Ninguém lembra e nem quer saber se Beethoven era surdo, se Picasso era instável, Caymmi preguiçoso, Kennedy egocêntrico, Elvis obsessivo...
O que queremos é sentir o prazer produzido pelas sinfonias, obras de arte, discursos memoráveis e melodias inesquecíveis, resultado de seus talentos.
Cabe aos líderes de sua organização mudar o olhar sobre a equipe e voltar seus esforços em descobrir os pontos fortes de cada membro. Fazer brilhar o talento de cada um em prol do sucesso de seu projeto.
Se seu gerente / coordenador, ainda está focado em 'melhorar as fraquezas´ de sua equipe corre o risco de ser aquele tipo de líder que barraria Garrincha por ter as pernas tortas, Albert Einstein por ter notas baixas na escola, Beethoven por ser surdo e Gisele Bündchen por ter nariz grande.
E na gestão dele o mundo teria perdido todos esses talentos.
Quando o Zacarias dos Trapalhões faleceu, ao iniciar o programa seguinte, o Dedé entrou em cena e falou mais ou menos assim:
"Estamos todos muitos tristes com a partida de nosso irmão Zacarias... e hoje, para substituí-lo, chamamos: ... Ninguém... pois nosso Zaca é insubstituível"
Portanto nunca esqueça: Você é um talento único... Com toda certeza ninguém te substituirá.
DEUS É AMOR

Fernando Aumada Trócolle

UBATUBA CIDADE SEM LEI

Infelizmente nossa cidade esta abandonada, o transito é caótico. A poucos dias a Advogada Monique veio a falecer no cruzamento da Rua Dr. Esteves da Silva, com rua Maria Alves, quem for ao local verá, a faixa de pedestre esta apagada, fiscalização nenhuma. Como pode uma cidade não possuir nenhum tipo de fiscalização?. Os motoristas não respeitam as faixas de pedestres nem mesmo em frente ao posto de guarda na Rua Dona Maria Alves, sendo que os guardas presentes no local apenas olham o que acontece sem nenhuma reação, com exceção das guardas do sexo feminino que impõem alguma ordem no local. A prefeitura que passou a comandar o transito em nossa cidade aparentemente nenhuma estrutura possui, ou se possui não usa. Vi a poucos dias um cidadão discutindo com a guarda de transito pois estava sendo multado por estacionar na vaga de deficiente o argumentando do mesmo: dava emprego em nossa cidade, não devendo porisso ser multado. A que ponto chegamos. Caminhões descarregam mercadorias em faixas, esquinas colocando em risco os pedestres e bicicletas sem sofrer qualquer aborrecimento, se vc. reclamar a resposta esta na ponta da língua, estamos trabalhando. A poucos dias estive em Caraguatatuba e para minha surpresa verifiquei que lá os automóveis param para o pedestre passar. Toda esta cultura já é antiga em nossa cidade pois existe uma máxima que diz que não podemos aborrecer nossos turistas, afinal quem é atropelado normalmente é pobre e quem se preocupa com pobre?

João Batista Bueno de Aguiar
Ubatuba –SP

UMA VISÃO DA CRISE

Muito se tem escrito sobre a profunda crise econômica, de certíssimas consequências sociais, pela qual o mundo, em grande parte, está passando. A enunciação da seqüência de eventos que desembocaram nesta crise oferece um entendimento parcial da questão: origem, evolução e suas correlações. É deficiente, todavia, por não explicitar objetivamente as causas.
A aproximação desta crise, provavelmente, não com a total consciência de sua magnitude, já estava sendo apontada por vários economistas, há alguns anos. Paul Krugman, economista colunista do New York Times, Professor da Princeton University, ganhador isolado do Prêmio Nobel de Economia de 2008, já em seu livro publicado em 1999 “O Retorno da Depressão”, analisando as crises da Ásia e da América Latina e em artigos posteriores, alertava os Estados Unidos sobre o paralelismo da situação que se afigurava com os eventos que causaram a Grande Depressão dos anos 30: a bolha especulativa da Bolsa de Valores; a bolha especulativa imobiliária; o aumento descomunal dos preços das matérias primas; a desenfreada extensão dos financiamentos “sub-prime” (de menor lastro creditício); o desequilíbrio crônico na balança comercial americana; o aumento estratosférico da dívida pública, enfim, tudo que a qualquer outra economia ditaria sua falência, mas, que a era de pujança jamais experimentada da economia mundial e da americana na ponta, sustentada pela confiança do mundo em sua moeda, em suas instituições, em seus títulos da dívida pública e acima de tudo em seus governos (jamais praticaram “default” – “calote”), pareciam torna-la infensa aos efeitos previsíveis de uma situação de tamanho descalabro.
No conceito de economia de livre mercado, tão a gosto dos republicanos e liberais que estavam dirigindo a economia dos EUA, pela própria mecânica do processo todos estes exageros e/ou desequilíbrios deveriam vir a ser naturalmente corrigidos. Na teoria e mesmo na prática, isto deveria ter ocorrido. Não se observou bem, todavia, de que tipo de mercado se estava tratando. Não era o mercado comum de bens de consumo. Este mercado, historicamente, quando deixado a funcionar livremente encontra seus pontos de equilíbrio, no médio e longo prazos. O mercado que originou a crise atual é de outra natureza. É o mercado de papeis de operações de liquidação futura com vistas, neste caso, à gestão do risco creditício imobiliário, oferecido e consumido por poucos operadores de alta sofisticação e poder financeiro e cujo lastro real mostrou-se deficiente, submetidos que foram ao poder especulativo desses operadores, proporcionando lucros rápidos e significativos, atuando sem controle externo, exceto de auditorias privadas que se mostraram relapsas. O mercado desses papéis chamado de derivativos, por serem facilmente desdobráveis e multiplicáveis, até para a diluição do risco que carregavam, cresceu e espalhou-se como a erupção de um vulcão, infectando outras economias e o sistema financeiro globalizado, tornando-se o estopim da crise. Basta notar que metade desses papeis foi repassada a instituições financeiras estrangeiras. Seus preços inflacionados, todavia, não guardaram relação com o valor intrínseco atualizado dos bens duráveis que representavam. Eram fruto de incontrolada especulação. A bolha imobiliária que catapultara os preços dos imóveis às alturas, começou a despencar, inicialmente, pela subida dos juros, após a retomada do crescimento a partir da crise do 11 de setembro de 2001. Isto gerou crescente inadimplência. Concomitantemente, o aumento da oferta de imóveis para capitalização dos lucros auferidos agiu reduzindo ainda mais os preços inflacionados. Com isto o lastro dos financiamentos “subprime” evaporou-se, pois, eram ancorados, fortemente, nos preços crescentes dos imóveis. As instituições financeiras que os emitiram e/ou adquiriram, tiveram de assumir sua desvalorização, ocorrendo prejuízos contábeis monumentais que tiveram de ser transformados em perdas financeiras reais, os chamados créditos podres. Uma verdadeira corrente falsa de felicidade, um castelo de cartas, ruiu. Como sempre, nestas correntes, poucos amealharam fortunas, mas, o grande público faliu. Proprietários perderam seus imóveis e grande parte, quando não todo o montante investido. A economia foi contaminada e o valor das ações na Bolsa acompanhou a queda do valor dos ativos dessas empresas. Veio a perda dos empregos e a inadimplência espalhou-se aumentando a intensidade e velocidade da recessão econômica. A real locomotiva econômica do mundo parou de move-lo. Seu carvão - o consumidor americano, apagou-se.
Os Democratas, em bom tempo, assumem o governo com Barack Obama. Como bem enunciou o novo Presidente: “não está mais em questão se o governo é grande demais, ou pequeno. Importa é que funcione”. Pragmatismo puro e bem vindo, pois, nesta hora o governo tem de assumir o papel do carvão apagado, como já ensinara Lord Keynes, cujo conjunto de medidas preconizadas para a crise de 1930 tomam seu nome - Teoria Keynesiana, medidas necessárias para salvar uma economia da recessão e/ou depressão. Todavia, a estatização dos bancos e das empresas de crédito que já ocorreu e a seguir das indústrias, são medidas que vão além do preconizado por Keynes. São tão grandes, atualmente, as necessidades financeiras para a recuperação dessas entidades, tecnicamente falidas, que não resta ao Estado outra alternativa. Por isto, a crise atual está sendo considerada muito maior e profunda do que a dos anos 30. O impacto real no desemprego ocorrido até agora, estatisticamente ainda inferior ao da depressão dos anos 30 (cerca de 25%), é mascarado pela maciça industrialização ocorrida desde então. Neste momento a crise se aprofunda pela quebra da confiança, pela redução dos investimentos, pela queda do consumo interno, pela queda das exportações, pelas cadentes receitas tributárias e pela resposta ainda ineficaz às medidas econômicas tomadas.
Em suma, a valorização fictícia e descontrolada dos chamados derivativos, foi a inflação que o Federal Reserve - o Banco Central americano não viu, pois, não era de sua jurisdição. È, todavia, inflação real, identicamente corroedora dos valores. Por isto, preconiza-se que a economia americana jamais voltará a ser a mesma. A expectativa, ao contrário do que apregoa a esquerda ideológica, não é o fim do capitalismo, mas o seu ressurgimento em bases mais sólidas e menos liberais. Os princípios fundamentais do capitalismo não estão em cheque. O que está em cheque é a confiabilidade de instituições privadas e públicas, cujos agentes agiram com despudor criminoso na sofreguidão do lucro fácil e no menosprezo de alertas que teriam de ter sido ouvidos. Em qualquer economia, de mercado ou não, o resultado seria o mesmo. Foi o abandono individual de valores éticos e morais, no contexto do profissionalismo exigível, que levou o mundo a esta crise. Serão melhores os nossos valores?

Ernesto F. Cardoso Jr.
Economista e MBA

A melhor charge da crise americana

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Bombeiros em ação  ©Victório Gallo

Bombeiros em ação
© Victório Gallo

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor