Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 06 de Fevereiro de 2009 - Nº 2076 Edições Anteriores

Villa Di Capri

Região
ATRIBUIÇÃO DE AULAS/ 2009
A Constelação Familiar como Ferramenta de Auto-Conhecimento


Caraguatatuba


Ilhabela
Praia da Armação receberá o Estação Gol de Verão 2009 - Frescobol neste final de semana
Prefeito de Ilhabela quer inserir Escola Dr. Gabriel no conjunto arquitetônico do Centro Histórico
Vereador pede cobertura de vala no bairro do Itaquanduba
Vereador pede prédio para o Legislativo no bairro do Perequê
Vereador questiona Prefeitura sobre contas do Instituto de Previdência dos Servidores de Ilhabela


São Sebastião
"Praias poluídas afastam o turista de São Sebastião", afirma vereador
Vereador de São Sebastião quer mudar o horário dos shows da Rua da Praia

Ubatuba
Aciu informa
A Associação Comercial de Ubatuba não fornece consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito e Serasa à terceiros. Para obter informações do próprio nome, os interessados deverão comparecer ao balcão de atendimento da entidade com seus documentos originais, RG e CPF. Caso o interessado necessite da resposta impressa, tipo certidão, será necessário que o mesmo preencha um requerimento fazendo esta solicitação. A Aciu lembra que por escrito só é disponibilizado dados do SCPC, sendo que informações impressas da Serasa são obtidas somente em um de seus escritórios.
Vagas de Emprego
CDHU inicia construção de 144 apartamentos em Ubatuba
Ponte no bairro Ressaca entra em fase final de construção
Secretário de Turismo se reúne com comerciantes e empresários para discutir sobre a próxima temporada
Ubatuba registra queda no índice de criminalidade


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

ATRIBUIÇÃO DE AULAS/ 2009

Litoral Norte - Vem ocorrendo com tranquilidade a atribuição de aulas na rede estadual do Litoral Norte, tanto nas unidades escolares, quanto na Diretoria de Ensino. As aulas terão início no dia 11/02/2009 e, nos quatro municípios da região (Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela) não faltarão professores habilitados para as 38 escolas. Neste primeiro momento a atribuição deve continuar até o dia 10/02/2009.
Em toda a região são 638 professores efetivos, e neste ano, a Diretoria de Ensino- Região Caraguatatuba tem inscritos também cerca de 950 professores OFAs (Ocupante Função Atividades) e candidatos à admissão.
Mais de 70 (setenta) pessoas compõem uma equipe de trabalho especial para atribuição das aulas. São os Supervisores, Diretores de escolas, Professores Coordenadores da Oficina Pedagógica e funcionários da Diretoria sob o comando dos Supervisores: Bernadete Espinoza, Margarete Cordioli, Marta Senghi Soares e José Cláudio Tavares que formam a comissão de Atribuição de Aulas, designada pela Dirigente de Ensino.
Praticamente todos os Efetivos foram atendidos, quanto aos OFAs e candidatos à admissão, continuam participando das várias fases da atribuição e enfrentando o mesmo problema dos anos anteriores: o número reduzido de aulas depois das atribuições aos Efetivos. Deve-se isso aos concursos que têm efetivado um grande contingente de habilitados.
Com o objetivo de que toda a atribuição seja moldada pela transparência, a Secretaria de Estado da Educação realizou uma prova seletiva para OFAs, e também para aqueles que desejam ser admitidos, contando para a classificação a nota da prova somada ao tempo de serviço e aos títulos.
Até o momento todo o processo de atribuição de aulas no Litoral Norte tem transcorrido dentro da normalidade e, embora esta fase tenha uma data marcada para o término (10/02/2009), o processo não para e deve continuar na própria Diretoria de Ensino em datas e horários a serem marcados posteriormente.(Fonte: DRE-Caraguatatuba)

A Constelação Familiar como Ferramenta de Auto-Conhecimento

Litoral Norte - Reconhecer o profundo amor presente nos vínculos familiares é essencial para mudar, crescer e encontrar soluções às nossas questões. A constelação familiar trabalha estas questões de uma maneira simples e profunda, reintroduzindo ao sistema familiar o amor natural como força de apoio e alegria.
Segundo Bert Hellinger, criador do sistema, além dos traços genéticos que herdamos da família herdamos também a memória inconsciente das experiências vividas por nossos ancestrais sendo que algumas delas podem influenciar nossa vida profissional, nossa saúde, nossas relações afetivas, nossa criatividade, nossa maneira de lidar com a vida.
Iniciaremos no início de março um processo terapêutico em grupo com encontros semanais e duração de três meses com Reno Bonzon no Espaço Baguá. Em cada encontro uma pessoa do grupo fará sua constelação. No início de cada encontro serão propostas por Jayo técnicas de sensibilização, meditação e atenção que permitem descontração e presença trazendo maior abertura e qualidade para o trabalho.
O tema de cada um será aproveitado por todos de diversas maneiras, seja para explorar as identificações com seu próprio sistema familiar como para conhecer a dinâmica e o processo da constelação.
No dia 12 de fevereiro, quinta feira às 19h30 haverá um encontro aberto para falar sobre a proposta do trabalho no Espaço Baguá, Praia Vermelha do Centro, Ubatuba.
Informações pelo telefone (12) 3835-1275. Você pode acessar o site www.renobonzon.com  para obter informações sobre as constelações familiares.
(Fonte: Divulgação)
 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Caraguatatuba -

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Praia da Armação receberá o Estação Gol de Verão 2009 - Frescobol neste final de semana
Os vencedores ganharão como premiação uma passagem aérea, além de brindes, raquetes da Fastball, troféus e medalhas para os melhores colocados

Ilhabela -  A Gol Linhas Aéreas Inteligentes em parceria com a Federação Paulista de Frescobol (Fepaf) e apoio da Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (Selar), realizará nos dias 7 e 8 de fevereiro, o Estação Gol de Verão - Frescobol, na Praia da Armação.
A Fepaf com a Gol Linhas Aéreas promove um circuito com clinicas de frescobol nas mais badaladas praias do litoral. Em Ilhabela, não será diferente, além da clinicas administradas pelos atletas da Fefap, o evento contará também com realização de um torneio para atletas não federados – as inscrições podem ser feitas no local - onde os vencedores ganharão como premiação, uma passagem aérea - (não inclui o trecho Fernando de Noronha) - além de brindes e raquetes da Fastball para os melhores colocados com troféus e medalhas.
Milton Vieira Santana, presidente da Fepaf, declara que, diferentemente do que muitos pensam, o frescobol é um jogo de parceria, onde se busca a virtude do jogo. "Como se joga cooperativamente, não há adversários e sim parceiros. É um jogo onde cultiva-se a amizade e o comprometimento nas jogadas". Após o torneio, a Fepaf promoverá uma apresentação com alguns de seus melhores atletas.
De acordo com Luiz Lobo, secretário da Selar, a idéia de fazer o Estão Gol Verão de Frescobol na Praia da Armação, além das condições de praia, que são excelentes para o esporte, é a descentralização de eventos na cidade. "Enquanto realizamos o Verão Ilhabela Viva 2009 no Perequê, os moradores e turistas que estão frequentando as praias do norte, podem participar do evento também. A intenção é movimentar o cenário esportivo da cidade, com diversas atrações". Na mesma ocasião do evento, será fundada a Associação Ilhabela de Frescobol, com a participação de atletas locais que pretendem difundir a modalidade na cidade.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeito de Ilhabela quer inserir Escola Dr. Gabriel no conjunto arquitetônico do Centro Histórico

Ilhabela -  O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), se reuniu na manhã desta quarta-feira (4/2) com os engenheiros Eduardo Serante, da empresa Geribello, e José Carlos Uler, da Maricon, que vão executar a reforma e cobertura da quadra da E.E.P.S “Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos”, localizada no Centro Histórico. A construção será feita com uma verba de R$ 300 mil destinada pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE).
Segundo Colucci, a escola é a mais tradicional do município e deve ser valorizada por fazer parte da história da cidade. “Queremos que a escola faça parte desse conjunto arquitetônico do Centro que é o coração do município”, explicou. Na ocasião, o prefeito falou ainda sobre sua felicidade em ver o FDE investindo recursos na cidade.
O secretário de Cultura, Rogério Ribeiro de Sá, o professor Catolé, também fez parte da reunião e demonstrou sua intenção de trazer a parceria da Cultura com a Educação. De acordo com o diretor da Escola Dr. Gabriel, Carlos Ernesto Urquiza, a instituição é a única que ainda não recebeu cobertura de quadra. “Esse é um projeto do Estado e agora nosso pedido está sendo atendido”, comentou.
O recurso vai ser usado na cobertura, piso, alambrado, traves, tabelas, iluminação e pintura da quadra. A previsão é que a obra seja entregue em maio.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Vereador pede cobertura de vala no bairro do Itaquanduba

Ilhabela -  O vereador de Ilhabela, Marcelo Santos (PPS), esteve à Rua Alzira Simões Bertini, no bairro do Itaquanduba nesta quinta-feira (5/2) para avaliar a situação da vala de captação de águas pluviais que corta toda a extensão do logradouro. O parlamentar foi procurado por moradores que reclamam do mau cheiro em dias de sol forte.
A intenção de Marcelo é propor à Prefeitura que tampe o local com lajes, deixando um espaço com madeiras removíveis para que os funcionários públicos possam entrar na vala e realizar a manutenção. "Não é um serviço difícil. Hoje a maioria dessa sujeira que encontramos aqui se deve à falta de conscientização de algumas pessoas e também porque a vala está aberta. Quando fechar, o problema será resolvido", acredita o parlamentar.
Sergio Muniz, um dos residentes da referida rua, conta que os moradores esperam por uma solução há mais de oito anos. "Estamos desacreditados. Toda eleição os políticos vêm aqui e dizem que vão solucionar nosso problema, mas até agora só ficaram nas promessas".
O vereador Marcelo Santos já conversou previamente com a secretária de Obra sobre a situação da Rua Alzira Simões e deve apresentar requerimento à Prefeitura solicitando a obra na próxima sessão.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Vereador pede prédio para o Legislativo no bairro do Perequê

Ilhabela -  Em requerimento aprovado na sessão Ordinária da última terça-feira (3/2), o vereador Roberto Timbada (PDT), que também é vice-presidente da Câmara de Ilhabela, solicita ao Executivo a possibilidade de edificação de um novo prédio para acomodar a Câmara próximo às dependências da Prefeitura. Tema há muito debatido no Legislativo de Ilhabela, a matéria teve a aprovação e assinatura de todos os pares da Casa.
Na justificativa, o parlamentar explica que historicamente os prédios dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário sempre ficaram próximos e com a mudança da Prefeitura e Fórum para a região do Perequê, a Câmara ficou "isolada" no Centro da Cidade. Outro apontamento feito por Timbada é a proximidade da estação de tratamento de esgoto da Sabesp, que exala um mau-cheiro muito forte e pode acarretar problemas à saúde dos funcionários e freqüentadores da Casa de Leis. Atualmente, a Câmara de Ilhabela ocupa as dependências do prédio que pertence à Biblioteca Municipal.

Controle de Borrachudos e Urna no Bonete
Ainda na mesma sessão, o parlamentar apresentou outros dois requerimentos, ligados às Comunidades Tradicionais: o primeiro pede o aumento do uso do produto BTI – "Bacillus Tunisienses" – Variedade Israelense, no combate aos borrachudos em toda a extensão da Ilha, com ênfase nas comunidades tradicionais, onde a população dos insetos é extremamente maior do que no perímetro "urbano" da cidade.
A outra matéria apresentada por Timbada e aprovada por unanimidade dos pares pede ao juiz Guilherme Kirschiner, responsável pela 132ª zona eleitoral, que implante uma urna eleitoral na comunidade tradicional do Bonete, ao sul da Ilha. Na justificativa, o vereador explica que as condições geográficas da região (que fica sem acesso por terra e mar em dias de chuva forte) impedem que muitos munícipes exerçam seu direito ao voto por não conseguir chegar ao "outro lado da Ilha" para votar.
A Prefeitura e a Justiça Eleitoral têm o prazo de 15 dias para responder às solicitações do parlamentar.(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Vereador questiona Prefeitura sobre contas do Instituto de Previdência dos Servidores de Ilhabela

Ilhabela -  O presidente da Câmara de Ilhabela, Valdir Veríssimo (PPS), apresentou dois requerimentos ao prefeito Toninho Colucci na sessão Ordinária da última terça-feira (3/2), com diversos questionamentos sobre o Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do município. O parlamentar quer saber se o chefe do Executivo já tomou providências para sanar os apontamentos feitos pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TC-SP), uma vez que as contas do então Fundo de Aposentadorias e Pensões de Ilhabela, órgão que foi substituído pelo Instituto de Previdência, foram reprovadas nos últimos cinco anos (2001-2005).
Na justificativa do documento, o presidente cita que um dos deveres do Legislativo é a fiscalização, explicando-se assim, o porquê dos questionamentos. Valdir ressalta que um dos motivos que culminaram na reprovação das contas foi a não desvinculação da escrituração contábil da entidade da contabilidade da Prefeitura, e questiona se tal separação já foi efetuada.
Veríssimo também pede que o Executivo explique quais ações foram ou serão tomadas para regularizar as contas do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos e solicita informações sobre as eleições para os cargos que compõem a estrutura técnico-administrativa do órgão. A Prefeitura tem 15 dias para responder aos questionamentos.(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

"Praias poluídas afastam o turista de São Sebastião", afirma vereador

São Sebastião -O vereador de São Sebastião, Artur Balut, está questionando o trabalho da Cestesb (Companhia Estadual de Tecnologia e Saneamento Ambiental) para evitar que algumas praias de São Sebastião apresentem bandeiras vermelhas, sinal de que estão impróprias para o banho.
De acordo com Balut, durante a temporada de verão, repetidamente nos últimos anos, várias praias do município têm apresentado bandeira vermelha, o que prejudica a economia do município, que tem na orla marítima o seu principal potencial turístico.
"Uma cidade que quer crescer turisticamente e fortalecer o seu comércio precisa antes resolver os problemas de infra-estrutura. A divulgação constante nos meios de comunicação de praias impróprias na cidade reflete de forma negativa e desestimula a vinda dos turistas", afirma.
O vereador questiona o que a Cetesb tem feito para reduzir o problema das praias impróprias no município e, no que se refere à Sabesp, que providências podem ser tomadas para evitar o extravasamento do esgoto para o mar.
"Eu também gostaria de saber se a poluição do mar é causada apenas pelos coliformes fecais ou se a contaminação ocorre também por causa de produtos químicos. Precisamos chegar ao foco do problema", conclui.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Vereador de São Sebastião quer mudar o horário dos shows da Rua da Praia

São Sebastião -O vereador de São Sebastião, Marcos Tenório (PMDB), apresentou na sessão de Câmara um requerimento solicitando informações sobre os critérios usados pela Prefeitura para marcar o horário dos shows, que são realizados na Rua da Praia, região central da cidade, durante a temporada de verão.
De acordo com Tenório, o horário do início dos shows, após as 24h00, é tarde porque, apesar de ser um período de férias, algumas pessoas trabalham e acordam cedo no dia seguinte. Para o vereador, os shows deveriam começar às 22h00.
"Uma das justificativas para o show começar mais tarde é o bingo da igreja católica, mas eu estive no local e pude perceber que um evento não atrapalha o outro. Se a igreja católica questionar o horário, que pague o show. Enquanto a despesa for paga com dinheiro público, acho que deve beneficiar a população", explica.
Outro questionamento do vereador é com relação à Festa de São Sebastião.
"É uma festividade histórica e deve obedecer algumas tradições, pois a data do padroeiro é dia 20 de janeiro, portanto o show pirotécnico, em sua homenagem, deve ocorrer do dia 19 para o dia 20 e não como tem sido, à zero hora do dia 20 para o dia 21", afirma.
Economia - O vereador Artur Balut (PSDC) acrescentou que o fato do horário dos shows ocorrer após a meia noite também prejudica as pessoas que vivem longe do centro da cidade e dependem do transporte público. "O nosso município tem 117 km de costa e muitas pessoas não vem assistir aos shows porque depois não tem como retornar para suas casas", afirma.
De acordo com Balut, o comércio local também é prejudicado com essa decisão. "Se os shows começassem mais cedo, as pessoas poderiam consumir nas lojas. Hoje, o que ocorre é vandalismo, com a depredação dos comércios, além de roubos de veículos", diz.
O vereador Reis (PSB), morador do bairro de Boracéia, na divisa com Bertioga, reforçou o pedido do vereador Tenório. "Para chegar até Bertioga são 2h00 de viagem", explica.
Já o vereador Ernaninho (PSC) aproveitou a polêmica para sugerir ao prefeito Ernane Primazzi que leve alguns shows para a costa sul da cidade. Tenório aproveitando a sugestão sugeriu também que os shows fossem feitos na costa norte.
A vereadora Solange Ramos (PPS), durante a discussão, questionou a terceirização no aluguel de barracas na feirinha da Rua da Praia, sugerindo a investigação de casos de locatários que relocaram seus espaços por até R$ 3 mil.
"A atual administração não teve tempo para fazer essa análise", concluiu o presidente da Câmara, Luiz Antônio Santana Barroso (DEM), o Coringa.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

Aciu informa:

Ubatuba-A Associação Comercial de Ubatuba não fornece consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito e Serasa à terceiros. Para obter informações do próprio nome, os interessados deverão comparecer ao balcão de atendimento da entidade com seus documentos originais, RG e CPF. Caso o interessado necessite da resposta impressa, tipo certidão, será necessário que o mesmo preencha um requerimento fazendo esta solicitação. A Aciu lembra que por escrito só é disponibilizado dados do SCPC, sendo que informações impressas da Serasa são obtidas somente em um de seus escritórios.

Dicas SCPC para o empresário
* Não efetue vendas de crediário sem prévia consulta ao SCPC;
* Não efetue abertura de crediário sem documento de identidade e CPF originais;
* Faça a ficha de cadastro do cliente a mais completa possível (nome completo, endereço, filiação, data nascimento, identidade, CPF, telefone, etc...);
* Peça comprovante de residência e de renda;
* Consulte o nome do cliente a cada nova venda;
* Peça referência comercial e consulte-as;
* Forneça referência comercial para que seja fornecida à sua empresa também;
* Não realize a venda caso o cliente esteja registrado no SCPC; (de acordo com o Procon de Ubatuba, o empresário tem o direito de optar por não fazer a venda para quem tem restrições financeiras)
* Respeite o prazo de 30 a 90 dias de atraso para registro no SCPC do cliente inadimplente.

Qual a opção de consulta que o empresário deve solicitar?
- A consulta deve ser analisada de acordo com a necessidade, ou seja, se o seu cliente está abrindo crediário e nunca trabalhou (movimentou conta em banco) com cheque a opção correta é SCPC.
- Se o cliente está comprando com cheque a consulta deverá ser cheque analítica ou sintética.
O que deve ser ressaltado é que ambas tem suas particularidades, como por exemplo:
- O cliente está comprando no crediário e já trabalhou com cheque: o mesmo tem a possibilidade de possuir cheques sem fundos.
- O cliente não tem cheques sem fundos, mas tem a possibilidade de possuir vários débitos registrados por empresas.
Para ter informações sobre cheque e SCPC a opção que deverá ser escolhida é a SPCMIX.

Dicas SCPC para o consumidor: Como saber se seu nome está no SCPC?
A primeira coisa a saber, e a mais importante, é que o SCPC não disponibiliza as informações de cadastros publicamente.
Portanto, preste bastante atenção:
- NÃO há como saber se existem cadastros em seu nome através de telefones, sites ou e-mail!
Têm acesso a estes dados apenas empresas conveniadas e que pagam mensalidades ou valores por consulta, como por exemplo, bancos, associações comerciais, supermercados e lojas. Algumas empresas anunciam na internet que fazem estas consultas, mas cobram "antecipado" por este serviço, em média entre R$ 15,00 e R$ 30,00 por consulta, e não há como ter certeza que o serviço será prestado, se será prestado com qualidade ou se é um golpe.
Portanto, para saber se seu nome está incluído no SCPC e quem é o responsável pelo registro negativo, a forma mais correta e segura é você comparecer pessoalmente a uma central de atendimento destes bancos de dados com os seguintes documentos: identidade ou carteira profissional e CPF.
Se você não puder ir pessoalmente e tiver que pedir para outra pessoa, esta pessoa deverá levar o seu documento de identidade com o CPF e uma procuração com a sua assinatura reconhecida em cartório e com poderes específicos para realizar a consulta de informações nos cadastros de SCPC.

Como limpar seu nome
Você pode contar com o apoio da Aciu para resolver eventuais problemas de registros, sem a necessidade de gastar dinheiro contratando empresas ou pessoas para "limpar seu nome"
O Código de Defesa e Proteção do Consumidor dispõe o seguinte:
Artigo 43 - O consumidor, sem prejuízo do disposto no art. 86 , terá acesso às informações existentes em cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele, bem como sobre as respectivas fontes.
§ 3º - O consumidor, sempre que encontrar inexatidão nos seus dados e cadastros, poderá exigir sua imediata correção, devendo o arquivista, no prazo de cinco dias úteis, comunicar a alteração aos eventuais destinatários das informações incorretas.

Registro de Débito
1 - Vá até a empresa onde você está devendo (empresa credora).
2 - Pague ou negocie a sua dívida e peça um documento que comprove o acordo realizado.
3 - A própria empresa se encarrega de comunicar ao SCPC a liquidação do débito. Entretanto, se você quiser, poderá apresentar às atendentes do Serviço cópia autenticada do documento ou apresentar cópia simples mostrando o documento original.

Título Protestado em Cartório
1 - Vá até o cartório de protestos da sua região
2 - Verifique para qual empresa você está devendo
3 - Pague ou negocie a sua dívida e peça uma certidão que comprove o acordo realizado.
4 - O próprio cartório se encarrega de comunicar ao SCPC o cancelamento do protesto. Entretanto, se você quiser, poderá apresentar às atendentes do Serviço cópia autenticada da certidão de cancelamento ou apresentar cópia simples mostrando o documento original.

Cheque devolvido- Banco Central
1 - Dirija-se à agência bancária em que você tem conta.
2 - Solicite que retirem seu nome do cadastro de emitentes de cheques sem fundo.
3 - Eles lhe informarão os procedimentos.

Cheque devolvido comunicado pelas Empresas Associadas
1 - Vá até a empresa onde você está devendo (empresa credora).
2 - Pague ou negocie a sua dívida e peça um documento que comprove o acordo realizado.
3 - A própria empresa se encarrega de comunicar ao Serviço a liquidação do cheque. Entretanto, se você quiser, poderá apresentar às atendentes ou apresentar cópia simples mostrando o documento original.

Ações Cíveis
1 - Apresente às atendentes do serviço cópia autenticada do documento que comprove o término do processo ou uma sentença favorável de um juiz, ou apresente cópia simples mostrando o documento original.
Para alteração de Dados Cadastrais, Inscrição ou 2ª via do CPF - Cadastro de Pessoa Física, o consumidor deve:
- Dirigir-se às agências bancárias da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil com os seguintes documentos:
a. Original do documento de identificação (com filiação)
b. Original do Título de Eleitor, ou protocolo de inscrição, ou qualquer documento que comprove o alistamento.
- Lá o consumidor recebe as instruções de como proceder.
Empresário, a Associação Comercial de Ubatuba disponibiliza uma ampla gama de serviços e informações que você pode obter sem sair de seu comércio. Informe-se
Acesse www.aciubatuba.com.br ou se preferir entre em contato conosco pelo telefone: 3834 1449.(Fonte: ACIU)

Vagas de Emprego

Ubatuba-Celso´s Restaurante está admitindo cozinheira, ajudante geral (sexo feminino) e garçonetes.
Interessadas devem comparecer ao local: Rua Condessa de Vimieiro, 234- Centro (atrás do Supermercado Paulista)
Prezado associado, se sua empresa também estiver admitindo entre em contato conosco.
Para se informar sobre as outras vagas disponíveis na Aciu acesse: www.aciubatuba.com.br
(Fonte: ACIU)

CDHU inicia construção de 144 apartamentos em Ubatuba

Ubatuba-O engenheiro da Projete Construtora LTDA, José Orlando Pinto da Silva, esteve no gabinete do prefeito Eduardo Cesar, na manhã desta quinta-feira, 05, para anunciar o início das obras da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), numa área doada e legalizada pela prefeitura. Serão construídos 144 apartamentos, em nove prédios que formarão um condomínio fechado no Bairro Taquaral.
A obra, que teve início nesta quarta-feira, com a instalação do canteiro de obras, tem previsão para terminar em um tempo máximo de 15 meses. Em um espaço de 8.139 m2, o condomínio contará com estacionamento pavimentado, portaria, centro de apoio, projeto paisagístico e estação de tratamento de esgoto própria. As inscrições para aquisição desses imóveis ainda não foram abertas e nem têm data prevista, mas serão amplamente divulgadas, assim que abertas pelo CDHU.
Para o prefeito Eduardo Cesar, esta é mais uma grande conquista para a história do município. “Moradias dignas para a população ubatubense são um grande objetivo nosso. Já estamos em busca de outras áreas para que o CDHU possa construir. Com isso, esperamos poder resolver o problema de famílias que vivem em áreas de risco ou simplesmente sonham com a casa própria, sem ter muitas condições de realizar este sonho.”(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ponte no bairro Ressaca entra em fase final de construção

Ubatuba-A nova ponte, que está sendo construída na Ressaca, ligando o bairro à marginal da BR- 101 e que restabelece o acesso original, está em fase de conclusão. De acordo com o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, João Paulo Rolim, em aproximadamente 60 dias (se não houver imprevistos, como chuvas fortes), a nova ponte deve estar concluída.
A antiga ponte não resistiu a uma tempestade que aconteceu em 2005 e foi levada pelas águas do Rio Grande que, na ocasião, teve uma das maiores vazões da história do bairro, subindo um nível de 5 m. Antes disso, em 2001, a ponte já havia sido interditada para trânsito de carros, devido às suas condições precárias. Para que o bairro não ficasse isolado, a prefeitura, na época, abriu um acesso alternativo em área de preservação permanente. Esse procedimento gerou um processo ambiental, movido pelo Ministério Público, no qual a prefeitura é ré. Diante da existência de um processo em trâmite, a via de acesso não pôde receber melhorias, como iluminação, o que acabou propiciando a ocorrência de crimes na região. Com a construção da nova ponte, estes problemas serão sanados.

Características da nova ponte
As fortes chuvas que causaram a ruína da ponte antiga, feita em estrutura metálica, também aumentaram o vão do rio de 12 para 30 metros, portanto, a nova ponte terá mais que o dobro do comprimento da antiga. Sua largura total será de 9,8m, com duas calçadas laterais de 85 cm de largura cada uma. A carga do projeto é para veículos com até 35 toneladas e haverá seis postes de iluminação. A nova ponte é feita de concreto pré-moldado. A Prefeitura também já está trabalhando na elaboração dos procedimentos para melhorias do acesso à nova ponte.
“Estamos prestes a realizar mais um sonho da população. Os moradores da Ressaca aguardam esta obra desde que a antiga ponte foi destruída e agora conseguimos atender esta reivindicação. Foi uma obra grandiosa, que demandou muito investimento e trabalho, mas enfim estamos chegando à fase final, pois sabemos da necessidade e importância desta ponte para os moradores e freqüentadores daquele bairro”, diz o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Secretário de Turismo se reúne com comerciantes e empresários para discutir sobre a próxima temporada

Ubatuba-O secretário municipal de Turismo, Bittencurt Jr., participará de uma reunião com empresários e comerciantes associados da Associação Comercial de Ubatuba (Aciu), que acontece na próxima terça-feira, dia 10, a partir das 19h30, na sede da Aciu.
O objetivo da reunião é discutir assuntos relacionados à temporada 2009/2010. “Nesta reunião para a qual eu fui convidado, vamos tratar de assuntos de relevante interesse para comerciantes e empresários da cidade”, explica Bittencurt.
“Sempre que realizamos algo com planejamento, temos mais chance de obter sucesso. Considero que esta reunião seja bastante importante e estarei à disposição dos presentes para quaisquer esclarecimentos e sugestões. Com a participação dos setores envolvidos com o turismo, certamente poderemos planejar uma temporada ainda melhor do que já está sendo a deste ano”, diz o secretário.
O bate-papo entre o secretário de Turismo e os associados da Aciu acontece no salão de eventos da Aciu, na Rua Dr. Esteves da Silva, 51, Centro. Mais informações pelo telefone 3834-1441.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ubatuba registra queda no índice de criminalidade
Ubatuba foi o município do Litoral Norte que registrou a maior queda no número de furtos. Os dados indicam uma queda de 26% neste tipo de crime

Ubatuba-De acordo com dados sobre criminalidade em 2008, divulgados na semana passada pela Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP), da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Ubatuba registrou queda em todos os índices de crimes analisados pela instituição.
Apesar de o Litoral Norte, como um todo, ter registrado um aumento nos índices, puxados pelas ocorrências de homicídios dolosos em outras cidades, Ubatuba, ao contrário, registrou melhores índices no número de homicídios, furtos, roubos e furtos e roubos de veículos.
Para o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, estes números refletem a grande preocupação da administração com a questão da segurança. “Sempre estivemos preocupados em oferecer segurança aos nossos moradores e visitantes. Como cidade turística, não podemos deixar que a violência seja um problema para quem nos visita. Por isso criamos a Secretaria de Segurança Pública de Defesa Social, que tem agido de forma muito harmoniosa com as polícias militar, civil e Guarda Municipal”, diz o prefeito.

Maior queda no número de furtos
Entre as demais cidades do Litoral Norte, Ubatuba foi também o município que registrou a maior queda no número de furtos. Os dados indicam uma queda de 26% neste tipo de crime. Em 2008, a cidade teve 1.430 casos, contra 1.912 ocorrências em 2007.
Outro dado bastante positivo foi a queda considerável no número de homicídios em Ubatuba: em 2008 foram oito casos, contra 14 em 2007, uma diminuição de 43%. Já nas ocorrências de roubos, Ubatuba reduziu os índices em 3%. Com relação a roubos e furtos a veículos, o número de ocorrências baixou de 53 em 2007 para 43 em 2008.
De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Andrade Henrique, os números são bastante positivos. “O planejamento realizado pela prefeitura, através da Secretaria de Segurança, foi de vital de importância para obtermos este sucesso na queda dos índices de criminalidade. Tivemos órgãos municipais, estaduais e federais somando para que pudéssemos chegar a este resultado positivo para a população e os turistas”, diz Andrade.
O secretário de Segurança Pública destaca que Ubatuba não foi apenas o município do Litoral Norte que registrou os melhores índices, como também da região do Vale do Paraíba e Litoral Sul paulista. “Não podemos deixar de salientar o envolvimento de todas as demais secretarias municipais, que nos ajudam no dia-a-dia para que consigamos chegar a estes números que tendem a cair ainda mais”, concluiu o secretário. Isto é motivo de grande orgulho para nós”, afirma Andrade.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Poesia Topo

Anuncie

Fé nas alturas

Nas montanhas da Mantiqueira
mora um matuto pobrezim
que vive de tutu de feijão
temperado com oração,
lá nas alturas da Serra,
no domínio das geadas,
em temperaturas invernais,
ajudando com suas orações
a tarefa do anjo da paz.
Tanta fé e simplicidade
chegaram até ao céu
e, em troca, Deus dá sua bênção:
pode a geada queimar tudo
só não atinge sua plantação.
Quem não acreditar em mim
que vá perguntar ao famoso Isaac,
agricultor, poeta e cantador,
da cidade de Sapucaí-Mirim.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Câmara Municipal

Notícia recente no jornal informa que estarão construíndo novo prédio para a Câmara Municipal.
Gostaria de uma investigação dos meios de comunicação no sentido de qual destinação ao prédio público da antiga câmara Municipal para que não sejamos, mais uma vez, pegos de "surpresa" sobre alguma "idéia" brilhante.
Lembrem-se que é obrigação da imprensa informar e informar bem.

Sônia Bonfim
Ubatuba

A melhor charge da crise americana

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Bombeiros em ação  ©Victório Gallo

Bombeiros em ação
© Victório Gallo

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor