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Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2009 - Nº 2082 Edições Anteriores

Villa Di Capri

Região
Pesquisadora resgata cultura local em palestra ao grupo Arte Caiçara


Caraguatatuba
Banco de Alimentos passa por reformulações
Abertas inscrições para oficina de informática básica
Instituições reivindicam sedes próprias
Câmara avalia projetos do Executivo em sessão extraordinária
Hospital de Câncer de Barretos traz unidade móvel para Caraguá
Notas do Esporte
Ano letivo inicia com planejamento

Ilhabela
Balcão de Empregos de Ilhabela oferece 20 vagas
Carnaval de Ilhabela resgata folia com bandas
Banda "Namoradeira” leva marchinhas para o Carnaval de Ilhabela
Divisão de Trânsito de Ilhabela divulga operação para o Carnaval 2009
Ilhabela espera 100 mil pessoas no Carnaval “Preservando a Alegria”
Técnicos da Previdência vistoriam áreas para construção de unidade do INSS
Rota de Cruzeiros
Paço Municipal de Ilhabela terá luminárias substituídas pelo
Câmara de Ilhabela decreta pontos facultativos e divulga pauta da próxima sessão
Pastoral da Criança prepara ação ambiental no Morro dos Mineiros


São Sebastião
Circo Navegador surpreende o Litoral Norte novamente!
Vereadores de São Sebastião questionam empresas de transporte coletivo
Vereador encontra máquinas abandonadas no pátio da Regional de Maresias

Ubatuba
Aciu alerta: Extravio ou Roubo de Malotes de Bancos
Aciu informa
FUNDART Informa
Carnaval Histórico de 21 a 24 de fevereiro
Jonas Ribeiro em Ubatuba
Ubatuba prepara ação preventiva contra a dengue para o Carnaval
Prefeitura de Ubatuba faz entrega de moto do “Show de Prêmios”
Ouvidoria da Prefeitura atende em novo endereço
Prefeitura de Ubatuba volta ao expediente normal na quinta, 26
Projeto Guri de Ubatuba abre inscrições no próximo dia 2
Avenida Iperoig será interditada durante passagem dos blocos carnavalescos
Prefeitura orienta sobre a utilização de conteiners na orla da praia
O GAIATO - 2009


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Notícias da Região Topo

Pesquisadora resgata cultura local em palestra ao grupo Arte Caiçara

Litoral Norte - Nesta quinta-feira, 19, a coordenadora da ONG Acaju, Silvia Paes estará reunida com o grupo Arte Caiçara e abordará diversos aspectos da cultura caiçara. O grupo é formado por alunos capacitados pelos cursos do Projeto “Feito aqui, feito por nós”, de geração de renda, do CRAS-Sul - Centro de Referência de Assistência Social, em parceria com o Instituto Supereco (Projeto “Água de beber...- ciclos contínuos”, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental).
Desde o início de 2008, os artesãos realizam pesquisas sobre as raízes culturais da região com o intuito de obter originalidade na criação de seus produtos, que são 100% feitos à mão. Recentemente, a boneca Maria Caiçara, o carro chefe dos produtos do grupo, ganhou o 4º lugar na premiação do projeto Pigotta, uma iniciativa do UNICEF Itália. Ela foi escolhida dentre três mil outras bonecas artesanais.Agora o desafio é compor a história de mais um integrante da família, o pai, Zé Caiçara.
Segundo Silvia Paes, “é uma grande felicidade para mim, que sou caiçara, estar divulgando a cultura desse povo e sua importância para a formação do litoral.” A pesquisadora ainda revela que “os costumes caiçaras estão vivos, e não devem ser negados, como se faz em muitas partes do litoral norte”.
Estão no programa da palestra tópicos de ordem geral, como costumes nos âmbitos social, religioso e econômico, além das influências desse povo que tem em sua formação as culturas negra, índia e branca e sua forte relação com a natureza.
 


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 Banco de Alimentos passa por reformulações
Antigo modelo estava em desacordo com a proposta federal; prefeitura quer nova sede e caminhão frigorífico

Caraguatatuba -A aquisição de um caminhão frigorífico e a construção de uma sede própria são os principais pontos para a implantação de uma nova estrutura do Banco de Alimentos de Caraguá. As atividades do antigo foram temporariamente suspensas por estarem em discordância com a legislação federal em vigor. A secretaria municipal de Assistência Social está estudando a adequação para reabertura do serviço.
Idealizado para municípios com mais de 100 mil habitantes, o Banco arrecada alimentos, provenientes de doações, por meio da articulação com o setor alimentício (supermercados, varejões, feiras, centrais de abastecimento e outros). Apesar de Caraguá ainda não contar oficialmente com esta população, a cidade já pode se organizar para estruturar o serviço, uma vez que se trata de ações de extrema importância no combate à fome.
Conforme a secretaria, os alimentos eram apenas recolhidos, limpos, ensacados e entregues à população. Também foi identificado que o local onde era feita a triagem estava em fase de adaptação. "Ainda não sabemos porque a administração anterior mudou o local onde antes funcionava o banco para um espaço sem as instalações adequadas", observou a secretária da pasta, Maria Cecília Sottano.
Ainda de acordo com a secretária, no local faltavam câmara fria e instalações elétricas e hidráulicas. "Existe toda uma orientação técnica e arquitetônica para a aprovação da planta baixa e funcionalidade do Banco de alimentos junto ao governo federal", explicou.
Nos Bancos, o ideal de funcionamento é que os produtos recebidos sejam selecionados, separados em porções,embalados e distribuídos gratuitamente às entidades assistenciais ou à comunidade devidamente organizada, como forma de complementação às refeições diárias da população assistida. Em contrapartida, as pessoas ou entidades atendidas participam de atividades de capacitação em educação alimentar.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Abertas inscrições para oficina de informática básica
Aulas gratuitas acontecem no AcessaSP de Caraguá

Caraguatatuba -Ainda dá tempo de participar da oficina de informática no posto AcessaSP de Caraguá. As aulas acontecem toda terça e quinta-feira em dois horários: das 10h às 11h30 e das 16h às 17h30. Para se inscrever basta comparecer no posto munido de documento oficial com foto.
Nesse primeiro módulo são ministradas aulas de informática básica. As vagas são limitadas e gratuitas. Ao todo o aluno participará de cinco encontros com carga de sete horas e meia. Quem ministra as aulas é a monitora do AcessaSP - Caraguá, Maria Amanda.
O curso é para jovens e adultos. "Todos aqueles que se interessem pelo mundo da informática", convida a monitora, que ressalva, no entanto, a importância de saber lidar com computadores no mundo contemporâneo. "Sem contar o acesso à internet, presente em todos os ambientes, desde familiares aos de negócio".

Serviço:
A unidade do AcessaSP de Caraguá fica na praça Diógenes Ribeiro de Lima, ao lado da secretaria de Turismo. Os contatos são: 3883 3042 e acessa_caragua@hotmail.com.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Instituições reivindicam sedes próprias
Representantes das secretarias de Assistência Social, Educação e Esportes se reunem para equacionar os problemas apresentados pelas entidades

Caraguatatuba -O vice-prefeito Antonio Carlos Jr, o secretário de Esportes, Mario Luiz da Silva, e representantes das secretarias de Assistência Social e Educação se reuniram, no último dia 17, com representantes da Associação de Amparo e Proteção à Criança e ao Adolescente (Soaproc), do Bombeiros Mirins e Anjos Vermelhos. A principal reivindicação das entidades é a necessidade de espaço físico para o desenvolvimento de suas atividades.
A Soaproc e os Anjos Vermelhos, até o início deste ano, funcionavam no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, mas precisaram desocupar as dependências a pedido da secretaria de Esportes. Isto foi necessário porque a secretaria precisa de espaço para desenvolver seus próprios projetos. Após ouvir sobre os trabalhos desenvolvidos e os questionamentos de cada entidade, o vice-prefeito explicou que a administração vai analisar todas as reivindicações e propostas apresentadas.
A Soaproc, que já mantem convênio com a Assistência Social no projeto SOS Bombeiro Mirim, decidiu mudar o enfoque de seu trabalho para ecologia e meio ambiente e solicitou a parceria da administração municipal para um novo local de atendimento.
Os Anjos Vermelhos, entidade nova e ainda não cadastrada na Assistência Social e nem no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caraguatatuba (CMDCAC), trabalhava em conjunto com a Soaproc e também reivindicou um local para suas atividades. O secretário de Esportes ofereceu as instalações do Ciase (Centro Integrado de Ações Sócioeducativas e a Assistência Social irá fornecer os vale-transportes para os alunos.
Já o projeto Bombeiro Mirim solicitou tatames para as aulas de judô e devem apresentar proposta de trabalho para a secretaria de Assistência Social. Os tatames serão adquiridos pela secretaria de Esportes.
A diretora técnica da secretaria de Assistência Social, Clarice Larcher, explicou que o objetivo da administração municipal é potencializar todos os projetos, mas ressaltou que é necessário que a entidade esteja devidamente regularizada. "Existem procedimentos legais como, por exemplo, cadastramento em conselhos e registros, que precisam ser seguidos", explicou. Segundo ela, a secretaria mantém uma equipe formada por assistentes sociais e advogados que orientam as ONGs sobre como se regularizarem.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Câmara avalia projetos do Executivo em sessão extraordinária

Caraguatatuba -Com pedido de aprovação em regime de urgência o prefeito Antonio Carlos protocolou nesta quinta-feira, 19, na Câmara de Caraguá, série de solicitações. A principal delas diz respeito ao Poupatempo. Com empenho do Governo Estadual em instalar uma unidade no município, a prefeitura solicita que os vereadores aprovem a renovação do contrato de locação do imóvel pretendido para abrigar o posto.
A seção está marcada para sexta-feira, 20, às 16h. Há ainda projeto de Lei que altera legislação sobre o Conselho Municipal de Esportes e o Fundo Municipal de Incentivo ao Desporto Amador; além de convênio de parceria com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) para a execução das obras e serviços de pavimentação da vicinal Caraguá / CDP / Salesópolis.

Prédio da Saúde é o mais adequado para o Poupatempo
Em perícia no município, técnicos do Estado identificaram o local onde hoje funciona a secretaria de Saúde como o mais adequado para receber o Poupatempo. "É amplo, de fácil acesso à população e totalmente capaz de abrigar o posto", justificou o prefeito em sua solicitação.
Oferecendo mais de 400 serviços, como emissão de RG, atestado de antecedentes criminais, carteira de trabalho e CNH, um posto Poupatempo recebe cerca de R$ 350 mil de verbas estaduais. Cabe ao município ceder o imóvel. Além dos serviços, os postos ainda promovem e participam de campanhas como doação de sangue, vacinação de idosos, cursos gratuitos e eventos culturais.

Novo Fórum e Mamulengo
Entre os pedidos, está o de que a Câmara autorize a prefeitura a desafetar uma área de bem público para patrimônio municipal e que nela seja construído o novo Fórum de Caraguá. Antonio Carlos solicita ainda abertura de crédito adicional suplementar e especial ao orçamento para que a prefeitura assuma a responsabilidade e pague salários e verbas recisórias e trabalhistas decorrentes do convênio com o Instituto Mamulengo, bem como a contratação emergencial de pessoal.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Hospital de Câncer de Barretos traz unidade móvel para Caraguá
Carreta faz 120 exames por dia; cantora Ivete Sangalo é madrinha do projeto

Caraguatatuba -O ex-secretário de Educação, Gabriel Chalita, o diretor do HCâncer de Barretos, Henrique Prata, Padre Fabio de Melo e o prefeito Antonio Carlos durante transmissão do programa Quarta Viva, em Caraguá
A semana de aniversário de Caraguá reserva muitas surpresas para os moradores, mas uma delas já foi anunciada. Em parceria com o Hospital de Câncer de Barretos, a cidade recebe unidade móvel de prevenção à doença. O comunicado foi feito em cadeia nacional durante a transmissão do programa Quarta Viva, apresentado pelo ex-secretário de Educação do Estado, Gabriel Chalita, na última quarta-feira, 18.
Entrevistados por Chalita, o diretor geral do Hospital, Henrique Prata, e o prefeito de Caraguá, Antonio Carlos, acertaram que a unidade, uma carreta Scania com capacidade para 120 exames por dia, ficará no município de 13 a 20 de abril. O projeto, que tem como madrinha a cantora Ivete Sangalo, integra dois ônibus e três carretas de prevenção ao câncer de mama, pele, próstata e colo uterino. As carretas estão preparadas para realizar, inclusive, até algumas cirurgias.
Os exames são gratuitos. Durante o mês de abril serão divulgados os locais em que a carreta ficará na cidade. O empresário Wagner Blásio, idealizador do Super Verão Caraguá, intermediou a conversa entre Henrique Prata e Antonio Carlos. Animado, o prefeito de Caraguá articulou ainda com Prata a possibilidade do município ter um núcleo fixo do HCâncer. "É um trabalho maravilhoso o que eles fazem, precisamos dar apoio e visibilidade a isso".
Já nesta quinta-feira, 19, o prefeito entrou em contato com o empresário do Super Verão para agendar o quanto uma visita ao Hospital em Barretos. "Iremos em comitiva", disse Antonio Carlos. "Vice-prefeito, secretário de Saúde, alguns médicos e enfermeiros acompanharão para conhecer um grande exemplo de administração hospitalar e de respeito com o ser humano".

Sobre o HCâncer
Referência na pesquisa, prevenção e tratamento oncológicos no Brasil, o Hospital de Câncer de Barretos recebe 11 mil novos casos de câncer por ano e cerca de 3 mil pessoas por dia, das quais 98% pelo SUS - Sistema Único de Saúde. "Somente outros dois hospitais particulares tratam dessa doença de forma semelhante a nossa", disse o diretor Henrique Prata. "Intercedemos pelos pobres como nem pelos ricos é intercedido".(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Notas do Esporte

Caraguatatuba -Caraguá é campeã paulista de beach soccer
Com ex-atletas da seleção paulista e um reforço da seleção brasileira de beach soccer sub 21 o time de Caraguá sagrou-se campeão do estado de São Paulo. A partida contra Lorena aconteceu em São Paulo no último final de semana. Caraguá marcou 2 a 0.
O técnico da seleção, Vitor Gaúcho, ressalta que a equipe manteve-se invicta até o final do campeonato. "Ganhamos de equipes tradicionais como Bertioga e Guarujá", disse. O time ainda teve o goleiro menos vazado, Erick, o melhor jogador, Adielson, e o goleador do torneio, Lipe, com 12 gols.

Atletas do jiu-jitsu trazem medalhas para a cidade
Três atletas de Caraguá voltaram com medalha da II Copa Conde Coma de Jiu-Jitsu, realizada dia 15 em Ubatuba. André Medeiros e Juliana Barboza foram ouro nas suas categorias. Já Francimar Saraiva, que ano passado foi vice-campeão sulamericano, machucou-se após duas lutas e conquistou a medalha de bronze. A Copa Conde Coma de Jiu-Jitsu é organizado pela Federação Paulista do esporte.

Município disputa sub 13 e sub 15 de futebol em Maríla
Atletas sub 13 e sub 15 da escolinha de futebol do Massaguaçu partiram nesta quarta-feira, 18, para torneio em Marília. Cerca de 38 alunos ficam na cidade até 24 de fevereiro. Caraguá disputará com cidades como Curitiba e a anfitriã Marília.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Ano letivo inicia com planejamento

Caraguatatuba -Além do caderno do professor agora todos os alunos receberão seus cadernos
A rede estadual de Ensino do Estado de São Paulo realizou seu planejamento em 11, 12 e 13 de fevereiro para subsidiar os professores para o início do novo ano letivo que tem uma novidade pedagógica que pretende modificar as estruturas de aprendizagem na rede estadual. É o Caderno do Aluno, que, em complemento ao Caderno do Professor (lançado em 2008), irá trabalhar, com todos os cerca de 3,3 milhões de estudantes de 5ª a 8ª do Fundamental e de Ensino Médio, exercícios, mapas, tabelas, indicadores bibliográficos e dicas de estudo. Todos já terão seus exemplares iniciais a partir do início de março, quando as atividades começarão, enquanto os cadernos não chegam foi sugerido pela Secretaria da Educação um conjunto de Situações de Aprendizagens disponibilizados no site São Paulo faz Escola, esse material pedagógico foi criado especialmente para os educadores, também contempla propostas relacionadas ao acolhimento dos alunos e promove dimensão lúdica aos processos de aprendizagem.
Os PCOPs (Professores Coordenadores da Oficina Pedagógica) da Diretoria de Ensino de Caraguatatuba acompanharam o planejamento nas diversas escolas do Litoral Norte, e puderam observar o envolvimento dos professores e gestores no processo ensino-aprendizagem seguindo integralmente o Currículo do Estado de São Paulo.(Fonte: DRE-Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Balcão de Empregos de Ilhabela oferece 20 vagas

Ilhabela - O Balcão de Empregos de Ilhabela está oferecendo 20 vagas em diferentes áreas. Os interessados devem procurar a sede do órgão, localizado dentro da Prefeitura de Ilhabela, na Rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, 86, no Perequê.
Os candidatos às vagas devem ser maiores de 18 anos e morar há pelo menos dois anos na cidade, além de ter em mãos uma foto 3X4, xerox do RG e CPF, a Carteira de Identificação do Trabalhador de Ilhabela, título de eleitor, carteira de trabalho e comprovante de residência.
De acordo com a responsável pelo Balcão de Empregos, Alda Torres, o cadastramento só será feito com a apresentação da Citi. “Quem não tiver a Citi pode se dirigir à associação comercial”, explica.

Vagas
Ajudante Geral (Fem.)
Atendente noturno
Babá
Barman
Bioquímico - Téc. de Laboratório
Camareira
Caseiro (masculino)
Cobradora de ônibus
Cozinheira
Empregada doméstica
Funileiro
Garçom
Motorista (Carteira D)
Motorista (Fem.)
Operador de Caixa (Fem.)
Pintor (Auto)
Pizzaiolo
Recepcionista noturno habilitado
Vendedora
Vigia
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Carnaval de Ilhabela resgata folia com bandas

Ilhabela - A Comissão Municipal do Carnaval 2009 “Ilhabela – preservando a alegria” vai resgatar este ano os tradicionais bailes populares de antigamente, como forma de incentivar e valorizar o trabalho das bandas locais e regionais.
Todas as noites, logo após o desfile dos blocos de embalo e carnavalescos, haverá baile popular na Passarela do Samba (Rua Dr. Carvalho) até as quatro da manhã.
Na sexta (20/02), quem toca no palco montado na Rua Dr. Carvalho é Daniela com a Banda 40 Graus. Em seguida quem se apresenta é Balaco Doce e Marcelo Totó.
Sábado (21/02) é a vez da Banda Pronúncia Olhar. Já no domingo, a atração fica por conta da Banda Namoradeira, de Itatiba/SP, grupo vencedor do 24° Festival de São Luiz do Paraitinga, cidade do Vale do Paraíba conhecida pelo tradicional Carnaval de Marchinhas.
Não haverá baile popular na segunda de Carnaval (23/02) por conta do desfile das escolas de samba. Mas na terça-feira, depois da apoteosa com o desfile dos blocos e escolas campeãs, a programação dos bailes populares volta com a Banda Eros.
Segundo o presidente da Comissão Municipal do Carnaval de Ilhabela, Nuno Gallo, houve um pedido especial do prefeito Toninho Colucci para valorizar as bandas locais em eventos organizados pela Prefeitura.
De acordo com a Prefeitura de Ilhabela, os bailes populares com as bandas locais substituem o som mecânico utilizado em anos anteriores(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Banda "Namoradeira” leva marchinhas para o Carnaval de Ilhabela

Ilhabela - Inspirado no universo festeiro de São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, a Banda “Namoradeira” preparou um repertório especial de marchinhas para apresentação na madrugada de domingo para segunda no Carnaval de Ilhabela.
Desde 2003, a Banda Namoradeira, de Itatiba, interior de São Paulo, pesquisa e retrata por meio de seu repertório o universo festeiro da cultura caipira. O grupo foi finalista do 24º Festival de Marchinhas de São Luiz do Paraitinga, participando com a música “Diz aí!”, de Gisele Nunes e Rodolfo Thomazelli, que garantiu a terceira colocação e o prêmio de melhor intérprete para Gisele Nunes. Os representantes de Itatiba foram os únicos ganhadores do festival que não são do Vale do Paraíba, região famosa pela valorização da cultura popular.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Divisão de Trânsito de Ilhabela divulga operação para o Carnaval 2009

Ilhabela - A Divisão de Trânsito da Prefeitura de Ilhabela vai iniciar nesta sexta-feira (20/02) a operação de Carnaval 2009 para organizar o fluxo de veículos durante os cinco dias e noites de folia. De acordo com o diretor da Ditran, Capitão Oduvaldo Romano, 36 funcionários estarão espalhados em pontos estratégicos da cidade.
Para ele, existe a necessidade de criar esse esquema de organização do trânsito, já que a estrutura geográfica de Ilhabela é limitada. “Pedimos a colaboração e paciência das pessoas, porque essa é uma época excepcional”, solicita Romano.
A principal mudança vai acontecer no Centro, onde a avenida Dr. Carvalho será interditada para a realização do desfile de blocos e escolas de samba. Os carros que seguirem sentido ao Centro deverão desviar pela rua da Santa Casa e retornar pela rua da Padroeira. Já os que vierem do Norte do município deverão seguir na mesma reta, evitando o contorno na avenida Dr. Carvalho.
Com o desvio as vagas de estacionamento diminuirão em cerca de 60%. A recomendação é que os motoristas evitem chegar com seus veículos até o Centro após as 21h. Para isso, será feito um bolsão de estacionamento gratuito no antigo Campo de Aviação, no bairro do Pequeá, localizado a um quilômetro da região central.
Durante o dia a atenção dos funcionários do trânsito estará voltada para o acesso às praias, principal atrativo de Ilhabela. A recomendação é que os foliões se divirtam com responsabilidade, evitando dirigir sob o efeito de bebidas alcoólicas, sem cinto de segurança, capacete e evitem falar ao celular quando estiverem na direção do veículo. Outra infração comum nessa época, segundo Capitão Oduvaldo Romano, é o fato das pessoas não respeitarem as regras de locais onde o estacionamento é proibido, como por exemplo, as esquinas.
O Carnaval é a maior festividade cultural do Brasil. Em Ilhabela a população chega a triplicar e os acidentes de trânsito também aumentam. Para controlar esses números a equipe de funcionários da Divisão de Trânsito pede a colaboração dos carnavalescos, na respeito às determinações do Código de Trânsito Brasileiro.

Alertas
Evite fila de balsa das 16h às 21h
Evite o Centro após 21h
Respeite o limite de velocidade (40km)

Horário de ônibus
Até às 21h30 os horários os ônibus irão cumprir os horários normalmente, depois disso deverão sair do ponto de ônibus próximo à balsa a cada 10 minutos.
Para evitar que os ônibus fiquem presos no trânsito concentrado no Centro da cidade, a partir das 21h45 todos os passageiros desembarcarão no Campo da Aviação.

Serão 13 ônibus, fazendo seguinte trajeto:
Via Água Branca
Itaquanduba
Armação
Direto Vila
Sul da Ilha
Carijós
Via Gleba
Via Reino

(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Ilhabela espera 100 mil pessoas no Carnaval “Preservando a Alegria”
Desfile de blocos, escolas de samba e o tradicional “Banho da Dorotéia” são as atrações da folia a partir desta sexta (20/2). Prefeitura decreta ponto facultativo na segunda (23/2) e expediente volta na quarta-feira de cinzas ao meio-dia

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela espera receber entre os dias 20 e 24 de fevereiro no Carnaval 2009 “Preservando a Folia” cerca de 100 mil pessoas. Para isso estão programados diversas atrações, como desfile de blocos, escolas de samba e o tradicional “Banho da Dorotéia”. A montagem da estrutura da “Passarela do Samba”, na rua Dr. Carvalho, na Vila, já se encontra em fase final.
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), decretou ponto facultativo na próxima segunda-feira de Carnaval (23/2). O expediente da Prefeitura retorna na quarta-feira de cinzas (25/2) ao meio-dia.
Serão mantidos de 21 a 25 de fevereiro os serviços essenciais à população: coleta, limpeza e remoção de lixo; plantão médico no Pronto-Socorro Municipal; fiscalização; plantão na Garagem Municipal e auxílio ao tráfego e segurança.
A abertura do Carnaval “Preservando a Alegria” será na próxima sexta-feira (18/2), às 22h, na Passarela do Samba montada na rua Dr. Carvalho, na Vila. Na ocasião, o prefeito Toninho Colucci fará a entrega da chave da cidade à Corte Momesca, formada pela Rainha do Carnaval Fabiana Ramos, o Rei Momo Luiz Henrique e a Princesa Daniela Costa. Em seguida haverá o desfile dos blocos de embalo: Bloco da Saúde, Projeto Semear, Bloco do Reino e Bloco União da Ilha da Princesa. O baile popular será animado por Daniela da Banda 40 graus e ainda pela Banda Balaço Doce e Marcelo Totó. Confira a programação completa do Carnaval 2009:

20/2 (sexta)
22h – Abertura com a Entrega das Chaves da Cidade pelo prefeito Toninho Colucci à Corte do Rei Momo
22h30 – Desfile de Blocos de Embalo
*Bloco da Saúde
*Projeto Semear
*Bloco do Reino
0h às 4h – Início do baile popular com duas bandas locais
*Daniela Banda 40 Graus
*Balaco Doce e Marcelo Totó”

21/2 (sábado)
23h –
Bloco Carnavalesco “Segura no Bagre”
23h50 – Bloco Carnavalesco “Tim Malha”
0h50 – Bloco Carnavalesco “Unidos do Morro”
1h30 às 4h – Baile popular com a Banda Pronúncia no Olhar

22/2 (domingo)
23h –
Bloco Carnavalesco “Banda das Bonitas”
23h55 – Bloco “Unidos do Pequeá”
0h50 – Bloco “Azul e Branco”
1h45 – Bloco do Ditinho
2h30 às 4h – Baile popular com a Banda Namoradeira (Itatiba-SP)

23/2 (segunda)
23h -
Desfile das Escolas de Samba
*Unidos do Garrafão
*Unidos de Padre Anchieta
*Mocidade Independente de Ilhabela
*Água na Boca
Neste dia não haverá baile popular

24/2 (terça)
11h –
Apuração de blocos e escolas
14h – Banho da Dorotéia
22h – Apoteose com desfile dos blocos e escolas campeãs
2h – Baile popular com a Banda Eros
*Toda a programação do Carnaval 2009 acontece na rua Dr. Carvalho, na Vila(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Técnicos da Previdência vistoriam áreas para construção de unidade do INSS

Ilhabela - Os técnicos da Previdência Social estiveram nesta quinta-feira (19/02), em Ilhabela, para conhecer áreas do município que possam receber a Agência da Previdência Social.
A construção da Unidade do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) faz parte do “Programa Rede de Expansão de Atendimento: novas agências da Previdência Social”.
Vera Ruth Rodrigues de Moraes, Chefe de Serviços da Gerência INSS de São José dos Campos, e Maria Antonieta da Silva, Chefe Substituta de Logística, visitaram diversas áreas na região da Barra Velha, local que deve receber a unidade. A visita teve a participação do prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.
Segundo o prefeito um convênio será assinado entre a Prefeitura de Ilhabela e o INSS nos próximos dias. “Construir uma unidade do INSS em Ilhabela é de extrema importância aos segurados. A agência evitará, por exemplo, o desgastante deslocamento até São Sebastião para procurar os serviços oferecidos”, avalia.
Colucci informou que a administração arcará com a doação de um terreno de no mínimo 700 m², enquanto a Previdência Social construirá a unidade.
Estudos preliminares apontam que a obra (com 224 m² de construção) custará em torno de R$ 537 mil. De acordo com a Gerência de São José dos Campos, responsável pelo Litoral Norte, pelo menos quatro servidores serão disponibilizados para atendimento da população.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Rota de Cruzeiros

Ilhabela - Ilhabela está na rota dos navios cruzeiros durante todo o verão. Na manhã desta quarta-feira (18/2), a cidade recebeu o CVC Zenith e muitos turistas aproveitaram o dia ensolarado para compras, passeios e fotografias na Vila (foto). Nesta quinta-feira (19/2), o arquipélago recebe mais dois transatânticos, o Splendour of The Sea e o MSC Opera. Na sexta-feira (20/2) estarão na cidade o Costa Mágica e pela primeira vez o Radiance of the Seas, da companhia Royal Caribbean International. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Paço Municipal de Ilhabela terá luminárias substituídas pelo Programa de Eficiência Energética e deve reduzir consumo em 30%

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela foi contemplada pelo Programa de Eficiência Energética da Elektro. Na manhã da última quarta-feira (18/2), técnicos de empresa contratada pela concessionária realizaram uma vistoria do Paço Municipal, que posteriormente terá substituído o sistema de iluminação.
A empresa faz um Relatório Custo Benefício para que as novas luminárias sejam fornecidas pela própria Elektro para substituição. O resultado é uma economia que pode chegar a 30%. A inclusão do Paço Municipal no programa foi coordenada pelo secretário de Administração, Cristobal Parraga. A Elektro já investiu cerca de R$ 236 mil neste programa, que beneficiou cidades como Palmeira D`Oeste, Votuporanga e Buritama, no interior do Estado.
As ações de eficiência energética incluem substituição de lâmpadas, luminárias e reatores em prédios públicos. Conforme determinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a distribuidora investe 0,5% de sua receita operacional em projetos de eficiência energética para promover o uso racional de energia. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Câmara de Ilhabela decreta pontos facultativos e divulga pauta da próxima sessão

Ilhabela - O presidente da Câmara de Ilhabela, Valdir Veríssimo (PPS) decretou ponto facultativo nos dias 23 e 25 de fevereiro (segunda e quarta-feira) em razão das festividades carnavalescas. Assim, o expediente da Casa de Leis retorna ao horário normal (9 às 18h) na próxima quinta-feira (26/2). Nesta mesma data, a partir das 18h, os parlamentares se reúnem para a terceira sessão ordinária do ano, onde devem discutir e votar cinco projetos de Lei e um de Decreto Legislativo. Confira a pauta da Sessão:
Projeto de Lei 003/2009: De autoria do Executivo, institui o gerenciamento eletrônico do imposto sobre serviços de qualquer natureza – ISSQN, e dá outras providencias;
Projeto de Lei 004/2009: De autoria do presidente Valdir Veríssimo (PPS), revoga a Lei nº 665/2008, de 07 de novembro de 2008, que dispõe sobre a concessão de Vale Compra de Alimentos aos servidores públicos da Câmara e dá outras providências;
Projeto de Lei 005/2009: De autoria do vereador Márcio Garcia (PTB), modifica o inciso II do artigo 3º e o artigo 7º da Lei 482/93 que autoriza o Poder Executivo a conceder bolsas de estudo e dá outras providências;
Projeto de Lei 006/2009: De autoria do presidente Valdir Veríssimo, revoga a Lei nº 450/2006, de 29 de dezembro de 2006, que dispõe sobre denominação do Centro de Apoio ao Munícipe;
Projeto de Lei 007/2009: De autoria do vereador Roberto Timbada (PDT), dispõe sobre denominação de via pública;
Projeto de Decreto Legislativo 01/2009: De autoria do presidente Valdir Veríssimo, modifica o Decreto Legislativo nº 012/2005, que dispõe sobre a oferta de estágio na Câmara Municipal da Estância Balneária de Ilhabela a estudantes do ensino médio e dos cursos de educação superior.
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Pastoral da Criança prepara ação ambiental no Morro dos Mineiros
Iniciativa conta com o apoio de Entidades do 3º setor, Prefeitura e Câmara Municipal

Ilhabela - Membros da Pastoral da Criança de Ilhabela se reuniram com representantes das secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Educação, Ongs, Parque Estadual, Escola Estadual Waldemar Belizário e moradores do bairro Itaquanduba na última quarta-feira (18/2) para tratar da organização de uma grande ação ambiental, com palestras educativas e mutirão de limpeza, na parte alta do bairro, mais conhecida como “Morro dos Mineiros”.
A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal, através do vereador Marcelo Santos (PPS) e deve ser realizada no fim de março. “As pessoas precisam pensar mais na coletividade. Se todo mundo fizesse a sua parte, separasse seu lixo, teríamos menos resíduos e geraríamos mais empregos”, destaca o parlamentar.
A idéia da Pastoral da Criança surgiu a partir da “roda de conversas”, uma prática cotidiana da entidade, que levanta os problemas pontuais da região e propõe soluções para resolvê-los. “Já realizamos muitos mutirões de limpeza e percebemos que houve redução no acúmulo de lixo, mas a conscientização ainda se faz necessária”, explica Maria das Graças, a Gracinha, coordenadora do núcleo da Pastoral da Criança no bairro.
A proposta é promover palestras educativas com temas pertinentes ao descarte correto de resíduos nos dias 26 e 27 de março e no dia 29, quando se comemora o Dia Mundial da Água, realizar a ação no bairro com o mutirão de limpeza feito pelos próprios moradores. Está previsto ainda, sorteio de prêmios aos participantes, como passeios de jeep até a praia de Castelhanos ou à Trilha da Água Branca, no Parque Estadual de Ilhabela, como forma de fazer com que os munícipes da Ilha conheçam realidades diferentes dentro do município. “Muita gente mora aqui e não conhece as Comunidades Tradicionais”, cita Marcos Aurélio, educador ambiental do Parque Estadual e presidente da Associação Sementes do Futuro.
Dados da secretaria de Meio Ambiente apontam que a cidade gera 800 mil toneladas de lixo por mês só na temporada e atualmente todos os resíduos são levados ao aterro sanitário da cidade de Tremembé. Concomitante a isso, é sabido que muitos ainda não fazem a separação correta do lixo (orgânico e reciclável) e, dessa forma, a cidade acaba pagando mais pelo transbordo, tendo ainda como conseqüência, a restrição do trabalho das famílias no Centro de Triagem.
A próxima “roda de conversas” da Pastoral da Criança será realizada no dia 4 de março às 15h na sede da entidade, que fica à Rua José Olímpio dos Santos, no Itaquanduba (Morro dos Mineiros), onde devem ser definidos os últimos detalhes da ação ambiental.(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

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Circo Navegador surpreende o Litoral Norte novamente!
Palhaço Surubim em “Om Co Tô? Quem Co Sô? Prom Co Vô?”

São Sebastião - SERVIÇO
Espetáculo: “Om Co Tô? Quem Co Sô? Prom Co Vô?”
Grupo: Circo Navegador
Data: domingo 01/03/09 única apresentação
Horário: 19 h
Local: Teatro Municipal de São Sebastião
Endereço: Av. Dr. Altino Arantes, n° 2 – São Sebastião – SP
Ingressos: R$10,00 (meia entrada para estudantes e idosos)

Uma provocação acida e bem humorada dos comportamentos
Uma abordagem crítica da ridícula condição humana feita por um Palhaço que apresenta sua fragilidade em meio a transgressão dos costumes e convenções sociais. Como já afirmou Oscar Wilde “A desobediência é a virtude original do homem”. A partir dessa máxima o Palhaço Surubim faz evoluções “mirabolantes”, de forma textual, física e valendo-se também de habilidades circenses, interagindo com a platéia e criando uma teia que pegará o espectador no “contra tempo”, encantando por meio do riso, das oposições e contradições humanas.
Surubim cria confusões típicas de palhaço e encanta a platéia de forma poética com um misto de ingenuidade e astúcia.

Sinopse
Num encontro inusitado o palhaço Surubim encanta a platéia com sua ingenuidade em situações de tensão, emoção, técnica e muita graça.
De maneira bastante irreverente, este personagem provoca o público para uma vivência divertida e “descompromissada”, por meio das rotinas de um show circense, misturando cenas clássicas e criações próprias, equilibrando-se entre o deboche e a elegância. Os recursos utilizados no espetáculo são: o “velho e bom” jogo de Palhaço, aliado à habilidades como Malabarismo, Mágica Cômica e Pirofagia.
A platéia é surpreendida pela “engenhoca palhacistica” criada por Surubim: a “Bancicleta”, isto é, uma banda sobre uma bicicleta. Montada a partir de um triciclo, que ao pedalar aciona automaticamente uma bateria: bumbo, chimbau e caixa, além de apitos, buzinas, pratos etc. Com este veículo cômico-musical o palhaço Surubim faz a “charanga”, banda tradicional de circo, nesse caso composta por um homem só, e envolve o público com muita alegria e animação dá início a apresentação.
O espetáculo coloca o expectador diante de algumas questões essenciais da existência e o palhaço busca soluções absurdas que desencadeiam o riso, com uma provocação bem humorada das relações do homem com o conjunto que o cerca.

Ficha Técnica
Concepção, Roteiro e Direção – Lucciano Draetta
Elenco – Lucciano Draetta (Palhaço Surubim) e Gabriel Draetta (músico)
Cenotecnia - Alejo Linares
Figurinos – Soledad Perez e Ana Paula Santos
Produção – Ricardo Fera
Indicação – livre para todas as idades
Duração – 50 minutos
(Divulgação)


Vereadores de São Sebastião questionam empresas de transporte coletivo

São Sebastião - O vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB), apresentou na última sessão de Câmara, realizada ontem, dia 17, um requerimento para a empresa de ônibus Ecobus solicitando informações sobre itinerários em bairros da costa sul do município.
De acordo com o vereador não existe nenhum itinerário que atenda as ruas dos bairros de Boracéia, Cantão de Boracéia, Engenho, Juréia e Barra do Una.
"É um trecho de 7 km percorrido por moradores que trabalham em condomínios de alto padrão, por isso, peço que a empresa coloque uma linha de ônibus para atender em horários essenciais, de manhã e no final da tarde. Muitos chegam a andar até 12 km para chegar à rodovia para pegar ônibus", disse o vereador Reis.
O vereador Amilton Pacheco (PSB) também salientou que a falta de ônibus também é um problema para quem reside nas ruas José Reis, Magno Bittencourt e Vila José Mineiro.
O vereador Noca (PSC) ressaltou que já existiu uma linha de ônibus que atendia essa região. "A população aguarda o retorno desse serviço", alertou.
Já o vereador Artur Balut (PSDC) afirmou que é a favor da implantação da linha na costa sul, mas ressaltou que o novo serviço não deve prejudicar a circulação de ônibus no centro da cidade.
A vereadora Solange Ramos (PPS) explicou que a solicitação de ônibus para atender o trecho entre os bairros de Boracéia e Barra do Una já é antiga e ainda não foi atendida porque a via onde passaria o veículo, no bairro da Juréia, é alagadiça.
"A Ecobus já propôs a doar o material para realização da pavimentação da via, a Prefeitura só precisaria entrar com a mão-de-obra", explica.
Novos Horários - O vereador Artur Balut questionou o prefeito Ernane Primazzi (PSC) se é possível determinar à empresa que coloque à disposição dos usuários novos horários de ônibus principalmente para a Costa Sul e Costa Norte do município.
Além disso, o vereador questiona qual a explicação para a inexistência de cobradores em determinados percursos explorados pela Ecobus. "Esse fato sobrecarrega o trabalho do motorista e torna a viagem ainda mais lenta", afirma Balut.
A vereadora Solange Ramos (PPS) informou que em frente a sede da Ecobus tem placa pedindo cobrador e motoristas, mas não é fácil encontrar profissionais qualificados para essas funções.
"Muitas pessoas não querem trabalhar a noite. Sobre o aumento de linhas é preciso discutir o assunto com os técnicos porque pediram para colocar ônibus na costa norte e foi atendido, mas não teve demanda de passageiros", disse.
Litorânea - O vereador Marcos Tenório (PMDB) solicita informações da direção da empresa Litorânea sobre o critério utilizado no que diz respeito aos valores das passagens cobradas dos usuários que embarcam de Santos para São Sebastião.
"A empresa cobra o valor da passagem de Santos até a rodoviária, no centro de São Sebastião, mas se o morador quiser seguir viagem até os bairros da costa norte, como Enseada, Jaraguá ou Canto do mar, é impedido de prosseguir ou precisa pagar uma taxa de passagem", explica.
O vereador afirma que o município de São Sebastião é extenso, o que faz com que os bairros fiquem muito distantes do centro da cidade, o que faz com que o morador esteja sendo obrigado a pagar valores altos para ir de um bairro ao outro, como se estivessem viajando para outra cidade,
O vereador Artur Balut concorda que não está correto cobrar uma taxa a mais para levar os passageiros dentro do próprio município. "Às vezes uma simples conversa pode resolver esse problema(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Vereador encontra máquinas abandonadas no pátio da Regional de Maresias

São Sebastião - O vereador de São Sebastião, Ernaninho (PSC), em visita a regional do bairro de Maresias, na costa sul da cidade, encontrou máquinas, que deveriam estar sendo utilizadas para serviços de infra-estrutura, em condições precárias, por falta de manutenção ou de peças.
Em um requerimento enviado ao prefeito Ernane Bilotte Primazzi, o vereador questiona se existe a possibilidade de enviar um profissional para avaliar a condição das máquinas e, enquanto isso, quais medidas poderão ser tomadas para garantir que os serviços sejam realizados nos bairros abrangidos pelo regional.
"Todos sabem da necessidade dessas máquinas, principalmente para os moradores que residem em áreas de risco. O que vi foi abandono e descaso", afirma.
De acordo com o vereador, a Regional está com uma máquina modelo Patrol Motoniveladora, comprada em 1991, que apresenta vazamento e está com a chave geral sem funcionar.
Além disso, uma máquina Pá Carregadeira, que foi adquirida também em 1991, que está parada no pátio desde 2005, somente ocupando espaço. O pátio de Maresias tem um caminhão para serviço de cata- cata, parado há quase 2 anos, pois está sem o motor.
"Uma máquina de 1991 não é considerada velha para ficar inoperante. Esse caminhão é importantíssimo para retirada de entulhos, podas, aterros, para carregar material de trabalho de rua e está fazendo falta", diz Ernaninho.
Outro exemplo de descaso apontado pelo vereador é uma máquina modelo FB80 retroescavadeira, adquirida em 1994, que também está inoperante.
"O serviço braçal muitas vezes não é capaz de resolver um problema maior como, por exemplo, nivelamento de vias sem pavimentação e limpeza de valas que estão entupidas por conta do excesso de areia devido às fortes chuvas", explica.
Segundo Ernaninho, o problema da falta de maquinário se estende para outros bairros da costa sul, além de Maresias, já que atende também os bairros de Paúba, Santiago, Toque Toque Pequeno e Toque Toque Grande.
"Os funcionários do pátio estão reivindicando a compra de uma retroescavadeira traçada que atenderia todas as atividades que devem ser feitas periodicamente nos bairros. Nós temos que ajudar o prefeito a decidir o que fazer com as máquinas inoperantes, pois existem pessoas em situações muito difíceis", conta o vereador.

Repercussão
O vereador Amilton Pacheco (PSB) conta que o primeiro requerimento que apresentou foi para pedir que fossem consertadas as duas retroescavadeiras da regional de Maresias.
A vereadora Solange Ramos (PPS) adiantou que foi informada de que o único caminhão que atendia o bairro está quebrado. "Maresias vai ficar um caos no Carnaval", disse.
O vereador Artur Balut questionou qual o interesse da antiga administração pública em deixar as máquinas nessas condições. "Seria para alugar outras? Esses equipamentos custam uma fortuna", questiona. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

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O Guaruçá ACIU Anuncie

Aciu alerta: Extravio ou Roubo de Malotes de Bancos

Ubatuba - Temos tomado conhecimento sobre casos em que malotes bancários são extraviados ou roubados e pessoas de má-fé utilizam cheques ou algum tipo de documento encontrado para usos indevidos.
A Associação Comercial de Ubatuba faz um alerta, pois cheques e documentos roubados, furtados ou extraviados são freqüentemente usados em golpes e fraudes, causando graves inconvenientes para seus usuários, por isso, em caso de roubo, perda ou extravio, faça IMEDIATAMENTE um boletim de ocorrência. Além de proteger a si próprio, você ajudará a coibir a ação de criminosos e contraventores que causam prejuízo a você, ao comércio e a toda a sociedade.
Se ocorrer de um cheque estranho cair para cobrança em conta corrente e o Banco devolver para o depositante por fraude, roubo ou extravio fique atento, pois em alguns casos o fraudador consegue o telefone do correntista, liga ameaçando de protesto, execução ou inclusão nos sistemas de proteção ao crédito, forçando-o a fazer o pagamento do valor do cheque.
Em hipótese alguma faça depósitos bancários para pagamento de dívidas desconhecidas, evitando o prejuízo e deixando de alimentar a continuidade deste tipo de golpe.
Solicitamos que repassem esta mensagem para todos os seus contatos, fazendo com que a informação chegue ao maior número de pessoas possível.
Opções para comunicar roubo e extravio de cheques e documentos:
- Delegacia de Polícia Ubatuba- 3832 1297 ou 3832 1333 – Rua Profº Thomaz Galhardo, 789- Centro.
- Apoio ao consumidor- serviço gratuito, atendimento 24 horas, inclusive nos fins-de-semana e feriados, inclusão imediata do alerta na rede, abrangência nacional. Telefone: 0800-011-1522 ( www.apoioaoconsumidor.com.br );
- Boletim de Ocorrência Eletrônico- (só em caso de documentos extraviados) www.ssp.sp.gov.br/bo (Fonte: ACIU)

Aciu informa

Ubatuba - Vagas de Emprego
Quer ser uma consultora ou um consultor Racco?
Procure Carmem ou Fernando. Rua Benedito Pimenta, 15 sala 19 (em frente ao terminal urbano Transporte de Ubatuba) Tel: 3832 6672
Prezado associado, se sua empresa também estiver admitindo entre em contato conosco.
Para se informar sobre as outras vagas disponíveis na Aciu acesse: www.aciubatuba.com.br

Aciu alerta: Boletos Falsos
Conforme a Associação Comercial de Ubatuba vem alertando freqüentemente em relação ao recebimento de boletos falsos e cobranças indevidas, este mês, alguns associados de nossa entidade e associados também do Sinhores- Sindicato de Hotéis, Bares e Similares do Litoral Norte voltaram a receber “boletos” de sindicatos e associações como se fossem entidades representativas da categoria.
Empresário, caso venha a receber algum boleto da Associação Comercial Empresarial do Brasil ou Sindicato Nacional do Comércio, NÂO PAGUE!
Ao receber um boleto, fique atento! Se na parte inferior do boleto conter as instruções “Boleto não protestável” e “Pagamento optativo/facultativo” desconfie. Não pague qualquer contribuição a empresas e entidades estranhas e redobre a atenção antes de efetuar qualquer tipo de pagamento, confirmando sempre antes a legitimidade da cobrança.
Em caso de dúvida entre em contato com a Aciu 3834 1449 ou com o Sinhores 3832 3778.

SCPC
A recuperação de crédito tem que ser imediata!
A Aciu recomenda que a inclusão do débito em atraso do inadimplente seja efetuada no banco de dados do SCPC em até 90 dias a partir da data do vencimento.
Conheça as vantagens:
- Aumenta a chance de recebimento do débito;
- Previne a inadimplência para outros associados;
- Mantém atualizada a base de dados do SCPC.
Não deixe para depois.Exerça seu direito de associado!(Fonte: ACIU)

FUNDART Informa

Ubatuba - Festival de Marchinhas Carnavalescas de Ubatuba – Final será sexta-feira
No próximo dia 20, será a final do 4º Festival de Marchinhas Carnavalescas de Ubatuba, às 20h30 na praça da Matriz. As finalistas são:
1ª Eliminatória – dia 13/02 : A marcha da pinga, de Benedito Rocha da Silva ; A festa é nossa, de Joelma, José Carlos e Aquiles ; Piração de carnaval, de Adriana de Oliveira Sales ; Marcha do salame, de Walter Leme; Chegou a hora, de Geraldo Ottoni.
2ª Eliminatória – dia 14/02 : Tô que tô, de Leda Piranda Cardoso ; Carnaval, banda e pipoca, de Paulo Wladimir Z. da Mota ; Amor de carnaval, de Geraldo Ottoni; O dodói da Dadá, de Luiz dos Reis; Mariposa, de Júlio César Mendes.
O Festival de Marchinhas Carnavalescas de Ubatuba vem conquistando maior sucesso a cada ano. O primeiro foi realizado em 2006, na Escola “ Capitão Deolindo”. No ano seguinte teve como palco o Terminal Turístico do Perequê-Açu. Em 2008 aconteceu na praça da Matriz, repetindo-se em 2009, onde se adaptou perfeitamente.
A realização do Festival de Marchinhas Carnavalescas de Ubatuba, evento da Prefeitura Municipal, com realização da Fundart, é norteada pela importância das marchinhas como expressão artística e cultural no contexto popular brasileiro através de décadas, em linguagem direta e simples revelando nossas dores, alegrias, tristezas, ora romanticamente, ora com ironia fina ou sátira eloquente.

Carnaval Histórico de 21 a 24 de fevereiro
Na praça da Matriz a Fundart realiza mais um Carnaval Histórico, no mesmo cenário do Festival de Marchinhas. A exemplo do Festival de Marchinhas, o sucesso vem se repetindo ano a ano. O Carnaval Histórico tem como característica o repertório, constituído somente de sambas e marchinhas que fizeram sucesso em toda a história do nosso carnaval.

Bonecões decoram o Carnaval 2009
Bonecões (os chamados gigantes do cortejo) decoram o Carnaval de Ubatuba/2009. Todos foram idealizados e confeccionados na Fundart. São 16 bonecões (João Paulino e Maria Angu) na praça da Matriz e 12 na Avenida Iperoig, num total de 28 gigantes de cortejo.
Os bonecões fizeram parte de uma tradição brasileira que vem de muito tempo e assume formas diferentes nas diferentes regiões do Brasil.
João Paulino e Maria Angu sempre existiram em Ubatuba. Suas apresentações foram interrompidas quando aqui a rede de energia elétrica, cujos postes e fiação muito baixos impediram a evolução dos bonecões. Com a modernização da rede, com altura mais elevada, os gigantes de cortejo voltaram a habitar nossas ruas e praças.(Fonte: Fundart)

Jonas Ribeiro em Ubatuba

Ubatuba - A Officina Artaud - Livre Espaço de Pesquisa Teatral, através da OSC Celebreiros Ubatuba, trás para Ubatuba Jonas Ribeiro. O escritor infanto-juvenil, poeta, contador de história e ator, estará se apresentando nos próximos dias 5 e 6 de março, na Sala Artaud Nas Nuvens, no Passeio Santa Fé.
Com mais de setenta títulos voltados para o público infanto-juvenil, publicados em grandes editoras, Jonas conta histórias de uma maneira a fazer os adultos voltarem à infância, e as crianças, a voarem no imaginário.
Quem já viu Jonas Ribeiro contando histórias não o esquece. Quem já leu algum livro dele, quer ler mais. Jonas Ribeiro deixa sempre a vontade de "quero mais" .

Serviço:
Jonas Ribeiro e Sua Contação de Histórias
Dia 05 de Março – 15 hs
Dia 06 de Março – 10, 15 e 21 hs
Ingressos: R$ 6,00 - inteira / R$ 3,00 - meia
Sala Artaud Nas Nuvens - Passeio Santa Fé - Rua Conceição 180 - Centro - Ubatuba
Informações e reservas: (12) 9178.8452 - Patrícia / (12) 9769.7575 - Marilena
celebreirosubatuba@gmail.com

APOIO:
HOTEL SÃO NICOLAU
PIZZARIA BARONE
RESTAURANTE ALHÓLEO
RESTAURANTE NUTRI HOUSE
RESTAURANTE O MARINHEIRO
PAPILLON BUFFET E EVENTOS
UBATUBA EM REVISTA
GRÁFICA SÃO LOURENÇO
REALIZAÇÃO: OSC CELEBREIROS UBATUBA
(Fonte: OSC Celebreiros de Ubatuba)


Ubatuba prepara ação preventiva contra a dengue para o Carnaval
Serão feitos bloqueios nas três entradas do município, além de vistorias no bairro Itaguá

Ubatuba - Visando prevenir a cidade contra a dengue durante o feriado de carnaval, a Prefeitura de Ubatuba, por meio do setor de Controle de Endemias, está implementando algumas ações específicas. Durante a semana que antecede o feriadão, os agentes de controle de endemias estão voltando ao bairro Itaguá, para vistoriar os imóveis que estavam fechados durante a ação no mês de janeiro. Na véspera do carnaval, sexta-feira, 20, as equipes estarão nas entradas da cidade, fazendo um trabalho de conscientização dos turistas que estão chegando ao município, com ênfase aos carros que vêm de cidades onde está ocorrendo a doença.
O objetivo das ações é evitar que visitantes contaminados tragam o vírus da dengue para a cidade, desencadeando um possível surto. “Nossa cidade recebe pessoas de todo o Brasil, por isso, em ocasiões como o carnaval, nossa preocupação aumenta. Graças ao trabalho sério que estamos realizando, não registramos nenhum caso autóctone (oriundo no próprio município) desde agosto de 2007. Queremos continuar sem dengue e por isso, o trabalho com os turistas é fundamental”, afirma o coordenador de Controle de Endemias, Antenor Benetti.

Orientações aos veranistas
A orientação da Vigilância Sanitária aos veranistas é que prestem atenção a algumas medidas simples, que podem fazer muita diferença. O cuidado com os banheiros, por exemplo, é bastante importante. Quando for deixar o imóvel, recomenda-se aplicar cloro ou desinfetante nos ralos e vasos sanitários, cobrindo-os em seguida. Também é necessário eliminar vasos e pratos de plantas e tampar bem a caixa d’água, telando o chamado “ladrão”. Não deixar nenhum tipo de recipiente ao relento, como copinhos plásticos, latas, garrafas e até mesmo as tampas das garrafas.
Em caso de suspeita de dengue, com sintomas de febre e dor no corpo, entre outros, não ministrar automedicação e sim, procurar a Santa Casa, fornecer dados da cidade de origem e endereço do local onde está hospedado, bem como um número de telefone celular. “Essas informações são de extrema importância para que possamos investigar e bloquear a entrada do vírus na cidade, impedindo assim, uma possível epidemia”, afirma Benetti.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Prefeitura de Ubatuba faz entrega de moto do “Show de Prêmios”
O contribuinte que estiver em dia com seus tributos concorrerá a uma geladeira duplex no próximo sorteio, dia 28 de fevereiro. No próximo mês será sorteada uma televisão LCD de 32”

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba entrega no próximo dia 27, às 10 horas, uma moto 125 cc para o contribuinte Antonio Carlos Maria, de São Paulo. Ele foi o primeiro contemplado do Sorteio de Prêmios instituído pela Prefeitura de Ubatuba neste ano. O sorteio foi realizado pela Loteria Federal no último sábado de janeiro, dia 31, e o morador da capital foi sorteado com o número 51006, da extração nº 04316 da Loteria Federal. Neste mês o sorteio será realizado no dia 28 e o contemplado ganhará um refrigerador duplex frost free.
A solenidade será realizada no Paço Anchieta e a entrega do moto será feita pelo prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar. “Será uma imensa satisfação fazer essa entrega ao Sr. Antonio Carlos. Isso demonstra que aqueles que pagam em dia seus impostos são reconhecidos”, avaliou o prefeito, lembrando que a realização do “Show de Prêmios” foi uma das formas que a prefeitura encontrou para aumentar sua arrecadação em tempos de crise.

Pagamento em dia garante participação nos sorteios
Para ter direito ao sorteio, o contribuinte deverá estar com seus tributos municipais em dia. Quem optou pelo parcelamento neste ano, as parcelas vencem todo dia 15. Até a data de vencimento o tributo poderá ser pago em qualquer agência bancária. Após o vencimento somente nas agências Santander e quem o fizer, até a véspera do sorteio, estará concorrendo aos prêmios.
O contribuinte concorre com o número do aviso da capa de seu carnê de IPTU no sorteio do último sábado do mês realizado pela Loteria Federal. No mês de dezembro cinco prêmios serão sorteados. Os próximos prêmios serão os seguintes:

Fevereiro - 01 Refrigerador Duplex Frost Free 276 Lts;
Março - 01 TV LCD 32”;
Abril – 01 Máquina de Lavar Roupas 10 Kg;
Maio – 01 Filmadora Digital DCR – DVD;
Junho – 01 Fogão de Piso 05 Bocas;
Julho – 01 Notebook Dual Core 1.86GHZ 3GB 160GB;
Agosto – 01 Máquina de Lavar Roupas 10 Kg;
Setembro – 01 Computador Pentium 4;
Outubro – 01 Refrigerador Duplex 276 Lts;
Novembro - 01 Notebook Dual Core 1.86GHZ 3GB 160GB;
Dezembro - 1º Prêmio – 01 Carro 1.0, 04 (quatro) portas;
2º Prêmio – 01 TV LCD 32”
3º Prêmio – 01 Filmadora Digital DCR – DVD;
4º Prêmio – 01 Home Theater 600W RMS, 5Cxs, DVD, Conex HDMI, Entr. USB, Karaoke com Pontuação e Cabo HDMI;
5° Prêmio – Microondas 27 Lts. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ouvidoria da Prefeitura atende em novo endereço

Ubatuba - A Ouvidoria Geral da Prefeitura de Ubatuba está desde a última semana atendendo na Avenida Dona Maria, 882, no centro, em frente ao Paço Municipal. O horário de funcionamento é das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Os contatos podem ser feitos pelo telefone (12) 3833-3099 ou pelo e-mail ouvidoria@ubatuba.sp.gov.br
A Ouvidoria é um órgão ligado diretamente ao Gabinete do Prefeito e tem como finalidade receber reclamações, elogios, denúncias e sugestões de munícipes e instituições quanto aos serviços prestados pela Prefeitura de Ubatuba.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Prefeitura de Ubatuba volta ao expediente normal na quinta, 26

A Prefeitura de Ubatuba decretou pontos facultativos nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro em virtude do Carnaval. O serviço de coleta de lixo funcionará normalmente na segunda, terça e quarta-feira de Carnaval. No bairro do Ipiranguinha a Unidade de Pronto-Atendimento funcionará das 7 às 19 horas. Na Maranduba, o Pronto-Atendimento funcionará 24 horas. Os demais postos de atendimento nos bairros estarão fechados durante os facultativos. As unidades administrativas da Prefeitura retomam suas atividades na quinta-feira, dia 26.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Projeto Guri de Ubatuba abre inscrições no próximo dia 2

Ubatuba - O projeto Guri de Ubatuba abrirá inscrições para rematrículas em seus cursos de música, no período de 2 a 5 de março. As matrículas para novos alunos acontecerá nos dias 6 e 7, das 13h30 às 17h30. As atividades do Projeto Guri terão início no dia 9. Os cursos disponíveis são: violão, percussão, canto coral e macheto e são voltados para crianças e jovens, de 8 a 18 anos (incompletos).
No ato da inscrição, o responsável legal pelo aluno deve estar munido de seus documentos pessoais, além de xerox do RG ou Certidão de Nascimento ou Termo de Guarda do menor, além de comprovante de residência, declaração de matrícula escolar de 2009 e carteira de vacinação. Se o aluno concluiu o ensino médio, deverá levar xerox do certificado de conclusão. Na ausência do responsável ou falta de documentação, não será possível efetivar as matrículas ou rematrículas.
O Projeto Guri em Ubatuba fica na Rua Coronel Domiciano, nº 43. Mais informações pelo telefone 3833-7237.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Avenida Iperoig será interditada durante passagem dos blocos carnavalescos
Motoristas devem utilizar rotas alternativas durante as interdições da Avenida Iperoig para o desfile dos blocos

Ubatuba - A Coordenadoria de Trânsito da Prefeitura de Ubatuba interditará a Avenida Iperoig durante a passagem dos blocos carnavalescos. Na sexta-feira, 20, a Avenida será fechada a partir das 23 horas, no trecho que compreende a rua Dom João III até a ponte do Perequê-Açu para a passagem do Bloco Galo da Meia Noite, que abre o Carnaval em Ubatuba. Já no Perequê-Açu, a Coordenadoria também fechará o trecho compreendendo a descida da ponte até a concentração do Bloco, na Avenida Padre Manoel da Nóbrega. Durante esse período a opção para o motorista que se dirige para o centro é utilizar a rodovia BR 101. No sábado (21) e na segunda-feira (23) a Avenida será interditada a partir das 21 horas, dos trechos da rua Dom João III até a rua Condessa de Vimiero. “As interdições procuram garantir uma maior segurança para o desfile dos blocos e também para a diversão do folião que segue o bloco. Durante o período das interdições pedimos que os motoristas que tenham paciência e utilizem as rotas alternativas”, explicou o Coordenador de Trânsito da Prefeitura, Arnaldo de Carvalho Junior.
Confira a programação dos blocos:

Dia 21 – Sábado
22 horas – Bloco da Cachorrada
Concentração na rua Paraná, esquina com a rua Conceição, a partir das 21 horas

Dia 23 – Segunda-feira
21 horas – Bloco Água Doce
Concetração em frente a Fundart, a partir das 21 horas
22 horas – Bloco da Caxorrada
Concentração rua Paraná, esquina com rua Conceição, a partir das 21 horas

Dia 25 – Quarta-feira
14 horas –
Bloco Cuscuz do Pato
Concentração em frente a Fundart

Dia 28 – Sábado
21 horas –
Bloco Agita Mais não Sai
Concentração em frente ao restaurante Vila Ipeorig, a partir das 20 horas

Bandas locais no Carnaval
Além dos blocos, bandas locais animarão também a Avenida. Na sexta-feira, após o Galo da Meia Noite quem se apresenta é a banda Samba e Ousadia. No sábado a Banda Criativa faz sua apresentação no Carnaval. No domingo é a vez da Banda Amigos S/A e na segunda e terça-feira a animação fica novamente por conta da Banda Criativa.

Matinê no Tubão
Do dia 20 a 24 de fevereiro acontece no Ginásio de Esporte (Tubão) matinê para a criançada, sempre a partir das 14 horas. A animação no Tubão ficará a cargo da Banda Tropical. A entrada é franca. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Prefeitura orienta sobre a utilização de conteiners na orla da praia

Ubatuba - A Secretaria de Obras da Prefeitura de Ubatuba orienta aos proprietários de estabelecimentos comerciais nos bairros da Maranduba e da Praia Grande que utilizem a coleta de lixo domiciliar que é realizada diariamente nesses bairros. Os conteiners localizados a beira da Marginal, na Maranduba, são para atender a demanda de lixo produzido pelos quiosques e ambulantes. A mesma orientação também é válida para a Praia Grande, onde a Secretaria de Obras conta com o apoio dos prédios, padarias e mercados para que também utilizem a coleta de lixo diária e não os conteneirs da orla da praia.
Até o dia 28 de fevereiro a coleta de lixo na Maranduba e na Praia Grande é feita diariamente das 18 às 6 horas. A partir do dia 2 de março a coleta nesses bairros será as segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 7 horas.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

O GAIATO - 2009

Ubatuba - O GAIATO, Grupo aberto à Infância e Adolescência – Técnicas Ocupacionais continua trabalhando junto à comunidade do Ipiranguinha, oferecendo às suas crianças e adolescentes atividades de iniciação profissional, sócio educativas e de lazer, além de colocar todos os esforços para educá-los para a cidadania e para a paz.
No GAIATO, crianças e adolescentes encontram um ambiente sadio, familiar e alegre, que lhes proporciona a atenção e o carinho necessário para este período tão importante de suas vidas.
Educando, o GAIATO ajuda a crianças e o adolescente a encarar o futuro com dignidade, esperança e otimismo para que o futuro possam contribuir para um mundo mais justo e mais feliz.
Muitos pais procuram o Gaiato na esperança de uma vaga para seu filho. Infelizmente não há muitas vagas para novos alunos. Seria diferente se tivéssemos mais ajuda do Governo, da Sociedade etc, mais poderiam se matricular, inclusive em outros bairros.
Encontrar voluntários está cada vez mais difícil. Pessoas dispostas a dar que fosse 3 horas por semana, são cada vez mais raras. Atendemos 80 adolescentes (manhã e tarde). Todos sabemos como é difícil trabalhar com adolescentes e a Entidade tem como norma aceitar os mais difíceis ou com maiores problemas; por conseguinte não se pode fazer um trabalho eficiente sem funcionários e monitores suficientes.
A folha de pagamento sempre foi difícil. Não temos como contratar psicólogo ou assistente social, por falta de recursos . Temos consciência e a cidade inteira confirma o eficiente trabalho que o Gaiato realiza em favor dos adolescentes. Poucos nos perguntam como conseguimos e se precisamos de ajuda. Todos os anos solicitamos da Prefeitura aumento na verba que nos foi cedida 7 anos atrás e que nunca sofreu o merecido reajuste.
Este ano o Gaiato faz 17 anos e tememos que falte recursos para dar continuidade a essa obra.
Para este ano temos a promessa de uma verba mensal do COMAS (que ano anterior favoreceu ADUBA). Verba essa que será muito bem vinda, porém não dará sequer para contratar uma assistente social. Esperamos encontrar novos caminhos para bem de todos.
O artesanato produzido pelos adolescentes pode ser adquirido em sua loja /exposição à Rua Conceição, 567 – centro (sobreloja). Tudo que lá se vende é revertido para a própria entidade, reposição de material e pagamento ao aluno que executou o trabalho e entrou nas Oficinas do Gaiato (maiores de 14 anos).

Critérios para seleção de alunos:
1 – carência financeira
2 – problemas familiares
3 – vulnerabilidade social
4 – obrigatoridade escolar

Aguardamos a sua visita! Ajude-nos a ajudar!
(Divulgação-D. Celeste Sebe - Presidente do Gaiato.)

Poesia Topo

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No cerco da subsistência
pela pesca, pela roça
e criação do quintal,
viviam os caiçaras
da Praia da Fortaleza.
E viver era simples
como conversar com Deus
(na opinião de Tia Aninha).
Até que abriram as estradas
e o cerco foi rompido
e muitos peixes se perderam
no redemoinho
de outras terras e outros mares

Félix Cabral

Carta do Leitor
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PENSANDO O PRESENTE E PARA O FUTURO

A política de recursos humanos da Prefeitura de Ubatuba, já de longa data, vem se mostrando desastrosa e inconseqüente. Nunca antes nas proporções da atual administração municipal.
As conseqüências nefastas aparecem na falta de qualidade dos serviços prestados à população e para o futuro do Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba – IPMU -.
Atualmente (dezembro de 2008) a Prefeitura possui 1.371 (um mil e trezentos e setenta e um) funcionários efetivos e contribuintes do IPMU. Os aposentados e pensionistas dependentes dos cofres da Prefeitura e do IPMU, somam 374 (trezentos e setenta e quatro).
Dividindo 1.371 : 374 = 3,95. Para cada aposentado ou pensionista temos, apenas, 3,95 (ou menos de quatro) trabalhadores contribuintes da ativa.
Nenhum sistema previdenciário se sustenta se não tiver, para cada aposentado ou pensionista, mais de cinco contribuintes na ativa.
Em Ubatuba temos dois tipos de aposentados e pensionistas. Aqueles que aposentaram antes de março de 1993, data da criação do Fundo que, posteriormente (2002), viraria IPMU e os aposentados a partir dessa data. Os primeiros, incluídos no IPMU a partir de: 01-01-08, são remunerados diretamente pela Prefeitura. Já os segundos são de responsabilidade exclusiva do IPMU e, em número de 273 (duzentos e setenta e três). Repetindo a operação anterior só com os diretamente dependentes do IPMU teremos o resultado seguinte: 1.371 : 273 = 5,02. Limite mínimo necessário. O futuro do IPMU já, neste momento, está em perigo.
A realidade exposta acima é séria e exige, mudanças rápidas, na política de recursos humanos, dos poderes públicos municipais. (Prefeitura e Câmara). É necessário chamar, os já classificados em concurso para ocupar os cargos atualmente ocupados por comissionados, eventuais fixos, contratados por tempo determinado, terceirizados etc. etc.. e abrir concursos para todos os cargos de provimento efetivo constantes da legislação municipal. Só assim, a Prefeitura, terá um corpo funcional bem estruturado, permanente, independente, livre de pressões de prefeitos, vereadores, partidos políticos, etc, etc. E, o que é mais importante, com segurança funcional e futura aposentadoria garantida.
Aqueles que tivemos a oportunidade de nos aposentar, após trabalharmos bastante e fazermos carreira, sabemos o quanto isso é prazeroso. Desejamos, a mesma sorte, a todos que já estão construindo ou venham a contribuir para o progresso e o desenvolvimento de Ubatuba. O administrador inteligente trata bem de seus funcionários, os atualiza em serviço e lhes dá oportunidades de fazerem carreira e progredir profissional, humana e socialmente.
VIVA UBATUBA! Ótimo carnaval!.

Corsino aliste Mazquita.
Ubatuba, 20 – 02 –09.

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Maravilhoso Sol da Cocanha  © Edson Del Rio

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Editor: Emilio Campi

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