Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 19  de Março de 2009 - Nº 2087 Edições Anteriores

Sportmar Ilhabela Enigmas Anuncie Aqui!

Região

Caraguatatuba
AcessaSP conclui módulo I de oficina de informática
Alunos do Projeto Bombeiro Mirim participaram de acampamento
Caraguá conhece representante para o Tabuada Vanguarda
Confirmado primeiro caso de dengue
Notas do Esporte
Noite do Vermelho e Preto agitará Caraguá neste sábado
Em ordinária, projetos são aprovados por vereadores
Engenheiro alerta sobre o aquecimento global em palestra no Rotary Club Caraguatatuba


Ilhabela
Defesa Civil de Ilhabela retira árvore na Sede dos Escoteiros
Balcão de Empregos de Ilhabela oferece 23 vagas
Conselho planeja ações do Fundo Social de Ilhabela
Em Miami, Prefeito Colucci negocia com companhias de cruzeiro
Fundo de Solidariedade de Ilhabela abre inscrições para cursos gratuitos de capacitação
Ilhabela vai sediar Fórum Internacional de Advogados e Profissionais de Turismo
Prorrogada inscrições para o Projeto Guri de Ilhabela


São Sebastião


Ubatuba
Exposição fotográfica sobre a biodiversidade marinha no Projeto Tamar
Ubatuba recebe a Cia. Baiana de Risos,com a peça “Pretas Por Ter”
Ilha Anchieta recebe III Travessia Natatória “Soldado Simão”
Nadadores de Ubatuba sobem ao pódio no “Peixinhos e Golfinhos”
CD e DVD “Dias de Caiçara” são gravados em Ubatuba
Nota de Pesar


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Litoral Norte -
 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

AcessaSP conclui módulo I de oficina de informática
Aulas são oferecidas gratuitamente aos usuários do serviço. Inscreva-se!

Caraguatatuba - Plano da atual administração, a emancipação digital começa a se tornar realidade em Caraguá. Nesta segunda-feira, 16, turma de 12 alunos recebeu certificado de conclusão do primeiro módulo do curso de informática básica. Oferecido gratuitamente no posto do AcessaSP, ensinou aos usuários como pesquisar na internet, criar e administrar conta de e-mail, editar textos e planilha de dados.
A formatura foi realizada na secretaria de Turismo. Estiveram presentes a gestora estadual do AcessaSP, Silvana Maiesqui, e a monitora do curso, Maria Amanda. Representando o prefeito Antonio Carlos estava a diretora de Informática da secretaria de Planejamento, Márcia Zumpano. “Mais do que promover a inclusão digital, queremos que o usuário seja emancipado, que saiba como utilizar as ferramentas em benefício próprio, para crescimento pessoal e profissional”, disse.
A cabeleireira Martinha Bonzolenta, de 62 anos, é uma das alunas da oficina. Ela, que já tem computador em casa, mas que ficava encostado porque não sabia usar, inscreveu-se por indicação de uma amiga, já usuária do AcessaSP. “Tinha muita dificuldade, mas agora consigo acessar a internet, conhecer coisas novas, conversar online”, contou.

Posto funciona na praça Diógines Ribeiro de Lima
Interessados nas oficinas podem comparecer com o RG no posto do AcessaSP, que em Caraguá fica na praça Diógenes Ribeiro de Lima, ao lado da secretaria de Turismo. Os contatos são: 3883 3042 e acessa_caragua@hotmail.com.
O curso é para jovens e adultos. “Todos aqueles que se interessem pelo mundo da informática”, convida a monitora Maria Amanda, que ressalta a importância de saber lidar com computadores no mundo contemporâneo. “Sem contar o acesso à internet, presente em todos os ambientes, desde familiares aos de negócio”.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Alunos do Projeto Bombeiro Mirim participaram de acampamento
Evento marcou também o término do período de adaptação dos alunos ao projeto

Caraguatatuba - Cerca de 80 alunos do Projeto Bombeiro Mirim, realizado pelo 11º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba, participaram no último fim de semana (13, 14 e 15) de um acampamento de integração na praia Ponta Aguda, em Ubatuba. Os trabalhos foram coordenados pelos Sargentos Adir Barbosa e Mauro Mendonça Júnior.
No acampamento, os alunos adquiriram conhecimentos de primeiros socorros e ecologia, além de aprenderem a importância de viver em sociedade, dividir tarefas e o respeito ao próximo. “Sempre ressaltamos aos alunos a necessidade de cada um se doar e verificar as necessidades do grupo. O acampamento marcou o término do período de adaptação dos nossos alunos”, explica o 2º Sargento do Corpo de bombeiros, Mauro Mendonça Júnior.
O Projeto Bombeiro Mirim tem previsão de encerramento em novembro deste ano. Ele envolve atividades como judô, capoeira, natação e noções de cidadania. Segundo o Corpo de Bombeiros, grande parte dos alunos é carente e frequenta o projeto em horário contrário ao período escolar.
Para outras informações, o 11º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba fica localizado na avenida Vereador Aristides Anísio dos Santos nº 393, no bairro Indaiá, região central do município. O telefone é (12) 3883-1717.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá conhece representante para o Tabuada Vanguarda
Estudante disputará título com outras 45 crianças de todo Vale e Litoral

Caraguatatuba - Caraguá conheceu nesta terça-feira, 17, sua representante na competição Tabuada Vanguarda, promovida pela Rede Vanguarda de Televisão. A estudante Maiara dos Santos Portes, de 12 anos, disputou a vaga com mais nove alunos das rede municipal e estadual de ensino. No próximo dia 22 de abril ela concorrerá à semifinal em São José dos Campos.
Esta é a segunda vez que os jovens da cidade participam da competição. Maiara é estudante do 7º ano da Escola Estadual Governador Mário Trombini. Na etapa do dia 22 de abril, ela disputará com representantes de outros quatro municípios. Ao todo são 46 crianças em busca do título de campeã.
Todas as escolas fizeram processo seletivo interno para indicar os concorrentes à vaga. Foram indicados 18 alunos. A seletiva desta terça-feira foi realizada na Diretoria Regional de Ensino. A semifinal e a final desta disputa serão transmitidas pelo programa Vanguarda Mix.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Confirmado primeiro caso de dengue

Caraguatatuba - O Centro de Controle de Zoonoses inicia nesta quinta-feira (19) a aplicação de inseticida no bairro do Tinga
O primeiro caso de dengue este ano em Caraguá foi confirmado hoje pelo Centro de Controle de Zoonoses e ocorreu no bairro do Tinga, região central. No mesmo local há mais sete casos com suspeita da doença. Até o momento, a secretaria de Saúde tinha registrado apenas um caso positivo, mas era de uma pessoa que tinha contraído a doença em uma viagem à Bahia.
O Centro de Controle de Zoonoses inicia nesta quinta (19) a aplicação de inseticida na região onde foi confirmada a doença. O coordenador do centro, o biólogo Ricardo Fernandes de Souza, explica que o inseticida será aplicado em um raio de 500 metros a 1Km da residência do morador infectado. A operação deve durar cerca de três dias.
Na mesma região já foi realizado o controle mecânico, logo que foi registrado o caso de suspeita da doença. O controle mecânico tem como objetivo a eliminação da larva do mosquito transmissor da dengue. Foram visitadas além da casa do paciente, o quarteirão onde ele mora e mais nove quarteirões ao redor da casa.

Alerta para os sintomas
O médico infectologista da Alexandre Dias de Abreu Costa, da secretaria de Saúde, explica que nos próximos meses as pessoas devem ficar atentas com relação aos sintomas da doença, que muitas vezes pode ser confundida com resfriado. Segundo ele, os principais sintomas são presença de febre (nunca por mais de sete dias) acompanhada de cefaléia, dor atrás dos olhos, dor nos músculos, nas articulações e prostração. A suspeita de dengue é confirmada quando o paciente apresenta febre e mais dois sintomas.
O coordenador do Centro de Zoonoses explica ainda que os pais devem ficar atentos com a saúde das crianças e no caso de verificar os sintomas da dengue, procurar o serviço médico imediatamente.

Quadro geral
De acordo com levantamento do Centro de Controle de Zoonoses, em março, até o momento foram 20 notificações de suspeita e todos aguardam resultado. Em fevereiro foram registradas 39 notificações, um caso positivo, seis negativos e o restante aguarda o resultado da sorologia. Em janeiro, foram registradas 29 notificações, um caso confirmado, 17 negativos e o restante aguarda o resultado. O único caso positivo foi de um paciente que contraiu a doença quando passava férias na Bahia. Os exames são realizados no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Nos dois primeiros meses deste ano foram visitados mais de 38 mil imóveis.
Em 2008, em janeiro foram registradas 35 notificações e nenhum caso confirmado, em fevereiro, 25 notificações e um caso positivo.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Notas do Esporte

Caraguatatuba - Criançada volta do aberto de natação Peixinhos e Golfinhos com sete medalhas para a cidade
Caraguá marcou presença na final do aberto de natação Peixinhos e Golfinhos, promovido pela Rede Vanguarda, no último sábado, 14. A competição aconteceu em São José dos Campos. Dos 20 atletas da cidade que participaram, seis conquistaram lugar no pódio.
Guilherme de Oliveira Campos foi o primeiro colocado na categoria 50m costas infantil, já Natália Barros Santos ficou com o segundo lugar nos 25m peito petiz II. Com o terceiro lugar, Samara Augusta Amaral, na categoria 25m costas petiz I, Giovana Rubião Fini, nos 50m livre infantil e 50m peito infantil, Alessandra da Silva Areco Goes, nos 50m borboleta juvenil e Paloma Michaele Leite, na categoria 50m costas juvenil.
O evento teve participação do medalhista olímpico Gustavo Borges, que incentivou os participantes para a prática da natação. Esteve presente ainda o secretário de Esportes de São José dos Campos.
A competição foi realizada no SESI do Bosque dos Eucalíptos. O diretor de Esportes de Caraguá, Rubens de Castro, também participou e motivou os atletas de Caraguá. “Eles foram surpreendentes, pois disputaram com atletas de ponta da região”, disse.

Jiu-jitsu de Caraguá conquista vaga na final do Campeonato Paulista
Atletas da equipe caraguatatubense de Jiu-jitsu participaram com êxito da Taça São Paulo da modalidade. O campeonato aconteceu domingo, 15, com cerca de 350 atletas de todo Estado. Caraguá trouxe 13 medalhas para casa.
O professor André Medeiros lutou na categoria médio, faixa preta, com opositor 20Kg mais pesado e conquistou a medalha de ouro. Também ficaram com o primeiro lugar em suas respectivas categorias os atletas André dos Santos, Juliana e Kauã Barbosa, Elói Glauber, Vitor Tieles, José Luis, Bruno dos Reis, Celso Aparecido e Francimar Saraiva. Com a segunda colocação ficaram Rene dos Reis e Thiago Ferreira. Israel Brandão e Tiago Soares trouxeram para casa a medalha de bronze.
Os lutadores conquistaram vaga para a final do Campeonato Paulista, que será realizado em São Paulo no próximo mês. “Fico feliz com a classificação da equipe, que teve rendimento de 100%”, comemorou o professor André Medeiros.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Noite do Vermelho e Preto agitará Caraguá neste sábado
A balada mais esperada do ano, que está em sua 8ª edição, terá quatro atrações musicais, decoração temática e outras novidades e será na Marina Juqueriquerê, no Porto Novo, neste sábado, 21 de março

Caraguatatuba - Acontece neste sábado, 21 de março, a 8ª edição da “Noite do Vermelho e Preto”, organizada pelo Circuito Máxima, sob o comando de Luiz Henrique Abreu. A balada mais esperada do ano acontecerá na Marina Juqueriquerê, no Porto Novo, a partir das 23h48.
A festa, com oito horas de duração, terá uma mega estrutura, com dois palcos e quatro atrações musicais para agradar até mesmo os gostos mais exigentes. A animação ficará por conta de Mary Jane, Brunno Carvalho, banda Papo de Gato e DJ’s Lucas Bucheroni e Igor Thiago. Outra novidade é que a banda “Os Acústicus” fará a gravação de seu cd ao vivo no local.
Fora isso, quem marcar presença na “Noite do Vermelho e Preto” poderá curtir o espaço Bistrô da Gula (com pizzas e porções), o lounge Club Lost e o Kamarin da Beleza, de Wilton Alves, que fará retoque de maquiagem e escovas durante a balada.
De acordo com o Circuito Máxima, toda essa estrutura terá uma decoração temática, além do estacionamento com segurança.
Vale lembrar que a “Noite do Vermelho e Preto” é uma balada para maiores de 18 anos, sendo exigida a apresentação de documento de identidade na portaria, além do traje obrigatório: todo preto ou todo vermelho, ou vermelho e preto.
Os convites podem ser adquiridos com antecedência por R$ 15,00(mulher) e R$ 20,00(homem) na Lara Mix (calçadão), ou no Caraguá Praia Shopping, nas lojas Nice Calçados e M.Officer.
A 8ª edição da “Noite do Vermelho e Preto” tem o apoio do Centro Oftalmológico do Litoral Norte, Auto Posto Mar Virado, Veibras e Imobiliária Tabatinga. Para mais informações ligue (12) 8125-2124 ou 9144-6107. Participe!(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Em ordinária, projetos são aprovados por vereadores
Dos 11 requerimentos votados, apenas um não teve a aceitação unânime

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou na noite da última terça-feira, 17 de março, a 07ª sessão ordinária de 2009. Todos os projetos de lei que entraram na ordem do dia tiveram a aprovação por unanimidade.
O parlamentar Agostinho Lobo de Oliveira, do PSDB, que na sessão do último dia 10 pediu o adiamento por uma semana do Projeto de Lei nº 001/2009, viu aprovado sua propositura, que pede a alteração da redação da Lei Municipal nº 1.121, onde aumenta o número de serviços de alto falantes volantes no município. O projeto contou com duas emendas.
Lobinho também viu aprovado outra propositura de sua autoria. O de nº 80/2008, autorizando o Poder Executivo a conceder o desmembramento do lançamento tributário relativo ao IPTU, e dá outras providências.
O Projeto de Lei nº 013/2009, do vereador do PR, Omar Kazon, foi aceito pelos parlamentares. A propositura proíbe o desvio de caminhões acima de dois eixos, que descem pela Rodovia dos Tamoios, passando pelo Rio do Ouro.
Na ordinária também foi aprovada o Projeto de Lei nº 006/2009, do vereador Pedro Ivo de Sousa Tau (DEM), que dispõe sobre o processo de transição de mandato de prefeito do município de Caraguatatuba.
A sessão teve a votação de 11 requerimentos, e apenas o de nº 0022/2009, do vereador Pedro Ivo, que requer ao Executivo, informações sobre a contratação de funcionários em cargos comissionados, não passou de forma unânime.
O parlamentar entrou também com o requerimento 0027/2009, onde solicita informações sobre o calçamento das ruas Dois e Três, no Conjunto Habitacional do Pegorelli.
No requerimento 0154/2009, Celso Pereira, do DEM, requer ao Órgão Executivo informar sobre o cadastramento de munícipes junto aos serviços de proteção ao crédito e outras.
Wilson Agnaldo Gobetti, do PDT, teve aprovado quatro requerimentos na última sessão, os de nº 0023/2009, 0024/2009, 0025/2009 e 0026/2009, onde, respectivamente, requer, ao Executivo, informações sobre a possibilidade de instalação de uma luminária completa e nivelamento mecânico da Rua Professor Juvenal de Campos, no Porto Novo; a construção de uma área esportiva no Pegorelli; informações e providências, também da Praiamar Transportes, quanto à possibilidade de aumento do número de ônibus na linha de transporte coletivo no Pegorelli e por fim, a realização de mutirão para o nivelamento mecânico, limpeza de valas e tapa buracos em todas as ruas e avenidas do Pegorelli.
Os quatro requerimentos em pauta do vereador Cristian Alves de Godoi, do PDT, tiveram aprovação. O de nº 0021/2009, que requer ao Executivo, informações sobre a rescisão do contrato firmado com a ASCAFF, o 0020/2009, que pede detalhes sobre a atual situação do Instituto Mamulengo, o 0018/2009, onde solicita ao Executivo informar sobre o valor real encontrado nos cofres públicos, quando foi assumido o governo e o de nº 0019/2009, que requer informações em relação ao fechamento do Centro de Artes Marciais, localizado no Centro da cidade.
A 07ª ordinária deste ano teve em regime de urgência o projeto do vereador Aurimar Mansano, do PTB, que cria uma comissão permanente de saúde. A propositura foi adiada por uma semana, a pedido do autor.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Engenheiro alerta sobre o aquecimento global em palestra no Rotary Club Caraguatatuba

Caraguatatuba - O que nós podemos fazer para minimizar os efeitos do aquecimento global? Esta pergunta foi respondida pelo engenheiro eletricista e professor Antônio Cárli, em palestra ministrada para mais de 40 presentes na reunião semanal do Rotary Club Caraguatatuba, na última sexta-feira, na sede da Casa da Amizade, no Jardim Aruan.
Diversos clubes Rotary na capital paulista, entre outras entidades profissionais, receberam a palestra do engenheiro Antônio Cárli no último ano. Dessa última vez, ele aceitou o convite da presidente do Rotary Club Caraguatatuba, Selma Meyer Fontes, para explicar algumas conseqüências do aquecimento global como o efeito estufa, o aumento da temperatura, a elevação do nível do mar, entre outras.
Segundo Cárli, para proteger o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida é recomendável fazer um racionamento voluntário, o que equivale a usar lâmpada fluorescente no lugar de lâmpada incandescente; preferir a cor branca para a pintura das paredes internas; trocar o banho quente por banho frio; suprimir o aparelho de ar condicionado; diminuir ou eliminar o aquecimento residencial; trocar o carro grande e pesado por carro leve e mais econômico; fazer a pé as distâncias curtas; promover o controle populacional, planejando famílias menores e tendo filhos mais tarde; reciclar o lixo e, principalmente “reciclar a cabeça”.
Para a presidente Selma Meyer Fontes, a palestra foi esclarecedora. “Uma das ações benéficas ao meio ambiente, que foi citada na palestra, é o plantio de árvores. Isso, todo ano os rotarianos fazem”, esclarece.
O Rotary Club Caraguatatuba completou 45 anos no último dia 23 de fevereiro.
(Rotary Cluc Caragua)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Defesa Civil de Ilhabela retira árvore na Sede dos Escoteiros

Ilhabela - A Defesa Civil de Ilhabela, órgão ligado ao Gabinete, retirou na tarde de terça-feira (17/03) uma árvore de 10 metros de altura que caiu em cima da sede dos escoteiros mirins, localizada no bairro da Costa Bela, região central da cidade. A queda da árvore foi em decorrência dos fortes ventos registrado na cidade nos últimos dias.
De acordo com o diretor da Defesa Civil, Valter Faustino, a operação foi concluída depois de quase 20 horas de trabalho. A árvore atingiu os banheiros da casa. Não houve registro de vítimas. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Balcão de Empregos de Ilhabela oferece 23 vagas

Ilhabela - O Balcão de Empregos de Ilhabela está com 23 vagas divulgadas nesta terça-feira (17/03) nas seguintes áreas: balconista, camareira, caseiro, doméstica, manutenção geral, marinheiro, mecânico, motorista masculino e feminino carteira D, pintor de automóveis, manipuladora de café da manhã, ajudante de cozinha, garçonete, garçom, vendedora, cozinheira, passadeira, vigia, porteiro, segurança, auxiliar técnico para instalação de alarme, montador de móveis e recepcionista masculino noturno.
Os interessados devem comparecer na Rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, 86, no Perequê, munidos de documentos. É necessário ter 18 anos e residir pelo menos dois anos em Ilhabela. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Conselho planeja ações do Fundo Social de Ilhabela

Ilhabela - Os membros do Conselho Deliberativo do Fundo de Solidariedade, Desenvolvimento Social e Cultural do Município de Ilhabela realizaram na tarde desta terça-feira (17/03) a primeira reunião ordinária no auditório da Prefeitura.
A reunião foi presidida pela primeira dama, Lúcia Heidorn Reale Colucci, e serviu para definir o calendário de reuniões que deverão ser realizados em 2009, além de apresentação das contas relativas ao mês de fevereiro.
O Conselho é formado por membros da sociedade civil organizada, clubes de serviços, empresas privadas, entidades religiosas e poder público.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Em Miami, Prefeito Colucci negocia com companhias de cruzeiro

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, e a secretária de Turismo e Fomento, Maria Inez Ferreira, se reuniram nesta quarta-feira (18/03), com as operadoras e as principais companhias de cruzeiro mundiais, entre elas, a Royal Caribbean, que realiza passeios provenientes do Alaska e do México.
“As negociações estão muito positivas, já que a cidade de Ilhabela é bem vista entre os operadores, principalmente por conta do seu receptivo”, declarou o prefeito por telefone.
Segundo ele, a intenção da cidade é negociar com os operadores das companhias internacionais. “Recebemos navios dos Estados Unidos, Argentina e América Latina. Agora, queremos estender opções de navios oriundos da Europa”, explica.
O encontro ocorreu na maior feira de cruzeiros e da indústria de navios do mundo, a Seatrade, que acontece no Miami Beach Convention Center, na Flórida, nos Estados Unidos. A feira acontece até o próximo dia 20 de março.
Os navios transatlânticos transportaram em 2008 mais de 11 milhões de passageiros em mais de 100 companhias. Foram 109 países visitados em todo o mundo.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Fundo de Solidariedade de Ilhabela abre inscrições para cursos gratuitos de capacitação

Ilhabela - O Fundo de Solidariedade, Desenvolvimento Social e Cultural de Ilhabela vai abrir inscrições na próxima segunda-feira (23/03) para cursos de capacitação gratuitos, como o de costura e costumização, informática, panificação e confeitaria, entre outros.
Os interessados devem comparecer à Rua Antônio Carlos Ayres da Fé, em frente à Capela Nossa Senhora Aparecida, na Barra Velha, das 8h às 12h, e das 14h às 17h30.
De acordo com a presidente do Fundo, Lúcia Heidorn Reale Colucci, em um primeiro momento as vagas serão distribuídas entre jovens, estudantes do ensino médio, famílias assistidas pelos programas sociais e a comunidade. A relação de todos os cursos oferecidos estará disponível no local de inscrição.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Ilhabela vai sediar Fórum Internacional de Advogados e Profissionais de Turismo

Ilhabela - Pela primeira vez na América Latina, o Brasil será sede do Fórum Internacional de Advogados de Viagens e Turismo - 21ª Conferência Anual. As cidades escolhidas foram São Paulo (Capital), que promove o evento dias 3 e 4 de outubro, e Ilhabela, no Litoral Norte, nos dias 5 e 6 de outubro deste ano.
O Fórum Internacional é uma organização independente que objetiva o intercâmbio profissional na área jurídica sobre temas relacionados às viagens e à indústria do turismo. Em Ilhabela, o evento será realizado no Píer 151, localizado na Avenida Força Expedicionária Brasileira, 161.
Segundo a Secretaria de Turismo e Fomento de Ilhabela, a Conferência proporcionará uma excelente oportunidade aos advogados e outros interessados nos aspectos legais das viagens e turismo para um intercâmbio com profissionais de outros países.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prorrogada inscrições para o Projeto Guri de Ilhabela

Ilhabela - O Projeto Guri em Ilhabela ainda está com inscrições abertas até o próximo dia 4 de abril para cursos musicais gratuitos. Poderão se inscrever antigos e novos alunos interessados em participar das aulas de violão, percussão e canto coral do Projeto.
Todos os cursos são gratuitos e não é necessário que o interessado já tenha conhecimento musical. Para as novas matrículas é necessária a presença do pai, da mãe ou do responsável munido da dos seguintes documentos: declaração escolar (original) ou certificado de conclusão de curso, RG ou certidão de nascimento, comprovante de residência com cep, carteira de vacinação (original) e duas fotos 3X4. Para participar é preciso que o jovem interessado tenha entre 8 e 17 anos, e que esteja regularmente matriculado na escola.
Em Ilhabela, o Projeto Guri tem parceria com a Prefeitura e seu pólo está localizado na Rua Pernambuco, 391 – Barra Velha. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (12) 3895-8215.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

 São Sebastião -
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

Exposição fotográfica sobre a biodiversidade marinha no Projeto Tamar

Ubatuba O Projeto Tamar de Ubatuba, em parceria com o Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo – CEBIMAR/USP, está apresentando, até 30 de abril, a exposição "Biodiversidade e Ecossistemas Marinhos".

A EXPOSIÇÃO
A mostra faz parte da exposição científica: "Vida, mar e muita história para contar" , organizada pelos pesquisadores do Centro de Biologia Marinha – CEBIMAR/USP e através de 18 painéis fotográficos, conta a história da biodiversidade marinha à luz do conhecimento científico, com informações e curiosidades sobre vários ambientes e organismos marinhos atuais.

O PROJETO TAMAR
O Projeto Tamar-ICMBio é um dos principais atrativos da cidade recebendo cerca de 100 mil visitantes a cada ano, principalmente na temporada de verão, finais de semana e férias escolares. Durante o ano letivo, mais de 10 mil estudantes em grupos organizados, recebem uma verdadeira aula de educação ambiental onde aprendem diversos aspectos da biologia das tartarugas marinhas, noções de ecologia e cuidados com o meio ambiente, além de conhecer a história do Tamar e as ações conservacionistas desenvolvidas pelo Projeto.
O Tamar tem o patrocínio nacional da Petrobras e em Ubatuba recebe o apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal de Ubatuba

SERVIÇO
Local: Centro de Visitantes da Base do Projeto Tamar
Endereço: Rua Antonio Athanásio, 273 – Próximo ao Shopping Porto Itaguá
Tels: 12 3832 7014 e 3832 6202

Horários:
2ª, 3ª, 5ª feiras e domingo: 10 às 18 horas
6ª feira e sábado: 10 às 20 horas
4ª feira: Fechado para manutenção

Ubatuba recebe a Cia. Baiana de Risos,com a peça “Pretas Por Ter”
A peça é considerada um grande sucesso de gargalhadas no Brasil e chega, pela primeira vez, a Ubatuba

Ubatuba O auditório da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba receberá, nos dias 27, 28 e 29 de março, a peça “Pretas por Ter”, apresentada pela Companhia Baiana de Risos. Na sexta e no sábado, o horário é às 21h e no domingo, às 20h. O ingresso antecipado custa R$ 10,00 e na hora, R$ 20,00. A apresentação tem duração de uma hora e vinte minutos e a censura é de 12 anos.
O espetáculo utiliza o ambiente de uma sala de aula, onde dois atores vivem duas professoras negras que entram em conflito. De uma forma bem humorada, a peça discute o preconceito racial. A história se desenrola no dia em que uma professora adoece e precisa ser substituída. Altair é designada para a função. Marlene, inconformada, decide atrapalhar os planos da outra e para isso utiliza toda sorte de artimanhas, interferindo o tempo todo na aula. O resultado desta formula são 300 mil gargalhadas em todo o Brasil.
O espetáculo “Pretas Por Ter” é considerado pela mídia um sucesso absoluto de público desde sua estréia. Segundo os idealizadores, várias são as razões para o sucesso e a aceitação do espetáculo: uma delas é o estilo baiano de fazer humor marcado pelo teor “cítrico” e a irreverência. O texto, recheado de referências aos costumes e tipos baianos, foi construído a partir de pesquisas sobre o comportamento preconceituoso do negro para com o próprio negro. Sua narrativa faz uso da comédia como veículo de reflexão.
O texto é de autoria de Alberto Damit e direção de Marco Antonio Lucas. O Elenco é formado por Alberto Damit, como Professora Altair, Marcos Magno, como Marlene e Marco Antônio Lucas, como Merilyn. Vale a pena conferir.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ilha Anchieta recebe III Travessia Natatória “Soldado Simão”
A prova visa a homenagear o ato heróico do Soldado Simão Rosa da Cunha que, em 1952, atravessou a nado nesse mesmo percurso, com o objetivo de alertar sobre o Levante no Presídio que funcionava na Ilha Anchieta

Ubatuba No próximo domingo, dia 22 de março, será realizada a terceira edição da Travessia Natatória “Soldado Simão”, no Parque Estadual da Ilha Anchieta. A largada está prevista para as 9h, saindo da Praia do Presídio, com chegada na Praia da Enseada, situada no continente, totalizando um percurso de 5,5 km.
A prova será disputada por equipes compostas por cinco pessoas, sendo três competidores, um fiscal e um piloto de barco. Os competidores de cada uma das equipes farão o percurso por meio de revezamento a cada meia hora, até completar o final da prova. As equipes inscritas deverão possuir embarcações próprias para acompanhamento dos competidores.
Sob o contexto histórico, a Travessia Natatória visa a homenagear o ato heróico do Soldado Simão Rosa da Cunha que, em 1952, atravessou a nado nesse mesmo percurso, com o objetivo de alertar sobre o Levante no Presídio de segurança máxima instalado na Ilha Anchieta.
A outra vertente dessa Travessia Natatória é a relacionada com o conjunto de ações e medidas voltadas ao fomento e ao incentivo da prática do turismo ecológico em áreas naturais protegidas. Além disso, o evento visa contribuir para o cumprimento da missão institucional do Parque Estadual da Ilha Anchieta, uma Unidade de Conservação da Natureza do Grupo de Proteção Integral, que representa um dos principais atrativos turísticos do Litoral Norte do Estado de São Paulo.
A Terceira Travessia Natatória “Soldado Simão” está sendo organizada pela “Equipe Consciência Verde”, com os apoios institucionais do Parque Estadual da Ilha Anchieta, da Prefeitura Municipal de Ubatuba e da Associação Pró Resgate Histórico da Ilha Anchieta e dos “Filhos da Ilha”.
Para mais informações e para a realização das inscrições, os interessados poderão entrar em contato com a “Equipe Consciência Verde”, pelo telefone (12) 9771-4397 ou por meio do correio eletrônico conscienciaverde@hotmail.com. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Nadadores de Ubatuba sobem ao pódio no “Peixinhos e Golfinhos”

Ubatuba A Natação de Ubatuba conquistou sete medalhas na final do “Aberto de Natação Peixinhos e Golfinhos – Troféu Fabiola Molina”, disputada na piscina do SESI, em São José dos Campos, no último dia 14. O torneio foi disputado por aproximadamente dois mil nadadores de 7 a 16 anos de toda a região.
As medalhas de ouro vieram com Caio César P. Santos, nos 50 metros costas e Igor Rodrigues, nos 50 m livre; Luis Cláudio G. Oliveira (50 peito), Rafael Vaz de Campos (50 Borboleta) e Caio César P. Santos (50 livre), conquistaram medalhas de prata, enquanto Brenda Ellen de Lima (50 peito) e Letícia de Góes Costa (50 peito) ficaram com o bronze.
O técnico da equipe de Ubatuba, Marcos Mestieri, valorizou o desempenho dos atletas. “Estamos em começo de temporada e qualquer bom resultado deve ser muito comemorado, pois mostra uma grande dedicação dos atletas. Todos que chegaram à final estão de parabéns”, disse Mestieri.
O próximo desafio dos atletas da natação de Ubatuba é a primeira etapa do “13º Circuito Ubatuba de Águas Abertas”, no próximo dia 29, na Praia da Almada.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

CD e DVD “Dias de Caiçara” são gravados em Ubatuba
O lançamento está previsto para o mês de maio. Antes, em abril, acontece uma mostra com as fotos do livro que leva o mesmo nome do CD e do DVD

Ubatuba Durante toda a semana passada, o auditório da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba foi palco de gravação de um importante trabalho cultural que une os antigos mestres caiçaras, com a nova geração de músicos, que têm influência dos antigos. Intitulado “Dias de Caiçara”, o DVD e o CD que estão sendo gravados em Ubatuba são um desdobramento do livro que leva o mesmo nome e trata da cultura caiçara como um todo, desde a sua origem. As gravações contam com a participação de 15 grupos e artistas individuais, divididos entre o tradicional e o novo. Destes, cinco são de Ubatuba.
No dia 24 de abril, tem início em Ubatuba, uma exposição com as fotos do livro, que acontecerá no Sobradão do Porto e poderá ser apreciada até o dia 17 de maio. O lançamento do CD e do DVD estão previstos para o dia 9 de maio. O projeto está sendo desenvolvido pela empresa Dialeto, especializada em documentários sobre a América Latina. O livro é de autoria do jornalista e fotógrafo Vito D’Alessio e do pesquisador Daniel Pascalicchio. O CD e o DVD têm a direção musical do compositor caiçara Luiz Perequê, de Paraty, a direção artística de Luis Scarabel e direção geral de Vito D’Alessio. O projeto conta com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet.
O presidente da Fundart, Pedro Paulo Teixeira, afirma que é um grande privilégio para o município fazer parte de um trabalho como esse. “Arrisco dizer que nunca houve e dificilmente haverá algo igual a este trabalho, que está sendo desenvolvido com grande sensibilidade, utilizando as cores e a musicalidade caiçara. Este trabalho, juntamente com o trabalho “Memória Caiçara”, de Kilza Setti, enriquecerão sobremaneira o nosso acervo histórico,” enfatiza Pedro Paulo.

Música, uma paixão caiçara
O livro “Dias de Caiçara” abrange os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. O primeiro volume mostra a cultura das cidades de Paraty, Ubatuba e São Sebastião. Nesta publicação, os autores utilizam crônicas para exemplificar o modo de viver à beira mar e as peculiaridades do dia-a-dia caiçara.
Segundo D’alessio, a música do caiçara traduz a sua vivência e por isso, mereceu destaque com a criação do CD e do DVD. “O modo como os antigos mestres vivem e sentem a música não vai mais se repetir, porque a realidade é outra. Os jovens reproduzem as influências, mas não têm a alma dos velhos. Queremos então registrar essa vivência dos últimos mestres e inaugurar o novo olhar sobre as tendências que estão surgindo. A cultura nunca se perde porque ela é inerente ao homem, mas a transformação é inevitável, ninguém tem domínio sobre esse processo.”
Luis Perequê explica que trabalho musical mescla a tradição e a modernidade. Ele afirma que é uma grande satisfação fazer o registro da arte dos antigos mestres, bem como fazer parte da nova geração de músicos. “Quando eles cantam e tocam, nos conduzem a uma Ubatuba de 40 anos atrás. Ao mesmo tempo em que me dá um aperto de saber que isso está se acabando, fico feliz por termos condição de registrar este momento que é um pico de transformação entre o antigo e o novo. Eu, por exemplo, como caiçara e compositor, tenho a referência cultural dos meus antepassados, mas não tenho a vivência deles. Então, trago nos meus versos a transformação.” (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Nota de Pesar

Ubatuba É com grande pesar que a Associação Comercial de Ubatuba recebeu a notícia do falecimento do deputado Clodovil Hernandes, um dos maiores representantes de Ubatuba.
Clodovil Hernandes entrou na vida política e provou que tinha muitos adeptos, uma vez que foi o terceiro deputado federal mais votado no Estado de São Paulo com 493.951 votos. Conhecido pela maneira direta de se expressar e pelas idéias polêmicas que defendeu, o estilista de alta costura, ator, cantor, apresentador de TV, professor primário e político faleceu aos 71 anos antes de terminar seu mandato que ia até 2011. Temos certeza que faria muito mais pela nossa cidade e pelo nosso país.
Neste momento de dor, expressamos nossa solidariedade aos parentes, amigos e correligionários de Clodovil Hernandes.(Fonte: ACIU)

Poesia Topo

Anuncie

 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

 Soliedariedade

Hoje cede lendo como de costume os jornais virtuais que a meu ver mostram os fatos ocorridos com imparcialidade, a triste noticia de que o nosso Deputado Federal Clodovil Hernandes, o maior líder político de todo o litoral norte de são Paulo, havia sofrido um aneurisma cerebral e estava internado na UTI correndo serio risco de morte.
Como todos sabem minha esposa também teve um aneurisma cerebral e uma das pessoas que não mediu esforços e usou todo o seu prestigio para ajudá-la, conseguindo inclusive vaga na UTI de Taubaté, foi ele o meu amigo Dep. Clodovil Hernandes.
Peço a todos que unam forças nas orações como fizeram para minha esposa e que no final de tudo, isso não passe de um grande susto .

TATO

Fala Cidadão

REGRA DE DIREITO PELA AUTORIDADE ESTATAL E TOMADA OBRIGATÓRIA PARA MANTER,NUMA COMUNIDADE A ORDEM E O DESENVOLVIMENTO NORMA OU CONJUNTO DE NORMAS ELABORADAS E VOTADAS PELO PODER LEGISLATIVO. Caros amigos leitores! este é o significado de: LEI. Dito isso gostaria que nossos dirigentes municipais atentassem nesse informe. Temos uma LEI MUNICIPAL de nº2251 de 20-11-2002,cito bem o artigo 2º e o artigo 9º e § 1º. Eu tenho comigo um rol de protocolos de várias secretarias ,iniciei reclamações no ano de 1998, sobre um lote ao lado do meu, que encontra-se em completo abandono do proprietário. Agi sempre com bom senso, pedindo providência ao proprietário por muitas vezes, cansada de não ser atendida no ano de 2000 começou minha peregrinação junto a Prefeitura, entraram e saíram servidores, mudou-se prefeitos, e a cada mudança , minhas reclamações e meus "protocolos " de nada valiam, começava então tudo novamente Em 2004, ouvi promessas de que nosso município seria resgatado... Qual o que,esqueceram de verificar as lei... Minha batalha continuou, durante 4 anos obtive sòmente mais "protocolos" e o problema continuando...Em 08-05-2006 reivindiquei junto a OUVIDORIA GERAL e nada...Em novembro de 2008 sabendo que começaria mais um capítulo de minha novela comecei a "colecionar" mais "protocolos. Mudou novamente os secretários, ou simplesmente alguns remanejados , de acordo com o interesse de cada um ou de apenas UM.Em novembro de 2008, comecei a "colecionar" novos "protocolos" junto as secretarias de competência ,e começa então um jogo de (empurra-empurra) vai lá ou acolá, resolvi procurar novamente a OUVIDORIA GERAL, e qual NÃO foi o meu espanto, pediu pra que eu retornasse à COMMLURB, claro que novamente, então me pergunto ? Pra que serve mesmo a OUVIDORIA? Correto só me ouviram... e nada de solução. Depois de um desabafo com um tom meio alterado, devido ao longo descaso, me deram um relatório de andamento relatando que da data de 10-05-2007 até 03-12-2008 comprova que está em TRÂMITE . E o matagal continua... e agora já avançou a rua estreitando a tal medida que pode se chamar de"caminho" Pergunto: e a LEI que é clara na data de 30 dias para providência do proprietário autuando-o e multando-o e quando não cumprida a Prefeitura aplica o § 1º do artigo 9º. Seria o prazo 30 dias ou 30 anos? Na LEI diz: dias mas acho que os Fiscais do Legislativo, não atentam para leis , pois estão preocupados com assuntos de outra ordem...E o Prefeito sabe que as LEIS do munícipio que governa não estão sendo executadas? Que suas secretarias estão deixando à desjar? Que os Vereadores não conhecem as leis do município? Que nós munícipes que pagamos os impostos para que os Funcionários Públicos recebam seus salários em dia, estão num completo abandono? Sem ter o que é de nosso direito: LIMPEZA PÚBLICA, SANEAMENTO BÁSICO, EXECUÇÕES DE LEIS? Gostaria de parabenizar nossa Prefeitura, mas ainda não será desta vez...A quem queira confirmar que façam uma vizita no início da Rua Praia do Meio no Perequê-Açú.

Joana D'arc
 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Maravilhoso Sol da Cocanha  © Edson Del Rio

Maravilhoso Sol da Cocanha
© Edson Del Rio

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor