Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 28  de abril de 2009 - Nº 2090 Edições Anteriores

Sportmar Ilhabela Enigmas Anuncie Aqui!

Região

Caraguatatuba
Impactos da indústria do petróleo serão discutidos em Caraguá
Inscrições para projeto Minha casa Minha vida começam dia 11 de maio
Prefeitura atinge Indaiá e Aruã com Mutirão Cidade Limpa
Programa Saúde da Família tem nova frota
Saúde recebe nova remessa de vacina contra a gripe


Ilhabela
Show de natação na 2ª Etapa do Circuito Ilhabela de Natação
Cessão de áreas da União é discutida em Ilhabela
Colucci se reúne com superintende da Caixa e pede inclusão de Ilhabela no “Programa Minha casa, minha vida”
Com festa na Vila, velejadores da regata volta ao mundo se despedem de Ilhabela rumo aos Estados Unidos
Iniciada campanha de vacinação de idoso em Ilhabela
Ministério do Turismo promove nesta quarta oficina para formação da governança regional em Ilhabela
Prefeitura de Ilhabela promove última audiência da Semana Cidadã


São Sebastião
Vereadores solicitam a Ecobus informações sobre alteração em linhas de ônibus
Ernane pede e Sabesp vai antecipar obra de saneamento na Costa Norte
Jovem atrai público em Sarau na Rua da Praia
Sebastianense é bronze em Biathlon na Baixada Santista
São Sebastião terá parceria com SESI para ações esportivas, sociais e culturais
Maurício pede Comissão Mista para acompanhar Projeto da Zeis
O cidadão Sebastianense Dorival Caymmi será homenageado com apresentação musical “Seguindo o príncipe das marés”


Ubatuba
Aciu informa: Vagas de Emprego
Ubatuba busca maior número de doadores de sangue
Ipiranguinha recebe Programa Cidade Saudável no próximo sábado, dia 2
Ubatuba é a pioneira da região a integrar o Circuito Tela Verde
Câmara Municipal segura Projeto de Lei do reajuste e prejudica funcionários públicos


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Litoral Norte -
 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Festival de Artes Marciais reúne diversas modalidades em Caraguá
Próximas edições do evento devem acontecer em breve

Caraguatatuba - Praticantes das mais diferentes lutas se encontraram no último sábado (25) em Caraguá para o 1º Festival de Artes Marciais. Idealizado pelo mestre de hapkidô Luizão e promovido pela prefeitura, o evento reuniu cerca de 300 atletas na quadra poliesportiva do Centro Universitário Módulo.
Abrindo o festival os integrantes da Associação Long Teh de Kung Fu apresentaram a Dança do Leão. Folclórica na China, a manifestação traz sorte e bons fluídos, além de recepcionar os presentes em festividades. Após a abertura começaram as apresentações das modalidades.
Estiveram representantes de karatê, judô, hapkidô, capoeira de angola e regional, kung fu, tai chi chuan, boxe e krav maga. Também prestigiou o Festival a equipe wrestling, conhecida como luta olímpica ou greco-romana, de São José dos Campos.
Cada técnico, professor ou mestre dos grupos fez ao público pequena demonstração dos golpes e atividades de sua arte. Entre os alunos estavam crianças, jovens e adultos. Houve ainda demonstração de armas, no kung fu, força e concentração com a quebra de telhas, no karatê, e muita habilidade com os saltos do hapkidô.
O diretor de Esportes de Caraguá, Rubens Castro, parabenizou o mestre Luizão pela iniciativa e agradeceu pela presença de todos os atletas. Já o secretário da pasta, Mário Luiz da Silva, gostou tanto do evento que anunciou que próximas edições do festival acontecerão em breve. Marinho aproveitou para dizer que no Centro Esportivo foi aberta nova sala para a prática de artes marciais.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Impactos da indústria do petróleo serão discutidos em Caraguá
Prefeitos do litoral norte se reúnem no próximo dia 7

Caraguatatuba - A Comissão Especial de Petróleo e Gás do Estado de São Paulo – CESPEG, em conjunto com a secretaria de Planejamento, Economia e Gestão de Caraguatatuba, realiza no próximo dia 7 a primeira reunião de trabalho do GT 5. O grupo irá discutir os impactos da indústria do petróleo sobre o desenvolvimento regional.
A comissão foi constituída pelo governador José Serra, no fim de 2008, para acompanhar, orientar e estimular as ações e projetos das atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural no litoral paulista. O GT 5 é formado pelas cidades do litoral norte e algumas secretarias estaduais.
Na oportunidade serão discutidos trabalhos e projetos desenvolvidos pelo governo estadual para mensurar os impactos sociais, urbanos e ambientais, estimulando a criação de um Plano de Desenvolvimento Regional Integrado.
Outros temas também serão debatidos como a criação de um pólo naval na região, capacitação de mão de obra local, preparação de áreas e locais de acesso para instalações industriais, bases de apoio e equipamentos necessários ao apoio das atividades de petróleo e gás natural.
Para essa primeira reunião de trabalho foram convidados os secretários de Planejamento, Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento dos municípios além dos representantes das associações comerciais e representantes de nove secretarias estaduais.
O secretário de Planejamento de Caraguá, Felipe Augusto, explica que, por se tratar de uma reunião de trabalho, não será permitida a participação do público. “Mas atento à importância do envolvimento do cidadão, será programado ainda para o mês de maio um workshop, aberto ao público, com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin”, afirmou.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Inscrições para projeto Minha casa Minha vida começam dia 11 de maio
Convênio com a Caixa Econômica Federal foi assinado na sexta-feira (24) na reunião do Codivap

Caraguatatuba - Os interessados em participar do programa federal de financiamento habitacional Minha casa Minha vida poderão se inscrever a partir de 11 de maio. O prefeito Antonio Carlos assinou o convênio com a Caixa Econômica Federal na última sexta-feira (24), durante a reunião do Codivap, realizada em Caraguá.
A secretarias municipais de Habitação e Assistência Social estarão com quatro postos de inscrição instalados na cidade para atender os interessados com renda de até três salários mínimos. As famílias com renda superior a três salários mínimos devem se inscrever diretamente na agência da Caixa Econômica Federal.
O secretário de Habitação, Laércio Andrade dos Santos, explica que o cadastramento também irá permitir um levantamento mais atual do déficit habitacional do município. “Hoje este número é estimado em cerca de três mil famílias, mas não temos isto detalhado por renda, por exemplo”.
As famílias contempladas pagarão por mês 10% de sua renda, exceto as que recebem até R$ 500. Isto porque o valor mínimo financiado é de R$ 50. Poderão se inscrever no programa de financiamento do governo federal interessados que se enquadrem na faixa de renda familiar de até 10 salários mínimos, que não tenham sido beneficiadas anteriormente em programas de habitação social e não possuam casa financiada em qualquer cidade do país. Não possuir imóvel em nome do candidato ou do cônjuge e ter mais de 18 anos ou ser emancipado.

Localização
A prefeitura está realizando levantamentos e vistorias em terrenos para a construção dos conjuntos habitacionais no município. O objetivo da administração é que os conjuntos estejam localizados em vários pontos da cidade, para evitar grandes deslocamentos das famílias. Desta forma, as regiões sul, centro e norte deverão receber empreendimentos habitacionais de interesse social.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Prefeitura atinge Indaiá e Aruã com Mutirão Cidade Limpa
Serviços de limpeza vão beneficiar os bairros

Caraguatatuba - A partir desta terça-feira (28), das 7h às 17h, a prefeitura de Caraguá chega aos bairros Indaiá e Aruã com o Mutirão Cidade Limpa. A ação é realizada por meio do envolvimento das secretarias de Serviços Públicos, Urbanismo, Educação e Saúde. Melhorias como capina, roçada, varrição de ruas, bota-fora e pintura de guias vão proporcionar mais conforto e um ambiente saudável aos moradores.
A contribuição da população também é muito importante com o serviço de Bota-Fora. As pessoas que residem nos bairros Indaiá e Aruã podem ligar para os telefones (12) 3882-5859 e 3881-1814 e solicitar a retirada de móveis velhos, pneus e outros objetos. A equipe de fiscalização lembra que o material deve ser colocado em frente à residência somente no período do Mutirão.
Durante o Mutirão, os agentes de combate à dengue vão passar de casa em casa para orientar os moradores sobre os riscos da doença e os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
Os serviços nos bairros tem previsão de término no dia 07 de maio (quinta-feira), segundo a secretaria de Serviços Públicos.

Serviço
Mutirão Cidade Limpa
Bairros Indaiá e Aruã
Dias 28, 29, 30 de abril e 04, 05, 06, 07 de maio, das 7h às 17h
Informações: (12) 3882-5859/3881-1844(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Programa Saúde da Família tem nova frota
Secretaria de Saúde começou ontem a receber os novos veículos

Caraguatatuba - Desde 2001, quando foi implantado o PSF (Programa Saúde da Família) na segunda administração do prefeito Antonio Carlos, a frota de veículos era a mesma. Ontem à tarde, o vice-prefeito Antonio Carlos Jr. entregou as chaves de seis novos veículos que deverão atender especificamente este programa.
Os carros Gol são, principalmente, para transporte de pacientes com dificuldades de locomoção. A secretária de Saúde, Derci Andolfo, afirmou que a nova frota vem para agilizar e melhorar o atendimento nas unidades básicas.
O vice-prefeito explicou que o compromisso do prefeito Antonio Carlos de melhorar a saúde está sendo cumprido com a entrega dos veículos, com a compra dos medicamentos, com o projeto do Pronto Socorro. “A população pode estar certa que muito mais ainda será feito pela cidade”, disse.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Saúde recebe nova remessa de vacina contra a gripe
Meta é imunizar 80% dos idosos no município

Caraguatatuba - A secretaria de Saúde de Caraguá vacinou cerca de três mil idosos contra a gripe entre 25 e 27 de abril, sendo que 1.607 até as 9h de segunda-feira. O número está acima das expectativas da organização, que receberá novo carregamento a partir das 13h de amanhã (28).
A meta é vacinar aproximadamente 10 mil pessoas, que representam 80% da população de pessoas com mais de 60 anos no município. A campanha vai até 8 de maio, das 8h às 17h, nos seguintes Postos de Saúde:
UBS Tabatinga (somente no dia 25/04), UBS Massaguaçu, UBS Jetuba (somente no dia 25/04), UBS Casa Branca, UBS Olaria, UBS Centro, UBS Jaraguazinho, UBS Tinga, UBS Morro do Algodão, UBS Porto Novo e UBS Pereque Mirim.
Mais informações pelo telefone 3897-2169 – setor de vacinas.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

 

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Show de natação na 2ª Etapa do Circuito Ilhabela de Natação

Ilhabela - O belo domingo de sol recepcionou calorosamente os cerca de 50 nadadores que participaram da 2ª Etapa do Circuito Ilhabela de Natação, realizado na praia Garapocaia, onde se localiza a conhecida “Pedra do Sino”, na região norte da cidade. Com largada às 9h45, os nadadores tiveram que enfrentar uma forte correnteza até a Praia do Viana. Com a bóia demarcada indicando o retorno, os atletas tiveram mais facilidade na volta, porque dessa vez tiveram a correnteza a seu favor.
O atleta de Suzano (SP), Vinicius dos Anjos, 16 anos, surpreendeu a todos ao chegar em primeiro lugar com 40 min de prova. “Para ir estava realmente mais difícil, pois a correnteza estava puxando. Mas na volta, deu pra usar ela a favor e conseguir fazer um bom desempenho”, declarou Vinicíus, na chegada.
Em segundo lugar, na classificação geral, ficou o atleta Thiago Igor, de Suzano, com o tempo de 43min, em terceiro, Luiz Gustavo Coimbra, de Jacareí, com o tempo de 44min40seg. Representando Ilhabela, Paulo Eduardo Ceccarelli com o tempo de 46min22seg, na quarta posição.
Participaram da competição atletas das cidades de Ilhabela, São Sebastião, Mauá, Limeira, Jacareí, Bertioga, São Paulo e Suzano. “Esta segunda etapa foi muito boa, com um resultado muito positivo, tanto para os atletas, como para nós da organização. Agradeço aos atletas que vieram de suas cidades para participar e prestigiar nosso circuito de natação”, declarou Luiz Lobo, secretário de Esportes, Lazer e Recreação de Ilhabela (Selar).
O Circuito Ilhabela de Natação é uma realização da Prefeitura de Ilhabela por meio da Selar e esta segunda etapa contou com o apoio do Gabinete da Prefeitura e da Diretoria de Transportes.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Cessão de áreas da União é discutida em Ilhabela
Prefeito Toninho Colucci recebe a secretária nacional do SPU, Alexandra Reschke, e a gerente regional do Estado de São Paulo, Evangelina de Almeida

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), e técnicos da Prefeitura ligados as áreas de obras, meio ambiente e fiscalização, se reuniram no último sábado (26/04), no gabinete, com representantes da Secretaria Nacional de Patrimônio da União para discutir a parceria de cessão de áreas pertencentes à União em prol do Município. O encontro foi realizado com a secretária nacional de Patrimônio da União, Alexandra Reschke, ligada ao Ministério do Planejamento, e a Gerente Regional do Estado de São Paulo, Evangelina de Almeida.
Segundo Alexandra Reschke, o objetivo da reunião é instituir em Ilhabela um Pacto de Gestão para o estabelecimento de critérios para destinação de usos de bens da União, visando o uso adequado de áreas públicas. “Iniciamos com os técnicos da Prefeitura um diálogo para garantir que toda área da União, principalmente as praias, sejam preservadas, inclusive com a possibilidade de regularização de empreendimentos, dando título de concessão de uso às comunidades tradicionais, por exemplo”, esclarece.
Ainda de acordo com a secretária nacional, o programa é uma espécie de Projeto Orla (Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima), do Ministério do Meio Ambiente, cujo objetivo é a valorização de ações inovadoras de gestão voltadas ao uso sustentável dos recursos naturais e da ocupação dos espaços litorâneos. O encontro contou com a participação, além do prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, dos secretários de Meio Ambiente (Cristina Hirakawa), Ação Social (Nanci Zanato), Turismo e Fomento (Maria Inez Ferreira), Finanças (Maurício Calil) e também do deputado estadual Mozart Russomano (PP-SP).(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Colucci se reúne com superintende da Caixa e pede inclusão de Ilhabela no “Programa Minha casa, minha vida”

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, se reuniu na última semana com o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Paulo José Galli, para discutir e tratar do programa habitacional do Governo Federal.
Inicialmente voltado aos municípios com mais de 100 mil habitantes, o programa vai atender também as cidades pequenas. O programa habitacional “Minha casa, minha vida” pretende construir até o final do segundo mandato do presidente Lula pelo menos um milhão de casas com subsídios federais.
Segundo o prefeito de Ilhabela, a cidade necessita de novas unidades habitacionais para atender a demanda. “Toda e qualquer verba que a cidade possa conquistar será importante. Temos tratativas no Governo do Estado e agora iniciamos as conversas com Brasília”, explica.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Com festa na Vila, velejadores da regata volta ao mundo se despedem de Ilhabela rumo aos Estados Unidos
Nesta segunda-feira (27/4), eles já se aproximam da costa do Espírito Santo

Ilhabela - Com queima de fogos e inúmeras embarcações, a festa foi completa na Vila para a despedida dos velejadores da regata volta ao mundo Portimão Global Ocean Race, que depois de 23 dias deixaram Ilhabela rumo a Charleston (EUA), no início da tarde do último sábado (25/4). O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), acompanhado da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lúcia Reale Colucci, e do deputado estadual Mozart Russomano, assistiram à largada. Também estiveram na saída da regata os secretários Luiz Lobo (Esportes, Lazer e Recreação), Maria Inês Ferreira (Turismo e Fomento), Maria Cristina Hirakawa (Meio Ambiente) e Julio Cezar de Tullio (Gabinete), além dos diretores de Esportes Náuticos, Edmar Alves, e de Turismo, Marcelo Freitas. “Esta foi a primeira vez que Ilhabela recebeu uma regata volta ao mundo e foi um sucesso. Tanto que já prometem uma nova escala. Agora desejamos a eles bons ventos”, declarou Colucci.
Com vento forte, rapidamente os velejadores deixaram o canal. Nesta segunda-feira (27/4), dois dias após a largada, os quatro barcos já se aproximavam da costa do Estado do Espírito Santo.
Em Ilhabela, a escala da Portimão levou a experiência de vida no mar aos alunos de escolas municipais, que participaram de palestras e visitas às embarcações. Também foram realizados shows musicais e apresentações de vídeos na Vila.
O veleiro chileno “Desafio Cabo Hornos”, dos velejadores José Muñoz e Felipe Cubillos, vencedor da etapa Wellington – Ilhabela, também lidera a quarta etapa rumo a Charleston (EUA). Em segundo lugar o Beluga Racer, dos alemães Boris Herrmann e Felix Oehme. Na terceira posição, o “Mowgli”, também na categoria duplas, com os velejadores britânicos Jeremy Salvesen e David Thomson, seguido pelo “Roaring Forty”, do velejador solitário Michel Kleinjans.
A escala teve a organização da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Diretoria Náutica da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, do Yacht Clube Ilhabela, com apoio da Secretaria de Turismo e Fomento.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Iniciada campanha de vacinação de idoso em Ilhabela

Ilhabela - Mais de 300 idosos foram no último final de semana aos postos de saúde e volantes para receber a dose da vacina contra a gripe.
A campanha para idosos acima de 60 anos se estende até o dia 8 de maio e as vacinas serão aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde, sempre das 8h às 17h.
No último sábado (27/04), só no posto montado em frente ao Supermercado do Frade, no bairro do Perequê, mais de 100 idosos foram receber a vacina, entre eles, o aposentado Mário de Oliveira Andrade, de 71 anos.
“Já tomo a vacina há três anos seguidos. Não tenho gripe há muito tempo e incentivo outros idosos a participar da campanha”, comenta.
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, e a secretária da Saúde, Cláudia Kerber, fizeram questão de acompanhar a campanha.
“É importante incentivarmos os idosos da cidade. Queremos vê-los saudáveis”, avalia
A Secretaria de Saúde de Ilhabela pretende vacinar cerca de 1.900 idosos, ou seja, 80% da população da terceira idade no município. Em 2008, 1.636 idosos receberam a dose da vacina, o que representou 92% da cobertura vacinal, estimada em 1.777 idosos.
Este ano, inicialmente, será vacinada a população maior de 60 anos e após o alcance da meta, a Secretaria da Saúde de Ilhabela inicia a vacinação dos chamados grupos de risco (hipertensos, diabéticos, idosos com doenças pulmonar, cardíaca, renal ou hepática crônicas, além de profissionais de saúde e acompanhantes de idosos).(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Ministério do Turismo promove nesta quarta oficina para formação da governança regional em Ilhabela

Ilhabela - Uma comitiva de técnicos do Ministério do Turismo volta a Ilhabela nesta quarta-feira (29/4) para a realização de uma nova oficina de sensibilização para formação da “governança regional”. Trata-se de um grupo formado por representantes do setor turístico do Litoral Norte, incluindo conselhos municipais, que trabalharão junto aos conselhos estadual e nacional.
O município de Ilhabela recebe a comitiva, pois foi eleito um dos 65 destinos turísticos brasileiros contemplados nas metas do Plano Nacional do Turismo 2007-2010, lançado em junho do ano passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em março, a primeira oficina de sensibilização do Ministério do Turismo contou com a presença do prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci; além dos secretários de Turismo Maria Inês Ferreira (Ilhabela), Bittencourt Junior (Ubatuba), George Hilf (Caraguatatuba) e Marianita Bueno (São Sebastião).
O Ministério do Turismo é representado pela coordenadora de Regionalização, Ana Clévia Guerreiro Lima, e Ricardo Cerqueira, consultor do Instituto de Desenvolvimento Humano. “Nossa indústria é o turismo e desde que assumimos temos procurado trabalhar em parceria com nossas cidades vizinhas para o desenvolvimento regional”, concluiu o prefeito Toninho Colucci.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura de Ilhabela promove última audiência da Semana Cidadã

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela promove na próxima quarta-feira (29/04), às 19h, na Câmara Municipal, a quinta e última audiência pública da 1ª Semana Cidadã, cujo objetivo é receber as propostas da comunidade para elaboração das três peças orçamentárias do exercício 2010: a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). São instrumentos que estabelecem metas e prioridades da administração municipal.
Os técnicos e secretários municipais, além do prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, participaram das reuniões nos bairros Itaquanduba, Barra Velha, Reino, Bexiga e Armação, realizadas na última semana. Mais de 500 pessoas participaram do encontro, que opinaram e sugeriram melhorias nas áreas da saúde, saneamento básico, segurança e atividades culturais, entre outras.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

 Vereadores solicitam a Ecobus informações sobre alteração em linhas de ônibus

São Sebastião - O vereador de São Sebastião, Marcos Jorge (PV), questiona a empresa Ecobus se existe a possibilidade de ampliar o trajeto da linha de ônibus para que atenda toda a extensão da Rua Rio das Pedras, no Sertão do Cacau, em Camburu, costa sul da cidade.
Além da ampliação da linha, o vereador solicita a instalação de ponto de ônibus no final desta rua.
"Talvez o ônibus seja impedido de fazer o trajeto completo devido às más condições da rua, mas é preciso que seja tomada alguma providência. O ponto de ônibus mais próximo desta via fica a há mais ou menos 1 km de distância e, em dias de chuva, a população fica ilhada e os alunos não podem ir às aulas", conta o vereador.

Canto do Mar
Também para a empresa Ecobus foi enviado um requerimento, de autoria do vereador Maurício Bardusco (PPS), solicitando estudos com o objetivo de alterar o itinerário de ônibus no bairro Canto do Mar, na costa norte. De acordo com o vereador, atualmente o trajeto entre os bairros da Enseada e Canto do Mar, sentido cidade-bairro, é feito pela rodovia. No entanto, como os moradores estão solicitando ponto de ônibus no local, será necessário que os ônibus passem a circular pela marginal direita da Rodovia SP-55.Terminal Rodoviário

Terminal Rodoviário
A vereadora Solange Ramos (PPS) questiona Prefeitura se o Terminal Rodoviário, na região central, será ativado, se o ponto de táxi vai ter um novo local e até quando o estacionamento da Rodoviária continuará fechado.
"Após a construção do Terminal Rodoviário, o estacionamento da Rodoviária, ficou bloqueado, obrigando as pessoas que vão fazer o embarque ou desembarque a estacionar em outras ruas, além disso, o ponto de táxi que ficava localizado neste local também teve que mudar e agora os táxis estão estacionando próximo a ciclovia, atrapalhando os ciclistas", explica a vereadora.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Ernane pede e Sabesp vai antecipar obra de saneamento na Costa Norte
Secretária de energia apóia Usina de Lixo em São Sebastião

São Sebastião - Atendendo pedido do prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, a Sabesp vai antecipar o seu cronograma de investimentos e iniciará o mais rapidamente possível os serviços necessários para a interligação da rede de esgoto da Costa Norte do município
à Estação de Tratamento do bairro do Porto Novo, em Caraguatatuba. O anúncio da antecipação do cronograma foi feito ontem pelo presidente da Sabesp, Gesner de Oliveira, em reunião com o prefeito e a secretário estadual de Energia e Saneamento, Dilma Pena. O chefe do executivo sebastianense também obteve da secretária total apoio ao seu projeto de implantação no município da primeira Usina Térmica de Tratamento de Lixo do país. Também participaram do encontro o vice-prefeito Wagner Teixeira e os secretários Paulo Henrique Santana (Governo), Traud Rossi (Meio Ambiente), Pérsio Mendes (Obras), além do secretário-adjunto de Habitação, Roberto Santos.
Durante a reunião com as autoridades estaduais, o prefeito Ernane Primazzi ficou sabendo que São Sebastião receberá investimentos da ordem de R$ 33 milhões de um total de R$ 57 milhões que a Sabesp destinará em obras para o Litoral Norte, nos próximos seis anos. Os investimentos da estatal irão alcançar também vários bairros da Costa Sul, com a construção dos sistemas de esgotamento sanitário Una/Engenho e Baleia/Sahy.
No encontro também foi anunciado o lançamento do edital de licitação para a contratação do projeto de construção da ETE Itatinga-Araçá, que irá atender a região central da cidade. “Estamos muito satisfeitos com o resultado dos investimentos anunciados pela Sabesp que, diferente de anos anteriores, agora são palpáveis, ou seja, a maioria das obras já está com previsão de lançamentos de editais e sairão nos próximos dois anos”, comentou o prefeito Ernane. A Prefeitura de São Sebastião é parceira da Sabesp nos empreendimentos, respondendo com cerca de 30% dos investimentos.
Durante a reunião, os representantes do Estado apresentaram o cronograma de investimentos e os prazos de execução previstos das obras na cidade. Quando foi citado o cronograma da Costa Norte, cujos investimentos previstos são de R$ 3,6 milhões, a previsão da Sabesp era para a solução do problema de saneamento no bairro apenas em 2012. O prefeito Ernane informou que trata-se de uma região populosa, com cerca de 9 mil moradores, a maioria de baixa renda, que já conta com a rede coletora instalada há anos, mas, inoperante, porque falta a interligação com a estação de tratamento. Imediatamente o presidente das Sabesp mostrou-se sensível ao problema e garantiu que a estatal remanejará a verba necessária para a execução imediata dos serviços. A decisão foi motivo de aplausos de todos os presentes à reunião de trabalho.
Embora não estivesse na pauta da Sabesp, a questão da captação de água no Rio Cristina, em Barra do Una, também foi levada ao conhecimento da secretária Dilma Pena. O prefeito Ernane está intermediando a solução de um imbróglio judicial entre a Sabesp e uma reserva particular de preservação ambiental, sobre o ponto exato de captação da água. As autoridades aguardam um parecer de um desembargador para decidir a questão. O prefeito disse que o mais importante é garantir a água potável para cerca de 20 mil pessoas que esperam o início da operação, A secretária pediu para ser informada sobre todo o processo para resolvê-lo também rapidamente.

Usina de Lixo
Outra questão extra tratada com a secretária é o projeto do prefeito Ernane de implantar em São Sebastião a primeira Usina Térmica de Tratamento de Lixo do Brasil, seguindo uma nova concepção tecnológica. Dilma Pena disse que sua secretaria apóia integralmente o projeto do prefeito sebastianense. Na reunião, inclusive ela contou que visitou duas usinas semelhantes na Europa, em Viena e Amsterdam, e ficou positivamente impressionada com o sistema. “São edifícios belíssimos que em nada lembram uma usina”, contou.
O prefeito disse que o sistema a ser implantado aqui também não é poluente e vai significar uma economia considerável para o município, com o fim da exportação do lixo para o Vale do Paraíba. Garantiu também que já está com o projeto em andamento e que ele poderá ser tocado através de uma PPP (Parceria Público Privada), o que despertou o interesse da própria Sabesp.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Jovem atrai público em Sarau na Rua da Praia

São Sebastião - Em continuidade ao projeto, realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), “porque hoje é sábado”, nesta quarta apresentação, a tração foi o jovem Brunno Carvalho, 20 anos, que com o repertório MPB e Pop Rock, em voz e violão, atraiu um público variado, desde jovens, até os mais velhos, considerados da “melhor idade”.
Natural de Araçatuba, o jovem está, atualmente, residindo em Caraguatatuba e se diz muito feliz com a oportunidade de se apresentar em São Sebastião. “É a primeira vez que me apresento desta forma, para um público mais variado, e para uma administração pública. Pois costumo tocar apenas em barzinhos, normalmente para um público mais jovem”, conta.
Segundo a moradora de São Sebastião há 30 anos, Vânia Perez, 60, todo sábado participa e prestigia este projeto, assistindo às apresentações de músicos e bandas que fazem o espetáculo semanalmente. “Esta é uma forma de diversão com qualidade. Fora que, o mais interessante é que todo sábado é uma atração diferente, com artistas e repertórios musicais variados. Esta administração está de parabéns!”, finaliza.
Este projeto: “porque hoje é sábado”, é um evento artístico cultural, e acontece todos os sábados, em frente a Sectur, a partir das 20h30, com apresentações de artistas e repertórios variados, sendo a maioria dos músicos de nossa região.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Sebastianense é bronze em Biathlon na Baixada Santista

São Sebastião - Dois atletas de São Sebastião conquistaram ótimas posições no Circuito das Praias - Gatorade Biathlon Séries 2009 realizado no domingo, 26, na Baixada Santista.
Jones Vieira e Valdeir Costa, com apoio da Seesp (Secretaria de Esportes), ficaram em terceiro e sexto lugares, nas categorias 30 a 34 anos e 35 a 39 anos, respectivamente, nesta prova realizada em Itanhaém.
José Reinaldo Santos Santana, da mesma equipe, não conseguiu concluir a prova por motivos de saúde. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião terá parceria com SESI para ações esportivas, sociais e culturais

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, reuniu-se na manhã desta segunda-feira (27/04) com representantes do Serviço Social da Indústria, com objetivo de trazer para o município diversas atividades sociais, culturais e esportivas desenvolvidas pelo SESI em parceria com as prefeituras. Alguns eventos, como corrida de rua, e os projetos “Recreança” e “Golfinhos e Peixinhos” têm possibilidades de serem trazidos para a cidade ainda este ano. Também participaram do encontro os secretários Wladmir Rodrigues dos Santos (Esporte), Urandy Rocha (Administração/Habitação) e a secretária-adjunta de trabalho e Promoção Social, Ana Margarida Freire.
A coordenadora de esporte e lazer do SESI de São José dos Campos, Roberta Borrego, fez a exposição dos eventos ao prefeito atendendo pedido do assessor da Secretaria de Esportes de São Sebastião, Rogério Cosendey (Bolinha). A exposição abrangeu as atividades que podem ser feitas em parceria com o SESI nas áreas de saúde, bem estar, esporte, cultura e alimentação.
Após a reunião, a prefeitura já formalizou em ofício a solicitação de trabalho em conjunto para alguns eventos nos próximos meses. Em outubro, por exemplo, por conta do Dia da Criança, a idéia é trazer para São Sebastião o “Projeto Recreança”, evento tradicionalmente realizado em São José dos Campos e que em cada edição atende a cerca de 50 mil crianças, com diversas atividades de lazer, esporte e cultura.
Outro projeto conhecido, o “Peixinhos e Golfinhos”, evento de natação que premia com o Troféu Fabíola Molina, nadadora campeã nacional também poderá vir para a cidade, assim como também o tradicional “Circuito SESI de Corrida de Rua”, idealizado pela entidade. O prefeito Ernane e o secretário Wladmir ficaram interessados na parceria para vários eventos. “O interessante é inserir a atividade esportiva nas várias faixas etárias, inclusive para os idosos da melhor idade”, comentaram.
Outro destaque da apresentação e que interessou bastante o chefe do Executivo foram as ações sociais que também podem ser desenvolvidas em parceria com o SESI. Elas incluem cursos de geração de renda, educação ambiental, palestras sobre como administrar melhor o dinheiro, cursos sobre como evitar acidentes domésticos, além da Campanha “Água é Vida”, sobre o uso racional da água.
Na área cultural, o SESI também pode ajudar a trazer para a cidade eventos musicais e peças teatrais, entre outras. “Isso é muito importante porque temos que utilizar mais o nosso Teatro Municipal, que é muito bom”, esclareceu o prefeito.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Maurício pede Comissão Mista para acompanhar Projeto da Zeis

São Sebastião - O vereador de São Sebastião, Maurício Bardusco (PPS), solicitou ao presidente da Câmara, Luiz Antônio Santana Barroso (DEM), o Coringa, a cópia na íntegra do Projeto de Lei, que criou a Zeis (Zona de Especial Interesse Social), juntamente com todos os pareceres e emendas.
Além disso, o pergunta se existe alguma comissão formada para acompanhar a formulação de um novo projeto, já que a criação da Zeis foi anulada, por determinação da justiça.
Em caso negativo, o vereador questiona se existe a possibilidade de criar uma Comissão Mista, formada pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, com o objetivo de solucionar o caso.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

O cidadão Sebastianense Dorival Caymmi será homenageado com apresentação musical “Seguindo o príncipe das marés”
O espetáculo será apresentado pelo grupo “Querubins”, que fará a homenagem ao artista, no Teatro Municipal, nesta quinta-feira, às 21h

São Sebastião - O grupo musical “Querubins”, com apoio da Secretaria de Cultura de Turismo (Sectur), de São Sebastião, apresenta, nesta quinta-feira, dia 30, no Teatro Municipal, às 21h, um show em homenagem a Dorival Caymmi.
Além de cantor, compositor, violonista, pintor e ator brasileiro, o artista também é cidadão Sebastianense, através do título recebido em janeiro de 2002, pelo presidente da Câmara Municipal, da época, José Luiz Ribeiro.
Neste espetáculo, o grupo passa aos espectadores as interpretações de Caymmi, com canções que marcaram a obra do compositor, como “suíte dos pescadores”, “é doce morrer no mar”, “a jangada voltou só”, entre outras, evidenciando o amor deste brasileiro por sua terra.

O Grupo
Os “Querubins” tem como proposta um repertório versátil e eclético. Música erudita e popular, além de músicas brasileiras e internacionais.
O grupo é composto por:
Sopranos: Eliana Bañesa (voz e percussão) e Thayris Marcondes
Tenores: Rogério Groger e Daniel Souza
Contraltos: Elaine Abbadde (voz e piano) e Natália Fernandes
Baixos: Tiago Macedo e Victor Domingues
Músicos convidados: Daniel Carlota (violão), Helton Barros (contrabaixo acústico) e Kleber Amorim (bateria e percussão).(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

Aciu informa: Vagas de Emprego

Ubatuba - Empresa Atmosfera Incorporações e Construções Ltda contrata estudante de arquitetura (cursando 4º ou 5º ano) ou recém formado de ambos os sexos para trabalhar na empresa.
Os interessados deverão entrar em contato com Patrícia ( psilva@atmosfera.com ) das 09h00 as 12h30 e das 14h00 as 18h00. Endereço: Avenida Leovigildo Dias Vieira, 376 Itaguá.
Telefone: 3833-9898 ramal 9.

Prezado associado, se sua empresa também estiver admitindo entre em contato conosco.
(12) 3834 1449
E-mail: imprensa@aciubatuba.com.br
Para se informar sobre as outras vagas disponíveis na Aciu acesse: www.aciubatuba.com.br
(Fonte: ACIU)

Ubatuba busca maior número de doadores de sangue
Campanha de doação de sangue acontece no próximo dia 8, em Ubatuba. Novos voluntários devem procurar a agência transfusional da Santa Casa para serem cadastrados

Ubatuba - No próximo dia 8 de maio, das 9h às 12h, acontece mais uma campanha de doação de sangue em Ubatuba. A equipe do Hemonúcleo de Taubaté estará na Agência Transfusional da Santa Casa para coletar o sangue de doadores. Atualmente a campanha acontece a cada três meses devido ao pequeno número de doadores. A intenção é conseguir cada vez mais adeptos para que a campanha volte a ser mensal.
Em Ubatuba, são cerca de 200 pessoas cadastradas no município, um número relativamente pequeno, considerando que a cidade possui cerca de 80 mil habitantes. Pessoas que têm interesse em se tornar doadoras, devem procurar a Santa Casa para realizar os exames necessários e serem cadastradas, no dia da doação. Na última campanha realizada em Ubatuba, foram feitos 60 novos cadastros e cerca de 70 doações de sangue.
Segundo a supervisora da Agência Transfusional da Santa Casa de Ubatuba, Eliane Guimarães, são feitas, em média, 95 transfusões de sangue ao mês no município. “A doação tem o objetivo de repor o estoque para o banco de sangue. O sangue doado aqui pode servir para alimentar qualquer hospital da região e a doação de uma pessoa pode ajudar a salvar a vida de até quatro pacientes, com os mais diversos quadros clínicos, que vão desde anemias e infecções generalizadas, até acidentes e brigas com facadas ou tiros.”

Hemonúcleo regional
O Hemonúcleo de Taubaté tem um vínculo com a Santa Casa para colher o sangue dos doadores ubatubenses cadastrados. Esse procedimento é feito na maioria das cidades do Vale do Paraíba que não têm estrutura para possuir um hemonúcleo próprio. Em Taubaté, são realizados todos os exames para comprovar se o sangue é sadio e é lá também que se faz o fracionamento, separando os diversos componentes do sangue (plasma, plaquetas, concentrado de hemácias e outros) que são usados nas transfusões.
Em Ubatuba, no Banco de Sangue da Santa Casa, ficam as geladeiras que armazenam os componentes já fracionados que são fornecidos pelo Hemonúcleo, em quantidade suficiente para atender à demanda.

Critérios para doação
Para quem quiser ser doador, são necessários alguns critérios, além da boa vontade. Em relação aos hábitos, os doadores não podem ser usuários de drogas e nem ter múltiplos parceiros sexuais. Pessoas tatuadas podem doar sangue após três meses, quem tem piercing, após três dias. Quem já teve hepatite não pode doar, bem como mulheres que estejam menstruadas, grávidas ou amamentando. É preciso ter acima de 50 kg e mais de 18 anos para ser doador.
Homens devem doar sangue a cada dois meses e mulheres, a cada três meses. No dia da doação, não é necessário fazer jejum, ao contrário, é preciso comer algo leve, nada gorduroso. Quem costuma consumir bebidas alcoólicas deve se abster 24 horas antes e quem é fumante, evitar o cigarro seis horas antes. Para saber mais informações, ligue: 3032-7262 ou 3832-7531, ramal 215.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ipiranguinha recebe Programa Cidade Saudável no próximo sábado, dia 2

Ubatuba - Durante o feriado prolongado, o bairro do Ipiranguinha, o mais populoso de Ubatuba, receberá a equipe da prefeitura para mais uma edição do Programa Cidade Saudável. O mutirão, com diversas ações, acontece no sábado, dia 2 de maio, porém, desde a semana passada, vários outros serviços de melhorias estão acontecendo no bairro.
Homens e máquinas da prefeitura estiveram pintando guias e postes e também foi realizado novo ajardinamento na Escola Municipal Mário Covas. Nesta terça-feira, a partir das 8h, os alunos desta escola aprenderão um pouco mais sobre cidadania e conscientização ambiental com uma palestra que será oferecida por funcionários da prefeitura. E na quinta-feira, 30, será a vez dos adultos presenciarem a palestra, a partir das 19h30, também na Escola Mário Covas. As palestras também fazem parte do Programa Cidade Saudável.
Para o sábado, estão programadas atividades como plantio de mudas, cadastro para castração de cães e gatos e limpeza, roçada e capina em diversas ruas do bairro.
O coordenador do Programa Cidade Saudável, Rogério Rodrigues de Souza, lembra que a participação da comunidade local é fundamental para o sucesso do evento. “Nosso objetivo é envolver os moradores em uma grande ação que pode melhorar o bairro e conseqüentemente as suas vidas. Por isso, é tão importante que cada um faça sua parte neste sentido”, afirma Rogério.
As atividades do Cidade Saudável acontecem no sábado, dia 2, a partir das 8h. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ubatuba é a pioneira da região a integrar o Circuito Tela Verde
Os filmes serão exibidos em junho, ano auditório da Fundart.

Ubatuba - A cidade de Ubatuba foi a única do Litoral Norte a integrar o Circuito Tela Verde. O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, assinou no início deste mês o termo de adesão ao programa. Ao todo, 20 municípios participam do Circuito no Estado de São Paulo.
O Circuito Tela Verde é uma ação do Ministério do Meio Ambiente, que compreende uma mostra nacional de produções audiovisuais sobre experiências de projetos de educação ambiental para exibição em estruturas educadoras como Salas Verdes, Pontos de Cultura, Coletivos Educadores, cineclubes, entre outros. Utilizando metodologias de educomunicação, os filmes oferecem um mosaico de opiniões, visões de mundo e modos de vida dos membros das comunidades locais sobre o meio ambiente, os problemas e as responsabilidades ambientais. Trazem uma importante contribuição para compreender como as comunidades tomam parte nos processos da gestão ambiental pública.
A secretária de Meio Ambiente da Prefeitura de Ubatuba, Cristiane Gil, disse que a Prefeitura pretende lançar o Circuito no mês de junho. “Estamos nos programando para que o lançamento ocorra no dia do Meio Ambiente, 5 de junho. No entanto, todo o acervo fica destinado ao município, o que garante que possamos, no decorrer do ano, apresentar estes filmes para vários segmentos da sociedade, como sociedades organizadas, escolas, entre outros” afirmou a secretária.

Como funciona o Circuito Tela Verde
Em Ubatuba, o Circuito Tela Verde será realizado no auditório da Fundart, onde serão exibidos os 30 vídeos de curta metragem, que integram a mostra. Os vídeos foram realizados pela Abaeté Estudos Socioambientais, entre 2007 e 2008, utilizando a linguagem de cinema e ferramentas da antropologia, para a elaboração de diagnósticos socioambientais. Os vídeos foram produzidos como parte de um processo de educação ambiental, de caráter crítico e participativo, com envolvimento direto das comunidades na produção dos vídeos. Entre os temas estão desmatamento, poluição de rios, mangues, pesca artesanal e turismo. “Teremos oportunidade de conhecer os problemas e experiências de projetos de outras localidades comprometidos com a qualidade ambiental”, destacou a secretária Cristiane Gil.
Sempre ao final de cada exibição haverá um debate com a participação de educadores, técnicos ou ambientalistas. O calendário com datas e horários das exibições está em fase de elaboração e deverá ser divulgado em breve.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Câmara Municipal segura Projeto de Lei do reajuste e prejudica funcionários públicos
O prefeito espera garantir o reajuste de 5% ao funcionalismo já no mês de maio

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba ainda aguarda o encaminhamento, por parte da Câmara Municipal, do texto final do Projeto de Lei nº 04/09, do Executivo, que autoriza a concessão de reajuste salarial aos servidores municipais.
De acordo com o secretário municipal de Assuntos Jurídicos, Marcelo Mourão, enquanto o Projeto de Lei não voltar para a prefeitura, com o texto da redação final, fica prejudicada sua análise e formulação do veto aos percentuais previstos acima dos 5% previstos pelo Executivo.
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, critica a demora da Casa de Leis e afirma que o funcionalismo acaba sendo o prejudicado. “Quanto mais a Câmara demorar, pior é para os servidores municipais. Enquanto este projeto não chegar para nós, não podemos vetá-lo e nem mesmo pagar os 5% de reajuste. Sabemos que os poderes trabalham de forma independente, mas queremos ver esta situação resolvida o mais rápido possível”.
Eduardo Cesar ressalta: “não podemos esquecer que o salário do prefeito e dos vereadores já foi reajustado no final de 2008 e não é justo que agora haja esta demora com o reajuste dos funcionários”.
“O funcionalismo é que faz a prefeitura andar, portanto não podemos ser negligentes neste sentido. Sempre priorizamos o servidor público e não será agora que faremos diferente”, diz o prefeito.

Veto imediato
O prefeito de Ubatuba adianta ainda que assim que o Projeto de Lei chegar à Prefeitura, o mesmo deverá ser vetado e enviado de volta à Câmara para agilizar o processo. “Se o projeto chegar pela manhã, à tarde já terá sido devolvido, pois temos pressa em conceder logo os 5% de reajuste. O servidor não pode, de forma alguma, ser prejudicado pela morosidade da Câmara”, finaliza Eduardo Cesar.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Poesia Topo

Anuncie

 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Toque de Recolher

Pelo Amor de Deus,
Sr. Prefeito, Implante imediatamente no Múnicipio de São Sebastião o Toque de Recolher para menores.
Pesquisa nacional aponta que 77% das pessoas aprovam !
É um Santo Remedio !

Giuseppe D'Ippolito
São Sebastião - SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Maravilhoso Sol da Cocanha  © Edson Del Rio

Maravilhoso Sol da Cocanha
© Edson Del Rio

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor