Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 29  de abril de 2009 - Nº 2091 Edições Anteriores

Sportmar Ilhabela Enigmas Anuncie Aqui!

Região
Influenza Suína


Caraguatatuba
Estado assina convênio com municípios para regularização de ligações factíveis
Atletas de Caraguá conquistam medalhas no jiu jitsu
Caraguá adere ao programa Município Verde
Caraguá joga contra Vera Cruz nesta sexta-feira
CAR da Saúde inicia visitas de 2009
Ivan Marcelo Neves confirma presença no Seminário de Sustentabilidade e Pré-Sal


Ilhabela


São Sebastião
Semam faz operação conjunta contra invasão em área de parque
Escola Municipal realiza passeata para o combate à dengue
Graziano inaugura Cetesb em São Sebastião e confirma apoio à Usina de Lixo
Jogos da Juventude: basquete de São Sebastião enfrenta São José na fase regional
Karatecas sebastianenses participam de aulas especiais em Santos
Liga Valeparaibana de tênis de mesa: sebastianenses têm boa participação


Ubatuba
Moradores do Jardim Carolina protestam com HUMOR
Aciu informa: Vagas de Emprego
Proerd forma 23ª turma de alunos da rede municipal em Ubatuba
Curso Meio Ambiente Marinho tem vagas abertas para pescadores
Inscrições para mutirão de mamografia em Ubatuba começam na próxima quarta
Prefeito Eduardo Cesar concede 5% de reajuste ao funcionalismo público
Relatório de impacto ambiental da base de gás da Bacia de Santos está disponível em Ubatuba
Aduba promove o 1º Show de Prêmios das Mães


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Influenza Suína

Litoral Norte - A Secretaria Municipal de Saúde informa que até o momento não há evidências da circulação do vírus da influenza suína em humanos no Brasil.
Todas as orientações estão sendo repassadas aos profissionais de saúde para eventual busca de contatos e identificação de casos suspeitos.
Pessoas procedentes de áreas afetadas, nos últimos 10 dias, que apresentarem febre acima 39ºC, acompanhada de tosse e/ou dores de cabeça, musculares e nas articulações devem procurar a unidade de saúde mais próxima.
Viajantes com destino às áreas afetadas devem estar atentas às recomendações dos governos locais. Não existe vacina contra esse vírus de influenza suína.
Com relação à saúde animal no Brasil, não há suspeita ou registro de gripe suína causada pelo mesmo agente identificado nas áreas afetadas. Além disso, o consumo de produtos de origem suína não representa risco à saúde das pessoas.
 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Estado assina convênio com municípios para regularização de ligações factíveis
Investimento será de R$ 16 mil para contratação de agentes ambientais

Caraguatatuba - Em reunião entre os prefeitos Antonio Carlos (Caraguá), Eduardo César (Ubatuba), Ernane Primazzi (São Sebastião) e Toninho Colucci (Ilhabela), o secretário estadual de Meio Ambiente, Xico Graziano, assinou um convênio no valor de R$ 16 mil para incentivar moradores a regularizarem as ligações factíveis, ou seja, locais onde a rede já existe, mas as ligações residenciais não foram feitas.
A assinatura ocorreu no gabinete do prefeito Antonio Carlos na tarde desta quarta-feira (29). As cidades beneficiadas com o convênio são Caraguá, Ilhabela e Ubatuba. No Litoral Norte existem aproximadamente 3,5 mil ligações factíveis.
Além disso, foi apresentado aos presentes o Projeto Onda Limpa, em que foi constatado que 16 praias do Litoral Norte são prioritárias para o tratamento e manutenção da balneabilidade. Segundo Graziano, os fatores para perda da balneabilidade são quiosques e marinas irregulares, falta de ligações de esgoto e inexistência de saneamento básico em localidades específicas.
Os quatro prefeitos também cobraram ações efetivas da Sabesp para sanar o problema de saneamento básico. O secretário estadual se colocou à disposição para levar os problemas relacionados à Sabesp, juntamente com os quatro prefeitos e a secretária estadual de Saneamento e Energia, Dilma Pena, para procurar soluções efetivas. “O governo estadual está disposto a tirar todas as bandeiras vermelhas das praias”, disse.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Atletas de Caraguá conquistam medalhas no jiu jitsu
Equipe tem ótimo desempenho e conquista dez medalhas

Caraguatatuba - A final do Campeonato Paulista de jiu jitsu foi realizada nos últimos dias 24 e 25 em São Paulo. A equipe de Caraguá obteve um bom resultado e conquistou dez medalhas. O evento contou com a presença de atletas de todo o estado de São Paulo.
A equipe de Caraguá foi coordenada pelo professor e competidor André de Medeiros, que recém graduado na faixa preta, também conquistou o título de vice-campeão paulista na categoria adulto pena. Os alunos que treinam na escola Adolfina: Francimar Saraiva (Buscapé), Bruno Reis, Vitor Thieres, Gabriel dos Reis, José Luis e Juliana Barbosa ficaram na primeira colocação; os alunos André dos Santos e Matheus dos Santos ficaram na 2ª colocação e Kauã Barboza, na 3ª colocação.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá adere ao programa Município Verde
Assinatura do protocolo de intenções foi realizada em cerimônia com o secretário de Meio Ambiente Xico Graziano

Caraguatatuba - O prefeito Antonio Carlos credenciou Caraguá nesta quarta-feira (29) ao Projeto Município Verde, do governo estadual, em cerimônia realizada na Colônia de Férias da Associação dos Oficiais de Justiça do Estado de São Paulo, dentro do segundo dia de capacitação oferecida pelo Estado.
O evento teve a presença do secretário de Meio Ambiente do Estado, Xico Graziano, e de diversas autoridades políticas da região, entre elas 17 prefeitos, seis vice-prefeitos e 24 vereadores. Além disso, participam do curso, que vai até quinta-feira, interlocutores de 37 municípios.
Graziano anunciou aos presentes que, com uma lei aprovada na Assembleia Legislativa do Estado na noite da última terça-feira (28), será possível que apenas a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) faça os serviços de licenciamento ambiental, proporcionando agilidade e desburocratização.
Sobre o curso de capacitação, o secretário lembrou que o objetivo é capacitar os interlocutores e as equipes dos municípios a elaborarem seus planos de ação e não apenas induzi-los a fazer. “Queremos trabalhar em parceria com os municípios”, ressaltou.
O prefeito de Caraguá parabenizou o secretário estadual e toda a equipe pelo trabalho realizado com o Projeto Município Verde. “A consciência ecológica é muito importante. Temos que ter tolerância zero com a degradação ambiental”, destacou Antonio Carlos.
O Projeto Município Verde, iniciado em 2007, tem o objetivo de descentralizar as ações do governo, promovendo a participação efetiva das prefeituras e das comunidades no esforço de recuperação e preservação do meio ambiente.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá joga contra Vera Cruz nesta sexta-feira
Meninas do futebol de campo buscam recuperação no campeonato

Caraguatatuba - A próxima rodada do Campeonato Paulista de Futebol de Campo Feminino será nesta sexta-feira (1), em Cubatão, quando Caraguá deverá enfrentar a equipe de Vera Cruz.
No último dia 25, a equipe de Caraguá perdeu de 1 x 3 para Peruíbe. A partida foi às 16h no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug).(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

CAR da Saúde inicia visitas de 2009
UBS do Porto Novo foi a primeira a ser vistoriada

Caraguatatuba - A Comissão Permanente de Assuntos Relevantes da Saúde, da Câmara Municipal de Caraguatatuba iniciou as visitas em 2009 na manhã de hoje – 29 de abril – quarta-feira – na UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro do Porto Novo, na zona sul da cidade. Na visita foram constatados problemas e os conseqüentes ofícios com pedidos de explicações.
A Comissão Permanente de Saúde é presidida pelo Vereador Aurimar Mansano (PTB) pelo sexto ano consecutivo. A Comissão foi criada pelo Vereador em 2003 com o intuito de fiscalizar a quantas anda a Rede Pública Municipal de Saúde, dando as informações necessárias ao Chefe do Executivo sobre como proceder ante os problemas e melhores soluções.
Ao longo deste período a Comissão de Saúde já conseguiu a construção, reforma e ampliação de unidades da Saúde, como a Unidade Mental, o Centro de Saúde no centro da cidade e a UBS do Morro do Algodão, dentre outros. Atualmente a Comissão de Saúde é formada pelo Vereador Aurimar Mansano (PTB), como Presidente; Vilma Teixeira de Oliveira Santos – Vilma do Posto (PSDB), como Membro e Agostinho Lobo de Oliveira – Lobinho (PSDB), como Relator.
A primeira visita de 2009 ocorreu na manhã desta quarta-feira – 28 de abril, nas dependências da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Porto Novo, com a presença dos Vereadores integrantes da comissão e a equipe de apoio, formada por funcionários do Legislativo. Foram feitas entrevistas com Médicos, Funcionários e Usuários da UBS, que relataram suas solicitações e reclamações.
Ao final a Comissão de Saúde constatou irregularidades como a falta de Remédios, Médicos e Funcionários, bem como a demora na realização de Consultas, como a de Oftalmologia, com demora de 12 meses, Cardiologia com 8 meses, Ortopedista e Vascular com 6 meses e Mastologia com 3 meses, além da demora nos Exames e seus resultados, bem como a falta de um médico Psiquiatra.
Os Membros da Comissão constataram equipamentos como Balança, Torneira, aparelhos de Endoscopia e Cauterização quebrados ou na revisão desde 2008. Materiais de Enfermagem como Atadura e Soro Fisiológico estão em falta, bem como alguns locais que necessitam de refrigeração não o tem, ficando fechadas e sob um forte calor. Foram encontrados problemas de alvenaria em várias partes do prédio da UBS.
Vários ofícios foram feitos e serão encaminhados para conseqüente solução. De acordo com o Vereador Presidente da Comissão de Saúde, Aurimar Mansano (PTB), foram constatados problemas típicos de início de mandato que serão resolvidos em pouco tempo. O Vereador considerou proveitosa a visita e tem certeza que estará auxiliando o Prefeito na solução dos principais problemas da Saúde.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Ivan Marcelo Neves confirma presença no Seminário de Sustentabilidade e Pré-Sal

Caraguatatuba - Ivan Marcelo Neves confirmou sua presença no Seminário de Sustentabilidade e Pré-Sal, que acontece no próximo dia 12, em Caraguatatuba. Ele é secretário-executivo do Fórum Brasileiro de ONGS e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e Desenvolvimento e será debatedor durante a palestra da Sabesp, “Desenvolvimento e Manejo Consciente de Água”, que será proferida pelo presidente da SABESP, Dr. Gesner Oliveira.
Neves estará representando o Brasil no Fórum Mundial de Mudanças Climáticas que acontecerá em Copenhague em dezembro deste ano, levando os relatórios sobre aquecimento global e as mudanças climáticas para este evento.
Durante o Seminário de Sustentabilidade e Pré-Sal, a Revista Ecoturismo estará propondo para que o debatedor seja o porta-voz das decisões do Fórum de Caraguatatuba e das questões que serão debatidas no evento e também apresentá-las no Fórum de Mudanças Climáticas.

Conhecendo a FBOMS
O Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (FBOMS) foi criado em 18 de junho de 1990, quando ocorreu o I Encontro (e fundação) do FBOMS em sala da Faculdade de Saúde Publica , USP, São Paulo.
A entidade tem como missão a unificação entre as questões sócio-econômicas e ambientais na busca de um desenvolvimento sustentável, com a finalidade de atingir uma sociedade mais justa, eqüitativa e ambientalmente correta.

Mudanças Climáticas e Qualidade da Água
Alguns especialistas indicam que água doce é vulnerável aos impactos causados pelas mudanças do clima. Isso, obviamente, traria problemas não só para a espécie humana mas também para todos os ecossistemas terrestres, agricultura e criação de animais. Podemos também citar mudanças nas frequências e intensidades das chuvas, áreas com secas prolongadas, poluição da água, derretimento das calotas polares, mudanças na dinâmica da água nos solos.

Serviço:
Seminário de Sustentabilidade e Pré-Sal
Data: 12 de maio de 2009
Horário: 8h
Local: Centro Universitário Módulo (Avenida Frei Pacífico Wagner, 653, Centro, Caraguatatuba- SP)
(Fonte: Divulgação)

 

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Ilhabela -

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

 Semam faz operação conjunta contra invasão em área de parque

São Sebastião - A Semam (Secretaria de Meio Ambiente) de São Sebastião faz operação conjunta com a Polícia Ambiental e Instituto Florestal para coibir a invasão em áreas de parque na Costa Sul. A ação – que neste mês de abril já fio realizada em vários pontos do município – terá início às 9h sem previsão para terminar.
De acordo com o agente fiscal Luiz Teixeira, as equipes sairão da sede do Instituto Florestal e percorrerá diversas áreas entre Juquehy e Boracéia. “Vamos oferecer apoio humano e logístico no acompanhamento às vistorias”, disse Teixeira, observando ser esta ação de cunho preventivo. “Há cerca de dez anos desenvolvemos esse tipo de trabalho; algumas situações já são antigas e existem processos em andamento por parte do Instituto Florestal, nesses casos damos suporte logístico; há outras situações quando a construção irregular ainda está no começo e então orientamos os envolvidos sobre como proceder. Em ambos os casos agimos de forma pacífica sem problemas para qualquer uma das partes”, explicou o agente.
Conforme Teixeira, as últimas operações foram registradas nos dias 16 de abril em Toque-toque Pequeno e Grande, Boiçucanga, Juquehy e Boracéia, na Costa Sul; dia 23 no bairro da Limeira, na Costa Norte e no dia 28 em Barra do Una, também na Costa Sul. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Escola Municipal realiza passeata para o combate à dengue
“Em parceria com a Secretaria de Saúde, escolas municipais se mobilizam para a questão do controle e combate à dengue, através da conscientização ambiental”.

São Sebastião - Na manhã desta quarta-feira, alunos, pais, professores e funcionários da EMEI Pingo de Gente e da Creche Dona Laurinda realizaram uma passeata pelas ruas dos bairros Morro do Abrigo e São Francisco, com objetivo de informar a comunidade e mesmo as crianças da importância em se controlar e combater o mosquito e criadouros da dengue.
De acordo com a diretora e coordenadora das duas escolas, Maria Aparecida do Carmo Sampaio, como foi passado, pela Secretaria de Saúde, que esses bairros estavam com índices mais altos no caso de suspeitas, foi decidido que as escolas, em conjunto com a saúde, iriam realizar eventos pedagógicos para a questão da conscientização das crianças, que passam informações aos pais, e orientação para a própria comunidade dos bairros. “Durante esta semana já realizamos trabalhos com atividades pedagógicas, como palestras, teatros, pesquisas e informações”, conta. “A comunidade realiza o trabalho de combate e a educação tem a função de informar a importância de se combater”, explica a diretora. “O mais interessante é que numa ação como esta, conseguimos unir pais de alunos, os próprios alunos e funcionários das escolas nesta iniciativa, inclusive, passando esta união e informação para a comunidade em geral”, enfatiza.
Para dar apoio ao evento estiveram presentes Guardas Municipais, o Trânsito e Agentes de Saúde, que distribuíam folhetos explicativos com relação à doença.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Graziano inaugura Cetesb em São Sebastião e confirma apoio à Usina de Lixo

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi e o secretário estadual de Meio Ambiente, Xico Graziano inauguraram, na manhã desta quarta-feira (29/04) a agência ambiental unificada da Cetesb, no centro da cidade. Após a solenidade, os dois seguiram para Caraguatatuba onde participaram de um seminário sobre o programa “Cidade Verde” e ainda uma reunião entre os quatro prefeitos do Litoral Norte, na Prefeitura de Caraguatatuba, onde foram tratados assuntos de interesse comum da região na área ambiental. Na inauguração da unidade sebastianense da Cetesb, o secretário de Meio Ambiente voltou a afirmar que “apóia totalmente” o projeto do prefeito Ernane que visa implantar no município a primeira Usina Térmica de Tratamento de Lixo do Brasil.
A agencia da Cetesb inaugurada em São Sebastião é a 33ª de 55 unidades que a estatal responsável pela fiscalização ambiental pretende instalar em todo o Estado de São Paulo. “Esta inauguração ocorre em um momento especial porque, na noite de ontem (terça-feira, 28/04) a Assembléia Legislativa aprovou o projeto que determina que a Cetesb será a única responsável pelo licenciamento ambiental, até então feito em vários outros órgãos. Trata-se do licenciamento unificado que vai desburocratizar e agilizar o setor, sem perder o devido rigor. Podemos dizer que temos uma Cetesb turbinada, pois ela é, a partir de hoje, a única porta para se buscar o licenciamento ambiental no Estado de São Paulo”, destacou o secretário.
Outro assunto importante tratado pelo secretário foi com relação à “tolerância zero” que sua pasta está determinando no que se refere aos lixões nos municípios e também os postos de gasolina que poluem o meio ambiente e funcionam sem autorização estadual. Segundo Graziano, São 1.200 postos no Estado e “até o final do ano, ou eles estão licenciados ou serão fechados”.
Sobre a questão da destinação do lixo, ele disse que esse é um dos maiores problemas do Litoral Norte. Neste momento, o secretário estadual de Meio Ambiente, comentou a iniciativa do prefeito Ernane para trazer a Usina Térmica de Lixo para São Sebastião: “Traga logo esse processo. São Sebastião pode ser o pioneiro no Brasil. Estamos totalmente irmanados nessa proposta. A Prefeitura de São Sebastião está disposta inclusive a bancar a obra. Parabéns prefeito!” exclamou o secretário.
O prefeito Ernane afirmou que a “a cidade está orgulhosa” com a parceria com o governo estadual e que possibilitou a instalação da unidade da Cetesb em São Sebastião. Quanto à questão da Usina de Lixo, o prefeito destacou que “o governo estadual está sensibilizado” para resolver o problema da destinação do lixo no litoral norte e informou que seu projeto teve o apoio também da secretária de Energia e Saneamento, Dilma Pena.
“Não vamos imaginar que usina de lixo é para dar lucro. Aqueles que só pensam em termos financeiros não irão nunca cuidar do meio ambiente”, destacou o prefeito Ernane Primazzi. Ainda assim, ele disse que em seis anos o investimento da usina será pago, pois hoje o município gasta cerca de R$ 350 mil por mês para exportar o lixo para Santa Isabel, no Vale do Paraíba. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Jogos da Juventude: basquete de São Sebastião enfrenta São José na fase regional

São Sebastião - As jogadoras de basquete Sub-18 da Seesp (Secretaria de Esportes) de São Sebastião embarcará amanhã, dia 30, para São José dos Campos onde disputará a Fase Regional dos Jogos Abertos da Juventude. A equipe, no mesmo dia, por volta das 18h, deverá enfrentar seu primeiro adversário, ou seja, o time anfitrião. Além de São José, as meninas enfrentarão outros fortes times como Pindamonhangaba e Jacareí. “Essas equipes sempre participam das competições promovidas pela Federação Paulista de Basquete em alguma categoria”, observaram as técnicas, acrescentando que a primeria disputa será no Ginásio de Esportes “José V. Ferraz Pacheco”.
Já as jogadoras do Mirim e Juvenil, igualmente com apoio da Prefeitura e treinadas pelas professoras Helza H. Hartog e Hanna H. Hartog Gimenes, estrearam na Liga de Basquetebol do Coneleste com vitória. Os dois jogos foram contra a cidade de Ubatuba no sábado, 25, no Tebar Praia Clube.
No primeiro jogo o Mirim (13 e 14 anos) venceu por 33x19. A cestinha da partida foi a lateral/ala sebastianense Shaine Silva Maciel, com 10 pontos. “O jogo foi muito bom, pois mostrou as condições das meninas em resolver rapidamente as mais diversas situações durante a partida, diferentemente do que ocorre em um treino quando acontece alguma dificuldade e paramos para orientar sobre a melhor resolução. É isso mesmo que as atletas precisam, jogar para se adquirir experiência”, disseram as técnicas.
O time Juvenil (até 19 anos) derrotou a adversária com um placar mais elástico 67x16 sendo a cestinha do jogo a armadora de São Sebastião Pauline Gonsales Tomazetti com 16 pontos. “Em função do placar pudemos aproveitar as 12 jogadoras para dar oportunidade a todas de jogarem aqui visto que alguns dos próximos jogos serão fora de casa. Apesar do placar nossa equipe começou muito apática, mas com algumas orientações colocamos nosso ritmo de jogo e os quartos seguintes foram mais tranqüilos. Temos muito a corrigir principalmente os arremessos de pivô e precipitações de arremessos dos três pontos”, comentaram Helza e Hanna.
Serviço: A escolinha de basquete da Seesp continua a receber inscrições, basta aos interessados comparecerem à Vila Amélia às terças e quintas-feiras, das 8h às 12h e de terça à sexta-feira, das 16h às 19h. No Pontal da Cruz o atendimento ao público ocorre às sextas-feiras, das 8h às 10h, e no bairro São Francisco, às segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 16h30. Outros locais e horários podem ser confirmados diretamente na Secretaria de Esportes pelo telefone: 3892-2116.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Karatecas sebastianenses participam de aulas especiais em Santos

São Sebastião - Dois karatecas sebastianenses, alunos da escolinha da Seesp (Secretaria de Esportes), participaram nesse final de semana, ao lado do faixa preta 1º dan, Marcos Fortes, de aulas especiais na seda da IUSKF (International Union Shorin-Ryu Karatê-Do Federation), em Santos com intuito de se prepararem para futura graduação.
Marcelo Martim Alberto Fortes, 18, e Juliana Ribeiro de Oliveira, 15, ambos faixa marrom, treinam desde a infância e esperam passar nos exames a serem realizados em julho. “Ele começou os treinos aos nove anos de idade e ela aos sete e assim como para ambos, essas aulas especiais servem igualmente a mim como preparação para os exames de graduação”, disse Fortes.
Professor de Educação Física, especialista em treinamento desportivo e personalizado, funcionário efetivo da Prefeitura lotado na Secretaria de Esportes, ex-aluno do ex-grão mestre Yoshihide Shinzato 10º Dan (um dos mais graduados na Confederação Brasileira de Karatê e Federação Paulista de Karatê), Fortes afirmou ainda ter aproveitado o evento para filiar-se à IUSKF e, conseqüentemente, a Prefeitura, o que – segundo explicou – facilita a participação em seminários, campeonatos e atividades do gênero. “Há cerca de dois anos foi realizado em Praia Grande, na Baixada Santista, o Mundialito de Karate promovido pela International Union Shorin-Ryu Karatê-Do Federation com a presença de cerca 14 países. “Em 2010 esse evento será realizado novamente naquela cidade e quem sabe não conseguimos trazer para cá em uma outra oportunidade?”, mencionou o professor.
De acordo com Fortes, as inscrições para a escolinha de karate continuam abertas. “Os nossos principais objetivos são o fortalecimento da educação familiar e escolar buscando através, do karatê-do com a sua filosofia e regras de conduta, formar um cidadão mais preparado para os desafios e lutas do dia a dia, tornando-o em uma pessoa equilibrada e útil para a sociedade”.
Serviço: Maiores informações e inscrições são feitas com o professor Marcos Fortes nos locais e horários de aulas: às terças e quintas-feiras na E.M “Maria Francisca”, no Pontal da Cruz (turmas às 17h e 19h, de sete a 17 anos) e no CAE São Francisco, no Bairro (com turmas às 16h e 18h50, também com alunos de sete a 17 anos). (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Liga Valeparaibana de tênis de mesa: sebastianenses têm boa participação

São Sebastião - A equipe sebastianense de tênis de mesa obteve uma boa participação na 1ª Etapa do Ranking da Liga Valeparaibana realizada em Mogi das Cruzes no domingo, 26.
Dos dez atletas, os quais contaram com apoio da Prefeitura, através da Seesp (Secretaria de Esportes), se destacaram os mesatenistas Roberta Oliveira Correa com a terceira colocação na categoria Juvenil Feminino B, Paulo Henrique Silva dos Santos com o quarto colocado na categoria Infantil Masculino A e Rhaoni de Oliveira Silva também com o quarto lugar, mas na categoria Mirim Masculino B.
A 2ª etapa será no dia 17 de maio na cidade de Cruzeiro, interior do Estado. Segundo o técnico José Ricardo Estevaletto, por tratar-se do único torneio oficial no Vale do Paraíba e Litoral Norte, esta competição é muito forte e geralmente grandes cidades como Mogi das Cruzes, Jacareí e Pindamonhangaba contratam atletas de alto nível, inclusive de fora do País como da China, por exemplo, onde o tênis de mesa é comparado ao futebol aqui no Brasil, para pontuar e chegar ao título. “Para se ter uma idéia, o pior jogador chinês é melhor que o melhor jogador do Brasil”, comentou.
Também entre os mesatenistas sebastianenses que participaram desta primeira etapa, esteve o para-atleta Marcelo Cardim dos Santos, favorito na Copa Brasil de Tênis de Mesa. Nesse evento, o atleta disputou as partidas fora de sua categoria. “Marcelinho compete nesse tipo de evento não para ganhar, mas sim para treinar com atletas de alto nível com intuito de melhorar sua performance e assim garantir um excelente participação na 2ª Etapa da Copa Brasil de Tênis de Mesa a ser realizada no próximo dia 14, no Rio de Janeiro”, comentou Estevaletto.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

Moradores do Jardim Carolina protestam com HUMOR

Ubatuba -Cansados dos descasos com o bairro JardimCarolina, os moradores revolvem fazer HUMOR com a situação lastimável que vive o bairro vive, ruas esburacadas, terrenos com mato alto, e lixo jogado por vários pontos. Foram realizadas várias reuniões na administração anterior ( que é a mesma que a atual), não obtivemos nenhuma melhoria, muito pelo o contrario o bairro continua esquecido e recoberto de sujeira e barro.
(Um morador decepcionado)

Aciu informa: Vagas de Emprego

Ubatuba -Loja Trash Board Shop está admitindo vendedor(a), entre 18 e 30 anos.
Levar currículo com foto.
Rua Professor Thomas Galhardo, 454- Centro. Falar com Tânia ou Kadu.

Patto Loko admite sushiman (com experiência).
Tratar pessoalmente com Ari.
Rua Baltazar Fortes, 42 – Centro.

Prezado associado, se sua empresa também estiver admitindo entre em contato conosco.
(12) 3834 1449
E-mail: imprensa@aciubatuba.com.br
Para se informar sobre as outras vagas disponíveis na Aciu acesse: www.aciubatuba.com.br

Apresentação Musical
O N.U.V.E.M. - Núcleo de Valorização à Expressão Musical, através da OSC Celebreiros Ubatuba, apresenta:
"AJA Composição" - 09 de Maio, as 21hs - Sala ArtAud Nas Nuvens
Show que reúne canções em parcerias de 3 compositores de 3 gerações da música contemporânea brasileira. Como foco especial, a poesia que passeia por vários ritmos e timbres, além de uma liberdade vocal muito bem aproveitada. O nome do projeto se encaixa no trabalho pela intenção do grupo em alçar sempre vôos mais altos na sua forma de compor, tanto na poesia como nas melodias.

"AJA Composição" é:
Alzira E. (voz e violão) - 7 discos gravados, o 1º em 1978 com os irmãos Tetê, Geraldo e Celito e o último em 2007 com o poeta Arruda. Compositora de prestígio e antiga parceira de Itamar Assumpção, suas músicas vem sendo gravadas por artistas expressivos da MPB como Zélia Duncan e Ney Matogrosso.
para ouvir - http://www.myspace.com/alzirae
Jerry Espíndola (voz e violão) - Seu 1º disco é de 1989 com a banda paulistana Incontroláveis. Em 2009 lança seu 5º CD, "Atlântida Pantanal", patrocinado pelo Programa Petrobrás Cultural.
para ouvir - http://www.myspace.com/jerrypop
Anelis Assumpção (voz e percussão) - filha de Itamar Assumpção, traz o talento no sangue e é a mais nova do trio. Além de cantora e compositora, é apresentadora de programas na TV. Tem 2 discos gravados com a banda Dona Zica.
para ouvir - http://www.myspace.com/anelisassumpcao

Serviço:
"AJA Composição"
Dia 09 de Maio, as 21hs
Sala ArtAud Nas Nuvens - Passeio Santa Fé - Rua Conceição, 180 - Centro - Ubatuba
Ingressos: R$ 10,00
1/2 entrada: R$ 5,00 (estudantes, professores, melhor idade e alberguistas da juventude - com carteirinha ou comprovante)
Informações e reservas: (12) 9178.8452 - Patrícia / 9769.7575 - Marilena. (Fonte: ACIU)

Proerd forma 23ª turma de alunos da rede municipal em Ubatuba
Quinhentos alunos receberam o certificado em dia de solenidade

Ubatuba -A 23ª formatura do Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, aconteceu nesta quarta-feira, 29, no Salão da Igreja São Francisco, onde cerca de 500 alunos receberam certificados. Essa foi a primeira formatura neste ano em Ubatuba.
O Proerd é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o seu uso, através do ensino de técnicas de resistência à pressão dos colegas. Nesta quarta-feira, os alunos das quartas séries da rede municipal de ensino receberam seu certificado em uma sessão solene realizada no período da manhã. O programa existe há dez anos em Ubatuba, e são formadas duas turmas por ano, uma a cada semestre.
A abertura do evento foi realizada com a composição da mesa pelo comandante da 3ª Companhia do 20° Batalhão da Polícia Militar de Ubatuba, capitão Ricardo Ivo Gobbo, pelos diretores das escolas participantes e pela representante da Secretaria Municipal de Educação, Rozemara Cabral Mendes de Carvalho.

Escolas participantes
Neste primeiro semestre participaram do programas as Escolas Municipais Pref. Silvino Teixeira Leite, da Marafunda, Profa. Altimira Silva Abirached, do Itaguá, Prof. Honor Figueira, do Itamambuca, José Belarmino Sobrinho, do Poruba, Prof. José de Souza Simeão, do Taquaral, Profa. Olga Ribas de Andrade Gil, do Centro, e Maria da Cruz Barreto e Maria da Cruz de Oliveira, ambas do Perequê-Mirim. As aulas foram ministradas pela soldado feminina Beatriz Cristina de Oliveira.
Também estiveram presentes à formatura o secretário de Segurança Pública, Andrade Henrique dos Santos e o comandante da Guarda Municipal, Luiz Carlos Carvalho.
Após a entrega dos certificados e das medalhas, as escolas municipais Altimira da Silva Abirached e Prof. José de Souza Simeão realizaram apresentações de ginástica rítmica e dança, com as coreografias “Sol” e “Revoar”.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Curso Meio Ambiente Marinho tem vagas abertas para pescadores

Ubatuba -A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Fundação Florestal/APA Marinha e a Cetesb, promovem no mês de maio o Curso Meio Ambiente Marinho, voltado para pescadores de Ubatuba e Caraguatatuba. O curso terá dois módulos, sendo que o primeiro será voltado para o programa Lixo na Rede, um dos módulos do Projeto Marinas. Ainda no mês de maio o segundo módulo abordará os temas degradação e poluição do ambiente marinho.
O primeiro módulo será realizado nos dias 5 e 6 de maio, na sala de reuniões da Secretaria de Educação e também nos dias 12 e 13 de maio na escola municipal Tancredo de Almeida Neves. O horário para as duas datas é o mesmo, das 18 às 22 horas.
O curso será ministrado por João Carlos Carvalho Milanelli, gerente da Cetesb em Ubatuba. Os pescadores receberão certificados de participação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na secretaria do Meio Ambiente até o dia 4 de maio. A secretaria está localizada na rua Coronel Ernesto de Oliveira, 449, no centro, e os telefones são (12) 3833-4541 e 3833-4636. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Inscrições para mutirão de mamografia em Ubatuba começam na próxima quarta
O mutirão acontecerá a partir do dia 30 de maio, e contemplará 1.200 mulheres acima de quarenta anos

Ubatuba -Mulheres ubatubenses, com idade acima de 40 anos, que quiserem fazer o exame de mamografia gratuitamente devem comparecer à unidade de saúde mais próxima, para fazer o pedido, de 6 a 15 de maio. Os exames serão feitos em um mutirão que terá início no dia 30 de maio. Serão 12 dias de ação, que terá capacidade para atender a 1.200 mulheres. O mutirão é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Ubatuba e o Governo do Estado, por meio de suas respectivas secretarias de Saúde.
Os exames serão feitos na Clínica Imagem, inclusive aos sábados e domingos. O público-alvo são mulheres acima de 40 anos que nunca fizeram o exame, as que fizeram há mais de um ano ou as mulheres que tiveram um exame anterior que pedia outra mamografia em menos de um ano. As mulheres que apresentarem necessidade de ultrassom poderão fazê-lo durante o mesmo mutirão.
Segundo a coordenadora do Programa de Saúde da Mulher de Ubatuba, Cleide dos Santos, a mamografia é fundamental para detectar o câncer de mama ainda no início. “Esta doença é uma das principais causas de morte de mulheres no Brasil. A mamografia é capaz de diagnosticar lesões mínimas nos seios, possibilitando a cura sem a necessidade de radioterapia ou cirurgia para retirada de mama.”(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Prefeito Eduardo Cesar concede 5% de reajuste ao funcionalismo público

Ubatuba -O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar concedeu o reajuste de 5% aos servidores públicos, previstos no Projeto de Lei nº 04/09. De acordo com o prefeito, houve um atraso na concessão do reajuste, devido ao fato de a Câmara Municipal ter incluído uma emenda no referido projeto, autorizando a concessão de um acréscimo de 3%, além dos 5% estabelecidos pelo Executivo. Porém, tal percentual não estaria de acordo com as condições financeiras da municipalidade.
“Eu acredito na boa vontade da Câmara, mas infelizmente não há possibilidade de oferecermos o reajuste que os vereadores propuseram. Apesar da boa intenção, é preciso agilidade para podermos dar logo os 5% que nos comprometemos”, diz Eduardo Cesar.
Somente nesta quarta-feira, 29, o texto do Projeto de Lei nº 04/09 voltou à Prefeitura de Ubatuba, onde teve a emenda que propunha o reajuste de 8% vetada, imediatamente, pelo prefeito. “Minha intenção ao vetar rapidamente esta emenda é acelerar as coisas, fazendo com que o servidor possa receber o reajuste de 5% o mais rápido possível. Desde o início de nossa administração, sempre nos pautamos por priorizar o funcionalismo e não agiremos de outra forma até o fim do mandato”, acrescentou o prefeito.
O Projeto de Lei já foi devolvido para a Câmara Municipal, que deve levá-lo novamente a votação.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Relatório de impacto ambiental da base de gás da Bacia de Santos está disponível em Ubatuba

Ubatuba -O Ibama disponibilizou para Ubatuba um relatório de impacto ambiental referente à perfuração marítima na Bacia de Santos, requerido pela empresa OGX Petróleo. Os interessados em ter acesso ao documento devem procurá-lo na Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento. O horário de funcionamento da secretaria é de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 14 às 18h. Mais informações, pelo telefone 3833-2528.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Aduba promove o 1º Show de Prêmios das Mães

Ubatuba -A Aduba (Associação dos Deficientes de Ubatuba) promove nos dias 23 e 24 de maio o 1º Show de Prêmios das Mães 2009. Neste evento a entidade estará prestando diversos serviços como distribuição de cadeiras de rodas, cursos de braile e libras, terapia ocupacional para pessoas com deficiência neurológica e atendimentos nas áreas jurídica, social e administrativa.
Além da prestação de serviços, a entidade também realizará um sorteio de prêmios, onde estão incluídos uma moto 0 km, uma televisão LCD 22”, uma bicicleta, três celulares e seis aparelhos de DVD. O 1º Show de Prêmios das Mães será realizado na Praça BIP, das 15 às 23h30 e tem como objetivo a arrecadação de fundos para a manutenção dos serviços prestados pela associação.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3833-0519 e (12) 9159-0590. A Aduba está localizada na Praça BIP, 21, no centro O evento tem o apoio da Prefeitura de Ubatuba.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Poesia Topo

Anuncie

A morte do poeta

Mário Quintana não findou-se
como se acabam todas as gentes
(entre achaques e arritmias),
muito pelo contrário,
seguiu caminhos bem diversos
e acabou esvaindo-se em versos.


Moda de Viola

Trem de ferro, trem de ferro,
Estou vivendo igual tatu
Cavoucando o país
Pra encontrar música raiz

Trem de ferro, trem de ferro,
Minha alma enferrujou
Pelas lágrimas da moça bonita
Que por minha causa derramou

Trem de ferro, trem de ferro,
Vou vivendo sob a tenda
À moda do povo cigano
Pra fazer parte da lenda

Trem de ferro, trem guerreiro
Vou levando mundo afora
Um pouco do sertão brasileiro
Nas modas de viola

Trem de ferro, trem de ferro,
Quando chegará a estação
Desta estrada tão comprida
Onde sossegarei minha vida?


Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Resposta ao Toque de Recolher
(Referente ao dia 29 de Abril)

Que liberdade é essa de ficar perambulando um criança de 14 ou 15 anos (se não for menos) às 3 horas da manhã ? De se prostituir ? de ser "avião" de traficante ?
Qual escola vai frequentar o dia seguinte? o que vai aprender ? Coisa boa não, com certeza !
Toque de recolher SIM !
Se os Pais não sabem dar limites o Governo tem o dever de intervir.

Giuseppe D'Ippolito
Economista
.

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ressaca na Sununga  © Nelson Schmidt

Ressaca na Sununga
© Nelson Schmidt

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor