Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 05  de Maio de 2009 - Nº 2093 Edições Anteriores

Sportmar Ilhabela Enigmas Anuncie Aqui!

Região


Caraguatatuba
Campanha de castração animal deve começar dia 18
Começam na próxima segunda-feira (11) as inscrições para projeto Minha casa Minha vida
Confraternização do Dia do Trabalhador reúne mais de 700 pessoas
Praça é Nossa volta à Caraguá
Mutirão chega ao Rio do Ouro na próxima semana
Técnicos realizam monitoramento de mudas no Porto Novo


Ilhabela
Autora de livro sobre Ilhabela destina renda para creche da cidade
Balcão de Empregos de Ilhabela está com 28 vagas
Câmara de Ilhabela recebe ciclo de debates do Tribunal de Contas
Copa Zito: Ilhabela vence e está nas oitavas de final
Ilhabela participará do II Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade em São Paulo
Ilhabela recebe atrações do Circuito Cultural da Elektro
Postos de Saúde de Ilhabela continuam com campanha de vacinação do idoso
Prefeitura de Ilhabela promove IX Semana da Cultura Caiçara com grandes atrações artísticas a partir de sábado
Servidores participam de comemoração do Dia do Trabalho

São Sebastião
Ciclismo de São Sebastião conquista mais duas medalhas no ranking brasileiro
Operação Integrada em Parque Estadual encontra várias irregularidades
Paneleiros por um dia
São Sebastião pode exigir Declaração de Impacto Ambiental para liberar eventos
Vereador sugere uso da estrutura do terminal de ônibus por grupo de 3ª idade


Ubatuba
"AJA Composição" - 09 de Maio, as 21hs - Sala ArtAud Nas Nuvens
NOTA DE PESAR
Aciu informa: Vagas de Emprego
Sexteto Caiçara
1a Festa da Juçara comemora safra de 2009 em Ubatuba
Ubatuba participa de Dia de Campo do Cultivo da Mandioca em Pindamonhangaba
Prefeitura inicia recuperação asfáltica na região norte de Ubatuba

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Litoral Norte -
 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Campanha de castração animal deve começar dia 18
A previsão do Centro de Controle de Zoonoses é castrar 1.500 cães e gatos até o final do ano

Caraguatatuba - A secretaria de Saúde está com oito clínicas veterinárias credenciadas para o Programa de Castração de animais domésticos. As inscrições para os profissionais interessados se encerraram no último dia 30 de abril. A campanha deve iniciar ainda este mês.
A expectativa do Centro de Controle de Zoonoses é castrar até o final do ano 1.500 cães e gatos. O diretor de Saúde Coletiva, veterinário Guilherme Garrido, explica que no ano passado foram castrados 500 animais e que somente três clínicas estavam habilitadas para realizar o procedimento. “Este ano, houve um maior interesse dos profissionais da área e a campanha deverá obter melhores resultados”, disse.
A prefeitura irá repassar ao profissional o valor de R$ 60 para cada procedimento cirúrgico realizado. O procedimento é de graça para os proprietários de animais que tem renda familiar até dois salários mínimos e para os cães e gatos adotados no Centro de Controle de Zoonoses.
O programa deve ter início no dia 18 de maio. Os interessados em castrar seus cães e gatos devem procurar informações no Centro de Controle de Zoonoses.

Serviço:
Centro de Controle de Zoonoses: avenida Ministro Dílson Funaro, 115 – Jd Britânia – tel. 3887-6085 (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Começam na próxima segunda-feira (11) as inscrições para projeto Minha casa Minha vida
Programa habitacional deve atender famílias com renda até três salários mínimos

Caraguatatuba - Os interessados em participar do programa federal de financiamento habitacional Minha casa Minha vida podem fazer as inscrições a partir da próxima segunda-feira (11). Quatro locais estão sendo preparados pelas secretarias municipais de Habitação e Assistência Social para atender as famílias com renda de até três salários mínimos.
Os postos de inscrição funcionarão das 9h às 16h nos seguintes locais: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Sul); Centro de Referência Melhor Idade (Cremi); EMEF Oswaldo Ferreira; e EMEF Antonia Antunes Arouca.
Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos originais, no entanto, a ausência de algum documento, exceto RG e CPF, não impossibilitará a inscrição do candidato:
- RG e CPF do candidato e do cônjuge;
- comprovante de renda de todas as pessoas moradoras do imóvel (holerite ou declaração de renda como autônomo ou informal assinado por duas testemunhas ou comprovante do INSS ou carteira profissional);
- documentos de todos os dependentes (certidão de nascimento dos filhos ou dependentes menores de 18 anos ou tutela ou INSS) e RG dos dependentes maiores de 18 anos;
- comprovante do endereço atual em nome do candidato (conta de água ou de luz ou de telefone ou contrato de locação ou correspondência bancária ou carnês de comércio local);
- comprovante de tempo de moradia no município (carteira de vacinação de filhos ou histórico escolar 1º e 2º graus ou certidão de nascimento odos filhos ou contrato de locação ou declaração de programas sociais ou carteira de trabalho);
- NIS (Número de Identificação Social);
- Título de eleitor do candidato.

As famílias com renda superior a três salários mínimos devem se inscrever diretamente na agência da Caixa Econômica Federal.
Endereços dos locais de inscrição:
- Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Sul – Av. José Herculano, 6.900 – Bairro Porto Novo
- Centro de Referência Melhor Idade – CREMI – Av. Jorge Burihan (Rio-Santos)- Jardim Jaqueira
- Escola Casa Branca – EMEF Oswaldo Ferreira – Rua José Pedro de Oliveira Barbosa, 190
- Escola Massaguaçu – EMEF Antonia Antunes Arouca – Rua Itália Bassi Magri, 581
Mais informações pelo telefone: 3882-5550 (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Confraternização do Dia do Trabalhador reúne mais de 700 pessoas
Integração envolveu funcionários da secretaria de Serviços Públicos

Caraguatatuba - Mais de 700 pessoas, entre familiares, funcionários da secretaria de Serviços Públicos e também da Frente de Trabalho, confraternizaram-se na última sexta-feira (01) em razão do Dia do Trabalho. O evento ocorreu em uma chácara no bairro Tinga, em Caraguá, e teve a presença do vice-prefeito Antonio Carlos Jr e outros secretários da prefeitura.
Durante a festa também ocorreram sorteios de prêmios para os funcionários como DVD’s, ventiladores, bicicletas, liquidificadores, jogos de panelas, entre outros.
O secretário de Serviços Públicos, Lúcio Fernandes, ressaltou que o evento foi muito proveitoso e que todos puderam se divertir. “Homenageamos todos os funcionários no Dia do Trabalho com uma festa tranquila e muito boa”, disse.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Praça é Nossa volta à Caraguá
Atração foi remarcada para 15 de maio

Caraguatatuba - A prefeitura de Caraguá convida a todos os moradores para assistir, dia 15 de maio, sexta-feira, ao show A Praça É Nossa, do SBT. O evento, inicialmente marcado para acontecer dia 20 de abril, no aniversário da cidade, foi adiado em decorrência da forte chuva que caiu no dia. O evento está marcado para as 21h na Praça de Eventos do Centro.
O show terá a participação das personagens Saideira, Explicadinho, Deputado João Plenário, Tô di ôio, Marcio, Felipe Levoto, Eliane Marque e Mayara Souza, além do apresentador Marcelo de Nóbrega, neto do criador do show em 1956.

Sobre a atração
A Praça é Nossa é o programa de TV mais antigo ainda em exibição e hoje está em sua terceira geração de apresentadores. Foi criado por Manuel de Nóbrega, com o nome de A Praça da Alegria. Estreou na televisão em 1957 no canal TV Paulista. Até então a atração já passara pela TV Record e TV Rio. Depois de um tempo fora do ar, voltou a ser exibida em 1977-78 pela Rede Globo.
Em 1987 o programa foi remontado na Rede Bandeirantes com o título Praça Brasil, apresentado pelo filho de Manuel, Carlos Alberto de Nóbrega. Depois de quatro episódios, Carlos Alberto se transferiu para o SBT, onde montou um novo programa com o mesmo formato: A Praça É Nossa. O humorístico estreou em 7 de maio de 1987. Permanece no ar desde então.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Mutirão chega ao Rio do Ouro na próxima semana
Ação envolve funcionários da Frente de Trabalho

Caraguatatuba - A secretaria de Serviços Públicos divulgou nesta segunda-feira (04) que o Rio do Ouro será o próximo bairro contemplado pelo Mutirão Cidade Limpa. A ação que envolve também as pastas de Educação, Urbanismo e Saúde, começa dia 11 (segunda-feira) e termina no dia 14 (quinta-feira), sempre das 7h às 17h.
Nesta semana o Mutirão está nos bairros Indaiá e Aruan. A prefeitura lembra que durante o período da ação conjunta conta com o serviço de Bota-Fora para auxiliar a comunidade na limpeza do bairro. Moradores podem ligar para os telefones (12) 3882-5859 e 3881-1814 e solicitar a retirada de móveis velhos, pneus e outros objetos.
O material deve ser colocado em frente à residência somente no período do Mutirão que tem previsão para retornar ao bairro no prazo médio de três meses. Os moradores que despejarem o material fora do período do mutirão estarão sujeitos à notificação e multa.
Durante a ação, os agentes de combate à dengue vão passar de casa em casa para orientar os moradores sobre os riscos da doença e os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Serviço
Mutirão Cidade Limpa
Rio do Ouro
Entre 11 e 14 de maio, das 7h às 17h
Informações: (12) 3882-5859/3881-1844 (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Técnicos realizam monitoramento de mudas no Porto Novo

Caraguatatuba - No próximo sábado, dia 09, será realizado o monitoramento das mudas plantadas em dezembro na praça localizada em frente à EMEF Maria Aparecida Ujio, do Porto Novo, em Caraguatatuba. A atividade contará com os integrantes do projeto Água de Beber, de Comer, de Usar e Conservar...Ciclos Contínuos e os voluntários formados pelo curso de Gestão Ambiental do Colégio Tableau. O objetivo é garantir o desenvolvimento correto das mudas e do espaço onde foi realizado o plantio.
A iniciativa é do Projeto Água de Beber, desenvolvido pelo Instituto Supereco com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental. Rede de parceiros e apoiadores: Instituto General Motors, Band Vale, Car Promotion, SABESP, Veibras, Secretaria de Educação do Município de Caraguatatuba (SEDUC), Centro de Referência e Assistência Social do Porto Novo (CRAS-Sul).(Fonte: Supereco)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Autora de livro sobre Ilhabela destina renda para creche da cidade

Ilhabela - “Izabel, Isabela, Ilhabela”. Este é o título do livro lançado este ano pela professora Maria Luiza Azevedo Bittencourt, cuja renda será totalmente revertida à creche Renato Maldonado, mantida pelo grupo voltuntário VIC. A obra, como bem conta a autora, é um tributo de amor a Ilhabela, numa narrativa que conta a saga de uma família. Dramas que se desenrolam na “Casa Grande” e na senzala. Trata-se também do intercâmbio comercial e cultural entre os povoados do litoral – Santos, São Vicente, São Sebastião, Ubatuba, Paraty – bem como os povoados do interior de Minas Gerais e São Paulo, por meio das velhas trilhas ou da Estrada Real.
Através da ficção, Maria Luiza percorre a história da cidade, desde os engenhos produtivos do ciclo da cana, do Período Colonial Brasileiro. “É uma obra de ficção, contudo, o cenário histórico, as descrições da ilha e povoados são reais. Procurei relatar com a máxima fidelidade os usos e costumes da época”, enfatizou.
Bacharel em Língua Portuguesa e Inglesa, Maria Luiza Azevedo Bittencourt trabalhou como professora de inglês em São Paulo durante 27 anos e, atualmente, mora em Ilhabela. “Esta é minha primeira publicação e toda a renda será revertida a creche Renato Maldonado, que cuida de crianças de 0 a 5 anos”, declarou a escritora.
Os interessados em adquirir o livro “Izabel, Isabela, Ilhabela” podem encontra-lo nos seguintes pontos de venda: em Ilhabela - Ponto das Letras, Banca da Ilha-Perequê, Banca Ponto Extra, Baepi Mercado e Conveniência (Vila), Stand By-Lojas de Conviniência, Pinda Iate Clube, Yatch Clube de Ilhabela, Hotel Itapemar e Pousada Canto da Praia; em São Sebastião - Café Satélite e Banca do Shopping Villamares; em Caraguatatuba - Livraria Caraguá Praia Shopping; na rodovia dos Tamoios – Recanto Santa Bárbara, Fazendão e Banca da Fazenda da Comadre; em São Paulo: Livraria da Vila. Os pedidos também podem ser feitos pela internet através do e-mail: ( ml.ilhabela@gmail.com ). (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Balcão de Empregos de Ilhabela está com 28 vagas

Ilhabela - O Balcão de Empregos de Ilhabela está com 28 vagas abertas neste dia 4 de maio nas seguintes áreas: ajudante de cozinha, ajudante geral, auxiliar de manutenção geral, balconista, cabeleireira, camareira, carpinteiro, caseiro, cozinheira, cumim, depiladora, diarista, doméstica, garçom, manicure, marinheiro, mecânico de automóveis, montador de móveis, motorista, pintor de automóveis, pizzaiolo, recepcionista, secretária, segurança, serviços gerais, técnico em refrigeração e vigia noturno.
O Balcão de Empregos funciona na Rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, 86, no bairro do Perequê. Mais informações no telefone (12) 3896-9200.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Câmara de Ilhabela recebe ciclo de debates do Tribunal de Contas

Ilhabela - O Tribunal de Contas do Estado de São Saulo (TCE) promove no próximo dia 8/5, às 14h na Câmara de Ilhabela, uma das 30 reuniões do ciclo de debates com agentes políticos e dirigentes municipais, para debater questões relativas à fiscalização de contas.
Ilhabela será sede regional do evento e deve receber representantes dos municípios de Biritiba Mirim, Caçapava, Caraguatatuba, Guararema, Jacareí, Jambeiro, Monteiro Lobato, Paraibuna, Salesópolis, Santa Branca, São José dos Campos e São Sebastião.
A participação no debate é gratuita e independente de inscrição. Vale ressaltar que prefeitos e presidentes de câmara, além de agentes públicos, têm a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a prestação de contas de suas respectivas cidades.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Copa Zito: Ilhabela vence e está nas oitavas de final
Equipe avança na competição após ganhar de Cachoeira Paulista por 2 a 0, no último domingo, no Estádio Ferreirão

Ilhabela - Faltando ainda um jogo contra a Seleção de Potim, Ilhabela mostra mais uma vez a sua força na Copa Zito de Futebol e carimba o passaporte para as oitavas de final da competição, após vencer em casa por 2 a 0 o time de Cachoeira Paulista, no último domingo (3/5), no Estádio Municipal “Eurípedes da Silva Ferreira”, o “Ferreirão”, no Itaquanduba.
A equipe de Ilhabela mostrou superioridade e o jogador Douglas, aos 18min do primeiro tempo, marcou de cabeça o primeiro gol da equipe. Em seguida, o atacante Jack, marcou um belo gol, de cobertura, sem chances para o goleiro de Cachoeira Paulista.
Com o resultado a favor sobre Cachoeira Paulista, Ilhabela garantiu a primeira colocação na chave, podendo até perder no próximo domingo (10/5), em Potim, contra a equipe da casa, que mesmo assim, continuará a frente. Agora, a equipe do arquipélago espera o resultado dos jogos de Lavrinhas e Aparecida, para saber qual das duas equipes enfrentará, no dia 30 de maio, pelas oitavas de final.
No jogo de domingo, o técnico Herivelton Rodrigues escalou a equipe da seguinte forma: João, Samuel, Régis, Douglas, Boba, Gigi, Cozo, Piquinha, Juninho, Jack e Thiago Bolívar. Nas substituições, entraram em campo Nunes, Nego, Danilo, Diego, Josian, Diogo e Cleiton.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Ilhabela participará do II Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade em São Paulo

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), a secretária de Turismo, Maria Inez Ferreira, e o secretário de Cultura, Rogério Ribeiro de Sá, o Professor Catolé, participam nos dias 6 e 7 de maio, no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo, do II Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade. O objetivo do encontro é estabelecer uma troca de informações entre governo, instituições privadas e sociedade, enfocando o papel educativo da comunicação para a compreensão do conceito da sustentabilidade. A Prefeitura de Ilhabela fará parte de uma mesa redonda para discutir turismo com preservação.
Segundo a organização do evento, pretende-se que os assuntos sejam abordados de maneira leve e informal, garantindo a interação entre palestrantes e ouvintes, privilegiando o diálogo. Por isso, os debates serão estruturados em formato de talk show sendo a mediação realizada por jornalistas e profissionais de comunicação.
Dentre os palestrantes previstos, o índio André Fernando Baniwa, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, a Monja Coen (Missionária Oficial da Tradição Soto Shu – Zen Budismo), além de David Trimble, o Prêmio Nobel da Paz de 1998, e Edmund Phelps, o Prêmio Nobel de Economia de 2006.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Ilhabela recebe atrações do Circuito Cultural da Elektro

Ilhabela - Ilhabela recebe a partir desta quinta-feira (7/5) o Circuito Cultural trazido pela Elektro com o objetivo de conscientizar a população quanto ao uso da energia elétrica. Esta é a segunda vez que o município recebe o evento que este ano acontece também em Natividade da Serra e Guarujá.
De acordo com o coordenador do projeto, Marcelo Alves, o Circuito Cultural da Elektro nasceu em 2005 e já percorreu mais de 100 cidades de São Paulo e algumas do Mato Grosso do Sul.
O projeto conta com o Museu da Energia que trás atividades e experiências com a energia elétrica, com cinema ao ar livre, que trará o filme Wall-e, além de Teatro e Gincana Cultural.
A abertura oficial do projeto em Ilhabela acontece na quinta-feira, na Praça Alan Kardec, Barra Velha às 13h30.

Programação
Museu da Energia - De 7 a 9/5 - quinta e sexta das 8h às 20h, e sábado, das 9h às 14h (Praça Alan Cardec)
Cinema – Filme: Wall-e Uma fantástica viagem pela universo (Praça Alan Cardec) 8/5 às 21h
Teatro - 8/5 10h e 15h no Galpão das Artes
Gincana Cultural – 9/5 sábado das 9h às 10h30, das 13h às 14h (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Postos de Saúde de Ilhabela continuam com campanha de vacinação do idoso

Ilhabela - A campanha de vacinação para idosos acima de 60 anos se estende até o dia 8 de maio e as vacinas estão sendo aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde, sempre das 8h às 17h. Desde o início da campanha, iniciada em 25 de abril, mais de 500 idosos já receberam a dose da vacina contra a gripe.
A Secretaria de Saúde de Ilhabela pretende vacinar cerca de 1.900 idosos, ou seja, 80% da população ativa. Em 2008, foram vacinados 1.636 idosos, o que representou 92% da cobertura vacinal, estimada em 1.777 idosos.
Este ano, inicialmente, será vacinada a população maior de 60 anos e após o alcance da meta, a Secretaria da Saúde de Ilhabela inicia a vacinação dos chamados grupos de risco (hipertensos, diabéticos, idosos com doenças pulmonar, cardíaca, renal ou hepática crônicas, além de profissionais de saúde e acompanhantes de idosos).(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura de Ilhabela promove IX Semana da Cultura Caiçara com grandes atrações artísticas a partir de sábado

Ilhabela - A IX edição da Semana da Cultura Caiçara, promovida pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Cultura, e Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci), terá início no próximo sábado (9/5). O evento que acontece até o dia 17 de maio tem como destaque a Congada de Ilhabela na Festa de São Benedito, o show do cantor Chico César, quermesse, comida caiçara, exposições e resgate cultural.
Para abrir a programação, a Orquestra Paulistana de Viola Caipira proporcionará um grande espetáculo na Praça Coronel Julião, na Vila, no sábado (9/5), às 20h30. Homens, mulheres, adolescentes e crianças formaram uma verdadeira família de talentos para a arte caipira. A Orquestra Paulistana recebe freqüentes convites para se apresentar, executando todos os ritmos da viola, para valorizar a música caipira, e também a música popular brasileira, como samba, choro e música erudita, mostrando toda a beleza e a versatilidade do instrumento.
No domingo, (10/5), às 10 horas, acontece a tradicional Corrida de Canoa Caiçara, organizada pela Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação. A largada acontecerá na Praia do Perequê e a chegada, na Barraca do Samba, na Vila.
Ainda no mesmo dia, às 20 horas, acontece o show de forró pé de serra com o “Trio Luar”, na Praça Coronel Julião, na Vila. A banda é de Ilhabela e é formada por Érick Perez (triângulo), seu irmão Felippe Macarrão (sanfona) e Sandro Juan (zabumba). Os três tocam e cantam e já conquistaram os jovens da cidade. No repertório da banda, fundada em 2005, o melhor do legítimo forró pé de serra.
Grandes atrações - A Semana ainda traz a abertura da exposição “Congada de São Benedito”, com a apresentação do Coral Municipal Celina Pellizzari, a exibição do Vídeo: “Os donos da Ilha” – de Kiko Cardial; o Seminário “Diálogos Culturais”; oficina de brincadeiras caiçaras; poemas e causos caiçaras; danças tradicionais caiçaras; aula aberta de artesanato caiçara, com Dona Ditinha dos Búzios; o espetáculo “Caiçaríssimo” com causos, poemas e canções contados e cantados por Neide Palumbo; o show do Trem da Viração, de São José dos Campos; um concerto com Laércio Ilhabela e o Quinteto de Cordas e um grande show com Chico César, além dos atos da Congada de Ilhabela na Festa de São Benedito pelas ruas da Vila e a quermesse da Paróquia Nossa Senhora D´Ajuda e Bom Sucesso.
A quermesse contará com praça de alimentação, lazer e sorteios de 14 a 17 de maio, a partir das 19 horas, na Rua Dr. Carvalho, Vila. Uma parceria firmada com a Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela fará com que os restaurantes da cidade incluam em seu cardápio pratos da comida caiçara do Arquipélago.
A realização da IX Semana da Cultura Caiçara é da Prefeitura de Ilhabela, Secretaria da Cultura, Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela), Associação Cultural dos Congueiros de Ilhabela e Paróquia Nossa Senhora D´Ajuda e Bom Sucesso, com o apoio da Secretaria de Turismo e Fomento, Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, Secretaria da Educação, Rádio Antena 1, Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela, Parque Estadual de Ilhabela, Espaço Laércio Ilhabela.

Confira a programação:

09/05 – sábado
20h30: Abertura oficial do evento com apresentação da “Orquestra Paulistana de Viola Caipira”
Local: Praça Coronel Julião, na Vila

10/05 – domingo
10h – Corrida de Canoa Caiçara
Saída: Praia do Perequê
Chegada: Barraca do Samba, na Vila
20h – Show de forró pé de serra com “Trio Luar”
Local: Praça Coronel Julião, na Vila

11/05 - segunda-feira
20h – Abertura da exposição “Congada de São Benedito”, com a apresentação do Coral Municipal Celina Pellizzari
Local: Secretaria da Cultura de Ilhabela, na Vila

12/05 - terça-feira
19h30 – Exibição do Vídeo: “Os donos da Ilha” – De Kiko Cardial (duração: 26 minutos)
Local: Câmara Municipal de Ilhabela, na Vila.
20h – Seminário “Diálogos Culturais”
Local: Câmara Municipal de Ilhabela, na Vila.

13/05 - quarta-feira
15h – Abertura da mostra itinerante “Elementos da Natureza nas Comunidades Tradicionais Caiçaras”
Local: Sede do Parque Estadual de Ilhabela, na Vila
16h – Oficina de Brincadeiras Caiçaras
Local: Sede do Parque Estadual de Ilhabela, na Vila
20h - Poemas e Causos Caiçaras, com Valter Santana e Daniel de Manezinho
Local: Esporte Clube Ilhabela, na Vila.
20h30 - Grupo Teatral Maembipe e Grupo Raízes de Ilhabela com Danças Tradicionais Caiçaras
Local: Esporte Clube Ilhabela, na Vila.
21h: Memória Viva Caiçara – Roda de Conversa
Local: Esporte Clube Ilhabela, na Vila

14/05 - quinta-feira
15h – Aula Aberta de Artesanato Caiçara, com Dona Ditinha dos Búzios
Local: Praça das Bandeiras, na Vila
19h30: Missa Tríduo
Local: Igreja Matriz, na Vila
21h: Espetáculo “Caiçaríssimo” com causos, poemas e canções contados e cantados por Neide Palumbo, Yara Moraes e Luiz Seleghin.
Local: Rua Dr. Carvalho, em frente à Câmara, na Vila

15/05 - sexta-feira
17h: Levantamento do Mastro
18h: Apresentação da Congada Mirim
19h: Distribuição do Bolo de São Benedito e consertada, na Vila
19h30: Missa Tríduo na Igreja Matriz, na Vila
21h: Show do Trem da Viração (de São José dos Campos)
Local: Rua Dr. Carvalho, em frente à Câmara, na Vila

16/05 – sábado
09h: Meia Lua
10h: Baile dos Congos
12h30: Ucharia de São Benedito
Local: Esporte Clube Ilhabela
19h30: Missa Tríduo, na Igreja Matriz.
21h: Show com Chico César
Local: Rua Dr. Carvalho, em frente à Câmara, na Vila.

17/05 – domingo
06h: Alvorada Festiva
08h30: Meia Lua
09h: Missa dos Congos
10h30: Baile dos Congos
12h30: Ucharia de São Benedito / Folia com o Grupo Raízes de Ilhabela
Local: Esporte Clube Ilhabela
14h30: Baile dos Congos
18h: Procissão e Missa Festiva
21h: Concerto, com Laércio Ilhabela e Quinteto de Cordas
Local: Rua Dr. Carvalho, em frente à Câmara, na Vila (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Servidores participam de comemoração do Dia do Trabalho

Ilhabela - Centenas de servidores públicos municipais participaram da festa organizada pela Prefeitura de Ilhabela e pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais em comemoração ao Dia do Trabalhador, evento realizado no último dia 30 de abril, na quadra da Escola Municipal de Educação Infantil Iracema França, no Perequê.
Diversos secretários municipais compareceram ao evento, entre eles, a de Meio Ambiente (Cristina Hirakawa), Obras (Kátia Kornetoff), Cultura (Rogério Ribeiro de Sá), Turismo (Maria Inez Ferreira), Administração (Cristobal Parraga), Finanças (Maurício Calil), além do vice Nuno Gallo, do Chefe de Gabinete, Cezar de Tullio, além da presidente do Fundo Social, Lúcia Reale.
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, na oportunidade, se transformou em churrasqueiro para os servidores. Além disso, ele sorteou brindes aos funcionários da limpeza pública.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Ciclismo de São Sebastião conquista mais duas medalhas no ranking brasileiro

São Sebastião - A equipe de ciclismo de São Sebastião, com apoio da Prefeitura, conseguiu mais um excelente desempenho, desta vez em uma etapa válida pelo ranking nacional realizada nas cidades de Indaiatuba e Rio de Janeiro.
A prova de Indaiatuba ocorreu em um circuito de 3 km. A participação de aproximadamente mil ciclistas – um número considerável de competidores – aliado ao grau de dificuldade do percurso – com uma subida íngreme – fez com que mais da metade desistisse da prova.
O destaque sebastianense foi a biker Cleonice Faustino dos Santos; depois de se desgarrar do pelotão com mais uma ciclista de Batatais (SP), conquistou o vice-campeonato e com ele, a medalha de prata. Já Rafael Allves, do Juvenil, não teve sorte e ao se envolver em um acidente com mais outros três competidores ficou de fora da briga por medalha; ele – que já ganhou cinco provas de seis disputadas até o momento – finalizou em 12º. O atleta José Joaquim da Silva, do Open, finalizou em 19º lugar.
No Rio de janeiro quem defendeu a equipe foi Izael Nunes da Silva, da categoria Elite. O biker conquistou mais um excelente resultado (medalha de bronze), e com esse terceiro pódio consecutivo leva a equipe – através da pontuação – a despontar entre as 20 melhores do País, um feito inédito para a cidade . A meta é colocar a equipe entre as 15 melhores.
O próximo desafio dos sebastianenses será a 3º Etapa do Paulista prevista para ocorrer em Piracicaba no próximo dia 17.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Operação Integrada em Parque Estadual encontra várias irregularidades

São Sebastião - A operação integrada entre a Prefeitura de São Sebastião, através da Semam (Secretaria de Meio Ambiente), Polícia Ambiental e Instituto Florestal no último dia 30, surtiu efeito positivo. O grupo constatou certas irregularidades como áreas desmatadas, construção irregular e lixo; nenhum responsável foi encontrado, mas a comunidade local foi orientada sobre as conseqüências da prática de crime ambiental.
As vistorias realizadas na Vila Sahy, Baleia Verde e na estrada da Praia Brava, na Costa Sul, foram acompanhadas de perto pela secretária de Meio Ambiente Traud Rossi. Segundo informou, ações desse tipo são de vital importância para o município e devem ser intensificadas, pois coíbem futuras invasões e orientam a população sobre os problemas gerados por tal situação.
Conforme relatou o agente fiscal Luiz Teixeira, a operação que teve a participação do tenente Marco Aurélio, cabo Oliveira e soldados Aquino e Márcio da Polícia Ambiental, do diretor do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo São Sebastião – Edson Lobato e dos guardas-parque Reinaldo Gomes e Paulo Schmith, além dos agentes fiscais Dino Luís Barroso e Luís Cláudio Dias da Rocha, teve início às 9h com saída do Instituto Florestal em Juquehy.
Na primeira parada, Vila do Sahy, a equipe vistoriou a parte superior do bairro onde constatou dois desmatamentos e uma construção irregular. “Em ambos os casos não localizamos os responsáveis pelo crime; em relação à obra, apurar se há autorização por parte da Prefeitura, caso não haja, tomaremos as medidas cabíveis”, explicou Teixeira, da Fiscalização Ambiental.
Na Baleia Verde o grupo encontrou um ponto de lixo com restos de material de construção e na estrada da Praia Brava, houve a percepção de que a ação na área está estabilizada.
Para o diretor do Parque Estadual, o resultado da integrada foi positivo. A mesma opinião divide o fiscal Luiz Teixeira que observou ter esta idéia partido do prefeito Ernane Primazzi. “Unir os esforços de todos os órgãos municipais e estaduais nos tem fortalecido; conseguimos com essas operações promover rápidas ações com bons resultados e de forma pacífica. Trata-se de uma ação de cunho preventivo que serve ainda de base para esclarecer a comunidade sobre alguns fatos relevantes em questão à invasão de áreas de parque”, comentou.
Segundo informou, as últimas operações foram registradas nos dias 16 de abril em Toque-toque Pequeno e Grande, Boiçucanga, Juquehy e Boracéia, na Costa Sul; dia 23 no bairro da Limeira, na Costa Norte e no dia 28 em Barra do Una, também na Costa Sul. “As integradas serão periódicas e mais intensas”, observou o fiscal.
Serviço: Denúncias sobre construções irregulares e desmatamentos em área de parque estadual podem ser denunciadas à Polícia Ambiental pelo telefone (12) 3862-0811, ao Parque Estadual pelo fone (12) 3863-1707 ou ainda à Fiscalização Ambiental Municipal pelo (12) 3892-6000, ramal 4.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Paneleiros por um dia

São Sebastião - No último final de semana, a Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião promoveu uma oficina aberta de cerâmica, nas dependências da Sectur, na Rua da Praia. Um curso rápido sobre confecção de panelas de barro reuniu mais de 60 pessoas, entre caiçaras e turistas.
A aula foi ministrada por Alex, filho de Dona Adélia Barsotti, símbolo maior das paneleiras do Bairro São Francisco e também por Maria Aparecida Ivanov, integrante da Cooperativa de Artesãos de São Sebastião.
Segundo a secretária de Cultura de São Sebastião, Marianita Bueno. “todos que participaram levaram para casa sua primeira panela de barro. Além do prazer de modelar a sua própria peça e do contato com o barro os participantes entraram em contato com a história das panelas de barro do nosso município”. A oficina, de acordo com a secretária, foi muito bem sucedida e será repetida em outros finais de semana ainda a serem definidos.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Sexteto caiçara encanta público neste final de semana

São Sebastião - Dando continuidade ao projeto “Porque hoje é sábado”, a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) apresentou neste sábado, dia 02, encantando um público de cerca de 100 pessoas, o sexteto caiçara.
Com cinco anos de formação, o grupo é de Ubatuba e realiza apresentações em toda a região, com um repertório instrumental, contendo cerca de 150 músicas, o sexteto toca, desde músicas internacionais, MPB e bossa nova.
De acordo com o chefe de divisão de ventos culturais, Geraldo de Buta, este projeto procura proporcionar entretenimento, através da diversidade musical, com qualidade, prestigiando artistas da região.
Para a espectadora, Lucia Bueno, este tipo de vento é muito válido e importante para a comunidade da cidade e mesmo para os turistas, pois é um entretenimento de qualidade. “Antes não tínhamos muitas opções, e com esta iniciativa, todos os sábados, ficou ótimo, pois nos divertimos com músicos muito bons”, conta.

Sexteto Caiçara
O grupo musical foi criado em Ubatuba, em novembro de 2003, na reunião de seis amigos com o objetivo de inovar o cenário da música instrumental para cerimônias de casamento, jantares, convenções, festas culturais, sociais etc.
Isoladamente, cada um dos músicos que formaram o Sexteto Caiçara possuía experiências em outros grupos e bandas, porém sentiam a necessidade de montar um grupo diferente, de qualidade, com estilo jovem, sem deixar de lado os elementos clássicos e românticos, que são capazes de contagiar todos os gostos musicais.
O grupo é uma formação clássica de quinteto de metais (02 trompetes, 01 trompa, 01 trombone e 01 tuba) unindo-se ao swing e a energia da bateria e percussão. Desta forma, foi possível criar arranjos modernos para músicas tradicionais, assim como adicionar ao repertório músicas de estilos variados como samba, bossa-nova, maxixe, maracatu, frevo; ritmos latinos como salsa, merengue, bolero e, ainda, estilos como jazz e blues das brass bands norte-americanas que dão tempero todo especial ao estilo único, alegre e contagiante do grupo.
Atualmente, o grupo vem valorizando ao máximo a oportunidade conquistada com profissionalismo e dedicação sendo muito requisitado para festas importantes de todos os gêneros, com isso, estabelece junto ao público uma interatividade ímpar o que deixa claro a qualidade e empenho dos músicos, que com orgulho, compõem o Sexteto Caiçara.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião pode exigir Declaração de Impacto Ambiental para liberar eventos

São Sebastião - Para realizar eventos em São Sebastião, o interessado pode passar a ter que apresentar a Declaração de Impacto Ambiental, prevista na Lei 848/92 e o Estudo de Impacto de Vizinhança, previsto no Estatuto das Cidades.
A proposta foi apresentada pelo vereador Ernaninho (PSC) à Prefeitura, através do requerimento 345/09, onde solicita informações sobre a possibilidade de não licenciar eventos sem antes regulamentar e exigir dos interessados a apresentação de Declaração de Impacto Ambiental e ou Estudo de Impacto de Vizinhança.
O vereador afirma ter sido procurado por moradores preocupados com a realização de mega eventos que, se de um lado beneficiariam o turismo, de outro podem agredir áreas de preservação ambiental.
Para embasar sua proposta, Ernaninho cita que, em 3 de abril deste ano, a Samju (Sociedade Amigos de Juquehy), teve ganho de causa no processo judicial, que condiciona a Prefeitura não licenciar eventos no bairro, sem antes regulamentar e exigir dos interessados a Declaração de Impacto Ambiental e estudo de Impacto de Vizinhança.
O tema abriu uma discussão no plenário da Câmara sobre a realização de festas raves. A vereadora Solange Ramos (PPS) afirmou que, durante a gestão anterior, foi questionado a realização deste tipo de evento, no bairro de Maresias.
"Eles (os organizadores do evento) se não conseguem licença da Prefeitura, realizam as festas raves com liminar da justiça, às vezes de outros municípios, que por sua vez desconhecem a falta de estrutura do local do evento", disse.
A vereadora também citou que é preciso, no entanto, preservar as festas que beneficiam os ambulantes e os turistas.
Já o vereador Artur Balut afirmou que ao fazer a lei é preciso ter cuidado para não discriminar nenhum setor da comunidade. "Se pode ou não realizar tem que valer para todos", disse.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Vereador sugere uso da estrutura do terminal de ônibus por grupo de 3ª idade

São Sebastião - O vereador de São Sebastião, Maurício Bardusco (PPS), no requerimento 336/09, sugere ao prefeito Ernane Bilotte Primazzi (PSC), o uso da estrutura existente no Terminal de Ônibus da Costa Norte, que hoje está desativado, por grupos da 3ª idade e também por crianças, como área recreativa.
De acordo com o vereador, os moradores do Canto do Mar, que participam do grupo da 3ª Idade, não tem local fixo para realizar suas atividades, assim como falta espaço para atividades infantis.
Para saber a opinião das pessoas sobre sua proposta, o vereador colocou uma enquête no seu blog e está organizando um abaixo assinado.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

"AJA Composição" - 09 de Maio, as 21hs - Sala ArtAud Nas Nuvens

Ubatuba - Show que reúne canções em parcerias de 3 compositores de 3 gerações da música contemporânea brasileira. Como foco especial, a poesia que passeia por vários rítmos e timbres, além de uma liberdade vocal muito bem aproveitada. O nome do projeto se encaixa no trabalho pela intenção do grupo em alçar sempre vôos mais altos na sua forma de compor, tanto na poesia como nas melodias.

"AJA Composição" é:
Alzira E. (voz e violão) - 7 discos gravados, o 1º em 1978 com os irmãos Tetê, Geraldo e Celito e o último em 2007 com o poeta Arruda. Compositora de prestígio e antiga parceira de Itamar Assumpção, suas músicas vem sendo gravadas por artistas expressivos da MPB como Zélia Duncan e Ney Matogrosso.
para ouvir - http://www.myspace.com/alzirae
Jerry Espíndola (voz e violão) - Seu 1º disco é de 1989 com a banda paulistana Incontroláveis. Em 2009 lança seu 5º CD, "Atlântida Pantanal", patrocinado pelo Programa Petrobrás Cultural.
para ouvir - http://www.myspace.com/jerrypop
Anelis Assumpção (voz e percussão) - filha de Itamar Assumpção, traz o talento no sangue e é a mais nova do trio. Além de cantora e compositora, é apresentadora de programas na TV. Tem 2 discos gravados com a banda Dona Zica.
para ouvir - http://www.myspace.com/anelisassumpcao

Serviço:
"AJA Composição"
Dia 09 de Maio, as 21hs
Sala ArtAud Nas Nuvens - Passeio Santa Fé - Rua Conceição, 180 - Centro - Ubatuba
Ingressos: R$ 10,00
1/2 entrada: R$ 5,00 (estudantes, professores, melhor idade e alberguistas da juventude - com carteirinha ou comprovante)
Informações e reservas: (12) 9178.8452 - Patrícia / 9769.7575 - Marilena

NOTA DE PESAR

Ubatuba - É com grande pesar que a Associação Comercial de Ubatuba recebeu a notícia do falecimento do empresário Luiz Henrique Ribeiro Cavalheiro, aos 64 anos, proprietário da Pousada Caminho do Mar, ocorrido nesta sexta-feira, 01.
Neste momento de grande dor, manifestamos nossa profunda solidariedade aos parentes e amigos.
Os familiares informam que a missa de 7º dia será celebrada nesta 6ª feira, dia 08, às 19h30, na Igreja Matriz.(Fonte: ACIU)

Aciu informa: Vagas de Emprego

Ubatuba - Terraços da Prainha admite zelador (sexo masculino até 50 anos).
Levar curriculum à Rua Dna. Maria Alves, 815- sala 08- Centro.
Tratar com Daniela.

Prezado associado, se sua empresa também estiver admitindo entre em contato conosco.
(12) 3834 1449
E-mail: imprensa@aciubatuba.com.br
Para se informar sobre as outras vagas disponíveis na Aciu acesse: www.aciubatuba.com.br
(Fonte: ACIU)

1a Festa da Juçara comemora safra de 2009 em Ubatuba
A Festa acontece nos dias 16 e 17, mas quem ficou curioso poderá experimentar a polpa da juçara em duas degustações, nos dias 8 e 13 de maio

Ubatuba - Com o objetivo de celebrar a safra de frutos da palmeira juçara em 2009, acontece neste mês em Ubatuba, a 1ª Festa da Juçara. O evento acontecerá entre os dias 16 e 17 de maio, na Casa da Farinha, situada no bairro Fazenda da Caixa, região norte do município. Além de diversas receitas com a polpa da Jussara, comidas típicas locais, artesanato tradicional e apresentações culturais são algumas das atrações desta festa promovida pelo Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica (Ipema), em parceria com as comunidades tradicionais de Ubatuba
Nas semanas que antecedem a festa, serão realizadas degustações da polpa da juçara nos dias 8 e 13 de maio, em dois estabelecimentos que já comercializam o produto em Ubatuba (veja programação abaixo). Essas atividades serão abertas ao público, com o oferecimento de sucos com a polpa e apresentação dos projetos envolvidos, informações nutricionais do produto, seu manejo e produção, importância ecológica, entre outras.
A iniciativa tem o intuito de despertar o interesse do público para questões como a territorialidade das comunidades tradicionais, o uso sustentável da Mata Atlântica e este novo e saboroso produto local, a polpa de juçara. A retirada dos frutos da juçara não causa danos à planta e resulta na produção de sementes para plantio e repovoamento da espécie. O evento está sendo promovido por: Associação dos Remanescentes da Comunidade do Quilombo da Fazenda, Sociedade Amigos do Sertão do Ubatumirim, Quilombo do Cambury e Ipema, com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba e Fundart. Produtores rurais e artistas dos municípios de São Luiz do Paraytinga, Paraty e Angra do Reis também participarão da festa.

A juçara
A palmeira juçara (Euterpe edulis), também conhecida como Palmito Juçara, é uma espécie nativa da Mata Atlântica que hoje sofre ameaça de extinção devido o corte predatório e ilegal de palmito. O Ipema, junto com as Comunidades Tradicionais de Ubatuba, vem desenvolvendo um trabalho para reversão deste quadro através do uso sustentável dos frutos desta palmeira para produção de polpa, muito similar ao açaí originário da Amazônia. A retirada dos frutos da juçara não causa danos à planta e resulta na produção de sementes para plantio e repovoamento da espécie.
Este trabalho em realização desde 2006 faz parte do projeto Educação Agroflorestal para o Manejo Sustentável nas Comunidades Tradicionais da Mata Atlântica, realizado pelo IPEMA, em parceria com comunidades locais, Prefeitura Municipal de Ubatuba, Parque Estadual da Serra do Mar/ Núcleo Picinguaba - PESM/NPic e se articula com uma rede de projeto regionais.
Neste ano, está sendo comemorada a terceira safra e sua colheita, que vai de março a junho. Manejada em bananais tradicionais ou na floresta e consorciada com outras culturas a utilização dos frutos desta palmeira representa hoje um passo importante na sustentabilidade econômica e ambiental local, gerando renda e fortalecendo as Comunidades Tradicionais do Município de Ubatuba residentes no interior e entorno do PESM/NPic.

Programação
08 de Maio: DEGUSTAÇÃO, a partir das 14h, no Empório Cerealista, situado na Rua Salvador Correa, 28, atrás da antiga Câmara Municipal
13 de Maio: DEGUSTAÇÃO a partir das 14 h, na Vitamina Central, situada na Rua Paraná, 332, esquina com Av. Thomas Galhardo. Contato: 9150 3437, Alexandre)
16 e 17 de maio: FESTA DA JUÇARA a partir das 12 h, na Casa de Farinha / Comunidade Quilombo da Fazenda, BR 101, Km 12, Ubatuba, SP.

Contatos
IPEMA, fone: 3848-2682 com Camila, Luciano ( guanxuma@hotmail.com ) ou Eduardo ( edudarvin@yahoo.com.br ). Quilombo da Fazenda, Laura Braga ( laurafazenda@yahoo.com.br ) fone: 12 97774130.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ubatuba participa de Dia de Campo do Cultivo da Mandioca em Pindamonhangaba
O entrosamento entre as secretarias de Agricultura, Pesca e Abastecimento do município e do Estado possibilita intercâmbios como este, que enriquecem o conhecimento dos produtores

Ubatuba - Representantes do setor produtivo de mandioca e técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Ubatuba (Smapa) participaram, na ultima quinta-feira, 30, do “Dia de Campo do Cultivo da Mandioca”, no pólo de pesquisa da Agência Paulista Tecnológica do Agronegócio (APTA) da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, em Pindamonhangaba. O objetivo do evento foi aprimorar os conhecimentos dos produtores no cultivo e trocar e experiências com agricultores de outras regiões do Estado de São Paulo.
Segundo o gerente de Agricultura e Pesca da Smapa, Aparecido Cardoso, a participação no dia de campo foi enriquecedora por diversos motivos. “Nós pudemos conhecer novas formas de plantio e novas variedades mais produtivas, principalmente a da mandioca amarelinha, que é mais procurada no mercado. Além disso, tivemos a oportunidade de encontrar diversos compradores para nossa mandioca.”
Para o engenheiro agrônomo da Smapa, Jefferson Castilho, eventos como este proporcionam a oportunidade do aprimoramento de técnicas. “Pudemos aprender um pouco mais sobre o cultivo de mandioca num sistema de plantio direto, em consórcio com leguminosas. Este sistema, além de proporcionar a conservação do solo, promove melhoria na fertilidade, sem o uso de adubos químicos. Estas técnicas vêm ao encontro do Programa de Manejo Sustentável que está sendo desenvolvido por nossa Secretaria. O conhecimentos de novas variedades, desenvolvidas pelos pesquisadores da APTA, proporcionará aos nossos agricultores a oportunidade de melhorar sua produção com escolhas de variedades melhor adaptadas à nossa região.”(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Prefeitura inicia recuperação asfáltica na região norte de Ubatuba

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da Administração Regional Norte, iniciou os serviços de recuperação asfáltica em toda a região. As melhorias iniciaram no bairro Itamambuca e se estenderão até o Camburi.
“Primeiro começamos com a operação tapa buracos e recapeamento de trechos críticos, depois daremos seqüência nas novas pavimentações em ruas e acessos da nossa região”, diz o secretário da Administração Regional Norte, José Roberto Junior.
“Também já começamos o patrolamento de vias, partindo do bairro Itamambuca e nesta semana daremos continuidade até a estrada que dá acesso à aldeia Boa Vista, no Promirim, partindo depois para os demais bairros. Agora, que estamos em época de secas, intensificaremos o trabalho em toda a região, principalmente no Sertão do Ubatumirim, onde as chuvas fizeram grandes estragos em pontes e vicinais”, concluiu Junior.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Poesia Topo

Anuncie

A morte do poeta

Mário Quintana não findou-se
como se acabam todas as gentes
(entre achaques e arritmias),
muito pelo contrário,
seguiu caminhos bem diversos
e acabou esvaindo-se em versos.


Moda de Viola

Trem de ferro, trem de ferro,
Estou vivendo igual tatu
Cavoucando o país
Pra encontrar música raiz

Trem de ferro, trem de ferro,
Minha alma enferrujou
Pelas lágrimas da moça bonita
Que por minha causa derramou

Trem de ferro, trem de ferro,
Vou vivendo sob a tenda
À moda do povo cigano
Pra fazer parte da lenda

Trem de ferro, trem guerreiro
Vou levando mundo afora
Um pouco do sertão brasileiro
Nas modas de viola

Trem de ferro, trem de ferro,
Quando chegará a estação
Desta estrada tão comprida
Onde sossegarei minha vida?


Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Perdi minha schnauzer

Porte pequeno, ( uns 5 kg). Cinza e branca - atende pelo nome de Jade. Tem o corte da raça, com um pequeno defeito de corte na parte branca.
Foi perdida na Praia das Cigarras, dia 02 de maio de 2009, mais ou menos às 14h00.
Gratifica-se bem.
Telefones: 11 – 2950 4180, 7887 0537

Maria Aparecida / Cecilia

 

Humor

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ressaca na Sununga  © Nelson Schmidt

Ressaca na Sununga
© Nelson Schmidt

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor