Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 06  de Maio de 2009 - Nº 2094 Edições Anteriores

Sportmar Ilhabela Enigmas Anuncie Aqui!

Região


Caraguatatuba
12° Litoral em Dança premia os melhores de 2009
Câmara discute CAR do Urbanismo
Comissão solicita visita a UTGCA
Vereador Kazon recebe Projeto da LDO 2010
Canal no Youtube disponibiliza vídeos de Caraguá
Impactos da indústria do petróleo serão discutidos em Caraguá
Moradores do Canta Galo homenageiam as mães
Moradores do Jaraguazinho se reúnem com prefeito
Antonio Carlos diz que vai atender às necessidades dos moradores
Professores recebem treinamento de Primeiros Socorros


Ilhabela
Colucci pede audiência em Ilhabela sobre projeto de expansão do porto de São Sebastião
Câmara aprova lei do Executivo que autoriza convênio com Estado para implantação de unidade do Corpo de Bombeiros de Ilhabela
Ilhabela divulga seus atrativos na Cruise Day
Ilhabela recebe ônibus itinerante de prevenção e combate à Dengue
Reunião deve formar nova diretoria do Conselho de Segurança de Ilhabela
Velejadores ilhabelenses se destacam na 1ª Etapa do Campeonato Santista de Snipe
Câmara homenageia programa “Cleuza Maciel e a Comunidade” com Moção de Louvor
Corpo de Bombeiros na Ilha: Câmara aprova Lei e Prefeitura pode enfim firmar convênio
Ronion Silva é homenageado com Moção de Louvor

São Sebastião
Escola da Topolândia convida população para a festa do Dia das Mães
Vereadores solicitam rede de água em diversos bairros de São Sebastião


Ubatuba
Marinha realiza mais de 200 atendimentos em visita itinerante à cidade
ACIU participa de reunião das associações comerciais da região
Doação de sangue acontece nesta sexta-feira, 8, em Ubatuba

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Litoral Norte -
 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

12° Litoral em Dança premia os melhores de 2009
Entre o dia 30 de abril e 3 de maio Caraguá transformou-se na capital da dança na região. Grupos e cias. de dança nas diversas modalidades mostraram seus trabalhos e foram premiados

Caraguatatuba - Sucesso de público, de crítica o Litoral em Dança em sua 12ª edição reuniu em Caraguatatuba os melhores grupos que com muita garra e determinação, competiram por seus prêmios nas modalidades clássico livre, clássico de repertório, estilo livre, jazz, contemporâneo, sapateado, dança de rua, dança de Salão e carácter.
Foram três dias de muita dança, com 188 coreografias enchendo os olhos do público que lotou as cadeiras do Teatro Mario Covas para assistir ao festival, e também uma grande troca de experiências entre os bailarinos. Os workshops e palestras com os jurados Anyel Aram, Pablito, Camila Puppa, Edson dos Santos, Luis Arrieta foram muito concorridos e comentados.
Com realização da Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e da Prefeitura Municipal, novamente o festival superou as expectativas e recebeu inúmeros elogios das cias. e dos grupos pela organização e responsabilidade.
A abertura foi realizada com a apresentação do espetáculo “Don Quixote e Filhos da Terra” com o CBMC - Corpo de Baile Municipal de Caraguatatuba sob a direção de Cristina Neves, com atores convidados e contou com grande público.
Muitos grupos da região foram premiados como o Grupo de Dança RT de Caraguatatuba, que levou dois prêmios em dança de rua na categoria infantil: 2° lugar conjunto com a coreografia Nova Geração e também com a coreografia Sou Mais Eu, no gênero trio; o Pólo Cultural Guadalquivir, de São Sebastião com a coreografia Farruca Del Molinero que obteve a 3ª colocação na modalidade caracter; o Ballet Infantil da Fundacci levou o 3° lugar na categoria clássico livre e também na modalidade contemporâneo com a terceira colocação.
Foram entregues também os Prêmios Especiais do Litoral em Dança Confira os melhores de 2009:
Melhor bailarino Douglas Nossa da Academia Espaço Oficina do Corpo, com a coreografia Volátil; Melhor bailarina Monike de Souza, da Academia Malosá Studio de Dança, com a coreografia Talismã; Melhor coreografia um levou o prêmio foi a Academia Balé Jovem de São Vicente, pelo conjunto das coreografias apresentadas e também levou o prêmio revelação pela qualidade do trabalho apresentado.
Para Geyssa Alencar, diretora do Ballé Jovem de São Vicente, que participa pela 3ª vez e foi a grande estrela do festival, a cada ano vê crescimento – “ O Litoral em Dança é um festival muito bem organizado , que vem crescendo e se desenvolvendo a cada ano, sempre inovando, investindo em cursos e bons jurados, o que faz com que nossos professores possam ter acesso a novos aprendizados e por meio dos workshops e palestras. Para nós o prêmio foi uma surpresa, porque sempre viemos pra que nossas crianças conheçam festivais, tenham experiência de palco e este ano com o prêmio percebemos que estamos caminhando certo, e estamos colhendo os frutos. Estamos muito felizes” finaliza Alencar.
Para saber da premiação completa acesse: www.fundacc.com.br .(Fonte: Fundacc)

Câmara discute CAR do Urbanismo
Autor da proposta é o Vereador Neto Bota

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba reúne-se hoje – terça-feira – 5 de maio, a partir das 19h30 para realizar a 14ª Sessão Ordinária semanal no plenário Benedito Zacarias Arouca apenas com projetos de autoria dos Vereadores. Um dos projetos em pauta é o de Resolução do Vereador Neto Bota que cria CAR da Regularização Urbana.
Na pauta há projetos novos e outros que não foram discutidos na semana anterior. O Presidente Omar Kazon (PR), coloca em votação proposta sobre o pagamento parcelado na obtenção do habite-se.
O Vereador Aurimar Mansano (PTB) denomina de Rua Cândida dos Prazeres Moura a atual Rua 12, localizada no bairro Pontal Santa Marina, na zona sul da cidade.
O Vereador José Mendes de Souza Neto – Neto Bota (PSDB), apresenta Projeto de Resolução que cria CAR (Comissão de Assuntos Relevantes), para estudar e propor medidas para a Regularização Urbana no município. Esta comissão irá estudar, dentre outros, os loteamentos irregulares que estão sub júdice.
Finalizando o Legislativo vota em segundo turno Projeto de Emenda à Lei Orgânica de autoria do Vereador Pedro Ivo (DEM), que acrescenta parágrafo ao artigo 207 da Lei Orgânica Municipal, obrigando a Prefeitura a enviar para aprovação, na Câmara, lista das áreas que desejar desapropriar.
As Sessões Ordinárias Semanais tem entrada gratuita e estão abertas aos contribuintes, veranistas e turistas e ocorrem toda terça-feira a partir das 19h30, podendo ser acompanhada via rádio pela Nova Oceânica – Jovem Pan, em 670 Khz ou pelo site da emissora na Internet, em www.radiooceanicaam.com.br , clicando na janela “Radio On Line” ou pela NET – TV a Cabo, no seu canal 72.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Comissão solicita visita a UTGCA
Decisão foi de consenso durante a primeira reunião

Caraguatatuba - A Comissão de Assuntos Relevantes que trata da Base de Gás (CAR) da Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou a sua primeira reunião de trabalho, na tarde de hoje – terça-feira – 5 de maio, com a presença dos seus membros mais os funcionários de apoio. A primeira medida foi a de solicitar uma visita nas obras da UTGCA – Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato de Caraguatatuba.
A CAR tem o Vereador Pedro Ivo de Sousa Tau – Pedro Ivo (DEM), como Presidente, Cristian Alves de Godoi – Baduca Filho (PDT) como Relator e Celso Pereira – Celsinho (DEM), como membro e um prazo inicial de 60 (sessenta) dias e mais 30 (trinta) de prorrogação, se houver necessidade.
O objetivo desta comissão é o de analisar o crescimento do município com base no desenvolvimento pela vinda da Base de Gás da Petrobrás (Petróleo Brasileiro S.A.), equilibrando progresso com um crescimento ordenado, vantajoso e com resultados positivos para moradores e empresas.
Na primeira reunião, onde estiveram presentes os integrantes da comissão, mais o Assessor Jurídico Felipe Alves, foi discutido e acertado de comum acordo a importância da CAR para a comissão e a cidade, o Cronograma de Trabalho e detalhes da obra, como as fases que serão feitas, qual a fase atual, quantos empregos diretos e indiretos estão sendo gerados, bem como quantos trabalhadores são moradores em Caraguatatuba e em outras cidades, quais empresas locais e de outras cidades estão participando, como está sendo feito o Saneamento Básico da obra e qual o projeto de Saneamento Básico da UTGCA, além das implicações ao Meio Ambiente.
No momento os integrantes da CAR aguardam o deferimento de um pedido de visita a obra da UTGCA e após esta visita, outros locais serão visitados de forma técnica para conhecimento e aprendizado.
Para o Presidente da CAR as decisões mostram que a comissão está no caminho certo. “Vamos detalhar e ficar a par de toda a situação, para poder, no final, fazer uma apresentação gabaritada de tudo que está acontecendo e o que poderemos fazer para que o desenvolvimento da cidade seja positivo”, disse o Vereador.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vereador Kazon recebe Projeto da LDO 2010
Presidente está preocupado com o próximo Orçamento

Caraguatatuba - O Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Vereador Omar Kazon (PR), recebeu na tarde desta quinta-feira – 30 de abril, o Secretário Municipal de Planejamento, Felipe Augusto, para a entrega e protocolo oficial do Projeto da LDO 2010 (Lei de Diretrizes Orçamentárias). O projeto depende da análise dos Vereadores para aprovação. O Vereador e Presidente do Legislativo está preocupado com o Orçamento do ano que vem e vai fazer emendas.
A LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) é considerada um Pré-Orçamento, ou seja, é neste documento que estão inseridos os principais trabalhos que a Prefeitura irá realizar no próximo ano com o dinheiro do orçamento.
O documento foi entregue e protocolado, sendo encaminhado para leitura o mais rápido possível e os conseqüentes pareceres das Comissões Permanentes. Posteriormente os Parlamentares analisam, emendam, votam e o aprovam, devolvendo a propositura para o Executivo.
O Secretário Felipe Augusto disse que este ano está trabalhando com a redução de 30% no atual Orçamento, pois o mesmo foi superestimado. Para 2010 o Secretário está adequando as Finanças Municipais à Crise Econômica Mundial. As adequações propostas estão na fase dos convênios e nas parcerias com o Governo do Estado e o Governo Federal. Um recadastramento comercial e imobiliário está sendo preparado como forma de atualização, pois não há intenção de aumentar ou criar impostos.
Kazon disse que irá apresentar emendas a LDO visando atender reivindicações da população, visto que o seu programa de atendimento nos bairros, denominado “ATENDA” é uma forma de legislação itinerante, onde estão sendo ouvidas as prioridades das comunidades.
O Presidente Omar Kazon disse que os Vereadores irão estudar o projeto com carinho. “Os destinos de nossa cidade para o próximo ano estão contidos neste documento e será através dele que o Executivo terá liberdade para trabalhar”, disse.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Canal no Youtube disponibiliza vídeos de Caraguá
Ideia é democratizar cada vez mais o acesso à informação

Caraguatatuba - A Assessoria de Comunicação Social da prefeitura de Caraguá apresenta mais uma novidade. Está disponível na internet um canal com vídeos de matérias e reportagens produzidas pelo núcleo de Jornalismo. Os vídeos podem ser assistidos pelo endereço www.youtube.com/jornalismocaragua.
No canal há também clipagem eletrônica do que foi veiculado pela imprensa sobre a cidade. Há reportagens de Turismo, Esportes, Saúde, entre outras. A idéia é democratizar cada vez mais o acesso às informações oficiais. Confira!
Acesse www.youtube.com/jornalismocaragua  e fique por dentro!(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Impactos da indústria do petróleo serão discutidos em Caraguá

Caraguatatuba - Representantes das prefeituras do Litoral Norte e de secretarias estaduais se reúnem nesta quinta-feira
A primeira reunião de trabalho do GT 5 será realizada quinta-feira (7), as 14h, em Caraguá. O grupo, formado pelas cidades do Litoral Norte e algumas secretarias estaduais, irá discutir os impactos da indústria do petróleo sobre o desenvolvimento regional.
O GT5 foi criado pela Comissão Especial de Petróleo e Gás do Estado de São Paulo – CESPEG, constituída pelo governador José Serra, no fim de 2008, para acompanhar, orientar e estimular as ações e projetos das atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural no litoral paulista.
Devem participar da reunião representantes das secretarias de Planejamento, Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento dos municípios do litoral norte, além dos representantes das associações comerciais e de secretarias estaduais. Já está confirmada a presença do secretário executivo da Comissão Especial de Petróleo e Gás Natural do Estado de São Paulo, José Roberto dos Santos.
O secretário de Planejamento, Economia e Gestão de Caraguá, responsável pela coordenação da reunião, Felipe Augusto, explica que na oportunidade serão discutidos, entre outros temas, trabalhos e projetos desenvolvidos pelo governo estadual para mensurar os impactos sociais, urbanos e ambientais, estimulando a criação de um Plano de Desenvolvimento Regional Integrado.
Por se tratar de uma reunião de trabalho, não será permitida a participação do público, mas ainda este mês será realizado um workshop, aberto ao público, que deverá contar com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Moradores do Canta Galo homenageiam as mães

Caraguatatuba - A Associação de Moradores do bairro Canta Galo convida todas as mães para uma homenagem. O evento, em seu nono ano, será neste domingo (10), às 19h30, na sede da Associação.
Haverá carros de loucuras de amor, brindes e dança. Serão distribuídos botões de rosa e arranjos de flores.
O presidente da Associação, Adenilton Souza Barreto, frisa que a entrada é de graça. “Fazer uma mãe feliz é dever de todos nós, mas para fazer várias mães felizes, é preciso ter amigos”, disse.

Mais informações
Rua Antonio Francisco Paschoal Peliciari, 1580 – Canta Galo.
Tel. 9767-0390 / 3882-2225. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Moradores do Jaraguazinho se reúnem com prefeito
Antonio Carlos diz que vai atender às necessidades dos moradores

Caraguatatuba - O prefeito Antonio Carlos reuniu-se ontem em seu gabinete com uma comissão formada por moradores do bairro Jaraguazinho. Eles representavam o grupo que paralisou trecho da Tamoios na última sexta-feira (1), feriado do Dia do Trabalhador.
No encontro também esteve presente o engenheiro responsável do DER, Luiz Fernando Sampaio. Nesta quarta-feira (6) haverá reunião com o técnico em radares do Departamento para decidir local e definir prazos para o redutor eletrônico ser instalado.
Antonio Carlos se colocou à disposição do grupo e pediu para ser avisado sempre que houver uma reivindicação. “Vocês fecharam a estrada sem eu nem sequer saber da reclamação, quando o gabinete está sempre aberto para recebê-los”, disse.
A interdição na rodovia gerou também problemas ao comércio local, já que o congestionamento fez com que a pista ficasse interditada por cerca de três horas. Muitos dos turistas que desciam a serra para aproveitar o feriado de 1º de maio deram meia volta para casa.
O prefeito explicou que as ações referentes à Tamoios dependem do governo do Estado. “É uma rodovia estadual, não podemos intervir à revelia. Nossa intenção é municipalizar o trecho e, para isso, enviamos um projeto à Câmara”, contou.
Mesmo assim, o chefe do Executivo afirmou que vai atender às necessidades dos moradores. Antonio Carlos disse ainda que está com a consciência tranqüila. “Nos meus outros mandatos consegui a duplicação do trecho, bem como a implantação da ciclovia e da segunda rotatória no local, próxima ao terminal rodoviário”, lembrou.
Além disso, dentro de 30 dias deve ser aberta licitação para a construção de uma ponte entre Rio do Ouro e Ponte Seca, bem como uma creche, ainda este ano, no Jaraguazinho. “Essas medidas aliviarão o tráfego no local”, afirmou o prefeito.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Professores recebem treinamento de Primeiros Socorros
Curso de 14 horas é oferecido pela secretaria de Educação em parceira com o Corpo de Bombeiros

Caraguatatuba - Professores de Educação Física da rede municipal começaram nessa segunda-feira (4) a receber treinamento de primeiros socorros. O curso tem duração de 14 horas e está sendo oferecido pelo Corpo de Bombeiros de Caraguá. A iniciativa é da coordenação da área de Educação e Artes Física do Grupo de Apoio Pedagógico da secretaria municipal de Educação.
A coordenadora do GAP, Laís Lippi Fernandes, explica que o curso é de extrema importância aos docentes. “Trabalhamos diretamente com o corpo e na quadra pode acontecer de tudo. Se não soubermos pelo menos quais os procedimentos de pronto socorro, podemos atrapalhar, ao invés de ajudar”, comentou.
A palestra dessa segunda-feira foi uma exposição teórica dos assuntos que serão abordados nos próximos encontros. Cerca de 30 professores participam do treinamento. A atividade é opcional. “Muitos dão aula no horário do curso, por isso vamos pensar em outros horários para atendermos a todos os docentes da rede”, afirmou Laís.

Grupo auxilia professores com recursos pedagógicos
Implantado há pouco mais de dois meses, o Grupo de Apoio Pedagógico da secretaria de Educação de Caraguá oferece ao professorado oportunidade de ampliar horizontes dentro e fora da classe, com material pedagógico diferenciado e, principalmente, exclusivo às necessidades dos alunos. A idéia também é igualar as escolas da rede de forma que todas as unidades tenham o mesmo plano de ensino e qualidade durante o ano todo.
No GAP, caso um docente tenha dificuldades em ensinar, por exemplo, determinado grupo de alunos a somar, ele comunica seu coordenador, que irá pesquisar e elaborar ferramentas para que o professor possa sanar esta deficiência. “Somente estando próximo dos alunos e dos professores como estamos é que temos condições de agir tão pontualmente”, ressaltou a supervisora Maria Assunção Grinet.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Colucci pede audiência em Ilhabela sobre projeto de expansão do porto de São Sebastião

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), enviará esta semana à Companhia Docas de São Sebastião, órgão responsável pela administração do porto de cargas secas,um ofício solicitando uma audiência no município para apresentação do projeto de expansão portuária. O objetivo é apresentar detalhadamente à população as mudanças previstas no Porto de São Sebastião com a obra de ampliação e o que isto representa para o arquipélago.
Em fevereiro, durante reunião na sede da Companhia Docas, Colucci pediu cautela na discussão sobre a ampliação do porto para que o turismo não seja prejudicado. “Ilhabela vive do turismo e a movimentação do canal mudará muito. Sei o quanto a ampliação do porto é importante para São Sebastião, Caraguá, para o Estado e o país, mas nossa região vive do turismo. Temos de saber qual o impacto esta ampliação trará para o município e região”, declarou o prefeito de Ilhabela. Na ocasião foram apresentados mapas da ampliação do porto e dos traçados do contorno de São Sebastião e da duplicação da Rodovia dos Tamoios. “Temos 70% de nossas praias voltadas para o Canal de São Sebastião, de maneira que precisamos saber qual o impacto que a ampliação do Porto trará para o município. Participaremos das discussões para as coisas sejam feitas de maneira planejada”, concluiu.
Em fevereiro, o presidente da Companhia Docas, Frederico Bussinger, se colocou a disposição para uma reunião em Ilhabela. A audiência deverá ser agendada para a Câmara Municipal de Ilhabela em data ainda a ser definida. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Câmara aprova lei do Executivo que autoriza convênio com Estado para implantação de unidade do Corpo de Bombeiros de Ilhabela

Ilhabela - O projeto de lei de autoria da Prefeitura de Ilhabela, que autoriza a Prefeitura a celebrar convênio com o Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Segurança Pública, visando a instalação do Corpo de Bombeiros no município, foi aprovado na última segunda-feira (4/5), pela Câmara em sessão ordinária.
Segundo o prefeito Toninho Colucci, o Corpo de Bombeiros ocupará uma lacuna que há muito tempo precisa ser preenchida, atuando em ocorrências corriqueiras ou de grande porte, averiguações e salvamento, incêndio florestal, socorro marítimo, entre outras.
“Esse posto dos bombeiros contribuirá significativamente para a redução do tempo de atendimento das emergências”, enfatizou Colucci. “Este objetivo segue os passos desta administração, na busca da inovação constante”, completou o prefeito de Ilhabela.
No início do ano, ele recebeu em seu gabinete o coronel Manoel Antonio da Silva Araújo, comandante do Corpo de Bombeiros no Estado de São Paulo. A reunião oficializou a proposta de instalação de um posto dos bombeiros no município.
Colucci espera viabilizar a instalação da unidade ainda este ano. Para isso, segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Antonio, inicialmente a Prefeitura precisa celebrar o convênio com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, por meio da lei municipal. Conforme informou o prefeito Toninho Colucci, o deputado estadual Major Olímpio se comprometeu em ajudar o município com uma verba de R$ 500 mil para a construção do prédio onde será instalado o posto do Corpo de Bombeiros. Um terreno será desapropriado pela Prefeitura na região na Barra Velha.
De acordo com o coronel, o posto precisará de um efetivo mínimo de 18 homens, parte do Estado e outra do município. Novos bombeiros se formam em agosto na academia estadual e já poderão ser deslocados para o litoral. Os bombeiros que seriam contratados pelo município passariam por treinamento na corporação. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Ilhabela divulga seus atrativos na Cruise Day

Ilhabela - Ilhabela estará presente na 4ª edição da Cruise Day, o maior evento do setor de cruzeiros marítimos da América Latina, que ocorre na próxima sexta-feira (08/05), no Renaissance Hotel, em São Paulo, das 8h às 18h30.
A cidade contará com uma mesa de negociações, onde poderá expor seus produtos de divulgação e os atrativos em relação ao receptivo oferecido aos turistas que desembarcam no arquipélago.
Em todo o Estado de São Paulo, apenas Ilhabela, Santos e Ubatuba foram convidadas para o evento. Ilhabela - que recebeu na temporada 2008/2009 98 paradas de transatlânticos - será representada pela secretária de Turismo, Maria Inez Ferreira.
Segundo a Abremar (Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas), o evento tem como objetivo capacitar e atualizar os agentes de viagens e outros profissionais do setor para a promoção e o incremento das vendas de Cruzeiros Marítimos no Brasil e no exterior.
Na edição anterior, cerca de duas mil pessoas de 116 cidades de todas as regiões do Brasil e mais de 400 agentes de viagens participaram do evento.
Dados da Abremar apontam que pelo menos 400 mil pessoas circularam em transatlânticos na Costa Brasileira. Ainda segundo a Associação, 94% destes passageiros têm a intenção de repetir a viagem.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Ilhabela recebe ônibus itinerante de prevenção e combate à Dengue

Ilhabela - O município de Ilhabela recebeu, no final da tarde da última segunda-feira (4/5), o ônibus itinerante de prevenção e combate à Dengue. De propriedade privada, o veículo já percorreu os três municípios do Litoral Norte e permanecerá durante 15 dias na cidade.
A idéia é reforçar o trabalho de conscientização da população quanto aos cuidados a serem tomados para evitar a proliferação do mosquito transmissor. De acordo com a Vigilância Sanitária, órgão da Secretaria de Saúde de Ilhabela, serão desenvolvidas atividades nas escolas públicas e particulares, além de pontos estratégicos.
O ônibus leva maquetes que mostram o ciclo de vida do Aedes aegypti, transmissor da Dengue, ensinando o público a identificar o ovo, a larva e o mosquito. Quem embarca nessa viagem educativa recebe panfletos, jogos e a orientação dos agentes de combate à Dengue. Acabar com este vetor é a única maneira de acabar com a doença.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Reunião deve formar nova diretoria do Conselho de Segurança de Ilhabela

Ilhabela - A delegada de Ilhabela, Rosely Campos, e o Tenente Alexandre Cândido, membros natos do Conselho de Segurança de Ilhabela (Conseg) se reunirão nesta quarta-feira (6/5), às 18h, na sede do Parque Estadual, com representantes da sociedade civil e membros do Executivo e Legislativo da cidade para formar a nova diretoria do conselho, desativado desde 2005.
O primeiro encontro que discutiu a reativação do Conseg aconteceu no dia 29 de abril e contou com a presença do prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.
Para ele, a participação do Conseg é essencial para que Ilhabela consiga melhorar a segurança e diminuir os índices de criminalidade.
“Não dá para continuar assim. Vamos exigir nossos direitos e lutar pelos interesses de Ilhabela. Para isso precisamos da atuação do Conseg”, declarou.
A diretoria será composta pelos cargos de presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários e o Departamento de Assuntos Comunitários. A diretoria terá mandato de um ano. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Velejadores ilhabelenses se destacam na 1ª Etapa do Campeonato Santista de Snipe

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), recebeu na tarde de hoje (28/4) os velejadores ilhabelenses que se destacaram na 3° e 4º posição da 1ª etapa do Campeonato Santista de Snipe, realizado no último final de semana.
As duplas José Vicente e Caio Teisen (3° lugar), Mario Sérgio Júnior e João Paulo da Silva (4° lugar) contaram com o apoio da Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Esportes e da Novel Print.
Essa foi a primeira vez que os velejadores participaram da competição que acontece na cidade de Santos e já estão com lugar garantido para a segunda etapa que acontece no próximo dia 31 de maio.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Câmara homenageia programa “Cleuza Maciel e a Comunidade” com Moção de Louvor

Ilhabela - A radialista Cleuza Maciel, apresentadora do programa “Cleuza Maciel e a Comunidade”, veiculado aos sábados pela Rádio Beira Mar (102,7) foi agraciada com uma Moção de Louvor na sessão ordinária da Câmara de Ilhabela na última segunda-feira (4/5). A honraria, proposta pelo vereador Márcio Garcia (PTB,) e aprovada por unanimidade, foi concedida pelo sucesso e audiência do programa, no ar ininterruptamente desde dezembro de 2006.
Ao justificar sua propositura, Márcio Garcia ressalta “o carisma, profissionalismo, talento, dinamismo e perspicácia” de Cleuza Maciel como fatores preponderantes para a conquista da credibilidade e o respeito de todo o Litoral Norte. “Todos os sábados, os ouvintes têm mais que um veículo para entretenimento musical, mas um verdadeiro fórum de informação, que leva cidadania a todos os lares alcançados pela programação”.
Elogiada e reconhecida por todos os pares por sua forma dinâmica ao apresentar e pela personalidade forte, a radialista fez uso da palavra para agradecer a homenagem. “O programa é sucesso porque eu só abro a linha do telefone para o povo falar e ás vezes, a verdade dói. Temos que reconhecer que nem tudo são rosas em Ilhabela, muita coisa precisa ser feita e ninguém melhor do que esta Casa de Leis para resolver isso”, concluiu.(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Corpo de Bombeiros na Ilha: Câmara aprova Lei e Prefeitura pode enfim firmar convênio

Ilhabela - A Câmara de Ilhabela aprovou por unanimidade na sessão ordinária da última segunda-feira (4/5), o projeto de Lei 17/2009, que autoriza o Poder Executivo a firmar convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado. A iniciativa do prefeito Toninho Colucci vai possibilitar a instalação de um posto do Corpo de Bombeiros na cidade, tornando realidade uma das reivindicações mais antigas do município.
Na discussão da matéria, o vereador Márcio Garcia (PTB) lembrou a luta de outros parlamentares que passaram pela Casa e reivindicaram a vinda da corporação para a cidade, através de ofícios, indicações e requerimentos e ressaltou que agora, com a conquista, os poderes públicos precisam centrar esforços para conseguir mais efetivo no policiamento militar e um posto da polícia ambiental.
Os parlamentares ressaltaram ainda que a vinda do Corpo de Bombeiros vai possibilitar muitas melhorias para a comunidade, como salvamentos, redução do valor de apólice de seguro de imóveis e automóveis, além da geração de empregos, pois de acordo com informações do parlamentar Marcelo Santos (PPS), dos 18 homens que farão parte do efetivo da corporação na cidade, 10 serão munícipes que vão ser submetidos a um curso de formação.
Outra aprovação da noite foi o projeto 19/2009, de autoria do vereador Jove Brito (PR), que dispõe sobre a proibição da mudança na cor original dos veículos e máquinas pesadas de propriedade da Prefeitura. A matéria também foi aprovada por unanimidade e na discussão do projeto, o autor esclareceu que sua propositura não tem nenhum interesse partidário ou de perseguição, visa apenas preservar o erário. “Se quiserem mudar a cor da própria casa ou do próprio carro, tudo bem, mas a cada nova administração mudar as cores dos bens públicos é desperdício de dinheiro”, explica.

Visita
A sessão foi marcada pela visita do parlamentar sebastianense e líder do governo do continente, Marcos Tenório (PMDB). Ao usar a tribuna, o vereador ressaltou a importância do bom relacionamento entre os dois municípios e reafirmou a intenção de trabalharem juntos pelos interesses comuns da região.
Os pares ainda aprovaram duas moções de Louvor, destinadas ao atleta ilhéu Ronion Silva e à radialista Cleuza Maciel, e cinco requerimentos. O presidente da Câmara, vereador Valdir Veríssimo (PPS), também enviou três novos projetos de Lei para a análise das Comissões Permanentes:
PL 25/2009: De autoria do Executivo, autoriza o Poder Executivo a custear despesas com segurança pública, por intermédio dos órgãos oficiais existentes no município;
PL 26/2009: De autoria do vereador Marcelo Santos (PPS), modifica a Lei que institui o Comitê Municipal de Estímulo ao Aleitamento Materno e a Semana Municipal do Aleitamento Materno e dá outras providências;
PL 27/2009: De autoria do vereador Carlos Alberto, Carlinhos (PMDB), modifica o artigo 1º da Lei 413/2006, que dispõe sobre Denominação de Via Pública.
A próxima sessão ordinária da Câmara de Ilhabela será realizada na segunda-feira (11/5), às 18h. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Ronion Silva é homenageado com Moção de Louvor

Ilhabela - O atleta ilhabelense Ronion Silva, 19, foi agraciado com uma Moção de Louvor durante a sessão ordinária da Câmara de Ilhabela na última segunda-feira (4/5). A honraria foi proposta pelo vereador Jove Brito, após a recente conquista do velejador, que sagrou-se vice-campeão brasileiro da Classe Byte em São Paulo no fim do mês passado, e assinada por todos os vereadores da Casa.
Velejador desde os 12 anos, ex-aluno do projeto Navegar, a trajetória do menino vencedor que coleciona vários títulos em diversas classes de Vela com embarcação emprestada, foi ressaltada no Plenário por todos os parlamentares. Ronion permanece no esporte de elite graças ao empenho de seus pais, que não medem esforços para conseguir patrocínio e custear as viagens aos campeonatos. Os vereadores fizeram diversos apelos aos presentes para que a iniciativa privada passe a apoiar mais os atletas de ponta do município, já que o Poder Público fica restrito às categorias de base.
Muito emocionado, Ronion fez questão de agradecer o reconhecimento da Casa de Leis ao seu talento. “Não tenho muito que falar, só queria agradecer imensamente pela homenagem”, concluiu.(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Escola da Topolândia convida população para a festa do Dia das Mães

São Sebastião - A direção da escola “Professora Josepha de Sant’Anna Neves”, na Topolândia, região central de São Sebastião, irá comemorar o Dia das Mães de uma forma interativa com a comunidade.
A festividade será aberta com um café da manhã a partir das 10h do próximo domingo, dia 10, e como parte da programação – segundo informações do diretor Severino Tavolaro Netto – haverá palestras, apresentações de dança, peças teatrais e poesias.
Além disso, os moradores poderão participar da oficina de artesanato ecológico e ainda aproveitar o stand de beleza armado especialmente para a ocasião onde os interessados terão a oportunidade de cortar os cabelos e participar de uma sessão de limpeza de pele.
Serviço: A escola fica na avenida Professor José Machado Rosa, 120. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Vereadores solicitam rede de água em diversos bairros de São Sebastião

São Sebastião - O vereador de São Sebastião, Marcos Tenório (PMDB), enviou um requerimento a Sabesp, solicitando que seja realizada a ligação da rede de água em toda a extensão da Rua Castro Alves, no bairro da Enseada, na costa norte.
Já o vereador Ernaninho (PSC) solicita ligação de água encanada no bairro Varadouro, região central. "Em reunião com os moradores da Rua Manoel Jeremias de Farias foi dito que a Sabesp fez a ligação de esgoto e ficou por fazer a rede de água", disse.
O mesmo vereador solicita informações sobre encanamentos danificados no final da Rua Adrião de Freitas, no bairro de Toque Toque Grande, na costa sul.
"Diversos moradores estão sendo prejudicados com a falta de manutenção da Sabesp, que estão preocupados com o valor das contas de água, caso essa alteração altere informação ao consumo", explica Ernaninho.
A vereadora Solange Ramos (PPS) solicita informações à Sabesp informações sobre vazamento de água, em frente ao número 702, no bairro de Maresias. "Este vazamento está causando transtornos aos moradores, além de danificar o calçamento", afirma.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

Marinha realiza mais de 200 atendimentos em visita itinerante à cidade

Ubatuba - A Marinha do Brasil, através da Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião, realizou mais de 200 atendimentos durante este feriado prolongado (1º de maio), em Ubatuba. Um trailer oficial das Forças Armadas ficou instalado, nos últimos três dias, em uma garagem náutica no bairro do Itaguá. O balanço oficial do atendimento apontou a inscrição de 141 pessoas para as provas de habilitação náutica, a renovação de documentos de nove diferentes embarcações, e sete renovações para os profissionais aquaviarios.
Delegado da Capitania dos Portos em São Sebastião: Comandante Pessoa Monteiro, Proprietário Centro Náutico Uba Uba- Gilmar Aparecido de Carvalho e Secretário de Arquitetura e Planejamento Urbano- Rafael Ricardi Irineu
Além destes registros, os oficiais da Marinha atenderam dezenas de interessados em obter informações sobre outros serviços prestados pela Capitania dos Portos. O movimento superou as expectativas, já que, durante o feriado do Dia do Trabalho, a visitação no município foi bem menor do que na temporada de verão.
Segundo o comando da Capitânia dos Portos, tendo em vista a procura pelo trailer itinerante, o objetivo é criar uma espécie de calendário de visitas ao município. Para a anfitriã do trailer à cidade, Mabel Carvalho, o bom movimento mostra que existe uma procura grande por interessados em se regularizar.
“Tendo a possibilidade de tirar uma carteira de Arrais na sua cidade, certamente o turista ou o trabalhador não vai se sujeitar a tomar qualquer tipo de punição por falta de habilitação”, comenta a empresária ressaltando que a iniciativa da Marinha também é fundamental para o desenvolvimento náutico da região.(Fonte: Imprensa Livre)

ACIU participa de reunião das associações comerciais da região

Ubatuba - Dirigentes de diversas associações comerciais da região do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, se reuniram na sede da Associação Comercial, Industrial, Autônomos e Liberais de Lorena (ACIAL), no último dia 30 de abril, para a segunda reunião do ano envolvendo as entidades que fazem parte da Região Administrativa de número 6, Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
Na pauta, entre outros assuntos, a discussão girou sobre a parte operacional do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), a oferta de novos serviços que serão oferecidos pela Facesp, sorteio de prêmios em campanhas promocionais, desenvolvimento organizacional da Associação Comercial de acordo com o ambiente econômico local e planos de ação de apoio às associações comerciais da região.
Segundo Georges Nicolas, vice-presidente da Facesp e presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guaratinguetá (ACEG), essas reuniões tem como objetivo a integração das associações comerciais da região. “Nenhuma reunião nossa tem menos que 50% da participação dos presidentes das entidades dos municípios e o mais importante desses encontros é a união e a possibilidade da troca de informações entre as entidades. São conversas que nos ajudam a solucionar problemas e a crescer muito, pois são muitas idéias, críticas e sugestões que surgem nos encontros. Com essa integração podemos aumentar a arrecadação das entidades e assim prestar melhores serviços aos nossos associados e a população”, diz Nicolas.
Para o presidente eleito da Associação Comercial de Ubatuba (ACIU), Alfredo Correa Filho, a idéia da Facesp em realizar essas reuniões mensais entre as entidades é fundamental para o desenvolvimento das associações comerciais. “Temos problemas comuns, que com experiências vivenciadas de outras localidades poderemos corrigir eventuais falhas de nossa administração, pois sempre temos algo a aprender e algo à ensinar. Fui muito bem recebido pelos presidentes da RA-6”, disse Alfredo.
George Nicolas contou que o resultado da reunião foi “fantástico” e parabenizou o presidente eleito da Associação Comercial de Ubatuba. “Saímos desse encontro com várias reivindicações, inúmeros apoios, novas idéias, muitas ações e principalmente confiantes na sede de Ubatuba, que dá o primeiro passo em relação a obter um clube, com todo seu espaço e seus apartamentos disponíveis para todas as associações comerciais. Isso com certeza é fantástico, é um ganho da região, dos associados e da população”, concluiu o vice-presidente da Facesp.(Fonte: ACIU)

Doação de sangue acontece nesta sexta-feira, 8, em Ubatuba
Novos voluntários devem procurar a agência transfusional da Santa Casa para serem cadastrados

Ubatuba - Doadores de sangue já cadastrados e pessoas interessadas em se cadastrar devem comparecer à Agência Transfusional da Santa Casa nesta sexta-feira, 8, das 9h às 12h.
No dia da doação, não é necessário fazer jejum. Quem costuma consumir bebidas alcoólicas deve se abster 24 horas antes e quem é fumante, evitar o cigarro seis horas antes. Quem doa sangue em Ubatuba, ajuda a repor o estoque do hemonúcleo regional.
No município, são cerca de 200 pessoas cadastradas, um número relativamente pequeno, considerando que a cidade possui cerca de 80 mil habitantes. Atualmente, a campanha acontece a cada três meses devido ao pequeno número de doadores. A intenção é conseguir cada vez mais adeptos para que a campanha volte a ser mensal.
Segundo a supervisora da Agência Transfusional da Santa Casa de Ubatuba, Eliane Guimarães, são feitas, em média, 95 transfusões de sangue ao mês no município. “A doação tem o objetivo de repor o estoque para o banco de sangue. O sangue doado aqui pode servir para alimentar qualquer hospital da região e a doação de uma pessoa pode ajudar a salvar a vida de até quatro pacientes, com os mais diversos quadros clínicos, que vão desde anemias e infecções generalizadas, até acidentes e brigas com facadas ou tiros.”

Hemonúcleo regional
O Hemonúcleo de Taubaté tem um vínculo com a Santa Casa para colher o sangue dos doadores ubatubenses cadastrados. Esse procedimento é feito na maioria das cidades do Vale do Paraíba que não têm estrutura para possuir um hemonúcleo próprio. Em Taubaté, são realizados todos os exames para comprovar se o sangue é sadio e é lá também que se faz o fracionamento, separando os diversos componentes do sangue (plasma, plaquetas, concentrado de hemácias e outros) que são usados nas transfusões.
Em Ubatuba, no Banco de Sangue da Santa Casa, ficam as geladeiras que armazenam os componentes já fracionados que são fornecidos pelo Hemonúcleo, em quantidade suficiente para atender à demanda.

Critérios para doação
Para quem quiser ser doador, são necessários alguns critérios, além da boa vontade. Em relação aos hábitos, os doadores não podem ser usuários de drogas e nem ter múltiplos parceiros sexuais. Pessoas tatuadas podem doar sangue após três meses, quem tem piercing, após três dias. Quem já teve hepatite não pode doar, bem como mulheres que estejam menstruadas, grávidas ou amamentando. É preciso ter acima de 50 kg e mais de 18 anos para ser doador. Homens devem doar sangue a cada dois meses e mulheres, a cada três meses. Para saber mais informações, ligue: 3032-7262 ou 3832-7531, ramal 215.(Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Poesia Topo

Anuncie

A morte do poeta

Mário Quintana não findou-se
como se acabam todas as gentes
(entre achaques e arritmias),
muito pelo contrário,
seguiu caminhos bem diversos
e acabou esvaindo-se em versos.


Moda de Viola

Trem de ferro, trem de ferro,
Estou vivendo igual tatu
Cavoucando o país
Pra encontrar música raiz

Trem de ferro, trem de ferro,
Minha alma enferrujou
Pelas lágrimas da moça bonita
Que por minha causa derramou

Trem de ferro, trem de ferro,
Vou vivendo sob a tenda
À moda do povo cigano
Pra fazer parte da lenda

Trem de ferro, trem guerreiro
Vou levando mundo afora
Um pouco do sertão brasileiro
Nas modas de viola

Trem de ferro, trem de ferro,
Quando chegará a estação
Desta estrada tão comprida
Onde sossegarei minha vida?


Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Perdi minha schnauzer

Porte pequeno, ( uns 5 kg). Cinza e branca - atende pelo nome de Jade. Tem o corte da raça, com um pequeno defeito de corte na parte branca.
Foi perdida na Praia das Cigarras, dia 02 de maio de 2009, mais ou menos às 14h00.
Gratifica-se bem.
Telefones: 11 – 2950 4180, 7887 0537

Maria Aparecida / Cecilia

 

Humor

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ressaca na Sununga  © Nelson Schmidt

Ressaca na Sununga
© Nelson Schmidt

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor