Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 07  de Maio de 2009 - Nº 2095 Edições Anteriores

Sportmar Ilhabela Enigmas Anuncie Aqui!

Região


Caraguatatuba
ACCC agradece Neto Bota pela vinda da carreta do HCâncer
Baduca quer o funcionamento de Creche no Gaivotas
Gobetti pede local para idosos
Omar Kazon percorre bairro e faz visitas em início de projeto
Neto Beto participa de reunião com DER e Associação de Moradores do Jaraguazinho
Vereadora Vilma na luta por mães e idosos
Com intervenção da prefeitura, DER propõe medidas imediatas para trecho da Tamoios
Mutirão de Mamografia será dia 30 de maio
Prefeito fala na rádio sobre as obras previstas para este ano
M. Officer prepara presente especial para o Dia das Mães
Governo estadual lança programa “mais qualidade na escola”


Ilhabela
Aluno da Escola Municipal José Antônio Verzegnassi é o campeão do Concurso de Logo dos Jogos Estudantis de Ilhabela
Balcão de Empregos de Ilhabela está com 26 vagas
Comtur realiza reunião ordinária
Ônibus itinerante de combate à dengue vai percorrer escolas
Prefeitura de Ilhabela, Parque Estadual e sociedade civil preparam Semana Municipal de Meio Ambiente

São Sebastião
São Sebastião pode exigir Declaração de Impacto Ambiental para liberar eventos
Presidente da Câmara de São Sebastião divulga "pacote" para conter despesas
Campanha de vacinação atinge cerca de 60% de idosos na última semana
Ditraf inicia segunda etapa da campanha de Educação no Trânsito
Ernane reúne-se com comunidade carente da Costa Norte
Mesatenista sebastianense será homenageado pela Liga Valeparaibana
Oficinas Culturais de São Sebastião prestam homenagens às mães
Prefeitura assina convênio “Minha casa, Minha vida” para contemplar 20% do déficit habitacional


Ubatuba
ACIU Informa: Vaga de emprego e Cursos
Dia das Mães
Monitores da Casa do Brinquedo trazem para
Ipiranguinha recebe diversas melhorias com o programa “Cidade Saudável”
Eduardo Cesar é nomeado membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos
Fundac capacita adolescentes na oficina “Mecânica de Bicicletas”
Ubatuba sedia abertura do Hang Loose Surf Attack
Livro “Flash – Você sabe o que eu tenho?” vira peça teatral em São Paulo

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Litoral Norte -
 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

ACCC agradece Neto Bota pela vinda da carreta do HCâncer

Caraguatatuba - Já em seu primeiro mandato, o vereador José Mendes de Souza Neto (Neto Bota), do PSDB, está mostrando empenho pela população de Caraguatatuba. A colaboração do parlamentar para a estadia de uma semana da carreta do Hospital de Câncer de Barretos na cidade foi bastante valorizada pela equipe de voluntários da ACCC (Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba).
A unidade móvel, instalada na Praça de Eventos no final do último mês, atendeu 440 pessoas, que tiveram a oportunidade, sem nenhum custo, de realizar exames de prevenção ao câncer. Foram feitos 120 exames preventivos de câncer de pele, 176 de próstata, 122 de colo de útero e 22 pequenas cirurgias.
O vereador Neto Bota foi quem intermediou a vinda da carreta, através de um encontro entre o vice-prefeito Antonio Carlos da Silva Junior com os representantes do Hospital do Câncer de Barretos.
A dedicação do parlamentar foi motivo de elogios e agradecimentos. “O Neto está mostrando sua vontade e preocupação em ajudar o lado social e da saúde da cidade”, falou Vicentina Barbieri, vice-presidente da ACCC, que seguiu com os elogios ao jovem vereador.
“Ele (Neto Bota) foi muito importante para que Caraguá recebesse a carreta, que com certeza ajudou muitas pessoas. O Neto vem mostrando ser um bom vereador, preocupado com as pessoas. Temos que ressaltar que ele juntamente com a Prefeitura está de parabéns pela iniciativa”, frisou.
O parlamentar disse estar satisfeito com o resultado e que a luta pelos caraguatatubenses não irá parar. “Podem ter certeza que o vereador Neto Bota continuará batalhando pelos munícipes. Estamos sempre atendendo e ouvindo reivindicações. Caraguá pode contar comigo”, finalizou o vereador.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Baduca quer o funcionamento de Creche no Gaivotas
Vereador está a dois meses fazendo atendimento a população do bairro

Caraguatatuba - Cristian Alves de Godoi (Baduca Filho), do PDT, segue na luta pelos munícipes de Caraguatatuba. Comprometido com o trabalho, o parlamentar está cobrando o Executivo a finalização da obra de uma creche no Gaivotas.
De acordo com o vereador, a construção, que foi iniciada no último ano, encontra se parada, prejudicando as crianças e os pais, que sofrem por não ter onde deixar seus filhos.
“Seguirei cobrando para que seja concluída essa obra. Os moradores do Gaivotas precisam com urgência dessa creche. A obra está em fase final, já foi gasto muito dinheiro ali. Ela precisa funcionar”, falou Baduca Filho.
Devido a grande demanda do bairro, moradores se deslocam para creches vizinhas. “É um sofrimento para as crianças que não estão tão perto de casa e para as mães que precisam deixar seus filhos na creche. Além disso, empregos serão gerados com o funcionamento do local”, diz.
O vereador, que trabalha em seu segundo mandato, e constantemente luta pelo bem estar dos caraguatatubenses, está atendendo no Gaivotas na última semana do mês. O encontro vem acontecendo desde março.
Segundo Baduca, serviços de limpeza de ruas, colocação de tubulação, fechamento de esgoto e pavimentação, são pedidos constantes por parte dos moradores.
“O Gaivotas é um bairro populoso, porém sem nenhum tipo de infra-estrutura. Vários governos passaram por lá, mas nada fizeram. Como político, nós temos que ter a consciência que o problema também é nosso”, comentou.
Em maio, o atendimento por parte do vereador Baduca Filho acontecerá no dia 20, na Rua Falcão, na altura do número 1002. “É importante esse contato com os munícipes. Espero continuar sendo útil e colaborar para que tenham uma vida melhor”, finalizou.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Gobetti pede local para idosos
Em requerimento, também foi solicitado a construção ou instalação de mesas de xadrez nos pontos de táxi da cidade

Caraguatatuba - O vereador do PDT, Wilson Agnaldo Gobetti, está em busca de um Espaço da Melhor Idade. O lugar para ser construído, na idéia do parlamentar, seria no Centro de Caraguatatuba.
“Sabemos que Caraguá é um município em que se concentram um grande número de pessoas na Terceira Idade e que não encontram nenhuma opção de lazer, principalmente na região central”, observou Gobetti.
Segundo o vereador, que tanto luta pelos munícipes, são nos finais de tarde que os idosos se encontram para conversar e se distraírem, tanto os moradores, como os veranistas.
“Com o Espaço da Melhor Idade, que deverá ter quadras de bocha e malha, mesas para jogos com xadrez, dama e cartas, essas pessoas terão uma ótima opção de lazer, e de forma saudável”, diz Gobetti, grande incentivador do esporte em Caraguá.
O pedido do parlamentar ao Poder Executivo foi feito através de requerimento, já protocolado na Câmara Municipal. “Esperamos que os vereadores aprovem essa propositura, e que o Prefeito compreenda essa necessidade e nos atenda”, frisou.
Gobetti também requer ao Executivo, informações sobre a possibilidade de construção ou instalação de mesas de xadrez nos pontos de táxi, nas praças municipais de Caraguatatuba.
“Os taxistas ficam horas nos pontos a espera de passageiros. Com as mesas de xadrez, esses taxistas terão maior integração social e um atrativo para as horas vagas, além de poder exercitar o raciocínio, que ativa a memória”, explicou o motivo do requerimento elaborado. “São coisas que parecem simples, mas que com certeza ajudam de alguma forma nossa população. Estarei sempre disposto a fazer o bem a eles”, finalizou o parlamentar.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Omar Kazon percorre bairro e faz visitas em início de projeto
Associação de Moradores se mostrou grata pela preocupação do parlamentar em ouvir o problema da população

Caraguatatuba - Na última quinta-feira, 30 de abril, o vereador Omar Kazon do PR deu o pontapé inicial no Projeto Comunitário Atenda, que esteve no bairro do Perequê Mirim, na região sul de Caraguatatuba.
A concentração aconteceu na Praça Anizia Francisca dos Santos, onde foi montada a tenda para atendimento, feito pela assessoria do parlamentar, que recebeu reivindicações de diversos tipos, principalmente saúde, segurança e infra-estrutura.
Durante todo o dia, centenas de pessoas estiveram em contato com o vereador e atual presidente da Câmara, que começou a caminhada em direção a Escola Estadual Vereador Benedito Paes Sobrinho. Recebido pela direção, Omar Kazon ouviu atentamente os pedidos de maior segurança e cobertura da quadra.
Em seguida, a visita foi feita na EMEI Profª Célia Rocha Loba, lugar que o parlamentar seguiu conversando e anotando os problemas existentes no local.
No Centro Cultural do Pegorelli, Omar Kazon recebeu alguns pedidos do presidente da AMBAP (Associação dos Moradores do Bairro Pegorelli), Alex Sandro Santos, que fez um agradecimento à iniciativa.
“A idéia do Omar do projeto é excelente. Na campanha vêm 10, 30 vereadores fazer promessas e depois não voltam. Ele é o primeiro que nos procurou para saber se precisamos de alguma coisa. Ficamos muito agradecido”, comentou o presidente da AMBAP, que relatou a preocupação com a segurança, falta de creche, UBS e área de esporte e lazer.
As visitas prosseguiram na EMEF Masako Sone, também no Pegorelli. Omar Kazon esteve no CIEF Profª Edna Maria Nogueira Ferraz, onde almoçou com a direção da escola e seguiu o trabalho.
A FUNDACC do Perequê Mirim, a UBS do bairro e a EMEF Geraldo de Lima também estiveram no roteiro do vereador, que considerou muito proveitoso o dia tirado para a população.
“Estaremos todo final de mês fazendo esse trabalho, que consideramos de grande importância. Todos os pedidos, que são muitos, serão levados ao prefeito. Tenho certeza que o Executivo irá se sensibilizar e buscar a solução de grande parte dos problemas detectados”, concluiu Omar Kazon.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Neto Beto participa de reunião com DER e Associação de Moradores do Jaraguazinho
Após pedido, parlamentar entrega cadeira de roda para garota que foi atropelada na última semana

Caraguatatuba - Atento as necessidades dos munícipes, e acompanhando as reivindicações da comissão formada pela Associação de Moradores do Bairro do Jaraguazinho, desde a paralisação do trecho da Tamoios no dia 1º de maio, o vereador José Mendes de Souza Neto (Neto Bota), do PSDB, junto com o vice-prefeito Antonio Carlos da Silva Junior, esteve reunido com representantes da comunidade e engenheiros do DER para discutirem medidas para a segurança dos pedestres que fazem a travessia da rodovia.
No encontro, ficou acertado junto com os engenheiros Edson Costa e João Momesso, um reforço na sinalização, apoio para travessia em horário de pico, sonorizadores e radar móvel.
As reivindicações por parte dos munícipes aumentaram após o atropelamento da estudante Mariah Kayalla, no dia 27 de abril, quando a adolescente voltava da escola. A reunião desta quarta parece ter agradado José Luiz Ribeiro, presidente da Associação de Moradores do Jaraguazinho.
“Tivemos uma reunião muito proveitosa. Acredito que teremos uma boa melhora na condição dos três bairros”, lembrando que a luta vale para a Ponte Seca e Rio do Ouro.
A preocupação do vereador Nota Beto, que esteve presente na Tamoios para ouvir as reclamações da comunidade no dia do protesto, foi reconhecida pelos moradores.
“O Neto foi muito importante nessa nossa luta. Ele mostrou ser uma pessoa decente. Foi o primeiro e único que apareceu. Agradeço muito o Neto, assim como o Junior (vice-prefeito) e o Antonio Carlos (prefeito), que abriu o gabinete para conversarmos”, disse o presidente da Associação.
Michelle Fagundes, mãe de Mariah Kayalla esteve no encontro e mostrou sua gratidão ao vereador. “No dia do protesto, o Neto entrou no meio da população, sem medo. Foi o único vereador que nos atendeu, correu risco de apanhar e tudo mais”, comentou.
A estudante saiu do hospital na manhã desta quarta-feira. Preocupada, a mãe pediu a Neto Bota uma cadeira de rodas. O pedido de Michelle foi atendido no mesmo dia.
“É triste ver um acontecimento como esse. Temos que tomar medidas para que isso não volte acontecer. Fico contente, em de alguma forma ajudar a comunidade da região, a família e a garota”, falou o vereador Neto Bota.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vereadora Vilma na luta por mães e idosos

Caraguatatuba - Em seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Caraguatatuba, trabalho e dedicação pelos munícipes não faltam para Vilma Teixeira de Oliveira Santos (PSDB), que vem buscando melhorias na cidade.
De acordo com a parlamentar, dois projetos poderão em breve melhorar as condições de vida dos idosos e de mães.
A idéia de Vilma, através do Projeto CIAMA – Banco de Leite Materno é ter um local especifico para coleta, beneficiamento, armazenamento e distribuição de leite materno, para mães que não conseguem amamentar seus filhos recém nascidos.
“Essa ação é importantíssima para podermos dar maior chance de uma sobrevida para aqueles que nascem prematuramente”, diz. “Caraguá comporta esse banco de leite”, completou a vereadora.
Vilma também espera conseguir um espaço para o público da melhor idade, com a criação de uma ‘creche para o idoso’. Segundo a parlamentar, a casa funcionará como uma creche, local para se passar o dia, tendo a oportunidade de se distrair com atividades, jogos, sala de TV, jardinagem e horta, para aqueles que gostam de mexer com a terra, além de refeições, banhos, acompanhamento com geriatrias, fisioterapeutas, entre outros.
“Queremos um local para as pessoas deixar seus familiares em um ambiente agradável, com pessoas da mesma idade e podendo se divertir”, explicou. Vilma acrescentou ainda que as famílias que não tiverem como levar e buscar seus parentes, poderão usufruir do auxilio que será dado pela entidade, que se encarregará do transporte dessas pessoas.
Em menos de quatro meses como vereadora, Vilma já elaborou alguns requerimentos importantes. A parlamentar vem lutando pela pavimentação, recapeamento, iluminação, limpeza de valas e ruas em diversos bairros da cidade.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Com intervenção da prefeitura, DER propõe medidas imediatas para trecho da Tamoios
Já está em licitação três dispositivos para o controle de velocidade

Caraguatatuba - Em reunião realizada nesta quarta-feira (06), em um posto do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) no bairro Jaraguazinho, foram anunciadas ações imediatas para melhoria do trânsito no trecho da Rodovia dos Tamoios que envolve os bairros Jaraguazinho, Ponte Seca e Rio do Ouro.
Estiveram presentes o vice-prefeito de Caraguá, Antonio Carlos Jr., representantes da associação dos moradores do Jaraguazinho, DER e Polícia Militar Rodoviária. O vereador José Mendes de Souza (Neto Bota) representou o poder Legislativo.
Durante o encontro, técnicos do DER disseram que já estão em processo de licitação três dispositivos para o controle de velocidade (radares ou lombadas eletrônicas) que vão ajudar o fluxo da região em médio prazo.
As ações imediatas propostas pelo DER foram o reforço na sinalização viária com placas para o controle de velocidade, sonorizadores e um radar móvel que será operado por policiais rodoviários. Além disso, também será feito um trabalho de apoio à travessia de pedestres. As medidas emergenciais já devem iniciar na próxima semana.
O vice-prefeito espera que com as primeiras ações anunciadas, ocorra uma redução de 60% no número de acidentes.
Na primeira reunião com os moradores, realizada com o prefeito Antonio Carlos em seu gabinete, na última segunda-feira (4), o chefe do Executivo lembrou aos moradores do Jaraguazinho os investimentos da prefeitura para a região. Dentro de 30 dias deve ser aberta licitação para construção de uma ponte entre o Rio do Ouro e Ponte Seca, bem como uma creche, ainda este ano, no Jaraguazinho.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Mutirão de Mamografia será dia 30 de maio
Unidades Básicas de Saúde já estão agendando o exame

Caraguatatuba - As mulheres com idade acima de 40 anos podem procurar as Unidades Básicas de Saúde para agendar a mamografia. O Mutirão da Mamografia, uma parceria entre a prefeitura de Caraguá e a secretaria estadual de Saúde, será realizado a partir do próximo dia 30 de maio.
A previsão da secretaria de Saúde de Caraguá é o agendamento de aproximadamente 800 exames preventivos do câncer de mama. As mamografias serão realizadas na Digital Diagnósticos por Imagem. A coordenadora da Atenção Básica, Carla Aparecida Pereira, lembra que o agendamento tem que ser feito antes nas unidades de saúde.
O exame é indicado para mulheres acima dos 40 anos que tenham feito a última mamografia há mais de um ano, ou abaixo de 40 anos com suspeita clínica. As pacientes que aguardavam a realização de exames já solicitados pelos médicos da rede pública também estão com seus nomes incluídos no Mutirão.
Mais informações: 3897-2106 .(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Prefeito fala na rádio sobre as obras previstas para este ano
Antonio Carlos responde aos questionamentos dos ouvintes e sobre novos projetos

Caraguatatuba -  Em entrevista hoje (06) na rádio Caraguá FM, o prefeito Antonio Carlos anunciou que deve iniciar ainda este ano a construção de um centro de eventos na região Sul. Os arquitetos da secretaria de Urbanismo já iniciaram os estudos preliminares para a execução do projeto. A área prevista para a construção do centro tem aproximadamente 40 mil metros quadrados.
Os ouvintes encaminharam dúvidas e reclamações ao prefeito que fez questão de responder a todas. Ao falar sobre os projetos de lei que concedem aumento aos funcionários e secretários da prefeitura, Antonio Carlos explicou que o aumento dos secretários é uma iniciativa do Legislativo, mas que a medida é necessária porque Caraguá tem o menor salário de secretários de todo o Litoral Norte.
O prefeito lembrou ainda que o aumento do funcionalismo depende agora da Câmara. “Estamos concedendo reposição de 6,5% e um aumento de 66% no valor da cesta básica. Isto vai beneficiar quem ganha menos”, disse.
Para os munícipes que reclamaram sobre o mato e a sujeira nos bairros, o prefeito disse que já autorizou a contratação de mais cem homens para a Frente de Trabalho. “Desta forma, teremos uma equipe de 400 homens que, juntamente com as máquinas que adquirimos, devem em breve manter a cidade limpa”, afirmou.

Reforma administrativa
Antonio Carlos afirmou que já está em andamento estudos para uma reforma administrativa e a implantação de aumento salarial por produtividade. “Cadastramos todos os funcionários para saber a real situação de cada um. Nosso objetivo é melhorar a máquina administrativa”, disse.
O prefeito explicou que a secretaria de Saúde também está sendo totalmente reestruturada, desde a organização do almoxarifado até a capacitação dos funcionários.
Ao comentar sobre as obras que serão realizadas este ano, Antonio Carlos disse que a prefeitura tem um caixa significativo para honrar todos os compromissos. Segundo ele, estão previstas para este ano as seguintes obras: a construção de creche no Porto Novo, construção de CIEF (Centro Integrado de Ensino Fundamental) nos bairros Travessão e Casa Branca e pavimentação em todas as regiões da cidade como, por exemplo, o Pontal Santamarina que será totalmente pavimentado. E ainda a conclusão das obras de uma UBS na Olaria.
“A administração está começando a ir para as ruas agora, porque encontramos a prefeitura totalmente desestruturada. Mas daqui a três meses, teremos obras em toda a cidade”, afirmou.
O prefeito lembrou ainda que até o final do ano o Poupatempo já estará instalado na cidade e citou também a reforma e ampliação da Santa Casa, que passará a contar com 215 leitos.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

M. Officer prepara presente especial para o Dia das Mães

Caraguatatuba - A M. Officer de Caraguatatuba, localizada no Caraguá Praia Shopping, preparou duas promoções especiais a todos que comprarem até o dia 10 de maio.
Em comemoração ao Dia das Mães, o cliente que levar quatro peças de roupa ganhará a quinta sem nenhum custo, escolhendo qualquer peça que tenha o preço médio da compra.
Além dessa promoção, a M. Officer preparou também um kit, com uma calça e uma blusinha, por apenas R$ 98,00. Aberto também aos domingo, a loja, que foi inaugurada no início deste ano, apresenta diferenciais da moda, que promete conquistar o gosto dos caraguatatubenses, veranistas e turistas que passam pela cidade.
(Fonte: M. Officer)

Governo estadual lança programa “mais qualidade na escola”

Caraguatatuba - Com a criação de uma Escola de Formação de Professores do Estado de São Paulo, obrigatória para os novos professores da rede pública, o Governo Paulista pretende melhorar a qualidade da educação com medidas importantes que constam do programa “Mais Qualidade na Escola”, lançado no último dia 5 de maio, no Palácio dos Bandeirantes.
Já foi enviado à Assembléia Legislativa um projeto de lei estabelecendo que o ingresso de professores, diretores e supervisores na rede estadual exigirá a aprovação no curso de formação. Durante o curso, os candidatos a professor receberão 75% do salário inicial da categoria. Todos os novos professores, diretores e supervisores além da aprovação em concurso público deverão passar pelo curso de formação e exame obtendo aprovação para garantir sua nomeação.
Há também um projeto que cria mais 50.000 novas vagas, que serão somadas às 10.000 existentes e, introduz novas jornadas de trabalho. Além das jornadas de 24h e 30h semanais que já existem, outras de 40h e 12h serão acrescentadas.
Segundo a Dirigente de Ensino, Edina Paula Roma Teixeira, “a criação das novas jornadas de 40 e 12 horas semanais, facilitarão no momento de compor as jornadas. Assim, disciplinas com ampla carga horária serão beneficiadas, bem como a jornada de 12h é importante para facilitar o processo de atribuição das aulas nas disciplinas de menor carga horária”.
Com estas medidas deve diminuir o número de professores temporários. Para estes será institucionalizado o exame obrigatório para atuarem em sala de aula, seguido dos outros requisitos como tempo de serviço e titulação. A estabilidade prevista na Lei 1010 será garantida por uma jornada mínima de 12h semanais, que será exercida em funções auxiliares do processo de ensino, pois os professores temporários reprovados ou que não se submeterem ao exame, não poderão ministrar aulas.
A Dirigente de Ensino de Caraguatatuba lembra ainda que “esta iniciativa do Governo Paulista é pioneira no Brasil” e acrescenta: “Há condições para levar avante este Programa. Temos em São Paulo um excelente espaço para a realização do Curso de Formação ( Edifício André Franco Montoro), além da Rede do Saber com uma grande estrutura. E ainda serão feitas parcerias com as universidades públicas e algumas ONGs que atuam no apoio à educação pública.”(Fonte: DRE-Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Aluno da Escola Municipal José Antônio Verzegnassi é o campeão do Concurso de Logo dos Jogos Estudantis de Ilhabela

Ilhabela - O aluno Lucas Souza Santos, da EM Profº José Antônio Verzegnassi, da Água Branca, foi o campeão do concurso que elegeu o logotipo dos Jogos Estudantis, que serão realizados no período entre 23 e 30 de maio deste ano.
Com a obra “Medalha Esportiva”, Lucas, de apenas 10 anos, tentou abordar alguns esportes, inserindo-os numa medalha, representando o momento maior do esporte que é a premiação.
O estudante ganhará um computador da Escola de Informática Easycomp Internacional, no dia da abertura do evento. Já os alunos representantes das escolas que tiveram seus desenhos classificados para a fase final ganharão da empresa um curso de informática básico e de design gráfico por um ano.
Participaram do Concurso de Logo 14 escolas da cidade das 18 existentes, entre públicas e privadas.
Os Jogos Estudantis deste ano e deve envolver todas as unidades escolares da cidade. Poderão participar da competição as categorias pré-mirim, mirim, infantil e juvenil em ambos os sexos, nas seguintes modalidades: voleibol, queimada, futebol de salão, basquete, natação, atletismo (corridas, salto em distância e arremesso de peso) e tênis de campo.
O evento será realizado pela Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, e Secretaria de Educação.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Balcão de Empregos de Ilhabela está com 26 vagas

Ilhabela - O Balcão de Empregos de Ilhabela está com 28 vagas abertas neste dia 04 de maio nas seguintes áreas: ajudante de cozinha, ajudante geral, auxiliar de manutenção geral, auxiliar de instalador de alarme, cabeleireira, carpinteiro, caseiro, cozinheira, cumim, depiladora, doméstica, farmacêutico, garçom, manicure, marinheiro, mecânico de automóveis, montador de móveis, motorista de ambos os sexos, pintor de automóveis, pizzaiolo, recepcionista, secretária, segurança, serviços gerais, técnico em refrigeração, vigia noturno e vendedora.
O Balcão de Empregos funciona na Rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, 86, no bairro do Perequê. Mais informações no telefone (12) 3896-9200.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Comtur realiza reunião ordinária

Ilhabela - O Conselho Municipal de Turismo de Ilhabela realizou, na tarde da última terça-feira (5/5), no auditório da Secretaria de Turismo e Fomento, a reunião ordinária para discussão de vários temas do setor. Entre eles, a finalização de uma revista sobre Ilhabela voltada aos operadores de turismo, a participação em feiras e regimento do Comtur. O encontro contou com a presença dos secretários Maria Inês Ferreira (Turismo), Rogério Ribeiro de Sá – Professor Catolé (Cultura) e Luiz Lobo (Esportes). (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Ônibus itinerante de combate à dengue vai percorrer escolas

Ilhabela - O ônibus itinerante de prevenção e combate à dengue permanecerá em Ilhabela durante 15 dias e vai visitar diversos bairros e escolas do município. A idéia é reforçar o trabalho de conscientização da população quanto aos cuidados a serem tomados para evitar a proliferação do mosquito transmissor.
De acordo com a Vigilância Sanitária, órgão da Secretaria de Saúde de Ilhabela, serão desenvolvidas atividades nas escolas públicas e particulares, além de pontos estratégicos.
O ônibus leva maquetes que mostram o ciclo de vida do Aedes aegypti, transmissor da Dengue, ensinando o público a identificar o ovo, a larva e o mosquito. Quem embarca nessa viagem educativa recebe panfletos, jogos e a orientação dos agentes de combate à dengue. Acabar com este vetor é a única maneira de acabar com a doença.

Confira o cronograma:

07/05
8h: Escola Salvador Arena (Barra Velha)
14h: Associação Cultural Educativa de Ilhabela (Perequê)

08/05
8h: Escola Profª Dercy Andrade (Portinho)
14h: Colégio São João (Perequê)

11/05
8h: Escola Profº José Verzegnassi (Água Branca)
14h: Escola Maria Gemma (Barra Velha)

12/05
8h: Escola Profº José Benedito (Reino)
14h: Colégio Objetivo (Barra Velha)

13/05
8h: Escola Profº Leonardo Reale (Armação)
14h: Escola Gabriel Ribeiro (Vila)

14/05
8h: Escola Profº Ophélia Reale (Itaquanduba)
14h: Escola Eva Esperança (Água Branca)

15/05
8h: Escola Profª Mércia Nascimento (Saco da Capela)
14h: Escola Waldemar Belizário (Itaquanduba)(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura de Ilhabela, Parque Estadual e sociedade civil preparam Semana Municipal de Meio Ambiente

Ilhabela - Uma reunião realizada na última terça-feira (05/05), na sede do Parque Estadual da Serra do Mar, em Ilhabela, técnicos de diversas secretarias municipais, entre eles, da Secretaria de Meio Ambiente, se reuniram com representantes de Ong’s e do Parque Estadual para discutir a programação 2009 da Semana Municipal de Meio Ambiente.
O evento será realizado de 1º a 7 de junho deste ano e terá palestras, workshops, visitas programadas no Viveiro Municipal e no Parque Estadual, oficinas de reciclagem, bem como mutirões de limpeza nas praias.
Segundo a secretária de Meio Ambiente de Ilhabela, Maria Cristina Hirakawa, o evento deste ano será uma realização conjunta.
“Teremos a participação de Ong’s, do Parque Estadual e da Prefeitura, através de diversas secretarias municipais”, explica.
Ainda segundo ela, as ações serão voltadas para as escolas da rede municipal, estadual, além das unidades escolares particulares.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

São Sebastião pode exigir Declaração de Impacto Ambiental para liberar eventos

São Sebastião - Para realizar eventos em São Sebastião, o interessado pode passar a ter que apresentar a Declaração de Impacto Ambiental, prevista na Lei 848/92 e o Estudo de Impacto de Vizinhança, previsto no Estatuto das Cidades.
A proposta foi apresentada pelo vereador Amilton Pacheco (PSB) à Prefeitura, através do requerimento 345/09, onde solicita informações sobre a possibilidade de não licenciar eventos sem antes regulamentar e exigir dos interessados a apresentação de Declaração de Impacto Ambiental e ou Estudo de Impacto de Vizinhança.
O vereador afirma ter sido procurado por moradores preocupados com a realização de mega eventos que, se de um lado beneficiariam o turismo, de outro podem agredir áreas de preservação ambiental.
Para embasar sua proposta, Amilton Pacheco cita que, em 3 de abril deste ano, a Samju (Sociedade Amigos de Juquehy), teve ganho de causa no processo judicial, que condiciona a Prefeitura não licenciar eventos no bairro, sem antes regulamentar e exigir dos interessados a Declaração de Impacto Ambiental e estudo de Impacto de Vizinhança.
O tema abriu uma discussão no plenário da Câmara sobre a realização de festas raves. A vereadora Solange Ramos (PPS) afirmou que, durante a gestão anterior, foi questionado a realização deste tipo de evento, no bairro de Maresias.
"Eles (os organizadores do evento) se não conseguem licença da Prefeitura, realizam as festas raves com liminar da justiça, às vezes de outros municípios, que por sua vez desconhecem a falta de estrutura do local do evento", disse.
A vereadora também citou que é preciso, no entanto, preservar as festas que beneficiam os ambulantes e os turistas.
Já o vereador Artur Balut afirmou que ao fazer a lei é preciso ter cuidado para não discriminar nenhum setor da comunidade. "Se pode ou não realizar tem que valer para todos", disse.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Presidente da Câmara de São Sebastião divulga "pacote" para conter despesas

São Sebastião - O presidente da Câmara de São Sebastião, Luis Antônio Santana Barroso (DEM), o Coringa, divulgou um pacote de medidas para diminuir as despesas com a folha de pagamento.
Com um orçamento inferior ao do ano passado, com R$ 380 mil a menos no caixa, o objetivo do presidente é gerar uma economia de R$ 40 mil/ mês aos cofres públicos.
Em abril, os gastos com a folha de pagamento chegaram a R$ 652 mil, considerando os encargos trabalhistas, sendo que o orçamento mensal do Legislativo é de R$ 916 mil. Ou seja, as despesas representaram 72% do orçamento.
Para reduzir os gastos, Coringa proibiu o pagamento de horas extras, que eram pagas aos servidores que trabalhavam nas sessões de Câmara, às terças-feiras, quando o expediente ultrapassa às 21h00.
Para evitar o pagamento, o presidente alterou o horário de funcionamento da Câmara, neste dia, que passou a ser das 14h00 às 22h00. Essa medida, de acordo com Coringa vai gerar uma economia de R$ 10 mil, por mês.
Além disso, houve redução no salário de 16 assessores, de R$ 2,5 mil para R$ 2 mil, e de dois procuradores que recebiam R$ 4,9 mil e passarão a receber R$ 3,9 mil.
O presidente também acabou com as encarregaturas, que eram pagas a 15 funcionários, no valor de R$ 750 cada uma, que vai representar uma redução na folha de pagamento de R$ 14,8 mil mensais.
Coringa também exonerou o diretor administrativo e um funcionário do setor de Finanças que, embora não fosse diretor, recebia um salário equivalente.
Além de enxugar a folha de pagamento, o presidente da Câmara anunciou medidas administrativas para conter os gastos.
Uma delas foi cortar as ligações telefônicas de chamadas para celular e interurbana. A decisão foi tomada após o valor da última fatura, de quase R$ 19 mil. Hoje os funcionários da Câmara só podem fazer ligações locais.
Coringa também está renegociando os valores dos alugueis, com o objetivo que reduzam em 25%. Hoje, a Câmara gasta cerca de R$ 20 mil por mês com o pagamento de imóveis alugados.
O presidente também adiantou que, se for necessário, vai tomar outras providências, como o corte de funcionários comissionados, para reduzir os gastos.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Campanha de vacinação atinge cerca de 60% de idosos na última semana

São Sebastião - Até a manhã desta quarta-feira, dia 06, os Postos de Saúde constataram a vacinação de 59,43% dos idosos no Município, sendo um total de 3.093 idosos já vacinados.
De acordo com a chefe de Divisão da Vigilância Epidemiológica e coordenadora da campanha, Márcia Saavedra de Souza, a meta, até sexta-feira, dia 8, é vacinar, pelo menos, 80% de idosos. “Pedimos que esse público procure o Posto de Saúde mais próximo de sua residência e tome sua vacina”, pede Márcia. “Aqueles que não conseguirem, por algum motivo de saúde, se deslocar até um Posto, pode, através de um parente, solicitar que um Agente de Saúde vá até sua residência e aplique a vacina”, acrescenta.
Para o idoso, Aldivino Domiciano de Andrade, 61 anos, este ano é a primeira vez que toma a vacina e está muito satisfeito. “Acredito que esta campanha está sendo muito positiva e que, se puderem, consigam vacinar todos os idosos, mesmo aqueles que ainda não completaram os 60 aos”, diz Andrade.
Juntamente com a campanha de vacinação do idoso, estará acontecendo o exame de prevenção do câncer bucal. O diagnóstico e tratamento precoce influem decisivamente no resultado terapêutico.
A Campanha Nacional de vacinação e saúde bucal do idoso acontecerá até o dia 08 de maio, às 17h.

O atendimento acontecerá nos seguintes Postos de saúde, das 8h às 17h:
- PSF Jaraguá - Tel. 3861 1838
- PSF Enseada I e II - Tel. 3861 1100
- PSF Canto do Mar - 3861 2139
- UBS Morro do Abrigo - Tel. 3862 1812
- PSF Pontal da Cruz - Tel. 3892 4337
- Centro de Saúde - Tel. 3892 6044
- PSF Centro - 3892 4331
- Centro de Saúde Topolândia - Tel. 3892 4984
- PSF Barequeçaba - Tel. 3862 7077
- PSF Maresias I e II - Tel. 3865 6605
- PSF Boiçucanga I e II - Tel. 3865 4103
- PSF Cambury - Tel. 3865 4121
- PSF Barra do Sahy - Tel. 3863 6440
- PSF Juquehy - Tel. 3863 1748
- PSF Barra do Una - Tel. 3867 1331
- PACS Boracéia - Tel. 3867 6109
- Reserva Indígena - Tel. 3867 9212. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Ditraf inicia segunda etapa da campanha de Educação no Trânsito
“Com um balanço positivo da primeira fase, que finalizou no final de abril, a Divisão de Tráfego (Ditraf) inicia, a partir do dia 10 de maio, a segunda etapa da Campanha de Educação no Trânsito”.

São Sebastião - Com o tema “Faixa de pedestres, caminhe com essa idéia”, a campanha de Educação no Trânsito visa conscientizar os usuários das vias com relação ao respeito à faixa de pedestres, e terá sua segunda etapa iniciada no dia 10 de maio. Esta é uma iniciativa da Secretaria de Segurança (Segur), através da Ditraf.
Nesta fase, será efetuada abordagem de pedestres e motoristas, através de Blitz Educativas, onde, além da distribuição de panfletos que visam esclarecer os direitos e deveres dos abordados, também haverá um diálogo com os mesmos, como forma de reforçar o que estará no panfleto. “Queremos fazer isso de uma forma divertida, para que as pessoas realmente participem e com isso também se conscientizem de que usar e respeitar a faixa de pedestre vai muito além de um simples direito ou dever, mas sim uma questão, num futuro não muito distante, de sobrevivência”, explica o chefe de Divisão de Projetos de Sinalização Viária, Cláudio Ruiz.
Para realizar esta fase, a Segur contará com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), que disponibilizará atores para atuarem junto as blitz.
De acordo com o secretário de Segurança, Cel. Vicente Perine, além das realizações que já estavam previstas no projeto inicial, também estão sendo feitas algumas modificações, como por exemplo, as palestras que seriam ministradas somente para os motoristas da Prefeitura Municipal, serão estendidas também ao público em geral. “Essa mudança deve-se ao fato de que em reportagem efetuada no mês passado, um dos entrevistados lamentou que a palestra seria restrita”, conta o secretário. “Gostaríamos de justificar que fizemos um projeto grande, não só nas realizações, mas também na questão cronológica, para que possamos adaptar novas idéias ao conteúdo original”, enfatiza Cel. Perine.
A palestra aberta ao público será realizada no próximo dia 11, a partir das 18h, no Teatro Municipal, com entrada franca. Na palestra, que foi adaptada para esta realização, serão abordados os seguintes temas: dicas de estacionamento e parada, semáforo, faixa de segurança, condutor consciente, entre outros. Esses temas darão a idéia de como funcionam as metodologias de autuação pelos agentes de tráfego de São Sebastião.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Ernane reúne-se com comunidade carente da Costa Norte

São Sebastião - O prefeito Ernane Primazzi reuniu-se na noite da última terça-feira com dezenas de moradores do Loteamento São Marcos, na Costa Norte de São Sebastião. A reunião, intermediada pelo vereador e líder do governo na Câmara, Marcos Tenório, serviu para que o chefe do Executivo fizesse um breve relato sobre as realizações da administração e também para tirar dúvidas e receber reivindicações dos moradores. Também participaram do encontro o administrador regional, Costinha, o chefe de gabinete, Silvio De Angelis e o secretário-adjunto da Habitação, Roberto Santos.
O vereador Tenório abriu a reunião ressaltando alguns dos problemas enfrentados pela comunidade da localidade conhecida como “paliteiro”, nome que os populares deram à uma fracassada tentativa de implantação de uma escola no bairro, ainda na década de 90, porque da obra somente foram feitas as estruturas de concreto e ferro, que já não existem mais. “Temos agora um prefeito disposto a ouvir a comunidade. Todos sabemos que o primeiro ano de administração é difícil, porque o Executivo tem que trabalhar com um orçamento deixado pela gestão passada”, ressaltou o parlamentar.
O prefeito Ernane falou em seguida e completou dizendo que o orçamento de 2009, por conta da elevada queda no preço do barril de petróleo, poderá ficar até R$ 50 milhões menor que o previsto. Como o São Marcos está inserido na futura área de Zeis, Ernane fez questão de ressaltar que, somente agora, a situação dos moradores pode efetivamente ser regularizada, através do Programa Cidade Legal, do governo estadual. “É importante a ajuda dos moradores para impedir a construção de novas casas irregulares, para que todos tenham direito à escritura do imóvel”, ressaltou.
Na área da saúde, alvo de algumas reclamações dos moradores pela falta de médicos do PSF no bairro, o prefeito informou que a situação vai melhorar em muito breve. Ele lembrou que a gestão do setor terá modificações nos próximos dias e que o problema pontual de falta de médicos do PSF por conta da entrada em férias de profissionais será resolvido. Ernane também disse que na próxima semana deverá sair a emissão de posse da área desapropriada em Boiçucanga para a construção do Hospital de Clínicas da Costa Sul, cuja obra deverá ser iniciada em agosto. “Quando o hospital da costa estiver pronto, o atendimento na área central já deverá melhorar significativamente”, previu.
A seguir o chefe do Executivo falou sobre a construção de casas populares com apoio da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do estado, e que deverá iniciar exatamente pela Costa Norte. O prefeito lembrou que nos últimos 22 anos foram construídas apenas 250 casas populares no Jaraguá e que ele já tem a garantia do governo do Estado de construção de 1000 unidades no município, nos próximos dois anos.
Segundo Ernane, a administração já criou a Secretaria Municipal de Habitação e “agora será criada a Companhia Municipal de Habitação. “O município já arca com as despesas maiores desse setor, como a desapropriação de área e a infra-estrutura necessária. A companhia vai passar então a vender as casas populares e o dinheiro fica no município”, enfatizou.
Outro ponto importante abordado na reunião foi com relação à extinta frente de trabalho. Ernane voltou a frisar que há uma determinação judicial para que ela não seja retomada nos moldes que existia, por ser caracterizada como trabalho-escravo. “Das cerca de 120 vagas existentes anteriormente, já recontratamos 62 pessoas e outras 50 ou 60 serão chamadas brevemente. Infelizmente não podemos garantir emprego a todo mundo, mas, o certo é que agora os contratados estão sendo tratados com dignidade, recebendo cerca de R$ 980,00 entre salário e benefícios, além de terem garantidos todos os direitos trabalhistas, como férias, décimo-terceiro e fundo de garantia, o que não existia na administração passada.
Sobre obras no bairro, o prefeito informou que conseguiu junto à Sabesp a antecipação da ligação da rede de esgoto na Costa Norte para o início do ano que vem, uma vez que estava prevista apenas para 2012. “A partir de então vamos calçar as ruas e terminar com essas vias sujas e com esgoto que tanto mal faz à saúde. Não vamos fazer obra só com bandeirinha e festinha como faziam. Vamos fazer o que é necessário para a população e com responsabilidade”, finalizou Ernane Primazzi. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Mesatenista sebastianense será homenageado pela Liga Valeparaibana

São Sebastião - O mesatenista Marcelo Cardim será homenageado no próximo sábado, 9, pela Liga Valeparaibana de Tênis de Mesa.
A cerimônia para a entrega do título de Melhor Atleta de 2008, na categoria Paradesportivo, será realizada no auditório da Fundação Cultural “Cassiano Ricardo”, em São José dos Campos.
O atleta viajará para o Vale do Paraíba em companhia do diretor municipal de Esportes, Davi Carmargo Júnior e também do técnico da equipe, José Ricardo Estevaletto.
Serviço: A Fundação Cultural fica na avenida Olívio Gomes, 100, no Parque da Cidade.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Oficinas Culturais de São Sebastião prestam homenagens às mães

São Sebastião - Esta semana as Oficinas Culturais desenvolvidas pela Prefeitura de São Sebastião, através da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), prestam homenagens antecipadas pelo Dia das Mães desenvolvendo apresentações de dança e teatro.
Na manhã desta quarta-feira, 6, as alunas do ballet com idade entre quatro e dez anos matriculadas na Oficina do Centro, sob a coordenação da monitora Gisleide Carmelo Winckler, mostraram seus talentos às mamães, as quais foram chamadas para interagirem com as bailarinas e juntas participarem das comemorações. Uma segunda apresentação, igualmente com muitas brincadeiras e participação das mães, ocorreu no período da tarde com a participação de 14 crianças. Amanhã, dia 7, alunos da mesma oficina, mas de Boiçucanga, se apresentarão na Praça Pôr-do-Sol, onde desenvolverão homenagem semelhante.
Já o grupo da “Melhor Idade”, com apoio da monitora Ana Maria Sierra Marques, apresentou a peça “Cavalhada” e com ela um pouco sobre o folclore nordestino trazido ao Brasil pelos portugueses. A apresentação teatral foi no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), em Boiçucanga, e contou com a presença da aluna mais velha da turma; aos 84 anos dona Ordália Gonçalves da Silva participou da dança do balaio. Ainda sob a coordenação da mesma monitora, a turma Infanto-Juvenil apresentou o espetáculo infantil “Chiloloca Fedoroca”, na Escola Municipal “Guiomar”.
De acordo com Ana Maria, o texto é longo e difícil, mas os alunos não se intimidaram e aceitaram o desafio. “O resultado não poderia ser melhor”, disse a monitora a respeito da participação dos jovens atores nesta peça teatral.
Serviço: As aulas de ballet no Centro de São Sebastião são realizadas às segundas e quartas-feiras, das 9h às 11h e das 14h às 17h, nas dependências das Sectur. Em Boiçucanga, às terças e quintas-feiras, das 9h às 11h e das 14h às 17h, na Praça Pôr do Sol. No mesmo local ocorrem ainda as Oficinas de Teatro para os grupos da Terceira Idade e Infanto-Juvenil, às terças e quintas-feiras das 9h às 12h e das 18h às 21h, respectivamente.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura assina convênio “Minha casa, Minha vida” para contemplar 20% do déficit habitacional

São Sebastião - A Prefeitura Municipal de São Sebastião assinou na tarde desta quarta-feira, dia 6, o convênio com a Caixa Econômica Federal, sobre o Programa “Minha casa, Minha vida”, e prevê contemplar 20% do déficit habitacional do município.
De acordo com o prefeito de São Sebastião, Ernane Bilotte Primazzi, acredita-se que serão construídas cerca de 400 casas em várias áreas da cidade, que ainda serão definidas pela administração. “Esta é uma oportunidade que a comunidade de baixa renda terá para atingir o sonho da casa própria e acabar com as áreas de risco do município”, diz Ernane.
A gerente geral da Caixa Econômica Federal, Cláudia Ramos, conta que a prefeitura entrará com parceria na questão dos subsídios, doação de áreas, além da isenção de algumas taxas. Neste programa ainda, o contemplado não terá despesa cartorária.
Os critérios para a inscrição no município serão: o interessado deverá receber de zero a três salários mínimos, com prestações do financiamento de 10% da renda, ou o mínimo de R$ 50,00 por mês, durante 10 anos; o interessado ainda poderá ter restrições nos órgão de proteção ao crédito. O que não poderá é o interessado já possuir outro imóvel ou ter sido beneficiado em qualquer outro programa habitacional, de cunho social e, também não ter nenhum financiamento habitacional em andamento. “A seleção dos contemplados não será por ordem de inscrição, mas sim pela situação social de cada caso”, explica Cláudia.
As inscrições para este programa acontecerão a partir da próxima terça-feira, dia 12, das 9h às 16h, no Fundo Social de Solidariedade, na Regional Costa Sul e na Regional Costa Norte. Essas inscrições serão voltadas apenas para aqueles que tiverem renda de zero a três salários mínimos.

O Programa
O governo prevê que vai investir cerca de R$ 34 bilhões no programa. Desse total, R$ 25,5 bilhões virão dos cofres da União, R$ 7,5 bilhões do FGTS, e R$ 1 bilhão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Do total de moradias, 400 mil serão destinadas para quem tem renda até três salários mínimos. Outras 200 mil para quem recebe entre três e quatro salários mínimos. 100 mil para quem tem renda entre quatro e cinco salários mínimos. Outras 100 mil para quem recebe entre cinco e seis salários mínimos. As 200 mil restantes são para população que recebe entre seis e dez salários mínimos.
No do lançamento do plano habitacional “Minha Casa, Minha Vida”, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a meta de construir 1 milhão de casas pode não ser alcançada até 2010, prazo estabelecido inicialmente pelo governo. "É um desafio que, a princípio, imaginávamos que fosse possível cumpri-lo em dois anos. Não tem limite, não tem data. Portanto, ninguém me cobre que nós vamos fazer 1 milhão de casa em dois anos", disse.
Observa-se, portanto, que o programa vai atingir a grande maioria da população brasileira. As casas serão financiadas para as pessoas que ganham desde um salário mínimo por mês, até quem ganha dez.
O plano habitacional estabelece em R$ 130 mil o valor máximo do imóvel a ser comprado por famílias com renda entre três e seis salários mínimos. Esse valor se refere às moradias em regiões metropolitanas em São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.
Em municípios com mais de 500 mil habitantes e demais capitais e seus municípios limítrofes, o valor cai para R$ 100 mil. Nos demais municípios, o limite é de R$ 80 mil.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

ACIU Informa: Vaga de emprego e Cursos

Ubatuba - Vaga de Emprego
Voga Marine está com vaga disponível para tratorista (sexo masculino - com habilitação categoria C ou D) Experiência: Manobra de embarcações e rampa.
Interessados devem comparecer no local, Rua Andorinha, 18 – Saco da Ribeira, acompanhado c/ currículo e documentos. Falar com Edna.

Prezado associado, se sua empresa também estiver admitindo entre em contato conosco.
(12) 3834 1449
E-mail: imprensa@aciubatuba.com.br 
Para se informar sobre as outras vagas disponíveis na Aciu acesse: www.aciubatuba.com.br

Cursos
O Centro Náutico Kaua'i informa que nos dias 13, 14 e 15 de março, será realizado em sua marina o Curso de Treinamento e Técnicas de Apnéia para Surf e Mergulho com o Prof.Christian Dequeker:
* Campeão Brasileiro de Apnéia Estática 2003;
* Recordista Brasileiro de Mergulho Livre em Lastro Constante 51 metros *;
* Técnico e atleta da seleção brasileira 5ª colocada no Campeonato Mundial de Mergulho Livre 2001 - Espanha;
* Profissional de Educação Física e Professor convidado da UNIFESP;
* Preparador Fisico de surfistas de ondas gigante "Big Hiders": Romeu Bruno, Formiga, Alexandre Haigaz,
Para maiores informações e inscrições entrar em contato com a Profª Fátima Parrilla (12) 9144-5685 ou com Profº Christian (11) 9887-1529. (Fonte: ACIU)

Dia das Mães
Expectativa dos comerciantes de Ubatuba é que a data ajude a aquecer as vendas do comércio

Ubatuba - Considerada como a segunda data festiva mais importante para o comércio, perdendo apenas para o Natal, o Dia das Mães, que neste ano é comemorado no próximo dia 10, faz com que os comerciantes de Ubatuba se animem apostando em um aquecimento nas vendas.
Mesmo com a crise, os empresários não demonstraram desânimo e apostam em um crescimento de pelo menos 5% em relação ao ano passado.
De acordo com uma pesquisa informal realizada pela Associação Comercial de Ubatuba com algumas lojas de departamentos e de artigos para presentes, as vendas para o Dia das Mães já começaram e a movimentação na cidade já esquentou. Mas, como sempre costuma acontecer, o maior movimento no comércio é esperado para a véspera da data comemorativa.
Por causa da crise atual, alguns gerentes acreditam que as vendas se igualem ou tenham um pequeno aumento em relação ao ano passado. ”Se igualarmos já será ótimo, pois essa crise deu uma assustada, mas sempre temos boas expectativas”, diz Fábio Martini, gerente da Casas Bahia.
Segundo o presidente eleito da Associação Comercial de Ubatuba, Alfredo Correa Filho, um dos quesitos indispensáveis para que a data seja promissora é o atendimento. “Campanhas de incentivo, lançamento de produtos e uma data com apelo de vendas como o Dia das Mães são ingredientes perfeitos para o varejo incrementar o faturamento e alcançar metas. Mas nada disso traz resultados se por trás do balcão o vendedor não estiver preparado para atender os desejos do consumidor. O atendimento é fundamental na hora da venda. O ato de vender requer treinamento, dedicação e reciclagem, assim como todas as profissões", diz Alfredo.
A ACIU em parceria com o Jornal Agito lançou a campanha “Minha mãe é uma Rainha”, onde os estabelecimentos participantes ganharam 1000 cupons para distribuir entre seus clientes que concorrem a uma TV de plasma 32’. O sorteio será realizado neste sábado, 09, às 13h00 na sede administrativa da Aciu- Rua. Dr. Esteves da Silva, 51.(Fonte: ACIU)

Monitores da Casa do Brinquedo trazem para
Ubatuba técnicas de produzir brinquedos com sucata

Ubatuba - Os monitores da Casa do Brinquedo, Ana Luiza, Eliane, Larissa, Leonardo, Marcus, Vagner e Vitor estiveram no final do mês passado participando do curso “A arte e o brincar no desenvolvimento da criança”, oferecido pela empresa Educadores Sociais. O curso foi ministrado pelo educador social Mauro Nascimento.
Os monitores aprenderam técnicas de construção de brinquedos presentes na cultura infantil brasileira e a importância do brincar na formação da criança e do adolescente; técnicas de confecção de jogos de tabuleiro, popularizando os jogos antigos e as brincadeiras infantis e ainda a confecção de fantoches e marionetes com materiais alternativos.
O grupo avaliou a participação como instrutiva e produtiva para todos. “Além de discutirmos sobre nosso assunto cotidiano, a importância do brincar, vimos, aprendemos e construímos brinquedos simples, práticos, interessantes e cativantes a partir de materiais recicláveis (garrafa pets, latinhas de alumínio, caixas de fósforo) e trocamos experiências com outros participantes, em relação a brincadeiras e brinquedos variados”, avaliou um dos monitores, que ainda mantiveram contatos com outras instituições e fundações das quais compartilharam suas experiências.
A coordenadora da Casa do Brinquedo, Renata Martins, diz que essas novas técnicas logo serão colocadas em prática na unidade. “Vamos nos estruturar para criamos um espaço para a confecção de brinquedos com sucata”, explicou Renata. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ipiranguinha recebe diversas melhorias com o programa “Cidade Saudável”
O próximo bairro a receber o programa será o Bela Vista. Equipes da prefeitura estarão no bairro de 13 a 23 de maio

Ubatuba - O programa Cidade Saudável, promovido pela Prefeitura de Ubatuba, esteve no bairro Ipiranguinha durante toda semana passada, realizando serviços de limpeza, pinturas de guias e sarjetas, operação tapa-buracos, entre outros. O evento coincidiu com a implantação de asfalto em três importantes ruas do bairro: Indaiás, Palmitos e Açaís. Crianças e adultos receberam palestras sobre a preservação do meio ambiente e a importância de cada cidadão nesse ideal. O evento terminou com um mutirão de limpeza e conscientização ambiental no sábado, 2.
No mesmo dia, o bairro recebeu também a Caravana da Saúde, que levou diversos serviços, como teste de glicemia, aferição de pressão, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e dengue e cadastro para castração de animais. Nesta semana, o artista Paulo Matos está no Ipiranguinha, fazendo pinturas artísticas nos postes do bairro.

Cidade Saudável no Bela Vista
O próximo bairro a receber o programa será o Bela Vista. A equipe de Obras entrará no bairro no próximo dia 13, para fazer trabalhos de melhoria no bairro. O mutirão de limpeza será no dia 23, tendo como ponto de encontro a Escola Municipal Joaquim Luiz Barbosa, a partir das 8h.
Segundo o coordenador do programa, Rogério Rodrigues, a versão 2009 do Cidade Saudável está tendo uma boa aceitação por parte das comunidades. “As pessoas estão acolhendo com entusiasmo a proposta de fazer de Ubatuba uma cidade sustentável. Só tenho a agradecer aos funcionários públicos que trabalham voluntariamente neste programa, visando uma cidade melhor para se viver.” (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Eduardo Cesar é nomeado membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos

O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, foi empossado pelo secretário estadual de Meio Ambiente, Xico Graziano, como suplente para o Conselho Estadual de Recursos Hídricos, representando os municípios do Litoral Norte e Baixada Santista, para o mandato de 2009/2011.
A solenidade de posse aconteceu na última semana, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. O prefeito Eduardo Cesar, que já tinha compromissos pré-agendados, esteve representado pela advogada Vânia Castro.
“Sinto-me muito honrado por ter sido escolhido como membro de um conselho tão importante e que trata de assuntos de interesse regional. Acredito que representando a região neste Conselho, poderemos contribuir no sentido de lutar pela preservação e uso sustentável dos nossos recursos”, disse o prefeito de Ubatuba.
Na semana anterior, o prefeito Eduardo Cesar esteve junto ao secretário Xico Graziano, reiterando a participação de Ubatuba no Programa Município Verde. “O município de Ubatuba está cada vez mais envolvido com o desenvolvimento sustentável e comprometido com a questão ambiental. Caminhando neste sentido, pretendemos preservar nossos recursos hídricos, tão valiosos e ameaçados hoje em dia”.

O que é o Conselho Estadual de Recursos Hídricos
O Conselho Estadual de Recursos Hídricos, do qual o prefeito Eduardo Cesar agora é membro, analisa projetos relacionados ao uso da água, neste caso, no Estado de São Paulo.
Em São Paulo, o Conselho Estadual de Recursos Hídricos é presidido pelo secretário estadual de Meio Ambiente, Xico Graziano e é integrado por componentes de outras secretarias de Estado, além de onze prefeitos dos municípios situados nas Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos. O Litoral Norte e a Baixada Santista fazem parte do Terceiro Grupo.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Fundac capacita adolescentes na oficina “Mecânica de Bicicletas”

Ubatuba - A Fundac (Fundação da Criança e do Adolescente) de Ubatuba firmou contrato com a empresa WELB, especializada em cursos profissionalizantes, para a realização da oficina “Mecânica de Bicicletas, Pedalando para o Sucesso”. O curso, ministrado por um profissional especializado em mecânica de bicicletas, tem a duração de quatro meses e ao final o aluno é encaminhado para estágio remunerado. Os alunos aprendem consertos em geral para bicicletas, como limpeza, ajustes, entre outros procedimentos de manutenção. Atualmente 15 alunos participam das aulas, que estão acontecendo na própria sede da WELB, localizada na rua Benedito Pimenta, 155, no centro, das 17h30 às 21h30. Todo o material para o curso é fornecido pela própria escola.

Capacitar profissionais
A diretora presidente interina da Fundac, Branca Marzliak Zaniboni, diz que esse curso tem dupla finalidade, sendo a primeira proporcionar a capacitação profissional aos adolescentes nesta especialidade e a outra inserir esses jovens dentro da nova proposta da Administração, que é o Ubatuba Sustentável. “O adolescente aprenderá uma profissão e incentivará o uso da bicicleta, esse meio de transporte tão popular aqui em nossa cidade e principalmente não poluente”, destacou a presidente que também já anunciou a intenção da Fundac em expandir esse curso para o bairro Sesmaria a partir do segundo semestre deste ano.
Para participar o interessado deve comparecer à sede da Fundac, localizada à avenida Thomaz Galhardo, 865, no centro, levando o seu RG e comprovante de endereço. O curso é destinado para jovens de 15 a 21 anos.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ubatuba sedia abertura do Hang Loose Surf Attack
O ubatubense Filipe Toledo é destaque do Circuito

Ubatuba - Neste final de semana (9 e 10), a praia de Itamambuca, em Ubatuba, sedia a abertura do Hang Loose Surf Attack, circuito válido pelo ranking estadual amador. Em jogo estão os títulos das categorias Júnior (até 18 anos), Mirim (no máximo 16), Iniciantes (limite de 14), Grommets (até 12) e Petit (abaixo dos 10 anos).
No circuito do ano passado, o ubatubense Filipe Toledo saiu consagrado da praia do Tombo, no Guarujá, ao conquistar o título da categoria Júnior (até 18 anos).

Premiação
Nesta etapa de Ubatuba, os campeões de cada categoria levam Ipod, além de kits, blocos e troféus. No fim do circuito os vencedores Júnior e Mirim conquistam passagens para Fernando de Noronha para disputarem a etapa do circuito mundial WQS, realizado no arquipélago anualmente pela Hang Loose.
A próxima etapa do circuito será no Píer de Mongaguá, nos dias 13 e 14 de junho. Maresias, em São Sebastião, recebe a terceira etapa nos dias 15 e 16 de agosto. Novamente, o Guarujá encerra o circuito, com a quarta e última parada nos dias 10 e 11 de outubro.
O Hang Loose Surf Attack - 22ª edição do circuito Paulista de Surf Júnior, Mirim, Iniciante, Estreantes e Petit tem co-patrocínio das lojas Bleat, Overboard, Hot Water, Central Surf e Sthill. Apoio da revista Fluir, site Waves.Terra, Fibratur e Rhyno Foam. A etapa tem a colaboração da Prefeitura Municipal de Ubatuba, Associação Ubatuba de Surf e organização da Federação Paulista de Surf (FPS). (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Livro “Flash – Você sabe o que eu tenho?” vira peça teatral em São Paulo
A peça terá o nome de “La Bella” e promete emocionar o público, a partir do mês de julho

Depois do sucesso como publicação, o livro “Flash – Você Sabe o que eu tenho?”, da escritora ubatubense Silmara Retti, se prepara para estrear nos palcos. A Cia dos Achados, de São Paulo, reescreveu o texto para o formato teatral. A peça, que terá o nome “La Bella”, está com a estréia pré-agendada para julho, no teatro Ruth Escobar, em São Paulo, devendo percorrer toda a capital. O grupo pretende levar a peça para outros estados até o final do ano.
O diretor do espetáculo, Eric Furlan, explica que a idéia era procurar um texto que fosse um alerta, levando as pessoas a pensarem na vida e na saúde. “O livro da Silmara Retti se mostrou ideal para a nossa proposta, porque é uma história de princípios reais, que aconteceu e está acontecendo, com personagens ainda vivos. Adaptamos a obra para o teatro de forma bem divertida, mas sem perder o tom de informar as pessoas sobre a vida.”
Para Silmara, ter sua vida transformada em peça de teatro está sendo mais uma grande emoção. “Eu consegui concretizar um sonho, que era escrever e publicar um livro. Agora, estamos indo além, transformando o texto em encenação. Desta forma, a mensagem será passada para as pessoas, em cores e movimento. Estou muito feliz, espero que a peça consiga atingir um grande público, servindo de exemplo para que essa juventude se proteja e valorize nosso bem mais precioso, que é a vida.”
Com o nome de ‘La Bella’, a peça conta a história de Silmara, uma moça guerreira que se apaixona por um jovem em sua infância e jura se casar com ele, antes de saber que ele sofria de esquizofrenia. Apesar disso, eles se casam e têm dois filhos. No auge de sua desilusão amorosa, ela conhece Sérgio, um jovem bonito, que demonstra um grande interesse por ela e por drogas. A peça, assim como o livro, irá trabalhar, de forma divertida, temas polêmicos, como esquizofrenia, drogas e AIDS, mostrando que, apesar das dificuldades, é possível viver intensamente e ser feliz.

Cia dos Achados
A Cia dos Achados é formada por estudantes de teatro de diversas instituições, como Faculdade Paulista de Artes, Oficina Cultural Amácio Mazzaropi, Macunaíma e SESI. O grupo busca uma forma diferente de encenar, não precisando necessariamente de um palco com cortinas e cadeiras. “Queremos levar esta arte, não importa onde e sim a quem. Informando, divertindo e mostrando a vida como ela é", explica Andresa Retti, a idealizadora do projeto.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Poesia Topo

Anuncie

Amor de mãe

Quando o vento sul chegar
trazendo o domínio do frio
e o inverno de vez deixar
a esperança por apenas um fio.
Quando aos seus pés faltar o apoio
e tornar-se raro encontrar o trigo
sufocado entre tanto joio.
Quando a escuridão da noite vier
e a chama da lâmpada produzir
penumbras quando devia luzir.
Saiba que sempre haverá
o calor do fogão,
a saciedade do pão,
o calor do coração
daquela que o gerou...
Coragem, ó geração!


Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Meus amigos, atenção.

A assembléia legislativa em Brasília está discutindo a reforma política,num projeto de lei malandro, alegando moralizar o que vem desmoralizado a tempos. Mais uma vez acham que somos estúpidos e burros. Dois itens, os deputados querem aprovar já para as próximas eleições. A tal da ""lista fechada"" ou seja o eleitor não vota mais no seucandidato, vota numa lista fechada de candidatos apresentada pelos partidos, assim, os caciques dos partidos apresentam os candidatos quequerem e elegem quem eles querem. Nós só poderemos votar no partido, não mais no candidato.O outro item é que a propaganda eleitoral seja patrocinada pelo governo,ou seja para cada brasileiro o governo dá R$ 7,00 , isto dá uma bagatelade mais ou menos R$ 900 milhões de reais,valor dividido entre os
partidos. Moral da estória, os espertinhos de Brasília querem continuar estrupando o Brasil, agora legalmente. Se você é contra essa malandragem, proteste junto ao presidente da câmara, dep.micheltemer@camara.gov.br  Se você é a favor, não reclame depois.

Francisco José Marsiglia.
Praia de Boissucanga
São Sebastião

 

Humor

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ressaca na Sununga  © Nelson Schmidt

Ressaca na Sununga
© Nelson Schmidt

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor