Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 08  de Maio de 2009 - Nº 2096 Edições Anteriores

Sportmar Ilhabela Enigmas Anuncie Aqui!

Região


Caraguatatuba
Caraguá reúne municípios para discutir impactos da indústria do petróleo


Ilhabela
Campanha de vacinação do idoso em Ilhabela prossegue até sábado
II Fórum Internacional de Sustentabilidade destaca preservação ambiental de Ilhabela
Ilhabela recebe a 1ª Expoflora neste fim de semana
Prefeitura de Ilhabela assina convênio de repasse para União de Estudantes
Secretaria da Saúde realiza visitas semanais nas comunidades tradicionais de Ilhabela
Secretaria de Esportes divulga aviso de regata de monotipos da Semana de Vela de Ilhabela

São Sebastião
Prefeito recebe visita da Brigada de Artilharia Antiaérea do Exército
Saúde de São Sebastião comemora Semana da Luta Antimanicomial
Sectur realiza exposição de quadros com artistas da região
Secretária de Meio Ambiente de São Sebastião participa de workshop sobre petróleo em Caraguá
Vereador vai a São Paulo protocolar pedido para implantação de pelotão feminino em São Sebastião


Ubatuba
Aciu informa: Vagas de Emprego
Secretaria de Agricultura e Pesca oferece dois cursos neste mês
Escola Tancredo realiza gincana em comemoração aos seus 40 anos
Morador de São Paulo ganha máquina de lavar no “Show de Prêmios”
Vacinação do Idoso é prorrogada até o próximo dia 15 em Ubatuba
Prefeitura distribui imãs para orientar população sobre coleta seletiva
Ubatuba implanta o projeto Brasil Alfabetizado
Fundart tem novo endereço


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Litoral Norte -
 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Caraguá reúne municípios para discutir impactos da indústria do petróleo
Município agora integra grupo junto com Santos, Praia Grande, Mongaguá, Cubatão e São Vicente

Caraguatatuba - Prefeitos de três municípios, representantes do governo do Estado e da sociedade organizada estiveram nessa quinta-feira (7), na primeira reunião do GT 5. Organizado pela Comissão Especial de Petróleo e Gás do Estado de São Paulo (CESPEG), em conjunto com a secretaria de Planejamento, Economia e Gestão de Caraguatatuba, o encontro discutiu os impactos da indústria do petróleo sobre o desenvolvimento regional. Aproximadamente 50 pessoas compareceram. O secretário de Planejamento de Caraguá, Felipe Augusto, abriu a reunião alertando para o que pode acontecer com o município caso não seja executada prospecção adequada para a instalação da base de gás. “Somente com a prometida geração de seis mil novos postos de trabalho, por exemplo, nem padarias terão condições de dar suporte à população”, disse. Augusto confirmou ainda a presença do secretário de Desenvolvimento do Estado, Geraldo Alckmin, no dia 21 em Caraguá. Ele fará um workshop aberto ao público sobre o tema abordado na reunião do GT 5. O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, que em seu município criou uma comissão própria para discutir temas ligados ao petróleo, disse ser de suma importância tal encontro. “É um assunto que vai mudar significativamente a vida das pessoas”, afirmou. Na mesma linha de Colucci, o prefeito de Ubatuba, Eduardo César,
afirmou que a instalação da base de gás em Caraguá pode transformar osmunicípios, para o bem ou para o mal. “Acredito os avanços benéficos só são possíveis com ações efetivas em busca da sustentabilidade”,comentou. Também esteve na reunião o prefeito de Salesópolis, Adilson Moraes. Após as apresentações, foi feita explanação sobre a CESPEG. Constituída pelo governador José Serra, no fim de 2008, ela acompanha, orienta e estimula as ações e projetos das atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural no litoral paulista. O GT 5 é formado pelas cidades do Litoral Norte e algumas secretarias estaduais. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)
 

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Campanha de vacinação do idoso em Ilhabela prossegue até sábado

Ilhabela - A campanha de vacinação para idosos acima de 60 anos prossegue em Ilhabela. Nesta sexta-feira (08/05), as vacinas serão aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 17h. Já no sábado (09/05), a Secretaria da Saúde montará um posto extra no estacionamento do Supermercado do Frade, no Perequê, das 9h às 17h.
A Secretaria de Saúde de Ilhabela pretende vacinar cerca de 1.900 idosos, ou seja, 80% da população ativa. Dados da Secretaria de Saúde computados até o dia 5 de maio, 53% dessa população já tinha sido vacinada.
Os dados finais da campanha, iniciada em 25 de abril, serão divulgados na segunda-feira (11/05). Em 2008, foram vacinados 1.636 idosos, o que representou 92% da cobertura vacinal, estimada em 1.777 idosos.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

II Fórum Internacional de Sustentabilidade destaca preservação ambiental de Ilhabela

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), além da secretária de Turismo e Fomento, Maria Inês Ferreira, e o secretário de Cultura, Rogério Ribeiro de Sá, o Professor Catolé, participaram do II Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade, realizado no Palácio do Anhembi, em São Paulo. destaque no encontro foi o convite feito a Ilhabela, por conta dos 85% de área de preservação, o que elenca a cidade com o chamado turismo sustentável e preservacionista.
Colucci e os secretários fizeram parte de uma mesa redonda para discutir o tema com especialistas e jornalistas, entre eles, Mona Dorf e Merval Pereira. O prefeito deu entrevista ao canal de televisão Futura, que destaca a questão meio ambiente e sustentabilidade em sua programação.
A secretária de Turismo e Fomento, Maria Inês Ferreira, destacou a troca de informações e experiências que poderão ser levadas para Ilhabela.
“Estamos aprendendo com outras cidades e países para poder levar desenvolvimento para Ilhabela, mas com preservação”, explica.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Ilhabela recebe a 1ª Expoflora neste fim de semana

Ilhabela - Ilhabela vai receber neste final de semana a 1ª Expoflora. O evento que é promovido pela M.D Paisagismo e tem apoio da Prefeitura de Ilhabela acontece nos dias 8, 9 e 10 de maio, das 8h às 19h, no Esporte Clube Ilhabela.
Nesses dias as mães que passarem pelo local também serão homenageadas. Os interessados poderão assistir palestras, cursos, exposição de jardins europeus, distribuição de mudas e flores, além de grandes shows de arranjos e decorações para casamento, aniversário de 15 anos e eventos. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura de Ilhabela assina convênio de repasse para União de Estudantes

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, através do Gabinete, firmou convênio com a UMEI (União Municipal dos Estudantes), referente ao auxílio transporte aos estudantes e universitários. O valor da verba repassada será de R$ 12 mil/mês ao longo do ano, com início no mês de março.
Ao todo, 18 estudantes serão contemplados para realizar a viagem para as cidades de Taubaté e São José dos Campos nas faculdades Univap, Unitau, Unip, Anhanguera e Fatec.
A presidente da UMEI, Paola Soares, participou da assinatura do convênio no gabinete nesta quarta-feira (06/05), que teve a presença do Chefe de Gabinete, Julio Cezar de Tullio, além do assessor da Prefeitura, José Roberto de Campos.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Secretaria da Saúde realiza visitas semanais nas comunidades tradicionais de Ilhabela
Equipe do PSF composta por médico, enfermeiro e auxiliares de enfermagem e odontologia visita moradores de locais em que só se chega de barco ou por trilha

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Saúde, realiza semanalmente visitas do Programa de Saúde da Família (PSF) às comunidades tradicionais do arquipélago. A equipe é formada por médico, enfermeiro e auxiliares de enfermagem e odontologia.
Uma embarcação é alugada pela Prefeitura para levar, além dos profissionais, todos os equipamentos necessários para os atendimentos aos moradores. As viagens são feitas toda quinta-feira. Hoje (7/5), o grupo visita a Ilha da Vitória e Guanxumas de Búzios.
As próximas visitas já agendadas são: Praia da Fome, Serraria, Guanxumas e Eustáquio (14/5), Búzios (21/5), Praia de Castelhanos (28/5), Saco do Sombrio, Praia Mansa, Prai Vermelha e Figueiras (4/6) e Praia do Bonete (18/6). A equipe do PSF das comunidades tradicionais também atende no posto da Armação, no norte de Ilhabela.
Em ocasiões de mau tempo, o cronograma é alterado. No último dia 28 de abril, a equipe esteve na praia do Bonete, onde só é possível chegar de barco ou por trilha.
Nestas visitas, os moradores têm acesso a consultas médicas, odontológicas, vacinas, entre outros.
Atualmente, a equipe também faz o trabalho de vacinação de idosos. A equipe da Vigilância Epidemiológica realiza a vacinação de cães e gatos.
No Bonete, por exemplo, onde há um consultório médico/odontológico, os profissionais da saúde enfrentam ondas e toda a dificuldade no desembarque na praia. “Ao chegar com o barco, todos vão para canoas que permitem o desembarque com as ondas da praia. Os profissionais são aventureiros que, muitas vezes se arriscam em prol do serviço de saúde para estas comunidades”, concluiu a coordenadora do PSF, Sônia Monteiro. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Secretaria de Esportes divulga aviso de regata de monotipos da Semana de Vela de Ilhabela

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Diretoria Náutica da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, anunciou esta semana o aviso de regata para a competição de monotipos, que este ano fará parte da programação do “Mês da Vela”, que inclui ainda a 36ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela. As classes convidadas são: Star, Laser – Standard e Radial Feminino, 470, Finn, Ligthining, Snipe, Hobie Cat 16, Optimist, Holder, Laser, 4.7 e Radial masculino, 420, Byte, Fórmula Wind Surf, Kite Surf, Nacra 20, Dingue, A Cat, Hobie Cat 14 e Escaler.
As regatas de monotipos serão realizadas entre os dias 17 a 19 de julho, após as competições de vela oceânica da Semana Internacional de Vela – “Rolex Ilhabela Sailing Week”, que será realizada de 5 a 11 de julho com a participação de 200 embarcações.
A Semana de Monotipos será regida pelas regras da ISAF (International Sailing Federation) 2009 - 2012. Os barcos e competidores poderão se inscrever pelo email ( regata@ilhabela.sp.gov.br ), por fax (12) 3896 6737 ou entregando o formulário pessoalmente no local até 11h do primeiro dia do evento.A taxa de inscrição é de R$ 50,00 por tripulante.
Os velejadores de projeto sociais, como Projeto Navega São Paulo, terão a taxa de inscrição isenta, desde que efetuem as inscrições com antecedência.
A programação da Semana de Monotipos será aberta no dia 17 de julho, às 11h, com a primeira regata ao meio-dia. Serão disputadas nove regatas até o fim da competição.

Rolex Ilhabela Sailing Week
No ano em que a cidade pode se transformar oficialmente na “Capital Nacional da Vela”, Ilhabela espera mais de 200 embarcações na tradicional 36ª Semana Internacional de Vela – “Rolex Ilhabela Sailing Week”, que será realizada de 5 a 11 de julho. Depois do sucesso da regata volta ao mundo Portimão Global Ocean Race, o município já se prepara para o mais importante evento da vela oceânica sul-americana.
A Semana Internacional de Vela de Ilhabela tem a organização do Yacht Clube Ilhabela e pelo terceiro ano consecutivo a parceria da Rolex. Entre as classes que participarão da disputa estão: ORC Internacional, ORC Clube, S-40, Beneteau 40.7, BRA-RGS, SMP2, Bico de Proa, Delta 32 e Skipper 30.
O diretor náutico da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Prefeitura de Ilhabela, Edmar Alves, ressalta o apoio da administração municipal ao evento. “Vamos trabalhar juntos para o sucesso de Semana de Vela e agora pretendemos resgatar a Semana de Monotipos”, salientou Alves. O aviso de regata da Semana de Monotipos estará disponível no site oficial do município: ( www.ilhabela.sp.gov.br ). (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Prefeito recebe visita da Brigada de Artilharia Antiaérea do Exército

São Sebastião - Em atendimento à comunidade da Costa Sul de São Sebastião, na manhã desta quinta-feira, dia 7, o prefeito Ernane Primazzi, recebeu a visita da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, representada pelo coronel Boëchat, que veio ao município para realizar o reconhecimento da área, onde será realizado um treinamento de operações de garantia da Lei e da ordem, que acontecerá do dia 1 ao dia 10 de junho em São Sebastião e Bertioga.
De acordo com o coronel Boëchat, a visita será, além de reconhecimento da área, também para o contato com as autoridades locais, apresentando o programa deste exercício. “Este tipo de operação é previsto no rol das missões constitucionais das Forças Armadas, e neste ano estará sendo executada simultaneamente em todo o Brasil, pelo Exército Brasileiro, no caso de nossa Brigada, realizaremos este exercício nas cidades de São Sebastião e Bertioga”, conta o coronel, que após a visita com o prefeito, seguiu até a Secretaria de Segurança Urbana para realizar o contato com o secretário, coronel Vicente Perine.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Saúde de São Sebastião comemora Semana da Luta Antimanicomial

São Sebastião - A Secretaria de Saúde de São Sebastião realizará de 12 a 18 de maio uma série de atividades em comemoração à Semana da Luta Antimanicomial, inspirada no 2º Congresso Nacional dos Trabalhadores em Saúde Mental, desenvolvido em Bauru (SP), em 18 de maio de 1987, que pediu mudanças imediatas no modelo assistencial hospitalar considerado desumano. Teve início, então, o movimento “Por uma sociedade sem manicômios”.
Como parte da programação, palestras com profissionais locais e convidados, apresentações de peças musicais e dança com pacientes do Caps I (Centro de Atenção Psicossocial) e oficinas com atividades dirigidas e recreativas entre os pacientes do Caps e comunidade em geral.
Segundo explicou o coordenador de Saúde Mental e psicólogo do Caps, Ubirajara Nascimento, as atividades também celebrarão o dia de outros dois profissionais da área. “Em 12 e 15 deste mês se comemora, respectivamente, o dia do Enfermeiro e do Assistente Social. Daí resolvermos englobar as datas e fazer um grande evento destinado não somente à Saúde, mas à comunidade como um todo”, disse. Ele observou que a Semana da Luta Antimanicomial é comemorativa, instrutiva e serve para abrir um leque de participação nas conversações com as ONGs sediadas no município que trabalham com apoio a dependentes químicos, entre outras atenções, com outras Secretarias Municipais, em parcerias em iniciativas que visem melhoria de vida para os cidadãos, como a Secretaria de Educação e Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano, em ações diretas com indivíduos e seus familiares.
De acordo com Nascimento, não são apenas os pacientes que sofrem, seus familiares também. “Esta semana foi o marco da batalha que culminou na mudança histórica do tratamento dos distúrbios mentais, ou seja, do isolamento, do restritivo; passamos a observar o paciente não mais como alguém incapaz de ser novamente inserido na sociedade; pelo contrário. Trabalhamos para proporcionar-lhe melhor qualidade no tratamento, onde isso não implica necessariamente em internações, só nos casos mais graves”, mencionou. “O pensamento atual, e que norteia o próprio espírito da Semana da Luta Antimanicomial, é que não se pode ter uma diminuição de internações senão através de uma melhor qualidade de saúde mental, promovida no seio da comunidade e através, também, de uma organização e capacitação dos equipamentos de saúde; hoje, já não se pode mais pensar em indicadores de saúde mental de uma população, apenas nas informações relativas a internações, mas e principalmente na evolução das condições de vida, cidadania, inclusão e participação dos indivíduos no todo social”, concluiu.
Para o coordenador do Caps, o município de São Sebastião conta com ótimos profissionais em atuação na área. Atualmente a estrutura da Saúde Mental do município mantém 21 psicólogos, 08 fonoaudiólogos, 05 terapeutas ocupacionais, 07 assistentes sociais, 04 fisioterapeutas, 03 psiquiatras, 03 enfermeiras, 02 auxiliraes de enfermagem e 01 educador físico, atuando direta ou indiretamente nas ações que resultam em encaminhamento das necessidades e tratamento dos pacientes, distribuídos no CAPS, Programa de Dependência Química, Unidades Básicas de Saúde, Centro de Reabilitação, cobertura, ambulatório e pronto-atendimento psiquiátrico, entre outros.
Serviço: As palestras serão realizadas no Teatro Municipal, no Centro, e também na Praça Pôr-do-Sol, em Boiçucanga, na Costa Sul, sempre às 9h e 14h; já as atividades recreativas ocorrerão na Sampoc, no Pontal da Cruz, região central da cidade e na área de lazer da Rua da Praia.
Confira a programação:

Dia 11/05
Horário: 9h
Local: Rádio Morada do Sol
Apresentação da Semana com entrevista do secretário municipal da Saúde, dr. Aldo Conelian Jr. e do coordenador de Saúde Mental, dr. Ubirajara Nascimento,

Dia 12/05
Horário: 9h

Local: Teatro Municipal
Abertura oficial da Semana, com presença de autoridades locais e representante da DRS (Diretoria Regional de Saúde).
Palestra proferida a profissionais de Enfermagem e atores de saúde, “O acolhimento do paciente com transtornos mentais”, pela enfermeira Regiane da Penha Silveira Teodoro, do PSF de São Sebastião.
Horário: 14h
Palestra “Aspectos gerais e abordagem terapêutica no CAPS I”, pela coordenadora da unidade terapeuta ocupacional Nair Shinoda Oliveira.
Apresentação do PMQD (Programa Municipal de Dependência Química), pelo coordenador de Saúde Mental e psicólogo do CAPS de São Sebastião, Ubirajara Nascimento.
Apresentação de peças musicais e dança com pacientes do CAPS I, coordenadas pela professora de Educação Física da Prefeitura Denise Maria Barbosa.

Dia 13/05
Horário: 9h

Local: Teatro Municipal
Palestra com o tema “Histórico, evolução e atuação do Serviço Social em Saúde Mental no CAPS”, pela assistente social Valdelice Alves Santos, do CAPS de São Sebastião.
Palestra “O paciente institucionalizado, uma visão sócio-familiar”, pela assistente social
Maria do Carmo de Paula e Silva, responsável pelo Serviço Social do Hospital Chuí de São José dos Campos.
Horário: 14h
Palestra “Encaminhamento de escolares para o serviço de saúde mental do município”, pela
psicóloga Dejenane Aparecida Pascoal Pereira, do Centro de Reabilitação de São Sebastião e a psicóloga Tânia Donizetti S. Cunha, do Centro de Saúde da Topolândia, em São Sebastião.

Dia 14/05
Horário: 9h
(Turma I)
Local: Praça Pôr-do-Sol
Horário: 14h (Turma II)
Local: Tebar Praia Clube
Palestra “Abordagem em Saúde Mental na prática da rede básica e no pronto atendimento”, pela enfermeira Alcidésia Ramos da Silva, do CAPS I de São Sebastião.

Dia 15/05
Horário: 9h e 14h

Local: Sampoc – Pontal da Cruz
Oficina com atividades dirigidas e recreativas entre pacientes do CAPS e comunidade, sob coordenação da Professora Denise Maria Barbosa.

Dia 18/05
Horário: 9h
(Turma I)
Local: Área de Lazer da Rua da Praia – Centro
Recreação dirigida e esportes adaptados para pacientes do CAPS I de São Sebastião, coordenada pela professora de Educação Física da Prefeitura
Denise Maria Barbosa.
Horário: 14h (Turma II)
Local: Teatro Municipal
Palestra “Aspectos gerais e abordagem terapêutica no CAPS I”, pela coordenadora da unidade, terapeuta ocupacional Nair Shinoda Oliveira.
Apresentação de peças musicais e dança, com pacientes do CAPS I, coordenada pela professora de Educação Física da Prefeitura Denise Maria Barbosa.
Palestra “Evolução e tratamento de patologias no paciente institucionalizado”, pelo psiquiatra Carlos Eduardo Rios do Hospital Chuí, de São José dos Campos.
Encerramento
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Sectur realiza exposição de quadros com artistas da região

São Sebastião - A exposição de quadros, realizada pela Secretaria de Cultura e turismo (Sectur), que acontecerá no próximo sábado, dia 9, contará com a participação de cerca de 15 artistas da região.
Os artistas que irão expor suas obras serão: Vera Lúcia, Terezinha, Ciça Nogueira, Nane, Ana Maria Cordeiro Senna, Mário Escobar Marmo, Flávio Zabotto, Cleuza Maria dos Santos, Concilia Gessueli Caldeira, Luiz Fernando Lavieri Gomes, Iolanda Feh Seweri, Elmido S. Freitas, Luiz Henrique de Carvalho e Marisnaide Francisca da Silva.
Em parceria com esta exposição de quadros, a Fundação Cultural São Sebastião Deodato Santana também irá realizar uma exposição sobre o Sítio Arqueológico, dentro do prédio da Fundação, que foi restaurado em sua totalidade na parte exterior e na parte interior os próprios alunos restauraram a entrada, onde será feita a exposição, que acontecerá no mesmo período da exposição dos quadros.
O evento acontecerá na Praça do Antigo Fórum, em frente aos correios, e as obras estarão expostas ao público das 10h às 16h.
Esta iniciativa visa valorizar os artistas da região e fomentar a cultura e o turismo na praça onde acontecerá o evento.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Secretária de Meio Ambiente de São Sebastião participa de workshop sobre petróleo em Caraguá

São Sebastião - A secretária de Meio Ambiente de São Sebastião, Traud Rossi, participou ao lado do secretário adjunto de Habitação, Roberto dos Santos, do workshop sobre o Desenvolvimento Regional de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural no Litoral Paulista, realizado no Clube Ilha Morena, em Caraguatatuba, nesta quinta-feira, 7.
Após explanações sobre o tema, ilustrado com dados – em sua maioria – pertinentes à Baixada Santista, os prefeitos das cidades de Ilhabela e Ubatuba opinaram sobre o assunto, bem como vários secretários de Administração, Meio Ambiente, representantes de Associações Comerciais e Industriais e Câmaras Municipais do Litoral Norte, Vale do Paraíba e grande São Paulo, a exemplo de São José dos Campos e Guarulhos.
Para a maioria, a possibilidade da região se tornar um pólo de exploração e produção petrolífera gerou grande preocupação, principalmente do ponto de vista social e econômico. Na opinião da secretária sebastianense, algumas declarações apresentadas por Campos Júnior, representante de Caraguatatuba, exemplificam a delicadeza do assunto, como o fato do Litoral Norte estar entre dois eixos econômicos de grande relevância para o País, ou seja, Rio-São Paulo. “Nossa preocupação maior é com o meio ambiente; nossa vocação é turística e esse pólo pode vir ter conseqüências negativas como a ocupação desordenada e o impacto ambiental”, comentou Traud. Ela questionou sobre a geração de emprego que tal empreendimento da Petrobras poderia resultar, mas terá que aguardar até o mês de julho para receber uma planilha com todos os dados. Todos os municípios da região deverão receber documento idêntico. “Precisamos checar os números e ver se vale a pena, de fato, investir nesse setor”, concluiu a secretária.
Paula Gato, diretora do departamento de Relações de Emprego e Trabalho, órgão vinculado a Setradh (Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano), declarou ser importante a Petrobras rever as suas exigências profissionais, pois os “nativos são formados por unidades conceituadas em ensino profissionalizante no País, como Senai, Sebrae, Senac e Instituto Paula Souza, e mesmo assim exige experiência de dois anos às firmas terceirizadas o que dificulta a colocação dessa mão de obra no mercado”, disse.
Roberto dos Santos, secretário-adjunto de Habitação manifestou igualmente sua preocupação. “Fala-se em uma área de 500 mil m2 para a instalação do pólo, fala-se ainda na vinda de milhares de pessoas à região. Como alguém disse durante o debate, onde vamos acomodar todo mundo? Um representante de Caraguá chegou a comentar que, com a quantidade prevista, não haverá sequer padarias suficientes na cidade para atender a demanda. A questão é realmente muito preocupante e merece ser amplamente discutida”, mencionou Santos. Ele citou ainda o caso da obra da Sabesp na avenida Guarda Mor Lobo Vianna na região central da cidade. “Um trecho que percorríamos em cinco minutos, levamos agora cerca de meia hora. Imagine o impacto que teremos com essa estrutura por aqui quando do funcionamento desse pólo, o que será de nossa malha viária ”, questionou. “Pontos como esses devem ser exaustivamente discutidos em todo o Litoral Norte”, afirmou Santos, acrescentando que das quatro cidades da região, as que mais poderão sofrer com os impactos ambientais são Caraguá e São Sebastião.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Vereador vai a São Paulo protocolar pedido para implantação de pelotão feminino em São Sebastião

O vereador de São Sebastião, Amilton Pacheco (PSB) viajou a São Paulo para protocolar no Palácio do Governo, a solicitação ao governador do Estado, José Serra (PSDB), para implantação do pelotão feminino da Polícia Militar no município.
De acordo com a proposta do vereador, aprovada na última sessão, a iniciativa visa garantir a segurança dos moradores e turistas.
"O município de São Sebastião, bem como todas as cidades do Litoral Norte, não possui estrutura policial em todas as praias e bairros. Na véspera de feriado e nas férias de verão ocorre aumento dos casos de violência, principalmente furtos em residências, algumas em plena luz do dia", afirma.
O vereador afirma que a idéia de solicitar o pelotão feminino ocorreu após uma conversa com membros do comando da Polícia Militar. "Em determinados casos, a atuação da policial feminina é essencial como em caso de violência contra mulher", afirma.
O vereador Marcos Jorge (PV), que durante muitos anos atuou como policial rodoviário, afirmou que a insegurança aumentou bastante na cidade, principalmente na costa sul. "Precisamos de efetivo nas ruas e a mulher tem um melhor contato com a população", disse.
Outra alternativa para melhorar a segurança no município apontada pelo vereador é a realização de concurso regional da Polícia Militar.
O vereador Artur Balut (PSDC), apesar de apoiar a reivindicação, disse não acreditar que a proposta vai se concretizar.
Já a vereadora Solange Ramos (PPS) solicitou ao vereador que inclua na proposta para que o telefone 190, da central de emergência da Polícia Militar, seja atendido no município de São Sebastião e não em São José dos Campos.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

Aciu informa: Vagas de Emprego

Ubatuba -  Empresa admite Contador/ Técnico em Contabilidade (imprescindível experiência na área e em depto pessoal)
Informações no local, ligar para agendar com Daniela ou
Leandro.
Fone: 3832-5870.

Prezado associado, se sua empresa também estiver admitindo entre em contato conosco.
(12) 3834 1449
E-mail: imprensa@aciubatuba.com.br
Para se informar sobre as outras vagas disponíveis na Aciu acesse: www.aciubatuba.com.br
(Fonte: ACIU)

Secretaria de Agricultura e Pesca oferece dois cursos neste mês
Hortas Suspensas, para qualquer pessoa que goste de cultivar plantas e Manejo e Conservação do Solo para agricultores que queiram cultivar produtos sem agrotóxicos são os cursos oferecidos gratuitamente pela prefeitura

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Ubatuba realizará dois cursos voltados para a agricultura durante o mês de maio. Um deles é o já famoso Curso de Hortas Suspensas e Alimentação Saudável, que acontecerá na Escola Municipal Tancredo Neves, no dia 20, das 14h as 17h. O outro é sobre Manejo e Recuperação do Solo, com técnicas de plantio direto e adubação verde. Este, acontecerá no dia 29, também na escola Tancredo. O horário será das 9h às 16h, com palestra e visita a área agrícola para prática e manejo do solo.
O curso de hortas suspensas é voltado para qualquer pessoa que deseje cultivar hortaliças em casa, tendo pouco espaço para isso. Esta modalidade de plantio é feita dentro de garrafas pet e pode ser colocada na vertical, em qualquer espaço que bata sol numa parte do dia. Para o curso, portanto, é preciso levar garrafas PET, estilete e barbante.
Já o curso de Manejo e Conservação do Solo é mais voltado para agricultores que se interessem pela produção orgânica. A técnica de adubação verde é bastante eficiente, até mesmo para solos considerados improdutivos, além de contribuir para dar origem a alimentos mais saudáveis, sem a contaminação por agrotóxicos.
Para ambos os cursos, as inscrições podem ser feitas gratuitamente, pelo telefone (12) 3833-3500. As vagas são limitadas.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Escola Tancredo realiza gincana em comemoração aos seus 40 anos
Aproximadamente 500 alunos participaram das tarefas propostas pelos professores e direção da escola

Ubatuba - Dentro das comemorações dos 40 anos da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, a instituição promoveu nesta semana uma grande gincana com seus alunos dos períodos da manhã e tarde. A proposta desta gincana era proporcionar um ambiente colaborativo, de lazer e intercâmbio sócio-cultural entre a escola e a comunidade.
Como taxa de inscrição, a escola estipulou a doação de um quilo de alimento não perecível, de cada integrante de cada equipe.
Para participar, os integrantes deveriam se apresentar uniformizados no dia da gincana, com as devidas autorizações dos pais e responsáveis, e cada equipe deveria apresentar dois líderes, responsáveis por responder junto à comissão organizadora.
Na quarta-feira, 6 de maio, os alunos da tarde cumpriram uma série de tarefas, todas dentro do prédio da escola. As atividades foram divididas em dois momentos distintos. Na primeira parte da gincana, as equipes tiveram que responder perguntas sobre conhecimentos gerais, atualidades e matemática. Após o intervalo, foi montado um circuito no pátio da escola onde as equipes tiveram que realizar oito tarefas, no menor tempo possível.
Na manhã desta quinta-feira, 7, as equipes também tiveram dois momentos distintos para realização das tarefas. No primeiro momento, foi realizado o mesmo sistema de perguntas e respostas, mas a diferença ficou por conta do segundo momento, em que os alunos foram às ruas cumprir suas tarefas.
Uma das tarefas propostas era a de encontrar uma mulher que tivesse se casado no dia 6 de maio, e se ela consentisse, teria que ir até a escola vestida de noiva.
A sala campeã do período da manhã receberá como prêmio um passeio até a cidade de Campos do Jordão, e a do período da tarde, visitará o Sitio do Pica Pau Amarelo, em Taubaté.
Ainda como parte das comemorações, na noite de sexta-feira, 8 de maio, a EM Tancredo promoverá um grande evento, quando acontecerá o lançamento da revista em comemoração aos 40 anos da Unidade Escolar. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Morador de São Paulo ganha máquina de lavar no “Show de Prêmios”
O “Show de Prêmios” já sorteou uma moto O km, uma geladeira duplex e uma televisão de 32”. O próximo sorteio, de uma filmadora digital, será no dia 30 de maio. Para participar do sorteio o contribuinte deverá estar em dia com seus tributo

Ubatuba - O contribuinte Armando Magnani, morador de São Paulo, foi o sorteado do mês de abril no “Show de Prêmios” da Prefeitura de Ubatuba e ganhou uma máquina de lavar roupas de 10 quilos. O contemplado tem imóvel na Lagoinha, região sul do município e faturou o prêmio com o número de aviso 58871, sorteado pela extração 04340 da Loteria Federal no dia 25 de abril.
Para ter direito ao sorteio, o contribuinte deverá estar com seus tributos municipais em dia e com seus dados cadastrais atualizados. Quem optou pelo parcelamento do IPTU neste ano, as parcelas vencem todo dia 15. Até a data de vencimento o tributo poderá ser pago em qualquer agência bancária. Após o vencimento somente nas agências Santander e quem o fizer, até a véspera do sorteio, estará concorrendo aos prêmios.
O contribuinte concorre com o número do aviso da capa de seu carnê de IPTU no sorteio do último sábado do mês realizado pela Loteria Federal. No mês de dezembro cinco prêmios serão sorteados. O “Show de Prêmios” já sorteou uma moto O km, uma geladeira duplex e uma televisão de 32”. O próximo sorteio, de uma filmadora digital, será no dia 30 de maio.

Outros prêmios que serão sorteados
Maio – 01 Filmadora Digital DCR – DVD;
Junho – 01 Fogão de Piso 05 Bocas;
Julho – 01 Notebook Dual Core 1.86GHZ 3GB 160GB;
Agosto – 01 Máquina de Lavar Roupas 10 Kg;
Setembro – 01 Computador Pentium 4;
Outubro – 01 Refrigerador Duplex 276 Lts;
Novembro - 01 Notebook Dual Core 1.86GHZ 3GB 160GB;
Dezembro - 1º Prêmio – 01 Carro 1.0, 04 (quatro) portas;
2º Prêmio – 01 TV LCD 32”
3º Prêmio – 01 Filmadora Digital DCR – DVD;
4º Prêmio – 01 Home Theater 600W RMS, 5Cxs, DVD, Conex HDMI, Entr. USB, Karaoke com Pontuação e Cabo HDMI;
5º Prêmio – Microondas 27 Lts. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Vacinação do Idoso é prorrogada até o próximo dia 15 em Ubatuba
Nesta segunda etapa, não haverá postos volantes. Pessoas que moram em bairros onde não há unidade de saúde ou sala de vacina, terão que se deslocar à unidade mais próxima de seu bairro

Ubatuba - A campanha de vacinação contra gripe para idosos, marcada para terminar nesta sexta-feira, 8, foi prorrogada até o próximo dia 15. Até a última quarta-feira, 6, apenas 52% da população com idade acima de 60 anos havia comparecido aos postos de saúde para tomar a dose da vacina. Apesar disso, Ubatuba ainda está com uma média maior que a do Estado, que está com 42%. A meta é vacinar 80%, ou seja, em Ubatuba, seriam 5.248 dos 6.281 cidadãos com essa faixa etária.
Nesta segunda etapa, não haverá postos volantes. Pessoas que moram em bairros onde não há unidade de saúde ou sala de vacina, terão que se deslocar à unidade mais próxima de seu bairro. O objetivo é prevenir complicações de saúde, como gripe e pneumonia, que podem ser fatais para este grupo.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Ubatuba, Ariele de Oliveira, afirma que a vacina é muito importante para ajudar a garantir a saúde dos idosos no período de inverno. “O vírus Influenza é altamente infeccioso e pode provocar gripes leves ou graves, causando um grande índice de mortalidade entre os idosos. Portanto, a vacina tem a vantagem de diminuir as mortes e internações.”
Ao contrário do que se pensa, a vacina não provoca gripes fortes em sua primeira dose. As únicas contra-indicações são para pessoas que tenham apresentado reações alérgicas em doses anteriores, ou que tenham alergia a ovo e componentes. A vacina protege contra diversos subtipos de vírus. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Prefeitura distribui imãs para orientar população sobre coleta seletiva

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Obras, começará a distribuir, a partir da próxima segunda-feira, dia 11, imãs de geladeira, informando os dias e horários da coleta seletiva nos bairros Silop, Sumaré e Centro. Esses são os bairros onde está acontecendo o plano piloto do novo sistema de coleta seletiva no município. Na região central, o caminhão da coleta seletiva passa às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7 às 12h.
Segundo o gestor da Coleta Seletiva no município, Adonel Sousa Rodrigues, os imãs - em formato de prancha de surf - são uma forma de lembrar os cidadãos sobre a importância de separar o lixo orgânico do reciclável, colocando-o na rua em dias e horários adequados. “Contamos com a colaboração de todos, fazendo a sua parte na separação do lixo reciclável e apoiando esta iniciativa que tem o objetivo de contribuir com o meio ambiente e com as iniciativas sociais no nosso município.”
Se você tem dúvidas, sugestões e reclamações sobre a coleta seletiva, ligue para a Ouvidoria da Prefeitura, pelo telefone 3833-3099.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ubatuba implanta o projeto Brasil Alfabetizado
As inscrições já podem ser feita à partir do dia 11 de maio nas escolas municipais de ensino fundamental

Ubatuba - A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o MEC – Ministério de Educação e Cultura, está implantando em Ubatuba o programa federal “Brasil Alfabetizado”.
Esse programa é destinado a pessoas acima dos 15 anos, sem limite de idade, que não foram alfabetizados ainda. Quem preenche esses requisitos, deve procurar a escola municipal de Ensino Fundamental mais próxima de sua casa, ou entre em contato com a professora coordenadora Luciene Lamberti, pelo telefone 3833-3010, nos seguintes dias e horários: segunda-feira, das 8h00 às 12h00, e quinta-feira, das 14h00 às 18h00.

O que é o Brasil Alfabetizado
O objetivo deste programa é criar oportunidade de alfabetização a todos os jovens e adultos que não tiveram acesso ou permanência na educação fundamental.
Lançado no segundo semestre de 2003, o Programa Brasil Alfabetizado recolocou a alfabetização de jovens e adultos como prioridade na agenda educacional do país, através do Ministério da Educação, que passou a induzir, sustentar e coordenar um esforço nacional de alfabetização.
Em 2008, 1006 prefeituras de todo o Brasil aderiram ao programa, tendo como meta a alfabetização de aproximadamente 600 mil pessoas.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Fundart tem novo endereço

Ubatuba - A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, desde o último dia 24 de abril está sediada no prédio do antigo Fórum, na Praça Nóbrega, nº 54, centro da cidade. O prédio pertence ao patrimônio do Governo do Estado de São Paulo e foi cedido à Prefeitura de Ubatuba que o repassou para a Fundart.
A medida, iniciativa do Prefeito Eduardo César, em conjunto com a Fundart, confere maior representatividade à nossa cultura. E não vai ficar por aí. Breve teremos também novidades em relação à Biblioteca Municipal Ateneu Ubatubense. Será inaugurado, um novo centro de inclusão digital, na Biblioteca, onde serão realizados cursos. As obras do Centro do Professorado de Ubatuba, que inclui um teatro para 507 lugares estão a todo vapor, na Praça da Matriz. (Fonte: Fundart)

Maior escola de teatro do Brasil "Teatro Escola Macunaíma” Agora em Ubatuba

Ubatuba - A partir do segundo semestre deste ano o “Teatro Escola Macunaíma”, de São Paulo, será instalado em Ubatuba, a partir de parceria com a Fundart, e terá abrangência regional, quando divulgaremos o mesmo em Paraty, Litoral Norte e Vale do Paraíba, lugares que não contam com escola de teatro nesse nível de importância.
Os cursos serão profissionalizantes com duração de três anos.As aulas serão em finais de semana/sábados e domingos.

O que é o “Teatro Escola Macunaíma”
- O Teatro Escola Macunaíma foi fundado em 1974 por Flávio Império, Myriam Muniz e Silvio Zilber. Atualmente é administrado por Nissim Castiel. Desde a sua fundação o Macunaíma prioriza o método de formação de atores desenvolvido por Constantin Stanislaviski.
- É hoje a maior Escola do Brasil. Teatro de Verdade ensinando com qualidade, desde 1974.
- Milhares de alunos formados.
- Em quase todas as novelas e peças da cidade brilham alunos formados pelo Macunaíma.
- Professores experientes e apaixonados por Teatro e pela profissão.
- Metodologia própria com excelência na formação de atores.
- Excelência na formação de atores. Metodologia própria.
- Infra-estrutura de suporte às atividades de alto nível, variedade e qualidade.(Fonte: Fundart)

Poesia Topo

Anuncie

 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

 

Humor

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ressaca na Sununga  © Nelson Schmidt

Ressaca na Sununga
© Nelson Schmidt

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor