Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 11  de Maio de 2009 - Nº 2097 Edições Anteriores

Sportmar Ilhabela Enigmas Anuncie Aqui!

Região


Caraguatatuba
Banda Sinfônica do Exército toca no TMC
Caraguá abre inscrições para eventos esportivos de inverno
Caraguá enfrenta El Cerrito no Dia do Desafio


Ilhabela
Circuito Cultural da Elektro traz Gincana Cultural para Ilhabela neste sábado
Posto de aleitamento materno de Ilhabela realiza campanha de arrecadação de potes de vidro
Prefeito de Ilhabela participa da 1ª reunião do GT-5 sobre gás e petróleo

São Sebastião
Vereador vai a São Paulo protocolar pedido para implantação de pelotão feminino em São Sebastião
Ernane participa de seminário promovido pelo Tribunal de Contas do Estado


Ubatuba
Sancho e Quischi
Agentes da saúde passam por capacitação para lidar com escorpiões
Secretaria de Agricultura e Pesca oferece dois cursos neste mês
Festas e sorteios de prêmios são atrações em escolas municipais de Ubatuba
Prefeito de Ubatuba participa de discussão sobre impactos da indústria do petróleo na região
Prefeitura de Ubatuba instala 400 placas de sinalização turística
Promotor da Infância e Juventude fará palestra no Sesmaria

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Litoral Norte -
 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Banda Sinfônica do Exército toca no TMC
Caraguá recebe exercício militar em junho

Caraguatatuba - Moradores de Caraguá terão rara oportunidade de apreciar música clássica de qualidade. O município recebe em 5 de junho, sexta-feira, a Banda Sinfônica do Exército. A apresentação será no Teatro Mario Covas, como forma de agradecimento à população que, de 1 a 10 de junho, abriga a 2ª Divisão de Exército para o exercício militar de Garantia da Lei e da Ordem.
Criada em 2002, a Banda faz da música um bem comum, como parte das atividades culturais do Exército, estabelecendo um elo artístico com a sociedade. Seu efetivo é composto por músicos militares de carreira e temporários. A regência e direção artística-musical da Banda fica por conta do maestro Benito Juarez, também fundador e regente titular do Coral da Universidade de São Paulo.
Em 2008, a Banda Sinfônica do Exército foi agraciada com o prêmio “Melhor Projeto Musical Erudito de 2008”, pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA).(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá abre inscrições para eventos esportivos de inverno
Fichas de inscrição devem ser retiradas na loja Rensz Calçados

Caraguatatuba - A secretaria de Esportes de Caraguá abre inscrições a partir da próxima segunda-feira (11) para eventos esportivos de inverno, como a Copa Sesc e o Campeonato de Futebol de Campo XV de Novembro que vão agitar ainda mais a cidade. As fichas de inscrição devem ser retiradas na loja Rensz Calçados e entregues até o dia 26 de maio (terça-feira).
A Copa Sesc de Futsal Masculino será na categoria livre. Já o Campeonato de Futebol de Campo Masculino será nas categorias sub-12, sub-14 e sub-16, além da veterano (35, 40 e 50 anos).
O responsável pela equipe deve comparecer na loja, retirar a ficha de inscrição dos participantes, preencher corretamente os dados e devolver no mesmo local. A secretaria de Esportes lembra que os atletas devem passar na Rensz Calçados para assinar a ficha de inscrição e retirar um cupom para concorrer a prêmios.
Os Congressos Técnicos das competições serão realizados no Centro Esportivo, nos dias 28 e 29 de maio, às 20h. Posteriormente, a secretaria de Esportes vai divulgar a tabela com as datas da abertura oficial e competições que devem iniciar em junho.

Serviço
A Renzs Calçados fica localizada na rua Major Aires, 80, no Centro de Caraguá. Outras informações pelo telefone (12) 3887-1165.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá enfrenta El Cerrito no Dia do Desafio
Evento incentiva população a praticar atividades esportivas

Caraguatatuba - Caraguá participa no dia 27 de maio (quarta-feira) do Dia do Desafio, um evento que mobiliza milhares de pessoas no mundo inteiro para driblar a inatividade. Com o slogan “Você se mexe e o mundo mexe junto”, a campanha incentiva a prática regular da atividade física.
A cidade vai enfrentar El Cerrito, município que fica no estado de Valle Del Cauca, na Colômbia, que tem população média de 54 mil habitantes. Em Caraguá existem 94.598 moradores, segundo o IBGE. A expectativa da Secretaria de Esportes da prefeitura é superar o número de participantes do ano passado, que foi de 39.722 pessoas.
Os interessados devem praticar pelo menos 15 minutos de atividade física entre 8h e 17h no dia 27. Para computar a participação no evento, as pessoas devem ligar para (12) 3897-1165 ou enviar um e-mail para esportecaragua@gmail.com. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)
 

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Circuito Cultural da Elektro traz Gincana Cultural para Ilhabela neste sábado

Ilhabela - Neste sábado (9/5) a programação do Circuito Cultural da Elektro está recheada de atrações. Além do Museu de Energia, as pessoas que passarem pelo local poderão participar da Gincana Cultural que acontece das 9h às 10h30 e das 13h às 14h na Praça Alan Kardec, Barra Velha.
Ilhabela foi a única cidade do Litoral Norte a receber o Circuito. Nesta sexta-feira (8/5) os alunos da rede municipal assistiram a peça teatral “Domingo de Clássico”, que faz parte do Circuito Cultural da Elektro, uma iniciativa que visa conscientizar a população quanto ao uso da energia elétrica. O teatro foi apresentado em duas etapas no galpão das artes para cerca de 300 alunos da rede.
Segundo os atores Durval Mantovanini e Tiego Torres, do grupo de teatro “Arcenicos”, a peça conta a história de dois casais que se reuniram em um domingo para assistir o clássico Palmeiras X Corinthians. “Durante as falas nós abordamos as questões básicas de consumo, economia e boa utilização dos eletrodomésticos de uma forma sutil”, explica Mantovanini.
Sobre a interação das crianças, os atores garantiram que ultrapassou as expectativas. “Foi 10. Eles interagiram bastante com a gente, foi muito bacana”, ressalta Torres.
Para a gestora da Escola Municipal José Benedito de Moraes, Marie Zeitler, os alunos aproveitaram bastante. “É uma grande oportunidade de informação e cultura para eles. Ainda mais porque veio a escola inteira”, garante. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Posto de aleitamento materno de Ilhabela realiza campanha de arrecadação de potes de vidro

Ilhabela - A equipe do posto de aleitamento materno de Ilhabela iniciou campanha para arrecadação de vidros para confecção dos kits para o banco de leite, que tem referência em São Sebastião. Segundo a técnica em enfermagem, Cida Cruz, qualquer pessoa pode doar os recipientes que devem ser de vidro com tampa de plástico.
Para doar basta se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde ou ao Hospital Mário Covas Júnior. “Se a pessoa encontrar dificuldade para trazer os potes de vidro é só ligar no Hospital que nós recolhemos”, comenta Cida.
Atualmente, o grupo de mães doadoras conta com aproximadamente 30 mulheres que ajudam a salvar vida de bebês, mas a falta de recipientes para o armazenamento do leite doado é um problema enfrentado pela equipe do posto de aleitamento materno. “Chegou a ter dia que tínhamos leite e não tínhamos vidro. É super importante a doação”, garante.
O aleitamento materno é incentivado pelo Ministério da Saúde e praticado em Ilhabela há pelo menos 10 anos. Dessa maneira o banco de leite, localizado em São Sebastião serve como apoio aos bebês que precisam do leite que após pasteurização pode ser armazenado por seis meses e serve para qualquer criança. “Assim como as pessoas doam sangue, as mulheres também devem doar o leite e salvar vidas”, acredita Cida Cruz.
A equipe do posto de aleitamento é formada pelo médico pediatra, Dr. Alfredo Rosmaninho, pela fonoaudióloga Gisela, pela auxiliar de enfermagem Elizabeth Moreira e pelos técnicos em enfermagem, Cida Cruz, Ivanildo Pereira dos Santos e Helena de Fátima Gamba. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeito de Ilhabela participa da 1ª reunião do GT-5 sobre gás e petróleo

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), participou na última quinta-feira, em Caraguatatuba, da primeira reunião de trabalho do chamado “GT-5”, grupo formado pelas cidades do Litoral Norte e algumas secretarias estaduais. O objetivo é discutir os impactos da indústria do petróleo sobre o desenvolvimento regional. Também participaram do evento o presidente da Câmara de Ilhabela, Valdir Veríssimo (PPS) e o secretário municipal de Administração, Cristobal Parraga.
Colucci ressaltou a importância da vinda dos investimentos da Petrobras para a região. Ele citou também a criação da Amprogás – Associação dos Municípios Produtores de Gás Natural com objetivo de evitar a perda de royalties. Toninho Colucci também enfatizou sua preocupação na relação entre desenvolvimento industrial e o turismo do Litoral Norte.
Já o presidente da Câmara, Valdir Veríssimo, salientou a criação da Frente Parlamentar do Litoral Norte, cujo objetivo principal é dar suporte ao Executivo no acompanhamento do processo.
O “GT-5” foi criado pela Comissão Especial de Petróleo e Gás do Estado de São Paulo (Cespeg), constituída pelo governador José Serra (PSDB) no final do ano passado para acompanhar e estimular projetos relacionados à exploração e produção de petróleo e gás no litoral paulista. Ainda este mês está prevista uma nova reunião, com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Vereador vai a São Paulo protocolar pedido para implantação de pelotão feminino em São Sebastião

São Sebastião - O vereador de São Sebastião, Amilton Pacheco (PSB) viajou a São Paulo para protocolar no Palácio do Governo, a solicitação ao governador do Estado, José Serra (PSDB), para implantação do pelotão feminino da Polícia Militar no município.
De acordo com a proposta do vereador, aprovada na última sessão, a iniciativa visa garantir a segurança dos moradores e turistas.
"O município de São Sebastião, bem como todas as cidades do Litoral Norte, não possui estrutura policial em todas as praias e bairros. Na véspera de feriado e nas férias de verão ocorre aumento dos casos de violência, principalmente furtos em residências, algumas em plena luz do dia", afirma.
O vereador afirma que a idéia de solicitar o pelotão feminino ocorreu após uma conversa com membros do comando da Polícia Militar. "Em determinados casos, a atuação da policial feminina é essencial como em caso de violência contra mulher", afirma.
O vereador Marcos Jorge (PV), que durante muitos anos atuou como policial rodoviário, afirmou que a insegurança aumentou bastante na cidade, principalmente na costa sul. "Precisamos de efetivo nas ruas e a mulher tem um melhor contato com a população", disse.
Outra alternativa para melhorar a segurança no município apontada pelo vereador é a realização de concurso regional da Polícia Militar.
O vereador Artur Balut (PSDC), apesar de apoiar a reivindicação, disse não acreditar que a proposta vai se concretizar.
Já a vereadora Solange Ramos (PPS) solicitou ao vereador que inclua na proposta para que o telefone 190, da central de emergência da Polícia Militar, seja atendido no município de São Sebastião e não em São José dos Campos.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Ernane participa de seminário promovido pelo Tribunal de Contas do Estado

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, participou na noite desta sexta-feira (08/05) do ciclo de palestras promovidas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, realizado no plenário da Câmara Municipal de Ilhabela. Os temas abordados foram as licitações e os repasses de recursos públicos para o chamado terceiro setor (ONGs, OSCIPs e entidades beneficentes, entre outras). Acompanharam o prefeito diversos servidores públicos diretamente ligados setores alvos das palestras. Também compareceu ao evento o presidente do Legislativo sebastianense, Luiz Antonio Barroso, o coringa. Além do prefeito e vereadores de Ilhabela, compareceram também ao evento somente os prefeitos de Salesópolis e Paraibuna.
O prefeito Ernane comentou que as informações passadas pelos técnicos do TC são de suma importância para o bom andamento da administração público. Ele informou que todos os executivos que primam pela legalidade devem acompanhar de perto a evolução das exigências feitas pelo tribunal para que verdadeiramente apliquem corretamente os recursos públicos.
O secretário-geral do Tribunal de Contas, Sergio Silveira Rossi, na abertura do seminário, criticou a ausência de outros prefeitos da região no evento. “Os prefeitos são os maiores interessados e me incomoda a não participação deles. Aqui só temos a presença de três da região (além do anfitrião, Toninho Colucci). Eles não estão com essa bola toda” ironizou.
No caso das licitações, a autoridade do TC informou que os Executivos municipais encontram grandes dificuldades para atender a legislação “alguns por falta de informação, outros por interpretação errada da lei e outros por desconhecerem as novidades licitatórias”.
Silveira Rossi defendeu as realizações de pregões , nas suas diversas modalidades, em detrimento das licitações via carta-convite. “Os pregões são mais eficientes e econômicos do que os viciados convites, que mais problemas geram às administrações e mais possibilidades dão aos promotores para contestar a ações das prefeituras”, defendeu.
Sobre o repasse de recursos públicos para o terceiro setor, o secretário-geral disse que o TC está cada vez mais atento. Ele afirmou que sobram constatações no tribunal de recursos repassados indevidamente para ONGs, OSCIPs e outras entidades, que, muitas vezes pegam o dinheiro das prefeituras e desaparecerem.
Silveira Rossi disse que o tribunal não está preocupado se, posteriormente, os legislativos municipais acompanham decisões do TC que rejeitam contas de prefeitos e presidentes de Câmaras. “O Tribunal de Contas não fica triste quando seu parecer é derrubado. A sociedade é que tem que ficar triste”, afirmou, criticando decisões políticas que rechaçam pareceres técnicos do TC. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

 Sancho e Quischi

Ubatuba - Dia 13 de Maio, as 21hs
Sala ArtAud Nas Nuvens - Passeio Santa Fé - Rua Conceição, 180 - Centro - Ubatuba
informações e reservas: (12) 9178.8452 - Patrícia / 9769.7575 - Marilena

SINOPSE
Um lugar indefinido, uma esquina qualquer ou um pedaço do nada perdido no tempo. Dois loucos fugitivos em busca da liberdade, ou talvez de um sonho, chegam ao lugar onde se desenvolve uma última desesperada tentativa de alcançar o sonho: a liberdade da alma. Mas, assim como em nossa vida de todos os dias, a liberdade pode ser real ou só uma simples ilusão; tudo depende das escolhas que realizamos ao longo do caminho. Voar e acreditar nos moinhos, assim como Quischi faz, pode ser uma atitude muito perigosa; muito melhor então rastejar e encher a barriga com uma sopa quente, como prefere o fiel amigo Sancho. Isso é aquilo que nos ensinam desde criança, isso é o que a sociedade quer de nós. Mas afinal, estamos certos quando falamos que os verdadeiros loucos são aqueles como Quischi? Talvez nossa loucura seja muito maior; uma loucura assim ordinária, que pode virar normalidade.

O ESPETÁCULO
Trata-se de um texto inédito de Renzo Casali, diretor e autor da Comuna Baires de Milão. Traduzido para o português por Vittorio Colacchio e Marilena Cabral, integrantes do grupo de teatro Oficina ArtAud, Sancho e Quischi, estreiou dia 17 de Abril, na sala ArtAud Nas Nuvens, e caminha para a sua 3ª apresentação.


FICHA TÉCNICA
texto - Renzo Casali
direção - Vitorio Colacchio
assistente de direção - Marilena Cabral
elenco - João Paulo Saragossa de Oliveira e Willian Savio
(Divulgação)

Agentes da saúde passam por capacitação para lidar com escorpiões
A capacitação foi uma solicitação da prefeitura, uma vez que a Superintendência de Proteção à Saúde recebe denúncias de ocorrência de escorpiões em alguns bairros da cidade

Ubatuba - Cerca de 40 funcionários da Prefeitura de Saúde, entre agentes de endemias, técnicos da Superintendência de Proteção à Saúde e agentes de controle de simulídeos (borrachudos) passaram por um treinamento relativo a combate de escorpiões. O objetivo é melhorar a capacidade técnica das equipes no caso de precisar vistoriar imóveis que apresentem a presença deste animal peçonhento. A palestra foi ministrada pela médica veterinária Rose Fernandes, que trabalha em uma empresa de controle de pragas.
A capacitação foi uma solicitação da prefeitura, uma vez que a Superintendência de Proteção à Saúde recebe denúncias de ocorrência de escorpiões da espécie Tityus serrulatus, mais conhecido como escorpião amarelo, com uma certa frequência. As principais ocorrências são em alguns imóveis do Bairro Umuarama, próximo ao centro da cidade.
O superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira, explica que apesar de receber denúncias, nunca foi encontrado um caso de infestação. “Isso acontece porque os animais podem ter sido transportados em materiais de construção ou algo parecido. O ideal é que as pessoas evitem deixar entulhos, madeiras e telhas, ou locais escuros e úmidos onde os escorpiões possam se esconder”, alerta Neilton.

O escorpião
Existem cerca de 1.200 espécies de escorpiões conhecidas no mundo, das quais duas são mais comuns em nossa cidade: Tityus bahiensis (escorpião marron) e Tityus serrulatus (escorpião amarelo). Os escorpiões são animais terrestres, de atividade noturna, ocultando-se durante o dia em locais com terra, sombreados e úmidos.
O escorpião amarelo tem a particularidade de só apresentar indivíduos fêmeas, que se procriam por meio do processo chamado “partenogênese”, ou seja, os óvulos se transformam diretamente em embriões. Uma ninhada pode dar até 20 filhotes, que ficam adultos em cerca de um ano e vivem, em média, quatro anos.
Todas as espécies de escorpiões podem inocular veneno pelo ferrão, sendo considerados animais peçonhentos. A gravidade do envenenamento varia conforme o local da picada e a sensibilidade da pessoa. Os acidentes geralmente ocorrem quando se manuseia materiais de construção ou entulhos em residências e são mais comuns na primavera e verão.

Medidas preventivas
Para evitar condições propícias ao abrigo de escorpiões e/ou acidentes com eles, é preciso tomar algumas medidas. Caso um escorpião seja encontrado, a orientação é comunicar a Vigilância Sanitária, através do telefone 3832-6810 e, se possível, capturar o animal em um vidro com tampa, sem jamais tocá-lo com as mãos, evitando acidentes.
- Manter limpos quintais, jardins, sótãos, garagens e depósitos, evitando o acúmulo de folhas secas e lenhas, além de lixos e materiais de construção, como telhas, tijolos e madeiras
- Ao manusear materiais de construção, usar luvas de raspa de couro e calçados
- Rebocar paredes que apresentem vãos e frestas
- Vedar soleiras de portas com rolos de areia
- Usar telas em ralos do chão, pias ou tanques
- Acondicionar o lixo em recipientes fechados, para evitar baratas e outros insetos que servem de alimentos aos escorpiões
- Realizar roçagem de terrenos
- Manter berços e camas afastados das paredes
- Examinar calçados, roupas e toalhas antes de usá-los (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Secretaria de Agricultura e Pesca oferece dois cursos neste mês
Hortas Suspensas, para qualquer pessoa que goste de cultivar plantas e Manejo e Conservação do Solo para agricultores que queiram cultivar produtos sem agrotóxicos são os cursos oferecidos gratuitamente pela prefeitura

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Ubatuba realizará dois cursos voltados para a agricultura durante o mês de maio. Um deles é o já famoso Curso de Hortas Suspensas e Alimentação Saudável, que acontecerá na Escola Municipal Tancredo Neves, no dia 20, das 14h as 17h. O outro é sobre Manejo e Recuperação do Solo, com técnicas de plantio direto e adubação verde. Este, acontecerá no dia 29, também na escola Tancredo. O horário será das 9h às 16h, com palestra e visita a área agrícola para prática e manejo do solo.
O curso de hortas suspensas é voltado para qualquer pessoa que deseje cultivar hortaliças em casa, tendo pouco espaço para isso. Esta modalidade de plantio é feita dentro de garrafas pet e pode ser colocada na vertical, em qualquer espaço que bata sol numa parte do dia. Para o curso, portanto, é preciso levar garrafas PET, estilete e barbante.
Já o curso de Manejo e Conservação do Solo é mais voltado para agricultores que se interessem pela produção orgânica. A técnica de adubação verde é bastante eficiente, até mesmo para solos considerados improdutivos, além de contribuir para dar origem a alimentos mais saudáveis, sem a contaminação por agrotóxicos.
Para ambos os cursos, as inscrições podem ser feitas gratuitamente, pelo telefone (12) 3833-3500. As vagas são limitadas.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Festas e sorteios de prêmios são atrações em escolas municipais de Ubatuba

Ubatuba - Esse final de semana será animado em algumas escolas municipais com festas e sorteios de prêmios. A EMEI Prof. José Carlos Pereira, no centro, realizará o Bazar da Sobremesa, das 10 às 13 horas. Serão oferecidos bolos, pudins, rocamboles, brigadeiros, e outras guloseimas. Já a EMEI Profª Dinorah Pereira de Souza, na Estufa I, promoverá a sua tradicional Festa do Pastel, a partir das 17h30.
E para quem gosta de sorteio de prêmios, a diversão está garantida em três escolas municipais. Na Região Sul, a EM Nativa Fernandes de Faria, do Sertão da Quina, promoverá a brincadeira a partir das 18 horas. Na região central, a brincadeira ficará por conta da EMEI Professora. Bessie Ferreira Osório de Oliveira, que a partir das 17 horas, realizará o seu tradicional Sorteio de Prêmios das Mães. E no bairro do Ipiranguinha, a EM Mario Covas Júnior, abrirá os portões para a comunidade participar do seu grande sorteio de prêmio a partir das 18h30.
Já a EM Maria da Cruz Oliveira, no Sertão do Perequê-Mirim, realizará a sua grande Festa do Pastel, também no dia 9 de maio, a partir das 19 horas. A renda arrecadada em todas as festas e sorteios de prêmios será revertida para as Associações de Pais e Mestres das respectivas escolas.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Prefeito de Ubatuba participa de discussão sobre impactos da indústria do petróleo na região
Durante reunião, Eduardo Cesar ressaltou a necessidade de se conciliar o desenvolvimento com a preservação do meio ambiente


Ubatuba - Preocupado com os impactos que a indústria do petróleo pode trazer para o desenvolvimento da região e principalmente do Litoral Norte, o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, participou na última quinta-feira, 7, da reunião promovida pela Comissão Especial de Petróleo e Gás do Estado de São Paulo (Cespeg), em Caraguatatuba.
O secretário municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social, Claudinei Salgado e o assessor de Planejamento, René Nakaya, também representaram Ubatuba durante a discussão.
Esta foi a primeira reunião do GT 5, grupo de trabalho formado pelas cidades da região e por algumas secretarias estaduais. O GT 5 foi criado pela Cespeg no fim do ano passado para acompanhar, orientar e estimular ações e projetos relacionados às atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural no litoral paulista.
“Acreditamos que podemos dar um grande salto com tudo isso, porém, se será positivo ou negativo vai depender de como o trabalho será conduzido. Estamos preocupados, pois se trata de um processo irreversível, que tem tudo para dar certo, desde que consigamos avançar com transparência e sustentabilidade. Nossa região tem que ser conhecida nacionalmente como um paraíso ecológico, por isso o grande desafio é conciliar a questão ambiental com o desenvolvimento”, disse o prefeito Eduardo Cesar, em seu discurso, durante a abertura do evento.

Geração de empregos e retorno econômico
Eduardo Cesar também ressalta a questão da geração de empregos e o retorno econômico: “claro que estamos ansiosos com a geração de empregos e com a vinda dos royalties, mas não podemos deixar de pensar de forma consciente, nos preparando para as conseqüências que podem vir a afetar nossa região”.
Para o prefeito de Ilhabela, Antônio Colucci, que também esteve presente à reunião, “esta é uma questão muito importante e que vai mudar a vida das pessoas. Temos que pensar em tudo, como, o que nos deixa extremamente preocupados, a vinda excessiva de pessoas para cá”.
A reunião, que contou com a participação de diversos representantes das prefeituras da região, do governo do Estado, da Petrobrás e vários outros setores interessados, foi conduzida pelo coordenador executivo da Cespeg, José Roberto Santos.
Foram discutidos trabalhos e projetos desenvolvidos pelo governo estadual para medir os impactos sociais, urbanos e ambientais, além da criação de um pólo naval na região, capacitação de mão de obra local, preparação de áreas e locais de acesso para instalações industriais, bases de apoio e equipamentos necessários ao apoio das atividades de petróleo e gás natural.
No próximo dia 21, um workshop será realizado, aberto ao público, para dar andamento às discussões. Nesta ocasião, espera-se contar com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Prefeitura de Ubatuba instala 400 placas de sinalização turística
As placas orientam o acesso tanto aos pontos turísticos, como a pontos de serviço, como é o caso da Prefeitura, Câmara e Santa Casa

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba firmou convênio com o DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias Turísticas) para a confecção e instalação de 400 placas de sinalização turística na cidade.
200 placas estão sendo instaladas na rodovia que corta Ubatuba, entre o Camburi e a Tabatinga e outras 200 serão colocadas na região central do município. As placas orientam moradores e turistas quanto aos principais pontos turísticos, rotas alternativas e locais de interesse público, como Prefeitura, Santa Casa, Câmara Municipal, entre outros.
Uma empresa especializada é a responsável pelas instalações, sendo auxiliada pela Coordenadoria Municipal de Trânsito. A expectativa da Coordenadoria é que dentro de 15 dias todas as placas já estejam afixadas.
Em todas as placas, ao lado das informações, há sempre uma ilustração alusiva ao município, sendo ao todo seis motivos: golfinho, peixe, navio, prancha de surfe, pássaro e barco de pesca. O ilustrador caiçara Paulo Rogério de Mattos é o autor dos desenhos que compõem as placas.

Suma importância
O secretário de Turismo da Prefeitura de Ubatuba, José Luiz Bittencourt Júnior, diz que essas placas eram uma carência de uma cidade turística como Ubatuba. “Para Ubatuba, a instalação destas placas é de suma importância. Hoje, em qualquer trecho da cidade nosso visitante encontra informações de diversos pontos de Ubatuba, tanto turísticos como de serviços. Em cada uma delas sempre há uma ilustração que lembra Ubatuba, como observação de pássaros, surfe, entre outras belas ilustrações de Paulo Mattos”, afirmou Bittencourt. A manutenção das placas ficará a cargo da Coordenadoria Municipal de Trânsito.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Promotor da Infância e Juventude fará palestra no Sesmaria

Ubatuba - No próximo dia 12 de maio, terça-feira, o promotor da Infância e Juventude, Dr. Percy José Kleve Küster, realizará uma palestra na escola municipal Dr. João Alexandre, localizada na Estrada Municipal UBT – 253 n° 240, no bairro do Sesmaria. A palestra terá início às 19h30 e será aberta para todos os moradores do bairro.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Poesia Topo

Anuncie

 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

O que está acontecendo na Maranduba?

Definitivamente,acho que fomos esquecidos pela Prefeitura,haja vista que todos os eventos programados para o nosso bairro vem sendo cancelados.A Marejada que seria realizada no inicio de abril,por falta das barracas que seriam cedidas pela Secretaria de Turismo, foi cancelada.
Agora, corre entre os moradores a noticia de que não teremos a tão esperada "FESTA DA TAINHA".
Cadê o Calendário Turístico da Maranduba?
Como proprietária de uma casa de veraneio nesta praia , acompanho e participo de todos os eventos que aqui acontecem.E, para desagradavel surpresa minha, tomei conhecimento do cancelamento de mais uma Festa nossa.Digo nossa,porque me considero participante desta comunidade.Aguçamos a curiosidade e o paladar de nossos amigos com relação as nossas festas gastronomicas ,e agora novamente teremos uma festa cancelada.Será que é também pela falta de apoio da Secretaria de Turismo?Não quero acreditar nisso,seria muita falta de respeito conosco.Não me digam que não há verba,porque pelo que sabemos estas verbas são destinadas e aprovadas no orçamento do ano anterior ao evento. É muito triste o descaso com a Maranduba.

Marly BIttencourt
Maranduba

Humor

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ressaca na Sununga  © Nelson Schmidt

Ressaca na Sununga
© Nelson Schmidt

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor