Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 12  de Maio de 2009 - Nº 2098 Edições Anteriores

Sportmar Ilhabela Enigmas Anuncie Aqui!

Região


Caraguatatuba
Campanha detecta portadores de hepatite
Fim de semana será mais saboroso e econômico na praia da Cocanha
Programa Minha Casa Minha Vida registra 1.360 cadastros no primeiro dia
Vacinação contra Gripe para Idosos vai até dia 15
Câmara discute Atualização Salarial
Câmara realiza Sessões Extraordinárias


Ilhabela
1ª Expoflora em Ilhabela é prorrogada até o próximo final de semana
Circuito Cultural da Elektro encerra com gincana as atrações em Ilhabela
NOTA OFICIAL
Orquestra de Viola Caipira abre Semana da Cultura Caiçara de Ilhabela
Secretaria de Meio Ambiente de Ilhabela inicia projeto de compostagem com podas de árvores
Senador Romeu Tuma vai liderar movimento de incentivo aos receptivos de Ilhabela e Santos

São Sebastião
Abertas as inscrições para o concurso de poesias “Nhô Bento”
Exposição de quadros continuará sendo realizada na Praça do antigo Fórum
Secretário de Esportes quer ampliar o projeto Atividade para a “melhor idade”


Ubatuba
1º Ubatuba Open de Tênis
Aprovado em Santos o Projeto de Extensão Pesqueira no Estado de São Paulo
NOTA DE PESAR
Aciu informa
Eduardo Cesar procura atender reivindicações dos bairros Perequê-Açu e Pedreira

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Litoral Norte -
 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Campanha detecta portadores de hepatite
Testes rápidos podem verificar a presença de vírus no organismo

Caraguatatuba - No próximo dia 16 de maio será realizada a 2ª Campanha em busca de portadores de hepatite C, que consiste na oferta de testes rápidos para HCV (hepatite viral do tipo C), bem como testagem sorológica para HVB (hepatite viral do tipo B). A ação acontecerá das 9h às 15h no Centro de Especialidades.
A médica responsável pelo programa, Erica Tessari Lanzillo, explica que o resultado do teste para Hepatite C sai na hora e que o resultado do teste da Hepatite B deve sair no prazo de um mês. A campanha pretende abranger os seguintes grupos de risco: pessoas que receberam transfusão de sangue antes de 1993; que fizeram uso de droga por inalação ou injetável alguma vez na vida; implantaram “piercing” ou fizeram tatuagem sem condições adequadas de esterilização do material utilizado ; e comunicantes de portadores de hepatite C.
A campanha integra um conjunto de ações do programa Nacional e Estadual de hepatites Virais B e C. A hepatite é uma inflamação do fígado e é causada por vírus, sendo os mais comuns Hepatite A, Hepatite B e Hepatite C. A maioria das pessoas infectada pelo vírus da Hepatite B não apresenta sintomas como a icterícia (cor amareladas dos olhos e das mucosas).
Formas de transmissão
As formas mais comuns de transmissão do vírus da Hepatite B são por relações sexuais com pessoas portadoras do vírus ou pelo contato com sangue de pessoas portadoras do vírus. O contato com sangue pode ocorrer ao se compartilhar objetos como seringa e agulha, alicates de cutícula, aparelho de barbear, escova de dente ou ao fazer uma tatuagem ou colocar piercing sem os devidos cuidados de manipulação e esterilização do material.

Como prevenir
- Usar preservativo em todas as relações sexuais
- Não compartilhar objetos como seringas e agulhas, aparelho de barbear, escova de dente, alicate de cutícula e outros materiais cortantes
- Utilizar material descartável e observar as medidas de higiene nos locais de colocação de piercing e realização de tatuagem
- vacinar contra Hepatite B todas as crianças nas primeiras 12 horas após o nascimento
- Todas as crianças e adolescentes até 19 anos que ainda não foram vacinadas contra Hepatite B, deverão procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para atualizar o esquema de vacina.

Serviço
Centro de Especialidades – Av. Anchieta, 47 – Centro
Informações: 3883-1373
PMC

Fim de semana será mais saboroso e econômico na praia da Cocanha
Associação de maricultores e quiosques realizam promoção de mexilhões

Caraguatatuba - O fim de semana (16 e 17) promete ser mais saboroso para quem for até a praia da Cocanha. A associação local de maricultores (Mapec), em parceria com os quiosques, realiza promoção para movimentar o comércio de mexilhão. A iguaria poderá ser consumida in natura e também em deliciosos pratos. Haverá ainda exposição de artesanato e venda de doces caseiros.
O produtor José Luiz Souza explica que a produção de mexilhões tem sido grande desde que os maricultores se organizaram em associação. “Com a promoção, evitamos a perda do produto e ainda garantimos que o consumidor tenha acesso a um preço mais em conta”, disse. Segundo José Luiz, maio é um mês de baixo movimento para os quiosqueiros. “Vamos repassar o preço também para eles, que poderão oferecer os pratos também mais baratos”.
Entre as iguarias estão marisco no bafo, lambe-lambe e mariscada. O mexilhão pode ser comprado na própria sede da Mapec, a R$ 4 o quilo, ou em quatro quiosques da Cocanha. Para mais informações ligue (12) 3882-1221.
PMC

Programa Minha Casa Minha Vida registra 1.360 cadastros no primeiro dia
Inscrições para programa habitacional começaram hoje (11)com muita tranquilidade

Caraguatatuba - Os interessados em participar do programa de financiamento habitacional Minha casa Minha vida podem fazer as inscrições em um dos quatro locais preparados pelas secretarias municipais de Habitação e Assistência Social.
Somente hoje, primeiro dia das inscrições, foram registrados 1.360 cadastros. O programa do governo federal visa atender as famílias com renda de até três salários mínimos. O secretário de Habitação, Laércio Andrade dos Santos, explica que os interessados não precisam passar a noite nas filas. “As inscrições não tem prazo para terminar e a classificação também não será por ordem de chegada, mas obedecerá critérios da Caixa Econômica Federal”, disse.
Os postos de inscrição funcionam das 9h às 16h nos seguintes locais: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Sul); Centro de Referência Melhor Idade (Cremi); EMEF Oswaldo Ferreira; e EMEF Antonia Antunes Arouca.
Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos originais, no entanto, a ausência de algum documento, exceto RG e CPF, não impossibilitará a inscrição do candidato:
- RG e CPF do candidato e do cônjuge;
- comprovante de renda de todas as pessoas moradoras do imóvel (holerite ou declaração de renda como autônomo ou informal assinado por duas testemunhas ou comprovante do INSS ou carteira profissional);
- documentos de todos os dependentes (certidão de nascimento dos filhos ou dependentes menores de 18 anos ou tutela ou INSS) e RG dos dependentes maiores de 18 anos;
- comprovante do endereço atual em nome do candidato (conta de água ou de luz ou de telefone ou contrato de locação ou correspondência bancária ou carnês de comércio local);
- comprovante de tempo de moradia no município (carteira de vacinação de filhos ou histórico escolar 1º e 2º graus ou certidão de nascimento odos filhos ou contrato de locação ou declaração de programas sociais ou carteira de trabalho);
- NIS (Número de Identificação Social);
- Título de eleitor do candidato.
As famílias com renda superior a três salários mínimos devem se inscrever diretamente na agência da Caixa Econômica Federal.
Endereços dos locais de inscrição:
- Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Sul – Av. José Herculano, 6.900 – Bairro Porto Novo
- Centro de Referência Melhor Idade – CREMI – Av. Jorge Burihan (Rio-Santos)- Jardim Jaqueira
- EMEF Oswaldo Ferreira – Rua José Pedro de Oliveira Barbosa, 190 – Bairro Casa Branca
- EMEF Antonia Antunes Arouca – Rua Itália Bassi Magri, 581 – Bairro Massaguaçu
Mais informações pelo telefone: 3882-5550
PMC

Vacinação contra Gripe para Idosos vai até dia 15
Grupos de risco também receberão a vacina esta semana

Caraguatatuba - A Campanha de Vacinação contra Gripe foi prorrogada até 15 de maio e liberada também para os grupos de risco como transplantados, portadores de doenças pulmonares, renais e hepáticas crônicas, diabéticos e imunodeprimidos.
A secretaria de Saúde espera atingir a meta de 80% dos idosos imunizados até amanhã (12). Na sexta-feira (8), 7.261 idosos (77,32%) já tinham sido vacinados. A vacina, que é gratuita, está disponível em nove Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 17h.
Serviço:
Até 15 de maio
Horário: das 8h às 17h
Postos de vacinação: UBS Massaguaçu, UBS Casa Branca, UBS Olaria, UBS Centro, UBS Jaraguazinho, UBS Tinga, UBS Morro do Algodão, UBS Porto Novo e UBS Perequê-Mirim
PMC

Câmara discute Atualização Salarial
Medida atingirá Vice-Prefeito e Secretários

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta terça-feira – 12 de maio, a partir das 19h30, com transmissão direta por uma rádio local a sua 15ª Sessão Ordinária semanal em seu plenário, com entrada franca aos contribuintes e comunidades. Na pauta a Atualização Salarial do Vice-Prefeito e Secretários Municipais, votação de proposta de criação de CAR e Pelom em segundo turno.
A pauta da Sessão Ordinária semanal tem projetos novos e projetos que já haviam sido apresentados em sessões anteriores, mas que por algum motivo não haviam ainda sido votados.
Iniciando a Ordem do Dia, Projeto de Lei de autoria da Mesa Diretora da Câmara Municipal, concede Atualização Monetarial de 40% ao Vice-Prefeito e Secretários Municipais, retroativo a janeiro deste ano.
Projeto de Resolução do Vereador José Mendes de Souza Neto – Neto Bota (PSDB), cria CAR (Comissão de Assuntos Relevantes) para estudar e propor medidas para a regularização urbana do município.
Finalizando a pauta, votação em segundo turno de Projeto de Emenda a Lei Orgânica, de autoria do Vereador Pedro Ivo de Sousa Tau – Pedro Ivo (DEM), que acrescenta parágrafo ao artigo 207 da Lei Orgânica Municipal (LOM), sobre o envio das propostas de Desapropriação para aprovação dos Vereadores.
Para acompanhar as sessões do Legislativo de Caraguatatuba você pode comparecer a sede da Casa de Leis ou assistir ao vivo, pela Rádio Nova Oceânica/Jovem Pan – em 670Khz ou pelo site da emissora na Internet, em www.radiooceanicaam.com.br , bastando clicar em Rádio on line.
CMC

Câmara realiza Sessões Extraordinárias
Presidência separou Vetos para discussão e votação

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou na manhã desta segunda-feira – 11 de maio, das 10 às 12h30 Sessões Extraordinárias com Vetos devolvidos pelo Executivo. Do total de 4 proposituras, 2 foram derrubadas, 1 acatada e 1 aprovada.
A primeira Sessão Extraordinária – a sétima do ano, foram derrubados os Vetos Totais ao projeto do Vereador Agostinho Lobo de Oliveira – Lobinho (PSDB), que autoriza o Executivo a conceder desmembramento do lançamento tributário do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ou seja, 2 ou mais residências no mesmo lote pagarão o imposto equivalente ao tamanho e o tipo de moradia.
Outro Veto Total derrubado vem do projeto do Vereador Cristian Alves de Godoi – Baduca Filho (PDT) e que acrescenta dispositivos a Lei Municipal 1086/04 – referente a concessão de Bolsa de Estudos. De acordo com o texto, o Parlamentar quer estender o benefício aos servidores aposentados e pensionistas.
O único Veto Total acatado é de um Substitutivo a uma proposta do Executivo, de número 41/2009, sobre o aumento dos Servidores Públicos Municipais e os Agentes Políticos, retroagindo a janeiro deste ano. Este substitutivo menciona atualização salarial de 9,18% e majoração do valor da Cesta Básica de R$ 150 para R$ 250.
Na Sessão Extraordinária seguinte, a 8ª do ano, o único projeto em pauta tem a autoria do Executivo e concede 6,5% de Atualização Monetarial a todos os Servidores Públicos Municipais, do Executivo e do Legislativo, Comissionados ou Efetivos, Inativos, Aposentados ou Pensionistas e a revisão geral do Vale Alimentação, de R$ 150 para R$ 250, retroativo a abril deste ano.
O projeto ainda depende de sanção do Prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB) e deverá ser incluído no pagamento do próximo mês do Executivo e ainda este mês para o Legislativo.
CMC

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

1ª Expoflora em Ilhabela é prorrogada até o próximo final de semana

Ilhabela - A 1ª Expoflora em Ilhabela, realizada pela MD Paisagismo com apoio da Prefeitura, foi prorrogada até o próximo final de semana (16 e 17 de maio). O evento acontece no Esporte Clube Ilhabela e está aberto à visitação das 8h às 19h. Só no último final de semana passaram pelo local cerca de 4 mil pessoas.
As flores da Expoflora vêm da cidade de Holambra, considerada o maior centro de produção de flores e plantas ornamentais da América Latina. Anualmente, Holambra promove a maior Expoflora dessa região.
O engenheiro agrônomo e decorador técnico, Mário de Santa Rita Rodrigues Dias, que trouxe pela primeira vez a exposição para Ilhabela, é o decorador da exposição em Holambra há pelo menos cinco anos e se surpreendeu com a demanda na cidade. “Eu fiquei muito feliz. Tinha hora que com 18 atendentes não conseguíamos dar conta. Foi além do que eu esperava”, comenta.
Segundo ele, o que chamou mais atenção foi o fato de 80% dos visitantes serem moradores da cidade. “Os turistas ficaram na média dos 20% e eu fechei trabalho de paisagismo com quase todos. Mas foi por causa de pedidos dos moradores que estendemos a exposição”, garante.
Para esta semana, Mário promete uma maior variedade de flores que estão chegando de Holambra. Os apreciadores de flores, além da variedade também poderão assistir palestras e cursos rápidos de decoração e paisagismo, conferir exposição de jardins europeus, distribuição de mudas e flores, grandes shows de arranjos e decorações para casamento, aniversário de 15 anos e eventos.
PMI

Circuito Cultural da Elektro encerra com gincana as atrações em Ilhabela

Ilhabela - O Circuito Cultural da Elektro realizado em Ilhabela encerrou suas atrações no último sábado (9/5) com uma gincana cultural que envolveu pais e crianças sobre o consumo consciente do uso da energia elétrica nas residências.
Esta foi a segunda vez que o município recebeu o evento, que este ano aconteceu também em Natividade da Serra e Guarujá.
De acordo com o coordenador do projeto, Marcelo Alves, o Circuito Cultural da Elektro nasceu em 2005 e já percorreu mais de 100 cidades de São Paulo e algumas do Mato Grosso do Sul.
O projeto conta com o Museu da Energia que traz atividades e experiências com a energia elétrica, com Cinema ao ar livre, Teatro e Gincana Cultural.
PMI

NOTA OFICIAL

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da assessoria de imprensa, informa que o Paço Municipal foi alvo de um assalto no início da madrugada desta segunda-feira (11/5). Dois homens encapuzados invadiram a Prefeitura, renderam os vigias e tentaram arrombar sem sucesso o caixa eletrônico do posto da Caixa Federal localizado no Paço. Os ladrões chegaram a fazer dois furos na parede do banco, que era o alvo do assalto. Eles levaram dois computadores da Prefeitura, que registrou boletim de ocorrência. A perícia já esteve no local e o caso é investigado pela DIG – Delegacia de Investigações Gerais.
PMI

Orquestra de Viola Caipira abre Semana da Cultura Caiçara de Ilhabela

Ilhabela - Cerca de mil pessoas compareceram a Praça Coronel Julião, na Vila, para acompanhar a abertura da 9ª semana da Cultura Caiçara de Ilhabela, evento que se estende até o próximo dia 16 de maio.
E o evento comemorativo de abertura foi a apresentação da Orquestra de Viola Caipira da cidade de São Paulo. Por quase duas horas, os cerca de 50 componentes apresentaram músicas e sons que retrataram a cultura caipira.
A turista Rosana de Lourdes Nascimento, da cidade de Ribeirão Preto, considerou fantástica a apresentação dos violeiros.
“Gosto de ver essa manifestação da cultura caipira. A Prefeitura de Ilhabela está de parabéns pela organização de um evento como esse”, avalia.
A abertura oficial contou com a presença do prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lúcia Reale, do secretário de Cultura, Rogério Ribeiro de Sá, da secretária de Turismo e Fomento, Maria Inês Ferreira, do secretário de Administração, Cristobal Parraga, do vice-prefeito Nuno Gallo, além dos vereadores Valdir Veríssimo e Valdir Marcelo.
“É muito importante levarmos a comunidade eventos que mostram a cultura caiçara. Só tenho a agradecer todas as secretarias envolvidas”, destacou o prefeito Colucci, que aproveitou para desejar um feliz Dia das Mães às presentes.
Já o secretário de Cultura, Rogério Ribeiro de Sá, agradeceu os funcionários envolvidos no evento, as secretarias, além do empresariado local.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA CULTURA

11/05 - segunda-feira
20h – Abertura da exposição “Congada de São Benedito”, com a apresentação do Coral Municipal Celina Pellizzari
Local: Secretaria da Cultura de Ilhabela, na Vila

12/05 - terça-feira
19h30 – Exibição do Vídeo: “Os donos da Ilha” – De Kiko Cardial (duração: 26 minutos)
Local: Câmara Municipal de Ilhabela, na Vila.
20h – Seminário “Diálogos Culturais”
Local: Câmara Municipal de Ilhabela, na Vila.

13/05 - quarta-feira
15h – Abertura da mostra itinerante “Elementos da Natureza nas Comunidades Tradicionais Caiçaras”
Local: Sede do Parque Estadual de Ilhabela, na Vila
16h – Oficina de Brincadeiras Caiçaras
Local: Sede do Parque Estadual de Ilhabela, na Vila
20h - Poemas e Causos Caiçaras, com Valter Santana e Daniel de Manezinho
Local: Esporte Clube Ilhabela, na Vila.
20h30 - Grupo Teatral Maembipe e Grupo Raízes de Ilhabela com Danças Tradicionais Caiçaras
Local: Esporte Clube Ilhabela, na Vila.
21h: Memória Viva Caiçara – Roda de Conversa
Local: Esporte Clube Ilhabela, na Vila

14/05 - quinta-feira
15h – Aula Aberta de Artesanato Caiçara, com Dona Ditinha dos Búzios
Local: Praça das Bandeiras, na Vila
19h30: Missa Tríduo
Local: Igreja Matriz, na Vila
21h: Espetáculo “Caiçaríssimo” com causos, poemas e canções contados e cantados por Neide Palumbo, Yara Moraes e Luiz Seleghin.
Local: Rua Dr. Carvalho, em frente à Câmara, na Vila

15/05 - sexta-feira
17h: Levantamento do Mastro
18h: Apresentação da Congada Mirim
19h: Distribuição do Bolo de São Benedito e consertada, na Vila
19h30: Missa Tríduo na Igreja Matriz, na Vila
21h: Show do Trem da Viração (de São José dos Campos)
Local: Rua Dr. Carvalho, em frente à Câmara, na Vila

16/05 – sábado
09h: Meia Lua
10h: Baile dos Congos
12h30: Ucharia de São Benedito
Local: Esporte Clube Ilhabela
19h30: Missa Tríduo, na Igreja Matriz.
21h: Show com Chico César
Local: Rua Dr. Carvalho, em frente à Câmara, na Vila.

17/05 – domingo
06h: Alvorada Festiva
08h30: Meia Lua
09h: Missa dos Congos
10h30: Baile dos Congos
12h30: Ucharia de São Benedito / Folia com o Grupo Raízes de Ilhabela
Local: Esporte Clube Ilhabela
14h30: Baile dos Congos
18h: Procissão e Missa Festiva
21h: Concerto, com Laércio Ilhabela e Quinteto de Cordas
Local: Rua Dr. Carvalho, em frente à Câmara, na Vila
PMI

Secretaria de Meio Ambiente de Ilhabela inicia projeto de compostagem com podas de árvores

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, inicia um projeto piloto de compostagem com podas de árvores no município. De acordo com o biólogo André Laudanna Patrício, que é coordenador de gestão ambiental da secretaria, o grupo atualmente está trabalhando com a primeira produção de adubo produzido pela poda de árvores da Prefeitura. “Nós pegamos uma parcela do lixo de poda produzido pela Prefeitura e transformamos em adubo para ser utilizado nas praças e no viveiro municipal, diminuindo o gasto com esses materiais”, ensina.
O objetivo do projeto é reduzir a pilha de podas de árvores que são depositadas no aterro, já que uma das principais preocupações da atual administração é preservar o município e fazer a sua parte na diminuição de efeitos do aquecimento global. “Já estamos estudando uma maneira de reduzir essa pilha de composto”, explica.
Inicialmente, o projeto conta com uma máquina picadeira, que foi doada pelo Fundo Estadual para o Combate à Poluição e estava desativada há quase dois anos. “No início da administração o prefeito Toninho Colucci, deu ordem para que arrumassem a máquina. Então demos serventia para ela”, comenta.
Depois de picados, os galhos de árvores passam por um período de descanso, onde o material deve ser curtido. Após esse processo o composto é misturado com terra mineral e pode ser utilizado para plantação de mudas.
Segundo Patrício, as pessoas que estiverem interessadas em fazer a compostagem em casa e estiverem com dúvidas sobre o processo podem procurá-lo na Secretaria do Meio Ambiente, situada ao final da Rua José Bonifácio.
PMI

Senador Romeu Tuma vai liderar movimento de incentivo aos receptivos de Ilhabela e Santos

Ilhabela - Em evento realizado em São Paulo na Cruise Day, feira internacional de agentes que vendem pacotes de cruzeiros marítimos, o senador Romeu Tuma, de São Paulo, anunciou que vai iniciar um movimento em prol das cidades paulistas para angariar fundos do governo federal para melhoria nos receptivos aos passageiros e criar condições mais seguras para atracagem dos navios. Os destinos prioritários citados pelo senador foram Santos e Ilhabela.
“Queremos iniciar um debate no Senado Federal e no Congresso Nacional para definir metas e ações para recepcionar melhor os turistas, principalmente os navios vindos do exterior”, explica.
Na Cruise Day, Ilhabela foi representada pela secretária de Turismo e Fomento, Maria Inês Ferreira, e o diretor de Turismo, Marcelo Freitas.
Este ano o tema em pauta da Cruise Day foi “Navegando na sustentabilidade por dentro do navio”, com a abordagem em temas como saúde, alimentação, bem como o destino de resíduos.
Em relação à área da saúde, os técnicos e membros das operadoras de navios destacaram o trabalho de fiscalização, principalmente em função da famigerada gripe suína que atinge todo o mundo.
Na área alimentar, foram destacados os cuidados com os produtos oferecidos aos passageiros, bem como a venda de bebidas alcoólicas, em função de problemas detectados na última temporada de transatlânticos no Brasil, com a morte de passageiros com comas alcoólicos.
O ponto alto da Cruise Day foi o tema que discutiu o destino final do lixo produzido nos navios, através das ações de reciclagem, coleta e tratamento, incineração, esmagamento de vidros, tudo seguindo os padrões internacionais da Organização Mundial de Saúde.
A secretária de Turismo e Fomento, Maria Inês Ferreira, destacou que a participação na feira foi de extrema importância para Ilhabela.
“Tivemos a noção do que é oferecido pelas operadoras e através disso vamos buscar melhorar as condições de nosso receptivo”, explica.
Além disso, ela citou os contatos feitos com representantes das operadoras, entre eles, o vice-presidente da Royal Caribbean, Magnus Wrahme, e a business, Mary Romano.
Já o diretor de Turismo, Marcelo Freitas, explicou que mais de 500 pessoas, entre elas, agenciadores de turismo, procuraram informações da cidade para a venda de pacotes.
“Tivemos muita procura de agências da região de Campinas, Ribeirão Preto, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. O contato foi muito proveitoso. Mais de mil folders foram distribuídos ao longo do evento”, avaliou.
PMI

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Abertas as inscrições para o concurso de poesias “Nhô Bento”

São Sebastião - As inscrições para o 26º Concurso de Poesias “Nhô Bento” já estão abertas e prosseguirão até o dia 10 de junho. Podem participar do evento, promovido pela Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) de São Sebastião, poetas e poetisas do Litoral Norte e do Cone Leste Paulista. Não há limite de idade para a participação.
De acordo com o regulamento, cada autor deverá inscrever uma poesia inédita, com estilo e tema livres, identificada pelo pseudônimo do autor. Serão desclassificadas as poesias que identificarem o nome do autor ou que resultem de plágio (parcial ou total). Os trabalhos serão apresentados pelo próprio autor ou intérprete de sua escolha, no pátio da Sectur no dia 26 de junho, a partir das 20h30 durante sarau literário aberto ao público. Além da premiação destinada aos cinco vencedores, haverá entrega de certificado de participação para as 15 melhores obras, bem como a outorga da placa de honra ao mérito “Professor Dr. José Machado Rosa”, ao melhor intérprete.
O concurso leva o nome de “Nhô Bento” em homenagem ao poeta sebastianense nascido em 1902, no bairro Pontal da Cruz e que ainda jovem foi para São Paulo. Seu livro “Rosário do Capiá”, reunindo 58 poesias, foi um dos grandes trabalhos do autor, sendo editado em 1946, com prefácio de Monteiro Lobato. A referida obra procura resgatar o tempo dos senhores de engenho, das sinhazinhas, dos ricos comerciantes e dos jovens que freqüentavam saraus literários, onde se declamava poesia e boa música (de cravo e violino).
Serviço: As inscrições devem ser remetidas ao departamento de Cultura da Sectur, sito à Rua Altino Arantes, 174, Centro, CEP: 11.600-000, no período de 11 de maio a 10 de junho, das 9h às 18h. Irá prevalecer a data da postagem. Para a inscrição o interessado deve remeter cópia do RG ou CPF e comprovante de residência em um envelope identificado apenas pelo pseudônimo, com cópia da documentação solicitada e ficha de inscrição. Dentro dele um outro envelope deverá conter a poesia concorrente, também identificada apenas pelo pseudônimo. Outras informações pelo telefone: (12) 3892-2620.
PMSS

Exposição de quadros continuará sendo realizada na Praça do antigo Fórum

São Sebastião - A exposição de quadros, realizada pela Secretaria de Cultura e turismo (Sectur), que aconteceu no sábado, dia 9, contou com a participação de cerca de 15 artistas da região, e teve como objetivo fomentar a cultura e o turismo, além da visitação de pessoas na Praça do antigo Fórum, valorizando artistas do Litoral Norte Paulista.
Em parceria com esta exposição de quadros, a Fundação Cultural São Sebastião Deodato Santana também expôs peças do Sítio Arqueológico, situado no bairro de São Francisco. Esta exposição foi realizada dentro do prédio da Fundação, que foi restaurado em sua totalidade na parte exterior e na parte interior os próprios alunos restauraram a entrada.
De acordo com a expositora de quadros, Concilia Caldeira, 60 anos, e moradora de São Sebastião, conta que há 35 anos pinta e procura sempre mostrar seus trabalhos. Já realizou exposições em São Paulo e é professora de artes. “Este tipo de iniciativa é muito importante para valorizar o artista e proporciona troca de informações entre os mesmos. A prefeitura está de parabéns. O evento ficou maravilhoso!”, diz Concilia.
Já a artista plástica de Ilhabela, Carmelita Dória Dias, 59 anos, fala que participa de aulas de artes na cidade de São Sebastião, e esta é sua primeira exposição, a céu aberto para o público em geral. “Penso que este evento é excelente para todos nós, pois valoriza nosso trabalho”.
A secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, conta que vai se formar uma comissão de organização com apoio da Sectur, para que esta exposição seja realizada de forma permanente, aos sábados, valorizando artistas da região do Litoral Norte.
PMSS

Secretário de Esportes quer ampliar o projeto Atividade para a “melhor idade”

São Sebastião - O secretário de Esportes de São Sebastião, Wladmir Rodrigues dos Santos, quer ampliar o projeto Atividade para as outras regiões do município. A informação foi divulgada durante sua apresentação ao grupo que todas às segundas-feiras utilizam as dependências do Tebar Praia Clube para realizar atividades físicas e participar de palestras com profissionais da área de Saúde, a exemplo desta segunda quando o tema foi a transmissão do vírus H1N1.
Acompanhado do diretor de recreação e lazer, Emerson César, o secretário abordou a importância do trabalho desenvolvido pelo Fundo Social de Solidariedade com a terceira idade. “Pratico esporte desde os cinco anos de idade, estou com 54 anos e continuo a praticar; isso é muito bom para a saúde física e mental”, disse Santos. “Esse clube oferece boas condições, mas por situar-se na região central da cidade, acaba por aglutinar os participantes apenas neste espaço. Vamos expandir e levar o projeto para as Costas Norte e Sul, assim mais pessoas poderão usufruir desse trabalho”, completou.
A notícia foi bem recebida não apenas pelo grupo, mas igualmente pela presidente do Fundo, Roseli Bilotti Primazzi, que enfatizou a relevância do apoio da Secretaria de Esportes nesse sentido. “Temos hoje 240 inscritos no ‘Atividade’ e fico muito feliz em saber de sua intenção em ampliar o projeto; se o Esportes não nos ajudar, não iremos a lugar algum”, declarou a primeira-dama.
Entre as atividades desenvolvidas pelo projeto Atividade estão: jogos de salão, caminhada, tênis, musculação, alongamento, hidroginástica, queimagol/peteca, natação, vôlei feminino e masculino, dança sênior, yoga e coreografia. As atividades ocorrem em horários alternados durante o dia entre às 8h e 19h30, no Tebar Praia Clube e também no CAE do Pontal da Cruz.
Serviço: O telefone para maiores informações é 3892-4991.
PMSS

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

 1º Ubatuba Open de Tênis

Ubatuba - Considerada uma das mais belas cidades litorâneas do país, com as mais belas praias e paisagens, Ubatuba possui diversas atividades de recreação e lazer tanto na alta como na baixa temporada.
O município com cento e duas praias, inúmeras cachoeiras, variedade de passeios, estrutura hoteleira e alimentícia montada e beleza natural exuberante, tem trazido milhares de turistas todos os anos.
Com tudo fica fácil imaginar que Ubatuba também é muito favorável à prática de esportes. São campeonatos de surf, travessias, natação entre outros. Mesmo assim a cidade está sendo procurada por outras atividades esportivas, no inicio do ano é realizado o campeonato de pára-quedismo, e segue sua trajetória durante o ano com eventos como triátlon, provas de corrida, futebol, basquete, vôlei, e até o melhor ano esportivo da cidade, quando sediou os Jogos Regionais.
O “Ubatuba Open de Tênis” é um projeto de campeonato para a categoria profissional com premiação de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), esta premiação é maior que a feita na Classe Especial do Campeonato Paulista Profissional.
Ubatuba nunca sediou um campeonato de Tênis e a cidade tem todas as condições esportivas e turísticas necessárias para o desenvolvimento do evento. Esporte de grande propagação nacional, principalmente depois da era Guga e é com essa finalidade que iniciamos esse projeto esportivo para a cidade de Ubatuba, trazendo amantes do esporte, patrocínios e parcerias.
Colocaremos a disposição dos participantes e dos visitantes um site com uma programação com várias opções de hospedagem, passeios, locais para refeição e outros serviços.
Usaremos o evento como ferramenta para trazer turistas, desenvolver nosso produto “Ubatuba”, trazer receita para a cidade e principalmente usar o torneio como vitrine para divulgar nossos patrocinadores.
Com esta premiação, traremos os melhores jogadores do Estado de SP e também do Brasil, no intuito de realizar um dos maiores eventos esportivos já realizados em Ubatuba.
Local e Inscrições: Academia Tentenis - Av. Castro Alves 85, Itaguá - Ubatuba Tel.: (12)-3832-2594 / (12)-8133-6919 / (12)-9157-7595
www.ubatubaopendetenis.com.br

Categoria - Profissional
Data – O evento será realizado durante o mês de junho, serão quatro finais de semana, dias 5, 6 e 7/06; 12, 13 e 14/06; 19, 20 e 21/06 e 26, 27 e 28/06. As chamadas do jogos serão feitas sextas, sábados e domingos das 8h às 17h.
Premiação - Serão distribuídos R$ 5.000,00 (cinco mil reais) em dinheiro para os semifinalistas.
Todos os inscritos estarão concorrendo a prêmios sorteados pelo torneio.
(Divulgação)

Aprovado em Santos o Projeto de Extensão Pesqueira no Estado de São Paulo

Ubatuba - Na manhã da última terça-feira, 28, na sede da AGEM (Agência Metropolitana da Baixada Santista) em Santos foi apresentado em Sessão Plenária aos membros do Condesb (Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista) o Projeto de Extensão Pesqueira no Estado de São Paulo que será encaminhada aos prefeitos do litoral e ao Secretario Estadual. A proposta foi apresentada pelo relator do projeto o agrônomo Vinius Camba que é Secretário de Agricultura e Pesca de Itanhaém. Camba ressaltou a importância do programa ao atendimento ao setor na geração de emprego e aumento da renda, manutenção e expansão dos postos de trabalho, facilitação do diálogo com o Poder Público, melhoria da produtividade e na implementação de políticas existentes, no favorecimento da cidadania e diminuição dos conflitos sociais e econômicos, de sustentabilidade com foco na produção e qualidade de vida dos trabalhadores envolvidos, consistindo basicamente em viabilizar incentivos por meio de linhas de crédito para o setor, novas tecnologias de captura de pescado, orientação técnica ao pescador, cadeia produtiva e censo pesqueiro. O programa foi discutido mensalmente na câmara temática do setor de forma participativa com todos os setores, e que, tem como objetivo a formação de um conjunto de serviços a serem prestados de forma uniforme pelo Poder Público ao fortalecimento da pesca em pequena escala, a organização do segmento, melhoria na comercialização da produção, total apoio à aqüicultura, agregação de valor e a formação e capacitação do pescador, estabelecer coordenação entre ações governamentais, disponibilizar serviços especializados e uniformalização das ações. Após a apresentação foi colocada em votação e aprovada por unanimidade. Ubatuba esteve presente, participaram do evento Alexandre Novaes da Associação dos Maricultores do Estado de São Paulo-Amesp, Antonio Marchiori da Cati e a assessoria do Vereador Rogério Frediani. Na oportunidade Marchiori falou da situação atual dos pescadores e agricultores do litoral norte, reforçou a importância de uma reforma administrativa da CATI tanto para a baixada santista quanto para o litoral norte, de forma que a população tenha um atendimento mais objetivo. Para o vereador Rogério Fredini a iniciativa é vista com muito bons olhos por todos e que está acompanhando todas as ações que culminem na melhoria da vida dos pecadores e agricultores. Vale lembrar que o vereador Rogério Frediani esteve em audiência, no inicio do ano, com o Secretario Adjunto de Agricultura e Abastecimento do Estado, Sr.Antonio Julio Junqueira de Queiroz realizando um primeiro contato e solicitando uma maior aproximação com as questões de agricultura e pesca em Ubatuba. A pedido de Frediani e como parte dos entendimentos com o governo paulista, Ubatuba recebeu o deputado Samuel Moreira, líder do governo na Assembléia Legislativa com a finalidade de ver de perto as necessidades do setor e colaborar nos entendimentos, como vem ocorrendo.
(Divulgação)

NOTA DE PESAR

Ubatuba - É com grande pesar que a Associação Comercial de Ubatuba recebeu a notícia do falecimento do proprietário da Papelaria Marques, Percy Coelho, aos 74 anos, ocorrido neste último domingo, dia 10.
Neste momento de dor e consternação, manifestamos nossa profunda solidariedade desejando que Deus dê aos familiares e amigos a força necessária para superar a dor pela perda deste ente querido.
Recebam nesta hora difícil, nosso abraço de afeto e carinho.
ACIU

Aciu informa

Ubatuba - Errata: A data sobre o Curso de Treinamento e Técnicas de Apnéia para Surf e Mergulho não estava correta. Seguem os dias e informações corretas sobre o evento.
O Centro Náutico Kaua'i informa que nos dias 22, 23 e 24 de maio, será realizado em sua marina o Curso de Treinamento e Técnicas de Apnéia para Surf e Mergulho com o Prof.Christian Dequeker:
* Campeão Brasileiro de Apnéia Estática 2003;
* Recordista Brasileiro de Mergulho Livre em Lastro Constante 51 metros *;
* Técnico e atleta da seleção brasileira 5ª colocada no Campeonato Mundial de Mergulho Livre 2001 - Espanha;
* Profissional de Educação Física e Professor convidado da UNIFESP;
* Preparador Fisico de surfistas de ondas gigante "Big Hiders": Romeu Bruno, Formiga, Alexandre Haigaz.

Para maiores informações e inscrições entrar em contato com a Profª Fátima Parrilla (12) 9144-5685 ou com Profº Christian (11) 9887-1529.
ACIU

Eduardo Cesar procura atender reivindicações dos bairros Perequê-Açu e Pedreira

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, recebeu em seu gabinete, na última semana, representantes dos bairros Perequê-Açu e Pedreira, a fim de procurar atender suas reivindicações.
De acordo com o prefeito, este tipo de reunião é fundamental para que a prefeitura tenha um maior conhecimento das necessidades urgentes de cada bairro. “A nossa administração sempre priorizou a participação popular e procuramos atender todos os bairros, ouvindo sugestões, críticas e reivindicações. Desta forma podemos deixar claro o que podemos ou não fazer, de acordo com as nossas possibilidades”, disse o prefeito.
No caso do Perequê-Açu, foram requisitados serviços como limpeza e manutenção de valas, limpeza de ruas e avenidas, terraplenagem, cascalhamento, parceria para guias e sarjetas e iluminação pública.
A presidente da ACPA, Rina Guarinon, também solicitou parceria junto à prefeitura para melhorias na área norte do Perequê-Açu. E, de acordo com outro representante do bairro, Reginaldo Teodoro (Jesus), após a reunião, algumas reivindicações já começaram a ser atendidas.
Representando a Pedreira, esteve presente o presidente da associação de bairro, Israel Silva Bispo. O assessor municipal de Assuntos Comunitários, Geraldo Rofino, também participou da reunião.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Poesia Topo

Anuncie

Estação da águas

Do vento nasce a nuvem,
da nuvem vem a chuva,
que via pele e poros
penetra bem fundo
e sacia a sede do mundo.


Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Humor

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ressaca na Sununga  © Nelson Schmidt

Ressaca na Sununga
© Nelson Schmidt

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor