Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 13  de Maio de 2009 - Nº 20989 Edições Anteriores

Sportmar Ilhabela Enigmas Anuncie Aqui!

Região


Caraguatatuba
Caraguá discute sustentabilidade, meio ambiente e pré-sal
Não perca: A Praça é Nossa em Caraguá
Câmara realiza Audiências Públicas
Vereadores da Saúde visitam UBS do Tinga
Virada Cultural Paulista acontece em Caraguá nos dias 16 e 17


Ilhabela
Alunos da Rede Estadual usam Sessão de Câmara como ilustração em Sociologia
Ilhabela na rota dos transatlânticos: prefeito e secretária de Turismo se reúnem com diretores da Royal Caribbean
Ilhabela recebe visita de monitoramento turístico da Fundação Getúlio Vargas
Ônibus itinerante de prevenção e combate à Dengue permanece em Ilhabela até o final de semana

São Sebastião
Basquete feminino de São Sebastião vence Taubaté pelo Coneleste Paulista
Palestras abem Semana da Luta Antimanicomial em São Sebastião
Prefeito participa de debate em Seminário de Sustentabilidade e Pré-Sal e demonstra preocupação em estruturar o município para a demanda da Petrobras

Ubatuba
Aciu informa:
Ubatuba celebra Dia da Reforma Psiquiátrica com evento no Calçadão
Ubatuba participa de movimento para instituir Dia de Luta Contra as Hepatites Virais
Prefeito de Ubatuba cobra ações concretas da Petrobras durante seminário em Caraguatatuba

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Litoral Norte -
 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Caraguá discute sustentabilidade, meio ambiente e pré-sal
Seminário reuniu prefeitos, secretários de Meio Ambiente e vereadores da região

Caraguatatuba - O Centro Universitário Módulo recebeu nesta terça-feira (12) o Seminário de Sustentabilidade e Pré-Sal promovido pela Revista Ecoturismo, em parceria com o Módulo e a prefeitura de Caraguá. Na pauta do encontro, a análise do pré-sal sobre o aspecto técnico e o preparo da região para os grandes investimentos que estão por vir na área de petróleo e gás natural.
Estiveram presentes os prefeitos Eduardo César (Ubatuba), Ernane Primazzi (São Sebastião), o vice-prefeito de Caraguá Antonio Carlos Jr., os secretários de Meio Ambiente Capitão Campos Júnior (Caraguá) e Cristina Hirakawa (Ilhabela). O encontro também recebeu os presidentes das Câmaras Municipais Valdir Veríssimo (Ilhabela) e Omar Kazon (Caraguá) e outros vereadores do Litoral Norte.
Durante o seminário foram realizadas várias palestras com a presença de autoridades da região que debateram os assuntos ligados ao tema. Na ocasião, a Petrobras informou dados sobre a primeira fase da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato que empregou 1,3 mil pessoas e processa 20 milhões de m³de gás por dia. No ano que vem será construído o Gasoduto Caraguá-Taubaté que compreenderá 98 km de extensão e vai gerar cerca de 2 mil empregos.
O secretário de Meio Ambiente, Capitão Campos Jr., lembrou sobre a reunião realizada em Caraguá com o GT5 sobre os impactos do petróleo. Ele destacou que cada município tem uma vocação própria e existe uma tendência das pessoas compararem outras cidades com as do Litoral Norte, mas a região é única na visão do secretário. “Todas as transformações e investimentos financeiros que virão para as cidades com o pré-sal devem também trazer qualidade de vida para a população”, disse Campos Jr.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Não perca: A Praça é Nossa em Caraguá
Show adiado por causa da chuva volta nesta sexta-feira (15)

Caraguatatuba - A prefeitura de Caraguá convida a todos os moradores para assistir, dia 15 de maio, sexta-feira, ao show A Praça É Nossa, do SBT. O evento, inicialmente marcado para acontecer dia 20 de abril, no aniversário da cidade, foi adiado em decorrência da forte chuva que caiu no dia. O evento está marcado para as 21h na Praça de Eventos do Centro.
O show terá a participação das personagens Saideira, Explicadinho, Deputado João Plenário, Tô di ôio, Marcio, Felipe Levoto, Eliane Marque e Mayara Souza, além do apresentador Marcelo de Nóbrega, neto do criador do show em 1956.
Sobre a atração
A Praça é Nossa é o programa de TV mais antigo ainda em exibição e hoje está em sua terceira geração de apresentadores. Foi criado por Manuel de Nóbrega, com o nome de A Praça da Alegria. Estreou na televisão em 1957 no canal TV Paulista. Até então a atração já passara pela TV Record e TV Rio. Depois de um tempo fora do ar, voltou a ser exibida em 1977-78 pela Rede Globo.
Em 1987 o programa foi remontado na Rede Bandeirantes com o título Praça Brasil, apresentado pelo filho de Manuel, Carlos Alberto de Nóbrega. Depois de quatro episódios, Carlos Alberto se transferiu para o SBT, onde montou um novo programa com o mesmo formato: A Praça É Nossa. O humorístico estreou em 7 de maio de 1987. Permanece no ar desde então.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Câmara realiza Audiências Públicas
Na pauta LDO e isenção do IPTU

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nos dias 20 e 27 de maio – quarta-feira, sempre às 16 horas, Audiências Públicas para discussão de projetos de interesse comunitário. As primeiras Audiências Públicas do ano discutirão a LDO e isenção de IPTU para entidades religiosas.
Segundo a Lei Orgânica Municipal todo projeto que concede isenção de receita, alteração do Código Tributário, Sanitário, de Posturas ou Lei de Zoneamento, bem como Orçamento, Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias, deverá ter, obrigatoriamente, a execução de 2 (duas) Audiências Públicas, num espaço de 7 (sete) dias entre uma e outra, com antecedência de 15 (quinze) dias.
Para as duas primeiras Audiências Públicas de 2009, foram colocados em pauta a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), que recentemente foi entregue e protocolada pelo Secretário Municipal de Planejamento, Felipe Augusto, diretamente com o Vereador e Presidente da Câmara, Omar Kazon (PR). A LDO é na verdade um pré-Orçamento, uma preliminar do que será inserido como orçamento no ano seguinte.
O segundo e último projeto é uma Lei Complementar e tem a autoria do Vereador Omar Kazon e versa sobre a isenção de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para os imóveis que servem de Templos Religiosos no município.
Nas Audiências Públicas o projeto é apresentado e discutido entre os presentes, dando subsídios para as argumentações a favor e contra a propositura, que podem se tornar emendas. Somente após as Audiências Públicas é que a proposta vai a plenário, recebendo ou não emendas para sua votação e aprovação.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vereadores da Saúde visitam UBS do Tinga
Situação é melhor se comparada a UBS do Porto Novo

Caraguatatuba - A Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal de Caraguatatuba - também conhecida como os “Vereadores da Saúde”, visitou na manhã de 7 de maio – quinta-feira, a UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro do Tinga, na zona sul da cidade. Se comparado a visita da semana anterior o local está em melhor condição.
Os integrantes da Comissão Permanente de Saúde da Câmara são os Vereadores Aurimar Mansano (PTB) – Presidente; Agostinho Lobo de Oliveira – Lobinho (PSDB) – Relator e Vilma Teixeira de Oliveira Santos – Vilma do Posto (PSDB), visitaram na manhã desta quinta-feira – 7 de maio, a UBS do bairro do Tinga, acompanhados de funcionários do Legislativo, que deram o apoio e suporte necessário.
Foram várias as reclamações ouvidas pelos membros da Comissão, que comparadas a visita realizada na semana anterior, mostra que o problema é diferente em cada unidade e que o local da visita de hoje está melhores condições.
Algumas reclamações tem se tornado costumeiras em todas as visitas que acontecem, como demora na marcação de consultas e exames e na obtenção do retorno e dos resultados. A falta de remédios e de alguns médicos, sem contar a falta de profissionais de algumas especialidades, como Psiquiatra e Psicólogo já se tornaram tradicionais perante a população.
Quanto aos remédios os funcionários da Farmácia na UBS alegaram não ter previsão quanto a vinda, o que contradiz o Prefeito, que avisou na rádio local naquela semana que os medicamentos chegaram mas estão sendo cadastrados antes da remessa às unidades. Durante a visita os Vereadores encontraram um lote de remédios com a data de validade vencida, que foi recolhido imediatamente pelo funcionário.
De acordo com funcionários a Demanda Reprimida é total na UBS do Tinga, com o envio dos pedidos de exame para o AME (Ambulatório Médico de Especialidades). Ainda segundo os funcionários os atendimentos diários chegam a 10 crianças na Pediatria e 10 mulheres na Ginecologia e mais 12 pelo PSF (Programa de Saúde da Família). Este número não representa com fidelidade a situação, visto que os bairros do Poiares e Gaivotas terão atendimento no PSF agendado para setembro deste ano.
Segundo os relatos há falta de funcionários e o corte no Pronto-Atendimento dificulta em muito o trabalho na UBS. Os Vereadores observaram que falta a placa que determina o horário de trabalho do médico, de acordo com a Lei Municipal aprovada pelo Vereador Aurimar Mansano. A falta de bancos para o atendimento e da placa que identifica e sinaliza o prédio como sendo a UBS do bairro do Tinga também foram anotados, além da sugestão dos funcionários da troca da sala de vacina, por uma maior e mais cômoda e confortável.
Para o Presidente da Comissão, o Vereador Aurimar Mansano, cada UBS tem o seu problema em particular e a função dos Parlamentares é solucionar as questões o quanto antes. “Todas as reclamações, sugestões, opiniões, pedidos e constatações serão encaminhadas ao Prefeito e a Secretária de Saúde. Quanto a nós, como Vereadores da Saúde o que nos cabe é continuar a vasculhar, observando e inquirindo sobre a situação da pasta para uma melhora imediata”, disse.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Virada Cultural Paulista acontece em Caraguá nos dias 16 e 17

Caraguatatuba - O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura realiza em parceria com a Prefeitura de Caraguá e a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguá nos dias 16 e 17 de maio, a terceira edição da Virada Cultural Paulista. Essa é a segunda vez que Caraguá recebe a Virada Cultural.
A Virada Cultural Paulista tem início às 18h do sábado, dia 16, e as atrações prosseguem até as 18h do domingo, dia 17. Nesse período, o Teatro Mario Covas, a Praça de Eventos, a Videoteca Lucio Braun e o Centro Cultural do Travessão serão ocupados por diversos espetáculos, todos com entrada franca.
Além de shows musicais, a Virada terá intensa programação de teatro, dança, intervenções urbanas, circo, cinema e música erudita.
O evento também será realizado em Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara d’Oeste, Santos, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, São João da Boa Vista, São José dos Campos e Sorocaba e tem como correalizadores as prefeituras dos municípios contemplados.
Uma marca registrada em todas as edições da Virada Cultural Paulista é o estímulo ao intercâmbio entre os artistas das cidades participantes.
Entre os exemplos deste ano estão a Gaijin Sentai, de Caraguatatuba, vai a Araraquara.
A Virada Cultural Paulista é uma oportunidade de ampliar o raio de ação e de experiências artísticas, proporcionando ambientes que favoreçam a convivência e a apreciação crítica e criativa para o desenvolvimento social do indivíduo.

Programação Virada Cultural Paulista 2009 - Caraguatatuba

DIA 16 - SÁBADO - PRAÇA DE EVENTOS
18h - Abertura Oficial com Funk Como Le Gusta [MÚSICA]
20h - General Tequila [MÚSICA]
21h - Havana Brasil [MÚSICA]
22h30 - Brasov [MÚSICA]

DIA 16 - SÁBADO - TEATRO MARIO COVAS
19h - As Noivas de Nelson – Cia. Paulista de Artes [TEATRO]
21h30 - Oco – Cia. Minik Momdó [DANÇA]
23h30 - Tarancón [MÚSICA]

DIA 16 - SÁBADO - VIDEOTECA LÚCIO BRAUN
19h - Bodas de Papel – André Sturm [CINEMA]
21h - Cinema, Aspirinas e Urubus - Marcelo Gomes [CINEMA]
23h - O Homem que Copiava - Jorge Furtado [CINEMA]

DIA 16 - SÁBADO - CENTRO CULTURAL BENEDITO DO CARMO - TRAVESSÃO
20h - A Brava – Brava Companhia [TEATRO]
21h30 - A Festa do Santo Preto - Moçambique [CULTURA POPULAR]

DIA 17 - DOMINGO - PRAÇA DE EVENTOS
0h - Monobloco [MÚSICA]
2h - Hangar [MÚSICA]
10h - Mestres Mulatos - Sinfonieta dos Devotos de Nossa Sra. dos Prazeres - [MÚSICA]
12h - Salada Mista – Cia Autojabô's de Belas Artes [CIRCO]
14h - Penerei Fubá [MÚSICA]
15h30 - Yara Marques [MÚSICA]
17h - Móveis Coloniais de Acaju [MÚSICA]

DIA 17 - DOMINGO - TEATRO MARIO COVAS
1h - Multiplex [MÚSICA]
2h30 - O Barril – Angela Dip [TEATRO]
11h - Dr. Plástico – Cia Tugudum [TEATRO]
12h30 - TEATRO MÁRIO COVAS (PÇA.LUCINHA MENDONÇA)
Ouviu-se um lamento: era a história de um jumento - Zorobe [TEATRO]
14h - Quase Tudo [DANÇA]
16h - Mônica Salmaso [MÚSICA]

DIA 17 - DOMINGO - VIDEOTECA LÚCIO BRAUN
1h - O Céu de Suely - Karim Aïnouz [CINEMA]
17h - Brincadeiras de Criança - vários [CINEMA]

DIA 17 - DOMINGO - CENTRO CULTURAL BENEDITO DO CARMO - TRAVESSÃO
11h - Taiko – Grupo Ribeira Ryofu Daiko [MÚSICA]
(Fonte: Fundacc)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Alunos da Rede Estadual usam Sessão de Câmara como ilustração em Sociologia

Ilhabela - A sessão ordinária da Câmara de Ilhabela da última segunda-feira (11/5) foi marcada pela visita dos alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Waldemar Belizário. Acompanhados pela professora de Sociologia, Esméria Silva, os estudantes tiveram na sessão uma ilustração para o tema “Cidadão e Cidadania”, atualmente discutido em sala de aula.
Ricardo Ribeiro dos Santos, 17, foi um dos alunos que compareceu pela primeira vez a uma sessão de Câmara. A experiência, para ele, foi muito válida. “Acho que as pessoas devem participar mais, pois aqui é o lugar onde podemos achar a solução para os problemas do nosso bairro e da Ilha toda”, acredita.
Para o colega Hegon Henrique, a rotina da Casa de Leis é bem conhecida, já que o estudante é um dos nove vereadores-mirins, eleitos pelo projeto Parlamento Jovem em 2006. “É um grande desafio trazer a turma aqui, pois de 45 alunos compareceram pouco mais de 20, mas é um grande passo, pois aqui se faz a verdadeira cidadania e nós temos a chance de aprender a ser cidadãos mais ativos”, opina.
Na ordem do Dia, os vereadores aprovaram em 1ª votação, por unanimidade, um projeto de Emenda à Lei Orgânica, proposto pelo prefeito Toninho Colucci, que altera de 90 para 180 dias o prazo para entrega do Programa de Metas e Gestão do governo.
Ainda na mesma noite, foram aprovados nove requerimentos e dez indicações e o presidente Valdir Veríssimo (PPS), enviou cinco Projetos de Lei para análise das Comissões Permanentes:
PL 28/2009: De autoria do parlamentar Jadiel Vieira, Keko (PTB), institui o título de Embaixador da Vela no município e dá outras providências;
PL 29/2009: De autoria do vereador Roberto Timbada(PDT) e assinado pelos pares Luiz Mário, Marinho(PV), Jove Brito(PR), Erick Pinna(PR), Marcio Garcia(PTB) e Jadiel Vieira, Keko (PTB), implanta o serviço de transporte alternativo por meio de utilitários no âmbito municipal;
PL 30/2009: De autoria do Executivo, autoriza a Prefeitura a firmar convênio com a Secretaria de Estado de Esportes, Lazer e Turismo, visando verba para ampliação e reforma do Complexo Esportivo da Barra Velha;
PL 31/2009: De autoria do presidente Valdir Veríssimo, institui a Semana Municipal de Prevenção e Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes;
PL 32/2009: De autoria do vereador Jove Brito, dispõe sobre denominação de via pública.
A próxima sessão ordinária da Câmara de Ilhabela será realizada no dia 25/5, segunda-feira, às 18h.(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Ilhabela na rota dos transatlânticos: prefeito e secretária de Turismo se reúnem com diretores da Royal Caribbean

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), acompanhado pela secretária municipal de Turismo e Fomento, Maria Inez Ferreira, estiveram reunidos na última segunda-feira (11/5), em São Paulo, com o vice-presidente de Relações Governamentais da Royal Caribbean, Michael Ronan, e o vice-presidente de Novos Negócios, John Tercek além do diretor da empresa na América do Sul, Ricardo Amaral. Considerada uma das maiores do setor em todo o mundo, a Royal Caribbean reafirmou seu interesse por Ilhabela nas escalas de navios de cruzeiro. Segundo a secretária de Turismo e Fomento, Maria Inês Ferreira, a empresa poderá investir no receptivo da cidade. “Estão em busca de novos investimentos e melhorias para todos os receptivos. Foi excelente a reunião, pois reafirmaram o interesse por Ilhabela como destino turístico”. A empresa poderá investir, por exemplo, em infra-estrutura dos píeres de embarque e desembarque, bem como na capacitação de pessoal. Ilhabela está entre os 65 municípios indutores de turismo do país. No Estado, além do arquipélago, apenas São Paulo faz parte da lista do Ministério do Turismo. “Temos de atender cada vez melhor nossos turistas, pois as escalas de navios transatlânticos movimentam a economia local”, destacou Toninho Colucci.
Este ano, seis navios da Royal Caribbean farão rotas pelo Brasil, dois deles com escala em Ilhabela: o “Splendour of the Sea” e “Vision”. Também participaram da reunião o representantes da empresa de operação marítima Deep Sea, Flávio Balbo e Marcello Campos, além do prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, e a secretária de Turismo de São Sebastião, Marianita Bueno, acompanhada pela diretora de Turismo, Ana Maria Araújo.
Na temporada 2008-2009, o município de Ilhabela recebeu um total de 98 escalas de transatlânticos. Já para a próxima temporada (2009-2010), o número de paradas de navios na cidade pode chegar a 120, segundo a Secretaria de Turismo e Fomento. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Ilhabela recebe visita de monitoramento turístico da Fundação Getúlio Vargas

Ilhabela - Ilhabela recebe durante esta semana a visita de monitoramento da consultora da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Gabriela Serpa, que realizará a segunda medição da estrutura turística do município para avaliar a evolução do município em relação a 2007. O monitoramento em Ilhabela acontece pelo fato da cidade estar inserida pelo Ministério do Turismo na lista dos 65 destinos turísticos brasileiros contemplados nas metas do Plano Nacional do Turismo 2007-2010.
Além da capital São Paulo, Ilhabela é a única cidade do Estado a ser contemplada e por isso recebe capacitação para servir como indutora do turismo na região.
O estudo sobre a qualidade e potencial turístico dos municípios indutores ficou a cargo dos pesquisadores da FGV, que nos anos anteriores já fizeram uma minuciosa avaliação de toda a estrutura turística do município, onde foram observadas questões como infra-estrutura geral, meios de acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos, marketing, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, ambientais e culturais.
Trata-se de um diagnóstico detalhado da realidade dos destinos indutores, a fim de colocar em perspectiva os níveis de competitividade turística de cada município, e permitir que possam, com base nos princípios de sustentabilidade, oferecer produtos e serviços de melhor qualidade a turistas nacionais e estrangeiros.
De acordo com a secretária de Turismo, Maria Inez Ferreira, a equipe de secretários da atual administração foi capacitada para entender Ilhabela como município indutor e recebeu material com o resultado do levantamento feito em 2008, onde a cidade é comparada a outras cidades brasileiras, á capital paulista, às cidades da região e à média brasileira. “Acredito que hoje nós estamos em uma situação privilegiada, mas a nossa responsabilidade é muito maior. Ganhamos um presente, e temos que trabalhar para que ele aconteça e leve junto à região”, concluiu. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Ônibus itinerante de prevenção e combate à Dengue permanece em Ilhabela até o final de semana

Ilhabela - O ônibus educativo sobre a Dengue que está em Ilhabela, vai permanecer no município até o próximo final de semana (16 e 17 de maio). Até o momento cerca de 1.200 pessoas já passaram pelo veículo e embarcaram na viagem educativa que aborda o ciclo de vida do mosquito Aedes Aegypti, os cuidados para eliminar os criadouros e outras informações importantes no controle da doença.
Durante a semana o veículo continua o trabalho nas escolas públicas e particulares e no próximo sábado (16/5) ficará a disposição da população na região do Colina, no bairro Barra Velha.
Segundo o diretor do Plano de Intensificação de Ações do Controle da Dengue (Piacd), Mario Otávio de Carvalho, os alunos e professores são o público-alvo desse trabalho de conscientização sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito transmissor. “Os alunos acabam levando para os pais informações não só sobre a dengue, mas também sobre reciclagem do lixo, já que a maioria dos focos está no lixo que a própria população produz”, explica.
Mario alerta ainda que o problema da dengue não existe apenas no Verão. O mosquito se prolifera durante todo o ano e os cuidados de prevenção devem se tornar um hábito. “Por isso trabalhamos com as crianças porque eles cobram dos pais”, ressalta.
O ônibus leva maquetes que ensinam o público a identificar o ovo, a larva e o mosquito. Quem embarca nessa viagem educativa recebe panfletos, jogos e a orientação dos agentes de combate à dengue. Acabar com este vetor é a única maneira de acabar com a doença.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Basquete feminino de São Sebastião vence Taubaté pelo Coneleste Paulista

São Sebastião - As equipes femininas de basquetebol Mirim e Juvenil da Seesp (Secretaria de Esportes) de São Sebastião, treinadas pelas professoras Helza Hartog e Hanna Hartog Gimenes, fizeram bonito no sábado, dia 9, em Taubaté. Elas jogaram pela Liga de Basquetebol do Coneleste Paulista e venceram as adversárias fora de casa.
A primeira partida, na categoria Mirim (13 e 14 anos) as meninas venceram por 57 a 17 com duas parciais de 17x03, uma de 13x06 e outra de 10x05. A cestinha do jogo foi a atleta sebastianense Mayra Santos (na posição armadora/ala), com 13 pontos. O jogo foi muito bom para a equipe, pois todas jogaram e colocaram em prática as jogadas ensaiadas.
O Juvenil (até 19 anos) também enfrentou a cidade de Taubaté. O placar final foi 77x28 para a equipe sebastianense; novamente a cestinha da partida foi de São Sebastião, a lateral/armadora Jennifer Cassanja com 24 pontos.
“Em função da margem de pontos a nosso favor, pudemos aproveitar todas as jogadoras até mesmo as iniciantes na categoria. Apesar do placar final nossa equipe começou muito apática – assim como no jogo contra Ubatuba – mas vencemos o 1º quarto por 14x10. Com algumas chamadas de atenção, pois, a torcida adversária resolveu fazer a sua função e dispersaram nossas jogadoras, as atletas se concentraram mais na partida e colocamos nosso ritmo de jogo. Resultado, os quartos seguintes foram bem mais tranqüilos 21x09, 23x04 e 19x05. Erramos muitos arremessos dos três pontos e precisamos treinar mais saídas de pressão”, disseram as técnicas.
Ambas as categorias não jogarão neste final de semana, em compensação treinarão mais e enfrentarão as adversárias caraguatatubenses em casa no próximo sábado 23. As partidas válidas pela 3ª Rodada da Liga de Basquetebol do Coneleste Paulista estão previstas para ocorrer no ginásio do Gringão, no Topovaradouro, a partir das 9h30 (Mirim), e das 10h30 (Juvenil).
Serviço: A escolinha de basquete da Seesp continua a receber inscrições, basta aos interessados comparecerem à Vila Amélia às terças e quintas-feiras, das 8h às 12h e de terça à sexta-feira, das 16h às 19h. No Pontal da Cruz o atendimento ao público ocorre às sextas-feiras, das 8h30 às 10h e no bairro São Francisco, às segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 16h30. Outros locais e horários podem ser confirmados diretamente na secretaria pelo telefone: 3892-2116.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Palestras abem Semana da Luta Antimanicomial em São Sebastião

São Sebastião - A Semana da Luta Antimanicomial, inspirada no 2º Congresso Nacional dos Trabalhadores em Saúde Mental, desenvolvido em Bauru (SP), em 18 de maio de 1987, que pediu mudanças imediatas no modelo assistencial hospitalar considerado desumano e que resultou no movimento “Por uma sociedade sem manicômios”, foi aberta oficialmente nessa terça-feira, dia 12, no Teatro Municipal.
Para o secretário da Saúde, Aldo Conelian Júnior, o evento é de grande importância para capacitar a sociedade a fim de que possa receber os pacientes com distúrbios mentais com menos estigma e maior aceitação em seu meio. “Esta integração é relevante e o que for preciso e possível à Secretaria fazer, podem contar conosco”, declarou.
Com aceno semelhante, o secretário jurídico da Prefeitura, Francisco de Assis da Silva, acompanhado da secretária-adjunta da Administração, Maura Cristina da Silva, mencionou que em uma sociedade onde há discriminação por estrangeiros, obesos, homossexuais etc, é difícil imaginar a vida de um portador de necessidade especial. “Só quem convive com essa situação no seio familiar pode avaliar o sofrimento que a não aceitação social provoca no indivíduo”, mencionou, acrescentando que a Sajur (Secretaria de Assuntos Jurídicos) está igualmente à disposição para a concretização legal de todos os atos pertinentes à essa área.
Já a secretária-adjunta da Administração foi além ao enfatizar serem tais lutas, a exemplo da Semana Antimanicomial, o exercício de cidadania. “Como cidadã, advogada, secretária-adjunta e familiar de um paciente com transtorno mental (atendido pelo Caps), me coloco ao dispor para auxiliar naquilo que o Município se predispuser a fazer em continuidade aos trabalhos já realizados ou que venham a ser”.
Segundo explicou o coordenador de Saúde Mental e psicólogo do Caps I (Centro de Atenção Psicossocial), Ubirajara Nascimento, o objetivo maior do evento – previsto para encerrar no próximo dia 18 – é formar agentes multiplicadores por todo o município. “Queremos oferecer, e trabalhamos nisso, a oportunidade do paciente permanecer são; esta é a realidade, de que ele, pode, sim, ter uma melhor qualidade de vida dentro da sociedade, basta olharmos com outros olhos para a saúde mental”, frisou.
E é esse mesmo olhar que a médica Sandra Mamy Umehara Souza defende. “O processo de luta antimanicomial é de inclusão social e a vejo não do ponto de vista técnico, mas humanitário e todos nós somos seres-humanos, daí o princípio de queremos sentir-nos acolhidos. Essa luta faz isso, resgata o paciente, desenvolve o seu potencial e coloca-o dentro da sociedade. Temos, sim, que ser agentes para que estabeleça essa relação humanitária entre a família, a saúde e a população como um todo”.
Além das palestras com profissionais locais e convidados, haverá no decorrer da semana apresentações de peças musicais e dança com pacientes do Caps I e oficinas com atividades dirigidas e recreativas entre os pacientes do Caps e comunidade em geral.
Serviço: As palestras serão realizadas no Teatro Municipal, no Centro, e também na Praça Pôr-do-Sol, em Boiçucanga, na Costa Sul, sempre às 9h e 14h; já as atividades recreativas ocorrerão na Sampoc, no Pontal da Cruz, região central da cidade e na área de lazer da Rua da Praia.

Confira a programação:

Dia 13/05
Horário: 9h
Local: Teatro Municipal
Palestra com o tema “Histórico, evolução e atuação do Serviço Social em Saúde Mental no CAPS”, pela assistente social Valdelice Alves Santos, do CAPS de São Sebastião.
Palestra “O paciente institucionalizado, uma visão sócio-familiar”, pela assistente social
Maria do Carmo de Paula e Silva, responsável pelo Serviço Social do Hospital Chuí de São José dos Campos.
Horário: 14h
Palestra “Encaminhamento de escolares para o serviço de saúde mental do município”, pela
psicóloga Dejenane Aparecida Pascoal Pereira, do Centro de Reabilitação de São Sebastião e a psicóloga Tânia Donizetti S. Cunha, do Centro de Saúde da Topolândia, em São Sebastião.

Dia 14/05
Horário: 9h
(Turma I)
Local: Praça Pôr-do-Sol
Horário: 14h (Turma II)
Local: Tebar Praia Clube
Palestra “Abordagem em Saúde Mental na prática da rede básica e no pronto atendimento”, pela enfermeira Alcidésia Ramos da Silva, do CAPS I de São Sebastião.

Dia 15/05
Horário: 9h e 14h

Local: Sampoc – Pontal da Cruz
Oficina com atividades dirigidas e recreativas entre pacientes do CAPS e comunidade, sob coordenação da Professora Denise Maria Barbosa.

Dia 18/05
Horário: 9h
(Turma I)
Local: Área de Lazer da Rua da Praia – Centro
Recreação dirigida e esportes adaptados para pacientes do CAPS I de São Sebastião, coordenada pela professora de Educação Física da Prefeitura
Denise Maria Barbosa.
Horário: 14h (Turma II)
Local: Teatro Municipal
Palestra “Aspectos gerais e abordagem terapêutica no CAPS I”, pela coordenadora da unidade, terapeuta ocupacional Nair Shinoda Oliveira.
Apresentação de peças musicais e dança, com pacientes do CAPS I, coordenada pela professora de Educação Física da Prefeitura Denise Maria Barbosa.
Palestra “Evolução e tratamento de patologias no paciente institucionalizado”, pelo psiquiatra Carlos Eduardo Rios do Hospital Chuí, de São José dos Campos.
Encerramento (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeito participa de debate em Seminário de Sustentabilidade e Pré-Sal e demonstra preocupação em estruturar o município para a demanda da Petrobras

São Sebastião - O Seminário sobre Sustentabilidade e Pré-Sal, que aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 12, teve início com a palestra do Gerente Geral da Petrobras, José Luiz Marcusso, que enfatizou as obras da empresa na região, explicando sua importância e apresentando os projetos sociais que buscam minimizar os impactos causados nas obras.
Logo após a palestra, foi aberto um debate entre representantes das quatro prefeituras da região, representante do Governo do Estado e a presença do Deputado Federal, Talmir Rodrigues. Durante o debate, o prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, falou sobre a importância da Petrobras na região, tendo conhecimento de seus trabalhos sociais, porém, a preocupação maior é com a estrutura dos municípios, inclusive com sustentabilidade, para receber obras de tamanho porte, o que causa um impacto significativo em todas as áreas, principalmente na social.
Ainda durante o debate, o prefeito Ernane afirmou ser favorável em assinar uma carta sobre agenda 21, sustentabilidade e necessidades de cada município, juntamente com os outros três prefeitos e encaminhar à Petrobras. Favorável junto com Ernane foi o prefeito de Ubatuba, Eduardo César, o representante de Ilhabela, presidente da Câmara da cidade, Valdir Veríssimo e o representante de Caraguatatuba, secretário de Meio Ambiente, Campos Junior.
O Gerente Geral da Petrobras, Marcusso, finalizou o debate enfatizando que os municípios podem desenvolver ações mediante projetos, que deverão ser encaminhados à Petrobras, com os devidos tópicos a serem desenvolvidos e o custo, para apreciação e avaliação dos mesmos, para que a empresa apóie e patrocine.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

 Aciu informa:

Ubatuba - A empresa Ubatuba Tour Operator agora também faz parte da Rede de Descontos da Associação Comercial de Ubatuba.
O estabelecimento oferece:
- 3% de desconto em pacotes de viagens aéreas, marítimas nacionais e internacionais.
Para obter os descontos, basta apresentar a carteirinha da Aciu.
Sua empresa também está disposta a conceder descontos em seus produtos aos demais associados?
Então faça contato conosco pelo telefone 3834 1449 ou no balcão de atendimento da ACIU.

Vaga de Emprego
CSR Som e Acessórios de Veículos está admitindo uma moça (entre 18 e 27 anos) com habilitação para serviços gerais.
Tratar com Teru pelo telefone: 3836 2039.
Prezado associado, se sua empresa também estiver admitindo entre em contato conosco.
(12) 3834 1449
E-mail: imprensa@aciubatuba.com.br 
Para se informar sobre as outras vagas disponíveis na Aciu acesse: www.aciubatuba.com.br

Aciu e Sebrae oferecem palestra gratuita
Tema: Lucratividade: crescer, sobreviver ou morrer
Data: 04 de junho (5ª feira)
Horário: 19h00
Local: Associação Comercial de Ubatuba (Rua: Dr. Esteves da Silva, 51- Centro)
Objetivo: Orientar ações para análise e planejamento da lucratividade em função das necessidades da empresa e contribuir para desenvolver habilidades gerenciais com ênfase em resultados para a sobrevivência e crescimento do empreendimento.
Público-alvo: empreendedores em geral.
Conteúdo programático: conceitos de lucratividade e a importância para a existência do sucesso das empresas; apuração, avaliação e planejamento do lucro e da lucratividade; a gestão dos elementos econômicos e financeiros que influenciam a lucratividade.
Duração: Aproximadamente 2 horas.
Inscrição: A palestra é gratuita e os interessados devem entrar em contato com o Posto de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba através do telefone (12) 3834 1445.(Fonte: ACIU)


Ubatuba celebra Dia da Reforma Psiquiátrica com evento no Calçadão
O objetivo do evento é promover a reinserção de pessoas com transtornos mentais e psicológicos nas atividades sociais

Ubatuba - A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Saúde Mental e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), realiza, nos dias 18 e 19 de maio, um evento para celebrar o Dia Nacional da Reforma Psiquiátrica. Serão realizadas exposições, apresentações e atividades, no Calçadão da Avenida Dona Maria Alves. O objetivo do evento é promover a reinserção de pessoas com transtornos mentais e psicológicos nas atividades sociais.
O coordenador da Saúde Mental de Ubatuba, Arnaldo Batista Alves, explica que antes, esta data era chamada de Dia da Luta Antimanicomial. “Antes, era uma luta, mas agora, percebemos que o olhar da sociedade está mudando. Estamos conseguindo mobilizar diversos setores. Aos poucos, estamos formando uma verdadeira rede de apoio, com diversas entidades que prestam serviços e se comunicam com nossos pacientes. Este contato é muito importante para conseguirmos realmente promover a reforma psiquiátrica.”

Programação
No dia 18, a abertura do evento acontece às 10 horas com a presença do secretário municipal de Saúde, Clingel Frota. Depois, o grupo musical Fandango Caiçara se apresenta, seguido pelo grupo teatral Celebreiros. Durante todo o dia, acontecerão prestações de serviço na área da saúde, como aferição de pressão e teste de glicemia e orientação nutricional.
No período da tarde, a partir das 14h, será realizada uma exposição com trabalhos de terapia ocupacional feitos no Caps. O artista plástico Anderson Guiam estará presente, fazendo uma apresentação com seus “mariopetes”, ou seja, bonecos construídos a partir de garrafas PET. Também acontecerão oficinas de modelagem em argila e reciclagem com jornal. As oficinas serão gratuitas e abertas ao público, tendo os pacientes como monitores. O Projeto Tamar também estará presente com sua oficina de papel reciclado.
No dia 19, a partir das 9h, acontecem as mesmas oficinas do dia anterior, bem como prestação de serviços de saúde. Neste dia, a equipe do Programa DST/AIDS estará participando do evento, dando informações sobre prevenção e distribuindo materiais educativos.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ubatuba participa de movimento para instituir Dia de Luta Contra as Hepatites Virais
Durante uma semana, de 18 a 22 de maio, serão realizadas diversas atividades de prevenção e informação aos munícipes

Ubatuba - Os programas Estadual e Nacional de Hepatites Virais B e C, estão promovendo uma mobilização para o dia 19 de maio. Esta data está sendo pleiteada junto à Organização Mundial de Saúde, para a instituição do Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.
Em Ubatuba, o programa DST/AIDS/Hepatites, junto com as unidades de saúde da família estarão promovendo diversas ações na semana de 18 a 22 de maio, voltadas ao atendimento e prevenção das Hepatites Virais B e C.
Durante o evento, serão realizadas palestras sobre hepatites virais do tipo B e C abordando temas como prevenção, formas de transmissão, sinais e sintomas e tratamentos. Na ocasião, serão distribuídos materiais educativos. Durante esses dias, será intensificada a oferta de testagem sorológica para HVB e HVC na Atenção Básica e a vacinação de HVB, principalmente na faixa etária de menor cobertura vacinal, ou seja, de 11 a 19 anos.
Em caso de suspeita de exposição ao HVC, procure uma unidade básica de saúde ou um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) para realizar exames de triagem para Hepatite C. Para mais informações, procure a Unidade de Saúde da Família de seu bairro ou ligue para Programa DST/AIDS/Hepatites (12) 3832-5353.

Como prevenir a Hepatite B
Para prevenir a hepatite B, é preciso tomar alguns cuidados básicos, como:
- Usar preservativo em todas as relações sexuais.
- Não compartilhar objetos como seringas e agulhas, aparelho de barbear, escova de dente, alicate de cutícula e outros materiais cortantes.
- Utilizar material descartável e observar as medidas de higiene nos locais de colocação de piercing e realização de tatuagem.
- Vacinar contra Hepatite B todas as crianças nas primeiras 12 horas após o nascimento.
- Vacinar todas as crianças e adolescentes até 19 anos que ainda não foram vacinados contra Hepatite B. Para isso, é necessário procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para atualizar o esquema de vacina. Para imunizar contra Hepatite B, são aplicadas três doses da vacina.

Como prevenir a Hepatite C
- Não compartilhar objetos como seringas e agulhas, aparelho de barbear, escova de dente, alicate de unha ou outros objetos cortantes.
- Utilizar material descartável e observar as medidas de higiene nos locais de colocação de piercing e realização de tatuagem.
- Não compartilhar seringas, agulhas ou outros materiais como canudos para uso de drogas.
- Usar preservativo em todas as relações sexuais.

As pessoas com risco de ter adquirido a hepatite C são as que:
- Receberam transfusão de sangue antes de 1993.
- Fizeram uso de droga por inalação ou injetável alguma vez na vida.
- Implantaram “piercing” ou fizeram tatuagem sem condições adequadas de esterilização do material utilizado.
- Comunicantes de portadores da hepatite C. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Prefeito de Ubatuba cobra ações concretas da Petrobras durante seminário em Caraguatatuba
Eduardo Cesar deixou clara também a necessidade de se trabalhar regionalmente, com a união de forças das cidades do Litoral Norte

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, aproveitou a oportunidade de sua participação no Seminário de Sustentabilidade e Pré-Sal, realizado nesta terça-feira, 12, no Centro Universitário Módulo, em Caraguá, para cobrar ações concretas por parte da Petrobras, no sentido de oferecer compensações pela exploração de petróleo e gás na região.
O prefeito de Ubatuba participou do debate realizado após a palestra do gerente geral da Petrobras – Unidade Bacia de Santos, José Luiz Marcusso, sobre “Desenvolvimento sustentável na exploração do pré-sal”. “A importância da Petrobras para a nossa região é inegável, bem como a falta de condições de uma cidade como Ubatuba para arcar sozinha com as conseqüências de todo este investimento. Devemos pensar de forma regional e saber o que a Petrobrás pode nos oferecer, em ações concretas, para que realmente sejamos compensados pelos impactos que inevitavelmente sofreremos”, disse Eduardo Cesar.
O prefeito de Ubatuba citou três exemplos de problemas enfrentados em Ubatuba e que, segundo ele, poderiam receber ajuda da Petrobras, já que “Ubatuba não terá uma injeção tão forte de royalties como as demais cidades”.

Sustentabilidade em Ubatuba
De acordo com Eduardo Cesar, que deixou clara a vocação essencialmente turística de seu município, o georreferenciamento, a questão do lixo e do selo de município verde poderiam ser alvos de investimentos da Petrobras para compensar Ubatuba pelas atividades da empresa na região. O gerente geral da Petrobras mostrou-se aberto a futuras discussões e pediu o encaminhamento de projetos para serem analisados.
Além disso, Eduardo Cesar lembrou que Ubatuba está particularmente envolvida na questão do desenvolvimento sustentável. “Esta nossa nova gestão está muito consciente da importância de se trabalhar sustentavelmente. Estamos elaborando o Plano Ubatuba Sustentável e temos trabalhado uma série de ações neste sentido”, disse o prefeito, lembrando de alguns projetos desenvolvidos com este enfoque, como é o caso do congelamento de áreas irregulares, a implantação de ciclofaixas e ciclovias, a coleta seletiva, entre outros.

Carta do Litoral Norte
Logo no início de sua explanação, o prefeito de Ubatuba mostrou a necessidade da elaboração de uma Carta do Litoral Norte, ao invés da Carta de Caraguatatuba, como havia sido previamente estabelecido pela organização do evento e foi amplamente aplaudido. “Não se pode e não se deve falar de forma isolada. Cada cidade tem suas particularidades, porém somos uma região unida, extremamente rica em belezas naturais e que deve lutar por melhorias fortalecida nesta união”.
A sugestão de uma Carta regional logo foi acatada pelos demais presentes à mesa. O prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi e o presidente da Câmara de Caraguatatuba, Omar Kazon foram os primeiros a demonstrar apoio à idéia apresentada por Eduardo Cesar.
A mesa de debate que o prefeito de Ubatuba compôs contou também com presenças de autoridades como o deputado federal Talmir Rodrigues; o secretário de Meio Ambiente de Caraguá, Campos Júnior; o professor do curso de Petróleo e Gás do Centro Universitário Módulo, Marcello Alves e o diretor do Sindicato dos Hotéis e Restaurantes do Litornal Norte, Luiz Bischof.
Após o debate comandando pelo gerente geral da Petrobras, o evento seguiu com mais palestras e debates, relacionados a assuntos como saneamento básico e impactos do pré-sal no cenário empresarial. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Poesia Topo

Anuncie

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Carta Resposta e esclarecimentos
(Referente ao dia 11 de Maio)

Em resposta a carta da Sra. Marly Bittencourt do dia 11/05, gostaria de poder estar usando este informativo virtual e esclarecendo não só a ela, mas toda a comunidade da região, turistas e também aos patrocinadores que até hoje vieram apoiando e valorizando nosso trabalho.
Falo em nome da ABAMVITUR – ASSOC. DA BAIA DO MAR VIRADO PARA O TURISMO DA REGIÃO SUL DE UBATUBA, somos uma associação formada por moradores da região sul de Ubatuba e estamos há quatro anos trabalhando voluntariamente pelo turismo, com o valoroso apoio da ex-vereadora Luciana Machado, que esteve sempre presente e intermediando nossas necessidades junto ao Poder Público, buscando o apoio necessário para que pudéssemos realizar todo o Calendário de Eventos.
Continuamos tendo o apoio da Sra. Luciana Machado como cidadã, não mais como vereadora, infelizmente, e isso vem dificultando muito o andamento de nossas atividades. Não temos mais essa ponte entre Comunidade e Poder Público. Foi em razão disto que houve o cancelamento da Marejada na Semana Santa, pois, para a realização dos eventos necessitamos da estrutura básica: (palco e barracas). Anteriormente, recebíamos esse apoio através da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Ubatuba e todas as outras despesas e a organização dos eventos ficavam por conta da ABAMVITUR, infelizmente, não recebemos a estrutura para a Marejada.
Em reunião dia 23/04 com o Sr. Bittencourt, atual Secretário de Turismo, falamos de nossa decepção pela falta de apoio, falamos que nosso trabalho voluntário não estava sendo valorizado e isso nos entristecia muito, pois, vínhamos realizando eventos maravilhosos em nossa região e, ficamos no aguardo de sua confirmação para estrutura da Festa da Tainha que seria no próximo feriado, 11, 12 e 13 de junho. Também não tivemos retorno em tempo hábil, necessitávamos de um período para confecção e venda de convites, divulgação e organização; em virtude disto, a Diretoria Administrativa da ABAMVITUR se reuniu e decidiu por cancelar a Festa da Tainha.
Ontem, em reunião, novamente com o Secretário de Turismo, anunciamos o cancelamento da Festa da Tainha e enceramento da entidade por falta de estrutura, e o mesmo se limitou a dizer que deveríamos ter avisado antes, pois ele havia colocado as referidas tendas em licitação: COMO PODE UMA SECRETARIA DE TURISMO, COM UM CALENDÁRIO DE EVENTOS PRONTO, ATÉ AGORA NÃO TER UM PLANEJAMENTO ? COMO PODE UM SECRETÁRIO DE TURISMO NÃO DAR VALOR A UMA ASSOCIAÇÃO QUE TRABALHA VOLUNTÁRIAMENTE PARA SUA SECRETARIA ?
Oficialmente, este esta sendo o primeiro anuncio de cancelamento da festa, mas os boatos correm e já estamos sendo cobrados pela comunidade, pois, esperavam pela 6ª Festa da Tainha da Maranduba. Então aproveito o momento e a oportunidade para, em nome da Diretoria Administrativa da ABAMVITUR pedir desculpas pelo não cumprimento do Calendário de Eventos e anunciar também que provavelmente nossa associação esteja encerrando seus trabalhos.

Izabel Lopes de Araújo
1ª Tesoureira da ABAMVITUR

Humor

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ressaca na Sununga  © Nelson Schmidt

Ressaca na Sununga
© Nelson Schmidt

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor