Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 19  de Maio de 2009 - Nº 20982 Edições Anteriores

Sportmar Ilhabela Enigmas Anuncie Aqui!

Região


Caraguatatuba
Canoagem, voo livre e bicicross agora fazem parte da Educação Física escolar
Escola da zona rural está conectada com o mundo
Geraldo Alckmin participa de workshop nesta quinta (21)
Polícia Militar entrega certificados na formatura do Proerd
Legislativo discute Projetos de Infra-estrutura


Ilhabela
Prefeito de Ilhabela anuncia aumento de 5,9% aos servidores e 11% no vale compra
Presidente do Fundo Social de Ilhabela participa de discussão sobre regularização fundiária
Prefeito de Ilhabela anuncia aumento de 5,9% aos servidores e 11% no vale compra
Colucci entrega LDO na Câmara e destaca projetos em saneamento básico
Equipes de Ilhabela sagram-se campeãs da 9ª Corpore Terra e Mar
Fundo Social de Ilhabela prepara a Campanha do Agasalho 2009
Ilhabela continua com Campanha de Vacinação de Idosos até atingir meta
Ex-vereador de Ilhabela é um os 150 melhores legisladores do Brasil

São Sebastião
Exposição fotográfica homenageia casais caiçaras que se uniram até a década de 70
Basquete Cadete masculino vai a Cubatão e consegue a vitória
São Sebastião é o vencedor do Campeonato Regional de Malha
Futsal masculino vai para as oitavas de final da 3ª Copa Verão do Guarujá
Prefeito de São Sebastião acompanha de perto o Mutirão da Cidadania
Secretaria de Saúde comemora sucesso da Semana da Luta Anti-manicomial
Vacinação para os idosos continua até sexta-feira com a meta de chegar a 80%
Vereador solicita criação de Comissão de Preservação do Patrimônio Histórico
Vereadores de São Sebastião solicitam informações sobre a Banda Municipal

Ubatuba
Ubatuba participa do lançamento da Campanha do Agasalho 2009
Dia da Reforma Psiquiátrica leva diversas ações ao Calçadão

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Litoral Norte -
 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Canoagem, voo livre e bicicross agora fazem parte da Educação Física escolar
Estudantes da rede vão in loco conhecer as diferentes modalidades praticadas no município

Caraguatatuba - A Educação Física nunca mais será a mesma para os alunos de 4º ano da rede municipal de ensino. Com o projeto ‘Esportes em Caraguá’, os estudantes estão conhecendo modalidades que apenas de quadra fica difícil ensinar, como canoagem, voo livre e atletismo. As atividades começaram em março e vão até o fim do ano letivo.
O projeto foi organizado pela coordenadora de Educação Física do Grupo de Apoio Pedagógico da secretaria de Educação, Laís Lippi. “A ideia foi de uma professora da EMEF do Jardim Califórnia, que achei digna de ser compartilhada com todos os outros professores da rede”, explicou.
O objetivo é proporcionar aos alunos uma vivência rica em relação à pratica esportiva e ao conhecimento dos diferentes tipos de esporte, principalmente os que são praticados em Caraguá. Os alunos são levados até os locais de prática, conhecem os profissionais envolvidos, equipamentos, histórias, fundamentos e regras. O ensino também é feito por meio de pesquisas e palestras.
Entre as novidades ensinadas aos alunos, estão canoagem, voo livre, bicicross e hidroginástica. O encerramento será com uma exposição de fotos, matérias, e maquetes executadas pelos alunos.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Escola da zona rural está conectada com o mundo
19 estudantes acessam internet pela primeira vez

Caraguatatuba - Crianças da zona rural de Caraguá agora tem a oportunidade de se conectar com o mundo todo. Desde a última semana, a Escola Municipal do Poço da Anta está com acesso à internet.
A EMEF, que só recebeu computador em 2009, atende 19 alunos. A professora Simone foi quem teve a ideia de levar internet com modem USB para as crianças. Agora a professora e os estudantes tem acesso o dia todo e a felicidade está estampada na cara dos pequenos, que tem em mãos nova ferramenta de aprendizado.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Geraldo Alckmin participa de workshop nesta quinta (21)
Evento é aberto a toda comunidade, inscrições são gratuitas

Caraguatatuba - O debate sobre o impacto da implantação de matrizes energéticas no Litoral Norte será realizado nesta quinta-feira (21), às 8h30, no Teatro Mario Covas, em Caraguá. O evento, organizado pela secretaria estadual de Desenvolvimento e secretaria municipal de Planejamento, Economia e Gestão, contará com a participação do secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin.
O wokshop será ministrado pelo secretário executivo do Conselho Especial de Petróleo e Gás Natural (Cespeg), José Roberto dos Santos, e será aberto à participação de toda a sociedade, associações de classe, prefeituras e câmaras da região e secretarias estaduais. O objetivo do encontro é identificar, avaliar, dimensionar e traçar estratégias visando o direcionamento de investimentos e recursos em infraestrutura, não somente relativos à Caraguá, mas para toda a região.

Programação
8h30 – Credenciamento
9h30 – Abertura
10h – Apresentações

Royalties e ações do governo estadual para o Litoral Norte, com o secretário executivo do Cespeg
Planejamento ambiental para as atividades de petróleo no estado de São Paulo, com Casemiro Tércio dos Reis Lima Carvalho, da Secretaria do Meio Ambiente
Oportunidades para as empresas paulistas, com Ricardo Tortorella, do Sebrae/SP

11h – Intervalo
11h30 – Apresentações

Atividades em desenvolvimento e projetos futuros da Petrobras no Litoral Norte, com José Luiz Marcusso da Petrobras

11h50 – Planos, ações e preparativos dos municípios para a atividade do petróleo, representantes das prefeituras do Litoral Norte
12h30 – Debates
13h – Encerramento

Serviço
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (12) 3897-8194 ou 3897-8132; pelo e-mail planejamento@caraguatatuba.sp.gov.br  ou pelo fax (12) 3882-6112
Confira esta notícia no Jornal da Vanguarda: www.youtube.com/jornalismocaragua
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Polícia Militar entrega certificados na formatura do Proerd
Cerca de 600 crianças da rede integraram a 1ª turma

Caraguatatuba - O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) formou nesta segunda-feira (18), a 1ª turma de 2009. Houve entrega de certificados pelo encerramento das atividades. Participaram da solenidade os alunos da Rede Municipal de Ensino.
O Proerd está em Caraguá há 10 anos. Somente neste 1º semestre atendeu 600 alunos da Educação Infantil e do 5º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes recebem orientações de monitores da Polícia Militar. Eles aprendem a dizer não às drogas, ao álcool e à violência, além de motivação para conseguir afastar-se desses males.
Ao final do programa, os alunos escrevem uma redação sobre o que aprenderam. Na cerimônia de formatura, as melhores redações são lidas e os alunos recebem uma medalha. As crianças fazem um juramento e assumem o compromisso de ficar longe das drogas e da violência.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Legislativo discute Projetos de Infra-estrutura
Propostas falam em taxas e isenções

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba discute nesta terça-feira – 19 de maio, durante a sua 16ª Sessão Ordinária semanal, Projetos de Lei ligados a infra-estrutura. Na Ordem do Dia apenas projetos de autoria dos Vereadores.
O Vereador Aurimar Mansano (PTB), apresenta proposta que concede isenção de taxa ou despesa por ocasião de sepultamento. Já o Presidente Omar Kazon (PR) quer isentar das taxas de pavimentação e limpeza pública os proprietários de imóveis localizados nas marginais que sirvam de via expressa para o trânsito intermunicipal.
O Vereador Pedro Ivo de Sousa Tau – Pedro Ivo (DEM) coloca em votação propositura que proíbe o trânsito de microônibus e ônibus na estrada do Morro Santo Antonio, a partir do Portal de Entrada. Com o intuito de facilitar e dar maiores condições o Vereador Cristian Alves de Godoi – Baduca Filho (PDT), apresenta proposta que parcela o pagamento da taxa de licença para Vendedor Ambulante.
Voltado para uma maior consciência ambiental, Projeto de Lei do Vereador e Presidente da Câmara de Caraguatatuba, Omar Kazon (PR) implanta o programa SOS Rios e Lagos de Caraguatatuba – Despoluição e Revitalização. Agora voltado para a área da Saúde, projeto do mesmo autor dispõe sobre obrigatoriedade de avaliação oftalmológica (exame de vista) na Rede Municipal de Ensino a partir da Pré-Escola.
Finalizando a Vereadora Vilma Teixeira de Oliveira Santos – Vilma do Posto (PSDB) coloca em votação Projeto que autoriza o Executivo a implantar Creche para Idoso em Caraguatatuba.
As Sessões Ordinárias semanais podem ser acompanhadas ao vivo, desde que comparecendo as galerias da Sede do Legislativo, no centro da cidade, a partir das 19h30 de terça, de forma gratuita, ou pela Rádio Nova Oceânica/Jovem Pan, em 670Khz ou pelo site da emissora na Internet em www.radiooceanica.com.br  , clicando na janela “Rádio On Line”.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Prefeito de Ilhabela anuncia aumento de 5,9% aos servidores e 11% no vale compra

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), protocolou na última sexta-feira (15/05) na Câmara Municipal, o projeto de lei que estabelece o reajuste aos servidores públicos municipais.
No documento, entregue ao presidente da Câmara, Valdir Veríssimo, o prefeito concede 5,9% de aumento. A reposição salarial obedece ao índice inflacionário ocorrido ao exercício de 2008, de acordo com o IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo).
Segundo Colucci, a Prefeitura fez um esforço contábil e orçamentário para conceder o benefício aos servidores.
“Não poderia deixar de prestigiar essa categoria, a qual faço parte. Foi uma reposição possível e justa que representa a manutenção do ganho real, impedindo a perda do poder de compra do funcionalismo público em relação à inflação acumulada”, comenta.
O prefeito destacou ainda o esforço de sua equipe para o aumento foi extremo. “Fizemos um gigantesco esforço orçamentário, haja vista a crise financeira que assola o mundo, em especial Ilhabela, onde as estimativas demonstram uma queda de 20% no Orçamento Geral, previsto em R$ 84 milhões”, destaca.
Outro projeto foi encaminhado à Câmara estabelecendo também um aumento de 11% no vale compra, que será implantado em substituição a cesta básica, proporcionando ao servidor a liberdade de escolha dos alimentos consumidos no seu dia a dia.
Segundo o projeto, a reposição salarial de 5,9% será retroagida ao dia 1º de maio. Já o aumento de 11% no vale compra será concedido a partir de junho.
Uma sessão extraordinária deverá ser convocada pela Câmara de Ilhabela para votação dos dois projetos ainda esta semana.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Presidente do Fundo Social de Ilhabela participa de discussão sobre regularização fundiária

Ilhabela - A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lúcia Reale, participou na última na última sexta-feira (15/5) de um encontro promovido pela Secretaria de Estado da Habitação, em São José dos Campos. Na oportunidade, Lúcia Reale representou o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.
Entre os temas expostos por técnicos do Estado foi o programa de regularização de imóveis “Cidade Legal”. Criado pelo governador José Serra, o programa visa desburocratizar e agilizar o processo de regularização e averbação de parcelamentos de solos e de núcleos habitacionais para fins residenciais, sejam eles públicos ou privados.
Ilhabela pretende iniciar um programa de congelamento de áreas em breve e discutir ações de regularização fundiária nos núcleos habitacionais da cidade.
“A equipe do Setor de Habitação da Prefeitura de Ilhabela irá promover um levantamento das áreas passíveis de serem inclusas no programa. A Prefeitura terá que propor leis e regulamentações que viabilizem a execução do programa”, salientou a presidente do Fundo Social, Lúcia Reale.
Os primeiros levantamentos da Divisão de Habitação da Prefeitura, ligada a Secretaria de Obras, apontam a existência de pelo menos 15 núcleos que necessitam passar por um processo de congelamento e regularização.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeito de Ilhabela anuncia aumento de 5,9% aos servidores e 11% no vale compra

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), protocolou na última sexta-feira (15/05) na Câmara Municipal, o projeto de lei que estabelece o reajuste aos servidores públicos municipais.
No documento, entregue ao presidente da Câmara, Valdir Veríssimo, o prefeito concede 5,9% de aumento. A reposição salarial obedece ao índice inflacionário ocorrido ao exercício de 2008, de acordo com o IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo).
Segundo Colucci, a Prefeitura fez um esforço contábil e orçamentário para conceder o benefício aos servidores.
“Não poderia deixar de prestigiar essa categoria, a qual faço parte. Foi uma reposição possível e justa que representa a manutenção do ganho real, impedindo a perda do poder de compra do funcionalismo público em relação à inflação acumulada”, comenta.
O prefeito destacou ainda o esforço de sua equipe para o aumento foi extremo. “Fizemos um gigantesco esforço orçamentário, haja vista a crise financeira que assola o mundo, em especial Ilhabela, onde as estimativas demonstram uma queda de 20% no Orçamento Geral, previsto em R$ 84 milhões”, destaca.
Outro projeto foi encaminhado à Câmara estabelecendo também um aumento de 11% no vale compra, que será implantado em substituição a cesta básica, proporcionando ao servidor a liberdade de escolha dos alimentos consumidos no seu dia a dia.
Segundo o projeto, a reposição salarial de 5,9% será retroagida ao dia 1º de maio. Já o aumento de 11% no vale compra será concedido a partir de junho.
Uma sessão extraordinária deverá ser convocada pela Câmara de Ilhabela para votação dos dois projetos ainda esta semana.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Colucci entrega LDO na Câmara e destaca projetos em saneamento básico

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), acompanhando do secretário de Finanças, Maurício Calil, e do secretário de Administração, Cristobal Parraga, entregou na sexta-feira (15/05) à tarde o projeto de lei que institui a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) com plano e projetos para o município em 2010.
O documento foi entregue dentro do prazo estipulado por lei. Presentes na Câmara estava o presidente Valdir Veríssimo, Jovelino Brito (Jove), Márcio Garcia e Erick Pinna.
Colucci fez questão de destacar a entrega do documento no prazo estipulado. “Entregamos o projeto como manda a lei. Entre os projetos estabelecidos como prioritários estão: saneamento básico, segurança, emprego e área de lazer”, destacou o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.
O projeto foi confeccionado pelos técnicos das Secretarias de Administração e Finanças da Prefeitura de Ilhabela, depois das audiências públicas realizadas no município, com a participação e contribuição de mais de 700 pessoas.
De acordo com a Secretaria de Administração, o PPA (Plano Plurianual) - projetos e ações para os próximos quatro anos -, e a Lei Orçamentária Anual para 2010, devem ser protocolados até o dia 30 de setembro na Câmara de Ilhabela. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Equipes de Ilhabela sagram-se campeãs da 9ª Corpore Terra e Mar
Ilhabela/Acqua Mineral/Doox A, B e C conquistam primeiro, segundo e quarto lugar, respectivamente, na tradicional corrida de revezamento

Ilhabela - A equipe Ilhabela/Acqua Mineral/Doox A sagrou-se campeã no último sábado (16/05), da 9ª edição da Corpore Terra e Mar, realizada em Ilhabela, num percurso de 107 km pelas ruas e trilhas do arquipélago.
Mostrando mais uma vez a sua superioridade na competição, as equipes de Ilhabela dominaram a prova durante todo o percurso.
A equipe Ilhabela A completou a prova em 7h09m52s e a equipe Ilhabela B em 7h31m19s. Em terceiro lugar, chegou a equipe Parque Estadual do Campos do Jordão, com o tempo de 7h44m03s e em quarto lugar, a equipe Ilhabela C, com o tempo de 7h44m14s.
No Desafio Castelhanos, o favoritismo caía sobre o atleta ilhabelense Evaldo de Jesus Souza, que era o atual campeão da prova, mas o atleta não se sentiu bem durante determinado trecho da prova, conquistando a terceira colocação.
Os atletas de Ilhabela José Geraldo Lopes, Osvaldo de Castro e Eduardo Domingues, conquistaram 4ª, 6ª e 10ª colocações, respectivamente.
“As equipes de Ilhabela estão de parabéns com a conquista do 1º, 2º e 4º lugares e as colocações dos atletas que correram no Desafio Castelhanos”, declarou Luiz Lobo, secretário de Esportes, Lazer e Recreação de Ilhabela.
“Graças ao apoio do nosso prefeito Toninho Colucci e do secretário Luiz Lobo e ao apoio dado pelos nossos patrocinadores e apoiadores, conseguimos oferecer um bom suporte aos atletas de Ilhabela”, declarou Wilson Gomes de Jesus, atleta e técnico das equipes A, B e C de Ilhabela.
As equipes têm o apoio da Prefeitura, através das Secretarias de Esportes, Turismo, Educação, Obras, Diretoria de Transportes e Gabinete do Prefeito, além dos apoios das empresas Martins Valdisserra, Hotel Itapemar Turismo e Restaurante Famiglia Manzoli.
A Corpore Terra e Mar é uma das mais tradicionais prova de revezamento do país e este ano está na sua 9ª edição. Este ano, o evento contou com uma disputa paralela: a realização do 2º Desafio Castelhanos, prova não exclusiva para associados da Corpore e teve a participação de 121 equipes, vindas das cidades de Atibaia, São Paulo, Campinas, Campos do Jordão, São José dos Campos, Sorocaba, Piracicaba e Guarulhos, além de Ilhabela. A prova de revezamento reúne equipes masculinas, femininas e mistas, formadas por oito atletas, que se revezam durante a prova.
Agora as equipes de Ilhabela se preparam para a Corpore Campos do Jordão Corrida e Bike na Montanha, que será realizado em setembro, em Campos do Jordão.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Fundo Social de Ilhabela prepara a Campanha do Agasalho 2009

Ilhabela - A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela, Lúcia Reale, participou na última semana do lançamento oficial da Campanha do Agasalho 2009, lançada pela primeira dama do Estado, Mônica Serra, no Palácio dos Bandeirantes.
Segundo Lúcia Reale, a campanha deverá estar nas ruas no início de junho.
“Os pontos de coletas são estratégicos, como escolas, drogarias, supermercados, empresas, condomínios, bancos, Prefeitura, Fórum, Delegacia, entre outros”, explicou Lúcia.
Em todo o Estado serão 25 mil caixas e 350 mil sacolas para arrecadação. Este ano, segundo Mônica Serra, foi agregado ao conceito de solidariedade a conscientização e reflexão sobre questões ambientais e sustentabilidade. A campanha pede que todos pratiquem os "três Rs": Reduzir, Reutilizar e Reciclar. O final da campanha está previsto para a primeira quinzena de julho. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Ilhabela continua com Campanha de Vacinação de Idosos até atingir meta

Ilhabela - A campanha de vacinação para idosos acima de 60 anos prossegue em Ilhabela até que a Secretaria de Saúde atinja a meta de 80% da população ativa, que hoje chega a 1,9 mil idosos. De acordo com dados da Secretaria de Saúde de Ilhabela, foram vacinadas mais de 75% dessa população.
Até a próxima quarta-feira (20/05), as vacinas serão aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde, sempre das 8h às 17h. Nesta data, os dados de 2009 deverão ser finalizados. Se a meta for atingida, a campanha será finalizada.
Em 2008, foram vacinados 1.636 idosos, o que representou 92% da cobertura vacinal, estimada em 1.777 idosos.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Ex-vereador de Ilhabela é um os 150 melhores legisladores do Brasil

Ilhabela - O ex-vereador de Ilhabela, José Roberto de Campos, o Beto, conquistou o “Premio do Mérito Legislador 2008”, como um dos autores dos 150 melhores Projetos Parlamentares do País, segundo análise do IDELB (Instituto de Estudos Legislativos Brasileiros) e Senado Federal. Foram analisados mais de três mil projetos de Lei nas esferas Municipal, Estadual e Federal e no Estado de São Paulo apenas quatro projetos foram selecionados, sendo o de Beto Campos o único representante da região do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte. A entrega do Mérito Legislador 2008 será no próximo dia 26/5 em Brasília.
O ex-vereador, hoje assessor de gabinete da Prefeitura do arquipélago, conquistou o prêmio ao apresentar o projeto de Lei que institui o “Selo Verde”, destinado a entidades, empresas e órgãos públicos que desenvolvam ações de preservação, respeito e recuperação do Meio Ambiente em Ilhabela. Na época da apresentação, o projeto foi aceito por unanimidade e hoje é Lei, sancionada pelo ex-prefeito Manoel Marcos, no entanto, ainda não foi executada. “Fiquei muito feliz com a conquista, principalmente por acreditar que o projeto é de alta relevância para nossa cidade. Agora, com esse reconhecimento e uma nova administração na Ilha, talvez seja o momento de resgatar o debate e fazer com que a Lei seja cumprida”, destaca.
Eleito em 2004 aos 21 anos, Beto Campos obteve a quinta colocação em número de votos e entrou para a história da Câmara de Ilhabela como o mais jovem vereador da Casa e também do Litoral Norte. Assumiu a vice-presidência da Mesa Diretora no primeiro biênio e presidiu também a Comissão Permanente de Justiça e Redação. Atualmente cursa o último ano da faculdade de Direito no Centro Universitário Módulo, em Caraguatatuba.

A Lei
De acordo com a Lei criada por Campos, o “Selo Verde” deve ser outorgado pela Câmara Municipal mediante o cumprimento de vários requisitos, entre eles o cumprimento das normas ambientais em todas as esferas do Poder Público, possuir tratamento adequado de água e para os resíduos sólidos, entre outros. Além da publicidade em ofícios, documentos da Câmara Municipal bem como propaganda institucional de empresas do município, a Lei ainda autoriza o Poder Executivo a conceder através de Lei Complementar, benefícios fiscais às empresas e entidades que obtiverem o “Selo Verde”.(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Exposição fotográfica homenageia casais caiçaras que se uniram até a década de 70

São Sebastião - A exposição fotográfica, realizada pela Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), através do Departamento de Patrimônio Histórico Cultural, que aconteceu na noite deste sábado, dia 16, na entrada da Sectur, atraiu casais de todas as idades, incluindo os mais antigos, que tiveram seu matrimônio há cerca de 50 anos.
Na abertura da exposição a Sectur homenageou casais caiçaras presentes, incluindo um casal, Nelson e Wilma Santos, que neste dia, estavam completando 56 anos de matrimônio.
Para a organizadora do evento e diretora do Departamento de Patrimônio Histórico Cultural, Rosângela Dias da Ressurreição, é uma alegria a realização de um evento como este, pois valoriza ainda mais as tradições, tendo a oportunidade de unir os casais ainda vivos e unidos. “Sabemos que ao longo do tempo alguns casais se desencontraram, outros já não estão entre nós e os uns ainda se encontram conosco, e é com muita alegria que prestamos esta homenagem”, diz Rosângela. “A escolha da data foi porque, tradicionalmente o mês de maio é considerado o mês das noivas, mesmo que na história de São Sebastião, os registros de casamentos, na sua maioria, tenham acontecido nos meses de setembro e junho. Mas resolvemos homenagear e valorizar os nossos casais”, conta a diretora de Patrimônio Histórico Cultural.
De acordo com o casal, Nelson Santos, 85 anos e Wilma Santos, 78, que neste sábado completaram 56 anos de união, o segredo de um casamento tão longo é a compreensão, respeito, amor e confiança. “Sempre prestigiamos juntos eventos que valorizam o caiçara, e é um orgulho muito grande para nós uma homenagem como esta”, enfatiza o casal.
Esta exposição permanece na entrada da Sectur, aberta ao público, com 21 fotografias de casais caiçaras, que se uniram nos períodos de 1931 a 1972.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Basquete Cadete masculino vai a Cubatão e consegue a vitória

São Sebastião - A categoria Cadete do basquete masculino de São Sebastião se reergueu na Liga Paulista ao vencer Cubatão por 55 a 48 na casa do adversário, no domingo, dia 17.
No começo da partida, os sebastianenses se destacaram pela forte defesa e ataque ofensivo consistente e levou o 1º quarto por 21 a 6.
No 2º quarto, porém, a equipe cometeu alguns erros no ataque o que resultou em um contra-ataque muito preciso e conseqüentemente, na vitória por 9 a 19, o que diminuiu a diferença para apenas cinco pontos.
Mas na volta do intervalo, os atletas aprimoraram a marcação e diminuíram os erros no ataque; o 3º quarto fechou em 14 a 9 e aumentou a diferença em 10 pontos.
No último quarto, a equipe de Cubatão veio com força total em busca da vitória, mas o time manteve o equilíbrio e mesmo com o placar em 11 a 14, garantiu a segunda vitória na competição por 55 a 48.
O próximo jogo será contra o São Caetano, novamente fora de casa, no próximo domingo, dia 24.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião é o vencedor do Campeonato Regional de Malha

São Sebastião - A equipe de malha da Seesp (Secretaria de Esportes) de São Sebastião é a campeã do torneio regional da modalidade. A final foi neste domingo, dia 17, em Ilhabela.
A primeira partida teve a participação de dois times caraguatatubenses e Barranco Alto levou a melhor sobre o Indaiá por 102 a 90.
Já na segunda partida, os sebastianenses desbancaram o Barranco Alto numa emocionante disputa de 106 a 102.
Na terceira, a equipe de São Sebastião se consagrou sobre o Indaiá por 110 a 106. Com isso, o resultado geral do Campeonato Regional de Malha teve São Sebastião em primeiro lugar, Barranco Alto em segundo e Indaiá em terceiro. A equipe campeã é promessa no Campeonato Estadual de Malha.
A Liga Sebastianense de Malha, responsável pelo Campeonato Regional, já prevê um torneio de duplas para o final de maio e durante o mês de junho.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Futsal masculino vai para as oitavas de final da 3ª Copa Verão do Guarujá

São Sebastião - A equipe de futsal masculino de São Sebastião se classificou para as oitavas de final da 3ª Copa Verão do Guarujá na sexta-feira, dia 15.
O adversário CAMPG foi derrotado por 7 a 3. Os gols da equipe sebastianense ficaram por conta de Alex Bitencourt, Gabriel Bernardes, o “Baianinho”, Vitor Umbelina e Deivison Rafael.
Na próxima terça-feira, dia 19, também no Guarujá, os jogadores enfrentarão a equipe Vila Mirim.
A 3ª Copa Verão é organizada pela Liga de Futebol de Salão do Guarujá.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeito de São Sebastião acompanha de perto o Mutirão da Cidadania

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião Ernane Primazzi acompanhou de perto os trabalhos desenvolvidos no último final de semana dentro do Mutirão da Cidadania realizado na Costa Norte do município em parceria com a empresa Ideal Terraplanagem Ltda.
As atividades englobaram várias secretarias, a exemplo da Educação, Cultura e Turismo, Saúde, Assuntos Jurídicos e de Trabalho e Desenvolvimento Humano (esta com apoio do Fundo Social de Solidariedade e Banco do Povo). Neste processo centenas de pessoas foram envolvidas no processo, muitas delas em regime voluntário, a exemplo dos funcionários da Ideal de propriedade de Robson Sant´anna.
Entre os serviços realizados, limpeza de ruas e valas, capina, podas, serviços de recuperação de vias públicas, educação no trânsito e ambiental, orientações sobre prevenção de DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), contra a Dengue e distribuição de camisinhas.
Para o prefeito a iniciativa foi de suma importância; em sua opinião toda empresa tem que mostrar à comunidade sem lado social, ou seja, retribuir à sociedade o que ela periodicamente investe.
Primazzi enfatizou haver na região mais de 16 mil habitantes. “É a Prefeitura na rua”, disse, “Isso mostra o quanto a atual Administração está preocupada com a manutenção dos serviços e em nome de toda a comunidade agradeço a Ideal Terraplanagem e afirmo que melhor seria se todas as empresas tivessem a mesma visão e conseguíssemos fechar outras parcerias, ao longo desta gestão, para beneficiar o Município como um todo e para isso esperamos contar com a participação da própria sociedade”, declarou.
O empresário Robson Sant’anna retribuiu os agradecimentos pela oportunidade concedida pela Prefeitura. “É importante esse envolvimento. A Administração nos abriu a porta e vamos ajudar em outras circunstâncias, com outras parcerias. Realmente São Sebastião está em boas mãos, são pessoas de bem que estão à frente do Poder Executivo e o município só tem a ganhar com tudo isso”, afirmou.
Para o vice-prefeito Wagner Teixeira a idéia do mutirão foi brilhante. “O prefeito mostra com essa ação que São Sebastião não tem dono; os donos são aqueles que vivem aqui, ou seja, a própria população”, frisou. Como secretário das Administrações Regionais Teixeira manifestou seu desejo de que outras empresas seguissem o exemplo da Ideal e chamou a atenção para a Costa Sul. “Ações semelhantes seriam igualmente muito bem vindas naquela região”.
No domingo, dia 17, o prefeito retornou à Costa Norte e circulou pelo Canto do Mar, Enseada, Jaraguá, Parque Saveiro e também pela Escolinha para acompanhar os trabalhos ao lado do diretor da Regional Costa Norte, Milton Costa, e dos assessores de departamento Oswaldo Gonçalves (Costa Norte), e Nelson Correa (Costa Sul).(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Secretaria de Saúde comemora sucesso da Semana da Luta Anti-manicomial

São Sebastião - O último dia da Semana da Luta Anti-manicomial, em São Sebastião, marcou a importância do trabalho voltado à saúde mental e a participação do município nesta causa.
Durante os dias 12 e 18 de maio, foram realizadas atividades, gincanas e palestras, além de serem destacados alguns aspectos importantes, tais como o acolhimento do paciente com transtornos mentais e o encaminhamento de escolares para o serviço de saúde mental da cidade.
Diversas recreações dirigidas e esportes adaptados marcaram o encerramento nesta segunda-feira, dia18; palestras ministradas sobre “Aspectos gerais e abordagem terapêutica no CAPS I”, pela terapeuta ocupacional do CAPS I, Nair Shinoda Oliveira, e “Reabilitação psicossocial de pacientes em transtorno mental”, pela psicóloga Adriana Satiro Sivilha, do Núcleo do Vale do Paraíba, foram de igual relevância para os profissionais presentes.
E para fechar com chave de ouro, uma apresentação de música e dança com pacientes do CAPS I, coordenada pela professora de Educação Física Denise Maria Barbosa. A dedicação dos participantes emocionou e animou a platéia, que acompanhou com palmas.
Segundo o coordenador de Saúde Mental, Ubirajara Nascimento, os objetivos da Semana foram atingidos. “O intuito era de, como no ano passado, realizar um trabalho que fosse voltado a toda a rede de saúde”.
Nascimento aponta a importância da participação das pessoas no evento como futuros formadores de opinião: “tanto os profissionais de saúde mental como o público em geral agora se tornam multiplicadores, para que esta área seja mais valorizada e sejam evitadas as internações”.
Ainda segundo ele, ações muito eficazes já estão em prática, graças a participação do poder público e atividades desenvolvidas pela comunidade. Para o coordenador, essa união é de extrema importância.
Mas ressalta: “ainda há muito trabalho pela frente. Com a Semana, diversos contatos foram feitos com interessados em saber mais a respeito da saúde mental, tais como Rotary Club e agentes da comunidade indígena, que pretendem realizar trabalhos contra a dependência química presente na realidade dos índios.
O coordenador fez as considerações finais: “foram sete dias de trabalho muito produtivo, entre atividades, palestras e gincanas, as quais só contribuíram para divulgar ainda mais os trabalhos realizados na saúde mental”.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Vacinação para os idosos continua até sexta-feira com a meta de chegar a 80%

São Sebastião - Até a manhã desta segunda-feira, dia 18, os Postos de Saúde de São Sebastião já vacinaram 4.048 idosos, com mais de 60 anos, atingindo um total de 77,78% desse público.
De acordo com a chefe de Divisão da Vigilância Epidemiológica e coordenadora da campanha, Márcia Saavedra de Souza, a meta, até sexta-feira, é vacinar, pelo menos, 80% de idosos. "Pedimos que os idosos procurem o Posto de Saúde mais próximo de sua residência e tome sua vacina", pede Márcia. "Aqueles que não conseguirem, por algum motivo de saúde, se deslocar até um Posto, pode, através de um parente, solicitar que um Agente de Saúde vá até sua residência e aplique a vacina", acrescenta. Já com relação a algum idoso que esteja internado, ou enfermo, a orientação na Secretaria de Saúde é que um agente vá ao paciente e aplique a vacina. Mas vale lembrar que a pessoa a ser vacinada não pode estar com sintomas de gripe.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Vereador solicita criação de Comissão de Preservação do Patrimônio Histórico

São Sebastião - O vereador de São Sebastião, Marcos Jorge (PV), solicitou ao presidente da Câmara, Luiz Antônio Santana Barroso (DEM), o Coringa, a criação da Comissão de Segurança e preservação do Patrimônio Histórico e Cultural.
De acordo com o vereador, a comissão parlamentar é importante porque o município ainda não possui uma estrutura adequada para o trânsito de veículos e para a recepção de turistas, demandas que devem aumentar a partir de 2010, quando a cidade passará a receber os navios transatlânticos.
“O município tem grandes atrativos históricos, culturais e sociais, bem como um porto. A cada ano, o número de turistas e veículos de transporte de carga e de pessoal aumenta significativamente e essa situação deve se agravar a partir de 2010, por isso acho importante a criação de uma comissão para assegurar e cobrar do poder público infra-estrutura adequada para atender a essa demanda”, disse o vereador. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Vereadores de São Sebastião solicitam informações sobre a Banda Municipal

São Sebastião - Os vereadores de São Sebastião, Marcos Tenório (PMDB) e Artur Balut (PSDC), estão solicitando informação da Prefeitura sobre a Banda Municipal.
Tenório questiona se existe algum projeto em andamento com a finalidade de aumentar o número de componentes da Banda e, se existe, qual será o critério que a Prefeitura adotará para contratação.
“A Banda possui um limite de vagas para a composição dos músicos que representam o nosso município e muito participam de forma voluntária, ou seja, não recebem nada por isso. Caso haja interesse em aumentar o número de componentes, acredito que é preciso aproveitar os músicos que estão, há mais de seis meses, atuando como voluntários”, conta o vereador.
Já o vereador Artur Balut (PSDC) questiona se todos os músicos que integram a Banda Municipal moram em São Sebastião.
Além disso, qual o critério utilizado para entrada e dispensa dos músicos e se o servidor que está à frente da Banda é concursado como maestro e, caso negativo, qual é o cargo de origem do referido servidor.
Balut também pergunta se o maestro da Banda Municipal cumpre horário e qual é a sua jornada de trabalho. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

Ubatuba participa do lançamento da Campanha do Agasalho 2009
No ano passado, Ubatuba arrecadou 13.280 peças, entre roupas, sapatos e cobertores. A meta de arrecadação para todo o Estado neste ano é de 25 milhões de peças

Ubatuba - O Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Ubatuba esteve representado na abertura da Campanha do Agasalho 2009, realizada no último dia 12, no Palácio dos Bandeirantes. O lançamento contou com a presença da presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (FUSSESP), Monica Serra. A assessora do Fundo Social, Maily Morbin e a secretária do Gabinete, Rosimeire Vargas representaram Ubatuba na solenidade.
Ubatuba receberá 30 caixas que funcionarão como os coletores de agasalho e que serão distribuídas em escolas, cartórios, prédios da Prefeitura e estabelecimentos comerciais. Os agasalhos arrecadados serão encaminhados para a Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social de Ubatuba. No ano passado, Ubatuba arrecadou 13.280 peças, entre roupas, sapatos e cobertores. A meta de arrecadação para todo o Estado é de 25 milhões de peças. A campanha será encerrada na primeira quinzena de julho.
A primeira-dama de Ubatuba e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba, Denise Cesar, diz que a meta de Ubatuba é superar o número de peças arrecadadas no ano passado. “O povo de Ubatuba é muito solidário e com certeza vamos ultrapassar o número de arrecadações do ano passado”, afirmou Denise Cesar.

Solidariedade e conscientização
Neste ano foi agregado ao conceito de solidariedade a conscientização e reflexão sobre questões ambientais e sustentabilidade. A campanha pede que todos pratiquem os "três Rs": Reduzir, Reutilizar e Reciclar. A DPZ Propaganda, voluntariamente, criou e desenvolveu todas as peças publicitárias apresentadas no evento de lançamento, além do plano de mídia. O ator Dan Stulbach, protagonista da Campanha, cedeu gratuitamente sua imagem. Há 13 anos o FUSSESP promove a campanha do agasalho.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Dia da Reforma Psiquiátrica leva diversas ações ao Calçadão
O objetivo do evento é promover a reinserção de pessoas com transtornos mentais e psicológicos nas atividades sociais

Ubatuba - Exposições de arte e artesanato, apresentações de capoeira, teatro, judô, hip-hop, cultura popular e oficinas culinárias, entre outras atividades, marcaram o Dia Nacional da Reforma Psiquiátrica em Ubatuba.
Um grande evento para marcar a data aconteceu no Calçadão da Avenida Dona Maria Alves. Nesta terça-feira, 19, as atividades continuam acontecendo no calçadão. Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Saúde Mental e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), o evento busca integrar os mais diversos setores, para promover a reinserção de pessoas com transtornos mentais e psicológicos nas atividades sociais.
O coordenador da Saúde Mental de Ubatuba, Arnaldo Batista Alves, afirma que esta data e os eventos que a celebram buscam quebrar os paradigmas criados em torno dos transtornos mentais. “Estamos aqui, rodeados de pacientes, que são pessoas comuns. Qualquer pessoa está sujeita a precisar de um tratamento relativo à saúde mental e ainda assim, ser parte atuante da sociedade, trabalhando, estudando e tendo amigos. Este evento tem também o objetivo de homenagear as pessoas que fazem um trabalho paralelo com o nosso e ajudam, tanto a recuperar, quanto a manter a saúde mental”, afirma Arnaldo.
Representando o prefeito Eduardo Cesar, o vice Rui Teixeira Leite esteve presente na abertura do evento. “Esta é uma área muito importante da saúde, que merece muita atenção. Fico feliz por saber que esta grande festa está acontecendo para esclarecer e mostrar a todos o trabalho bonito que está sendo desenvolvido em Ubatuba.”(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Poesia Topo

Anuncie

O que poderia ter acontecido

O sentimento que ficou
com o marujo que não partiu
na nave de Vasco da Gama,
eu também sinto hoje,
quando me assalta a recordação,
ao me deparar
com uma promissora antiga paixão.


Inverno na Serra

O melhor meio
de espantar o frio da madrugada
é convida-lo para um café
e privar de sua intimidade
ao pé do fogão a lenha
até o advento da claridade.



Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Meninos do Parque

Resposta ao Sr. Silvio Marcio de Paula – Funcionário da Secretária de Turismo da Prefeitura de Ubatuba – Referente à carta do dia 18/05

Como cidadã que trabalha voluntariamente para uma Associação que pretendia fomentar o turismo da região sul de Ubatuba, não direi que o Senhor me respondeu com inverdades, mas sim que vou continuar afirmando que; o Sr. Bittencourt, Secretário de Turismo, diante de todos os presentes na citada reunião disse que haveria a possibilidade de ceder a estrutura para a Festa da Tainha (palco, som e tendas) e que viria a confirmar com Sra. Luciana Machado e por vezes perguntei a mesma se houvera confirmação e a resposta foi negativa. Ele não confirmou.
Quando o Senhor disse que ao ceder palco, barracas, som e iluminação a Prefeitura esta dando mais do que a estrutura que esta fazendo grande parte da festa, não concordo com suas palavras, pode ser que eu esteja errada, mas acredito que o Senhor nunca tenha participado da organização de uma festa deste porte, pois as festas da tainha que vínhamos realizando aqui na Maranduba já eram festas de grande porte, e o que a Prefeitura nos fornecia era a estrutura sim, porque o que é palco, som, iluminação e barracas se não estrutura básica ? Saiba que para a realização da Festa da Tainha, iniciávamos os trabalhos com dois meses de antecedência, confecção de convites, vendas, divulgação, organização das 10 barracas de Assoc. de Bairro, pesquisas de preços, compras; contratação de vigilância, garçons, bandas, eventos culturais durante os três dias de festa, pedido de segurança pública, etc.
Quando uma pessoa chega a Festa da Tainha, ao sentar-se (em cadeiras e mesas que corríamos para arrumar emprestado) e ser servida com uma bela tainha assada na telha, acompanhada de poções de arroz, farofa e maionese; talvez ela não avalie o quanto trabalhamos antes para poder estar servindo tudo fresquinho e feito na hora, isso dentro de um grande evento com bandas e shows culturais; mas pensei que uma Secretaria de Turismo pudesse avaliar e valorizar este trabalho e acabo de ver que isso não ocorreu, pois o Senhor acabou de se referir as minhas palavras como inverdades, então trabalhei tanto voluntariamente, por anos, para agora ser chamada de mentirosa.
Quando o Senhor disse em sua carta que a ABAMVITUR não aceitou suas tendas para a Marejada que teria sido na Semana Santa; que exigimos tendas alugadas e justificou que o aluguel das 10 tendas custaria $ 2,5 sendo que a Secretaria havia comprado 10 tendas por $ 7,5; posso te dizer o seguinte meu Senhor, das tendas que vocês compraram por $ 7,5 nós, a ABAMVITUR, compramos a dois anos atrás 10 tendas iguais as suas por $ 4,5 mas em razão de realizarmos as festas na Praça de Eventos da Maranduba, enfrentamos ventanias na beira da praia e em apenas um evento a ventania conseguiu destruir 06 das nossas tendas, foi por isso que pedimos tendas reforçadas.
Quanto ao alto preço que pagaram nas tendas, posso estar te indicando nosso fornecedor. Apesar de nossas tendas terem sido compradas a mais ou menos dois anos, acho que os preços não subiram tanto assim.
Infelizmente Sr. Silvio Marcio de Paula, se o Senhor nunca prestigiou nossa Festa da Tainha realizada pela ABAMVITUR não terá mais esta oportunidade, pois ela não se realizará por falta de confirmação da estrutura em tempo hábil, mas pode perguntar ao nosso Prefeito Eduardo César sobre nossas festas, ele veio em todas as Festas da Tainha e fazíamos o agradecimento pelo apoio da Prefeitura, da Setur e Fundart, ele sabe que nosso trabalho é sério, não somos irresponsáveis e não usamos de inverdades, fale que sou a Bel Romão, é assim que ele me conhece.

Izabel Lopes de Araújo
(Bel Romão – Sertão da Quina)
1ª tesoureira da ABAMVITUR

Colaboração cidadã
Sr. Secretário da Saúde, Clingel Frota.

Li apreensivo o necrológio que, Vossa Senhoria, publicou sobre os carros da Secretaria de Saúde, no semanário “MOMENTO”, de 16 a 23 – 05 – 09, pg 04. Necrológio que, neste momento, poderia ser ampliado para a maior parte dos veículos da Prefeitura. A situação exposta é grave e preocupante para todos os cidadãos.
Estimulado, pelo amor a Ubatuba, à saúde e vida dos motoristas, das pessoas que transportam, de sua afirmativa: “DIANTE DO EXPOSTO, ESTAMOS A DISPOSIÇÂO PARA OUVIR QUALQUER SUGESTÃO A RESPEITO” e após quatro anos de experiência, na Secretaria Municipal de Educação, (2001-2004), passo a fazer algumas sugestões óbvias. Antes, o informo, que recebi, a Secretaria de Educação, com sete veículos. Deles, só três, conseguiam sair da garagem, em 02-01-2001, e estavam a serviço de outra secretaria. Entregamos, naquela Secretaria, em 01-01-05, 25(vinte e cinco) veículos em perfeitas condições de viajar a longas distâncias. Sendo os veículos novos e bem conservados não tivemos acidentes.
SUGESTÕES:
-Não culpe os outros (funcionários, mecânicos, motoristas, administrações anteriores, outros níveis de governo) pelas deficiências na responsabilidade dos agentes administrativos atuais. A Administração Municipal ocorre “AQUI” (Ubatuba) e “AGORA” (2009) e, seu funcionamento ou não funcionamento, é de responsabilidade do Sr. Prefeito e de seus secretários e assessores. De mais ninguém. Nunca esqueça que estão no quinto ano de administração. O passado também é seu.
-Os veículos da Secretaria de Saúde, que viajam, percorrem, por mês, entre 10.000 e 15.000 km ou entre 120.000 e 180.000, por ano. Conseqüentemente, mesmo aqueles mais fortes (Vans Sprinter e Micros) e que tiveram suas revisões feitas regularmente (parece não ser o que acontece na atual administração) devem ser trocados a cada quatro anos por outros novos. Essa providência não tem sido tomada. Vossa Senhoria afirma, serem esses veículos, de 2001 e 2004, (Administração do Sr. Paulo Ramos de Oliveira) e “cuja manutenção é efetuada atendendo a critérios mínimos de segurança em relação à mecânica”. De quem é a responsabilidade?. É necessário por em prática os mantras tantas vezes repetidos: “revitalizar”, “renovar”, “atualizar”.
-Veículos Kombi não são apropriados para viagens longas, por serem descômodos e pouco resistentes.
-Os veículos, que atendem a hemodiálese e transportam doentes para ficarem internados em hospitais, devem possuir bagageiro. Já é o caso do MICRO-2004. Este foi assim equipado a pedido dos usuários.
-Veículos da Saúde devem servir, única e exclusivamente, à Secretaria. Evitar usos políticos, alheios aos deveres da Prefeitura, cabe ao Sr. Secretário. Podem ocorrer aborrecimentos mas......querendo, se consegue. Passei, galhardamente, por essa prova.
-Recursos humanos sempre serão assunto delicado e merecedor de atenção, racionalidade, respeito e carinho. Muito carinho. Há uma série de providências possíveis de serem tomadas para manter as equipes e os motoristas satisfeitos, harmônicos e em boas condições físicas e psíquicas. Algumas nos parecem óbvias e fáceis:
a)Não permitir, ao mesmo motorista, viajar em dias consecutivos saindo de Ubatuba de madrugada e voltando tarde da noite.
b)Distribuir a prestação de horas extra proporcionalmente para todos.
c)Dota-los de recursos suficientes (adiantamentos ou diárias) para que possam se alimentar em viagem.
d)Doar-lhes uniformes completos com identidade nos bolsos da camisa e do agasalho.
e)Reuni-los, (a cada três meses), em finais de semana, pagando-lhes diárias ou horas extra, para cursos de orientação com psicólogos ou especialistas em recursos humanos, fazendo-os refletir sobre a importância social de seus serviços e sobre posturas e comportamentos para bem presta-los. Esses cursos devem ser ministrados em ambiente descontraído e com fornecimento de alimentação.
f)Dotar os veículos de CD e rádio ou telefone celular e praticar a vigilância e o controle constante das viagens.
g)Manter canais de atendimento as reclamações dos usuários, pesquisar a veracidade de toda reclamação e, sendo procedente, tomar providências imediatas.
h)Semestralmente, submete-los a exames de saúde, físicos e psíquicos, na própria Secretaria de Saúde.
Com veículos novos, bem conservados e motoristas satisfeitos, saudáveis, treinados e bem controlados, certamente, Vossa Senhoria, não terá as contrariedades de ver carros pegando fogo e acidentes com mortes e feridos. Saudações.
VIVA UBATUBA! Que venham veículos novos para a Secretaria de Saúde!.

 Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba, 18 de maio de 2009.

Unidade de Conservação

O Parque Estadual da Serra do Mar é uma Unidade de Conservação, não um parque de diversões, e só esta preservado porque não é próprio para utilização antrópica.
Sim, houveram desmatamentos anteriores em alguns pontos, por caiçaras e especuladores, infrutíferos, pois quase toda área da Unidade de Conservação, na maior parte acima da cota 100, é imprópria para qualquer agricultura e de risco para assentamentos urbanos - por isso se preserva, como já estava preservado antes do "parque".
Será que alguém gostaria de ver nossos contrafortes e morros "carecas" - tornar-se-iam "mera" paisagem.
A exuberante paisagem do nosso litoral, mesmo com parcos incentivos traz o turismo, ainda extremamente sazonal, mas muito mais promissor do que roças de mandioca, e a inclusão dos caiçaras é franca, tanto que a oportunidade traz também migrantes, que talvez já tenha superado em número.
A revolução é inerente à evolução, a cultura tradicional caiçara irremediavelmente está sendo e será atualizada. Ahh se pudéssemos também preservá-los!!
Vamos torcer para que o controle da área marinha, também traga peixes aos costões, praias e aos nossos anzóis.

Genésio F.

 

Humor

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ressaca na Sununga  © Nelson Schmidt

Ressaca na Sununga
© Nelson Schmidt

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor