Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 20  de Maio de 2009 - Nº 20983 Edições Anteriores

Sportmar Ilhabela Enigmas Anuncie Aqui!

Região


Caraguatatuba
Caraguá quer manter o título de campeã em solidariedade
Natação de Caraguá traz seis medalhas para o município
Prefeitura divulga atividades esportivas do Dia do Desafio
Módulo Sedia apresentação de Projeto de Arborização em Caraguá
Legislativo discute Projetos de Infra-estrutura
Evento Comemorativo Ao Dia Mundial Do Meio Ambiente
Olivier Anquier cozinha ao vivo nesta sexta e sábado em Caraguá
Virada Cultural agita a cidade e leva milhares de pessoas às ruas


Ilhabela
Câmara vota reajuste de servidores públicos em Extraordinária nesta quarta-feira
Chico César agita público de 2 mil pessoas na Semana da Cultura Caiçara em Ilhabela
Prefeito de Ilhabela e superintendente da Sabesp discutem projeto de saneamento para região do alto da Barra Velha
Prefeitura e Parque Estadual de Ilhabela iniciam I Curso para Condutores de Veículo 4X4
Secretaria de Educação de Ilhabela realiza 3º encontro do curso de capacitação para professores do ensino infantil

São Sebastião
Comunicado do “Programa Minha Casa, Minha Vida”
Equipe sebastianense de vôlei adaptado vence Ubatuba em amistoso
Ernane participa de reunião do CBH e reforça ação por Usina de Lixo em São Sebastião
Judocas sebastianenses vencem “Taça Cidade São Sebastião de Judô”

Ubatuba
O Condetran em parceria com a ACIU oferece curso para Motoristas
CONVITE RACCO
Trottoir - Confraria da Criação - Ubatuba
Prefeitura realiza audiência pública de prestação de contas
Ubatuba recebe prova de triathlon olímpico neste domingo
Servidor público receberá reajuste desde fevereiro

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Litoral Norte -
 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Caraguá quer manter o título de campeã em solidariedade
Município participa de gincana que arrecada alimentos para entidades sociais

Caraguatatuba - A missão de tornar Caraguá bicampeã em ajudar o próximo está nas mãos da Escola Municipal Maria Thereza de Souza, no Jetuba. Nessa terça-feira (19), ela aceitou o desafio de representar o município na 10ª edição da Gincana da Solidariedade, da TV Vanguarda. A estreia será somente em agosto, mas as arrecadações já começaram. O alimento da primeira fase é o arroz.
O organizador do evento, Daniel Pasqualin, esteve com a diretora da EMEF e o vice-prefeito da cidade para formalizar a participação. Competem entre si 15 municípios, que arrecadam mantimentos para suas próprias entidades assistenciais e fundos de solidariedade. “É a oportunidade de mostrar na televisão que bons exemplos existem”, disse Pasqualin, que também é o apresentador da atração.
Esse é o 10º ano da Gincana e Caraguá está com responsabilidade dobrada. Em 2008 o município foi campeão na disputa, título que, até então, era revezado entre São José dos Campos e Taubaté. A primeira fase, classificatória, será com as cidades Pindamonhangaba, Taubaté, Caçapava e São Luís do Paraitinga. Além de arrecadar alimentos, os alunos ainda passam por provas de pergunta e resposta, artes e outras brincadeiras.
A EMEF do Jetuba, com cerca de 600 alunos, foi indicada pela secretaria de Educação para representar o município por suas características atenderem às necessidades da organização do evento: a escola possui, além de ensino fundamental, educação infantil e de jovens e adultos, além de nunca ter participado da Gincana. No entanto, todas as outras unidades da rede também estão participando e servem de posto de arrecadação para os alimentos. A supervisora de ensino da secretaria municipal, Olimpia Sousa, explica que todos os estudantes serão mobilizados. “O objetivo é despertar o espírito da solidariedade nas crianças e que ele nunca se perca”, disse.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Natação de Caraguá traz seis medalhas para o município
Atletas conseguiram primeiras colocações em campeonato disputado em São Paulo

Caraguatatuba - A equipe de natação da secretaria de Esportes de Caraguá conquistou bons resultados no último domingo (17) quando disputou no ginásio Baby Barione, em São Paulo, a final do 11º Troféu Gustavo Borges. O evento reuniu nadadores de vários Estados brasileiros como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Goiás.
Caraguá disputou posições em 14 provas e conseguiu seis medalhas para a cidade nas modalidades nado livre, costas e revezamento 4x50. A competição teve a presença do atleta Gustavo Borges que premiou os novos talentos da modalidade.
A professora Juliana Aparecida de Oliveira ficou muito contente com os resultados. “A equipe dedicou-se muito para esse evento. É a primeira vez que os alunos conseguem subir ao pódio tantas vezes nas finais da competição. Eles estão de parabéns”, disse.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Prefeitura divulga atividades esportivas do Dia do Desafio
Programação da secretaria de Esportes promete envolver toda a cidade

Caraguatatuba - A secretaria de Esportes de Caraguá divulgou as atividades esportivas programadas para o Dia do Desafio, competição mundial que acontece na próxima quarta-feira (27). Com o slogan “Você se mexe e o mundo mexe junto”, a campanha incentiva a prática regular da atividade física.
Artes marciais, voo livre, vôlei adaptado, atletismo, aeróbica, step, beach soccer, taco e recreação infantil serão as principais atrações da Praça de Eventos da Avenida da Praia, tudo a partir das 8h. A prefeitura informa que nos núcleos esportivos e Cemug as atividades serão normais com os professores.
A cidade vai enfrentar El Cerrito, município que fica no estado de Valle Del Cauca, na Colômbia, que tem população média de 54 mil habitantes. Em Caraguá existem 94.598 moradores, segundo o IBGE. A expectativa da secretaria de Esportes da prefeitura é superar o número de participantes do ano passado, que foi de 39.722 pessoas.
Os interessados devem praticar pelo menos 15 minutos de atividade física entre 8h e 17h no dia 27. Para computar a participação no evento, as pessoas devem ligar para (12) 3897-1165 ou enviar um e-mail para esportecaragua@gmail.com(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Módulo Sedia apresentação de Projeto de Arborização em Caraguá

Caraguatatuba - O Centro Universitário Módulo, instituição do Litoral Norte de São Paulo, promove no próximo dia 22 de maio a apresentação do “Projeto Minha Árvore”, uma proposta de arborização urbana em Caraguatatuba. O evento será coordenado pelo diretor de Urbanismo, arquiteto e urbanista e professor do Módulo, Antonio César de Lima Abboud.
A proposta tem como objetivo trabalhar para a implantação da arborização nas ruas da cidade, dentro de conceitos técnicos e sustentáveis para evitar impactos na região. Os debates também tentarão sensibilizar a população local sobre a importância do projeto para que as metas sejam atingidas de forma espontânea e, dessa maneira, evitar a utilização de medidas punitivas.
Dividido em etapas de implantação, o projeto pretende ampliar em 30% a arborização da área do município, no mínimo. Atualmente Caraguá tem menos de 10% de sua área urbana arborizada. Todas as regiões e bairros serão envolvidos e terão suas principais avenidas arborizadas. O processo será iniciado pela área central.
O evento será realizado no Auditório Ângelo Nogueira Fonseca, no campus centro do Módulo. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas na entrada da palestra. As vagas são limitadas e quem participar ganhará uma muda de árvore para plantio.

Serviço:
Projeto Minha Árvore – Apresentação da proposta de Arborização da cidade
Data: 22 de maio, às 19h30
Local: Centro Universitário Módulo
Endereço: Avenida Frei Pacífico Wagner, 653 – Centro – Caraguatatuba – SP
Informações: (12) 3897-2041 (Fonte: UniMódulo)

Legislativo discute Projetos de Infra-estrutura
Propostas falam em taxas e isenções

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba discute nesta terça-feira – 19 de maio, durante a sua 16ª Sessão Ordinária semanal, Projetos de Lei ligados a infra-estrutura. Na Ordem do Dia apenas projetos de autoria dos Vereadores.
O Vereador Aurimar Mansano (PTB), apresenta proposta que concede isenção de taxa ou despesa por ocasião de sepultamento, desde que analisado pela Secretaria de Assistência Social, que irá comprovar a baixa renda do contribuinte.
Já o Presidente Omar Kazon (PR) quer isentar das taxas de pavimentação e limpeza pública os proprietários de imóveis localizados nas marginais que sirvam de via expressa para o trânsito intermunicipal, como por exemplo as marginais da SP-55 (Rodovia Prestes Maia), seja no sentido São Sebastião como Ubatuba.
O Vereador Pedro Ivo de Sousa Tau – Pedro Ivo (DEM) coloca em votação propositura que proíbe o trânsito de microônibus e ônibus na estrada do Morro Santo Antonio, a partir do Portal de Entrada. Esta deliberação visa organizar e disciplinar o Turismo no mais novo local e Cartão Postal da cidade.
Com o intuito de facilitar e dar maiores condições o Vereador Cristian Alves de Godoi – Baduca Filho (PDT), apresenta proposta que parcela o pagamento da taxa de licença para Vendedor Ambulante. A medida visa apoiar o Prestador de Serviço no ordenamento de seu orçamento e capital de trabalho.
Voltado para uma maior consciência ambiental, Projeto de Lei do Vereador e Presidente da Câmara de Caraguatatuba, Omar Kazon (PR) implanta o programa SOS Rios e Lagos de Caraguatatuba – Despoluição e Revitalização.
Agora voltado para a área da Saúde, projeto do mesmo autor dispõe sobre obrigatoriedade de avaliação oftalmológica (exame de vista) na Rede Municipal de Ensino a partir da Pré-Escola. Com isso problemas de visão podem ser mais facilmente detectados, evitando o descobrimento tardio deste tipo de doenças, contribuindo para um melhor aprendizado da criança.
Finalizando a Vereadora Vilma Teixeira de Oliveira Santos – Vilma do Posto (PSDB) coloca em votação Projeto que autoriza o Executivo a implantar Creche para Idoso em Caraguatatuba. O trato com Idosos faz parte das promessas de campanha da Vereadora, bem como da sua linha de trabalho quando Servidora Pública Municipal da Saúde.
O único Projeto com votação em Segundo Turno é de Emenda a Lei Orgânica e tem a autoria do Vereador Pedro Ivo de Sousa Tau – Pedro Ivo (DEM) e acrescenta parágrafo 4º ao artigo 207 da Lei Orgânica Municipal e prevê que – caso seja aprovado – que a Câmara decida sobre as Desapropriações que a Prefeitura desejar fazer. Este projeto já consta na Ordem do Dia a várias semanas.
As Sessões Ordinárias semanais podem ser acompanhadas ao vivo, desde que comparecendo as galerias da Sede do Legislativo, no centro da cidade, a partir das 19h30 de terça, de forma gratuita, ou pela Rádio Nova Oceânica/Jovem Pan, em 670Khz ou pelo site da emissora na Internet em www.radiooceanica.com.br  , clicando na janela “Rádio On Line”.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Evento Comemorativo Ao Dia Mundial Do Meio Ambiente
3ª Ambiarte – Meio Ambiente e Arte “ questões globais, ações locais “

Caraguatatuba - Dia : 05/06/09
Horário : das 9:00 as 12:00 hs
Local : Casa de Agricultura de Caraguatatuba - Rua Sebastião Mariano Nepomuceno,149 - Centro
Coordenação do Evento : Associação Caiçara do Juqueriquerê - ACAJU
Casa de Agricultura de Caraguatatuba - CATI/SAA
Apresentação de ações locais que estabelecem uma relação sustentável com o Meio Ambiente (conheça o que gente daqui faz, aqui, pelo meio ambiente )
. Meio Ambiente e Água
. Meio Ambiente e Plantas Medicinais
. Meio Ambiente e Cultura.
. Meio Ambiente, Arte e Artesanato
. Meio Ambiente e Agricultura
. Meio Ambiente e Pesca
Juntemos nossas idéias.
Venha fazer, conosco, um brinde à natureza (Saberes dos Sabores dos Chás )
(Divulgação)

Olivier Anquier cozinha ao vivo nesta sexta e sábado em Caraguá
As apresentações, dedicadas especialmente ao público feminino, acontecerão no Teatro Mario Covas, em Caraguá, nestas exta-feira e sábado, dias 22 e 23 de maio, às 21h

Caraguatatuba - O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta no “Mês das Mães”, uma atração que promete agradar o público feminino: Olivier Anquier leva ao palco a cozinha e o seu diário no espetáculo “Olivier, Fusca e Fogão”, com a produção do Coletivo de Arte Flor de Nan.
As apresentações acontecerão nesta sexta-feira e sábado, 22 e 23 de maio, às 21h, com uma iniciativa inédita em palcos do Brasil e a participação ativa do público.
Segundo explicou o produtor Fernando Moreno, que por meio do Flor de Nan tem trazido todo mês uma grande atração para a cidade, “a vinda de Olivier para Caraguá tem um significado especial neste mês, em que celebramos o Dia das Mães. Como trata-se de uma atração voltada ao público feminino, este é um bom presente para dar às mães, comemorando a data em grande estilo”, destacou.
Em “Olivier, Fusca e Fogão”, o Chef Olivier Anquier, no Brasil há mais de 28 anos, apresenta uma receita inédita em teatros do país, com um espetáculo de performances culinárias bastante divertidas, interativas e com boa dose de improvisos.
O público presente ao teatro terá grande participação. Ele irá decidir entre as opções de cardápio, a que será executada naquela noite. Além disso, vários convidados da platéia subirão ao palco para atuar como assistentes de Olivier na preparação dos menus escolhidos. Caberá aos assistentes convidados e também à platéia participar na degustação dos quitutes elaborados.
Com duração aproximada de duas horas, o espetáculo conta com algumas opções de menus e é o público quem elege o cardápio de cada sessão. Os espectadores poderão escolher entre os menus “Jantar Romântico” (com a participação de um casal da platéia e assistentes voluntários), “Soluções de Frigideira”, com o apresentador selecionando assistentes entre o público presente, para mostrar como é possível fazer muita coisa apenas com frigideiras e “Jantar Inesperado”, no qual o Chef mostra que não é preciso se desesperar se aparecerem de surpresa seis novos convidados no jantar.
O roteiro mostra o Chef Olivier como ele é, revelando segredos de cozinha, dando dicas de preparo e contando histórias que fizeram parte de sua trajetória como cozinheiro.
De acordo com a produtora Coletivo de Arte Flor de Nan, a indicação do espetáculo é 10 anos e os ingressos começarão a ser vendidos no dia 11 de maio na Nice Calçados da rua Santa Cruz, Himpacto Fashion, no Caraguá Praia Shopping, Ótica Ponto de Vista e bilheteria do Teatro Mario Covas, a R$ 40,00 e R$ 20,00. É importante destacar que estudantes, funcionários públicos, idosos, aposentados e clientes Porto Seguro (juntamente com acompanhantes), pagam meia entrada. Informações e reservas pelo site www.flordenan.com.br ou pelo disk-ingresso ligue (12) 8154-1952. Prestigie!

Serviço:
"Olivier, Fusca e Fogão”
Local: Teatro Mario Covas
Data: 22 e 23 de maio (sexta-feira e sábado) - 21h
Ingressos: R$ 40,00 e R$ 20,00
Pontos de venda: Nice Calçados (Santa Cruz), Himpacto Fashion (Caraguá Praia Shopping), Ótica Ponto de Vista e Bilheteria do teatro Mario Covas
Informações e disk ingresso: (12) 8154-1952 e 3883-4112
Haverá coletiva de imprensa com Olivier Anquier dia 22 de maio, sexta-feira, às 14 horas, no Teatro Mario Covas.
(Divulgação)

Virada Cultural agita a cidade e leva milhares de pessoas às ruas

Caraguatatuba - Caraguatatuba viveu nas 24 horas da Virada Cultural uma experiência cultural e artística. A diversidade das 28 atrações acontecendo simultaneamente em 4 pontos da cidade, levou às ruas um população ávida por absorver toda a programação. Crianças, jovens, adultos e famílias inteiras, com seus folhetos nas mãos, transitando entre a Praça de Eventos, Videoteca Lúcio Braun, Teatro Mario Covas e a Praça do Travessão, na tentativa de cumprir a meta: assistir a todos os eventos!
Uma iniciativa do Governo de São Paulo por meio da Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Prefeitura de Caraguá e a Fundacc, segundo dados dos técnicos da Secretaria estadual, contou com um público de 14.360 pessoas durante o evento.
A abertura, às 18h30, na Praça de Eventos, contou com a presença da secretaria estadual de Energia e Saneamento, Dilma Pena, do vice-prefeito Antonio Carlos Junior, do prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, Presidente da Fundacc, Eloíza Antunes, e do superintendente da Sabesp no Litoral Norte, José Bosco de Castro.
Após a cerimônia oficial, o público conferiu a abertura com a banda Funk Como Le Gusta, que deu início a maratona cultural, que teve início no dia 16 e só terminou às 18h do dia 17, domingo.
“Consideramos um grande sucesso a Virada Cultural em Caraguá. A programação oferecida pela Secretaria de Estado agradou a todos. Tivemos uma programação bem diversificada, dos mais populares ao erudito. A cidade se preparou para receber todos os artistas e o saldo foi muito positivo. Tudo correu tranquilamente e o público compareceu em massa nas apresentações” – finaliza Eloíza Antunes, presidente da Fundacc.(Fonte: Fundacc)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Câmara vota reajuste de servidores públicos em Extraordinária nesta quarta-feira

Ilhabela - A Câmara de Ilhabela realiza nesta quarta-feira (20/5,) às 13h, uma sessão Extraordinária para votar o projeto de Lei 33/2009, de autoria do Executivo, que concede reposição salarial aos servidores municipais da Prefeitura.
De acordo com o presidente da Casa, vereador Valdir Veríssimo (PPS), o projeto será votado em regime de urgência para que os funcionários possam receber o beneficio no salário deste mês. O percentual apresentado na proposta é de 5,9% e está em conformidade com o índice inflacionário do exercício de 2008 do IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo).
Logo após a sessão, a partir das 14h, a Casa de Leis recebe vereadores e prefeitos da região para a primeira reunião que discutirá a criação da Frente Parlamentar do Litoral Norte Paulista.
mais informações (12) 3896.9621 ou imprensa@camarailhabela.sp.gov.br. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Chico César agita público de 2 mil pessoas na Semana da Cultura Caiçara em Ilhabela

Ilhabela - O show do cantor e compositor Chico César, realizado no último sábado (16/5), dentro da programação da IX Semana da Cultura Caiçara, reuniu cerca de 2 mil pessoas na Vila. Canções de seu último CD “Francisco, Forró e Frevo” e antigos sucessos embalaram o público por mais de duas horas.
No domingo (17/5), o show do violonista Laércio Ilhabela e Quinteto de Cordas fechou a programação do evento, que desde o dia 9 de maio promoveu uma série de eventos artístico-culturais, como música, danças tradicionais, palestras e exposições. Laércio levou ao palco um repertório com choro, música caipira, flamenco espanhol e música erudita que recebeu devidamente o refinamento sonoro dos violinos.
A Semana da Cultura Caiçara foi promovida pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Cultura, em parceria com a Fundação Cultural de Ilhabela (Fundaci), Paróquia Nossa Senhora D´Ajuda e Bom Sucesso e Associação dos Congueiros.
O último fim de semana ainda foi marcado pelo início das comemorações dedicadas a São Benedito, como o levantamento do mastro, a congada, a ucharia e a procissão.
Uma das inovações neste ano foi a participação da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela que incentivou os restaurantes da cidade a servirem pratos típicos da culinária local, como forma de fortalecer a cultura caiçara. Outra novidade nesta edição da festa foi o acréscimo de mais dois dias na programação, totalizando nove dias de evento. “Graças ao empenho pessoal do prefeito Toninho Colucci, a integração e o envolvimento de várias secretarias, diretorias e principalmente a disposição e garra da equipe da secretaria da Cultura e da Fundaci, a nona Semana da Cultura Caiçara foi um sucesso. Isto só faz aumentar nossa responsabilidade, já que no próximo ano comemoraremos a 10ª edição do evento”, declarou o secretário da Cultura e presidente da Fundaci, Rogério Ribeiro de Sá (Professor Catolé).
O prefeito Toninho Colucci ressaltou a importância do evento para a preservação da história da cidade. “Nosso objetivo é valorizar cada vez mais as tradições e as manifestações culturais de nossa gente”, declarou Colucci, no encerramento da festa.
A 9ª Semana da Cultura Caiçara teve apoio da Secretaria de Esporte, Lazer e Recreação, Rádio Antena 1, Espaço Laércio Ilhabela, Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela, Parque Estadual de Ilhabela, Secretaria da Educação, Secretaria de Turismo e Fomento, Conselho Municipal de Turismo, Pousada do Alemão, Badejo & Picanha Restaurante e Churrascaria, O Tao Sushi Bar, Chopp do Fritz, Kanaloa, Vila Maré Restaurante e Bar, Copacabana Beer, Barraca do Samba, Cheiro Verde, Diógenes, Nega Malu, Free Shop, Restaurante Nova Iorqu”i” e Rádio Eldorado.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeito de Ilhabela e superintendente da Sabesp discutem projeto de saneamento para região do alto da Barra Velha
Toninho Colucci e José Bosco Fernandes estiveram em locais como Travessa do Leandro e Buraco Fundo, onde constataram lançamento de esgoto em cachoeiras. “Ao longo dos anos sempre empurraram a sujeira para debaixo do tapete, pois as administrações nunca enfrentaram o problema de frente. Nós teremos o cuidado de visitar os locais para resolver essa situação”, desabafou o prefeito

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), acompanhado da secretária municipal de Obras, Planejamento e Serviços Públicos, Kátia Kornetoff, recebeu na manhã desta segunda-feira (19/5) a visita do Superintendente da Sabesp no Litoral Norte, José Bosco Fernandes de Castro. Atualmente, o município passa por grandes intervenções para a instalação de redes coletoras, estações de tratamento e um emissário submarino, que elevarão os índices de saneamento dos atuais 4% para 70% até o final de 2010.
Nesta segunda, o prefeito Toninho Colucci, a secretária Kátia Kornetoff e o superintendente José Bosco, acompanhados dos engenheiros da Sabesp, Wellington Silva Pereira e Pedro Fernando Ponce (gerente da agência de Ilhabela), e pelo presidente da Associação de Moradores da Barra Velha, Jorge Guaracy, visitaram áreas da parte alta do bairro, como a Travessa do Leandro e o Buraco Fundo. Eles constataram o lançamento de esgoto diretamente nas cachoeiras. Na região conhecida como Buraco Fundo também foi identificado um antigo sistema de fossa e filtro anaeróbico, que devido à falta de manutenção ao longo dos anos e o aumento do número de residências tornou-se ineficaz. “Nunca houve limpeza do sistema. Deveria contemplar cloração para tratamento, mas isso nunca ocorreu. Além disso, com o grande número de casas, já não comporta mais”, constatou a secretária de Obras, Kátia Kornetoff.
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, considerou como “descaso de administrações anteriores” as condições de saneamento. “Nossa grande luta hoje é pelo saneamento básico, pois vivemos do turismo e não podemos mais admitir que nossas praias estejam com bandeiras vermelhas. Ao longo dos anos sempre empurraram a sujeira para debaixo do tapete, pois as administrações nunca enfrentaram o problema de frente. Nós teremos o cuidado de visitar os locais para resolver essa situação”, desabafou o prefeito, que solicitou da Sabesp um projeto de captação e tratamento do esgoto das partes mais altas da Barra Velha.

Mais saneamento
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Obras, Planejamento e Serviços Públicos, iniciará no próximo dia 25 a implantação de rede de esgoto no Morro do Cantagalo, abrangendo toda a área conhecida por Morro do Cemitério, compreendida entre a rua Antonio Lisboa e as travessas do local. Desta maneira, pede a compreensão dos moradores para interrupção do trânsito nesta área.
Os serviços serão executados pela empresa Base Engenharia, que venceu a licitação. A obra está orçada em R$ 319,4 mil e receberá recursos do DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias). O prazo contratual é de 150 dias. Serão instalados 1.032 metros de rede coletora de esgoto.
Desde que assumiu o governo em janeiro deste ano, o prefeito tem cobrado a Sabesp, que atualmente já realiza obras em vários pontos da cidade, como Barra Velha e Perequê. Estão previstas redes coletoras, que é o conjunto de tubulações ligadas aos imóveis para condução do esgoto sanitário até o ponto de tratamento ou do lançamento final; oito Estações Elevatórias, que fornecem energia hidráulica de bombeamento do efluente, das quais três já se encontram parcialmente executadas; linhas de recalque; uma Estação de Pré-Condicionamento de Esgotos (EPC) com fundações prontas; além de 941 metros de emissário submarino. “Saneamento básico é prioridade de nossa administração, pois significa mais saúde para nossa população”, concluiu Colucci. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura e Parque Estadual de Ilhabela iniciam I Curso para Condutores de Veículo 4X4

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela em parceria com o Parque Estadual (Peib) deu início nesta segunda-feira (18/5) ao primeiro Curso para Condutores de Veículo 4X4.
O curso, que acontece até 29 de maio, têm o objetivo de capacitar e credenciar os condutores para atuar em área de Unidade de Conservação respeitando a legislação, garantindo a qualidade dos serviços e gerando menor impacto ao meio ambiente.
A iniciativa para realização do curso partiu da Câmara Técnica de Ecoturismo e Estrada de Castelhanos do Conselho Consultivo do Parque. As aulas serão ministradas no auditório da Secretaria de Turismo de segunda a sexta-feira, das 19 às 22 horas com temas que variam entre ecoturismo, ética, normas da ABNT, primeiros socorros e outros.
Os condutores aprovados no curso receberão uma credencial que, em breve, será exigida para operação dos veículos em área de Parque como a Estrada de Castelhanos. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Secretaria de Educação de Ilhabela realiza 3º encontro do curso de capacitação para professores do ensino infantil

Ilhabela - A Secretaria de Educação de Ilhabela realizará o terceiro encontro de capacitação do “Programa de Formação Continuada para uma Infância de Qualidade” nesta quarta-feira (20/5) das 18h às 21h. O curso será realizado em sete encontros ao longo do ano, na Escola José Antônio Verzegnassi, localizada no bairro da Água Branca.
Participam da capacitação professores da rede municipal, creches, projetos conveniados com a Prefeitura e escolas particulares. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Comunicado do “Programa Minha Casa, Minha Vida”

São Sebastião - A Prefeitura Municipal de São Sebastião informa que as inscrições para o “Programa Minha Casa, Minha Vida” do governo federal, serão realizadas no período de 25 a 29 de maio, no horário das 09h00 às 17h00. .
O trabalho será desenvolvido pelo Fundo Social de Solidariedade.
A Prefeitura informa que não é necessária a formação de fila, pois não é a ordem de chegada que vai determinar os eventuais contemplados pelo programa.
Na área Central, as inscrições deverão ser feitas no Ginásio de Esportes José de Souza Gringo, o “Gringão”, no Varadouro.
Na Costa Norte o posto de inscrição vai funcionar na Rua Olavo Bilac, 380, Enseada, no prédio da Administração Regional.
Na Costa Sul, as inscrições deverão ser feitas na Avenida Walkir Vergani, S/Nº, endereço da antiga Padaria da Ponte.
É necessário para a inscrição apenas apresentação de documentos pessoais como o CIC e o RG. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Equipe sebastianense de vôlei adaptado vence Ubatuba em amistoso

São Sebastião - A equipe feminina de vôlei adaptado enfrentou e derrotou as jogadoras de Ubatuba durante o amistoso realizado no fim de semana na casa do adversário. A vitória foi por 2 sets a 0 com parciais de 15x13 e 17x16.
A partida serve de treinamento para as 11 atletas da 3ª Idade que treinam semanalmente no CAE (Centro de Apoio Educacional) do Pontal da Cruz, na região central da cidade e que devem participar do Jori 2009 (Jogos Regionais do Idoso).
Os treinos de vôlei adaptado ocorrem sempre às sextas-feiras das 14h30 às 17h, no CAE do Pontal da Cruz.
Os interessados, maiores de 60 anos que queiram praticar esse esporte devem procurar o projeto Atividade desenvolvido pela Fundo Social de Solidariedade com apoio da Seesp (Secretaria de Esportes), no Tebar Praia Clube às segundas-feiras.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Ernane participa de reunião do CBH e reforça ação por Usina de Lixo em São Sebastião

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, também presidente do CBH-LN (Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte) participou de encontro na última segunda-feira com o secretário estadual de Meio Ambiente, Xico Graziano. O evento reuniu presidente de comitês de todo o estado e serviu para que os prefeitos recebessem diretrizes sobre como aperfeiçoar as ações de proteção dos cursos de água em suas respectivas regiões.
O prefeito Ernane avaliou como positiva a reunião e, aproveitou o encontro para informar ao Graziano que, brevemente, remeterá à sua secretaria o projeto pioneiro para a implantação em São Sebastião da primeira usina térmica de tratamento de lixo do Brasil. “Após levantarmos a questão da usina, que entendemos ser a solução definitiva para a destinação dos resíduos sólidos do Litoral Norte, o secretário enviou para a Alemanha uma equipe de técnicos estaduais para também conhecer o sistema”, disse o chefe do Executivo.
O interesse do estado na questão, de acordo com Ernane, é algo extremamente positivo para o seu projeto. O município também já teve o aval da secretária estadual de Energia e Saneamento, Dilma Pena que, em recente reunião com Ernane, contou que havia visto, na área central de Amsterdam, na Holanda, um equipamento semelhante, “não poluente, e que nada lembrava uma usina”.
O prefeito entende que o pioneirismo de sua idéia também é importante para a preservação do meio ambiente. Afinal, com a usina incinerando os resíduos em São Sebastião, não há necessidade de lixões ou aterros sanitários que acabam contaminando o lençol freático e consequentemente os rios próximos, a exemplo do que ocorreu na praia da Baleia, na costa sul.
O encontro de Graziano com os presidentes de Comitês de Bacias Hidrográficas, denominado de “Pacto de São Paulo pelas Águas”, serviu também para que o secretário anunciasse aos prefeitos que eles deveriam cobrar mais ações ambientalistas dos municípios de suas regiões. “O secretário nos deu essa autonomia e quer os comitês como ponte entre os problemas ambientais ligados aos cursos de água e sua pasta”, informou o prefeito sebastianense.
O secretário de Meio Ambiente, mais uma vez lembrou que os municípios precisam apresentar projetos para ter acesso aos mais de R$ 7 milhões disponíveis no Fehidro para ações voltadas à proteção do meio ambiente. Graziano também revelou que o estado deverá intensificar ações, inclusive com a produção de material pedagógico, e que resultem na implementação da educação ambiental nas escolas. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Judocas sebastianenses vencem “Taça Cidade São Sebastião de Judô”

São Sebastião - Os judocas sebastianenses conquistaram o título de campeões da “Taça Cidade São Sebastião de Judô” realizado pela Seesp (Secretaria de Esportes) com a organização da Federação Paulista de Judô, através da Delegacia Regional do Vale do Paraíba. O título foi conquistado tanto no festival para iniciantes como no campeonato propriamente dito.
Cerca de 800 judocas do Litoral Norte e Vale do Paraíba participaram do evento que contou com a participação especial do judoca sétimo dan Francisco Josino de Souza, um dos mestres mais graduados do Judô em todo o Estado e o maior especialista em kata – a base técnica do judô – do Brasil. Também marcaram presença à solenidade de abertura os vereadores Amilton Pacheco e Marcos Tenório, o diretor de Recreação e Lazer Emerson César, e o secretário-adjunto de Educação Hipólito Carvalho Santana, este como representante do prefeito Ernane Primazzi.
De acordo com o delegado regional da Federação Paulista de Judô, Cláudio Calasans Camargo, a atuação da Prefeitura foi de suma importância para a realização do evento. “Gostaria de ter em minha cidade, São José dos Campos, uma participação maciça a exemplo do que vi aqui em São Sebastião diante da presença de professores, diretores de secretarias, vereadores, secretários-adjuntos e da comunidade como um todo, representada por pais e amigos dos atletas. Isso nos mostra que o esporte é levado à sério e sabemos disso, também, pela boa formação das escolinhas de judô na cidade”, disse Calasans que fez o “Juramento do Atleta” ao início do campeonato.
Do seu ponto de vista, dentro da “Taça Cidade São Sebastião” o festival é um grande e importante incentivo aos judocas iniciantes, pois todos recebem medalhas ao final do conflito. “Nessa atividade os árbitros aproveitam para orientar, corrigir as técnicas e incentivar o atleta os quais, bem orientados no início, podem vir a ser destaque no cenário nacional e até mesmo internacional no futuro”, afirmou.
Ao fim das disputas São Sebastião ficou em primeiro lugar no Festival seguido pela Associação Esportiva de Ubatuba, Associação de Judô Dojo Kano, também de Ubatuba e pela Associação de Judô Ombros Gigantes, de Guaratinguetá. Na classificação geral os judocas sebastianenses sagraram-se campeões; o vice-campeonato ficou com os atletas da equipe Calasans Camargo, de São José dos Campos. O terceiro lugar ficou com o Sesi de Cruzeiro, o quarto lugar com a ADPM, e o quinto com a Associação Hirakawa de Judô, ambos de São José dos Campos.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

O Condetran em parceria com a ACIU oferece curso para Motoristas
Seja um profissional qualificado!

Ubatuba - Cursos de especialização para condutores especializados no trânsito:
- Operador de empilhadeira;
- Operador Guindauto Munck
- Mopp- Cargas Perigosas
- Transporte Coletivo
- Transporte Escolar
- Transporte de Emergência
- Direção Econômica
- 1ª Habilitação
- Renovação de CNH;
- Reciclagem (Pontuação)

Vagas limitadas e pagamento facilitado.
Informações somente através do telefone: (12) 3883 7014.(Fonte: ACIU)

CONVITE RACCO

Ubatuba - Você é nosso convidado para o workshop “Beleza de Estrela” que será realizado no dia 25 de maio das 19 às 22hs no Ubatuba Palace Hotel.
Programação:
- 19:00hs- Apresentação com a palestrante Sra. Vera Marcia Bernini - Diretora Regional da Racco;
- 20:00hs . Treinamento de Beleza com demonstração de técnicas, produtos para maquiagem e tendências de cores p/ outono/inverno 2009.
- 21:00hs . Coquetel de encerramento.
A Racco solicita confirmação até o dia 22/05/09
Tel. 3832-6672 (Fonte: ACIU)

Trottoir - Confraria da Criação - Ubatuba

Ubatuba - A Officina ArtAud - Livre Espaço de Pesquisa Teatral, através da OSC Celebreiros Ubatuba, convida para o espetáculo teatral TROTTOIR, com a Confraria da Criação, de São Paulo, que acontecerá dia 23 de maio, sábado, as 21hs, no Pátio do Passeio Santa Fé.
Segue em anexo fotos para divulgação, release completo e flier virtual.
Mais informações é só entrar em contato.

ficha técnica
texto: wolff rothstein
concepção, produção e direção: otávio costa filho e wolff rothstein
elenco: otávio costa filho e wolff rothstein

sinopse
Duas travestis e a eficiência de suas palavras. As de Shelley, traduzindo a arte de negociar o prazer. As de Marli, revelando o mistério do aprendizado. Um diálogo entre duas pessoas pertencentes a um mesmo universo que acabará por revelar realidades bem diversas, além de cutucar a ferida do preconceito, da intolerância e da violência.

serviço:
espetáculo: trottoir
categoria: adulto
faixa etária: a partir de 12 anos
gênero: drama
data: 23 de maio de 2009
horas: 21hs
local: pátio do passeio santa fé – rua conceição, 180 – centro – ubatuba
ingresso: contribuição expontânea
informações: (12) 9769.7575 – marilena / 9178.8452 - patrícia
(OSC Celebreiros de Ubatuba)

Prefeitura realiza audiência pública de prestação de contas

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba realiza no próximo dia 27, Audiência Pública de Prestação de Contas do 1º Quadrimestre de 2009. Além de cumprir uma determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal, a audiência tem como objetivo prestar contas de todas as receitas e despesas da Administração nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril deste ano. A explanação será feita por funcionários da secretaria municipal da Fazenda. A audiência será realizada na Câmara Municipal de Ubatuba, às 19 horas.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ubatuba recebe prova de triathlon olímpico neste domingo

Ubatuba - Acontece neste domingo, 24, em Ubatuba, a primeira etapa do Circuito Trimax 2009. O Trimax Sports 2009 é uma competição com distâncias de triathlon olímpico, ou seja, 1,5 quilômetros de natação, 40 de ciclismo e 10 de corrida. Até agora, 102 atletas já confirmaram participação.
Os kits serão entregues aos participantes no sábado, 23, a partir das 14 horas, no Ginásio de Esportes Tubão e a largada acontece no domingo às 8 horas, na praça Trópico de Capricórnio. A segunda etapa do Circuito acontecerá em junho no Rio de Janeiro.
O Trimax Sports é organizado pela Cia de Eventos, com apoio da Prefeitura de Ubatuba, patrocínio de Sta. Constancia, GU Energy Gel e SPTRI. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Servidor público receberá reajuste desde fevereiro

Ubatuba - Os funcionários da Prefeitura de Ubatuba receberão, no próximo dia 5 de junho, o salário referente a maio, com o reajuste previsto pelo Projeto de Lei nº 04/09, com efeito retroativo a fevereiro deste ano. O valor do reajuste foi de 5%.
De acordo com o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, o servidor público não pode ser prejudicado. “Não podíamos deixar que o funcionalismo fosse prejudicado com demora nas decisões, seja por parte do Legislativo ou por parte do Executivo. Para o servidor, o que importa é receber o reajuste o quanto antes”, diz o prefeito. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Poesia Topo

Anuncie

Noite de verdade

Quem não viveu
em praia isolada
ou em sertão de Guimarães,
de cujas noites até as sombras
se queixam da escuridão
iluminada malemá
pela tremeluz do lampião
de vacilante pavio,
não sabe o que não viu.


Frio à moda antiga

Faz tanto frio
na Serra da Mantiqueira
que até o próprio frio
foi se esconder
debaixo do cobertor.
Que fique ele por lá
e para cá não venha,
enquanto escrevo estes versos
diante do fogão a lenha.


Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Cadê o Ministério Público?
“Hoje quem deve morrer? A samambaia, ou a velhinha de Ubatuba?”

Atualmente, o poder de conformismo do ser humano se tornou realmente a principal defesa para a sonhada realização pessoal. No entanto, a falta de compaixão e sensibilidade com a vida humana, principalmente, dos mais necessitados, não pode mais estar presente em autoridades que são pagas pelo povo e representam vontades de uma sociedade democrática, que quer evoluir.
O Governo Federal traça uma linha certa, quando trata o combate à miséria e à exclusão social, como base para um País que deseja ser desenvolvido (pena que para esta base estar completa ainda falta bastante coisa, principalmente, combate à burocracia e à corrupção).
No entanto, no Litoral Norte, o tom de conformismo das autoridades com o crescimento da miséria e da pobreza deve bater recorde.
Em Ubatuba, a cena foi nítida: Dezenas de pessoas simples, uns descalços de tão acostumados com o mato, brigando para ter direito à eletricidade e, consequentemente, geladeira, televisão, música, enfim... Luz. Entre os condenados à escuridão, estavam ditos remanescentes quilombolas, mas que, certamente, continuam escravos deste sistema. Onde estamos? No Zimbábue? Ou, no século 21, no Estado mais rico do Brasil, a 300 quilômetros da quarta maior capital do mundo? E a pergunta mais pertinente.
Cadê o Ministério Público, que deveria zelar pelos direitos constitucionais de cada cidadão deste País?
Esta falta de norte das diversas esferas do poder público brasileiro permite abusos por parte de setores e autoridades. Mas, pior, quando tais abusos vêm acompanhados do já criticado conformismo dos seres humanos. Nesta reunião em busca da luz em Ubatuba, a Diretora do Núcleo Picinguaba, Eliane Simões, deu declarações que deixam clara a necessidade de evolução humana, principalmente nos gestores públicos.
Precisamos de fibra na política, fibra na administração pública, principalmente nos municípios, em erradicar o submundo e fazer-se respeitar a Constituição Federal, que garante o direito de uma vida digna a cada cidadão brasileiro.
A posição do Estado, em tratar burocraticamente a necessidade de energia elétrica de um ser humano, alguns até doentes, é, no mínimo, desumana. Enquanto se avalia um Termo de Compromisso Ambiental, não pode-se evoluir na possibilidade de trazer luz aos necessitados, decretando ao bel prazer de políticos bem remunerados, a escuridão alheia. O poder público parece não temer tamanha violação aos direitos humanos previstos em Lei, quando não permite a concessão de eletricidade.
As perguntas continuam. Será que é bom estudar a luz de vela? A qual bem cultural a comunidade tem acesso sem luz? E os remédios que devem ser guardados na geladeira, aonde os miseráveis devem enfiar? E a pergunta mais pertinente, novamente. Cadê o Ministério Público? O caso da senhora doente que precisa de geladeira pra armazenar os remédios está sendo analisado. Então, os técnicos entram em um laboratório e devem se perguntar: Hoje quem deve morrer? A samambaia, ou a velhinha de Ubatuba? É a única linha de analise possível neste caso.
Mais inconcebível ainda, é o anunciado apoio do Ministério Público a estes posicionamentos fascistas. Ou seja, em Ubatuba, os que deveriam zelar pela Constituição, rasgam a Legislação Brasileira, e ignoram a regra mãe da democracia, que prevê a igualdade de direitos aos cidadãos deste País. E qual direito pode ser preservado, quando aqueles que deveriam lutar pela preservação dos direitos, ajudam a decretar a escuridão ao nosso povo, os tratando como bichos. Boa idéia povo miserável! Virem bichos, selvagens! Talvez assim, o ambientalismo radical, inserido nos poderes públicos, resolva olhar para vocês com a compaixão devida.

Saulo Gil
Editoral do Imprensa Livre de 20/05/2009

Resposta
(Referente ao dia 19/05)

Parece que a discussão, no bom sentido, vai continuar. Aqui, estamos discutindo idéias, embora haja uma certa predisposição por parte da Sra. Izabel Lopes de Araújo de insistir em uma afirmação que não é verdadeira. Reitero que na reunião do dia 23 de abril, uma quinta-feira à noite, que saí do Sertão da Quina após às 22h, o secretário de Turismo, Sr. Bittencourt Junior, garantiu que mandaria as tendas solicitadas para a Festa da Tainha. Que isso fique bem claro...
Acho o trabalho voluntário de um grande valor. Várias comunidades desempenham excelentes trabalhos dessa forma, inclusive a comunidade da Região Sul. A ABAMVITUR, apesar do pouco tempo de vida, mostrou-se uma entidade forte e formada por pessoas sérias, dispostas a batalhar pelo crescimento da região. Uma pena que esteja na iminência de encerrar seus trabalhos.
A Festa da Tainha da Maranduba, realmente, é uma grande festa. E, como toda grande festa, requer muito trabalho por parte dos organizadores. No entanto, isso não muda a concepção de que o empréstimo de palanque, som, iluminação e tendas seja mais do que o básico. Talvez, o básico seja ceder um ou dois desses itens. Ceder todos constitui uma colaboração de grande valia. Ou seja, constitui em fazer grande parte da festa, mesmo que das grandes festas, como a da tainha. Afinal, estamos falando da parte mais pesada de toda a estrutura.
Quando a Sra. Izabel Lopes de Araújo fala das tendas que adquirimos e cita que há dois anos a ABAMVITUR comprou 10 tendas por R$ 4,5 mil, cabe aqui lembrar que encontramos tendas de até R$ 250,00 (10 por R$ 2,5 mil). Contudo, as tendas que compramos são mais reforçadas e possuem balcões (para que nós possamos atender as diversas festas do nosso município, o que fazemos com muito orgulho).
Pessoas inteligentes discutem idéias. Pessoas comuns discutem coisas. Pessoas incapazes discutem pessoas.
Obrigado mais uma vez pelo espaço!

Silvio Márcio de Paula
Setor de Eventos da Secretaria Municipal de Turismo

Biblioteca Comunitaria

Caro Editor
Escrevo essa carta com a finalidade de divulgar a Biblioteca Comunitaria da praia do Lázaro.
Mantemos essa biblioteca ao lado do rancho das canoas, no meio da praia, e temos uma variedade de livros, revistas e gibis para atender a quase todo o tipo de interesse, e a todas as idades.
Convido o leitor da região a vir bisbilhotar, e descobrir novos tesouros para si, que poderão ser levados para a leitura em casa, com apresentação de RG. e um comprovante de residencia.

Ana e Mike

Humor

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ressaca na Sununga  © Nelson Schmidt

Ressaca na Sununga
© Nelson Schmidt

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor