Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 22  de Maio de 2009 - Nº 20985 Edições Anteriores

Sportmar Ilhabela Enigmas Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região


Caraguatatuba
Cespeg Promove Workshop Em Caraguatatuba
Aurimar quer a criação de uma Farmácia Popular em Caraguá
Lobinho quer Laudo de Habitabilidade gratuito aos munícipes
Silmara consegue um CIEFI para o Travessão
Baduca reivindica emplacamento das ruas de Caraguá
Baduca quer o funcionamento de Creche no Gaivotas
Campanha de Vacinação contra Gripe para idosos é prorrogada até dia 27 de maio
Caraguá é sondada por construtora de guindastes
Caraguá terá festival gastronômico em agosto
Workshop sobre matrizes energéticas lota Teatro


Ilhabela
Vereador quer Semana de Prevenção à Exploração Sexual em Ilhabela
Começa neste domingo, em Ilhabela, o Campeonato Municipal de Futebol de Campo da 2º Divisão
Ferreirão recebe neste sábado, 23, a abertura dos Jogos Estudantis de Ilhabela
Pelotão da Polícia Militar de Ilhabela é pioneiro no Estado na criação da “Guarda Mirim”
Projeto social oferece uma série de atividades para crianças e tem como principal objetivo mostrar conceitos de disciplina e cidadania. Prefeito participa de apresentação oficial
Praias Grande e Julião recebem neste domingo a 2ª etapa do Gatorade Biathlon Series
Prefeito de Ilhabela concede reajuste salarial de 5,9% aos servidores públicos municipais
Secretária de Saúde de Ilhabela apostará na gestão integrada e valorização dos servidores
Secretário de Esportes de São Paulo visita Ilhabela

São Sebastião
São Sebastião Está No Saresp-2009
Crianças do Projeto Garoçá visitam Centro Histórico na próxima segunda
Esportes radicais, palestras e exposições marcam Semana do Meio Ambiente em São Sebastião
Palestras, mutirão e passeata no São Francisco pelo bem do Perequê Mirim
Projeto “Minha casa, Minha vida” inicia inscrições na próxima segunda-feira
Secretaria do Meio Ambiente engaja-se no programa “Município Verde”
Segur realiza palestra de motivação pessoal e profissional e lota Teatro Municipal
Saúde realiza a Semana da Esquistossomose
Vereadores prestigiam debate sobre implantação de matrizes energéticas

Ubatuba
Fundart Informa

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Litoral Norte -
 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Cespeg Promove Workshop Em Caraguatatuba

Caraguatatuba - Aconteceu em Caraguatatuba no Teatro Mário Covas, nesta quinta-feira (21/05/2009) durante toda a parte da manhã, um workshop para debater impactos sociais, urbanos e ambientais no litoral paulista com a exploração do petróleo e gás natural, promovido pela CESPEG (Comissão Especial de Petróleo e Gás Natural do Estado de São Paulo).
Contando com a presença do Secretário do Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, do Prefeito Antonio Carlos, Vice-Prefeito e vereadores de Caraguatatuba, bem como dos representantes dos demais municípios, outras autoridades representando as várias associações de classe, com uma participação de toda a sociedade, foi realizado um debate com o objetivo de identificar, avaliar, dimensionar e traçar estratégias visando ao direcionamento de investimentos e recursos em infraestrutura na região. Vários projetos do grupo de trabalho da CESPEG, responsável pelas ações que deverão constar no Planejamento Estratégico Regional foram apresentados.
Outros temas também foram abordados, como capacitação de mão-de-obra, preparação de áreas e locais de acesso para instalação de indústrias, bases de apoio marítimo e equipamentos necessários às atividades de petróleo e gás natural.
Além do Secretário Estadual do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin que falou na abertura do evento e das palavras do Prefeito Antonio Carlos da Silva, também se pronunciaram: José Roberto dos Santos, da Secretaria do Desenvolvimento, falando sobre royalties e ações do Governo para o Litoral Norte; Casemiro Tércio dos Reis Lima- da Secretaria do Meio Ambiente- abordou o Planejamento Ambiental para as atividades de Petróleo; Ricardo Tortorella- do SEBRAE/SP, discorreu sobre as oportunidades para as empresas paulistas; José Luiz Marcusso- da PETROBRAS- falou sobre as atividades em desenvolvimento e os futuros projetos da Petrobras no Litoral Paulista.
Foram elaborados planos, ações e debatidos os preparativos dos municípios para as atividades do Petróleo, pelas autoridades presentes dos quatro municípios do Litoral Norte: Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela e mais Natividade da Serra, Paraibuna, Lorena e Jambeiro.
A Diretoria Regional de Ensino de Caraguatatuba foi representada no evento por supervisores, coordenadores e professores da rede que colaboraram nas importantes análises e decisões relacionadas aos impactos sobre o desenvolvimento da Região.(Fonte: DRE-Caraguatatuba)

Aurimar quer a criação de uma Farmácia Popular em Caraguá

Caraguatatuba - Sempre lutando pela saúde da cidade, o parlamentar vê uma grande necessidade nesse ganho, visando a população de baixa renda
Aurimar Mansano, vereador do PTB, segue na luta pela melhoria da saúde em Caraguatatuba. Foi protocolado por ele na Câmara Municipal, o requerimento de nº 012/2009, que requer ao Governador do Estado de São Paulo e autoridades, a implantação de uma Farmácia Popular no município, a fim de permitir aos munícipes, a compra de medicamentos com preços mais acessíveis.
De acordo com o parlamentar, que trabalha em seu quarto mandato, o preço dos remédios vem subindo com frequencia, ficando cada vez mais penoso para as pessoas de baixo poder aquisitivo.
“Muitos não podem contar com o fornecimento do medicamento pelas UBS (Unidade Básica de Saúde), especialmente quando precisa fazer um tratamento que necessite constantemente de um determinado medicamento”, falou.
Aurimar, que sempre lutou pela melhora na saúde de Caraguá, afirmou que existe uma grande necessidade em implantar a Farmácia Popular na cidade, e espera sensibilizar as autoridades responsáveis.
“É preciso vontade política e cooperação por parte de todos. Gostaria muito, principalmente pela população de nossa cidade, que esse pedido fosse olhado com grande carinho”, frisou o vereador, lembrando que o intuito do Governo Federal é fazer cerca de 330 Farmácias Populares em todo o país.
“Considerando que uma unidade só poderá ser implantada em município com mais de 100 mil habitantes, há a possibilidade de cidades menores conseguirem o beneficio através de uma ação regional. Assim, Caraguá pode se unir aos municípios vizinhos, como Ubatuba e São Sebastião, para que seja implantada em conjunto, atendendo todo o Litoral Norte”, finalizou Aurimar.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Lobinho quer Laudo de Habitabilidade gratuito aos munícipes
Propositura, se aprovada, legalizará documentações de propriedades antigas que ainda se encontram irregulares

Caraguatatuba - Lutador incansável da população de Caraguatatuba, o vereador Agostinho Lobo de Oliveira, do PSDB, protocolou na Câmara Municipal, um Projeto de Lei, que dispõe sobre a emissão de Laudo de Habitabilidade, de forma gratuita, por engenheiros da Prefeitura.
O intuito do parlamentar é beneficiar os munícipes que desejam abrir uma firma ou renovar a licença, em ponto onde já houve outras construções, incentivando aqueles que desejam ter seu próprio negócio.
“Temos que pensar e dar toda força possível para aqueles que buscam, de forma honesta e honrosa, trabalhar, e que atualmente possui imóveis com construções antigas”, disse.
Segundo Lobinho, a Prefeitura conta com equipes engenheiros e muitos munícipes não têm condições de arcar com os custos, que gira em aproximadamente R$ 350. “A idéia é beneficiar os que ganham até três salários mínimos”, frisou.
O vereador também justifica sua propositura, lembrando que existe em Caraguá, um número considerável de propriedades, construídas há muito tempo, cuja documentação não foi regularizada.
“Se aprovado, podemos considerar seguramente, que estaremos prestando serviço para sanar irregularidades”, destacou Lobinho, lembrando que Caraguatatuba sempre se destacou pelas realizações, procurando trabalhar o presente, com olhos no futuro.
“Toda a população de nossa cidade pode ter a certeza que sempre buscarei o melhor por Caraguá, sem medir esforços. Se for para crescermos, o Lobinho sempre estará disposto a lutar e ajudar”, finalizou.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Silmara consegue um CIEFI para o Travessão
A parlamentar também quer uma nova escola para o Casabranca e uma creche no Tinga

Caraguatatuba - Professora de respeito há mais de 25 em Caraguatatuba, a vereadora Silmara Selma Mattiazzo, do DEM, conhece como ninguém a importância de se dar uma boa condição de estudo as crianças.
A parlamentar, após seguidas reivindicações ao Poder Executivo, teve sua luta reconhecida. Em breve, o bairro do Travessão, na região Sul da cidade, contará com um CIEFI (Centro Integrado de Ensino Fundamental e Educação Infantil).
Silmara esteve perto da comunidade na última semana, acompanhada do secretário de Obras, Gilson Mendes para averiguação das dimensões do terreno.
Segundo a vereadora, já foi feita a desapropriação de uma área em frente a Praça do bairro. Os alunos do CIEFI poderão usufruir de um grande espaço físico, que terá funcionando em conjunto escola e creche.
“Com esse ganho, será desafogado a escola que existe no bairro, já que centenas de vagas serão abertas. Além disso, um novo CIEFI significa mais empregos, em variadas áreas”, falou. “Um bairro tão grande como o Travessão merece um novo local para os estudantes”, completou.
Formada em Magistério, Pedagogia, História e Filosofia, Silmara é também pós-graduada em Psico-Pedagogia e Gestão. Por meio de requerimento protocolado na Câmara Municipal, a vereadora solicitou a construção de uma creche no bairro do Tinga. Segundo ela, as creches conveniadas existentes no bairro, não estão sendo suficientes para atender a demanda.
O bairro do Casabranca poderá também ser contemplado com a construção de uma nova escola. Silmara, que visitou o local no último mês, considerou problemática a situação de gestão compartilhada entre escolas da rede municipal e estadual.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Baduca reivindica emplacamento das ruas de Caraguá
Vereador teve aprovado projeto de sua autoria que beneficia servidores públicos ativos e inativos

Caraguatatuba - Por meio de requerimento, Cristian Alves de Godoi (Baduca Filho), vereador do PDT, busca, frente ao Executivo, informações quanto à possibilidade do emplacamento de todas as ruas oficializadas e faltantes de Caraguatatuba.
Segundo o parlamentar, a falta de placas denominativas das ruas gera vários tipos de prejuízos aos munícipes, principalmente nos momentos de emergência.
“É um problema que parece simples, mas que precisa de solução rapidamente. Não temos indicações de ambulância, polícia, corpo de bombeiro, além da dificuldade na entrega de correspondências e encomendas, causando confusão. Sem contar também aqueles que vem visitar nossa cidade”, falou Baduca Filho, que seguiu explicando o porquê de sua propositura.
“Muitas pessoas, na madrugada, procuram uma rua, onde não existe placa e não encontra ninguém para pedir informação. Isso é um martírio, dificulta e muito as pessoas de chegar aos seus destinos. O que é ainda mais grave, é que acabam ficando em risco, já que assaltantes se aproveitam do momento para agir”, diz.
Baduca Filho cobra maior rapidez nesse serviço, que de acordo com ele, beneficiaria os munícipes e visitantes.
Empenhado em colaborar com a população de Caraguá, o vereador, que trabalha em seu segundo mandato, teve aprovado na Câmara Municipal um Projeto de Lei que acrescenta dispositivos a Lei Municipal nº 1.086, de 28 de janeiro de 2004, beneficiando os servidores públicos ativos e inativos.
A Lei, que após o veto por parte do prefeito foi aprovada pelo Legislativo e promulgada pelo presidente da Câmara, autoriza o Poder Executivo a conceder bolsa de estudo no importe de 30% do valor da mensalidade aos filhos de servidores, estudantes em nível superior, em instituição de ensino superior, localizada em seu território, que mantenha convênio ou parceria com o município, e desde que esta conceda também cumulativamente, desconto de no mínimo 20% no valor da mensalidade.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Baduca quer o funcionamento de Creche no Gaivotas
Vereador está a dois meses fazendo atendimento a população do bairro

Caraguatatuba - Cristian Alves de Godoi (Baduca Filho), do PDT, segue na luta pelos munícipes de Caraguatatuba. Comprometido com o trabalho, o parlamentar está cobrando o Executivo a finalização da obra de uma creche no Gaivotas.
De acordo com o vereador, a construção, que foi iniciada no último ano, encontra se parada, prejudicando as crianças e os pais, que sofrem por não ter onde deixar seus filhos.
“Seguirei cobrando para que seja concluída essa obra. Os moradores do Gaivotas precisam com urgência dessa creche. A obra está em fase final, já foi gasto muito dinheiro ali. Ela precisa funcionar”, falou Baduca Filho.
Devido a grande demanda do bairro, moradores se deslocam para creches vizinhas. “É um sofrimento para as crianças que não estão tão perto de casa e para as mães que precisam deixar seus filhos na creche. Além disso, empregos serão gerados com o funcionamento do local”, diz.
O vereador, que trabalha em seu segundo mandato, e constantemente luta pelo bem estar dos caraguatatubenses, está atendendo no Gaivotas na última semana do mês. O encontro vem acontecendo desde março.
Segundo Baduca, serviços de limpeza de ruas, colocação de tubulação, fechamento de esgoto e pavimentação, são pedidos constantes por parte dos moradores.
“O Gaivotas é um bairro populoso, porém sem nenhum tipo de infra-estrutura. Vários governos passaram por lá, mas nada fizeram. Como político, nós temos que ter a consciência que o problema também é nosso”, comentou.
Em maio, o atendimento por parte do vereador Baduca Filho acontecerá no dia 20, na Rua Falcão, na altura do número 1002. “É importante esse contato com os munícipes. Espero continuar sendo útil e colaborar para que tenham uma vida melhor”, finalizou.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Campanha de Vacinação contra Gripe para idosos é prorrogada até dia 27 de maio
Meta já foi atingida, mas ainda há vacinas nas unidades de saúde

Caraguatatuba - Os idosos que ainda não se vacinaram contra a gripe podem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Até a próxima quarta-feira (27), as vacinas estarão disponíveis. A Campanha começou no último dia 25 de maio e já imunizou 7.841 idosos, ou seja, 83,5% da população com idade acima de 60 anos. A meta era vacinar 80%.
A vacina, que é gratuita, está disponível em nove Unidades Básicas de Saúde de Caraguá, das 8h às 17h. O objetivo da secretaria da Saúde nesta campanha é reduzir os casos de gripe e as complicações decorrentes da doença em idosos. Pesquisas nacionais mostram que a vacina pode reduzir em mais de 50% dos casos de doenças relacionadas à gripe dos idosos e, no mínimo, 32% das hospitalizações por pneumonias. Quanto aos óbitos, esse percentual de queda varia entre 27% e 30%.
A vacina contra a influenza (nome usado pelos médicos para identificar a gripe) é produzida com base nos três tipos de vírus da doença que tem maior incidência no Brasil. Essa combinação, segundo o Ministério da Saúde, eleva a capacidade de proteção da vacina, que leva duas semanas para produzir efeito e deve ser tomada todos os anos.
Os vírus presentes na vacina estão mortos e não podem se reproduzir e provocar a doença, o que significa que a vacina não causa gripe. A única contra-indicação da vacina é para pessoas alérgicas à proteína do ovo, uma vez que a dose é produzida em embriões de galinha.

Serviço:
Período: até 27 de maio
Horário: das 8h às 17h
Postos de vacinação: UBS Massaguaçu, UBS Casa Branca, UBS Olaria, UBS Centro, UBS Jaraguazinho, UBS Tinga, UBS Morro do Algodão, UBS Porto Novo e UBS Perequê-Mirim(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá é sondada por construtora de guindastes
Prefeito recebe executivos americanos interessados em instalar empresa no município

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos, recebeu na tarde desta quinta-feira (21) empresários americanos interessados em instalar no município uma fábrica de guindastes para a construção civil. Esse foi o primeiro contato com a cidade, sondada por seu posicionamento estratégico: centro do Litoral Norte e próxima ao porto de Santos.
Estiveram em Caraguá o diretor financeiro da empresa, Mauro Nunes, e o gerente geral da América Latina, Kyle Nape. Eles sobrevoaram de helicóptero até São Sebastião e mostraram-se entusiasmados com o que viram. “As condições são ideais para a instalação, considerando também a vinda da base de gás para o município”, disse Nunes.
A empresa, Manitowoc, estima a criação de 350 empregos diretos e 350 indiretos. Escolhida a área, de aproximadamente 25 mil m², a instalação leva aproximadamente um ano.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá terá festival gastronômico em agosto
Cerca de 20 restaurantes,bares e pizzarias já confirmaram a participação

Caraguatatuba - A 4ª edição do Caraguá a Gosto acontece de 1 a 30 de agosto e deverá receber um público de aproximadamente 30 mil pessoas, que poderão apreciar um cardápio variado. A secretaria de Turismo está nos últimos preparativos para o evento, que já é considerado um dos maiores festivais gastronômicos da região.
Cerca de 20 estabelecimentos já tem participação confirmada: Água Doce Cachaçaria, Akebono, Al Badah Beach, Bar do Hélio, Bar do Japa, Caiçara’s Restaurante, Garage Bar, Guaruça Frutos do Mar, Kiskonofre, Officina das Pizzas, Ostra e Ouriço, Neno's Pizza Bar, Parodi Pizzaria, Pizzaria do Neno, Quiosque Canto Bravo, Restaurante Golfinho, Restaurante Golfinho Azul, Surf’s Espaço Gourmet, Toca da Garoupa, Zanfredo Pasta Bar e Rissoteria.
O público deverá degustar o prato indicado pela casa e dar notas na cédula, que receberá no próprio estabelecimento, devendo depositá-la em uma urna. Serão votadas e premiadas as seguintes categorias: Sabor do Prato, Apresentação do Prato, Sabor Petisco, Apresentação Petisco, Ambiente da Casa e Serviço da Casa.
Também serão sorteados, entre os clientes participantes, 20 jantares (prato inscrito no evento) nos restaurantes credenciados. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Workshop sobre matrizes energéticas lota Teatro
Participantes conferiram amplo debate sobre o assunto

Caraguatatuba - O Teatro Mário Covas ficou lotado de pessoas que participaram nesta quinta-feira (21) do workshop do Conselho Especial de Petróleo e Gás Natural (Cespeg). O evento foi promovido pela secretaria estadual de Desenvolvimento, em parceria com a secretaria municipal de Planejamento, Economia e Gestão.
Estiveram presentes o prefeito de Caraguá, Antonio Carlos, acompanhado do vice Antonio Carlos Jr., e o secretário de Planejamento, Economia e Gestão, Felipe Augusto. Além deles, participaram do workshop o secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, e o diretor executivo do Cespeg, José Roberto dos Santos.
“Hoje é um dia importante para conhecer as atividades ligadas ao petróleo. Esse workshop promove um fórum de debates e sugestões para visualizarmos os benefícios e os impactos que devem ser minimizados”, afirmou José Roberto.
Já o prefeito Antonio Carlos destacou que é importante planejar e discutir o assunto entre comunidade, prefeitura e governo estadual. Ele também agradeceu pela atenção e presença do secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin.
Alckmin divulgou ao público as ações em andamento e os projetos para o futuro no Estado. Ele destacou que o setor de serviços, fonte terciária na economia, será a área que mais vai crescer nos próximos anos. Aliado ao desenvolvimento turístico dos municípios haverá a expansão das indústrias. “São Paulo será o estado do petróleo e gás. Isso demandará um conjunto de medidas sustentáveis”, destacou.
Na área de educação tecnológica, Geraldo Alckmin informou que o governo estuda novos cursos para atender a demanda do petróleo. Em parceria com a prefeitura de Caraguá, a cidade ganhará sua primeira Escola Técnica (ETEC), a partir de agosto, com os cursos de Contabilidade e Logística, todos com duração média de 18 meses. “De cada cinco formados na ETEC, quatro são empregados no mercado de trabalho”, lembrou Alckmin.
Após os pronunciamentos, participantes e representantes de empresas, governo estadual e prefeituras discutiram assuntos referentes aos royalties, planejamento ambiental, oportunidades para as empresas paulistas, projetos futuros da Petrobras, planos e ações dos municípios para as atividades ligadas ao petróleo.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Vereador quer Semana de Prevenção à Exploração Sexual em Ilhabela
“Por ser praticado no silêncio do lar, o incesto é um crime que todos escondem, é um fato sobre o qual ninguém quer falar e, muito menos, discutir”.

Ilhabela - O presidente do Legislativo de Ilhabela, Valdir Veríssimo (PPS), apresentou na última sessão ordinária da Câmara (11/5), o Projeto de Lei 31/2009, que institui a “Semana Municipal de Prevenção e Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” na cidade. Recentemente foram registrados dois casos de pedofilia no município, que acarretou na prisão de duas pessoas acusadas.
“Por ser praticado no silêncio do lar, o incesto é um crime que todos escondem, é um fato sobre o qual ninguém quer falar e, muito menos, discutir. É um fato que todos insistem em não ver, pois ninguém acredita que exista”, explica Valdir, ressaltando ainda a importância de uma política de educação para a prevenção aos abusos sexuais contra crianças e adolescentes junto à sociedade.
O projeto tem como objetivo informar e orientar famílias para a prevenção da prática de abusos sexuais contra crianças e adolescentes, através de uma semana educativa a ser comemorada anualmente no mês de outubro, com aulas, palestras, conferências, campanhas, seminários, exposições e outras atividades relacionadas ao tema.
Ainda de acordo com a matéria, o resultado dos trabalhos deverá ser encaminhado a órgãos competentes por meio de propostas e sugestões, ficando a cargo das Secretarias de Educação, Ação Social, Esportes, Lazer e Conselho Tutelar a coordenação das atividades realizadas.
Se aprovado, a Semana de Prevenção e Combate à Exploração Sexual de Crianças Adolescentes deverá fazer parte do calendário cultural do município.(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Começa neste domingo, em Ilhabela, o Campeonato Municipal de Futebol de Campo da 2º Divisão
Primeiro jogo será entre as equipes do Zabumba e Santa Luz

Ilhabela - Terá início neste domingo, 24, ás 9h, o Campeonato Municipal de Futebol de Campo 2009 - 2ª Divisão, no Estádio Municipal Eurípedes da Silva Ferreira, o “Ferreirão”. O evento é uma realização da Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (Selar).
A abertura do campeonato terá início com o desfile das equipes e a partida entre a equipe do Zabumba contra o Santa Luz. Participam da competição 21 equipes: Strike, Tigres, Novo Pequeá, Flamengo, Novo Itaguaçu, M.D.M, Estrela da Ilha, Unidos do Maranhão, Dicley, Tradição, Palmopolitano, Águia do Morro, Chelsea, J.A.C, Meninos do Sul, Portuguesa, Zabumba, Santa Luz, 21 Caiçara, Ponte Preta e Força Jovem.
De acordo com Luiz Lobo, secretário da Selar, os jogos do campeonato serão realizados nos campos do Portinho e no Ferreirão.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Ferreirão recebe neste sábado, 23, a abertura dos Jogos Estudantis de Ilhabela
Na abertura, serão realizados os desfiles das escolas participantes e os primeiros jogos da competição

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela dará início neste sábado, 23, aos Jogos Estudantis de Ilhabela 2009, no Estádio Municipal Eurípedes da Silva Ferreira, o “Ferreirão”, no bairro Itaquanduba.
Na abertura, serão realizados os desfiles das escolas participantes e as primeiras competições dos Jogos. Os Jogos Estudantis serão realizados até o dia 29 de maio e deve envolver cerca de 2 mil participantes. As categorias serão divididas em Pré-Mirim, Mirim, Infantil e Juvenil em ambos os sexos nas modalidades Voleibol, Queimada, Futebol de Salão, Basquete, Natação, Atletismo (corridas, salto em distância e arremesso de peso) e Tênis de Campo.
“A idéia dos Jogos Estudantis é promover a integração esportiva entre as escolas e seus alunos, além de reativar esta importante competição que há mais de 10 anos não é realizada na cidade”, destaca Luiz Lobo, secretário de Esportes, Lazer e Recreação (Selar).
Os Jogos Estudantis de Ilhabela é uma realização da Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação e a Secretaria de Educação e tem o apoio da Easycomp Internacional e Objetivo Litoral.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Pelotão da Polícia Militar de Ilhabela é pioneiro no Estado na criação da “Guarda Mirim”
Projeto social oferece uma série de atividades para crianças e tem como principal objetivo mostrar conceitos de disciplina e cidadania. Prefeito participa de apresentação oficial

Ilhabela - O pelotão da Polícia Militar em Ilhabela é pioneiro no Estado de São Paulo na criação do projeto “Guarda Mirim”. Ao todo, 23 crianças são atendidas pelo programa coordenado pelo soldado Egberto, conhecido por também desenvolver na região o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).
Na última quarta-feira (20/5), o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), participou da apresentação da “Guarda Mirim”, na sede do pelotão da PM, na Barra Velha, onde foi recebido pelo tenente Alexandre Cândido, comandante do pelotão de Ilhabela. O tenente ressaltou a iniciativa da criação do programa. “Este projeto é pioneiro na Polícia Militar do Estado de São Paulo, com alunos fardados recebendo aulas no quartel”, salientou Alexandre Cândido.
A Guarda Mirim tem como objetivo despertar o senso de cidadania, o cumprimento dos deveres, o bom relacionamento com a família, entre outros conceitos. Para isso são desenvolvidas várias atividades com os alunos, como visitas monitoras, aulas de civismo e inglês. Em breve serão iniciadas as aulas de artes marciais.
Durante a apresentação dos alunos, o prefeito Toninho Colucci destacou a importância do projeto. “Tenho 22 anos de Polícia Militar e a gente sabe o que este programa representará na vida de cada um de vocês. Conhecemos o trabalho do Proerd e esta é mais uma iniciativa que valoriza ainda mais esta corporação”, disse Colucci, que manifestou apoio aos idealizadores do projeto. Entre as reivindicações feitas pela Polícia Militar estão a construção de uma sala e materiais didáticos. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Praias Grande e Julião recebem neste domingo a 2ª etapa do Gatorade Biathlon Series
Competição promete agitar a costa sul de Ilhabela, neste domingo, 24

Ilhabela - Ilhabela foi escolhida para ser palco da 2ª etapa do Gatorade Biathlon Series, que será realizado neste domingo, 24, com largadas a partir das 10h. A iniciativa da realização do evento partiu do secretário de Esportes, Lazer e Recreação de Ilhabela (Selar), Luiz Lobo, que em contato com a TH5 viabilizou a parceria para realização do evento.
De acordo com a organização da TH5 Eventos, o local escolhido foi a Praia Grande no lado sul de Ilhabela, que pelas condições favoráveis do mar e pela infra-estrutura oferecida com a proximidade a vários hotéis e pousadas tem tudo para fazer da 2ª etapa do circuito um belíssimo evento.
Os atletas podem se inscrever nas categorias Individual e Revezamento para duplas (onde cada competidor faz uma das modalidades), além da prova com menor distância para o Infantil e Iniciantes.
Outro detalhe diferencial da prova é que pela geografia do local, existe um circuito para a corrida de 1,9km envolvendo 2 praias (trecho de areia) Grande e Julião, além de uma pequena trilha de terra e um trecho em piso asfaltado. Portanto nas categorias Individual e Revezamento, os atletas darão 2 voltas no circuito. Já os Iniciantes e a garotada do Infantil completam a prova com apenas 01 volta.
A TH5 avisa que Para a natação, com percurso de 500mts para o Individual e Revezamento e 300 mts para o Infantil e Iniciantes, as condições devem ser bem mais favoráveis. A Praia Grande em Ilhabela fica no canal onde não existe a formação de ondas, porém é sempre bom ressaltar que a natureza é sempre soberana estando os atletas sujeitos as condições de correnteza e maré.
No endereço: www.th5eventos.com.br/biathlon/index.asp o atleta interessado em participar da etapa tem informações de como se inscrever, dicas de hospedagem e regulamento.
A etapa conta com o patrocínio de Gatorade e apoios da Prefeitura de Ilhabela, Sabesp e da Associação Ilhabela Receptivo, Hotelaria e Gastronomia. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeito de Ilhabela concede reajuste salarial de 5,9% aos servidores públicos municipais

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), irá conceder reajuste salarial de 5,9% aos servidores públicos municipais. A proposta foi encaminhada à Câmara no final da semana passada e aprovado com unanimidade dos vereadores.
A reposição salarial obedece ao índice inflacionário ocorrido ao exercício de 2008, de acordo com o IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo).
Segundo Colucci, a Prefeitura fez um esforço contábil e orçamentário para conceder o benefício aos servidores.
“Não poderia deixar de prestigiar essa categoria, a qual faço parte. Foi uma reposição possível e justa”, comenta.
Outro projeto que beneficiará os funcionários públicos é o que concede o vale compra, estabelecendo também um aumento de 11% no benefício, que será implantado em substituição a cesta básica, proporcionando ao servidor a liberdade de escolha dos alimentos consumidos no seu dia a dia.
Segundo o projeto, a reposição salarial de 5,9% será retroagida ao dia 1º de maio. Já o aumento de 11% no vale compra será concedido a partir de junho.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Secretária de Saúde de Ilhabela apostará na gestão integrada e valorização dos servidores

Ilhabela - Há três semanas no cargo de secretária de Saúde, Glória de Fátima Alves, a Glorinha, assumiu umas das pastas mais importantes da Prefeitura de Ilhabela.
Funcionária pública desde 1997, a nova secretária quer implantar em sua gestão uma interface entre o Programa de Saúde da Família e o Hospital Mário Covas.
“A população confunde urgência/emergência com consulta ambulatorial e, por esse motivo, há uma sobrecarga enorme no Hospital”, esclarece.
Segundo ela, as nove equipes do Programa de Saúde da Família estão à disposição da população para as consultas ambulatoriais. “Se não tivermos determinadas especialidades em nossa cidade, temos uma parceria com o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Caraguá”, comentou.
Ela comentou ainda a medida administrativa que tomou para integração da rede pública da Saúde com o Hospital Mário Covas. “Iniciamos o processo de informatização do sistema. Essa tecnologia vai nos proporcionar uma maior agilidade de atendimento aos usuários, como por exemplo, eficiência da Central de Regulação, serviço utilizado para marcação de exames e internações”, explicou.
Outra medida anunciada pela nova secretária será rever a distribuição de medicamentos, com padronização e supervisionamento sistêmico, evitando assim perdas.

Medidas
A secretária de Saúde destacou ainda as ações desenvolvidas por sua equipe, como mutirões de limpeza em bairros, em parceria com outras secretarias, ações de combate aos simulídeos, dengue, entre outros.
Além disso, pontuou o atendimento semanal nas comunidades tradicionais caiçaras, com a presença de médicos, enfermeiros e dentistas.
“Lógico, tudo depende das condições do mar, mas o atendimento é feito com qualidade. Gostaria de destacar também neste serviço o apoio do nosso parceiro, o Iate Clube de Ilhabela, que em casos de emergências nos auxilia no resgate”, salienta.
Glorinha destacou ainda o valoroso trabalho da equipe do aleitamento materno, que muito contribui com a saúde e bem estar dos recém-nascidos em Ilhabela.
A funcionária pública Glória de Fátima Alves, há 12 anos na Prefeitura de Ilhabela, é Pós-Graduada em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, além de advogada formada pelo Centro Universitário Módulo, de Caraguatatuba.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Secretário de Esportes de São Paulo visita Ilhabela

Ilhabela - O secretário de Esportes da Prefeitura de São Paulo, deputado federal licenciado Walter Feldmann (PSDB), visitou Ilhabela no último final de semana. Acompanhado do prefeito Toninho Colucci (PPS), ele participou de um dos trechos da prova de revezamento Corpore. Feldmann também prestigiou a tradicional “Ucharia”, o almoço servido pelos grupos de congada. Na foto, o secretário Walter Feldmann, com o prefeito Toninho Colucci, o chefe de Gabinete da Prefeitura de Ilhabela, Julio Cezar de Tullio, e o vice-prefeito de Ilhabela, Nuno Gallo (PV). (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

São Sebastião Está No Saresp-2009

São Sebastião - A Secretaria Municipal da Educação de São Sebastião confirmou presença no SARESP/2009, em encontro da Secretária Márcia Aparecida Rego com a Dirigente Regional de Ensino, Edina Paula Roma Teixeira, no último dia 19 de maio de 2009. Também na pauta, reformas de algumas escolas através do PAC (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo) e a parceria relacionada ao transporte coletivo dos alunos da Rede Estadual.
Segundo a secretária Márcia Rego, “tal medida beneficiará os alunos do ensino médio que necessitam de transporte para se locomover de sua residência até à escola mais próxima”.Para a secretária o passe escolar gratuito garantirá a freqüência escolar àqueles estudantes que anteriormente não possuíam condições de pagar sua passagem.
Tanto a Dirigente de Ensino como a Secretária da Educação acham de grande importância os assuntos focados neste encontro, pois fortalecem a união entre as administrações do Estado e Município no que se refere à educação, uma vez que são debatidas ações voltadas para mais qualidade de ensino nas escolas, das duas redes: Municipal e Estadual.(Fonte: DRE-Caraguatatuba)

Crianças do Projeto Garoçá visitam Centro Histórico na próxima segunda
No próximo dia 25, segunda-feira, 40 crianças do projeto Garoçá irão fazer uma visita ao Centro Histórico de São Sebastião.

São Sebastião - Depois de passearem pelos bairros de São Francisco e Praia Grande, interagindo
com os projetos Cidadão Criança e Viração, é a vez de conhecerem mais sobre a
região central do município.
O dia começará com um café da manhã na sede do projeto, de onde seguirão para o
passeio. As crianças serão acompanhadas por um guia cedido pela Sectur
(Secretaria de Turismo), que vai explicar tudo sobre fatos históricos, culturais
e turísticos. Ao final, farão um piquenique e irão brincar. O retorno está
previsto para às 15h30.
De volta ao projeto, os alunos farão uma redação sobre o dia, o que acharam e o
que aprenderam. "Isso faz com que se tornem cidadãos multiplicadores, pois
retornam e contam aos outros amigos o que fizeram; conseqüência disso será o
interesse de todos em participar de atividades externas", dise a coordenadora do
projeto, Adriana Romão.
A escolha do grupo para a visita leva em conta diversos fatores, como
freqüência, pontualidade e comportamento; não só nas aulas, mas também em casa.
"Fazemos reuniões de família, pois é fundamental o acompanhamento dentro do
ambiente familiar", enfatizou Adriana.
O projeto Garoçá, desenvolvido pela Setradh (Secretaria do Trabalho e
Desenvolvimento Humano), atende 140 crianças diariamente, com atividades
educativas, recreativas e foco no reforço escolar.
A coordenadora ressaltou: "Diversas programações são elaboradas em prol das
crianças e muitas vezes com a participação delas a exemplo da festa de dia das
mães, realizada no último dia 9, em que confeccionaram porta retratos para
presentear suas mães".
Além disso, há cerca de dois meses foram incluídas no projeto atividades de
dança e iniciação circense. "As crianças adoraram a novidade", finalizou.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Esportes radicais, palestras e exposições marcam Semana do Meio Ambiente em São Sebastião

São Sebastião - A Semana do Meio Ambiente será marcada por uma série de atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em São Sebastião. Com apoio das Secretarias de Esportes, Educação, Turismo e Cultura.
A programação “Conhecer, educar para preservar” terá início no dia 1º de junho com plantios de jundu às 9h em Barra do Sahy e Juquehy, e às 14h em Barra do Una e Cambury. Ainda na Costa Sul do município, no dia 2, haverá a limpeza do rio e também da praia em Boiçucanga, com início previsto para às 9h.
Na quarta-feira, dia 3, o Teatro Municipal servirá de palco para a exposição “Conhecer e preservar”, com trabalhos desenvolvidos por ONGs e artesãos locais; no mesmo local ocorrerão as apresentações da banda municipal “Maestro Ladislau de Mattos”, do grupo indígena do Rio Silveiras, dos grupos de dança de hip hop do “Verde Escola” da Vila Sahy e “Descendentes de Rua”. Além disso, personalidades expressivas na área ambiental serão homenageadas, palestra sobre a “Importância da Preservação da Restinga” será proferida pela professora Célia Regina Gouveia, do Instituto Geológico; o livro “Restinga: Conceitos e Empregos do Termo no Brasil e Implicações na Legislação Ambiental” será lançado e mudas do Pau Brasil serão distribuídas aos presentes. As atividades estão previstas para começar às 18h.
Para o dia 4, a Semam preparou o plantio de espécies nativas na Enseada, Costa Norte do Município, a partir das 9h. Com início às 19h, haverá no Teatro Municipal o fórum regional de meio ambiente com a presença de prefeitos, secretários, vereadores e autoridades dos quatro municípios do Litoral Norte, com término previsto para às 21h.
Na sexta-feira, 5 de junho, alunos da rede de ensino participarão da solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente ao lado de prefeitos, secretários, vereadores e demais autoridades da região. O evento, que deve começar às 14h no Teatro Municipal, contará ainda com um circuito de palestras e apresentação de dança com o grupo “Descendentes de Rua”.
No sábado, dia 6, das 9h às 12h, está previsto o mutirão de limpeza das águas e costeiras do município dentro do movimento “Vamos Limpar o Mar”. Ocorrerá também a limpeza do mangue do Araçá, por terra e mar.
Para quem curte esportes radicais, a programação oferece uma ótima opção: trilhas pela Praia Brava (no sábado, dia 6) e Cachoeira do Itu (no domingo, dia 7), na Costa Sul, ambas com saída às 8h30 da Semam (Secretaria de Meio Ambiente).
Serviço: Para participar das trilhas é necessário agendar com a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone 3892-6000, ramal 229.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Palestras, mutirão e passeata no São Francisco pelo bem do Perequê Mirim

São Sebastião - O Instituto Terra & Mar, com apoio da Prefeitura de São Sebastião, através do Fundurb (Fundo de Desenvolvimento Urbano) e Comdurb (Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento), realiza já há algum tempo uma série de atividades com a comunidade para a preservação do rio Perequê Mirim, no bairro São Francisco, na região central da cidade.
Entre as ações desenvolvidas na escola “Professora Nair Ferreira Neves” e no “Colégio Mestre” vale destacar a análise de qualidade da água em determinados trechos do rio feita em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), no último dia 13, e as palestras proferidas pelo fotógrafo Halsey Madera a respeito da história do rio e pela chefe de divisão de Epidemiologia, Márcia Saavedra, sobre Vigilância Sanitária e Epidemiológica, respectivamente nos dias 14 e 15.
Para as próximas atividades do grupo estão previstas a confecção de cartazes para passeata a favor do rio Perequê Mirim e Oceano Atlântico marcada para o dia 5 de junho, Dia do Meio Ambiente, com saída do “Colégio Mestre”, no bairro São Francisco. Dois mutirões de limpeza na praia São Francisco (no dia 30 de maio e 5 de junho), e o plantio de mudas às margens do rio, no dia 6 de junho, com saída da escola “Professora Nair Ferreira Neves”, encerram as comemorações na Semana do Meio Ambiente.
Além disso, os alunos de ambas as unidades escolares terão uma aula final com avaliação do projeto no dia próximo dia 10. O encerramento está marcado para o dia 30 de junho com a participação dos estudantes, professores, diretores escolares, pais de alunos e autoridades.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Projeto “Minha casa, Minha vida” inicia inscrições na próxima segunda-feira

São Sebastião - O projeto “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal, tem uma meta ambiciosa de construir um milhão de casas até 2010.
Em São Sebastião, o objetivo é atingir a população de baixa renda e priorizar famílias com renda bruta de até três salários mínimos.
A Prefeitura preparou um mutirão para realizar as inscrições, com postos nas Costas Norte, Sul e Centro, o que facilita o acesso dos munícipes. Este atendimento ocorrerá a partir da próxima segunda-feira, dia 25, até o dia 29, sempre das 9h às 17h.
Esta primeira fase é apenas de cadastramento, sem restrição de participação. Portanto, não é necessária a formação de fila, já que não é a ordem de chegada que determinará os eventuais contemplados pelo programa. Os interessados devem dirigir-se a um dos pontos, munidos apenas de documentos pessoais, como CIC e RG.
Posteriormente será feita uma triagem, e os beneficiados serão convocados para apresentarem-se.
É importante ressaltar que, apesar do mutirão de atendimento da Prefeitura finalizar no dia 29 de maio, quem por acaso perder o prazo não precisa se preocupar: as inscrições continuarão, em local a determinar, até que a Caixa Econômica comunique o encerramento.
Serviço: Atenção aos endereços dos postos de inscrição disponibilizados pela prefeitura, de 25 a 29 de maio, das 9h às 17h:
No Centro: Ginásio de Esportes José de Souza Gringo, o "Gringão", no Varadouro.
Na Costa Norte: Rua Olavo Bilac, 390, Enseada, no prédio da Administração Regional.
Na Costa Sul: Avenida Walkir Vergani, S/Nº, endereço da antiga Padaria da Ponte.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Secretaria do Meio Ambiente engaja-se no programa “Município Verde”

São Sebastião - Representantes da Semam (Secretaria de Meio Ambiente) de São Sebastião, participaram no último dia 15, de uma palestra sobre o programa estratégico ambiental “Município Verde”.
O evento contou com a participação de 29 pessoas, entre elas, a secretária da pasta Traud Rossi, o diretor Antonio Carlos de Abreu, os chefes das divisões que integram a secretaria e também os agentes fiscais de Agressões Ambientais.
Este programa, criado no ano passado pela SMA (Secretaria Estadual de Meio Ambiente), regulamentado pela Resolução SMA nº 09/08, integra os 21 projetos estratégicos ambientais, cujo objetivo geral é desenvolver e executar ações que elevem gradualmente o nível de sustentabilidade do modelo de desenvolvimento do Estado.
O “Município Verde”, considerado como a porta de entrada dos projetos, de acordo com o engenheiro Fernando Parodi, chefe da divisão de Recursos Hídricos, visa estabelecer uma agenda ambiental compartilhada entre os Municípios e o Governo Estadual, no sentido de atuarem juntos para a tomada de decisões, fortalecer e estimular ações municipais em benefício do meio ambiente e da sociedade como um todo e, deste modo, garantir o desenvolvimento sustentável.
A recente reunião, realizada na videoteca, foi conduzida por Parodi que responde pela função de interlocutor, ou seja, um facilitador entre a Prefeitura e os principais envolvidos neste projeto: prefeito, vereadores e secretários municipais, além do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, sociedade civil, ONGs (Organizações Não Governamentais), agentes estaduais ambientais, e a equipe do “Município Verde”, este, formado por um grupo de técnicos de diversos órgãos ambientais do Estado encarregados de auxiliar os Municípios no desenvolvimento das etapas e no cumprimento das metas.
O processo, segundo Parodi, envolve quatro ações básicas: adesão voluntária ao protocolo “Município Verde”, cadastramento de dados do Município, preenchimento de um plano de metas, e a certificação do “Município Verde”, cujo objetivo é avaliar a efetividade com que o Município atinge os resultados previstos para as ações do plano de metas. “Para tanto, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente criou o IAA (Índice de Avaliação Ambiental), o qual será avaliado e publicado anualmente, formando assim um ranking ambiental paulista”, explicou o engenheiro.
O plano de metas envolve ainda a definição de um conjunto de ações locais, integradas e articuladas entre si, que visam atender dez diretivas ambientais, estabelecidas como prioritárias pela SMA: esgoto tratado, lixo mínimo, recuperação de mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental. “O Município que atender a sua agenda ambiental proposta, pode, conforme os termos da Resolução SMA 09/08, receber o certificado “Município Verde”, isto é, que o mesmo possui um bom desempenho do gerenciamento de suas questões ambientais. Além disso, o certificado credencia o Município como prioritário para a obtenção de recursos públicos do Governo do Estado de São Paulo”, frisou Parodi.
A ação do dia 15 de maio foi a primeira de uma série de apresentações a serem agendadas e realizadas com as equipes de outras secretarias municipais, visto que o plano de metas requer um conjunto de ações que envolvem diversos setores, além da Semam.
Serviço: Os interessados em conhecer mais a respeito do programa podem entrar em contato com engenheiro Fernando Parodi, pelos telefones (12) 3892-1568 ou 3892-6000, Ramal 222, ou através da página oficial do programa: www.ambiente.sp.gov.br/municipioverde. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Segur realiza palestra de motivação pessoal e profissional e lota Teatro Municipal
“Além de ministrar uma palestra de qualidade, motivando o profissionalismo e valorização da vida humana, a Segur ainda arrecadou cerca de 350 kg de alimentos que foram destinados à Cruz Vermelha Brasileira”.

São Sebastião - Na tarde desta quinta-feira, dia 21, a Secretaria de Segurança Urbana (Segur) realizou, em parceria com o Centro Paulista de Treinamentos e Emergências (Cepatre), uma palestra de motivação pessoal e profissional, abordando temas como trabalho em equipe, força de vontade, respeito ao próximo e à vida humana.
Os participantes desta palestra doaram, na entrada, 1 kg de alimento não perecível, cada pessoa. Os alimentos, que ficaram em torno dos 350 kg, foram doados para a Cruz Vermelha Brasileira, que fará a destinação em casos de calamidades, emergências ou necessidades.
A palestra motivacional foi ministrada pelo técnico de emergências médicas, Sidney Tavares, que dissertou e apresentou vídeos e fatos sobre a importância de se valorizar o profissionalismo de cada um, principalmente a própria capacidade, respeitando o próximo e priorizando pelo trabalho em equipe e união. “Algumas pessoas ficam a esperar com que o mar pegue fogo para comer o peixe assado, outras vão à luta e descobrem e trabalham o próprio potencial, é só você decidir qual delas quer ser”, comenta Tavares em meio à palestra. “Não podemos ficar culpando o governo, o colega de trabalho ou o próximo por possíveis erros, devemos buscar a solução e a vitória, sempre com união”, enfatiza.
Ainda durante a palestra motivacional, outro palestrante apresentou pontos importantes do trabalho da Defesa Civil em um Município. O chefe de Operações e Resgate, Cláudio Caires, apresentou a missão e a importância da Defesa Civil no Município, enfatizando a questão do voluntariado. “Não importa se outros vão te criticar, alegando que você trabalha de graça na Defesa Civil por ser um voluntário, mesmo porque, o que importa é sua realização, pois você terá a chance de salvar vidas, e isso não tem preço”, diz Caires, que apresentou ainda algumas imagens do resgate da tragédia que se abateu em Santa Catarina, em novembro de 2008. “Os profissionais do Cepatre foram até os locais afetados em Santa Catarina auxiliar nos resgates dos soterrados. No momento dos resgates temos que ser frios, porém depois sentimos depressão, pois as imagens ficam em nossas mentes... mas as vidas que salvamos vale a pena todo trabalho e esforço”, relata.

Cepatre
O Cepatre - Centro Paulista de Treinamento e Emergências atua na área de Cursos, Treinamentos, Palestras sobre prevenção de acidentes, socorros de urgência, emergência e medicina do trabalho. O Cepatre também presta serviços de atendimento pré – hospitalar em ambientes de trabalho. Todos trabalhos do Cepatre são realizados por profissionais gabaritados com vasta experiência no setor, assim como nos treinamentos que conta também com médicos, enfermeiros, psicólogos e pedagogos empresariais.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Saúde realiza a Semana da Esquistossomose
Unidades básicas vão orientar sobre a doença, de 25 a 29 de maio

São Sebastião - A campanha, promovida pela secretaria estadual da Saúde em parceria com as prefeituras, tem o objetivo de orientar e informar sobre os riscos dessa grave doença, causada pelo verme parasita Shistossoma sp. As pessoas que já frequentaram ou frequentam regiões que registraram casos da doença, mesmo que não apresente sintomas, devem procurar a UBS mais próxima para mais informações ou, se for o caso, realizar os exames indicados.
A transmissão da Esquistossomose ocorre quando as pessoas entram em contato com águas contaminadas com fezes ou esgotos com a presença dos caramujos transmissores infectados. Esses caramujos normalmente são pequenos e vivem em água doce.
O primeiro sintoma de contaminação é uma coceira (daí vem o nome popular de “lagoa da coceira”), podendo evoluir para quadros de diarréia, dores abdominais, com ou sem febre, dificuldade de defecar, melena (sangue nas fezes); e, em casos mais graves, indo desde a chamada “barriga d`água” até quadros neurológicos ou mesmo óbito.
A Esquistossomose tem tratamento e pode ser evitada, basta não entrar, nem pescar em rios, lagos e valas com águas poluídas com esgoto ou fezes, ou com presença de caramujos. A secretaria de saúde informa que todas as unidades de saúde estão preparadas para dar orientações sobre essa doença.
Mais informações pelo telefone: 3897-2122 (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Vereadores prestigiam debate sobre implantação de matrizes energéticas

São Sebastião - O presidente da Câmara de São Sebastião, Luiz Antônio Santana Barroso (DEM), o Coringa, e os vereadores Ernaninho (PSDC), Solange Ramos (PPS) e Amilton Pacheco (PPS) estiveram hoje, dia 21, no debate sobre o impacto da implantação de matrizes energéticas no Litoral Norte, que foi realizado no Teatro Mario Covas, em Caraguá.
O evento, organizado pela secretaria estadual de Desenvolvimento e secretaria municipal de Planejamento, Economia e Gestão, contou com a participação do secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

 Fundart Informa

Ubatuba -“Com quantas memórias se faz uma canoa”
Livro será lançado na Fundart

Nessa sexta-feira, dia 22 de maio, será lançado em Ubatuba o livro “Com quantas memórias se faz uma canoa.” O evento terá como local o Salão de Exposições do Sobradão do Porto, às 20h00. A obra tem o patrocínio da Petrobrás e Ministério da Cultura. A realização é do Instituto Costa Brasílis, Fundart, Instituto Oceanográfico e FAUUSP, com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Expansão Universitária da USP – Universidade de São Paulo. Autores: Márcia Regina Denadai, Alexander Turra, Maria Angélica Oliveira Gonçalves e Débora Olivato.“O livro faz um resgate histórico do uso e do feitio das canoas a partir de depoimentos de canoeiros e de construtores de canoas de Ubatuba. O livro aborda a origem indígena, as grandes jornadas realizadas pelas extintas canoas de voga, as dificuldades encontradas no período em que o transporte rodoviário não existia no município... Por fim, a obra trata da pesca artesanal de subsistência e da preocupação com a preservação dessas embarcações, que são um símbolo da cultura caiçara.” A obra também homenageia Ney Martins.

“Frôr da Roça” Continua sua temporada Nesse sábado no Auditório Fundart
A comédia Frôr da Roça, de Heyttor Barsalini, com direção do próprio autor prossegue nesse sábado sua temporada no Auditório Fundart, às 21h00.
O ingresso custa 5 reais e pode ser adquirido no local. No elenco: Fernando Moreno, Luis Ballio, Alex Sander, Isabelle Inglese, Vanessa Santos, Vanda Galvão, Marcelos Sarkis e Igor.

Vem aí a 86ª Festa de São Pedro Pescador
De 25 à 29 de junho, vai acontecer a 86ª Festa de São Pedro Pescador, na Praça de Eventos da Av. Iperoig. Pena Branca, da famosa dupla Pena Branca e Xavantinho; o Grupo Dito & Feito (RJ); João Ormond (violeiro do Pantanal); Banda Anti-Danos (Ubatuba) e Banda Pracaniz (Ubatuba), ao lado de outras atrações ligadas à música, folclore etc., que marcarão presença durante os cinco dias da Festa de São Pedro . Brevemente estaremos divulgando, detalhadamente, toda a programação do importante evento.

Visite o Memorial Ciccillo Matarazzo, na Biblioteca Municipal “Ateneu Ubatubense - Praça 13 de Maio Nº 52 – Centro.
Cursos Fundart – Inscreva-se
Informações pelos telefones: 3833-7000 / 3833-7001/3832-7732/3833-6242
(Fonte: Fundart)

Poesia Topo

Anuncie

A cor do frio

Nas manhãs de inverno
da Serra da Mantiqueira
há a predominância das cores:
um tanto de verde,
outro de azul anil,
um bocado de amarelo
e muito, muito frio.

Casa de caiçara

A casa de meus avós
era um espetáculo
feito de pau-a-pique,
com reboco de argamassa,
com telhado feito nas coxas
e espaço para a família inteira
mais alguns lagartos
sob o assoalho de madeira.

Félix Cabral

 

Conto

À espera

Acordou cedo. Pensou se devia ou não se levantar àquela hora. Espreguiçou-se languidamente como o fisioterapeuta havia recomendado. Ouviu leves ruídos de seus ossos que estalaram gostosamente. Abriu a janela e olhou a mata tão próxima de seu quarto. Ouviu os cantos matinais dos pássaros que tanto já a havia feito feliz. Desceu as escadas com passos lentos e pensou que teria que colocar apoio na mesma pois temia ter vertigem e desabar escada abaixo. Seriam cordas que colocaria ou madeira para combinar com a sacada frente à sua casa? Ficou em dúvida... ora... pensaria nisso noutro momento...
Desceu; colocou água para o seu trivial café da manhã sempre tão solitário. Procurou na memória de imagens difusas momentos em que não estivera só à mesa em suas manhãs. Colocou o coador no velho apoio, colocou-o na já envelhecida garrafa térmica e, para não ficar à toa enquanto a água fervesse, foi lá fora olhar a mata. Um pássaro diferente murmurava ao mundo seu bom-dia. Era de um verde entremeado de preto. Este não havia ainda visto ou, então, não o notara em suas manhãs?
Correu para o fogão. A água já espumava na caneca. Coou seu café, adoçou-o com sacarina. Sentou-se à mesa. Pensou em ler algo enquanto sorvia lentamente seu café. Preferiu que sua mente divagasse... Já havia lido o suficiente.
Levantou-se procurando o que fazer. Foi à casa de uma amiga adoentada. Tentou fazê-la sorrir pensando que nem ela mesma já o conseguia. Foi a uma floricultura e comprou uma begônia toda florida. Colocou-a num canto da sala. Num lugar que a pudesse admirar. Foi novamente à cozinha pois já sentia fome. Seu corpo necessitava de alimento. Faria um filé de peixe ou de frango? Na dúvida tirou os dois do congelador. Pacotes leves que seu açougueiro e peixeiro haviam pesado. Talvez com pesar por tão pouco peso?
A manhã já estava quase se esvaindo. Foi à geladeira e pegou os potes com temperos que os deixava preparados para quando deles necessitasse. Olhou para a cebola...para o alho...para a cebolinha e a salsinha: seus temperos preferidos. Achou-os murchos mas não estava com vontade de picar outros. Usou os assim mesmo, pois se decidira pelo peixe. Além dos temperos já preparados, só precisava de um pouco de limão. Pegou um que estava quase amarelecido, mas era seu preferido: limão cravo. Cortou-o ao meio. Temperou o peixe. Queria comê-lo bem fritinho e passado em bastante fubá como o fazia na infância, mas já não o podia: seus triglicérides estavam em alta; tinha que se cuidar. Guarneceu seu peixe com batatas, cenouras e muito...muito cheiro verde que adorava. Lembrou as instruções da nutricionista: três cores à mesa são sinônimas de saúde. Levou-o ao forno nos 180 graus. Lavou uma xícara de arroz que nem era a medida certa para seu apetite. Sobraria mas, menos que isso, sua panela não suportaria o calor e o queimaria. Preparou uma salada de alface, chicória e tomate: poucas folhas e apenas um tomate.
Colocou uma toalha já manchada cobrindo a mesa. Sentou-se em sua cadeira predileta.Divagou sobre o passado e relembrou os domingos em que sua casa exalava a cheiro de frango assado, pernil, lombo e maionese e, depois do almoço, belos pudins e bolos regados a muita calda de chocolate. Já não podia se dar ao luxo e comê-los. Hoje só uma sobremesa dietética. Sentiu no ar que seu peixe já chegara ao ponto. Levantou-se, desligou o forno e, lentamente, retirou-o. Pôs a mesa. Apenas um prato, um garfo e uma faca. Pensou em colocar mais um talher.Talvez viessem visitá-la sem avisar. Desistiu. Há anos seus parentes próximos já não se aproximavam. Tentou desculpá-los imaginando que o sol dos últimos dias os havia levado a alguma praia. No fundo sabia que já não se preocupavam com ela em vida mas sim apenas quando aqui já não estivesse. Ficariam com a velha casa afinal, o único filho que tivera já não representava perigo a seus parentes pois partira prematuramente. Lágrimas vieram-lhe aos olhos mas...logo silenciaram.
Caminhou novamente até a cadeira. Serviu-se de cada alimento que preparara. Pareciam insossos. Os sabores haviam se dissipado ao longo dos anos. Procurou na memória o sabor que mais gostara: pimenta curtida em muito azeite, vinagre e alecrim. Era assim que sua mãe as preparava.
Almoçou mastigando cada alimento com tempo de folga. O que faria depois? Tiraria uma sesta e esperaria o anoitecer. Assim o fez.
Após a sesta, assistiu aos programas dominicais. Todos obsoletos e repetitivos. Neles via graça sem graça. Não conseguia achar aparato para seu desagrado. Mexeu em suas violetas que descansavam do sol ao anoitecer por sobre o parapeito da janela da sala. Retirou cada folha já envelhecida. As regou cuidadosamente preocupada para que a água não tocasse em suas folhas.
A noite chegou. Preparou uma sopa rápida, dessas de envelope onde as instruções, frente aos seus olhos já cansados pela idade, lhe pareciam difusas. Após pronta, pareceu-lhe sem sabor. Talvez tivesse errado na mistura do pó com a água fervida. Isso não importava tanto quanto sua necessidade de armazenar energia. Encheu uma terrina e, pensando nas canjas e brodos que em tempos idos sorvia, sorveu o caldo desprazeirosamente.
Já era hora de recolher-se. Desligou o televisor que havia deixado ligado para ter companhia. Subiu as escadas novamente pensando que nela teria que colocar apoio. Seria de madeira para combinar com a sacada? Tinha tempo. Pensaria nisso outro dia.
Lourdes Moreira
Profª da Rede Municipal e Estadual de Ubatuba

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Busco a Persona llamada Pituca

Estimados amigos del litoral virtual
necesito un favor si pueden conectarme con un amiga de la vida se llama "Pituca " Maria Isolina Duarte es artista plastica de Ilha Bella
si pudieran conectarme con ella mi nombre es Balin soy argentino y necesito hablar con ella hacen mas de 20 años que quiero comunicarme si ella tiene un mail o celular para que pueda ligar a ella. Por favor seria Genial y estaria muy agradesido
muito brigado

Balin Sivori
limba123@hotmail.com

Humor

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ressaca na Sununga  © Nelson Schmidt

Ressaca na Sununga
© Nelson Schmidt

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor