Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Seguda-feira, 25  de Maio de 2009 - Nº 20985 Edições Anteriores

Sportmar Ilhabela Enigmas Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região
Alckmin confirma presença no 2º Encontro de Produtores de Gás Natural em Peruíbe
Duplas de Malha se preparam para o início do torneio


Caraguatatuba
Vereadores da Saúde encontram problemas em UBS
Vereadores de Caraguá participam da Frente Parlamentar
De Caraguá a Nicaraguá


Ilhabela
Comissão da Câmara Federal aprova Ilhabela “Capital da Vela Nacional”
Ilhabela atinge meta, mas continua com Campanha de Vacinação de Idosos
Ministro do Turismo participará de encontro em Ilhabela

São Sebastião
Consciência Negra é destaque na programação do fim de semana
Ernane participa de posse na ASAITA e avisa que não trabalha “sob pressão”
Futsal sebastianense vence santistas na Copa Verão
Meninas do basquete sebastianense enfrentam Caraguá pelo Coneleste Paulista
Meninos do futsal enfrentam o Guarujá pela Copa Verão
Olimpíada Brasileira de Matemática: aluno de São Sebastião fica em terceiro lugar
Prefeito Ernane empossa nova diretoria do Comdurb
Teatro Municipal tem programação para todas as idades
Tríade Aquática agita o final de semana

Ubatuba
Cambö - É o Princípio
Gilda
Tent Beach Local Motion SP Contest rola em Ubatuba
Ubatuba participará do Dia do Desafio
Professores discutem diferentes estratégias de ensino para o EJA
Professores da rede municipal de Ubatuba participam de oficinas pedagógicas

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Alckmin confirma presença no 2º Encontro de Produtores de Gás Natural em Peruíbe

Litoral Norte -  O secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, confirmou a presença no 2° Encontro de Prefeitos e Prefeitas de Municípios Paulistas Produtores de Gás Natural do Campo de Mexilhão – Bacia de Santos, evento que será realizado no próximo dia 19 de junho, em Peruíbe (SP).
Às 10h haverá a recepção na Câmara Municipal e, em seguida, às 11h, a abertura da reunião pela prefeita de Peruíbe, Milena Xisto Bargieri Migliaresi.
Participam do encontro os prefeitos Toninho Colucci (Ilhabela), Antonio Carlos da Silva (Caraguatatuba), Eduardo César (Ubatuba) e Maria Elisabeth Negrão Silva (Iguape). Também já confirmaram presença os deputados estadual, David Zaia, e federal Arnaldo Jardim, ambos do PPS.
Na ocasião será feita a leitura da minuta do Estatuto da Associação dos Municipios Produtores de Gás Natural da Bacia de Santos (Amprogás). Com a aprovação do estatuto haverá a eleição para formação da primeira diretoria executiva da associação.
O primeiro encontro foi realizado no dia 3 de abril, em Ilhabela. “Temos o apoio dos prefeitos e com esta associação fortaleceremos as discussões junto à ANP (Agência Nacional de Petróleo)”, enfatizou Toninho Colucci.
Na reunião, ele relembrou que no início do ano relatou ao governador do Estado, José Serra, a importância de lutar pelos royalties para os municípios. “Já sentimos que o Governo do Estado está mais atento à questão”, avaliou o prefeito de Ilhabela.
Já o prefeito de Ubatuba, Eduardo César (DEM), destacou a iniciativa da criação da associação. “Para nossa região é muito importante, pois pode determinar o futuro com o desenvolvimento que esperamos”, disse Eduardo César.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Duplas de Malha se preparam para o início do torneio

Litoral Norte -  Está previsto para começar no próximo dia 6, o 1º Torneio de Duplas de Malha do Litoral Norte. A data foi definida na segunda-feira, dia 18, durante reunião realizada pela Liga no Clube Amigos da Malha situada no Porto Grande, região central de São Sebastião.
Ficou acertado também que os clubes participantes serão: Barranco Alto e Indaiá, ambos de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela. As três primeiras equipes contarão com oito duplas cada, já o time ilhéu, com cinco.
A abertura oficial do campeonato será às 18h no Clube Amigos da Malha quando as duplas do Barranco Alto, Indaiá e Ilhabela deverão jogar. No dia 13 de junho, jogarão as duplas de Barranco Alto, Ilhabela e São Sebastião no campo da Ilhabela. No dia 20, no clube do Indaiá, em Caraguatatuba, irão jogar São Sebastião, Ilhabela e Barranco Alto e no último sábado do mês, dia 27 de junho, será feita a final do torneio, no clube do Barranco Alto, em Caraguá, onde disputarão a partida os clubes de São Sebastião, Ilhabela e Indaiá.
Para o técnico da equipe Sebastianense, José Francisco da Silva, o torneio – cujo campeão será o clube com maior pontuação – servirá como um ótimo treinamento para os Jogos Regionais.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)
 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Vereadores da Saúde encontram problemas em UBS
Integrantes da Comissão visitam Perequê-Mirim

Caraguatatuba - A Comissão Permanente de Assuntos Relevantes da Saúde, da Câmara Municipal de Caraguatatuba, mais conhecida como os “Vereadores da Saúde”, visitou esta semana a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Perequê-Mirim, na zona sul do município. Na visita, que durou cerca de 2 horas foram encontrados os mesmos problemas que foram observados nas visitas anteriores.
Estiveram presentes os Vereadores Aurimar Mansano (PTB), Presidente da Comissão; Agostinho Lobo de Oliveira – Lobinho (PSDB), Relator e Vilma Teixeira de Oliveira Santos – Vilma do Posto (PSDB), além de funcionários de apoio da Câmara Municipal.
Os Vereadores da Saúde conversaram com usuários e funcionários da UBS, que relataram os problemas ocorridos e os que vem enfrentando no dia-a-dia quanto ao trato com o público como na uso das instalações diárias da unidade.
O prédio da UBS do Perequê-Mirim está bem localizado, porém necessita de uma nova pintura, melhorando o seu aspecto perante a população. A unidade já foi reformada e sua instalação descende de dezembro de 1989.
Os usuários da UBS do Perequê-Mirim tem fortes e constantes reclamações quanto a falta de remédios e a demora para marcar consultas, realizar e retirar Exames Clínicos.
As reclamações dizem respeito a uma demora em marcar consultas, que vai de 90 a 120 dias, PSF (Programa de Saúde da Família) em torno de 3 (três) meses e de 6 meses a 1 ano para consultas com o Cardiologista. Quanto aos remédios as reclamações versam que nem todos os solicitados pelos médicos são encontrados nas UBSs, sendo necessário muitas vezes buscar no Almoxarifado Central ou pagar por eles em alguma farmácia da cidade.
Mas os problemas se agravam em especialidades como a Oftalmologia, onde usuários esperam por até 5 (cinco) anos para uma consulta. Os usuários, na sua totalidade, rejeitam a Casa de Saúde Stella Maris e o seu atendimento, principalmente no Pronto-Socorro.
De acordo com os funcionários, o prédio da UBS do Perequê-Mirim necessita de uma nova pintura e o conserto de alguns pontos de infiltração encontrados. O prédio foi construído em 1989 e reformado há cerca de 10 anos, abrigando os moradores do Perequê-Mirim, Jaraguá e Pegorelli.
Para o Vereador Presidente da Comissão os problemas da Saúde se multiplicam por todas as unidades, com graduações diferentes. “Nós, Vereadores da Saúde temos constatado que os problemas são os mesmos, com as proporções e os tamanhos de cada problema diferenciando dependendo do lugar. Vamos elaborar Ofícios, solicitações e Requerimentos exigindo melhorias imediatas, pelo bem da saúde do povo de Caraguatatuba”, disse.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vereadores de Caraguá participam da Frente Parlamentar
Reunião de Trabalho teve início em Ilhabela

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba está participando da criação da Frente Parlamentar do Litoral Norte, criada oficialmente na quarta-feira na Câmara Municipal de Ilhabela, com a presença dos Vereadores das cidades da região e os Prefeitos de Ilhabela e Ubatuba. A Câmara de Caraguá participa com a Vice-Presidência e a Secretária da entidade.
A Frente Parlamentar do Litoral Norte nasceu para ser mais uma voz em defesa dos interesses da região, assim como o Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira), entidade representativa do Executivo das regiões citadas, que engloba 40 cidades.
A Frente Parlamentar foi criada pelo Legislativo das cidades da região do Litoral Norte, que após a posse de seus membros, irá elaborar procedimentos voltados para a conquista de benefícios para as comunidades das cidades da região.
A Câmara de Caraguatatuba participou na criação com a presença dos Vereadores Pedro Ivo de Sousa Tau – Pedro Ivo (DEM), José Mendes de Souza Neto – Neto Bota (PSDB) e Vilma Teixeira de Oliveira Santos – Vilma do Posto (PSDB) e o atual Presidente do Legislativo local, Vereador Omar Kazon (PR).
Ao final do encontro e da cerimônia de instalação a participação da Câmara de Caraguatatuba ficou com o Presidente Omar Kazon e a Vereadora Vilma do Posto (PSDB), como Secretária. O Presidente da Comissão Provisória é o Vereador Valdir Veríssimo (PPS), Presidente da Câmara Municipal de Ilhabela.
A partir da criação da Comissão Provisória o estatuto da entidade foi distribuído aos presentes e deverá ser analisado, com as pretensas alterações sendo feitas até o dia 31 de maio, para a elaboração do documento definitivo.
As reuniões da Frente Parlamentar do Litoral Norte acontecem na forma de rodízio e com periodicidade mensal. A próxima reunião acontece dia 17 de junho, às 14 horas na Câmara de Caraguatatuba, com a presença das autoridades e Vereadores das cidades do Litoral Norte.
Para os Vereadores de Caraguatatuba, participantes da Frente ou apenas testemunhas de sua criação este foi um caminho importantíssimo em prol do progresso da região e do desenvolvimento das praias mais lindas do estado.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

De Caraguá a Nicaraguá

Caraguatatuba - Numa “surf trip” especial, os surfistas Caraguatatubenses, Marcio Pelo, Luciano Brulher, Pedro Henrique “Neguinho”, o shaper Fernando Santos e os fotógrafos Thiago Muller e Leco Korakovas, estiveram no meio do ano passado na Nicarágua, país da America central aonde rolam altas ondas com terral praticamente o ano todo. Além das fotos, eles ainda registraram belas imagens em vídeo e agora estarão lançando no próximo dia 6 de junho as 23 hs no Cine Caraguá o DVD do filme SURF TRIP NICARÁGUA ESPECIAL, aonde eles mostram as ondas surfadas durante os 15 dias da trip, marcada por muito surf e diversão. Com uma produção independente do surfista e shaper Fernando Santos o “Tom Pool” que além de muito surf em picos como: Popoyo, Santana, Rosada entre outros, ele registrou também imagens da cultura local e belas paisagens da tropical Nicarágua. O destaque do filme é o profissional Luciano Brulher que abre o filme com um tubo alucinante. Ainda tem os drops de boad board do ex-surfista em Pé Pedro Henrique, que mesmo depois de ter ficado para-plégico depois de um acidente automobilístico o que o impediu de surfar em pé. Mostra que o surf pra ele ainda não acabou e não vai acabar tão cedo. SURF TRIP NICARÁGUA ESPECIAL, não é nem uma super produção como SURF ADVENTURE II, mas tem o mesmo espírito do surf. A idéia de projetar o filme mesmo em DVD no cinema, foi da associação de surf de Caraguá que aproveita para comemorar seus 20 anos de existência juntando o útil ao agradável para comemorar com seus associados e simpatizantes o aniversário da entidade que organiza o surf na cidade. Ao final da única sessão, que começa as 23 hs do dia 6 de Junho, terá um coquitel oferecido pelo amigo do surf Baduca Filho, ainda serão sorteados 10 kit’s (COMPANY SURF SHOP) e uma prancha Tom Pool. O SURF TRIP NICARÁGUA ESPECIAL, tem a apresentação da Associação de surf de Caraguá, Patrocínio da Company Surf Shop e Tom pool Surfboard’s, apoio do Cine Caraguá, lay out, Maurício desing, Luciano Sant’anna Aulas de surf, Pagina surf, Xemgs by Leco e blocos Teccel. Mais informações e reservas de ingressos na loja Company Surf shop. Custam 5 reais.
ASSISTA O TRAILER DO FILME : http://www.youtube.com/watch?v=geQeO8TMvnc 
(ASCSurf)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Comissão da Câmara Federal aprova Ilhabela “Capital da Vela Nacional”

Ilhabela - A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, na última quarta-feira (20/5), o projeto de lei 4677/2009, do deputado Marcelo Ortiz, que confere ao município de Ilhabela o título de “Capital da Vela”. A homenagem se justifica, segundo o parlamentar, por ser uma localidade de referência à prática de esportes náuticos, sobretudo vela oceânica. “Esse título representa o reconhecimento pelo significativo impulso que a cidade tem dado, continuamente, ao desenvolvimento dessa modalidade esportiva”, afirmou Ortiz.
Além disso, ele destaca que há mais de trinta anos, Ilhabela realiza a Semana Internacional da Vela, a maior competição náutica da América Latina. "Há competições importantes como a Rolex Ilha Bela Sailing Week que hoje está na sua 36ª edição", lembrou o deputado. Ortiz também é autor de emendas que destinam 765 mil reais para o município nas áreas turística, urbana e esportiva.
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), destaca que além do aspecto econômico, a vela representa importante instrumento de política social, razão de empenho da atual administração. “Sem dúvida, o titulo irá perenizar essa condição de que tanto nos orgulhamos, ampliando a nossa responsabilidade e, sobretudo, estimulando a todos a preservar o potencial natural desse arquipélago”, concluiu o prefeito. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Ilhabela atinge meta, mas continua com Campanha de Vacinação de Idosos

Ilhabela - A Secretaria de Saúde de Ilhabela conseguiu atingir a meta estipulada para a Campanha de Vacinação de Idosos de 2009. Até a última quinta-feira (21/05), 80,1% da população ativa, que hoje chega a 1,9 mil idosos, já tinha recebido a vacina.
Independentemente de a meta ter sido alcançada, a Vigilância Epidemiológica, ligada a Secretaria da Saúde, continuará com a aplicação da vacina para idosos acima de 60 anos. O procedimento poderá ser feito de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 17h em todas as Unidades Básicas de Saúde.
Em 2008, foram vacinados 1.636 idosos, o que representou 92% da cobertura vacinal, estimada em 1.777 idosos. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Ministro do Turismo participará de encontro em Ilhabela

Ilhabela - O Ministro do Turismo, Luiz Barreto, confirmou que estará presente em Ilhabela para reunir os prefeitos do Litoral Norte e técnicos para discutir os investimentos previstos pelo Governo Lula na região.
A cidade foi escolhida pelo ministro para abrigar o evento por ser um dos 65 municípios indutores de turismo, contemplados nas metas do Plano Nacional do Turismo 2007-2010.
Além da capital São Paulo, Ilhabela é a única cidade do Estado a ser contemplada e por isso recebe capacitação para servir como indutora do turismo na região.
O evento será realizado no dia 27 de junho, ainda com local a ser definido.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Consciência Negra é destaque na programação do fim de semana

São Sebastião - O Dia da Consciência Negra, 13 de Maio, é o destaque da programação desenvolvida pela Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) de São Sebastião para este final de semana. Apresentações de dança, exposição e palestra estão entre as atividades relacionadas ao tema “Final de semana contra a discriminação racial”.
No sábado, dia 23, o grupo “Papo de Samba” animará a feijoada com pagode realizada pela secretaria em parceria com a ONG Pérola Negra na Sectur. Das 14h às 21h, automóveis “tunados” poderão ser vistos na exposição de “tuning” na praça de eventos da Rua da Praia.
A festividade continuará com a palestra “O negro caiçara”, a ser proferida pela presidente do Pérola Negra, Regina Célia Cristina Barbosa, a partir das 18h30 nas dependências da secretaria.
O entretenimento artístico–cultural “Porque Hoje é Sábado”, com o grupo “Três no Choro”, a partir das 21h em frente a Sectur; o “Cortejo Afro” com o grupo de Jongo “Mistura de Raça” (capoeira, movimento negro e ONG Acubalin), com saída da igreja São Gonçalo (Museu de Arte Sacra), no Centro Histórico da cidade às 22h e o jongo e samba de roda em frente a Sectur a partir das 22h30, também fazem parte das comemorações.
O espetáculo teatral “Chapeuzinho Vermelho” será diversão garantida para as crianças na tarde de domingo, 24. A peça infantil terá início às 16h, no Teatro Municipal. No mesmo horário, grupos de hip-hop, breakdance e dança de rua se apresentarão em frente a Sectur. Na seqüência, às 19h, “A banda de todas as bandas”, entrará em ação com a apresentação da banda municipal “Maestro Manoel Ladislau de Mattos”. E para encerrar a noite, às 20h30, também defronte a secretaria, a performance da Congada de São Francisco.
Durante todo o fim de semana, exposição e venda de artesanato com peças do Fundo Social de Solidariedade, da comunidade indígena e dos caiçaras. Duas exposições fotográficas fazem igualmente parte da programação: “Casamento Caiçara” e “Zumbi – Luta pela liberdade”, das 10h às 22h, na Sectur.
Serviço: A feijoada está prevista para começar ao meio dia, na Sectur. Os ingressos custam R$ 15,00 e poderão ser adquiridos na própria secretaria. Já os ingressos para o espetáculo teatral custam R$ 16,00 e poderão ser comprados na bilheteria do Teatro Municipal a partir das 14h de domingo. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Ernane participa de posse na ASAITA e avisa que não trabalha “sob pressão”

O prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, participou da solenidade de posse da nova diretoria da ASAITA – Associação Amigos do Bairro do Itatinga, na noite da última quinta-feira e aproveitou a oportunidade para fazer um pequeno balanço das ações administrativas tomadas até o momento, bem como antecipar medidas importantes que serão adotadas nos próximos meses pela Prefeitura de São Sebastião. Entre outras medidas, o chefe do Executivo anunciou que o município vai retomar a realização de pequenas obras municipais e renovará a frota de veículos da prefeitura.
A solenidade de posse da ASAITA aconteceu na quadra da Escola Iraydes Lobo Viana e foi acompanhada por centenas de moradores do bairro do Itatinga. O novo presidente da entidade, Abdias Augusto da Silva, disse que a associação será parceira da prefeitura. Também estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Luiz Antonio Santana Barroso; os vereadores Ernaninho e Artur Balut; o secretário de Governo, Paulo Henrique Santana e lideranças políticas da região da Topolândia. Em seu discurso, o prefeito não poupou adversários políticos e foi enfático: “não trabalho sob pressão”.
Confira abaixo os principais trechos da fala do prefeito Ernane Primazzi:

Saúde:
Já fizemos a desapropriação do terreno em Boiçucanga para a construção do Hospital de Clínicas da Costa Sul. As obras devem começar em agosto. Já temos em vista a área para o novo hospital do Centro, que deve começar no meio do ano que vem”.

Educação:
“A primeira providência que tomamos foi garantir escola para 1.500 crianças que iriam ser colocadas (para estudar) em uma tenda na Rua das Mangueiras, aqui no Topo. A escola da Enseada, onde inauguraram um esqueleto, já estamos acabando. A escola do Topo começa no mês que vem. Em agosto teremos os monitores nos ônibus escolares”.

Finanças:
“Em cinco meses teremos uma perda de arrecadação de cerca de R$ 20 milhões. Mesmo assim, reajustamos o salário dos servidores em 9% (6% em maio e 3% em dezembro) contra uma inflação de 5,4%. É só trabalhar sério que as coisas acontecem. Devolvemos aquela frota de cerca de 80 veículos alugados. Compramos 20 novas viaturas (15 Gol e 5 Kombi) que devem chegar entre os dias 15 e 20 de junho”.

Habitação:
“Entre novembro e dezembro começam a ser construídas as casas populares pela prefeitura. Além disso teremos as casas da CDHU e as do programa do governo federal “Minha Casa, Minha Vida”, cujas inscrições começam na semana que vem. Em 25 anos, foram construídas 212 casas populares em São Sebastião. Até 2010 já teremos construído 300 casas”.

Emprego:
“Há uma interpretação legal que a antiga Frente de Trabalho é considerada trabalho-escravo. Estamos recontratando essas pessoas em condições mais dignas com um salário melhor (cerca de R$ 980,00 incluindo vencimento e benefícios). 62 pessoas já foram recontratadas e outras tantas serão empregadas brevemente. Os estagiários começam a ser contratados a partir de julho, também com salário melhor e outros benefícios que não tinham antes, como o 13º salário. A partir de julho a prefeitura começa a fazer pequenas obras . O Terminal de Ônibus do Itatinga deverá ficar pronto antes de dezembro. São Sebastião também vai ter a primeira Usina de Lixo do país”.

Política:
“Não trabalho sob pressão. Não vamos gastar R$ 1milhão em propaganda. Só vamos falar depois que entregar a obra e a propaganda é o povo mesmo que vai fazer. Vamos trabalhar direito. Não vamos fazer pracinhas. Pracinha qualquer um faz. Reclamaram que o povo fica na fila para falar com o prefeito. É que agora fala, pois antes ninguém falava. Em 12 semanas já atendemos mais de 600 pessoas. Falaram que a prefeitura está parada e olha quanta coisa já obtivemos. É o que sempre digo: é preciso um pouco de paciência que tudo vem a seu tempo”.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Futsal sebastianense vence santistas na Copa Verão

São Sebastião - A equipe sebastianense de futsal feminino de São Sebastião venceu o time Gol de Placa, da Portuguesa Santista, em Santos, por 2 x 0, com gols de Vanessa Tereza e Bruna Pereira. A partida, válida pela 3ª Copa Verão de Futsal organizada pela Liga de Futebol de Salão do Guarujá garantiu às meninas uma vaga nas quartas de finais.
Com apoio da Prefeitura, as jogadoras da Seesp (Secretaria de Esportes), Cibele Teixeira, Vanessa Tereza Silva, Vanessa Sá, Vanessa Viana, Marina Soreano Aparecido, Manoela de Abreu Souza, Evelyn Rocha Salles, Talita Reis, Cristiane Santos, Bárbara Silva Campos, Jacqueline Silva, Sandra Aparecida Fernandes, Andréia Figueiredo, Aline Ribeiro Lopes, Williane Alves da Costa, Bruna Luana Pereira, Gabriela Carvalho Vitorino e Jéssica Souza Costa irão enfrentar no próximo dia 27, no Guarujá, o time Shella, na disputa pelo primeiro lugar da chave.  (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Meninas do basquete sebastianense enfrentam Caraguá pelo Coneleste Paulista

São Sebastião - As equipes de basquete feminino Mirim e Juvenil da Seesp (Secretaria de Esportes) de São Sebastião participam neste sábado, dia 23, da 3ª rodada da 1ª fase da Liga de Basquetebol do Coneleste Paulista. Ambos os jogos, contra Caraguatatuba, serão no ginásio de esportes municipal José de Souza, o “Gringão”, situado no Topovaradouro, região central da cidade.
O primeiro desafio será do Mirim às 9h30. “Nossas meninas treinaram pesado essa semana em busca da correção dos erros cometidos nas partidas anteriores. Por mais que tenhamos tido duas vitórias, a equipe é muito inexperiente e precisa treinar e assim ter contato com o esporte mais vezes no decorrer da semana”, disse a técnica Helza Hartog. Ela acrescentou que as atletas iniciantes – elas entraram no basquete há cerca de dois meses – tem muita vontade e treinam com afinco para poder representar a cidade na categoria.
Já o Juvenil entrará em quadra logo após o jogo do Mirim, previsto para começar a partir das 10h30. “Estamos com duas atletas em recuperação de lesões provocadas no jogo anterior contra Taubaté, mas com a mesma vontade que jogamos contra Ubatuba e Taubaté jogaremos com Caraguá, principalmente porque algumas delas terão sua chance de iniciar a partida como titulares em função daquelas estarem contundidas”, explicou Helza. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Meninos do futsal enfrentam o Guarujá pela Copa Verão

São Sebastião - A equipe de futsal da Seesp (Secretaria de Esportes) de São Sebastião que derrotou o Vila Mirim, do Guarujá, em partida realizada na terça-feira, dia 19, válida pela Liga de Futebol de Salão do Guarujá, deveria enfrentar o Dow Química na próxima terça-feira, 26, mas houve W.O de um dos times inscritos e a equipe enfrentará, então, o Leomil, do Guarujá.
Segundo o regulamento da Copa o time que se ausenta da partida é desclassificado e os resultados são desconsiderados. Com isso foram recontados os resultados de todos os times para remaneja-los com adversários compatíveis para as próximas fases.
De acordo com o técnico Alexandre dos Santos Chagas a 3ª Copa Verão de Futsal teve início com a participação de 29 equipes divididas em quatro grupos com sete times cada. “Nós pegamos a chave com oito equipes e jogamos com todos; tivemos quatro vitórias, dois empates e uma derrota e terminamos em terceiro no Grupo D”, disse Chagas.
O técnico, auxiliado por Orlando da Silva Pereira, informou terem restado 16 equipes para os próximos confrontos. “São oito jogos, dos quais sairão oito times para as quartas de final; destes quatro irão para a semifinal e duas para a disputa final”, explicou.
A equipe sebastianense é formada pelos jogadores José Jessé, Leandro Oliveira, Deywison Silva, Talis Souza, Ismael Jacinto, Henrique Sampaio, Alex Nunes, Ezequiel jacinto, Hércules Sampaio, Felipe Umbelina, Derick Alexandre, Gabriel Bernardes, Oséias Moreira, Victor Umbelino, Paulo H. de Carvalho e Paulo R. da Costa. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Olimpíada Brasileira de Matemática: aluno de São Sebastião fica em terceiro lugar

São Sebastião - Na tarde desta quinta-feira, 21, a secretária de Educação de São Sebastião, Márcia Rego, recebeu para um bate-papo, nas dependências da Seduc, o aluno Asriel Shaddai de Araújo Miguel, 15, que conquistou o 3º lugar na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), referente ao ano de 2008.
Acompanhado da mãe, Rita de Araújo Miguel, ele comentou sobre a disputa: “As provas não foram difíceis. O tempo é que era curto”.
O coordenador da escola, Roberto Luiz da Silva, informou que os medalhistas da competição irão receber uma homenagem no dia 6 de junho, às 15h, em solenidade no Memorial da América Latina, em São Paulo.
Orgulhosa, a professora do adolescente, Renata Aparecida Scola, disse: “Ele é um ótimo aluno; sempre questionava, ajudava os amigos e tinha interesse em aprender cada vez mais. Tem grande poder de concentração e estudava sozinho”. O coordenador também não poupou elogios. “Tenho certeza de que ele é capaz de ter ótimas classificações até em uma competição internacional”.
Estudante da Escola Municipal “Professora Maria José da Penha Frúgoli”, no bairro da Enseada, da 6ª a 9ª séries do ensino fundamental, Shaddai agora cursa o 1º ano do ensino médio em um colégio particular da cidade; isso depois de ganhar uma bolsa de estudos integral.
Para a secretária, o aluno deve ser realmente valorizado. “A sua excelente participação em uma competição deste porte, de âmbito nacional, reflete o seu esforço e valoriza a rede pública de ensino. É importante darmos todo o apoio a esse aluno, pois, além de virar referência para os amigos, leva o nome do Município para frente”.
As competições da Olimpíada Brasileira de Matemática visam a melhoria do ensino de matemática por todo País. Além de descobrir jovens talentos, também incentiva os professores. “São acontecimentos como este que nos fazem acreditar no nosso trabalho e nos dão força para continuar”, finalizou a professora Renata. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeito Ernane empossa nova diretoria do Comdurb

São Sebastião - O prefeito Ernane Primazzi deu posse aos novos integrantes do Comdurb – Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, em reunião realizada no início da noite da última quinta-feira (21/05). A entidade, presidida pela secretária de Meio Ambiente, Traud Rossi, é composta por integrantes de diversas pastas municipais e por agentes da sociedade civil (ONGs e entidades classistas). Na mesma reunião, por consenso, os membros escolheram para ocupar a vice-presidência do Condurb o advogado Luiz Tadeu de Oliveira Prado, presidente da seccional da OAB de São Sebastião e Ilhabela.
O chefe do Executivo afirmou que deseja uma atuação conjunta do Comdub com a prefeitura, notadamente na elaboração do novo Plano Diretor Municipal. Também participaram da posse da entidade, o presidente da Câmara Municipal, Luiz Antonio Santana Barroso e o secretário de Governo, Paulo Henrique Santana.
O prefeito Ernane Primazzi ressaltou que o Litoral Norte é alvo de vários empreendimentos nos próximos anos e que, por isso mesmo, o ideal é que São Sebastião tenha o seu Plano Diretor “o mais rápido possível”. Segundo ele, “ O PD é de todos e deve ser elaborado com bom senso, sem radicalismos”.
Até para ajudar nos trabalhos a serem desenvolvidos pelo conselho, o prefeito garantiu que nas próximas reuniões levará ao Comdurb, pessoalmente, informações sobre as principais ações já desenvolvidas e as futuras ações a serem tomadas pela administração municipal. Os membros ficaram satisfeitos com a disposição do prefeito e comemoraram o fato, pois, segundo eles, na gestão passada isso não era realizado pelo Executivo.
Os membros Sérgio Pereira (Federação Pró Costa Atlântica) e Roberto Bleier (Instituto Godwana), aliás, teceram críticas negativas à ultima tentativa de elaboração do PD por parte do ex-prefeito Juan Garcia. Informaram que a sociedade civil organizada discutiu exaustivamente os pontos do PD por mais de 100 horas de trabalho e suas propostas não foram inseridas no plano que, posteriormente, foi rejeitado pela Câmara Municipal.
O vice-presidente eleito do conselho, Luiz Tadeu de Oliveira Prado disse que o Comdurb está bastante otimista com a postura transparente adotada pelo prefeito Ernane Primazzi. “Tenho certeza que o Comdurb voltará a ser forte. Acho que ele deve passar por uma reformulação, para que a sociedade civil seja majoritária no conselho, atendendo determinação do Ministério das Cidades”, comentou o advogado. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Teatro Municipal tem programação para todas as idades
O Teatro Municipal de São Sebastião está repleto de atrações para todos os públicos.

São Sebastião - No domingo, dia 24, às 16h, as crianças poderão apreciar peça “Chapeuzinho Vermelho”. A tradicional história da menina que escapa das garras do terrível lobo mau será contada de maneira simples e objetiva, com um toque de humor e aventura. Os ingressos podem ser adquiridos no Teatro Municipal, a partir das 14h do domingo, e custam R$ 16,00.
Na semana que vem, a atração ficará por conta de “Dom Casmurro”, com apresentações na segunda e terça-feira (25 e 26). Com uma linha dinâmica e objetiva, a história de amor de “Capitu” e “Bentinho” será interpretada com toda a sutileza de um dos mais consagrados romances da literatura brasileira. Na segunda, dia 25, a peça tem início às 20h, e na terça, 26, às 10h. Os ingressos custam R$ 24,00 e estarão à venda no Teatro Municipal no domingo e na segunda-feira (24 e 25), sempre a partir das 14h.
O Teatro também recebeu, na sexta-feira, dia 22, o 1º concurso “Miss e mister melhor idade”.
Serviço: O Teatro Municipal de São Sebastião fica na Avenida Dr. Altino Arantes, nº 02. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Tríade Aquática agita o final de semana

São Sebastião - A Seesp (Secretaria de Esportes) de São Sebastião, em parceria com a Associação Aquática de São Paulo, realizará neste domingo, 24, a 1ª Etapa da Tríade Aquática, na praia de Barequeçaba, região central, a partir das 8h.
São esperados para o evento mais de 300 participantes, vindos de várias cidades do Estado. Diversas equipes profissionais e amadoras já estão inscritas, além das participações individuais. Porém, ainda serão aceitas inscrições no dia da prova, até às 9h30.
Para inscrever-se é necessária somente a apresentação de RG.
São diversas as categorias, divididas por idade (nascidos a partir de 1998) e por sexo.
O percurso para todos é de 1,2 mil metros balizado em circuito.
Ao final das provas, todos os atletas receberão medalhas de participação e serão entregues troféus para os três primeiros colocados de cada categoria, no feminino e no masculino.
A 2ª Etapa da Tríade Aquática será em Caraguatatuba, no dia 13 de setembro, e a 3ª novamente em São Sebastião, no dia 15 de novembro, na praia de Juquehy. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

Cambö - É o Princípio

Ubatuba -Em sua segunda apresentação em Ubatuba, Cambö tocará composições de Dalua e Douglaz, com muita qualidade sonora, refletindo sobre o Universo, a Terra, a Mata e o comportamento do Homem, formando o repertório que levará o público à uma noite pra lá de especial.

Cambö é:
Samuel Lupião - Bateria, Percussão e Vocal
Rafa Fuca - Baixo, Pandeiro
André Ramos - Guitarra
Dalua - Flauta Transversal, Violão, Viola e Voz
Douglaz Eleutério - Violão, Percussão e Voz

Dia 30 de Maio, as 21hs
Sala ArtAud Nas Nuvens - Passeio Santa Fé - Rua Conceição, 180 - Centro - Ubatuba
Ingressos: Inteira R$6,00 - Meia entrada R$3,00
Informações e reservas - (12) 9178.8452 - Patrícia / 9769.7575 - Marilena / 3835.1696 - Aurora (OSC Celebreiros)

Gilda

Ubatuba -Monólogo teatral com Késia Alves – Officina Artaud
Texto: Renzo Casalli
Direção: Vittorio Colacchio
Classificação: 12 anos

27 de Maio de 2009
21 hs
Sala Artaud Nas Nuvens - Passeio Santa Fé – Rua Conceição, 180 – Centro – Ubatuba
Ingressos – R$ 6,00 inteira / R$ 3,00 meia
Informações e reservas – (12) 9178.8452 – Patrícia / 9769.7575 - Marilena
Email - celebreirosubatuba@gmail.com
(escolas interessadas em levar grupos de alunos deverão fazer a reserva prévia de lugares através dos contatos acima)

SINOPSE:
Um sobrado esquecido pelo tempo. Gilda, uma sobrevivente circundada pelos seus amigos imaginários: Vladimir (um samovar), Orson (um velho rádio), James (um manequim), Carlo (Marx), Frederico (Nietzsche). Num mundo inexoravelmente atirado na corrida da globalização, Gilda não quer ser vencida pelo conformismo imperante. Gilda "uma que resiste", não obstante tudo e apesar de tudo. Acarretando o preço que esta escolha leva consigo, até as ultimas conseqüências.

O ESPETÁCULO:
Em 1995 Gilda foi apresentada pela primeira vez na Comuna Baires em Milão, Itália. Direção de Renzo Casali, com a colaboração de Ombretta de Biase e com Francesca Bonelli no papel de Gilda. O espetáculo teve inúmeras apresentações em toda Itália e permaneceu em cartaz até 1997.
Traduzido para o português por Vitorio Colacchio e Marilena Cabral, integrantes do grupo de teatro Oficina ArtAud. Estreiou em Ubatuba em Novembro de 2008 e caminha para a sua 7ª apresentação.

O evento conta com o apoio de Papillon Buffet e Eventos, Ubatuba em Revista, Design no Trópico e Zanotto Digital
A realização é da OSC Celebreiros Ubatuba
(OSC Celebeiros)

Tent Beach Local Motion SP Contest rola em Ubatuba

Ubatuba -A segunda etapa do Circuito exclusivo para quem mora na maior metrópole do país chega em Ubatuba, litoral norte de São Paulo.
O Canto do Baguary, na praia Grande, recebe nos dias 23 e 24 de maio, a seletiva da Zona Norte. Atletas residentes na região participam nas categorias Open ZN, Longboard ZN (livres de idade) e Master ZN (para quem tem 35 anos em diante). O SP Trials, divisão de acesso para o Confronto Final do Tent Beach Local Motion SP Contest 09, reúne surfistas das demais regiões da metrópole nas categorias Open e Longboard.
VAGAS LIMITADAS - As vagas são limitadas e estão distribuídas nas categorias: Open Zona Norte (32), Longboard Zona Norte (16) e Master Zona Norte (08). No SP Trials são 32 na Open e 16 na Longboard. A premiação para os quatro finalistas inclui pranchas Glasser, kits Local Motion, Tent Beach e BHS, mais um kit contendo granolas Cróqui, que serão entregues de acordo com a colocação de cada um. O Circuito conta com cinco seletivas. A Zona Sul foi a primeira a formar o seu time. Na seqüência vem Zona Norte, Leste, Oeste e ABC. O Confronto Final será disputado nos dias 24 e 25 de outubro, em Ubatuba, reunindo as equipes de cada região, incluindo as categorias Feminino e Junior. O ranking final define os atletas que representarão a Grande São Paulo nos Circuitos Paulistas de Surf Amador, em 2010. Informações com Eduardo Nascimento pelo telefone: (11) 7837-6983. E-mail: eventtools@hotmail.com
O Circuito Tent Beach Local Motion SP Contest 09 conta com o patrocínio da Tent Beach e da Local Motion. Apoio: BHS, Glasser Future Surfboards, Surf Team, Granolas Cróqui, Própainel, Gardel, Deputado Federal William Woo, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria do Esporte, Lazer e Turismo. Divulgação: Waves.Terra. Organização: Event Tools Promoções e Eventos Ltda. Realização: Associação de Surf da Grande São Paulo e Federação Paulista de Surf. Para esta etapa o evento tem o apoio da Prefeitura de Ubatuba e da Associação Ubatuba de Surf.(Fonte: Fama Assessoria)

Ubatuba participará do Dia do Desafio
Organização espera a participação de 7.500 pessoas praticando 15 minutos de atividade física no dia

Ubatuba -O município do Ubatuba participará na próxima quarta-feira, 27, do Dia do Desafio. Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma saudável competição para tentar mobilizar em atividades físicas a maior porcentagem de pessoas, em relação ao número oficial de habitantes. Ubatuba estabeleceu para este ano a meta de participação de 7.500, ou seja, 10% da população do último censo do IBGE.
O evento será realizado das 0 às 21 horas e para participar basta praticar 15 minutos de qualquer atividade física neste dia e comunicar a secretaria de Esporte e Lazer pelo telefone (12) 3833-3818. O coordenador do evento em Ubatuba, Nicrano Gomes, explica que vale qualquer atividade física. “Vale caminhar, cantar, dançar, andar de bicicleta, atividades de recreação, nadar, enfim o importante é que nos comuniquem após os exercícios. Contamos com o apoio e o envolvimento de todos”, explicou o coordenador que disse ainda que as academias e escolas de Ubatuba já foram informadas sobre como participar nesse Dia do Desafio.
Mais informações podem ser obtidas na secretaria de Esporte e Lazer com Kátia, Diva ou Nicrano.

O que é o Dia do Desafio
O Dia do Desafio foi criado no Canadá e vem sendo difundido mundialmente pela TAFISA - Trim & Fitness International Sport for All Association, entidade alemã de promoção do esporte para todos. Com um conceito simples, o evento incentiva cidades dos cinco continentes a promover a prática da atividade física diária, ressaltando a importância do esporte e do lazer para a manutenção da saúde. Realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem qualquer tipo de atividade física. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Professores discutem diferentes estratégias de ensino para o EJA
Soluções para alunos com problemas de aprendizagem são os alvos dessas discussões

Ubatuba -A coordenadora do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), Luciane Lamberti, promoverá durante o decorrer do ano, oficinas de construção de jogos para adultos. O primeiro encontro aconteceu no dia 19 de maio, no salão de reuniões da Secretaria de Educação. O foco pedagógico na construção desses jogos é criar mais uma estratégia para auxiliar o professor a trabalhar com alunos com problemas de aprendizagem.
O objetivo dessas oficinas, segundo Luciene “é refletirmos sobre o comportamento que o adulto adota em relação ao lúdico. É possível perceber diferenças fundamentais na compreensão e interesses que buscam as crianças de um lado através dos jogos e os adultos de outro, nas atividades lúdicas em que participam”.
Nesta primeira oficina, sete professores ajudaram a confeccionar kits que serão distribuídos para as salas de aula, e para os próximos encontros já estão programadas discussões de novas estratégias a serem aplicadas nessa modalidade de ensino.
“Enquanto a criança se interessa pelo jogo, por sua atividade em si, sem preocupar-se com objetivos ou finalidades, o adulto está sempre buscando algo mais importante do que a simples realização de um jogo”, completa a coordenadora do EJA. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Professores da rede municipal de Ubatuba participam de oficinas pedagógicas
Temas atuais e de interesse dos profissionais de educação foram discutidos em dois dias de encontro

Ubatuba -A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Editora Moderna, ofereceram nos dias 20 e 21 de maio, oficinas de capacitação para os professores da rede municipal de ensino. As oficinas foram realizadas no Palace Hotel, no centro da cidade.
A participação de cada professor era facultativa e acontecia no período contrário ao seu horário de trabalho. Educadores, tanto do Ensino Fundamental quanto da Educação Infantil puderam participar das oficinas.
As oficinas foram distribuídas nos períodos da manhã e tarde, sendo que no dia 20, os professores trabalharam temas como “Numeralização e Letramento”, “Prova Brasil: pressupostos e considerações da Matemática”, e “Avaliação no Ensino Fundamental”.
Já na quinta-feira, apenas dois temas foram trabalhados nos dois períodos: “Competências e Habilidades” e “Aprendizagem Significativa”.
As oficinas foram ministradas pelas professoras Fabiana Meireles e Zainab Jezzini Lamas, membros do quadro pedagógico da Editora Moderna, que, além de uma ampla explanação sobre os temas, ofereceram ainda um pequeno material de apoio, e destinavam sempre um período do tempo para exercícios realizados em grupos e para que os professores manifestassem suas opiniões a respeito de cada tema.
Para a coordenadora pedagógica Maria do Carmo Benício, esses dois dias de oficinas foram muito interessantes, com assuntos pertinentes à mudança na educação, como os novos paradigmas da avaliação, e o letramento e numeralização, que estão sendo inseridos à educação. “Sem dúvidas esses encontros sempre são muito importantes para a contínua formação do professor”, finaliza a coordenadora.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Poesia Topo

Anuncie

Apoplexia

Uma simpática senhora
contava que seu marido
morreu de se rir,
quando sua neta a interrompeu,
só para confundir:
- O vovô sofreu um ataque cardíaco,
enquanto gargalhava...
Ah, esses jovens,
que ainda não aprenderam
a descobrir a poesia
nos fatos do dia-a-dia.

Uma poesia muito antiga

- Antônio, venha ver um burro voar!
O Santo, credulamente, foi espiar o céu,
para divertimento de seus confrades que
lhe pregaram a peça.
- Ora, respondeu Santo Antônio,
escolhi acreditar em um burro a voar
do que em um frade a mentir!
E lá no céu, Deus se ria, se ria...

Félix Cabral

Conto

Fases Da Vida: e a história se repete

Casei-me aos 18 anos, tive quatro filhos com pequenos intervalos entre um e outro. Eduquei-os da melhor maneira possível, de acordo com minhas possibilidades, isto é, pouco conhecimento do que seria ser mãe ainda jovem e com um marido marrento sempre ausente.
Tenho total consciência que não fui a mãe amorosa que todo filho merece. Muito estabanada, e com pouca paciência, lidava com as situações aos tropeços, pois enquanto cuidava de um filho o outro já estava a caminho. Foi um período longo e estressante, sobretudo pelas noites mal dormidas.
Enfim, cresceram e, com eles, as atribuições. O dia ficou pequeno para dar conta dos mil afazeres que vieram de roldão: levá-los ao colégio pela manhã, à tarde aulas de piano, de balé, de línguas, de judô, de atividades esportivas, natação, festinhas escolares etc.. Ufa! E quando chegava o fim de semana eu pensava “Agora vou descansar e botar as pernas para o ar”. Doce ilusão, e o clube? Crianças precisam encontrar crianças fora do colégio para interagirem socialmente.
E na segunda-feira começava tudo de novo.
Passaram pela adolescência com os problemas inerentes a essa fase. Dois deles fizeram faculdade e dois somente o segundo grau. Duas meninas casaram-se e tiveram filhos. A mais velha teve dois e a segunda quatro. A mais nova optou por não se casar e o rapaz também achou melhor o celibato.
Hoje nos meus esmaecidos anos me recordo que, apesar do cansaço, aborrecimentos, sustos e sobressaltos eu comandava o “barco”. As minhas decisões eram acatadas pelos meus filhos sem questionamentos, pois se sentiam seguros sob meu comando. Mais tarde, já adultos, outros comandos prevaleceram. As meninas ao se casarem, obviamente, trocaram de comando. Os que ficaram solteiros, embora sem deixar o ninho, levam suas vidas como acham melhor.
É assim desde sempre, de geração em geração; nascemos, crescemos, temos nossa utilidade numa dada época e depois nos tornamos dependentes das decisões dos nossos filhos. Que ironia! As nossas opiniões tornam-se ultrapassadas e, muitas vezes, hilárias, fora de contexto, ridículas até. Nosso conhecimento e experiência de vida nada valem, pois outros conhecimentos e experiências se fazem mais atuais e relevantes para o momento.
Com a chegada dos netos a coisa piora. Quando pequenos contamos histórias, fazemos guloseimas, os ninamos, enfim, repetimos nossa utilidade naquele momento. Quando adultos somos vistos como pequenos seres fora da realidade das coisas, meio alienados, desinformados. E, nessa linha descendente, quando saímos com a família nos vemos sentados no banco de trás do carro, posição relegada aos incapazes.

Genni Gomes de Oliveira
Ubatuba - SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Divisão do Exercito

Bom dia!
Como já foi divulgado anteriormente a 2ª Divisão de Exército, situada na capital paulista, realizará no período de 1º a 10 de junho, em São Sebastião, a 5ª edição do seu exercício de Garantia da Lei e da Ordem, Exercício Anhangüera, Operação Massaguaçu.
Para tratar de assuntos pertinentes ao exercício que envolverá tropas da 11ª e da 12ª Brigadas de Infantaria Leve, da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, do Comando de Aviação do Exército, dos 2º e 8º Batalhões de Polícia do Exército, do 12º Grupo de Artilharia de Campanha e do 2º Batalhão de Engenharia de Combate, o tenente-coronel Boechat estará na cidade na próxima terça-feira, dia 26, e concederá entrevista coletiva às 14h30 nas dependências do Teatro Municipal sito à avenida Altino Arantes, 02 (Rua da Praia).

Renata Fernanda
Chefe de Divisão de Jornalismo.

Humor

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ressaca na Sununga  © Nelson Schmidt

Ressaca na Sununga
© Nelson Schmidt

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor