Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 28  de Maio de 2009 - Nº 20988 Edições Anteriores

Sportmar Ilhabela Enigmas Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região


Caraguatatuba
Alunos do Massaguaçu assistem palestra sobre Bullying
Campos de futebol terão iluminação e alambrados novos
Presidentes de clubes reivindicaram melhorias à administração
Caraguá promove amistoso internacional de futebol feminino
Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial aconteceu em Caraguá
Esforço concentrado limpa a pauta
Vereadores aprovam 27 Requerimentos


Ilhabela
Banco do Povo de Ilhabela registra mais quatro empréstimos em maio
Prefeitura de Ilhabela acompanha Sabesp em monitoramento sobre influência do Emissário Submarino do Itaquanduba
Prefeitura investe dinheiro da TPA na compra de veículos para a Secretaria de Meio Ambiente
Prefeitura e Câmara prestam contas em audiência pública na próxima sexta-feira
Vereador requer informações sobre nascentes de água em Ilhabela

São Sebastião
Câmara analisa projeto que prevê mudança na eleição da Mesa Diretora
Câmara de São Sebastião proíbe utilização de telefone celular em sala de aula
Vereador Amilton Pacheco homenageia Sabaleia e guarda vidas
“Teste Rápido de HIV” será lançado oficialmente no Dia Municipal de Luta contra a Aids
Corredores sebastianenses buscam o pentacampeonato na Maratona de Revezamento
Ernane recebe reivindicações de Associação de Moradores da Enseada
Futsal masculino disputa vai para as quartas de final na Copa de Verão
Guarda Civil Municipal e a Defesa Civil de São Sebastião participaram da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública
Semam comemora Dia da Mata Atlântica com distribuição de mudas de Pau-Brasil
União de Cambury e Esperança são os campeões da Copa Sebastianense de Futebol

Ubatuba
Guarda Municipal: 15 anos de dedicação à segurança de Ubatuba
Prefeitura oferece curso de esterilização para instrumentos de salões de beleza
Vice prefeito participa de curso sobre vazamento de óleo no mar
Dia do Desafio faz Ubatuba se mexer
Secretaria de Educação promove encontro entre professores do 1° ano
Lançamento de livro sobre canoas reúne mais de 300 pessoas na Praça Anchieta
Prova Pedestre Soldado Paulino será disputada neste sábado
Ubatuba realiza Semana Municipal de Luta contra a Aids



Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Litoral Norte - 
 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Alunos do Massaguaçu assistem palestra sobre Bullying
Objetivo foi informar e esclarecer sentimentos do agressor e do agredido

Caraguatatuba - Os alunos da Escola Municipal Profa. Antonia Antunes Arouca, do Massaguaçu, assistiram nesta quarta-feira (27) a palestra “Fenômeno Bullying versus Violência”, ministrada pela pedagoga Roberta Kundzierski Faria, especializada em estudos sobre o Bullying. Os alunos foram informados sobre os tipos de agressões, maus tratos e o que pensam e sentem os agressores e agredidos.
A apresentação teve início com uma explicação do conceito de Bullying. A palavra, de origem inglesa, possui vários sinônimos como assediar, oprimir, constranger, intimidar, abusar e provocar. Trata-se de um tipo de agressão que está sendo estudada em todo o mundo, devido à violência e até assassinatos que ocorrem dentro das escolas.
Entre cinco e seis anos de idade a criança já apresenta atitudes agressivas, segundo a palestrante. “É comprovado que crianças violentas serão agressoras quando crescerem”, explica. Ela completa ainda que os maus tratos não são apenas físicos, mas podem ser verbais, morais e, atualmente, o “ciberbullying”. “A violência na internet por meio de mensagens, fotos e grupos que se unem contra uma pessoa determinada caracteriza o ciberbullying”, disse a pedagoga.
Roberta Faria esclareceu aos alunos que o agressor muitas vezes não tem um motivo evidente para ofender. Por outro lado, a vítima pode também não saber o motivo da agressão e sentir-se fragilizado. “É importante valorizar as qualidades dos relacionamentos: respeito, confiança, participação e liberdade”, declarou.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Campos de futebol terão iluminação e alambrados novos
Presidentes de clubes reivindicaram melhorias à administração

Caraguatatuba - Os campos de futebol de cinco bairros da cidade vão receber iluminação e alambrados novos. A medida foi anunciada pelo vice-prefeito Antonio Carlos Jr. que se reuniu com os presidentes de clubes na última terça-feira (26).
O vice-prefeito visitou os campos dos bairros Travessão, Barranco Alto, Olaria, Jetuba e Massaguaçu. O vereador Celso Pereira acompanhou as visitas e participou da reunião, a convite do vice-prefeito. “As melhorias tem como objetivo, além de dar incentivo à prática esportiva, reforçar a segurança nesses locais”, afirmou Júnior.
Além da segurança, freqüentadores poderão também desfrutar dos espaços no período da noite, após sair do trabalho ou para se divertir com os amigos. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá promove amistoso internacional de futebol feminino
Equipe caiçara enfrenta Colégio Wesley, de Massachusetts (EUA)

Caraguatatuba - O Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves recebe nesta sexta-feira (29), às 19h, o amistoso entre a equipe de futebol feminino de Caraguá e o Colégio Wesley, do estado de Massachusetts. A partida visa preparação das atletas caiçaras para os Jogos Regionais de Arujá, que iniciam no final do próximo mês.
O time, que está renovado, é composto por 18 atletas entre titulares e reservas. O técnico da equipe, Jaime Galdino Coelho Júnior, afirma que a expectativa é muito boa, pois será a oportunidade das meninas trabalharem em equipe e sentir o ritmo de competição. “Também teremos um amistoso contra a equipe de Caçapava no mês de junho”, disse.
Segundo a secretaria de Esportes, o time de Massachusetts está em visita pelo país e, após jogar contra São Bento do Sapucaí, pretende conhecer Caraguá e disputar o amistoso contra as donas da casa, que encerraram a participação no último fim de semana no Campeonato Paulista de Futebol Feminino.
A secretaria de Esportes lembra que a entrada para a partida é grátis. Outras informações pelo telefone (12) 3888-4110.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial aconteceu em Caraguá

Caraguatatuba - Aconteceu em Caraguatatuba no dia 24 de maio, domingo, no Auditório do Centro Cultural Maristela de Oliveira, sede da Fundacc, o II CONAPIR – Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, e do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo.
Em Caraguá, o encontro contou com o apoio da Prefeitura Municipal, Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e da Zambô do Movimento Negro.
Estiveram presentes o Coordenador Geral Dr. Isaias José de Santana, Advogado e Secretário Adjunto da Secretária de Justiça e Defesa da Cidadania; Roberto Almeida de Oliveira, Membro do Governo estadual na Comissão; Rosa Miranda, da Comissão Organizadora Regional de São José dos Campos; Sandra Mariano, membro da Comissão Organizadora Estadual e Fórum Nacional de Mulheres Negras; Teresinha de Oliveira M. Costa, Conselheira Estadual do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo, Presidente da Zambô do Movimento Negro de Caraguatatuba e membro da comissão organizadora Regional e Junior Magresco, Diretor de Cultura da Fundacc.
A Conferência teve por objetivos analisar e repactuar os princípios e diretrizes que possibilitem o fortalecimento das políticas de promoção da igualdade racial e avaliar diretrizes para a implementação e apresentação de propostas de alteração de conteúdo do Plano Nacional da Promoção da Igualdade Racial e da sua forma de execução.
Estiveram presentes, 98 pessoas - indígenas e quilombolas, representantes da Secretária de Saúde, Organizações Sociais Negras, funcionários públicos, Professores, agentes de pastoral afro, estudantes universitários, grupos de hip hop e radialistas. As cidades que se fizeram presentes nesse encontro foram: São José dos Campos, Jacareí, Ubatuba, Ilhabela, Caraguatatuba, Pindamonhangaba e Tremembé.
Foram formados os grupos de discussão: entre 18 e 20 pessoas em cada grupo com os temas: Educação, Saúde, Segurança, Terra e Trabalho.
Foram eleitos 28 delegados para defender as propostas em São Paulo nos dias 10, 11 e 12 de Junho na Conferencia Estadual que acontecerá na Universidade do largo São Francisco, e na Conferencia Nacional em Brasília nos dias 25, 26, 27 e 28 de Junho.(Fonte: Fundacc)

Esforço concentrado limpa a pauta
Apenas Pelom ficou sem ser votado

Caraguatatuba - Os Vereadores da Câmara Municipal de Caraguatatuba repetiram a Sessão Ordinária da semana anterior e, num esforço concentrado, aprovaram a maioria dos projetos da Ordem do Dia. Restou apenas um Projeto, de Emenda à Lei Orgânica, não votado devido a falta do Vereador Autor, com votação em segundo turno.
As 7 (sete) Proposituras apresentadas para votação e discussão únicas foram aprovadas durante a 17ª Sessão Ordinária semanal, realizada nesta terça-feira – 26 de maio, a partir das 19h30 no plenário Benedito Zacarias Arouca, sede da Casa de Leis em Caraguatatuba.
No único projeto do Vereador Aurimar Mansano (PTB), a denominação de Rua das Rosas foi alterada para Rua Getúlio Oliveira Lima.
O Vereador Omar Kazon (PR), Presidente da atual Mesa Diretora do Legislativo apresentou e aprovou 3 (três) projetos; que altera de Alameda dos Mariscos para Alameda Antonio Ferreira Moura, a via pública localizada na Praia das Palmeiras, na zona sul da cidade; que cria o Fundo Municipal de Habitação Popular e controla os solventes voláteis, cola de sapateiro e similares, denominados de inerentes ou embriagadores e proíbe a fabricação de material escolar, brinquedos e vestuário impregnados com os chamados “produtos odoríferos”.
O Segundo Secretário da atual Mesa Diretora, Vereador Cristian Alves de Godoi – Baduca Filho (PDT) aprova exigência da colocação de assentos em instituições financeiras e denomina de Zumbi dos Palmares a chamada Rua Projetada, localizada no bairro de Massaguaçu.
Finalizando foi aprovado Projeto de Lei da Vereadora Vilma Teixeira de Oliveira Santos – Vilma do Posto (PSDB), autorizando o Poder Executivo a implantar uma Creche para Idosos no município.
A única proposta sem votação tem a autoria do Vereador Pedro Ivo de Sousa Tau – Pedro Ivo (DEM) e trata-se de um Projeto de Emenda à Lei Orgânica, com votação em segundo turno, que garante ao Legislativo – caso seja aprovado – obriga o Legislativo a aprovar ou não as desapropriação de algumas áreas em Caraguatatuba, mediante o envio de lista antecipadamente por parte do Executivo.
Durante o Expediente foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 6 Projetos de Lei, bem como foram aprovados apenas 27 Requerimentos e lidas no intervalo 48 Indicações. Não houve registro, leitura ou votação de Moções. Cerca de 20 pessoas acompanharam a sessão.
Foram anotadas as faltas dos Vereadores Pedro Ivo de Sousa Tau – Pedro Ivo (DEM) e José Mendes de Souza Neto – Neto Bota (PSDB), que sofreram problemas de Saúde, assim respectivamente: Problema Renal e Retirada de Nódulo.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vereadores aprovam 27 Requerimentos
Aprovação seguiu rito tradicional

Caraguatatuba - Os Vereadores da Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovaram, da forma tradicional e durante o Expediente da 17ª Sessão Ordinária semanal, 27 Requerimentos sobre diversos assuntos. Mesmo utilizando o formato tradicional não houve atraso no período do Expediente do Legislativo.
Com o intuito de agilizar o andamento do Expediente das Sessões Ordinárias semanais do Legislativo local, os Parlamentares tem votado os Requerimentos e Moções em bloco, da seguinte maneira: É feita a leitura das ementas e caso algum Vereador não tenha interesse em algum propositura, todas elas são votadas em bloco e aprovadas em bloco.
Na 17ª Sessão Ordinária semanal, realizada nesta terça-feira – 26 de maio, os Vereadores votaram um a um os Requerimentos, com direito a leitura da ementa, teor e justificativa, que foram aprovados um de cada vez.
No total foram 27 Requerimentos, sendo 6 do Vereador Aurimar Mansano (PTB), 5 dos Vereadores José Mendes de Souza Neto – Neto Bota (PSDB) e Silmara Selma Mattiazzo – Profª Selma (DEM), 2 dos Vereadores Agostinho Lobo de Oliveira – Lobinho (PSDB), Wilson Agnaldo Gobetti (PDT), Pedro Ivo de Sousa Tau – Pedro Ivo (DEM) e Celso Pereira – Celsinho (DEM) e 1 dos Parlamentares Vilma Teixeira de Oliveira Santos – Vilma do Posto (PSDB), Omar Kazon (PR) e Cristian Alves de Godoi – Baduca Filho (PDT).
Os Requerimentos aprovados foram direcionados a áreas e assuntos como Trânsito, Pavimentação, Esportes, Infra-Estrutura, Luz, Apoio ao Menor, etc....
A seguir a relação de Requerimentos aprovados durante a sessão.

REQUERIMENTO N.º 374/09 – Ver. Omar Kazon – Requer ao Executivo Municipal, informações sobre a possibilidade de construção de uma Creche bem como de uma área de lazer, Bairro Pegorelli.
REQUERIMENTO N.º 375/09 – Ver. Pedro Ivo de Sousa Tau – Requer ao Executivo Municipal, providências quanto o trânsito de caminhões, principalmente estacionado na Travessa Engenho Velho, Bairro Sumaré.
REQUERIMENTO N.º 376/09 – Ver. Vilma Teixeira de Oliveira Santos – Requer ao Executivo Municipal, informações sobre a possibilidade de viabilizar a pavimentação da Rua Cardeal e outras, Bairro Gaivotas.
REQUERIMENTO N.º 377/09 – Ver. Cristian Alves de Godoi – Requer ao Executivo Municipal, informações sobre a implantação de tubos para ligação da rede de esgoto no Bairro Gaivotas.
REQUERIMENTO N.º 378/09 – Ver. Agostinho Lobo de Oliveira – Requer ao Executivo Municipal, informações sobre a possibilidade de colocar a placa com slogan “Esta Cidade é de Jesus”.
REQUERIMENTO N.º 379/09 – Ver. Agostinho Lobo de Oliveira – Requer ao Executivo Municipal, informações sobre a possibilidade de viabilizar a colocação de placa de identificação na Rua Argentina Miranda do Nascimento, Bairro Rio do Ouro e Rua Benedita Cruz de Moura, Bairro Jardim Terralão.
REQUERIMENTO N.º 380/09 – Ver. Wilson Agnaldo Gobetti – Requer ao Executivo Municipal, informações sobre a possibilidade de realizar um mutirão de limpeza e capina nos pontos turísticos.
REQUERIMENTO N.º 381/09 – Ver. Wilson Agnaldo Gobetti – Requer ao Executivo Municipal, informações sobre a fiscalização da vigilância sanitária municipal estabelecendo horário e dia para o transporte de lixo de outras cidades.
REQUERIMENTO N.º 382/09 – Ver. Aurimar Mansano – Requer ao Executivo Municipal, informações quanto a presença de uma viatura da policia rodoviária na Rodovia SP/99, para acompanhar a travessia dos alunos da EMEF Prof.º Jorge Passos, Bairro Jaraguazinho.
REQUERIMENTO N.º 383/09 – Ver. José Mendes de Souza Neto – Requer ao Executivo Municipal, informações sobre a possibilidade de viabilizar a extensão da rede elétrica da Rua Santa Cruz para Viela Santa Cruz, Bairro Casa Branca.
REQUERIMENTO N.º 384/09 – Ver. Celso Pereira – Requer ao Executivo Municipal, informações sobre a possibilidade da contração de professores especializados na disciplina de Educação Artística.
REQUERIMENTO N.º 385/09 – Ver. Celso Pereira – Requer ao Executivo Municipal, informações sobre a possibilidade de viabilizar obras para eliminar as enchentes da Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, em frente ao mercado Donato, Bairro do Tinga.
REQUERIMENTO N.º 386/09 – Ver. Aurimar Mansano – Requer ao Executivo Municipal, informações sobre a possibilidade de viabilizar a coleta de exames laboratoriais no bairro do poço das Antas pelo menos uma vez em cada 15 dias.
REQUERIMENTO N.º 387/09 – Ver. Aurimar Mansano – Requer ao Executivo Municipal, informações sobre a o atendimento das UBS’s do Porto Novo, Tinga e Centro nos finais de semana.
REQUERIMENTO N.º 388/09 – Ver. José Mendes de Souza Neto – Requer ao Executivo Municipal, informações sobre a pavimentação das vias públicas do Bairro Cidade Jardim.
REQUERIMENTO N.º 389/09 – Ver. José Mendes de Souza Neto – Requer ao Executivo Municipal, informações sobre a implantação da rede de esgoto no Bairro Cidade Jardim.
REQUERIMENTO N.º 390/09 – Ver. José Mendes de Souza Neto – Requer ao Executivo Municipal, informações sobre a possibilidade de construir um “Deck” para os pescadores, no Rio Juqueriquerê, Bairro Porto Novo.
REQUERIMENTO N.º 391/09 – Ver. José Mendes de Souza Neto – Requer ao Executivo Municipal, informações sobre a possibilidade de construir uma quadra poliesportiva, próximo a escola, Bairro Martin de Sá.
REQUERIMENTO N.º 392/09 – Ver. Aurimar Mansano – Requer ao Executivo Municipal, informações sobre a possibilidade de ampliação da Creche no Bairro Barranco Alto.
REQUERIMENTO N.º 393/09 – Ver. Aurimar Mansano – Requer ao Executivo Municipal, informações sobre a criação do Mutirão da Cirurgia Eletiva Municipal, na Casa de Saúde Stella Maris.
REQUERIMENTO N.º 394/09 – Ver. Aurimar Mansano – Requer ao Executivo Municipal, informações sobre a instalação de lombada na Rua Alice Cortez Cintra, Bairro Praia das Palmeiras.
REQUERIMENTO N.º 395/09 – Ver. Pedro Ivo de Sousa Tau – Requer ao Executivo Municipal, informações sobre a possibilidade de construção de um Centro de Convenções e Feira de Negócios em nosso Município.
REQUERIMENTO N.º 396/09 – Ver. Silmara Selma Mattiazzo – Requer ao Executivo Municipal, informações sobre a continuação da galeria de água na Rua Alta Tensão, Bairro Travessão.
REQUERIMENTO N.º 397/09 – Ver. Silmara Selma Mattiazzo – Requer ao Executivo Municipal, informações sobre a possibilidade de instalação de luminárias no campo de futebol E. C. Brasília, Bairro Porto Novo.
REQUERIMENTO N.º 398/09 – Ver. Silmara Selma Mattiazzo – Requer ao Executivo Municipal, informações e providências quanto o conserto dos equipamentos da piscina do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves.
REQUERIMENTO N.º 399/09 – Ver. Silmara Selma Mattiazzo – Requer ao Executivo Municipal, informações sobre a instalação de lombada na Avenida José da Costa Pinheiro Junior, Bairro Travessão.
REQUERIMENTO N.º 400/09 – Ver. Silmara Selma Mattiazzo – Requer ao Executivo Municipal, informações e providências quanto a colocação de luminárias na rua Benedito Antunes dos Santos, Bairro Perequê Mirim.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Banco do Povo de Ilhabela registra mais quatro empréstimos em maio

Ilhabela - O Banco do Povo de Ilhabela registrou neste mês de maio a liberação de empréstimo para mais quatro micro-empresários da cidade para aquisição de capital de giro (mercadorias), material de construção e equipamentos para melhorias de seus empreendimentos.
Segundo o agente de crédito do Banco do Povo de Ilhabela, Benedito Amarildo da Silva, para ter direito ao crédito o interessado precisa estar produzindo há mais de seis meses no município com firma aberta ou não.
Além disso, é necessário residir ou ter negócio há mais de dois anos na cidade e ter endereço fixo, sem problemas com o Serviço de Proteção ao Crédito. Vale lembrar que o estabelecimento não pode ultrapassar o total de vendas nos últimos 12 meses o valor de R$ 240 mil.
A garantia exigida pelo Banco do Povo Paulista de Ilhabela é apenas um avalista. A pessoa pode ser da família, ou seja, irmão, pai, esposa, mas que não tenha problemas com o Serviço de Proteção ao Crédito e com comprovação de renda.
O dinheiro pode ser usado para compra de mercadorias, matéria-prima, equipamentos, ferramentas e outros fins disponíveis, após análise, com juros de 1% ao mês sobre o saldo devedor e mais nada.
O Banco do Povo Paulista está com uma novidade. Você pode acessar ao site www.bancodopovo.sp.gov  e nas opções simulador, o interessado consegue simular o valor total que irá pagar pelo empréstimo. Os créditos financeiros variam entre R$ 200 até R$ 25 mil.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura de Ilhabela acompanha Sabesp em monitoramento sobre influência do Emissário Submarino do Itaquanduba

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela acompanhou na manhã desta quarta-feira (27/5) a primeira campanha de monitoramento realizada pela Sabesp para análise da água e sedimentos marinhos da área de influência do Emissário Submarino do Itaquanduba que será assentado em junho.
Segundo a secretária de Obras de Ilhabela, Kátia Kornetoff, a Prefeitura está empenhada em acompanhar todas as fases de implantação e monitoramento do emissário submarino. “Temos a preocupação de fazer um mapeamento da qualidade da água no canal antes e depois do lançamento”, explica.
De acordo com o gestor de empreendimento da Sabesp, Edward Brambilla, nessa fase de assentamento serão feitas três campanhas de monitoramento, avaliadas no valor de R$ 245 mil. A primeira entre os dias 26 a 28; a segunda, durante o assentamento do emissário submarino e, a última, no mês de julho, após a implantação do emissário. Segundo ele, o monitoramento ambiental é uma ferramenta à comprovação da eficiência do emissário e uma exigência da CETESB. “O monitoramento avalia a qualidade da água do mar e dos sedimentos abrangendo parâmetros físicos, químicos e biológicos”, disse o engenheiro Brambilla. Os resultados obtidos permitirão à Sabesp e Cetesb avaliar o controle das áreas de influência do emissário, a situação atual e a execução da obra do emissário submarino.
Conforme Brambilla, após o assentamento do emissário os monitoramentos serão feitos anualmente para a verificação do desempenho do sistema, atentando principalmente para a balneabilidade das praias, principal atrativo turístico do município. “Sempre que fazemos um emissário submarino, temos que acompanhar o seu desempenho através das campanhas de monitoramento. Esse resultado é um indicativo do desempenho do emissário”, ressalta o gestor de empreendimento da Sabesp.
O esgoto será tratado em uma Estação Primária com peneiras de 1 mm que removem grande parte de óleos e graxas e o restante do tratamento será feito em uma região delimitada que é chamada de zona de mistura e acontece no momento em que o esgoto sai da tubulação e passa por uma diluição com o decaimento bacteriano (morte das bactérias), raio ultravioleta, pressão osmótica entre outros fatores que influenciam.
Fora dessa zona de mistura os padrões de balneabilidade devem ser cumpridos conforme a resolução Conama 357/2005.
A primeira campanha de monitoramento foi acompanhada pelo chefe de gestão e desenvolvimento estratégico da Secretaria de obras de Ilhabela, Ronaldo Monteiro. “Acho importante esse tipo de monitoramento para que possamos estabelecer parâmetros comparativos de possíveis mudanças provocados pelo emissário”, garante. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura investe dinheiro da TPA na compra de veículos para a Secretaria de Meio Ambiente
Dois caminhões para coleta seletiva e um caminhão para coleta de lixo serão adquiridos pelo município com verba da Taxa de Preservação Ambiental.

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela investirá parte do dinheiro arrecadado nos primeiros meses do ano com a Taxa de Preservação Ambiental na aquisição de veículos para a Secretaria de Meio Ambiente. No próximo dia 4 de junho será aberta a licitação para a compra de dois caminhões destinados à coleta seletiva, com capacidade de 4,7 toneladas, e um caminhão de 12 toneladas para instalação de compactador, o qual será utilizado no recolhimento do lixo.
De acordo com o prefeito Toninho Colucci (PPS), a idéia é adquirir também duas máquinas para uso na estação de transbordo, sendo uma delas com financiamento do BNDES, cujas parcelas serão pagas com dinheiro da TPA. A Prefeitura também pretende comprar 40 contêineres.
Recentemente, quatro dos seis caminhões coletores da frota municipal passaram por serviços de mecânica, funilaria, elétrica e pintura, na Garagem Municipal. Nas laterais foram colocadas fotografias de 1,30 por 2,50 metros em cada um dos lados, num total de oito fotos. Outros dois caminhões coletores também serão reformados e receberão as imagens do arquipélago, tudo com verba da TPA.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura e Câmara prestam contas em audiência pública na próxima sexta-feira

Ilhabela - A Câmara de Ilhabela recebe na próxima sexta-feira (29/5) às 16 horas, a primeira reunião da nova administração para apresentar
o demonstrativo das Metas Fiscais dos Poderes Executivo e Legislativo referentes ao primeiro quadrimestre de 2009. O encontro obedece aos dispositivos da Lei Complementar 101/2000, a Lei de Responsabilidade Fiscal, e é aberto ao público. Mais informações (12) 3896.9621 ou imprensa@camarailhabela.sp.gov.br(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Vereador requer informações sobre nascentes de água em Ilhabela

Ilhabela - Em requerimento aprovado na última Sessão de Câmara de Ilhabela (25/5), o vereador Márcio Garcia (PTB), solicita ao Executivo informações sobre as nascentes de água existentes no município.
De acordo com o levantamento realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica em parceria com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Ilhabela é uma das maiores áreas de preservação ambiental e nesse sentido, o vereador afirma que para manter esse índice de preservação é necessário a realização de projetos que regulamentem o uso e a conservação das nascentes na cidade.(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Câmara analisa projeto que prevê mudança na eleição da Mesa Diretora

São Sebastião - As Comissões Parlamentares da Câmara de São Sebastião estão analisando o Projeto de Emenda à Lei Orgânica 003/09, que altera os dispositivos da Lei Orgânica do município que dispõe sobre eleição e renovação da Mesa Diretora.
O Projeto, de autoria do vereador Marcos Tenório (PMDB), prevê que o cargo de presidente da Câmara Municipal para o 1º biênio será automaticamente ocupado pelo vereador que dentre os presentes seja o mais votado.
Caso o vereador mais votado não queira assumir a presidência, passará a vaga para o segundo mais votado e assim sucessivamente.
Também prevê que, imediatamente após a posse, por convocação, o novo presidente, juntamente com os demais vereadores e havendo maioria absoluta dos membros da Câmara, elegerá os componentes da Mesa Diretora, que serão automaticamente empossados.
Neste caso, os vereadores que tiverem interesse em ocupar o cargo na Mesa Diretora deverão protocolar o seu pedido, com o nome do cargo, na Secretaria Parlamentar, até o dia 15 de dezembro, data da última sessão legislativa anual, quando será dado conhecimento ao plenário.
Consta ainda que em toda a eleição da Mesa, os candidatos a um mesmo cargo, que tiverem igual número de votos, concorrerão a um segundo escrutínio e, se persistir o empate, disputarão o cargo por sorteio.
De acordo com o Projeto, o cargo de presidente para o 2º biênio da Câmara Municipal de São Sebastião será ocupado pelo segundo vereador mais votado dentre os presentes. Caso o presidente do primeiro biênio for o segundo mais votado, assumirá o vereador subseqüente.
Se o Projeto for aprovado, os efeitos da Lei entrarão em vigor na próxima legislatura, que se iniciará em 2013. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Câmara de São Sebastião proíbe utilização de telefone celular em sala de aula

São Sebastião - Os vereadores de São Sebastião aprovaram na sessão de ontem, dia 26, o Projeto de Lei 17/09, de autoria do vereador Maurício Bardusco (PPS), que proíbe a utilização de telefone celular, games, ipod, mp3, mp4 e demais equipamentos eletrônicos em salas de aula da rede municipal.
O Projeto recebeu a emenda aditiva 001/09, de autoria do mesmo vereador, que abre uma exceção na regra ao permitir a utilização dos equipamentos eletrônicos unicamente em caso pedagógico.
Consta que o princípio desta lei, deve ser aplicado também quando a aula ocorrer fora da sala específica.
As placas indicando a proibição, de acordo com o Projeto, deverão ser fixadas em locais de acesso e nas dependências da instituição educacional, além das salas de aula.
“O objetivo da proposta é impedir que a atenção dos alunos em salas de aula seja desviada por causa dos equipamentos eletrônicos quando deve estar totalmente direcionada ao aprendizado”, explica Bardusco.
O projeto de lei foi encaminhado para a Comissão de Justiça para elaborar a redação final. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Vereador Amilton Pacheco homenageia Sabaleia e guarda vidas

São Sebastião - O vereador de São Sebastião, Amilton Pacheco (PSB), entregou na sessão de ontem, dia 26, duas moções de aplausos e reconhecimento, em homenagem a Sabaleia (Sociedade de Amigos da Baleia), sob coordenação operacional de Eduardo Nunes, e aos guarda vidas da mesma praia.
Os guarda vidas homenageados foram Luiz Fernando Correa Mesquita, Luiz Fernando de Souza Laura, José Eduardo dos Santos e Sergio Penteado Rodrigo.
“Quando estava na Subprefeitura e precisava de uma peça para um caminhão, a Sabaleia doava e contribuía para o bairro. Agora a Sabaleia vai doar para o município uma ambulância UTI. Por essas razões, decidi homenagear a sociedade amigos”, disse o vereador.
A homenagem aos guarda vidas foi justificada pelo fato ocorrido no dia 11 de abril quando ocorreu uma forte ressaca no litoral brasileiro e mais de 50 pessoas foram resgatadas na praia da Baleia por esses profissionais em conjunto com a equipe do Salvamar. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

“Teste Rápido de HIV” será lançado oficialmente no Dia Municipal de Luta contra a Aids

São Sebastião - O Dia Municipal de Luta contra a Aids, adotado por São Sebastião há aproximadamente 13 anos, será comemorado com o lançamento oficial do “Teste Rápido de HIV”. A medida entrará em vigor a partir do próximo dia 1º e proporcionará ao paciente maior rapidez no aguardo pelo resultado: dez minutos.
Segundo explicou Leda Correa, psicóloga e coordenadora do programa municipal DST/Aids dentro do Cemin (Centro Municipal de Infectologia), durante todo o dia uma equipe especialmente treinada pelo Ministério da Saúde para este determinado fim, composta por ela própria e também pela enfermeira Cibele Missio e o dentista Rui Carlos Barbosa, estará à disposição da comunidade para a realização do exame. Posteriormente, o atendimento será feito semanalmente às quartas-feiras, mediante agendamento. “Esse procedimento – de agendar os exames, ao contrário do que ocorre com o “Porta Aberta” – é para garantir a privacidade do paciente que nos procurar”, comentou a psicóloga. Ela observou que semelhantemente ao “Porta Aberta”, haverá um aconselhamento prévio antes da coleta do sangue para a realização do teste, cuja garantia é de 100% no resultado final.
De acordo com a coordenadora o “Teste Rápido” é uma medida adotada pelo Governo Federal que este ano tem por meta ampliar o número de diagnósticos. “São pessoas que estão aí fora e desconhecem serem portadoras do vírus”, explicou Leda. Ela acrescentou que no Brasil muitos ainda morrem por não detectarem a doença em tempo hábil para o tratamento. “O diagnóstico tardio provoca a morte do paciente que chega ao hospital já debilitado por doenças oportunistas. Este teste veio para facilitar esse diagnóstico”, observou a psicóloga que apontou ainda um segundo aspecto negativo das fatalidades por Aids no país: o preconceito. “Muitos ainda têm vergonha de vir e fazer o teste”, frisou.
Apesar da importância do “Teste Rápido HIV”, a coordenadora do programa enfatizou a relevância de serem feitos periodicamente os testes para hepatite B e C e também Sífilis, doenças que matam mais do que a própria Aids. “Para fazer tais testes não é preciso agendar horário e nem estar em jejum; basta procurar o Cemin”, afirmou.
Outra novidade, segundo Leda, está relacionada às 21 unidades dos PSFs (Programa de Saúde da Família), as quais passarão a realizar os testes do Porta Aberta em suas dependências igualmente a partir da próxima segunda-feira, 1 de junho. “Para tanto, basta ao morador procurar a enfermeira do posto. Essa parceria também agilizará no processo de diagnóstico”, disse a psicóloga. Uma segunda parceria foi feita entre a Saúde e a Setradh (Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Humano) para colher esses mesmos testes (HIV/Aids, Hepatites B e C e Sífilis - VDRL), junto ao grupo da Terceira Idade. “O projeto “Extra Muros” vai levar o Cemin para os locais de atuação desses idosos, os quais por levarem uma vida sexual ativa, contribuem para o aumento do número de casos de Aids no país. É cada vez maior a incidência dessa doença na terceira idade”, revelou a coordenadora.
Segundo informou, há aproximadamente 321 pacientes portadores do HIV que são atendidos regularmente pelo Cemin em todo o Município e dez são os novos casos registrados desde o início deste ano em São Sebastião. “Nosso trabalho é árduo, mas somos referência no Estado”, comentou Leda Correa, acrescentando que a equipe do Cemin é multidisciplinar formada por pediatra, ginecologista, urologista, infectologista, psicóloga, dentista, enfermeira e assistente social.
Serviço: No dia 1º de junho o Teste Rápido de HIV será feito das 9h às 12h e das 14h às 16h. Posteriormente, o atendimento será semanalmente nas manhãs de quartas-feiras. O Cemin fica à rua Antonio Pereira da Silva, 280, no Centro de Saúde “Josiane Pereira da Silva”, na Topolândia, região central da cidade.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Corredores sebastianenses buscam o pentacampeonato na Maratona de Revezamento

São Sebastião - Os corredores da Seesp (Secretaria de Esportes) de São Sebastião, buscam o pentacampeonato na 6ª Maratona de Revezamento previsto para ocorrer no próximo sábado, dia 30, com largada de Bertioga e chegada na praia de Maresias, na Costa Sul de São Sebastião. Espera-se para a prova, com 75 quilômetros de percurso, a participação de aproximadamente 3 mil pessoas entre competidores e equipes de apoio
Quatro são as equipes sebastianenses a competirem pelas categorias Força Livre e The Survivers (individual feminino). No Força Livre, duas são da Costa Sul (masculino e misto), e outras duas da região Central (feminino e misto); todos com nove corredores cada.
Os maratonistas apoiados pela Prefeitura, sob o comando do capitão Antonio Domingos Ramos e coordenação de Andréa Fernandes Costa, são os favoritos, pois competem pelo inédito título. “Nenhuma equipe conseguiu o pentacampeonato até agora”, disse Ramos, atleta invicto desde sua estréia na maratona, em outubro de 2005. O capitão irá percorrer, neste ano, o trecho entre a ponta de Juquehy e a praia de Cambury.
Para lutar pelo penta, a equipe treina forte já há algum tempo. “Foram várias semanas de preparação e os atletas foram selecionados e incentivados a dar o máximo nesta edição, a primeira de 2009”, disse o capitão. “No ano passado completamos o percurso com o tempo de 4h58min01seg, com mais de meia hora de vantagem sobre a equipe Sandra Marcondes, a vice-campeã, e que prometeu quebrar a hegemonia de São Sebastião nesta edição”, acrescentou Ramos.
Ele explicou que durante o percurso cada time contará com um carro de apoio, peça fundamental para o bom andamento da prova. “A logística deve ser perfeita, pois os atletas aguardam nos postos de controle a chegada do corredor que fará o revezamento e com ele, o chip de controle que será repassado aos demais até a linha de chegada”, esclareceu o capitão acrescentando que a equipe de apoio ainda provê aos atletas alimentação, água e descanso após as provas.
A largada da prova será às 8h no Forte em Bertioga, e os atletas percorrerão os 75 km intercalando praia, asfalto, terra, grama e trilhas. “Além disso, há uma outra grande dificuldade, a temida serra de Boiçucanga. Entretanto o melhor da festa está reservado para as areias da praia de Maresias, isto é, a tão esperada chegada com o pórtico e o relógio definindo o tempo e a colocação das equipes e a esperada mesa de frutas”, comentou o capitão sebastianense.
A organização da prova é da Cia de Eventos, por meio das Prefeituras de Bertioga e São Sebastião, com apoio do DER (Departamento de Estradas e Rodagem) e Polícia Militar Rodoviária. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Ernane recebe reivindicações de Associação de Moradores da Enseada

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião Ernane Primazzi reuniu-se na tarde da última quarta-feira (27/05) com diretores da AMBE – Associação dos Moradores do Bairro da Enseada que apresentaram ao Executivo várias reivindicações da comunidade. Entre os pedidos estão a estrutura para a Festa do Migrante, que vai acontecer entre os dias 5 e 7 de julho; novos espaços para atividades sociais e culturais no bairro e uma solução para a capela existente ao lado da rodovia e que se encontra abandonada. O presidente da AMBE foi acompanhado do seu tesoureiro Alberto Lourenço, do diretor de Cultura, Cláudio Sanches e do vereador Marcos Tenório.
No documento entregue ao prefeito, a AMBE solicita intervenção da prefeitura para reduzir a velocidade dos veículos na Avenida Dario Leite Carrijo. Ernane alertou que essa via será alvo de um recapeamento por parte do governo estadual, que deve iniciar em agosto, mas que, enquanto a obra não começa, estudará a implantação de lombadas em determinados trechos para atender os moradores.
Na área de segurança, a associação pede mais policiamento para o bairro. Com relação à Polícia Militar, o prefeito expôs dificuldades, entre outros motivos, por conta da ida do Batalhão da PM para Caraguatatuba, negociada pela administração passada. Contudo, afirmou que determinará mais rondas da Guarda Municipal na Enseada.
A associação também relatou que há várias lâmpadas queimadas no bairro. O prefeito informou que quando se trata de iluminação pública o pedido pode ser feito direto à Bandeirante Energia, pois a prefeitura paga por poste, com ou sem iluminação e que a concessionária é obrigada a trocar as lâmpadas sempre que necessário. Ernane também afirmou que já negociou com a empresa a troca das lâmpadas de mercúrio pelas de sódio em todo município, que começara em agosto. “Haverá um ganho de luminosidade e um consumo menor de energia pelo município”, disse o chefe do Executivo.
Sobre problemas de alagamentos em ruas do bairro, o prefeito disse que já entregou projeto para drenagem de pontos críticos da Enseada ao Ministério das Cidades. Com relação a problemas com podas e entulhos deixados irregularmente em vias públicas, Ernane disse que pedirá à Regional Norte uma atenção ainda maior, embora lembrou que a coleta tem sido feita regularmente. “Infelizmente esse é um problema que ocorre em toda a cidade, até mesmo no centro. A prefeitura recolhe de manhã e, à tarde, já há podas e entulhos nos mesmos locais”, afirmou.
O chefe do Executivo antecipou outras boas notícias para a AMBE. Informou que no próximo mês novos trabalhadores serão contratados para o serviço antes executado pela frente de trabalho e que solicitará à empresa responsável que essas contratações sejam de pessoas dos próprios bairros onde irão trabalhar. Informou que até dezembro o Posto de Saúde da Enseada, assim como de todos os outros bairros do município, será equipado com eletrocardiograma. Também determinou compra imediata de novos assentos para o posto de saúde do bairro e pediu estudos para fechamento do salão social da praça da Enseada, para que a mesma receba oficinas culturais do município.
O prefeito informou que dará toda a estrutura necessária para a Festa do Migrante da Costa Norte, já marcada para os dias 5,6 e 7 de julho, no campo de futebol, ao lado da pista e em frente a Escola Frugoli. O vereador Marcos Tenório informou que vai propor que essa festa seja feita anualmente em forma de rodízio com os bairros Canto do Mar e Jaraguá.
Sobre a restauração da capelinha de Nosso Senhor do Bom Jesus, Ernane informou que o prédio não é tombado, pois não faz parte do patrimônio histórico do município. Disse também que o acesso ao local ficou muito perigoso após o alargamento da pista da estrada, que ficou muito próxima da porta da capela. O prefeito também disse que deseja uma solução para o local, reformando a capela ou mudando-a para um ponto um pouco mais distante da pista, por questão de segurança. O Departamento de Cultura do município também avalia uma alternativa de reforma do prédio com colocação de grades ao seu redor e transformação do espaço em um museu. “Com certeza faremos algo no local, pois, do jeito que está não pode ficar”, garantiu o prefeito. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Futsal masculino disputa vai para as quartas de final na Copa de Verão

São Sebastião - A equipe masculina de futsal da Seesp (Secretaria de Esportes) de São Sebastião enfrentou nessa terça-feira, dia 26, nas oitavas de final, o Leomil F.S.
A vitória por 7x1 garantiu ao time uma vaga pelas quartas de final. O jogo foi realizado no Ginásio Guaibê no Guarujá, válido pela 3ª Copa Verão de Futebol de Salão.
De acordo com o técnico Alexandre dos Santos Chagas os gols foram marcados por Ezequiel Jacinto, Felipe Umbelina, o Pimenta, Alex Bittencourt e Gabriel Bernardes.
A próxima partida ocorrerá no ginásio do Seeclag, no dia 28 de maio, contra o Gaiatos.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Guarda Civil Municipal e a Defesa Civil de São Sebastião participaram da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública

São Sebastião - A qualificação e a formação permanente dos profissionais da área de segurança pública, contando com uma matriz curricular nacional única, incentivos para que o agente tenha o interesse em manter uma educação continuada e melhorias salariais na carreira, foram temas discutidos na 1ª CONSEG (Conferência Nacional de Segurança Pública), realizada nesta terça-feira, 26, no Hotel Caeser Business, em São José dos Campos, com a participação da Guarda Municipal e da Defesa Civil de São Sebastião.
Com o propósito de acompanhar a mudança do processo democrático, onde espaços institucionais de participação e diálogo social entre os atores da sociedade estão preocupados em melhorar a prestação de serviços na área da segurança pública municipal, estadual e federal fazem com que diversas representações da comunidade participem, de forma organizada, do processo de implantação de novas políticas públicas, sendo assim, o Ministério da Justiça idealizou esta 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública.
Entre os eixos temáticos propostos pelo Ministério da Justiça, e que foram discutidos estão: Gestão Democrática, Financiamento e Gestão de Política pública de Segurança, Valorização Profissional e Otimização das Condições de Trabalho, Repressão Qualificada da Criminalidade, Prevenção Social do Crime e das Violências e Construção da Cultura de Paz, Diretrizes para o Sistema Penitenciário, Diretrizes para o Sistema de Prevenção e Atendimento Emergenciais e Acidentes.
De acordo com o Prefeito de São José dos Campos, cidade organizadora do evento, Eduardo Cury, segurança pública não é um problema somente da Polícia, mas sim de todo o cidadão. “Este evento é de suma importância, pois mobilizamos a sociedade civil organizada e instituições policiais, guardas civis e poder público com o objetivo de nos ajudar a prevenir e combater o crime, além de aumentar a sensação de segurança”, afirma o prefeito.
Para o Comandante da Guarda Civil Municipal de São Sebastião, Sergio Monteiro, que participou da 1ª CONSEG sob a temática de Valorização Profissional, o amplo debate serviu para reafirmar a política pública traçada pelo Prefeito Ernane Primazzi, e pelo Secretário de Segurança Urbana, tenente – coronal Vicente Perine Junior, onde a qualificação profissional e o respeito ao agente de segurança estão em primeiro lugar. “Fomos com a intenção de trazer para São Sebastião propostas benéficas que foram aceitas e que estão sendo aplicadas em outros municípios do Brasil. Hoje contamos com o apoio do Secretário quando o assunto em pauta é a qualificação profissional de nossos Guardas Civis”, conta Monteiro.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Semam comemora Dia da Mata Atlântica com distribuição de mudas de Pau-Brasil

São Sebastião - A Semam (Secretaria de Meio Ambiente) de São Sebastião comemorou nesta quarta-feira, 27, o Dia Nacional da Mata Atlântica. O evento foi marcado pela distribuição de mudas de plantas nativas e palestras educativas.
Apesar do mau tempo, alunos da rede pública compareceram ao estande armado na praça do Coreto, no Centro Histórico da cidade, onde desenharam, pintaram e ouviram explicações sobre a importância de se preservar a Mata Atlântica para se obter uma melhor qualidade de vida.
Livretos explicativos sobre a preservação ambiental, adesivos e uma exposição de mudas de Cambuci, Tamanqueira, Pata de Vaca, Jacarandá, Quaresmeira, Oiti, Manacá, Embaúba, Ipê Roxo, Guapuruvu, Castanha do Pará, Palmito Juçara, Ingá, Araçá, Paineira, Pau Formiga e Pau-Brasil chamaram igualmente a atenção do público.
O evento, promovido pela secretaria, através da divisão de Agricultura e Abastecimento contou com a presença de Cíntia Castro de Freitas. A bióloga participou recentemente do Encontro Sudeste de Arborização Urbana, em Piracicaba, no interior do Estado e do curso de Vegetação Nativa da Mata Atlântica, no Parque Estadual da Ilha Anchieta, em Ubatuba.
De acordo com Cíntia, as conseqüências do aquecimento global e as mudanças climáticas que o planeta sofre nos últimos tempos foram os motivos para se realizar o evento. “Essa atividade servirá de alerta à população para que se evite ao máximo suprimir as árvores do Município, as quais – entre outros benefícios – contribuem significativamente para a melhora da qualidade do clima”, comentou a bióloga.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

União de Cambury e Esperança são os campeões da Copa Sebastianense de Futebol

São Sebastião - A 1ª Copa Sebastianense de Futebol premiou, no último domingo, dia 24, os campeões da Costa Sul nas categorias Sub-18 e Veteranos.
O campo do Barra do Una Futebol Clube, cenário da grande final, lotou suas arquibancadas de torcedores. Os veteranos do União de Cambury levaram a melhor sobre o Barra do Una por três a zero, gols de Josenilton Silva e Roberto Santos.
Já na categoria sub-18, Boiçucanga e Barra do Una empataram em um a um, com gols de Ian Machado, pelo Barra do Una, e Sandro Santos, de Boiçucanga, que ficou com o título de campeão.
A cerimônia de encerramento premiou os três primeiros lugares com medalhas e troféus. Na categoria sub-18, as equipes do Esperança, Barra do Una e Vila Baiana, em 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente. No Veterano, os campeões foram União de Cambury, Barra do Una e Barra do Sahy. A solenidade contou com a presença do secretário municipal de Esportes, Wladimir dos Santos, e dos diretores de eventos e de esportes, Emerson César e David Camargo Júnior.
Segundo o professor Carlos Eduardo Teixeira, o “Zullu”, a competição arrecadou 1,2 kg de alimentos, entregues pelas equipes das costas norte e sul no ato da inscrição e já foram repassados ao Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião. Os cartões amarelos e vermelhos ao longo das partidas, que também foram “pagos” com doações de alimentos, serão contabilizados e também entregues ao Fundo Social.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

Guarda Municipal: 15 anos de dedicação à segurança de Ubatuba

Ubatuba - A Guarda Municipal de Ubatuba comemora, no próximo dia 31, seu 15º aniversário de criação. Uma corporação cuja trajetória de existência sempre foi pautada em cumprir seu lema “Amiga, Protetora e Aliada”. Instituição de utilidade pública municipal, criada pela Lei 1369/94, tem como missão precípua a proteção dos próprios municipais, bens e serviços, conforme dispõe o § 8º do artigo 144 da Constituição Federal.
Nesses quinze anos de criação, a Guarda desenvolve um papel tão importante quanto os demais órgãos responsáveis pela segurança pública de nosso território, Hoje, diante da escalada da violência que afeta toda a sociedade, e principalmente o cidadão de bem, a nossa Guarda Municipal tem trabalhado diuturnamente e em total harmonia com a Polícia Militar, Polícia Civil e Policia Rodoviária Federal, a fim de proporcionar a cada cidadão ubatubense ou o turista que nos visita, uma segurança eficaz e transparente.
Temos nos empenhado em nos especializar, para melhor prestar nossos serviços, e isso vem ocorrendo paulatinamente. Recentemente, um projeto idealizado pela corporação foi aprovado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP, o que contemplou a Prefeitura Municipal com verba suficiente para que a Guarda Municipal pudesse se equipar e desenvolver o programa que visa levar aos alunos da rede de municipal de ensino, conhecimentos sobre cidadania, educação no trânsito, preservação do meio ambiente, violência doméstica e do gênero, enfrentamento ao grave problema das drogas e atendimento cordial ao turista.
Esse projeto tornará possível levar às nossas crianças, conhecimento necessário para uma vida saudável e harmônica, pois como disse um grande filósofo grego: “EDUQUE UMA CRIANÇA E NÃO SERÁ NECESSÁRIO PUNIR UM ADULTO”.
A Prefeitura Municipal, com o convênio firmado com o Estado de São Paulo para implantação em nosso município da Brigada de Incêndio e Resgate do Corpo de Bombeiro, contou com agentes da Guarda Municipal, a qual se faz presente com um corpo de tropas devidamente treinado e equipado, onde esses abnegados homens, somados aos valorosos milicianos do Corpo de Bombeiros, estarão 24 horas por dia prestando seus serviços, preocupados apenas em salvar vidas, pois em algum cantinho de nosso paraíso lá estará uma alma em azul marinho para levar o socorro a quem assim o necessitar.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Prefeitura oferece curso de esterilização para instrumentos de salões de beleza

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da Vigilância Epidemiológica, vai realizar no próximo dia 15 um curso voltado para profissionais que trabalham em salões de beleza. O principal objetivo do curso é ensinar os métodos de esterilização para equipamentos usados nestes estabelecimentos, tais como alicates de unha, tesouras, entre outros.
O curso acontece na Escola Municipal Tancredo Neves, no dia 15, segunda-feira, a partir das 18h30. Para participar basta fazer contato através do telefone (12) 3832-6810 ou comparecer na sede da Superintendência de Proteção à Saúde, à Rua Alfredo de Araújo, 34, Centro de Ubatuba. As inscrições já estão abertas.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Arieli de Oliveira Pereira, explica a importância do curso: “vamos ensinar os profissionais como proceder com estes instrumentos para ter qualidade no atendimento. Sabemos que há um alto índice de disseminação de hepatite devido a métodos inadequados de esterilização aplicados em salões de beleza. Assim, vamos ensinar como aplicar no dia-a-dia de trabalho, dentro da realidade de cada um, a forma correta para atender as exigências mínimas em caso de esterilização. Devemos lembrar sempre que a beleza também exige cuidados”.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Vice prefeito participa de curso sobre vazamento de óleo no mar

Ubatuba - O vice prefeito de Ubatuba, Rui Teixeira Leite, participou da cerimônia de abertura do curso “Vazamento de óleo no mar – aspectos ecológicos e emergenciais”, ocorrido na última segunda-feira, 25, no Ubatuba Iate Clube. O curso é dirigido a funcionários e prestadores de serviços das marinas e garagens náuticas, operadores de transporte náutico, policiais e prestadores de serviços de órgãos governamentais e monitores ambientais.
O evento, que prossegue até o dia 28, trata dos aspectos ecológicos envolvendo vazamentos de óleo, especialmente na região do Saco da Ribeira e Parque Estadual da Ilha Anchieta.
“Precisamos estar atentos pois, em breve, será grande o número de navios em nossa costa. Devemos estar preparados para agir em caso de acidentes”, disse Viviane Buchianeri, Diretora do Parque Estadual.
A primeira noite do evento contou com apresentações de Viviane Buchianeri e João Carlos Milanelli, gerente da Cetesb. Presentes também à cerimônia, representantes do Polícia Militar Ambiental, Salvamar, Comando de Aviação do Exército e empresários.
Para Rui Teixeira Leite, é importante que todos estejam atentos ao problema. “Existe sim o risco, pois sabemos o que um acidente envolvendo derramamento de óleo no mar pode causar, portanto é de fundamental importância a participação desses profissionais”, declarou o vice-prefeito.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Dia do Desafio faz Ubatuba se mexer

Ubatuba - Ubatuba espera até as 21 horas desta quarta-feira, 27, a participação de cerca de sete mil pessoas nas atividades do “Dia do Desafio”. Participaram do evento as escolinhas de esporte da prefeitura, escolas da rede municipal de ensino, academias particulares e a população em geral, que ligaram para a Secretaria de Esportes e Lazer, relatando suas atividades.
“Até as 17 horas já havíamos contabilizado mais de 6.500 registros de atividades na cidade. A chuva no início da tarde inibiu um pouco as pessoas que fariam as atividades a céu aberto, mas mesmo assim foi grande a participação das escolas e academias, mas creio que até as 21 horas (tempo limite para registro de atividades), cheguemos a pouco mais de sete mil pessoas”, disse o coordenador do evento em Ubatuba, Nicrano Gomes Junior.
O coordenador salientou ainda a participação da população em geral “Foram muitas ligações de donas de casa, informando as atividades domésticas. Tem gente que pensa que é necessário praticar um esporte para exercer atividade física, mas não é verdade”, concluiu Nicrano.

Como surgiu a data
O Dia do Desafio foi criado em 1987 no Canadá e vem sendo difundido mundialmente pela TAFISA - Trim & Fitness International Sport for All Association, entidade alemã de promoção do esporte para todos. O evento chegou ao Brasil em 1995.
Com um conceito simples, o evento incentiva cidades dos cinco continentes a promover a prática da atividade física diária, ressaltando a importância do esporte e do lazer para a manutenção da saúde. Realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, qualquer tipo de atividade física.

Desempenho de Ubatuba nos anos anteriores
A última participação de Ubatuba no dia do desafio foi em 1999, quando cerca de 43.81% da população esteve envolvida em atividades físicas, pelo tempo de 15 minutos.
“A cidade ficou 10 anos fora do evento e nossa meta para este ano foi alcançada. Agora o objetivo é superar a marca de 99, nos próximos anos”, finalizou Nicrano.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Secretaria de Educação promove encontro entre professores do 1° ano
Respeito aos limites do aluno é o que pauta sua alfabetização em Ubatuba

Ubatuba - Sempre empenhada em instrumentalizar seus profissionais, a Secretaria Municipal de Educação, através da Coordenação de Ensino Fundamental, promoverá um encontro mensal com os professores da rede municipal do 1ª ano do Ciclo I para uma troca de conhecimento e experiências.
Com a alteração da lei, passando o Ensino Fundamental a ter nove anos, ao invés dos conhecidos oito anos, muitos questionamentos têm sido realizados por pais e educadores e é com a intenção de diminuir essas dúvidas, que os encontros acontecerão até o final do ano.
No encontro realizado na manhã da última terça-feira, 26, no Salão de Reuniões da Secretaria de Educação, o principal ponto discutido entre os professores foi o respeito aos limites dos alunos na alfabetização e o desenvolvimento do pensamento e autonomia, sem, no entanto, descartar o brincar como estratégia vinculada à aprendizagem.
Para os próximos encontros, temas como a oralidade, psicomotricidade, entre outros, poderão ser discutidos. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Lançamento de livro sobre canoas reúne mais de 300 pessoas na Praça Anchieta

Ubatuba - O lançamento do projeto “Com quantas memórias se faz uma canoa”, que aconteceu na última sexta, 22, contou com a presença de mais de 300 pessoas na Praça Anchieta, em frente ao Sobradão do Porto. O projeto conta com um livro, uma página na Internet, e um vídeo-documentário intitulado “Canoa Caiçara”. Até o dia 31 de maio, os interessados no universo das canoas de Ubatuba poderão visitar a exposição “Com quantas memórias se faz uma canoa”, que traz uma síntese do livro, entre diversos utensílios da pesca artesanal e da construção de canoas. Uma das peças que mais chama a atenção é a Canoa Maria Comprida, com quase 10 metros. O vídeo “Canoa Caiçara” também pode ser assistido em diversas seções de exibição.
Segundo uma das pesquisadoras do projeto, Maria Angélica Oliveira Gonçalves, a exibição do documentário inédito “Canoa Caiçara” causou as mais diversas reações na platéia. “Por ter sido gravado em Ubatuba com a colaboração de importantes pescadores, canoeiros e construtores de canoa, o vídeo arrancou lágrimas, risadas e muita comoção. A maior parte das pessoas ali se identificou e pôde ver suas histórias descritas no vídeo.”
Idealizado pelo folclorista Ney Martins falecido em 2007, o projeto “Com Quantas Memórias se Faz uma Canoa” foi desenvolvido pelo Instituto Costa Brasilis e Instituto Oceanográfico da USP, com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Cultural, com o apoio da Lei Rouanet de Incentivo a Cultura e da Fundart. Teve também a parceria da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, através do Laboratório VídeoFAU, na elaboração do vídeo-documentário sobre a canoa caiçara.
O evento seguiu com um lanche tipicamente caiçara, com bolos, tortas, mandioca e batata doce cozida, além de muita música tradicional: xiba, bate-pé e ciranda, executada por músicos da região norte e central de Ubatuba, que se uniram para dar um brilho especial a festa. O lançamento foi organizado pelas pesquisadoras Débora Olivato e Maria Angélica Oliveira com o apoio da equipe da Fundart, da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Prova Pedestre Soldado Paulino será disputada neste sábado
Inscrições podem ser feitas até o dia do evento

Ubatuba - A tradicional “Prova Pedestre Soldado Paulino”, acontece neste sábado, 30, em Ubatuba e as inscrições continuam abertas. Os interessados podem se inscrever no quartel da Polícia Militar, na rua Maria Regina, 2, até o dia do evento, às 9 horas ou na secretaria de Esportes e Lazer, localizada na rua Minas Gerais, 46 (atrás do Ginásio de Esportes Tubão), até a próxima sexta-feira, 29, às 18 horas.
A prova é realizada em comemoração ao 12º aniversário de criação da 3ª Cia. da Polícia Militar de Ubatuba, e homenageia o soldado reformado PM Francisco Paulino da Silva, que representou Ubatuba em provas pedestres por todo o país.
A prova, com percurso de 8 Km (as categorias mirim e infantil terão percurso de 2 Km) masculina será disputada em sete categorias: mirim (nascidos até 1998); infantil (de 1997 a 1995); juvenil (de 94 a 92); adulto (de 91 a 70); veterano 1 (de 69 a 60); veterano 2 ( de 59 a 50 e veteraníssimo (mais de 70 anos) e Polícia Militar. No feminino existem cinco categorias em disputa: mirim (até 1995) infanto-juvenil (de 1994 a 1991); adulto (de 90 a 82); master (de 81 a 70) e veterano (1969 abaixo). Existe também uma categoria para portadores de necessidades especiais.
Os três melhores classificados em cada categoria receberão troféus e os 200 competidores melhores classificados serão contemplados com medalhas de participação.

Percurso
O percurso da prova de 8 Km tem a saída em frente ao quartel da Polícia Militar, no Parque Vivamar, perfazendo o seguinte trecho: rua João Ramalho, rua Marília, avenida Carlos Drummond de Andrade (avenida Brasil), avenida Leovigildo Dias Vieira, (com retorno no Cais), avenida Leovigildo Dias Vieira, rua Guarani, avenida Carlos Drummond de Andrade, rua Maria Regina (Portão dos fundos do Quartel). A prova de 2 Km, tem o retorno em frente ao Shopping Porto Itaguá. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (12) 3833-3818 ou (12) 3832-3598.
A “12ª Prova Pedestre Soldado Paulino” é uma realização da Polícia Militar de Ubatuba e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba e organização da secretaria de Esporte e Lazer.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ubatuba realiza Semana Municipal de Luta contra a Aids

Ubatuba - Acontece em Ubatuba, entre os dias 1 e 5 de junho , a Semana Municipal de Luta Contra a Aids, promovido pela prefeitura, por meio do Programa DST/AIDS da Secretaria de Saúde. Durante a toda a semana, as unidades de saúde do município estarão desenvolvendo ações voltadas a temática da Aids e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), como palestras, grupos de discussão, repasse de preservativos e a Campanha Fique Sabendo.
O objetivo do evento é promover a discussão sobre o assunto, minorar o preconceito e esclarecer a população sobre a doença, que apesar de comum, ainda é cercada de mitos e desinformação. No dia 6 de junho, celebra-se o Dia Municipal de Luta contra a Aids.
Segundo a coordenadora do Programa DST/AIDS/Hepatites, Marina Gregório, a semana tem muita importância, tanto para a comunidade, quanto para o serviço de saúde. “Nesta ocasião, conseguimos mobilizar com mais afinco todas as unidades de saúde, com o propósito de passar mais informações preventivas e também identificar possíveis pacientes, de modo a facilitar o acesso deles ao exame e ao tratamento.”

Fique Sabendo
Durante a Semana de Luta Contra a Aids, o Programa Municipal DST/AIDS,
intensificará a Campanha “Fique Sabendo”, feita em parceria com o Ministério da Saúde. O objetivo da ação é aumentar a cobertura do diagnóstico da infecção pelo HIV no município. Qualquer pessoa pode fazer o exame, que é gratuito e sigiloso. Além do HIV, o exame detecta outras doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis e hepatite B e C. Atualmente, existem 305 casos notificados de Aids em Ubatuba, mas estima-se que o número real seja bem maior.
O exame é aconselhável para pessoas que tenham vivido alguma situação de risco há mais de três meses, portanto, não deve ser feito indiscriminadamente. Após esse período, o sistema imunológico já terá produzido anticorpos em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste. Os interessados em fazer o teste devem procurar a unidade de saúde mais próxima, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Quem realiza o teste conta com apoio e orientação da equipe técnica do programa antes e depois do resultado. Após o aconselhamento, a pessoa é encaminhada para fazer o exame no laboratório. O resultado leva de 20 a 30 dias para ficar pronto e deve ser recolhido no Programa DST/AIDS.
Segundo Marina Gregório, a Aids não se manifesta da mesma forma em todas as pessoas. “Os sintomas variam de pessoa para pessoa. Em alguns casos, a doença demora dez anos para que os sintomas comecem a aparecer. Por isso, o melhor é não ficar esperando para fazer o teste. Também é importante não abrir mão da camisinha e nem compartilhar agulhas e seringas.”

O Programa DST/AIDS
O programa é ligado à prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e sua Superintendência de Proteção à Saúde. Neste setor, são desenvolvidos trabalhos de prevenção, atendimento e apoio às pessoas portadoras de HIV/AIDS. Para tanto, a equipe conta com profissionais como psicólogos, assistentes sociais, médicos infectologistas. O tratamento para pessoas infectadas também pode ser obtido gratuitamente. O programa DST/AIDS está localizado na Av. Rio Grande do Sul, 710. Para mais informações, ligue: 3832-5353 ou pelo e-mail ubatubaepaa@yahoo.com.br(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Poesia Topo

Anuncie

Gosto de quero mais

A boa poesia
tem gosto de quitute,
cujo restinho,
a parte mais saborosa,
guardada ciosamente para o final,
escorrega da mão
para cair no chão.

Poeta dos anjos

Hoje na missa
estavam lá Nosso Senhor,
Nossa Senhora ...
Mas onde estavam os anjos
que adejavam nos ares?
Ora, fazendo com Quintana
os seus quintanares.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Humor

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ressaca na Sununga  © Nelson Schmidt

Ressaca na Sununga
© Nelson Schmidt

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor