Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 29  de Maio de 2009 - Nº 20989 Edições Anteriores

Sportmar Ilhabela Enigmas Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região


Caraguatatuba
12° Festival do Camarão comemora o fim do defeso com a Benção dos Barcos dia 31
Balneário Camboriú serve de exemplo para ações turísticas em Caraguá
Caraguá Agosto : Inscrições para participação irão até o próximo dia 5 de Junho
Caraguá amplia participação no Dia do Desafio
Fórum de Educação elege membros para Conselho Municipal
Lobinho quer parcelamento das custas dos Advogados
ELEIÇÕES AGITA GALERA DO SURF LOCAL EM CARAGUÁ
Petrobras realiza evento para cadastro de fornecedores de bens e serviços em Caraguatatuba


Ilhabela
Vereador de Ilhabela insere discussão sobre Lei Maria da Penha na comunidade
“Vamos manter o melhor índice de preservação do Estado com o controle da ocupação”, diz Colucci
Comemorações do mês do Meio Ambiente começam na próxima segunda em Ilhabela
Mozart Russomanno viabiliza cartão da Telefonica com imagem de Ilhabela
Regata Vila-Jabaquara abre neste sábado série de competições de vela em Ilhabela
Secretaria de Turismo apresenta Ilhabela para agentes de viagem da Argentina
Feijoada Beneficente

São Sebastião
Aluno da Frúgoli recebe visita de atleta profissional e é tema de reportagem da ESPN Brasil
Dia do Desafio 2009: participação dos sebastianenses é maior que no ano passado
Hospital Albert Einstein doa equipamentos ao Hospital de Clínicas de São Sebastião
Meninas do futsal de São Sebastião estão na semi-final da Copa Verão
Perequê Mirim: alvo de manifestações de estudantes do bairro São Francisco
Resgate do bicho-preguiça
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano lança filme a favor da causa feminina
Semana da Esquistossomose termina nesta sexta-feira

Ubatuba
GAIATO – Grupo de Apoio à Infância e Adolescência - Técnicas Ocupacionais tem nova diretoria.
Open local é atração no 1º Festival Joseense de Surf
“Bagunçando O Coreto”, O Projeto Tamar-Icmbio Incentiva A Cultura Local E As Manifestações Artísticas Em Ubatuba
Crianças comemoraram o Dia Internacional do Brincar em Ubatuba



Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Litoral Norte - 
 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

12° Festival do Camarão comemora o fim do defeso com a Benção dos Barcos dia 31
Abrindo a festividade, acontece a cerimônia Barcos ao Mar dia 31 de maio, domingo, a partir das 10 horas, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, quando acontece a benção dos barcos que voltam à pesca ao final do Defeso do Camarão

Caraguatatuba - O Festival do Camarão, que acontece 10 a 14 de junho, na praia do Camaroeiro, em Caraguatatuba, é a materialização de uma importante iniciativa da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e da Prefeitura Municipal em parceria com a Associação dos Pescadores da Praia do Camaroeiro que em 2009, chega a sua 12ª edição.
Este ano, a benção acontece dia 31 de maio, domingo, às 10 horas, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, com a presença dos pescadores e seus familiares. É o ponto alto da festividade, numa cerimônia de fé, pondo fim ao Defeso do Camarão e abençoando os pescadores em sua volta ao mar em busca do pescado. A imagem de São Pedro Pescador, que chega de barco e segue até o altar, carregado pelos pescadores dá início ao festival.
Os homenageados deste ano são Irene Felix Pimenta Paes e Nelson Henrique dos Santos.
O Festival visa valorizar, preservar e divulgar a cultura caiçara dos pescadores artesanais para as gerações futuras, conscientizar os pescadores de sua importância na formação de nossa sociedade, oferecendo opção de lazer cultural diversificado na baixa temporada, atraindo munícipes e turistas de todas as regiões.
Com uma estrutura montada com palco para apresentações artísticas de grupos músicais e das oficinas de teatro e dança. Um rancho caiçara, típica moradia de pau-a-pique abrigará a Casa da Farinha, e espaço para Cunhagem da Canoa, e Espaço da Cultura Caiçara, com exposição de Artesanato Identitário em fibras naturais e cerâmica da Rota da Cerâmica. Também poderão ser adquiridas as publicações literárias sobre a história de Caraguá e a Vida Caiçara, assim como uma exposição de fotografias e vídeos.
Na praça de alimentação com barracas de comidas típicas tendo o camarão como ingrediente principal, o cardápio conta com bobó de camarão, feijoada de camarão, camarão com mandioca, porções e bolinhos de camarão entre outras delícias.
Prestigie a cultura e a tradição caiçara. Participe!(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Balneário Camboriú serve de exemplo para ações turísticas em Caraguá
Secretário George Hilf vai à cidade para 15ª Bolsa de Negócios

Caraguatatuba - Caraguá participou na última semana da 15ª Bolsa de Negócios Turísticos, BNT, no Balneário Camboriú (SC). O evento aconteceu entre 20 e 24 de maio no centro de convenções do parque temático Beto Carreiro World.
O secretário de Turismo, George Hilf, aproveitou o evento para conhecer mais sobre a cidade e a região em que ela se encontra, segundo ele muito semelhante com a realidade de Caraguá. O objetivo foi tomar como exemplo as ações voltadas ao turismo que foram sucesso no sul do país.
Entre os aspectos que chamaram sua atenção foi a segurança intensa com o monitoramento por câmeras, o trabalho de preservação ambiental e da balneabilidade das praias e o desenvolvimento urbano ordenado. Outro fator que não passou despercebido foi o comprometimento dos moradores com o turismo. “Todos sabem vender a cidade, do motorista de taxi aos garçons”, constatou.
Hilf afirma que a lição quanto ao empenho dos moradores e sua conscientização da importância do turismo pra a cidade deve ser seguida em Caraguá. “Turismo é o grande negócio do século 21, fonte geradora de desenvolvimento e renda para a cidade”, disse.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá Agosto : Inscrições para participação irão até o próximo dia 5 de Junho

Caraguatatuba - Os restaurantes, bares e quiosques interessados em participar do Caraguá Agosto, evento que vem ganhando um público diferenciado, apreciador da boa mesa e que tem atraído um grande número de visitantes, ainda podem se inscrever. Até o dia 5 de Junho a Secretaria de Turismo estará credenciando os participantes. Para se inscrever os interessados deverão comparecer munidos de documentação como CNPJ, Contrato Social, Alvará da Vigilância Sanitária e da Fiscalização do Comercio e pagar a taxa de inscrição. Informações podem ser obtidas na Setur pelo fone 3882.6190.
O evento reuniu no ano passado, 20 restaurantes que apresentaram pratos deliciosos e atraíram um número expressivo de participantes.
Em 2006, 15 mil pessoas de 75 cidades diferentes do estado de São Paulo, participaram do evento. Destas, 4.178 preencheram as cédulas para participar dos sorteios. Os vencedores foram o Restaurante Golfinho Azul ( melhor prato) Zanfredo (melhor ambiente) Bar do Hélio ( melhor atendimento) Pizzaria Dago (melhor petisco) e Guaruçá (melhor garçom/ Alexandre Daniel de Souza)
Em 2007, 18.500 pessoas de 93 cidades estiveram presentes, caracterizando um aumento de 24% em relação ao ano anterior, 5.675 pessoas preencheram as cédulas e os vencedores foram a Pizzaria do Neno (melhor prato) Restaurante Guaruçá ( melhor apresentação do prato) Parodi Pizzaria e Bar do Hélio (melhor sabor de petisco) Quiosque Canto Bravo ( melhor apresentação de petisco) Zanfredo ( melhor ambiente) e Bar do Hélio e Ostra & Ouriço ( melhor serviço)
Em 2008, 24 mil pessoas de 101 cidades diferentes estiveram no evento, sendo que 8,893 preencheram as cédulas,mostrando um aumento de 57% em relação ao ano anterior. Os vencedores foram o restaurante Caiçaras (melhor prato) Zanfredo ( melhor apresentação)Ilhote e Garage Bar ( melhor petisco) Ilhote ( melhor apresentação de petisco) Officina das Pizzas ( melhor ambiente) e restaurante Ostra & Ouriço ( melhor serviço)
As expectativas para este ano são de um novo aumento no número de visitantes e participantes, já que a cada ano o evento ganha mais glamour, proporciona mais opções gastronômicas e ganha a mídia que mostra os pratos apresentados, ao grande público .O sabor e o aroma das delicias apresentadas, ficam para aqueles que podem estar presentes para apreciar as melhores obras dos gourmets da cidade. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá amplia participação no Dia do Desafio
Cidade registrou um total de 49.116 participantes.

Caraguatatuba - A prefeitura de Caraguá divulgou nesta quinta-feira (28) que a cidade contou com a participação de 49.116 pessoas no Dia do Desafio. O número é superior ao registrado no ano passado, que ficou em 39.722. O aumento de 9.394 pessoas em relação ao ano passado foi devido a participação em massa da comunidade na Praça de Eventos, atividades nos núcleos esportivos e as empresas que motivaram os funcionários para praticaram esportes.
A secretaria de Esportes ainda aguarda os resultados que serão fornecidos pelo Serviço Social do Comércio (Sesc-SP) de São José dos Campos até a próxima semana. Caraguá enfrentou a cidade de El Cerrito, que fica no estado de Valle Del Cauca, na Colômbia.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Fórum de Educação elege membros para Conselho Municipal
Educadores também conheceram o Plano de Ações Articuladas que já foi enviado ao MEC

Caraguatatuba - Mais de 400 pessoas participaram na noite da última quarta-feira (27), no Teatro Mário Covas (TMC), do 5º Fórum Municipal de Educação. Além de discutir sobre o Plano de Ações Articuladas (PAR), o evento também elegeu de forma democrática os novos membros do Conselho Municipal de Educação em votação secreta e eletrônica em uma tenda montada na saída do TMC.
O vice-prefeito de Caraguá, Antonio Carlos Jr., disse que a cidade passou por um momento muito importante em razão da escolha do Conselho de Educação ser realizada pelos participantes do Fórum. “As atribuições da prefeitura devem ser somadas ao trabalho da comunidade para que nossos alunos tenham um futuro de qualidade”, destacou.
Já o secretário de Educação, Laércio Albarici, abriu os debates do Plano de Ações Articuladas. Segundo ele, Caraguá já elaborou e enviou o PAR para o Ministério da Educação (MEC) que, no segundo semestre, disponibilizará para a prefeitura as adequações a serem feitas. “Estão previstas no plano de Caraguá a formação continuada de professores, construção e ampliação de prédios escolares com acessibilidade, salas de informática, entre outras medidas”, disse o secretário.
Os resultados da eleição para o Conselho de Educação foram divulgados ontem mesmo após contagem de votos. A professora Isabel Cristina de Jesus elogiou o método de escolha dos conselheiros. “Tudo tem que ser democrático e a presença de um conselho com vários setores envolvidos é muito positivo para a cidade. Se a escolha é feita por indicação nem todos os membros sabem os problemas que serão enfrentados”, disse.
Os conselheiros representam vários segmentos da sociedade como Associação Amigos de Bairro, pais de alunos, prefeitura, entre outros. O Conselho de Educação além de discutir e aprovar as propostas educacionais do poder público também intermediará para que seja cumprido o Plano de Ações Articuladas, após Caraguá receber o retorno do MEC com as adequações.
Dos 24 membros do Conselho de Educação, 50% são compostos por indicação do poder público e os outros são escolhidos pela comunidade. Do total de conselheiros, 12 serão empossados como titulares enquanto que o restante atuará como suplentes.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Lobinho quer parcelamento das custas dos Advogados
Vereador está se especializando em conseguir melhorias aos pobres

Caraguatatuba - O Vereador Agostinho Lobo de Oliveira – Lobinho (PSDB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba elaborou Projeto de Lei que concede o parcelamento do pagamento das custas dos Advogados da Prefeitura quando de uma ação judicial. Segundo o projeto o parcelamento atenderia as necessidades do contribuinte.
Geralmente quando o contribuinte está em débito com o Poder Público Municipal, no caso, o Executivo, tem o seu nome inscrito na Dívida Ativa e a sua pendência segue um trâmite judicial que culmina com o protesto do contribuinte ou o leilão de algum bem móvel ou imóvel do contribuinte para a quitação da dívida com o Poder Público.
Mas se antes você conseguir negociar com a Prefeitura, poderá parcelar em prestações a sua dívida e nestes valores está incluído o valor das Custas dos Advogados da Prefeitura.
A intenção do Vereador Lobinho, caso seja aprovado o Projeto de Lei, é o de parcelar, a critério do devedor, o pagamento das custas dos Advogados da Prefeitura. Este parcelamento obedecerá alguns critérios como renda mensal de até 3 (três) Salários Mínimos, ser morador e eleitor no município.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

ELEIÇÕES AGITA GALERA DO SURF LOCAL EM CARAGUÁ

Caraguatatuba - Associação de surf de Caraguatatuba reúne galera para eleição da nova diretoria da associação de surf de Caraguá. Luciano Sant’anna encabeça a chapa “Good Waves” e concorre ao seu 5º mandato frente a associação, e faz parte da entidade praticamente desde sua fundação, onde ele começou ocupando o cargo de diretor social em 1989 quando a entidade foi fundada por Sergio Burihan.
Em 91 ele se afastou-se da associação, mas não do surf e continuou organizando e incentivando o surf local com o Barra Boys surf club, e voltou em 92 e permaneceu no cargo de presidente até 96. Nesse tempo, além dos campeonatos locais, ele implantou escolinha de surf em parceria com a prefeitura, editou o jornal North Shore paulista que era distribuído em todo o litoral norte e vale do Paraíba, trouxe curso de arbitragem de surf para a cidade em parceria com a ABRASP e Fundacc(Fundação cultural e educacional de Caraguatatuba).
A partir de 97 Mauro Apingorá o Maurão, que organizava as copas Imagem de surf na década de 80, tomou a frente da entidade e Sant’anna ficou como diretor técnico. Realizaram exposições da história do surf na cidade e diversas ações ambientais em parcerias com outras entidades, mas o foco principal sempre foi usar o surf como instrumento de educação e cultural para as crianças de Caraguatatuba.
Em 99 Sant’anna volta como presidente e manteve as ações esportivas, sociais e educacionais dentro da A.S.C, transformou o jornal da entidade em um informativo regional, com informações das outras associação do litoral norte e sul de São Paulo. “Lembro só parei com o jornal por causa da faculdade, se não ele estaria até hoje aí, quem sabe na próxima gestão a gente não volta com ele” disse Sant’anna.
Hoje formado em educação física e especializado em surf, Sant’anna defende sempre a bandeira da escolinha de surf e a construção de fundos artificiais nas praia da cidade. A meta dessa vez será o fundo artificial em Massaguaçú. “Com a implantação do fundo, as ondas seriam mais constantes na cidade e poderíamos trazer grandes eventos pra cá” . Para isso Sant’anna está trazendo para a A.S.C Cristian Alves de Godoi, mais conhecido como vereador Baduca Filho, Ele que sabe o que é surfar e tem pleno conhecimento da carência de apoio e patrocínio que surf local tem. Juntos terão uma meta para que o surf se desenvolva mais e mais na cidade.
A ação imediata será a volta da escolinha de surf, levar o surf para as escolas do município e implantar aprendizagem em diversas praias. Isso além de revelar novos talentos, dará condições de formar uma turma de treinamento para que a cidade tenha atletas de níveis para disputar os eventos de igual pra igual com atletas de outras regiões.
A construção de um palanque fixo na praia Martin de Sá para realizações dos campeonatos e sede da entidade. Outra parte que parece fácil, mas não é. É a parte de cadastro e recadastramento dos sócios. Toda entidade tem problemas com isso. A A .S.C já tem um convenio com diversos comerciantes e profissionais liberais da cidade para que os s[ócios tenham descontos em seus estabelecimentos, principalmente nas fábricas de pranchas. Tudo isso sem trabalho e empenho da nova diretoria não vai valer de nada ficará só no papel. Mas para isso precisamos também do apoio da galera local. Em junho a A.S.C completa 20 anos de existência. Revelamos vários talentos, entre eles Alexandre Moliterno atleta e shaper, hoje em Ubatuba, Marcus Cardoso que se profissionalizou e é radicado em Florianópolis, além dos talentos Luciano Brulher e Marcio Pelo que ainda moram na cidade e disputam campeonatos profissionais do estado e no Brasil.
A Assembléia extraordinária para a eleição na A.S.C será dia 29 de maio sexta-feira, as 19:30, à avenida frei pacífico Wagner, 830, centro, na Câmara municipal de Caraguatatuba.
Os interessados em formar chapas ou fazer parte da nova diretoria executiva para concorrer à eleição dos novos membros da mesma, deverão comunicar junto à entidade.(travesssa Miguel Varlez nº 59, indaiá, Caraguatatuba) tel: 12-3883.9417, mais informações pelo cel: 12-9743.1018 com Luciano. As devidas chapas deverão serem inscritas com uma hora de antecedência da referida assembléia. A primeira chamada se dará às 20:00hs (vinte horas), não havendo n° suficiente de associados 50% (cinqüenta por cento) mais 1 (um) para o pleito, haverá uma segunda chamada às 20:30hs (vinte horas e trinta minutos), persistindo não haver 50% (cinqüenta por cento) mais 1 (um) de associados para o pleito, se dará início a eleição com qualquer nº de associados e com as chapas inscritas.
Imprensa A.S.C
www.ascsurf.com.br
tel:12-3883.9417 cel: 12-9743.1018

Petrobras realiza evento para cadastro de fornecedores de bens e serviços em Caraguatatuba

Caraguatatuba - As empresas do Litoral Norte de São Paulo interessadas em prestar serviços à Petrobras poderão receber informações sobre como se cadastrar no sistema de fornecedores da companhia. No dia 4 de junho será realizado na cidade de Caraguatatuba (SP) o evento Canal Fornecedor ao Sistema Petrobras. O objetivo do encontro é incentivar as empresas locais, regionais e do estado de São Paulo fornecedoras de bens e prestadoras de serviços onshore
e offshore a se cadastrarem junto à Companhia e, assim, atender às demandas na região, em especial da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) e do Projeto Mexilhão. Durante o evento, os participantes conhecerão o plano de investimentos da Bacia de Santos, quais as demandas de necessidades de fornecimentos de bens e serviços da empresa, como se tornar um fornecedor, quais os requisitos necessários, além de outras informações relevantes para os interessados em se tornarem fornecedores da Petrobras. Paralelamente às palestras informativas, haverá um balcão de atendimento para que os inscritos possam tirar suas dúvidas e já realizar o cadastro de suas empresas no sistema da Petrobras. O atendimento estará disponível entre 11 e 16 horas, no mesmo local.

Serviço
Evento: Canal Fornecedor ao Sistema Petrobras
Data: 4 de junho de 2009
Local: Teatro Mario Covas
Horário: das 7h30 às 16h
Endereço: Av. Goiás, nº 187, Indaiá - Caraguatatuba (SP)

As inscrições gratuitas devem ser feitas por meio do e-mail
prominpunbs@petrobras.com.br  ou pelo telefone 0800 2821-556.

Para conhecer o portal de registro local, acesse www.petrobras.com.br  e
clique no link Canal Fornecedor.

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Vereador de Ilhabela insere discussão sobre Lei Maria da Penha na comunidade

Ilhabela - Uma reunião promovida por iniciativa do vereador de Ilhabela, Marcelo Santos (PPS), discutiu com a comunidade da Barra Velha mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher: a Lei de Maria da Penha. Muitas pessoas compareceram ao Centro Comunitário na última quarta-feira (27/5) para ouvir a delegada titular da Polícia Civil de Ilhabela, Josely Campos da Silva, proferir palestra sobre o tema. Participaram ainda do evento, a secretária de Assistência Social, Nanci Peres de Araújo Zanato, a médica Ana Maria Hirakawa, e o presidente da Câmara, Valdir Veríssimo.
Num grande bate papo, a delegada Josely Campos da Silva esclareceu as dúvidas da plateia sobre o tema e destacou seu trabalho em defesa da mulher.“Muitas mulheres são agredidas e não registram Boletim de Ocorrência pois acreditam que o agressor mudou de comportamento. Em 17 anos como delegada, nunca me deparei com um ex-agressor”, comentou. Ainda de acordo com a delegada, 90% dos casos de violência contra a mulher estão relacionados ao alcoolismo. “É necessário que exista um trabalho nesse sentido, através de associações de combate ao álcool”, explica.
A secretária Nanci Zanato informou já existir um grupo de discussão nesse sentido que vai ampliar sua atuação focando a diminuição da violência contra a mulher. Ela destacou que a violência acontece quando não existe respeito. “É muito importante o trabalho social de envolvimento com a família”.
Marcelo Santos conto aos presentes um pouco da trajetória de vida da biofarmacêutica Maria da Penha Maia, que foi brutalmente agredida por seu marido e lutou por 20 anos para vê-lo pagar por seus crimes. Em homenagem à sua luta, foi criada a Lei Maria da Penha. O vereador ressaltou a importância da denúncia, destacando que muitas mulheres são agredidas no silêncio do lar e não registram queixas contra seus agressores. “A violência doméstica está presente em todas as classes sociais e, em nosso município, 30% das agressões registradas na Delegacia de Ilhabela são de violência contra a mulher. Só enfrentando esses problemas de frente é que vamos conseguir mudar essa realidade”, concluiu.

Denúncia Anônima
A delegada Josely Campos deixou aos presentes o número de disque-denúncias para a Polícia Civil: 181. A ligação é gratuita e a pessoa não precisa se identificar. “Embora o atendimento caia na central em São Paulo, a denúncia chega quase que imediata em nossas mãos aqui na Ilha. Podem denunciar sem medo, pois não é preciso se identificar”, finaliza.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

“Vamos manter o melhor índice de preservação do Estado com o controle da ocupação”, diz Colucci

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, disse que a preservação na cidade continuará com o melhor índice do Estado.
“Vamos continuar com esse título, mas vamos implantar aqui um programa de congelamento para evitar invasões e construções irregulares e, com isso, evitar os desmatamentos”, explica.
Colucci comentou o estudo feito pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) de São José dos Campos, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, sobre o desmatamento da Mata Atlântica.
A avaliação foi feita entre 2005 e 2008 em dez estados brasileiros. Ainda segundo o estudo, o estado de Minas Gerais foi o que mais desmatou neste período.
Ilhabela tem preservada 85% da mata nativa e se destacou na lista divulgada. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Comemorações do mês do Meio Ambiente começam na próxima segunda em Ilhabela

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria do Meio Ambiente, inicia na próxima segunda-feira (01/06) o Mês do Meio Ambiente.
Palestras, workshops, oficinas de reciclagem, cinema itinerante, plantio de mudas e mutirões de limpeza estão previstas para ocorrer.
Segundo a secretária de Meio Ambiente de Ilhabela, Cristina Hirakawa, o evento será descentralizado e terá várias ações conjuntas.
“Teremos a participação de Ong’s, do Parque Estadual e da Prefeitura, através de diversas secretarias municipais”, explica.
Ainda segundo ela, as ações serão voltadas para as escolas da rede municipal, estadual, além das unidades escolares particulares.
O evento terá o apoio e parceria do Parque Estadual de Ilhabela, Secretaria da Saúde, Secretaria da Educação, Secretaria de Cultura, Espaço Pés no Chão, Maembipe, Azimuth, Sala Verde, Nossa Ilha mais Bela e Instituto Ecológico de Proteção aos Animais.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Mozart Russomanno viabiliza cartão da Telefonica com imagem de Ilhabela

Ilhabela - O município de Ilhabela terá imagem turística estampada em cartão de telefonia da empresa Telefônica. A informação foi confirmada no último dia 26 de maio, segunda-feira, durante reunião entre o prefeito Toninho Colucci (PPS), o deputado estadual Mozart Russomanno (PP) e o gerente institucional da Telefônica, Sr. João Francisco Carvalhaes.
Segundo Colucci, uma foto da Ponta das Canas, destacando a vocação do município para os esportes náuticos, deve ser a imagem escolhida para o cartão o qual deverá ser distribuído pela concessionária no mês de setembro durante as comemorações do aniversário da cidade. O encontro foi agendado pelo deputado Mozart Russomanno que se empenhou pessoalmente neste objetivo.
A idéia do Deputado Mozart é divulgar Ilhabela com a marca “Capital da Vela”.
Mozart lembra que na semana passada foi aprovado na Câmara Federal pela Comissão de Educação o projeto de lei que intitula Ilhabela como a “Capital Nacional da Vela”.
Durante o encontro o Prefeito Colucci também apresentou alguns pedidos a empresa como redução de custo das ligações dos órgãos públicos, a cessão de uso de um imóvel de propriedade da Telefônica, na Vila e atenção especial ao sistema de telefonia do Bonete, uma das comunidades tradicionais caiçaras de Ilhabela.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Regata Vila-Jabaquara abre neste sábado série de competições de vela em Ilhabela
Até o mês de julho, quando acontece a tradicional Semana Internacional de Vela, vários eventos serão realizados na cidade, como o Brasileiro de Holder e Semana de Monotipos

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação – Diretoria Náutica, abre neste sábado (30/5) uma vasta programação de competições de vela. Durante os meses de junho e julho, vários eventos estão previstos na cidade, como 19º Campeonato Brasileiro Holder (11 a 14 de junho), a Semana Internacional de Vela – Rolex Ilhabela Sailing Week (4 a 11 de julho), com realização do Yacht Club de Ilhabela e apoio da Prefeitura; e a Semana de Vela de Monotipos (17 a 19 de julho).
Neste sábado, a partir das 9h, será realizada a Regata Vila-Jabaquara, com largada no Píer da Vila (Centro) e chegada na Praia do Jabaquara. As classes convidadas foram Oceano, Nacra 20, F20, Hobie Cat 16 e Tornado.
A previsão para esta regata tem todos os ingredientes necessários para uma boa disputa: sol, bons ventos e um cenário espetacular. O Aviso de Regata já está disponível no site da Prefeitura de Ilhabela ( www.ilhabela.sp.gov.br ).

Brasileiro de Holder
Entre os dias 11 e 14 de junho, Ilhabela recebe o 19° Campeonato Brasileiro Classe Holder 12. O evento será promovido pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esportes – Diretoria Náutica e pela Associação Brasileira da Classe Holder 12 (ABCH). Estão programadas dez regatas. As classes serão divididas em iniciante, A e B, Pré-Master, Master, Gran-Master, Feminino, além da disputa por equipes, com no mínimo três pessoas. A cerimônia de abertura acontece no dia 11 de junho, às 11h, na sede da Secretaria de Esportes, situada à Rua Bartolomeu de Gusmão, 140 – Pequeá. Mais informações no telefone 3896-6737 ou no site oficial da Classe Holder (www.gremiocaravela.com.br/holder12).

Rolex Ilhabela Sailing Week
No ano em que a cidade pode se transformar oficialmente na “Capital Nacional da Vela”, Ilhabela espera mais de 200 embarcações na 36ª Semana Internacional de Vela – “Rolex Ilhabela Sailing Week”, que será realizada de 4 a 11 de julho. Depois do sucesso da regata volta ao mundo Portimão Global Ocean Race, o município já se prepara para o mais importante evento da vela oceânica sul-americana. A Semana Internacional de Vela de Ilhabela tem a organização do Yacht Clube Ilhabela e pelo terceiro ano consecutivo a parceria da Rolex. Entre as classes que participarão da disputa estão: ORC Internacional, ORC Clube, S-40, Beneteau 40.7, BRA-RGS, SMP2, Bico de Proa, Delta 32 e Skipper 30.
O evento tem ainda a parceria de empresas como Mitsubishi Motors, Semp Toshiba, Bradesco Private. Os apoiadores institucionais são: Prefeitura de Ilhabela, Governo do Estado de São Paulo, Marinha do Brasil, Ibama, ISAF, CBVM, ABVO, Fevesp, Classe BRA-RGS, Classe HPE 25, entre outras classes e entidades.

Monotipos
De 17 a 19 de julho, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Diretoria Náutica da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, realizará a competição de monotipos. As classes convidadas são Star, Laser – Standard e Radial Feminino, 470, Finn, Ligthining, Snipe, Hobie Cat 16, Optimist, Holder, Laser, 4.7 e Radial masculino, 420, Byte, Fórmula Wind Surf, Kite Surf, Nacra 20, Dingue, A Cat, Hobie Cat 14 e Escaler.
A Semana de Monotipos será regida pelas regras da ISAF (International Sailing Federation) 2009 - 2012. Os barcos e competidores poderão se inscrever pelo email (regata@ilhabela.sp.gov.br), por fax (12) 3896 6737 ou entregando o formulário pessoalmente no local até 11h do primeiro dia do evento. A taxa de inscrição é de R$ 50,00 por tripulante. Os velejadores de projeto sociais, como Projeto Navega São Paulo, terão a taxa de inscrição isenta, desde que efetuem as inscrições com antecedência.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Secretaria de Turismo apresenta Ilhabela para agentes de viagem da Argentina

Ilhabela - A Secretaria de Turismo e Fomento de Ilhabela, em parceria com Comitê Visite Brasil da Embaixada em Buenos Aires, na Argentina, participou entre os dias 20 e 22 de maio de um Seminário para capacitação de agentes de viagem, com objetivo de apresentar os produtos turísticos do município para o mercado argentino. Foram convidados para a apresentação os Convention & Visitors Bureaux de São Paulo e Paraty ação em conjunto com Ilhabela.
O evento foi realizado na embaixada brasileira na Argentina, com a participação de 85 agentes de viagens convidados pelo Comitê Visite Brasil. Participaram da apresentação Eunice Bourroul, da Secretaria de Turismo e Fomento de Ilhabela, e o representante da Associação de Bares, Hotéis e Restaurantes de Ilhabela (ABHRI), Werner Benz.
Também participaram de um encontro organizado pela operadora RT&H, representada por Gáston Grassi, com as agências Topdest, Ricale, All Seasons, Ola, Juliá Tours, Interlands e as companhias aéreas Tam e Gol. Grassi ressaltou que o destino Ilhabela já está pronto e organizado para o mercado argentino. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Feijoada Beneficente

Ilhabela - A Escola Estadual Waldemar Belizário, localizada no bairro do Itaquanduba, em Ilhabela, realiza no próximo dia 7/6 (domingo), uma feijoada beneficente. O almoço terá inicio a partir das 12h e os convites custam R$ 10,00 por pessoa.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Aluno da Frúgoli recebe visita de atleta profissional e é tema de reportagem da ESPN Brasil

São Sebastião - Na última terça-feira, 26, o aluno Luan Rodrigo Ferreira, da Escola Municipal “Professora Maria José da Penha Frúgoli”, no bairro da Enseada, em São Sebastião, recebeu uma ilustre visita. O skatista profissional Og de Souza, um dos melhores atletas do País, acompanhado da equipe do canal a cabo “ESPN Brasil”, esteve na escola para conhecer o menino, foco de uma reportagem.
Luan, de 14 anos, possui as pernas atrofiadas desde o nascimento devido a problemas congênitos e se locomove em cima de um skate.
Sua história chamou a atenção quando ele participou das atividades na pista de skate da “Caravana do Esporte”, realizada na cidade em março deste ano. O monitor da pista, Sandro Soares, o Testinha, foi abordado pela professora Perciliana Herzog Barreto, que o indagou sobre a possibilidade de inclusão do aluno em eventos da categoria.
Testinha, que realiza trabalhos sociais, se interessou e entrou em contato com a emissora, o que levou ao encontro do jovem atleta com o skatista pernambucano. Og, possui a mesma condição física do menino, resultado da poliomielite contraída na infância. Com 21 anos na prática de skate, no qual usa somente as mãos, Og já foi vice-campeão mundial e é um excelente exemplo de superação.
No encontro, o skatista passou ao estudante um pouco de sua experiência: "Sou igual a todo ser humano, mas admito que respiro skate. O skate mudou pra valer a minha vida, me fez ver o mundo com outros olhos". Como parte da visita também houve um almoço e algumas manobras na pista da skate do centro da cidade.
Luan ainda recebeu um grande estímulo do atleta: “se ele levar o esporte a sério e quiser participar de campeonatos, daremos todo o suporte necessário e patrocínio. Mas não pode largar os estudos, tem que se dedicar”.
O coordenador da escola, Roberto Luiz da Silva, apontou a importância deste encontro na melhora da autoestima do aluno. “Nós pudemos constatar a alegria dele, que é um menino inteligente, interativo e sempre participa das atividades da escola. Com certeza ele aprendeu muito com esse exemplo tão positivo”, comemorou.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Dia do Desafio 2009: participação dos sebastianenses é maior que no ano passado

São Sebastião - Interromper as atividades do dia a dia por 15 minutos para a prática de exercícios físicos. Esse é o objetivo do Dia do Desafio que propõe uma competição entre cidades para incentivar as pessoas a manter uma vida mais saudável. E quem ganha com isso é a população.
Nesta quarta-feira, 27, São Sebastião foi envolvida por uma série de atividades. De acordo com a Secretaria Municipal de Esportes, professores de todas as escolas municipais, creches e núcleos esportivos da cidade organizaram diversas programações para a comunidade.
No CAE (Centro de Apoio Educacional) do Pontal da Cruz, por exemplo, as práticas começaram bem cedo. A partir das 7h, a turma de adultos da hidroginástica já estava na piscina para registrar sua participação. No mesmo horário, cerca de cem alunos da natação infantil também iniciaram suas atividades e seguiram até o meio dia, em diversas turmas. Houve ainda aulas de vôlei, recreações, brincadeiras e corrida. No fim da manhã, a chuva surpreendeu os participantes, mas não diminuiu a animação da garotada.
Já o Projeto Viração, da Setradh (Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano) promoveu um grande encontro para não deixar a data passar em branco. De manhã, das 9h às 10h, reuniu a creche Adriana Vasques Fernandes, o grupo “Valorizando a pessoa idosa” e o Cras (Centro de Referência de Assistência Social da Topolândia) para uma caminhada. Quase 230 pessoas fizeram um percurso pela Topolândia e Itatinga, e concluíram com uma integração na sede do projeto. Na parte da tarde, das 14h às 16h, foi a vez dos integrantes do projeto Renda Cidadã serem recebidos pelo “Viração” e caminharem nas ruas do bairro. Crianças, adultos e idosos aprovaram a iniciativa.
E os pequenos não ficaram de fora da disputa. Os alunos da Emei Mundo Encantado e da creche Diva Bernardino, no Canto do Mar, participaram de ginástica aeróbica e alongamento no período da manhã, e também de dança na parte da tarde. Para as 150 crianças, o ‘desafio’, na verdade, é uma grande brincadeira.
São Sebastião registrou a participação de 28.606 habitantes, o que corresponde à cerca de 41% da população. Uma adesão bem maior que a do ano passado, que foi de 24,73%.
Devido à diferença de fusos horários entre as cidades de São Sebastião e a concorrente Puerto Barrios, na Guatemala, os resultados oficiais devem ser computados e divulgados até o início da próxima semana.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Hospital Albert Einstein doa equipamentos ao Hospital de Clínicas de São Sebastião

São Sebastião - No final da tarde desta quarta-feira, dia 27, o Hospital de Clínicas de São Sebastião recebeu por doação do Hospital Albert Einstein, dois monitores multiparamétricos e três aparelhos de anestesia.
Segundo a diretoria do Hospital de Clínicas de São Sebastião, a descoberta da disponibilidade desses equipamentos, no Albert Einstein, foi feita pelo anestesista, que faz parte do corpo clínico do Hospital de São Sebastião, Dr. Henry Nascimento Deslandes, que trouxe a informação para a diretoria do hospital local, a qual, prontamente, elaborou um ofício solicitando tais equipamentos para o município.
De acordo com a diretoria do hospital em sua justificativa para a solicitação, o hospital da cidade é o único que existe e é administrado em conjunto com um Pronto-Socorro Central e um Pronto-Atendimento no bairro de Boiçucanga, Região Sul do município, além de ter um atendimento predominante pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Atualmente o hospital atende uma população de aproximadamente 80 mil pessoas, bem como presta atendimento indiscriminado a moradores das cidades circunvizinhas, numa microrregião de 250 mil habitantes. Além de empregar 367 pessoas, o município cede 185 funcionários e integram seu corpo clínico 66 médicos”, justifica o diretor geral do Hospital de Clínicas de São Sebastião, em ofício, Eduardo Gomes Soares Portilho.
Para o diretor de relacionamento do Hospital de Clínicas, João Carlos de Oliveira, esta doação será muito importante, pois haverá a possibilidade de aumentar leitos e atendimentos. “Com esses aparelhos poderemos inclusive aumentar o número de cirurgias e leitos de UTI. Pretendemos colocar um monitor no centro cirúrgico e outro na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), já os aparelhos de anestesia ficarão no centro cirúrgico”, conta Oliveira.
Segundo o secretário de Saúde, Aldo Conelian, estes equipamento serão de grande valia para o município. “Com um centro cirúrgico bem equipado daremos melhores condições de atendimento à população. Contudo só temos a agradecer a Instituição Albert Einstein”, enfatiza Conelian.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Meninas do futsal de São Sebastião estão na semi-final da Copa Verão

São Sebastião - A equipe de futsal feminino da Prefeitura de São Sebastião já está na semi-final da 3ª Copa Verão de Futebol de Salão realizado no Guarujá. Isto, apesar da derrota sofrida nessa quarta-feira, dia 27, contra o time da casa, Shella, por 5x2.
Organizado pela Liga de Futebol de Salão do Guarujá, o campeonato conta com a participação de Bertioga, Santos, Guarujá e São Sebastião que deverá enfrentar a equipe Sharom na próxima quarta-feira, dia 3.
Segundo o técnico Luiz Carlos Cavinati, a atuação das jogadoras Cibele Teixeira, Vanessa Tereza Silva, Vanessa Sá, Vanessa Viana, Marina Soreano Aparecido, Manoela de Abreu Souza, Evelyn Rocha Salles, Talita Reis, Cristiane Santos, Bárbara Silva Campos, Jacqueline Silva, Sandra Aparecida Fernandes, Andréia Figueiredo, Aline Ribeiro Lopes, Williane Alves da Costa, Bruna Luana Pereira, Gabriela Carvalho Vitorino e Jéssica Souza Costa aproveitam a oportunidade para treinar com vistas aos Jogos Regionais.
Serviço: Os treinos semanais das atletas da Seesp (Secretaria de Esportes), ocorrem às terças-feiras, das 20h às 23h, e aos sábados, das 9h às 12h, no Ginásio de Esportes “José de Souza Gringo – Gringo”, no Topovaradouro. As interessadas em participar da equipe precisam ter idade entre 15 e 21 anos.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Perequê Mirim: alvo de manifestações de estudantes do bairro São Francisco

São Sebastião - Estudantes da rede pública e particular do bairro São Francisco, na região central de São Sebastião, confeccionaram na tarde de hoje, 28, os cartazes para a passeata marcada para ocorrer na próxima sexta-feira, Dia do Meio Ambiente, em defesa da preservação do rio Perequê Mirim e do Oceano Atlântico. Imbuídos com o mesmo espírito, alunos da EM “Maria José da Penha Frugoli”, na Enseada, participarão igualmente de uma passeata em benefício das águas da Costa Norte.
Igualmente centrada na preservação do Pereque Mirim, o Instituto Terra & Mar, com apoio da Prefeitura de São Sebastião, através do Fundurb (Fundo de Desenvolvimento Urbano) e Comdurb (Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento), realiza já há algum tempo uma série de atividades com a comunidade neste sentido.
Como parte das ações, haverá na próxima quinta-feira, 4, um mutirão de limpeza na praia do São Francisco. Das 9h ao meio dia, estudantes do Colégio Mestre limparão a partir do canto esquerdo até a Cooperativa, e das 13h30 às 15h30, os alunos da escola estadual “Nair Ferreira Neves”, concluirão o trabalho.
O destaque da programação deverá ser a passeata a favor do rio Perequê Mirim e Oceano Atlântico marcada para o dia 5 de junho, Dia do Meio Ambiente, com saída do “Colégio Mestre”, no bairro São Francisco. O plantio de mudas nativas e frutíferas às margens do rio, no dia 6 de junho, com saída da escola “Professora Nair Ferreira Neves”, antecipa o encerramento das comemorações na Semana do Meio Ambiente, previsto para o dia 30 de junho com a participação dos estudantes, professores, diretores escolares, pais de alunos e autoridades no salão social da quadra de esportes do bairro São Francisco. “Esperamos com essas ações atrair a comunidade para a questão ambiental”, disse Márcia Gomes Silva, coordenadora do projeto Rio Pereque Mirim. Ela observou que o plantio das mudas tem por objetivo atrair os pássaros de volta para a região.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Resgate do bicho-preguiça

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, retornava no início da tarde de ontem (28/05) de mais um dia de atendimento ao público na Costa Sul, quando protagonizou o resgate de um bicho-preguiça que tentava atravessar a pista da Rodovia Rio-Santos,
na altura da praia de Calhetas. O animal, típico da Mata Atlântica, corria sério risco de ser atropelado. Para sorte do bicho-preguiça, o carro do prefeito era acompanhado de perto por um veículo com assessores e também passava pelo local um caminhão da Administração Regional Sul. Com segurança, os carros oficiais paralisaram o trânsito nos dois sentidos da pista por cerca de 30 segundos, tempo suficiente para o motorista do caminhão da Prefeitura, Luiz Benedito de Freitas, com delicadeza, retirar o animal da pista e deixa-lo com tranqüilidade seguindo o seu caminho na mata.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano lança filme a favor da causa feminina

São Sebastião - Exemplos de superação, histórias de vida e muita emoção. Assim foi o lançamento do filme “Mulheres: lutas e conquistas”, realizado e produzido pela Setradh (Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano) de São Sebastião, através do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), da Topolândia. A exibição ocorreu na noite desta quarta-feira, 27, no Teatro Municipal. Estiveram presentes representantes femininas da cidade, como a primeira dama do município, Roseli Primazzi; a historiadora caiçara Neide Palumbo e a jornalista Priscila Siqueira, também presente na luta pela defesa dos direitos da mulher.
Elaborado nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, em março, o documentário levou dois meses para ser concluído e tem como principal objetivo abordar a questão social do gênero feminino na luta pela inserção no mercado de trabalho. Com alusão à data, oito mulheres foram escolhidas para contarem suas experiências como trabalhadoras em cargos tipicamente masculinos.
A agente de trânsito Roberta Salgado contou como superou a discriminação no começo de sua carreira. Dos dez aprovados no concurso público, ela era a única mulher. Há dois anos prestando serviços pelas ruas, conquistou aceitação e respeito.
Para a motorista de ônibus Fátima Ribeiro, o que importa mesmo é o amor ao que faz. Acredita que quanto mais as pessoas conhecem seu trabalho, mais a admiram. Recebe elogios e diz que tudo o que conquistou foi fruto de muita dedicação.
A persistência marcou a vida da pescadora Jandira Peixoto. “Nunca podemos deixar a peteca cair”. Foi dessa maneira que ela conseguiu seu espaço na Colônia de Pesca do Pontal da Cruz, nos cargos de diretora e também tesoureira.
A pedreira Lucilena de Sousa iniciou em seu trabalho por necessidade e hoje entende muito do que faz. “Mas ainda falta oportunidade para nós”, ressalta. Sobre ser mulher, ela se enche de orgulho ao afirmar que a mulher é a “fonte da vida”.
Alcione dos Reis levanta uma questão muito polêmica; a diferença salarial entre homens e mulheres. “Mesmo exercendo as mesmas funções, nós temos sempre que provar constantemente o valor do nosso trabalho”. Para ela, a profissão de guarda municipal é um aprendizado diário.“A batalha é muito grande, mas isso é ser mulher. Ter disposição e ser feliz”.
A ex-vereadora Eulália Lara de Oliveira falou de sua dificuldade no começo da carreira política, por ser uma pioneira entre os homens. “A própria mulher não vota na mulher”. Hoje, trabalha no hospital de São Sebastião e se admira com a liberdade conquistada pela mulher na atualidade. “Nós vemos o mundo com outros olhos”.
Única bombeira em São Sebastião, Fabiana de Souza diz que o preconceito masculino não se limita somente aos profissionais da mesma área. “Os próprios acidentados homens se sentem mais fragilizados quando vêem que serão socorridos por uma mulher. Ainda é complicado, mas a mulher assumiu mais responsabilidades e também muitas conquistas”.
Rosimeire dos Santos aprendeu os ofícios da atual profissão de mecânica com o marido, que apóia seu crescimento profissional. No trabalho, ela percebe opiniões divididas. “Uns admiram, outros não acreditam na minha capacidade”. Na visão da mecânica, a valorização da mulher avançou muito pouco, mas ela não se abala. “Mulher não desanima com nada”.
Após a exibição do filme, as personagens foram chamadas ao palco para receberem uma cópia do documentário das mãos da secretária Roseli Primazzi, da coordenadora do Cras Topolândia, Rita Elizabeth Passos, da psicóloga Elisângela Fernandes, da diretora de departamento Marisa da Penha e de Stephan dos Santos Silva do departamento de Comunicação, responsável pela edição do vídeo. Outras 30 cópias serão distribuídas entre as secretarias e escolas da cidade, para trabalhos educativos.
Segundo Roseli, toda a equipe responsável deve ser valorizada. “Elas são profissionais e se dedicam muito ao que fazem. Estarei sempre à disposição para ajuda-las. Dentre inúmeras atividades, estamos realizando capacitações para aumentar ainda mais nosso entrosamento”. E parabenizou as participantes do filme: “fiquei muito emocionada ao ver a coragem dessas mulheres em falar sobre suas vidas e exporem suas histórias de trabalho no meio dos homens. Não tem jeito. Nós mulheres somos realmente muito fortes”, finalizou.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Semana da Esquistossomose termina nesta sexta-feira

São Sebastião - A Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião, através da divisão de Vigilância Epidemiológica, encerrará amanhã, 29, a “Semana da Esquistossomose”.
O objetivo do trabalho é promover uma busca ativa de casos de esquistossomose em todo o Município, principalmente nos bairros onde há concentração de migrantes vindos do norte de Minas e sul da Bahia, áreas de incidência da doença que pode ser fatal se não tratada adequadamente.
De acordo com Márcia Saavedra de Souza, chefe da divisão de Vigilância Epidemiológica, o número de casos registrados em solo sebastianense é muito baixo em vista do grande percentual de migrantes provenientes das regiões mais afetadas pela esquistossomose. “Daí esse trabalho; queremos diagnosticar mais para tratar mais e evitar as complicações”, declarou a enfermeira.
Segundo informou, o baixo índice de diagnóstico se deve ao fato de que na maioria dos casos as pessoas não apresentam sintomas; elas podem apresentar, posteriormente, sinais inespecíficos como febre, dor de cabeça, perda de apetite, dor nos músculos, tosse e diarréia, os quais podem evoluir para situações mais graves.
Ela frisou que a doença (causada por vermes que saem nas fezes de doentes, caem em águas onde se banha ou se trabalha e entram pela pele de outras pessoas que freqüentam essas águas), afeta o fígado e o baço na forma clássica, e sem o tratamento adequado provoca complicações neurológicas. “O diagnóstico é fácil e o tratamento também. Basta fazer o exame de fezes e, se confirmada a esquistossomose, o paciente deve tomar apenas um comprimido e pronto!”, salientou Márcia, observando ser o tratamento gratuito. “Portanto, todos os que entraram ou costumam entrar em lagos, lagoas, represas, açudes ou rios onde tinham ou tem caramujos, devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência”, esclareceu a chefe da divisão.
Conforme afirmou, esse tipo de trabalho das unidades de saúde continuam durante o ano todo. Nesta semana, especificamente, saíram às ruas cerca de 20 pessoas entre funcionários do PSF (Programa de Saúde da Família) e PAC (Programa de Agentes Comunitários).(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

 GAIATO – Grupo de Apoio à Infância e Adolescência - Técnicas Ocupacionais tem nova diretoria.

Ubatuba -No último dia 25, a assembléia que deu posse à nova diretora para o biênio 2009/2010, se reuniu na sede do Gaiato, na Rua das Palmeiras, 200 no Ipiranguinha.
Assumiu a presidência o Sr. Ivan Nicolau Sebe, empresário local, o vice é o Sr. Benito Geraldo Libanio, aposentado .
Outros cargos que foram ocupados:
Helena Ottoni Trachi – 1ª Tesoureira
Pierina Ferrari Libanio – 2ª Tesoureira
Mauri Alves de Oliveira Lau – 1ª Secretária
Eugênio Ribeiro – 2º Secretário
Conselho Fiscal - Érika Lunardi Longo, José Luiz Soares e Washington Anchieta de Souza e Silva.
O GAIATO que acaba de completar 17 anos está passando por um processo de revitalização com o apoio de um grupo de empresários e colaboradores que se denominam Amigos do Gaiato.
Neste espaço gostaríamos de agradecer aos colaboradores do mês:
* Construcenter (Luis)
* Kajú-produtos de Limpeza
* Sanets-Dedetização (Priscila)
* Naturaleza (Patrícia Cerpe)
* Cacau Show (loja de Ubatuba)
* Paula Muniz (designer gráfica)
* Régis Sistemas e Suporte (informática)
Solicitamos ainda que se você tem aparelhos de TV e computadores que não estejam em uso, desde que funcionem, temos necessidade desse equipamento para as aulas de informática e outras atividades.
(divulgação)

Open local é atração no 1º Festival Joseense de Surf

Ubatuba -Programado para os dias 6 e 7 de junho, o 1º Festival Joseense de Surf rola na águas da Praia da Itamambuca.
O evento que acontece em parceria com a Associação Ubatuba de Surf, promete agitar o final de semana com as categorias referentes ao evento principal e a Open Local, destinada aos atletas locais que poderão participar do evento.
A competição conta com o apoio da AVSS – Associação Valeparaibana de Surf e Skate, inaugurada em março de 2009.com o propósito de integradas os adeptos do skate e surf e aumentar o reconhecimento do esporte em sua região.
O 1º Festival Joseense de Surf terá as categorias: Joseense Masculino, Open Masculino, Open Feminino, Tag Team Joseense e Expression Session Open. Este dois últimos valerão apenas para aqueles atletas que já estiverem participando das outras categorias.

Maiores informações sobre o evento com:
Alexandre - Presidente (12) 97723379
Carlos - Dir. Financeiro (12) 81314820
Bruno - Dir. Marketing (12) 81491045 Nextel 90*8385

Valor das inscrições: R$ 50,00 categoria Joseense Masculino e R$25,00 categorias Open Masculino e Open Feminino
(Divulgação)

“Bagunçando O Coreto”, O Projeto Tamar-Icmbio Incentiva A Cultura Local E As Manifestações Artísticas Em Ubatuba

Ubatuba -O Projeto Tamar-ICMBio em Ubatuba apresentará neste sábado, dia 30 de maio, duas atrações em seu projeto “Bagunçando o Coreto”: a atriz e contadora de histórias Sil Mello, e o grupo caiçara “Guaruçá”.
Silvia Mello, atriz e educadora desde 1977, vem de uma família de contadores de "causos": seu pai Naim, seu padrinho Wadi e suas tias, sem esquecer de sua mãe Nan, que não contava, mas escrevia maravilhosos contos, muitas vezes premiados. Adaptando, contando e interpretando histórias para crianças, Sil Mello resgata aquela atividade lúdica do grupo de crianças que sentam ao redor de um adulto para ouvir histórias de vários gêneros.
Já o Guaruçá, grupo folclórico e alegórico de artistas, composto por Júlio César Mendes, Washington Garcez de Jesus, Luiz Gustavo Ballio, Íris Henrique, Marcelo Brasileiro, Agnaldo dos Santos, Marinho do Itaguá, Mariza Taguada, Mariza Muniz, Ana Maria Fernandes e Bruna Mendes, abrirá a tarde de atrações. O grupo tem a particularidade da cultura espontânea, sendo desenvolvido através de encenações com alegorias, cantos, versos, instrumentos de cordas e percussão. Com figurinho próprio estilizando o caiçara pescador, resgata ritmos do cancioneiro popular e de manifestações religiosas locais como a congada, folias, cana-verde, ciranda, e insere outros ritmos como marchinha, a toada, o baião, etc.
As apresentações começarão às 15 horas, no coreto do Centro de Visitantes do Projeto Tamar em Ubatuba, onde os visitantes poderão conhecer os tanques com exemplares de tartarugas marinhas, o museu com peças biológicas, a exposição fotográfica e o museu caiçara.
O Projeto Tamar-ICMBio tem o patrocínio oficial da Petrobras e em Ubatuba tem o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba e da Arcor do Brasil.

O Tamar de Ubatuba fica na Rua Antonio Athanasio, 273, no Itaguá, próximo ao Shopping Porto Itaguá.
Aberto de domingo à quinta, das 10 às 18 horas. Quarta-feira é fechado para manutenção. Sextas, sábados, feriados e férias escolares, aberto diariamente das 10 às 20 horas.
Maiores informações pelos tels.: (12) 3832-6202 ou 3832-7014
TAMAR

Crianças comemoraram o Dia Internacional do Brincar em Ubatuba
Evento reuniu mais de 1.500 crianças na Praça 13 de Maio, que se divertiram com várias brincadeiras, além de outras atividades. Também nesta quinta-feira, 28, a Casa do Brinquedo comemorou três anos de sua unidade central

Ubatuba -Mais de 1.500 crianças comemoram o Dia Internacional do Brincar em Ubatuba, nesta quinta-feira, 28. O evento, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Ubatuba e a Casa do Brinquedo, movimentou a Praça 13 de Maio durante todo o dia, no centro da cidade.
As crianças que estiveram no espaço puderam se divertir com brincadeiras antigas como jogo da velha, caça ao tesouro, queimada e brincadeiras de roda. Outras preferiram aprender a produzir seus próprios brinquedos com material reciclado, como peão e peteca confeccionados com garrafa pet no espaço montado pela empresa Sanepav.
Os brinquedistas da Casa do Brinquedo estavam fantasiados e interagiram com as crianças através de personagens como Chapeuzinho Vermelho, Batman, Robin, Homem Aranha, Peter Pan, Emília, Boneca de Lata, Mago, entre outros. Para que preferiu ler foi montado também o cantinho da leitura, onde eram oferecidos diversos clássicos da literatura infantil.
Na árvore dos desejos as crianças depositavam seus pedidos. Além de todas as brincadeiras, ainda foi oferecido para a criançada pipoca e algodão doce. “Conseguimos mostrar a importância do brincar, do lúdico na vida das crianças. procuramos oferecer um espaço onde as crianças tivessem liberdade e criatividade para ter o prazer do brincar pelo brincar. Agradecemos aos pais que estiveram no espaço com seus filhos e as escolas que levaram seus alunos.”, disse ao final do evento a coordenadora da Casa do Brinquedo, Renata Martins.

Três anos da Casa do Brinquedo
Ainda nesta quinta-feira, 28, a Casa do Brinquedo, da Prefeitura de Ubatuba, comemorou os três anos da sua unidade central. A Casa do Brinquedo é um projeto da Prefeitura Municipal de Ubatuba, realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Fundo Social de Solidariedade.
Na Casa do Brinquedo a criança encontra um mundo em miniatura, montado com as características que cercam a criança, além de tendas temáticas como quitanda, consultório médico, casinha, bonecas, jogos de encaixe e regras, massa de modelar, bolas, cordas, túneis, balanço, karaokê e outros. O espaço é voltado para crianças até 12 anos, que podem se divertir com dezenas de jogos e muita brincadeira, tudo gratuitamente. Hoje a unidade central recebe mensalmente uma média de 1.500 crianças e está localizada na Rua Salvador Corrêa, 276, no centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3832-1608
Durante a semana são atendidas as unidades escolares, sendo pública ou particular, desde que haja um agendamento da visita. Aos sábados, a Casa do Brinquedo é aberta ao público, e funciona das 15h30 às 18 horas.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Poesia Topo

Anuncie


A dor que deveras sente

Por mais fantasiosos
que sejam os versos,
o poeta jamais mente -
a verdade da poesia
está na cabeça da gente.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Humor

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ressaca na Sununga  © Nelson Schmidt

Ressaca na Sununga
© Nelson Schmidt

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor