Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 05 de Maio de 2009 - Nº 2095 Edições Anteriores

Sportmar Ilhabela Enigmas Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região


Caraguatatuba
Campanha do Agasalho tem reforço militar neste fim de semana
Cidade recebe visita de Ricardo Trípoli
Desempenho dos atletas nos Jogos Regionais pode ser acompanhado pela internet
Rebelião fez parte do treinamento do Exército
Câmara realiza palestra de Qualidade de Vida
As Diretorias de Ensino da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo formam vários grupos compondo núcleos para melhor atuação na educação pública.

Ilhabela
Escola Municipal de Ilhabela recebe 1ª Feira de Educação Ambiental nesta sexta
Ilhabela é homenageada em São Sebastião por preservação ambiental
Ilhabela participa de reunião para incentivo de empresariado regional nas obras da Petrobras
Secretaria de Esportes abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futsal Veteranos
Secretária de Obras de Ilhabela vistoria calçamento no alto da Barra Velha

São Sebastião
Artur reclama de cobrança de ligação denominada interurbana no Litoral Norte
Solange quer vale alimentação para portadores do vírus HIV de São Sebastião
Reis questiona transferência da escola FATEC para Caraguatatuba
Maurício cobra informações sobre espaço destinado às pessoas da terceira idade
Banda Sinfônica do Exército se apresenta na Rua da Praia
Ernane abre comemorações da Semana do Meio Ambiente em São Sebastião
Ernane quer adequar ampliação do porto ao novo Plano Diretor de São Sebastião
Exército dissolve rebelião em cadeia durante simulação
Festa do Migrante começa amanhã em São Sebastião

Ubatuba
FUNDART INFORMA
Secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento faz apresentação na Câmara Municipal
Fundo Social de Ubatuba promove Baile do Dia dos Namorados
Ubatuba e Jeffrey´s Bay, na África do Sul, se tornam cidades-irmãs
Secretaria de Educação de Ubatuba promove o CONAE 2010

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Litoral Norte - 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Campanha do Agasalho tem reforço militar neste fim de semana

Caraguatatuba - A Campanha do Agasalho 2009 vem com uma programação intensificada para o fim de semana. Nesta sexta (05), o Exército promove a ação cívico-social na Praça de Eventos. No sábado às 7h30, acontece a carreata em prol da Campanha e, a partir das 21h, no Teatro Mario Covas, haverá apresentação da Banda Sinfônica do Exército, com ingresso solidário.
Amanhã, das 8h às 17h, na Praça de Eventos, médicos e dentistas do Exército e da secretaria municipal de Saúde vão receber a população com atendimento médico e odontológico. As atividades serão realizadas pela 12ª Brigada de Infantaria Leve e tem como objetivo a integração do Exército com a comunidade. O evento favorece a Campanha, pois no local estarão disponíveis dois pontos de arrecadação de agasalhos.
Sábado, a partir das 7h30, o Fundo Social, em parceria com a Sabesp, realiza a carreata que percorrerá 22 bairros de Caraguá. A concentração será na Praça de Eventos. Às 21h, a Banda Sinfônica do Exército Brasileiro se apresenta à toda população. A entrada é um ingresso solidário, que será trocado por um agasalho.
Fique por dentro, antes dos outros. Para mais informações acesse o site: www.caraguatatuba.sp.gov.br.
PMC

Cidade recebe visita de Ricardo Trípoli

Caraguatatuba - Caraguá recebeu nessa quinta-feira (04) a visita do deputado federal Ricardo Trípoli (PSDB). Ele acompanhou o prefeito Antonio Carlos na reunião do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), realizada no Teatro Mario Covas. Após o evento eles seguiram para o gabinete do prefeito, onde discutiram projetos e propostas de parceria.
Antonio Carlos lembrou que Trípoli sempre foi parceiro de Caraguá em suas ações, como deputado na Assembleia Legislativa de São Paulo, secretário estadual de Meio Ambiente e, mais recentemente, como deputado federal. “Hoje ele veio saber quais são nossas necessidades para reivindicar verbas que viabilizem os inúmeros projetos que temos para o município”, disse.
O deputado conheceu propostas da secretaria de Urbanismo e comentou sobre o desenvolvimento pelo qual Caraguá passou nos últimos 10 anos. “Impressiona ver que a cidade conhecida como patinho feio do Litoral hoje é destino da maioria das pessoas que visita a região”, afirmou. Também participaram da reunião o vice-prefeito Antonio Carlos Jr. e a equipe de arquitetos e urbanistas da prefeitura.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Desempenho dos atletas nos Jogos Regionais pode ser acompanhado pela internet

Caraguatatuba - A população de Caraguá poderá acompanhar o desempenho da delegação de atletas nos Jogos Regionais de Arujá. Isso porque já está disponível para consulta o hotsite www.jogosregionais.aruja.sp.gov.br  que, durante as competições, terá notícias, fotos, quadro de medalhas, tabela de pontuação e os últimos resultados. O site da internet é mantido e atualizado pela prefeitura de Arujá.
O evento é considerado o segundo maior de São Paulo. Perde apenas para os Jogos Abertos do Interior. Os Regionais iniciam dia 01 de julho (quarta-feira) e reunirá oito mil atletas de 50 municípios do Alto Tietê, Vale do Paraíba, Litoral Norte e parte da Grande São Paulo. A abertura oficial será em 04 de julho (sábado), a partir das 19h.
Os Jogos Regionais de Arujá terão 22 modalidades esportivas oficiais em disputa, além de três extras (golfe, beisebol e jiu-jitsu). Com exceção do Atletismo, que será realizada em Mogi das Cruzes, e da Ginástica Artística, que acontece em Guarulhos, todas as demais serão sediadas em praças esportivas da cidade.
Caraguá enviará 347 atletas para o evento nas modalidades atletismo, basquete, biribol, bocha, ciclismo, capoeira, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, malha, natação, taeknowdo, tênis, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.
O alojamento da delegação será na Escola Estadual Dr. René de Oliveira Barbosa, no Centro de Arujá. A expectativa da secretaria de Esportes é manter Caraguá na 1ª Divisão dos Jogos Regionais. “Estamos reestruturando nossas equipes esportivas, mas temos uma boa expectativa para os atletas que vão disputar a competição. Cerca de 90% da delegação é composta por munícipes”, disse o secretário de Esportes, Mário Luiz Silva.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Rebelião fez parte do treinamento do Exército

Caraguatatuba - Quem passou pelas imediações da Delegacia de Polícia de Caraguá na manhã dessa quinta-feira (04) teve a oportunidade de assistir a uma das atividades que o Exército Brasileiro está realizando no município. Eles simularam uma rebelião no presídio. A ação faz parte do Exercício de Garantia da Lei e da Ordem, que acontece até 10 de junho.
Nesse treinamento, cerca de 200 homens se dividiram entre oficiais e rebelados. Eles simularam uma situação de apoio à Polícia Militar em uma rebelião de aproximadamente 40 presos. Os soldados isolaram o local num raio de dois quarteirões. O presos fictícios era para reivindicavam melhorias como celas menos lotadas e alimentação de qualidade. Com apelo real, eles simularam queima de colchão, uso de gás lacrimogêneo e de fumaça, morte de um refém e a intervenção da tropa de choque.
Além do equipamento de escudo, colete a prova de balas e capacete, os soldados usaram armamento não letal, como armas munidas com balas de borracha. O oficial responsável pela comunicação do Exército, major Eudiman Heringer, explica que esse tipo de armamento também é usado em situações reais. “Nosso objetivo é apenas controlar a situação”, disse. Até o fim de sua estada em Caraguá, o Exército realizará 60 exercícios como esse. No dia 8, segunda-feira, eles simularão uma operação de busca e apreensão de drogas e traficantes.
O comandante da 12ª Brigada de Infantaria Leve, general Araújo Lima, explica que essas atividades, na realidade, acontecem apenas a pedido do governador do Estado com autorização do presidente da República. “Situações em que as forças estaduais são insuficientes para garantir a segurança da população e que o Exército é vocacionado a fazer”, esclareceu.

Confira agenda social do Exército em Caraguá:
Dia 5, sexta-feira
8h: Hasteamento do Pavilhão Nacional (Teatro Mario Cocas)
8h30: Palestra institucional do Exército Brasileiro (Teatro Mario Covas)
9h30: Palestra contra uso de drogas ilícitas (Teatro Mario Covas)
Das 8h às 17h: Ação cívico-social, com atendimento médico-odontológico, apresentações artísticas e exposições (Praça de Eventos)

Dia 6, sábado
7h30: Carreata da Campanha do Agasalho (concentração na Praça de Eventos)
Das 8h às 17h: Ação cívico-social, com atendimento médico-odontológico, apresentações artísticas e exposições (Praça de Eventos)
21h: Apresentação da Banda Sinfônica do Exército (Teatro Mario Covas)

9 de junho, terça-feira
14h: Desfile militar (concentração na Av. Altino Arantes – prox. Ao Shibata)
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Câmara realiza palestra de Qualidade de Vida

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou na tarde de hoje – 4 de junho – quinta-feira, uma palestra promovida pela Editora Casa & Saúde com o tema: “Treinando e Formando Pessoas”, ministrada por Carlos Luiz. O evento reuniu aproximadamente 30 membros do Legislativo local.
Ministrada pelo senhor Carlos Luiz a palestra “Treinando e Formando Pessoas” é um evento de Auto-Ajuda e Qualidade de Vida, que se utiliza das Dinâmicas de Grupo e fala sobre Organização, Viver Bem e Melhor, Sucesso, Interação.
Durante cerca de 2 horas o palestrante Carlos Luiz reuniu cerca de 30 membros do Legislativo local, entre eles Assessores dos Vereadores e Funcionários da Câmara, com dinâmicas de grupo e dissertações sobre Qualidade de Vida, como Administrar melhor, como Viver Melhor, como combater o Stress e tópicos sobre relacionamento e interação dos grupos. O evento transcorreu no plenário Benedito Zacarias Arouca.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

As Diretorias de Ensino da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo formam vários grupos compondo núcleos para melhor atuação na educação pública.

Caraguatatuba - No Pólo 7, temos as diretorias de Caraguatatuba (Dirigente:Edina Paula Roma Teixeira), Jacareí (Ana Cláudia Maia), Taubaté (Carmem Lúcia Machado Passarelli), Guaratinguetá (Aparecida Edna de Matos), São José dos Campos (Adriane Carvalho Toledo Rigote) e Pindamonhangaba ( Giceli Paiva Giudice) que coordena os trabalhos do grupo, sempre voltados para uma Escola Pública de qualidade.
Assim, dentre as atividades desenvolvidas para que este objetivo seja alcançado as dirigentes do Pólo 7 se encontram amiúde para troca de experiências procurando evidenciar na realização de um trabalho articulado, o comprometimento de todos com as novas diretrizes da educação paulista.
No último dia 03/05/2009, as dirigentes do Pólo 7 reuniram-se em Caraguatatuba para análises e reflexões de vários temas com a finalidade de levantar assuntos das Diretorias que serão tratados numa reunião com o Coordenador da CEI (Coordenadoria de Ensino do Interior) Prof. Rubens Antonio Mandetta de Souza.(Fonte: DRE-Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

 Escola Municipal de Ilhabela recebe 1ª Feira de Educação Ambiental nesta sexta

Ilhabela - A Transpetro com apoio da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, realiza a 1ª Feira de Educação Ambiental (FEA) no município nesta sexta-feira (5/6), na Escola Municipal Professor José Antônio Verzegnassi, localizada no bairro Água Branca. A mostra acontecerá em três horários: das 9h às 11h e das 14h às 16h. Será apresentada a produção dos estudantes das 13 escolas municipais, e das 19h às 21h, serão exibidos projetos de três escolas estaduais.
As atividades são gratuitas e contam com salas multimídia e de jogos, ateliê, apresentações teatrais e musicais. O evento faz parte do Programa de Ações de Cidadania da Transpetro e encerra as atividades de Educação Ambiental que foram realizadas pelos profissionais da Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas (Fundespa).
No local, a população poderá assistir a exibição dos melhores trabalhos produzidos pelos alunos da cidade, inclusive estudantes de comunidades tradicionais caiçaras, como da Praia do Bonete e da Serraria.
Entre junho e agosto de 2008, as escolas de Ilhabela receberam da empresa o apoio na capacitação dos docentes na área de educação ambiental. Os trabalhos selecionados são resultado de atividades cotidianas e ilustram todo o aprendizado adquirido pelos professores e estudantes no período.
Os projetos foram baseados nos temas: “Educação Ambiental e Sustentabilidade”, “Ecossistemas Costeiros e Biodiversidade” e “Resíduos Sólidos e Reciclagem”. Os trabalhos produzidos pelos alunos das escolas estaduais contaram com a colaboração da Secretaria de Meio Ambiente, Ong Sementes do Futuro, Parque estadual de Ilhabela e Agenda 21 de Ilhabela. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Ilhabela é homenageada em São Sebastião por preservação ambiental

Ilhabela - Ilhabela foi homenageada por ser a cidade mais preservada do Brasil, segundo relatório divulgado pela Ong SOS Mata Atlântica e pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). A cidade conta com 85% de seu território preservado.
A homenagem ocorreu durante as comemorações da Semana do Meio Ambiente de São Sebastião, ocorrida na última quarta-feira (3/6), no Teatro Municipal.
Compareceram a cerimônia a secretária de Meio Ambiente, Maria Cristina Hirakawa, o vice-prefeito Nuno Gallo, além de diretores da Secretaria de Meio Ambiente de Ilhabela.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Ilhabela participa de reunião para incentivo de empresariado regional nas obras da Petrobras

Ilhabela - Empresários do Litoral Norte e Vale do Paraíba participaram nesta quinta-feira (04/06) de um encontro para conhecer os anseios da Petrobras em face as obras previstas na Bacia de Santos, um dos maiores campos petrolíferos e de gás natural do Brasil.
Na oportunidade, os empresários puderam se cadastrar junto a estatal para participar de processos licitatórios como fornecedores de produtos e maquinários da empresa.
Entre os presentes estavam o prefeito de Caraguatatuba, antônio Carlos da Silva, o presidente da Associação Comercial e Industrial da cidade, Paulo Bijus, o gerente geral da unidade de Negócio de Exploração e Produção da Bacia de Santos, José Marcusso, além do vice-prefeito de Ilhabela, Nuno Gallo.
Segundo Marcusso, da Petrobras, entre 2009 e 2013 serão investidos cerca de US$ 40 milhões em obras na Bacia de Santos, entre elas, a operação da Unidade de Tratamento de Gás Natural Monteiro Lobato, em Caraguá, que faz parte do Projeto Mexilhão, local onde se encontram as maiores jazidas de gás natural já descobertas pela Petrobras.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Secretaria de Esportes abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futsal Veteranos

Ilhabela - A Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (Selar) de Ilhabela informa que a partir do dia 10 estarão abertas as inscrições para o Campeonato Municipal de Futsal Veteranos. Os interessados em participar da competição devem comparecer no dia 9 de junho, às 19h, à sede da Selar, que fica na Av. Bartolomeu Gusmão, 140, Pequeá, para discutir o regulamento da competição. Mais informações pelo telefone 12 3896 1765.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Secretária de Obras de Ilhabela vistoria calçamento no alto da Barra Velha

Ilhabela - A secretária de Obras de Ilhabela, Kátia Kornetoff, realizou visita técnica na manhã desta quinta-feira (4/5) na obra de calçamento da Rua João Leite Julião dos Santos, no alto da Barra Velha. Segundo Kátia, a obra foi iniciada com a intenção de melhorar o acesso dos moradores que encontram muita dificuldade para sair de casa, principalmente, em dias de chuva, o que acarreta em um isolamento. “Essas pessoas são guerreiras e já sofreram demais com esse caminho. Merecem esse calçamento que trará muitos benefícios”, ressalta a secretária.
Uma das beneficiadas com o calçamento é Almira Nunes dos Santos que está no local há oito anos e já quebrou a mão e machucou a coluna quando subia a rua para trabalhar. “Quando chove aqui, a gente dá um passo e leva um tombo. Eu me machuquei e agora não posso mais trabalhar, mas graças a Deus agora vai melhorar. Isso foi uma benção para nós”, conta a moradora.
A visita técnica ainda se estendeu até a Rua da Senzala, onde foi realizado outro calçamento, e ao bairro Ponta da Sela, na região Sul do município onde a obra de um ponto de ônibus, em parceria com o condomínio Ponta da Sela, atenderá a demanda do bairro.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Artur reclama de cobrança de ligação denominada interurbana no Litoral Norte

São Sebastião - O vereador de São Sebastião, Artur Ramirez Balut (PSDC), encaminhou um requerimento ao gerente institucional da Telefônica, em Santos, questionando o motivo das ligações entre os municípios do Litoral Norte serem cobradas como interurbanas, quando entre os municípios do Litoral Sula é cobrada taxa de ligação local.
Balut diz que em todo o Vale do Paraíba e Litoral Norte consta o mesmo código de área estabelecido pela empresa de telefonia, mas com cobranças diferentes. “Ao ligarmos para a cidade vizinha que consta o mesmo código de área, nos é cobrado um valor diferenciado, como o de ligação interurbana, isso é um absurdo”, reclama.
Ele afirma que há município que seus limites são marcados por apenas uma rua, como é o caso da divisa de Caraguatatuba/São Sebastião e Bertioga/São Sebastião.
Na opinião dele, esse é mais um assunto para ser discutido junto à Frente Parlamentar, composta pelos representantes dos poderes legislativos dos quatro municípios.
O vereador relembrou dos tempos da antiga Telesp e disse que sente saudades porque com a quebra do monopólio ficou pior. “Precisamos da concorrência de mercado para que o preço justo seja praticado”, declara.
“Vamos mobilizar toda a população do Litoral Norte para lutarmos pelos nossos benefícios,” alerta o parlamentar Amilton Pacheco da Silva (PPS).(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Solange quer vale alimentação para portadores do vírus HIV de São Sebastião

São Sebastião - A vereadora de São Sebastião, Solange Rodrigues de Araújo Ramos (PPS), reivindica ao Poder Executivo, que seja instituída a doação de vale alimentação e assistência aos pacientes portadores do vírus HIV que residem no município.
No documento em que a parlamentar requer os benefícios, ela argumenta que a doença, além de suas conseqüências, ainda acarreta amplas repercussões psicológicas, econômicas e sociais não só para o portador, mas também para a família.
Ela afirma que existe preconceito e discriminação por parte da sociedade, por isso é que muitos portadores preferem viver clandestinamente e morrer no anonimato do que lutar por seus direitos e assumir a doença.
“A assistência que peço é um atendimento mais amplo através do serviço social, orientando e informando-os sobre o tratamento, direitos e deveres do soropositivo para ajudá-los nas questões trabalhistas, previdenciárias e jurídicas”, explica.
De acordo com a autora da proposta, é preciso também que seja analisada a questão da falta de alimentação que é de fundamental importância para quem faz o tratamento com o coquetel de remédios.
Solange adverte no requerimento que os cuidados com uma boa nutrição e alimentação são necessários para manter o sistema imunológico saudável, por isso, o vale alimentação ajuda muito, pois oferece comodidade nas compras referentes a frutas, verduras e outros tipos de alimentos considerados saudáveis.
Diante das justificativas apresentadas, ela quer informações sobre o amparo que a prefeitura dá aos portadores do vírus HIV, se há condições da administração conceder vale alimentação, a resposta sendo positiva, Solange indaga a data do início da concessão e se negativa, o motivo do não atendimento.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Reis questiona transferência da escola FATEC para Caraguatatuba

São Sebastião - Com base em informação publicada no jornal local, no último dia 23 de maio e na reclamação de munícipes, o vereador de São Sebastião, José Reis (PSB), questiona o poder executivo se os cursos realizados na FATEC, de petróleo e gás natural, foram realmente transferidos para Caraguatatuba.
O vereador também questiona se foi apresentado aos governos estadual e federal solicitação de parceria para aquisição e construção do laboratório necessário para os cursos previstos.
O autor do requerimento indaga o total de gasto para atendimento do convênio, incluindo a reforma de imóveis, gasto com pessoal e cursos contratados nos anos de 2007, 2008 e 2009.
Além do requerimento, Reis afirma que também vai levar o assunto para as reuniões da Frente Parlamentar, com o objetivo de aumentar os cursos de qualificação no município.
“Já perdemos os navios de cruzeiro para Ilhabela, a Base de Gás para Caraguatatuba e agora a FATEC, será que são somente perdas?” questiona a vice-presidente da Câmara, Solange Rodrigues de Araújo Ramos (PPS).
Solange Ramos disse que esteve conversando com o prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva (PSDB), que confirmou que vai investir R$ 3 milhões nos cursos e presentear o município com o benefício.
“Temos que tentar reverter essa situação, é lamentável”, conclui Solange.
O líder do prefeito na Câmara, Marcos Antonio Ferreira Tenório (PMDB), informou que esteve recentemente em reunião com o diretor da ETEC e soube da parceria entre a unidade de ensino e a Petrobrás para a realização de um curso de Segurança do Trabalho e de Turismo Receptivo.
Tenório disse também que a Companhia Docas e o OGMO pretendem desenvolver cursos de qualificação para os profissionais da área portuária, sendo que o presidente da Associação Comercial, Eduardo Cimino já disponibilizou espaço físico para a realização do investimento.
“Sabemos que a Petrobrás não absorve o pessoal de imediato e, por isso, a importância dos cursos oferecidos pela ETEC e FATEC. Será uma grande perda em termos de cursos de qualificação para nós”, relata.
O vereador Ernane Primazzi, “Ernaninho” (PSC), esclareceu que em dezembro do ano passado esteve em reunião para saber sobre o funcionamento da instituição Paula Souza e foi informado sobre a falta de estrutura para os trabalhos.
“A administração passada doou um prédio que já era da instituição, atualmente não há estrutura adequada para manter os cursos, para isso precisamos de parceria, vamos buscar forças junto com a Frente Parlamentar para resolver os problemas dos municípios do Litoral Norte”, sugeriu.
“Sabemos que não dá para as crianças ficarem no mesmo prédio que a instituição, não há espaço para o laboratório, mas vamos lutar para a continuidade dos cursos da ETEC e FATEC, não podemos perder essa riqueza, que foi uma grande conquista obtida pelo município”, reconhece Ernaninho.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Maurício cobra informações sobre espaço destinado às pessoas da terceira idade

São Sebastião - O vereador de São Sebastião, Maurício Bardusco Silva (PPS), questiona o prefeito, através de requerimento, sobre o espaço destinado ao pessoal da terceira idade, no bairro da Enseada.
De acordo com ele, o chefe do Poder Executivo disponibilizou a utilização do terminal de ônibus da Costa Norte, que atualmente se encontra desativado, como área recreativa para o Grupo da Terceira Idade da região Costa Norte.
No local serão realizados eventos, reuniões, recreação e aulas monitoras por professores de educação física.
Ele afirma que vem sendo cobrado pelas pessoas sobre a utilização do local.
“Os idosos não possuem lugar para desenvolver suas atividades e muitos se deslocam para outros bairros, correndo o risco de se machucarem durante o trajeto, já que a maioria das vezes, não há iluminação suficiente nos locais por onde passam”, justifica Maurício.
Os questionamentos feitos no requerimento referem-se à data em que o antigo terminal estará disponível para o grupo e se o mesmo contará com um monitor formado em Educação Física para acompanhar a realização dos exercícios físicos.
Maurício também indaga sobre os tipos de equipamentos que poderão ser cedidos para o local e a data da liberação para o início dos trabalhos.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Banda Sinfônica do Exército se apresenta na Rua da Praia

São Sebastião - A Banda Sinfônica do Exército, com apoio da Prefeitura de São Sebastião, através da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), fará uma apresentação especial no próximo domingo, dia 7, na Rua da Praia, região central da cidade. Como parte cultural da 5ª edição do seu exercício de GLO (Garantia da Lei e da Ordem), Exercício Anhangüera, Operação Massaguaçu, deflagrada no dia 1º de junho em 11 cidades do Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba, o espetáculo está previsto para começar às 20h., com tempo estimado de uma hora e meia de duração.
Criada em 25 de junho de 2002, pelo então comandante do Exército, general Gleuber Viera, com sede em São Paulo – capital, e vinculada ao Comando Militar do Sudeste, o plano de ação da banda é fundamentalmente fazer da música um bem comum como parte das atividades culturais do Exército, estabelecendo um elo artístico cultural com a sociedade brasileira, constituindo-se “verdadeira alavanca estratégica para a difusão da música e das tradições da Força Terrestre”.
A banda é composta por 80 músicos militares de carreira do Exército e músicos militares temporários selecionados nos anos de 2004, 2005 e 2009, para suprirem as necessidades de instrumentistas nos naipes de flauta, fagote, oboé, trompa, cordas, piano, harpa e percussão sinfônica. Atualmente tem como diretor artístico-musical e regente titular o maestro Benito Juarez, que é também fundador e regente titular do Coral da Universidade de São Paulo, o qual trouxe uma nova identidade para o desenvolvimento deste projeto cultural.
A sinfônica realiza expressiva trajetória de concertos e eventos apresentando-se em importantes teatros do País como o Municipal de São Paulo, Sala São Paulo, Salão de Atos da UFRGS e Teatro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Theatro São Pedro, Fundação Oscar Americano, Teatro Pedro Calmon de Brasília, Teatro Positivo em Curitiba e em várias salas de concertos do Estado de São Paulo.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Ernane abre comemorações da Semana do Meio Ambiente em São Sebastião

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião Ernane Primazzi abriu, na noite da última quarta-feira (03/06), as comemorações da Semana do Meio Ambiente, em solenidade que aconteceu no Teatro Municipal e que reuniu todo o secretariado, vereadores sebastianenses e de municípios vizinhos e ambientalistas de todo o Litoral Norte. O evento é coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e conta com várias atrações, entre apresentações artísticas e palestras sobre a preservação ambiental em nossa região. A Seman também prestou homenagem, com entrega de uma peça artesanal, a diversas pessoas, a maioria membros de Organizações Não Governamentais que, nos últimos anos, se dedicaram à preservação do meio ambiente do Litoral Norte, entre eles os secretários de Meio Ambiente de Caraguatatuba, Campos Júnior e de Ilhabela, Maria Cristina Hirakawa.
No primeiro dia do evento os destaques foram para as apresentações do grupo de rap Descendentes de Rua, da Vila Sahy e dos índios da reserva do rio Silveira, de Boracéia, além da palestra da Profa. Dra. Célia Regina de Gouveia Souza, do Instituto Geológico, a respeito da importância da vegetação de restinga no litoral paulista. No final do evento, os participantes receberam gratuitamente um exemplar do livro que serviu de base para a palestra de Célia e ainda mudas de pau-brasil, cedidas pelo ambientalista Norberto Baracui, que mantém uma produção da espécie que dá nome ao país, em Juquehy, e que atualmente possui cerca de 150 mil plantas.
O prefeito Ernane Primazzi destacou que “ao longo dos anos sempre lutamos pela preservação do meio ambiente em nosso município e sabemos o quanto é difícil essa luta”. Segundo ele, ainda agora, o município e a região passam por um novo momento de desenvolvimento, “cujas ações, às vezes, deixam cicatrizes” e que é obrigação do homem público fazer de tudo para contornar a situação e manter a boa qualidade de vida da população.
Como ação prática para equacionar o desenvolvimento com preservação ambiental, o prefeito citou sua luta pela implantação em São Sebastião da primeira Usina Térmica de Tratamento de Lixo do Brasil. Ernane disse que está pautando o trabalho na presidência do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte no mesmo sentido, e ainda administrativamente vem tomando medidas que objetivam a preservação ambiental, como os acordos feitos com a Sabesp para antecipar o cronograma de obras na cidade e que vai resultar na elevação do índice de coleta e tratamento de esgoto no município.
A secretária do Meio Ambiente, Traud Rossi, lembrou que São Sebastião tem sim muito a comemorar nesta Semana do Meio Ambiente, a começar pela própria pasta que comanda, algo ainda inexistente em 45 municípios do Estado de São Paulo. “Temos que comemorar também o nosso Condurb e as importantes parcerias com que temos, por exemplo, com a nossa Cooperativa de Sucata, ONGs, Oscips e sociedades amigos de bairro. Temos que comemorar essa sociedade civil atuante e agradecer a todos que lutam pela preservação destes 84% do território municipal ainda inseridos no Parque Estadual da Serra do Mar”, enfatizou ela.
O deputado federal, Ricardo Trípoli, também presente ao evento, lembrou a luta travada, em 2006, contra a verticalização em São Sebastião. “É um orgulho freqüentar o Litoral Norte tendo o verde da Mata Atlântica nas costas e o mar limpo à frente. É um privilégio que, inclusive, não é de conhecimento de colegas meus parlamentares em Brasília, que acham que São Paulo é apenas a Avenida Paulista”, afirmou ele.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Ernane quer adequar ampliação do porto ao novo Plano Diretor de São Sebastião

São Sebastião - “Somos parceiros do porto e também desejamos a sua ampliação. O município, quer, contudo, que todos os impactos do empreendimento sejam discutidos, levando-se em conta a qualidade de vida dos cidadãos”. As declarações são do prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, que participou hoje (04/06), como membro, da reunião do CAP – Conselho da Autoridade Portuária. No encontro, foram apresentadas em linhas gerais o PDZ - Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do porto, cujas diretrizes também deverão ser discutidas antes de inseridas no PD – Plano Diretor do município.
O prefeito recordou que já há algum tempo vem discutindo a questão da ampliação portuária com o presidente da Companhia Docas de São Sebastião, Frederico Bussinger, inclusive a necessidade de adequação do projeto ao Plano Diretor. Ernane ressaltou que atualmente o PD não existe, porque a administração passada focou as discussões em torno de “predinhos” que poderiam ser construídos no município, proposta rechaçada pela Câmara Municipal, após forte mobilização popular contrária a verticalização em São Sebastião.
De acordo com o chefe do Executivo, as audiências públicas para a elaboração do novo PD deverão começar em agosto. “O assunto é complexo e tanto a Petrobras quanto o Porto serão chamados para o debate”, afirmou Primazzi.
O prefeito reiterou que, quanto a questão da malha viária de acesso ao porto, a sua posição é bastante clara. Ernane entende ser necessária uma nova descida da rodovia dos Tamoios, contudo, entende que antes disso, a prioridade deve ser dada para a construção de uma nova ligação entre Caraguatatuba e São Sebastião. “Se tiver a alça de acesso sou a favor, se não tiver sou contra”, disse Ernane.
O chefe do Executivo entende também que o governo do estado, através da CDSS, terá que viabilizar uma área, provavelmente no Vale do Paraíba, para servir de apoio às operações portuárias em São Sebastião. Não é possível a implantação de uma retroárea como cogitado, na Costa Norte de São Sebastião, porque a região, segundo Ernane, naturalmente é a única área do município capaz de atender à necessária expansão da demanda habitacional de São Sebastião.
A respeito de contatos já iniciados prevendo a construção de um terminal para atracação de navios de cruzeiro, na altura da Praia Grande, Ernane explicou que a avaliação é apenas uma alternativa ao espaço para o mesmo fim desenhado na planta de ampliação do porto. “Estamos analisando todas as opções, mas, não vamos ter dois terminais turísticos, apenas um”, enfatizou.
Respondendo à uma intervenção do operador Felipe Zangado, sobre eventual reflexo negativo para as operações portuárias da construção de um canteiro central na avenida entre o centro e o bairro São Francisco, Primazzi confirmou análise da obra, mas indicou que ela não deverá ser empecilho para o setor portuário. “Essa intervenção não será uma mera obra de paisagismo. A questão é de segurança de trânsito, já que este é um ponto onde ocorrem muitos acidentes. Mas, vamos compatibilizar a obra com o projeto do porto.
O prefeito informou também que o município não se furtará ao debate do anunciado aterro da Baia do Araçá, segundo Ernane “o calcanhar de aquiles” do projeto de ampliação portuária. “Tem que ter coragem para enfrentar. A prefeitura quer discutir. Que seja bem vinda a ampliação do porto, mas, com qualidade de vida”, finalizou o chefe do Executivo. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Exército dissolve rebelião em cadeia durante simulação

São Sebastião - Cerca de 150 soldados do Exército participaram na tarde de hoje, dia 4, de mais um simulado previsto pelo 5º Exercício de GLO (Garantia da Lei e da Ordem), Exercício Anhangüera, Operação Massaguaçu em São Sebastião. Desta vez o cenário foi o 1º DP (Distrito Policial) de São Sebastião, mais precisamente a cadeia – há anos desativada – onde se simulou uma rebelião com reféns.
De acordo com o general Nelson Santini Júnior, comandante da 1ª Brigada de Artilharia Antiárea, quatro pelotões do Exército – com apoio da Segur (Secretaria de Segurança Pública), representado pelo próprio secretário coronel Vicente Perini; Força Tática da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros – atuaram no exercício. “Como sempre, nosso primeiro movimento é a negociação; claro que se esta fosse uma situação real, o primeiro passo seria o corte da energia elétrica e do abastecimento de água. Dado o fracasso do negociador, o pelotão de choque entraria em ação com uso de arma não letal, ou seja, cacetetes, escudos e balas de borrachas. Se os rebelados tivessem armados e não conseguíssemos conter a situação, usaríamos então do emprego de outra força; entretanto, é bom ressaltar que nosso intuito é evitar baixas em quaisquer dos lados”, frisou o comandante.
Conforme explicações, em tais circunstâncias, o oficial mais antigo presente gerencia o chamado “Gabinete de Crise”, onde ao lado de seu Estado Maior (formado igualmente por oficiais, entre eles um assessor jurídico), passa a orientar o comando tático a partir das informações recebidas sobre o andamento das negociações. Neste caso, o tenente-coronel Medeiros, comandante do 2º Grupo de Artilharia Antiaérea, subordinado à 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea. “Nesta simulação, a tenente Vitória, que é advogada, exerceu o papel de assessora jurídica. Ela é uma das oficiais que representa o segmento feminino no Exército Brasileiro neste exercício”, disse o major Marcelo Santos.
Segundo o major, os homens que fazem parte do pelotão de choque são selecionados. “São soldados experientes, aqueles que se destacam em suas ações dentro do quartel. Todos passam por avaliação psicológica e são treinados para atuar de forma coesa, mantendo sempre a serenidade, diante de uma situação de crise, onde o fator surpresa está do lado oposto”, disse o oficial. “Nunca nos deparamos com uma realidade como esta, daí a importância deste exercício. Dificilmente quem apazigua é visto com bons olhos, pois muitas vezes acaba por usar de força física para reverter a situação, parte da população se coloca, muitas vezes, à favor do apaziguado. Neste caso, por exemplo, o Exército é o apaziguador e os detentos rebelados, os apaziguados”, acrescentou o major Carvalho.
A “rebelião” teve início às 13h e a invasão dos militares se deu por volta das 16h, quando os detentos “mataram” um dos reféns pondo fim às negociações.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Festa do Migrante começa amanhã em São Sebastião

São Sebastião - A Festa do Migrante, promovida pela Ambe (Associação de Moradores da Enseada), na Costa Norte de São Sebastião, terá início amanhã, dia 5, no campo de futebol da Enseada. Os organizadores já estão nos últimos preparativos do evento que promete atrair um bom público. A expectativa é que moradores dos bairros adjacentes, até mesmo de Caraguatatuba, a exemplo do Travessão, participem das festividades.
Segundo o presidente da Ambe, José Joaquim de Freitas Filho, as comemorações prosseguirão até o próximo dia 7, com início a partir das 19h. “Haverá várias barracas, armadas pelas entidades religiosas, escolas e associações de bairros, nas quais os convidados poderão saborear as comidas típicas de cada região do Brasil. Haverá, ainda, barracas com peças artesanais”, comentou o presidente.
Uma das regiões, o Sudeste, com enfoque para o estado de Minas Gerais, será representado pela Emei “Mundo Encantado” e creche “Diva Bernardina”. Nesta barraca, em específico, o público poderá consumir o tradicional bolinho caipira. Também estarão à venda bolsas e bonecas fabricadas por alunos da oficina da creche.
Além desses atrativos a Festa do Migrante terá shows musicais com grupos locais, a exemplo do Barriga Verde, da Costa Norte que entrará em cena na noite da próxima sexta-feira, 5, e Banda Bagaceira, da Costa Sul, que fará sua apresentação no domingo, dia 7. Os shows devem começar por volta das 23h.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

 FUNDART INFORMA

Ubatuba -Fundart agradece “Esquina das Modas”
A loja “Esquina das Modas” (Calçadão Maria Alves) fez doação de sapatilhas e roupas de ballet, para a Oficina de Dança da Fundart (Ballet). O material será entregue aos alunos pela professora Alessandra Penha. Vimos à público para agradecer ao empresário
Ali Ahmad Smidi por tão oportuna doação.

Oficina de Dança conquista prêmios no Litoral Dance Festival
São Sebastião foi palco da 12ª Edição do Litoral Dance Festival. Encontro de Dança Competitiva que reuniu cerca de 1.500 bailarinos de vários estados como: São Paulo, Rio de Janeiro, Sergipe etc. com aproximadamente 300 coreografias em várias modalidades.
O Encontro aconteceu do dia 28/05, última 5ª feira ao dia 31/05 domingo.No encerramento, a premiação dos grupos que obtiveram as maiores notas das quatro noites. O Litoral Dance Festival teve como juízes: Neide Rossi, Eduardo Boni e Arilton Assunção, que são personalidades importantes do mundo artístico.
Com 10 trabalhos coreografados pela Profª Alessandra Penha, da Oficina de Dança da Fundart que levou 41 componentes que fazem parte dos grupos de competição; 9 trabalhos conseguiram premiação, que são:
1º lugar – Allegreto – conj. clássico juvenil 1
1º lugar – Brilhos da Corte – conj. Clássico juvenil 2
1º lugar – Celebrare – conj. clássico amador
1º lugar – Próxima Parada: Estação Brasil – estilo livre
1º lugar – La Fille Mal Gardée – variação feminina repertório
1º lugar – As Amigas – trois clássico
2º lugar – La Bayadére - Pas de Quatre – repertório
3º lugar – Paysant – variação repertório masculino
3º lugar – Dom Quixote – Variação repertório masculina
A professora Alessandra recebeu da Secretaria de Cultura de São Sebastião uma jóia de ouro 18 quilates, por ter a nota mais alta do evento pela coreografia “Allegreto” – 9,56.
Todas as alunas e a professora agradecem o apoio da Prefeitura, do Presidente da Fundart Pedro Paulo Teixeira Pinto, do Assessor Cultural Luis Carlos Frade e do Assessor Administrativo, Ronaldo Lopes, pais de alunos e colaboradores.

Mapa Cultural Paulista – 2009 Inscreva-se na Fundart
Inscreva-se na Fundart dias: 05,06,07,08, deste mês, das 09 às 18 horas, no Sobradão do Porto, Praça Anchieta, 38, para o Mapa Cultural Paulista – 2009, nas modalidades: Teatro, Canto Coral, Música Instrumental, Artes Visuais, compreendendo: Desenho de humor/Fotografia/Artes Plásticas; Dança, compreendendo: Clássico/Contemporâneo/outros.
Informações pelo site: WWW.abacai.org.br Informações na Fundart: telefone: 3833-7000, com Paulo Alves

2ª Festa da Cultura Japonesa De 11 à 14 de junho de 2009
De 11 à 14 de junho, na Praça de Eventos da Av. Iperoig, com iniciativa da ANIBRA – Associação Nipo Brasileira, será realizada a 2ª Festa da Cultura Japonesa, com apoio da Fundart, Secretaria de Turismo e Prefeitura.
No ano passado, com a comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, a Festa passou a fazer parte do Calendário de Eventos da cidade.
O evento contará com música, dança e comidas típicas do Japão, com muitas atrações. A colônia japonesa em Ubatuba está mobilizada para mais essa iniciativa.

86ª Festa de São Pedro Pescador De 25 à 29 de junho – Praça de Eventos
Prefeitura e Fundart promovem a 86ª Festa de São Pedro Pescador na Praça de Eventos da Av. Iperoig. O evento que em 2008 reuniu em torno de 50 mil pessoas, promete em 2009 alcançar êxito igual ou maior.
Para tanto a Fundart está ultimando os preparativos que vão assegurar uma redução de 30% no custo geral da festa, que estará inserida no Projeto Ubatuba Sustentável, cumprindo seus quatro focos: socialmente justo, economicamente viável, ecologicamente correto e culturalmente justo.

Programação:
25 de junho - Quinta Feira
19h00 - Procissão do Mastro de São Pedro e Procissão de Canoas
19h30 - Apresentação do Compadre Ballio e da Oficina de Contação de Causos da Fundart
20h00 - Concurso “Rainha dos Pescadores”
21h30 - Show com a “Banda Anti-Danos”
23h00 - Show com a “Pracaniz”

26 de junho - Sexta feira
19h00 - Abertura das Tendas de Alimentação
19h30 - Apresentação das Oficinas de Jazz e Sapateado da Fundart
20h00 - Maculele e Puxada de Rede com os Alunos dos Grupos da Fundart e Tradição de Capoeira
20h30 - Show com o “Sexteto Caiçara”
22h00 - Dança da Fita do Grupo Itapoá do bairro do Itaguá
22h30 - Pagode com o “Grupo Dito & Feito”

27 de junho - Sábado
19h00 - Abertura das Tendas de Alimentação
19h30 - Apresentação das Oficinas de Dança do Ventre e Dança de Rua da Fundart
20h30 - Show com o “Regional Fogo na Roupa” de São Paulo
21h00 - Dança do Xiba do Bairro do Promirim
22h30 - Show com “João Ormond, o Violeiro do Pantanal”

28 de junho - Domingo
19h00 - Abertura das Tendas de Alimentação
20h00 - Show com o “Sertanejo Local”
21h00 - Congado de Bastões do Sertão do Poruba
21h30 - Dança do Boi Chorão do Bairro do Sumidouro e do Boi do Cortiço do Bairro Itaguá
22h30 - Show com “Pena Branca”

29 de junho - Segunda Feira
15h00 - Procissão marítima e terrestre de São Pedro Pescador
16h30 - Missa de São Pedro, na Igreja Matriz
19h00 - Abertura das Tendas de Alimentação
19h30 - Apresentação da Oficina de Circo da Fundart
20h00 - Premiação dos Barcos da Procissão de São Pedro
20h30 - Show com a “Banda Exoticos”
22h00 - Show com “André Marthins do Programa Raul Gil”

“Frôr da Roça” – Temporada continua
Nesse sábado prossegue a temporada da comédia A Frôr da Roça, de Heyttor Barsalini, com direção do autor, em temporada de sucesso no Auditório Fundart, às 21h00. Ingressos no local a 5 reais (promoção) – A classificação do espetáculo é livre.
Visite o Memorial “Ciccillo Matarazzo” e a Biblioteca Municipal “Ateneu Ubatubense” - Praça 13 de Maio Nº 52 – Centro.

AGENDA FINAL DE SEMANA
Dia 06 – Sábado
Sexteto Caiçara
21h00 – Praça da Matriz
Comédia teatral “A Frôr da Roça”
21h00 – Auditório Fundart

Dia 07 - Domingo
Trio da Kesia
21h00 – Praça da Matriz

Dia 08 – Segunda-feira
Abertura da Exposição “Dias de Caiçara” – Música/Documentário
Dialeto Latin American Documentary
20h00 – Sobradão do Porto
(Fonte: Fundart)

Secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento faz apresentação na Câmara Municipal

Ubatuba -A secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa) de Ubatuba, Valéria Gelli, utilizou a tribuna da Câmara Municipal durante a última sessão, acontecida nesta terça-feira, 2. O objetivo de sua visita à Casa de Leis foi defender o projeto do Executivo, relativo ao convênio da prefeitura com a Colônia Z-10, bem como apresentar aos vereadores o Programa de Manejo Sustentável da Pesca, Agricultura e Maricultura.
Durante sua explanação, com a ajuda de um powerpoint, foram apresentados todos os resultados do programa, que vem sendo desenvolvido desde o início de 2005. Capacitações, assistências técnicas aos produtores, projetos desenvolvidos, melhorias em infra-estrutura para todos os setores produtivos, parcerias firmadas, dias de campo e palestras proferidas foram algumas das ações mostradas pela secretária.
Segundo Valéria, a apresentação serviu para mostrar aos vereadores e munícipes em geral, a importância do programa para o setor produtivo. “Todos os vereadores elogiaram o nosso trabalho e a união da equipe. Desta forma, o legislativo passa a conhecer nossos trabalhos e colaborar com eles, para que nossos produtores fiquem cada vez mais fortalecidos”, avaliou a secretária.
O presidente da Câmara, Ricardo Cortes, agradeceu e afirmou que apresentações como esta são muito úteis aos vereadores. “A equipe está de parabéns pelo excelente trabalho realizado. Deveríamos ter mais apresentações como esta para que vereadores e cidadãos conheçam melhor os projetos que estão sendo realizados atualmente no município.”(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Fundo Social de Ubatuba promove Baile do Dia dos Namorados

Ubatuba -O Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Ubatuba realiza no próximo dia 10 de junho o Baile do Dia dos Namorados com a apresentação da Banda San Francisco. O valor das mesas é de R$100,00 para quatro pessoas e os ingressos podem ser adquiridos no Fundo Social de Solidariedade e no Gabinete da Prefeitura. O Baile do Dia dos Namorados será realizado na casa noturna Areia, na Praia Vermelha do Norte, a partir das 22 horas. O dinheiro arrecadado será revertido em projetos sociais desenvolvidos pelo Fundo Social. A expectativa da organização do evento é que cerca de 400 pessoas prestigiem o evento.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ubatuba e Jeffrey´s Bay, na África do Sul, se tornam cidades-irmãs

Ubatuba -O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, tem se empenhado no sentido de formalizar o Projeto de Lei do Executivo que reconhece oficialmente o título de cidades-irmãs atribuído a Ubatuba e Jeffrey´s Bay, na África do Sul. O projeto já foi aprovado nas duas Casas de Lei envolvidas.
Jeffrey´s Bay, que faz parte do condado de Kouga, é mundialmente conhecida entre os surfistas como o local que possui uma das mais perfeitas ondas do mundo.
Esta característica, entre outras, fez com que surgisse o interesse de Ubatuba, que é oficialmente a Capital do Surfe do Estado de São Paulo, a manter um relacionamento diplomático de amizade e troca de experiências entre as cidades.
A idéia surgiu durante uma viagem a Jeffrey´s Bay, realizada pelo casal Marcus Alexandre e Rogéria Osório, ambos componentes da direção da Santa Casa de Ubatuba.
A fim de estreitar as relações, uma comitiva sul-africana chega a Ubatuba no dia 14 de julho, quando será recebida pelo prefeito Eduardo Cesar. A comitiva será formada pelo prefeito de Kouga, Robert Deniss e mais alguns representantes da prefeitura do condado sul-africano.
A comitiva permanece em Ubatuba durante sete dias, tempo em que pretende conhecer as instalações da prefeitura, da Câmara Municipal, pontos turísticos e estabelecer contato com investidores, empresariado e pessoas ligadas a setores como cultura, turismo, agricultura, pesca, desenvolvimento social, entre outros assuntos.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a visita dos sul-africanos assinala uma boa perspectiva para Ubatuba. “Será uma honra para nós receber o prefeito de Jeffrey´s Bay, este lugar tão bonito e famoso no mundo todo. Acredito que a vinda desta comitiva signifique que estamos com boas perspectivas de mantermos uma relação intergovernamental que favoreça ambas as partes”, disse o prefeito. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Secretaria de Educação de Ubatuba promove o CONAE 2010


Na manhã desta quinta-feira, 4 de junho, foi apresentada aos representantes das escolas públicas municipais de educação infantil, ensino fundamental e CEIS, a proposta de participação no CONAE 2010 – Conferência Nacional de Educação. O tema central do CONAE é: Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação, o Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação, uma proposta do Governo Federal que está sendo trabalhada em âmbito nacional.
O CONAE acontecerá no mês de abril de 2010, em Brasília, Distrito Federal. Para tanto estão sendo convidados a participar universidades e faculdades, escolas municipais e centros de educação infantil, escolas estaduais e particulares, sindicatos, Aspen – Associação dos Servidores Públicos Empregados Municipais, de Autarquias e Fundações de Ubatuba, Aduba – Associação dos Deficientes de Ubatuba, Apeoesp – Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, associações, APAE – Associação dos Pais e Amigos do Excepcional, comunidades quilombolas e indígenas, Casa dos Conselhos e todos os conselhos ativos em Ubatuba e Câmara Municipal de Ubatuba. Uma primeira reunião com representantes dessas instituições já aconteceu na sexta-feira, 29 de maio.
A intenção é que esses grupos representantes da sociedade debatam e apresentem propostas para melhorar a educação básica, que serão enviadas às conferências regionais para análise e posteriormente à conferência nacional.
O objetivo desta conferência é o de garantir um espaço democrático para que a sociedade expresse a sua opinião e construa coletivamente os rumos para a educação nacional, além de incentivar e fortalecer o debate sobre as necessidades educacionais, elaborar conceitos, diretrizes e estratégias nacionais para a efetivação do sistema nacional articulado, integrar todos os níveis etapas e modalidades de ensino e propor reformulação necessárias para que o planejamento de ações sejam articulados. Estão contempladas também as indicações para a definição de políticas de educação para que promovam a inclusão social.

Conferência municipal
Será instalada uma comissão organizadora local que aprofundará o debate temático incluindo especificidades e perspectivas de sua realidade, sem esquecer as formas de articulação e colaboração do âmbito municipal estadual e distrital.
As propostas devem ser apresentadas e debatidas pelas conferências estaduais, onde será elaborado um relatório pela comissão estadual com todas as deliberações, incluindo as novas propostas. Esse relatório será enviado à comissão nacional e ao final será elaborado um documento base, a ser analisado, modificado e aprovado no CONAE.
Dentre outros temas abordados estão o transporte escolar, alimentação escolar, profissionalização dos trabalhadores que cuidam da alimentação escolar, a capacitação de professores sem a licenciatura ainda, o debate da violência nas escolas, as diferenças entre negros e brancos e os reflexos no acesso à educação e mercado de trabalho e o salário dos profissionais de educação inferior à media salarial de países com índices educacionais elevados.

Quando
O primeiro encontro regional do qual Ubatuba faz parte acontecerá nos dias 26 e 27 de junho, em São José dos Campos, e em 15 de agosto está previsto para ocorrer o segundo encontro. Para o segundo semestre estão previstas as ações Estaduais e do Distrito Federal.
A escolha dos representantes de Ubatuba acontecerá no dia 18 de junho, no salão de reuniões da EM Padre José de Anchieta, a partir das 14h30.
Para participar da etapa final, será preciso que o interessado participe de uma Conferência Municipal e se eleja delegado na Estadual ou do Distrito Federal. Os delegados serão eleitos nos Estados seguindo os critérios definidos pela Comissão Organizadora Nacional. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Desfile de Modas Azul do Mar

Ubatuba - Assista ao desfile de modas da grife Azul do Mar, realizado em 30 de maio de 2009 no Anchieta Café, em Ubatuba (devido ao tamanho do arquivo de vídeo, dividimos a apresentação em 2 partes:

1ª Parte

Desfile Azul do Mar no Anchieta Café em Ubatuba 1

2ª Parte
 

Desfile Azul do Mar no Anchieta Café em Ubatuba 2

Poesia Topo

Anuncie

Menino à espera da primavera

Na viela sem saída
da rua esquecida
tem uma casa velha
onde vive um menino
que espia pela janela
esperando sinais de primavera...
Ele não ficaria tão frustrado
se soubesse que seus olhos
de menino esperançoso
aqueceu um pouco o dia
e afastou uma frente fria.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

 

Nossos Comerciais!

Um dia na S.O.S. Cão Caraguá


Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ressaca na Sununga  © Nelson Schmidt

Ressaca na Sununga
© Nelson Schmidt

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor