Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 08 de Maio de 2009 - Nº 2096 Edições Anteriores

Sportmar Ilhabela Enigmas Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região
Angra 1 Volta ao Sistema
Esclarecimento Sobre a Vivamar


Caraguatatuba
Cidade recebe visita de Ricardo Trípoli
Fundo Social e Fundacc promovem solidariedade no Festival do Camarão
ASC Com Nova Diretoria em Caraguá

Ilhabela
Balcão de Empregos de Ilhabela está com 24 vagas
Preservação de Ilhabela é tema de homenagem em São Sebastião
Colucci retoma negociações para a instalação do Corpo de Bombeiros em Ilhabela
Escola Verzegnassi recebe 1ª Feira de Educação Ambiental de Ilhabela
Fundo Social de Ilhabela promove 1º Bazar da Oficina de Costura “Mãos de Fada”
Geraldo Alckmin e Romeu Tuma confirmam presença no Encontro de Produtores de Gás Natural em Peruíbe
Câmara vota autorização para custos com Segurança Pública na próxima segunda-feira

São Sebastião
Artur reclama de cobrança de ligação denominada interurbana no Litoral Norte
Ciclistas sebastianenses se preparam para os Jogos Regionais
Ernane abre comemorações da Semana do Meio Ambiente em São Sebastião
Ernane quer adequar ampliação do porto ao novo Plano Diretor de São Sebastião
Ernane vai anunciar pacote de R$ 30 milhões de obras em todo o município
Exército dissolve rebelião em cadeia durante simulação
Fundo Social recebe quase 1,5 tonelada de alimentos da Secretaria de Esportes de São Sebastião
Judoca sebastianense conquista a prata em campeonato alemão
Alunos saem em defesa de rio

Ubatuba
A Dialeto Latin American Documentary LAnça Exposição
86ª Festa de São Pedro Pescador – Ubatuba - 2009
Prefeitura conclui rede de escoamento de águas
Arujá divulga calendário para os 53º Jogos Regionais
Sabesp disponibiliza veículo para Campanha do Agasalho em Ubatuba
Campeonato Fraldinha de Ubatuba começa neste sábado
Entidades se unem em Ubatuba para comemorar o Dia do Meio Ambiente
Fundo Social de Ubatuba distribui cobertores doados pelo Exército
Professores da rede municipal participam do programa Elektro nas Escolas
Ubatubenses completam maratona internacional de São Paulo
Prefeitura de Ubatuba terá ponto facultativo na próxima sexta-feira
Ubatuba recicla óleo de cozinha

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Angra 1 Volta ao Sistema

Litoral Norte -  A Usina Nuclear Angra 1 foi conectada ao Sistema Elétrico Nacional, ontem, dia 4 de junho de 2009, às 22h10. A unidade estava desligada desde o dia 24 de janeiro para troca dos geradores de vapor (GVs) e manutenções diversas. Às 7h00 de hoje, a Usina estava operando com 30% de sua capacidade. A Usina já funciona normalmente e está em processo de elevação de potência. A previsão para a Usina atingir 100% de sua capacidade de forma estável é no dia 21 de junho.
(Divulgação)

Esclarecimento Sobre a Vivamar

Litoral Norte -  Temos sido questionados em relação ao que pensamos e nos propomos a fazer e, para que não haja dúvidas sobre o que buscamos na Vivamar, cumpre esclarecer que:
A Vivamar não concorda com posições ambientalistas radicais que excluem o ser humano de participar, conviver e utilizar o meio ambiente de forma sustentável;
A Vivamar tem como compromisso a preservação do MEIO AMBIENTE MARÍTIMO de forma racional e sustentável;
A Vivamar considera inaceitável que o uso do mar seja feito privilegiando qualquer grupo ou setor em detrimento de outro, O MAR É DE TODOS.
A Vivamar, por ser representativa do Setor Náutico (motor e vela) e Pesca Amadora e Esportiva, também busca difundir e apoiar a cultura náutica no Brasil com o uso responsável do mar e seus recursos.
Em relação a fatos e eventos recentes, é importante destacar que:

APA’S Marinhas (São Paulo)
Fomos contrários à forma fechada e sem participação das comunidades envolvidas que o processo inicial de criação das APA’s Marinhas Paulistas se caracterizou e nos aliamos às entidades do setor pesqueiro artesanal nesta luta.
A partir do momento em que o processo se tornou participativo, procuramos colaborar para que a melhor solução fosse alcançada. Hoje, os conselhos gestores das APA’s Marinhas são apenas consultivos, mas é um fórum importante para todas as discussões e, de forma direta ou indireta, participamos e procuramos contribuir ativamente com todos os conselhos das 3 APA’s.
Visões distintas, discussões abertas e francas, devem fazer parte deste processo que é democrático, e entendemos o desafio nas mãos dos gestores das APA’s em buscar objetivos comuns aos diferentes setores.

Seminário Ambiental – ONG’s Litoral Norte
Participamos apenas como ouvintes desse Seminário e acreditamos que, da mesma forma, será importante termos discussões similares envolvendo os Setores Náutico e de Pesca Amador-Esportiva, bem como da Pesca Artesanal, para que as questões ambientais relacionadas a estes setores sejam priorizadas e haja ampla participação de todos nesse processo.
Pelo bem da democracia e da participação de todas as comunidades envolvidas com o mar é muito importante que discussões amplas ocorram, para que as idéias e propostas possam circular e todos se sintam responsáveis pelo ambiente marinho.
De forma alguma os Fóruns e discussões deste tipo se opõem as discussões nos Conselhos das APA’s e outras entidades, pelo contrario, servirão para enriquecê-los com mais idéias.

O Futuro do Litoral, os Patrocínios e as Compensações Ambientais
A descoberta e a exploração de petróleo no Pré-Sal vão trazer um enorme impacto para o litoral paulista nos próximos anos.
Acreditamos que o Brasil precisa dessa energia para seu desenvolvimento, mas os riscos ambientais têm que ser entendidos e os impactos minimizados.
Acreditamos, também, que o patrocínio de projetos relevantes pela Petrobrás é importante, mas a posição crítica e fiscalizadora desse impacto não pode ser minimizada como consequência disso e os projetos devem ser focados em eliminar, ou ao menos minimizar, tais riscos.
Acreditamos principalmente que as comunidades e grupos de utilizadores do mar têm uma importante contribuição a fazer com idéias e sugestões para projetos a serem executados e decisões a serem tomadas pelo governo.

Projeto Passaporte Azul
Trata-se de projeto de iniciativa da SMA/FF que está sendo discutido no âmbito do Conselho Gestor da APA-LN.
Nossa preocupação é que ele seja bem feito, que seja inclusivo e não exclusivo e, especialmente, que não crie restrição ao acesso às ilhas ou prejudique o setor náutico ou de pesca.
Como ele foi divulgado num contexto em que se criticava e se ameaçava proibir a pesca submarina em geral, ficou a dúvida sobre seus objetivos.
Não temos problema em apoiar este Projeto e colaborar, se os princípios e idéias básicas por trás desta iniciativa, não forem o de criar obstáculos a outras atividades ou seja, que ele some e não subtraia.

Projetos Prioritários da Vivamar
- Projeto Mar Limpo / Lixo na Rede
Já trabalhamos, apoiamos e iremos procurar expandir as ações ligadas ao lixo despejado no mar.
Acreditamos que a falta de saneamento básico e a carga e descarga de produtos químicos nos portos são entre outros, temas que precisam ser debatidos e resolvidos de forma mais pró-ativa, pois eles trazem um enorme impacto ambiental ao meio marinho e isso tem que ser monitorado e gerenciado adequadamente.
Às vezes vemos discussões focadas em temas pouco relevantes e os grandes impactos acima mencionados não são considerados, até mesmo pela própria delimitação das áreas das APA’s.
- Projeto Recifes Artificiais e Repovoamento de Espécies
Em muitos países houve grande sucesso no uso de recifes artificiais para repovoar áreas devastadas , inibir a sobrepesca e expandir a produção pesqueira.
No Brasil há uma excelente experiência feita no Litoral Paranaense com sucesso e há alguns anos buscamos infelizmente sem sucesso ate agora, os caminhos para que isso ocorra em São Paulo.
Esperamos que a Secretaria do Meio Ambiente e a Fundação Florestal decidam priorizar este projeto no Litoral Paulista e para isso podem contar com o total empenho e ajuda da Vivamar e dos setores que representamos.
Tivemos a boa notícia que o Brasil vai sediar a Nona Conferência Internacional sobre Recifes Artificiais (Curitiba 8 a 13/11/2009) e isso muito nos empolga.
Hoje, o Instituto Oceanográfico da USP conta com a enorme experiência do Prof. Frederico Brandini, que coordenou o projeto no Paraná, e que poderá ser extremamente valiosa para São Paulo.
- Mergulho e Pesca Submarina
A Vivamar tem uma posição absolutamente contrária à pesca submarina com uso de compressores e apóia a pesca submarina por apneia como esporte saudável, praticada em relação às espécies que não estejam em risco.
A legislação federal atual (Decreto Fed. 221 art. 40, de 1967 e portaria recente do IBAMA) permite a pesca submarina profissional com compressores, desde que o pescador esteja registrado como profissional e a proíbe para a pesca amadora.
Isto acaba dando margem à distorções, mas é a lei atual e temos que buscar formas para que ela se altere e proíba a pesca com compressores de forma ampla e clara.
A proibição do uso de compressores na pesca submarina é uma campanha que a Vivamar endossa e que vai se dedicar.

Conclusões
Esperamos que estas definições e declarações de princípios esclareçam quaisquer dúvidas sobre quem somos e o que pensamos, pois acreditamos que todos somos responsáveis e temos que fazer nossa parte pela preservação do ambiente marinho.
Queremos que as gerações atuais e as futuras possam continuar usufruindo da navegação e da pesca em nosso mar de forma racional e sustentável,pois somos um pais com uma enorme área costeira que infelizmente vive de costas para o mar e isso tem que mudar!
Conselho Deliberativo Vivamar


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Cidade recebe visita de Ricardo Trípoli
Deputado Federal veio conhecer necessidades do município para reivindicar verbas em Brasília

Caraguatatuba - Caraguá recebeu nessa quinta-feira (04) a visita do deputado federal Ricardo Trípoli (PSDB). Ele acompanhou o prefeito Antonio Carlos na reunião do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), realizada no Teatro Mario Covas. Após o evento eles seguiram para o gabinete do prefeito, onde discutiram projetos e propostas de parceria.
Antonio Carlos lembrou que Trípoli sempre foi parceiro de Caraguá em suas ações, como deputado na Assembleia Legislativa de São Paulo, secretário estadual de Meio Ambiente e, mais recentemente, como deputado federal. “Hoje ele veio saber quais são nossas necessidades para reivindicar verbas que viabilizem os inúmeros projetos que temos para o município”, disse.
O deputado conheceu propostas da secretaria de Urbanismo e comentou sobre o desenvolvimento pelo qual Caraguá passou nos últimos 10 anos. “Impressiona ver que a cidade conhecida como patinho feio do Litoral hoje é destino da maioria das pessoas que visita a região”, afirmou. Também participaram da reunião o vice-prefeito Antonio Carlos Jr. e a equipe de arquitetos e urbanistas da prefeitura.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Fundo Social e Fundacc promovem solidariedade no Festival do Camarão
Tigela personalizada dá direito a bobó de camarão ou doce de abóbora; renda irá para Campanha do Agasalho

Caraguatatuba - O tradicional Festival do Camarão, em Caraguá, terá gostinho de solidariedade esse ano. Em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguá irá comercializar tigela personalizada do evento. A renda será revertida para a Campanha do Agasalho 2009.
A tigela, que poderá ser adquirida a partir da próxima semana no próprio camaroeiro e em pontos de venda parceiros da Fundação, custa R$ 15 e dá direito a uma ‘abastecida’ de delicioso bobó de camarão ou doce de abóbora. Com o dinheiro, o Fundo de Solidariedade irá adquirir 455 cobertores, que aquecerão o frio das famílias mais pobres nesse inverno.
Ao todo serão vendidas 360 tigelas. A presidente do Fundo, Eloiza Antunes, que também está à frente da Fundacc, explica que tanto a abóbora, quanto a mandioca para os quitutes, vieram de doações. “Esperamos multiplicar esse espírito solidário nas pessoas de uma forma saborosa”, comentou.
O 12º Festival do Camarão será no feriado de Corpus Christi. A abertura oficial está marcada para as 17h30 do dia 10, quarta-feira, com a procissão que sai da capela de São Pedro e segue para o Camaroeiro. O evento vai até dia 14.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

ASC Com Nova Diretoria em Caraguá

Caraguatatuba - Associação de surf de Caraguatatuba reuniu a galera do surf local na última semana para eleger a nova diretoria da associação de surf de Caraguá. E a única chapa inscrita, a “Good Waves”, foi eleita por unanimidade dos presentes e Luciano Sant’anna vai para o 5º mandato frente a associação, ele que faz parte da entidade praticamente desde sua fundação, aonde ele começou ocupando o cargo de diretor social em 1989 quando a entidade foi fundada por Sergio Burihan.
Formado em educação física e especializado em surf, Sant’anna defendeu sempre a bandeira da escolinha de surf e a construção de fundos artificiais nas praias da cidade.
A meta dessa vez será o fundo artificial em Massaguaçú. “Com a implantação do fundo, as ondas seriam mais constantes na cidade e poderemos trazer grandes eventos para Caraguá” . disse o presidente eleito.
Junto com Sant’anna foi eleito como vice para a direção da A.S.C Cristian Alves de Godoi, mais conhecido como vereador Baduca Filho.
Baduca que integra uma comissão de fiscalçização do meio ambiente, vai estar junto a comunidade e aos surfista, fiscalizando as ações da Petrobras na cidade, já que a mesma está implantando uma base de produção de gás na cidade e muitas das ações dessa tem afetado o meio ambiente. Isso pode afetar nossas praias e prejudicar de vez nossas ondas.
Outro assunto abordado na reunião foi levantado pelo shaper Renato Casemiro e o corretor de imóveis, Glein que trabalha e mora no bairro capricórnio. Eles chegaram com a denúncia que a prefeitura e comerciantes locais tem estourado constantemente a barragem natural que a praia forma entre o lago e mar na praia do capricórnio, aonde se origina as ondas no pico do laguinho. Com isso eles vêm acabando e degradando o curso natural do lago e prejudicando também a formação das ondas.
“Com medo das enchentes, qualquer chuvinha o pessoal vai lá (comerciantes e prefeitura) e estouram o lago para que ele não transborde e encha o bairro, só que com isso está prejudicando as ondas que podem acabar com essas atitudes sem conhecimento técnico do assunto” disse Casemiro que shaper e fabricante de pranchas no bairro Capricórnio.
Outro assunto abordado, pelo vereador e agora vice-presidente da entidade,foi a falta de apoio e patrocínio ao surf local. Muitos dos comerciantes investem muito pouco, sem contar que grandes marcar do mercado que vendem seus produtos aqui, mas não patrocinam nem um atleta, nem campeonatos da ASC. Isso precisa mudas. As lojas deveriam em conjuntos com essas grandes marcas que se tornaram grandes empresas. Viabilizarem uma verba para bancar pelo menos o circuito local e fornecer material para a escolinha de surf, assim o surf cresceria mais e mais e as próprias venderiam muito mais do que vendem por aqui. Juntos terão uma meta para que o surf se desenvolva mais e mais na cidade.
A ação imediata será a volta da escolinha de surf, levar o surf para as escolas do município e implantar aprendizagem em diversas praias. Isso além de revelar novos talentos, dará condições de formar uma turma de treinamento para que a cidade tenha atletas de níveis para disputar os eventos de igual pra igual com atletas de outras regiões.
A construção de um palanque fixo na praia Martin de Sá para realizações dos campeonatos e sede da entidade. Outra área que precisa ficar regularizada é mas não é a de cadastro e recadastramento dos sócios da entidade. Toda entidade tem problemas com isso. A A .S.C já tem um convênio com diversos comerciantes e profissionais liberais da cidade para que os sócios tenham descontos em seus estabelecimentos, principalmente nas fábricas de pranchas. Tudo isso sem trabalho e empenho da nova diretoria não vai valer de nada ficará só no papel. Mas para isso precisamos também do apoio da galera local.
Em junho a A.S.C completa 20 anos de existência. Revelamos vários talentos, entre eles Alexandre Moliterno atleta e shaper, hoje em Ubatuba, Marcus Cardoso que se profissionalizou e é radicado em Florianópolis, além dos talentos Luciano Brulher e Marcio Pelo que ainda moram na cidade e disputam campeonatos profissionais do estado e no Brasil.
A reunião transcorreu numa perfeita sintonia no auditório da câmara municipal de Caraguatatuba com a presença de empresários e fabricantes de pranchas, além da galera do surf. Foi projetado um filme com imagens da história do surf local com duração de 20 minutos, mostrando desde o início do esporte na cidade no começo da década de 70 passando pela fundação da associação de surf e chegando até aos dias de hoje com fotos dos atletas Alexandre Moliterno, Luciano Brulher, Marcus Cardoso, Marcio Pelo entre outros surfando ondas pelo mundo a fora, principalmente no Havaí. E o trailer do filme Surf trip Nicarágua que será projetado com imagens de atletas caraguatatubenses, no próximo sábado (06/06) as 23 hs no cine Caraguá, . Os ingressos podem ser comprados por 5 reais na loja Company surf shop. Isso também faz parte de comemoração do aniversário de 20 anos da ASC, aonde será sorteado uma prancha do shaper Tom Pool e diversos brindes oferecidos pela Company surf shop. Após, a nova diretoria da ASC, foi empossada e apresentada aos presentes que receberam adesivos com o novo logo da associação.

Nova Diretoria:
Presidente: Luciano Sant’anna: 41 anos, professor de educação física e especializado em surf. Surfa há mais de 25 anos, faz parte da entidade desde sua fundação em 1989, já ocupou os cargos de diretor social, diretor técnico e assume o de presidente pela 5º vez.
Vice: Cristian Alves de Godoi “Badica Filho” 34 anos, bacharel em direito Pós graduado em direito tributário. Surfa há 20 anos e ocupa o cargo pela primeira vez.
Secretaria Geral: Fabiana Guerra 33 anos, formada em educação física e Pós graduada em fisiologia do exercício. Não surfa ainda.
Diretor técnico: Ricardo Guerra 26 anos, professor de educação física, surfa há mais de 10 anos.
Tesoureiro: Filipe Alcântara, técnico em contabilidade, 33 anos e surfa há mais de 20 anos.
Diretor de Arte e acessor de mkt: Maurcío Pereira - disiner gráfico surfa ha mais de 10 anos

Conselheiros
Luciano Tavares “O Bozó” - representante comercial
Dimas Neder – técnico em mecânica industrial
Fernando Santos – shaper
Renanto Casemiro – shaper
Anderson Africano:- fisioterapeuta
Wagner Arruda – Bombeiro do salvamar
Marcio Pelo - comerciante
Davi Siqueira - representante da nova geração
ASC www.ascsurf.com.br

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Balcão de Empregos de Ilhabela está com 24 vagas

Ilhabela - O Balcão de Empregos de Ilhabela está com 24 vagas abertas neste dia 05 de junho nas seguintes áreas: ajudante de cozinha, atendente, carpinteiro, caseiro, cozinheira, contador, churrasqueiro, doméstica, estagiário para contabilidade, farmacêutico, garçom, manicure, marinheiro, mecânico de automóveis, pintor de automóveis, pizzaiolo, professores de Administração, Contabilidade e Química, recepcionista, representante comercial, segurança, vigia e vendedor.
O Balcão de Empregos funciona na Rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, 86, no bairro do Perequê. Mais informações no telefone (12) 3896-9200.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Preservação de Ilhabela é tema de homenagem em São Sebastião

Ilhabela - Ilhabela foi homenageada por ser a cidade mais preservada do Brasil, segundo relatório divulgado pela Ong SOS Mata Atlântica e pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). A cidade conta com 85% de seu território preservado.
A homenagem ocorreu durante as comemorações da Semana do Meio Ambiente de São Sebastião, ocorrida na última quarta-feira (04/06), no Teatro Municipal.
Compareceram à cerimônia a secretária de Meio Ambiente, Maria Cristina Hirakawa, o vice-prefeito Nuno Gallo, além de diretores da Secretaria de Meio Ambiente de Ilhabela.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Colucci retoma negociações para a instalação do Corpo de Bombeiros em Ilhabela

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, se reuniu na manhã de hoje (5/6) com representantes do Corpo de Bombeiros do Estado para saber detalhes do andamento do convênio para a instalação de uma unidade o município.
O projeto de lei de autoria do Executivo que autoriza a Prefeitura a celebrar convênio com o Governo do Estado de São Paulo já foi aprovado pela Câmara e sancionado pelo prefeito no mês passado.
Segundo o prefeito Toninho Colucci, o Corpo de Bombeiros ocupará uma lacuna que há muito tempo precisa ser preenchida, atuando em ocorrências corriqueiras ou de grande porte, averiguações e salvamento, incêndio florestal, socorro marítimo, entre outras. “Embora Ilhabela seja uma cidade pequena temos uma característica peculiar por sermos uma ilha e tudo que seja ligado à segurança interessa à sociedade”, garante o prefeito.
O posto precisará de um efetivo mínimo de 18 homens, parte do Estado e outra parte do município. Novos bombeiros se formam em agosto na academia estadual e já poderão ser deslocados para o Litoral Norte.
Os bombeiros que serão contratados pelo município passarão por treinamento na corporação. Pelo menos três viaturas terrestres devem vir para o posto ilhabelense, sendo elas, uma unidade de resgate, uma unidade mista de resgate e combate a incêndio e uma Land Rover.
A reunião contou com a presença do diretor de Trânsito, Oduvaldo Romano, e da secretária de Assistência Social, Nanci Peres de Araújo Zanato. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Escola Verzegnassi recebe 1ª Feira de Educação Ambiental de Ilhabela

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), participou na manhã de hoje (5/6) da abertura da 1ª Feira de Educação Ambiental (FEA) realizada no município, através da Secretaria de Educação, em parceria com a Transpetro.
O evento aconteceu durante todo o dia na Escola Municipal José Antônio Verzegnassi, localizada no bairro Água Branca, e contou com a apresentação de projetos, salas multimídia e de jogos, ateliê com a produção dos alunos, teatro e música.
A iniciativa faz parte Programa de Ações de Cidadania da Transpetro e encerra as atividades de Educação Ambiental que foram realizadas pelos profissionais da Fundação de estudos e Pesquisas Aquáticas (Fundespa).
De acordo com o prefeito Toninho Colucci, é muito importante incentivar ações de educação ambiental principalmente com parcerias como a Transpetro, Parque Estadual, Agenda 21, Secretaria do Meio Ambiente, Centro de Triagem, Sala Verde, ONG Sementes do Futuro, Parque Estadual, Sabesp e Polícia Ambiental. “Quem investe em educação, planta para o futuro e é isso que estamos fazendo”, ressaltou Colucci.
No local, a população poderá conferir a criatividade dos melhores trabalhos produzidos pelos alunos da cidade, inclusive estudantes de comunidades tradicionais caiçaras, como da Praia do Bonete e da Serraria e ainda da Apae de Ilhabela.
Os projetos coordenados pela bióloga Rafaela Nery, da Secretaria de Educação, foram baseados nos temas: “Educação Ambiental e Sustentabilidade”, “Ecossistemas Costeiros e Biodiversidade” e “Resíduos Sólidos e Reciclagem”.
O evento teve a participação da presidente do Fundo de Solidariedade, Lúcia Reale, do Chefe de Gabinete Julio Cezar de Tullio, do representante da Transpetro, Osvaldo Rocha Júnior, da diretora do Parque Estadual de Ilhabela, Carolina Bio Poleto, do representante da ONG Sementes do Futuro, Marcos Aurélio, do diretor de Meio Ambiente, Harry Finger, além das professoras, gestoras e coordenadoras da rede municipal de ensino. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Fundo Social de Ilhabela promove 1º Bazar da Oficina de Costura “Mãos de Fada”

Ilhabela - O Fundo de Solidariedade de Ilhabela realizará o 1º Bazar da Oficina de Costura “Mãos de Fada”, entre os próximos dias 11 e 14 de junho, das 10h às 22h, na sede da Secretaria da Cultura, localizada na Vila.
A oficina de costura faz parte de um projeto de capacitação e geração de renda, idealizado pelo Fundo de Solidariedade, por meio da presidente Lucia Reale Colucci.
A idéia é treinar 15 mulheres que realizam curso de costura I e II para que despertem um espírito empreendedor e iniciem uma cooperativa e tenham renda própria.
As peças que estarão em exposição na Secretaria da Cultura foram todas idealizadas e confeccionadas pelas alunas e professoras.
As pessoas poderão conferir desde acessórios até roupas e pijamas. O curso tem duração de quatro meses, com duas aulas por semana e esse é o primeiro de muitos bazares que devem acontecer no decorrer do ano. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Geraldo Alckmin e Romeu Tuma confirmam presença no Encontro de Produtores de Gás Natural em Peruíbe

Ilhabela - O secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o senador Romeu Tuma (PTB/SP), confirmaram a presença no 2° Encontro de Prefeitos e Prefeitas de Municípios Paulistas Produtores de Gás Natural do Campo de Mexilhão – Bacia de Santos, evento que será realizado no próximo dia 19 de junho, em Peruíbe (SP).
Às 10h haverá a recepção na Câmara Municipal e, em seguida, às 11h, a abertura da reunião pela prefeita de Peruíbe, Milena Xisto Bargieri Migliaresi.
Participam do encontro os prefeitos Toninho Colucci (Ilhabela), Antonio Carlos da Silva (Caraguatatuba), Eduardo César (Ubatuba) e Maria Elisabeth Negrão Silva (Iguape). Também já confirmaram presença o deputado estadual David Zaia e o deputado federal Arnaldo Jardim, ambos do PPS.
Na ocasião será feita a leitura da minuta do Estatuto da Associação dos Municípios Produtores de Gás Natural da Bacia de Santos (Amprogás).
Com a aprovação do estatuto haverá a eleição para formação da primeira diretoria executiva da associação. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Câmara vota autorização para custos com Segurança Pública na próxima segunda-feira

Ilhabela - A Câmara de Ilhabela realiza sessão ordinária na próxima segunda-feira (8/6) às 18h. Em pauta, apenas o projeto de Lei 25/2009, de autoria do Executivo, que retorna ao plenário após pedido de vistas proposto pelo vereador Luiz Mário, Marinho (PV), na sessão da última segunda-feira (1º/6).
A matéria em questão autoriza a Prefeitura a custear despesas com a Segurança Pública, por intermédio dos órgãos oficiais existentes no município. A verba é destinada a gastos com os policiais que fazem o reforço da cidade por ocasião da temporada de verão, e segundo o prefeito Toninho Colucci, o Ministério Público indicou a reformulação de alguns artigos da Lei 90/2002, que trata do mesmo assunto, pedindo a exclusão da locação de imóveis da discriminação das despesas. Ainda conforme o prefeito, o Executivo achou melhor redigir um novo projeto atendendo a recomendação da promotoria pública, a ter que dar nova redação e suprimir três artigos da legislação em vigor.
Ao pedir vistas na semana passada, Marinho alegou que precisa estudar melhor a postura da Prefeitura em arcar com despesas que competem ao Estado. “Está mais do que na hora do governo do Estado investir em segurança. Não cabe a nós ficar tapando o sol com a peneira”, opinou.
Na ocasião, os pares Jadiel Vieira, Keko(PTB), Erick Pinna(PR) e Roberto Timbada(PDT), manifestaram apoio à manifestação do colega, já o vereador Marcelo Santos(PPS), ponderou que a segurança é dever do Estado, mas direito de todos, e se o município não continuar arcando com os custos dos policiais que fazem o reforço na temporada de verão, a cidade pode deixar de receber esse auxilio da corporação, acarretando em problemas maiores, trazendo mais “insegurança”.
A Câmara de Ilhabela fica localizada à Rua Benedito Cardeal Sobrinho, 39, na Vila (Centro). Mais informações, imprensa@camarailhabela.sp.gov.br  ou (12) 3896.9621.

Ponto Facultativo
O presidente da Casa, Valdir Veríssimo (PPS), assinou nesta semana a portaria 44/2009, que suspende o expediente da Câmara no próximo dia 12/6, sexta-feira, em razão do feriado de Corpus Christi (11/6). As atividades legislativas voltam ao normal na segunda-feira (15/6), às 9h.(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Artur reclama de cobrança de ligação denominada interurbana no Litoral Norte

São Sebastião - O vereador de São Sebastião, Artur Ramirez Balut (PSDC), encaminhou um requerimento ao gerente institucional da Telefônica, em Santos, questionando o motivo das ligações entre os municípios do Litoral Norte serem cobradas como interurbanas, quando entre os municípios do Litoral Sula é cobrada taxa de ligação local.
Balut diz que em todo o Vale do Paraíba e Litoral Norte consta o mesmo código de área estabelecido pela empresa de telefonia, mas com cobranças diferentes. “Ao ligarmos para a cidade vizinha que consta o mesmo código de área, nos é cobrado um valor diferenciado, como o de ligação interurbana, isso é um absurdo”, reclama.
Ele afirma que há município que seus limites são marcados por apenas uma rua, como é o caso da divisa de Caraguatatuba/São Sebastião e Bertioga/São Sebastião.
Na opinião dele, esse é mais um assunto para ser discutido junto à Frente Parlamentar, composta pelos representantes dos poderes legislativos dos quatro municípios.
O vereador relembrou dos tempos da antiga Telesp e disse que sente saudades porque com a quebra do monopólio ficou pior. “Precisamos da concorrência de mercado para que o preço justo seja praticado”, declara.
“Vamos mobilizar toda a população do Litoral Norte para lutarmos pelos nossos benefícios,” alerta o parlamentar Amilton Pacheco da Silva (PPS).(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Ciclistas sebastianenses se preparam para os Jogos Regionais

São Sebastião - A equipe de Ciclismo da Seesp (Secretaria de Esportes), de São Sebastião, estão em treino acelerado para os Jogos Regionais, previsto para começar no dia 1º de julho, no Arujá. Como parte dos treinamentos, os ciclistas participaram recentemente da Copa Niterói de Ciclismo, realizado em Niterói , no Rio de Janeiro, durante os festejos de aniversário do município.
Na competição, os bikers Maickei René e Izael Nunes da Silva conquistaram boas classificações. René ficou em segundo lugar e Silva, em terceiro. Os atletas disputarão os Jogos nos dias 2, 3 e 4 de julho.
Segundo o técnico da equipe, José Joaquim da Silva Neto, ambos são esperança de medalhas pois estão em ótima fase. A próxima competição dos ciclistas ocorrerá no velódromo de Americana, no dias 13 e 14 de junho e servirão, igualmente, como treinos para a disputa regional. “Já participamos de uma prova, como parte dos treinamentos, e participaremos de outras quatro até irmos para os Regionais”.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Ernane abre comemorações da Semana do Meio Ambiente em São Sebastião

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião Ernane Primazzi abriu, na noite da última quarta-feira (03/06), as comemorações da Semana do Meio Ambiente, em solenidade que aconteceu no Teatro Municipal e que reuniu todo o secretariado, vereadores sebastianenses e de municípios vizinhos e ambientalistas de todo o Litoral Norte. O evento é coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e conta com várias atrações, entre apresentações artísticas e palestras sobre a preservação ambiental em nossa região. A Seman também prestou homenagem, com entrega de uma peça artesanal, a diversas pessoas, a maioria membros de Organizações Não Governamentais que, nos últimos anos, se dedicaram à preservação do meio ambiente do Litoral Norte, entre eles os secretários de Meio Ambiente de Caraguatatuba, Campos Júnior e de Ilhabela, Maria Cristina Hirakawa.
No primeiro dia do evento os destaques foram para as apresentações do grupo de rap Descendentes de Rua, da Vila Sahy e dos índios da reserva do rio Silveira, de Boracéia, além da palestra da Profa. Dra. Célia Regina de Gouveia Souza, do Instituto Geológico, a respeito da importância da vegetação de restinga no litoral paulista. No final do evento, os participantes receberam gratuitamente um exemplar do livro que serviu de base para a palestra de Célia e ainda mudas de pau-brasil, cedidas pelo ambientalista Norberto Baracui, que mantém uma produção da espécie que dá nome ao país, em Juquehy, e que atualmente possui cerca de 150 mil plantas.
O prefeito Ernane Primazzi destacou que “ao longo dos anos sempre lutamos pela preservação do meio ambiente em nosso município e sabemos o quanto é difícil essa luta”. Segundo ele, ainda agora, o município e a região passam por um novo momento de desenvolvimento, “cujas ações, às vezes, deixam cicatrizes” e que é obrigação do homem público fazer de tudo para contornar a situação e manter a boa qualidade de vida da população.
Como ação prática para equacionar o desenvolvimento com preservação ambiental, o prefeito citou sua luta pela implantação em São Sebastião da primeira Usina Térmica de Tratamento de Lixo do Brasil. Ernane disse que está pautando o trabalho na presidência do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte no mesmo sentido, e ainda administrativamente vem tomando medidas que objetivam a preservação ambiental, como os acordos feitos com a Sabesp para antecipar o cronograma de obras na cidade e que vai resultar na elevação do índice de coleta e tratamento de esgoto no município.
A secretária do Meio Ambiente, Traud Rossi, lembrou que São Sebastião tem sim muito a comemorar nesta Semana do Meio Ambiente, a começar pela própria pasta que comanda, algo ainda inexistente em 45 municípios do Estado de São Paulo. “Temos que comemorar também o nosso Condurb e as importantes parcerias com que temos, por exemplo, com a nossa Cooperativa de Sucata, ONGs, Oscips e sociedades amigos de bairro. Temos que comemorar essa sociedade civil atuante e agradecer a todos que lutam pela preservação destes 84% do território municipal ainda inseridos no Parque Estadual da Serra do Mar”, enfatizou ela.
O deputado federal, Ricardo Trípoli, também presente ao evento, lembrou a luta travada, em 2006, contra a verticalização em São Sebastião. “É um orgulho freqüentar o Litoral Norte tendo o verde da Mata Atlântica nas costas e o mar limpo à frente. É um privilégio que, inclusive, não é de conhecimento de colegas meus parlamentares em Brasília, que acham que São Paulo é apenas a Avenida Paulista”, afirmou ele. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Ernane quer adequar ampliação do porto ao novo Plano Diretor de São Sebastião

São Sebastião - “Somos parceiros do porto e também desejamos a sua ampliação. O município, quer, contudo, que todos os impactos do empreendimento sejam discutidos, levando-se em conta a qualidade de vida dos cidadãos”. As declarações são do prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, que participou hoje (04/06), como membro, da reunião do CAP – Conselho da Autoridade Portuária. No encontro, foram apresentadas em linhas gerais o PDZ - Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do porto, cujas diretrizes também deverão ser discutidas antes de inseridas no PD – Plano Diretor do município.
O prefeito recordou que já há algum tempo vem discutindo a questão da ampliação portuária com o presidente da Companhia Docas de São Sebastião, Frederico Bussinger, inclusive a necessidade de adequação do projeto ao Plano Diretor. Ernane ressaltou que atualmente o PD não existe, porque a administração passada focou as discussões em torno de “predinhos” que poderiam ser construídos no município, proposta rechaçada pela Câmara Municipal, após forte mobilização popular contrária a verticalização em São Sebastião.
De acordo com o chefe do Executivo, as audiências públicas para a elaboração do novo PD deverão começar em agosto. “O assunto é complexo e tanto a Petrobras quanto o Porto serão chamados para o debate”, afirmou Primazzi.
O prefeito reiterou que, quanto a questão da malha viária de acesso ao porto, a sua posição é bastante clara. Ernane entende ser necessária uma nova descida da rodovia dos Tamoios, contudo, entende que antes disso, a prioridade deve ser dada para a construção de uma nova ligação entre Caraguatatuba e São Sebastião. “Se tiver a alça de acesso sou a favor, se não tiver sou contra”, disse Ernane.
O chefe do Executivo entende também que o governo do estado, através da CDSS, terá que viabilizar uma área, provavelmente no Vale do Paraíba, para servir de apoio às operações portuárias em São Sebastião. Não é possível a implantação de uma retroárea como cogitado, na Costa Norte de São Sebastião, porque a região, segundo Ernane, naturalmente é a única área do município capaz de atender à necessária expansão da demanda habitacional de São Sebastião.
A respeito de contatos já iniciados prevendo a construção de um terminal para atracação de navios de cruzeiro, na altura da Praia Grande, Ernane explicou que a avaliação é apenas uma alternativa ao espaço para o mesmo fim desenhado na planta de ampliação do porto. “Estamos analisando todas as opções, mas, não vamos ter dois terminais turísticos, apenas um”, enfatizou.
Respondendo à uma intervenção do operador Felipe Zangado, sobre eventual reflexo negativo para as operações portuárias da construção de um canteiro central na avenida entre o centro e o bairro São Francisco, Primazzi confirmou análise da obra, mas indicou que ela não deverá ser empecilho para o setor portuário. “Essa intervenção não será uma mera obra de paisagismo. A questão é de segurança de trânsito, já que este é um ponto onde ocorrem muitos acidentes. Mas, vamos compatibilizar a obra com o projeto do porto.
O prefeito informou também que o município não se furtará ao debate do anunciado aterro da Baia do Araçá, segundo Ernane “o calcanhar de aquiles” do projeto de ampliação portuária. “Tem que ter coragem para enfrentar. A prefeitura quer discutir. Que seja bem vinda a ampliação do porto, mas, com qualidade de vida”, finalizou o chefe do Executivo.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Ernane vai anunciar pacote de R$ 30 milhões de obras em todo o município

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, declarou que, na próxima sexta-feira, 12 de junho, vai anunciar um pacote de obras em todo o município, que irão custar cerca de R$ 30 milhões. A afirmação aconteceu durante o Fórum Regional de Meio Ambiente, promovido pela regional de São Sebastião e Ilhabela da Ordem dos Advogados do Brasil, na noite da última quinta-feira, no Teatro Municipal. Ainda em sua participação no Fórum, evento integrante das comemorações da Semana do Meio Ambiente, o prefeito voltou a enfatizar ações que a administração já está desenvolvendo para a solução de problemas sociais e econômicos e que resultam também na preservação ambiental. Também participaram do Fórum o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, o vice-prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva Júnior e Delcio Sato, representante do prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, além do promotor de Urbanismo e Meio Ambiente do Litoral Norte, Bruno Marcio de Azevedo.
O pacote de obras será anunciado pelo prefeito Ernane Primazzi, às 21h00, em solenidade já marcada e que vai acontecer em frente ao prédio da Sectur – Secretaria de Cultura e Turismo, na Rua da Praia. O chefe do Executivo preferiu, por enquanto, não detalhar as obras que serão feitas, segundo ele, ao longo de todo o município. “Será uma surpresa extremamente agradável para toda a população. Apesar da elevada queda na arrecadação, estamos trabalhando firme para resolver os problemas em todas as regiões do município”, destacou o prefeito.
A respeito dos problemas relacionados à preservação ambiental no município, o prefeito voltou a frisar que entre as prioridades da administração estão a busca de soluções para os problemas do lixo, do saneamento básico e da redução do défict habitacional de casas populares no município. Segundo Ernane, a solução destes problemas está diretamente relacionada à melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente.
A Usina Térmica de Tratamento de Lixo, que o prefeito pretende implantar de forma pioneira no país, não é poluente e se mostra, segundo Ernane, como sendo a única solução para a destinação dos resíduos em todo o Litoral Norte. “Incinerando o lixo eliminamos a necessidade aterros sanitários que acabam poluindo o meio ambiente e ainda economizamos uma fortuna gasta mensalmente com a exportação do lixo para o Vale do Paraíba. Além do mais, não vamos mais ficar na dependência de outros municípios para resolver o problema do lixo que é nosso”, destacou.
Com respeito ao saneamento básico, Ernane frisou que já foram iniciadas em Paúba, na Costa Sul, as obras integrantes do pacote anunciado pela Sabesp para o município. “Agora a Sabesp está mostrando que vai cumprir metas e nós vamos cobrar. Esperamos nos próximos três anos estar com pelo menos 80% do esgoto coletado e tratado no município, o que será um enorme ganho para o meio ambiente e para a qualidade de vida”, afirmou o prefeito.
Já na área habitacional, Ernane afirmou que a prioridade será dada para as pessoas que moram nas chamadas áreas de zeis e também nas áreas de risco, o que também é um ganho ambiental, porque significa menos ocupações irregulares na Mata Atlântica. O défict de moradias populares será atacado com programas habitacionais em parceria com os governos federal e estadual e ainda com iniciativas da própria prefeitura. “Criamos nossa Secretaria de Habitação e vamos partir para a construção de casas. No final do ano já iniciaremos o primeiro lote de casas financiadas pela prefeitura, depois, isso vai virar um ciclo permanente”, finalizou o prefeito. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Exército dissolve rebelião em cadeia durante simulação

São Sebastião - Cerca de 150 soldados do Exército participaram na tarde do dia 4, de mais um simulado previsto pelo 5º Exercício de GLO (Garantia da Lei e da Ordem), Exercício Anhangüera, Operação Massaguaçu em São Sebastião. Desta vez o cenário foi o 1º DP (Distrito Policial) de São Sebastião, mais precisamente a cadeia – há anos desativada – onde se simulou uma rebelião com reféns.
De acordo com o general Nelson Santini Júnior, comandante da 1ª Brigada de Artilharia Antiárea, quatro pelotões do Exército – com apoio da Segur (Secretaria de Segurança Pública), representado pelo próprio secretário coronel Vicente Perini; Força Tática da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros – atuaram no exercício. “Como sempre, nosso primeiro movimento é a negociação; claro que se esta fosse uma situação real, o primeiro passo seria o corte da energia elétrica e do abastecimento de água. Dado o fracasso do negociador, o pelotão de choque entraria em ação com uso de arma não letal, ou seja, cacetetes, escudos e balas de borrachas. Se os rebelados tivessem armados e não conseguíssemos conter a situação, usaríamos então do emprego de outra força; entretanto, é bom ressaltar que nosso intuito é evitar baixas em quaisquer dos lados”, frisou o comandante.
Conforme explicações, em tais circunstâncias, o oficial mais antigo presente gerencia o chamado “Gabinete de Crise”, onde ao lado de seu Estado Maior (formado igualmente por oficiais, entre eles um assessor jurídico), passa a orientar o comando tático a partir das informações recebidas sobre o andamento das negociações. Neste caso, o tenente-coronel Medeiros, comandante do 2º Grupo de Artilharia Antiaérea, subordinado à 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea. “Nesta simulação, a tenente Vitória, que é advogada, exerceu o papel de assessora jurídica. Ela é uma das oficiais que representa o segmento feminino no Exército Brasileiro neste exercício”, disse o major Marcelo Santos.
Segundo o major, os homens que fazem parte do pelotão de choque são selecionados. “São soldados experientes, aqueles que se destacam em suas ações dentro do quartel. Todos passam por avaliação psicológica e são treinados para atuar de forma coesa, mantendo sempre a serenidade, diante de uma situação de crise, onde o fator surpresa está do lado oposto”, disse o oficial. “Nunca nos deparamos com uma realidade como esta, daí a importância deste exercício. Dificilmente quem apazigua é visto com bons olhos, pois muitas vezes acaba por usar de força física para reverter a situação, parte da população se coloca, muitas vezes, à favor do apaziguado. Neste caso, por exemplo, o Exército é o apaziguador e os detentos rebelados, os apaziguados”, acrescentou o major Carvalho.
A “rebelião” teve início às 13h e a invasão dos militares se deu por volta das 16h, quando os detentos “mataram” um dos reféns pondo fim às negociações.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Fundo Social recebe quase 1,5 tonelada de alimentos da Secretaria de Esportes de São Sebastião

São Sebastião - A Secretaria Municipal de Esportes de São Sebastião fez a doação de aproximadamente uma tonelada e meia de alimentos não perecíveis ao Fundo Social de Solidariedade do Município. Os mantimentos são frutos das inscrições para a 1ª Copa Sebastianense de Futebol de Campo, realizado pela Seesp com apoio da Prefeitura e também das multas pelas aplicações de cartões vermelhos e amarelos aos jogadores infratores durante as partidas.
A doação foi feita na tarde de hoje, dia 5, e segundo informações as equipes da Costa Norte e Centro doaram 638 quilos de alimentos; a Costa Sul, por sua vez, registrou a arrecadação de 522 quilos, num total de 1.160 quilos entre arroz, feijão e macarrão como taxa de inscrição.
A arrecadação com os cartões chegou a 311,5 quilos, dos quais 205 quilos de arroz, 80 quilos de feijão e 26,5 quilos de macarrão. Com todos os dados computados, a 1ª Copa Sebastianense angariou 1.471,5 quilos.
Já a taxa de inscrição para a 1ª Copa de Futsal foi um pacote de fralda geriátrica. No total a Seesp contabilizou 70 pacotes com oito fraldas cada, totalizando 560 unidades.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Judoca sebastianense conquista a prata em campeonato alemão

São Sebastião - A judoca sebastianense Rogéria Cozendey da Silva, com apoio da Prefeitura, esteve recentemente na Alemanha onde conquistou a medalha de prata no “Judô - World Championships for Masters”, organizado pela FIJ (Federação Internacional de Judô).
Atleta da Seesp (Secretaria de Esportes), ela participou do campeonato realizado de 28 a 31 de maio, no ginásio Glaspalast, em Sindelfingen, no qual estiveram presentes 875 judocas provenientes de 48 países dos continentes Americano, Asiático, Africano, Europeu e da Oceania, com idade a partir de 30 anos, entre eles o Brasil, representado por 23 competidores.
Na categoria Individual Rogéria ficou com o segundo lugar, ao perder – apenas – para a alemã na luta final. Na categoria Equipe, os judocas brasileiros conquistaram o ouro e as judocas, o bronze.
No dia 23 de maio, Rogéria ficou em 2º lugar na categoria Pesado no Campeonato Paulista Master realizado no Clube Cultura Artística, em Campinas. “Esse campeonato é considerado o mais difícil do País, pois o Estado de São Paulo é o berço do judô no Brasil. E é deste Estado que saem os melhores competidores nacionais, daí as lutas serem extremamente difíceis”, comentou a judoca que conta, ainda, com o apoio de alguns patrocinadores, a exemplo da Ecopav, Balsi Trainning e Ecobus.
Rogéria, que já havia embarcado para a Alemanha, não pôde comparecer à solenidade em sua homenagem na Câmara Municipal de São Paulo. Ela foi homenageada no dia 26 de maio, em sessão solene em comemoração ao Dia do Judô pelo vereador Aurélio Miguel, judoca medalhista olímpico, pela conquista do título de campeã paulista no ano de 2008.
Seu sobrinho Wilber Cozendey foi quem a representou na cerimônia.
Segundo informações, a agenda da atleta está cheia até o final do ano. No início de julho ela acompanhará a delegação sebastianense nos 53º Jogos Regionais em Arujá como auxiliar técnica. No mesmo mês, participará do Campeonato Mundial Master, organizado pela World Master em Atlanta, Estados Unidos. Em agosto ela viajará para Brasília (DF) para participar do Campeonato Brasileiro Master; em outubro participará do Sulamenricano, em Porto Alegre (RS) e em novembro, fechará a temporada ao participar do Panamericano, ainda sem local definido.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Alunos saem em defesa de rio

São Sebastião - Os alunos da EE Nair Ferreira Neves realizaram nesta sexta-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, uma passeata em defesa do Rio Perequê-mirim. O projeto de revitalização do rio é uma iniciativa do Instituto Terra & Mar e está na sua terceira edição, além de contar com apoio do Fundurb (Fundo de Desenvolvimento Urbano) da prefeitura de São Sebastião. Durante uma hora os estudantes e os integrantes do instituto percorreram as ruas do bairro de São Francisco. Na parte da manhã, eles fizeram um mutirão de limpeza na foz do rio.
Para a coordenadora do projeto Perequê-mirim, Márcia Gomes, a participação da escola é fundamental. “A iniciativa do diretor de abrir o colégio é muito importante para que a semente da conscientização ambiental floresça nos alunos.”
A monitora do Instituto Terra & Mar, Silene Siles, destacou a interação dos alunos durante a passeata. “Foi maravilhoso ver os estudantes envolvidos e interessados com o tema.” De acordo com conselheira do instituto, Maria Idalina Medalha, a alegria foi uns dos pontos marcantes da caminhada. “O meio ambiente não é só as tragédias que são informadas”, analisa.
A estudante Geysa Cristina de Melo notou a interação dos moradores. “A comunidade gostou de ver os jovens envolvidos com o meio ambiente”, disse.
Segundo o coordenador pedagógico, Marcelo Brasil, a escola trabalha com a proposta de desenvolver habilidades no contexto ambiental, da cidadania e dos valores. “A parceria do Instituto Terra & Mar vem ajudar na conscientização dos atos humanos”, avalia.
Ainda inseridas nas comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente ocorrem o plantio de mudas nas margens do rio neste sábado, dia 6 de junho. As atividades relacionadas ao projeto Perequê-mirim encerram-se no dia 30 de junho na CAE (Centro de Apoio Educacional) do São Francisco.
(Divulgação)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

A Dialeto Latin American Documentary Lança Exposição

Ubatuba - “Dias de Caiçara Documentário”
Dando continuidade ao projeto cultural “Dias de caiçara” chega ao publico O “Caiçara CD” e o “Caiçara Documentário” ambos apoiados pelo Ministério da Cultura - Lei de Incentivo à Cultura.

Musica (Livreto e CD duplo)
Para o caiçara a música não é um evento isolado, durante séculos ela vem sendo a chave de um ritual que abre as portas de tudo que é sagrado, e não falo apenas de religião e sim das coisas delicadas que regem o universo tradicional caiçara, falo de fé, da expectativa dos encontros, de esperança, enfim, um ato de celebração à sobrevivência. Com textos de Vito D`Alessio e direção musical de Luis Perequê.
Desta maneira trazemos no CD Tradição um documento único que pela primeira vez registra com excelência técnica a música cantada pelos últimos mestres, uma vibração que sem as circunstâncias do passado, jamais se reproduzirá nas novas gerações. Assim, mais do que o registro apresentamos um tributo a estes artistas que trouxeram até os dias de hoje este legado encantador.
Participações dos principais mestres caiçaras, entres eles: Dito Fernandes e Dona Mocinha, Pedro Brandão e Seu Jorge, Seu Horácio e Neco, Os Coroas Cirandeiros, Sete Unido e Os Caiçaras.
O CD Influencias, apresenta de forma eclética uma gama de manifestações musicais de uma cultura que segue viva, porém em franca transformação. Novas gerações de artistas, reconhecidos ou iniciantes, que de uma forma direta ou indireta vem sendo alimentadas pelo ambiente tradicional e que mesmo criando novas linguagens continuam reproduzindo através da musica toda a riqueza da cultura caiçara.
Participações especiais de: Zé Gomes, Luis Perequê, Dani Lasalvia e Caco Barros. Os grupos da nova geração que participam incluem: Ciranda Elétrica, Grupo Guaruça e Fandango Caiçara.

Documentário (DVD)
O Documentário inédito foi produzido a partir de imagens captadas em diversas incursões a regiões de Ubatuba, São Sebastião, Ilha Bela, e Paraty. Uma abordagem dinâmica que distribui o olhar sobre as questões elementares da cultura entre elas a Fé, a roça, suas festas e musicas. Com trilha sonora desenvolvida especialmente para o trabalho dirigido por Luis Scarabel Jr..
O CD e o Documentário fazem parte do projeto “Dias de Caiçara” que vem sendo produzido desde 2006 e que já conta com uma exposição multimídia realizada na Cinemateca Brasileira junto com o lançamento do livro “Dias de Caiçara – Paraty, Ubatuba, São Sebastião”. Nesta publicação, os autores Vito D’Alessio e Daniel Pascalicchio utilizam crônicas para exemplificar o modo de viver à beira mar e as peculiaridades do dia-a-dia caiçara.
Uma exposição multimídia sintetizando o projeto será realizada no Sobradão do Porto em Ubatuba com o integral apoio da Fundart – Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, compondo assim, o Projeto Cultural “Caiçara – Exposição” realizado também com o apoio do Ministério da Cultura - Lei de Incentivo à Cultura.
O lançamento do CD duplo e do Documentário acontecerá no espaço da exposição no dia 19 de Junho ás 20 horas.
O projeto tem a Direção Geral de Vito D’Alessio, Direção Musical de Luis Perequê e Direção Artística de Luis Scarabel Jr e realizado com o patrocínio da empresa Swiss International Air Lines e com o apoio do Ministério da Cultura – Lei de Incentivo e Fomento à Cultura (www.cultura.gov.br).
SOBRE A DIALETO: A qualidade do padrão editorial é a marca da Dialeto Latin American Documentary (www.dialeto.com), empresa de produção cultural multimídia criada em 1995. Utilizando a multilinguagem, transforma pesquisa e conteúdo complexos em atraentes e poéticas produções de pertinência atemporal: livros, documentários para televisão, CD’s e DVD’s. É a única empresa do mundo especializada em documentar a América Latina, em temas relacionados à história e á realidade do continente. A Dialeto é detentora de importantes Prêmios de Comunicação, como: Aberje, Prêmio Tim de Música, Jabuti entre outros,

Serviço
Lançamento:
Data: 19 de Junho de 2.009.
Horário: 20 horas
Local: Praça Anchieta nº 38 Centro - Sobradão do Porto - Ubatuba

Informações sobre a EXPOSIÇÃO
Data: De 8 a 30 de junho
Dia e Horário: De segunda á sexta: 8h00 ás 18h00 e Domingo e Feriados: 18h00 ás 22h00.
Local: Praça Anchieta nº 38 Centro - Sobradão do Porto – Ubatuba

86ª Festa de São Pedro Pescador – Ubatuba - 2009
Programação
25 de junho - Quinta Feira
19h00 - Procissão do Mastro de São Pedro e Procissão de Canoas
19h30 - Apresentação do Compadre Ballio e da Oficina de Contação de Causos da Fundart
20h00 - Concurso “Rainha dos Pescadores”
21h30 - Show com a “Banda Anti-Danos”
23h00 - Show com a “Pracaniz”

26 de junho - Sexta feira
19h00 - Abertura das Tendas de Alimentação
19h30 - Apresentação das Oficinas de Jazz e Sapateado da Fundart
20h00 - Maculele e Puxada de Rede com os Alunos dos Grupos da Fundart e Tradição de Capoeira
20h30 - Show com o “Sexteto Caiçara”
22h00 - Dança da Fita do Grupo Itapoá do Bairro do Itaguá
22h30 - Pagode com o “Grupo Dito & Feito”

27 de junho - Sábado
19h00 - Abertura das Tendas de Alimentação
19h30 - Apresentação das Oficinas de Dança do Ventre e Dança de Rua da Fundart
20h30 - Show com o “Regional Fogo na Roupa” de São Paulo
21h00 - Dança do Xiba do Bairro do Promirim
22h30 - Show com “João Ormond, o Violeiro do Pantanal”

28 de junho - Domingo
19h00 - Abertura das Tendas de Alimentação
20h00 - Show com o “Sertanejo Local”
21h00 - Congado de Bastões do Sertão do Poruba
21h30 - Dança do Boi Chorão do Bairro do Sumidouro e do Boi do Cortiço do Bairro Itaguá
22h30 - Show com “Pena Branca”

29 de junho - Segunda Feira
15h00 - Procissão maritima e terrestre
de São Pedro Pescador
16h30 - Missa de São Pedro, na Igreja Matriz
19h00 - Abertura das Tendas de Alimentação
19h30 - Apresentação da Oficina de Circo da Fundart
20h00 - Premiação dos Barcos da Procissão de São Pedro
20h30 - Show com a “Banda Exoticos”
22h00 - Show com “André Marthins do Programa Raul Gil”
(Fonte: Fundart)

Prefeitura conclui rede de escoamento de águas pluviais na barra dos pescadores, na Maranduba

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da Administração Regional Sul, concluiu a obra da rede de escoamento de águas pluviais para atender a barra dos pescadores da Maranduba. Com um total de 70 metros, a rede fica na Estrada da Caçandoca.
A obra foi realizada pele equipe da Administração Regional Sul, em parceria com a associação dos pescadores da Maranduba, com a colocação de 68 tubos de concreto de 1.00 x 0.40 mm de diâmetro, sendo possível, desta forma, resolver o problema de escoamento das águas pluviais no local.
De acordo com o administrador da Regional Sul, César Góes, outros bairros da região sul também foram contemplados com a colocação de tubos para águas pluviais
“Nós da associação de pescadores da Maranduba realmente estamos agradecidos por todo apoio que a equipe da prefeitura vem nos dando e esperamos um dia poder retribuir em dobro tudo”, disse Mauricio Souza, presidente da associação dos pescadores da Maranduba.
“A importância da realização desse serviço é melhorar a condição de tráfego pelas ruas, oferecendo maior segurança. E estabelecendo parcerias podemos contemplar toda a população local”, finaliza César Góes.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Arujá divulga calendário para os 53º Jogos Regionais

Ubatuba - O comitê organizador dos 53º Jogos Regionais, que acontecerão na cidade de Arujá em julho, divulgou a programação do evento.
No próximo dia 17, acontece o congresso técnico e as relações nominais deverão ser entregues nos dias 29 e 30 de junho. Na quarta-feira, 1 de julho começam os jogos, com a estréia do handebol. Na quinta, dia 2 é a vez da estréia do biribol, capoeira, futebol, malha e tênis. No dia 3 começam os torneios de atletismo e xadrez. As demais modalidades acontecem na segunda semana da competição.
A cerimônia de abertura acontece no sábado (4), às 19 horas e antes acontece o início das competições de ginástica artística e judô. No domingo, dia 10, acontece a escolha das cidades sedes da competição em 2010 e 2011.
Os Jogos Regionais de Arujá terão 22 modalidades esportivas oficiais em disputa, além de três modalidades extras: beisebol, golfe e jiu jitsu. Com exceção do atletismo, que será realizado em Mogi das Cruzes, e da ginástica artística, que acontece em Guarulhos, as demais modalidades serão sediadas em praças esportivas da cidade.

Modalidades Inscritas
Ubatuba participará de 21 modalidades nos 53º Jogos Regionais, que acontecerão em Arujá, em julho próximo. Apenas o ciclismo não participará da competição.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Sabesp disponibiliza veículo para Campanha do Agasalho em Ubatuba

Ubatuba - A Sabesp de Ubatuba está disponibilizando um veículo para buscar cobertores e agasalhos que forem doados em grandes quantidades por associações e campanhas em bairros mais distantes, que não tiverem como transportar. Os interessados em colaborar podem entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade, pelo telefone 3834-1088.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Campeonato Fraldinha de Ubatuba começa neste sábado

Ubatuba - Tem inicio neste sábado, 6, em Ubatuba, o Campeonato Municipal de Futebol da Escolinha Rubens Salles, categoria Fraldinha. O torneio reúne oito equipes, formadas por garotos com idades entre 7 e 9 anos, totalizando quase 200 alunos da Escolinha Municipal de Futebol.
As rodadas acontecerão nos dias 6, 11, 13, 20 e 27 de junho, 18 e 25 de julho, com as finais acontecendo em 1º de agosto (quando a rodada for cancelada, se estiver chovendo, a mesma será transferida para a semana seguinte).
A cerimônia de abertura está marcada para às 8 h, no campo da Marconi, no Jardim Carolina e em seguida acontece a primeira rodada com as seguintes partidas: Marconi X Tio Sam; Varejão Santa Rita X Rossi Calçados; Tio Sam II X Rest. Baleia Branca; Esquina das Modas X União do Litoral.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Entidades se unem em Ubatuba para comemorar o Dia do Meio Ambiente
Durante todo o mês de junho, uma extensa programação homenageará o meio ambiente, buscando a participação e a conscientização da comunidade

Ubatuba - O Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado em Ubatuba nesta sexta-feira, 5, com uma grande movimentação no centro da cidade. O Calçadão da Avenida Dona Maria Alves ficou tomado por tendas das mais diversas entidades ambientais e educativas atuantes no município. Alunos de escolas municipais fizeram uma passeata que culminou com o encontro no calçadão e uma apresentação da Escolata. Pela primeira vez, a comemoração relativa ao meio ambiente acontecerá durante todo o mês de junho.
A secretária de Meio Ambiente, Cristiane Gil, afirma que a celebração em prol do meio ambiente em Ubatuba vem crescendo a cada ano. O meio ambiente vem conquistando cada vez mais parceiros, o que garante o sucesso do evento. Percebemos que cada ano, aumenta também a sensibilização e conscientização da comunidade. Este é um assunto que vem sendo muito discutido pela mídia e pelas pessoas. As escolas estão abordando mais o tema. Ubatuba é uma cidade privilegiada por ter tantas pessoas preocupadas com o nosso meio ambiente”.

Parceiros da preservação
Entre as tendas, estava a da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, distribuindo mudas e material educativo. O Projeto Tamar esteve presente, com sua oficina de papel reciclado. O Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica (Ipema) trouxe uma composteira demonstrativa, para ensinar a reutilizar materiais orgânicos na produção de adubo natural. A empresa Sanepav montou uma exposição de objetos e brinquedos produzidos a partir de materiais reciclados.
O Gaiato também esteve presente, expondo artesanatos, bem como o Instituto Argonauta, que distribuiu panfletos e materiais educativos. Os “Artesãos do Pé da Serra” trouxeram belíssimas bolsas feitas a partir de sacolas plásticas e fitas de vídeo. A Escola Municipal Maestro Pedrinho também participou, mostrando um trabalho de mosaico ecológico, feito a partir de lixo reciclado. O Instituto da Árvore trouxe uma demonstração de mudas da Mata Atlântica realizando um trabalho de educação ambiental com as crianças. Também participaram do evento: Fundac, Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBHLN) Cetesb e APA Marinha.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Fundo Social de Ubatuba distribui cobertores doados pelo Exército

Ubatuba - A presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama de Ubatuba, Denise Cesar, entregou na tarde desta sexta-feira, 5, cerca de 100 cobertores que foram doados pelo Exército. Os cobertores foram destinados para três casas de recuperação e dois asilos. No Lar Vicentino, a primeira-dama fez a entrega de 24 cobertores que foram muito bem aceitos pela presidente da entidade, Maria Célia Cunha Canto. “Agradeço a iniciativa do Exército e da primeira-dama em destinar esses cobertores para o nosso asilo. Sem dúvida alguma é uma doação muito oportuna para nós nesse inverno”, disse Maria Célia.
Essas doações fazem parte das Ações Cívicas Sociais que o Exército vem desenvolvendo em Ubatuba até o próximo dia 10. “Além dos nossos treinamentos também aproveitamos para colaborar com a cidade que está nos acolhendo”, explicou General Moura, comandante da 11ª Brigada de Infantaria Leve.
A primeira-dama Denise Cesar agradeceu a iniciativa do Exército. “Esses cobertores doados pelo Exército chegaram em boa hora para nós. Com esse frio dos últimos dias, com certeza, eles serão de muita serventia para essas casas de recuperação e para os asilos” disse Denise Cesar. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Professores da rede municipal participam do programa Elektro nas Escolas
Programa que visa o melhor aproveitamento da energia elétrica capacita professores em Ubatuba

Ubatuba - Nos dias 2 e 3 de junho, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Sala Verde e a empresa Elektro, promoveu no Itamambuca Eco Resort, dois dias de capacitação para professores da rede municipal de ensino, referente ao programa Elektro nas Escolas. Ao todo foram 60 professores de 12 escolas municipais.
O objetivo do programa é a formação de uma nova cultura relacionada aos hábitos e comportamentos de professores e alunos no uso da energia elétrica.
Durante todo o dia o multiplicador Valter Ebran falou sobre conceitos como ambiente, educação ambiental, qualidade de vida, cidadania, energia, combate ao desperdício de energia elétrica e o uso eficiente de energia.
Com essa capacitação, cada professor tornou-se um multiplicador e receberá um livro contendo informações sobre a energia, o combate ao desperdício de energia elétrica e seu uso eficiente e com propostas de exercícios. Além do livro do professor, cada escola receberá um kit contendo sete livros além de um jogo e cartazes para serem trabalhados junto aos alunos em sala de aula. A entrega deste material está prevista para acontecer no início do próximo semestre. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ubatubenses completam maratona internacional de São Paulo
Atletas atingem objetivo em prova internacional; na categoria 40-44 anos, Suely Aparecida de Barros foi a primeira a completar o percurso

Ubatuba - Os atletas ubatubenses Joaquim Gonçalves da Silva Filho e Suely Aparecida de Barros participaram no último domingo, 31, da “15ª Maratona Internacional de São Paulo”, disputada na capital paulista.
Joaquim completou os 42.195 metros da maratona em 3h44m32s, ficando com a posição 594 na classificação geral, entre os quase 10 mil participantes. Na categoria 45-49 anos, o ubatubense concluiu o percurso na 83ª posição.
“Não foi meu melhor tempo, mas consegui entrar no ranking brasileiro”, disse Joaquim.
Para o corredor, os últimos dois quilômetros foram o momento de superação. “Meu corpo já não agüentava, mas pedi ajuda a Deus e pensei em todos de Ubatuba que confiaram em mim, para buscar as últimas forças e completei a prova. Quero agradecer a Prefeitura e a Secretaria de Esportes pela ajuda que foi fundamental para que eu e a Suely pudéssemos participar dessa prova”, disse Joaquim.
A maratona masculina foi vencida pelo queniano Elias Kemboi Chelimo, em 2h13m59s.
Já Suely participou da prova de 25 Km, e completou o percurso na décima terceira posição no geral, sendo que na categoria 40-44 anos, a ubatubense foi a primeira a completar o percurso, em 2h13m48s. A prova de 25 Km foi vencida pela brasileira Edinalva da Silva Nunes com o tempo de 1h54m33s. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Prefeitura de Ubatuba terá ponto facultativo na próxima sexta-feira

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba decretou ponto facultativo na próxima sexta-feira, 12 de junho, em razão do feriado de Corpus Christi, que cai na quinta-feira, dia 11.
O serviço de coleta de lixo funcionará normalmente durante o feriado prolongado. No bairro do Ipiranguinha, a Unidade de Pronto-Atendimento funcionará das 7 às 19 horas. Na Maranduba, o Pronto-Atendimento funcionará 24 horas. Os demais de postos de atendimento nos bairros estarão fechados durante os feriados. As unidades administrativas da prefeitura retomam suas atividades na segunda-feira, 15 de junho. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ubatuba recicla óleo de cozinha
Garrafas pet com óleo de cozinha usado podem ser entregues na Sapo-Uba, na rua Cunhambebe.Material é utilizado na produção de sabão e em testes de biodiesel

Ubatuba - Em Ubatuba, a Sapo – Uba (Sociedade de Apoio ao Paciente com Câncer) continua funcionando como posto coletor de óleo de cozinha para ser reciclado. Cerca de 800 litros por mês são arrecadados na entidade. Uma parte é destinada para a Pastoral da Criança, que produz e vende sabão em barra. O projeto tem um grande valor ambiental, tendo em vista que cada litro de óleo despejado no esgoto tem capacidade de poluir cerca de um milhão de litros de água. Além disso, a transformação de óleo em sabão também cumpre uma função social, gerando trabalho e renda para as mães da Pastoral da Criança. As barras de sabão comercializadas entre R$ 0,50 e R$ 1,00 a unidade.

Renda para a entidade
A transformação do óleo em sabão beneficia também a Sapo-Uba que dá apoio aos pacientes com câncer em Ubatuba desde 2005, prestando auxílio e orientação aos doentes e seus familiares. Cada litro de óleo rende R$0,30 para a entidade e esse dinheiro ajuda a entidade na compra de medicamentos e pagamento de exames, fornece suplementação alimentar e próteses mamárias aos pacientes sem recursos financeiros. A Sapo-Uba também fornece lanche para os pacientes que viajam nos veículos da Prefeitura de Ubatuba para realizar tratamentos em São Sebastião.

Biodiesel
A maior parte desse óleo arrecadado é vendida para Fábio Biazini, que desde 1998 trabalha com reciclagem. Desde março deste ano Biazini desenvolve em Ubatuba testes para a transformação desse óleo em biodiesel, em sua própria residência. Uma parte desse material Fábio também encaminha para São Paulo, onde uma pequena indústria também faz testes para a transformação do óleo em biodiesel. “Tudo ainda está no início, em fase de testes, mas nossa intenção é comercializar esse biodiesel para os pescadores utilizarem em suas embarcações. Estudamos também uma forma de utilizar o óleo que é usado pelos quiosques da cidade”, explicou Biazini.
O biodiesel é uma alternativa aos combustíveis derivado do petróleo. Pode ser usado em carros e qualquer outro veículo com motor diesel. Fabricado a partir de fontes renováveis (girassol, soja, mamona), é um combustível que emite menos poluentes que o diesel.

Por que reciclar?
Cada litro de óleo despejado no esgoto tem capacidade para poluir cerca de um milhão de litros de água. Isto é equivalente à quantidade que uma pessoa consome em aproximadamente 14 anos de vida. Além disso, essa contaminação encarece o processo e prejudica o funcionamento das estações de tratamento de água. O acúmulo de óleos e gorduras nos encanamentos pode causar entupimentos, refluxo de esgoto e até rompimentos nas redes de coleta. Para retirar o produto e desentupir os encanamentos são empregados produtos químicos altamente tóxicos, o que acaba criando uma cadeia perniciosa. Fora da rede de esgoto, a presença de óleos nos rios cria uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, comprometendo assim, a base da cadeia alimentar aquática e contribui para a ocorrência de enchentes.

Como e onde entregar o óleo
Para reciclagem do óleo, armazene-o, após frio, em uma garrafa plástica de 2 litros e, se possível, transparente. Tampe bem a garrafa e entregue na SAPO – Ubatuba, localizada na rua Cunhambebe,703, no fundo do PSF, de segunda a sexta-feira, em horário comercial.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Desfile de Modas Azul do Mar

Ubatuba - Assista ao desfile de modas da grife Azul do Mar, realizado em 30 de maio de 2009 no Anchieta Café, em Ubatuba (devido ao tamanho do arquivo de vídeo, dividimos a apresentação em 2 partes:

1ª Parte

Desfile Azul do Mar no Anchieta Café em Ubatuba 1

2ª Parte
 

Desfile Azul do Mar no Anchieta Café em Ubatuba 2

Poesia Topo

Anuncie

 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

 

Nossos Comerciais!

Um dia na S.O.S. Cão Caraguá


Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ressaca na Sununga  © Nelson Schmidt

Ressaca na Sununga
© Nelson Schmidt

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor