Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 10 de Maio de 2009 - Nº 2098 Edições Anteriores

Sportmar Ilhabela Enigmas Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região


Caraguatatuba
Baduca cobra substituição de ponte que liga os bairros Caputera e Ponte Seca
Neto Bota dá show de solidariedade em Campanha do Agasalho
Omar Kazon segue lutando por Agência Bancária no Porto Novo
Caraguá prevê 15 mil turistas para o feriado prolongado
Educação cria ‘Avalia Rede’ e treina professores
Pela primeira vez Caraguatatuba terá uma procissão de Corpus Christi de 4 mil metros de percurso
Mais de 1,5 mil pessoas assistem desfile do Exército
Operação de busca e apreensão foi um dos últimos exercícios dos soldados em Caraguá
Setores da prefeitura tem plantão nesta sexta-feira

Ilhabela
Câmara de Ilhabela pede nova vista a projeto que autoriza custos com Segurança Pública
Ilhabela recebe verba estadual para implantar Leitos Semi-UTI no Hospital Mário Covas
Ilhabela receberá verba de R$ 200 mil conquistada pela Frente Parlamentar para investimento em saúde
Mutirão De Limpeza Colabora No Aprendizado Dos Alunos E Da Comunidade
Escola Municipal Leonardo Reale realiza a tradicional festa junina no bairro Armação
Alunos da Escolinha de Vela terão reforço de natação em Ilhabela
Feriado prolongado promete movimentar Ilhabela e aquecer o turismo local
Ilhabela celebra Corpus Christi com missa e procissão na próxima quinta-feira
Secretaria da Cultura abre espaço para a xilogravura
Secretaria de Esportes de Ilhabela oferece aulas de natação, corrida e biathlon
Secretaria de Saúde de Ilhabela abre vagas de clínico geral e pediatra para pronto-socorro
Vem aí a Festa de São Pedro de Ilhabela

São Sebastião
Alunos Da Escola Estadual Prof.ª Nair Ferreira Neves Saem Em Defesa Do Rio
“Sexta Gospel no Coreto” deve agitar o feriadão em São Sebastião
Capitania dos Portos faz solenidade em comemoração da Batalha do Riachuelo
Exército encerra operação militar em São Sebastião no Balneário dos Trabalhadores
Judocas sebastianenses vencem na capital paulista
Mapa Cultural Paulista traz etapa teatral em São Sebastião
São Sebastião lança campanha do agasalho no próximo dia 15
São Sebastião participa de encontro em Queluz sobre a questão cultural no Brasil

Ubatuba
Festa Julina Escola Áurea
“Óleo Mundo”: Prefeitura de Ourinhos, ACIU e Sinhores conscientizam população
Litoral Norte poderá receber o primeiro hotel escola do Senatur
APCD e ACIU promovem curso para Formação em Auxiliar de Saúde Bucal
Programação da 86ª Festa de São Pedro Pescador – Ubatuba - 2009
ACIU oferece palestra gratuita do Sebrae sobre Administração Competitiva
Valor do pedágio nas rodovias estaduais será reduzido
Confira documentos para prevenir fraudes
Novo acordo ortográfico foi tema de capacitação para professores municipais
2ª Festa da Cultura Japonesa acontece em Ubatuba, de 11 a 14 de junho
Festas juninas das escolas municipais esquentaram o fim de semana
Oficina em escola municipal de Ubatuba ensina a transformar plástico em acessórios
Prefeitura incentiva alimentação saudável ensinando agricultura para as crianças

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Litoral Norte - 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Baduca cobra substituição de ponte que liga os bairros Caputera e Ponte Seca

Caraguatatuba - O vereador Cristian Alves de Godoi (Baduca Filho), do PDT, preocupado com o fluxo de veículos e pessoas, principalmente crianças que moram no Caputera e estudam na Ponte Seca, está na luta para que seja substituída a ponte de madeira, que atualmente liga os bairros.
De acordo com o parlamentar, a ponte não suporta mais o grande movimento de carros e dos munícipes que atravessam pelo local. Além disso, a ponte é estreita, comportando apenas a passagem de um veiculo por vez, se encontrando em péssimo estado de conservação.
“Temos que fazer alguma coisa naquele local. Milhares de pessoas utilizam diariamente a ponte. É preciso cuidar da segurança de toda a população. Espero que o Executivo aceite nossa reivindicação”, falou Baduca Filho.
Segundo o vereador, que trabalha em seu segundo mandato, a comunidade já encaminhou ao Poder Executivo vários pedidos de construção de um novo lugar para travessia, mas até agora nada foi feito.
“Diante de toda essa demora, os moradores da região me procuraram, solicitando a nossa intervenção, junto a administração municipal para que seja dada uma solução quanto à realização dessa obra”, afirmou.
Baduca Filho lembrou que muitas crianças residentes do bairro Caputera passam pela ponte, pois estudam na Escola Comendador Mário Trombini. Mais precisamente, a ponte fica entre a Rua Oito e a Avenida José Benedito Faria.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Neto Bota dá show de solidariedade em Campanha do Agasalho

Caraguatatuba - José Mendes de Souza Neto (Neto Bota), do PSDB, esteve na manhã do último sábado (06 de junho), juntamente com voluntários, participando da Campanha do Agasalho 2009.
Empenhado em minimizar o inverno de algumas pessoas, o vereador mostrou trabalho divulgando nas rádios e indo às ruas em busca de roupas de frio e cobertores para serem destinados aos munícipes carentes de Caraguatatuba.
“Sinto na obrigação de fazer algo para colaborar com as pessoas. Esse gesto de solidariedade não é do Neto Bota vereador, mas acima de tudo do cidadão, que está sempre preocupado com as necessidades da população”, falou o parlamentar, que espera ter dado sua contribuição.
“É muito triste ver qualquer pessoa, principalmente crianças sofrendo com o frio. Sei que o que conseguimos não resolve todos os problemas, mas acredito que ajudamos a minimizar bastante o frio de muitos”, diz.
Neto Bota percorreu Caraguá junto com 15 voluntários e cinco carros, descarregando o que foi arrecadado na Praça de Eventos, e que será destinado à Assistência Social da cidade.
O vereador, que tem mostrado muito empenho nesse seu primeiro mandato, pede que muitos outros voluntários façam algo a mais por aqueles que precisam. “É um momento onde todos têm que refletir. Se todos compartilharem um pouco, faremos um mundo melhor. Vamos ajudar o próximo, faz bem colaborar”, frisou Neto Bota.
Sempre trabalhando pelo social, o parlamentar, por meio de um Projeto de Lei, quer a implantação do Programa Social Municipal para a erradicação do Trabalho Infantil, no município e dá outras providências.
O programa visa atender crianças e adolescentes entre 5 e 16 anos, de ambos os sexos, com a finalidade de colaborar com a inclusão social, erradicar o trabalho infantil, exploração sexual comercial, entre outros.
“Como diz a constituição, a criança e o adolescente têm prioridade absoluta, é nosso dever cuidar de todas elas, dando uma condição digna de vida”.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Omar Kazon segue lutando por Agência Bancária no Porto Novo

Caraguatatuba - A cidade de Caraguatatuba vem se desenvolvendo a cada dia. Assim, o vereador do PR, Omar Kazon, está na luta para levar uma Agência Bancária ao bairro do Porto Novo, local que conta com aproximadamente 40% da população do município.
O parlamentar e atual presidente da Câmara teve seu requerimento referente a esse assunto aprovado pelo Legislativo, mas rejeitado em resposta dada pelo Executivo, que justificou, dizendo que nenhuma instituição responsável aceitaram a proposta de se ter um banco no local, por questões de segurança.
“Milhares de pessoas moram na região Sul de Caraguá. O Porto Novo segue crescendo, mas de forma desordenada. O bairro é carente de agência bancária, cartório. Diariamente, quantos mil munícipes precisam se deslocar para o Centro? Gastando com condução e o tempo que se leva para se locomoverem. Falta sensibilidade e respeito pelos moradores daquela região”, esbravejou Omar Kazon, não esquecendo do lado financeiro.
“A população, usuária dos bancos, suam diariamente para pagar suas contas e arcar com seus compromissos. Com a crise que enfrentamos, muitos, por diversas vezes, estão com seu dinheiro contado para fazerem os pagamentos das dividas e não dispõe do valor para ser desembolsado com as passagens de ônibus”, comentou.
Omar Kazon afirmou que seguirá lutando pelo direito dos moradores da região Sul. “Não podemos receber uma negativa e ficar de braços cruzados. Os moradores do Porto Novo e bairros vizinhos podem contar comigo”, diz o parlamentar, que gostaria de ver a Sub-Prefeitura sendo usada de forma mais proveitosa pelos munícipes, com a criação de setores, que desafogaria o trabalho no Centro da cidade, facilitando aos moradores.
Trabalhando por toda Caraguatatuba, o vereador, também por meio de requerimento, quer a colocação de luminárias no trecho do início do Hotel Gaivotas até a entrada principal da Tabatinga.
Segundo Omar Kazon, inúmeros moradores solicitaram essa ajuda. “O mesmo problema de abandono da região Sul, acontece na região Norte. Precisamos olhar mais para todos os locais da cidade”, finalizou.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá prevê 15 mil turistas para o feriado prolongado
Festival do Camarão é uma das atrações que agita a cidade

Caraguatatuba - No próximo final de semana, feriado de Corpus Christi, são aguardados cerca de 15 mil turistas na cidade, que vão poder apreciar as delícias do 12º Festival do Camarão, na praia do Camaroeiro.
O 12° Festival do Camarão é uma iniciativa da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e Prefeitura Municipal, em parceria com a Associação dos Pescadores da Praia do Camaroeiro.
A abertura oficial será nesta quarta-feira (10) às 17h30, com a procissão de São Pedro Pescador, que sai da capela de São Pedro, no Ipiranga, e segue para o Camaroeiro, para a abertura ás 18h.
A festa segue até dia 14, sempre das 12h à meia-noite com apresentações musicais, oficinas de teatro e dança. Na praça de alimentação as barracas de comidas típicas terão o camarão como ingrediente principal. O cardápio conta com bobó de camarão, feijoada de camarão, camarão com mandioca, porções e bolinhos de camarão entre outras delícias.

Plantão
Nesta sexta-feira (12), ponto facultativo em todas as repartições da prefeitura de Caraguá, a coleta de lixo será normal. Na secretaria da Saúde, o setor de transportes estará de plantão para as emergências que necessitem das ambulâncias. Tel. 3882-2531 ou 3897-2115.

Procissão
No dia 11, em virtude da confecção dos tapetes ornamentais para a procissão do Corpus Christi, serão interditadas as seguintes ruas:
- da esquina da rua Altino Arantes até a esquina da av. Anchieta; rua Ostiniano Sandeville – inteira (rua entre a Guarulhos e Prestes Maia – atrás da Telefonica); venida Minas Gerais (da Prestes Maia até a av. Maranhão); da av. Rio de Janeiro (após ponte) inteira e do cruzamento da Goiás com a Mato Grosso (em frente à Catedral);
Obs: todos os cruzamentos que fazem a confluência com as ruas e avenidas citadas estarão liberadas para o tráfego. A av. Rio de Janeiro terá uma pista liberada que passará a ser mão dupla.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Educação cria ‘Avalia Rede’ e treina professores

Caraguatatuba - Sistema diagnostica principais deficiências dos alunos; objetivo é garantir aprendizagem cada vez mais efetiva
Diretores e coordenadores das escolas municipais, além de um grupo de professores, passaram a terça-feira (9) reunidos no clube Ilha Morena. Eles conheceram e foram treinados para a nova proposta de avaliação discente, elaborada pela secretaria de Educação. O ‘Avalia Rede’ foi apresentado por profissionais da própria secretaria e objetiva diagnosticar os principais problemas do sistema educacional do município em busca de soluções para melhorar o desempenho escolar dos alunos.
Presente no encontro, o prefeito Antonio Carlos, além de discutir questões específicas do professorado, como faltas abonadas, apresentou os projetos para a área nos próximos três anos e meio de governo. “Estamos investido em novas creches e escolas em locais que são fratura exposta”, disse. “Há ainda a ampliação do Instituto Federal, a vinda da Escola Técnica do Estado de São Paulo e uma terceira escola profissionalizante em parceria com o Sesi, o Sebrae e a Fiesp. Acredito que só pela educação podemos transformar o mundo em que vivemos”.
O encontro de capacitação docente abordou os sistemas externos de avaliação a que são submetidas as escolas municipais, tais como a Prova Brasil, realizada pelo Governo Federal a cada dois anos, e a prova do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado (Saresp). “O objetivo é ajudar o professor a montar, corrigir e analisar provas como as que são utilizadas nessas avaliações, assim treinamos o aluno, inclusive, a ser melhor sucedido nesses testes e elevamos as notas do município”, explicou a supervisora de ensino da secretaria da Educação, Olimpia Sousa.
Além dos diretores e coordenadores das escolas, participaram professores dos 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental. Isso porque tanto o Saresp, quanto o Ministério da Educação, tem avaliações específicas para os alunos nessas fases. Olimpia conta que a secretaria, para capacitação dos seus docentes, montou um sistema paralelo de avaliação, envolvendo todos os anos, a partir do 3º do Ensino Fundamental, além de alunos inclusos (com necessidades especiais).
“O objetivo é conhecer, já neste primeiro semestre, os pontos fortes e fracos e desenvolver um amplo processo de reforço. Assim, será possível detectar já as dificuldades que os alunos poderão apresentar nas avaliações externas de 2010”, completou a supervisora.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Pela primeira vez Caraguatatuba terá uma procissão de Corpus Christi de 4 mil metros de percurso

Caraguatatuba - Para comemorar os 10 anos da Diocese de Caraguatatuba, o setor Caraguatatuba que tem como decano Pe Andre da Divina Misericordia,PF, paroco na igreja São João Batista, organizou junto as demais 6 paroquias da cidade (a cidade conta com 7 paróquias) , uma procissão que sairá da matriz Santo Antonio, centro, em direção à Catedral Divino Espírito Santo, Indaiá, onde acontece a celebração de bênção do Santíssimo - a solenidade de Corpus Christi. Nesta data se comemora a instituição da Eucaristia.
A Missa será presidida pelo bispo Dom Antonio Carlos Altieri às 16 horas, e a procissão passara por tapetes confeccionados pela comunidade e outras intituições.
A equipe de organização esta mobilizando casas no trajeto para que enfeitem suas fachadas ou preparem pequenos altares como sinal de devoção. A procissão percorrerá as ruas Sao Benedito, Av Anchieta, Ruas Minas Gerais, Maranhão, Rio de Janeiro e Mato Grosso. Serão cerca de 4 mil metros.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Mais de 1,5 mil pessoas assistem desfile do Exército
Viaturas, helicóptero e a Banda de Música foram destaques no evento

Caraguatatuba - O Exército brasileiro encerrou o exercício de Garantia da Lei e da Ordem em Caraguá em grande estilo. Um desfile reuniu mais de 1,5 mil pessoas e percorreu as ruas da região central da cidade com todo o contingente de militares para agradecer à hospitalidade do povo caiçara, que acompanhou os treinamentos realizados no município.
A concentração foi na avenida Altino Arantes, próximo ao supermercado Shibata. Cerca de 400 alunos das escolas da região central também assistiram a apresentação.
Passaram pelas ruas a 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), Companhia de Comunicações Leve, Companhia de Comando, 5º Batalhão de Infantaria Leve Regimento Itororó, Polícia do Exército, Companhia de Engenharia, 22º Batalhão Logístico Leve, além de viaturas e helicóptero. O evento foi abrilhantado pela Banda de Música.
Prestigiaram o evento o comandante da 2ª Divisão de Exército, general Carlos Alberto dos Santos Cruz, o chefe do Estado Maior da 12ª, coronel Cláudio Henrique Montenegro, e demais militares. Também estiveram presentes a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Eloiza Antunes, secretários municipais e o comandante da 2ª Companhia do 20º Batalhão da Polícia Militar, capitão César Eduardo Ferreira.
Durante a estadia do Exército em Caraguá, os militares foram treinados para situações que exijam estabelecimento da ordem em ambientes urbanos. A ação aconteceu simultaneamente em outros 11 municípios do Vale, Serra da Mantiqueira e Baixada Santista. Ao todo foram 660 tipos de ocorrências simuladas e aproximadamente 3.200 homens envolvidos.
Fique por dentro, antes dos outros. Para mais informações acesse o site www.caraguatatuba.sp.gov.br. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Operação de busca e apreensão foi um dos últimos exercícios dos soldados em Caraguá
Treinamento no bairro Porto Novo contou com a participação do prefeito Antonio Carlos

Caraguatatuba - Um dos últimos treinamentos que o Exército Brasileiro realizou em Caraguá envolveu autoridades e população. Em uma casa abandonada do bairro Porto Novo, cerca de 50 soldados simularam uma operação de busca e apreensão de armas, entorpecentes e elementos da organização criminosa. A atividade foi realizada na segunda-feira (8), após almoço oferecido pelos militares aos prefeitos dos 11 municípios que receberam o Exercício de Garantia da Lei e da Ordem – Operação Massaguaçu.
O prefeito de Caraguá, Antonio Carlos, assistiu atento a toda simulação. “Achei fantástico, muito realista”, afirmou. “Aliás, se dependesse apenas de mim, faria com que eles se instalassem definitivamente no município. O Exército é extremamente eficiente e dá à população a sensação de segurança que tanto falta hoje em dia”.
A ação contou com apoio da comunidade. “A propriedade particular usada foi gentilmente cedida por seu proprietário, que fez questão de também acompanhar o treinamento”, explicou o major Eudiman Heringer. No exercício, os soldados haviam recebido ordem de busca e apreensão e, em um trabalho de inteligência e estratégia, invadiram a casa em busca de cargas suspeitas. Heringer afirma que foi uma honra contar com a presença do prefeito no exercício. “O apoio do poder público sempre é importante para nós”, disse.
O Exército Brasileiro chegou em Caraguá dia 1º de junho e se despediu na manhã dessa terça-feira (9), com grande desfile militar. Aproximadamente 400 soldados participaram do exercício de Garantia da Lei e da Ordem. Nesse período, além dos treinamentos, os soldados apresentaram à população a Banda Sinfônica do Exército e ainda executaram ação cívico-social, com consultas médico-odontológicas palestras de orientação vocacional e apresentação de banda de música. Tudo de graça.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Setores da prefeitura tem plantão nesta sexta-feira
Secretaria da Fazenda atenderá população e visitantes

Caraguatatuba - Nesta sexta-feira (12), ponto facultativo em todas as repartições públicas da prefeitura de Caraguá, os setores de dívida ativa, fiscalização do comércio, tributação, contribuição de melhorias e cadastro vão funcionar das 11h às 16h.
A agência do Banco do Brasil, no paço municipal, funcionará para pagamento de contas e outros serviços. Os interessados em obter mais informações sobre o plantão desta sexta-feira podem entrar em contato pelo telefone (12) 3882-3439(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Câmara de Ilhabela pede nova vista a projeto que autoriza custos com Segurança Pública

Ilhabela - Pela segunda vez consecutiva, a Câmara de Ilhabela pediu vista do projeto de Lei 25/2009, que autoriza o Executivo a custear despesas com a Segurança Pública através dos órgãos oficiais existentes no município, durante a sessão ordinária da última segunda-feira (8/6). Desta vez, o requerimento de pedido de vista foi proposto pelo vereador Jadiel Vieira, o Keko (PTB), sob a alegação de que “a matéria precisa ser melhor analisada”. Na semana passada (1º/6), o projeto foi retirado da pauta de votação a pedido do vereador Luiz Mário, Marinho (PV) com a mesma justificativa.
A matéria em questão autoriza a Prefeitura a custear despesas com a Segurança Pública, por intermédio dos órgãos oficiais existentes no município. A verba é destinada a gastos com os policiais que fazem o reforço da cidade por ocasião da temporada de verão, e segundo o prefeito Toninho Colucci, o Ministério Público indicou a reformulação de alguns artigos da Lei 90/2002, que trata do mesmo assunto, pedindo a exclusão da locação de imóveis da discriminação das despesas. Ainda conforme o prefeito, o Executivo achou melhor redigir um novo projeto atendendo a recomendação da promotoria pública, a ter que dar nova redação e suprimir três artigos da legislação em vigor.
Os vereadores Marinho e nesta semana, Jadiel Keko, alegam que o Município não deve chamar para si uma responsabilidade que é do Estado. Para eles, o custo excedente com esses policiais poderia ser empregado em outras áreas do município, como por exemplo, saúde e educação. “Nós pagamos a mais para que os policiais façam a segurança dos turistas na temporada de verão, e durante os meses de março a novembro, quem faz a nossa segurança?”, questionou o vereador Keko. O parlamentar disse ainda que em outras cidades do Estado, os policiais ficam alojados em escolas e não em hoteis como na Ilha.
No uso da Tribuna, o vereador Marcelo Santos (PPS), assim como na semana anterior, fez nova defesa do projeto, ressaltando mais uma vez a importância do reforço policial na temporada de verão, quando a população da cidade aumenta significativamente e, como conseqüência, ocorre o aumento dos problemas. “Mais uma vez quero lembrar que a segurança é sim dever do Estado, mas é também direito e responsabilidade de todos nós”.
O pedido de vista foi aprovado por unanimidade e o projeto, que deu entrada na Casa na sessão de 4 de maio, deve voltar à pauta de votação na próxima sessão ordinária, em 22 de junho.
Ainda na mesma noite, os pares aprovaram 19 indicações, oito requerimentos, uma moção de apelo endereçada aos ministros da Pesca e do Trabalho, para que revejam a situação da suspensão de pagamentos dos seguros-desemprego dos pescadores das Comunidades Tradicionais da Ilha, além de aceitarem uma emenda modificativa ao projeto 24/2009, que dispõe sobre a cessão de servidores públicos a outros órgãos e autarquias municipal, estadual e federal.

Projetos Encaminhados
Também durante a sessão, o presidente da Casa, vereador Valdir Veríssimo (PPS), encaminhou às Comissões Permanentes os seguintes projetos:
PL 37/2009: De autoria do vereador Márcio Garcia (PTB), dispõe sobre a cassação de Alvará de Funcionamento de estabelecimentos comerciais do município que mantenham em seu interior caça-níqueis ou outras máquinas eletrônicas programadas para exploração de jogos de azar;
PL 38/2009: Também assinado por Márcio Garcia, dispõe sobre a cassação de Alvará de Funcionamento de empresas e postos estabelecidos no município que revenderem combustíveis adulterados e dá outras providências;
PL 39/2009: De autoria da Mesa Diretora, dispõe sobre a transferência de materiais inservíveis para a Prefeitura;
PL 40/2009: De autoria do vereador Erick Pinna (PR), institui a política municipal de prevenção à gravidez na adolescência;
PL 41/2009: De autoria do vereador Carlos Alberto, Carlinhos (PMDB), que modifica a redação do artigo 1º da Lei 240/2003, que dispõe sobre denominação de via pública;
PL 42/2009: De autoria do Executivo, cria o Programa SOS Trabalho, Qualificação Profissional e Alfabetização e dá outras providências correlatas.
Mais informações imprensa@camarailhabela.sp.gov.br , ou (12) 3896.9621.(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Ilhabela recebe verba estadual para implantar Leitos Semi-UTI no Hospital Mário Covas

Ilhabela - Ilhabela foi uma das 20 cidades contempladas com as emendas conjuntas da Frente Parlamentar em defesa do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, com uma verba no valor de R$ 200 mil, para ser usada na implantação de dois leitos de Semi-UTI e na aquisição de um veículo para transporte de pacientes. O anúncio oficial dos R$ 6,1 milhões em investimentos para toda a região foi realizado na última segunda-feira (8/6), na Câmara de Taubaté, e contou com seis dos deputados estaduais que compõe a Frente Parlamentar: Padre Afonso Lobato (PV), Mozart Russomano (PP), Carlinhos de Almeida (PT), Luiz Carlos Gondim (PPS) e Hélio Nishimoto (PSDB). O deputado Said Mourad (PSC) não compareceu em virtude de uma viagem.
O deputado Padre Afonso, que preside a Frente Parlamentar, explicou que as emendas conjuntas foram resultado de três meses de trabalho entre os seis deputados, que juntaram parte de suas emendas orçamentárias e destinaram a investimentos na região, priorizando os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), apontado como um dos principais problemas na região. A Secretaria de Estado da Saúde também integrou o trabalho, destinando parte do orçamento para complementar os investimentos que juntos, somaram os R$ 6,1 milhões.
De acordo com a secretária de Saúde de Ilhabela, Glória Alves, a verba é de grande importância para a população, pois será utilizada numa antiga reivindicação da comunidade. “Com as unidades de manutenção da vida, vamos ter a possibilidade de manter o paciente estável até conseguirmos uma vaga em uma UTI”, explica. Já o veículo de transporte de pacientes será adquirido especialmente para fazer a locomoção dos pacientes que são atendidos no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Caraguatatuba.
Além da secretária, o município foi representado pelo presidente da Câmara, Valdir Veríssimo (PPS) e pelo vice-prefeito, Nuno Gallo, que usou a tribuna para agradecer aos deputados. “Nós temos muito que agradecer e ressaltar essa grande iniciativa dos senhores em pensar na coletividade e deixar de lado o individualismo tão comum nos políticos. O exemplo de vocês está sendo seguido no nosso litoral, onde os vereadores se uniram para formar uma Frente Parlamentar”, comentou.
A liberação do dinheiro está prevista para o segundo semestre e os deputados atentaram para a necessidade dos municípios providenciarem toda a documentação necessária para agilizar o processo sem atrasos.

Região
De acordo com a explanação com a Diretora Regional de Saúde, Sandra Tutihashi, a região do Vale, Serra e Litoral conta hoje com 158 leitos adultos e, com as emendas, será possível ampliar esse número em outros 24 leitos, sendo 8 deles em Ubatuba, que foi beneficiada com R$ 600 mil para esse fim. Ainda de acordo com Sandra, a região conta com 46 leitos de UTI neonatal, número que será acrescido de mais 25 unidades com os investimentos anunciados e a Casa de Saúde Stela Maris, em Caraguatatuba, deve receber sete leitos do tipo. “Esses investimentos podem até não parecer muito, mas com certeza serão de grande importância para o acesso da população”, frisou Tutihashi.
São Sebastião foi beneficiada com R$ 200 mil para a construção de um Pronto Atendimento em Boiçucanga e Caraguatatuba já é assistida desde o início do ano com o programa Pró-Santa Casa 2, recebendo R$ 200 mil mensais, sendo 70% do Estado e o restante do município, para despesas com custeio da entidade.
O AME de Caraguatatuba também foi lembrado como uma conquista da região litorânea de grande avanço na área da Saúde. Conforme a explanação da diretora regional, outras três unidades serão implantadas na região, nas cidades de São José dos Campos, Taubaté e Lorena.
Os números do AME de Caraguatatuba apresentados por Sandra apontam 13 mil consultas/mês, 28 mil exames diagnósticos/mês e mais de 600 cirurgias de média complexidade desde sua implantação. “É sem dúvida um grande avanço para a população litorânea”, finalizou.(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Ilhabela receberá verba de R$ 200 mil conquistada pela Frente Parlamentar para investimento em saúde
Dinheiro é destinado à compra de um veículo para transporte de pacientes e dois leitos semi-intensivos para o Hospital Mário Covas


Ilhabela - O município de Ilhabela receberá uma verba de R$ 200 mil, conquistada pela Frente Parlamentar em Defesa do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, para investimento em saúde pública. O dinheiro é destinado à compra de um veículo para transporte de pacientes e dois leitos semi-intensivos para o Hospital Mário Covas.
O anúncio foi feito em evento organizado pela Frente Parlamentar, que é formada pelos deputados estaduais Padre Afonso Lobato (PV), Mozart Russomano (PP), Carlinhos Almeida (PT), Luiz Carlos Gondim (PPS), Hélio Nishimoto (PSDB) e Said Mourad (PSC), na última segunda-feira (8/6), na Câmara de Taubaté. O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), foi representado pelo vice-prefeito Nuno Gallo (PV), acompanhado da secretária municipal de Saúde, Glória Fátima Alves, e do presidente da Câmara de Ilhabela, Valdir Veríssimo (PPS). “Trago aqui os cumprimentos do prefeito Toninho Colucci, que foi referência como secretário de Saúde e hoje como prefeito tem atenção especial a todas as áreas, em especial à saúde. Nós temos muito que agradecer e ressaltar essa grande iniciativa dos senhores em pensar na coletividade e deixar de lado o individualismo tão comum nos políticos. O exemplo de vocês está sendo seguido no nosso litoral, onde os vereadores se uniram para formar uma Frente Parlamentar”, declarou Nuno Gallo.
Ilhabela foi uma das 20 cidades contempladas com as emendas conjuntas da Frente Parlamentar, que totalizam R$ 6,1 milhões em investimentos para toda a região.
De acordo com a secretária de Saúde de Ilhabela, Glória Alves, a verba é de grande importância para a população, pois será utilizada numa antiga reivindicação da comunidade. “Com as unidades de manutenção da vida, vamos ter a possibilidade de manter o paciente estável até conseguirmos uma vaga em uma UTI”, explica. Já o veículo de transporte de pacientes será adquirido especialmente para fazer a locomoção dos pacientes que são atendidos no AME (Ambulatório Médico de Especialidades), em Caraguatatuba. O evento ainda teve a presença da Diretora Regional de Saúde, Sandra Tutihashi.(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Mutirão De Limpeza Colabora No Aprendizado Dos Alunos E Da Comunidade

Ilhabela - Em comemoração ao mês do meio ambiente, a Escola Estadual Eva Esperança, do município de Ilhabela, realizou no último sábado, 06 de junho, uma ação ambiental sobre o tema “resíduo sólido”, envolvendo a comunidade e vizinhança.
Um grupo de alunos participou de um mutirão de limpeza no bairro Água Branca, coletando lixo e conscientizando a vizinhança sobre o problema, e também sobre a dengue. O material coletado foi pesado e os dados levantados serão utilizados no Projeto de Meio Ambiente da escola, nas aulas de artes, matemática, ciências e biologia, língua portuguesa e inglês.
Participaram também desta ação, um grupo de senhoras da Pastoral da Família, no preparo de lanche para os alunos, além do grupo Escoteiros, da Sala Verde, e outras ONGs do município. Esta atividade teve o envolvimento direto do Programa Escola da Família que integra-se às atividades didáticas semanais da escola, e vem realizando o Projeto de Meio Ambiente.
(Fonte: DRE-Caraguatatuba)

Escola Municipal Leonardo Reale realiza a tradicional festa junina no bairro Armação

Ilhabela - A Escola Municipal Leonardo Reale, localizada no bairro Armação, região norte de Ilhabela, realizou a tradicional festa junina com direito a barracas e danças típicas, no último sábado (6/6), na quadra da instituição.
De acordo com a gestora da escola, Yeda Cristina Sena Lopes, a festividade contou com o apoio do comércio e de toda a comunidade. “A festa foi ótima, bem familiar. Agradeço a comunidade, aos pais e aos professores que colocam a mão na massa”, ressalta a gestora. O prefeito Toninho Colucci prestigiou a festa promovida pela escola.
Os recursos arrecadados com as festas desenvolvidas no decorrer do ano serão revertidos em uma viagem para os 166 alunos que estudam na E.M Leonardo Reale. Segundo Yeda, no ano passado as crianças se divertiram no Parque Aquático, este ano o destino ainda não foi decidido. “Os menores irão até o Parque de Caraguá e no Mc Donalds. Já os maiores participarão de um plebiscito para decidir onde querem ir”, explica.
A festa junina reunião cerca de mil pessoas que aproveitaram as barracas de brincadeiras, pastel, cachorro quente, bingo, quadrilhas entre outras atrações. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Alunos da Escolinha de Vela terão reforço de natação em Ilhabela

Ilhabela - Os alunos das escolinhas de vela da Prefeitura de Ilhabela terão um reforço especial nas aulas. Pelo menos uma vez por semana, serão ministradas aulas de natação aos integrantes das escolinhas de modo a reforçar o contato com o mar.
De acordo com informações da Diretoria Náutica da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (Selar), as aulas de natação serão feitas pela professora Beatriz Bello, que também é chefe de Promoção de Eventos da Selar.
A Diretoria Náutica faz questão de lembrar que ainda estão abertas as inscrições para a Escolinha de Vela. O interessado em participar deve comparecer à sede da Selar, que fica na Av. Bartolomeu de Gusmão, 140, Pequeá, no final do antigo Campo da Aviação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3896-6737 ou 3896-1765.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Feriado prolongado promete movimentar Ilhabela e aquecer o turismo local

Ilhabela - A Secretaria de Turismo e Fomento de Ilhabela espera receber até a próxima quinta-feira (11/6), feriado de Corpus Christi, aproximadamente 18 mil turistas, que devem ocupar cerca de 60% dos hotéis e pousadas da cidade.
De acordo com a secretária de Turismo, Maria Inês Ferreira, a expectativas não poderiam ser melhores, já que o tempo está ensolarado. “O mês de junho é o mais bonito na cidade e as pessoas conseguem aproveitar melhor o dia com uma série de atividades”, garante.
Quem escolher a cidade como destino turístico nesse feriado, poderá conferir atrações como o 1° Bazar da Oficina de Costura “Mãos de Fada”, realizado pelo Fundo de Solidariedade entre os dias 11 e 14 de junho, das 10h às 22h, na sede da Secretaria da Cultura, na Vila.
Para os esportistas, Ilhabela será sede do 19° Campeonato Brasileiro da Classe Holder 12. Estão programadas 10 regatas que acontecerão no canal também de quinta à domingo (11 a 14), com largada na praia do Pequeá.
Já para os religiosos, a cidade também promove missa, procissão e outros atos católicos. O feriado de Corpus Christi é uma comemoração católica, marcada pela confecção do tradicional tapete de pó de serragem, que se estende pelas ruas do Centro histórico da cidade. Cada comunidade se responsabiliza por uma parte do tapete que começa a ser confeccionado a partir das 7h desta quinta-feira (11/6).

Comunidade Católica de Ilhabela comemora festa de Corpus Christi com tradicional confecção de tapete
Para muitos o feriado de Corpus Christi é apenas mais um dia de folga, mas nesta quinta-feira (11/6), a partir das 16h, a Igreja Católica comemora a festa de Corpus Christi com missa seguida de procissão. A comemoração tem como objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo e é marcada pela confecção do tradicional tapete de pó de serragem, que se estende pelas ruas do Centro Histórico de Ilhabela (Vila). Cada comunidade se responsabiliza por uma parte do tapete que começa a ser confeccionado a partir das 7h.
A festividade teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes.
A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.

No Brasil
No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.
A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.
A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.
Durante a Missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Ilhabela celebra Corpus Christi com missa e procissão na próxima quinta-feira

Ilhabela - A Paróquia de Nossa Senhora D’Ajuda, em Ilhabela, realiza no próximo dia 11/6, quinta-feira, a tradicional missa e procissão de Corpus Christi. A cerimônia está marcada para as 16h na Igreja Matriz, localizada na Vila (Centro).
Para os católicos, a festa de Corpus Christi, nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo’, celebra solenemente o sacramento da “Eucaristia”, que representa o Corpo e o Sangue de Jesus. A data é lembrada sempre numa quinta-feira por alusão à quinta-feira santa, quando Cristo, na última ceia, instituiu o sacramento, conforme os livros do Novo Testamento da Bíblia Sagrada.

Origem da Celebração
A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Jesus Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
Em 1264, o Papa Urbano IV estendeu a festa para toda a igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que até hoje, são usados durante a cerimônia. O papa também compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje cantado nas liturgias do dia, pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes. A procissão com a hóstia consagrada, conduzida em um ostensório, teve origem em 1274, mas foi na época barroca, que se tornou um grande cortejo de ação de graças.
No Brasil, a procissão é marcada pela passagem dos grandes tapetes de “pó de serra” e outros materiais do tipo, desenhados no percurso dos fieis com símbolos da igreja católica. Essa tradição teve início em Ouro Preto, Minas Gerais, e a festa de Corpus Christi integra o calendário religioso de Brasília desde 1961. Mais informações sobre a celebração em Ilhabela pelo telefone (12) 3896.1227.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Secretaria da Cultura abre espaço para a xilogravura

Ilhabela - A xilogravura que ilustra a capa do CD da Orquestra Popular de Ilhabela está exposta no prédio da Secretaria da Cultura de Ilhabela, na Vila. A obra é resultado de um projeto que utilizou sua matriz como ilustração da capa do primeiro disco da orquestra e é um exemplar de estrita tiragem de trinta gravuras que presentearam músicos e colaboradores do projeto. “Ao emoldurá-la, senti o prazer talvez semelhante ao dos músicos da Orquestra ao ouvirem seu disco pela primeira vez: nosso trabalho, agora registrado, assumiu o caráter de obra de arte’”, comenta a designer gráfica Laís Helena Gomes Silva.
A gravura está exposta e à venda no salão da Secretaria da Cultura de Ilhabela, que fica na Rua Dr. Carvalho, nº 80, na Vila.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Secretaria de Esportes de Ilhabela oferece aulas de natação, corrida e biathlon
Aulas serão realizadas na Praia do Pequeá com a professora Beatriz Bello

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (Selar), oferece uma nova opção em escolinha esportiva para crianças e adolescentes: natação, corrida e biathlon. As aulas destas modalidades serão realizadas na Praia do Pequeá, em frente à sede da Selar, todas as terças e quintas-feiras, a partir das 14h30.
A escolinha será coordenada pela professora Beatriz Bello, a “Professora Bia”, que também é chefe de Promoção de Eventos da Secretaria de Esportes. Os alunos interessados em participar das aulas devem ter entre 10 e 14 anos e podem se inscrever na sede da Selar.
A professora Bia Bello ressalta que os alunos devem comparecer às aulas de maiô/sunga, touca, óculos, tênis, meia e shorts. “Os alunos que quiserem tomar uma banho após a aula, poderão fazê-lo na sede da Selar, que oferece essa estrutura para os alunos”, informa.
A idéia das aulas surgiu, atendendo a reivindicação das mães dos alunos que participaram dos Jogos Estudantis de Ilhabela 2009. Na modalidade natação, as mães explicaram que sentiam a falta de apoio técnico para seus filhos quanto ao treinamento e preparação. “Nossa intenção é oferecer esse suporte às crianças que estão iniciando no esporte e dar a elas a estrutura necessária para criar futuros campeões ou apenas cidadãos saudáveis”, finaliza a professora Bia.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Secretaria de Saúde de Ilhabela abre vagas de clínico geral e pediatra para pronto-socorro

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, contratará médicos nas especialidades clínico geral e pediatra. Os interessados devem enviar currículo para o Hospital “Mário Covas”, localizado na rua Professor Malaquias Freitas, 170, na Barra Velha. Informações pelo telefone 3895-8789.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Glória Fátima Alves, o objetivo é aumentar o número de plantonistas no pronto-socorro e assim oferecer mais qualidade no atendimento à população.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Vem aí a Festa de São Pedro de Ilhabela

Ilhabela - A Secretaria de Cultura e a Fundação de Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci), em parceria com a Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda, promovem entre os dias 25 e 28 de junho a Festa de São Pedro Pescador de Ilhabela. O evento está com uma programação intensa, entre elas, tríduo, missa solene, apresentações musicais, procissão marítima, quermesse e show de prêmios.
O ponto alto do evento será a procissão marítima de barcos, com saída prevista para 11h do dia 28 de junho (domingo).
Segundo o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a idéia da Prefeitura é incentivar cada vez mais o resgate da cultura caiçara.

Confira a programação completa:

25/06 (Quinta-feira)

19h30: Tríduo (Capela Nossa Senhora Aparecida – Barra Velha)

26/06 (Sexta-feira)
19h30: Tríduo (Capela Nossa Senhora das Dores – Itaquanduba)
20h: Quermesse (Praça Coronel Julião – Vila)
21h: Apresentações musicais – Coral Infantil Pichochó, Coral Celina Pelizzari e alunos de violão da Fundaci (Praça Coronel Julião – Vila)

27/06 (Sábado)
19h30: Tríduo (Igreja Matriz – Vila)
20h: Quermesse (Praça Coronel Julião – Vila)
21h: Apresentação musical – Samba no pé (Praça Coronel Julião – Vila)

28/06 (Domingo)
10h: Missa Solene de São Pedro (Igreja Matriz – Vila)
11h: Procissão Marítima (Saída – Pier da Vila)
19h30: Tríduo (Igreja Matriz – Vila)
20h: Quermesse (Praça Coronel Julião – Vila)
21h: Apresentação musical (Praça Coronel Julião – Vila)(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Alunos Da Escola Estadual Prof.ª Nair Ferreira Neves Saem Em Defesa Do Rio

São Sebastião - Os alunos da EE Nair Ferreira Neves de São Sebastião realizaram na última sexta-feira, 5 de junho, “Dia Mundial do Meio Ambiente”, uma passeata em defesa do Rio Perequê-mirim. O projeto de revitalização do rio é uma iniciativa do Instituto Terra & Mar e está na sua terceira edição, além de contar com apoio do Fundurb (Fundo de Desenvolvimento Urbano) da prefeitura de São Sebastião.
Durante uma hora os estudantes e os integrantes do instituto percorreram as ruas do bairro de São Francisco. Na parte da manhã, eles fizeram um mutirão de limpeza na foz do rio. Para a coordenadora do projeto Perequê-mirim, Márcia Gomes, “a iniciativa do diretor de abrir o colégio é muito importante para que a semente da conscientização ambiental floresça nos alunos.”
A monitora do Instituto Terra & Mar, Silene Siles, destacou a interação dos alunos durante a passeata: “Foi maravilhoso ver os estudantes envolvidos e interessados com o tema”. De acordo com conselheira do instituto, Maria Idalina Medalha, a alegria foi uns dos pontos marcantes da caminhada.A estudante Geysa Cristina de Melo notou a interação dos moradores. “A comunidade gostou de ver os jovens envolvidos com o meio ambiente”, disse. E, segundo o coordenador pedagógico, Marcelo Brasil, a escola trabalha com a proposta de desenvolver habilidades no contexto ambiental, da cidadania e dos valores.
Ainda inseridas nas comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente houve o plantio de mudas nas margens do rio no sábado, dia 6 de junho. As atividades relacionadas ao projeto Perequê-mirim encerram-se no dia 30 de junho na CAE (Centro de Apoio Educacional) do São Francisco. (Fonte: DRE-Caraguatatuba)

“Sexta Gospel no Coreto” deve agitar o feriadão em São Sebastião

A Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) de São Sebastião, através da “Sexta Gospel no Coreto”, deve agitar o feriado prolongado de Corpus Christi.
O evento, promovido pelas Igrejas Evangélicas do município, está previsto para começar às 19h e deve contar com a participação de vários solistas, bandas e grupos. Entre eles, as bandas “The Brothers”, da 1ª Igreja Batista e “Êxodo”, da Assembléia de Deus – Ministério de Santos; os grupos “Esquadrão da Vida” e “Louvor e Adoração”, ambos da Assembléia de Deus – Ministério de Santos.
O cantor Daniel Davis, da IM Paz (Igreja Metodista da Paz), e as cantoras Denise Fuly e Patrícia, estarão igualmente se apresentando ao público na noite do próximo dia 12.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Capitania dos Portos faz solenidade em comemoração da Batalha do Riachuelo

São Sebastião - A Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião realizou na manhã desta terça-feira (09/06) solenidade militar em comemoração aos 144 anos da Batalha do Riachuelo, considerada data magna da Marinha do Brasil. Paralelamente à solenidade militar, a capitania também promoveu a inauguração de sua nova ala de atendimento ao público.
Convidado a participar dos eventos, o prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, fez a entrega da medalha “Amigo da Marinha” a civis agraciados pela força armada e também descerrou a fita de inauguração do novo prédio da capitania, ao lado do comandante Monteiro Peçanha e do contra-almirante Arthur Francisco Hoffman Tozzini. O evento foi abrilhantado pela Banda Musical municipal, que executou os hinos nacional e da Marinha.
Durante a solenidade, o comandante Peçanha fez questão de agradecer publicamente o prefeito “pelo atendimento a todas as reivindicações até aqui feitas ao município pela Capitania dos Portos”. Em vários momentos das solenidades foram lembrados os esforços da Marinha do Brasil no trabalho de resgate das vítimas e destroços do avião da Air France que caiu no mar, próximo ao arquipélago de Fernando de Noronha.
No início do evento, os militares tomaram conhecimento da mensagem presidencial alusiva ao aniversário da Batalha do Riachuelo. No texto, o presidente Lula faz elogios à força armada, diz que a marinha é indispensável para o desenvolvimento do país, e relata os esforços do seu governo para equipá-la, inclusive com uma parceria feita com a França, que vai resultar na construção de mais quatro submarinos para a Marinha, um deles nuclear.
Durante o evento, a Capitania dos Portos de São Sebastião fez a promoção para Segundo Sargento dos marinheiros João Barreto dos Santos e José de Jesus de Souza. Também foram condecorados com a medalha do Mérito Militar os Primeiros-Sargentos Ailton da Silva e José Sandro Francisco e o Terceiro-Sargento Tenisson Peçanha. Já o Terceiro-Sargento Alecsander, foi condecorado como destaque militar do primeiro semestre de 2009 da capitania sebastianense.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Exército encerra operação militar em São Sebastião no Balneário dos Trabalhadores

São Sebastião - O Exército Brasileiro encerrou a 5ª edição da GLO (Garantia da Lei e da Ordem), Exercício Anhangüera, Operação Massaguaçu, em São Sebastião, com um incidente na praia do Balneário, região central da cidade, na manhã desta terça-feira, dia 9.
A simulação começou de madrugada quando as tropas militares iniciaram o cerco para o desconcerto de base de atuação de um grupo de criminosos. Segundo o general Nelson Santini Júnior, comandante da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, quatro pelotões, com aproximadamente 130 homens, participaram da ação. “O grupo deparou com 18 pessoas da força adversa que reagiram ao cerco com troca de tiros o que impossibilitou qualquer tipo de negociação. Neste caso, ao nos aproximarmos, dois atiradores de sniper imobilizaram dois agentes da força adversária que portavam explosivos. Se o incidente fosse real, teríamos tido baixas: quatro militares feridos e metade da força adversária também”, observou o general.
Ele explicou que em situações semelhantes, quando há reação à bala, as tropas agem em auto e legítima defesa. “Agimos como se age em um jogo de xadrez; cercamos, imobilizamos todas – ou quase todas – as torres e com isso prejudicamos a próxima jogada do adversário, visto perderem a sintonia na partida”, disse o comandante. “No final, o bem sempre vence o mal”, acrescentou o general cuja avaliação foi excelente. “Em ações como esta, onde a ordem de prisão determinada por autoridade competente federal é rechaçada à bala, naturalmente há várias formas de agir, de conduzir a ação; conduzi com o intuito de minimizar ao máximo o número de baixas e com a maior rapidez possível.”, frisou Santini.
O general deixou claro que no incidente não houve representantes da população. “Todos eram, pura e simplesmente, elementos do crime organizado, ou seja, força adversa ao Estado, fortemente armada”, frisou o comandante. “Ao final da operação houve prisão dos envolvidos e apreensão de drogas (maconha e cocaína), fuzis, pistolas automáticas e explosivos”, acrescentou.
A simulação, iniciada às 4h30, terminou por volta das 8h30 e contou com apoio do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Secretaria do Meio Ambiente, visto que o G.C (Grupo de Combate), deu apoio à operação terrestre pelo mar.
Após o encerramento, o tenente-coronel Igor Boëchat, oficial de Comunicação Social da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, com base no Guarujá, na Baixada Santista, elogiou, novamente, o apoio recebido da Prefeitura e da comunidade como um todo durante todos os dias de treinamento. “Somos um país pacífico, mas precisamos estar constantemente preparados para entrar em ação”, disse, fazendo ainda uma citação romana: “Se queres paz, prepare-se para a guerra”.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Judocas sebastianenses vencem na capital paulista

São Sebastião - Dois judocas sebastianenses obtiveram bons resultados no Campeonato Paulista de Judô das classes Infantil e Infanto-Juvenil da 2ª Divisão, realizado em Registro no último dia 6. A competição contou com a participação de vários atletas do Estado, entre eles 26 da Seesp (Secretaria de Esportes) de São Sebastião, através da escolinha que tem por professor responsável o judoca Uátila Ferreira dos Santos.
Segundo informou Santos, para chegar à final, a equipe passou por dois anteriores torneios (Campeonato Regional e Estadual do Interior). “Entre nossos atletas, a judoca Milena Alves, sagrou-se campeã da categoria Infantil Pesado e Tobias Romão Sato, campeão no Infanto Juvenil Meio Pesado”.
Outros judocas também se destacaram na competição: Jean dos Santos, Wesley Macari, Thamirez Moura e Letícia Martin; todos conquistaram o 5º lugar após a repescagem. Na avaliação de Uátila Santos, a participação dos alunos do projeto Buscapé, coordenado por Willian Silvério de Freitas, no Paulista foi muito boa. “O grupo iniciou os treinos a pouco mais de um ano e graças aos esforços de cada um, e da equipe como um todo, aliado ao apoio que obtivemos, é que vemos os primeiros frutos a aparecer”, comentou o professor.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Mapa Cultural Paulista traz etapa teatral em São Sebastião

São Sebastião - A fase municipal do Mapa Cultural Paulista deu início às apresentações teatrais nesta segunda-feira, dia 08, no Teatro Municipal de São Sebastião. Na parte da tarde, às 15h, o grupo Oficina, da costa Sul da cidade, trouxe a peça infantil “A volta do camaleão alface”, com texto de Maria Clara Machado. Com mensagens de bom comportamento e cortesia, a apresentação mostrou o convívio entre o índio e o homem branco e também o respeito com os animais. O personagem “camaleão alface” aprende que é melhor ser bom do que fazer maldades. Já às 19h, "Adivinhe quem vem para o funeral” abordou uma problemática familiar de duas irmãs que perderam a mãe e, em pleno velório, reencontram uma antiga amante de seu pai. O desenrolar da história foi contado pelas jovens atrizes Vanessa, de 16 anos; Vitória, de 15 e Tatiana, 17, todas de Barra do Una, na costa Sul.
Após a apresentação, a diretora das peças e responsável pelas oficinas de teatro da costa sul Ana Maria Sierra Marques, ouviu, junto às atrizes, as considerações do júri em um bate papo que também envolveu a platéia. Os jurados foram a atriz Maria Helena Grembcki, cenógrafa, figurinista, escritora e professora, com atuação em todo país; Talita Olivieri, formada pela escola de teatro “Wolf Maia” e professora da Fundac, em Caraguatatuba e o ator Cláudio Fernandes, compositor e diretor do teatro da Fundac. Foram feitos comentários sobre a emoção na interpretação, o nervosismo, a expressão do texto e ainda dicas de sonoplastia, iluminação e sugestão de livros. No final da noite, a chefe de divisão de teatro da Sectur, Márcia de Siene, comentou sobre a luta para a divulgação das atividades teatrais: “Quero que o movimento cresça e para isso precisamos exaltar o artista local e conhecer a sua importância. Também gostaria de destacar o esforço dos profissionais envolvidos. Os figurinos, por exemplo, foram elaborados com muito empenho. São simples e muito ricos”. O coordenador das oficinas culturais da Sectur, Emanuel Araújo destacou que o objetivo da fase municipal não é o caráter competitivo e sim, o de conhecimento e aprendizado. “Quero que os grupos locais se fortaleçam com a participação em eventos como este”. No encerramento do Mapa Cultural, na quinta-feira, dia 11, serão divulgados os representantes de São Sebastião na fase regional, que acontecerá entre o final de 2009 e o início de 2010.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião lança campanha do agasalho no próximo dia 15

São Sebastião - A campanha do agasalho, em São Sebastião, terá início na próxima segunda-feira, dia 15, através de seu lançamento, às 8h30, no Teatro Municipal.
De acordo com a chefe de Divisão Administrativa do Fundo Social de Solidariedade, Vera Alonso, serão distribuídas 60 caixas de arrecadação, em postos da prefeitura e empresas parceiras. “Esta campanha terá início no dia 15 e continuará por todo inverno”, afirma Vera. “Tudo que for arrecadado será destinado às famílias carentes e entidades assistenciais”, conta. “A idéia é que toda a população colabore e se doe nesta iniciativa, pois como diz o slogan: quanto mais gente, mais quente!”, finaliza.
As doações para esta campanha poderão ser, não somente de agasalhos, como sapatos, rouparia em geral, roupas de cama e cobertores.
O objetivo da campanha é montar uma grande rede de solidariedade, incluindo Governo, Sociedade Civil, empresas e terceiro setor, visando formar parcerias para atender aos mais necessitados durante o inverno.

Serviço: Os locais de arrecadação no município serão:
- Banco do Brasil;
- Banco Santander;
- Banco Bradesco;
- Banco Caixa Econômica Federal;
- Banco Caixa Econômica Estadual;
- Banco Bamerindus,
- Unibanco;
- Banco Itaú;
- Tebar Praia Clube;
- Delegacia Seccional;
- Delegacia – 1º DP;
- Prefeitura;
- Secretarias Municipais;
- Administrações Regionais;
- Sabesp;
- Cetesb;
- Ibama;
- Empresa Bandeirantes de Energia;
- Petrobras / Transpetro;
- Porto;
- Receita Federal;
- Polícia Federal;
- Batalhão da Polícia Militar;
- Câmara Municipal;
- Marinha do Brasil;
- Sindipetro;
- Cia. Armazéns Gerais;
- Associação Comercial;
- Sindserv;
- Rotary Clube;
- Escolas Estaduais: Cene, Walkir Vergane, Nair Ferreira Neves e Frúgoli.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião participa de encontro em Queluz sobre a questão cultural no Brasil

São Sebastião - O município de São Sebastião, através da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), foi representado pela diretora do departamento de Patrimônio Histórico, Rosângela Dias Ressureição, durante recente encontro em Queluz, no Vale do Paraíba.
De acordo com a diretora, o evento contou com a presença de representantes dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário, da Educação e da Cultura, e dos prefeitos das cidades que compõem o Vale Histórico, a exemplo de Areias, Artapei, São José do Barreiro e Bananal. “Somos o único município que conta com uma Secretaria de Cultura propriamente dito, os demais mantém Diretorias e aproveitamos o momento para trocarmos experiências e absorvermos maior conhecimento dentro dessa área”.
Entre as palestrantes, Maria Judith Gomes, representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário do Estado de São Paulo; Iara Bernardi, do Ministério da Educação e Cecília de Cristo Garçoni, chefe da representação Regional de São Paulo do Minc (Ministério da Cultura).
Segundo a diretora, a professora Célia palestrou sobre o programa “Mais Cultura” e apresentou um quadro onde apontou dados sobre a exclusão cultural, os objetivos do programa, seus focos de atuação, linhas de ação e metas. Dentro da exclusão cultural, a representante do Ministério da Cultura pontuou que 92% da população não visitam museus, 90% dos municípios não possuem salas de cinema, 78% não visitam exposição de arte, que 73% dos livros estão nas mãos de apenas 17 brasileiros e que 600 municípios brasileiros nunca receberam uma biblioteca. “Depois de apresentar esses dados, a professora afirmou ser a intenção do programa ‘Mais Cultura’, garantir acesso aos bens culturais, promover a diversidade cultural e social, qualificar o ambiente social das cidades e gerar oportunidades de empregos/rendas. E acrescentou que entre as metas do referido programa estão: o Vale Cultura e os Pontos de Cultura. Além disso, mostrou serem as linhas de ação a cultura e cidadania, cidade e cultura, cultura e renda, tendo como foco de atuação as mulheres, a educação, o meio ambiente, as pessoas deficientes e os povos de comunidades tradicionais”, disse Rosângela Ressurreição.
Neste ponto, a diretora enfatizou a importância para São Sebastião. “A professora, nessa exposição, apresentou ainda todos os seus projetos realizados ou a realizar que tem por base a questão cultural e isso muito nos importa pois temos interesse em inserir dentro das comunidades tradicionais os caiçaras e já há um projeto do Ministério da Cultura específico para este fim em todo o País”, esclareceu. “E para que esse trabalho abranja o nosso município, ela (a professora Célia), me propôs um trabalho: realizar no Litoral Norte e Sul um seminário sobre a ‘Política Cultural para os Caiçaras’. Se conseguirmos, os recursos serão provenientes do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social)”, salientou Rose, acrescentando ser este um grande passo para São Sebastião do ponto de vista cultural.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

Festa Julina Escola Áurea

Ubatuba - Quermesse E Bingo
Dia 11/07/2009 - A Partir Das 17h
Local: Escola Áurea

Barracas Típicas E Brincadeiras
Bingo 10 Prêmios R$ 5,00
Gincana Com Prêmios Para Sala Que Pegar Mais Alimentos
Direção, Apm E Comunidade Escolar


“Óleo Mundo”: Prefeitura de Ourinhos, ACIU e Sinhores conscientizam população

Ubatuba - A campanha "Óleo Mundo", lançada pela Prefeitura de Ourinhos com objetivo de estimular a população a reciclar o óleo de cozinha usado, transformando-o em sabão líquido, empolgou o Sindicato de Hotéis, Bares e Similares do Litoral Norte (Sinhores) e a Associação Comercial de Ubatuba (ACIU) que se tornaram parceiras nesta ação devido à grande importância de preservação ambiental e a facilidade de manejo no produto.
"Você sabia que apenas 1 litro de óleo pode contaminar até 1 milhão de litros de água? O óleo de cozinha é altamente prejudicial ao meio ambiente."
Quando jogado na pia, em terrenos baldios, ou simplesmemente no lixo provoca grandes problemas ambientais.
Devido a grande repercussão da campanha, a Prefeitura de Ourinhos por meio do Fundo Social de Solidariedade decidiu aproveitar o jantar de confraternização da 41º FIT- Ourinhos, onde estava presente o diretor do Sinhores-LN, Luiz Bischof para que o mesmo levasse o projeto para Ubatuba e divulgasse esses trabalhos ressaltando a importância dessa campanha com a participação de diversas instituições e associações. “A Associação Comercial de Ubatuba, como o Sinhores, é uma entidade dinâmica que sempre procura inovar trazendo benefícios à todos. Temos a idéia de realizar o “Óleo Ubatuba”, explicou Bischof. (Fonte: ACIU)

Litoral Norte poderá receber o primeiro hotel escola do Senatur
Unidade deve ser construída em Ubatuba, onde a prefeitura já ofereceu uma área de terreno para a construção do prédio

Ubatuba - Na última sexta-feira, 05 de junho, durante o 1º CIHAT (Congresso Internacional de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo) realizado na Câmara Municipal de Ourinhos, representantes do Sinhores Litoral Norte, o diretor Luiz Bischof e o secretário José Carlos acompanhados do secretário de obras da Prefeitura de Ubatuba, engenheiro João Paulo Rolim, que representou o Prefeito Eduardo César, fizeram a entrega ao presidente da CNTUR (Confederação Nacional de Turismo), Dr. Nelson de Abreu Pinto, do oficio disponibilizando uma área de aproximadamente 5.800 m2, para a construção do que será a primeira unidade do SENATUR na região sudeste.
A previsão para o início das obras deve ser para o próximo ano (2010), logo que seja oficializada a criação dos “SS”, criando o SENATUR, (Serviço Nacional de Aprendizagem do Turismo) e o SESTUR, (Serviço Social do Turismo), cujo projeto de Lei já foi apresentado no Congresso Nacional pelo Senador Omar Quintanilha.
Ao receber o ofício e as plantas do terreno cedido para Prefeitura de Ubatuba, o presidente da CNTUR que já havia conversado com o Prefeito Eduardo Cesar durante a inauguração de Sede Regional Litoral Norte da CNTUR em Ubatuba se manifestou surpreso com o andamento do encaminhamento da documentação e garantiu que não medirá esforços para que o processo seja tocado com a mesma velocidade junto ao congresso. “Isto demonstra a boa vontade política e empenho do nosso Sindicato representante da base Litoral Norte”, afirmou Dr. Nelson.(Fonte: ACIU)

APCD e ACIU promovem curso para Formação em Auxiliar de Saúde Bucal

Ubatuba - A APCD- Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas em parceria com a ACIU- Associação Comercial de Ubatuba está oferecendo um curso para Formação em Auxiliar de Saúde Bucal, que será coordenado e ministrado pelo cirurgião-dentista e professor Mauricio Nunes.
O curso é reconhecido pelo CFO- Conselho Federal de Odontologia e terá início no dia 26 de junho, mas as inscrições deverão ser feitas antecipadamente na ACIU- Rua Dr. Esteves da Silva, 51- Centro.
Equipamentos, Noções de Saúde Pública e Vigilância Sanitária, Controle de Infecção no Consultório, Reconhecimento de instrumental e Materiais Dentários, Comportamento no ambiente de trabalho e Motivação, Higienização e Ergonomia, Revelação e montagem de radiografias são alguns dos temas abordados no curso.
O curso acontece sempre em três dias seguidos do mês (quinta e sexta das 19h00 às 22h00 e sábado das 8h00 às 14h00), com término no mês de outubro.
Para participar é necessário ter ensino fundamental completo e ser maior de 16 anos. Para a inscrição será necessário:
1 copia do RG e CPF
1 copia comprovante de residência
1 copia histórico escolar
1 foto colorida 3x4
Para obter mais informações entrar em contato com Vanessa pelos telefones: (12) 3632-8611 (12) 3632-8607 ou (12) 9182 4831.(Fonte: ACIU)

Programação da 86ª Festa de São Pedro Pescador – Ubatuba - 2009

Ubatuba - 25 de junho - Quinta Feira
19h00 - Procissão do Mastro de São Pedro e Procissão de Canoas
19h30 - Apresentação do Compadre Ballio e da Oficina de Contação de Causos da Fundart
20h00 - Concurso “Rainha dos Pescadores”
21h30 - Show com a “Banda Anti-Danos”
23h00 - Show com a “Pracaniz”

26 de junho - Sexta feira
19h00 - Abertura das Tendas de Alimentação
19h30 - Apresentação das Oficinas de Jazz e Sapateado da Fundart
20h00 - Maculele e Puxada de Rede com os Alunos dos Grupos da Fundart e Tradição de Capoeira
20h30 - Show com o “Sexteto Caiçara”
22h00 - Dança da Fita do Grupo Itapoá do Bairro do Itaguá
22h30 - Pagode com o “Grupo Dito & Feito”

27 de junho - Sábado
19h00 - Abertura das Tendas de Alimentação
19h30 - Apresentação das Oficinas de Dança do Ventre e Dança de Rua da Fundart
20h30 - Show com o “Regional Fogo na Roupa” de São Paulo
21h00 - Dança do Xiba do Bairro do Promirim
22h30 - Show com “João Ormond, o Violeiro do Pantanal”

28 de junho - Domingo
19h00 - Abertura das Tendas de Alimentação
20h00 - Show com o “Sertanejo Local”
21h00 - Congado de Bastões do Sertão do Poruba
21h30 - Dança do Boi Chorão do Bairro do Sumidouro e do Boi do Cortiço do Bairro Itaguá
22h30 - Show com “Pena Branca”

29 de junho - Segunda Feira
15h00 - Procissão maritima e terrestre
de São Pedro Pescador
16h30 - Missa de São Pedro, na Igreja Matriz
19h00 - Abertura das Tendas de Alimentação
19h30 - Apresentação da Oficina de Circo da Fundart
20h00 - Premiação dos Barcos da Procissão de São Pedro
20h30 - Show com a “Banda Exoticos”
22h00 - Show com “André Marthins do Programa Raul Gil. (Fonte: Fundart)

ACIU oferece palestra gratuita do Sebrae sobre Administração Competitiva

Ubatuba - Data: 15 de junho (2ª feira) Horário: 19h00
Local: Sincovat (Rua Salvador Correa, 146- Centro)
Objetivo: Capacitar empresários das micro e pequenas empresas quanto ao planejamento, organização e controle de seus negócios, no sentido da busca constante pela excelência.
Público-alvo: empreendedores e empresários em geral.
Conteúdo programático: apresentar a importância de uma administração competitiva; conceitos sobre competitividade; papel do empresário; gestão empresarial; gestão competitiva; tipos de planejamento; plano de negócio e sua estrutura; estágio do planejamento estratégico; controles e informações gerenciais básicas; organização; sistemas; métodos e administração de recursos humanos.
Duração: aproximadamente 2 horas.
Inscrição: A palestra é gratuita e os interessados devem entrar em contato com o Posto de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba através do telefone (12) 3834 1445.(Fonte: ACIU)

Valor do pedágio nas rodovias estaduais será reduzido
Rodovias Ayrton Senna e Carvalho Pinto terão redução de 50%

Ubatuba - A Artesp (Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo) anunciou redução de 50% no valor do pedágio das rodovias Ayrton Senna e Carvalho Pinto.
Atualmente os motoristas pagam 27 reais de pedágio na viagem de ida e volta de São Paulo a Taubaté pela Ayrton Senna/Carvalho Pinto.
Com a concessão, a viagem passa a custar 13 reais. A medida entra em vigor quando for assinado o contrato de concessão com a empresa vencedora da licitação. Ainda não há uma data definida.
Além da redução do pedágio do trecho, estão previstas a recuperação de estradas em todo o Estado. Na região de São José dos Campos, 15 acessos numa extensão de 30 quilômetros entraram no Programa de Ações na Malha Rodoviária de São Paulo. Serão nove cidades beneficiadas no Vale do Paraíba.

Via Dutra
De acordo com Assessoria da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) nenhum reajuste está previsto para a Dutra. O reajuste no valor do pedágio da rodovia acontece apenas em Agosto.(Fonte: VNews)

Confira documentos para prevenir fraudes
Evite receber cheques ou cartões roubados

Ubatuba - Solicitar ao consumidor que comprove, por meio de documentos pessoais, que o cheque ou cartão utilizado para o pagamento da compra é mesmo seu não constitui ato vexatório nem constrangedor pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). Aliás, o CDC não chega a conceituar o que é constrangimento, segundo Victor Morais Andrade, advogado do escritório Franco Montoro e Peixoto e professor de direito do consumidor da Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP).
Já a forma como é feita a solicitação pode configurar constrangimento. "Se o fornecedor for agressivo ou mostrar algum tipo de preconceito, transforma o ato em constrangimento. Ou seja, o conteúdo em si não é constrangedor, mas a forma pela qual isso foi passado." O fornecedor também não pode exigir que o consumidor preencha formulários ou pedir qualquer tipo de informação que não esteja relacionada à compra.
Exigir informações mínimas de comprovação, aliás, é dever do fornecedor, não só para resguardar seu negócio como colaborar para reduzir as práticas de estelionato. Se o consumidor reclamar ou ficar chateado pela conferência, é bom que fique claro que isso é para a sua própria segurança, evitando que estelionatários façam uso de seus documentos, cheques ou cartões.
Segundo Jorge Lordello, delegado de polícia, escritor, especialista em segurança e criador do site www.tudosobreseguranca.com.br,  os crimes de estelionato superam os cometidos com violência nas ruas em quantidade e em valores. E são poucas as vítimas que registram Boletim de Ocorrência (BO). "O advento dos cartões de crédito e débito e do internet bank facilitou muito a vida dos estelionatários."É preciso também não descuidar do exame da identificação. "O comércio colabora para o sucesso dos golpistas quando é apressado na conferência, não se atendo a detalhes. É preciso ter sempre em mente que um cliente é uma pessoa desconhecida, e é dever do fornecedor ter mais informações sobre ele, reduzindo, assim, o risco de vender e não receber", acrescenta Lordello.
Portanto, ler os documentos entregues pelo cliente significa verificar se eles não foram adulterados, se a foto é realmente da pessoa e, inclusive, se ater à data do aniversário e conferir fisicamente se o consumidor aparenta ter aquela idade. "A cédula de identidade (RG) é um documento de fácil adulteração, pois a maioria tem foto colada que pode ser substituída. Já a carteira nacional de habilitação (CNH) é difícil de ser adulterada. A foto não é colada e o documento é plastificado pelo Detran. A CNH é um documento mais confiável para ser solicitado", explica o especialista.
Quanto aos cartões, dificilmente o caixa confere o nome impresso nele e o que aparece no comprovante. "Se quem está recebendo o cartão verificar isso, poderá evitar fraudes, uma vez que a clonagem do cartão é feita pela cópia dos dados da tarja, que são transpostos para outro cartão. Ou seja, o nome que aparecerá no comprovante de pagamento não será o mesmo que está no cartão", explica Lordello.

Cliente deu informações? Cheque.
As informações fornecidas por clientes que contratam serviços por meios de centrais de atendimento devem ser checadas. É esse o entendimento do juiz Gonçalo Antunes de Barros Neto, do Juizado Especial do Porto, em Cuiabá (MT), ao condenar uma empresa de telefonia a indenizar uma consumidora em R$ 3.800. Os documentos dela foram utilizados para a contratação de uma linha telefônica em cidade na qual não morava. A pessoa só tomou conhecimento do fato após ter seu nome incluído nos cadastros de restrição ao crédito.
Em sua decisão, o magistrado afirmou: "As empresas de telefonia que dispõem aos consumidores a contratação de seus serviços através de central de atendimento telefônico e o fornecimento de informações, sem demais formalidades para investigar a autenticidade do afirmado, assumem os riscos pelo serviço e ocorrência de eventuais fraudes praticadas". Acrescentou que "nos dias atuais, em que as relações comerciais estão massificadas, essa situação é extremamente gravosa e vexatória, provocando grandes transtornos ao ofendido, não havendo como negar a existência do dano".

Fique por dentro
Os fornecedores têm a seu dispor outras ferramentas para identificar prováveis estelionatários. A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) oferece ao cidadão um cadastro – SOS Cheques e Documentos – para registrar furto, roubo ou desaparecimento de documentos e cheques. As informações são armazenadas num banco de dados, incluindo o número do Boletim de Ocorrência registrado pela vítima.
Os dados são repassados aos associados quando é feita uma consulta ao SCPC. "Se o próprio consumidor está realizando o pagamento, basta ele apresentar o BO ao caixa. Isso não é constrangedor, mas evita que terceiros usem os documentos ou cheques desaparecidos", informa Daniel Marcantonio, gerente da Unidade de Negócios Pessoa Física da ACSP.
No serviço SOS Cheques e Documentos, 150 pessoas registram, diariamente, o desaparecimento de cheques e documentos. "O fornecedor tem de ter claro que, em casos de inadimplência, pode ter instrumentos que possibilitam reaver o valor perdido. Com os estelionatários, a ferramenta principal é a precaução", diz Marcantonio.(Fonte: ACIU)

Novo acordo ortográfico foi tema de capacitação para professores municipais
Período de adaptação para adoção da nova ortografia vai até 2012

Ubatuba - Na última sexta-feira, 5 de junho, a secretaria municipal de Educação, em parceria com a Editora Saraiva, promoveu uma capacitação sobre o novo acordo ortográfico da língua portuguesa. A capacitação aconteceu no salão de convenções do Hotel São Charbel e foi ministrada por professores do corpo didático pedagógico da editora.
Ao todo participaram aproximadamente 50 professores da educação infantil e ensino fundamental da rede municipal de educação. A capacitação foi iniciada abordando os aspectos históricos relativos à língua e em seguida passaram-se as explicações sobre as mudanças que ocorreram na ortografia da língua portuguesa que passaram a vigorar em 1° de janeiro deste ano. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

2ª Festa da Cultura Japonesa acontece em Ubatuba, de 11 a 14 de junho

Ubatuba - Aproveitando os dias de feriado, tem início nesta quinta-feira, 11, a 2ª Festa da Cultura Japonesa de Ubatuba, promovida pela Associação Nipo-Brasileira (Anibra) com apoio da Prefeitura, por meio da Fundart e Secretaria de Turismo. O evento acontecerá na Praça de Eventos da Avenida Iperoig, até o dia 14. Na programação, música, dança e comidas típicas do Japão.
A Festa da Cultura Japonesa teve início no ano passado, com a comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, e passou a fazer parte do Calendário de Eventos da cidade, contando com a mobilização da Colônia Japonesa em Ubatuba.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Festas juninas das escolas municipais esquentaram o fim de semana

Ubatuba - Seis escolas municipais realizaram no último sábado, 6, suas festas juninas. Rio Escuro, Perequê-Mirim, Itaguá, Centro, Taquaral e Marafunda foram os bairros que tiveram animação garantida com as festas juninas e suas tradicionais atrações, com as comidas típicas como milho verde, cachorro-quente, pastel e bolinho caipira, e as bebidas como o chá de amendoim, que é tradicionalmente consumido nas festas juninas nos Estados de Minas Gerais e Bahia e que vem sendo adotado pela cultura local.
Além disso, as brincadeiras como as pescarias, acerte a boca do palhaço e sorteios de prêmios atraíram aproximadamente 2.500 pessoas para as festas deste fim de semana.
No próximo dia 20 de junho as escolas EMEI Richard Juarez Gobbi, do Taquaral, EMEI Helena Maria, no Ipiranguinha e EM Prof Semíramis Prado de Oliveira, do Saco da Ribeira estarão promovendo suas festas juninas, todas com início previsto para às 18 horas. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Oficina em escola municipal de Ubatuba ensina a transformar plástico em acessórios

Ubatuba - Na EM Joaquim Luís Barbosa, no bairro Bela Vista, acontece nas tardes de sábado uma oficina de confecção de acessórios com sacolinhas plásticas. Quem ministra a oficina é a monitora Celeste da Silva Raimundo, que aprendeu a tecer peças com as sacolinhas plásticas há alguns anos, na Fundação Alavanca. A oficina é totalmente gratuita e aberta ao público, sem limite de idade. O projeto acontece nessa escola desde o ano passado e atualmente conta com cinco alunas adultas e quatro adolescentes, entre eles um garoto de treze anos.
Celeste ensina desde a transformar os mais diferentes tipos de sacos plásticos, como de arroz, açúcar e fraldas descartáveis, em matéria-prima para a confecção das peças. Podem ser utilizados também materiais como fitas K-7 ou VHS. “Além de ocupar o tempo dessas pessoas, também criamos uma oportunidade de geração de renda, pois cada um vende aquilo que produz, e o valor vai todo para quem confeccionou a peça vendida.”, conta Celeste.
A monitora trabalha em conjunto com uma amiga, conhecida no tempo em que aprenderam a técnica na Fundação Alavanca. Rosaria Santos Fonseca também ensina as técnicas e dá receitas de peças para as alunas.

A técnica
Para transformar o plástico em peças, os sacos ou sacolas são recortados em forma de fio e enrolados como um novelo de lã. Para tecer as mais diferentes peças, são utilizadas as agulhas e os pontos do crochê. Com essa técnica, além de bolsas são confeccionados também chapéus, estojos, chaveiros, porta níqueis, entre outras peças.
Um dos carros chefe do projeto é a confecção de tartarugas, dos mais variados tamanhos e pesos, que podem ser utilizadas como peso de porta, peso de papel, chaveiros ou fechos de bolsas.
Tudo o que é confeccionado pelas alunas é vendido e a renda de cada peça vai para quem o confeccionou, e os preços são bem convidativos. As bolsas variam de R$ 25,00 a R$ 50,00, os chaveiros são vendidos a R$ 2,00 e as tartarugas a R$ 10,00.
Quem quiser participar da oficina basta comparecer à EM Joaquim Luis Barbosa, à Rua Francisco Alves Levino Filho n 62, no bairro Bela Vista. Para quem estiver interessado em adquirir os produtos ou realizar doações de material como sacos plásticos ou sacolinhas de supermercado, também pode entrar em contato com a Rosária pelo telefone (12) 8141-8134.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Prefeitura incentiva alimentação saudável ensinando agricultura para as crianças
Entre aulas de plantio, culinária e nutrição, os alunos são incentivados a experimentar e consumir hortaliças

Ubatuba - Depois do sucesso do projeto “Pescando na Escola”, a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento, está iniciando o “Plantando na Escola”, que ensina aos alunos do ensino infantil e ensino fundamental, técnicas de plantio de hortas, valores nutricionais e preservação do meio ambiente.
O projeto faz parte do Programa de Manejo Sustentável da Pesca, Agricultura e Maricultura e está sendo desenvolvido por uma equipe, formada pela nutricionista Luana Tozaki, o engenheiro agrônomo Jefferson Castilho e o gerente de agricultura, Aparecido Cardoso. As escolas que tiverem interesse em implantar hortas e levar o projeto “Plantando na Escola” para seus alunos, devem entrar em contato com a Smapa, pelo telefone 3833-3528. O projeto inclui orientação para os professores e também para os pais dos alunos, como uma forma de manter a disciplina alimentar ao longo do ano.

Alimentação saudável na infância
Segundo a nutricionista, Luana Tozaki, o objetivo do projeto é, entre outras coisas, estimular a alimentação saudável na infância. “Atualmente, as crianças são bombardeadas com propagandas de alimentos industrializados ricos em gorduras, açúcares e corantes. Essa alimentação é rica em energia e pobre em nutrientes, como as vitaminas e os minerais. Isso acaba provocando a obesidade infantil e a desnutrição.”
O engenheiro agrônomo, Jefferson Castilho, afirma que o incentivo à alimentação saudável é feito por meio de atividades lúdicas. “Nós estamos incentivando aos pequeninos a consumirem hortaliças, promovendo o contato deles com a natureza, ensinando sobre a importância da terra e da água e também estimulando-os a prepararem alimentos. Assim, eles descobrem como a planta nasce e se desenvolve, até se tornar alimento. Com esses conceitos, estamos trabalhando não só a alimentação saudável, mas também o amor à natureza.”(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Em algum lugar do passado

Ubatuba - Releitura da musica tema do filme "Em algum lugar do passado" com imagens de Luiz Tolosa e edição e Emilio Campi:


 

Poesia Topo

Anuncie

 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

 

Nossos Comerciais!

Um dia na S.O.S. Cão Caraguá


Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Canto da Lagoinha  © ANEL

Canto da Lagoinha
© ANEL

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor