Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 19 de Maio de 2009 - Nº 2101 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região
Produção de Gás Natural será discutida em Peruíbe nesta sexta

Caraguatatuba
Casa Branca e Olaria recebem Mutirão Cidade Limpa na próxima semana
Cidade já tem representantes para fase intermunicipal do Conae
Governo inicia reforma em escola estadual
Prefeito assina carta de intenções para doar terreno ao IML
Prefeitura realiza projeto de Ginástica Localizada

Ilhabela
1,2 mil pessoas vão participar do XTerra neste sábado em Ilhabela
2ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente debate violência doméstica
Associação Paulista discute destino turístico do Litoral Norte nesta sexta em Ilhabela
Projeto de lei de Mozart Russomanno declara Ilhabela a “Capital da Vela”
Frente Parlamentar do Litoral Norte elege diretoria e define hospital regional e destino do lixo como prioridades de debate

São Sebastião
2º. Debate sobre o Plano de Ampliação do Porto de São Sebastião
Bikers sebastianenses conquistam ouro e prata no Rio e em Jacareí
Inscrições para o “Arraiá Caiçara” finalizam no próximo dia 20
Secretaria da Saúde promove 2ª Semana de Prevenção ao Uso de Drogas e Álcool
Maurício quer informações sobre índice de mortalidade e serviços funerários no município
Redução do número de agentes de tráfego nas ruas gera questionamento na Câmara
Amilton quer vagas sinalizadas nas praias para estacionamento de portadores de necessidades especiais

Ubatuba
Officina Artaud, através da OSC Celebreiros Ubatuba convida para o 1º EICOT - Encontro Internacional de Contaminação Teatral
O N.U.V.E.M. - Núcleo de Valorização à Expressão Musical, através da OSC Celebreiros Ubatuba, convida a todos para uma noite regada à muita Bossa, Samba e Chorinho... O show Pedacinho do Céu, com o grupo Ao Som da Madeira, dia 20 de junho, sábado, as 21hs.
Ubatuba realiza Pré Lançamento do 5º Festival Gastronômico mar e mata, saber e sabor

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Produção de Gás Natural será discutida em Peruíbe nesta sexta

Litoral Norte - 
A cidade de Peruíbe, no Litoral Sul de São Paulo, recebe nesta sexta-feira (19/06) o 2° Encontro de Prefeitos e Prefeitas de Municípios Paulistas Produtores de Gás Natural do Campo de Mexilhão – Bacia de Santos.
O evento acontece a partir das 10h na Câmara Municipal com a presença da prefeita de Peruíbe, Milena Xisto Bargieri Migliaresi, de Ilhabela, Toninho Colucci, de Caraguá, Antonio Carlos da Silva, de Ubatuba, Eduardo César, de Iguape, Maria Elisabeth Negrão Silva.
Também já confirmaram presença o deputado estadual David Zaia (PPS), o deputado federal Arnaldo Jardim (PPS/SP), o secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o senador Romeu Tuma (PTB/SP).
Na ocasião será feita a leitura da minuta do Estatuto da Associação dos Municípios Produtores de Gás Natural da Bacia de Santos (Amprogás).
Com a aprovação do estatuto haverá a eleição para formação da primeira diretoria executiva da associação.
(Divulgação)


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Casa Branca e Olaria recebem Mutirão Cidade Limpa na próxima semana
Serviços de capina, varrição e pintura de guias serão levados aos bairros

Caraguatatuba - As secretarias de Serviços Públicos, Educação, Urbanismo e Saúde estão unidas para promover na próxima semana, nos bairros Casa Branca e Olaria, o Mutirão Cidade Limpa. A ação ocorre entre 22 e 26 de junho, das 7h30 às 16h30, com destaque para a manutenção de ruas e vias pelos funcionários da Frente de Trabalho e o Bota Fora.
Os serviços consistem em capina, roçada, varrição de ruas e pintura de guias. A prefeitura lembra que, durante o período da ação conjunta, conta com o serviço de Bota-Fora para auxiliar a comunidade na limpeza do bairro. Moradores podem ligar para os telefones (12) 3882-5859 e 3881-1814 e solicitar a retirada de móveis velhos, pneus e outros objetos.
O material deve ser colocado em frente à residência somente no período do Mutirão. Os moradores que despejarem o material em outros dias estarão sujeitos à notificação e multa.
Durante a ação, 20 agentes de combate à dengue vão passar de casa em casa para orientar os moradores sobre os riscos da doença e os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Também serão distribuídas “toucas” de caixa d’água para a eliminação de possíveis criadouros.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Cidade já tem representantes para fase intermunicipal do Conae
Em Caraguá, Educação quer cada vez mais o envolvimento da comunidade nas decisões

Caraguatatuba - Pais de alunos e professores, equipes gestoras e sociedade civil organizada se encontraram nessa quarta-feira (17) para a etapa municipal da Conferência Nacional de Educação – Conae 2010. O evento foi na Escola Municipal do bairro Jardim Califórnia, Prof.ª Antonia Ribeiro da Silva. A fase estadual do Conae será no segundo semestre deste ano. Já a Conferência Nacional ocorre em abril de 2010 em Brasília.
Cerca de 200 pessoas participaram do encontro que, além de eleger os 26 delegados que vão representar o município na fase intermunicipal do Conae, apresentou documento do Ministério da Educação (MEC) com os princípios básicos para o ensino nacional. “O que discutirmos aqui hoje irá repercutir na educação do Brasil nos próximos 10 anos”, afirmou a supervisora de ensino Gilceli Ubiña.
A fase intermunicipal da conferência será em São José dos Campos nos dias 26 e 27 deste mês. Na ocasião estarão reunidos 39 municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo. O tema foi “Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação”.
Durante breve cerimônia de abertura, o vice-prefeito Antonio Carlos Jr. falou da importância da participação popular no ensino municipal. “Tenho andado por todas as escolas do município e percebido que, cada vez mais, a presença da sociedade tem feito a diferença para melhor na educação de nossas crianças. Acredito que esse é o caminho para grandes transformações”, disse.
Fique por dentro, antes dos outros. Acesse o site: www.caraguatatuba.sp.gov.br ; www.youtube.com/jornalismocaragua ; www.twitter.com/caraguaoficial. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Governo inicia reforma em escola estadual

Caraguatatuba - O governo do Estado de São Paulo está investindo mais de R$ 240 mil em reforma e ampliação de escola em Caraguá. A ordem de serviço já foi publicada no Diário Oficial e a obra tem prazo de 150 dias para ser concluída. Receberá melhorias a escola estadual Comendador Mário Trombini, do bairro Ponte Seca.
O pedido foi feito pelo prefeito Antonio Carlos a então secretária estadual de Educação, Maria Helena Guimarães, com quem esteve no início de janeiro. Nessa audiência o município ainda conquistou duas escolas que vão beneficiar alunos dos ensinos fundamental e médio.
A obra da EE Mário Trombini está avaliada em R$ 247.546,78 e contempla serviços gerais de manutenção, além de reforma e cobertura das quadras de esporte.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Prefeito assina carta de intenções para doar terreno ao IML

Caraguatatuba - Para garantir que Caraguá não fique sem Instituto Médico Legal, o prefeito Antonio Carlos reuniu em negociação peritos e diretores do órgão. O encontro foi realizado no próprio gabinete, na tarde dessa quinta-feira (18).
A cidade possuía um posto avançado do IML dentro da delegacia. A unidade foi fechada por determinação judicial em atendimento a uma reclamação do Conselho Municipal da Mulher, que o considerava inapropriado e com pouca privacidade para atender às vítimas.
O prefeito se comprometeu em ceder terreno de aproximadamente 2 mil m² que abrigará recepção, banheiro, sala para exames em geral e sala com banheiro exclusiva para atender às vítimas de estupro. De acordo com o diretor do IML, Hideaki Kawata, o Estado se compromete com a verba para a construção.
Com a doação, Caraguá também poderá receber o Instituto de Criminalística. “Agora com a instalação da base de gás e o movimento que o município irá receber em decorrência disso, esses serviços são extremamente necessários”, disse a diretora do Centro de Perícia do IML, Alba Blasotti.
Os atendimentos em Caraguá giram em torno de 200 exames de corpo-delito por mês e 10 necropsias, feitas em casos de morte violenta. “Sou parceiro em políticas públicas e sei que o Estado não pode fazer tudo em todos os lugares, por isso faço o que está ao meu alcance para o munícipe ter sempre o melhor atendimento”, concluiu o prefeito.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Prefeitura realiza projeto de Ginástica Localizada

Caraguatatuba - Para proporcionar melhor qualidade de vida à população, a secretaria de Esportes de Caraguá oferece gratuitamente aulas de Ginástica Localizada. As atividades são desenvolvidas no Clube Banespinha, no Pontal Santa Marina, toda terça e quinta – feira, das 8h às 9h.
As aulas são com a professora Evelin Berreta Nepomuceno, no projeto desde março deste ano. Atualmente cerca de 80 alunos participam. O público predominante é formado por pessoas da terceira idade e gestantes, no entanto, qualquer pessoa pode participar.
s aulas consistem em aquecimento, alongamento e a própria ginástica localizada, que trabalha de forma especifica em cada região muscular. “Os exercícios aliviam dores e melhoram a auto-estima dos alunos”, explica a professora.
A aluna Rosa dos Santos de 64 anos, aprova a iniciativa. “Os exercícios me fazem tão bem que, se eu fico um tempo sem praticá-los, as dores no corpo voltam a aparecer”, disse.
Os interessados devem comparecer na secretaria de Esportes para fazer a inscrição e realizar o exame médico obrigatório.

Serviços
Secretaria Municipal de Esportes
Endereço: Av. José Herculano, 50 – Jd. Britânia
(Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves)
Telefone: (12) 3887-1165/3888-4110(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

1,2 mil pessoas vão participar do XTerra neste sábado em Ilhabela

Ilhabela - Cerca de 1,2 mil atletas estarão presentes neste sábado (20/06), a partir das 9h, na praia do Perequê, para a etapa regional do XTerra Brazil 2009, tradicional prova do triathlon cross country, conhecida por aliar esporte de alto nível e natureza. Na prova principal, os atletas vão encarar 1,5 km de natação no mar, 29 km de mountain bike em terreno misto (trilha, terreno acidentado e paralelepípedo) e 9 km de corrida também em pista mista.
Além da disputa de triathlon, o Trail Run, 9 km de corrida noturna em trilhas, o Kids Running, mini prova de corrida para crianças de 1 a 12 anos, e o Swin Challenge, provas de natação de 1,5 km e 3 km, completam os desafios do evento.
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), ressaltou que a vinda de eventos esportivos nesta época do ano também é uma maneira de estimular o turismo na baixa temporada. Ele salienta que, além do XTerra Brazil neste sábado, a cidade já se prepara para a 36ª Semana Internacional de Vela, que será realizada de 4 a 11 de julho.
Já o secretário de Esportes, Lazer e Recreação, Luiz Lobo, destacou que o XTerra representa mais um grande evento esportivo na cidade, que aquece a economia local através da rede hoteleira e gastronômica. “Além disso, também gera renda para muitos moradores que trabalham no evento”, finalizou.
O XTerrra Brazil 2009 tem apoio da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Recreação (Selar) e da Secretaria de Turismo.

Luz apagada
A Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação informa que, durante o período das 19h às 22h, em razão da prova noturna do evento, as seguintes ruas terão a iluminação pública apagada: R. Pedro de Freitas, Rua do Quilombo, Av. Faria Lima (entre a Praça da Mangueira e subida da Costa Bela), R. Francisco Alves dos Santos, Estrada da Cocaia, R. Manoel da Silva Júnior, Av. Princesa Isabel (entre Píer do Perequê e Hotel Ilha Flat), R. Dr. Lincoln Feliciano, R. Benedito Pedro de Oliveira e R. do Cachadaço.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

2ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente debate violência doméstica

Ilhabela - Um dos temas debatidos na “2ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente”, realizada nesta quinta-feira (18/6), na Câmara de Ilhabela, foi a violência doméstica. O assunto foi abordado nas palestras da delegada de Ilhabela, Josely Campos da Silva, e da conselheira tutelar Marília da Silva Barbosa Carvalho. “A violência física é um dos itens, mas a violência psicológica causa às vezes um dano muito maior na criança e no adolescente. A violência praticada contra crianças com certeza acaba provocando novos adolescentes infratores. A educação começa em casa”, alertou a delegada.
A conferência contou com a presença do prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), acompanhado da presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural, Lúcia Reale Colucci; o presidente da Câmara, Valdir Veríssimo (PPS) e o vereador Marcelo Santos (PPS); vice-prefeito Nuno Gallo (PV), os secretários municipais Nanci Zanato (Assistência Social), Lídia Sarmento (Educação) e Rogério Ribeiro de Sá – Professor Catolé (Cultura), além da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rosângela Ascêncio de Oliveira. Professores, médicos, enfermeiros, advogados, jornalistas, entre outros profissionais, participaram da conferência. “Sabemos da responsabilidade do Poder Público em implementar melhorias para a sociedade, pois as crianças de hoje são aqueles que estarão à frente do município no futuro. Temos obrigação de apresentar melhorias em todas as áreas e é isso que estamos fazendo, na educação, saúde, cultura. Mesmo com a queda da arrecadação estamos conseguindo levar novos serviços, pois reduzimos o custeio da máquina para assim investir, como no saneamento básico, que representa mais saúde”, declarou o prefeito Toninho Colucci, na abertura do evento.
O secretário de Cultura, Rogério Ribeiro de Sá, citou que só em oficinas culturais 801 crianças e adolescentes (4 a 18 anos) são atendidos. O período da tarde foi reservado para a escolha dos delegados que representarão o município nas conferências regional, estadual e nacional. As conferências acontecem a cada dois anos e tem o objetivo de verificar todos os projetos e programas desenvolvidos para a preservação dos direitos. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Associação Paulista discute destino turístico do Litoral Norte nesta sexta em Ilhabela

Ilhabela - Ilhabela recebe nesta sexta-feira (19/06), a partir das 9h, uma reunião da APCTURIS (Associação Paulista dos Circuitos Turísticos). O encontro será no auditório da Secretaria de Turismo de Ilhabela, localizado no bairro da Barra Velha.
O objetivo da reunião é discutir o Plano de Regionalização do Turismo no Estado, além do incremento e fomento de destinos e roteiros, como por exemplo, o Roteiro 6, composto pelas cidades de São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela.
Vale lembrar que a Secretaria Estadual de Lazer, Esporte e Turismo do Estado divulga o citado roteiro como o elo entre o passado e presente escravista no Brasil, como os remanescentes das comunidades quilombolas da Caçandoca e Cambury, em Ubatuba, o Sítio Arqueológico São Francisco, em São Sebastião, e o caminho do ouro, destacando a estrada que dá acesso a Praia de Castelhanos, em Ilhabela.
O encontro deverá contar com a presença de representantes da Coordenadoria Estadual de Turismo, bem como os secretários de Turismo da região.
Segundo a secretária de Turismo e Fomento de Ilhabela, Maria Inez Ferreira, é de extrema importância a cidade receber o encontro.
“Queremos consolidar a região como produto e destino turístico, fomentado e desenvolvido pelo turismo sustentável. A discussão visa proporcionar a geração de postos de trabalho, a inserção social e a melhoria da qualidade de vida da população”, esclarece.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Projeto de lei de Mozart Russomanno declara Ilhabela a “Capital da Vela”

Ilhabela - O Deputado Estadual Mozart Russomanno, através do projeto de lei 437/09, protocolado no último dia 03 de junho, declara Ilhabela a “Capital da Vela”. A idéia do Deputado Mozart é divulgar Ilhabela com a marca “Capital da Vela”.
Em sua justificativa diz o parlamentar: “Conhecida como a Capital da Vela pela excelência das condições de vento e mar do canal de São Sebastião, a Estância Balneária de Ilhabela tem sido cenário de diversas competições que ocorrem durante o ano inteiro e trazem velejadores de todo o Brasil e de diversas partes do mundo.
O município tem clubes náuticos, clubes e escolas de vela que oferecem todo tipo de serviço náutico; desde aulas e aluguel de embarcações até suporte para eventos de porte como a Semana de Vela de Ilhabela, a mais importante competição da América Latina.
O sistema de ventos e correntes, existentes no canal que separa o arquipélago do continente, transformou o local em verdadeira raia de competições de vela e esportes náuticos. As “raias” para as velejadas variam de acordo com a direção dos ventos.
Quando venta leste, a Ponta das Canas vira um dos melhores lugares do Brasil para a prática de windsurfe e kitesurfe. O visual de suas velas coloridas, cada vez em maior número, é um cenário que vale a pena ser apreciado.
Quando venta sul, os velejadores praticam o esporte em toda a extensão do canal. Os melhores locais para a prática da vela são ao largo da Ponta das Canas, da praia da Armação, da praia do Pinto, da Ponta Azeda, da praia do Engenho D'água e da praia do Perequê.
As escalas de regatas internacionais divulgam o nome de Ilhabela na mídia nacional e internacional, devido à importância da competição, trazendo resultados positivos para o setor turístico com reflexos diretos na economia do município”.
“Por sua importância turística, por toda a beleza natural e, principalmente por ser privilegiada para a prática de esportes náuticos, nada mais justo que Ilhabela seja considerada a “Capital da Vela” do Estado de São Paulo”, completa o Deputado. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Frente Parlamentar do Litoral Norte elege diretoria e define hospital regional e destino do lixo como prioridades de debate

Ilhabela - A Frente Parlamentar do Litoral Norte Paulista (Frepap-LN) já tem diretoria constituída para os próximos dois anos. A eleição e aprovação do estatuto da entidade foram realizadas na segunda reunião do grupo, na última quarta-feira (17/6), na Câmara de Caraguatatuba. Na próxima quarta-feira (24/6), a Frepap-LN se reúne na Câmara de São Sebastião, às 15h, para discutir os dois primeiros temas: hospital regional e destino final do lixo.

Diretoria
Por aclamação, o presidente da Câmara de Ilhabela, Valdir Veríssimo, idealizador da Frente, foi empossado presidente. Ricardo Côrtes, presidente da Câmara de Ubatuba, ficou com a vice-presidência da Frepap-LN, seguido de Vilma Teixeira, de Caraguá, como 1ª secretária e Artur Balut, de São Sebastião, como 2º secretário. José Americano, de Ubatuba e José Reis, de São Sebastião, ocupam os cargos de 1º e 2º tesoureiros, respectivamente, e a diretoria ainda conta com quatro diretores regionais, sendo Marcelo Santos, por Ilhabela, Claudinei Xavier, por Ubatuba, José Mendes, o Neto Bota, por Caraguatatuba e Ernane Primazzi, o Ernaninho, por São Sebastião. Pedro Ivo, de Caraguatatuba, assumiu a diretoria executiva.
O Conselho Fiscal ficou com Adilson Lopes (Ubatuba), Marcos Jorge e Marcos Tenório (ambos São Sebastião). Os vereadores Omar Kazon (Caraguatatuba) Luiz Barroso, Coringa (São Sebastião) e Luiz Mário, Marinho (Ilhabela), serão suplentes.
A vigência do mandato será de dois anos e a próxima gestão será de um ano e seis meses, pois coincidirá com um novo pleito eleitoral. A Frepap-LN contará ainda com procuradoria jurídica e assessoria de imprensa, exercidas pelos profissionais que acompanham o presidente. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

2º. Debate sobre o Plano de Ampliação do Porto de São Sebastião

São Sebastião - Um dos objetivos do Diálogo para a Sustentabilidade, promovido conjuntamente pela Petrobras e pelas entidades ambientalistas que compõem o Colegiado ReaLNorte, é trazer ao debate público os projetos de grande porte previstos para a região, buscando contribuir para ampliar resultados positivos para a qualidade ambiental da região e também evitar danos.
O segundo debate sobre o plano de ampliação do porto de São Sebastião, promovido pelo Diálogo para a Sustentabilidade do Litoral Norte de São Paulo, ocorrerá no próximo dia 2 de julho.
A pauta serão os pontos levantados pela Direção da Companhia Docas e pelas entidades ambientalistas no primeiro debate, realizado em fevereiro.

Os tópicos dessa pauta são:
-a forma como o porto se relaciona com a cidade, com destaque para a questão do tráfego e das alternativas de acesso para as cargas;
-a possibilidade de o plano trazer melhorias para o saneamento do Canal de São Sebastião;
-a gestão ambiental das operações portuárias;
-a expansão da infra-estrutura para carga em contêiner e a proposta de ampliar o aterro destinado à armazenagem dessas cargas.
O debate ocorrerá no Teatro Municipal de São Sebastião, iniciando-se às 10 horas, do dia 2 de julho.
(Divulgação)

Bikers sebastianenses conquistam ouro e prata no Rio e em Jacareí

São Sebastião - A equipe de ciclismo de São Sebastião, com o apoio da Prefeitura, competiu no domingo 14, nas cidades de Jacareí e Rio de Janeiro, e trouxeram na bagagem seis medalhas, entre elas, duas de ouro e duas de prata. As provas foram válidas pelo Campeonato Valeparaibano de Ciclismo e Copa Rio de Ciclismo, respectivamente.
Em Jacareí a competição foi realizada no parque da cidade em um circuito de 1,4 mil metros e mais uma vez os ciclistas sebastianenses se destacaram ao faturarem quatro medalhas. O destaque ficou por conta do biker Rafael Alves, que faturou o ouro no Juvenil ao cruzar a linha de chegada de forma espetacular. Durante o percurso, Alves (vencedor em mais de 90% das provas que disputou ao longo deste ano), chegou a atingir a velocidade de 53 quilômetros por hora.
No mesmo campeonato, mas na categoria Paraolímpico Danilo Rodrigues ficou com a prata e Marcel Cereser ficou com a quarta colocação. No Sênior, Gilson da Silva ficou em quarto lugar e no Elite, Ricardo Correia do Amaral finalizou em oitavo.
Na prova carioca, mais precisamente na cidade de São João da Barra, os bikers da Seesp (Secretaria de Esportes), deram um verdadeiro baile nos adversários e fecharam o pódio. Aos 19 anos Izael Nunes, que é promessa nacional, mostrou estar em grande forma ao conquistar o ouro; seu companheiro de equipe, Maicke René Monteiro, ficou com a prata, ele que já havia ganho o ouro no final de semana passado, conforme informações do técnico José Joaquim, o Neno. “Nossos atletas nunca estiveram tão preparados para a disputa dos Jogos Regionais, a ser realizado no Arujá. Mesmo não sendo profissionais, nossos ciclistas treinam forte e focam esse competição com seriedade, daí irmos em busca de medalhas”, afirmou.
De acordo com ele, as próximas competições serão realizadas na cidade de Caieiras, neste final de semana (dias 20 e 21), dentro do Campeonato Paulista, “sempre com apoio da Prefeitura e dos patrocinadores locais: Bigbike, Geometer, JPR Auto Peças, Pont Motos, Mareli, Beach Energy, Campeão dos Brindes e Body Fit”, concluiu o técnico.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Inscrições para o “Arraiá Caiçara” finalizam no próximo dia 20
“No momento das inscrições, os interessados deverão doar fraldas geriátricas, que serão destinadas ao Fundo Social de Solidariedade”.

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), realiza, até o próximo dia 20, as inscrições para o festival de calouros, que acontecerá no “Arraiá Caiçara”, do dia 16 ao dia 18 de julho, na Rua da Praia.
As inscrições acontecem nas dependências da Sectur, até o dia 20, das 10h às 16h. Poderão se inscrever intérpretes profissionais ou amadores, a partir de 16 anos, que se apresentarão em solo ou em dupla. Ainda, no ato da inscrição, o participante deve deixar à disposição da Secretaria um CD com a música escolhida e um pacote de fraldas geriátricas descartáveis, que serão destinadas ao Fundo Social de Solidariedade.
De acordo com a Sectur, o festival de calouros ocorrerá do dia 16 ao dia 18 de julho, e a data e a ordem das apresentações serão divulgadas no dia 13 de julho, e deverão ser respeitadas rigorosamente.
A avaliação dos calouros será feita por um corpo de jurados que atribuirão notas de 1 a 10, nos quesitos afinação, ritmo e presença de palco, cujo somatório será a nota final do calouro. Ainda, segundo a Sectur, o critério de desempate será a maior nota respectivamente em afinação, ritmo e presença.
Além dos troféus, a premiação será de R$ 800, para o 1º colocado; R$ 600, para o 2º e R$ 400, para o 3º colocado.
A Secretaria de Cultura e Turismo enfatiza que, excepcionalmente, as inscrições para as quadrilhas, acontecerão até o dia 3 de julho.
Serviço: A fim de se realizar a pré-seleção dos candidatos, e de se promover o desenvolvimento e entrosamento dos calouros, serão promovidos quatro ensaios no pátio da Sectur: 01 de julho, das 19h às 23h; 05 de julho, das 14h às 18h; 08 de julho, das 19h às 23h e dia 12 de julho, das 14h às 18h.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Secretaria da Saúde promove 2ª Semana de Prevenção ao Uso de Drogas e Álcool

São Sebastião - Em comemoração à Semana Nacional de Combate às Drogas, que faz parte do calendário oficial do Ministério da Saúde, a secretaria de Saúde de São Sebastião realiza, por meio da Unidade de Saúde Ocupacional, a 2ª Semana Interna de Prevenção ao Uso de Drogas e Álcool, durante os dias 23, 24 e 25 de junho.
O evento é voltado à melhoria da qualidade de vida do servidor público municipal e traz diversas atividades voltadas para as chefias, servidores e familiares.
A abertura oficial acontece no dia 23 de junho, às 8h, no Teatro Municipal, para toda a comunidade. A palestra “Drogas e álcool: conseqüências no corpo humano e no trabalho”, será ministrada pelo médico da Unidade de Saúde Ocupacional, Dr. Ivan dos Santos e, na seqüência, a assistente social Marinalva Ferreira da Silva Melo conduzirá a palestra “Apresentando o ‘Prove’ às chefias”.
Em preocupação com a dependência química como fator de desagregação do servidor municipal, foi criado, em 1994, o Programa de Recuperação, Orientação e Valorização do Empregado – Prove. O objetivo é o de avaliar e tratar, com foco na recuperação e reintegração do homem em seu trabalho e em sua vida pessoal e familiar. Fazem parte da equipe o médico Ivan de Oliveira Santos, as psicólogas Adriane Cristina da Cruz e Tania Donizete Silva Cunha, além do enfermeiro Antonio Alves dos Santos e a assistente social e coordenadora do Programa, Marinalva Ferreira da Silva Melo.
Seguindo a programação, nos dias 24 e 25, acontecem os treinamentos para as chefias das costas Sul, Norte e região central, como forma de conscientizar os representantes de cargos superiores sobre a importância do seu envolvimento no tratamento de seus subordinados com relação à dependência química.
No dia 24, às 13h30, o treinamento será dado às chefias da costa Sul, no Espaço Pôr-do-sol, no bairro de Boiçucanga. Já no dia 25, também às 13h30, é a vez das chefias do Centro e costa Norte comparecerem ao auditório do Centro de Saúde "Josiane Pereira da Silva", na Topolândia, centro.
O Ministério da Saúde estabelece como a “Semana Nacional de Combate às Drogas” o período de 22 a 26 de junho, sendo o dia 26 considerado o “Dia Internacional de Combate às Drogas”.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Maurício quer informações sobre índice de mortalidade e serviços funerários no município

São Sebastião - O vereador Maurício Bardusco Silva (PPS) está indagando o Poder Executivo, através de requerimento sobre o índice de mortalidade no município e os serviços prestados pelas funerárias.
Ele disse que os dados requeridos servem de referência e complementam o que foi reivindicado recentemente pelo parlamentar Artur Balut (PSDC) sobre o número de óbitos e a construção de novo cemitério em São Sebastião.
Maurício quer saber o número de funerárias credenciadas junto à prefeitura e as quais prestam serviços atualmente.
No documento, ele cita que caso a prestação de serviços e venda de produtos seja feito por licitação, requer cópia do contrato.
O número de óbitos registrados no município entre os meses de janeiro a maio desse ano diferenciando por adultos e crianças é outra questão levantada na propositura, além de solicitar a quantidade de pessoas consideradas carentes.
Outra reivindicação que consta no requerimento é o encaminhamento de planilha com os nomes dos falecidos, individualmente, e datas do nascimento e óbito, local onde residiam com endereço completo, nome e número de telefone de algum parente para contato.
Maurício quer o motivo se o pedido não for atendido.
Os tipos de urnas pagos pelo Poder Público e os valores gastos é outra informação requerida, além do encaminhamento de cópia da planilha demonstrativa dos serviços realizados individualmente por pessoa, acompanhado do valor unitário e total mediante comprovação através de nota fiscal e documento assinado pela família do falecido, que certifique o gasto feito pela administração.
Se a solicitação não for aceita, o vereador quer saber o motivo do não atendimento e para finalizar, ele questiona se existe reajuste periódico dos produtos e serviços prestados à administração, se houver, quer a porcentagem do aumento, o parâmetro utilizado e a data em que o mesmo ocorre.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Redução do número de agentes de tráfego nas ruas gera questionamento na Câmara

São Sebastião - Um requerimento de autoria do vereador Artur Ramirez Balut (PSDC) cobrando informações sobre a redução do número de agentes de tráfego nas vias públicas do município foi motivo de várias manifestações durante a última sessão legislativa.
O parlamentar informa que muitos moradores reclamam da diminuição do efetivo e relatou que recentemente ocorreu queda de energia no centro da cidade e o trânsito foi controlado pelos guardas municipais, tarefa que deveria ser feita pelos agentes.
Na opinião de Artur, há necessidade da realização de uma campanha municipal de trânsito.
No documento, o vereador indaga quantos agentes compõem o quadro da divisão de tráfego, se há possibilidade da contratação de novos funcionários para atender o setor, a resposta sendo positiva, requer a data do atendimento e se negativa, o motivo.
No caso de existir uma eventual campanha de educação no trânsito, o autor da proposta pergunta se há agentes suficientes para atender o serviço.
Para ele, a atuação dos agentes não serve apenas para aplicar multas, mas para orientar os turistas e moradores. “Temos que agregar as coisas que estão dando certo,” conclui.
O líder do prefeito na Câmara, Marcos Antonio Ferreira Tenório (PMDB) informou que devido ao transporte de cargas pesadas no porto durante o período noturno, os agentes estão trabalhando no acompanhamento do material transportado na rodovia que dá acesso a Caraguatatuba.
Paulo Henrique Santana (PH) explica que existe um apartado no parecer do Tribunal de Contas referente à admissão de pessoal. “Várias contratações foram consideradas ilegais como as de agentes de tráfegos, engenheiro químico, despachador de ocorrências, professores e outros”, justifica o vereador sobre o quadro atual de agentes.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Amilton quer vagas sinalizadas nas praias para estacionamento de portadores de necessidades especiais

São Sebastião - O vereador Amilton Pacheco da Silva (PSB) apresentou requerimento ao Poder Executivo, solicitando a implantação de vagas sinalizadas nas praias para estacionamento de portadores de necessidades especiais, conforme o que prevê a lei municipal.
Ele afirma que há muitas pessoas com veículos adaptados que utilizam as praias do município e outros pontos turísticos, mas encontram dificuldades na hora de estacionar os veículos e se locomover com mais facilidade por falta de local apropriado.
Diante dos argumentos mencionados, Amilton quer saber se há possibilidade da implantação dos serviços através de placas ou pintura no solo, nos locais de acesso à praia e turísticos.
A resposta sendo positiva ele requer a data prevista para o atendimento e caso negativa, o motivo da reivindicação ser recusada(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

Officina Artaud, através da OSC Celebreiros Ubatuba convida para o 1º EICOT - Encontro Internacional de Contaminação Teatral
14 a 19 de Julho de 2009

O EICOT é uma ocasião de encontro entre grupos de teatro independente sem finalidade competitiva.
EICOT é “contaminação”. Contaminação das idéias, dos gestos e dos sonhos. Contaminação do “outro”, com as experiências pessoais e coletivas, onde com “outro” entende-se qualquer pessoa interessada na expressão teatral, seja ele ator, diretor, dramaturgo, técnico de som ou luz, cenógrafo, espectador ou um simples individuo interessado em se conhecer. Por isso o EICOT deixa de lado os julgamentos e abre os braços á possibilidade de ser contaminado pelas intuições.
O EICOT pode ser algo especial. Ao longo dos seis dias do encontro, todos os participantes estarão hospedados no mesmo lugar e irão compartilhar a preparação das refeições e participarão da manutenção dos espaços comunitários. Cada participante terá a possibilidade de propor temáticas a serem desenvolvidas nos debates. Cada grupo terá a possibilidade de compartilhar os próprios métodos de trabalhos nos seminários. Por isso nenhuma temática pré-definida marca o EICOT, mas sim a pré-disposição a mudar e adaptar-se às necessidades dos
participantes.
Mais que uma possibilidade, um desafio; porque o sucesso do EICOT vira responsabilidade comum de todos os participantes, dependendo da disponibilidade individual e coletiva, para surpreender e deixar-se surpreender.
Para Saber mais sobre a Regulamento e inscrições acesse: http://geocities.yahoo.com.br/officinaartaud/
Informações: informaeicot@yahoo.com.br (Fonte: OSC Celebreiros Ubatuba)

O N.U.V.E.M. - Núcleo de Valorização à Expressão Musical, através da OSC Celebreiros Ubatuba, convida a todos para uma noite regada à muita Bossa, Samba e Chorinho... O show Pedacinho do Céu, com o grupo Ao Som da Madeira, dia 20 de junho, sábado, as 21hs.

Ubatuba -  Pedacinho do Céu, show que reune músicas de grandes compositores brasileiros, como Tom Jobim, Baden Powell, Jacob do Bandolim e Edu Lobo. Choro, bossa e samba numa mescla de novos arranjos e improvisos dão o toque especial ao show.
O grupo Ao Som da Madeira surgiu em 2007 em Ubatuba, a partir da diversão e da grande vontade de tocar de quatro músicos. Atualmente é formado por Késia Alves (flauta transversal e voz), Ana Carol (violão e voz), Wandeco Alves (percussão) e Valdecy dos Santos (percussão).

Serviço:
Pedacinho do Céu, com o grupo Ao Som da Madeira
Data: 20 de junho
Hora: 21hs
Local: Sala ArtAud Nas Nuvens – Passeio Santa Fé – Rua Conceição, 180 – Centro – Ubatuba
Ingressos: R$ 6,00 – inteira / R$ 3,00 – meia (estudantes, professores e melhor idade)
Informações e reservas: (12) 9181.6814 – Késia / 9181.5699 – Ana Carol / 9769.7575 – Marilena / 9178.8452 – Patrícia (Fonte: OSC Celebreiros Ubatuba)

Ubatuba realiza Pré Lançamento do 5º Festival Gastronômico mar e mata, saber e sabor

Ubatuba -  A cidade de Ubatuba realiza, nessa sexta feira, dia 19, um coquetel para o pré-lançamento oficial do “5º Festival Gastronômico – mar e mata, saber e sabor”, no Ubatuba Palace Hotel, para convidados e participantes. Será apresentada a programação do evento, que acontecerá de 6 a 30 de agosto, em vários estabelecimentos da cidade, e a edição deste ano vem recheada de novidades saborosas.
Promovido pela Associação de Bares e Restaurantes de Ubatuba (AREUBA/ ABRASEL), a edição 2009 do festival tem como tema principal a promoção do desenvolvimento sustentável. Os principais chefs da cidade vão elaborar receitas com ingredientes típicos e segredos provenientes da Mata Atlântica e do mar. Os participantes criarão seus pratos a partir de uma lista de produtos regionais, como por exemplo, mandioca, peixes e frutos do mar.
Parceiro nesta quinta edição, o Mercado Mata Atlântica-RBMA, programa que visa identificar e promover negócios sustentáveis da Mata Atlântica, lança em parceria com o festival um catálogo de produtos e uma exposição com destaque para os artesãos da cidade, que utilizam de forma sustentável os produtos da floresta na confecção de seus trabalhos.
Em agosto, a II Premiação de receitas “A conservação da Mata Atlântica começa pela boca”, premiará as melhores receitas nas modalidades: prato quente, prato frio/sobremesa e bebida, nas categorias profissional e amadora.
Serão realizados festins com apresentações culturais nos finais de semana, roteiros de turismo que aliam gastronomia e conservação ambiental, e as grandes novidades deste ano são: a Vila Gastronômica e o Seminário Internacional de Turismo Sustentável.
A Vila será estruturada com stands de parceiros, cozinha show, saraus gastronômicos, palestras sobre gastronomia, exposições e espaço de negócios.
O Seminário, será realizado pelo Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável - uma iniciativa da Unisantos, Realnorte e Petrobrás – e trará especialistas para discutir o desenvolvimento do turismo, de forma sustentável na região.
"Este ano o festival está muito mais estruturado e profissional. Estamos com diversos apoiadores grandes e uma rede de negócios locais em prol da sustentabilidade, que vão credenciar definitivamente Ubatuba como um dos principais roteiros gastronômicos do litoral”, comenta João Bianchi, presidente da AREUBA.
Os restaurantes credenciados já confirmados no “mar e mata, saber e sabor” são: Bucaneiros Pizzaria, Jangada Restaurante, Pizzaria São Paulo, Restaurante Caju, Restaurante Malibu, Restaurante Oásis, Restaurante Peixe com Banana, Restaurante Perequim, Restaurante Raízes, Restaurante Rei do Peixe, Restaurante Senzala, Restaurante Spaghetto, Restaurante Tio Sam, Tachão, e Restaurante Vela Branca (Ubatuba Palace Hotel).
Parceiros Institucionais: Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável - Litoral Norte (UNISANTOS, REALNORTE, PETROBRAS); Mercado Mata Atlântica – RBMA; Associação Cunhambebe da Ilha Anchieta; Mosaicos da Mata Atlântica; Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Picinguaba.

Apoiadores: Universidade de Taubaté; Associação Comercial de Ubatuba; SINHORES – Litoral Norte; FUNDART e Prefeitura Municipal de Ubatuba – Secretarias de Turismo e Meio Ambiente.
Patrocinadores: ULTRAGAZ, AMBEV, MIOLO, Ubatuba Palace Hotel e PROLIM.
Mais informações podem ser obtidas no site: www.gastronomiaubatuba.com.br
(Divulgação)
 

Em algum lugar do passado

Ubatuba - Releitura da musica tema do filme "Em algum lugar do passado" com imagens de Luiz Tolosa e edição e Emilio Campi:


 

Poesia Topo

Anuncie

Anos 60

Nos negócios de bananas
meu avô ganhou dinheiro
e a família ficou rica
de ter no café da manhã
o legítimo queijo do reino
com farinha da barrica.


Avoengo Bento

Benedito Bento enquanto viveu
das caças para caçar,
das terras para plantar,
dos peixes para pescar,
continou sempre bento,
na terra dos pés descalços,
na praia dos cabelos ao vento.


Félix Cabral
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Taxa Bombeiro - Ubatuba

Não obstante os inúmeros impostos a que estamos sujeitos, impostos estes que alegadamente supririam as nossas necessidades de serviços publicos, fui surpreendida ao receber boleto da Prefeitura Municipal de Ubatuba com a cobrança de alegada "taxa de Bombeiro" (Leis 3142/08 e 3179/2009).
Parece-me que a coorporação dos Bombeiros faz parte da Policia Militar Do Estado de São Paulo e por isso deveria ter suas necessidades supridas pelo Poder Estadual.

Pergunto:
1. A que se destina a arrecadação de R$23,60 por contribuinte da cidade de Ubatuba?
2. Tamanho volume de dinheiro será repassado ao Estado ou aplicado diretamente no serviço publico municipal?. Neste último caso o Corpo de Bombeiro de Ubatuba abandonará a Policia Militar do Estado de São Paulo?
3. O que impede que amanhã não surja a "taxa" Policia Militar; "taxa" Policia Rodoviária; "taxa" Policia Civil e assim por diante...
4. Parece-nos que estamos no minimo frente a bi-tributação e no máximo "alisando terreno para a independencia da Comarca de Ubatuba"
Este e-mail tem o propósito de alertar os munícipes de Ubatuba independentemente de medidas legais cabíveis que serão tomadas junto a Procuradoria Geral do Estado de São Paul

Maria de Fatima Negraes da Nave
Ubatuba

Evolução

O editorial do dia 18/06/2009 do respeitável jornal Imprensa Livre, assinado por Evandro Ribeiro, faz alusão ao cotejo entre o Lula de agora e o Lula do passado. Tenho a dizer que graças à evolução, aos eventuais erros, correções e acertos, que o nosso Presidente Lula chegou aos dias de hoje como uma autêntica pedra polida. Aquele que não permite a reflexão e está avesso às mudanças de pensamento, está feito múmia estática em um museu qualquer, não acrescenta nada mais como agente transformador da sociedade do que meros fatos históricos aos olhos do senso comum. A um fato determinado podemos fazer assertivas otimistas ou pessimistas, dependendo do que queremos provar. Tal qual um sofisma dos mais rebuscados, este editorial foi articulado para um determinado fim, e este fim certamente está buscando alcançar as eleições de 2010. De todas as formas a oposição tentou derrubar os índices de popularidade do PT e do Lula nos últimos anos e o que só conseguiram foi bater em clara de ovo, ou seja, quanto mais bate mais cresce. Será que a oposição ainda não compreendeu que se ela não apresentar o seu projeto de país o povo não dará confiança aos ataques ? Será que eles não fazem pesquisas ou não acompanham as pesquisas noticiadas nos meios de comunicação ? A verdade é que a oposição está sem proposta para o Brasil, está sem eixo e por isso só faz verter o inconformismo em aceitar que o Lula barbudo está dando um show de gestão pública, realizando em dois mandatos mais do que foi realizado em toda a história do Brasil. Se fizermos uma análise desapaixonada, poderíamos dizer que nunca se combateu tanto a corrupção como no Governo Lula, ademais, basta verificar os acontecimentos de combate à corrupção com diversas prisões, até presidente de Tribunal de Justiça já foi encarcerado, fato inédito em toda a história do nosso país. Sim, o Lula foi barbudo ontem e o é hoje, tem orgulho do seu passado e vive o presente sabendo que no futuro será melhor do que agora. Hoje melhor do que ontem, pior do que amanhã.

Paulo Afonso
Assessor do Deputado Estadual Carlinhos Almeida (PT-SP)

Desabafo de uma jornalista profissional diplomada

Quando escolhi fazer jornalismo, estava numa aula de história, no antigo 3º colegial, gozando de um passeio à Ilha de Búzios, que integra o arquipélago de Ilhabela, prêmio conquistado por uma redação que escrevi. No entanto, desde que entrei no colégio, já na antiga 2ª série, meus professores falavam do meu dom de escrever, de me expressar, de colocar meus pontos de vista, sugeriam que eu fizesse jornalismo.
Eu fiz. Não somente porque me sugeriram, mas também por saber dentro de mim que essa era a minha vocação aqui na Terra. Poderia exercer esse dom de várias maneiras, dar minha colaboração como articulista nos jornais locais, opinar sobre esse ou aquele assunto, dar “pitaco” naquela ou nessa situação, exercer a LIBERDADE DE EXPRESSÃO a que todos têm direito assegurado pela Constituição. No entanto, para ser JORNALISTA, eu precisava de uma formação, não bastava apenas sentar na cadeira e expor meus pensamentos num papel, até porque, na faculdade, eu aprendi que o exercício jornalístico é muito mais do que uma atividade literária, é necessário escrever com técnicas. Aprendi que o jornalista deve ser imparcial, contar os fatos, ouvir os dois lados, para que os leitores, ouvintes, telespectadores, tenham acesso à informação de qualidade e formem sua própria opinião diante do fato exposto.
Sim, prestei vestibular, passei na primeira chamada, mesmo contrariando muitas expectativas por ter cursado escolas públicas. Saí de Ilhabela aos 18 anos e fui enfrentar uma “cidade grande” sozinha, fui absorver todo o conhecimento que era capaz e crescer diante da vida. Não poderia ter feito isso sem a ajuda dos meus pais. Com muitas dificuldades eles custearam meus estudos, eu trabalhei durante os quatro anos pra pagar minha estadia. Recorri à bolsa de estudos da Prefeitura para conseguir permanecer nessa jornada, contei com a ajuda de amigos especiais que por diversas ocasiões me ajudaram financeiramente e até mesmo com alimentação quando a grana estava muito curta.
Por quatro anos me instruí para ser uma profissional de qualidade. Minha vocação? Ajudou e muito, principalmente a paixão que tenho pela minha área, pois aliada ao conhecimento que adquiri no curso de Jornalismo, são responsáveis por eu estar atuando na área desde que me formei, pois me tornei uma profissional competente e dedicada.
Assim como eu, existem milhares de outras pessoas com histórias até mais interessantes e difíceis do que a minha, pessoas que cursaram universidades públicas, mas que tiveram custos com livros, roupa, calçado, alimentação e hospedagem, pessoas que viajam diariamente por essas estradas da vida em busca de formação profissional, pessoas que não cursaram universidade porque nasceram bem antes de 1969, quando o curso de Jornalismo foi regulamentado, mas que hoje defendem a formação para o exercício da profissão.
Existem pessoas que tanto quanto eu acreditam que o Jornalismo é uma carreira tão importante como a de um médico, advogado, professor, como qualquer outra, que para ser exercida é necessária uma formação técnica.
Mas tudo isso não teve valor para os senhores ministros do Supremo Tribunal Federal, que com toda empáfia e poder que lhes foram atribuídos suspenderam a exigência do nosso Diploma para o exercício da nossa profissão. Ignoraram 40 anos de história, de lutas, de investimentos, de estudo, de informação de qualidade em função de uma minoria que insiste em atuar no mercado sem ter a qualificação necessária para fazê-lo.
A ridícula decisão do STF só beneficia o grupo patronal, os donos de empresa, que querem mão-de-obra barata. A quem devo recorrer para ressarcir todo o investimento em minha formação já que meu Diploma não vale mais nada?
Toda a formação a que esses ministros se dedicaram para chegar onde estão também foi ignorada com essa decisão esdrúxula, pois se na visão deles, o jornalismo é uma atividade autodidata, todas as profissões também o são, ora, pois na verdade o ser humano é autodidata. Dessa forma, se meu diploma não vale mais nada, vou me dedicar a estudar livros e mais livros de advocacia e exercer o direito por aí. Ou quem sabe medicina? Ou ainda odontologia? Qualquer outra carreira do tipo. Basta acordar com vontade de exercer uma nova profissão e me dedicar a tal.
É assim que deveriam funcionar as coisas a partir de agora. O curso de jornalista não impede que profissionais incompetentes façam coisas que desabonem nossa atuação? No direito, na medicina, na educação, em todas as áreas também existem maus profissionais. A formação profissional é condição mínima para exercer qualquer função especializada e o bom desempenho dependerá do caráter e da personalidade de cada um.
Alguém já perguntou para a sociedade se eles preferem ter acesso a informação através de um profissional qualificado ou de um precário? A situação é inconcebível e a própria sociedade não deveria fechar os olhos para isso. Está mais do que na hora de levantar o “traseiro” da cadeira e exigir informação de qualidade, vinda de profissionais competentes e qualificados para tal.
E aos demais profissionais de outras áreas, atenção, pois o golpe contra os jornalistas profissionais diplomados pode ser apenas o primeiro passo para atingir as demais carreiras. Um profissional precário é muito mais barato e manipulável do que um qualificado e com formação.
Não pensem os senhores ministros que me dou por vencida. Eu e todos os meus colegas diplomados desse país. Apesar de tudo, sabemos que o conhecimento que adquirimos na universidade ninguém tira e isto aliado à nossa vocação e experiência de vida faz e continuará fazendo a diferença entre um bom jornalista e um jornalista precário. Eu creio!

Leninha Viana
Jornalista MTB 43.079/SP

Nossos Comerciais!

Um dia na S.O.S. Cão Caraguá


Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia do Sapé  © Luciano Cancelier

Praia do Sapé
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor