Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 23 de Maio de 2009 - Nº 2102 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região
Curso Meio Ambiente Marinho
Ernane abre Circuito de Turismo do Litoral Norte em parceria com Sebrae

Caraguatatuba
Campanha do Agasalho tem mais de 11 mil peças arrecadadas
Caraguá conquista pódios em Campeonato Mineiro de Supino
Caraguá participa de reunião em Peruíbe
Empresários do Turismo se reúnem em Caraguá
Será amanhã a formatura da primeira turma de curso profissionalizante
Vacina contra polio vai até 6ª nas UBS
Câmara discute Atendimento Domiciliar
Gobetti quer maior fiscalização no transporte de lixo
Omar Kazon quer maior atenção aos idosos nas UBS
Por segurança, Silmara quer lombada em via do Travessão
Vilma mostra trabalho e resultado à população

Ilhabela
Campanha de Vacinação contra paralisia infantil continua em Ilhabela
Teatro de rua “A Brava” atrai grande público em Ilhabela
Carreata da Solidariedade aquece Campanha do Agasalho 2009 em Ilhabela
Colucci é eleito presidente da Associação dos Municípios Paulistas Produtores de Gás Natural
Depois de Ilhabela, São Sebastião recebe debate sobre ampliação do Porto de São Sebastião
Atleta de Ilhabela vence nova etapa do Paulista de Mountain Bike -Down Hill
Ilhabela terá Festa de São Pedro de quinta a domingo com programação religiosa, shows e quermesse
Observação de pássaros é tema de palestra no Mês do Meio Ambiente em Ilhabela
XTerra Brazil Regional reúne 1,5 mil atletas em Ilhabela

São Sebastião
Resultados do campeonato estadual do interior de judô
Balneário dos Trabalhadores com 18 horas de muito rock
Ernane abre Conferência Municipal do CMDCA de São Sebastião
Festival de gols marcam o campeonato de futsal em São Sebastião
Corredor de São Sebastião conquista o ouro em Bertioga
Câmara de São Sebastião vai analisar oito projetos de leis da próxima sessão

Ubatuba
Prefeitura executa limpeza no Rio Tavares
Aulas de tecelagem são sucesso em escola municipal de Ubatuba
86ª Festa de São Pedro Pescador começa nesta quinta-feira, 25
Escolas municipais de Ubatuba continuam realizando suas festas juninas
Eduardo Cesar é eleito secretário da Associação dos Municípios Produtores de Gás Natural
Vacinação Contra Poliomielite é prorrogada em Ubatuba

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Curso Meio Ambiente Marinho

Litoral Norte - O curso aborda aspectos gerais da ecologia dos ecossistemas costeiros, com ênfase no litoral norte paulista. Trata-se de uma abordagem introdutória para o publico em geral, como instrumento de apoio á gestão ambiental e ações de conservação. Entre os temas abordados estão bases de oceanografia, costões rochosos, praias, manguezais, recifes de coral, águas abertas, aves e mamíferos marinhos. Também é abordada de forma geral a poluição e degradação ambiental da zona costeira.
Duração: 02 dias, com carga horária de 16hs
Horário: das 09:00 às 12:00 -13:00 às 17:00h
Responsável: João Carlos de Carvalho Milanelli – Gerente da Agencia Ambiental Unificada de Ubatuba
Público Alvo: conselheiros do CBH-LN e conselheiros da APA Marinha Litoral Norte e outros interessados
Dias: 24 e 25 de junho
Limite máximo de Participantes: 50 pessoas
Local do Curso: Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba
Praça Doutor Candido Mota, n° 72 – Centro de Caraguatatuba
Tel: (012) 3883-9188
As inscrições deverão ser feitas apenas por e-mail, bastando responder a confirmação de para cbhlnorte@gmail.com b A/c da Secretaria Executiva do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte.
(Divulgação)

Ernane abre Circuito de Turismo do Litoral Norte em parceria com Sebrae

Litoral Norte - Buscar alternativas para atrair visitantes para o Litoral Norte também na baixa temporada, usando como atrativos o tripé turismo, cultura artesanato. Esse é o principal objetivo do Circuito Litoral Norte, promovido em parceria entre a Prefeitura Municipal de São Sebastião e o Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas e Empresas. O evento foi lançado na noite da última sexta-feira (19/06), no Teatro Municipal, com a presença do prefeito Ernane Primazzi e da secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno e prosseguiu no sábado, na Praça Pôr do Sol, em Boiçucanga, Costa Sul do município.
O prefeito Ernane Primazzi afirmou que é compromisso da administração e também pessoal fazer o que estiver ao seu alcance para incrementar e profissionalizar o turismo no município. “Como comerciante sempre sonhei com isso. Sem dúvida é um discurso bonito, mas nós vamos, na prática, efetivamente criar mecanismos para tornar realidade um calendário turístico que atraia turistas para São Sebastião, na medida do possível, nos 365 dias do ano”, enfatizou o chefe do Executivo.
Para concretizar essa intenção de profissionalizar o turismo no município, o prefeito considera importante a parceria com o Sebrae, no sentido de modificar a mentalidade de moradores e também comerciantes da cidade. Segundo Ernane, é fato que muitos moradores se incomodam com a presença de turistas, em função de transtornos como criação de filas em estabelecimentos comerciais e congestionamentos no trânsito, por exemplo.
“Também sabemos que muitos comércios são tradicionais, tocados de forma familiar, que precisam de informações para capacitar todos que trabalham nos estabelecimentos. Daí essa importância da parceria com o Sebrae”, enfatizou o prefeito, ressaltando principalmente que os moradores precisam compreender que são os turistas que ajudam a movimentar a economia local com o dinheiro que deixam no município e que resulta, entre ouros benefícios, na abertura de novas vagas de trabalho no setor comercial.
Além de concordar que é necessário a união dos quatro municípios do Litoral Norte em ações que objetivam a venda de um pacote turístico único para a região, o prefeito Ernane Primazzi disse que a questão deve ser tratada de forma ainda mais ampla. “Temos que passar as informações importantes do setor desde a escola para as crianças. Não vamos obter um resultado a curto prazo, mas o trabalho tem que começar e é isso que estamos fazendo”, afirmou o prefeito sebastianense.
A secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, ressaltou que realmente o turismo “nunca foi tratado com seriedade no município”. Para profissionalizar o setor, a secretária aposta em parcerias como essa com o Sebrae, e ainda o envolvimento de setores da sociedade civil organizada e também do chamado terceiro setor, composto pelas Organizações Não Governamentais.
“Há meses temos mantido várias reuniões com o Sebrae, com objetivo de formatar esse circuito. O caminho é mesmo a união entre os quatro município (São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba) para que possamos inserir o Litoral Norte nos cenários nacional e internacional”, enfatizou Marianita.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Campanha do Agasalho tem mais de 11 mil peças arrecadadas

Caraguatatuba - O balanço parcial da carreata foi contabilizado esta semana. Até a data de hoje (22), o Fundo Social de Solidariedade que faz a contagem das peças, afirma que, mais de 11 mil peças foram arrecadadas.
A grande carreata que marcou a Campanha do Agasalho, realizada dia 06, mobilizou cerca de 300 voluntários que percorreram todos os bairros de Caraguá, em busca de doações. As peças doadas são fruto da solidariedade da população caraguatatubense, que se dispuseram logo cedo a contribuir com quem necessita.
Diversos eventos na cidade já ajudaram a Campanha do Agasalho. Show com a Praça é Nossa, Virada Cultural, Apresentação da Banda Sinfônica do Exército e Festival do Camarão. Os postos de arrecadação ainda estão distribuídos pela cidade.
A campanha segue até o final do inverno. A expectativa é ultrapassar as 75 mil peças registradas no ano passado. Participe!(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá conquista pódios em Campeonato Mineiro de Supino

Caraguatatuba - Os atletas de Caraguá B.A Oliveira e Maura Rosa Paschoal foram destaques na Copa Canhão e Campeonato Mineiro de Supino realizado em Cabo Verde no último domingo (21). Eles conquistaram as 3ª e 2ª colocações, respectivamente, no evento que contou com participação de 160 esportistas dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Oliveira ganhou na categoria até 82 kg e atingiu a marca de 170 kg de levantamento de peso, enquanto que Maura Rosa venceu na feminina até 60 kg e levantamento de 52,5 kg. Eles também foram premiados com os troféus TOP, destinados aos esportistas que conseguem bons resultados durante a prova.
O próximo desafio para os amantes do supino já tem data marcada. Eles participarão da Copa São Paulo, na cidade de Itu, no dia 11 de julho.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá participa de reunião em Peruíbe

Caraguatatuba - Na última sexta-feira (19), foi realizada a 2ª reunião da Associação dos Municípios Produtores de Gás Natural (Amprogás), em Peruíbe, no Litoral Sul. O vice-prefeito de Caraguá, Antonio Carlos Jr. representou a cidade, juntamente com o secretário de Meio Ambiente, capitão Campos Jr.
Na oportunidade, foi eleita a diretoria da associação. A presidência ficou o prefeito de Ilhabela, Antonio Colucci, a secretaria com o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, e a tesouraria com a prefeita de Iguape, Maria Elisabeth Negrão Silva.
Para o vice-prefeito Antonio Carlos Jr. a reunião foi bem produtiva. “Somando as forças das cinco cidades - Caraguá, Ubatuba, Ilhabela, Iguape e Peruíbe – teremos mais condições de lutar e nos fortalecermos para cobrar do Governo Federal o repasse da compensação financeira aos municípios”, ressaltou.
As atividades da Unidade de Tratamento de Gás Natural Monteiro Lobato, em Caraguá, estão previstas para inicio de 2010. Os cinco municípios que fazem parte da Amprogás pertencem às áreas de influência direta e indireta em relação ao Campo de Mexilhão, definido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Empresários do Turismo se reúnem em Caraguá

Caraguatatuba - O Teatro Mario Covas, em Caraguá, sedia nesta terça (23) encontro de empresários do ramo turístico para apresentação de projeto do Sebrae. O Circuito Turístico do Litoral Norte envolve as quatro cidades da região e objetiva aumento de 30% no movimento na baixa temporada. De sábado até hoje já foram feitas apresentações em São Sebastião e Ubatuba. Ilhabela terá o encontro em 3 de julho.
A apresentação está marcada para as 18h e é resultado de um trabalho feito em parceria com as secretarias municipais de Turismo desde o início do ano. O Sebrae já realizou ações parecidas em regiões como Serra da Mantiqueira, Vale Histórico e Barretos.
A ideia é unir poder público com iniciativa privada para fortalecer o setor turístico. Os objetivos são fomentar o turismo regional e o fluxo turístico perene por meio de roteiros integrados, além de gerar maior desenvolvimento socioeconômico, cultural e ambiental.
O projeto tem duração de três anos. Entre as ações estão formatação de produtos turísticos, culturais e artesanais, sensibilização e envolvimento da comunidade, estruturação de serviços de recepção ao turista, capacitação técnica e gerencial, plano de promoção e comercialização, gestão e qualidade de atividade turística.
O secretário de Turismo de Caraguá, George Hilf, explica a importância do envolvimento dos municípios na atividade. “A Copa de 2014 será foco das ações do ministério do Turismo nos próximos anos. Apenas fortalecidos como destino temos chance de brigar por recursos que tragam desenvolvimento para nossa região”, disse.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Será amanhã a formatura da primeira turma de curso profissionalizante

Caraguatatuba - Vinte alunos de projeto da Assistência Social recebem certificados
A formatura da primeira turma de alunos do Projeto de Qualificação Profissional Sempre Jovem, da Secretaria de Assistência Social de Caraguá, acontece amanhã (23), às 14h30, no Cremi (Centro de Referência da Melhor Idade). Vinte jovens participaram dos cursos de Operadores de caixa e Auxiliar administrativo com secretariado.
A Secretaria de Assistência Social mantem outros 60 jovens nos seguintes cursos profissionalizantes: Operador de caixa, Rotinas administrativas, Manutenção de computadores e Petróleo e Gás. Os cursos tem duração de três meses.
Serviço: O Cremi fica à rua Jorge Buhian, 30, Jardim Jaqueira(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Vacina contra polio vai até 6ª nas UBS

Caraguatatuba - No último sábado (20) a secretaria de saúde realizou a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite para crianças menores de 5 anos. A meta de 95%, solicitada pelo Estado, foi atingida, mas o município pretende atingir 100% até sexta-feira (26).
Caraguá conta com uma população infantil de 7.331 crianças. Durante a campanha foram imunizadas 6.965, números estimados pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE).
A vacinação continuará até sexta-feira (26) nas UBS, com exceção dos bairros Getuba e Tabatinga. Os moradores desses locais deverão ir à unidade de saúde do Massaguaçu. A atualização da carteira de vacinação também ocorre normalmente nesta semana.
É importante que as crianças sejam vacinadas para que possam participar da 2ª fase da campanha no dia 22 de agosto.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Câmara discute Atendimento Domiciliar

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza em seu plenário, na sala Benedito Zacarias Arouca, nesta terça-feira – 23 de junho, a partir das 19h30 a sua 21ª Sessão Ordinária semanal. Destaque na pauta para o projeto do Vereador Kazon (PR) que cria o atendimento domiciliar aos portadores de necessidades especiais.
A sessão é a penúltima, antes do Recesso de Julho do Legislativo, que terá início no dia 1º do próximo mês e término no dia 31.
Na pauta Projeto da Vereadora Vilma Teixeira de Oliveira Santos – Vilma do Posto (PSDB) que versa sobre a obrigatoriedade e padronização dos abrigos de passageiros de ônibus na cidade. O Vereador Pedro Ivo de Sousa Tau – Pedro Ivo (DEM) coloca em votação a criação, organização e funcionamento do Espaço do Empreendedor.
O Vereador Celso Pereira – Celsinho (DEM) institui o Fundo Soberano de Caraguatatuba e o destaque da sessão, de autoria do Vereador Omar Kazon (PR), Projeto de Lei que cria, dentro da Secretaria Municipal de Saúde o atendimento domiciliar aos portadores de necessidades especiais.
Com votação em segundo turno, Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal de autoria do Vereador Pedro Ivo (DEM), estabelece que toda desapropriação deverá ser enviada anteriormente aos Vereadores, para análise, discussão e votação.
As Sessões Ordinárias semanais da Câmara Municipal de Caraguatatuba podem ser acompanhadas em tempo real de várias maneiras. Contribuintes ou não, moradores locais ou da região, turistas ou veranistas podem assistir a sessão ao vivo, do plenário Benedito Zacarias Arouca, no centro da cidade, ao lado da Prefeitura Municipal, com entrada grátis.
Pela Rádio Nova Oceânica/Jovem Pan, em 670 Khz ou pelo site da emissora, em www.radiooceanicaam.com.br  , bastando clicar em “Rádio On Line” ou pela NET – TV a Cabo, no seu canal 72.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Gobetti quer maior fiscalização no transporte de lixo

Caraguatatuba - Em seu terceiro mandato, o vereador Wilson Agnaldo Gobetti, do PDT, que por duas vezes foi presidente da Câmara Municipal, segue sua luta pelo bem estar dos munícipes caraguatatubenses.
Entre diversos trabalhos realizados no Legislativo, o parlamentar, por meio de requerimento, busca maior fiscalização da vigilância sanitária municipal em relação ao transporte de lixo de outros municípios e que passam por Caraguá.
O intuito de Gobetti é estabelecer datas para que possam circular com os caminhões. “Algumas cidades no Litoral Norte fazem o transporte do lixo e passam por aqui (Caraguá), sem que haja um horário e dia determinado, ocorrendo até mesmo em finais de semana e feriados, aonde o fluxo de veículos é maior, prejudicando o trânsito local”, justificou.
“Além disso, tem o mau cheiro que fica por aqui, incomodando os nossos moradores, além dos turistas e veranistas. Precisamos cuidar de Caraguá e de nossos direitos”, seguiu explicando o vereador.
Gobetti lembrou ainda que atualmente, o lixo urbano é tido como mais um dos grandes problemas ambientais do planeta e é por esta razão que o gerenciamento do lixo não pode ser apenas assunto de técnicos e engenheiros, mas uma preocupação de toda a sociedade.
“Não temos nada contra as cidades vizinhas, pelo contrário, queremos sempre ajudar, a questão é quanto ao transporte, tem que ser feito de forma organizada e que não nos prejudique aqui”, falou.
Em relação ao assunto, o vereador fez alguns questionamentos ao Poder Executivo Municipal, solicitando informações e cobrando providência. “Nosso trabalho seguirá sendo feito, sempre, pelos nossos munícipes”, finalizou Gobetti.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Omar Kazon quer maior atenção aos idosos nas UBS

Caraguatatuba - Inúmeras reclamações de idosos usuários das Unidades Básicas de Saúde de Caraguatatuba têm sido feitas e despertou a atenção do vereador e atual presidente da Câmara Omar Kazon, do PR, que requer ao Executivo, o cumprimento do Estatuto do Idoso e Leis Municipais que garantem o atendimento preferencial.
De acordo com o autor do requerimento, a reivindicação dos idosos é com a demora, já que o atendimento é feito pelo sistema de ordem de chegada.
“A prioridade ao idoso é um direito conferido que deve ser respeitado”, frisou Omar Kazon, que cobra uma atitude por parte dos responsáveis. “Existe a lei, que precisa ser cumprida. É desumano vermos senhores de idade sem receber o devido tratamento. Temos que respeitar”, completou.
Em outra propositura, o vereador pede o atendimento 24h nas UBS do Porto Novo e Massaguaçu, para atender os moradores da região Sul e Norte, respectivamente.
De início, os Postos, que contarão com uma ambulância de plantão, ficariam abertos, no entender do parlamentar, até às 22h, para devidas emergências.
Segundo Omar Kazon, o projeto já existia, mas não teve continuidade na última gestão. “Precisamos agilizar isso. São milhares de munícipes que moram distante do Centro. É preciso dar maior comodidade a eles, que nem sempre tem como pagar por um transporte”, comentou.
O trabalho do vereador por meio do Projeto ATENDA já mostra bons resultados. Nas visitas aos bairros, Omar Kazon tem fiscalizado e ouvido as reivindicações em relação à saúde de Caraguá.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Por segurança, Silmara quer lombada em via do Travessão

Caraguatatuba - Em breve, a Avenida José da Costa Pinheiro Júnior, no bairro do Travessão, deverá contar com uma lombada, para maior segurança dos pedestres e ciclistas que percorrem o local.
A iniciativa foi da vereadora Silmara Selma Mattiazzo, do DEM, que teve no último mês o requerimento nº 399, de sua autoria, aprovado na Câmara Municipal de Caraguatatuba.
Segundo a parlamentar, a lombada passará mais tranquilidade aos moradores do bairro. “Não tenho duvida nenhuma que com uma lombada na rua, os motoristas serão mais prudentes, evitando assim atropelamento e acidentes”, diz.
A vereadora também tem buscado benfeitoria em outros bairros. Em requerimento, Silmara reivindica a pavimentação das vias públicas do Jardim Itaúna, no Tinga e das ruas do Canta Galo.
“Ambos os bairros merecem melhor atenção por parte das autoridades. Em dias de chuva, os moradores não conseguem sair de suas residências, pois as ruas ficam alagadas. Nem carros e nem pedestres tem condições adequadas de andar por aqueles lugares. É um transtorno”, falou a parlamentar, que mostrou também a preocupação com a saúde.
“Nessa hora aumentam não só o barro, mas também a possibilidade de se contrair alguma doença, como a leptospirose. Precisamos cuidar de nossos munícipes”, frisou Silmara, lembrando que as pavimentações são pedidos antigos dos moradores.
Por meio de sua assessoria, a parlamentar vem dando todo apoio preciso para a realização do 1º Campeonato de Futebol Society Pegorelly F.C., que deverá começar no dia 21 de junho (domingo). Centenas de alimentos estão sendo arrecadados e serão doados ao Instituto Pró+Vida de São Sebastião, que atua em Caraguá, cuidando de idosos carentes.
“Tudo que for para contribuir com a questão social, será de grande importância para mim, e é por isso que apóio esse campeonato, que pela iniciativa, já é um sucesso, antes mesmo de começar”, finalizou Silmara.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vilma mostra trabalho e resultado à população

Caraguatatuba - Conhecida como Vilma do Posto, a vereadora Vilma Teixeira de Oliveira Santos (PSDB) vêm mostrando a Caraguatatuba que não trabalha somente pela saúde da cidade.
Após correr atrás, identificando e ouvindo problemas enfrentados pela população, a parlamentar fez diversas reivindicações ao Órgão Executivo, e agora vem colhendo frutos positivos ao município.
Um exemplo disso tudo é a região Sul de Caraguá. A vereadora solicitou a construção de uma pista de atletismo, colocação de alambrado e iluminação no campo de futebol do Fortaleza, no bairro do Travessão. O pedido de Vilma já está em projeto.
Para o Porto Novo, a Praça Santa Edwirges poderá ganhar em breve a sua urbanização, assim como a Praça São Paulo, que, além disso, terá, no que depender da parlamentar, pavimentação e iluminação.
“Todas essas reivindicações já foram encaminhadas a Secretaria Municipal de Urbanismo. Vamos ficar no aguardo e torcer para que a resposta seja positiva. Os moradores do Porto Novo precisam desse espaço, que melhorará na convivência, proporcionando até um ponto de encontro para eles”, disse.
Preocupada em levar lazer aos munícipes, Vilma quer a construção de uma Arena de Eventos na região Sul. Segundo ela, o investimento em entretenimento fica concentrado somente na região central.
“Vamos lutar para que os moradores de todo canto da cidade tenham a oportunidade de receber grandes eventos que acontecem em Caraguá, mais próximos de sua casa”, afirmou a parlamentar.
Vilma, por meio de requerimento, também solicitou caixão de melhor qualidade para que famílias possam enterrar seus entes com mais dignidade. “A Assistência Social já fez vistorias nos caixões fornecidos e já está tomando as providências necessárias”, avisou a vereadora, que tem mais uma de suas tantas lutas conquistadas.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Campanha de Vacinação contra paralisia infantil continua em Ilhabela

Ilhabela - A Secretaria de Saúde de Ilhabela continua durante toda a semana com a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. O balanço do último sábado (20/06) apontou que 2.124 crianças entre zero e cinco anos foram vacinadas, o que corresponde a 87% do previsto. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de vacinar 95% das crianças em todos os municípios.
Para isso, a Secretaria de Saúde de Ilhabela aplicará a vacina durante toda a semana, das 8h às 17h, nas Unidades de Saúde do Município. Os pais ou responsáveis poderão também atualizar as carteirinhas de vacinação, já que a Secretaria da Saúde disponibilizará também doses contra sarampo, rubéola e tetravalante, entre outras.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Teatro de rua “A Brava” atrai grande público em Ilhabela

Ilhabela - A peça de teatro de rua “A Brava” recebeu um público de cerca de 300 pessoas na Praça Coronel Julião, na Vila, região central de Ilhabela, na noite da última sexta-feira (20/6). Misturando drama, humor e música para contar a história de Joana D'Arc, a companhia que tem o mesmo nome recebeu o prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro na categoria “Melhor Espetáculo Apresentado em Rua”, além da indicação ao prêmio Shell na categoria melhor direção.
Em Ilhabela, a apresentação agradou a platéia de moradores e turistas pela sua linguagem dinâmica e bem humorada interpretada por quatro atores: Ademir de Almeida, Márcio Rodrigues, Rafaela Carneiro e Fábio Resende – quem produziu o texto e dirigiu a peça. “O teatro de rua tem um importante papel para tornar acessível a arte para o grande público, é uma das manifestações mais antigas da cultura popular e o próprio teatro originou-se na rua. No caso da Brava, a interação com os espectadores foi o que cativou a platéia em peso do início ao fim do espetáculo”, comentou o secretário da Cultura de Ilhabela e presidente da Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela), Rogério Ribeiro de Sá - Professor Catolé, que assistiu à peça acompanhado do prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), e do presidente da Câmara, Valdir Veríssimo. A peça foi trazida pelo Circuito Cultural Paulista, um programa do Governo do Estado de São Paulo realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Cultura de Ilhabela e da Fundaci.
A cidade ainda receberá pelo menos mais quatro atrações gratuitas pelo programa até o final deste ano. As próximas apresentações estão previstas para o dia 22 de agosto – a peça teatral “Filho das Águas”, da Tragatralha Cia. de Teatro, no Galpão das Artes da Cocaia; e para o dia 12 de setembro, quando se apresentará o músico Berlam Beloso e a Banda Larga, na Vila.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Carreata da Solidariedade aquece Campanha do Agasalho 2009 em Ilhabela

Ilhabela - O Fundo de Solidariedade de Ilhabela realizou, no último domingo (21/6), a 1ª Carreata da Solidariedade com objetivo de divulgar a Campanha do Agasalho, que este ano defende o lema “Quanto mais gente, mais quente”. Segundo a presidente do Fundo de Solidariedade, Lúcia Reale, a população colaborou com a ação. “Eles foram muito solidários e se prontificaram em ajudar aqueles que precisam um pouco mais que a gente”, ressaltou.
A carreata atingiu todas as expectativas e contou com a participação do prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), do vice-prefeito Nuno Gallo (PV), do chefe de Gabinete, Julio Cezar de Tullio, e da secretária de Educação, Lídia Sarmento, do grupo Amigas do Fundo de Solidariedade, do Corpo de Bombeiros, da Sabesp, da Polícia Militar, Defesa Civil, Guarda Mirim, entre outros funcionários e voluntários.
Os grupos se dividiram entre os bairros Barra Velha, Perequê, Itaquanduba e região Sul de Ilhabela. A Campanha de Agasalho 2009 prossegue até o final de julho e conta com caixas de arrecadação disponibilizadas em pontos estratégicos como escolas, supermercados, bancos, Prefeitura, Fórum, Delegacia, Câmara, Igreja Matriz, entre outros locais.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Colucci é eleito presidente da Associação dos Municípios Paulistas Produtores de Gás Natural

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), foi eleito presidente da Associação dos Municípios Paulistas Produtores de Gás Natural (Amprogás) na última sexta-feira (19/6), na Câmara Municipal de Peruíbe, após cerimônia de fundação da entidade, que é formada por representantes de Ilhabela, Caraguatatuba, Ubatuba, Peruíbe e Iguape.
A chapa única com Toninho Colucci presidente, o prefeito de Ubatuba Eduardo Cezar como secretário e a prefeita de Iguape Elizabeth Negrão no cargo de tesoureira foi apresentada pela prefeita de Preuíbe Milena Bargieri e aceita pelo vice-prefeito de Caraguatatuba Antônio Carlos Júnior. Segundo Colucci, o grupo tem muito trabalho pela frente. “A fundação da Amprogás é uma janela de oportunidades. A nossa proposta já começou a dar andamento porque os prefeitos entenderam e se uniram para trabalhar em conjunto pelo desenvolvimento sustentável dos municípios produtores de gás natural”, enfatizou o prefeito de Ilhabela, lembrando ainda dos impactos ambientais e sociais que virão junto com a exploração do gás natural.
Na ocasião, o deputado federal Arnaldo Jardim (PPS) lembrou que há muito tempo Colucci vem discutindo o assunto em todas as esferas políticas. “Ele está preocupado que o gás venha não só como royalties a mais, mas sim como fator de desenvolvimento para esses municípios”, declarou.
O deputado estadual Davi Zaia (PPS) destacou o apoio da Assembléia Legislativa no encaminhamento da legislação necessária para o desenvolvimento dos trabalhos da Associação. “Os municípios tem cada vez mais necessidade de assumir compromissos, já que são responsáveis por sua população e se debatem com a diminuição de receitas em virtude da crise”, completou.
De acordo com o chefe de gabinete da Agência Nacional de Petróleo, Luiz Eduardo Duque Dutra, esse é o momento dos municípios discutirem seus interesses já que o governo tem o objetivo de criar um novo marco, assim como foi criado um marco com a criação da Petrobras e mais para frente com a criação da ANP. “É fundamental que os municípios se preparem para utilizar de maneira produtiva essas compensações financeiras para alavancar o desenvolvimento”, alertou os prefeitos sobre o perigo de basear as despesas em cima dessas riquezas.
Toninho Colucci foi lembrado ainda na fala de todos os prefeitos, dos deputados estaduais, Samuel Moreira, Fausto Figueira, e Luciano Batista do coordenador geral de fiscalização do escritório regional de São Paulo da ANP, Alcides Araújo dos Santos, do representante da Secretaria de Desenvolvimento do Estado, Ricardo Fuji, do presidente da Câmara de Peruíbe, Antônio Francisco Ricardo. A cerimônia contou ainda com a presença do chefe de gabinete da Prefeitura de Ilhabela, Julio Cezar De Tullio, do presidente da Câmara de Ilhabela, Valdir Veríssimo, dos vereadores ilhabelenses Marcelo Santos, Mario Luiz de Almeida e Carlos Alberto de Oliveira Pinto. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Depois de Ilhabela, São Sebastião recebe debate sobre ampliação do Porto de São Sebastião

Ilhabela - Depois de ampla discussão em função dos impactos ambientais e sociais que a ampliação do Porto de São Sebastião irá causar as cidades de Ilhabela e São Sebastião, autoridades das duas cidades voltam a debater.
O segundo debate sobre o plano de ampliação do Porto de São Sebastião, promovido pela Petrobras e o Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável, será realizado no próximo dia 2 de julho, no Teatro Municipal de São Sebastião, das 10h às 13h, com o tema “Diálogo para a Sustentabilidade do Litoral Norte de São Paulo”.
Um dos objetivos do encontro é trazer ao debate público os projetos de grande porte previstos para a região, buscando contribuir para ampliar resultados positivos para a qualidade ambiental da região.
Fará parte da pauta do debate os pontos levantados pela Direção da Companhia Docas de São Sebastião e pelas entidades ambientalistas no primeiro debate, realizado em fevereiro. Entre os pontos está à possibilidade de o plano trazer melhorias para o saneamento do Canal de São Sebastião. Outro ponto a ser discutido é a expansão da infra-estrutura para carga em contêiner e a proposta de ampliar o aterro destinado à armazenagem dessas cargas.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Atleta de Ilhabela vence nova etapa do Paulista de Mountain Bike -Down Hill

Ilhabela - O atleta ilhabelense Rafael Bezerra, 21 anos, venceu a 2ª etapa do Campeonato Paulista de Mountain Bike – Down Hill. A prova foi disputada na cidade de Salesópolis (SP) e contou com a presença do secretário de Esportes, Lazer e Recreação de Ilhabela, Luiz Antonio dos Santos, o Luiz Lobo, que acompanhou a delegação.
Bezerra já havia conquistado o título da primeira etapa, disputada em Guaratinguetá. Agora, o ilhabelense lidera o Paulista de Down Hill, esporte caracterizado pela descida de bicicleta em montanhas.
Além do atleta Rafael Bezerra, campeão da etapa, a cidade foi representada por Alex Oliveira Ferreira, 19 anos, que terminou na 4ª colocação. Na primeira etapa, Ferreira chegou em 3º lugar.
Ao todo serão disputadas quatro etapas no Paulista. O técnico da equipe é Luiz Urbano e o apoio da Prefeitura de Ilhabela. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Ilhabela terá Festa de São Pedro de quinta a domingo com programação religiosa, shows e quermesse

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Fundação de Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci) e a Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda, promoverá de quinta a domingo (25 a 28 de junho) a tradicional Festa de São Pedro Pescador. O evento terá uma programação intensa, com cerimônias religiosas, como o tríduo, missa solene e procissão marítima, além de shows, sorteio de prêmios e quermesse.
O ponto alto do evento será a procissão marítima de barcos, com saída prevista para às 11h do dia 28 de junho (domingo). Segundo o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a idéia da Prefeitura é incentivar cada vez mais o resgate da cultura caiçara.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Observação de pássaros é tema de palestra no Mês do Meio Ambiente em Ilhabela

Ilhabela - Dentro da programação do Mês do Meio Ambiente em Ilhabela, a Secretaria de Meio Ambiente promove nesta terça-feira (23/06), às 19h, no Auditório do Paço Municipal, uma palestra sobre observação de pássaros, ministrado pelo técnico da Secretaria de Meio Ambiente de Ubatuba, Carlos Rizzo. O Mês do Meio Ambiente é promovido pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com o Parque Estadual e Secretaria de Educação.
Na programação está prevista ainda a Feira de Trocas, que acontece na próxima sexta-feira (27/06), às 10h, na Praça Coronel Julião. Já no dia 30 de junho haverá a Palestra sobre Gestão Ambiental (Auditório do Paço Municipal), às 19h.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

XTerra Brazil Regional reúne 1,5 mil atletas em Ilhabela

Ilhabela - Aventura e adrenalina marcaram a etapa regional do XTerra Brazil 2009, que reuniu cerca de 1,5 mil pessoas no último sábado (20/6), em Ilhabela, aliando esporte de alto nível e natureza. Os atletas locais mais uma vez conseguiram um bom desempenho nesta que é uma das mais tradicionais provas esportivas do país.
Na prova de Triathlon, os atletas tiveram que enfrentar 1,5 km de natação, 29 km de mountain bike em terreno misto (trilha, terreno acidentado e paralelepípedo) e 9 km de corrida também em pista mista. Na Night Trail Run, os atletas largaram às 19h e percorreram 5km e 9 km de corrida em trilhas.
Já o Kids Running, mini prova de corrida para crianças de 1 a 12 anos foi realizada às 16h, na Praia do Perequê e o Swin Challenge, provas de natação de 1,5 km e 3 km, completaram os desafios do evento.
O atleta brasiliense Alexandre Manzan foi o grande campeão do Triathlon Individual do XTerra Regional, completando a prova em 2h35m. “Como sempre, Ilhabela nos presenteia com uma natureza maravilhosa, abrilhantando ainda mais o evento. Todos estão de parabéns, a organização bem como todas as pessoas envolvidas com o evento, que estiveram sempre dispostas a nos orientar”, declarou o atleta, após completar a prova.
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), ressaltou que eventos esportivos como o XTerra servem para estimular o turismo na baixa temporada. “Queria agradecer a presença de todos os participantes e as pessoas que prestigiaram o evento. Ilhabela estará sempre de portas abertas para eventos esportivos que respeitem a natureza, como é o XTerra. Não vamos medir esforços para trazer de volta a etapa do Mundial para Ilhabela”.
O secretário de Esportes, Lazer e Recreação, Luiz Lobo, destacou o empenho da Prefeitura de Ilhabela em trazer o XTerra para Ilhabela e a parceria do Bernardo Fonseca, organizador da prova, juntamente com o apoio institucional do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), que também colaborou para que este evento se concretizasse novamente. “Esperamos todos os competidores novamente em 2010”, disse o secretário.
A Associação dos Esportistas de Ilhabela organizou tecnicamente e dispôs de voluntários para a realização da Speedo Swin Challenge. “A associação mais uma vez cumpre com seus objetivos, que é a de auxiliar os eventos esportivos em Ilhabela e felizmente a prova foi um sucesso, graças ao comprometimento e responsabilidade de todos os envolvidos”, declarou Beatriz Bello, vice-presidente da Associação.

Atletas de Ilhabela
Ilhabela teve alguns destaques nesta etapa regional do XTerra Brazil, como a 2ª colocação na prova de Triathlon, na categoria Revezamento, dos atletas Harry Finger, João Corredor e René Machado; a 3ª colocação, com os atletas Manoel Carvalho, Augusto Molinari e o Zé Caiçara, seguido da 4ª colocação com os atletas Wilson Gomes, Leonardo Santos e Marcelo Monteiro.
Na categoria Individual, os atletas Acácio Borges e Fernando Borges conseguiram chegar em 2º lugar nas suas categorias.
Na Night Trail Run, o destaque ficou por conta do atleta Evaldo de Jesus que conquistou o 1º lugar na corrida de 9 km, seguido dos atletas Odilon (2º lugar), Juliano da Silva (4º), Osnir Fredi (5º) e Wilson Gomes (6º).
Na corrida noturna de 5 km, o destaque foi o atleta Deissomar dos Santos, que chegou em segundo lugar e a participação do vice-prefeito, Nuno Gallo, que demonstrou estar em boa forma, chegando entre os 20 primeiros colocados da geral e 2º lugar em sua categoria (45 a 49 anos).
Na XTerra Kids, destaque também para os atletas mirins Vinicius Miranda, Werbeth Feitosa e Daniel Batista, que venceram na categoria 1000 metros, respectivamente.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Resultados do campeonato estadual do interior de judô

São Sebastião - O campeonato estadual do interior das classes Juvenil, Junior e sênior foi realizado no dia 20 de junho na cidade de Diadema e contou com a participação de 400 atletas divididos nestas três classes.
A cidade de São Sebastião foi representada por 10 atletas que irão disputar os jogos regionais e obteve ótimos resultados.
Dentre os resultados obtidos estão:
Rinaldo Alexandre, vice campeão da categoria Sênior médio.
Alline Dias, Terceira colocada na categoria sênior meio médio.
Douglas Figueiredo Terceiro colocado na categoria Junior ligeiro.
Alem desses atletas também disputaram o torneio os atletas Bruno Alexandre e Rogéria Cozendey que desistiu da disputa após sentir uma lesão no joelho.
Avaliação técnica, Os resultados foram ótimos ainda mais nessa categoria aonde a maioria dos atletas é contratada para lutar, nossa região é muito forte, pois envolve alem do vale do Paraíba a região mogiana e o grande abc.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Balneário dos Trabalhadores com 18 horas de muito rock

São Sebastião - O Balneário dos Trabalhadores, na região central de São Sebastião, será o palco da comemoração dos dez anos do Moto Clube Nativos, no próximo final de semana. Como parte da festa de aniversário, que conta com apoio da Prefeitura, através da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), a programação prevê 18 horas ininterruptas de muito rock a partir das 17h do sábado 27.
Segundo Ernesto Silva, contador do Moto Clube, são esperados cerca de 500 motociclistas com confirmações confirmadas da Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro. De acordo com ele, o município pode esperar durante os dias 27 e 28 de junho um grande movimento e, conseqüentemente, um giro econômico considerável em virtude do evento. “Até o momento já confirmaram presença motociclistas dos motoclubes de Eunápolis (BA), Vitória (ES) e Angra dos Reis (RJ); nossa previsão é que o consumo econômico deverá girar em torno de R$ 50 mil no comércio local entre hospedagem, alimentação, abastecimento em postos de combustíveis e aquisição de souvenir. Além disso, São Sebastião – com certeza – terá suas belezas divulgadas por várias regiões do País”, disse Silva, mais conhecido no meio motociclístico por Gigante.
Tendo em vista que os ingressos serão trocados por um quilo de alimento não perecível, a expectativa público é de 2 mil pessoas. “Todo alimento arrecadado será entregue ao Fundo Social de Solidariedade”, frisou.
Cada banda terá uma hora para fazer o seu show, a começar pela Anti-fuso, das 17h às 18h, seguido pela Sabugo Seco, das 18h às 19h; Angelspell, das 19h às 20h; Código de Barra, das 20h às 21h; Advertence 57, das 21h às 22h; Vibe, das 22h às 23h; Insanity, das 23h à meia-noite; Oniro, da meia-noite à 1h; Amplitude Valvulada, da 1h às 2h; 90, das 2h às 3h; Vultooo, das 3h às 4h; Psycos Jam, das 4h às 5h; Outdoor, das 5 às 6h; Konnyes, das 6 às 7h; Testa de Ferro, das 7h às 8h; das 8h às 9h, Beyond the Grave; das 9h às 10h, Morbid Hope; das 10h às 11h, RochNímio; das 11h às 12h, Vheda; das 12h às 13h, No Socks; das 13h30 às 14h30, Helvética Rock; das 14h30 às 15h30, Plus One Day; das 15h30 às 16h30, Toxic War e das 16h30 as 17h30, Rua 25.
Além das apresentações das bandas, o público poderá prestigiar os stands onde serão comercializados acessórios e também a praça de alimentação. O mega-show está previsto para encerrar às 18h30 do domingo 28.
Serviço: Os ingressos poderão ser adquiridos a partir da abertura do evento, previsto para o meio dia. Uma área exclusiva para os motociclistas já está reservada.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Ernane abre Conferência Municipal do CMDCA de São Sebastião

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, participou da abertura da 3ª Conferência do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizada nesta segunda-feira (22/06), no Teatro Municipal. O evento que tem como tema “Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal do Atendimento da Infância e Juventude em Todo o Brasil”, contou com um ciclo de palestras com diagnósticos sobre a situação de atendimento às crianças e adolescentes carentes no município. Também participaram do evento o promotor de Justiça da Infância e Juventude, Fábrio Franco Lima, o presidente da Câmara Municipal, Luiz Antonio Santana Barroso, a presidente do CMDCA, Rosangela Pereira e o vereador Ernaninho, ex-membro do Conselho Tutelar, entre outras autoridades.
Após a abertura, a conferência contou com uma apresentação teatral do Projeto Cidadão Criança, do bairro São Francisco. Em seguida, foram apresentadas ações desenvolvidas no município em favor das crianças pelas secretarias municipais de Saúde, Educação e trabalho e Desenvolvimento Humano. O evento também serviu para a apresentação de propostas de ação no setor no âmbito municipal e ainda a definição de delegados que participaram da conferência estadual.
Para o prefeito Ernane Primazzi, é importante a conferência municipal enquanto instrumento para viabilização da legislação de proteção aos menores. “Sem dúvida é uma legislação muito boa, mas, o importante mesmo é criarmos mecanismos para a sua execução”, disse o chefe do Executivo.
O município, a partir do ano que vem, também adotará alterações na grade curricular de ensino, levando em conta ações a serem desenvolvidas em conjunto com o CMDCA. “Temos que levar para as crianças nas escolas o aprendizado de todos os seus direitos, mas também dos seus deveres. A intenção é evitar embates entre alunos e educadores e preparar os jovens para que, com responsabilidade, assumam suas funções na sociedade objetivando um mundo melhor no futuro”, ressaltou o prefeito Ernane.
A presidente do CMDCA, Rosangela Pereira, comandou os trabalhos da conferÇência e fez uma leitura sobre o seu regimento, que acabou sendo aprovado pelos presentes. Segundo ela, “cabe a todos nós uma reflexão sobre como estamos cuidando de nossas crianças em todo o município”. O conselho deseja cada vez mais a participação da sociedade na adoção de políticas públicas de proteção às crianças e adolescentes.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Festival de gols marcam o campeonato de futsal em São Sebastião

São Sebastião - Um festival de gols marcou as recentes partidas válidas pelo 1ª Copa Sebastianense de Futsal em São Sebastião. Ao todo foram 87 os gols marcados nas Categorias Adulto Masculino, Veteranos e Feminino. O número de cartões vermelhos e amarelos foi igualmente alto: 46.
Pelo Grupo “B”, região central do Adulto Masculino, o Imprensa Livre derrotou o Pão de Açúcar por 4x1, com gols de Rafael Costa, Oyama Yagu e Vicente Júnior, que marcou dois deles. O jogador Josafá Jesus marcou o gol de honra do time adversário. O Tebar Praia Clube venceu de goleada o Kotus: 5x0. Gols de Laeandro Oliveira, Luís Júnior, Eduardo Dutra, Diego Lima e Thiago Jesus. Pelo Veteranos, o Tebar empatou em 2x2 com o Só Alegria. Marcaram pelo Tebar os jogadores Walmir Daguia e Ricardo Magrão; pelo Só Alegria: Luciano Paduan e Juarez Cunha.
Pela região Costa Norte, também no jogo do dia 17, o Palermo perdeu para o Naja por 2x0. Os gols foram de autoria de Kellermann Duarte e Francis Silva. O Juventus empatou em 2x2 com o Madri; gols de Diego Castro e Ícaro Santos (Juventus), e Juliano Ilário e Rodrigo Santos, pelo Madri. Já o Canto do Mar venceu o Skol por 5x2 com dois gols de Geicimar de Deus, dois de Anderson Souza e um de Hewerton Ignes. Os jogadores André Araújo e Inaldo Filho marcaram um gol cada pelo Skol.
Ainda no dia 17, as meninas do Barra do Uma Futebol Clube derrotaram o Revelação por 5x1 com dois gols de Vanessa Martins, um de Bruna Pereira, Cristina Silva e Daiane Lima. O gol de honra do Revelação foi marcado pela jogadora Witala Andrade. O Juventus Futsal venceu a partida contra o Sport São Sebastião por 3x1 (gols de Ana Paula e Jane Oliveira, do Juventus, e Francielle Mello, do Sport). A Escolinha de Futebol 1º Passo e o João Calçados/Ono Pesca, empataram em 0x0.
No dia 18, as partidas foram entre o Real Toque-toque e o Costa Sul Bebidas. O Real venceu por 2 x2 com gols de Marcelo Santana, Alex Santos, Lincon Alves e Fábio Santana. O Costa Sul marcou com Marcelo Santos e Walquir Passos. De goleada venceu o Grafutil o time do Sonic’s por 8x1 com quatro gols de Leandro Santos, dois de Ademir Jesus, um de Antônio Costa e um de Adriano Borges. O gol de honra do Sonic’s foi marcado por Emerson Reis. O Pousada da Foca Futebol Clube derrotou o Sport Maresias por 9x5; só o jogador Gleidison Santos fez cinco para o Pousada, Daniel Santos fez dois e Diego Vieira um; Eder Siqueira marcou três gols para o Sport, Ualas Dutra e Anderson Moura, um gol cada.
Ao longo de todas as partidas foram 39 os cartões amarelos distribuídos e sete os vermelhos.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Corredor de São Sebastião conquista o ouro em Bertioga

São Sebastião - O corredor Babington Ferreira de Moraes, da Seesp (Secretaria de Esportes), de São Sebastião, conquistou a medalha de ouro na categoria 20-24 anos, no Circuito das Praias realizado no sábado 20, em Bertioga.
A equipe da Prefeitura, composta ainda por Amarildo Francisco de Moraes, Valdeir Costa Pereira, Claudinei dos Santos, Rafael Gomes da Silva Teixeira e Maria de Fátima Miranda, também ganhou uma medalha de prata e outra de bronze.
O segundo lugar ficou com o corredor Teixeira, na categoria 25-29 anos e o terceiro com Maria de Fátima, no Geral Feminino.
De acordo com o técnico Valdeir Costa Pereira os resultados foram satisfatórios para a equipe, visto o grau de dificuldade da prova que mesclou asfalto e areia dividida em duas voltas. “O preparo físico dos competidores e o nível técnico foram elevados e as diferenças nos tempos dos competidores, mínimas. De fato foi uma disputa bem difícil, daí termos vibrado com o podium”, disse Pereira. Segundo informou, foram 800 os corredores inscritos no circuito.
A próxima prova da equipe está prevista para o dia 12 de julho, em Mongaguá, na Baixada Santista, também com dez quilômetros de percurso entre afasto e areia.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Câmara de São Sebastião vai analisar oito projetos de leis da próxima sessão

São Sebastião - Os vereadores de São Sebastião vão analisar na próxima sessão de Câmara amanhã, dia 23, às 18h00, oito Projetos de Leis.
Entre eles, o Projeto de Lei nº. 29/09, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o município a repassar recursos financeiros a ABRANT (Associação Brasileira dos Municípios com Terminais de Embarque e Desembarque de Petróleo e Gás Natural), no valor de até R$ 100 mil, em 12 parcelas consecutivas, para contratações necessárias na área de assessoria jurídica e perícia técnica.
Também está prevista a leitura do Projeto de Lei nº. 30/09, de autoria do Executivo, que dispõe sobre autorização para celebração de convênio entre o município e a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, com a finalidade de desenvolver e preservar a cultura caiçara, com vista ao reconhecimento da realidade humana, econômica e social da memória histórica de São Sebastião.
A Câmara também deve fazer a leitura do Projeto de Lei nº. 31/09, de autoria do vereador José Reis (PSB), que dispõe sobre a implantação da jornada escolar de tempo integral no ensino fundamental do município. Caso seja aprovado, o aluno permanecerá por pelo menos 8h00 diárias na instituição de ensino.
Além disso, está prevista a leitura do Projeto de Lei nº. 32/09, do vereador Reis, que cria o Conselho Municipal para Acompanhamento e Aplicação dos Royalties, que consiste em ação permanente e voluntária exercida por cidadãos e entidades legalmente organizadas, visando à supervisão popular plena do uso dos recursos mencionados, especialmente quanto à obediência aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade.
Ainda de autoria do vereador José Reis, está prevista a leitura do Projeto de Lei nº. 33/09, que institui no calendário oficial de eventos do município o dia 13 de julho como o Dia do Rock.
O mesmo vereador também propõe por meio do Projeto de Lei nº. 34/09 que seja instituído no calendário oficial de eventos do município a Festa da Tainha do bairro de Boracéia, que passaria a ser comemorada no 3º sábado de julho.
Também está prevista a leitura do Projeto de Lei nº. 35/09, de autoria do vereador Mauricio Bardusco (PPS), que tem o objetivo de obrigar que estabelecimentos comerciais de serviços e similares de São Sebastião e repartições públicas municipais que atendam o público dêem atendimento preferencial e prioritário aos idosos, deficientes, gestantes, mãe com recém-nascidos, policiais militares fardados e doadores de órgãos e sangue.
Os vereadores sebastianenses também devem fazer a leitura do Projeto de Lei nº. 36/09, de autoria do vereador Reis, que declara de Utilidade Pública a Estação SABER, com sede no bairro de Maresias, que abriga um projeto infantil, o Trem das Cores, hoje com mais de 200 crianças, que participam de atividades como artes, música, aprimoramento de leitura e escrita, futebol, entre outros.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

Prefeitura executa limpeza no Rio Tavares

Ubatuba -  A Secretaria de Obras da Prefeitura de Ubatuba vem executando a limpeza do Rio Tavares, no trecho do Núcleo Botafogo. O serviço é realizado por sete trabalhadores braçais da Secretaria, que com uma canoa cedida pelo Corpo de Bombeiro retiram os mais diversos tipos de entulho do rio e depositam às margens, onde caminhões basculantes fazem a retirada do lixo. Em três dias de limpeza os funcionários lotaram 20 sacos (100 litros cada) de garrafas pet. A previsão da Secretaria de Obras é que o serviço seja concluído ainda nesta semana. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Aulas de tecelagem são sucesso em escola municipal de Ubatuba

Ubatuba -  Uma pequena sala dentro do prédio onde funciona o Projeto Namaskar, no bairro do Sesmaria, é o local onde materiais como pregos, madeiras, raios de bicicletas, pentes e lãs são transformados em instrumentos e peças de tecelagem. Pelas mãos da tecelã Débora U. Barocas, crianças de sete anos até senhoras de 60 vão aprendendo a tecer, com pequenos teares confeccionados pelos próprios alunos.
As aulas tiveram início no mês de abril e, segundo Débora, já são 75 pessoas inscritas. São alunos da EM Sr. João Alexandre, da EE Aurelina Ferreira e pessoas da comunidade interessadas em aprender a confeccionar neste início de curso, cachecóis e bolsas.
A oficina está acontecendo graças a uma parceria entre a Associação de Pais e Mestres da EM Sr. João Alexandre, que contratou a tecelã e comprou os materiais para o início das aulas, e o Projeto Namaskar, que está cedendo o espaço.
Com aproximadamente dois meses de aulas semanais, os alunos já estão com uma produção razoável de peças, tanto que será montada uma barraca para a comercialização dos produtos na festa julina da escola, que será realizada no próximo dia 4 de julho, a partir das 18 horas. Os cachecóis grandes serão vendidos a R$ 18,00 e os pequenos a R$ 15,00.

Projeto auto-sustentável
Para o próximo semestre, Débora pretende começar a trabalhar com teares um pouco mais complexos, mas que também deverão ser confeccionados pelos próprios alunos, com materiais como palitos de sorvete, e consequentemente, criarem peças também mais elaboradas.
Além de aprender a tecer, os alunos também começarão a receber orientações sobre gestão de negócios. “Atualmente os materiais estão sendo totalmente financiados pela APM da escola, mas a partir do momento que iniciarmos a venda, um terço do valor arrecadado será revertido para a compra de novos materiais. Com isso pretendemos tornar o projeto auto-sustentável”, conta Débora. O restante do valor arrecadado será revertido para a APM da escola.
“Com isso, além desses alunos receberem lições de tecelagem, eles ainda podem transformar essa atividade em algo que gere renda para eles próprios e suas famílias”, continua Débora.

A professora
Débora começou a trabalhar com teares há 20 anos, quando ainda morava em Minas Gerais. Foi lá que ela aprendeu a fiar, tingir e tecer a lã, transformando-a em requintadas peças que a própria tecelã foi comercializando em sua região para outros locais.
Em 2002 mudou-se para Ubatuba e continuou trabalhando como tecelã, mas foi só em 2005 que Débora se rendeu ao prazer de ensinar a arte da tecelagem. Já ministrou aulas em escolas municipais como Tancredo de Almeida Neves, Padre José de Anchieta, Prefeito Silvino Teixeira Leite e EMEI Prof. Bessie Ferreira Osório de Oliveira, tendo inclusive desenvolvido trabalhos com alunos portadores de necessidades especiais, tanto na EM Tancredo Neves quando na EM Padre José de Anchieta.
Atualmente Débora está cursando o terceiro ano da faculdade de Artes Visuais, e além de ministrar aulas diariamente no Projeto Namaskar, ela ainda reserva as tardes de segundas e sextas-feiras para dar aulas de tecelagem no centro da cidade, em uma outra parceria, esta com a loja Botões e Cia., para alunos iniciantes até os que já possuem noções de tecelagem. Para mais informações o telefone é (12) 3833-6184.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

86ª Festa de São Pedro Pescador começa nesta quinta-feira, 25

Ubatuba -  Tem início nesta quinta-feira, 25, a maior e mais tradicional festa de Ubatuba. É a 86ª Festa de São Pedro Pescador, que terá uma extensa programação até o dia 29 de junho. Além da deliciosa tainha assada na brasa, com arroz farofa e maionese, diversos shows musicais e atividades tipicamente caiçaras fazem parte desta festa que atrai milhares de pessoas anualmente. As atrações começam a partir das 19 h de cada dia, na Praça de Eventos da Avenida Iperoig.
Neste ano, além dos shows, acontecerão apresentações das oficinas da Fundart. Entre as atividades culturais tipicamente caiçaras, destacam-se a “Procissão do Mastro de São Pedro e Procissão de Canoas”, que dão início à festividade, a corrida de canoas, a procissão marítima e a puxada de rede. Também tem a escolha da “Rainha dos Pescadores”, que elege a mais bela filha de pescador da cidade. Na praça de alimentação, além da tainha, que será servida também no almoço, serão 16 barracas de culinária.
Os shows musicais estão programados para ser sempre a última atração da noite, começando às 22h30. Entre os shows, destacam-se as presenças do cantor Pena Branca, da dupla Pena Branca e Xavantinho; André Marins, revelação do programa Raul Gil e João Ormond, conhecido como “violeiro do Pantanal”, que compôs uma música especialmente para a festa de São Pedro. Também estão previstos shows das bandas: Antidanos, Pracaniz, Sexteto Caiçara, Dito e Feito, Fogo na Roupa e Exóticos, além de grupos sertanejos de Ubatuba.

Confira a programação completa e prestigie!!
25 de junho – Quinta-feira

19h - Procissão do Mastro de São Pedro e Procissão de Canoas
19h30 - Apresentação do Compadre Ballio e da Oficina de Contação de Causos da Fundart
20h- Concurso “Rainha dos Pescadores”
21h30 - Show com a “Banda Anti-Danos”
23h - Show com a “Pracaniz”

26 de junho – Sexta-feira
19h - Abertura das Tendas de Alimentação
19h30 - Apresentação das Oficinas de Jazz e Sapateado da Fundart
20h - Maculele e Puxada de Rede com os Alunos dos Grupos da Fundart e Tradição de Capoeira
20h30 - Show com o “Sexteto Caiçara”
22h - Dança da Fita do Grupo Itapoá do bairro do Itaguá
22h30 - Pagode com o “Grupo Dito & Feito”

27 de junho - Sábado
19h - Abertura das Tendas de Alimentação
19h30 - Apresentação das Oficinas de Dança do Ventre e Dança de Rua da Fundart
20h30 - Show com o “Regional Fogo na Roupa” de São Paulo
21h - Dança do Xiba do Bairro do Promirim
22h30 - Show com “João Ormond, o Violeiro do Pantanal”

28 de junho - Domingo
19h - Abertura das Tendas de Alimentação
20h - Show com o “Sertanejo Local”
21h - Congado de Bastões do Sertão do Poruba
21h30 - Dança do Boi Chorão do Bairro do Sumidouro e do Boi do Cortiço do Bairro Itaguá
22h30 - Show com “Pena Branca”

29 de junho – Segunda-feira
15h - Procissão marítima e terrestre de São Pedro Pescador
16h30 - Missa de São Pedro, na Igreja Matriz
19h - Abertura das Tendas de Alimentação
19h30 - Apresentação da Oficina de Circo da Fundart
20h - Premiação dos Barcos da Procissão de São Pedro
20h30 - Show com a “Banda Exoticos”
22h - Show com “André Marthins do Programa Raul Gil(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

“Show de Prêmios” entrega máquina de lavar para sorteado

Ubatuba -  Na tarde desta segunda-feira, 22, a Prefeitura de Ubatuba fez a entrega de mais um prêmio do “Show de Prêmios”. Sérgio Gobbo dos Santos, representante de Rita Moscatelli Magnani, viúva do sorteado Armando Magnani, recebeu uma máquina de lavar roupa de 10 quilos. A entrega foi feita pela pelo presidente da Comissão Organizadora do “Show de Prêmios”, Ernesto Cardoso Jr.
“Dona Rita ficou com muito contente em ser contemplada. Ela possui esse imóvel na Lagoinha há mais de 30 anos e não compareceu à entrega do prêmio por problemas de saúde”, explicou o representante. A contemplada tem imóvel na Lagoinha, Região Sul do município e faturou o prêmio com o número de aviso 58871, sorteado pela extração 04340 da Loteria Federal no dia 25 de abril.
O Show de Prêmios faz parte de um programa de melhoria da arrecadação municipal e atualização dos cadastros que, em dezembro, sorteará, entre outros prêmios, um carro zero quilômetro.

Ganhadores
Desde o início do “Show de Prêmios”, em janeiro, a Prefeitura já entregou os seguintes prêmios:
Janeiro - Antonio Carlos Maria ganhou uma moto 125 cc.
Fevereiro - Mauro Guizze recebeu uma geladeira duplex .
Março - Patrícia Montana Marques Lopes ganhou uma televisão de 32”.
Abril - Armando Magnani foi contemplado com uma máquina de lavar roupa de 10 quilos.
Nos próximos dias, a Comissão Organizadora fará a entrega do sorteado de maio, uma filmadora digital. O contemplado foi Francisco Bezerra dos Reis, proprietário de um imóvel no Sertão da Quina.

Próximo sorteio
No próximo sábado, 27 de junho, acontecerá o sexto sorteio do “Show de Prêmios”, quando o contemplado ganhará um fogão de piso 5 bocas. Para ter direito ao sorteio, o contribuinte deverá estar com seus tributos municipais em dia e com seus dados cadastrais atualizados. Quem optou pelo parcelamento do IPTU neste ano, as parcelas vencem todo dia 15. Até a data de vencimento o tributo poderá ser pago em qualquer agência bancária. Após o vencimento somente nas agências Santander e quem o fizer, até a véspera do sorteio, estará concorrendo aos prêmios.
O contribuinte concorre com o número do aviso da capa de seu carnê de IPTU no sorteio do último sábado do mês realizado pela Loteria Federal. No mês de dezembro cinco prêmios serão sorteados.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Escolas municipais de Ubatuba continuam realizando suas festas juninas

Ubatuba -  As festas juninas que aconteceram no último final de semana nas escolas municipais contaram com a animação dos participantes e com a ajuda do tempo frio, propício para uma noite regada a comidas e bebidas típicas desta época.
Na EM Semíramis Prado, no Saco da Ribeira, as professoras organizaram várias quadrilhas, desde os pequenos da educação infantil até os maiores do ensino fundamental. Além das quadrilhas, a apresentação de capoeira e as barracas de brincadeiras também foram os destaques da festa.
Na EMEI Richard Juarez Gobbi, no Taquaral, e na EM Helena Maria, do Ipiranguinha, além das quadrilhas formadas pelos alunos, e das comidas e brincadeiras, ambas realizaram um grande sorteio de prêmios que garantiu a animação das festas até tarde.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Eduardo Cesar é eleito secretário da Associação dos Municípios Produtores de Gás Natural

Ubatuba -  O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, foi eleito secretário da Associação dos Municípios Produtores de Gás Natural (Amprogás), que teve sua diretoria executiva eleita e composta durante o 2° Encontro de Prefeitos e Prefeitas de Municípios Paulistas Produtores de Gás Natural do Campo de Mexilhão - Bacia de Santos, realizado no dia 19 de junho, em Peruíbe.
“Senti-me honrado por ter sido eleito secretário de uma associação tão importante como esta, mas, mais que isto, trata-se de uma importante missão, que certamente me empenharei para conduzir da melhor maneira possível. A questão da exploração de gás em nossa região é algo que tem que ser tratado de forma séria, comprometida e com a união dos municípios envolvidos. Agora precisamos trabalhar para minimizar os impactos e conquistar o desenvolvimento sustentável que buscamos para a região”, afirmou o prefeito de Ubatuba.
Para presidente da Amprogás, foi eleito o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci e para tesoureira, a prefeita de Iguape, Maria Elizabeth Negrão Silva. A associação conta ainda com representantes das cidades de Peruíbe e Caraguatatuba (que esteve representada pelo vice-prefeito, Antonio Carlos Jr.). A chapa única foi apresentada pela anfitriã do evento, a prefeita de Peruíbe, Milena Bargieri.
Colucci também falou sobre a importância da união dos municípios. “Unidos reduzimos os custos operacionais e nos fortalecemos politicamente, em defesa dos nossos interesses”, afirmou o prefeito de Ilhabela, que enfatizou o fato de a Amprogás ser uma “janela de oportunidades”.
Também estiveram presentes ao evento, o coordenador geral do escritório da ANP em São Paulo, Alcides Araújo dos Santos e o chefe de gabinete da ANP no Rio de Janeiro, Luis Eduardo Duque Dutra, os deputados estaduais David Zaia, Samuel Moreira, Luciano Batista e Fausto Figueira e o deputado federal, Arnaldo Jardima, além de Ricardo Fuji, que representou o secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin e diversas outras autoridades da região. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Vacinação Contra Poliomielite é prorrogada em Ubatuba

Ubatuba -  A Campanha de Vacinação Contra Poliomielite atingiu 80% das crianças de 0 a 5 anos em Ubatuba. Somando-se a vacinação antecipada, de 15 a 19 de junho e o Dia Nacional de Vacinação, que aconteceu no último sábado, 20, foram vacinadas 5.151 crianças, sendo que 964 delas têm idade abaixo de um ano e as 4.187 restantes, têm até 5 anos. Por não ter atingido a meta de 95%, a vacinação será prorrogada por tempo indeterminado. Os pais que ainda não levaram seus filhos abaixo de 5 anos para vacinar, devem faze-lo o mais breve possível. É preciso levar consigo a carteirinha de vacinação da criança à unidade de saúde mais próxima, das 8h às 17h.

A doença
Conhecida popularmente como paralisia infantil, a poliomielite é uma doença causada por vírus. É contagiosa e, na forma mais grave, pode deixar sequelas permanentes. A facilidade de movimentação das pessoas de um lugar para outro no mundo favorece a disseminação desse vírus, que pode ser reintroduzido em um país que já não apresente mais casos.
Para impedir a presença da doença, é preciso criar um bloqueio por meio de campanhas de vacinação em massa da sua população alvo, além de altas coberturas vacinais de rotina. Por isso, mesmo a criança que esteja com a caderneta atualizada, deve tomar a vacina para a formação do bloqueio. Há 20 anos não se registram casos de poliomielite no Brasil. No país, os últimos casos ocorreram no ano de 1989, nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba, devido à realização de campanhas, adotadas a partir de 1980.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ariele de Oliveira, “na luta entre o vírus selvagem e o vacinal, o segundo sempre vence e quem sai ganhando, são as nossas crianças. Por isso, é tão importante que todas as crianças sejam vacinadas”.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)
 

Em algum lugar do passado

Ubatuba - Releitura da musica tema do filme "Em algum lugar do passado" com imagens de Luiz Tolosa e edição e Emilio Campi:


 

Poesia Topo

Anuncie

 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Meninos do Parque

É óbvio que a todas as justificativas de preservação ambiental de determinadas áreas são (ou deveriam ser) para o benefício do homem. Ubatuba tem sido referência em manipulação de seu território pelo estado com justificativas preservacionistas porém sem qualquer contrapartida econômica para o município ou, para sua população. As áreas de Parques, APAS terrestres e marinhas somadas, tombaram praticamente todo o nosso território.
Estas ingerências preteriram ainda a comunidade tradicional das áreas em questão - comunidade caiçara. Foi ela que, diferente do comportamento extrativista dos indígenas e da comunidade migratória, ao longo dos séculos, utilizando-se deste mesmo meio ambiente para sua subsistências proporcionaram a sua manutenção e, a existência do que ainda se pode “preservar”. A maioria das decisões tomadas nos “Planaltos” (de Piratininga ou, no Central) estão muito distantes daqui e, assim da nossas realidades. Seus mandatários, com raras exceções, agem ainda com rigorosa truculência. O resultado é que muitas vezes na aplicação de suas convicções e interpretações legais, extrapolam os limites da razão. As leis? Ora a leis! “Faça o que eu mando mas, não se atreva a fazer o que eu faço” A comunidade caiçara foi e continua sendo preterida em seus interesses, sua cultura, seus usos, seus costumes. Estão sendo alijadas do trabalho na terra de suas roças de mandioca, de suas moradias, dos seus meios de trabalho e de subsistência. O resultado são os danos sociais, morais e psicológicos inimagináveis e como tal humanamente inaceitáveis. Mesmo porque, pelos resultados alcançados até agora, é preciso abandonar todos os modelos teóricos de preservação. Já é hora de corrigir rumos e rever conceitos. Devemos substituir os falsos ambientalistas brozeados pelo calor dos holofotes e dos flashs midiáticos. Afinal, qual é o argumento que justifica esta cena, retratada no lixão chic daquele “santuário”? As boas práticas da sustentabilidade?

Ronaldo Dias
Ubatuba - SP

Nossos Comerciais!

Um dia na S.O.S. Cão Caraguá


Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia do Sapé  © Luciano Cancelier

Praia do Sapé
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor