Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 24 de Maio de 2009 - Nº 2103 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região
Prefeitos da Amprogás se reúnem com direção da ANP nesta quinta

Caraguatatuba
Caraguá insere futebol de mesa nos Jogos Regionais
Copa Sesc teve início neste final de semana
Estudantes participam de passeata pelo meio ambiente
Sebrae quer aumentar turismo na baixa temporada
Voo livre de Caraguá fatura prêmios no Campeonato Sul Mineiro

Ilhabela
Associação Creche de Ilhabela homenageia Colucci em seu aniversário
Colucci entrega Plano de Gestão e Metas a vereadores
Secretaria de Educação inicia projeto “Alfabela” para recuperar conteúdo de aproximadamente 500 alunos
Secretária de Obras comparece na Câmara e responde questionamentos de vereadores
A Prefeitura de Ilhabela inovou este ano e promove pela primeira vez uma programação de shows musicais populares, no Campo do Galera, na Água Branca, durante o período da Semana de Vela. As apresentações serão de 9 a 12 de julho e de 16 a 18 de julho, a partir das 22h.
Ministro do Turismo e Secretário Estadual participam do I Fórum do Litoral Norte em Ilhabela
Câmara de Ilhabela vota LDO 2010 e outras matérias em Extraordinária nesta quinta-feira
Vereadores de Ilhabela realizam sessão mais longa do ano

São Sebastião
Combate à dependência química e valorização do empregado são temas de evento
Festa Junina do Projeto Garoçá acontece nesta quinta-feira na Enseada
EMEI Mundo Encantado realiza 1º Sarau Literário
Itatinga promove festa junina no próximo final de semana
Equipe sebastianense de malha estréia no Campeonato Paulista
Prefeitura realiza passeata em prol da Campanha do agasalho
Profissionais de atendimento pré-hospitalar iniciam treinamento em emergências

Ubatuba
Programa De Alfabetização E Inclusão Para Jovens E Adultos Na EE. José Celestino Aranha- Ubatuba
Campanha Do Agasalho No Capitão Deolindo Sob O Comando Da Escola Da Família
Fundacc apresenta TABI, um espetáculo butoh abrindo a programação Inverno Quente em Caraguatatuba
CCZ é único órgão habilitado a recolher animais de grande porte
Entidades discutem diretrizes na IV Conferência Municipal da Criança e do Adolescente
“Escola Sustentável” foi tema de palestra na escola Tancredo
Inclusão Digital recebe atenção especial da Secretaria de Educação de Ubatuba
Parceria entre escola municipal e escola de idiomas terá início em agosto

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Prefeitos da Amprogás se reúnem com direção da ANP nesta quinta

Litoral Norte - Os prefeitos de Ilhabela, Toninho Colucci, de Caraguá, Antônio Carlos da Silva, de Ubatuba, Eduardo César, de Peruíbe, Milena Bargieri, e de Iguape, Maria Elizabeth Negrão, se reúnem na próxima quinta-feira (25/06), às 15h, no Rio de Janeiro, com o Diretor Geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima.
Segundo o presidente recém eleito da Amprogás, Toninho Colucci, o encontro tem como objetivo principal a aproximação com os setores da ANP. “Queremos aprimorar o nosso conhecimento sobre o tema e principalmente saber quais são os critérios adotados pela agência reguladora na distribuição de royalties de petróleo e como será a disctribuição em relação aos gás natural”, explica Colucci.
Com base na descoberta das jazidas no Campo de Mexilhão, bem como o início para 2010 das atividades da Unidade de Tratamento de Gás Natural Monteiro Lobato, em Caraguatatuba, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) já definiu as áreas de influência direta e indireta em relação ao campo, que servirá de base para o cálculo do repasse da compensação financeira aos municípios. Foram qualificados como produtores as cidades de Ilhabela, Caraguatatuba, Ubatuba, Peruíbe e Iguape.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Caraguá insere futebol de mesa nos Jogos Regionais
Após pedido, modalidade foi incluída pelos organizadores do evento

Caraguatatuba - No lugar da bola e dos jogadores: botões. Esse é o futebol de mesa, modalidade extra que foi incluída nos Jogos Regionais de Arujá ao lado do golfe, beisebol e jiu-jitsu. O anúncio foi feito pela secretaria de Esportes de Arujá, após reivindicação feita por uma comissão de atletas de Caraguá.
O município enviará seis representantes desta modalidade para o evento, que será entre 1º e 12 de julho. O total de esportistas chega a 353 pessoas nas modalidades atletismo, basquete, biribol, bocha, ciclismo, capoeira, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, malha, natação, taeknowdo, tênis, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, futebol de mesa e xadrez.
O secretário de Esportes de Caraguá, Mário Luiz da Silva, destaca que a cidade tem grandes chances de trazer medalhas. “Os atletas conquistaram a chance de competir no futebol de mesa e isso é muito positivo para eles. Será a sexta vez consecutiva que Caraguá participa nesta modalidade”, lembra.
Os Jogos Regionais vão reunir oito mil atletas de 50 municípios do Alto Tietê, Vale do Paraíba, Litoral Norte e parte da Grande São Paulo. A abertura oficial será em 04 de julho (sábado), a partir das 19h.
O alojamento da delegação será na Escola Estadual Dr. René de Oliveira Barbosa, no Centro de Arujá. A expectativa da secretaria de Esportes é manter Caraguá na 1ª Divisão dos Jogos Regionais.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Copa Sesc teve início neste final de semana
Jogos continuam nesta semana

Caraguatatuba - Neste último sábado (20) foi realizada a abertura da Copa Sesc (Futsal), no Centro Esportivo, com parceria com a Rensz Calçados. Com a presença do vice-prefeito Antonio Carlos Jr., do secretário Mário Luiz e do Diretor de Recreação Cardim. A abertura foi marcada por muitos gols e pela a apresentação de dança de rua, da coreógrafa Rogéria Tomé.
No primeiro jogo da Copa o placar foi de 7 a 2 para o Silva Indaiá 1 contra o Coca-Cola. No dia 22, na Quadra do Poiares, o Imobiliária e Contabilidade venceu o Auto Elétrica S. Judas por 6 a 4, e o Posto Rota do Sol levou a melhor contra a S.O.S Farma por 5 a 3.

Confira os próximos jogos da Copa Sesc (Futsal), campo do Centro Esportivo:
23/06-Primavera Carnes x Remo-20h30
23/06-CBD x Lojas Americanas-21h
24/06-Supermercado Cruzeiro x Supermercado Semar P.-20h30
24/06-Supermercado Shibata x Padaria Sereia 2-21h
25/06-Logistica Intervali x Mercado Fortaleza-20h30
25/06-Lavadora Água Viva x Litorânea Transportes-21h
26/06 -Litonorte F.C. x Auto Posto Joti-20h30
26/06 -Disa Aurora x Laticínio Litoral Norte-21h

Na Quadra do Poiares haverá os seguintes jogos:
24/06-Rensz Calçados 1 x Revendedor SKOL-20h30
24/06-Banco Itau x Zoonoses-21h
26/06-Pré Engenharia Artefato Cimento x Rensz Calçados 2-20h30
26/06-Engenharia e Construções x Ass. Fontana Cons. Civil-21h

Para as equipes que não retiram a ficha de inscrição, a Comissão Organizadora da Copa Sesc pede que compareçam com urgência na secretaria de Esportes para regularizar sua inscrição.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Estudantes participam de passeata pelo meio ambiente
Escola e comunidade atuaram juntas em ações ambientais

Caraguatatuba - Os alunos do CEI/EMEI Leonor Mendes de Barros, do bairro Travessão, realizaram na última sexta-feira (19) um movimento em favor da preservação do meio ambiente. O projeto “Amigos da Natureza” começou no início de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
A comunidade foi convidada para participar das atividades de reaproveitamento de alimentos, confecção de brinquedos com materiais recicláveis e plantio de mudas frutíferas.
Durante a passeata as crianças distribuíram panfletos com informações sobre ações de preservação e defesa do meio ambiente. “Atitudes como essas incentivam as crianças desde cedo em noções de respeito e cidadania”, explica Sandra Nascimento de Oliveira da Silva, coordenadora da escola.
Foi entregue às famílias uma pesquisa referente ao tema. O resultado é a necessidade de ações que conscientizem a população diante dos problemas ambientais e o esclarecimento de como estes afetam o nosso cotidiano.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Sebrae quer aumentar turismo na baixa temporada
Projeto prevê fortalecimento das micro e pequenas empresas da região

Caraguatatuba - Artesãos e artistas plásticos, hoteleiros, empresários, comerciantes e profissionais liberais ligados ao segmento turístico reuniram-se ontem (23), no Teatro Mario Covas, para apresentação do projeto Circuito Litoral Norte. Desenvolvido pelo Sebrae, em parceria com as secretarias de Turismo dos quatro municípios da região, o plano objetiva aumento de 30% no movimento durante a baixa temporada. Agora só falta Ilhabela receber a apresentação.
A gerente do Sebrae de São José dos Campos, Marimar de Paula, explicou que os resultados serão obtidos com o fortalecimento dos micro e pequenos empresários. Segundo ela, essa consolidação só se dá em conjunto. “Hoje o projeto já conta com aproximadamente 200 adesões, o que nos faz acreditar que ele já é um sucesso”, disse.
Para o secretário de Turismo de Caraguá, George Hilf, essa é a oportunidade do município entrar de fato no mundo do Turismo, pois a iniciativa envolve o desenvolvimento de roteiros integrados, formatação de produtos turísticos, culturais e artesanais, além da sensibilização e envolvimento da comunidade. “Aliadas a outras características, como estruturação de serviços, capacitação e planejamento, essas ações vem ao encontro daquilo que há anos os gestores públicos tem trabalhado: a unificação das quatro cidades”, afirmou.
O trabalho proposto pelo Sebrae já foi realizado de forma semelhante em regiões como Serra da Mantiqueira, Vale Histórico e Barretos. A ideia é unir poder público com iniciativa privada para fortalecer o setor turístico. “Ao falar em Turismo numa cidade como a nossa, falamos também em emprego, que gera renda e desenvolvimento, fortalece famílias e a região como um todo”, ressaltou o vice-prefeito de Caraguá, Antonio Carlos Jr.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Voo livre de Caraguá fatura prêmios no Campeonato Sul Mineiro
2ª etapa foi realizada em São Lourenço

Caraguatatuba - Os pilotos de voo livre de Caraguá participaram no último fim de semana da 2ª etapa do Campeonato Sul Mineiro, na cidade de São Lourenço, com mais de 100 participantes. Com apoio da secretaria de Esportes, integraram a competição os atletas Mateus Silva de Oliveira, Maristela Stoianov, Filipe Alcântara, Eduardo Vivian, Eduardo Pereira de Souza e Wendell Gomes Pereira.
Durante os treinos, Eduardo Vivian voou a maior distância e levou o 1º lugar. Ele percorreu 39 km no ar de São Lourenço. O piloto ganhou duas diárias no Hotel Central Park (5 estrelas), duas passagens no Trem das Águas e duas entradas para banho de ofurô no Parque das Águas.
O prêmio “Revelação” foi concedido ao piloto Wendell Pereira, que recebeu troféu e cesta de produtos da cidade. Já Maristela Stoianov faturou a segunda colocação entre as mulheres. Ela ganhou medalha e cesta de produtos.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Associação Creche de Ilhabela homenageia Colucci em seu aniversário

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), foi recepcionado pelos funcionários da Associação Creche de Ilhabela (Acri) com um café, na manhã de hoje (23/6) pelo seu aniversário. Na ocasião o chefe do executivo declarou que estava muito feliz com o trabalho de sua equipe. “Meu melhor presente é ver um grupo de funcionários competentes que valorizam o serviço público e atendem bem ao munícipe”, ressaltou.
Participaram da comemoração a presidente do Fundo de Solidariedade, Lúcia reale Colucci, a coordenadora pedagógica da Acri, presidente da Associação Manoel Coelho, o vice-prefeito Nuno Gallo, o chefe de gabinete Julio Cezar De Tullio, as secretárias de Educação Lídia Sarmento e Assistência Social, Nanci Peres de Araújo Zanato, o presidente da Câmara Valdir Veríssimo, os vereadores Roberto Timbada e Carlos Alberto de Oliveira Pinto, o diretor de Trânsito Capitão Oduvaldo Romano, além de professores, funcionários e membros da diretoria da Acri.
No início da manhã o prefeito também foi homenageado pelos funcionários da Garagem Municipal.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Colucci entrega Plano de Gestão e Metas a vereadores

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), compareceu a sessão ordinária da Câmara Municipal, na noite da última segunda-feira (22/06), para entregar aos vereadores o Plano de Gestão e Metas de seu governo para os próximos anos, o chamado PGM Ilhabela 2012.
Segundo o prefeito, o plano é transparente e inovador, definindo às metas a médio e longo prazos que traduzem o plano de governo aprovado pela maioria da população nas eleições de outubro de 2008.
“O PGM Ilhabela cria meios que serão utilizadas para a realização das metas já estabelecidas pelo Plano Diretor, pelas Leis de Diretrizes Orçamentárias e de Orçamento Anual, bem como o Plano Plurianual”, esclarece.
Para isso, a municipalidade vai criar índices, que servirão de acompanhamento pela população, como por exemplo, acompanhar a construção e aumento de vagas em creches.
“Criaremos mecanismos que permitem o monitoramento do PGM pela população de Ilhabela. Trata-se de um espaço virtual permanente de diálogo e debate entre técnicos da administração municipal, lideranças da sociedade civil organizada e vereadores”, salientou o prefeito.
Além disso, semestralmente serão divulgados os relatórios de desempenho das metas programadas, juntamente com os indicadores de resultados.
Colucci encerrou seu discurso que o PGM Ilhabela 2012 provocará o abandono do improviso e a construção de uma cidade planejada, preservada e desenvolvida.
Na sessão da Câmara, além de diversos diretores e assessores, todos os secretários municipais compareceram.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Secretaria de Educação inicia projeto “Alfabela” para recuperar conteúdo de aproximadamente 500 alunos

Ilhabela - A Secretaria de Educação de Ilhabela iniciou hoje o projeto “Alfabela” com aulas de recuperação de conteúdo para alunos da rede municipal de ensino que apresentam alguma dificuldade e não acompanham a série em que estão inseridos.
De acordo com a secretária de Educação, Lídia Sarmento, foi realizada uma prova diagnóstica que identificou cerca de 500 alunos que foram divididos em dois grupos por grau de dificuldade.
Depois da identificação, os pais foram chamados e informados sobre a logística do projeto. “Eu me surpreendi porque eles ficaram felizes com o projeto. Acredito que até o final do ano estas crianças já estarão fazendo a diferença dentro da sala de aula regular”, enfatizou Lídia.
As aulas de recuperação do conteúdo foram atribuídas a professores que participaram de uma formação pedagógica e ainda de sensibilização social e moral. O projeto continuará no período de férias e em época de aula será realizado no horário contrário ao regular, ou seja, se a criança estuda de manhã vai estar inserida no grupo da tarde e vice-versa.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Secretária de Obras comparece na Câmara e responde questionamentos de vereadores

Ilhabela - Por aproximadamente uma hora, a secretária de Obras, Planejamento e Serviços Públicos de Ilhabela, Kátia Kornetoff, respondeu a todos os questionamentos feitos pelos vereadores em relação às ações e decisões tomadas por sua pasta. A engenheira, que compareceu a sessão ordinária da Câmara de Ilhabela na última segunda-feira (22/06), esclareceu como são feitas as fiscalizações em obras, bem como o processo de aprovação de projetos ao longo do município. Ela atendeu a solicitação de comparecimento a Câmara de Ilhabela feita através de requerimento do vereador Erick Pinna, membro da Comissão Permanente de Obras, Serviços Públicos e Defesa do Meio Ambiente da Câmara de Ilhabela.
“Sinto-me muito honrada em estar aqui nesta Casa de Leis tirando as dúvidas dos vereadores e da população sobre as ações da Secretaria de Obras e Serviços Públicos”, comentou.
A secretária esclareceu ainda que muitas obras, aparentemente irregulares, foram aprovadas em outras administrações. “Se houver ilegalidade e uma determinação judicial, vamos demolir. Nossos técnicos e fiscais vão primar sempre pelo cumprimento da legislação vigente”, alertou.
A título de conhecimento dos vereadores, a secretária Kátia Kornetoff informou que desde o início do ano mais de 200 alvarás foram emitidos, desmentindo os boatos de que a aprovação de projetos em sua pasta era moroso. “Não há morosidade na aprovação de projetos. Pedimos o cumprimento de todas as leis. Quem não cumpre, simplesmente não recebe licença ou alvará”, conclui.
Prefeitura de Ilhabela promove shows populares no Campo do Galera em julho(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

A Prefeitura de Ilhabela inovou este ano e promove pela primeira vez uma programação de shows musicais populares, no Campo do Galera, na Água Branca, durante o período da Semana de Vela.
As apresentações serão de 9 a 12 de julho e de 16 a 18 de julho, a partir das 22h.

A Semana de Vela de Ilhabela acontece de 4 a 11 de julho, com as regatas de oceano, e nos dias 17 e 18 de julho com as regatas de monotipos. Além dos shows populares no Campo do Galera, haverá programação artístico-cultural na Vila.

Cezar e Paulinho (9 de julho)
O primeiro show será da dupla sertaneja Cezar e Paulinho, no dia 9 de julho. Entre os sucessos estão: “Pé de Pode”, “PQP, pisa no freio Zé”, “Nóis é Caibói”, “Coração Marcado” e “Dois amigos, dois irmãos”. Apadrinhados pela dupla João Mineiro e Marciano, Cezar e Paulinho gravaram o primeiro disco em 1974.

Batom na Cueca (10 de julho)
Já no dia 10 de julho será a vez do grupo de axé “Batom na Cueca”, que entre os principais sucessos traz “Arrasta”, “Fazendo Farra” e “Fazer Auê”. A banda completa 12 anos de carreira e tem participações nas principais micaretas do país, além do Carnaval de Salvador.

Cupim na Mesa (11 de julho)
Para o dia 11 de julho (sábado), a Prefeitura programou o show de samba e pagode do “Cupim na Mesa”. O grupo paulistano é formado por André Marinho, CG, Caio e Luizinho, tendo lançado em 2008 seu primeiro DVD.
Sucessos como “Incendeia”, “Amor de Verão” e “Viciado no Teu Beijo” dão o tom da apresentação da banda.

André Valadão (12 de julho)
No dia 12 de julho, a atração será o show do cantor evangélico André Valadão, que tem arrastado multidões em todo o país. O show une através da música as manifestações de fé da comunidade evangélica.

Dileto / Sereno / Trio Virgulino (16, 17 e 18 de julho)
A programação de shows ainda prevê a apresentação dos grupos de samba e pagode Dileto e Sereno, nos dias 16 e 17 de julho, respectivamente. O grupo Sereno mescla samba e sertanejo. Recentemente, o grupo se apresentou no Domingão do Faustão, da Rede Globo.

A banda “Trio Virgulino” trabalha o mais novo CD “Isso sim é São João”, com o melhor do forró tradicional, e se apresenta no Campo do Galera no dia 18 de julho. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Ministro do Turismo e Secretário Estadual participam do I Fórum do Litoral Norte em Ilhabela

Ilhabela - Ilhabela recebe no próximo sábado (27/06), no Hotel Ilha Flat, no bairro do Perequê, o I Fórum de Turismo do Litoral Norte, com o objetivo de debater a regionalização do turismo e discutir as metas estabelecidas pelo Ministério do Turismo visando a Copa do Mundo de Futebol, que será realizada em 2014 no Brasil. Na programação oficial, na sexta-feira (26/06), o Ministro do Turismo, Luiz Barreto, e o Secretário Estadual de Lazer, Esporte e Turismo, Claury Alves da Silva, almoçam com os secretários de Turismo e os prefeitos do Litoral Norte, em Ilhabela. Logo depois, a comitiva faz uma visita ao Centro Histórico, na Vila.
Às 17h, o Ministro Barreto, acompanhado do Secretário Estadual Claury Alves, e dos prefeitos da região, participa de cerimônia oficial no Hotel Ilha Flat e na sequência concede uma entrevista coletiva aos jornalistas.
Já no sábado (27/06), com a presença do secretário estadual de Turismo, tem continuidade o I Fórum de Turismo do Litoral Norte, com início às 9h no Hotel Ilha Flat, no Perequê.
Segundo o Ministro Luiz Barreto, Ilhabela foi escolhida para abrigar o encontro por ser uma das 65 cidades em todo o Brasil a ser contemplada nas metas do Plano Nacional do Turismo 2007-2010.
Além da capital, Ilhabela é a única cidade do Estado de São Paulo a participar deste plano e, consequentemente, se torna indutora regional de turismo.
Além do Ministro Luiz Barreto e do Secretário Estadual Claury Alves, já confirmaram presença, o Secretário Executivo do Conselho Estadual de Turismo, Armando Campos Mello, a Diretora do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo, Tânia Brizola, a Coordenadora Geral de Regionalização do Turismo, Ana Clévia, o Diretor Internacional da Embratur, Marcelo Pedroso, e o Coordenador de Turismo do Estado de São Paulo, Coronel Luiz Flaviano.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Câmara de Ilhabela vota LDO 2010 e outras matérias em Extraordinária nesta quinta-feira

Ilhabela - A Câmara de Ilhabela realiza nesta Sessão Extraordinária nesta quinta-feira (25/6) às 17h para discutir e votar os seguintes projetos:
PL 24/2009: De iniciativa do Executivo, dispõe sobre a cessão de servidor público para outros órgãos e autarquias Federal, Estadual e Municipal;
PL 34/2009: De autoria do Executivo, dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o ano de 2010 e dá outras providências;
PL 42/2009: Assinado pelo Executivo, cria o Programa “SOS Trabalho, Qualificação Profissional e Alfabetização e dá outras providências.
A Câmara de Ilhabela fica localizada à Rua Benedito Cardeal Sobrinho, 39, na Vila (Centro). Mais informações (12) 3896.9621 ou imprensa@camarailhabela.sp.gov.br(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Vereadores de Ilhabela realizam sessão mais longa do ano
Com quase cinco horas de duração, a noite foi marcada pela presença da secretária de Obras e do prefeito Toninho Colucci

Ilhabela - Numa sessão de quase cinco horas – a mais longa do ano e última ordinária antes do recesso – realizada na última segunda-feira (22/6) na Câmara de Ilhabela, os vereadores aprovaram quatro dos seis projetos de Lei constantes na pauta, pediram vista de um, derrubaram um veto do Executivo e suspenderam a tramitação de outro por determinação judicial. A noite foi marcada pela presença da secretária de Obras, Kátia Kornetoff, em atendimento ao requerimento do parlamentar Erick Pinna (PR) e do prefeito Toninho Colucci, que apresentou o Plano de Metas e Gestão (PGM 2012 Ilhabela) aos presentes.
Por unanimidades, os pares aprovaram os PLs 25, 31, 35 e 36/2009. O primeiro, de autoria do Executivo, autoriza a Prefeitura a custear despesas com a Segurança Pública, por intermédio dos órgãos oficiais do município. O projeto em questão havia sido retirado da pauta por duas sessões, e na discussão da matéria, os pares fizeram ressalvas sobre o custeio de hospedagem dos policiais que fazem o reforço da cidade na temporada de verão. A sugestão é que os PMs fiquem em alojamento em escolas, como em outras cidades e o dinheiro seja empregado em outro fim.
Outra aprovação da noite foi o PL 31/2009, de autoria do presidente da Casa, vereador Valdir Veríssimo (PPS), que institui a Semana Municipal de Prevenção e Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e dá outras providências. Veríssimo ainda teve outra matéria aprovada por unanimidade, o PL 35/2009, que cria o Mês da Cultura Caiçara no município. O último projeto aprovado por unanimidade foi o 35/2009, de autoria do vereador Márcio Garcia, que dispõe sobre denominação de via pública.
Já o PL 32/2009, que denominaria Rua Aurora Moura a Projetada 75 no bairro do Ilhote, foi retirado da pauta e teve a tramitação suspensa por força de uma liminar. Há entendimento por alguns moradores de que o logradouro em questão estaria em área particular, o que, segundo o vereador Jove Brito (PR), autor da proposta, é confrontado com informações contrárias no setor de Cadastro da Prefeitura. Dessa forma, enquanto a Justiça não apresentar a definição, o projeto ficará suspenso.
Por unanimidade também, a Casa aprovou um pedido de vista assinado pelo vice-presidente, Roberto Timbada (PDT), ao projeto 26/2009, de autoria do par Marcelo Santos, que modifica a Lei 954/2000, que institui o Comitê Municipal de Estímulo ao Aleitamento Materno e a Semana Municipal do Aleitamento Materno. Na visão de Timbada, a matéria precisa ser melhor analisada pois seria inconstitucional, devendo tal iniciativa vir do Poder Executivo.
Finalizando a pauta, os pares derrubaram por seis votos a três, o veto do Poder Executivo ao projeto 19/2009, de autoria do vereador Jove Brito e que dispõe sobre a proibição da cor original dos veículos e máquinas pesadas de propriedade do município.
A justificativa dos vereadores Jove Brito, Carlos Alberto, Carlinhos (PMDB), Roberto Timbada, Erick Pinna, Márcio Garcia e Jadiel Vieira, Keko (PTB) é que há uma incoerência por parte do Executivo em vetar a matéria, que gera custos dispensáveis aos cofres públicos num momento de crise. Os vereadores Luiz Mário, Marinho (PV), Marcelo Santos e Valdir Veríssimo foram favoráveis ao veto, justificando que os carros não foram pintados em sua totalidade, apenas parcialmente, numa forma de recuperação da frota que se encontrava sucateada. Foram aprovados ainda 11 indicações e 10 requerimentos, além da aceitação de quatro emendas, sendo uma modificativa e outras três aditivas, ao projeto 34/2009, que dispõe sobre as Leis de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2010.

Projetos Encaminhados
O presidente Valdir Veríssimo ainda encaminhou às Comissões Permanentes da Casa as seguintes matérias:
PL 43/2009: Assinado pelos pares Jove Brito, Márcio Garcia, Erick Pinna, Roberto Timbada e Jadiel Vieira, dispõe sobre a proibição de concessão de Alvará de Funcionamento para instalação de farmácias, drogarias, supermercados e comércios em geral nos bairros que já possuem mais de dois estabelecimentos do mesmo gênero;
PL 44/2009: Proposta dos vereadores Carlos Alberto, Carlinhos e Márcio Garcia, dispõe sobre denominação de via pública;
PL 45/2009: De autoria do Executivo, abre o orçamento do município em favor da Secretaria de Assistência Social, no valor de R$ 40 mil, para recebimento de verbas federais com destinação para serviços de terceiros;
Projeto de Resolução 3/2009: Apresentado pelo vereador Carlos Alberto, Carlinhos, modifica o inciso VI do parágrafo 1º do artigo 168 da Resolução 2/91, que dispõe sobre o Regimento Interno da Casa.
A Câmara de Ilhabela entrará em recesso durante o mês de julho e a próxima sessão ordinária será realizada no dia 3 de agosto, segunda-feira.

Esclarecimentos
Por conta de um requerimento apresentado pelo vereador Erick Pinna e endossado por outros seis pares, a secretária de Obras, Kátia Kornetoff, compareceu à sessão para prestar esclarecimentos quanto a liberação de uma obra no Iate Clube de Santos, no bairro do Barreiros, região norte da cidade (que estaria em faixa de marinha) e outras obras na região sul nas mesmas condições. Por quase uma hora, todos os vereadores puderam fazer duas perguntas para a secretária.
Kátia declarou que a liberação das obras em questão foram feitas pela administração anterior e, se constatada irregularidades e houver ordem de demolição, a Prefeitura não se furtará em cumprir. Os pares pediram o embargo imediato de uma construção em andamento no bairro do Borrifos, que estaria com quatro pavimentos. A secretária se comprometeu em mandar a equipe de fiscalização para confrontar a obra e o projeto.
No caso do estacionamento do Iate Clube de Santos, na visão da secretária, a obra será um meio de amenizar os freqüentes acidentes causados no local, dado o ponto crítico –uma curva fechada – e foi autorizada pelo fato do estabelecimento já estar em funcionamento anteriormente.

PGM 2012 Ilhabela
O prefeito Toninho Colucci apresentou o Plano de Gestão e Metas (PGM 2012 Ilhabela) e realizou a entrega oficial do documento aos vereadores durante a sessão. Mesmo tendo a obrigatoriedade da apresentação suspensa por força de liminar, o prefeito quis apresentar o PGM, destacando que o Plano provocará “o abandono do improviso e a construção de uma cidade planejada, preservada e desenvolvida”. Durante sua explanação, o prefeito ainda ressaltou conquistas importantes de sua administração, como o andamento das obras de saneamento básico, a instalação de um grupamento do Corpo de Bombeiros no município e a criação da Amprogás (Associação dos Municípios Produtores de Gás Natural), entre outras. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Combate à dependência química e valorização do empregado são temas de evento

São Sebastião - Nesta manhã, o teatro municipal de São Sebastião foi palco da abertura oficial da 2ª Semana Interna de Prevenção ao Uso de Drogas e Álcool, realizada por meio da Unidade de Saúde Ocupacional (USO) da secretaria de Saúde da cidade.
O evento, em comemoração à Semana Nacional de Combate às Drogas, segue até o dia 25 de junho e visa à melhoria da qualidade de vida do servidor público municipal, com foco também nas chefias e familiares.
O médico do trabalho Ivan dos Santos abriu o evento com a palestra “Drogas e álcool: conseqüências no corpo humano e no trabalho” e destacou pontos como o uso nocivo das bebidas alcoólicas, os acidentes de trânsito e a importância de divulgar o assunto.
Na seqüência, a assistente social Marinalva Ferreira da Silva Melo, na palestra “Apresentando o ‘Prove’ às chefias”, passou dados sobre o trabalho do Programa de Recuperação, Orientação e Valorização do Empregado. “O Prove foi criado em 1994 pela preocupação com a dependência química como fator de desagregação do servidor municipal. O Prove não é punição, é uma oportunidade de tratamento”.
Excesso de faltas, sonolência no trabalho, desconhecimento das chefias sobre o assunto, dentre outras observações, levaram à criação do Programa, que hoje conta com cerca de 112 cadastrados, em sua maioria homens, na faixa de 43 anos.
No dia 24, às 13h30, o treinamento será dado às chefias da costa Sul, no Espaço Pôr-do-sol, no bairro de Boiçucanga. Já no dia 25, também às 13h30, é a vez das chefias do Centro e costa Norte comparecerem ao auditório do Centro de Saúde "Josiane Pereira da Silva", na Topolândia, centro.
Segundo o médico Ivan dos Santos, é essencial que as chefias tomem conhecimento e não ignorem o problema. Ao contrário, colaborem com o Prove e ajudem a encaminhar o dependente para diagnóstico. “Temos que melhorar em conjunto, como um grupo. A prefeitura é feita pelos próprios servidores. Somente com a união da (secretaria de) Saúde ao sindicato da categoria e setores como o de recursos humanos e corregedoria poderão dar um futuro mais animador à questão da dependência química dos servidores municipais. Precisamos de uma forte rede de apoio”, completou.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Festa Junina do Projeto Garoçá acontece nesta quinta-feira na Enseada


São Sebastião - O Projeto Garoçá, desenvolvido pela secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh) de São Sebastião, irá realizar sua festa junina na próxima quinta-feira, 25 de junho, na sede do projeto, no bairro da Enseada, costa Norte do município.
A festa irá animar as crianças em dois horários, das 9h às 11h e das 14h às 16h, com diversas brincadeiras, comidas típicas e a tradicional quadrilha. O som ficará por conta de artistas locais cedidos pela secretaria de Turismo (Sectur), com muita música sertaneja e caipira.
O Projeto Garoçá atende diariamente cerca de 140 crianças, com atividades educativas, recreativas e com foco no reforço escolar. Na sexta-feira, dia 26, às 9h30, participarão de um passeio no Balneário dos Trabalhadores, região central da cidade, 40 crianças do Projeto, de 6 a 9 anos. A programação contará com jogos, brincadeiras e um churrasco. O retorno das crianças está previsto para às 15h.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

EMEI Mundo Encantado realiza 1º Sarau Literário

São Sebastião - Visando incentivo à leitura, a EMEI Mundo Encantado, realizará, nesta sexta-feira, dia 26, às 19h, em suas dependências, o 1º Sarau Literário, com o tema: “Mundo Encantado de Leitura”.
Durante o evento acontecerá exposição de livros, produzidos pelos próprios alunos da escola; apresentação musical de pais de alunos e dos próprios alunos e oficina cultural. Para manter o entusiasmo e a integração, alunos e funcionários da escola estarão caracterizados com personagens de histórias infantis.
De acordo com a diretora da escola, Sandra Pereira da Silva, já existe um projeto de incentivo a leitura, que é desenvolvido pelas educadoras. “Percebemos a necessidade de se ampliar o conhecimento e interesse à leitura, além de seguir um plano de ensino para nossos alunos, estendendo-se aos pais. Então resolvemos desenvolver este Sarau visando formar a competência leitora desse público alvo”, explica Sandra. “Dessa forma, com linguagem didática, criamos o hábito e o entendimento da leitura”, finaliza a diretora.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Itatinga promove festa junina no próximo final de semana

São Sebastião - A Associação de Amigos do Itatinga (Asaita) promove, de 26 a 28 de junho, a festa junina do bairro, localizado na região central de São Sebastião.
O evento contará com a apresentação de quadrilhas, barracas de comidas e bebidas típicas, além de muitos shows para a comunidade, na Praça de Esportes do Itatinga, a partir das 19h.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Equipe sebastianense de malha estréia no Campeonato Paulista

São Sebastião - No último domingo, dia 21, São Sebastião fez sua primeira participação na 1ª rodada no Campeonato Paulista de Malha 2009, jogando contra Jacareí na casa do adversário. A primeira partida foi Jacareí fazendo 122 pontos e São Sebastião, com 74. Já a segunda partida foi Jacareí, 72 e São Sebastião, 162, ocasionando assim um empate entre os times.
O próximo jogo da equipe será no próximo domingo, dia 28, em casa, no Clube Amigos da Malha no bairro do Porto Grande contra Ferroviária de Pindamonhangaba.
Segundo o técnico, José Francisco da Silva, conhecido como seu Zico, esse empate, logo no início, foi muito bom para colocar nossa equipe no ritmo. "Ganhar três pontos na casa do adversário é muito bom e Jacareí é uma equipe bem treinada e disciplinada. Mas bom mesmo, será fazer um bom jogo em casa. Afinal, precisamos de um resultado bem positivo para já ficar classificado para a 2ª fase", completa Zico.
O Campeonato Paulista é realizado pela Federação Paulista de Malha.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura realiza passeata em prol da Campanha do agasalho

São Sebastião - Na manhã deste sábado, dia 27, a partir das 10h, cerca de 30 pessoas, entre funcionários da Sabesp e Prefeitura, participarão de uma passeata, na região Central do Município, em prol da Campanha do Agasalho, arrecadando peças de roupas, que serão destinadas, através do Fundo Social de Solidariedade, às entidades e pessoas carentes.
A concentração para a realização desta passeata será às 9h, nas dependências do Corpo de Bombeiros, de onde o grupo sairá, por volta das 10h, com apoio de viaturas do trânsito, da Defesa Civil, da Guarda Civil Municipal e carros de apoio da Prefeitura e Sabesp.
O primeiro bairro onde será desenvolvida a ação é Vila Amélia, onde as pessoas envolvidas na passeata passarão de casa em casa, arrecadando agasalhos e peças de vestuário. “Não é necessário que as pessoas doem apenas agasalhos, mas sim qualquer peça de roupa, que futuramente será muito importante e valiosa para uma pessoa carente”, alerta a chefe administrativa do Fundo Social, Vera Alonso.
Além da Vila Amélia, a passeata passará pelos bairros da Topolândia, São Francisco e Pontal da Cruz.
A participação da comunidade é fundamental para que se possa atender a demanda de pessoas carentes, que necessitam de uma doação.

Projeto Escola da família doará cachecóis ao fundo Social
Visando fomentar e valorizar ainda mais a Campanha do Agasalho, o projeto Escola da Família, realizado na Escola Estadual Josepha de Santana Neves, no bairro Topolândia, doará cachecóis produzidos por alunos que fazem parte da oficina de cachecol, ministrada por educadoras do projeto.
Dando apoio ao projeto, a Sabesp doou 50 novelos de lã, que serão utilizados para a produção dos cachecóis, na oficina, e em seguida, será agendada uma data para que representantes do projeto façam a doação da confecção ao Fundo Social, que destinará, através da Campanha do Agasalho, esses cachecóis aos que realmente precisam. “Temos entidades e pessoas cadastradas, que receberão as doações feitas através desta campanha”, explica Vera Alonso.
A oficina de cachecol acontece aos sábados e domingos, das 13h às 15h, na própria Escola Estadual Josepha.
Segundo a educadora do projeto, Marilia Gama, as inscrições estão abertas para toda a comunidade, sendo que a oficina já iniciou com cerca de 5 pessoas. “Não teremos uma data específica para as inscrições se encerrarem, de acordo com o interesse das pessoas, elas podem se inscrever e começar o aprendizado”, afirma.
Marília conta ainda que no sábado, dia da passeata, pessoas envolvidas no projeto participarão da ação com a Prefeitura e Sabesp.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Profissionais de atendimento pré-hospitalar iniciam treinamento em emergências

São Sebastião - A secretaria de Saúde de São Sebastião, por meio da Central de Atendimento e Controle a Emergências Médicas (CACEM), deu início, na manhã desta segunda-feira, dia 22, ao treinamento em atendimento pré-hospitalar em emergências médicas. Como público alvo, estão os profissionais de atendimento pré-hospitalar (ambulância), enfermagem e pronto atendimento.
O coordenador da CACEM, André Luis da Silva Leandro, abriu o evento com agradecimentos aos participantes e ao apoio da prefeitura. Na sequência, o secretário de Saúde, Aldo Conelian Júnior, fez suas considerações aos profissionais. “Temos uma grande ‘capacidade de nos capacitar’. O nível do treinamento é muito bom e visa à padronização no atendimento emergencial”. Emocionado, o secretário elogiou os envolvidos e incentivou os cerca de 50 participantes do curso: “tenho muito orgulho dessa equipe e espero que todos se dediquem muito, pois a cidade precisa de vocês”.
O coordenador André Luis tomou a frente do curso e prestou esclarecimentos sobre as normas de treinamentos. Uma avaliação teórica foi aplicada inicialmente para saber qual o nível de conhecimento dos participantes. Em grupos, eles passaram por uma simulação de atendimento à vítima, em um suposto acidente de carro. Logo após, palestras ministradas pelo coordenador André Luis da Silva e pela responsável técnica de atendimento pré-hospitalar, Maria Antonio Barbosa, fizeram parte da seqüência do conteúdo.
Para finalizar o dia, os alunos realizaram atendimentos práticos. Paradas cardíacas, quedas, acidentes, foram algumas das situações expostas, pois exigem mais rapidez no atendimento e requerem que funcionário aja sob pressão o tempo inteiro. “Aqui, eles ainda podem errar. Na rua, é diferente”, ressaltou o coordenador.
O treinamento segue em duas turmas, até o próximo sábado, dia 27, das 8h às 18h, nas Faculdades São Sebastião, Fass. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

Programa De Alfabetização E Inclusão Para Jovens E Adultos Na EE. José Celestino Aranha- Ubatuba

Ubatuba -  Dentro das ações do PAI (Programa de Alfabetização e Inclusão), a EE. José Celestino Aranha, através do Programa Escola da Família, realizou com seus alunos uma visita cultural ao Projeto Tamar, contando com a colaboração da Prefeitura Municipal que cedeu o transporte. Os ingressos foram oferecidos pelo Projeto Tamar.
A visita aconteceu no último dia 21/06 (domingo) das 13h30 às 16h30 e contou com a participação de educadores, voluntários e alunos. A comunidade dá total apoio à equipe do PEC, pois programas de alfabetização e inclusão são de grande necessidade naquela região do município.(Fonte: DRE-Caraguatatuba)

Campanha Do Agasalho No Capitão Deolindo Sob O Comando Da Escola Da Família

Ubatuba -  O Programa Escola da Família realizou neste domingo, 21 de junho/09 na EE. Cap. Deolindo de Oliveira Santos, em Ubatuba, a arrecadação de agasalhos, envolvendo a comunidade e alunos que frequentam a escola nos finais de semana. No momento da entrega as pessoas solidárias passavam antes em uma sala e orientados pela universitária Mirela, escreviam suas mensagens (frases) de solidariedade e conforto, para que fossem anexadas às peças doadas.
No momento da entrega das peças, conforme a temática “Quanto mais gente, mais quente" houve uma breve encenação das crianças. Algumas se posicionaram ao lado da caixa de arrecadação dos agasalhos, todas enroladas em mantas bem quentinhas, enquanto do outro lado da caixa encontravam-se outras três crianças representando as abandonadas e necessitadas, passando o maior frio; e eis que através de um gesto de acolhimento e solidariedade, as crianças que estavam quentinhas, recolheram as outras abandonadas e com frio, pra dentro de sua manta, numa dramatização que comoveu todo público presente.
O símbolo da campanha em Ubatuba é “Toquentinho” e participaram da organização e orientação dos trabalhos: Mirela, Igor, Chagas e Beth da equipe do Programa Escola da Família da EE. Capitão Deolindo de Oliveira Santos.(Fonte: DRE-Caraguatatuba)

Fundacc apresenta TABI, um espetáculo butoh abrindo a programação Inverno Quente em Caraguatatuba

Ubatuba -  A Fundacc apresenta pela primeira vez em Caraguatatuba um espetáculo teatral butoh – o espetáculo "TABI" com Emilie Sugai e Dorothy Lenner, acontece nos dias 3 e 4 de Julho às 21 horas, no Teatro Mario Covas. O projeto foi realizado com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo – Programa de Ação Cultural 2008.
O evento conta também com workshop que acontece também nos dias 3 e 4, das 9h às 13h. Esse espetáculo abre a programação Inverno Quente em Caraguatatuba, que conta com espetáculos teatrais, musicais e Festival do Munuto.
“TABI é fruto das minhas indagações quanto ao corpo japonês/brasileiro que se inicia no encontro com o multi-artista japonês Takao Kusuno e no contato com seus ensinamentos a partir do olhar em busca de minhas raízes; é fruto também dos desdobramentos de trabalhos iniciados com o apoio da Bolsa Vitae de Artes em 1999, fundamental para poder aprofundar as investigações relacionadas às questões da identidade cultural como nipo-brasileira, como sansei, neta de imigrantes, trazendo a origem japonesa inscrita no corpo onde nele se misturam memórias da infância, da origem, dos antepassados e das vivências pessoais” – contam Sugai e Lenner.
O butoh é uma dança que surgiu no Japão pós-guerra e ganhou o mundo na década de 1970. Criada por Tatsumi Hijikata na década de 1950 o butoh é também inspirado nos movimentos de vanguarda: expressionismo, surrealismo e construtivismo.
“TABI” em japonês significa viagem: nesta pesquisa representa uma busca no tempo da ancestralidade. Não se trata de um resgate histórico da imigração japonesa no Brasil, mas sim dos questionamentos a partir do meu corpo, misturando fragmentos de memórias tanto individuais quanto coletivas, deste corpo que carrega genes e sangue japonês, e, paradoxalmente o modo de ser brasileira.
O ponto de partida para a criação dos movimentos parte dos pés, tão valorizados pelo povo japonês a ponto de se ouvir que sua cultura se define a partir da planta dos pés. E como dizia a dupla de criadores Takao Kusuno e Felicia Ogawa, - extraindo da terra a energia vital nutrindo, assim, o mundo físico e o imaginário - os pés em TABI são a possibilidade do indivíduo que caminha na busca de uma realização interna de transformações.
Em TABI experimento o corpo e suas possibilidades que expressam minhas inquietações estéticas bem como meu processo existencial.

TABI – A trajetória
O Espetáculo estreou no evento “Dança em Pauta 2002” com o patrocínio do Centro Cultural Banco do Brasil e da Fundação Japão, recebeu Prêmio Estímulo à Dança 2004 da Secretaria Municipal de Cultura-SP para circulação nos CEUS, participou do “10º Festival Internacional de Artes de Anseong – Juksan” na Coréia-Seul (Healing Earth 2004), do Projeto Arquipélago Tamanduá no Teatro Arena (2004), da Mostra de Teatro da Escola Livre em Santo André (2005) e Evento Tokiogaqui no SESC Avenida Paulista (2008). (Fonte: Fundart)

CCZ é único órgão habilitado a recolher animais de grande porte

Ubatuba -  O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Ubatuba comunica que é o único órgão no município habilitado a recolher animais de grande porte como cavalos e bois das ruas e rodovias. Para isso, o CCZ conta sempre com a ajuda de funcionários do DER (Departamento de Estradas e Rodagem) e da Polícia Rodoviária Federal.
Periodicamente o CCZ, em parceria com o DER e as Polícias Rodoviárias Federal e Estadual, realiza operações-surpresa que visam apreender animais de grande porte soltos às margens de rodovias.
Um grande número de denúncias vinculadas à presença dos animais nas ruas e terrenos baldios chega diariamente ao Centro de Controle de Zoonoses. A Superintendência de Proteção à Saúde orienta os proprietários a não deixarem seus animais soltos, para evitar acidentes, transtornos e punições. De acordo com a lei estadual 1083 de 23/09/98, é proibida a existência de animais de grande porte em zonas urbanas.

O destino dos animais
A partir da apreensão, os animais capturados terão 96 horas para serem resgatados. Os proprietários deverão, primeiramente, comparecer à Base da Polícia Rodoviária Estadual ou Federal, de onde serão encaminhados à Delegacia para indiciamento.
Para retirá-los, o proprietário deve ser maior de idade, comparecer à Superintendência da Saúde, levando consigo o documento emitido pela delegacia, comprovantes de propriedade do animal, de vacinação anti-rábica e do local onde o animal deverá ficar abrigado. Também será obrigado a pagar multa e taxa referente aos dias em que o animal ficou apreendido e se responsabilizar pelo transporte de volta do animal. Os reincidentes perderão o direito ao animal e pagarão multa com o dobro do valor. Se não forem resgatados no tempo determinado, os animais irão a leilão.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Entidades discutem diretrizes na IV Conferência Municipal da Criança e do Adolescente

Ubatuba -  O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA - de Ubatuba, realiza na próxima sexta-feira, 26, a IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. “Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal” será o tema abordado neste ano. O encontro será realizado no salão de eventos da Igreja São Francisco, a partir das 8 horas, e reunirá cerca de 300 pessoas, incluindo várias entidades do município ligadas às questões da criança e do adolescente, além de autoridades municipais. Uma das palestrantes será Adaisa Maria Santos, diretora da DRADS - Diretoria Regional de Assistência Social.
A Conferência será discutida em cinco eixos temáticos, sendo eles: promoção e universalização dos direitos em um contexto de desigualdade, proteção e defesa no enfretamento das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes, fortalecimento do sistema de garantia de direitos, participação de crianças e adolescentes nos espaços de cidadania e gestão política.
“É primordial que a Conferência aconteça no município para que as questões possam ser encaminhadas para as fases regional, estadual e nacional, e a partir daí elas se transformem na construção de políticas para se tornarem uma lei”, explica a presidente do CMDCA de Ubatuba, Tatiana Patti.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

“Escola Sustentável” foi tema de palestra na escola Tancredo

Ubatuba -  Como parte das atividades em comemoração ao Mês do Meio Ambiente, a Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação, realizou na última segunda-feira, 22, no auditório da EM Tancredo de Almeida Neves, uma palestra sobre “Escola Sustentável”. O tema trata de uma nova visão de Educação, sob o prisma da sustentabilidade ambiental, que abrange desde a construção do prédio que abrigará a escola até o projeto político pedagógico que esta deverá seguir.
A palestra foi ministrada pelo arquiteto Marcelo Bueno, membro do Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica, uma instituição localizada no bairro do Corcovado que trabalha efetivamente a permacultura e a educação ambiental, com alunos da rede pública de ensino fundamental até alunos de graduação, para os quais são oferecidos cursos específicos para cada área de atuação.
A permacultura é um método de planejar e manter vilas, aldeias e comunidades ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis. Este conceito foi criado na década de 70 pelos australianos Bill Mollison e David Holmgren, que inicialmente trabalharam a sustentabilidade ecológica, para mais tarde estender-se para a sustentabilidade dos assentamentos humanos.

A “Escola Sustentável”
Segundo Marcelo Bueno, existe a possibilidade de se alterar totalmente a construção de uma escola, seja no âmbito físico ou no pedagógico. Para alterar as construções físicas, o arquiteto falou sobre a utilização de materiais ecológicos na construção, sobre a captação de água de chuva para uso nos vasos sanitários e limpeza, a utilização de cata-vento para bombear a água de chuva para um reservatório apropriado ou um painel de energia solar para também realizar esse trabalho de bombear a água de chuva para um reservatório apropriado.
Além disso, o reuso das águas servidas das pias para irrigação da horta educacional e o reuso das águas servidas do vaso sanitário na irrigação de uma agrofloresta no espaço da escola também seriam bons exemplos de economia de recursos naturais que poderiam ser automaticamente trabalhados com os pequenos nas escolas.
Marcelo falou também sobre a necessidade de diminuir drasticamente a produção de lixo não apenas nas escolas, como nas habitações em geral, e sugeriu que uma boa saída para o lixo orgânico seria a escola construir uma composteira e um minhocário, cujas produções seriam utilizadas em uma horta educacional, na criação de uma agrofloresta (plantio de espécies anuais em consórcio com espécies arbóreas como frutíferas e nativas da Mata Atlântica), em canteiros educacionais de ervas aromáticas e medicinais ou na criação de um viveiro educacional de plantas nativas da Mata Atlântica.
Para Vicentina Gabriel do Prado Azevedo, professora coordenadora das escolas municipais Agostinho Alves da Silva e Prof. Ernesmar de Oliveira, “a palestra foi maravilhosa, pois o palestrante foi didático na sua fala, mostrando todas as possibilidades que a escola pode oferecer de projetos e práticas de sustentabilidade.”, opinião compartilhada com a professora Mara Eva Menezes da EM Virgínia Melle da Silva Lefévre, que trabalha a questão ambiental com seus alunos deste a pré-escola.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Inclusão Digital recebe atenção especial da Secretaria de Educação de Ubatuba

Ubatuba -  A Secretaria Municipal de Educação não tem medido esforços para incluir as escolas municipais na era digital. Além de apoiar a criação de novas salas de informática, a Secretaria vem trabalhando incessantemente no intuito de oportunizar a participação das escolas no site educativo ThinkQuest.
Uma dessas ações aconteceu na noite de segunda-feira, 22 de junho, quando Cesar Nunes, pesquisador da Faculdade de Educação da USP, ministrou uma capacitação com as professoras da EM Madre Maria da Glória, do Parque dos Ministérios. Doze professoras, a vice-diretora e a coordenadora do ensino fundamental do município participaram desta capacitação que foi realizada no laboratório de informática da própria escola.

Utilizando o ThinkQuest
Cada um dos presentes aprendeu a acessar o site, criar sua página pessoal e administrar um projeto pedagógico dentro do ThinkQuest, bem como visitar páginas de outras escolas e de outros professores e conhecer os projetos que estão sendo realizados em outros locais, além de realizar atividades pedagógicas com os seus alunos através do site. O objetivo desses encontros é criar atividades para que os alunos explorem todo o potencial que o ambiente ThinkQuest oferece.
Como o ThinkQuest tem uma abrangência mundial, as escolas e professores que participam deste site tem oportunidade de conhecer projetos de outros países e ainda trabalhar projetos conjuntamente a professores de países como Índia, Estados Unidos ou China, entre outros.
Em Ubatuba o responsável pela área de Alfabetização Digital é o professor coordenador Daniel Barbosa, que há alguns anos trabalha com esse ambiente virtual e auxilia professores e alunos a realizarem seus projetos dentro do site. As capacitações para os professores da rede municipal continuarão no próximo semestre.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Parceria entre escola municipal e escola de idiomas terá início em agosto

Ubatuba -  A partir de agosto deste ano, uma parceria entre a escola municipal Olga Ribas de Andrade Gil e a escola de idiomas CCAA possibilitará o estudo da língua inglesa inteiramente grátis para 15 alunos do primeiro ano do ensino fundamental, durante dois semestres letivos. Nesta parceria, a escola de idiomas cederá o professor que irá até a escola para ministrar as aulas.
O material didático a ser utilizado é produzido pela mesma editora que produz o material do CCAA, sendo totalmente pago pela APM – Associação de Pais e Mestres da escola. O critério de escolha dos alunos contemplados foi um sorteio entre os alunos mais aplicados, além de avaliações de bom comportamento e assiduidade.

Outras parcerias
Além desta parceria estão acontecendo outras, entre as escolas municipais de ensino fundamental Tancredo de Almeida Neves, Prefeito Silvino Teixeira Leite, Mário Covas e Padre José de Anchieta e o CCAA. Nessas unidades, a escola de idiomas vem oferecendo uma bolsa de estudo em cada sala de aula. O aluno escolhido recebe 100% de isenção no pagamento das mensalidades por um semestre letivo, ficando apenas responsável por pagar o material didático utilizado nas aulas.
Os alunos da EM Tancredo de Almeida Neves receberam no início de junho, 19 bolsas integrais. As bolsas reservadas para as três outras escolas devem ser entregues nas próximas semanas. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



CINEMA

Cine Porto – 3833 -2066
Semana de 26/06 a 30/06/2009

“UMA NOITE NO MUSEU 2”
Comédia !!!! Com Ben Stiller !!!!
Ás 17:00 hs - 19:10 hs.

“DIVÔ
Comédia !!! Com Lilia Cabral !!!!!
Às 21:20 h

ATENÇÃO!!!!!! Dia 1º de Julho
LANÇAMENTO MUNDIAL !!!!!!
“A ERA DO GELO 3”


Durante o mês de Julho não teremos a”QUARTA MALUCA”
Nosso site : www.cinemasdolitoral.com.br
 

Em algum lugar do passado

Ubatuba - Releitura da musica tema do filme "Em algum lugar do passado" com imagens de Luiz Tolosa e edição e Emilio Campi:


 

Poesia Topo

Anuncie

 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Reitegração na Caçandoquinha

Nesta segunda feira ocorreu a reintegração de posse na comunidade de Caçandoquinha.
A ação foi iniciada logo pela manhã, onde os policias de armas em punho fizeram a revista pessoal nos homens ali presentes, e palavra ao oficial de justiça que pediu a mim como presidente que abrisse a porta de nossa sede, para que fosse efetuada a reintegração, então pedi a ele que me mostrasse a documentação para que então eu abriria a porta.
Ele negou, e me disse que eu já conhecia o conteudo da sentença e disse que se não abrisse a porta ele me daria voz de prisão, e foi o que aconteceu, fui algemado e fique preso dentro de uma viatura até o término da ação, e depois conduzido até a delegacia para prestar depoimento.
A ação tambêm contou com jagunços que detruiram nossa sede com requintes de crueldade e riam com o sofrimento das mulheres que lá estavam.
A comunidade teve seus pertences jogados na praia,e após a ação a comunidade teve que dormir na praia tomando conta do pouco que restou.
É triste ver a situação das pessoas que lá estão sem saber o virá a acontecer, pois tudo foi derrubado, e com isso nossos sonhos e projetos.
Queremos agradecer a assessoria do Dep. José Candido que nos ajudou neste momento e não nos abandonou um minuto.
E dizer que mesmo com essa derrota, não vamos desistir, pois essa palavra não existe em nossa comunidade.
A luta novamente!!!

Mário Gabriel do Prado

Agentes de Pastoral Negros
Nota de Solidariedade ao Quilombo de Caçandoca

Nós, Agentes de Pastoral Negros, manifestamos nossa solidariedade a todos os membros da Comunidade Quilombola de Caçandoquinha, Raposa, Saco das Bananas e Frade. E manifestamos nossa indignação pela forma arbitraria pela qual foi cumprida a ordem de reintegração de posse da area na manhã de ontem no que resultou na prisão do nosso APN, Mário Gabriel do Prado.
A todos os APNs e moradores do Quilombo de Caçandoquinha, queremos faze r chegar nossa palavra de conforto e de esperança, como cantamos em nossas celebrações: ?Vence a tristeza, enxuga o pranto, ó meu povo, vem cantar um canto novo, o Deus da vida aqui está!?
Mais uma vez percebemos a força do amor fraterno e os sentimentos humanitários que caracterizam nosso povo, e em especial nossa Organização de Fé e de Luta.
Renovamos aqui nossa unidade e comunhão aos membros da comunidade quilombola de Ubatuba na certeza de se fazer "ouvir o clamor desse povo" que também é nosso.

Agentes de Pastoral Negros do Brasil
Estado de São Paulo

Nossos Comerciais!

Um dia na S.O.S. Cão Caraguá


Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia do Sapé  © Luciano Cancelier

Praia do Sapé
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor