Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 25 de Junho de 2009 - Nº 2104 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região


Caraguatatuba
Fundacc apresenta TABI, um espetáculo butoh abrindo a programação Inverno Quente em Caraguatatuba
Caraguá insere futebol de mesa nos Jogos Regionais
Crianças participam de arraiá de São João
Festival gastronômico oferece acessibilidade aos clientes
Sebrae quer aumentar turismo na baixa temporada
Novas secretarias vão otimizar a administração
Vereadores da Saúde pedem prorrogação de prazo
Câmara testa transmissão da Sessão pela Internet
Câmara aprova Projeto do Executivo com Urgência
Mais 53 Requerimentos são aprovados em bloco

Ilhabela
Biblioteca de Ilhabela promove concurso de poesia
Secretaria de Turismo de Ilhabela traz palestra da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo
Definida programação esportiva e cultural da Semana de Vela de Ilhabela
Nova diretoria do Conseg de Ilhabela toma posse
Palestra dá continuidade ao Mês do Meio Ambiente em Ilhabela
Prefeito participa do lançamento do novo emissário submarino de Ilhabela
Sebrae e Prefeitura de Ilhabela promovem curso de empreendedorismo
Ministro do Turismo e Secretário Estadual participam do I Fórum do Litoral Norte em Ilhabela

São Sebastião
Atenção de chefia e coordenação é tema de palestra sobre dependência química
Prefeitura de São Sebastião inicia obras do Pacote 2009
Coral de São Sebastião se apresenta no pátio da Sectur nesta quinta-feira
Motociclistas se reúnem no Balneário dos Trabalhadores em comemoração aos 10 anos de fundação Nativos MC
Mesa tenistas de São Sebastião se destacam em torneio na Baixada Santista
Projeto Perequemirim encerra mais um ano de atividades em São Sebastião
Vereador Mauricio Homenageia Pastor Sério Rodrigues

Ubatuba
GILDA
Campeões de 2009 levam passagem para o Peru
Surfistas em prol a sustentabilidade‏
Aliança dos surfistas propõe catalizar parcerias pela sustentabilidade
Escola da Família oferece curso gratuito de português para estrangeiros
Casa do Brinquedo de Ubatuba se torna referência para pesquisa da Abrinq
Entidades discutem diretrizes na IV Conferência Municipal da Criança e do Adolescente
Prefeitura de Ubatuba realiza sorteio de vagas para Escolinha de Natação

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Litoral Norte - 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Fundacc apresenta TABI, um espetáculo butoh abrindo a programação Inverno Quente em Caraguatatuba

Caraguatatuba - A Fundacc apresenta pela primeira vez em Caraguatatuba um espetáculo teatral butoh – o espetáculo "TABI" com Emilie Sugai e Dorothy Lenner, acontece nos dias 3 e 4 de Julho às 21 horas, no Teatro Mario Covas. O projeto foi realizado com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo – Programa de Ação Cultural 2008.
O evento conta também com workshop que acontece também nos dias 3 e 4, das 9h às 13h. Esse espetáculo abre a programação Inverno Quente em Caraguatatuba, que conta com espetáculos teatrais, musicais e Festival do Minuto.
“TABI é fruto das minhas indagações quanto ao corpo japonês/brasileiro que se inicia no encontro com o multi-artista japonês Takao Kusuno e no contato com seus ensinamentos a partir do olhar em busca de minhas raízes; é fruto também dos desdobramentos de trabalhos iniciados com o apoio da Bolsa Vitae de Artes em 1999, fundamental para poder aprofundar as investigações relacionadas às questões da identidade cultural como nipo-brasileira, como sansei, neta de imigrantes, trazendo a origem japonesa inscrita no corpo onde nele se misturam memórias da infância, da origem, dos antepassados e das vivências pessoais” – contam Sugai e Lenner.
O butoh é uma dança que surgiu no Japão pós-guerra e ganhou o mundo na década de 1970. Criada por Tatsumi Hijikata na década de 1950 o butoh é também inspirado nos movimentos de vanguarda: expressionismo, surrealismo e construtivismo.
“TABI” em japonês significa viagem: nesta pesquisa representa uma busca no tempo da ancestralidade. Não se trata de um resgate histórico da imigração japonesa no Brasil, mas sim dos questionamentos a partir do meu corpo, misturando fragmentos de memórias tanto individuais quanto coletivas, deste corpo que carrega genes e sangue japonês, e, paradoxalmente o modo de ser brasileira.
O ponto de partida para a criação dos movimentos parte dos pés, tão valorizados pelo povo japonês a ponto de se ouvir que sua cultura se define a partir da planta dos pés. E como dizia a dupla de criadores Takao Kusuno e Felicia Ogawa, - extraindo da terra a energia vital nutrindo, assim, o mundo físico e o imaginário - os pés em TABI são a possibilidade do indivíduo que caminha na busca de uma realização interna de transformações.
Em TABI experimento o corpo e suas possibilidades que expressam minhas inquietações estéticas bem como meu processo existencial.

TABI – A trajetória
O Espetáculo estreou no evento “Dança em Pauta 2002” com o patrocínio do Centro Cultural Banco do Brasil e da Fundação Japão, recebeu Prêmio Estímulo à Dança 2004 da Secretaria Municipal de Cultura-SP para circulação nos CEUS, participou do “10º Festival Internacional de Artes de Anseong – Juksan” na Coréia-Seul (Healing Earth 2004), do Projeto Arquipélago Tamanduá no Teatro Arena (2004), da Mostra de Teatro da Escola Livre em Santo André (2005) e Evento Tokiogaqui no SESC Avenida Paulista (2008). (Fonte: Fundacc)

Caraguá insere futebol de mesa nos Jogos Regionais
Após pedido, modalidade foi incluída pelos organizadores do evento

Caraguatatuba - No lugar da bola e dos jogadores: botões. Esse é o futebol de mesa, modalidade extra que foi incluída nos Jogos Regionais de Arujá ao lado do golfe, beisebol e jiu-jitsu. O anúncio foi feito pela secretaria de Esportes de Arujá, após reivindicação feita por uma comissão de atletas de Caraguá.
O município enviará seis representantes desta modalidade para o evento, que será entre 1º e 12 de julho. O total de esportistas chega a 353 pessoas nas modalidades atletismo, basquete, biribol, bocha, ciclismo, capoeira, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, malha, natação, taeknowdo, tênis, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, futebol de mesa e xadrez.
O secretário de Esportes de Caraguá, Mário Luiz da Silva, destaca que a cidade tem grandes chances de trazer medalhas. “Os atletas conquistaram a chance de competir no futebol de mesa e isso é muito positivo para eles. Será a sexta vez consecutiva que Caraguá participa nesta modalidade”, lembra.
Os Jogos Regionais vão reunir oito mil atletas de 50 municípios do Alto Tietê, Vale do Paraíba, Litoral Norte e parte da Grande São Paulo. A abertura oficial será em 04 de julho (sábado), a partir das 19h.
O alojamento da delegação será na Escola Estadual Dr. René de Oliveira Barbosa, no Centro de Arujá. A expectativa da secretaria de Esportes é manter Caraguá na 1ª Divisão dos Jogos Regionais.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Crianças participam de arraiá de São João

Caraguatatuba - O dia dos alunos das escolas municipais Bernardo Ferreira Louzada e Jorge Passos, foi em clima de festa junina. Cerca de 500 crianças de quatro a 10 anos participaram do arraiá promovido hoje (24) por um hipermercado da cidade.
Para comemorar o dia de São João, o estabelecimento em seu segundo ano ofereceu uma tarde de lazer às crianças do bairro Jaraguazinho e Rio do Ouro. “A ideia é que o evento se torne tradição. Esperamos oferecer essa alegria às crianças nos próximos anos”, disse o gerente Edson Nakamura.
As escolas foram convidadas devido à proximidade com a loja, que organizou a festa em seu estabelecimento.
As crianças puderam saborear doces típicos como: canjica e maçã do amor e se divertir nos mais variados brinquedos. ”Gosto do pula-pula e dos lanchinhos”, disse a pequena Gabriela de 9 anos.
O hipermercado que patrocinou o evento foi o Shibata, que fica na Rodovia dos Tamoios, próximo a entrada da cidade.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Festival gastronômico oferece acessibilidade aos clientes

Caraguatatuba - Os restaurantes, bares e quiosques do maior evento gourmet do Litoral Norte, o Caraguá a Gosto, estão atentos em bem receber os visitantes, que também são jurados. Aos portadores de necessidades especiais são oferecidos ambientes de acordo com as leis de acessibilidade.

O que é acessibilidade e o que regulamenta sua lei:
A ideia é permitir que todos participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação.
A lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000, estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Ela tem o objetivo de eliminar barreiras e obstáculos nas vias e espaços públicos, no mobiliário urbano, na construção e reforma de edifícios e nos meios de transporte e de comunicação.

Conheça alguns estabelecimentos:
O Guaruçá Frutos do Mar possui sanitário adaptado, mesas espaçosas e entradas com rampa. No Valentin Restaurante Bar há sanitário exclusivo para os deficientes. O Quiosque Canto Bravo tem acesso ao nível da calçada e o Surf’s Espaço Gourmet tem sanitário adaptado, entrada com rampa, corredor central com espaço para adaptar o cliente e as mesas não fixas.
Um turismo acessível a todos e que oferece deliciosos pratos.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Sebrae quer aumentar turismo na baixa temporada
Projeto prevê fortalecimento das micro e pequenas empresas da região

Caraguatatuba - Artesãos e artistas plásticos, hoteleiros, empresários, comerciantes e profissionais liberais ligados ao segmento turístico reuniram-se ontem (23), no Teatro Mario Covas, para apresentação do projeto Circuito Litoral Norte. Desenvolvido pelo Sebrae, em parceria com as secretarias de Turismo dos quatro municípios da região, o plano objetiva aumento de 30% no movimento durante a baixa temporada. Agora só falta Ilhabela receber a apresentação.
A gerente do Sebrae de São José dos Campos, Marimar de Paula, explicou que os resultados serão obtidos com o fortalecimento dos micro e pequenos empresários. Segundo ela, essa consolidação só se dá em conjunto. “Hoje o projeto já conta com aproximadamente 200 adesões, o que nos faz acreditar que ele já é um sucesso”, disse.
Para o secretário de Turismo de Caraguá, George Hilf, essa é a oportunidade do município entrar de fato no mundo do Turismo, pois a iniciativa envolve o desenvolvimento de roteiros integrados, formatação de produtos turísticos, culturais e artesanais, além da sensibilização e envolvimento da comunidade. “Aliadas a outras características, como estruturação de serviços, capacitação e planejamento, essas ações vem ao encontro daquilo que há anos os gestores públicos tem trabalhado: a unificação das quatro cidades”, afirmou.
O trabalho proposto pelo Sebrae já foi realizado de forma semelhante em regiões como Serra da Mantiqueira, Vale Histórico e Barretos. A ideia é unir poder público com iniciativa privada para fortalecer o setor turístico. “Ao falar em Turismo numa cidade como a nossa, falamos também em emprego, que gera renda e desenvolvimento, fortalece famílias e a região como um todo”, ressaltou o vice-prefeito de Caraguá, Antonio Carlos Jr.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Novas secretarias vão otimizar a administração

Caraguatatuba - Câmara aprovou ontem (23) dois projetos do Executivo que alteram o organograma da prefeitura
Os vereadores de Caraguá aprovaram ontem (23), em sessão ordinária, dois projetos do Executivo. Ambos reformulam parcialmente a estrutura administrativa da prefeitura. O desmembramento da secretaria de Urbanismo, Habitação e Trânsito também deverá agilizar e otimizar os trabalhos nessas áreas.
Após a publicação da lei, a administração passará a contar com três novas secretarias: Governo; Habitação e Patrimônio; e Trânsito. A secretaria de Urbanismo, Habitação e Trânsito passa a ser denominada secretaria de Urbanismo. O chefe de gabinete, Sidney de Oliveira Andrade, explica que a implantação dessas secretarias será gradativa, com exceção da de Trânsito, que será imediata.
A atual estrutura administrativa é decorrente de uma lei de 2002 que necessitava de adequação. O chefe de gabinete afirma ainda que a prefeitura contratou o Cepam (Centro de Estudos e pesquisas de Administração Municipal) para fazer um estudo definitivo para modernização da prefeitura. As mudanças propostas na lei, aprovada ontem pela Câmara, seguem sugestões do Ibam (Instituto Brasileiro de Administração Municipal).

Redefinição de cargos
Um dos projetos apresentados pelo Executivo também extingue 20 cargos em comissão. O chefe de gabinete explica que havia um questionamento do Ministério Público quanto à legalidade de diversos cargos, por entender que esses não tinham a característica de comissionados. “Em função disso, o projeto apenas redefiniu as atribuições desses cargos, transformando todos em cargos de assessoramento, subdivididos em níveis”, explica Oliveira Andrade.
Essa redefinição não acarretará qualquer aumento de cargos, nem alteração das remunerações, não havendo, portanto, nenhum impacto na folha de pagamento(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vereadores da Saúde pedem prorrogação de prazo

Caraguatatuba - Os Vereadores da Saúde – Comissão Permanente do Legislativo que fiscaliza a Rede Pública Municipal de Saúde em Caraguatatuba vai pedir prorrogação de 30 (trinta) dias no seu prazo de atuação, que vence no final de junho. A prorrogação não incluirá o Recesso de Julho e se aprovada, começa a contar a partir de agosto. Hoje os Vereadores visitaram a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Centro da Cidade.
A Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal de Caraguatatuba, mais conhecida como os “Vereadores da Saúde”, é formada por Aurimar Mansano (PTB), como Presidente; Agostinho Lobo de Oliveira – Lobinho (PSDB), como Relator e Vilma Teixeira de Oliveira Santos – Vilma do Posto (PSDB), como membro. A visita de hoje – terça-feira – 23 de junho, ocorreu nas dependências da UBS do Centro da Cidade.
Na visita desta manhã, quando apenas o Vereador Lobinho faltou, devido a problemas particulares, os Vereadores Aurimar Mansano e Vilma do Posto perceberam que a situação nesta unidade está aparentemente melhor do que as restantes, localizadas nos diversos bairros do município. Os maiores problemas detectados foram quanto a estrutura do prédio, que necessita de pintura e reforma, pois são visíveis as infiltrações, mofo, bolor e vazamentos, além da pintura queimada e a sujeira natural devido ao grande número de pessoas que freqüentam o local diariamente.
Os usuários reclamaram da demora para fazer os exames e receber os respectivos resultados. Os prazos variam de 60 a 120 dias e as clínicas que receberam o maior número de reclamações são Ortopedia e Oftalmologia, além do Hemograma.
Quanto a falta de remédios foram poucos os usuários reclamantes, mas a responsável pela Farmácia alegou que produtos como o Diazepan – tradicional calmante, não chegam há pelo menos 6 (seis) meses. A Farmácia da UBS do Centro guarda e distribui apenas os remédios controlados e de alto custo. Os medicamentos comuns ficam em outras unidades, obrigando o usuário a se deslocar para aviar a sua receita.
Com base nas reclamações, as mais preocupantes foram de 2 homens, de meia idade, que atentaram para o fato de precisarem de cirurgia de Hérnia há pelo menos 3 (três) anos e até o momento não conseguiram retorno da Secretaria de Saúde ou da Casa de Saúde Stella Maris.
O responsável pela UBS informou que não há falta de móveis ou funcionários e que a unidade tem 2 equipes de PSF (Programa de Saúde da Família), além de atender os usuários nas especialidades de Ginecologia e Obstetrícia, Cardiologia, Pediatria, Geriatria, Dermatologia, Pneumologia e tratamento de Hanseníase.
Para o Vereador Presidente da Comissão, Aurimar Mansano, o momento agora é o de repensar as estratégias de ação e avaliar os próximos passos para depois do Recesso de Julho. “Vamos nos reunir talvez na próxima semana para ler e avaliar os Relatórios e definir o que faremos após o Recesso de Julho, mantendo este processo de fiscalização da Saúde e o nome ‘Vereadores da Saúde’, que tão carinhosamente ganhamos da população”, disse.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara testa transmissão da Sessão pela Internet

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba testou na noite desta terça-feira – 23 de junho, durante a 21ª Sessão Ordinária semanal, a transmissão da sessão pela Rede Mundial de Computadores – Internet. Houve a união de 2 (duas) empresas para isso e o primeiro teste serviu para avaliar a compatibilidade dos equipamentos utilizados.
Com a modernidade e a globalização, através das novas tecnologias, o uso da Internet vem sendo feito de forma irrestrita e abundante, chegando a banalizar o sistema, que tem o maior número de usuários e adeptos no Brasil, com o Litoral Norte apresentando um dos maiores índices de usuários da Internet a qualquer hora do dia ou da noite.
Com base em tudo isso e nas tendências mundiais a Câmara Municipal de Caraguatatuba quer disponibilizar a transmissão de suas sessões pela Rede Mundial de Computadores, atendendo a demanda dos Caiçaras que estão espalhados nos quatro cantos do planeta e tem interesse em saber a situação de sua rua, seu bairro, da sua cidade como um todo.
Para disponibilizar isso e manter o Legislativo na vanguarda tecnológica, o Presidente Omar Kazon (PR) autorizou os testes para a transmissão das Sessões Ordinárias semanais via Internet. Para que isso se torne realidade está havendo a parceria da Tec Power Vídeo e a LNS (Litoral Net System), que instalaram um link no telhado da Câmara para o envio e recebimento de bandas de Internet para a geração de Streamer com 256 Kbps (Kbytes por segundo) em áudio e vídeo.
Estima-se que cerca de 60% dos Poderes Públicos no Brasil e 50% em todo o Mundo transmitem seus trabalhos e sessões pela Rede Mundial de Computadores, a Internet. Segundo os responsáveis pelo sistema este primeiro teste serviu para avaliar a compatibilidade dos equipamentos da Câmara com os da Produtora, sendo que na próxima semana um novo teste deverá ser feito.
Quem desejar ver o trabalho realizado poderá conectar www.litoralnetsystem.com  ou www.litoralnetsystem.com.br  ou ainda www.tecnopower.com.br  que haverá um link transmitindo a sessão realizada.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara aprova Projeto do Executivo com Urgência

Caraguatatuba - Os Vereadores da Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovaram toda a Ordem do Dia, com exceção de uma proposta com votação em segundo turno, além de 3 (três) Projetos em Regime de Urgência. Destes a maioria tem a autoria do Executivo.
Da Ordem do Dia foram aprovados os projetos dos Vereadores Vilma do Posto (PSDB), que versa sobre a obrigação de padronizar os abrigos para passageiros de ônibus em Caraguatatuba, do Vereador Pedro Ivo (DEM) que cria, organiza e coloca em funcionamento o Espaço do Empreendedor e do Vereador Omar Kazon (PR), atual Presidente do Legislativo, que cria dentro da Secretaria Municipal de Saúde serviço de atendimento domiciliar destinado aos portadores de necessidades especiais.
O Projeto do Vereador Celso Pereira – Celsinho (DEM), que cria o Fundo Soberano de Caraguatatuba foi adiado por 2 (duas) sessões a pedido do autor. O Fundo Soberano é uma conta bancária que seria usada apenas em situações emergenciais e catastróficas em Caraguatatuba.
E mais uma vez o único projeto que deixou de ser votado tem a autoria do Vereador Pedro Ivo (DEM), é de Emenda a Lei Orgânica, com votação em segundo turno e obriga o Prefeito a apresentar listagem das áreas que deseja desapropriar.
O único Vereador que faltou na sessão desta terça-feira – 23 de junho foi Silmara Selma Mattiazzo – Profª Silmara (DEM), que apresentou ofício relativo a falta, faltando apenas o Atestado Médico indicando o motivo da falta e o período de licença.
Em Regime de Urgência e por isso, com prioridades na Ordem do Dia, votando na frente dos projetos já agendados, foram votados e aprovados os Projetos do Executivo que reformulam a estrutura Administrativa da Prefeitura de Caraguatatuba, criando cargos e Secretarias Municipais e o que reformula parcialmente a estrutura Administrativa do Executivo Municipal, extinguindo diversos cargos em Comissão e os recriando, com nomenclatura diferenciada.
O Vereador José Mendes de Souza Neto – Neto Bota (PSDB) apresentou para votação em Regime de Urgência de proposta de Decreto Legislativo, concedendo Título de Cidadão Caraguatatubense ao empresário Hélio José Melo Gomes, proprietário do estabelecimento “Bar do Hélio”. A propositura foi aprovada.
Durante o Expediente foram lidos 2 Ofícios e mais 11 Projetos de Lei, que foram encaminhados às Comissões Permanentes, além da aprovação de 53 Requerimentos em bloco. Não houve votação de Moções ou leitura das Indicações.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Mais 53 Requerimentos são aprovados em bloco

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba buscou mais uma vez a alternativa de aprovar em bloco os seus Requerimentos e isto foi feito na Sessão Ordinária semanal desta terça-feira – 23 de junho. Com isso a sessão adiantou o seu horário em até 40 minutos.
Foram aprovados em bloco, ou seja, com a leitura apenas da ementa e votados de uma só vez, desde de que não haja nenhuma posição contrária dos Vereadores, 53 Requerimentos sobre os mais variados assuntos, como Esporte, Lazer, Entretenimento, Saúde, Segurança Pública, Infra-estrutura, Iluminação Pública, etc.....
Dos Requerimentos aprovados o Vereador Neto Bota (PSDB) tem o maior número de aprovações, com cerca de 20, seguido de Omar Kazon (PR), Aurimar Mansano (PTB) e Profª Silmara (DEM), com 8 (oito) cada um.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Biblioteca de Ilhabela promove concurso de poesia

Ilhabela - A Biblioteca Pública Municipal de Ilhabela está com inscrições abertas para o VI Concurso de Poesia “Navegando na arte da poesia”. Os interessados em participar devem residir na cidade e podem inscrever apenas um poema que deve ser inédito e com a temática “Cultura Caiçara”. As inscrições devem ser feitas na sede da Biblioteca, localizada ao final da Rua Dr. Carvalho, nº 234, na Vila, até o dia 14 de julho.
O concurso que será viabilizado com parceria da Secretaria de Estado da Cultura abrangerá três categorias, sendo: Infantil (até 12 anos), Juvenil (13 a 17 anos) e Adulto (acima de 18 anos)
Os vencedores de cada categoria serão premiados na seguinte ordem: o primeiro colocado receberá um prêmio de R$ 500; o segundo, R$ 300 e terceiro, R$ 200.
Todos os participantes farão parte de uma antologia poética publicada no formato de cartilha da Secretaria da Cultura de Ilhabela. O resultado do concurso e a cerimônia de premiação ocorrerão dia 6 de setembro em comemoração aos 204 anos de emancipação político-administrativa do município de Ilhabela.
O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis na própria biblioteca e no site: www.culturailhabela.com.br/biblioteca.
A realização do VI Concurso de Poesia é do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e da Prefeitura de Ilhabela, por intermédio da Biblioteca Pública Municipal Dr. Renato Lopes Correa, da Secretaria da Cultura e da Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela).(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Secretaria de Turismo de Ilhabela traz palestra da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Turismo e Fomento promove nesta quinta (25/6), as 14h uma palestra de capacitação para hoteleiros, que será ministrada pelo consultor da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), Enzo Arns. O evento será realizado na sede da Secretaria, localizada na Praça Vereador José Leite dos passos, 14, no bairro Barra Velha, em frente a rotatória da balsa.
A Braztoa é a entidade que congrega operadoras turísticas brasileiras especializadas na organização, promoção e execução de programas turísticos. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Definida programação esportiva e cultural da Semana de Vela de Ilhabela

Ilhabela - A 36ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, o mais importante evento náutico da América Latina, reunirá cerca de 200 barcos e 1,6 mil velejadores de 4 a 11 de julho, no Yacht Clube de Ilhabela. A competição promete regatas com disputas acirradas e muita adrenalina. Contudo, o agito não estará somente no Canal de São Sebastião, mas também em terra firme, com programação cultural diversificada no Espaço Veja São Paulo, na Vila, e no Campo do Galera, no bairro Água Branca, onde serão realizados shows populares pela Prefeitura, como da dupla sertaneja Cezar e Paulinho do grupo de forró Trio Virgulino.
O Espaço Veja foi montado na rua Dr. Carvalho e receberá desde atividades físicas, como ginástica localizada, yoga e aulas de alongamento, até espetáculos teatrais e shows musicais, entre eles, de Fernanda Porto e Eduardo Dussek. A cerimônia de abertura da Semana de Vela será realizada no dia 4 de julho (sábado), às 18h, na Vila.
A evolução tecnológica, embarcada em projetos moderníssimos com os novos S40, desenvolvidos na Argentina, convive com antigos veleiros de cruzeiros, que buscam no prazer de desafiar os mares a força para enfrentar adversários invencíveis. Em Ilhabela, os veleiros brasileiros vão tentar manter a hegemonia na competição, recuperada no ano passado pelo empresário Eduardo Souza Ramos a bordo do Mitsubishi Motors/Gol. Em 2006, a vitória havia sido do uruguaio Memo Memulini, que confirmou a participação novamente este ano, e em 2007 o vencedor foi o argentino Personal. A maior flotilha estrangeira, mais uma vez, deve vir da Argentina, brigando pelos títulos em todas as classes do evento.
O evento reúne os principais veleiros do Brasil, Argentina, Uruguai e Chile e os interessados devem assegurar participação apenas pelo site www.risw.com.br. Estão convidadas para participar as classes S40, ORCi, ORCc, BRA-RGS, SMP2, HPE25 e Bico de Proa. A Semana de Vela de Ilhabela é organizada e sediada pelo Yacht Club de Ilhabela e tem patrocínios da Rolex, Mitsubishi Motors, Semp Toshiba, Bradesco Private, com apoios da Gol Linhas Aéreas, Hertz, Brancante, Cerveja Stella Artois, Marinha do Brasil, Prefeitura Municipal de Ilhabela, CBVM, YCA, ABVO (classes ORCi, ORCc e SMP2) e das classes S40, HPE25 e BRA-RGS.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Nova diretoria do Conseg de Ilhabela toma posse

Ilhabela - Depois de quatro anos inativos, o Conselho Comunitário de Segurança de Ilhabela voltou a funcionar com a cerimônia de posse de sua nova diretoria, realizada na noite da última terça-feira (23/06), na Câmara Municipal.
O plenário estava lotado e entre os convidados o delegado Seccional do Litoral Norte, Múcio Matos de Alvarenga, o Comandante do 20º Batalhão da Polícia Militar, Capitão Eduardo Rosmaninho, o juiz Sandro Rollo, o vice-prefeito de Ilhabela, Nuno Gallo, o secretário de Cultura, Rogério Ribeiro de Sá, a secretária de Turismo e Fomento, Maria Inez Ferreira, o presidente da Câmara, Valdir Veríssimo, o vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto, além de outras autoridades militares.
Tomarem posse Onofre Sampaio Júnior, como presidente, Abílio Alves de Lima, como vice, Cláudia Adami e Luiz Antônio Braga de Siqueira como secretários, Guilherme Martins Galvão como Diretor de Relações Comunitárias, além dos membros natos, a delegada Josely Campos, e o Tenente PM Alexandre Cândido.
O presidente eleito Abílio Alves de Lima usou em seu discurso a importância de Ilhabela ser um destino turístico seguro. “Vivemos numa cidade turística e só teremos movimento se tivermos a sensação de segurança”, comentou.
Salientou ainda que sua diretoria vai trabalhar pela integração das forças policiais, dos poderes constituídos, além da comunidade. “Esse novo grupo assume com a missão de consolidar a participação da população no processo de melhoria da segurança pública. Vamos acompanhar a ação da polícia em benefício da comunidade e buscando as causas que geram a criminalidade propondo soluções”, finalizou o presidente.
O secretário de Cultura, Rogério Ribeiro de Sá – Professor Catolé, usou o espaço e falou das iniciativas da Prefeitura para tirar os jovens da ociosidade, evitando assim a migração para as drogas e o crime.
“Vamos investir pesado nas oficinas culturais e nos esportes, levando oportunidade a todas as camadas da população”, comentou.
Já o vice-prefeito de Ilhabela, Nuno Gallo, destacou o empenho da atual administração pela reativação do Conseg. “A união das Polícias Civil e Militar, do Conseg e dos poderes constituídos só fortalece a força para reivindicarmos melhorias para a segurança”, citou. O prefeito Toninho Colucci, que completou 48 anos nesta terça-feira, foi surpreendido com uma homenagem organizada pelos funcionários no Paço Municipal e não pode comparecer à posse.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Palestra dá continuidade ao Mês do Meio Ambiente em Ilhabela

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, promoveu na noite da última terça-feira (23/6) uma palestra sobre observação de pássaros, ministrada pelo coordenador do projeto Trilhas de São Paulo para Observação de Pássaros, Carlos Rizzo.
A palestra faz parte das comemorações do Mês do Meio Ambiente realizada em parceria com o Parque Estadual de Ilhabela e Secretaria de Educação e teve a intenção de chamar a atenção da população ilhabelense para investir em um novo segmento turístico e também de geração de renda. Pensando nisso a Secretaria do Meio Ambiente está desenvolvendo um projeto de identificação das espécies de pássaros que vivem no município.
De acordo com o coordenador desse projeto, Marcelo Dutra, os pássaros que habitam Ilhabela têm características diferentes daqueles que estão no continente, mesmo sendo da mesma espécie. “Em virtude de viverem em um município ilhado eles desenvolvem peculiaridades que valem a pena ser estudadas”, acredita Dutra.
Para a secretária da pasta, Maria Cristina Hirakawa, é muito importante desenvolver discussões e incentivar o estudo em todas as áreas do meio Ambiente, já que Ilhabela é um município que se destaca por sua preservação.

Confira a programação
26/06/2009 (Sexta-feira)

18h: Show Musical com tema ambiental (Praça Coronel Julião)

27/06/2009 (Sexta-feira)
10h: Feira de Trocas (Praça Coronel Julião)

30/06/2009 (Terça-feira)
19h: Palestra sobre Gestão Ambiental (Auditório do Paço Municipal)
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeito participa do lançamento do novo emissário submarino de Ilhabela
“Temos acompanhado de perto todas as obras da Sabesp em andamento no nosso município, que resultarão em mais qualidade de vida para a população, pois saneamento significa mais saúde e também reflete no turismo, com a balneabilidade das nossas praias”, destacou Toninho Colucci

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), acompanhado dos vereadores Jadiel Vieira, Roberto Timbada e Marcio Garcia, participou na tarde desta terça-feira (23/6) do lançamento do novo emissário submarino da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Também acompanharam a operação os engenheiros Edward Brambilla, especialista em emissários, e José Carlos Vilela, Coordenador de Empreendimentos Sudeste.
O emissário tem 923 metros, sendo 190 no trecho terrestre e o restante submerso no mar. A operação de lançamento começou por volta das 13h30, com o transporte marítimo do emissário por dois rebocadores desde a Barra Velha até o ponto de submersão, no Itaquanduba. O trabalho das sete embarcações e 23 mergulhadores foi concluído por volta das 18h. “Temos acompanhado de perto todas as obras da Sabesp em andamento no nosso município, que resultarão em mais qualidade de vida para a população, pois saneamento significa mais saúde e também reflete no turismo, com a balneabilidade das nossas praias”, declarou o prefeito. Atualmente, em vários pontos da cidade encontram-se em obras para instalação da rede de esgoto.
O emissário faz parte de um conjunto de obras que inclui ainda redes coletoras de esgoto, oito estações elevatórias, 3,1 quilômetros de linhas de recalque, a Estação de Pré-Condicionamento (EPC) Itaquanduba, beneficiando 12 mil habitantes do bairro Barra Velha. Segundo a Sabesp, com a operação da rede de esgoto do bairro Barra Velha, prevista para janeiro de 2010, o índice de saneamento básico do município de Ilhabela será elevado de 5% para 36%.
Na primeira fase do Sistema de Esgotamento Sanitário Itaquanduba foram feitos 20,5 quilômetros de rede coletora e 1.072 ligações domiciliares na Barra Velha para 11,6 mil habitantes, num investimento de R$ 3,5 milhões.
Ainda de acordo com a Sabesp, a terceira fase da obra de coleta e tratamento, com previsão de início em dezembro de 2010, terá investimento de mais R$ 6,7 milhões e o índice de coleta e tratamento atingirá o patamar de 66%, beneficiando os mais de 13 mil habitantes dos bairros Perequê, Itaquanduba e Itaguaçu.
As obras programadas para o Sistema Itaquanduba possibilitarão às comunidades a conexão ao novo sistema de coleta e tratamento de esgoto.
Assentamento do emissário - A tubulação do emissário submarino foi assentada no Canal de São Sebastião e transportada desde o canteiro de obra, por reboque marítimo até o alinhamento do traçado projetado para o emissário. Os tubos foram enterrados a 36 metros de profundidade - o que permite a dispersão segura dos efluentes processados na Estação de Pré-Condicionamento (EPC) Itaquanduba, com menor risco possível para o meio ambiente. Conforme exigência da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), a Sabesp vai monitorar periodicamente a qualidade da água do mar. O próximo monitoramento será feito entre os dias 13 e 16 de julho. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Sebrae e Prefeitura de Ilhabela promovem curso de empreendedorismo

Ilhabela - O Posto Sebrae de atendimento ao empreendedor, em parceria com a Prefeitura de Ilhabela, está com inscrições abertas até a próxima sexta (26/6) para o curso “Aprender a Empreender: Como garantir o sucesso de sua empresa”. Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo e-mail pae@ilhabela.sp.gov.br  ou pelos telefones 3895-7259 e 3895-7248.
A iniciativa pretende estimular o participante a empreender atividades produtivas desenvolvendo características que compõem o perfil do empreendedor, despertando atitudes, habilidades, conhecimentos e valores.
O curso tem início no dia 29 de junho e duração até o dia 4 de julho, sendo que as aulas acontecem de segunda a sexta-feira das 18h30 às 22h30 e no sábado das 8h30 às 12h30.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Ministro do Turismo e Secretário Estadual participam do I Fórum do Litoral Norte em Ilhabela

Ilhabela - Ilhabela recebe no próximo sábado (27/06), no Hotel Ilha Flat, no bairro do Perequê, o I Fórum de Turismo do Litoral Norte, com o objetivo de debater a regionalização do turismo e discutir as metas estabelecidas pelo Ministério do Turismo visando a Copa do Mundo de Futebol, que será realizada em 2014 no Brasil. Na programação oficial, na sexta-feira (26/06), o Ministro do Turismo, Luiz Barreto, e o Secretário Estadual de Lazer, Esporte e Turismo, Claury Alves da Silva, almoçam com os secretários de Turismo e os prefeitos do Litoral Norte, em Ilhabela. Logo depois, a comitiva faz uma visita ao Centro Histórico, na Vila.
Às 17h, o Ministro Barreto, acompanhado do Secretário Estadual Claury Alves, e dos prefeitos da região, participa de cerimônia oficial no Hotel Ilha Flat e na sequência concede uma entrevista coletiva aos jornalistas.
Já no sábado (27/06), com a presença do secretário estadual de Turismo, tem continuidade o I Fórum de Turismo do Litoral Norte, com início às 9h no Hotel Ilha Flat, no Perequê.
Segundo o Ministro Luiz Barreto, Ilhabela foi escolhida para abrigar o encontro por ser uma das 65 cidades em todo o Brasil a ser contemplada nas metas do Plano Nacional do Turismo 2007-2010.
Além da capital, Ilhabela é a única cidade do Estado de São Paulo a participar deste plano e, consequentemente, se torna indutora regional de turismo.
Além do Ministro Luiz Barreto e do Secretário Estadual Claury Alves, já confirmaram presença, o Secretário Executivo do Conselho Estadual de Turismo, Armando Campos Mello, a Diretora do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo, Tânia Brizola, a Coordenadora Geral de Regionalização do Turismo, Ana Clévia, o Diretor Internacional da Embratur, Marcelo Pedroso, e o Coordenador de Turismo do Estado de São Paulo, Coronel Luiz Flaviano.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)
 

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Atenção de chefia e coordenação é tema de palestra sobre dependência química

São Sebastião - Dando continuidade à 2ª Semana de prevenção contra a dependência química entre os Servidores Públicos, um grupo de chefes e coordenadores da Costa Sul do Município se reuniram na Praça Pôr do Sol, em Boiçucanga, para discutirem e assistirem às palestras sobre a importância do papel do superior, na orientação e encaminhamento de seu funcionário a um tratamento, caso seja constatado indícios.
O encontro teve início com uma dinâmica de grupo, onde os chefes e coordenadores abordaram temas relacionados ao comportamento dos funcionários dependentes, e de como deve-se lidar com a problemática. Esta dinâmica foi comandada pela psicóloga da Secretaria de Saúde (Sesau), Tânia Cunha. “Na realidade todos nós temos responsabilidade nos cargos de chefia e devemos estar atentos a esses casos, administrá-los e encaminha-los a tratamentos”, enfatiza a psicóloga.
Após esta dinâmica, os cerca de 15 chefes participaram de palestras sobre a questão da dependência, suas etapas, o tratamento e manutenção, abordando a importância de se criar a consciência nos chefes e nos próprios funcionários que apresentem problemas, para que participem do Programa de Recuperação, Orientação e Valorização de Empregado. “Todos que bebem produzem algum tipo de risco, desde uma simples discussão, até uma violência corporal, ou até mesmo um grave acidente de carro”, exemplifica o médico do trabalho, Ivan dos Santos Oliveira, que ministrou uma das palestras.
Outras duas palestras, abordando temas a respeito do assunto de dependência química, não somente do álcool, como também de outras drogas ilícitas, foram ministradas pela psicóloga Tânia Cunha e a assistente Social, Marinalva Melo. “É de fundamental importância a chefia estar atenta e envolvida no tratamento de seus funcionários, visando o benefício aos mesmos”, finaliza a assistente social, Marinalva.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura de São Sebastião inicia obras do Pacote 2009

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Seop (Secretaria de Obras Públicas), iniciou nesta quarta-feira 24, algumas das obras do Pacote 2009. A revitalização e acessibilidade das ruas do Centro Histórico fazem parte dos trabalhos.
Neste primeiro momento, foram reiniciadas as obras de pavimentação das ruas São Gonçalo e Manuel Ladislau de Mattos visto que os trabalhos iniciados pela administração anterior foram embargados por não terem autorização do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico). Ainda dentro do pacote anunciado pelo prefeito Ernane Primazzi no dia 12 de junho, a Seop começou a reforma do Centro Paula Souza Etec/Fatec no Porto Grande e também a pavimentação da rua Simeão Caldeira, no São Francisco.
Segundo informações do diretor de Obras Manuel Corte, a pavimentação da Rua Simeão Caldeira custará R$ 150.067,43 e o prazo de execução é de dois meses. Na rua São Gonçalo além da pavimentação será feita a drenagem e também a tubulação elétrica num custo total de R$ 221.684,78 com prazo de entrega para 90 dias. Já a obra de pavimentação, drenagem e tubulação elétrica da rua Manuel Lnadislau de Matos está orçada em R$ 127.533,97 com prazo de entrega em três meses.
A drenagem do lixão da Baleia e da vila Sahy, ambos na Costa Sul do município e o piso do galpão da Copersuss (Cooperativa de Sucata de São Sebastião), foram igualmente iniciados embora não façam parte do Pacote 2009, e devem ser iniciadas dentro em breve as obras de construção de uma ponte em Paúba, na Costa Sul, em parceria com a empresa privada e sem ônus para a Prefeitura e da plataforma da estação de transbordo do lixo situado em frente ao Cnaga, próximo à entrada da Topolândia(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Coral de São Sebastião se apresenta no pátio da Sectur nesta quinta-feira

São Sebastião - O Coral "Maestro Sinésio Pinheiro", de São Sebastião, fará uma apresentação na tarde desta quinta-feira, dia 25, no pátio da secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).
Sob a regência do maestro Marco Antônio Câmara, os músicos prepararam um repertório com muita MPB, temas clássicos e músicas folclóricas, a partir das 13h.
Com o intuito de desenvolver as atividades necessárias de apoio ao desenvolvimento musical, o conjunto foi instituído pela Sectur em setembro de 1988 e teve o nome alterado para “Maestro Sinésio Pinheiro” em 1995, em homenagem ao fundador e primeiro regente do Coral Municipal de São Sebastião. Atualmente, o coral é composto de 13 integrantes.
As aulas do Coral Municipal são realizadas as segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h, na Rua Três Bandeirantes, em frente ao prédio do Projeto Guri(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Motociclistas se reúnem no Balneário dos Trabalhadores em comemoração aos 10 anos de fundação Nativos MC

São Sebastião - Grupos de motociclistas e motos clubes comemorarão, neste final de semana, 27 e 28 de junho, na praia Balneário dos Trabalhadores, o aniversário de 10 anos do Nativos MC (Moto Clube), com apoio da Prefeitura da São Sebastião, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).
Em conjunto com esta comemoração, acontecerá o II True Rock Fest, que é um festival de música, realizado anualmente, reunindo cerca de 500 jovens da região, no caso de São Sebastião e demais cidades do Litoral Norte. “Assim, o principal objetivo é incentivar os músicos da região a se apresentarem”, conta, o presidente do Nativos MC, Ernesto Donizeti Aparecido da Silva, conhecido no meio motociclístico como “Gigante”.
Ainda de acordo com “Gigante”, este evento visa incentivar a arte, a cultura local, explorando ritmos musicais valorizando os músicos da região, com apresentação de canções próprias, além do turismo, pois virão à cidade vários motociclistas de outras regiões, desde o Vale do Paraíba até o Sul do rio de Janeiro. “Cerca de 300 motos são esperadas no evento”, fala o presidente do Nativos MC.
Este evento acontecerá nos dias 27 e 28, a partir das 17h de sábado, finalizando às 18h30 de domingo. A entrada será 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar), cujos alimentos serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade da prefeitura.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Mesa tenistas de São Sebastião se destacam em torneio na Baixada Santista

São Sebastião - Atletas do tênis de mesa da secretaria de Esportes (Seesp) de São Sebastião foram destaque na ‘Copa Corpo em Ação TV Tribuna de Tênis de Mesa’, em Santos, que aconteceu no último domingo, dia 21.
Realizada pela afiliada da Rede Globo na Baixada Santista, a competição lotou as dependências do Sesc de Santos, com cerca de 500 atletas das cidades da Baixada e Litoral Sul de São Paulo. São Sebastião foi a única cidade representante do Litoral Norte a participar da competição.
Foram premiadas as atletas Mayara Cardim, Roberta Correa e Anne Stoffel, na categoria infanto-juvenil feminino, em primeiro, segundo e quarto lugar, respectivamente. O atleta Rhaoni Silva conquistou a sexta colocação na categoria mirim masculino. O quinto lugar da categoria infantil masculino foi para Paulo Henrique dos Santos. Já o atleta Carlos Eduardo dos Santos conquistou a quinta posição na categoria juvenil masculino.
O atleta paradesportivo Marcelo Cardim, que conquistou o quarto lugar na categoria adulto masculino, foi objeto de uma reportagem do programa ‘Corpo em Ação’, da TV Tribuna, promotora do evento.

Atleta em destaque
O mesa tenista Marcelo Cardim dos Santos, que teve a perna esquerda amputada após um acidente de moto, é presença constante em diversos torneios da categoria. “Ele tem treinado bastante e sempre consegue bons resultados em tudo que participa”, diz o técnico de tênis de mesa, professor José Ricardo Estevaletto.
Marcelo também participou da 2ª Etapa da Liga Vale Paraibana de Tênis de Mesa, no dia 17 de junho, em Cruzeiro, e faturou o quarto lugar na categoria juvenil masculino. Seu próximo compromisso será nos Jogos Regionais de Arujá e, na seqüência, participará da Copa Brasil, em Goiânia, no dia 9 de julho.
Ainda em Goiânia, no dia 12 de julho, o atleta sebastianense fará parte de um torneio, na categoria sub-21, que escolherá atletas para a Seleção Brasileira de Tênis de Mesa.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Projeto Perequemirim encerra mais um ano de atividades em São Sebastião

São Sebastião - O projeto Perequemirim desenvolvido pelo Instituto Terra & Mar com patrocínio da Fundurb (Fundo de Desenvolvimento Urbano), através do Comdurb (Conselho Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo) Prefeitura de São Sebastião, realizará na noite do próximo dia 30, o encerramento de mais um ano de seus trabalhos no município.
Coordenado pela professora Márcia Gomes Silva, o projeto iniciou em agosto de 2008 uma série de atividades relacionadas à preservação do meio ambiente. Dentro do cronograma deste ano, mais precisamente a partir do dia 13 de maio, alunos das escolas “Professora Nair Ferreira Neves” e Colégio Mestre coletaram e analisaram a qualidade da água do rio Perequemirim em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), ouviram palestras sobre a história do rio, realizaram mutirões de limpeza na praia do São Francisco, plantaram mudas de árvores nativas e frutíferas às margens do Perequemirim, confeccionaram cartazes de alerta sobre o meio ambiente e fizeram passeata em benefício do Oceano Atlântico e do próprio rio.
Agora, como parte do encerramento, os estudantes junto com a direção das duas escolas, professores, pais, secretários municipais e comunidade farão uma avaliação dos trabalhos desenvolvidos até o presente momento no salão social da quadra de esportes do bairro São Francisco.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Vereador Mauricio Homenageia Pastor Sério Rodrigues

São Sebastião - O vereador de São Sebastião, Maurício Bardusco (PPS), entregou na sessão de ontem, dia 23, uma moção de aplausos e reconhecimento ao Pastor Sérgio Rodrigues Santana, caiçara, funcionário público, conhecido na região como “Pastor Sérgio”, fundador e atual presidente do Ministério Celebrai, que conta com cerca de 600 membros.
A moção tem o objetivo de reconhecer o trabalho social exercido pelo pastor, que nas horas vagas auxilia a comunidade em geral, exercendo serviço voluntário de manutenção. “Contribui não só na propagação do Evangelho, mas também com a sociedade”, afirma o vereador.
“Agradeço a Deus pelo carinho e reconhecimento. Que Deus continue abençoando a todos”, disse o pastor. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

GILDA

Ubatuba -  Monólogo teatral com Késia Alves – Officina Artaud
Texto: Renzo Casalli
Direção: Vittorio Colacchio
Classificação: 12 anos

26 de Junho de 2009 - 21 hs
Sala Artaud Nas Nuvens - Passeio Santa Fé – Rua Conceição, 180 – Centro – Ubatuba
Ingressos – R$ 6,00 inteira / R$ 3,00 meia
Informações e reservas – (12) 9178.8452 – Patrícia / 9769.7575 - Marilena
(escolas interessadas em levar grupos de alunos deverão fazer a reserva prévia de lugares através dos contatos acima)

SINOPSE:
Um sobrado esquecido pelo tempo. Gilda, uma sobrevivente circundada pelos seus amigos imaginários: Vladimir (um samovar), Orson (um velho rádio), James (um manequim), Carlo (Marx), Frederico (Nietzsche). Num mundo inexoravelmente atirado na corrida da globalização, Gilda não quer ser vencida pelo conformismo imperante. Gilda "uma que resiste", não obstante tudo e apesar de tudo. Acarretando o preço que esta escolha leva consigo, até as ultimas conseqüências.

O ESPETÁCULO:
Em 1995 Gilda foi apresentada pela primeira vez na Comuna Baires em Milão, Itália. Direção de Renzo Casali, com a colaboração de Ombretta de Biase e com Francesca Bonelli no papel de Gilda. O espetáculo teve inúmeras apresentações em toda Itália e permaneceu em cartaz até 1997.
Traduzido para o português por Vitorio Colacchio e Marilena Cabral, integrantes do grupo de teatro Oficina ArtAud. Estreiou em Ubatuba em Novembro de 2008 e caminha para a sua 8ª apresentação.
O evento conta com o apoio de Papillon Buffet e Eventos, Ubatuba em Revista, Design no Trópico, Zanotto Digital e Radio Gaivota FM.
OSC celebreirosubatuba@gmail.com

Campeões de 2009 levam passagem para o Peru

Ubatuba -  O Dunkelvolk Ubatuba Pro Surf 2009 que já prometia ser competitivo, agora vai pegar fogo com a entrada da agência de viagens Mar & Serra, sediada em Ubatuba e que fechou uma grande parceira com a Associação Ubatuba de Surf e com o Circuito Dunkelvolk Ubatuba Pro Surf 2009.
A Mar & Serra em nome do empresário e apaixonado pelo esporte, Bruno Nunes de Oliveira, 26, irá oferecer duas passagens aéreas aos campeões do circuito.
As passagens com destino ao Peru serão oferecidas aos campeões do circuito nas categorias Profissional e Junior.
Instalada em Ubatuba desde 2006, a agência Mar & Serra vem se especializando em destinos exclusivos para surfistas, assim como programas de surf denominado "SURFMAR" o qual presta serviços relacionados ao surf (surf-trips, aulas de surf e viagens de surf),
A parceria irá se estender a todos os atletas através de descontos aos associados na compra de passagens no Brasil ou para o exterior.
“Ubatuba que possui como slogan "A CAPITAL DO SURF" é um dos melhores picos para a pratica do esporte no Brasil e agora conta com uma empresa parceira” comentou Bruno.
"A iniciativa é tornarmos parceiros oficiais da AUS e poder atender todos os atletas amadores e profissionais que viajam durante todo ano para as competições, podendo conceder melhores condições tarifárias em suas viagens e expedições". Comentou Bruno Oliveira, Mar & Serra.
"Certamente vai valorizar as categorias e será uma grande oportunidade para que os ubatubenses possam aproveitar essa grande oportunidade” comentou Carlos Roberto, vice-presidente da Associação Ubatuba de Surf.
Já para o diretor executivo Nei Bernardes, “esta é uma grande oportunidade de melhorarmos ainda mais nosso circuito, valorizarmos nossos atletas e os empresários locais”.
A primeira etapa do 32° Circuito Ubatuba de Surf, o Dunkelvolk Ubatuba Pro Surf 2009, acontece nesse final de semana no dias 26, 27 e 28 de junho, na praia Grande, Ubatuba (SP).
Acompanhe ao vivo pelo site da Associação Ubatuba de Surf pelo link http://aus.org.br/aovivo, informações diárias e fotos.
O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Ubatuba e Organização da Associação Ubatuba de Surf com Supervisão da Federação Paulista de Surf.
(Divulgação)

Surfistas em prol a sustentabilidade‏

Ubatuba -  A “Aliança dos Surfistas pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade” foi lançada em Ubatuba, no dia 18 de junho, durante o seminário "Nas Ondas da Sustentabilidade". A atividade, que integra o Programa Surfe Sustentável, da Entidade Ecológica dos Surfistas (Ecosurfi), foi realizado em parceria com a Associação Ubatuba de Surf (AUS) e a Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente.
A idéia é construir a “Carta de Responsabilidades dos Surfistas para Sociedades Sustentáveis” a partir das ações, propostas e reflexões, articuladas em rede, das diversas comunidades do surfe espalhadas pelo litoral brasileiro. A "Aliança dos Surfistas" é esta rede, que tem como proposta ser uma catalizadora de parcerias, articulando todos os segmentos dentro da comunidade surfe (mídia, indústria, sociedade civil, profissionais etc) para agir e refletir em torno da construção de sociedades sustentáveis.
A proposta traz o conceito de “responsabilidades humanas” como fio condutor dos debates sobre o papel do surfista na sociedade contemporânea, que encara o desafio de enfrentar e se adaptar às mudanças ambientais globais. Traz também a idéia de que está no local as possibilidade mais coerentes de elaborar estratégias e intervir com praticidade nos acordos políticos que causam os conflitos socioambientais. Para o dirigente da Ecosurfi, João Malavolta, a sociedade civil não pode mais achar que é da classe política o compromisso por cuidar das pessoas, zelar pela comunidade e valorizar a vida. Ao mesmo tempo em que não se pode mais achar que “cada um fazer sua parte” é o suficiente.
“A atitude individual é importante na resolução da crise ambiental que vivemos as escolhas pessoais são fundamentais. Mas não podemos deixar de lado a perspectiva coletiva, que é o que marca e induz o comportamento das pessoas”, fala Malavolta. E neste contexto, “o surfe promove e expressa um estilo de vida saudável, representa uma imagem positiva, mas também há um desgaste da verdadeira essência do surfe por meio do estímulo exagerado do consumo”, conclui.

Propostas ubatubenses
Durante o seminário em Ubatuba, diversos segmentos do surfe interagiram. Participaram fabricantes de pranchas, representantes da prefeitura, da CETESB, ONGs locais e surfistas amadores e profissionais, entre eles o top do Super Surf e atual campeão paulista profissional, Saulo Junior, o ex-Top do WQS, Tadeu Pereira e Narciso Oliveira, ambos também campeões paulista de surf profissional, além do embaixador do surfe de Ubatuba, Zecão.
O reconhecimento da necessidade de repensar os valores e comportamentos e de implementar novas práticas foi unânime entre todos. Segundo o ex-surfista profissional, Tadeu Pereira, a partir das pequenas ações é possível melhorar o lugar que vivemos e cuidar da qualidade do sistema costeiro. "Se cada um no seu dia a dia fizer coisas pequenas, atitudes simples como não poluir a praia e orientar as pessoas sobre o respeito que ela merece, já estará contribuindo para a mudança”.
Da conversa sobre responsabilidades o papo avançou para a construção coletiva de propostas que pudessem ser transformadas em coisas práticas. Os surfistas então conversaram sobre os conflitos do surfe na realidade socioambiental local e depois apresentaram suas propostas para construir soluções e resolver alguns deles.
Emergiram questões como os impactos provocados pelos eventos de surfe nas praias e comunidades locais e o alto nível de agressão causado pela indústria de pranchas. E foram abordadas também as escolinhas de surfe como espaços propícios para implementar a educação ambiental, além dos surfistas como potenciais produtores e difusores de informações ambientais em nível local, cuidando da qualidade dos oceanos e ambientes costeiros.
Entre as propostas, surgiram idéias como formar um grupo de trabalho para elaborar critérios para os campeonatos de surfe e a criação de uma comissão para construir, em parceria com a Prefeitura e CETESB, para elaborar metas e soluções para a gestão adequada dos resíduos de fábricas de pranchas. Além de um mutirão de limpeza de praias na Praia de Fora, uma das que vem sofrendo bastante com o lixo.
José Carlos Renno, embaixador do surf de Ubatuba mais conhecido como Zecão, disse que a iniciativa é muito interessante. "Eu já faço coisas na área, como quando implantamos a educação ambiental na escolinha de surfe. Isto só anima a continuar insistindo e enfrentando as dificuldades", comentou Zecão.
Outro que também gostou foi o presidente da Associação Ubatuba de Surf, Paulo Motta. Para ele, “este é um processo que já deveria ter começado, porque realmente o lixo gerado pelas fábricas de prancha é um resíduo muito danoso para o meio ambiente. O seminário teve o objetivo de plantar uma semente para instigar as ações efetivas. O fato deste projeto ter vindo de fora denota que Ubatuba realmente é considerada a capital do surf e como tal, deve servir de exemplo também na preservação do meio ambiente. Este é um projeto que tem potencial para atingir toda a costa brasileira. Como cidadão e filho desta cidade, pretendo ajudar a fazer crescer este movimento.
(Fonte: Ecosurfi)


Escola da Família oferece curso gratuito de português para estrangeiros

Ubatuba -  O Programa Escola da Família da E.E. Capitão Deolindo, de Ubatuba, através do professor educador Chagas, está oferecendo curso de português para estrangeiros residentes no município. As aulas ocorrerão aos sábados, na parte a manhã, a partir das 11h, na própria escola. As inscrições podem ser realizadas no final de semana, das 9 às 17 horas, na rua Conceição, no. 844 – Centro. Mais informações pelos tels: 38321484 - falar com Chagas ou Bete.

Attention Everybody
To For Eign People In Ubatuba Residence
-Portuguese Free Classes On Saturday Morming At 11 Eleven
Openeed Subscriptions - Family School Program.(Fonte: DRE-Caraguatatuba)

Casa do Brinquedo de Ubatuba se torna referência para pesquisa da Abrinq

Ubatuba -  A Casa do Brinquedo em Ubatuba foi convidada pela Fundação Abrinq - Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos, para pesquisar brinquedos que farão parte de um catálogo especial da entidade, o Guia de Brinquedos 2010.
Todos os anos, a Fundação analisa determinados brinquedos cientificamente e se o fornecedor receber nota adequada a Abrinq recomenda no catálogo, o Guia de Brinquedos Indicados, e entrega ao fabricante do brinquedo um selo especial. Nesse guia há a descrição de diversos brinquedos, diferentes tipos de brincadeira que proporcionam e as principais contribuições que oferecem às crianças. Esse guia é utilizado em feiras de brinquedo, nacionais e internacionais.
Nesse ano, a Casa do Brinquedo de Ubatuba recebeu o convite da Fundação Abrinq para se tornar núcleo de referência de pesquisa e observação da interação da criança com o brinquedo para garantir o selo de uso de recomendação.
“Conseguimos nos tornar essa referência graças à visibilidade nacional e internacional de nosso trabalho”, comenta satisfeita a coordenadora da Casa do Brinquedo, Renata Martins. Para a pesquisa, a Casa do Brinquedo ganhou 20 brinquedos de diferentes áreas e idades.

Como funciona
O fornecedor paga para a Abrinq uma taxa para cadastrar o brinquedo que ele tem interesse de selo especial, além do selo de fabricação que a Fundação já emitiu. A Abrinq então convida quatro entidades, que receberão a doação destes brinquedos, para realizar a pesquisa. Nessa pesquisa são analisados itens como encantamento da criança frente ao brinquedo, como ela realiza a brincadeira com o brinquedo, edital de regras do brinquedo, como a criança interage (coletiva ou individual), se a idade da criança é compatível com o brinquedo, habilidades da área de aprendizagem do brinquedo, entre outros.

Treinamento
Para desenvolver esse trabalho, três brinquedistas e a coordenadora da Casa do Brinquedo, além de um professor, passaram dois dias em treinamento na Fundação Abrinq, participando de aulas teóricas e práticas, desde o preenchimento de formulários até a experiência de manipular o brinquedo e verificar as informações de cada um. “Será um trabalho bem complexo e trabalhoso. Vamos aproveitar nossa rotina, com a visita das crianças, para fazermos o planejamento de observação do roteiro da pesquisa”, explicou Renata. A pesquisa deverá ser concluída até o dia 8 de agosto. Na finalização dos trabalhos os participantes receberão certificado de 40 horas da Abrinq na realização teórica e prática de pesquisa na área de análise de brinquedos. O nome da Casa do Brinquedo constará no expediente do Guia como instituição que participou da avaliação.

O Guia de Brinquedos
O Guia de Brinquedos e jogos é uma iniciativa da ABRINQuedoteca e resultado de criteriosa avaliação de brinquedos e jogos, realizada por meio do olhar de especialistas de instituições – brinquedotecas e creches – sobre a brincadeira de 530 participantes entre crianças e jovens. Ele tem como objetivo principal oferecer aos pais, professores, profissionais da área lúdica, e de outros segmentos da infância e adolescência, orientações para a escolha e utilização de brinquedos e jogos.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Entidades discutem diretrizes na IV Conferência Municipal da Criança e do Adolescente

Ubatuba -  O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA - de Ubatuba, realiza na próxima sexta-feira, 26, a IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. “Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal” será o tema abordado neste ano. O encontro será realizado no salão de eventos da Igreja São Francisco, a partir das 8 horas, e reunirá cerca de 300 pessoas, incluindo várias entidades do município ligadas às questões da criança e do adolescente, além de autoridades municipais. Uma das palestrantes será Adaisa Maria Santos, diretora da DRADS - Diretoria Regional de Assistência Social.
A Conferência será discutida em cinco eixos temáticos, sendo eles: promoção e universalização dos direitos em um contexto de desigualdade, proteção e defesa no enfretamento das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes, fortalecimento do sistema de garantia de direitos, participação de crianças e adolescentes nos espaços de cidadania e gestão política.
“É primordial que a Conferência aconteça no município para que as questões possam ser encaminhadas para as fases regional, estadual e nacional, e a partir daí elas se transformem na construção de políticas para se tornarem uma lei”, explica a presidente do CMDCA de Ubatuba, Tatiana Patti.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Prefeitura de Ubatuba realiza sorteio de vagas para Escolinha de Natação

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer promove no próximo dia 7 de julho, o sorteio de vagas remanescentes para aulas no segundo semestre na Escolinha de Natação. Apenas aqueles que se inscreveram em 2008 estão participando do sorteio. “Com o final do primeiro semestre, fazemos a checagem de vagas e podemos fazer a segunda chamada do ano”, disse Cristiano Eusébio, coordenador de natação da Secretaria de Esportes.
O sorteio para as crianças com mais de 11 anos e adultos acontecerá às 10h, enquanto as crianças de 6 a 10 anos serão sorteadas a partir das 15h, ambos na Piscina Municipal do Conjunto Poliesportivo Antônio José Lanzoni, no Centro.
“O sorteio é publico, porem não existe a necessidade da presença das pessoas durante o processo”, lembra o coordenador. “Os nomes dos sorteados serão afixados na entrada da piscina municipal a partir do dia 10”, completa.
Os sorteados deverão apresentar atestado médico e uma foto 3x4 até o dia 7 de agosto e as aulas começam no dia 10. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

CINEMA

Cine Porto – 3833 -2066
Semana de 26/06 a 30/06/2009

“UMA NOITE NO MUSEU 2”
Comédia !!!! Com Ben Stiller !!!!
Ás 17:00 hs - 19:10 hs.

“DIVÔ
Comédia !!! Com Lilia Cabral !!!!!
Às 21:20 h

ATENÇÃO!!!!!! Dia 1º de Julho
LANÇAMENTO MUNDIAL !!!!!!
“A ERA DO GELO 3”


Durante o mês de Julho não teremos a”QUARTA MALUCA”
Nosso site : www.cinemasdolitoral.com.br
 

Em algum lugar do passado

Ubatuba - Releitura da musica tema do filme "Em algum lugar do passado" com imagens de Luiz Tolosa e edição e Emilio Campi:


 

Poesia Topo

Anuncie

 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Unos Desvairados

Já cansei de anotar a placa e reclamar dos Unos conduzidos de forma desvairada e irresponsável pelos técnicos da Telefonica/Ability, mas eles continuam cometendo infrações gravíssimas, ignorando por completo o Código de Trânsito Brasileiro. A Telefonica, como é típico das empresas monopolistas, mantém-se alheia às queixas.
Nesta quinta-feira, 25 de junho, às 6:40 da manhã, um desses Unos, placa HJN 5672, me ultrapassou a mais de 100km/h, na altura da Praia Vermelha do Norte, desprezando a faixa dupla contínua.
Não é raro flagrá-los cometendo a barbaridade de ultrapassar os veículos nas curvas, colocando em risco a vida de todos.
Aos leitores que também ficam indignados com a imprudência desses sujeitos, rogo que se manifestem, pois quem sabe assim a Telefonica e sua contratada Ability tomem uma providência, antes tarde do que nunca!

Regina
Itamambuca/ Uatuba - SP

Adulterador de combustível, eu?

O título é pesado, mas é como estou sendo taxado pela Secretaria da Fazenda do Estado. Com 45 anos de idade e mais de 25 dedicados ao comércio, estou assistindo tudo desabar aos meus pés por um erro que não cometi e nunca o farei.
Dos fatos para todos terem conhecimento:
Em 17/12/07 a Secretaria da Fazenda, em uma operação de rotina, coletou amostras dos combustíveis (gasolina e álcool) vendidos no JIJA AUTO POSTO Perequê-Açu.
No mês de fevereiro de 2008 recebemos a visita de um fiscal que informou que estava sendo aberto pela Secretaria um processo de cassação de nossa inscrição estadual; ou melhor: um processo para fechar o posto. O chão naquele momento desapareceu. Após as explicações de praxe do fiscal, fui informado que teria ocorrido uma desconformidade no álcool combustível que teria que ter 92,6% de teor alcoólico e estava com 91,7%. Traduzindo: menos de 1%, ou seja, 0,9%. Há de se frisar ainda que a margem de erro do laboratório é de 0,5%.
No dia da fiscalização, tínhamos aproximadamente 6.300 litros de álcool no tanque do posto, portanto, seria como se eu tivesse colocado aproximadamente 56,7 litros de água no tanque para ter um lucro EXTRA de R$ 78,81 (Setenta e oito reais e oitenta e um centavos). O que isto iria significar no meu contexto geral? Absolutamente nada! Valores superiores a este são perdidos por todos os postos de gasolina com quebra de caixa e evaporação espontânea dos produtos.
Nascido em Ubatuba, iniciei minhas atividades no comércio de nossa cidade há mais de 20 anos na garagem da casa da minha mãe com uma oficina de motos: a JIJA MOTOS. Depois de menos de um ano, alugamos um ponto na Rua Rio Grande do Sul, esquina com a Rua Minas Gerais. Ficamos lá por muitos anos com a JIJA MOTOS. Em 1993 abrimos em sociedade a JP BIKES, na rua Prof. Thomaz Galhardo, 1.256. Após uns três anos, comprei a parte do meu sócio e reformei a loja inteira unindo a JIJA MOTOS e JP BIKES. Assim nasceu a JIJA BIKES e MOTOS, da qual até hoje sou proprietário, com mais de 10.000 bicicletas vendidas.
No ano de 1995 alugamos um prédio na Rod. Oswaldo Cruz, com a intenção de montarmos uma montadora de bicicletas. Porém, numa tarde, sentado no prédio veio uma luz na minha cabeça e pensei: SERÁ que aqui não cabe um posto de gasolina?. Assim nasceu o JP AUTO POSTO LTDA, em sociedade com o meu antigo sócio e compadre.
Em 1997 concorri ao cargo de Presidente da ACIU (Associação Comercial de Ubatuba) e perdi a eleição; em 1998 tornei-me presidente do CONSEG (Conselho de Segurança) por indicação da ACIU; em 28 de outubro daquele mesmo ano lançamos o JORNAL A SEMANA; em 1999 concorremos novamente à presidência da ACIU e ganhamos a eleição; em 2000 fui candidato a Vice-prefeito com o prefeito em exercício ZIZINHO, mas perdemos a eleição e 2001 nos afastamos da presidência da ACIU, não teve eleição, pois não concorremos naquele ano à reeleição.
Em 2001 inauguramos o JIJA AUTO POSTO, no Perequê-Açu, em parceria com o amigo DiMônaco, que estava construído o conjunto comercial que lá está; em 2003 instalamos a JIJA LOCADORA, que são duas lojas; em 2006 iniciamos a JIJA PIZZARIA (que já não é mais nossa).
Minhas últimas férias foram de 1987, há 22 anos. Nestes últimos anos praticamente só trabalhamos, tanto em nosso benefício como em benefício da nossa cidade, que em muitas vezes consumiu dias e mais dias de dedicação, reuniões, viagens tentando trazer benefícios para nós todos que aqui vivemos, na grande maioria das vezes largando a minha família em segundo plano. Fizemos tudo isto para hoje ser tachado como criminoso, como adulterador de combustível.
Fui e sou favorável à lei estadual de cassação a Inscrição Estadual do Posto, mas há que se separar o joio do trigo. Já tivemos em nossa cidade postos de gasolina vendendo de tudo, todo tipo de produto. Na época, todos nós donos de postos de gasolina da cidade que operavam com honestidade sofreram com isto.
Em 2002 entramos numa campanha de monitoramento do combustível, feita pela SP Combustíveis, com a finalidade de todas as semanas coletar amostras de gasolina, álcool e diesel e levar para o laboratório Ararua, onde são analisadas e recebemos os resultados. Temos laudos desde o ano de 2002 e nunca sequer tivemos um problema com a qualidade, assim afirmada em laudos. Nenhum posto de nossa cidade tinha laudos semanais para comprovar a qualidade dos produtos que vendíamos; não que tivéssemos dúvidas em relação à compra, mas por desencargo de consciência passamos a fazer os laudos.
Já fomos fiscalizados nestes quase 15 anos por diversos órgãos fiscalizadores, como ANP (Agência Nacional do Petróleo) e IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), que constantemente vem aos postos, e outras fiscalizações como IPEM, etc. Nunca fomos repreendidos por atos ilícitos ao consumidor e sempre pautamos nossa conduta na honestidade.
Chegamos a ter quase 50 funcionários em todos os negócios e posso afirmar que qualquer um deles nunca viu, nem recebeu uma ordem minha para fazer qualquer coisa desonesta. Sempre primamos pela qualidade e pela honestidade e hoje, por menos de 1% de diferença em um produto, fomos denunciados pela Secretaria da Fazenda do Estado à fundação PROCON e à delegacia de polícia para instauração de inquérito policial por adulteração de combustíveis.
Nestes últimos 15 dias, sem dormir ou comer direito, sem conseguir fazer muita coisa, pois a cabeça não ajuda, já ouvimos de tudo a respeito do fechamento do posto, inclusive, que eu estava preso por adulterar combustível. A realidade dos fatos está aqui relatada e comprovada com laudos do IPT, UNICAMP, e Ararua. Coloco à disposição de quem quiser ver mais de seis anos de laudos afirmando a qualidade do produto vendido.
Ainda acredito na justiça deste País, por isso, não posso acreditar que somos nivelados por tão baixo escalão. Tenho a consciência limpa, ando de cabeça erguida e posso afirmar que não fiz e jamais faria qualquer coisa ilegal para ganhar uns trocados ou para ganhar muito dinheiro. Temos clientes que abastecem conosco desde que abrimos o primeiro posto, mas temos também uma carteira com mais de 200 mil reais em cheques sem fundos, sendo mais de 98% deste valor em cheques de Ubatuba. Já surpreendi pessoas falando mal de mim, que nada mais eram do que elementos com cheque sem fundos em nossas mãos; assim falam besteiras, pois tem vergonha de aqui pisar e pagar o que deve, ou de contar a verdade do porquê não abastecerem em nossos postos.
Este esclarecimento se fez necessário, pois devo satisfação aos nossos clientes que estão cobrando a abertura do posto e fica difícil ficar contando o ocorrido a cada um deles, e olha que já conversamos com inúmeros clientes e todos se colocaram a disposição para qualquer coisa que possa ajudar a resolver este caso. Entramos agora numa batalha judicial para provar nossa inocência, pois não podemos aceitar o que está acontecendo.
Ficam as perguntas
Se um advogado errar em uma ação, ele perde sua OAB? Se um Juiz ou um Desembargador errar em seu veredicto, eles perdem seu cargo? Se um político erra neste País é cassado? Se um médico comete um pequeno erro, perde o direito de clinicar? Ou em qualquer caso uma pessoa comete um pequeno erro, é condenada à cadeira elétrica? Não, isto não acontece. Se isto não acontece porque se cassa a inscrição estadual de um posto por um erro de menos de 1%? Isto é justiça? Está realmente a secretaria agindo corretamente em sua decisão? Desta forma, ela realmente está acabando com a adulteração de combustível, ou está colocando gente honesta e trabalhadora sem condições de sobreviver?
Tem-se que separar ‘adulteração’ de ‘erros’!
Seria como chegar a uma padaria, pegar um pão com menos de 1% de peso e lacrar a padaria; chegar a um supermercado, encontrar um produto vencido no meio de centenas e fechar o estabelecimento.

Se você considera estas medidas acima corretas, está certa a secretaria em cassar a inscrição estadual do posto, mas também teria que cassar todos os estabelecimentos comerciais que cometessem qualquer tipo de erro, ou profissionais que errassem.

Josias Baltazar Nunes Sabóia (JIJA)
Ubatuba - SP


 

Nossos Comerciais!

Um dia na S.O.S. Cão Caraguá


Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia do Sapé  © Luciano Cancelier

Praia do Sapé
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor