Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 29 de Junho de 2009 - Nº 2105 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região


Caraguatatuba
Alunos contribuem com Gincana da Solidariedade
Boneca caiçara faz sucesso na Europa
Continua a todo vapor a Copa Sesc de futsal
Caraguá está focada em infraestrutura e qualidade de vida
Ministro do Turismo se compromete com obras de saneamento em Caraguá
Apresentação de flauta mobiliza comunidade com doação de arroz

Ilhabela
Câmara aprova 11 Projetos de Lei em três Extraordinárias consecutivas
Comissão Processante da Câmara de Ilhabela suspende trabalhos oficialmente

São Sebastião
EMEI Chapeuzinho Vermelho realiza palestra educacional voltada a pais de alunos
Abaréteatro leva teatro, oficinas e circo para cidades do Litoral Norte e Vale do Paraíba a bordo de contêiner como palco

Ubatuba
Dunkelvolk Ubatuba Pro começa forte
Edgley imbatível

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Litoral Norte - 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Alunos contribuem com Gincana da Solidariedade
Apresentação de flautas arrecada arroz para primeira etapa da competição

Caraguatatuba - Os estudantes da EMEF Maria Aparecida Ujio, do bairro Porto Novo, realizam no Ultimo Sábado (27) às 12h, no hipermercado Shibata, uma apresentação musical com flauta-doce. Durante o evento será recolhido arroz para a Gincana da Solidariedade. O montante arrecadado será entregue para a escola professora Maria Thereza de Souza Castro, do Getuba, que representa Caraguá na competição.
O projeto “Doce flauta ao som do mar”, formado há 6 anos pela orientação do professor Lourival, é composto por 15 crianças entre 7 e 11 anos de idade. Os alunos já se apresentaram em Caraguá e em outras localidades, como São Sebastião e Quiririm.

Sobre a Gincana da Solidariedade
Caraguá participa da competição na chave 2, junto com os municípios de Caçapava, Pindamonhangaba, São Luís do Paraitinga e Taubaté. A primeira etapa é arrecadação de arroz e será realizada no dia 14 de agosto em Pindamonhangaba, no Ginásio João do Pulo.
As pessoas interessadas em contribuir com a gincana poderão levar arroz para as escolas da rede municipal de ensino ou na própria secretaria de Educação, no bairro Indaiá. A segunda etapa será arrecadação de feijão.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Boneca caiçara faz sucesso na Europa
Maria Farinha é reconhecida em todos os cantos da Itália

Caraguatatuba - A originalidade do artesanato caraguatatubense ultrapassa cada vez mais barreiras. A linha de bonecas confeccionada pelo grupo Arte Caiçara, que retrata uma típica família de pescadores, tem feito sucesso na Europa desde que venceu um concurso promovido pela Unicef. A garota-propaganda da série, chamada Maria Farinha, já é reconhecida e famosa em países como França e Itália.
O fotógrafo da prefeitura de Caraguá, Gianni D’Angelo, pôde comprovar o fato em viagem ao continente feita entre maio e junho. Para elaborar material de divulgação para a linha, Gianni levou uma peça para ser fotografada em meio à peculiar arquitetura européia, seus monumentos e obras de arte. “Fiquei surpreso quando tirei a boneca da mala e todos já sabiam do que se tratava”, disse.
Segundo ele, o projeto que premiou Marinha Farinha, chamado ‘Doando uma Pigotta, você ajuda uma criança a viver’, foi amplamente divulgado em rede nacional nos canais de televisão. A iniciativa estimula a compra das bonecas para ajudar a vacinar crianças contra poliomielite em 161 países em desenvolvimento, dentre eles o Brasil. Gianni conta que em Brescia, cidade italiana na região da Lombardia, Maria Farinha sai por 50 euros. “É um produto muito valorizado”, reforça.
Já no Brasil, a linha completa das bonecas, que traz também o Zé Caiçara, a Aninha e uma série de souvenires confeccionados com matéria prima típica da região como a taboa, pode ser encontrada nas quatro cidades do Litoral Norte e também em São Paulo. O conjunto com os três personagens sai a R$ 95, embalados cuidadosamente em um rústico saco de carregar mandioca.
Projeto foi desenvolvido em parceria com o Supereco
Em parceria com o Centro de Referência e Assistência Social da prefeitura, o Instituto Supereco desenvolveu com as integrantes do Arte Caiçara o subprojeto Farinha de Meia. A iniciativa integrava a série de ações desenvolvidas pela ONG no projeto Água de Beber, de Comer, de Usar, de Conservar... Ciclos Contínuos, lançado em dezembro de 2007 e encerrado em março deste ano.
A ideia era capacitar mão-de-obra e oferecer aos consumidores um produto diferenciado, garantindo assim a geração de renda. As integrantes, que já confeccionavam artesanato, desenvolveram suas habilidades e pesquisaram sobre cultura caiçara para dar origem à linha.
A gestora social do Água de Beber..., Cristina Filizzola, conta que além da Marinha Farinha, os chaveiros confeccionados pelas artesãs também são vendidos no exterior. “A loja Mundaréu, que só comercializa produtos originais e de comunidades, como são essas bonecas, vai inclusive ser representante da linha em duas grandes feiras internacionais de brindes para empresas”, completou. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Continua a todo vapor a Copa Sesc de futsal
Os gols foram comemorados pela torcida que tem prestigiado as partidas

Caraguatatuba - Durante a semana inteira no Centro Esportivo e na Quadra do Poiares, a arquibancada comemorou os gols dos participantes da Copa Sesc. O campeonato, uma parceria entre a prefeitura de Caraguá e o Serviço Social do Comércio (Sesc) de São José dos Campos, faz parte dos Jogos de Inverno.
No Centro Esportivo o placar dessa semana, teve muitos gols e um jogo adiado. Confira os resultados no Centro Esportivo:

20/06/09- Coca-Cola 2 x 7 Silva Indaiá 1
ADIADO - Mecânica 40 C x Real Promoções
23/06/09- Primavera Carnes 7 x 4 Remo
23/06/09- CBD 13 x 3 Lojas Americanas
24/06/09- Supermercado Cruzeiro 6 x 2 Supermercado Semar P
24/06/09- Supermercado Shibata 3 x 3 Padaria Sereia 2
25/06/09- Logística Intervali 1 x 3 Mercado Fortaleza
25/06/09- Lavadora Água Viva 4 x 0 Litorânea Transportes

Na Quadra do Poiares só teve goleada
22/06/09- Imobiliaria e Const. 6 x 4 Auto Elétrica S. Judas
22/06/09- SOS Farma 3 x 5 Posto Rota do Sol
24/06/09- Rensz Calçados (1) 4 x 4 Revendedor Skol
24/06/09- Banco Itau 8 x 6 Zoonoses

Confira os próximos jogos No Centro Esportivo:
30/06/09- às 20h30 - Padaria Lobo x Imobiliaria e Const.
30/06/09- às 21h - Chuvas 'MERCADOS' x SOS Farma

Na Quadra do Poiares:
29/06/09- às 20h30 - B M Contabil x Coca-Cola
29/06/09- às 21h - Schain Engenharia x Mecânica 40 C
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá está focada em infraestrutura e qualidade de vida
No Fórum do Turismo, secretário municipal apontou principais pontos para desenvolvimento econômico do município

Caraguatatuba - Caraguá marcou presença no 1º Seminário de Turismo do Litoral Norte realizado no último sábado (27) em Ilhabela. A cidade foi representada por seu secretário de Turismo, que falou da importância de se garantir infraestrutura e qualidade de vida para o desenvolvimento econômico das quatro cidades.
O encontro, sediado no Ilha Flat Hotel, contou ainda com a presença do secretário de Estado de Turismo, Clauri Alves, que reforçou a fala do ministro do Turismo, Luiz Barreto, em visita à cidade no dia anterior: a regionalização. “As cidades do Litoral Norte precisam se desenvolver como um todo”, disse. “São Paulo tem muito a oferecer e por isso cuidaremos para que as discussões de hoje se estendam para todos os dias”.
As conversas do Seminário giraram em torno da Copa de 2014, sediada no Brasil. Ilhabela foi escolhida como uma das cidades no estado de São Paulo para ser destino indutor de turistas brasileiros e estrangeiros. O outro município é a própria capital, São Paulo.
Para o secretário de Turismo de Caraguá, George Hilf, o encontro reforçou a importância da regionalização para o incremento do turismo nas quatro cidades. “No entanto, é importante dizer que temos questões básicas a serem resolvidas em nosso município e que sem elas esse segmento vital para nossa economia não se desenvolverá”, afirmou.
Hilf citou a duplicação da Rodovia dos Tamoios, paralela às obras do entorno da SP-55, bem como no trevo de distribuição do tráfego, situado em Caraguá, para as outras cidades. O secretário falou também do saneamento básico, com previsões de conclusão para 2012. “Dados da Petrobras afirmam que, nessa época, a cidade estará com 30 a 50% a mais de sua população. Como fazer Turismo sem saneamento”, questionou.
Por fim, George Hilf apresentou o principal projeto turístico para a cidade nos próximos anos: a construção do centro de convenções e pavilhão de exposições. “Todas as cidades tem atrativos naturais para os visitantes, mas nossa ideia é desenvolver o turismo de negócios em decorrência das atividades econômicas que surgirão em decorrência da instalação da base de gás no município”.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Ministro do Turismo se compromete com obras de saneamento em Caraguá
Vice-prefeito apresenta também projeto do Centro de Convenções

Caraguatatuba - O Litoral Norte recebeu na última sexta-feira (26) a visita do ministro Turismo, Luiz Barreto. Ele apresentou os projetos do Governo Federal para a região, tendo em vista a Copa do Mundo no Brasil em 2014. Em Ilhabela, Barreto atendeu os prefeitos dos quatro municípios e do Alto do Tietê, que expuseram as propostas e fizeram pedidos de parceria para desenvolver o segmento em suas cidades.
O ministro explicou que o governo tem até novembro para receber projetos e auxiliar os prefeitos. Entre os segmentos financiados pelo ministério estão infraestrutura e capacitação. O vice-prefeito de Caraguá, Antonio Carlos Jr., e osecretário de Turismo do município, George Hilf, apresentaram a Barreto o projeto de construção do Centro de Convenções e Pavilhão de Exposições.
O vice-prefeito afirmou que o ministro ficou muito interessado. “Até porque a obra vem ao encontro de sua fala sobre regionalização”, explicou. “A construção será no Porto Novo, o centro do Litoral Norte, para facilitar o acesso para os outros três municípios vizinhos”.
Ainda segundo Jr., Luiz Barreto se comprometeu com as obras de saneamento no Porto Novo. “A prefeitura paga metade e o governo federal outra metade”, simplificou. “Agora temos que correr e apresentar esses projetos dentro do prazo para que as obras comecem já no ano que vem”.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Apresentação de flauta mobiliza comunidade com doação de arroz

Caraguatatuba - Música e solidariedade. Com essa simples equação, alunos da rede municipal de Caraguá arrecadaram 138 Kg de arroz no último sábado (27). Eles realizaram, em prol da Gincana da Solidariedade, exibição de flauta doce, que agradou e mobilizou o público.
Os estudantes da Escola Municipal Maria Aparecida Ujio, do bairro Porto Novo, apresentaram-se no hipermercado Shibata. Com cerca de duas horas de duração, o evento rendeu boa quantia do alimento, que foi entregue para a escola professora Maria Thereza de Souza Castro, do Jetuba, que representa Caraguá na competição promovida pela TV Vanguarda.
Para a nutricionista do hipermercado, Maria Cristina Pereira, contribuir foi muito fácil. “Não nos custa nada, agrada aos ouvidos e ainda ao coração, pois sabemos que assim estamos ajudando àqueles que mais precisam”, disse.
Como um dos objetivos da gincana é despertar a solidariedade nas crianças, a apresentação cumpriu a missão. “Acho importante participar e dar um pouco às crianças que não tem nada”, disse Carlos Henrique, que além de flauta doce, toca bateria.

Gincana da Solidariedade: Caraguá tenta bicampeonato
Caraguá foi vencedora da gincana em 2008 e tenta manter o título de campeã em solidariedade. A cidade participa da competição na chave 2, junto com Caçapava, Pindamonhangaba, São Luís do Paraitinga e Taubaté. A primeira etapa é arrecadação de arroz. A contagem será realizada no dia 14 de agosto em Pindamonhangaba, no Ginásio João do Pulo.
As pessoas interessadas em contribuir com podem levar arroz para as escolas da rede municipal de ensino ou na própria secretaria de Educação, no bairro Indaiá. A segunda etapa será arrecadação de feijão.
Mais informações pelo telefone 3897-7000, na secretaria da Educação.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Câmara aprova 11 Projetos de Lei em três Extraordinárias consecutivas

Ilhabela - Os vereadores de Ilhabela aprovaram 11 proposituras em três sessões extraordinárias realizadas na tarde da última quinta-feira (25/6). Inicialmente estava prevista apenas uma sessão, com três projetos de Lei do Executivo, mas um consenso entre os membros da Comissões Permanentes e a presidência da Casa resultou na promoção de outras duas sessões para aprovar o maior número de matérias antes do recesso de julho. A ausência dos pares Jadiel Vieira, Keko (PTB) e Luiz Mário, Marinho (PV) foi justificada em virtude da viagem ao Rio de Janeiro, em companhia do prefeito Toninho Colucci, para reunião na ANP (Agência Nacional do Petróleo), já que ambos integram a Comissão Especial da Casa para assuntos de Gás e Petróleo. Na plateia, o vice-prefeito Nuno Gallo acompanhou as três sessões.

Aprovações do Executivo
A pedido do prefeito Toninho Colucci, o PL 24/2009, que dispõe sobre a cessão de servidores para outras esferas governamentais e autarquias, foi retirado da pauta sob a justificativa de melhor análise da matéria. Já o PL 34/2009, que trata da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para o ano de 2010, foi aprovado com a inserção de seis emendas, sendo cinco de autoria conjunta dos vereadores Márcio Garcia (PTB), Jadiel Vieira, Keko, Roberto Timbada (PDT), Carlos Alberto, Carlinhos (PMDB), Jove Brito (PR), Luiz Mário, Marinho e Erick Pinna (PR) e uma assinada apenas pelo vereador Luiz Mário, Marinho.
Entre as ações sugeridas pelos parlamentares, destaca-se a construção ou aluguel de prédio para centros de cultura multiuso em bairros populares, como a Barra Velha e a região alta do Itaquanduba, conhecida como Morro do Fura Fura e a capacitação de funcionários através de treinamentos diversos de aulas de inglês e espanhol, além da construção ou locação de um novo imóvel para a “Casa Abrigo” ou “Casa Apoio” aos munícipes das Comunidades Tradicionais.
O Executivo teve ainda outros dois projetos de Lei aprovados, o 42 e 45/2009, que cria o Programa “SOS Trabalho, Qualificação Profissional e Alfabetização e dá outras providências” e que abre o orçamento do município em favor da Secretaria de Assistência Social, no valor de R$ 40 mil, para recebimento de verbas federais com destinação para serviços de terceiros, respectivamente.

Aprovações Parlamentares
Na sequência, os vereadores aprovaram as proposituras da Casa, começando pelos dois projetos do vereador Marcio Garcia (37 e 38/2009), que cassa o alvará de funcionamento de estabelecimentos que mantiverem máquinas caça-níqueis e comercializarem combustíveis adulterados na cidade. Na mesma linha, o parlamentar Jove Brito conseguiu a aprovação de seu projeto que proíbe a concessão de alvará de funcionamento para instalação de farmácias, drogarias, supermercados, hoteis e pousadas, nos bairros que já possuem mais de dois estabelecimentos do mesmo gênero, o PL 43/2009, que também tem a assinatura dos pares Márcio Garcia, Erick Pinna, Roberto Timbada e Jadiel Vieira.
Outra aprovação foi o PL 39/2009, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre a cessão de materiais inservíveis para a Prefeitura. O PL 40/2009, de autoria do vereador Erick Pinna, que institui a política de prevenção e atendimento à gravidez na adolescência, também foi aclamado por todos os parlamentares presentes, bem como os PLs 41, 44 e 37/2009, de autorias dos pares Carlos Alberto, Carlinhos e Marcio Garcia, respectivamente, que tratam sobre modificação e denominação de vias públicas.
Durante o período de recesso parlamentar (1º a 31) de julho, a Câmara terá horário de expediente reduzido: das 8 às 12h. A próxima sessão ordinária será em 3 de agosto, às 18h. Mais informações, imprensa@camarailhabela.sp.gov.br  ou (12) 3896.9621.(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Comissão Processante da Câmara de Ilhabela suspende trabalhos oficialmente

Ilhabela - A Comissão Processante da Câmara de Ilhabela, que analisa denúncia de cassação contra o prefeito Toninho Colucci, se reuniu na última segunda-feira (22/6), para analisar a liminar expedida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, que suspende a vigência e eficácia do artigo 45-A da Lei Orgânica do município em face à Ação Direta de Inconstitucionalidade impetrada pela Prefeitura.
Por consenso, os vereadores Roberto Timbada (presidente), Carlos Alberto, Carlinhos (relator) e Valdir Veríssimo (membro), decidiram atender a determinação judicial até que se aprecie o mérito da ação. Entretanto, Timbada, presidente da Comissão, deixou registrado em ata que o fato do prefeito enviar a proposta de alteração à Lei Orgânica a fim de obter mais prazo para apresentação do PGM antes de entrar com a Adi, mostra uma anuência por parte do chefe do Executivo quanto a apresentação do Plano.
O artigo 45-A determina o prazo de 90 dias para a apresentação do Plano de Gestão e Metas (PGM) por parte do Executivo e é pivô de um imbróglio que começou na apresentação de um projeto de Emenda à Lei Orgânica, proposto pelo prefeito, para aumentar em mais 90 dias o prazo, aprovado pela Câmara em primeira votação unânime e rejeitado por seis votos a dois mais uma abstenção, na segunda, seguido da aceitação da Câmara, por sete votos a três, da denúncia do munícipe Erivaldo Pereira dos Santos contra Toninho Colucci, por suposto descumprimento do referido artigo, passando assim para a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adi) impetrada pela Prefeitura e culminando na liminar que suspende a vigência e eficácia da matéria em questão.
Na última sessão ordinária da Casa, realizada na segunda-feira (22/6), o prefeito Toninho Colucci fez questão de apresentar o Plano de Gestão e Metas à Câmara, mesmo tendo a obrigação suspensa pela liminar.(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)
 

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

EMEI Chapeuzinho Vermelho realiza palestra educacional voltada a pais de alunos

São Sebastião -Na noite desta quinta-feira, 25, a Escola Municipal de Ensino Infantil, Chapeuzinho Vermelho foi palco da palestra sobre disciplina e autonomia, ministrada pelas educadoras e mães de alunos, Adriana Aparecida Santos Queiroz e Kátia de Jesus Nunes.
Esta palestra, direcionada a pais dos alunos da instituição, abordou temas sobre a disciplina das crianças, incentivando e respeitando suas autonomias, sempre colocando limites.
Antes da apresentação e da abordagem dos temas, as educadoras desenvolveram uma dinâmica de grupo, onde os pais puderam perceber, entender e respeitar as diferenças de seus filhos. “Precisamos trabalhar e mostrar que, mesmo sendo crianças diferentes, com objetivos diferentes, apresentam alguma igualdade interior e devem ser respeitadas, em suas fases e desenvolvimento”, explica a educadora, Adriana Queiroz.
Após a dinâmica, as professoras, através de apresentação de slides e palestra, abordaram temas sobre disciplina no desenvolvimento da criança, de zero a sete anos, sua autonomia, enfatizando a importância de incentivar, porém com limites. “É importante que nossos filhos tenham suas escolha, saibam adquirir suas independências, mas sempre com limites, para que possamos preserva-los de algum acidente”, enfatiza a educadora Kátia Nunes.
Finalizando a palestra, as educadoras lembram que o acompanhamento adequado dos pais, com linguagem própria é de suma importância. “O objetivo de termos ministrado esta palestra foi, também, mostrar como as crianças são complexas e o acompanhamento do desenvolvimento de suas fases e etapas devem ser respeitadas”, finaliza as educadoras.
De acordo com a diretora da Escola, Ana Paula Bertini de Souza, o tema desta palestra foi escolhido por pais de alunos, no início do ano, através de uma pesquisa para o desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico. “Sabemos que, se os pais não souberem impor regras e proporcionarem a autonomia adequada aos seus filhos, esses pais poderão ter problemas futuros”, orienta a diretora.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Abaréteatro leva teatro, oficinas e circo para cidades do Litoral Norte e Vale do Paraíba a bordo de contêiner como palco

São Sebastião -O projeto Circuito Teatro a Bordo chega à segunda edição trazendo apresentações de peças, circo e oficinas para 17 cidades do Litoral Norte, Vale do Paraíba e Alto do Tietê. O projeto é realizado em um contêiner transformado em palco com espetáculos entre os meses de julho e novembro. Em São Sebastião a programação acontece de 2 a 5 de julho. O patrocínio é do grupo EDP Bandeirante.

Projeto Circuito Teatro a Bordo - Cia. Abaréteatro
São Sebastião: dias 2, 3, 4 e 5 de julho
Locais: Praça da Alegria em Boiçucanga (5ª e 6ª)
Praça de Eventos – Rua da Praia – Centro (sábado e domingo)
Horário: das 14 às 20 horas

A Companhia Abaréteatro, em parceria com a EDP Bandeirante – distribuidora de energia elétrica do grupo EDP - lança dia 2 de julho, em São Sebastião, a segunda versão do projeto itinerante Circuito Teatro a Bordo, com espetáculos e oficinas que percorrerão inicialmente 17 cidades paulistas. A iniciativa inclui peças de teatro adulto, teatro infantil, teatro de bonecos, apresentações de circo e oficinas. Além do Abaréteatro, outros grupos se apresentarão no projeto, como Circo Navegador e De 4 No Ato. A maioria dos espetáculos tem inspiração no folclore, na cultura e na história do Brasil.
Em São Sebastião as apresentações acontecerão de 2 a 5 de julho. Nos dias 2 e 3 (quinta e sexta) os espetáculos serão na Praça da Alegria, em Boiçucanga, e nos dias 04 e 05, na Praça de Eventos – Rua da Praia – Centro. A iniciativa tem apoio do Instituto EDP, Lei do ProAC - Programa de Ação Cultural do Governo de Estado de São Paulo, e das prefeituras locais.
O projeto “Circuito Teatro a Bordo” terá duração inicial de cinco meses, passando por São Sebastião e Caraguatatuba no mês de julho; Mogi das Cruzes, São José dos Campos, São Francisco Xavier, Santa Branca, Guararema, Biritiba Mirim, Salesópolis e Roseira no mês de setembro; Pindamonhangaba, Monteiro Lobato, Guaratinguetá, Lorena e Canas no mês de outubro; e Potim e Aparecida no mês de novembro.
Em todas as cidades haverá apresentações realizadas em dias de semana com a presença das escolas da região. Além dos espetáculos que valorizam a cultura popular, haverá também oficinas educativas destinadas a professores e “multiplicadores”, pelas quais serão ensinadas técnicas de confecção de fantoches e instrumentos musicais utilizando material reciclável, além de contações de histórias.

Como funciona
Com nove metros de comprimento e seis de largura, o contêiner do Teatro a Bordo foi idealizado pela Companhia Abaréteatro para cumprir as funções de palco e baú para o transporte dos cenários e equipamentos de iluminação e som. Depois de estacionado, um dos lados do contêiner se abre e vira um tablado. O transporte é feito por um caminhão, que leva a estrutura aos locais públicos onde acontecerão as apresentações em cada cidade.
A arte do projeto e a cenografia são assinadas por Lia Renha, responsável pela direção de arte de minisséries televisivas como “O Auto da Compadecida” e “Hoje é dia de Maria”, e pelo cenário de filmes como “Tieta do Agreste” e “Caramuru – a Invenção do Brasil”.
Segundo Talita Berthi, uma das integrantes do Abaréteatro, a idéia de montar um palco dentro de um contêiner surgiu de tanto os integrantes da trupe observarem a movimentação de caminhões do porto de Santos. “Há uma ligação forte do contêiner com o mar, com o porto e com as pessoas. Ele é um instrumento de trocas e de culturas, símbolo inerente à paisagem da região”, afirma.
Radicada em Itanhaém, cidade litorânea pequena e desprovida de espaços convencionais de teatro, a companhia idealizou o projeto e correu atrás de patrocínio, com apoio de leis de incentivo fiscal a cultura. Para o grupo, também foi a forma criativa de encarar o desafio de abrir espaços alternativos para seus espetáculos.
Com o modelo de transporte adotado, o grupo pretende ainda relembrar, de forma contemporânea, as trupes da Commedia della’arte, que entre os séculos XVI e XVIII tornaram-se extremamente populares em toda a Europa, usando suas carroças como palco para apresentações de rua. “O teatro móvel nos dará a possibilidade de levar as mais diversas formas de expressão artística para bairros e localidades distantes e carentes de eventos e aparelhos culturais, democratizando e descentralizando o acesso à cultura”, diz Talita.

Sobre o grupo
O grupo Abaréteatro foi fundado em 1995, pelo diretor Orlando Moreno, com o objetivo de realizar espetáculos teatrais utilizando a rica cultura popular da região da Baixada Santista e promover o intercâmbio cultural e, a partir daí, desenvolver uma linguagem própria, tanto para espetáculos para adultos quanto para crianças.
Radicado em Itanhaém, onde não existem espaços formais para apresentações teatrais, a trupe segue a linha de trabalho do “Teatro Educativo”, que mistura técnicas de representação humorística circense (“clownescas”) a técnicas educacionais de auxílio à alfabetização, conscientização e sociabilização de alunos, apresentando-se principalmente em espaços alternativos, como escolas e praças.
Entre os espetáculos assinados por seus fundadores, a Abaréteatro destaca “O Abaré” (Abaré, em Tupi, significa “o grande missionário”), “Boi Viramundo”, “Nau Catarineta”, “Homem Voa? Voa!” e o mais recente “A Menina e o Sabiá” ganhador do Programa de Incentivo ao Teatro Paulista 2008 da Secretaria de Estado da Cultura de SP. O grupo calcula que, em mais de 2 mil apresentações tenha reunido cerca de um milhão de espectadores. Mais informações sobre o grupo no site www.abareteatro.com.br

Sobre a EDP Bandeirante – A EDP Bandeirante é distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP que aAtende à uma população de 4,4 milhões de habitantes nas regiões do Alto Tietê,Vale doParaíba e Litoral Norte de São Paulo.
Sobre o Instituto EDP - Instituição sem fins lucrativos responsável pelo desenvolvimento e coordenação das ações ambientais e sócio-culturais do Grupo EDP.
Sobre a EDP - A EDP Energias do Brasil é a holding que consolida ativos de energia elétrica nas áreas de geração, comercialização (Enertrade) e distribuição (Bandeirante e Escelsa). É controlada pela EDP Energias de Portugal.
(Divulgação: Circo Nagevador)
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

Dunkelvolk Ubatuba Pro começa forte

Ubatuba -  O primeiro dia de competições começou com o tempo nublado e um forte vento que mesmo deixando o mar balançado não estragou as ondas que chegaram a um metro na serie e proporcionaram bons momentos aos atletas que caíram na água nesta sexta feira.
A categoria Open Masculina foi a primeira a cair na água e desde as primeiras baterias o clima de disputa foi tenso, destaque para Isaias Silva que pegou uma esquerda mandando uma serie de manobras com muita pressão finalizando com uma rasgada soltando a rabeta que impressionou os juízes e o rendeu uma das melhores ondas do dia.
Na categoria Pro Masculina, uma das grandes atrações do evento, as baterias foram ainda mais intensas e os atletas demonstraram a cada onda o diferencial desta categoria. Destaque para o atleta Gustavo Henrique que em sua primeira onda fez a melhor nota do dia, 9.0, que segundo os juízes aliou força, velocidade, fluidez junto a um variado repertorio de manobras na mesma onda, atingindo todos os critérios de julgamento. O atleta declarou que durante a bateria estava tranqüilo, pois treina neste pico diariamente, Gustavo pretende ainda continuar neste clima descontraído que lhe renderá boas ondas durante toda a competição.
Caíram no mar também as categorias Long Open e Long Master, onde os atletas tiveram alem de pegar boas ondas driblar o frio e o mau tempo para passar para a próxima fase. As baterias Master e Gran Master tiveram de ser adiadas devido a forte chuva que dificultou o trabalho dos juizes.
O segundo dia do DUNKELVOLK UBATUBA PRO SURF começa amanhã com as categorias adiadas, Gran Máster e Máster e na seqüência a categoria Open deve cair no mar, ainda na parte da manhã as meninas devem marcar presença. Acompanhem todos os detalhes do evento ao vivo pelo site aus.org.br
A Dunkelvolk apresenta Ubatuba ProSurf 2009, co-patrocinio da Mar e Serra Turismo, Marmot, Restaurante Senzala, Tobo Ocean, Trickster, X-flex, apoio da Smartcaps, Jomar Sorvetes, Modena, Updrop, Terral, Rhynofoam, Waves Star, FNS Surfboards, Emporio Cerealista, Varejão Santa Rita, hotel São Charbel, Revista Vitti, Itamambuca Ecoresort e ubatubasurfcam.
(Divulgação: Waves. Realização: AUS e PMU.)

Edgley imbatível

Ubatuba -  O terceiro dia de competição do Dunkelvolk Ubatuba Pro Surf fechou em grande estilo a primeira de três etapas, com o tempo melhorando o público compareceu a praia grande e prestigiou as baterias que foram disputadas com nível técnico de alta qualidade.
Filipe Toledo foi um dos destaques, obteve a maior somatória do evento, 17.75 pontos na bateria final da categoria Iniciantes e saiu campeão da etapa.
Marco Aurélio também arrepiou na etapa e faturou o primeiro lugar do pódio em duas categorias, venceu na Open e na Junior, faturando duas pranchas X-Flex, dando um passo importante na briga pela passagem ao Peru oferecida pela Mar & Serra Turismo para o campeão do circuito na categoria Junior.
As ondas fortes e chegando a dois metros na serie não foram problemas para a molecada da Petit, categoria com limite de idade de 10 anos e que inicia os garotos na competição, entre os pequenos Davi Toledo foi o campeão da etapa.
Carlos Andre (7.90), Arthur Aguiar (11.50), Lucas Santos (12.90) e Filipe Toledo (12.90) travaram um belo duelo e empatando na pontuação, Lucas Santos levou a melhor por ter a sua maior nota 7.15, critério de desempate adotado nessa situação e levou a etapa e 1000 pontos no ranking.
Com visual invocado, com cabelo moicano, Wesley Dantas venceu a Estreantes e pequena Sandra Maria, que vinha de um excelente resultado no Petrobras Feminino no nordeste, surfou com muita coragem as maiores ondas de sua bateria e foi a campeã da Iniciantes feminino.
Mudando para os longboards, Augusto Olinto, atleta Dunkelvolk e que treina na praia grande venceu na long Open, Ricardo Toledo levou na Long Master e Mixirica faturou na Long Veteranos.
Na Master, categoria para atletas com idade superior a 35 anos, Isaias silva estreou na categoria de pé direito, surfando muito Zaza venceu com sobra e foi o campeão.
Voltando as competições depois de muito tempo afastado, Zoreba foi o vencedor da Gran Master, batendo Silvio Nomura (2°), Carlinhos Roberto (3°) e Morceguinho (4°). Zoreba marcou seu retorno em grande estilo e muita alegria após a conquista.
Na categoria Pro|Am feminino, Nathalie Paola e Luana Coutinho travaram um bom duelo, com vitoria de Nathalie por 11.75 x 11.30, Leticia Freitas e Rosangela Lamim não encontram as ondas e somaram respectivamente 4.10 e 2.70.
Show de surf na principal categoria do circuito o show de surf foi garantido pelos profissionais, desde as quartas de final e já no formato homem x homem, o que se viu foi um verdadeiro ataque as ondas da praia grande, o embalado Gustavo Henrique bateu Matheus Toledo, David Silva passou por Alex Cunha, Saulo Jr. passou apertado por Isaias Silva e Edgley virou nos minutos finais em cima de Hizunome Bettero.
Na primeira semifinal, David Silva barrou Gustavo Henrique e seguiu para a final do evento. Edgley surfou muito e venceu Saulo Jr por 14.75 x 7.40 e foi para o confronto final.
A grande final levantou a galera a cada onda surfada pelos atletas, por apenas 1.50 de diferença, Edgley Santos sagrou-se o vencedor da primeira etapa do Dunkelvolk Ubatuba Pro Surf, faturando uma prancha FNS, um cheque de R$ 1.500,00, 1000 pontos no ranking e dando um passo importante na briga pela segunda passagem ao Peru oferecida pela Mar & Serra Turismo ao campeão Pro do circuito.
Agora o maior circuito municipal do Brasil segue para a praia de Itamambuca, palco da segunda etapa em agosto. O evento teve transmissão pela internet e muita participação dos internautas, inclusive de vários países.
(Fonte: Divulgação Rege Galvão)

CINEMA

Cine Porto – 3833 -2066
Semana de 26/06 a 30/06/2009

“UMA NOITE NO MUSEU 2”
Comédia !!!! Com Ben Stiller !!!!
Ás 17:00 hs - 19:10 hs.

“DIVÔ
Comédia !!! Com Lilia Cabral !!!!!
Às 21:20 h

ATENÇÃO!!!!!! Dia 1º de Julho
LANÇAMENTO MUNDIAL !!!!!!
“A ERA DO GELO 3”


Durante o mês de Julho não teremos a”QUARTA MALUCA”
Nosso site : www.cinemasdolitoral.com.br
 

Em algum lugar do passado

Ubatuba - Releitura da musica tema do filme "Em algum lugar do passado" com imagens de Luiz Tolosa e edição e Emilio Campi:


 

Poesia Topo

Anuncie

AFLORAR

Quero o cair das folhas
Renovando os galhos
Em meu tranqüilo rejuvenescer
Em nuances que em mim,
Aflorem.

Quero o cair silencioso das folhas
Que se escondem no úmido da terra
Revelando que se tornarão alimento
Da terra que me sustenta.

Quero o amarelecido
Das noites por mim dormidas,
Dos pássaros saltitantes... sofridos
Em busca do alimento emagrecido.

Quero o outono que renova
A terra, o mar, o ar.
As árvores entocaiadas,
Sentindo meu sentir ao se renovar.

Quero que o inverno chegue
E saúde o outono... Já fugaz.
Que em minhas íntimas folhas adentre
renovando os nuances que em mim...

Aflorem... Após o outono ou o inverno.


Lourdes Moreira
Profª. da Rede Municipal e Estadual de Ubatuba

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Excelência Pessoal

“Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico nas suas riquezas”. Jeremias 9:23

Conhecer a nós mesmos é grande ciência. Aquele que tem apreciação devida de si mesmo deixará que Deus lhe molde e discipline a mente, pois Ele é a fonte de toda a sabedoria, do poder intelectual, bem como do espiritual. Deus é infinitamente sábio, justo e bom, e está disposto a dar sabedoria a qualquer que lhe peça (ver Tiago 1:5) e a ensinar quem deseja verdadeiramente aprender. Por isso, antes de o homem tornar-se realmente sábio, deve avaliar sua dependência de Deus, e encher-se de Sua sabedoria. Os maiores homens que atingiram o que o mundo considera o máximo na ciência, não se podem e nem devem comparar àqueles que, embora não tenham tido grandes oportunidades de estudo, buscaram obter de Deus um conhecimento tal combinando a capacidade intelectual com a espiritual. Os que assim fazem, atingem a mais alta norma de varonilidade, e são aceitos por Deus como coobreiros Seus no ensino de outros.
Sem Cristo, os homens mais sábios que já existiram e existem hoje, não podem compreender a Divindade. Podem professar sabedoria, podem gloriar-se em suas realizações; mas o mero conhecimento intelectual à parte das grandes verdades que se centralizam em Cristo, é como nada. Se a cortina do mundo invisível pudesse ser aberta aos olhos dos homens por um momento, e pudessem ter um vislumbre do Deus Eterno, toda boca se calaria com seu orgulho. Finitos e pequenos somos nós habitantes deste pequenino mundo caído. Deus tem inumeráveis mundos obedientes às Suas leis. Aqueles que estudam a origem deste pequenino átomo de mundo, que avançam em suas pesquisas científicas, o farão até onde lhe permitam as limitadas faculdades, pois existe ainda para além, uma infinidade que lhes escapa à apreensão.
O conhecimento de si mesmo leva à humildade e à confiança em Deus; porém não dispensa esforços para o aperfeiçoamento próprio. Todo aquele que reconhece as próprias deficiências, não poupará a sofrimentos para alcançar a mais alta norma possível para alcançar a excelência física, mental e moral. E quando os homens fizerem humildemente o máximo que podem, então Deus completa o que falta tornando-os verdadeiros baluartes de benção e luz para o mundo.

Margareth Bravo Santos

Bom dia!

Sempre que posso vou ao litoral norte, acho um dos cartões postais de São Paulo, maravilhoso e sempre vou a praia da Caçandoca, descobri há +- 5 anos e para mim não existe outra melhor, lá tem uma capela, que apesar de não ter nunca entrada nela, tenho muita admiração, minha filha sempre fala que quer se casar naquela capela, vai ser muito lindo se isso se concretizar um dia.
Mas gostartia de receber notícias, fotos e tudo de bom que lá possui, vou enviar algumas fotos pois por acaso descobri o site, um grande abraço

Julia juliappassos@bol.com.br
Ubatuba - SP

Nossos Comerciais!

Um dia na S.O.S. Cão Caraguá


Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia do Sapé  © Luciano Cancelier

Praia do Sapé
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor