Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 30 de Junho de 2009 - Nº 2106 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região


Caraguatatuba
Educadores de Caraguá iniciam pós-graduação
Palestra nas escolas orienta sobre posse responsável
Câmara vota LDO 2010

Ilhabela
Atletas de Ilhabela embarcam para Jogos Regionais de Arujá nesta terça
Campanha de Vacinação contra paralisia infantil continua em Ilhabela até sexta
Colucci debate distribuição de royalties com diretor geral da ANP
Escola Sebastião Leite promove festa julina nesta sexta
Ministro dos Esportes e Secretário Estadual de Turismo estarão na abertura da 36ª Semana Internacional de Vela
Visita do Ministro do Turismo consolida Ilhabela como cidade indutora para Copa de 2014
Plano de Gestão e Metas de Ilhabela

São Sebastião
Associação Sebastianense de Skate comemora sucesso na 3ª Etapa do Circuito
Atletas se destacam em torneio sebastianense de Basketball Trio
Atletas sebastianenses jogam pela Liga Paulista de Basquetebol
Basquete feminino de São Sebastião realiza os últimos jogos do semestre pela Liga do Coneleste Paulista.
Delegação Sebastianense Embarca Para Os Jogos Regionais em Arujá
'São Sebastião Encena' apresenta comédia romântica com atores globais
Primeiro dia de simulado em caso de epidemia tem balanço positivo em São Sebastião
Em comemoração ao dia do Bombeiro corporação realiza campanha “Bombeiro sangue bom”
Mesmo sob chuva evento reúne cerca de 300 motociclistas
Missa e procissão marítima em homenagem a São Pedro mobilizam fiéis em São Sebastião
Sarau Lítero Musical reúne cerca de 150 crianças da EMEI Mundo Encantado
Paulo Henrique quer informações da Agência Nacional de Petróleo sobre royaties

Ubatuba
Aciu informa: Vagas de Emprego
Dedê Sírio vence o pai Edson e fatura a Taça Litoral Norte 2009

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Litoral Norte - 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Educadores de Caraguá iniciam pós-graduação
Curso da Anhembi-Morumbi é oferecido pela Fundação Lemann

Caraguatatuba - Diretores das escolas municipais de Caraguá começam nesta terça-feira (30) o curso de especialização Gestão Para o Sucesso Escolar. A aula inaugural será na Diretoria Regional de Ensino, às 14h. O curso, pós-graduação na modalidade lato sensu, é certificado pela Universidade Anhembi-Morumbi, oferecido aos profissionais de Caraguá pela Fundação Lemann.
Todos os 24 diretores da rede farão o curso gratuitamente. As aulas são online, com quatro encontros presenciais, totalizando 390 horas para a formação dos gestores. A rede estadual também deve participar, bem como os profissionais da educação de São Sebastião.
A Fundação Lemann acredita que promover a qualidade da educação brasileira é a única maneira de construir um país mais produtivo e mais feliz. Estimulando o aperfeiçoamento da gestão escolar, a Fundação espera contribuir efetivamente para a melhoria da qualidade de ensino no país. Em atividade desde o ano de 2002, financia projetos de instituições parceiras e desenvolve os seus próprios, todos na área de educação pública.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Palestra nas escolas orienta sobre posse responsável
Parceria entre as secretarias de Educação e Saúde visa o controle da população de cães e gatos na cidade

Caraguatatuba - Cerca de 500 crianças das escolas municipais de Caraguá já assistiram as palestras dos técnicos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) sobre a posse responsável de animais domésticos. A superpopulação de cães e gatos é um problema vivido pela maioria dos centros urbanos. Nesta terça-feira (30), às 13h. será a vez das crianças da EMEF Prof. Oswaldo Ferreira, no bairro Casabranca, aprenderem como cuidar de seus bichinhos de estimação.
Paralelo às palestras, o CCZ está com a campanha de castração dos animais. Oito clínicas veterinárias estão credenciadas para o programa, que teve início no último dia 18 de maio. Cerca de 200 animais já foram castrados. A expectativa é atingir a marca de 1.500 cães e gatos até o final do ano.
O diretor de Saúde Coletiva, veterinário Guilherme Garrido, explica que no ano passado foram castrados 500 animais e que somente três clínicas estavam habilitadas para realizar o procedimento. “Este ano, houve um maior interesse dos profissionais da área e a campanha deverá obter melhores resultados”, disse.
Os interessados em castrar seus cães e gatos devem procurar o CCZ com os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e de renda familiar, que não deve ultrapassar dois salários mínimos. Será feito o cadastramento do animal e o proprietário terá que efetuar o pagamento de uma taxa de cerca de R$ 10,00, na agência do Banco do Brasil, na prefeitura. A taxa refere-se ao pagamento e instalação do micro-chip.
Após o pagamento, o proprietário deve retornar ao CCZ com o animal para a colocação do micro-chip, que é obrigatório. Na oportunidade, também recebe o encaminhamento para a clínica veterinária para a castração.

Serviço:
Centro de Controle de Zoonoses: avenida Ministro Dílson Funaro, 115 – Jd Britânia – tel. 3887-6085(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Câmara vota LDO 2010

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba discute nesta terça-feira – 30 de junho, a partir das 19h30, na sua 22ª Sessão Ordinária semanal – a última do semestre, diversos Projetos e entre eles a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Segundo o Secretário de Planejamento, Felipe Augusto a LDO foi elaborada com base na crise econômica mundial.
A LDO é considerada como uma “Preliminar do Orçamento”, pois antecede a maioria dos gastos e investimentos que o Executivo irá realizar no referido ano fiscal. Este Pré-Orçamento foi entregue há cerca de 2 meses pelo Secretário de Planejamento, Felipe Augusto, que na época explicou ter moldado o documento visando a Crise Econômica Mundial e adequando o Orçamento do município a nossa realidade e não defasando como a gestão anterior fez.
Ainda na pauta o Vereador Pedro Ivo (DEM) apresenta projeto criando o Serviço de Inspeção Municipal dos Produtos de Pesca e Agropecuária produzidos em Caraguatatuba e em outra propositura cria o Conselho Municipal de Transportes, além do Projeto de Emenda à Lei Orgânica (Pelom), com votação em segundo turno, que obriga a Prefeitura a fornecer a listagem das desapropriações antes delas ocorrerem.
O atual Presidente da Câmara de Caraguatatuba para o biênio 2009/2010, o Vereador Omar Kazon (PR) apresenta proposituras que destinam 30% da arrecadação do ITBI (Imposto sobre Transferência de Bens Imóveis) para a construção de Casas Populares aos contribuintes que não tem como comprovar renda e para o convênio com o Ministério do Esporte para o programa “Esporte na Escola”.
O Vereador Agostinho Lobo de Oliveira – Lobinho (PSDB) apresenta projeto que autoriza o Executivo a parcelar as custas dos advogados da Prefeitura Municipal e finalizando, o Vereador Celso Pereira – Celsinho (DEM), denomina de rua Celso Vitta a atual rua Três, localizada no Loteamento Villagio Verde Mare, no bairro do Massaguaçu.
A Sessão Ordinária semanal da Câmara de Caraguatatuba pode ser acompanhada ao vivo, nas galerias do plenário Benedito Zacarias Arouca, a partir das 19h30 ou pela Rádio Nova Oceânica/Jovem Pan em 670 Khz ou pelo site da emissora na Internet, bastando clicar em www.radiooceanicaam.com.br  , e novamente clicando na janela “Rádio On Line”. O acompanhamento da sessão com som e imagem pelo canal 72 da NET – TV a Cabo.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Errata: a garota-propaganda da linha Farinha de Meia, do projeto Arte Caiçara, chama-se Maria Caiçara, e não Farinha de Meia, conforme divulgado em 26 de junho. A linha foi desenvolvida numa parceria entre o Centro de Referência e Assistência Social e o Instituto Supereco, dentro do projeto Água de Beber, de Comer, de Usar e conservar... Ciclos Contínuos.
 

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Atletas de Ilhabela embarcam para Jogos Regionais de Arujá nesta terça

Ilhabela - Parte dos 137 atletas de Ilhabela embarca nesta terça-feira (30/06) para a disputa da 53ª Edição dos Jogos Regionais, que será disputado a partir desta semana na cidade de Arujá, na Grande São Paulo.
Embarcam os atletas das modalidades handebol, futebol, malha, tênis e atletismo. A previsão da saída de Ilhabela é ao meio dia e os atletas serão recebidos pelo prefeito Toninho Colucci, no gabinete, antes do embarque.
A Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação de Ilhabela levará aos Jogos Regionais de Arujá uma delegação composta por 137 atletas/comissão técnica e equipe de apoio com 18 pessoas, totalizando 155 componentes.
A cidade estará representada nas seguintes modalidades: Atletismo Masculino e Feminino Livre, Basquetebol Masculino Livre, Futebol Masculino Sub21 e Futebol Feminino Livre, Futsal Feminino Sub21, Handebol Masculino Livre, Malha Masculino Livre, Tae kwon Do Masculino Livre e Tênis Masculino Sub-21.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Campanha de Vacinação contra paralisia infantil continua em Ilhabela até sexta

Ilhabela - A Secretaria de Saúde de Ilhabela continua até sexta-feira (03/07) com a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. O balanço da última segunda-feira (29/6) apontou que mais de 2.200 crianças entre zero e cinco anos foram vacinadas, o que corresponde a 91% do previsto. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de vacinar 95% das crianças em todos os municípios.
Para isso, a Secretaria de Saúde de Ilhabela aplicará a vacina durante toda a semana, das 8h às 17h, em todas as Unidades de Saúde do Município. Os pais ou responsáveis poderão também atualizar as carteirinhas de vacinação, já que a Secretaria da Saúde disponibilizará também doses contra sarampo, rubéola e tetravalante, entre outras.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Colucci debate distribuição de royalties com diretor geral da ANP

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), e o prefeito de Ubatuba, Eduardo César (DEM), presidente e secretário da Amprogás (Associação de Municípios Produtores de Gás Natural), respectivamente, além dos vereadores ilhabelenses Luiz Mário (Marinho) e Jadiel Vieira (Keko), se reuniram na última semana com o Diretor Geral da Agência Nacional de Petróleo, Haroldo Lima, no Rio de Janeiro. A idéia da reunião foi estabelecer laços políticos com a direção da agência reguladora e entender como são feitos os critérios de distribuição de royalties no Brasil.
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as cidades de Ilhabela, Caraguatatuba, Ubatuba, Peruíbe e Iguape, estão classificadas como produtoras do gás natural. “Queremos nos antecipar e conhecer também quais serão os critérios para o reparte dos recursos (royalties) provenientes do Gás Natural do Campo de Mexilhão, que entra em operação com a construção da Unidade de Tratamento de Gás Natural de Caraguatatuba”, explica Colucci.
Ainda segundo o prefeito, o incremento desses recursos, quando começarem de fato a chegar, reforçará os cofres das cidades de forma muito significativa. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Escola Sebastião Leite promove festa julina nesta sexta

Ilhabela - A direção da Escola Municipal Sebastião Leite, localizada no Bexiga, promove na próxima sexta-feira (3/07), a partir das 19h, a sua tradicional festa julina. Estão previstas vendas de doces, salgados, quentão, vinho quente, bebidas, brincadeiras, sorteios, apresentação de dança e show musical com o grupo Raízes de Ilhabela. Haverá ainda show de prêmios com o sorteio de um micro computador.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Ministro dos Esportes e Secretário Estadual de Turismo estarão na abertura da 36ª Semana Internacional de Vela

Ilhabela - O Ministro dos Esportes, Orlando Silva, e o Secretário Estadual de Lazer, Esporte e Turismo, Claury Alves da Silva, confirmaram presença na abertura oficial da 36ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, prevista para o próximo sábado (4/7), às 18h, na Vila. É o mais importante evento náutico da América Latina, que reunirá cerca de 200 barcos e 1,6 mil velejadores de 4 a 11 de julho, no Yacht Clube de Ilhabela.
A competição promete regatas com disputas acirradas e muita adrenalina. Contudo, o agito não estará somente no Canal de São Sebastião, mas também em terra firme, com programação cultural diversificada no Espaço Veja São Paulo, na Vila, e no Campo do Galera, no bairro Água Branca, onde serão realizados shows populares pela Prefeitura, como da dupla sertaneja Cezar e Paulinho do grupo de forró Trio Virgulino.
O Espaço Veja foi montado na rua Dr. Carvalho e receberá desde atividades físicas, como ginástica localizada, yoga e aulas de alongamento, até espetáculos teatrais e shows musicais, entre eles, de Fernanda Porto e Eduardo Dussek. Confira a programação completa no site: www.ilhabela.sp.gov.br  (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Visita do Ministro do Turismo consolida Ilhabela como cidade indutora para Copa de 2014
Prefeito Toninho Colucci destaca visão do presidente Lula na criação do Ministério do Turismo. “A criação do ministério mostra a importância que o Governo Federal dá ao desenvolvimento do turismo de nosso país, por sua vez, de todos os municípios com esta vocação”

Ilhabela - A visita do Ministro do Turismo, Luiz Barreto, consolida Ilhabela como município indutor para a Copa de 2014. Ele abriu oficialmente, na última sexta-feira (26/6), no Hotel Ilha Flat, o 1º Fórum de Turismo do Litoral Norte, que contou com a presença dos prefeitos Toninho Colucci (Ilhabela), Eduardo Cesar (Ubatuba) e Ernane Primazzi (São Sebastião), além do vice-prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos Junior.
No sábado (27/6), o fórum recebeu o secretário estadual de Lazer, Esportes e Turismo, Claury Alves da Silva. Também participaram do evento os secretários municipais de Turismo, Maria Inez Ferreira (Ilhabela), Marianita Bueno (São Sebastião), Bittencourt Junior (Ubatuba) e George Hilf de Moraes (Caraguatatuba), bem como o vice-prefeito de Ilhabela, Nuno Gallo (PV), e os secretários municipais Julio Cezar De Tullio (Gabinete), Luiz Lobo (Esportes), Rogério Ribeiro de Sá – Professor Catolé (Cultura), Kátia Kornetoff (Obras), Cristina Hirakawa (Meio Ambiente) e Nanci Zanato (Assistência Social).
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), destacou a visão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na criação do Ministério do Turismo. “A criação do ministério mostra a importância que o Governo Federal dá ao desenvolvimento do turismo de nosso país, por sua vez, de todos os municípios com esta vocação”, elogiou Colucci.
Luiz Barreto se reuniu com os prefeitos de cada município da região. Em pauta, a perspectiva de investimentos do Governo Federal em cada cidade.
“Para a Copa de 2014 são esperados meio milhão de turistas à região. O que justifica investimentos para o Litoral Norte, que chegam a R$ 5 milhões”, declarou o ministro.
Segundo ele, a Copa do Mundo é uma janela de oportunidades, mas as cidades terão que apresentar bem mais que suas belezas naturais. “Temos que pensar em um roteiro integrado para o Turismo. As cidades não podem viver em uma relação de competição, mas se complementando”, revelou.
Pelo menos R$ 3 milhões em investimentos são esperados para Ilhabela em recuperação de píeres e infraestrutura urbana, já que a cidade é um dos 65 municípios brasileiros escolhidos para receber investimentos do Plano Nacional de Turismo. Segundo o governo, essas cidades teriam potencial para o turismo internacional. A ilha recebeu na última temporada de verão 135 cruzeiros. Além da capital, Ilhabela é a única cidade do estado de São Paulo a participar desse plano. Agora o foco na cidade e no litoral norte será maior. O ministro Luiz Barreto acredita que Ilhabela possa ser um destino visitado por turistas estrangeiros durante a Copa, mas para isso, segundo ele, será preciso melhorar a infraestrutura e a capacitação dos trabalhadores do setor.
Também participaram do fórum em Ilhabela a Coordenadora Geral de Regionalização do Turismo, Ana Clévia Guerreiro, e o Coordenador de Turismo do Estado de São Paulo, coronel Luiz Flaviano.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Plano de Gestão e Metas de Ilhabela

Ilhabela - O projeto de emenda à Lei Orgânica do Município, que obriga os prefeitos eleitos a apresentar umPrograma de Governo detalhado, baseado em metas objetivas e quantificáveis e em indicadores de desempenho relativos à qualidade dos serviços públicos, tem o objetivo de aumentar a transparência nos diversos setores do governo, garantir a compatibilidade das ações do prefeito eleito com o programa eleitoral e promover a democracia participativa, por meio da avaliação e acompanhamento de investimentos, obras, projetos e serviços realizados pelo poder público. Aprovado pela Câmara em 2008, o projeto prevê um prazo de 90 dias após a posse para que o prefeito eleito apresente o seu Plano de Gestão e Metas; como nesse período Ilhabela concentra uma população muito superior ao restante do ano e conseqüentemente uma quantidade muito maior de problemas a serem resolvidos, o atual prefeito Antônio Colucci solicitou uma ampliação do prazo para 180 dias.
Após votação na Câmara, a alteração do prazo foi aprovada em primeira instância, porém, em razão de divergências políticas, não passou na segunda votação que aconteceu depois de vencido esse prazo de 90 dias. A não apresentação do plano prevê o “impeachment” do prefeito, e, conseqüentemente, este apelou ao Tribunal de Justiça, através de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), obtendo liminar que suspendeu a exigência de apresentação do Plano de Metas. Como desde o início de seu mandato, o prefeito mostrou-se interessado em institucionalizar o Plano de Metas, na semana passada apresentou-o à Câmara, cumprindo o prazo que seria de 180 dias,conforme prometido.
Mesmo com a necessidade de ajustes, a entrega do Plano de Gestão e Metas pelo prefeito, registra um marco histórico para Ilhabela e um exemplo a ser seguido por outros municípios
brasileiros que buscam a sustentabilidade e a democratização das relações entre Poder Público e Sociedade Civil.
Com relação à suspensão da obrigatoriedade de apresentação do Plano de Gestão e Metas, o Instituto Ilhabela Sustentável buscará todas as formas negociais e jurídicas, inclusive através
do apoio da Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, para impedir que esse dispositivo legal seja eliminado.
(Nossa Ilha Mais Bela
 

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Associação Sebastianense de Skate comemora sucesso na 3ª Etapa do Circuito

São Sebastião - A pista de skate do Balneário dos Trabalhadores foi palco de um verdadeiro show de manobras radicais neste sábado, dia 27. Foi a 3ª Etapa do Circuito Sebastianense de Skate, realizada pela Associação Sebastianense da categoria, com o apoio da secretaria municipal de Esportes, Seesp.
Mesmo com o mau tempo do final de semana, houve a participação de 45 skatistas, que não desanimaram com a ameaça de chuva. Para aqueles que vieram da costa Sul, a Associação conseguiu, junto à Seesp, a gratuidade do transporte.
A banda Lo-Fi, de São José dos Campos, garantiu a animação dos atletas com muito punk e rock. Após a apresentação da banda, aconteceu a premiação dos melhores colocados.
Segundo o presidente da Associação Sebastianense de Skate, Allan Schmidt, o circuito só tende a crescer: “estamos otimistas com o rumo que o Circuito está tomando e com o crescente interesse de patrocinadores em participarem do evento. Contamos hoje com o patrocínio de cinco das maiores marcas brasileiras de peças de skate e tênis, além de outras marcas de skate em ascensão no mercado que, em conjunto, premiam nossos atletas. Também não podemos esquecer o apoio de diversos lojistas locais”, agradeceu.
Os organizadores do evento decidiram pelo cancelamento da quinta etapa, porém, a quarta e última fase será realizada normalmente no dia 11 de outubro, na pista da Rua da Praia, região Central da cidade.

Circuito Paulista:
Entre todas as categorias do ranking sebastianense, dez atletas serão selecionados para participar da 2º etapa do Circuito Paulista, em Ribeirão Preto, na segunda quinzena de julho.

Seguem os resultados da 3ª Etapa:

Categoria feminino:
1º Daniele Martins de Aquino, São Paulo
2º Nadila dos Santos, São Sebastião
3º Victoria Marjorri Meireles, São Sebastião

Categoria amador:
Melhor colocação sebastianense para Welligton Nascimento, 7º lugar.

Categoria iniciante:
1º Felipe Leite, São Sebastião.
Outros atletas sebastianenses se destacaram na categoria: Rafael Santos, Irwing Souto, Esteban Gabriel, Kaique Paiva, Steve Lima, Lucas, Lincon de Moura (de 4º ao 10º lugar).

Categoria Mirim:
1º Luiz Henrique da Silva, São Sebastião
2º Danilo Rocha Santana, São Sebastião
Os sebastianenses Yohan da Silva, Arthur Ricci, Jonas Alves e Pedro de Almeida se classificaram em 5º, 8º, 9º e 10º lugar, respectivamente.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Atletas se destacam em torneio sebastianense de Basketball Trio

São Sebastião - Na tarde deste sábado, dia 27, equipes de basquete da secretaria de Esportes (Seesp) de São Sebastião disputaram inúmeros jogos do Torneio Municipal de Basketball Trio, na quadra do Tebar Praia Clube.
As partidas celebraram o encerramento das atividades de basquetebol no primeiro semestre.
Na categoria sub15-Feminino, a equipe “Interrogação” levou o primeiro lugar, seguida da vice “Tracinho” e da “Exclamação”, em terceiro lugar, que ainda teve a cestinha Júlia como destaque.
No sub-15 masculino, os campeões foram os atletas da “TNT Dinamites”, com o cestinha da categoria, Gustavo. Em segundo lugar, a equipe “Remix” e, em terceiro, o time da “Magic’s”.
As equipes vencedoras da categoria sub-18 masculino foram “And1”, “Frescos” e “Liga da Justiça”. A equipe “And1” teve o melhor jogador, Juan.
Já no livre masculino, os três primeiros colocados foram “And1”, “American Brasil” e “TMDS”. Juan também foi o cestinha desta categoria, da equipe “And1”.
Ao final dos jogos, os vencedores participaram da cerimônia de premiação, que encerrou com êxito o torneio municipal.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Atletas sebastianenses jogam pela Liga Paulista de Basquetebol

São Sebastião - Neste domingo, dia 28, equipes de basquetebol masculino da secretaria de Esportes (Seesp) de São Sebastião participaram de disputas acirradas pela Liga Paulista de Basquetebol.
Os atletas da categoria infantil enfrentaram a equipe de Pindamonhangaba. Liderados pelo técnico Ricardo Rosa, os jogadores tem tido 100% de aproveitamento em todos dos jogos.
Depois de vitórias sobre as cidades de Praia Grande e São Caetano, a equipe sebastianense, formada por jogadores da Seesp e do Tebar, venceu Pinda por uma larga vitória de 64 a 22. “Isso é fruto de um trabalho de muitos anos com o basquete. Procuramos sempre conversar com os garotos, para que tomem consciência da importância do esporte na vida deles”, disse o técnico Ricardo.
O jogador Gustavo Henrique Pinto, de 15 anos, treina basquete há quase dois e aprova o nível da competição. “Está muito melhor que no ano passado. As disputas estão mais acirradas e é um incentivo para nós.” Gustavo, que é um dos destaques da categoria infantil, comentou sobre a rotina dos treinos. “Apesar de serem puxados, dá pra conciliar escola e basquete”, ponderou.
A categoria cadete, até 17 anos, também estava escalada para competir neste domingo pela Liga. Porém, a equipe adversária “Black Friends”, de São Paulo, não compareceu. Segundo o técnico do basquete cadete, Marcelo Gonçalves, o Rockynho, esta ausência soma dois pontos a favor do time sebastianense.
Apesar dos pontos, os atletas da categoria cadete não querem deixar de jogar. “Precisamos treinar cada vez mais e é preciso comprometimento”, disse Jonathan Caldeira, de 17 anos. “Tenho vindo em todos os treinos e só assim teremos cada vez mais entrosamento”, ressaltou.
O próximo jogo da categoria infantil será no dia 8 de agosto, contra a equipe de Itanhaém, na casa do adversário. A categoria cadete também enfrenta Itanhaém no dia 8 de agosto, na Baixada Santista e, no dia 9, a equipe retorna a São Sebastião para enfrentar o Hebraica, de São Paulo. Esses jogos encerram o primeiro turno da Liga, que retorna no dia 15 de agosto.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Basquete feminino de São Sebastião realiza os últimos jogos do semestre pela Liga do Coneleste Paulista.

São Sebastião - As equipes femininas de basquete mirim e juvenil da secretaria de Esportes (Seesp) de São Sebastião disputaram neste sábado, dia 27, os últimos jogos do semestre pela Liga de Basquetebol do Coneleste Paulista. As duas categorias enfrentaram a cidade de Ubatuba, no Ginásio de Esportes Gringão.
No primeiro jogo, na categoria mirim (até 15 anos), São Sebastião venceu por 33 a 19. Já o time juvenil, (até 19 anos), teve um placar mais elástico e derrotou Ubatuba por 67 a 16
No próximo domingo, dia 5 de julho, a equipe sub-19 da Seesp embarca para os Jogos Regionais em Arujá, onde enfrentará as cidades de São José dos Campos e Caieiras, fortes equipes que foram campeãs dos Jogos Regionais do ano passado na 1ª divisão sub-21 (São José) e na 2ª divisão sub-21 (Caieiras).
De acordo com as técnicas Helza Hartog e Hanna Gimenes, a expectativa é a de conseguir passar para a segunda fase dos Jogos Regionais e se classificar entre os quatro primeiros.
As finais da Liga de Basquetebol do Coneleste Paulista estão marcadas para agosto, após o recesso do mês de julho.
Serviço: A partir do dia 03 de agosto, a escolinha de basquete da Seesp volta a receber inscrições. Os interessados devem comparecer à Vila Amélia as terças e quintas, das 8h às 12h, e de terça a sexta, das 16h às 19h. Já no Pontal da Cruz, o atendimento ao público acontece às sextas-feiras, das 8h às 10h. No bairro São Francisco, as segundas e quartas, das 14h30 às 16h30. Outros locais e horários podem ser confirmados diretamente na secretaria de esportes pelo telefone: 3892-2116.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Delegação Sebastianense Embarca Para Os Jogos Regionais em Arujá

São Sebastião - Nesta terça-feira, dia 30, a delegação de atletas da secretaria de Esportes de São Sebastião, que representará o município nos Jogos Regionais 2009, embarca para a cidade de Arujá, sede dos Jogos neste ano.
São Sebastião tem uma equipe de 350 integrantes, com 320 atletas e será representado nas seguintes modalidades: atletismo, basquete feminino e masculino, biribol, bocha, capoeira, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol feminino e masculino, judô, karate, malha, natação, tae kwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.
No ano passado, a cidade conquistou o 1º lugar da segunda divisão e este ano passa a disputar na primeira. Apesar de agora enfrentar um nível mais competitivo, a secretaria municipal de Esportes aposta nas equipes de xadrez, damas, malha e futebol de campo para atingirem boas colocações.
A concentração dos atletas para a viagem será às 17h, em frente à secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) de São Sebastião, na Rua da Praia, no Centro.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

'São Sebastião Encena' apresenta comédia romântica com atores globais

São Sebastião - A programação terá início nos dias 04 e 05 de julho, com a apresentação de “Enfim, Nós”.
A partir do mês de julho, São Sebastião começa a receber uma rica programação teatral, com peças de alto nível a preços populares. O Projeto ‘São Sebastião Encena’ é uma realização da Prefeitura de São Sebastião, em parceria com a M2 Produtores, de São Paulo, e tem como principal objetivo levar peças do Circuito Nacional à população de baixa renda.
A programação terá início nos dias 04 e 05 de julho, com a apresentação de “Enfim, Nós” – um espetáculo dirigido por Cláudio Torres Gonzaga, que conta com Fernanda Souza e Bruno Mazzeo no elenco.
As apresentações acontecerão no sábado, dia 4, às 21h e no domingo, 5, às 19h, no Teatro Municipal de São Sebastião. Os ingressos serão vendidos na bilheteria do teatro a R$ 40 e R$ 20 (meia entrada).
Para quem comprar o ingresso antecipadamente, até o dia 1º de julho e doar uma caixa de leite, os ingressos passarão a custar R$ 20 e R$ 10 (meia entrada). A doação dos leites será feita parte para as entidades que fazem parte do Fundo Social, e 30% da bilheteria será sorteada entre as entidades cadastradas na Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano.
De acordo com Marianita Bueno, Secretária da Cultura de São Sebastião, o projeto tem também como objetivo aprimorar a arte cênica no contexto social e intelectual do município, proporcionando espetáculos atrativos e de qualidade. “A Secretaria de Cultura tem o compromisso de levar à população todas as vertentes da cultura. O teatro, com sua grandeza e importância, dará um grande salto de qualidade para a formação de público, pois há uma carência de peças em nosso município”, diz.
As apresentações acontecerão até o mês de novembro de 2009 e o Projeto trará uma peça diferente a cada mês. Todas elas produções nacionais, com atores de renome. Além dessas peças, o projeto oferece ainda uma vasta programação com apresentações infantis, que serão realizadas nas quadras esportivas de praias da Costa Sul. Essas apresentações serão gratuitas.

Sobre o Espetáculo
A primeira peça do Projeto, “Enfim, Nós”, conta a história de um casal que está prestes a comemorar o primeiro Dia dos Namorados juntos, após passarem a dividir o mesmo teto. Tudo seria perfeito se um pequeno incidente doméstico não fizesse com quem eles fossem obrigados a passar a noite no banheiro. Sucesso absoluto por onde passa o espetáculo já foi apontado por críticos como “uma deliciosa comédia romântica”, sempre ressaltando o humor inteligente.

SERVIÇO: Teatro Municipal de São Sebastião: Av. Dr. Altino Arantes, 02 – Centro
Informações e ingressos: (12) 3892-4489
Bilheteria: de segunda a domingo, das 10h às 19h.
Preços: R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia entrada)
Desconto com a doação de 01 caixa de leite até 01/07:
R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia entrada)
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Primeiro dia de simulado em caso de epidemia tem balanço positivo em São Sebastião

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da secretaria de Saúde (Sesau) deu início hoje, dia 29, ao Exercício Simulado de Assistência em Situação de Epidemia de Infecções Respiratórias, que será realizado no período de duas semanas no prontossocorro central e também em Boiçucanga, na Costa Sul do município.
De acordo com a diretora do departamento de Vigilância em Saúde, Lidiomar Conelian de Oliveira, o primeiro dia de treinamento para o enfrentamento da pandemia de gripe suína, ou Influenza A (H1N1), teve saldo positivo.
Sem alardes, os exercícios seguiram com tranqüilidade nos dois prontossocorros, sem acúmulo de pessoas ou de casos suspeitos. “Tivemos somente a presença de casos da gripe tradicional, nada fora do comum”, disse a diretora.
Vigias e recepcionistas usaram máscaras para o procedimento de acolhimento do paciente que porventura apresentasse sintomas respiratórios. Ao apresentá-los, o paciente recebia uma máscara descartável e respondia a questionamentos básicos, tais como se esteve fora do país ou manteve contato com alguém que esteve. Em caso positivo, seria feito o encaminhamento a um médico para um tratamento diferenciado.
O pioneirismo da cidade em aplicar um treinamento intensivo se une à estrutura que São Sebastião tem oferecido na questão da epidemia. “Estamos preparados e paramentados, pois temos uma preocupação constante com o município e acredito ser muito importante que esse cuidado se repita nas outras cidades do Litoral Norte”, ressaltou Lidiomar.
Dos quatro casos suspeitos de gripe suína na cidade, um já teve a confirmação descartada, segundo o resultado negativo obtido pela secretaria municipal de Saúde na manhã de hoje. Os outros casos aguardam as análises do Instituto Adolfo Lutz, único do país a confirmar os diagnósticos e que atualmente apresenta uma grande demanda de exames.
A diretora reforça a importância do comprometimento dos funcionários e da população. “É uma proteção essencial para eles, e é preciso que seja diária. Fizemos alertas a toda a população, mas nunca é demais. Vamos conseguir bloquear qualquer manifestação da doença, evitando que nada mais ocorra”, completou.
Serviço: Os simulados serão realizados de 29 de junho a 13 de julho, nos PSs do Centro e de Boiçucanga.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Em comemoração ao dia do Bombeiro corporação realiza campanha “Bombeiro sangue bom”

São Sebastião - Tendo em vista a comemoração do dia do Bombeiro, a corporação realizará uma campanha intitulada “Bombeiro Sangue Bom”, onde todo o efetivo do Corpo de Bombeiro de São Paulo irá procurar o hemocentro mais próximo de sua sede, para que seja feita a doação de sangue.
Em São Sebastião, a doação acontecerá no dia 2 de julho, dia do Bombeiro Brasileiro, às 8h30, onde a coleta do sangue acontecerá nas dependências do Corpo de Bombeiros, na Avenida Guarda Mor Lobo Viana, 1111, Centro. Esta coleta será encaminhada ao hemonúcleo de Taubaté.
Orientações para doadores de sangue: Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.

O doador deve: - trazer documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação); estar bem de saúde; ter entre 18 e 65 anos; pesar mais de 50Kg; não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação.
Impedimentos temporários: - Febre, Gripe ou resfriado; gravidez, puerpério: parto normal, 90 dias; cesariana, 180 dias, uso de alguns medicamentos, pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.
Cirurgias e prazos de impedimentos: Extração dentária: 72 horas; apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses; colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses; ingestão de bebida alcoólica no dia da doação; transfusão de sangue: 1 ano; tatuagem: 1 ano; vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina.
Impedimentos definitivos: Hepatite após os 10 anos de idade; evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas; uso de drogas ilícitas injetáveis; malária
Intervalos para doação: Homens: 60 dias (até 4 doações por ano); Mulheres: 90 dias (até 3 doações por ano)
Cuidados pós-doação: Evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas; Aumentar a ingestão de líquidos; Não fumar por cerca de 2 horas; Evitar bebidas alcoólicas por 12 horas; Manter o curativo no local da punção por pelo menos de 4 horas; Não dirigir veículos de grande porte, trabalhar em andaimes, praticar paraquedismo ou mergulho.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Mesmo sob chuva evento reúne cerca de 300 motociclistas

São Sebastião - Grupos de motociclistas e motos clubes comemoraram, neste final de semana, 27 e 28 de junho, na praia Balneário dos Trabalhadores, o aniversário de 10 anos do Nativos MC (Moto Clube), com apoio da Prefeitura da São Sebastião, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).
O Nativos MC é de Caraguatatuba, porém presidido pelo funcionário público, de São Sebastião, Ernesto Donizeti Aparecido da Silva, conhecido no meio motociclístico como "Gigante". “A idéia de se realizar este evento em São Sebastião foi incentivar a arte e cultura local, e também por não termos, há muito tempo, nenhum evento voltado aos motociclistas, além de que, com o encontro acabamos fomentando o turismo econômico e ajudando o comércio local”, enfatiza.
Em conjunto com esta comemoração, aconteceu o II True Rock Fest, que é um festival de Rock, realizado anualmente, reunindo jovens da região, no caso de São Sebastião e demais cidades do Litoral Norte. "Assim, o principal objetivo é incentivar os músicos da região a se apresentarem", conta, o presidente do Nativos MC, o "Gigante".
Prestigiando o evento, estava o Moto Clube Cavalo Marinho, de São Sebastião, presidido pelo funcionário público, Afonso Celso Muniz Escudero, cujo nome de guerra, no meio do grupo de motociclistas é “Escudero”. “Participo deste Moto Clube há um ano, e de um tempo pra cá sou o presidente e participamos de todos os eventos que reúnem os motociclistas, apoiando com diversão”, conta Escudero, que tem como sua garupa o filho de 9 anos.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Missa e procissão marítima em homenagem a São Pedro mobilizam fiéis em São Sebastião

São Sebastião - Na manhã deste domingo, dia 28, o bairro de São Francisco, região Central de São Sebastião, foi cenário das comemorações religiosas em homenagem a São Pedro, o “santo dos pescadores”.
Às 9h30, uma missa festiva foi celebrada na igreja do mesmo bairro, que ficou lotada de fiéis que acompanharam até do lado de fora. Durante a missa, Frei Sérgio fez questão de destacar o exemplo de simplicidade de São Pedro e a influência sobre o trabalho dos pescadores, cuja comunidade é predominante no bairro de São Francisco. “Que ele abençoe a cada pescador, para que retornem do mar em salvação”.
Por volta das 11h, as imagens de São Pedro, Nossa Senhora dos Navegantes e de Nossa Senhora Aparecida foram levadas para o lado de fora da igreja, ao som dos sinos e debaixo de chuva. O mau tempo, porém, não desanimou quem quis chegar mais perto para rezar e pedir proteção aos santos. A secretária municipal de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, também acompanhou a procissão.
A população lotou a Rua Martins do Val, seguida pela Banda Municipal Maestro Manoel Ladislau de Matos. Entre os cânticos católicos, fiéis puxavam orações enquanto se dirigiam à praia, onde os barcos enfeitados já aguardavam para o início da procissão marítima.
Sob queima de fogos, as imagens eram entregues aos pescadores, que as conduziam aos barcos enquanto o tempo chuvoso dava uma trégua ao sol.
Fez parte do percurso marítimo um encontro com barcos de Ilhabela, que aguardavam as imagens vindas de São Sebastião. Juntos, percorreram mais um trecho do canal para a tradicional bênção dos anzóis. Embarcações da Marinha do Brasil e do Corpo de Bombeiros acompanharam a movimentação no mar.
A aposentada Terezinha dos Reis Araújo, de 72 anos, que estava de passagem pela cidade, também fez parte das comemorações. “Sempre venho a São Sebastião, mas é a primeira vez que acompanho a procissão. Fui à missa e também adorei”. Agora, a paulistana pretende prestigiar as manifestações religiosas sebastianense por mais vezes. “Pra mim, foi tudo novidade. Agora que já conheço, vou voltar nos próximos anos”, completou.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Sarau Lítero Musical reúne cerca de 150 crianças da EMEI Mundo Encantado

São Sebastião - Visando incentivo à leitura, a EMEI Mundo Encantado e a creche Diva Bernardino, localizadas no Canto do Mar, realizaram, na noite de sexta-feira, 26, em suas dependências, o 1º Sarau Literário, com o tema: "Mundo Encantado da Leitura", reunindo cerca de 150 crianças.
Durante o evento aconteceu exposição de livros, produzidos pelos próprios alunos da escola; apresentação musical de pais de alunos e dos próprios alunos e oficina cultural. Participando do evento, o grupo teatral “Metamorfose”, da oficina de teatro do bairro Jaraguá, realizou uma apresentação a convite da escola.
Mantendo o entusiasmo e a integração, alunos e funcionários da escola foram caracterizados com personagens de histórias infantis e, durante o evento, alunos, pais de alunos e professores fizeram apresentações teatrais, com adaptações em literaturas infantis.
Para a professora da 2ª Etapa, Fernanda Zinneck Luz, este é um evento que propicia aos alunos, através dos mundos de fantasias, com jogo simbólico, a interação com os livros e o interesse acerca da leitura. “A apresentação da minha turma foi Castelos, Príncipes e Princesas, onde os alunos fazem adaptações em suas linguagens e interagem com a história, mostrando interesse na obra e sua leitura”.
Segundo a mãe de aluno e educadora, Maria Rosalva da Silva, este foi um evento fundamental, pois resgata a cultura e as histórias antigas. “Participei das apresentações na peça sítio do pica pau amarelo, representando a tia Anastácia, e pude perceber que acaba sendo um resgate e valorização da cultura, que deve sempre estar sendo lembrada, além de incentivar as crianças, interagindo com a família, através da leitura”.
Uma das obras, que foi adaptada na realidade das crianças, “caixinhas de ouro”, de Ana Maria Machado, chamou atenção de pais e educadores, pois questiona a importância de se respeitar o espaço e os objetos do próximo. “Nesta peça eu fui o ursinho, que falava com as pessoas e aprendia que não pode mexer nas coisas dos outros”, conta o aluno de 5 anos, Marcelo Augusto.
De acordo com a diretora da escola, Sandra Pereira da Silva, já existe um projeto de incentivo à leitura, que é desenvolvido pelas educadoras. "Percebemos a necessidade de se ampliar o conhecimento e interesse à leitura, além de seguir um plano de ensino para nossos alunos, estendendo-se aos pais. Então resolvemos desenvolver este Sarau visando formar a competência leitora desse público alvo", explica Sandra. "Dessa forma, com linguagem didática, criamos o hábito e o entendimento da leitura", finaliza a diretora.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Paulo Henrique quer informações da Agência Nacional de Petróleo sobre royaties

São Sebastião - O vereador Paulo Henrique Santana “PH” (PDT) enviou um requerimento à ANP (Agência Nacional de Petróleo) solicitando informações sobre a base de cálculo utilizada atualmente na concessão dos royaties.
Outra questão levantada por ele é quanto aos valores repassados ao município nos últimos quatro anos, PH quer saber quais foram os valores.
Os municípios que recebem royaties atualmente, os critérios para o repasse e o que pode ser feito para a cidade de São Sebastião melhorar a arrecadação dos impostos referentes aos royalties.
Paulo Henrique argumenta que boa parte da arrecadação da administração é oriunda dos royalties advindos da movimentação de petróleo no Tebar, e o Poder Legislativo precisa tomar conhecimento das origens e destino dos erários públicos, além de fiscalizar as ações do prefeito no cumprimento das leis(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

Aciu informa: Vagas de Emprego

Ubatuba - Restaurante e Pizzaria Peixe da Terra está admitindo Pizzaiolo e Cozinheiro(a).(necessário ter experiência)
O candidato deve comparecer ao restaurante, entre 12h00 e 16h00. Av.Leovigildo Dias Vieira, 300 - Itagua. (12) 3833-6868
Falar com Wilson ou Maria.

Nova Papelaria do Estudante está admitindo Estoquista com experiência e Vendedor (necessário conhecimento em informática).
O candidato deve comparecer a Papelaria, no endereço da Rua Hans Staden, 369 - Centro. (12) 3833-9799
Falar com Erico ou Aline.

Hotel Sol e Vida está admitindo recepcionista e garçom (admissão imediata).
Os interessados deverão entrar em contato com Angela. Tel (12) 3842 0188.

Prezado associado, se sua empresa também estiver admitindo entre em contato conosco.
(12) 3834 1449
E-mail: imprensa@aciubatuba.com.br
Para se informar sobre as outras vagas disponíveis na Aciu acesse: www.aciubatuba.com.br
(Fonte: ACIU)

Dedê Sírio vence o pai Edson e fatura a Taça Litoral Norte 2009

Ubatuba - Foi disputada neste Domingo, 28 de Junho, no ginásio de esportes "Tubão", com o apoio da ZooPharma PetShop de São Sebastião e da Secretaria Municipal de Esportes de Ubatuba, a edição 2009 da Taça Litoral Norte de futebol de mesa, com participação de atletas de Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba.
Os botonistas disputaram a primeira fase no sistema todos-contra-todos para que se conhecessem os 4 finalistas e Edson Sírio terminou em primeiro, seguido por André Rafael (campeão do torneio em 2007 e 2008), Dedê Sírio e Paulinho Garcia - todos de Ubatuba.
Nas Semi-Finais, Dedê Sírio, de apenas 14 anos, venceu André Rafael (3x1), impedindo-o de conquistar o tricampeonato litorâneo. Na outra Semi, Paulinho Garcia (melhor botonista da LitoVale em 2009) foi eliminado por Edson Sírio.
Na grande final, Dedê manteve-se sempre à frente de seu pai e nem toda a experiência de Edson (já foi bicampeão da LitoVale, campeão da Taça Paulista e é o atual sexto melhor master do Brasil) o fez buscar o placar. Assim, o jovem Dedê Sírio é o novo campeão do Litoral Norte paulista. Seu pai, Edson Sírio, ficou na segunda colocação e Paulinho Garcia completou o pódio, na terceira posição.
(AUFM) 

CINEMA

Cine Porto – 3833 -2066
Semana de 01/07 a 09/07/2009

ATENÇÃO!!!!!! Dia 1º de Julho
LANÇAMENTO MUNDIAL !!!!!!
“A ERA DO GELO 3”


Durante o mês de Julho não teremos a”QUARTA MALUCA”
Nosso site : www.cinemasdolitoral.com.br
 

Em algum lugar do passado

Ubatuba - Releitura da musica tema do filme "Em algum lugar do passado" com imagens de Luiz Tolosa e edição e Emilio Campi:


 

Poesia Topo

Anuncie

Anos 60

Nos negócios de bananas
meu avô ganhou dinheiro
e a família ficou rica
de ter no café da manhã
o legítimo queijo do reino
com farinha da barrica.

Avoengo Bento

Benedito Bento enquanto viveu
das caças para caçar,
das terras para plantar,
dos peixes para pescar,
continou sempre bento,
na terra dos pés descalços,
na praia dos cabelos ao vento.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

No Fim do Tunel! A Luz?

Nos dias 22 e 23 de Junho último, a Direção do Parque Estadual da Serra do Mar, Fundação Florestal e Secretaria de Estado do Meio Ambiente estiveram no Núcleo Picinguaba negociando com a Comunidade, apresentando a proposta de alteração dos Limites do Parque Estadual da Serra do Mar, iniciando pelo Camburi, Picinguaba, Sertão Ubatumirim e Fazenda da Caixa.
A proposta faz parte do acordo firmado entre Parque e Comunidades, conforme desdobramentos de negociações anteriores, oriundo da ocupação da Sede do Parque Estadual da Serra do Mar ocorrida no dia 20 de Março de 2009.
A solução do problema veio, depois de 30 anos, desde que o Parque foi criado, por decreto e sem consultar a população. Os moradores, mesmo sendo reconhecidos como preservadores, vivem em constante opressão, intranqüilidade e constrangimento, devido às ações desse tipo de modelo de Unidade de Conservação de proteção integral que não admite a presença humana, como se não fizessem parte do ecossistema ambiental e estivessem lá, há muito tempo, antes da implantação do Parque.

Nestes 30 anos muitas coisas aconteceram: o Governo do Estado não cumpriu suas obrigações sociais, econômicas e muito menos os prazos estabelecidos no decreto; somente em 2006 é que foi aprovado o Plano de Manejo, porem sem a participação da comunidade e dos demais interessados. Também houve uma recomposição não só do meio natural, mas também do humano. Devido às necessidades, além das pessoas que já estavam antes do Parque, outras se integraram e se organizaram em Quilombos, ONGs, Associação de Moradores. Interesses econômicos, comerciais, artesanais, imobiliários também estão presentes. A cultura local também teve suas alterações e se readaptou ao meio ambiente. Muita gente fugiu da opressão e veio para a cidade; somente depois é que vieram a perceber que a Praia e a mata eram os quintais e os jardins de suas casas. Viram-se no abismo de morar em casas muradas, ruas asfaltadas, o ritmo urbano e a necessidade de empregos para os filhos; já não tinham mais as bananas e o peixe para comer. Perceberam que num mundo onde tudo passou a ser mercantilizado, é necessário o dinheiro para comprar mas o dinheiro também já tinha acabado.

Tudo isso só tem uma causa: a omissão dos governos municipal e estadual, que somado aos últimos 20 anos de PSDB, promoveram o desrespeito e a extinção dos nativos, que ao longo dos anos ficaram abandonados sem a mínima assistência de políticas publicas para saneamento básico, turismo, empregos, etc.
Hoje, depois de muita mobilização e negociação, o Governo do Estado vem com uma proposta de delimitar as áreas onde há os resistentes de todo esse processo.
E o que fazer com aqueles que saíram, não resistiram? O governo faz vista grossa como se não tivesse a mínima culpa. Já não tem mais os locais de roças como cultura forte, estradas se fecharam, áreas de lazer das comunidades acabaram, tudo como estratégia de longo prazo para dizimar a nossa população, acabar com a nossa cultura e preservar o meio ambiente para atender os interesses dos lobbyes nacionais e internacionais e justificar os salários dos atores envolvidos nesta opressão.

E o que fazer com aqueles que por uma questão de direito, de oportunidade que é legitima, de negócios, de escolha de um lugar melhor para se morar, de viver, de passar uns dias para descansar? O que fazer com estas pessoas? De acordo com a Constituição todos nós somos iguais perante as leis. Onde está o cumprimento da Constituição Federal de 1988?
Até quando vamos ficar nos escondendo por traz dos discursinhos baratos do “calma Gerson, não vamos falar de política”, recurso este que só faz manter os opressores no poder? Está muito claro que a questão ambiental é um problema sistemático mas que está sendo para sustentação de uma burguesia dominante, gerando grandes injustiças sociais.

E PRECISO TER CORAGEM DE MUDAR! É PRECISO SABER VOTAR E DERROTAR OS TUCANOS QUE DEFENDEM ESTA POLITICA NEOLIBERAL, ELITISTA E EXCLUDENTE QUE ESTA AI SACANEANDO O NOSSO POVO HÁ 20 ANOS NO ESTADO DE SÃO PAULO!

A Prefeitura também precisa fazer sua parte! Assumir de fato o seu papel de gestora do município, também na questão ambiental. As Administrações passadas foram o caos na questão ambiental e esta ai, faz só para o seu grupo e ainda faz mal feito, e como se não bastasse se escondem atrás do Governo do Estado, lançam boatinhos e picuinhas, chavões e discursinhos esdrúxulos para justificar sua omissão. Aonde está o Conselho Municipal do Meio Ambiente? Onde esta o Plano de Gerenciamento Costeiro Municipal? E a lei de Uso e Ocupação do Solo? Ainda continua na gaveta?
Antes de refletirmos em radicalizar a revolução, devemos pensar na defesa da instituição e na consolidação da democracia e para isso devemos associar a tudo isso as eleições de 2010 e 2012, com o cuidado de não antecipar o debate eleitoral mas o debate de idéias. Pensar desde já em quem vai defender um projeto de País e de uma política de desenvolvimento sustentável para o Estado de São Paulo.

Gerson Florindo de Souza
Membro da ONG Cidade & Cidadão, diretor do Sindicato dos Bancários e Vice Presidente do PT de Ubatuba.
gersonflorindo@gmail.com

Mudança De Rumos: Sugestões.

A precariedade dos serviços prestados, na Prefeitura de Ubatuba, por apadrinhados despreparados e contratados em comissão, é de todos conhecida. Não possuindo habilitação necessária não reúnem condições para prestar serviços de qualidade. Nem vontade, alguns, tem de trabalhar. Para que se esforçar?. Ninguém cobra e o salário chega no final do mês.
Retrato semelhante é apresentado por contratados das APMs, terceirizados e eventuais permanentes. Todos eles trabalham em total insegurança, sem assumirem vínculos permanentes com os serviços, sem saber o que vai acontecer amanhã, com salários aviltantes e, em alguns casos, sem terem seus direitos trabalhistas reconhecidos e respeitados. Trabalham por necessidade e por não terem outra opção. Nada podem programar para o futuro por não terem perspectivas de futuro.
Para resolver parte desse quadro negro e caótico cabem algumas sugestões simples, baratas e de fácil execução. Certamente o ambiente e a qualidade dos serviços melhorariam na administração municipal.
DE IMEDIATO: Nomear todos os Agentes Administrativos, já classificados em concurso, ministrar-lhes treinamento em serviço, durante trinta dias, e alocar-lhes funções próprias de seus cargos, nas Secretarias das Escolas e em outras repartições da Prefeitura. A providência resolveria vários problemas existentes e vitalizaria o Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba – IPMU.
Acabar já e para sempre com todas as perseguições políticas e o deslocamento de funcionários efetivos de seus cargos e funções, que prestaram durante muitos anos com eficiência e probidade, porque apoiaram outro candidato ou possuem idéias políticas diferentes.
Criar Plano de Cargos e Salários para todos os cargos da Prefeitura com sistema de promoções por: Aperfeiçoamento profissional, Níveis escolares conquistados, Tempo de serviço, Assiduidade e Mérito. Essa providência foi promessa quando da elaboração do Estatuto.
Abrir concurso de provas e títulos para todos os cargos da Prefeitura, nomear os aprovados, treina-los em serviço e acabar com terceirizações, eventuais permanentes, comissionados inconstitucionais, prestadores de serviços e toda a gama de contratos temporários geradores de instabilidade e insegurança funcional.
As sugestões acima resolveriam problemas que nunca deveriam ter sido criados se, a Constituição Federal e a Lei Orgânica do Município de Ubatuba, fossem respeitadas.
As repartições municipais passariam a ser uma extensão da casa do funcionário e a elas dedicaria o carinho, a dedicação e o empenho que todos prestamos aquelas coisas que nos garantem a sobrevivência e a realização dos ideais.
VIVA UBATUBA! Sem dengue e sem perseguidores de funcionários.

Corsino Aliste Mezquita.
Ubatuba, 30 de Junho de 2009.

Nossos Comerciais!

Um dia na S.O.S. Cão Caraguá


Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia do Sapé  © Luciano Cancelier

Praia do Sapé
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor