Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 03 de Julho de 2009 - Nº 2107 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região


Caraguatatuba
Educação forma 55 alunos da EJA
Estudantes testam conhecimentos no ‘Avalia Rede’
Festival da Tainha traz gastronomia e artesanato caiçaras
Moradores da Tabatinga reúnem-se com secretários da prefeitura
Reunião da Cespeg discute experiências em Macaé
Vereadores derrubam Vetos e aprovam Pauta

Ilhabela
Veteranas comandam alimentação e bem estar de atletas de Ilhabela nos Jogos Regionais
Velejador mirim se consagra em Circuito de Monotipos e é promessa para o Brasileiro
Prefeitura de Ilhabela abre inscrições para bolsa de estudo
Prefeitura realiza “I Jornada de Formação em promoção da Atividade Física e Saúde de Ilhabela”
Show de Fernanda Porto é a atração desta sexta no Espaço Veja SP em Ilhabela
VI Mostra de Dança Fundaci traz grandes companhias do Brasil em Ilhabela

São Sebastião
Banda D-2 abre shows na Festa Julina na Costa Sul de São Sebastião
Banda marcial de São Sebastião se classifica em eliminatória de Atibaia
Cantor Zeca Baleiro se apresenta em São Sebastião com casa cheia
Encontro de artistas sebastianenses acontece neste domingo
Equipe sebastianense de malha desbanca Guarulhos com grande vantagem
Equipes de São Sebastião seguem nas competições de Arujá

Ubatuba
FUNDART INFORMA
ACIU alerta: Golpe nas Estradas
Futebol de Ubatuba vence na estréia dos Jogos Regionais, em Arujá
Ubatuba realiza Conferência de Assistência Social
Prefeitura de Ubatuba monta descoladora de pneus
Capoeira garante primeiras medalhas de Ubatuba nos Jogos Regionais
Vôlei, handebol e malha de Ubatuba vencem etapas nos Jogos Regionais
“Show de Prêmios” da Prefeitura de Ubatuba sorteia fogão
Técnicos da Secretaria de Saúde se reúnem para discutir prevenção da nova gripe

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Litoral Norte - 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Educação forma 55 alunos da EJA

Caraguatatuba - Mais 55 pessoas em Caraguá conquistaram o sonho de terminar os estudos. Na próxima segunda-feira (6) a secretaria de Educação do município forma duas turmas da EJA, Educação para Jovens e Adultos. A cerimônia será às 19h30 no auditório Maristela de Oliveira, da Fundacc.
Formam-se 26 alunos da suplência I e 29 da suplência II, correspondentes ao 4º e ao 8º ano do Ensino Fundamental. Em Caraguá há 10 anos, a EJA é destinada àqueles que não tiveram acesso à escolarização na idade própria ou cujos estudos foram interrompidos. Neste sistema, os alunos tem a oportunidade de terminar o curso um período reduzido.

Novas turmas: inscrições abertas
A secretaria de Educação está com matrículas abertas para as suplências I e II e para o Telecurso, correspondente aos (5º, 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental). Os interessados devem procurar as escolas municipais até 24 de julho, das 9h às 17h, para as inscrições.

Confira onde estudar:
EJA I:

1. EMEF PROF.ª MARIA THEREZA DE S. CASTRO
2. EMEF PROF. LUIZ RIBEIRO MUNIZ
3. EMEF PROF. OSWALDO FERREIRA
4. EMEF PROF.ª ANTONIA RIBEIRO DA SILVA
5. EMEF PROF. JORGE PASSOS
6. EMEF PROF. LUCIO JACINTO DOS SANTOS
7. EMEF PROF. ALAOR XAVIER JUNQUEIRA
8. EMEF MASSAKO SONE
9.EMEF PROF. JOÃO BAPTISTA GARDELIN

EJA II:
10. EMEF BENEDITA PINTO FERREIRA
11. EMEF PROF.ª. MARIA THEREZA DE S. CASTRO

Todas as escolas municipais possuem Telecurso.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Estudantes testam conhecimentos no ‘Avalia Rede’

Caraguatatuba - A última semana de aula antes das férias de julho será de avaliação para os alunos das escolas municipais de Caraguá. Nos dias 6 e 7, a secretaria de Educação aplica nos estudantes o Avalia Rede. O objetivo é diagnosticar as principais deficiências dos alunos para garantir aprendizagem cada vez mais efetiva.
O programa foi desenvolvido durante o primeiro semestre pelos profissionais da própria secretaria de Educação e apresentado aos diretores, coordenadores e professores da rede no início de junho. Na ocasião, os educadores foram capacitados para aplicar a prova. O exame é semelhante aos aplicados nas avaliações externas como o Saresp e a Provinha Brasil. Nele o aluno é treinado a ser melhor sucedido nesses avaliações, elevando assim as notas do município.
Farão a prova estudantes dos 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental, incluindo os alunos com necessidades especiais. O objetivo é conhecer, já neste primeiro semestre, os pontos fortes e fracos e desenvolver um amplo processo de reforço. Desta forma será possível detectar já as dificuldades que os alunos poderão apresentar nas avaliações externas de 2010.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Festival da Tainha traz gastronomia e artesanato caiçaras

Caraguatatuba - O feriado de 9 de julho acontece com saborosas atrações em Caraguá. Em sua 6ª edição, o Festival da Tainha traz uma variedade de pratos com o peixe, além de apresentações artísticas e culturais e mostra de artesanato caiçara. A festa será no entreposto de pesca do bairro Porto Novo e vai até domingo (12), das 12h à meia-noite.
O festival é um incentivo ao resgate da cultura caiçara. Facilmente encontrada nas praias de areia e nos manguezais, a Tainha é encontrada em Caraguá já no rio Juqueriquerê, e serve de sustento para toda uma comunidade de pescadores, como alimento e fonte de renda.

Programação tem desde passeio de barco a show de blues
A abertura oficial será às 18h do dia 9, com a puxada de rede, apresentada pelo Corpo de Baile Municipal. Também em parceria com a Fundação Educacional e Cultural de Caraguá haverá mostras folclóricas das Oficinas Culturais e uma exposição de fotografias antigas e atuais sobre o bairro do Porto Novo. A realização é do Arquivo Público Arino Sant'ana de Barros.
Entre as delícias da gastronomia caiçara, os pescadores oferecerão iguarias como tainha recheada e assada na brasa, bolinho de tainha, tainha ao escabeche, o típico azul marinho e até lasanha feita com o peixe. Nas barracas de artesanato, estarão expostos os trabalhos dos artesãos da região Sul, em parceria com a Associação Caiçara do Juqueriquerê.
Já para quem quiser conhecer um pouco da rotina dos pecadores, será oferecido no local passeio de barco pelo Juqueriquerê. A paisagem é do maior rio do Litoral Norte, único navegável da região, com mais de 13 mil metros. Sua importância é histórica por ter sido divisor das capitanias hereditárias de Santo Amaro e São Vicente. Lá está rica diversidade da fauna e flora litorâneas. Também podem ser observados mangue, restinga, mata ciliar e mata atlântica. Os preços para esse mergulho em conhecimento variam entre R$ 7 e R$ 10 por pessoa.
As apresentações artísticas também devem agradar a todos os gostos. Dia 9, às 20h30, faz show o cantor Bruno Carvalho. Para quem curte forró e raggae nativos, a banda Tribo Caiçara toca dia 11, às 19h. Já na tarde do último dia do evento, domingo (12), os meninos do Amplitude Valvulada trazem o melhor do rock e do blues. Haverá ainda shows de Música Popular Brasileira. A programação completa será divulgada nos próximos dias. Mais informações, ligue (12) 3882-6190. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Moradores da Tabatinga reúnem-se com secretários da prefeitura

Caraguatatuba - A pedido da comunidade da Tabatinga, os secretários municipais de Serviços Públicos, Urbanismo, Assistência Social, além da presidência da Fundação Educacional e Cultural de Caraguá e um vereador, reuniram-se nesta semana no Centro Comunitário da Tabatinga.
No encontro, que teve participação de aproximadamente 70 pessoas, os moradores solicitaram melhorias para o bairro, que serão levadas ao conhecimento do prefeito Antonio Carlos.
A Tabatinga, conforme explicaram os secretários, foi incluída na programação do “Inverno Quente”, evento promovido pela prefeitura em parceria com a Fundacc. Também será intensificada a fiscalização na praia e no próprio bairro que receberá pontos de ônibus e iluminação da Rua Galdino Muniz.
O presidente da Associação Amigos da Tabatinga (Asat), Fernando Gonçalves, ficou satisfeito com a presença da prefeitura que está disposta a promover melhorias no bairro. “A Tabatinga não é mais esquecida. A comunidade deve permanecer sempre unida para expor as necessidades e reivindicar melhorias”, disse.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Reunião da Cespeg discute experiências em Macaé

Caraguatatuba - A Comissão Especial de Petróleo e Gás do Estado de São Paulo (Cespeg), em conjunto com as secretarias municipais de Planejamento, Economia e Gestão e Meio Ambiente realizou hoje (2), às 14h, no Clube Ilha Morena, em Caraguá, a segunda reunião do Grupo de Trabalho (GT 5).
O encontro, que marcou a quarta fase de trabalho, foi um fechamento do relatório técnico, que tem por objetivo discutir os impactos sobre o desenvolvimento regional. Nesta reunião também foram apresentadas as experiências de uma visita à Macaé, realizada por autoridades e integrantes do GT 5.
Ao todo são seis fases de trabalho e cada uma contem objetivos que definem linhas de ação para as atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural.
A fase cinco será realizada no dia 6 de agosto e prevê um encontro de todos os nove grupos de trabalho que atuam na Cespeg, com o objetivo de compartilhar as experiências das atividades desenvolvidas em outras regiões. A fase seis, prevista para início de setembro, deverá contar com a presença do governador do Estado de São Paulo que lançará o plano de atividades do petróleo.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Vereadores derrubam Vetos e aprovam Pauta

Os Vereadores da Câmara Municipal de Caraguatatuba reuniram-se na manhã desta quinta-feira – 2 de julho, para discutir e votar a Ordem do Dia da 11ª Sessão Extraordinária do ano, a primeira e talvez a única Sessão Extraordinária do Recesso de Julho, que teve início na quarta-feira. Todas as propostas apresentadas foram votadas.
Com cerca de 30 minutos de atraso, um público estimado em 25 pessoas e uma Sessão de 90 minutos, os Vereadores de Caraguatatuba votaram a Ordem do Dia da 11ª Sessão Extraordinária do ano, que pode ser a primeira e única extraordinária do Recesso de Julho na cidade. Na pauta 2 Vetos derrubados, 5 Projetos com votação única e 2 com votação em segundo turno.
Os Vereadores derrubaram os Vetos Totais do Prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB), para com os Projetos dos Vereadores Omar Kazon (PR), que isenta da taxa de pavimentação e limpeza pública os imóveis situados nas marginais que sirvam de via expressa para trânsito intermunicipal de veículos e do Vereador Aurimar Mansano (PTB) que concede isenção de taxa ou despesa por ocasião de funeral.
Projeto de Lei Complementar de autoria do Executivo que concede anistia a contribuinte relativo a Tributos Municipais e a que autoriza a Procuradoria Fiscal a não ajuizar ações ou execuções de até R$ 500,00 desde que seja de natureza tributária também foi aprovada, juntamente com Projeto de Lei altera alínea “e” do inciso 3, ao artigo 18 da Lei 1598/08, adequando as normas municipais a Lei Federal que versa sobre Antecipação de Crédito.
Foi aprovado também Projeto de Lei do Executivo que firma convênio com empresas como Sebrae/SP, Senai, Sesi, Sinhores, Ciesp, Fiesp e Cecompi.
De autoria do Vereador Celso Pereira – Celsinho (DEM), projeto que cria o Fundo Soberano de Reserva do município foi aprovado e será encaminhado para sanção do Prefeito Municipal.
Com votação em segundo turno, foram aprovados projetos de Pedro Ivo (DEM), que estabelece as cores oficiais de Caraguatatuba como o azul e o branco e do Vereador Wilson Gobetti (PDT), que fixa em 1º de janeiro a data base símbolo para a atualização salarial dos Servidores Públicos do Executivo e Legislativo e dos Agentes Políticos, além dos Secretários Municipais.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Veteranas comandam alimentação e bem estar de atletas de Ilhabela nos Jogos Regionais

lhabela - As funcionárias públicas e veteranas de competições Arlete Borges, Dirce Barbosa e Flera Pinheiro, acompanhadas da caloura Jovita Silva, comandam o bem estar e a alimentação dos atletas de Ilhabela que disputam a 55ª edição dos Jogos Regionais, em Arujá. A competição acontece até o dia 12 de julho e reúne 55 cidades e mais de 5 mil atletas.
A rotina delas começa bem cedo no alojamento na Escola Municipal de Educação Fundamental “Maria Aparecida Pendeza”, localizada no bairro Jardim Fazenda Rincão.
Por volta das seis da manhã, começam a preparar o café reforçado dos atletas, a base de muitas frutas e uma pitada de carinho. “Faço isso com prazer. Nossa equipe de apoio é maravilhosa e os atletas têm um respeito grande pela gente. Participo de Jogos Regionais há 15 anos e fico ansiosa quando chega a hora da competição. Nesse período adoto eles (jogadores) como meus filhos”, comenta Arlete Borges, que concede a entrevista ao mesmo tempo que já prepara a salada dos atletas.
Por volta das 10h, as comandantes da cozinha já começam a preparar o almoço. “Eles comem bastante, por isso tem que ter muita comida”, explica Dirce Barbosa.
Para se ter uma idéia, por dia, são preparados 5kg de feijão e 11 Kg de arroz, fora carnes, saladas e frutas. Tanto esforço e trabalho é recompensado pelo sorriso e abraço dos atletas. “É bom ouvir. Tia, tava uma delícia. A gente se sente satisfeita”, avalia Flera Pinheiro. Além das cinco cozinheiras, que também ajudam na organização do alojamento, o staff é composto por mais seis homens, entre eles, equipe de manutenção, motoristas, além de professores. Todos sob o olhar atento dos chefes de delegação Fernando de Jesus Nascimento e Flávio Silva, além do Secretário de Esportes, Lazer e Recreação de Ilhabela, Luiz Lobo, que fez questão de acompanhar os atletas nas disputas.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Velejador mirim se consagra em Circuito de Monotipos e é promessa para o Brasileiro

lhabela - O atleta Pedro Luiz Marcondes Corrêa, de 10 anos, conseguiu um grande feito neste último final de semana. Pedro foi o vencedor de duas categorias na 2ª Etapa do Circuito Ilhabela de Monotipos, realizado nos dias 27 e 28 de junho, em Ilhabela.
Com a participação de atletas de São Paulo (Yatch Club Santo Amaro - YCSA), Ilhabela e São Sebastião, o jovem velejador desbancou a todos os participantes e garantiu o primeiro lugar na classificação geral.
Além disso, também conquistou a primeira posição na categoria iniciante, a qual faz parte. Segundo o instrutor Michael Louzada, o atleta é uma revelação no esporte: “Ele veleja muito bem e é realmente uma promessa para o campeonato brasileiro”, comentou.
Aluno da Escolinha de Vela de São Sebastião, Pedro recebe total apoio da Secretaria municipal de Esportes, a Seesp. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura de Ilhabela abre inscrições para bolsa de estudo

lhabela - A Prefeitura de Ilhabela está com inscrições abertas para a solicitação de bolsas de estudo até o próximo dia 20 de julho. Os interessados devem retirar um formulário no protocolo, localizado dentro do Paço Municipal, que fica na rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, n° 86, Perequê. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura realiza “I Jornada de Formação em promoção da Atividade Física e Saúde de Ilhabela”

lhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs) e Agita São Paulo, promove a “I Jornada de Formação em promoção da Atividade Física e Saúde de Ilhabela” nos próximos dias 8 e 9 de julho, das 8h às 17h, na Escola Prof° José Antônio Versegnassi.
O curso tem objetivo de promover o debate em torno da importância da atividade física e fomentar novas estratégias de implantação de políticas públicas voltada para promoção da saúde por meio da prática dessas atividades.
De acordo com o coordenador de Educação Física da rede municipal de ensino, João Paulo de Souza, serão 40 vagas disponibilizadas para professores de educação física, profissionais que trabalham com atividade física e esporte, além de profissionais da saúde. O curso é gratuito, as vagas são limitadas e os interessados devem se inscrever na Secretaria de Educação, com sede na Avenida São João, no Perequê. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Show de Fernanda Porto é a atração desta sexta no Espaço Veja SP em Ilhabela

lhabela - A cantora e compositora Fernanda Porto se apresenta nesta sexta-feira (3/7), a partir das 21h, na Vila, em Ilhabela. O show será no Espaço Veja São Paulo, na Praça da Bandeira, onde serão realizados vários eventos durante a Semana Internacional de Vela de Ilhabela, cuja cerimônia de abertura oficial acontece no próximo sábado (4/7), às 18h.
Em 2006, ela gravou seu primeiro DVD/CD, Fernanda Porto ao Vivo, que inclui oito antigos sucessos e onze músicas inéditas. Participou também do DVD Casa da Bossa, Homenagem à Tom Jobim, cantando a música Modinha.
No ano de 2003, as músicas Tudo de Bom (Fernanda Porto/Lina de Albuquerque) e Amor Errado (Fernanda Porto/Edu Ruiz) viraram hits nas rádios. Neste período foi indicada ao Grammy Latino na categoria Best New Artist.
No sábado (4/7), também no Espaço Veja São Paulo – Ilhabela, além da abertura oficial, o público poderá conferir o show com o cantor Simoninha, às 21h. Já no domingo (4/7), o show será do Quasimodo. Os eventos no Espaço Veja São Paulo – Ilhabela prosseguem até o dia 19 de julho. A programação completa das atrações do mês de julho em Ilhabela está disponível no site: ( www.ilhabela.sp.gov.br ). (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

VI Mostra de Dança Fundaci traz grandes companhias do Brasil em Ilhabela

lhabela - A Prefeitura Municipal de Ilhabela, por meio da Secretaria da Cultura, e a Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela) realizarão nos dias 12, 14 e 19 de julho a VI Mostra de Dança Fundaci, em parceria com o Espaço Cultural Veja São Paulo e as secretarias municipais de Turismo e de Esportes.
A fim de incentivar o turismo cultural e proporcionar um grande intercâmbio entre as treze companhias participantes, os três dias de evento levarão ao palco do Espaço Veja um total de 20 coreografias de importantes grupos como Ballet Stagium, Cia. Única e Faces Ocultas, entre outras.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)
 

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Banda D-2 abre shows na Festa Julina na Costa Sul de São Sebastião

São Sebastião - A banda D-2 abrirá na noite de amanhã, dia 3 de julho, a programação de shows da Festa Julina realizada pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus na Costa sul de São Sebastião. Além das apresentações musicais, o evento contará com as tradicionais barraquinhas com comidas e bebidas típicas da época.
Ao todo serão 12 as bandas a se apresentarem até o próximo dia 26 no terminal rodoviário de Boiçucanga. Os shows terão início, sempre, às 21h, mas a festa será aberta ao público uma hora antes das apresentações.
No sábado 4, será a vez do Forró pra Balançar e no domingo 5, Ministério Adoradores do Céu. Com intervalo de uma semana entre os shows, os próximos a se apresentarem no bairro serão a banda Chapa Quente, no dia 10 de julho; a dupla Luciano e Lourival no dia 11 e a banda Assis, no dia 12.
As bandas Albatroz, Pronúncia no Olhar e Novo Astral, entrarão no palco nos dias 17, 18 e 19 respectivamente. E para encerrar a Festa Julina, a dupla Adailton e Eric, Kakau do Forró e Trio Virgulino, farão os shows na sexta 24, no sábado 25 e no domingo 26.
Segundo informações, todas as bandas são de São Sebastião, com exceção da Banda Assis, que é de Ubatuba e o Trio Virgulino, reconhecido em todo o território nacional.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Banda marcial de São Sebastião se classifica em eliminatória de Atibaia

São Sebastião - A Banda Marcial Municipal de São Sebastião, Bammuss, conquistou uma vaga na primeira fase eliminatória do Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras, que ocorreu em Atibaia neste último domingo, dia 28 de junho.
Mais de 30 bandas de todo o estado foram avaliadas nos quesitos corpo coreográfico, marcha, uniformidade, instrumental, repertório, baliza e duas peças musicais.
A banda, que é ligada à secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) de São Sebastião, participou com cerca de 80 pessoas e acumulou pontos para o Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras, que acontece no final do ano.
Os pontos também são válidos para o campeonato paulista, que também acontece no segundo semestre.
O regente da banda, Ricardo Ramalho, aproveitou para fazer agradecimentos à secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, e à Fundação Cultural São Sebastião. “Todos os instrumentos são fornecidos pela prefeitura e agradecemos todo apoio dedicado a nós”, comentou.
A segunda fase do campeonato será no dia 23 de agosto, em São Paulo, capital.
Serviço: A Bammuss aceita interessados em participar da banda, que tenham acima de 10 anos. Informações podem ser obtidas na secretaria de Cultura e Turismo, pelo telefone 3892.2620.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Cantor Zeca Baleiro se apresenta em São Sebastião com casa cheia

São Sebastião - O Teatro Municipal de São Sebastião apresenta, nesta sexta-feira, dia 3 de julho, o show do cantor e compositor Zeca Baleiro, em sessões às 20h e às 22h.
Com letras inteligentes de humor e poesia, o artista promete uma apresentação com muitos ritmos tradicionais brasileiros, de onde deriva sua música.
Samba, pagode e baião se misturam a elementos do rock, pop e música eletrônica, com um modo bem particular de tocar violão.
De acordo com os organizadores do evento, realizado com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, os ingressos estão praticamente esgotados e os interessados em garantir um lugar no show devem se apressar.
Os ingressos custam R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia) e podem ser adquiridos no Teatro Municipal, à Avenida Altino Arantes, nº 02, no Centro.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Encontro de artistas sebastianenses acontece neste domingo

São Sebastião - No próximo domingo, dia 5, acontece o primeiro encontro para artistas das costas Norte, Sul e região Central de São Sebastião, na Sociedade Amigos do Pontal da Cruz, Sampoc, às 16h.
O convite é feito pelo professor Henrique César dos Santos Cardim, monitor das Oficinas Culturais da secretaria municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e membro fundador do Grupo Artístico ‘Fazarte’; e se estende a professores, alunos, coordenadores, monitores e artistas em geral de toda a cidade.
O intuito é reunir representantes de diversas áreas artísticas (teatro, música, literatura, artes plásticas, artesanato), para unir os interesses comuns e, futuramente, fundarem uma entidade sem fins lucrativos.
Segundo o professor Henrique, o objetivo do projeto é a capitação de recursos. “Estou há mais de cinco anos tentando montar uma entidade. E como eu, sei que muitos outros também tentam, pois a condição de pessoa física muitas vezes impede que se consiga apoio e patrocínio”.
O professor reforça o convite: “Queremos contar com a presença de todos, da costa Norte à costa Sul. Sabemos que muitas pessoas no município lutam pela arte sebastianense e essa é uma oportunidade de nos reunir, conversar e juntar forças por esta causa”, completou.
Serviço: A Sociedade Amigos do Pontal da Cruz fica na Rua São Nicolau, nº 625.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Equipe sebastianense de malha desbanca Guarulhos com grande vantagem

São Sebastião - A equipe de malha de São Sebastião teve um excelente desempenho nesta quinta-feira, dia 2, nos Jogos Regionais de Arujá. Em disputa contra Guarulhos, os sebastianenses venceram por 102 a 46.
O xadrez feminino também apresentou bons resultados. Contra a equipe de Ubatuba, São Sebastião venceu por 7,0 a 0,5. Já a equipe masculina da modalidade empatou com Caraguatatuba em 3,0 a 3,0. A próxima partida do xadrez feminino será contra a equipe de Guarulhos e o masculino enfrenta os atletas de Suzano.
O tênis feminino de São Sebastião jogou contra Pindamonhangaba, que venceu por dois a zero. Nesta sexta, a disputa do 3º lugar será contra Taubaté.
O time sebastianense de vôlei feminino entrou em quadra contra a anfitriã Arujá, que conquistou o placar de dois sets a zero, parciais de 25 a 16 e 25 a 21. No masculino, Suzano levou a melhor e fechou dois sets a zero, com parciais de 25 a 15 e 25 a 21.
No handebol, a equipe feminina enfrentou Mogi das Cruzes. As mogianas marcaram 19 pontos contra quatro. Já o placar masculino foi mais estreito e fechou em 30 a 16 para a rival Suzano.
No ciclismo, a competição de ontem foi interrompida e transferida para esta sexta-feira.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Hotel Villa Di Capri

FUNDART INFORMA

Ubatuba - 86ª Festa de São Pedro Pescador atraiu cerca de 45 mil pessoas em 5 dias
A 86ª Festa de São Pedro Pescador foi a grande atração da semana passada em Ubatuba. Durante os cinco dias de festa, estima-se que mais de 45 mil pessoas tenham passado pela Praça de Eventos da Avenida Iperoig, sem falar na procissão de barcos, que contou com a participação de 38 barcos e bateu recorde de público neste ano, já que o tempo colaborou e o mar esteve calmo. Foram consumidas quatro toneladas da deliciosa tainha assada, entre almoço e jantar. Ao todo, participaram da festa 16 entidades filantrópicas.
Segundo o presidente da Fundart, Pedro Paulo Teixeira Pinto, neste ano, a festa repetiu o sucesso de 2008 e prevê mais uma edição de sucesso em 2010. “Nós estamos conseguindo melhorar a cada ano, oferecendo cada vez mais atrações e valorizando a cultura local. A parceria entre Prefeitura e Fundart na promoção desta festa, visa presentear o povo caiçara e os nossos visitantes com belas apresentações culturais, boa comida e manifestações folclóricas que fazem parte da identidade de Ubatuba. É uma grande alegria poder organizar um evento de tamanha importância.”

Oficinas Culturais participam na Festa
As oficinas culturais da Fundart: Artes Circenses, Sapateado, Jazz, Dança do Ventre e Contação de Causos estiveram presentes na 86ª Festa de S. Pedro Pescador, sendo aplaudidas pelo grande público que prestigiou as comemorações de S. Pedro.

Procissão noturna de Canoas abriu as festividades
Canoas portando tochas e saindo da Prainha chegaram à Praça de Eventos conduzindo a imagem de S. Pedro que foi entronizada na capela erguida em seu louvor. Na chegada das canoas o público se emocionou e rezou em homenagem ao santo.

Muita música animou O grande público
Diversos gêneros musicais contribuíram para animar a festa. Grupos locais e de fora agradaram o grande público composto por todas as faixas etárias.
Pena Branca, nome dos mais respeitadas da música de raiz cantou no penúltimo dia do evento recebendo o merecido carinho de todos. André Martins com seu sertanejo/country encerrou a festa, com o entusiasmo do grande público.
João Ormond – violeiro do Pantanal fez apresentação muito especial. A exemplo do ano passado, este ano ele veio com patrocínio da Secretaria da Cultura do Estado de S. Paulo. Tivemos também as bandas de Ubatuba que agradaram em cheio: Anti-Danos e Pracaniz.
O Sexteto Caiçara mais uma vez exibiu sua qualidade. Outros grupos foram muito apreciados: Congada de Bastões do Puruba com a grande liderança do “Seo” Dito Fernandes, os Sertanejos de Ubatuba, o Regional Fogo na Roupa – de São Paulo e o Grupo Exóticos também da capital.

Corrida de Canoas emocionou
Dezenove canoas concorreram levantando aplausos do público presente. A corrida de Canoas é um ícone da Festa de S. Pedro Pescador, juntamente com a Procissão Marítima, a Tainha na Brasa e mais recentemente a Procissão Noturna de Canoas.
Premiação:
Canoa 2 remos masculino:
1º lugar - Nélio e Danilo – Barra Seca
2º lugar – Nelson e Lucas – Barra Seca
3º lugar – Néo e Donizete – Fortaleza

Canoa 1 remo masculino:
1º lugar – Nélio – Barra Seca
2º lugar - empate – Nelson – Barra Seca e Jaime – Saco da Ribeira

Canoa Casal:
1º lugar – Nelson e Bruna – Barra Seca
2º lugar – Nélio e Patrícia – Barra Seca
3º lugar – Danilo e Cristiane – Barra Seca

Procissão Marítima Reúne grande público Na Barra do Rio Grande
A partir da Barra do Rio Grande a Procissão Marítima deste ano reuniu um grande público, que se estendeu pela Praia do Cruzeiro e do Itaguá. Precedida pela procissão terrestre, contou com a presença da Rainha dos Pescadores, Jéssica Danielli dos Santos, eleita no primeiro dia da Festa. A missa de S. Pedro foi celebrada pelo Frei Avelar.

Concurso Rainha dos Pescadores
Com 15 concorrentes, o concurso da Rainha dos Pescadores – 2009 foi muito concorrido. Jéssica Danielli dos Santos foi a grande vencedora. A primeira princesa foi Crislaine Batista Bourget e Thais dos Santos ganhou o título de 2ª princesa.

Agradecimentos
A Fundart agradece a todos, a partir dos parceiros: Colônia Z -10 – dos pescadores e a Paróquia Exaltação à Sta. Cruz. As entidades filantrópicas, aos Expositores, a Guarda Municipal, a Polícia Militar, ao Corpo de Bombeiros, as estagiárias da Escola Tancredo, os Remadores, os Pescadores, Funcionários da Prefeitura, Secretarias Municipais, Funcionários da Fundart, Gabinete do Prefeito, Vice-prefeito Rui T. Leite e ao Prefeito Eduardo César pelo incentivo decidido.

Piracicaba Premia Artes Plásticas de Ubatuba
Mais uma vez artistas plásticos de Ubatuba recebem prêmios. Desta feita foi no 56ª Salão de Belas Artes de Piracicaba/Acadêmico. Ademar Costa Simões ganhou Medalha de Ouro, com a obra: Sobradão do Porto de Ubatuba, cabendo a Menção Honrosa para Wladimir Ferreira da Silva com a tela: Casa de Caiçara Mateiro. A Fundart cumprimenta seu grupo Setorial de Artes Plásticas pelo feito.

Dias de Caiçara em Paraty
O Projeto Dias de Caiçara – Música, lançado no último 19 de junho no Sobradão do Porto, da Dialeto Latin América Documentary, com apoio cultural da Fundart, será apresentado hoje no Silo Cultural, em Paraty.
O projeto multimídia reúne o livro, lançado em 2008, em S. Paulo e Ubatuba, prossegue agora com os CDs – Tradição e Influências, e terá continuidade com o Dias de Caiçara – Ilhas.

A Folia do Divino em Ubatuba Exposição será em julho
A Fundart promoverá em julho a Exposição Folia do Divino em Ubatuba, mostrando aspectos dessa tradição centenária. O evento ocorrerá paralelo às festividades do Divino.

AGENDA DE JULHO

02 – Quinta-feira
Noite Sertaneja
21h00 – Auditório do Sobradão do Porto

04 – Sábado
Apresentação da peça “A Frôr da Roça”
21h00 Auditório do Sobradão do Porto

05 – Domingo
Apresentação Musical “Cantorias de Inverno”
Oficina Coral Infanto Juvenil da Fundart (Gaiato)
Banda Lira do Amanhã
Coral Lirinha
Coro da Lira
Grupo Concertada
17h00 Auditório do Sobradão do Porto

07– Terça
Abertura da Exposição “A História do Divino em Ubatuba”
20h00 Salão de Exposições do Sobradão do Porto

09 – Quinta-feira
Noite Sertaneja
21h00 – Auditório do Sobradão do Porto

11 – Sábado
Apresentação da peça “A Fror da Roça”
21h00 Auditório do Sobradão do Porto

16 – Quinta-feira
Noite Sertaneja
21h00 – Auditório do Sobradão do Porto

18 – Sábado
Apresentação da peça “A Fror da Roça”
21h00 Auditório do Sobradão do Porto

23 – Quinta-feira
Noite Sertaneja
21h00 – Auditório do Sobradão do Porto

25 – Sábado
Apresentação da peça “A Fror da Roça”
21h00 Auditório do Sobradão do Porto

30 – Quinta-feira
Noite Sertaneja
21h00 – Auditório do Sobradão do Porto

PARTICIPE DAS REUNIÕES DOS GRUPOS SETORIAIS DA FUNDART
03 - 18h30 Reunião do Grupo Setorial de Artes Cênicas e Dança
03 - 19h30 Reunião do Grupo Setorial de Fotografia Cinema e Vídeo
10 - 18h30 Grupo Setorial de Música
14 - 18h30 Grupo Setorial de Artesanato (Casa do Artesão)
16 - 18h30 Grupo Setorial Folclore e Tradições Populares
31 - 19h00 Grupo Setorial de Artes Plásticas (Auditório do Sobradão do Porto)(Fonte: Fundart)

ACIU alerta: Golpe nas Estradas

Ubatuba - Você está na estrada, quando alguém em um outro carro, dá sinal sobre um problema no seu carro, e segue adiante.
Você acredita que é alguém bem intencionado e, vendo que o carro foi embora, você pára no acostamento para ver o que há de errado.. Nesse momento, outro carro que estava seguindo você, e você não percebeu, pára logo atrás. Você é pego completamente desprevenido, pelos comparsas que estão nesse carro.
A Polícia Rodoviária informa que se trata de uma quadrilha bem organizada, que já está agindo há algum tempo e que eles não estão conseguindo pegar.
Cuidado, não caia nesse golpe. NÃO PARE.
Se for o caso, espere até chegar a um posto ou restaurante, ou peça ajuda à Polícia, pelo celular.
Repasse essa informação. Não deixe seu amigo ou parente cair nessa armadilha.(Fonte: ACIU)

Futebol de Ubatuba vence na estréia dos Jogos Regionais, em Arujá

Ubatuba - O futebol de Ubatuba estreou com vitória nos Jogos Regionais, que acontecem na cidade de Arujá. O time masculino, treinado por André Paulo, venceu a equipe de Canas por dois a zero, com gols de Didiu e João Felipe, ambos na segunda etapa. Nesta sexta-feira, Ubatuba enfrenta Lorena, decidindo o primeiro lugar do grupo.
“A equipe superou o nervosismo da estréia, o gramado molhado e algumas dificuldades extra-campo e conseguiu a vitória, que nos coloca na segunda fase do torneio”, disse o treinador.
No primeiro tempo, apesar do domínio de Ubatuba, a jogada mais perigosa veio da equipe da Canas, em uma cobrança de falta, defendida com maestria pelo goleiro Dudu.
No segundo tempo, Ubatuba voltou disposta a definir o placar e em uma infiltração pelo meio, Didiu foi derrubado na área; ele mesmo bateu e marcou o primeiro de Ubatuba.
A partida seguiu com domínio de Ubatuba e faltando dois minutos para o final da partida, João Felipe subiu de cabeça na área após cobrança de escanteio e marcou o segundo, definindo o placar.

Feminino vence de virada
A equipe feminina também teve trabalho para vencer Caçapava por três a dois em seu jogo de estréia. Caçapava abriu a vantagem de dois gols ainda no primeiro tempo, apesar do maior volume de jogo do time de Ubatuba, treinado por Jessé Gomes.
A chuva e o gramado pesado também foram adversários de Ubatuba, mas no segundo tempo, veio a virada, com gols de Carla,Vivi e Tati. “Foi uma vitória da superação”, definiu o treinador. As meninas de Ubatuba enfrentam Caçapava na próxima rodada. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ubatuba realiza Conferência de Assistência Social

Ubatuba - A Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Ubatuba e o COMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, realizam na próxima terça-feira, 7, a III Conferência Municipal de Assistência Social. O tema abordado neste ano será a “Participação e Controle Social no SUAS". A palestrante será Adaisa Maria Santos, diretora da DRADS - Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social. O evento, que é aberto a população, será realizado das 8 às 17 horas no Salão de Eventos do Ubatuba Palace Hotel, localizado à Rua Coronel Domiciano, 500, no Centro.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Prefeitura de Ubatuba monta descoladora de pneus

Ubatuba - Dois funcionários da Prefeitura de Ubatuba, dentro do conceito do Plano Ubatuba Sustentável, criaram uma máquina similar a uma descoladora de pneus utilizando sucatas. Até então a máquina não existia no pátio da Prefeitura, o que dificultava o trabalho do borracheiro Denis Maciel Xavier de Oliveira, um dos inventores da máquina.
A descoladora é uma máquina de montar e desmontar rodas de automóveis, caminhonetes e utilitários. Para montar a máquina os inventores utilizaram peças que eram sucatas no pátio. “Utilizamos um pistão velho de uma máquina patrol, duas molas para a base e só tivemos que comprar uma válvula”, explica Denis. O soldador Omar Ferreira Coutinho de Araújo foi o outro idealizador da descoladora. “Sem dúvida nenhuma nosso trabalho ficou mais fácil, rápido e com a descoladora não danificamos o aro dos pneus”, acrescenta Denis. ((Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)
Capoeira garante primeiras medalhas de Ubatuba nos Jogos Regionais

Ubatuba - A equipe de capoeira de Ubatuba teve uma brilhante participação nos Jogos Regionais. A equipe do Mestre Nerci conquistou oito medalhas de ouro e uma de bronze.
“É um trabalho desenvolvido com carinho por nossa equipe. Ficamos felizes por sermos os primeiros medalhistas de Ubatuba nesses Jogos Regionais e obter a maior quantidade de ouros da capoeira de Ubatuba nos Regionais”, comentou Nerci.
As medalhas de ouro vieram com os atletas Mariana Zemmel (médio), Ana Tereza (meio pesado) e Fabiana Martinez no feminino e Edvaldo da Rocha (leve), Sacha Ortiz (médio), Mario Gabriel (pesado); o bronze foi conquistado por Jair Santos (meio pesado). Além das medalhas individuais, Ubatuba ficou com o ouro por equipes no masculino e feminino. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Vôlei, handebol e malha de Ubatuba vencem etapas nos Jogos Regionais

Ubatuba - O time de vôlei masculino de Ubatuba fez a sua segunda partida nos Jogos Regionais, que estão acontecendo em Arujá e venceu a equipe de Franco da Rocha por 2 sets a 0 (25/16 e 25/15). Com a vitória, a equipe disputará a semifinal da modalidade. Já a equipe feminina venceu o time de Aparecida, em sua estréia. As meninas treinadas por Geraldo Vanoni marcaram 25/22 e 25/21.

Handebol masculino vence a primeira
A equipe de handebol masculino de Ubatuba se recuperou da derrota na rodada de abertura e venceu a equipe de Ferraz de Vasconcelos por 17 a 24. Nesta quinta, a equipe treinada por Marcos Rocha enfrenta Itaquaquecetuba e precisa da vitória para avançar à próxima fase. O time feminino foi derrotado por Caçapava por 21 a 13. O torneio de handebol feminino é disputado em turno único e Ubatuba ainda segue com chances de medalha.

Malha
A equipe de malha venceu a segunda partida do torneio da modalidade nesta quinta-feira e passou para a segunda fase da competição. A partida contra Piquete foi disputada na Cancha Municipal e Ubatuba venceu por 4 a 0.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

“Show de Prêmios” da Prefeitura de Ubatuba sorteia fogão

Ubatuba - Luiz Roberto Sansone foi o ganhador do sexto prêmio do “Show de Prêmios” da Prefeitura de Ubatuba. O contemplado ganhou um fogão de piso 5 bocas no sorteio realizado no último dia 27 de junho pela Loteria Federal, por meio da extração 04358. Ele foi habilitado a receber a premiação correspondente ao segundo prêmio da extração, com o número 040649. O primeiro sorteado estava inadimplente com a Prefeitura. Luiz Roberto é proprietário de um imóvel no bairro do Perequê-Açu.
Para ter direito ao sorteio, o contribuinte deverá estar com seus tributos municipais em dia e com seus dados cadastrais atualizados. Quem optou pelo parcelamento do IPTU neste ano, as parcelas vencem todo dia 15. Até a data de vencimento, o tributo poderá ser pago em qualquer agência bancária. Após o vencimento somente nas agências Santander e quem o fizer, até a véspera do sorteio, estará concorrendo aos prêmios.

Próximo sorteio
No último sábado de julho, dia 25, acontecerá o sorteio do sétimo prêmio, um notebook Dual Core 1.86GHZ 3GB 160GB. O contribuinte concorre com o número do aviso da capa de seu carnê de IPTU no sorteio do último sábado do mês realizado pela Loteria Federal. No mês de dezembro cinco prêmios serão sorteados.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Técnicos da Secretaria de Saúde se reúnem para discutir prevenção da nova gripe

Ubatuba - Embora Ubatuba não tenha registrado nenhum caso suspeito de gripe suína (influenza A (H1N1)) até o presente momento, profissionais da área de Saúde reuniram-se nesta quarta-feira para discutir estratégias que evitem a ocorrência de casos no município. A preocupação se deve à ocorrência de casos em cidades próximas de Ubatuba e também à chegada do período de férias, em que a cidade costuma receber turistas de diversas lugares diferentes.
Entre as estratégias, ficou definido que na próxima semana, enfermeiros e médicos da Santa Casa, além de profissionais das unidades de saúde passarão por um treinamento para nivelar o conhecimento relativo ao protocolo nacional que deve ser seguido em caso de suspeita da doença. Também foi discutida a orientação dos munícipes e turistas. Para a próxima semana, em que haverá um feriado, está programada uma barreira nas entradas do município, com agentes de saúde distribuindo panfletos e orientando os turistas a procurarem a Santa Casa em caso de suspeita de gripe.
Participaram da reunião: o secretário de Saúde, Clingel Frota; o diretor técnico da Santa Casa, Antônio Pozo; o diretor clínico da Santa Casa, Lavoisier Pereira Leite; o superintendente de Proteção à Saúde, Neiton Nogueira de Lima, a superintendente de Atenção Básica, Sheila Barbosa e a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ariele de Oliveira.

Sem motivo para alarde
Segundo o secretário de Saúde, Clingel Frota, a situação exige cuidados, mas não há motivo para que a população fique exageradamente preocupada. “Existe um protocolo estipulado pelo Ministério da Saúde que estamos seguindo. A população deve estar atenta, sobretudo se for viajar para áreas endêmicas. Atualmente não temos nenhum caso suspeito, mas desejamos que a população tenha informação sobre a doença e tome os cuidados devidos”.
Já o médico Lavoisier Pereira Leite explica que o risco de letalidade é extremamente baixo. “Esta doença não tem um grau de letalidade alta. Na realidade, o estado físico do paciente é que definirá a progressão do vírus, levando o paciente a óbito. Assim, a população deverá estar atenta não somente ao vírus em si, mas também à condição física do paciente e à sua imunidade. O vírus A (H1N1) é visto pela classe médica como um vírus que se confunde com o vírus de uma gripe normal, contendo poucos aspectos específicos.”

Protocolo nacional
Caso haja suspeita da doença, o médico comunicará à Vigilância Epidemiológica, que fará uma investigação mais aprofundada, para saber se a pessoa passou por lugares que apresentam casos da doença, há quanto tempo foi essa viagem, entre outras informações. Se o caso realmente for suspeito, o paciente é encaminhado ao Hospital Universitário, em Taubaté, que é referência na região, por ter condições de realizar o exame e o tratamento rapidamente. A partir do resultado positivo do exame, seria feito o isolamento de familiares, amigos e colegas de trabalho.

A doença e a prevenção
A influenza suína é uma doença respiratória causada pelo vírus A (H1N1). A transmissão acontece de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou secreções respiratórias de pessoas infectadas. Os sintomas básicos são: febre, dores nas articulações, tosse acompanhada ou não de dores de cabeça.
O Ministério da Saúde recomenda aos viajantes que se destinam às áreas infectadas: Usar máscaras, cobrir o nariz e a boca com um lenço ao tossir ou respirar, evitar locais cheios de pessoas, evitar contato direto com pessoas doentes, não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal, evitar tocar olhos, nariz ou boca e lavar as mãos frequentemente com água e sabão. Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar contato com doentes, roteiro de viagens recentes e não usar medicamentos sem orientação médica.
Aos viajantes procedentes de áreas infectadas: Caso apresentem febre repentina (maior que 38º) e tosse, acompanhadas ou não de dores de cabeça, musculares, nas articulações e dificuldade respiratória, em período de até 10 dias após saírem da área afetada pela influenza suína, devem procurar assistência médica na Unidade de saúde mais próxima e informar ao profissional de saúde o seu roteiro de viagem. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

CINEMA

Cine Porto – 3833 -2066
Semana de 01/07 a 09/07/2009

ATENÇÃO!!!!!! Dia 1º de Julho
LANÇAMENTO MUNDIAL !!!!!!
“A ERA DO GELO 3”


Durante o mês de Julho não teremos a”QUARTA MALUCA”
Nosso site : www.cinemasdolitoral.com.br
 

Em algum lugar do passado

Ubatuba - Releitura da musica tema do filme "Em algum lugar do passado" com imagens de Luiz Tolosa e edição e Emilio Campi:


 

Poesia Topo

Anuncie

Um reino de poesias

Manuel Bandeira
viajava em bondes
e não tinha casa própria,
por isso construiu em versos
o reino de pasárgada
para ter uma morada.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Nossos Comerciais!

Um dia na S.O.S. Cão Caraguá


Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia do Sapé  © Luciano Cancelier

Praia do Sapé
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor