Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 07 de Julho de 2009 - Nº 2107 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região
Escolas participam da Campanha do Agasalho 2009 com muito empenho e criatividade
Federação Paulista impede que caraguatatubense organize futebol de mesa nos Regionais

Caraguatatuba
‘Avalia Rede’ vai até esta terça
Caraguá transfere tocha olímpica dos Jogos Regionais para Arujá
Doação voluntária de sangue será dia 17
Jogos Regionais: Caraguá ganha ouro no atletismo
Jogos Regionais: Rotina em alojamento exige disciplina e cooperação
Educação divulga calendário de férias
Mais 55 alunos concluem Ensino Fundamental na EJA
Sarau literário encerra semestre letivo no Travessão
Não percam o projeto Teatro a Bordo - Cia. Abaréteatro.
Alunos discutem o tratamento de água do município nas aulas de química
A Câmara e os números de Junho
Vereadores retornam em Agosto
Kazon consegue criação do Fundo de Habitação Popular
Neto Bota acompanha colocação de lombada no Travessão

Ilhabela
VI Mostra de Dança Fundaci traz grandes companhias do Brasil em Ilhabela
“Memórias do Mar” expõe réplicas de embarcações e telas de Martina Ficker
Ilhabela adere ao movimento “Um grau a menos”
Ilhabela participa da cerimônia de abertura dos Jogos Regionais de Arujá
Jogos Regionais: atletismo de Ilhabela termina 1º dia com uma medalha de prata e uma de bronze

São Sebastião
Além de mais barracas “Arraiá Caiçara” terá diversas atrações musicais
Alunos da rede municipal de ensino participam de concurso sobre 9 de Julho
Assembléia de Deus – Minstértio de Madureira comemora 31 anos em São Sebastião
Carreata arrecada centenas de peças para a Campanha do Agasalho 2009
Encerrando a Festa de São Pedro prefeitura realiza Regata de Canoas e sorteio de uma canoa artesanal
São Sebastião participa da 13ª edição do Revelando São Paulo

Ubatuba
1º EICOT - Encontro Internacional de Contaminação Teatral
APCD e ACIU promovem curso para Formação em Auxiliar de Saúde Bucal
ACIU informa:
NOTA DE PESAR
Promoção “Meu Pai Virtual”
Fundart Informa
Ubatuba promoverá 1° Congresso Nacional de Educação no final deste mês
Banco do Povo contribui para formação de novas empresas em Ubatuba
Futebol Feminino ganha Bronze nos Jogos Regionais

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Litoral Norte - Escolas participam da Campanha do Agasalho 2009 com muito empenho e criatividade

Há 13 anos, a Campanha do Agasalho promove a formação de uma grande rede de solidariedade. Em 2009, com o slogan “Quanto mais gente, mais quente”, as escolas do Litoral Norte de SP abraçam a campanha, incorporando-a também nas atividades do Programa Escola da Família.
As propostas apresentadas às escolas vão além de recolher roupas e cobertores em bom estado. Visou aguçar a criatividade e o envolvimento da comunidade escolar, com a criação de uma mascote contemplando também o conceito da sustentabilidade ambiental; com a produção ou customização de peças para venda no bazar de inverno na Secretaria Estadual de Educação; com a organização de caminhadas solidárias, entre outras.
Até o momento, seis escolas confeccionaram suas mascotes, priorizaram o uso de material reciclado (pet, sacolas plásticas, papel marche, etc.): a E.E Profa Dionísia Bueno Velloso e E.E Profa Sueli Apa. Figueira dos Santos de Ubatuba; a E.E. Walkir Vergani e a E.E. Maria José da Penha Frúgoli de São Sebastião; e a E.E. Dr. Eduardo Correa da Costa Júnior e a E.E. Profa. Maria Ester das Neves Dutra Damásio de Caraguatatuba. A maior parte delas desenvolveu a atividade nos finais de semana, no projeto Escola da Família. Já a E.E. Profa. Dionísia envolveu os alunos de 8º. Ano e do Ensino Médio durante o período letivo.
Vale ainda destacar, que a EE Sueli, de Ubatuba, na oficina de tecelagem, demonstrou um verdadeiro ato de solidariedade, confeccionando mantas, cachecóis, blusas, etc, para a Campanha. Segundo a supervisora Maria de Lourdes Pace de Barros, uma das responsáveis pela Campanha junto às escolas estaduais, em parceria com PCOP Sandra Regina Pontes Cavalhaes, e pela responsável da Escola da Família Janette Mara Ferraz Procópio, a idéia deste ano, é que a pessoa com menos poder aquisitivo também participe da campanha, com o seu trabalho e ainda aprendendo um ofício para a geração de renda.
Outro exemplo de solidariedade ocorreu na E.E. Vereador Benedito Paes Sobrinho, Caraguatatuba que arrecadou 1005 peças de roupas usadas, que serão doadas a própria comunidade, no mês de julho, no dia da ‘Multiação’. A E.E. José Celestino Aranha coletou 557 roupas. Uma parte das peças está sendo doada para os próprios alunos de menor poder aquisitivo que vão sem agasalho na escola nos dias de frio. A E.E. Profa. Aurea Moreira Rachou, de Ubatuba, está organizando uma caminhada solidária para arrecadar agasalhos e cobertores nas imediações da escola.
DERC

Federação Paulista impede que caraguatatubense organize futebol de mesa nos Regionais

Como tem acontecido nos últimos anos, o futebol de mesa será disputado como "esporte demonstração" nos Jogos Regionais. Nos anos anteriores, teve sua organização delegada pelo Comitê Organizador à entidade responsável pela modalidade na região, a Liga Litoral Norte e Vale do Paraíba de Futebol de Mesa (Liga LitoVale), que organizou a modalidade nos anos de 2007 e 2008.
Este ano, porém, estranhamente, uma pessoa não pertencente à Diretoria da Liga apresentou-se ao Comitê Organizador dos Jogos Regionais como sendo o "responsável pela organização do futebol de mesa nos regionais" e conseguiu ser oficializado como organizador desse esporte nos Jogos.
Informada do caso, a Liga LitoVale descobriu que o indivíduo convenceu o Comitê de que tinha autorização para dirigir a modalidade nos Regionais e que abriu mão da categoria equipes, além de instituir uma regra não oficial, inventada por ele mesmo. Após contatar o Comitê Organizador, a Liga LitoVale foi informada de tratar-se de um botonista de Caraguatatuba, que já havia tentado a mesma coisa em 2008, mas foi impedido pela Liga.
A LitoVale relatou o caso à Federação Paulista, que enviou uma declaração ao Comitê Organizador informando que os únicos na região imbuídos de competência e autoridade para organizar o futebol de mesa nos Regionais são a Liga LitoVale e seus Diretores. O atleta caraguatatubense também foi contatado pelo presidente da LitoVale, e encontrou-se com ele em Ubatuba, desculpando-se pelo ocorrido.
O presidente da LitoVale declarou: “Na região, apenas a Liga LitoVale tem competência para organizar um evento oficial de futebol de mesa, e o tem feito nos Jogos Regionais desde que foi fundada, por isso estranhamos o acontecido. Além de ter tentado pegar para si a organização da modalidade, essa pessoa publicou a utilização de uma regra própria, não oficial. Seria o mesmo que o basquete dos Regionais não adotasse as regras oficiais do jogo, e sim uma regra própria, em que faltas não resultassem em lances livres, e que bolas no aro alterassem o placar, apenas para efeito de comparação com o que ocorreria no nosso caso. Mas agora já está tudo resolvido.”
Litovale


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Caraguatatuba - ‘Avalia Rede’ vai até esta terça

Começou ontem (6) a aplicação da prova ‘Avalia Rede’, desenvolvida pelos técnicos da secretaria de Educação de Caraguá, com o objetivo de conhecer as principais deficiências dos alunos para garantir aprendizagem cada vez mais efetiva. A avaliação vai até amanhã para estudantes dos 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental.
O programa foi desenvolvido durante o primeiro semestre. O exame é semelhante aos aplicados nas avaliações externas como o Saresp e a Provinha Brasil. Também participam os alunos com necessidades especiais. O objetivo é conhecer, já neste primeiro semestre, os pontos fortes e fracos e desenvolver um amplo processo de reforço. Desta forma será possível detectar já as dificuldades que os alunos poderão apresentar nas avaliações externas de 2010. Os resultados serão apresentados em 27 de julho.
PMC

Caraguá transfere tocha olímpica dos Jogos Regionais para Arujá

A cerimônia oficial de abertura dos 53º Jogos Regionais de Arujá reuniu cerca de 1,5 mil pessoas no ginásio da instituição religiosa Perfect Liberty (PL), na noite do último sábado (04).
Estiveram presentes o secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, o secretário adjunto de Esporte, Lazer e Turismo do Estado, Flávio José Oliveira Brízida, prefeitos da região do Alto Tietê e o vice-prefeito de Caraguá, Antonio Carlos Jr.
O evento iniciou com o desfile das 40 delegações inscritas nos Jogos Regionais incluindo os atletas de Arujá, que, de mãos dadas, fizeram um círculo ao redor dos esportistas das outras cidades para simbolizar o abraço de boas-vindas do município-sede aos participantes dos Jogos.
Um dos momentos que fez o ginásio ‘tremer’ foi o acendimento da pira olímpica, símbolo das competições esportivas. A tocha veio de Caraguá, cidade que recebeu os Regionais no ano passado, e foi entregue para Arujá.
Geraldo Alckmin ressaltou que, além de sediar excelentes jogos até o próximo sábado (11), Arujá é a capital da educação. “Acredito que o esporte é um bom caminho para educar os jovens”, ressaltou.
Após a cerimônia oficial ocorreram apresentações artísticas e culturais como o balé das Oficinas Culturais, do grupo de Taikô e o grupo folclórico Garantido Sampa Show de Arujá, que encenou a lenda Tupi do município.
PMC

Doação voluntária de sangue será dia 17

O corpo de Bombeiros, Rotary Clube Poiares e prefeitura de Caraguá realizam no próximo dia 17 de julho a 6ª edição da Campanha de Doação Voluntária de Sangue. Os interessados em participar podem comparecer ao Corpo de Bombeiros, a partir das 9h.
A última campanha realizada em março contou com a participação de 120 doadores e foram coletadas 103 bolsas validadas. Caraguá já conta com cerca de 60 doadores cadastrados. A presidente do Rotary Poiares, Liriane Costa Bellato, afirma que o objetivo é abastecer o banco de sangue do Hemonúcleo de Taubaté, que está com o estoque baixo.
Podem doar todas as pessoas com idade entre 18 e 65 anos. As senhas para atendimento serão entregues inicialmente das 9h às 11h e, posteriormente, dependendo do interesse da população, serão distribuídas novamente a partir das 13h. Este controle deverá evitar que os pacientes aguardem muito tempo até a coleta.

Para doar, é necessário:
Estar em boas condições de saúde
Ter repousado no mínimo seis horas na noite anterior à doação
É indispensável a apresentação de um documento de identidade com foto
Não é necessário jejum, porém antes de doar, evitar alimentos pesados, gordurosos e derivados do leite. Após o almoço, aguardar por quatro horas
Pessoas que tomaram vacinas devem aguardar pelo menos 30 dias para doar
Tatuagens e piercings são impedimentos para doação durante o período de um ano
Pesar mais de 50 kg
Intervalo entre as últimas doações: homens - dois meses e mulheres – três meses

Não poderão doar:
Pessoas que contraíram doenças infectocontagiosas (doenças transmissíveis pelo sangue)
Pessoas que fizeram uso de bebida alcóolica nas últimas 12 horas
Mulheres grávidas ou em período pós parto até seis meses, ou amamentando
Pessoas que fazem uso contínuo de medicações e/ou qualquer tipo de drogas
Pessoas que apresentam convulsões na idade adulta.
Serviço: O Batalhão do Corpo de Bombeiros fica na av. Rio de Janeiro (próximo à Secretaria de Educação), bairro Indaiá
PMC

Jogos Regionais: Caraguá ganha ouro no atletismo

Após o bronze conquistado no tênis masculino por equipes, Caraguá conseguiu subir ao lugar mais alto do pódio no último fim de semana. Na prova de salto em distância feminino, disputada na pista da UMC (Universidade de Mogi das Cruzes), no município de Mogi, a atleta Jessica Felix da Silva obteve o primeiro lugar, com a marca de 5,34 metros.
Dentro da modalidade atletismo, Caraguá participou das provas de revezamento 4x100 metros rasos masculino, salto em distância masculino, lançamento de dardo masculino e feminino, lançamento de disco feminino, 100 metros rasos feminino e marcha atlética.
Nesta segunda-feira (06) Caraguá venceu São Luiz do Paraitinga por 3 a 0 no tênis de mesa masculino. O próximo jogo será divulgado pela organização dos Regionais nesta terça-feira (7).
O futebol de campo feminino de Caraguá disputou no último sábado (04) a semifinal contra Pindamonhangaba, que ganhou de 2 a 0. Na partida que valia a medalha de bronze nesta segunda-feira (06), as meninas não conseguiram um bom desempenho e perderam por 2 a 0 de Mogi das Cruzes.
O bronze no voleibol masculino ficou para Arujá na disputa pelos 3º e 4º lugares com Caraguá. Atletas de ginástica artística, judô masculino também participaram do evento no último final de semana.
Caraguá ocupa a 10ª colocação do ranking da 1ª Divisão com 43 pontos e duas medalhas, sendo uma de ouro e uma de bronze.

Jogos desta segunda-feira (06)
Futsal Feminino – Caraguá x São Sebastião
Bocha – Caraguá x Guaratinguetá
PMC

Jogos Regionais: Rotina em alojamento exige disciplina e cooperação
Na hora da alimentação, requinte no cardápio é aprovado pelos atletas de Caraguá

A vida em alojamento não se baseia na expectativa de um jogo ou na diversão de uma viagem. A disciplina de cada atleta também é observada, afinal depende de cada um a participação no campeonato do próximo ano.
Acordar cedo para treinar, dividir dormitórios, banheiros, horários de alimentação e repouso. Assim é a rotina dos atletas de Caraguá, que competem os 53º Jogos Regionais em Arujá. Eles estão alojados na escola estadual Renê de Oliveira Barbosa, localizada na região central.
Nos dormitórios existem aqueles que estão nessa rotina faz tempo, que estão acostumados há ficar fora de casa e, hoje, viver assim já faz parte de sua vida.
A atleta Nádia Rodrigues da Silva, 19, é umas delas. Ela compete fora de casa há mais de três anos e afirma nunca ter encontrado dificuldades e que, com o tempo, as estruturas dos campeonatos vão evoluindo. “Para mim essas competições são muito importantes, pois são com elas que as oportunidades começam a surgir”, disse a jogadora de futsal feminino.
No início, os novatos sofrem um pouco, pois além de passar por trotes e brincadeiras, tem que realizar seus afazeres domésticos, como lavar suas próprias roupas.
O jogador de xadrez Paulo Koji Morimoto, 16, prefere ficar alojado a competir na própria cidade, pois assim não sofre com a pressão de familiares e amigos. “Não vejo o alojamento como uma dificuldade, vivemos preparados para isso”, disse.
25 kg de carne, 10 kg de arroz, 5 kg de feijão por dia para a delegação de Caraguá
No alojamento da delegação de Caraguá a refeição é preparada por uma equipe formada por uma nutricionista e oito cozinheiros, todos coordenados pelo diretor de alimentação escolar, técnico em nutrição, Manuel Vicente da Silva, o Manu. São servidas cerca de 250 refeições todos os dias, compreendidas entre café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite.
Os pratos são diversificados e os atletas têm no cardápio arroz primavera, macarrão alho e óleo, carne assada ao molho madeira, filé de frango grelhado e salada de repolho com maçã e presunto, além de frutas como sobremesa.
São preparados em cada refeição cerca de 10 Kg de arroz e 5 Kg de feijão, além de 25 Kg de carne por dia. “Procuramos sempre oferecer um cardápio variado, além disso, também atendemos solicitações de misturas diferentes”, disse Manu.
PMC

Educação divulga calendário de férias

A secretaria de Educação já programou o recesso escolar da rede municipal de ensino, período as escolas passarão por manutenção e reparos hídricos.
Para as escolas de Ensino Fundamental, as ferias iniciam no dia 10, com retorno dia 27. Nos Centros de Educação Infantil, o recesso será de 13 a 17 de julho.
Durante a pausa, os professores e auxiliares de desenvolvimento infantil estarão na EMEF Prof.ª Maria Elma em curso de capacitação. De 20 a 22, será a vez dos gestores e coordenadores participarem do curso.
Nas ferias, estagiários de pedagogia estarão ainda nas Unidades Escolares para oferecer aos alunos uma semana de reforço escolar. A recuperação terá uma hora e meia diária por grupo de estudo. Os estagiários serão capacitados e orientados pelas supervisoras de ensino no dia 8 de julho na secretaria de Educação.
PMC

Mais 55 alunos concluem Ensino Fundamental na EJA

A noite da última segunda-feira (6) foi de emoção para os 55 formandos da Educação para Jovens e Adultos de Caraguá. No auditório Maristela de Oliveira, da Fundacc, eles receberam o tão batalhado diploma de conclusão do Ensino Fundamental. Participaram da cerimônia o secretário municipal de Educação, Laércio Albarici, e o vice-prefeito, Antonio Carlos Jr.
Formaram-se 26 alunos da suplência I e 29 da suplência II, correspondentes ao 4º e ao 8º ano do Ensino Fundamental. Para Albarici, o Brasil ainda não aprendeu a dar valor para o supletivo. “Mas vocês sabem o quanto é árduo esse caminho”, disse. De acordo com o secretário, projeto assinado pelo prefeito Antonio Carlos tramita em Brasília para que, em Caraguá, a EJA seja vinculada aos cursos profissionalizantes do Instituto Federal (IF-SP). “Isso dará mais credibilidade e, consequentemente, chances de emprego a quem conclui os estudos dessa forma”.
Em Caraguá há 10 anos, a EJA é destinada àqueles que não tiveram acesso à escolarização na idade própria ou cujos estudos foram interrompidos. Neste sistema, os alunos tem a oportunidade de terminar o curso um período reduzido. O vice-prefeito Antonio Carlos Jr. se disse orgulhoso em participar da solenidade. “Cresci ouvindo que a única coisa que não podem tirar da gente é o conhecimento e hoje vocês agregam mais valor a esse bem”, disse. “Desejo que não parem por aqui, que esse seja só um passo na caminhada da vida”.
Para homenagear os formandos, as crianças do grupo ‘Doces Flautas ao Som do Mar’ apresentaram algumas canções. Houve também recital de poesias e apresentação de música pelos próprios alunos. Para Irani Pereira de Oliveira, 29, que concluiu a 8ª série, o certificado significa melhores chances de emprego. “Agora é terminar o colegial e, quem sabe, pensar na faculdade”, planejou.

Inscrições abertas para novas turmas
A secretaria de Educação está com matrículas abertas para as suplências I e II e para o Telecurso, correspondente aos (5º, 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental). Os interessados devem procurar as escolas municipais até 24 de julho, das 9h às 17h, para as inscrições.

Confira onde estudar:
EJA I:
1. EMEF PROF.ª MARIA THEREZA DE S. CASTRO
2. EMEF PROF. LUIZ RIBEIRO MUNIZ
3. EMEF PROF. OSWALDO FERREIRA
4. EMEF PROF.ª ANTONIA RIBEIRO DA SILVA
5. EMEF PROF. JORGE PASSOS
6. EMEF PROF. LUCIO JACINTO DOS SANTOS
7. EMEF PROF. ALAOR XAVIER JUNQUEIRA
8. EMEF MASSAKO SONE
9.EMEF PROF. JOÃO BAPTISTA GARDELIN

EJA II:
10. EMEF BENEDITA PINTO FERREIRA
11. EMEF PROF.ª. MARIA THEREZA DE S. CASTRO

Telecurso:
EMEF MASSAKO SONE
EMEF PROF.ª ANTONIA ANTUNES AROUNCA
EMEF PROF. LUIZ RIBEIRO MUNIZ
EMEF JORGE PASSOS
EMEFF LÚCIO JACINTO DOS SANTOS
EMEF ALAOR XAVIER JUNQUEIRA
PMc

Sarau literário encerra semestre letivo no Travessão

Encerrando o semestre letivo, os alunos do Centro Integrado de Educação Fundamental e Infantil Alaor Xavier Junqueira promovem o 1º Sarau Literário Olavo Bilac. O evento será quarta-feira (8), a partir das 10h, e é aberto ao público. Toda comunidade está convidada. Haverá esquetes, leituras de produções de Bilac e dos alunos.
No CIEFI, que fica no bairro Travessão, em parceria com a Fundação Educacional e Cultural de Caraguá, é desenvolvido o projeto ‘Oficina Literária para Crianças e Jovens’, para incentivar o gosto pela leitura, aproximando a criança dos mais diferentes autores, apresentando diferentes estilos e motivando a produção literária numa abordagem sócio-cultural.
O projeto atende hoje 410 crianças dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental em horário escolar, possibilitando a democratização da cultura literária.
PMC

Não percam o projeto Teatro a Bordo - Cia. Abaréteatro.

O Circo Navegador se apresenta com o espetáculo Om Co Tô? Quem Co Sô? Prom Co Vô? nos dias 8 de julho no Travessão e 11 de julho na Rua da Praia (centro de Caraguatatuba).
A Companhia Abaréteatro, em parceria com a EDP Bandeirante – distribuidora de energia elétrica do grupo EDP - lança dia 2 de julho, em São Sebastião, a segunda versão do projeto itinerante Circuito Teatro a Bordo, com espetáculos e oficinas que percorrerão inicialmente 17 cidades paulistas. A iniciativa inclui peças de teatro adulto, teatro infantil, teatro de bonecos, apresentações de circo e oficinas. Além do Abaréteatro, outros grupos se apresentarão no projeto, como Circo Navegador e De 4 No Ato. A maioria dos espetáculos tem inspiração no folclore, na cultura e na história do Brasil.
Veja a programação completa em anexo

www.circonavegador.com.br
Veja o vídeo no Youtube:http://br.youtube.com/watch?v=iKAXb3gFjUc
PMC

Alunos discutem o tratamento de água do município nas aulas de química

Os alunos das 2as. séries do Ensino Médio, da E.E. Comendador Mario Trombini, tem estudado sobre o tratamento de água no município de Caraguatatuba, nas aulas de química, tendo como referência o material do currículo oficial (caderno do aluno).
A professora faz a partir das atividades sugeridas no material pedagógico exercícios práticos e trabalho de campo contemplando temas locais. Com este propósito organizou uma visita a Estação de Tratamento de Água – ETA Rio Claro – que abastece uma parte do município onde está localizada a escola, no dia 25/06.
O engenheiro Jair Nunes, da SABESP acompanhou o grupo explicando sobre funcionamento da ETA. Segundo a professora Samira Salamene, os alunos ficaram muito empolgados, achavam que podiam beber qualquer água, e não imaginavam que era necessário tantos produtos químicos para que a água se torne potável.
A professora relatou ainda que o material pedagógico desperta o interesse dos alunos, favorecendo o envolvimento, principalmente pelas atividades práticas, como é o caso do filtro em garrafa PET e outras experiências utilizando materiais alternativos.
DREC

A Câmara e os números de Junho

A Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Caraguatatuba divulga os números da Produção Legislativa no mês de Junho deste ano. A proximidade com o Recesso de Julho não impede que os Parlamentares mantenham a média de trabalho do primeiro ano de Gestão.
Foram protocolados em Junho, na Câmara Municipal de Caraguatatuba, 112 Requerimentos, 237 Indicações, 1 Projeto de Resolução, 19 Projetos de Lei, 1 Projeto de Decreto Legislativo, 1 Projeto de Emenda à Lei Orgânica e 2 Moções, contabilizando 373 documentos protocolizados.
É sempre bom lembrar que os números acima citados não estão vinculados a aprovação para sanção ou leitura para envio.
Não há registros de Atendimentos ou Presenças. Os atendimentos estão relacionados aos contribuintes que solicitam Audiência com os Vereadores e as Presenças os contribuintes que vem assistir a Sessão de Câmara, seja ela Ordinária, Solene ou Extraordinária. A falta de registros vem das diretrizes adotadas pela atual Presidência, que repassou esta contagem diretamente para o Gabinete do Vereador.
Os números da Produção Legislativa, baseado no protocolo de documentos mantêm a alta do primeiro ano de mandato. Esta média não sofre interferência mesmo num mês próximo ao Recesso de Julho.
CMC

Vereadores retornam em Agosto

A Câmara Municipal de Caraguatatuba iniciou o seu Recesso de Julho na última quarta-feira – 1º de julho, com o seu término em 31 do mesmo mês. O retorno ao Expediente normal acontece apenas no dia 3 de Agosto, a partir das 12 horas.
Desde 2005 a Câmara Municipal de Caraguatatuba concede Férias Coletivas aos seus funcionários em dois períodos do ano: Julho e Janeiro. A medida, além de organizar as finanças do Legislativo, evita a redução de funcionários em determinado setor durante um período do ano.
Sendo assim os Funcionários e Assessores entram em Férias Coletivas a partir do dia 13 de Julho, com retorno ao trabalho no dia 28 do mesmo mês, a partir das 12 horas. Devido ao Feriado da Revolução Constitucionalista de 32, na semana anterior, no dia 9, haverá expediente até o dia 8, com a decretação de Ponto Facultativo no dia 10.
Provavelmente logo após o retorno das Férias Coletivas no dia 28 de Julho e do Recesso dos Vereadores no dia 3 de Agosto, haverá a Sessão Especial de Prestação de Contas do Prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB), para falar do semestre anterior, com base na Lei Orgânica Municipal (LOM).
CMC

Kazon consegue criação do Fundo de Habitação Popular

Omar Kazon, do PR, tanto lutou que conseguiu a criação do Fundo Municipal de Habitação Popular, em Caraguatatuba. O projeto de lei do vereador foi sancionado pelo Executivo, que já pode tomar atitudes para cuidar de famílias residentes em área de risco.
Com a medida, o Fundo dará suporte financeiro à política municipal de habitação voltada para o atendimento da população de baixa renda, podendo também financiar e implementar programas e projetos habitacionais de interesse social.
Segundo o projeto de lei de Omar Kazon, atual presidente da Câmara, os recursos em consonância com as diretrizes da política municipal de habitação serão aplicadas em urbanização de vilas e áreas irregulares, construção ou recuperação de unidades habitacionais, urbanização de lotes, aquisição de imóveis destinados a programas habitacionais de interesse social, melhoria das condições de moradia de habitações coletivas, regularização fundiária, entre outros.
O fundo será gerido pelo órgão da administração pública municipal encarregada da formulação e execução da política habitacional de Caraguatatuba.
“Esperamos resolver a problemática habitacional que temos em nossa cidade. As estratégias propostas devem respeitar, necessariamente, um viés político guiado pela democracia participativa e socioeconômica pautada pelo enfoque na população de baixa renda”, disse Omar Kazon.
Em sua justificativa, o vereador comentou que a política municipal de habitação de Caraguá se insere e um cenário que garanta a inclusão sócio-espacial e vise contemplar soluções para o acesso ao solo urbanizado e à moradia digna, que não se limite à construção de novas unidades habitacionais.
CMC

Neto Bota acompanha colocação de lombada no Travessão

O vereador do PSDB, José Mendes de Souza Neto (Neto Bota), esteve na manhã da última segunda-feira no bairro do Travessão, na Avenida José da Costa Pinheiro Júnior, onde foi construída uma lombada.
A pequena obra no local vinha sendo há algum tempo solicitado pelo parlamentar, que cobrava urgência nessa medida. “Diversos moradores vieram nos procurar. A segurança naquela rua vinha me causando preocupação e por isso o motivo dessa nossa luta”, afirmou.
No início de junho, Neto Bota protocolou na Câmara Municipal um requerimento, pedindo ao Poder Executivo a colocação da lombada na via do Travessão. A colocação de faixa de pedestre e placas, sinalizando área escolar, também foram implantadas.
Segundo o vereador, muitos carros que passavam pelo local, abusavam da alta velocidade, ocasionando graves atropelamentos, resultando em morte. “Já teve gente morrendo atropelada e outra com fratura no fêmur, e essa pessoa se encontra na cadeira de rodas hoje. Até quando teríamos que esperar para ser feito algo?”, indagou o parlamentar.
“Agradecemos a sensibilidade do prefeito, do vice-prefeito e da Ditran, que atendeu nossa reivindicação. Não só as autoridades, mas com certeza os munícipes do Travessão estão um pouco mais tranquilos com a construção da lombada”, diz.
Nesses seis meses de mandato, Neto Bota tem se mostrado preocupado com os munícipes. O jovem vereador não se omite em atender aos pedidos feitos a ele e acredita que é seu dever andar lado a lado com os caraguatatubenses.
“Sei que não solucionarei todos os problemas, mas serei sempre um batalhador pela população dessa cidade, que tanto amo. Estou e sempre estarei junto dos moradores de Caraguá, que assim como eu, querem cada vez mais uma cidade melhor”, falou Neto Bota.
CMC

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Ilhabela - VI Mostra de Dança Fundaci traz grandes companhias do Brasil em Ilhabela

A Prefeitura Municipal de Ilhabela, por meio da Secretaria da Cultura, e a Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela) realizarão nos dias 12, 14 e 19 de julho a VI Mostra de Dança Fundaci, em parceria com o Espaço Cultural Veja São Paulo e as secretarias municipais de Turismo e de Esportes.
A fim de incentivar o turismo cultural e proporcionar um grande intercâmbio entre as treze companhias participantes, os três dias de evento levarão ao palco do Espaço Veja um total de 20 coreografias de importantes grupos como Ballet Stagium, Cia. Única e Faces Ocultas, entre outras.
PMI

“Memórias do Mar” expõe réplicas de embarcações e telas de Martina Ficker

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Cultura e a Diretoria Náutica da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, realiza a exposição “Memórias do Mar”, a partir deste sábado (4/7), às 18h. A mostra prossegue na sede da Secretaria de Cultura, na Vila, até o dia 31 de julho.
Esta exposição traz diversas réplicas de embarcações confeccionadas por artesãos locais e telas da artista plástica Martina Ficker. Dentre as peças expostas estão algumas réplicas idênticas, em madeira, de traineiras feitas por Paiva de Souza, artesão morador do sul do arquipélago. Outro destaque fica por conta da réplica do famoso navio “Príncipe das Astúrias” feito por Simeão Borges. O navio é o segundo maior naufrágio das Américas, perdendo apenas para o Titanic. O acervo da exposição também contará com peças dos artesãos Pachaco, José Costa e Elias.
Para o secretário da Cultura de Ilhabela, Rogério Ribeiro de Sá - Professor Catolé, esta exposição é uma pequena amostra do que poderá fazer parte do acervo do futuro Museu Marítimo que a Prefeitura pretende instituir. “O mar está intimamente ligado à história de nossa cidade, portanto é preciso preservar e resgatar o passado do povo caiçara por meio de exposições como esta que fortaleçam a cultura náutica local, a educação de crianças e jovens e principalmente que incentivem o turismo”, comentou o Professor Catolé.
Martina Ficker – A artista plástica paulistana apresenta a exposição “Velas ao vento” dedicando suas telas à água, ao mar e aos esportes náuticos, permitindo ao observador uma agradável sensação de domínio das forças da natureza. Esposa do grande iatista Peter Ficker – medalhista em importantes competições internacionais - Martina tem na vela uma de suas paixões: “A multiplicidade das cores, o movimento da água e do vento são minhas grandes inspirações sem dúvida”, afirma a artista.
PMI

Ilhabela adere ao movimento “Um grau a menos”

A Prefeitura de Ilhabela aderiu ao movimento “One Degree Less”, da ONG Green Building Council Brasil, na manhã do último domingo (5/7) e se comprometeu em pintar o telhado do Hospital Governador Mário Covas Júnior, visando a redução do calor.
O prefeito oficializou a adesão pintando quatro telhas de barro ao lado de duas alunas da rede municipal de ensino e da Guarda Mirim da Polícia Militar que representaram o futuro do município.
Após a pintura simbólica Colucci assinou uma placa ao lado da Consulesa da Tailândia Thassani Wanick, representante da Ong, do deputado federal Edson Aparecido e das secretárias de Turismo Maria Inês Ferreira e Meio Ambiente Cristina Hirakawa. A placa está exposta no estande da Prefeitura (Secretaria de Turismo/Secretaria de Meio Ambiente) e Parque Estadual de Ilhabela, na Vila.
Para o prefeito de Ilhabela, é importante estar engajado em iniciativas como essa já que o município respira natureza. “Estamos comprometidos com a preservação e vamos fazer de tudo para conservar Ilhabela”, declarou.
A ONG foi criada em 2007 para auxiliar no desenvolvimento da construção sustentável no país, disseminando a prática de “construções verdes”. É um compromisso com o clima e bem estar das pessoas. No Brasil, a entidade lançou a campanha “One Degree Less” de maneira simples, apresentando telhados que captam menos calor do sol e assim auxiliam na redução da temperatura local. A Green Building Council Brasil tem o apoio de várias instituições não governamentais, órgãos públicos, políticos e artistas, como o sociólogo e ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso.
PMI

Ilhabela participa da cerimônia de abertura dos Jogos Regionais de Arujá

Cerca de 30 atletas e mais a comissão técnica de Ilhabela participaram da cerimônia oficial de abertura da 53ª edição dos Jogos Regionais, realizada na noite do último sábado (04/07) na cidade de Arujá. O evento que segue até dia 12 de julho reúne mais de cinco mil atletas de 55 cidades da Grande São Paulo, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte.
Para o desfile de delegações, Ilhabela entrou em quadra com seu time de futsal feminino, que disputa a competição a partir de terça-feira (07/07). A equipe de jiu jitsu também compareceu ao Ginásio Perfect Liberty, local onde foi realizada a cerimônia.
Logo após o desfile das delegações, a guarda mirim municipal de Arujá trouxe os pavilhões nacional, estadual e municipal. Presentes na platéia, o prefeito de Arujá, Abel Larini, o secretário Estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, e o secretário adjunto de Esporte, Lazer e Turismo do Estado, Flávio Brízida
PMI

Jogos Regionais: atletismo de Ilhabela termina 1º dia com uma medalha de prata e uma de bronze

Os atletas de Ilhabela que disputam os Jogos Regionais de Arujá já tem muito o que comemorar. Logo no primeiro dia de competição a cidade conquistou duas medalhas (uma de prata no salto em distância masculino e uma de bronze no arremesso de dardo feminino), além de bons resultados de atletas jovens que disputaram a primeira competição importante.
No sábado pela manhã, a primeira grata surpresa foi a medalha de bronze da atleta Jaqueline de Oliveira no arremesso de dardo feminino, além do quarto lugar de Sabrina de Luna na mesma prova.
Na sequência, um dos favoritos a medalha nos 100 metros rasos, o velocista Deissomar Santos fez o melhor tempo de sua semifinal (11seg07) e garantiu vaga para a final da tarde. No intervalo, correu os 400 metros com o também ilhabelense Adailton dos Santos, que ficou em sexto lugar.
Mesmo cansado, Deissomar Santos voltou para correr a final dos 100 rasos. Com um tempo de 11seg09 ele ficou em quarto lugar, há apenas 10 centésimos do primeiro lugar e medalha de ouro.
“Se tivesse feito o mesmo tempo da semifinal, tinha garantido a medalha de ouro. Mas valeu!”, comentou.
Mas o atleta não previa que o seu melhor resultado ainda estava por vir. No salto em distância, que não é sua especialidade, terminou com a segunda marca (salto de 5,86 metros) e levou a medalha de prata. Na mesma prova, Sohan Bello e Silva terminou em sétimo lugar.
Já no salto em distância feminino, Renata Gomes terminou em quarto lugar, enquanto Maria Cardoso Santana, em sexto.
Nos 800 metros masculino, José Paulo da Silva terminou a prova em 11º lugar. Paulo Ricardo de Souza Santos, no arremesso de dardo masculino ficou com o 9º lugar.
A última prova do dia para os atletas de Ilhabela foi os 5 mil metros masculino, que teve a participação de João Alves Araújo e Juliano Vicencia da Silva, que terminaram a prova com o 8º e 14º lugares respectivamente.
A atleta Tânia Aparecida Barbosa correu a prova dos 5 mil metros feminino, mas não agüentou o ritmo forte e abandonou a disputa.
Somente no sábado, Ilhabela havia computado 36 pontos no atletismo, sendo 19 no feminino e 17 no masculino.
PMI
 

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

São Sebastião - Além de mais barracas “Arraiá Caiçara” terá diversas atrações musicais

Em reunião com cerca de 80 pessoas de diversas entidades sociais da cidade, participantes do Arraiá Caiçara 2009, a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) ressaltou a grandiosidade do evento e da importância das comemorações juninas, além de informar aos barraqueiros sobre a inovação de alguns pontos das regras.
Inicialmente, 50 barracas estariam à disposição das entidades para participação, porém o número de interessados era muito maior. Com isso, a secretária, Marianita Bueno, fez um anúncio que alegrou os presentes. "Para que a festa seja uma oportunidade às entidades carentes de melhorarem suas condições financeiras, o prefeito Ernane Primazzi declarou que neste ano todos poderão participar, sem cortes ou exclusões dos interessados", notícia que foi recebida com uma grande salva de palmas. Ao todo serão 64 barracas, de 4x4 metros cada.
No Arraiá, como novidade, será instalada uma cobertura em frente às barracas, para que seja formada uma praça de alimentação, além de comodidade aos idosos, é um incentivo para que pessoas prestigiem as barracas por mais tempo. "Fora isso, teremos shows com artistas renomados e locais, e vamos premiar a barraca mais bonita, além dos ganhadores do Festival de Calouros, das quadrilhas e pau de sebo", comentou Marianita.
As atrações musicais começam logo no dia 09 de julho, a partir das 22h, com a dupla João Marcos e Juliano; no dia 10, a banda Cheiro de Fulô anima a festa; dia 11 é a vez de Balança Coração; fechando o final de semana, no domingo, dia 12, a dupla Rick e Renner se apresenta.
Ainda durante a semana a festa continua, com a banda Barriga Verde, na segunda-feira, dia 13; terça-feira, 14, a dupla Luciano e Lourival anima a noite; dia 15, se apresenta a dupla Dani e Paula; dia 16, será a vez dos Harry´s; 17, sexta-feira, abrindo mais um final de semana, a banda Barra da Saia sobe ao palco; no sábado a dupla Maurício e Mauri anima o evento e, no domingo, dia 19, encerrando o Arraiá Caiçara, Frank Aguiar faz o show.
Todas as apresentações musicais estão programadas para iniciarem a partir das 22h. O Arraiá Caiçara 2009 acontece de 9 a 19 de julho, na Praça de Eventos da Rua da Praia, no Centro da cidade.
PMSS

Alunos da rede municipal de ensino participam de concurso sobre 9 de Julho

Os alunos da rede municipal de Ensino de São Sebastião, através da Seduc (Secretaria de Educação), participaram de um concurso sobre o Dia 9 de Julho.
Entre redações e desenhos feitos por estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, foram 49 os trabalhos pré-selecionados pelas escolas e entregues para avaliação final, dos quais, nove melhores serão premiados com medalhas e diplomas a serem entregues na próxima quinta-feira, durante a comemoração da Revolução Constitucionalista de 32.
De acordo com a Seduc, além dos alunos premiados, as próprias escolas vencedoras receberão troféus pela participação. Segundo informações, serão escolhidos três desenhos da Educação Infantil e outros três do Ensino fundamental I (do 1º ao 5º ano), e três redações do Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano).
Serviço: A homenagem aos estudantes está prevista para ocorrer a partir das 9h, do próximo dia 9, no pátio da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo).
PMSS

Assembléia de Deus – Minstértio de Madureira comemora 31 anos em São Sebastião

O prefeito Ernane Primazzi prestigiou na noite do último sábado (04/07) o culto especial em comemoração ao aniversário de 31 anos da Igreja Assembléia de Deus – Ministério de Madureira, instalada na Rua José Pacini, no bairro da Topolândia. O evento reuniu centenas de evagélicos também de outras denominações, que lotaram a igreja e o trecho da rua em frente ao templo. Por cerca de quatro horas, pastores convidados inclusive de outros municípios paulistas enalteceram o trabalho de mais de três décadas desenvolvido em São Sebastião pelo pastor Manoel de Lima, presidente vitálicio da igreja.
Convidado para se pronmunciar no culto, o prefeito Ernane, também parabenizou a igreja pelo importante trabalho religioso e social no município, principalmente na recuperação de jovens alcançados pelo submundo das drogas. O chefe do Executivo também reforçou o convite aos pastores para uma reuniãono próximo dia 8 (quarta-feira), às 19h00, no teatro Municipal, ocasião em que serão definidos os detalhes de um grande evento evangélico que contecerá ainda este ano em São Sebastião.
As comemorações pelos 31 anos da Assembléia de Deus – Ministério de Madureira em São Sebastião prosseguiram na noite de domingo, sob o comando do seu presidente, o pastor José Soares (filho de Manoel de Lima), culminando com o batismo de novos membros.
Durante o evento, no sábado, destaques para as recordações do início das atividades na igreja no bairro da Topolândia e o trabalho missionário do pastor Manoel de Lima. O culto foi encerrado com uma comovente pregação do pastor Sérgio Félix, vindo de Atibaia para o evento e ainda pela apresentação da cantora Raquel Miranda, de Santos, que já tem dois CDs gospel gravados.
PMSS

Carreata arrecada centenas de peças para a Campanha do Agasalho 2009

O prefeito Ernane Primazzi e a primeira dama Roseli Trevisan (também secretária do Trabalho e Desenvolvimento Humano) participaram na manhã deste sábado (04/07) de uma carreata para arrecadaçãode vestimentas e cobertores da Campanha do Agasalho 2009. O evento foi promovido em parceria com a Sabesp e com a unidade do Corpo de Bombeiros de São Sebastião.
O gerente da Sabesp, José de Oliveira Paulo, também fez questão de participar de toda a carreata e cedeu veículos e funcionários para a arrecadação de agasalhos. Dois caminhões da estatal levaram grandes bonecos de pelúcia que animaram as crianças durante o evento, distribuindo guloseimas. Além dos carros da companhia de saneamento, a prefeitura deslocou unidades da Guarda Civil e os bombeiros dois caminhões do batalhão.
Os veículos acionaram sirenes e buzinas chamando a atenção dos moradores para participação na campanha. A carreata percorreu diversas ruas da Topolândia, Itatinga, Vila Amélia, Pontal da Cruz e bairro São Francico. O resultado do evento agradou os organizadores, pois a carreata arrecadpou centenas de agasalhos e cobertores. Todo o material será repassado para famílias carentes do município através do Fundo Social de Solidariedade.
“A nossa meta é superar o total de arredação dos anos anteriores e atender o maior número possível de pessoas. Estamos muito satisfeitos porque o sebastianense prova que é um povo solidário”, enfatizou a secretária Roseli Trevisan. A Campanha, de acordo com ela, terá prosseguimento durante todo o inverno.
O prefeito Ernane Primazzi destacou a parceria com os orgãos do governo do Estado, idealizadores da Campanha do Agasalho, como sendo de fundamental importância para amenizar os problemas dos mais carentes. Nessa linha, o chefe do Executivo também destacou as inúmeras atividades da área social da administração que vem arrecadando, por exemplo, milhares de toneladas de alimentos nos últimos meses, em eventos culturais e esportivos, também destinados à população de baixa renda.
PMSS

Encerrando a Festa de São Pedro prefeitura realiza Regata de Canoas e sorteio de uma canoa artesanal

Cerca de 50 participantes participaram da tradicional regata de canoas, realizada anualmente em Boiçucanga, Costa Sul de São Sebastião. O evento, promovido pelas Secretarias de Esporte e Cultura e Turismo, realizado na manhã de domingo, atraiu competidores dos bairros de Cambury, Paúba, Toque Toque Pequeno e Toque Toque Grande, além de participantes da Ilha do Montão de Trigo, Ilhabela, incluindo até um alemão, da cidade de Hamburgo.
Segundo um dos organizadores, Ercílio de Souza, foram realizadas 12 provas, nas categorias individual, dupla, infantil e feminina, sendo utilizadas canoas de regata e típica. O percurso, para os homens, foi de 2,4 mil metros. Mulheres e crianças até 15 anos remaram um total de 600 metros.
A equipe de Ilhabela venceu a maioria das provas, garantindo, mais uma vez, a hegemonia na competição. Os 15 ilhabelenses que participaram do evento são moradores de comunidades isoladas, caiçaras e pescadores.
Ilhabela levou ainda a canoa típica, sorteada ao final do evento. O sortudo foi Valter Clemente do Pinho, que irá ficar com a canoa por um período de dois anos, entregando-a novamente à Sectur para um novo sorteio. “Fico muito contente por ter sido sorteado e vou, com certeza, cuidar muito bem desta canoa”, fala Pinho.
A secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, e o vice-prefeito Wagner Teixeira, premiaram os inscritos com troféus e medalhas.

A Canoa “Seo Velácio”
Como parte da festividade, tradicional no bairro há mais de cem anos, aconteceu o sorteio da primeira canoa confeccionada pelas Oficinas Tradicionais, dentro das Oficinas Culturais da Sectur.
O artesão Geovani Rodrigues dos Santos, mestrecanoeiro, aproveitou uma árvore guapuruvu, caída em área de risco, para a confecção da canoa típica, que concluída ficou com 2,5 metros de comprimento por meio metro de largura (boca).
Segundo informações, o guapuruvu é uma árvore encontrada na Serra do Mar de vida relativamente curta em comparação a outras espécies, com uma média de 30 anos, e muito usada no artesanato visto sua madeira ser leve e de fácil manuseio.
Batizada de “Seo Velácio” a foi sorteada entre os pescadores artesanais “O ‘seo’ Velácio, que morreu no ano passado, era antigo pescador, muito conhecido em todo o município pelas grandes pescarias no Canal de São Sebastião; o cerco que fazia rendia até 2,5 mil tainhas”, disse o assessor de divisão Reinaldo Joaquim de Santana, conhecido como Contra Pino, que acrescentou ainda, que o ganhador assina um termo de responsabilidade com a Sectur e a Semam (Secretaria de Meio Ambiente), através da divisão de Pesca, pois a intenção é recupera-la após dois anos para um novo sorteio. “Essa é a forma que encontramos para que a canoa seja preservada”, comentou o assessor.
PMSS

São Sebastião participa da 13ª edição do Revelando São Paulo

O Revelando São Paulo, maior festa da cultura tradicional paulista, entra na sua 13ª edição. O evento será realizado no período de 08 a 12 de julho, no Parque da Cidade, no bairro de Santana, em São José dos Campos.
Neste ano, 79 cidades do Cone Leste Paulista, grande São Paulo, região bragantina e litoral do Estado, farão parte do evento. Além dos encontros de tropeiros, sanfoneiros, violeiros e carros de boi, o Revelando terá apresentação de congada, jongo, moçambique, catira, entre outras manifestações.
São Sebastião participará, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), já na abertura, que acontece no dia 8, às 10h, em frente a igreja São Benedito, Centro de São José dos Campos, com a saída do cortejo, levando a imagem de São Sebastião, homenageando a cidade.
No sábado, São Sebastião apresentará no evento as folias de reis dos Bairros Morro do Abrigo e Pontal da Cruz, além da folia de raízes do litoral. No domingo, último dia, é a vez do caiapó e congada do bairro de São Francisco.
De acordo com a Sectur, todos os dias do evento, de 8 a 12 de julho, haverá comidas típicas, como o azul marinho e a tainha assada, e os artesanatos tradicionais caiçaras, como a taboa e a aula aberta de panelas de barro.
Segundo o assessor de divisão da Sectur, Reinaldo Joaquim de Santana, conhecido como Contra Pino, dentro da proposta da administração, a Sectur visa mostrar, valorizar e fomentar os trabalhos da cultura tradicional caiçara em todos os eventos que participa.
PMSS
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Hotel Villa Di Capri

1º EICOT - Encontro Internacional de Contaminação Teatral
14 a 19 de Julho de 2009 - Sala ArtAud Nas Nuvens - Passeio Santa Fé - Rua Conceição, 180 - Centro - Ubatuba

Ubatuba - Programação:

14/07 – 3ª feira
14hs – Abertura
15hs / 19hs – Workshop – Energia (Parte I) – Officina ArtAud
21hs – Projeção - Pit & Sball

15/07 – 4ª feira
08:30hs / 12hs – Workshop – Animação de Bonecos (Parte I) – Cia. Fulô
14hs / 16:30hs – Workshop – Animação de Bonecos (Parte II) – Cia. Fulô
18:30hs / 22hs - Workshop – Energia (Parte II) – Officina ArtAud

16/07 – 5ª feira
09hs / 12:30hs – Palestra – Caminhos da Poética na Arte Atual (Parte I) – Luis Roberto Lopreto
14hs / 17.30hs – Palestra – Caminhos da Poética na Arte Atual (Parte II) – Luis Roberto Lopreto
21hs – Espetáculo teatral – Gilda – Officina ArtAud

17/07 – 6ª feira
14hs / 17:30hs – Workshop – Corpo e Interpretação (Parte I) – Pamela Duncan
20hs / 21hs – Espetáculo musical – Na Ginga do Som – Ao Som da Madeira
21hs – Espetáculo teatral – Línguas Discordantes – Confraria da Criação

18/07 - Sábado
13:30hs / 17hs - Workshop – Corpo e Interpretação (Parte II) – Pamela Duncan
19hs – Espetáculo teatral - Sancho & Quischi – Officina ArtAud
20hs / 21hs – Espetáculo musical - Na Ginga do Som – Ao Som da Madeira
21hs – Espetáculo teatral – Trottoir – Confraria da Criação

19/07 - Domingo
11hs / 15:30hs – Workshop – O Ator Criador e suas Histórias – Wolff Rothstein e Otávio Costa Filho
(OSC)

APCD e ACIU promovem curso para Formação em Auxiliar de Saúde Bucal

Ubatuba - A APCD- Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas em parceria com a ACIU- Associação Comercial de Ubatuba está oferecendo um curso para Formação em Auxiliar de Saúde Bucal, que será coordenado e ministrado pelo cirurgião-dentista e professor Mauricio Nunes.
O curso é reconhecido pelo CFO- Conselho Federal de Odontologia e teve início no último dia 26, mas ainda há vagas para as pessoas que estiverem interessadas em fazer o curso, basta entrar em contato com a ACIU pelos telefones 3834 1441 ou 3834 1445.
Equipamentos, Noções de Saúde Pública e Vigilância Sanitária, Controle de Infecção no Consultório, Reconhecimento de instrumental e Materiais Dentários, Comportamento no ambiente de trabalho e Motivação, Higienização e Ergonomia,
Revelação e montagem de radiografias são alguns dos temas abordados no curso.
O curso acontece sempre em três dias seguidos do mês (quinta e sexta das 19h00 às 22h00 e sábado das 8h00 às 14h00), com término no mês de outubro.
Para participar é necessário ter ensino fundamental completo e ser maior de 16 anos. Para a inscrição será necessário:
1 copia do RG e CPF
1 copia comprovante de residência
1 copia histórico escolar
1 foto colorida 3x4
Para obter mais informações entrar em contato com Vanessa pelos telefones: (12) 3632-8611 (12) 3632-8607 ou (12) 9182 4831.

Datas do Curso

JUNHO

– Apresentação do curso e O consultório
26 – Equipamentos
27 – Noções de Saúde Pública e Vigilância Sanitária

JULHO
23 – Controle de Infecção no Consultório
24 – Controle de Infecção no Consultório
25 – Instrumental e Aula Prática – Reconhecimento de instrumental

AGOSTO
13 – Materiais Dentários
14 – Materiais Dentários
15 – Comportamento no ambiente de trabalho e Motivação

SETEMBRO
17 – Aula Prática ­– Materiais Dentários
18 – Higienização
19 – Higienização e Ergonomia – INÍCIO DO ESTÁGIO

OUTUBRO
22 – Radiologia
23 – Aula Prática – Revelação e montagem de radiografias – ENTREGA DA PESQUISA
24 – AVALIAÇÃO
ACIU

ACIU informa:

Ubatuba - A palestra do Sebrae que seria ministrada hoje na ACIU foi transferida para o próximo dia 15 de julho (4ª Feira), às 19h00.
A mudança foi causada devido à um problema de saúde do facilitador.
Pedimos desculpas pelo transtorno.
ACIU

NOTA DE PESAR

Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba expressa seu profundo pesar pelo recente falecimento do comerciante Orides Baptista, 77 anos, que nos deixou neste domingo, 05.
Sr. “Batista”, como era mais conhecido, era eletricista de automóveis e proprietário da autoelétrica e mecânica "Ubatista" localizada no Pereque- Açu.
Neste momento de dor e consternação, manifestamos nossa profunda solidariedade desejando que Deus dê aos familiares e amigos a força necessária para superar a dor pela perda deste ente muito querido.
Recebam nesta hora difícil, nosso abraço de afeto e carinho.
ACIU

Promoção “Meu Pai Virtual”

Ubatuba - O Jornal Agito Ubatuba em parceria com a Associação Comercial de Ubatuba está promovendo a Promoção “Meu Pai Virtual”.
O pai vencedor será premiado com um Notebook. O sorteio será realizado no dia 10 de agosto, às 18h00 na Aciu (Rua. Dr. Esteves da Silva, 51- Centro).
Os associados da Aciu tem 20% de desconto na adesão da promoção.
Participe desta promoção você também!
Para obter mais informações entre em contato com Kakau 3833 9294.
ACIU

Fundart Informa

Ubatuba - História da Folia do Divino em Ubatuba Abre Exposição nesta Terça-Feira no Sobradão do Porto
Hoje, às 19h30, no Sobradão do Porto, será a abertura da exposição: " A História da Folia do Divino em Ubatuba". O evento comemora o 143º aniversário da Festa do Divino Espírito Santo em nosso município. Fotos, objetos, alegorias e outros elementos que constituem a tradicional manifestação da cultura caiçara farão parte da mostra que vai até o dia 26 de julho. Você poderá visitar a exposição, de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00. De quinta-feira (09/07) à sábado (feriado prolongado) abrirá das 18h00 às 22h00, nesses três dias.

No Auditório Fundart Lira do Amanhã – Coral Lirinha Coro da Lira e Grupo Concertada
Todos musicais, estes grupos apresentaram o resultado do trabalho da Banda Sinfônica Lira Pe. Anchieta, junto à Fundart, neste semestre. Sob a coordenação dos maestros Valdecy dos Santos e Amarildo da Hora, das professoras Leda Cardoso e Vera Tango, apresentaram repertório de musica erudita e popular.
Quarenta crianças ao todo, componentes do coral Lirinha e do grupo instrumental Lira do Amanhã, respectivamente, animaram o domingo à noite. O grupo Concertada, composto de seis elementos, cantando MPB, mais o Coro da Lira (20 figurantes) fecharam o programa musical do último domingo.

Programação final de semana

07– Terça

Abertura da Exposição “A História do Divino em Ubatuba”
20h00 Salão de Exposições do Sobradão do Porto

11 – Sábado
Apresentação da peça “A Fror da Roça”
21h00 Auditório do Sobradão do Porto

16 – Quinta-Feira
Noite Sertaneja
21h00 – Auditório do Sobradão do Porto
FUNDART

Ubatuba promoverá 1° Congresso Nacional de Educação no final deste mês

Ubatuba - Içami Tiba e Cristovam Buarque serão alguns dos palestrantes. Congresso será aberto a professores das redes municipal, estadual e particular, além de interessados
Entre os dias 28 e 31 de julho, Ubatuba será o palco do 1° Congresso Nacional de Educação, que terá como tema “Desenvolvimento Humano: A Escola Brasileira e o Compromisso com o Mundo”. O evento acontecerá nas escolas municipais Tancredo de Almeida Neves, Padre José de Anchieta, e na Avenida Iperoig, em espaço especialmente montado na Praça de Eventos.
Todos os professores da rede municipal de ensino participarão do Congresso, que este ano substitui a Semana da Educação, com algumas novidades, como a possibilidade da participação de professores das redes estadual e particular e de interessados nas novidades que permeiam a Educação.
Convidados
Para a abertura no dia 28 de julho, o palestrante convidado é o Dr. Içami Tiba, médico pela Faculdade de Medicina da USP, psiquiatra pelo Hospital das Clínicas da FMUSP, professor-supervisor de Psicodrama de Adolescentes pela Federação Brasileira de Psicodrama e membro da Equipe Técnica da Associação Parceria Contra Drogas, autor de várias obras dentre elas “Quem Ama Educa”. Na noite de 29 de julho, a palestra será realizada pelo professor José Pacheco, responsável pela implantação da Escola da Ponte de Portugal. Dr. Lino de Macedo, professor Titular na área de Psicologia do Desenvolvimento e Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo será o palestrante da noite de quinta-feira, 30. O encerramento deste 1° Congresso contará com a presença do ex-ministro da Educação e senador Cristovam Buarque, que realizará a palestra “A Escola Brasileira e o Compromisso com o Mundo.”
Parceria
A realização deste 1° Congresso Nacional de Educação é o resultado de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Educação e o Grupo Educacional Uninter, que no ano de 2008 participou da realização da Semana da Educação.
As inscrições podem ser feitas a partir da próxima segunda-feira, 6, exclusivamente pelo site www.grupouninter.com.br/ubatuba. Os professores da rede municipal de ensino de Ubatuba deverão acessar esse site e escolher as palestras, oficinas ou mesas de debate das quais pretendem participar, em seu respectivo horário de trabalho. As inscrições para os professores da rede municipal serão gratuitas.
Para os demais interessados será cobrada taxa de inscrição com liberdade de escolha não apenas das atividades, mas também dos horários que quiserem participar.
As palestras do período noturno terão início sempre às 19 horas e deverão acontecer na Praça de Eventos, em uma estrutura fechada especialmente montada para a ocasião.
A programação completa e mais informações podem ser obtidas no site www.grupouninter.com.br/ubatuba.  (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
PMU

Banco do Povo contribui para formação de novas empresas em Ubatuba

O Banco do Povo Paulista de Ubatuba, fundado em 2002, com o objetivo de conceder financiamentos a pessoas físicas e a pessoas jurídicas, já financiou, até o mês de maio de 2009, R$ 1.178.797,96. O financiamento do Banco do Povo tem o objetivo de ajudar o microempresário a comprar equipamentos, ferramentas, mercadorias e matérias-primas, além de consertar máquinas ou formalizar a empresa. O Banco do Paulista localiza-se na Rua Dona Maria Alves, 865 no prédio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, telefones: 3833-7880 e 3833-7884.
São histórias, como a de Carolina Sousa Nascimento, que foi sacoleira durante muitos anos, vendendo suas mercadorias em casa, de porta em porta, em escritórios e repartições públicas. Em 2006, Carolina, ficou sabendo sobre o Banco do Povo Paulista, e através deste programa de micro-crédito do governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura Municipal, fez seu primeiro financiamento e montou uma loja de roupas masculina, feminina e infantil, deixando a vida de sacoleira para se estabelecer em um ponto fixo no Bairro Estufa I, onde ela mora.
Esta parceria entre a empreendedora e o Banco do Povo Paulista deu tão certo que ela fez, em 2008, um segundo financiamento para abrir mais uma loja, desta vez no centro da cidade. Os negócios cresceram tanto que com a abertura de sua segunda loja a empreendedora arrumou uma sócia. Os planos não param por aí, ela tem como meta abrir mais uma filial.

Para conseguir um financiamento, é preciso:
Estar produzindo no município, há mais de seis meses, com firma aberta ou não; residir ou ter negócio há mais de dois anos no município e ter endereço fixo. Não ter restrições cadastrais no nome (SCPC/SERASA); ter faturamento bruto de até R$ 240.000,00 nos últimos 12 meses; ser maior de idade ou emancipado; ter avalista sem restrições cadastrais.

O Banco do Povo Paulista não financia:
Pagamento de dívidas; crédito pessoal; crédito imobiliário; aquisição de mercadorias sem nota fiscal; aquisição de veículos para passeio ou para locomoção diária, salvo se o veículo for estritamente necessário para o negócio; mão-de-obra e encargos sociais diretamente alocados ao empreendimento formal ou informal; equipamentos usados financiados diretamente de pessoa física; empreendimento que execute atividade ilegal, como a comercialização de produtos contrabandeados, marcas piratas, itens que firam a legislação ambiental, entre outros e aquisição de participação societária. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
PMU

Futebol Feminino ganha Bronze nos Jogos Regionais

A equipe de futebol feminino de Ubatuba conquistou a medalha de bronze dos 53º Jogos Regionais, na manhã desta segunda-feira, 6. A equipe, treinada por Jessé Gomes venceu o time de Itaquaquecetuba por quatro a zero, em partida disputada no campo do Juventude. “Foi uma vitória da superação”, disse Gomes. “É a terceira medalha do futebol ubatubense e a primeira conquistada pelo time feminino. Muitas enfrentaram grandes dificuldades para chegar até aqui e agora merecem curtir esse momento”, completou o treinador. Os gols de Ubatuba foram marcados por Meire (2), Tati e Viviane. A emoção tomou conta das jogadoras e da comissão técnica após a partida e durante a cerimônia de premiação.

Masculino dá adeus aos jogos
O time de futebol masculino de Ubatuba se despediu dos Jogos Regionais no último domingo, ao perder para Guaratinguetá por dois a zero. O primeiro tempo do jogo foi truncado e os gols só saíram na segunda etapa. Ubatuba teve chance de empatar o jogo, mas perdeu um pênalti, quando a partida estava um a zero e Guará aproveitou o momento para ampliar o placar. “Gostaria de deixar os jogos com uma medalha, mas não foi possível. Os atletas deram o melhor de si, mas ainda não foi dessa vez”, comentou o técnico André Paulo. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
PMU

CINEMA

Cine Porto – 3833 -2066
Semana de 01/07 a 09/07/2009

ATENÇÃO!!!!!! Dia 1º de Julho
LANÇAMENTO MUNDIAL !!!!!!
“A ERA DO GELO 3”


Durante o mês de Julho não teremos a”QUARTA MALUCA”
Nosso site : www.cinemasdolitoral.com.br
 

Em algum lugar do passado

Ubatuba - Releitura da musica tema do filme "Em algum lugar do passado" com imagens de Luiz Tolosa e edição e Emilio Campi:


 

Poesia Topo

Anuncie

Rio da Serra

Há cinquenta milhões de anos
que o rio está no mesmo lugar,
o que mudou foi a Serra
que separou o Brasil da terra
banhada pelo mar.
E o rio transforma quartzo em areia,
transforma ouro em pó
e leva-os para o oceano,
que devolve-os para a praia,
que se põem a brilhar...
Será que é só
para meu amor passar?

Félix Cabral

PROCURA..

Procuro saída para meus pensamentos...
Sinto ausência de que me entendam....
Tento gritar... vociferar...verbalizar...
Dizer da falta que o outro me faz...

Não... não sou uma ilha...
Meu continente é extenso...
Perpassa o Brasil... a Birmânia...
O continente africano... oceânico...

Com vergonha...

Meu coração estranha sentidos nas entranhas...
De que ouçam os roncos que o estômago...
Quase surdo do outro denuncie...
A fome que estranho.

Procuro... com vergonha...

Aguçada... faminta de mim...
De meu estranho... continente sem vergonha...
Da procura ao sair da ilha...
Dos continentes que não estranho....

Com vergonha... dos continentes em mim?

Africano... Africano...
Oceânico... Oceânico...
Sul americano... Sul americano...
Em mim?

Da fome estranha...
Dos ossos expostos... Com vergonha?


Procuro saída em minha procura...
De que me entendam... De que não me torne surda;
E nem desnuda...
Das ilhas e dos continentes...
Em mim????

Procura estranha,
Com vergonha? De ilhas que se afastam de mim...
Chegarão a continentes afins?
Africanos? Oceânicos? Sul Americanos?
Sempre assim... Continentes sem fim?

LOURDES MOREIRA
Profª da Rede Municipal e Estadual de Ubatuba


 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Assalto em Minha Pousada

Bom dia Senhores, primeiramente nós da Pousada Marazul no Itaguá gostaríamos de agradecer o pronto atendimento da policia Militar de Ubatuba. Chamados, estiveram aqui 4 viaturas e duas motos, agiram com rapidez e eficiência detendo um suspeito para averiguação, este sendo menor. Conduziram toda a situação com muita educação e acalmando os hóspedes envolvidos, todos ficaram impressionados com a atenção da polícia.
Ficamos assustados com as ameaças violentas e a rapidez do assalto.
Os objetos roubados provavelmente não serão encontrados, nos reta agora correr atrás dos documentos, cartões,etc.
O maior dano porém acreditamos que é para a cidade de Ubatuba. Após um árduo trabalho de marketing de uma operadora de mergulho, para convencer uma grande escola de São Paulo que opera normalmente em Parati, este final de semana eles vieram experimentar os nossos serviços e se aprovados poderiam mudar o seu centro de operações para Ubatuba.
Após este lamentável episódio de violência, todos os esforços de empresáriois desta cidade vão por água a baixo.Perdem o setor de mergulho, náutico, hotelaria, restaurante, bares e comércio em geral, pois estes clientes tem grande potencial de consumo.

Ciro e Rosangela
Ubatuba - SP

CARTÕES DE CRÉDITO GRATUITOS
Informando filiados ao Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública de Ubatuba.

Fez um ano, na sexta feira 03 de julho, da eleição para a Diretoria do Sindicato. Participamos dessa eleição na qualidade de candidato a Vice-Presidente. Quando convidado deixamos claro que queríamos uma administração séria, clara e transparente. Não foi a disposição que encontramos, em alguns membros da diretoria que já participavam da diretoria anterior, ao assumirmos.
Com a participação da Sra. Presidente, Profa Elizabeth Teixeira Leite Isnard Santos e alguns dos integrantes da Diretoria (infelizmente poucos), iniciamos um trabalho de mudanças de rumos no relacionamento com a Prefeitura, Câmara Municipal, outras entidades e na elaboração e apresentação do Boletim Sindical. Nesses itens houve modestos avanços pese ao lastro negativo existente.
Nosso objetivo maior era abrir as contas e ações do Sindicato, em total transparência, aos filiados e a toda a comunidade. Não tivemos êxito. Pese a constar, essa transparência, prevista no Estatuto e sendo requerida em documentos protocolados na sede do Sindicato.
Procedimentos de abafa e ocultação, apoiados por interferências de outras entidades sindicais, (o que é intolerável) tem impedido que as contas do Sindicato fossem fixadas, todos os meses, nos quadros de avisos da Sede, publicadas no Boletim Sindical e que, as aprovadas, na Assembléia Geral, correspondessem à realidade, como exigido de quem trabalha com recursos dos filiados. Insistiremos para conseguir a transparência e mudar o que está errado.
Felizmente nada permanece oculto para sempre. Por força do acaso apareceram as conseqüências de contratos irregulares assinados pela Diretoria Anterior e, dos quais, não existiam cópias assinadas na Sede do Sindicato.
O primeiro impacto foi com um contrato com a RADEC-VIVO, para o fornecimento de 100 (cem) celulares para o Sindicato. Não sabemos o que se pretendia com esses 100 (cem) celulares. Não nos foi explicado. O que sabemos e tivemos que resolver é: “Por não ter sido devolvidos em tempo, honrado o contrato e pago a multa rescisória, o nome do Sindicato esteve no SERASA, de janeiro a maio/09”. Limpar o nome custou R$ 2.234,50 (dois mil e duzentos e trinta e quatro reais e cinqüenta centavos). A maior parte da Diretoria não quer aplicar o Estatuto aos conhecidos responsáveis. Assim determina:
Artigo 77- O membro da Diretoria perderá seu mandato quando:
a)Praticar violações do presente Estatuto;
b)Dilapidar o patrimônio do Sindicato.
Artigo 69- O dirigente sindical ou associado que produzir dano patrimonial culposo ou doloso, responderá civil e criminalmente pelo ato lesivo.
O segundo problema é mais grave. Em julho de 2007, a Diretoria Anterior, assinou contrato com a EMBRATEC- GOOD CARD para fornecer, de graça e a todos os filiados, Cartão GOOD CARD. Os dados dos filiados foram fornecidos para a empresa sem consentimento dos mesmos. Não foram consultados. Parte, desses cartões, todavia dormem no Sindicato. Os filiados não foram comunicados de sua existência. Duas semanas atrás retirei o meu, quando soube que estava lá. A leviandade era tanta que mesmo constando na minuta de contrato existente na Sede do Sindicato, a obrigação da Diretoria do Sindicato informar os usuários, a Diretoria, não o fez. Assim rege a minuta do contrato:
“3-1-8 Entregar os cartões aos portadores no prazo máximo de 30 (trinta) dias a contar da data de recebimento dos mesmos e a devolver à ADMINISTRADORA, devidamente firmado, o protocolo de entrega dos cartões, em até 30 (trinta) dias corridos contados da entrega dos cartões, presumindo-se como recebidos se não houver essa devolução”(SIC)
Na SEDE DO SINDICATO não existe cópia do contrato assinado. A minuta existente é draconiana e responsabiliza o Sindicato pelas faturas dos usuários e por todos os débitos que eles deixarem de pagar. Ao Sindicato cabe cobrar dos usuários o que eles gastaram.
Por esses serviços o Sindicato nada recebe. Só cabem ônus.
A inadimplência dos usuários do Cartão GOOD CARD já ocasionou um rombo superior a R$ 20.000,00 (vinte mil reais). Até maio/09.
A manutenção do cartão é de R$ 2,16 (dois reais e dezesseis centavos) por mês. Também é paga pelo Sindicato. É um presente para o usuário. Com essa manutenção o Sindicato já teve um rombo superior a R$ 15.000,00 (quinze mil reais).
A manutenção do último mês custou ao Sindicato R$ 784,08 (setecentos e oitenta e quatro reais e oito centavos) ou o correspondente a 363 (trezentos e sessenta e três) cartões. Informo que só 169 (cento e sessenta e nove) cartões estavam liberados em maio passado.
Essas despesas, com o cartão GOOD CARD, foram omitidas ao Contador e não foram registradas na contabilidade do Sindicato. Conhecido o fato, semana passada, a meu pedido, a Sra Presidente encaminhou a documentação ao Contador para apurar os rombos exatos e reformular as contas de agosto de 2007 a maio de 2009. Verificado o erro a aprovação de contas torna-se nula.
O mais grave é constatar que solicitada a rescisão imediata do contrato e tomar as providências previstas no Estatuto contra os responsáveis, só a Sra. Presidente e o Prof Alfredo Fragoso votaram favoravelmente. O documento recebeu, parecer favorável e pedido de providências da Assessória Jurídica.
Esgotadas as providências internas não posso ser omisso e considero dever de filiado e de Vice-Presidente vir a público e informar os filiados. São apenas dois casos. Havendo interesse os filiados poderão ser informados de outros assuntos. A Sra Presidente não está podendo agir como gostaria.

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba, 07-07-09.

Caros da linda cidade Caraguatatuba,

Sou Anai K. Reis, Não tenho conhecidos nesta cidade.
Sou Farmacêutica Industrial e Bioquímica, nasci no Interior de São Paulo - Tupã-SP fui para o Nordeste fazer especialização,
gostaria de voltar para alguma cidade do meu estado e se voce conhecer alguma farmácia que esteja precisando de farmacêutico peço a fineza
de me dá uma força e indicar o contato.
Desde já muito grata pela atenção, e auxilio.

Anai Reis - Farmacêutica
anaykreis@yahoo.com.br

Convite para inauguração de biblioteca comunitária em Itamambuca

A SAI - Associação Amigos de Itamambuca, convida todos para a inauguração da Biblioteca Comunitária “ALDHEMAR JOSÉ DE FREITAS”, instalada na sede da Associação em parceria com a Escola Municipal Honor Figueira.
A biblioteca, idealizada e administrada pela SAI, contou com doação de livros e microcomputadores de seus associados que estarão à disposição dos alunos da escola bem como da população do bairro, atualmente carentes de um estabelecimento deste tipo.
O evento contará com representantes da Associação, da Prefeitura Municipal, da Escola e da comunidade local.

Local: Av. Itamambuca, 1021 – Itamambuca – Ubatuba – SP
Data: 09/07/2009
Horário: 11h

Esperamos contar com a presença de V.S., bem como divulgação em vosso meio de comunicação desta importante e inédita iniciativa da sociedade civil da região.
Desde já colocamo-nos para eventuais esclarecimentos e dúvidas.

Atenciosamente,

Luiz Eduardo Abate de Siqueira
Diretor de MKT & Comunicação
SAI – Associação Amigos de Itamambuca

Nossos Comerciais!

Um dia na S.O.S. Cão Caraguá


Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia do Sapé  © Luciano Cancelier

Praia do Sapé
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor