Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 09 de Julho de 2009 - Nº 2109 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região
Dia Do Saresp Nas Escolas Estaduais Do Litoral Paulista

Caraguatatuba
Caraguá participa do Campeonato Nacional de Supino
Caraguá prevê 15 mil turistas para o feriado prolongado
Poesia de Olavo Bilac encanta alunos do Travessão
Saúde recebe mais cinco ambulâncias novas
Trabalhadores participam da Campanha de Trânsito 2009
Comissão do Gás visita Paulínia
10 anos de criação.....10 Ordenações
Vem aí a 1ª Copa feminina de Futebol Society “Santa Clara”
Fóruns Sociais Paroquiais
Missão jovem em Caraguatatuba.

Ilhabela
Ponto Facultativo
Delegação de Ilhabela conquista nove medalhas na primeira semana de Jogos Regionais
Dupla sertaneja Cezar e Paulinho abre programação de shows populares nesta quinta
Prazo de inscrição para concurso de poesia acaba no próximo dia 14

São Sebastião
Cultura indiana é atração deste fim-de-semana em São Sebastião
Câmara de São Sebastião entra em recesso parlamentar
Basquete de São Sebastião garante vitórias nos Regionais
Crianças do Viração encerram semestre com Festa Julina
Projeto Jundu incentiva crianças de Boracéia a preservarem o meio ambiente
São Sebastião participa da abertura da 8ª edição do Revelando São Paulo – Vale do Paraíba expondo sua imagem e sua história
Vereadores de São Sebastião aprovam LDO com um voto contrário

Ubatuba
Associação Comercial de Ubatuba: Mais uma conquista histórica
Empresários ligados ao turismo podem aderir ao Projeto “Circuito Litoral Norte”, do Sebrae
Saiba como evitar roubos em residências durante as férias escolares
EM Marina Salete encerra semestre com várias atividades
Ubatuba fará barreira contra nova gripe durante feriado
Comitiva da África do Sul chega a Ubatuba no próximo dia 14
Proerd forma segunda turma de alunos da rede municipal deste ano
Festa da Mandioca começa nesta quinta-feira em Ubatuba
Secretaria de Turismo passa a funcionar em novo endereço
Sorteado do “Show de Prêmios” recebe fogão da Prefeitura

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Dia Do Saresp Nas Escolas Estaduais Do Litoral Paulista

Litoral Norte -Todos os educadores da rede estadual realizaram no dia 07/07 (terça-feira) uma “parada” nas escolas para um grande debate sobre os resultados do Saresp 2008. Cada equipe escolar discutiu os resultados e elaborou um plano de ações para melhorar os índices na próxima avaliação, o que significa melhorar o aprendizado dos alunos.
São 230 mil educadores em toda a rede do Estado, e, no Litoral Norte, nos quatro municípios (Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela) a rede conta com 822 professores efetivos e 548 não efetivos, num total de 1370 professores na região.
A Diretoria Regional de Ensino acompanhou de perto toda a ação do “Dia do Saresp” nas unidades escolares sob sua jurisdição, marcando presença na maioria das unidades escolares com seus Supervisores de Ensino e Professores Coordenadores, e através de Videoconferência diretamente da Rede do Saber, com participações especiais da Dirigente de Ensino, Edina Paula Roma Teixeira, a Supervisora Marta Senghi Soares e a Professora Coordenadora da Oficina Pedagógica, Sandra Regina Pontes Carvalhaes interagindo com todos os professores da rede estadual na região. Assim, muitas dúvidas foram esclarecidas pela Supervisora Marta e PCOP Sandra Regina no momento da Videoconferência e por e-mail para as escolas durante todo o dia.
A Dirigente de Ensino falou aos educadores na Videoconferência lembrando que: “Estes indicadores (índices do Saresp 2008) são de extrema relevância para tomada de decisões dos educadores nos níveis central, regional e local. Não podemos nos esquecer de que o Saresp é um dos indicadores do IDESP, junto com a Evasão e Retenção”. Em seguida dirigiu-se aos PCs, lembrando-lhes sua condição de porta voz entre a direção e os professores e acrescentou: “Sua função deve ser centrada na gestão de qualidade de Ensino, com ações sempre voltadas para os resultados na aprendizagem”. Aos professores, de um modo geral, a Dirigente de Ensino falou que espera continuar contando com o comprometimento de todos com a Educação, e aos diretores lembrou o respeito que tem pela capacidade de todos em conduzir o processo ensino- aprendizagem na sua escola para melhoria da qualidade de Ensino.
Edina Paula Roma Teixeira finalizou sua participação com as seguintes palavras: “Professores, Coordenadores e Diretores, não esqueçam que nós temos o 4º. melhor
resultado do Estado de São Paulo. Porém, não é tudo! Com empenho e dedicação vamos continuar, pois, a nossa meta é o sucesso escolar. É o seu sucesso, professor, é o sucesso do seu aluno, é o sucesso da sua escola! E, o sucesso de todos depende de cada um de nós!”
(Fonte: DRE-Caraguatatuba)


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Caraguá participa do Campeonato Nacional de Supino

Caraguatatuba - O “Lendário”, como é conhecido B.A Oliveira, professor de Educação Física e atleta de Caraguá, irá representar o município neste sábado (11), no 7º Campeonato Nacional de Supino, na cidade de Porto Seguro (BA).
O atleta é competidor desde 1994. No campeonato nacional já subiu ao pódio quatro vezes na primeira colocação, chegando à marca de 190 kg. Conseguiu títulos importantes como o de campeão paulista, brasileiro e o bicampeonato mundial. “O supino é realmente minha paixão. Nele eu me identifico”, disse B.A.
O supino, uma modalidade de levantamento de peso, é um exercício para o fortalecimento da região muscular peitoral. Se bem desenvolvido, ajuda na correção da postura e melhora a estética do tronco. As vantagens desta prática estão relacionadas ao bom condicionamento físico, força, saúde física e mental.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá prevê 15 mil turistas para o feriado prolongado

Caraguatatuba - Festival da Tainha é uma das atrações que agita a cidade
No próximo final de semana, feriado prolongado de 9 de Julho, são aguardados cerca de 15 mil turistas na cidade, que vão poder apreciar as delícias do 6º Festival da Tainha, no entreposto de pesca do Porto Novo.
O festival, que vai até domingo (12), das 12h à meia-noite, é uma iniciativa da secretaria de Turismo e Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).
A abertura oficial será nesta quinta-feira, às 18h. No mesmo dia, às 19h30, haverá puxada de rede e maculelê, encenados pelos alunos das oficinas da Fundação Educacional e Cultural de Caraguá. Para encerrar a noite, o cantor Bruno Carvalho se apresenta às 20h30, com o melhor do pop-rock.

Plantão
Nesta sexta-feira (12), ponto facultativo em quase todas as repartições da prefeitura de Caraguá, a coleta de lixo será normal. Os setores da prefeitura, como Dívida Ativa, Tributação, Cadastro, Fiscalização do Comércio e Contribuição de melhorias, estarão de plantão, na sexta, das 11h às 16h.
Na secretaria da Saúde, o setor de transportes estará de plantão para as emergências que necessitem das ambulâncias. Tel. 3882-2531 ou 3897-2115.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Poesia de Olavo Bilac encanta alunos do Travessão

Caraguatatuba - As crianças do projeto ‘Oficina Literária’, do Travessão, apresentaram nessa quarta-feira (8) os frutos de seis meses de trabalho e pesquisa. Elas reuniram amigos e familiares para o ‘1º Sarau Literário Olavo Bilac’. O evento foi no pátio do Centro Integrado de Educação Fundamental e Infantil Alaor Xavier Junqueira e encerrou as atividades do semestre letivo.
Participaram os 410 alunos dos 4º e 5º anos da CIEF, que montaram esquetes e shows musicais, leram produções próprias e do autor homenageado. As coordenadoras do projeto, Janaina Saturnino e Janaina Passos, explicam que Olavo Bilac foi escolhido pela métrica de sua poesia. “Ela é muito sonora, de fácil assimilação para quem está começando a entender literatura”, disse Saturnino.
Para Samantha Delfino, de 9 anos, que apresentou uma pesquisa sobre a vida de Bilac, agora é esperar a volta às aulas para conhecer novos autores. “Estou ansiosa, gosto muito de poesia”, disse.
A Oficina Literária é desenvolvida em parceria com a Fundação Educacional e Cultural de Caraguá. O objetivo é incentivar o gosto pela leitura, aproximando a criança dos mais diferentes autores, apresentando vários estilos e motivando a produção literária numa abordagem sócio-cultural.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Saúde recebe mais cinco ambulâncias novas

Caraguatatuba - As viaturas vão atender pacientes dentro do município
A secretaria de Saúde recebeu hoje cinco ambulâncias Saveiro. As viaturas devem atender principalmente os pacientes que precisam ser removidos dentro da cidade. O setor conta agora com 20 novos carros.
O vice-prefeito Antonio Carlos Jr. entregou as chaves dos veículos para a secretária de Saúde, Maria Inês Fazzini Biondi, que agradeceu a atenção que a Saúde vem recebendo. Júnior afirmou que os pacientes serão transportados com mais conforto e segurança.
A frota da secretaria de Saúde conta agora com cinco Vans, um Gol, duas ambulâncias Sprinter, uma ambulância UTI, cinco ambulâncias Saveiro e seis Gols para o Programa Saúde da Família (PSF). As Sprinters tem teto alto e ar- condicionado, assim como as Vans.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Trabalhadores participam da Campanha de Trânsito 2009

Caraguatatuba - A Divisão de Trânsito (Ditran) realiza nos meses de junho e julho a Campanha de Trânsito 2009, destinada aos colaboradores e contratados do Consórcio Caraguatatuba. O objetivo é orientar sobre sinalização, multas e infrações aos pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores de veículos leves e pesados.
O projeto teve início no dia 22 de junho e abordou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e o Programa de Educação da Ditran. Os funcionários das frentes de trabalho se encontram em grupos com um agente de trânsito que os orientam na condução de veículos e respeito aos ciclistas e pedestres.
Todos os dias os trabalhadores participam do Diálogo Diário de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (DDSMS), que trata de temas relacionados à campanha. São entregues folders informativos e questionários que avaliam os conhecimentos adquiridos em cada semana.
A Ditran também disponibilizou um stand no refeitório da empresa, para atender aos funcionários. “O objetivo é conscientizar sobre as normas de trânsito e esclarecer dúvidas”, explica o diretor da Ditran, coronel PM Milton Pouza Júnior.
Para o encerramento da campanha será realizado um concurso de redação com o tema “Trânsito Seguro em Caraguá”. Os textos serão avaliados pela Ditran, Equipe de Segurança do Trabalho e Equipe de Comunicação Social do Consórcio Caraguatatuba, que selecionarão, as três melhores redações.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Comissão do Gás visita Paulínia

Caraguatatuba - Os Vereadores integrantes da Comissão de Assuntos Relevantes sobre a Base de Gás da Petrobrás (CAR/Gás), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, visitaram no final do mês passado a Refinaria e a cidade de Paulínia, na região Metropolitana de Campinas. O objetivo foi o de verificar quais as mudanças causadas depois da instalação do empreendimento na cidade.
A CAR do Gás é composta pelos Vereadores Pedro Ivo de Sousa Tau – Pedro Ivo (DEM), Presidente; Celso Pereira – Celsinho (DEM), Relator e Cristian Alves de Godoi – Baduca Filho (PDT), membro e nesta visita a cidade de Paulínia, ocorrida no dia 25 de junho, apenas o Vereador Baduca Filho faltou e os Vereadores restantes estiveram acompanhados do Assessor Jurídico Felipe Alves.
O objetivo da CAR do Gás é analisar as cidades que tenham equipamentos da Petrobrás (Petróleo Brasileiro S.A.) e observar como resultou o progresso daquela cidade, salientando se foi ordenado e organizado e proporcionou melhoria na qualidade de vida de seus moradores, em comparação com o aumento no Orçamento Municipal.
Segundo o Presidente da CAR do Gás A Refinaria de Paulínia foi inaugurada nos anos 70, sendo a maior da América Latina, assim como a UTGCA – Unidade de Tratamento de Gás “Monteiro Lobato” de Caraguatatuba será a maior da América Latina para o tratamento de Gás. Enquanto Caraguatatuba tem 1 milhão de metros quadrados de área, a Replan – Refinaria de Paulínia – tem cerca de 10 milhões de metros quadrados de área.
Um dos fatos que propiciaram a análise de Paulínia com Caraguatatuba, utilizando-se de equipamentos da Petrobrás é o fato das cidades terem aproximadamente a mesma população – cerca de 100 mil, mas com um Orçamento Municipal infinitamente diferente e maior, pois enquanto Caraguá tem escassos R$ 180 milhões, Paulínia beira R$ 1 Bilhão.
Enquanto os Vereadores foram ciceroneados na Petrobrás por Sérgio Pereira dos Santos – Gerente de Comunicação da Replan, na Prefeitura Municipal de Paulínia os integrantes da CAR foram recepcionados pelo Secretário Municipal da Indústria, Antonio Atauri. A Replan é considerada como um bom exemplo de Petrobrás em todo o Brasil.
Os Parlamentares constataram que a vinda da Petrobrás trouxe alterações benéficas aos moradores de Paulínia, como um piso salarial de R$ 2,5 mil para o trabalhador braçal. Segundo o Secretário, a Replan gera cerca de 3 mil empregos, entre diretos e indiretos, que são absorvidos mais com a população de Cosmópolis, visto que os moradores de Paulínia preferem trabalhar na Prefeitura, na Câmara e nas autarquias municipais do que na Petrobrás devido aos salários.
Nota-se claramente que a cidade teve um desenvolvimento planejado e que a atual administração está direcionando os investimentos futuros na consolidação de Paulínia como “Referência no Cinema Internacional”, visto que na concepção do atual gestor, “Um dia o Pote de Ouro chamado Replan irá acabar e a cidade precisa se preparar para isso”.
Alguns itens que chamam a atenção em Paulínia: O custo da passagem de ônibus é de R$ 2,20 mas o Executivo subsidia R$ 1,20 deixando uma tarifa de apenas R$ 1,00 para a população. De pequena a grandes empresas a Prefeitura tem um plano de incentivos com orientação, apoio, sustentação e supervisão para o crescimento. Em Paulínia é proibida a construção de Casas Populares, pois a atual administração está direcionando as moradias para os chamados “Condomínios Fechados”. Mesmo com o ótimo Orçamento e todas as vantagens, os moradores reclamam bastante de uma melhor Segurança Pública e Pedro Ivo observou que a cidade tem Guarda Municipal dotada de carros e 250 homens.
Para o Vereador Presidente a visita foi extremamente benéfica. “Conhecendo a Replan temos uma imagem de como será a UTGCA e ao mesmo tempo, como ficará a nossa cidade, se não tivermos a orientação necessária, o ordenamento equilibrado e o planejamento específico para o desenvolvimento do município”, frisou, reiterando que pretende conhecer as instalações em Macaé, no Rio de Janeiro a o Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso), em São Sebastião.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

10 anos de criação.....10 Ordenações

Caraguatatuba - No dia 1 de agosto de 2009 a Diocese de Caraguatatuba acolhe mais 8 sacerdotes que estarão a serviço do Povo de Deus e mais dois diáconos transitórios que em breve também estarão prontos para receber o Sacramento da Ordem.
A celebração acontecerá na Catedral Divino Espírito Santo, em Caraguatatuba, às 9h.
A expectativa é de que mais de 2 mil pessoas participem da Santa Missa.
No ano comemorativo, Dom Antonio Carlos Altieri ordenará um número significativo de novos sacerdotes. São seis diocesanos e dois da Congregação dos Pequenos Irmãos do Santíssimo Sacramento, presente na Diocese e que permanecerão à serviço da mesma.
Com a mesma alegria a Diocese de Caraguatatuba convida a todos para participar deste momento especial que acontecerá na Catedral Divino Espírito Santo às 9h.
O convite é reforçado pelos jovens diáconos e seminaristas, e pelo bispo diocesano Dom Antonio Carlos Altieri.(Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Vem aí a 1ª Copa feminina de Futebol Society “Santa Clara”

Caraguatatuba - Com a coordenação da Pastoral diocesana do Esporte a 1ª Copa Sta Clara acontece entre os dias 24 a 26 de julho no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves, em Caraguatatuba.
A programação terá início com a Missa presidida pelo bispo na Quadra de Esportes, às 19h30. Em seguida, Show musical com a Banda Profecia Suprema, de Ubatuba.
Os jogos começam no sábado às 9 horas. À noite, apresentação da peça teatral “A Vida de Santa Clara” com o grupo Filhos de David, de Ubatuba. O encerramento das atividades e premiação esta marcado para as 14h.
Se a sua paróquia ainda não se inscreveu, informa-se com a equipe diocesana que é assessorada e coordenada por Ir. Verônica e Marcelo (de Ubatuba) e Renato (Tato) de Caraguatatuba pelo telefone (12) 3833.5050 (Marcelo).
Mais um evento que marca os 10 anos da Diocese de Caraguatatuba.(Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Fóruns Sociais Paroquiais

Caraguatatuba - Já estão acontecendo nas paróquias da Diocese os Fóruns Sociais que, mais uma vez, devem gerar os relatórios municipais a serem encaminhados às instituições competentes. O resultado destas atividades, a exemplo do que acontece a alguns anos na Diocese, é sempre encaminhado aos órgãos sociais e do governo. Nele são apontados problemas sociais que afetam a comunidade e apontadas sugestões para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
A partir do tema central da Campanha da Fraternidade, este ano, “Fraternidade e Segurança Pública”, a comunidade tem a oportunidade de se manifestar e ter sua palavra registrada e encaminhada com o endosso da Comissão da Caridade Justiça e Paz. Segundo o diácono Valter de Almeida, assessor da Comissão Pastoral na Diocese de Caraguatatuba, a participação dos padres, diáconos, leigos e seminaristas é muito importante. As reuniões também estão abertas a sociedade de modo geral: “ Em São Sebastião, por exemplo, tivemos a participação de membros de outras denominações religiosas e foi de grande proveito para ambos”, disse.
A próxima paróquia a receber a visita da equipe para a realização do Fórum será a Paróquia São Jose, Morro do Algodão, Caraguatatuba. A Comissão está aguardando o agendamento por parte das paróquias para realizar os encontros restantes. A previsão é de que todas as paróquias realizem seus momentos até o mês de setembro.(Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Missão jovem em Caraguatatuba.

Caraguatatuba - Este ano a Diocese de Caraguatatuba através do Seminário diocesano Beato Jose de Anchieta, Propedêutico São Domingos Sávio e alguns jovens de nossas paróquias acontecerá entre os dias 25 a 31 de julho, a Missão Jovem.
O trabalho será feito nas Paróquias Santa Terezinha, bairro do Cantagalo, Divino Espírito Santo no bairro do Jaraguazinho e Nossa Senhora da Glória, no bairro Barranco Alto. A expectativa dos organizadores é visitar o maior número de famílias possível levando a Palavra de Deus e propondo momentos de formação, recreação e oração.
Segundo um dos coordenadores, Seminarista Lázaro Pitanga, a programação prevista é de que pela manhã sejam feitas as visitas e bênção nas casas, à tarde, recreação e esporte com as crianças e para as mães, oficinas de artesanato. À noite serão oferecidos momentos de oração e em seguida, um “bate papo” com a comunidade.
Fazem parte da equipe, o Seminarista Claudio Rodrigues e Seminarista Carlos Eduardo. Essa missão é também um momento de preparação para as Ordenações Sacerdotais e Diaconais, para as comunidades. É a primeira Missão jovem assumida inteiramente pela Diocese de Caraguatatuba através dos seminaristas.

Os jovens interessados em fazer esta experiência de vida entre em contato nos telefones abaixo e sejam bem-vindos.
Seminarista Lázaro – 9746.3475
Seminarista Claudio – 8114.9111(Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Ponto Facultativo

Ilhabela - O presidente da Câmara de Ilhabela, vereador Valdir Veríssimo (PPS), decretou ponto facultativo na próxima sexta-feira (10/7) em razão do feriado estadual de 9 de julho. As atividades legislativas retornam ao horário de recesso (8 às 12h) na próxima segunda-feira (13/7). (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Delegação de Ilhabela conquista nove medalhas na primeira semana de Jogos Regionais

Ilhabela - Na primeira semana de competições, a delegação de Ilhabela que participa dos Jogos Regionais de Arujá já computou nove medalhas. Foram duas de ouro (uma no tênis masculino e outra na malha masculina), três de prata (duas no jiu jitsu e uma no atletismo) e quatro de bronze (três no jiu jitsu e um no atletismo)
O resultado tem deixado a comissão técnica muito otimista. “Os resultados tem sido bons e mostra que investir nos atletas da cidade é muito importante”, destaca o chefe da delegação, Flávio Silva.
As delegações de jiu jitsu masculino, atletismo masculino e feminino, malha masculina, futebol de campo masculino e feminino, tênis masculino e handebol masculino já retornaram para Ilhabela. Disputam medalhas as modalidades basquete masculino, futsal feminino e Tae Kwon Do.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Dupla sertaneja Cezar e Paulinho abre programação de shows populares nesta quinta

Ilhabela - A dupla sertaneja Cezar e Paulinho abre nesta quinta-feira (9/7) no Campo do Galera, na Água Branca a série de shows musicais com artistas de renome nacional e também com bandas locais, como parte da programação da Semana de Vela de Ilhabela.
Cezar e Paulinho cantarão sucessos como “Pé de Pode”, “PQP, pisa no freio Zé”, “Nóis é Caubói”, “Coração Marcado” e “Dois amigos, dois irmãos”. Apadrinhados pela dupla João Mineiro e Marciano, Cezar e Paulinho gravaram o primeiro disco em 1974.
Até o dia 18 de julho, vários artistas apresentarão no Campo do Galera, como Batom na Cueca (10/07), Cupim na Mesa (11/07), André Valadão (12/07) e artistas locais (13 a 18/08).
Os shows musicais fazem parte da programação da Semana de Vela de Ilhabela e contam com o apoio do Ministério do Turismo e também da Rádio Morada do Sol FM.
A Semana de Vela de Ilhabela acontece de 4 a 11 de julho, com as regatas de oceano, e nos dias 17 e 18 de julho com as regatas de monotipos. Além dos shows populares no Campo do Galera, haverá programação artístico-cultural na Vila, no Espaço Veja.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prazo de inscrição para concurso de poesia acaba no próximo dia 14

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela por meio da Biblioteca Pública está com inscrições abertas para o VI Concurso de Poesia “Navegando na arte da poesia”. Os interessados em participar devem residir na cidade e podem inscrever apenas um poema que deve ser inédito e com a temática “Cultura Caiçara”.
As inscrições devem ser feitas na sede da Biblioteca, localizada ao final da Rua Dr. Carvalho, nº 234, na Vila, até o dia 14 de julho.
O concurso que será viabilizado com parceria da Secretaria de Estado da Cultura abrangerá três categorias, sendo: Infantil (até 12 anos), Juvenil (13 a 17 anos) e Adulto (acima de 18 anos)
Os vencedores de cada categoria serão premiados na seguinte ordem: o primeiro colocado receberá um prêmio de R$ 500; o segundo, R$ 300 e terceiro, R$ 200.
Todos os participantes farão parte de uma Antologia Poética, publicada no formato de Cartilha da Secretaria da Cultura de Ilhabela. O resultado do concurso e a cerimônia de premiação ocorrerão dia 6 de setembro em comemoração aos 204 anos de emancipação político-administrativa do município de Ilhabela.
O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis na própria biblioteca e no site: www.culturailhabela.com.br/biblioteca.
A realização do VI Concurso de Poesia é do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Biblioteca Pública Municipal Dr. Renato Lopes Correa, da Secretaria da Cultura de Ilhabela e da Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela). Mais informações na Biblioteca pelo telefone: 3896-2555.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)
 

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Cultura indiana é atração deste fim-de-semana em São Sebastião

São Sebastião - A cultura indiana será a tônica deste feriado prolongado em São Sebastião, no Litoral Norte paulista. Nos dias 11 e 12 de julho, o evento Essências da Índia apresentará, de forma interativa, a dança, a música e a culinária indianas, com renomados artistas e profissionais, além de um workshop de Hatha Yoga, com a Profa. Kathy Lobos, precursora do yoga nas academias em São Paulo.
“Queremos trazer um pouco de cada área da cultura indiana, para que o público possa não só ver e aprender sobre os costumes, a tradição e a devoção como também vivenciar e sentir a essência dessa bela cultura, que permanece preservada há mais de 5 mil anos”, ressalta a organizadora do evento e professora de Yoga, Ciça Nogueira.
A programação interativa tem início no sábado, dia 11, com o workshop de Hatha Yoga, a partir das 10h, na Aspem. O workshop será ministrado pela professora Kathy Lobos, que atua há mais de 15 anos nesta área, com experiências na Índia, Tailândia, Polônia, África do Sul, França e Inglaterra. Estudou Pranayamas e Viniyoga com T.K.V. Desikachar e seu filho Kausthub. Também estudou com Dalai Lama em Dharamshala, com Rudra Dev e teve a honra de praticar com Pattabhi Jois na Old Shala e em Londres. Sua vasta experiência como professora de Yoga inclui a Faculdade Metropolitana de Ciências e Educação do Chile e cursos e workshops no Canadá. Precursora de Yoga em academias, é professora há mais de 10 anos na Fórmula Academia.
Nos dias 11 e 12, serão promovidas oficinas de culinária indiana, com Ananda Prema, referência em gastronomia da Índia, e oficinas de canto e dança indianas (veja programação abaixo). “O público poderá aprender e se deliciar com a saudável e exótica culinária indiana”, acrescenta Ciça.

Grandiosa brincadeira – No sábado, dia 11, haverá o espetáculo Mahalila, de dança e música indiana clássica ­ ­- com a cantora Ratnabali Adikari e a bailarina Andréa Prior -, que encerra o evento em clima de alegria no Teatro Municipal, às 20h30.
Apresentado em várias partes do Brasil, o espetáculo Mahalila (em sânscrito, Lila significa: dança, brincadeira, suprema diversão, e Maha quer dizer: grande, super), é um show de grandiosa brincadeira, que recria a unidade entre a música vocal e a dança, numa atmosfera lírica, provocando, no público, a descoberta de novas sensações.
Nascida na Índia, Ratnabali Adikari escolheu o Brasil para desenvolver seu trabalho. Formou-se em canto clássico indiano, tendo estudado os vários gêneros de canto, do folclórico ao clássico. Há quase duas décadas, desenvolve um trabalho de pesquisa e divulgação da música indiana no Brasil. Seu repertório faz parte das mais importantes coletâneas de “Lounge music” e “World music”. Trabalhou como vocalista na trilha sonora do filme Bellini e a Esfinge ao lado de Tony Belloto e Andreas Kisser.

Mitos e performances - Durante o show, Ratnabali acompanha a dançarina Andréa Prior com o canto e o ritmo. No seu repertório, há canções regionais de estados diversos com línguas diferentes, músicas devocionais, mantras e peças clássicas. As músicas são acompanhadas pelo som de harmonium, tocado pela cantora, flauta e tablas (percussão indiana típica), além de citar ou cítara, instrumento de cordas muito popular na Índia.
Nas tablas e flautas, haverá a participação de Lourdes Carvalho, que atua no cenário da música de concerto desde 1981. Flautista principal da Orquestra Jazz Sinfônica, a atuação de Lourdes se estende às salas de concertos, gravações em CDs, programas de televisão e trilhas sonoras de filmes, tendo sido ainda flautista principal da Orquestra da Rádio e Televisão Cultura de São Paulo (Sinfonia Cultura) desde sua fundação.
A dança clássica indiana (Odissi) será interpretada por Andréa Prior. Dançarina, coreógrafa e atriz, Andréa desenvolve um trabalho de pesquisa e divulgação da cultura indiana, há mais de 12 anos, e se apresenta no Brasil e em vários países.
Sensual, devocional e lírica, Odissi é a dança do amor e da paixão, tocando o divino e o humano, o sublime e o mundano. Essa dança clássica Odissi surgiu há mais de 2000 anos e possui qualidades e sutilezas em movimentos e graciosidades nas formas. É uma dança representacional, em que são comuns encenações de contos da mitologia indiana. Além disso, há predominância de percussão, realizada pelo trabalho dos pés da bailarina, que produzem o ritmo da música.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Câmara de São Sebastião entra em recesso parlamentar

São Sebastião - A partir de hoje, dia 8, a Câmara de São Sebastião está em recesso parlamentar. Neste período, o expediente da Casa Legislativa permanece das 8h00 às 14h00, apenas não ocorrerão às sessões ordinárias. O recesso parlamentar termina no dia 3 de agosto.
Para entrar em contato com a ouvidoria, o telefone é 0800 77 000 31 ou através do e-mail: ouvidoria@camarasaosebastiao.com.br.  Durante o período do recesso parlamentar, a assessoria de imprensa da Câmara também trabalha normalmente, pelo telefone: (12) 3891-0008. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Basquete de São Sebastião garante vitórias nos Regionais

São Sebastião - A equipe sebastianense de basquete feminino entrou às quadras dos Jogos Regionais de Arujá pela primeira vez na manhã desta terça-feira, dia 7.
Comandadas pela técnica Helza Hartog e pela auxiliar Hanna Gimenes, as meninas de São Sebastião venceram o time de Caieiras por 44 a 32, em jogo disputado. “A estreia traz muita tensão e a quadra pequena e sem recuos não dá boas condições de jogo", diz a técnica Helza.
Já na parte da noite, foi a vez da equipe masculina de São Sebastião fazer bonito no basquete. Em um largo placar, os jogadores derrotaram Lorena por 80 a 31.
O técnico Marcelo Gonçalves "Rockynho", que também faz parte da equipe, disse que esperava muito mais da rival Lorena. "Nosso time teve apenas uma semana para treinar, por isso pedi aos meus atletas que se empenhassem neste jogo", comentou.
As duas equipes de basquete sebastianense, feminina e masculina, enfrentarão a cidade de São José dos Campos nas próximas partidas.

Outros resultados do dia 7:
Vôlei de praia masculino: São Sebastião (2) x Mogi das Cruzes (0) - W.O.
Vôlei de praia feminino: São Sebastião (0) x Pindamonhangaba (2)
Futsal masculino: São Sebastião (4) x Mogi das Cruzes (5)
Tênis de mesa masculino: São Sebastião (0) x Mogi das Cruzes (3)
Tênis de mesa feminino: São Sebastião (0) x Pindamonhangaba (3)(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Crianças do Viração encerram semestre com Festa Julina

São Sebastião - As crianças do projeto Viração, desenvolvido pela Prefeitura de São Sebastião por meio da Setradh (Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano), encerrou as atividades do primeiro semestre com uma Festa Julina.
A festividade, que contou com a presença de pais e amigos, ocorreu nos dois períodos de aulas (manhã e tarde), desta quarta-feira, dia 8, nas quadra poliesportiva do Centro Comunitário da Topolândia, na região central da cidade.
Os alunos, segundo informações da coordenadora do projeto Loureanne de Oliveira Bastos Rodrigues, ensaiaram durante um mês e meio para a apresentação de três coreografias, entre elas a tradicional quadrilha composta por 26 duplas. Sob os olhares atentos dos educadores sociais, as crianças – ao final da dança – interagiram com os convidados levando-os para dançar.
De acordo com Loureanne, o projeto Viração desenvolve um trabalho composto por várias atividades, entre elas capoeira, ensinamentos folclóricos, artes, educação física, apoio pedagógico, karate e dança e envolve cerca de cerca de 280 crianças entre seis e 13 anos, será retomado no dia 3 de agosto.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Projeto Jundu incentiva crianças de Boracéia a preservarem o meio ambiente

São Sebastião - Nesta terça-feira, dia 7, a Emei Carrossel, de Boracéia, costa Sul de São Sebastião, elaborou uma programação ambiental para as crianças de 4 e 5 anos, da 1ª e 2ª etapas do ensino infantil, para encerrar as atividades do primeiro semestre.
Trata-se do Projeto Jundu, um programa criado para conscientizar os alunos da importância em preservar este tipo de vegetação, muito comum na praia de Boracéia.
Inicialmente, uma roda de bate-papo foi formada na própria escola, para falar sobre a mata atlântica e a conservação de suas espécies. Logo após, a turma seguiu à praia, para fazer observações e coletas de algumas plantas rasteiras, espécies do jundu. As plantas coletadas foram identificadas e expostas ao sol para secar.
Acompanharam as crianças a professora de educação infantil Silvia Rodrigues Gesser, o guarda-parque do Instituto Florestal - base Juquehy, Marcelo de Souza e a bióloga Beatriz Valente, que deram inúmeras informações aos alunos e tiraram dúvidas.
Quando voltaram à escola, os pais das crianças, que participavam de uma reunião, interagiram junto aos seus filhos e todos plantaram mudas e sementes de árvores, como Manacá da Serra e Guapuruvu.
Segundo a professora Silva, a idéia do Projeto Jundu surgiu das próprias crianças no início deste ano e seguirá após as férias. “O objetivo é dar continuidade ao projeto no segundo semestre, para que, no Dia da Árvore e na Semana da Primavera, elas observem o que fizeram e plantaram”, completou.

Jundu
“Jundu”, “mata de jundu” ou ainda “mata de yundu” é uma vegetação de baixa estatura (30 cm a 1,50m, aproximadamente) formada por gramíneas e arbustos, com uma rede de raízes profundas que se seguram totalmente aos grãos de areia à beira da praia. Com grande adaptação nas altas e baixas marés, é uma proteção à biodiversidade da zona costeira. Nos tempos atuais, é um bioma com alto risco de extinção.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião participa da abertura da 8ª edição do Revelando São Paulo – Vale do Paraíba expondo sua imagem e sua história

São Sebastião - Mais uma vez, o Parque da Cidade, em São José dos Campos, foi palco da maior festa da cultura tradicional paulista, com o encontro das cidades na 8ª edição do Revelando São Paulo - Vale do Paraíba, que acontece entre os dias 8 e 12 de julho. São Sebastião esteve presente levando sua imagem, através do Santo, que ficará exposto no altar do evento até domingo, além de apresentar sua cultura tradicional, de raiz, com danças, comidas típicas e artesanatos.
Este ano, 79 cidades do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e diversas regiões do Estado se encontram para celebrar as suas raízes, num espaço que oferece 48 estandes de culinária, 60 de artesanato e cerca de 80 apresentações com grupos musicais, de dança e manifestações da cultura popular. Entre as apresentações estão as cavalgadas, cavalhadas, encontro de carros de bois, orquestras de violas caipira, sanfoneiros, grupos de catira, folias de reis, jongo, moçambique, entre outros.
Neste ano, para São Sebastião, a honra é muito grande, pois pela primeira vez, a cidade leva sua imagem, através do Santo, contando suas histórias e origens. “Fico muito emocionada, por saber que, com muito trabalho, dedicação e comprometimento, estamos levando nossa história a outras pessoas, além de estarmos valorizando a nossa cultura de raiz, criando oportunidades aos nossos artistas”, conta a secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno.
O Revelando São Paulo - Vale do Paraíba é uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo, a Prefeitura de São José dos Campos, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Abaçaí Organização Social de Cultura, que têm o objetivo de realizar o encontro do mundo rural com a realidade urbana, revelando a existência da cultura popular, expressada nas mais diversas manifestações do povo que cultiva suas raízes.
De acordo com o presidente da Abaçaí Organização Social de Cultura, Lívio Giosa, a amostragem tem sido organizada por região, privilegiando-se sempre os aspectos culturais comuns em detrimento das divisões administrativas. “Cada município é contemplado com um estande onde são apresentados ao público o artesanato e a culinária tradicionais do Estado”, comenta. “Temos como principal objetivo revelar as culturas regionais, de raiz, de cada município de nosso Estado, tendo sempre como importância abrir oportunidades às cidades e seus artistas”, finaliza.
O Revelando São Paulo - Vale do Paraíba acontece até 12 de julho, no Parque da Cidade. A entrada é franca. O endereço fica na Avenida Olivo Gomes, 100, em Santana. Mais informações pelo telefone (12) 3924-7315.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Vereadores de São Sebastião aprovam LDO com um voto contrário

São Sebastião - Os vereadores de São Sebastião aprovaram na sessão de ontem, dia 7, às 18h00, o Projeto de Lei 22/09, da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentária), que estabelece as normas para elaboração da Lei Orçamentária de São Sebastião para o exercício de 2010, com apenas o voto contrário do vereador Maurício Bardusco (PPS).
O Projeto de Lei foi aprovado com a emenda 002/09, de autoria da vereadora Solange Ramos (PPS), que autoriza o prefeito Ernane Primazzi a suplementar até 30% do valor do orçamento, sem ter que pedir autorização a Câmara.
O mesmo Projeto de Lei não havia sido aprovado na sessão anterior, de 30 de junho, porque não obteve a maioria absoluta de votos a favor. Na ocasião, quatro vereadores votaram contra a matéria: Amilton Pacheco (PSB), e outros três vereadores Artur Balut (PSDC), Maurício Bardusco (PPS) e José Reis (PSB).
Ontem, três destes vereadores mudaram o voto, após terem obtidos esclarecimentos do departamento jurídico do Legislativo.
“Após o jurídico afirmar que as audiências públicas para discussão sobre o orçamento podem ser feitas quando ocorrer à votação do PPA (Plano Plurianual), em setembro, ou da LOM (Lei Orçamentária do Município), eu decidi mudar o meu voto e aprovar a LDO. O nosso objetivo nunca foi prejudicar o governo”, explicou o vereador José Reis (PSB).
O vereador Amilton Pacheco (PSB), autor da emenda rejeitada na última sessão, que autorizava o prefeito a suplementar até 40% do valor do orçamento, desde que autorizado pelo Poder Legislativo, ontem compareceu a sessão com uma camiseta contendo os dizeres: “Ética e Responsabilidade”.
“A intenção dos vereadores não é engessar o Executivo. Os quatro vereadores que votaram a favor da minha emenda acreditavam que seria necessário realizar audiências públicas, por isso também votaram contra o projeto da LOM para que o jurídico pudesse avaliar melhor”, explicou.
O vereador Artur Balut afirmou que todas as dúvidas com relação à votação da LOM foram esclarecidas pelo jurídico da Câmara.
“Nós tínhamos dúvidas se o projeto poderia ser votado sem a realização de audiências públicas, se poderia receber emendas e se o texto teria que ter sido lido na íntegra no plenário. O procurador da Câmara afirmou que ficou de 4 a 5 dias analisando essas questões e hoje foram tiradas todas as dúvidas. De qualquer forma, acho que a discussão foi produtiva”, afirmou.
O líder do prefeito na Câmara, vereador Marcos Tenório (PMDB), agradeceu o entendimento que a maioria dos vereadores teve sobre o Projeto da LDO.
Já o presidente da Câmara, Luiz Antônio Santana Barroso (DEM), o Coringa, explicou que historicamente o projeto da LDO nunca foi rejeitado. “Não teria porque ser diferente”, disse.

Contra – O único vereador que manteve o voto contrário ao Projeto da LOM foi Maurício Bardusco (PPS). Segue, na íntegra, o discurso do vereador feito na tribuna explicando o motivo de ter votado contra o projeto.
“Ser vereador, representar o município que você mora é muito gratificante. Eu comparo como receber uma medalha de ouro nos jogos olímpicos. São momentos ímpares em nossa vida e agradeço a Deus por esta oportunidade e não abrirei mão disso.
Fui o primeiro vereador, na história de São Sebastião, a fazer meu blog com transparência e prestação de contas. A devolver carro, gasolina, motorista, e o celular do motorista, que tenho direito. E ainda votei em mim mesmo para presidência da Câmara. Até hoje, no meu gabinete, não tem linha telefônica. Essas contas de telefone da câmara de quase R$ 20.000,00 reais/ mês não me pertence. Tenho três assessores e um chefe de gabinete. Também não fui eu que votei contra o portal da transparência, também sou o único vereador que faço um complemento do aluguel do meu gabinete. Com tudo isso não diminuiu e sim aumentou a minha vontade de trabalhar. Isso mostra independência e seriedade no meu voto.
Sobre a LDO votei contra não sendo contra a mesma, mas sim ao modo como foi planejado e enviado a plenário. Se as emendas sempre foram 30% vamos então colocar na Lei os 30% não fazendo política em cima disso. Uma coisa tão lógica. Sr. Presidente, faltou esclarecimento do jurídico da Casa".
Recesso Parlamentar – Com a aprovação da LOM, a Câmara de São Sebastião entrou em recesso parlamentar a partir de hoje, dia 8. As sessões voltarão a ocorrer após dia 3 de agosto.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Nota
O presidente vitalício da igreja Assembléia de Deus, Ministério de Madureira, em São Sebastião, é o pastor Manoel Ferreira e não o pastor Manoel de Lima, conforme o divulgado. Manoel de Lima é o pastor presidente de honra jubilado da Igreja em São Sebastião. Já o presidente da Assembléia de Deus, Ministério de Madureira, no município é o pastor José Soares.

 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Hotel Villa Di Capri

Associação Comercial de Ubatuba: Mais uma conquista histórica

Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba vem sendo marcada por conquistas históricas nestes últimos quatro anos.
Primeiro foi a sede administrativa própria, conquistada depois de 35 anos de muita luta, depois a vinda do Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor, que está entre os postos mais atuantes da região, o recorde no número de associados e agora a compra da sede social, o Clube ACIU.
Em Assembléia Geral Extraordinária, realizada no último dia 08 de junho, a ACIU convocou todos seus associados para deliberar sobre a área social do Taquaral, denominada Clube ACIU. O evento esteve com 93 associados representados e decidiu, por unanimidade, pela compra do imóvel pelo valor de R$ 530.000,00, sendo R$ 280.000,00 a vista e o restante em 24 parcelas.
Ao longo de 37 anos a ACIU sofreu grandes modificações, sempre procurando acompanhar o desenvolvimento do comércio local, adequando-se às necessidades dos seus associados, modernizando suas instalações e equipamentos, estando hoje entre as maiores associações da região.(Fonte: ACIU)

Empresários ligados ao turismo podem aderir ao Projeto “Circuito Litoral Norte”, do Sebrae

Ubatuba - Os empresários ubatubenses ligados ao ramo turístico ainda podem aderir ao Projeto “Circuito Litoral Norte”, apresentado em Ubatuba pelo Sebrae, no último dia 22.
Os interessados podem adquirir o formulário diretamente na Secretaria de Turismo (Rua dos Nazarenos, 185- Centro), ou solicitá-lo via e-mail, através do endereço eletrônico: seturubatuba@hotmail.com
Pode ser adquirido também no Posto de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba (Rua Dr. Esteves da Silva, 51- Centro) ou pelo e-mail: eduardo.paeubatuba@hotmail.com
O projeto, apresentando pelo Sebrae-SP, em parceria com a Prefeitura de Ubatuba e a Associação Comercial de Ubatuba, visa transformar a cadeia produtiva do turismo, buscando alternativas para o aumento do fluxo de turistas na região, principalmente na baixa temporada. As demais cidades do Litoral Norte também estão inseridas no projeto.
Após o cadastro, o Sebrae entra em contato com o empresário, realiza um diagnóstico do trabalho praticado pelo mesmo e oferece consultoria e qualificação gratuitas, sempre no intuito de promover uma melhor prestação de serviço e conseqüente melhora no movimento de turistas na empresa.
O cadastro das empresas ligadas ao turismo (hotéis, pousadas, restaurantes, prestadores de serviço, etc) é muito importante para que o Sebrae possa ter um panorama completo e real dos serviços turísticos oferecidos por cada município e, a partir daí, construir diretrizes, roteiros e ações para fortalecer os empreendimentos e aumentar em 30% o fluxo e em 50% a permanência de turistas nas quatro cidades da região.
De acordo com o Sebrae, o projeto terá a duração de três anos e contempla ações diversas, como a formatação de produtos turísticos, culturais e artesanais, sensibilização e envolvimento da comunidade, estruturação de serviços de recepção ao turista, capacitação técnica e gerencial, plano de promoção e comercialização, gestão e qualidade de atividade turística.
O projeto deve atuar em diversas frentes, junto aos gestores de propriedades públicas e privadas com recursos turísticos naturais, culturais e atrativos em geral. Na prática, o projeto atua na adequação de propriedades para recepção ao turista, formatação de roteiros, capacitação de gestores e profissionais do setor, consultorias e diagnósticos individualizados.
Para obter mais informações entre em contato com a Setur (12) 3833 5229 ou com o Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor (12) 3834 1445.(Fonte: ACIU)

Saiba como evitar roubos em residências durante as férias escolares

Ubatuba - Durante as férias escolares, muitas pessoas aproveitam para viajar. E dependendo da viagem, as casas ficam sozinhas por muito tempo e os ladrões aproveitam para agir. Para ninguém ter surpresa na volta da viagem, a polícia dá algumas orientações do que deve ser feito para prevenir os furtos a residências. Algumas ações simples podem poupar os proprietários de muita dor de cabeça.
Veja algumas dicas da Polícia Militar:
- Pedir para alguém de confiança tomar conta da residência que permanecerá fechada, acendendo as luzes, recolhendo jornais, revistas e correspondências, adotando providências quanto à limpeza externa. É importante manter luzes externas acesas durante o período noturno e apagadas durante o dia;
- Não comentar sobre a viagem com estranhos, principalmente o destino, horários de chegada e saída e tempo de ausência. Passar esses dados apenas às pessoas de confiança e pedir a elas que não os divulguem;
- Entrar em contato periodicamente com vizinhos para acompanhar os cuidados com a residência;
- Deixar o itinerário e telefone para contato com um vizinho ou parente. Assim, a pessoa pode ser encontrada em caso de emergência;
- Nunca gravar informações do tipo: "no momento, não estou em casa" ou "quando voltar, retorno a ligação" na secretária eletrônica ou qualquer serviço de resposta de mensagens;
- Utilizar cães, principalmente os treinados, é um eficiente recurso de segurança;
- Se for possível, instalar sensores e "timer" em uma das lâmpadas da parte. Dessa forma, a lâmpada se acende automaticamente à noite e permanece apagada de dia.
Essas atitudes, segundo a polícia militar, podem previnir a ação de bandidos e ladrões.(Fonte: VNews)

EM Marina Salete encerra semestre com várias atividades

Ubatuba - Como parte das atividades de encerramento do semestre a EM Marina Salete Nepomuceno realizou na última terça-feira, 7, uma apresentação de talentos, promovida pela professora Ana Márcia Maciel Leite. Os alunos fizeram apresentações de danças como Jazz e Hip Hop e a monitora Ana Cláudia Oliveira levou suas alunas de alongamento para também participarem da apresentação. Em um grande momento de descontração todos os alunos que quiseram participaram de uma grande roda de Hip Hop, onde puderam exibir suas habilidades com esse estilo de dança.
Também a professora Ana Márcia realizou, neste final de semestre, uma gincana da tabuada, em que o objetivo era estimular os seus alunos a estudar a tabuada. Em pouco mais de quinze dias seus alunos estavam com a tabuada na ponta da língua, e os que mais se destacaram receberam uma medalha de honra ao mérito.

Mascote e Flipinha
Além das apresentações, terça-feira foi dia da eleição do nome do mascote das Mini Olimpíadas que a escola promoverá no próximo mês de agosto. O mascote, uma simpática coruja, chamará Lilá, de acordo com a escolha dos alunos da escola.
Outro destaque deste final de semestre foi a visita à Flipinha, em Paraty. Aproximadamente 150 alunos foram conhecer de perto os autores que estiveram no evento na sexta-feira, 3, e ainda puderam participar das atividades especialmente oferecidas aos pequenos. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ubatuba fará barreira contra nova gripe durante feriado

Ubatuba - Com o objetivo de tentar bloquear a entrada do vírus da nova gripe (AH1N1) em Ubatuba, a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde promoverá uma barreira nas entradas do município, em parceria com a Polícia Rodoviária. Os turistas serão abordados e instruídos a procurar a Santa Casa, em caso de suspeita da doença, principalmente se forem provindos de cidades em que o vírus já esteja circulando. A barreira será feita entre as 9h e as 14h, nos postos da Polícia Rodoviária no Felix, Horto e Tabatinga.
Nesta semana, profissionais da saúde, entre enfermeiros, médicos e recepcionistas da Santa Casa e Programa de Saúde da Família passaram por uma capacitação, com o objetivo de tomar ciência do novo protocolo de procedimentos fornecido pelo Ministério da Saúde. Atendentes do Centro de Informações Turísticas também receberam instruções para orientar turistas, em caso de necessidade.

Sem motivo para alarde
Segundo o secretário municipal de Saúde, Clingel Frota, a situação exige cuidados, mas não há motivo para que a população fique exageradamente preocupada. “Existe um protocolo estipulado pelo Ministério da Saúde que estamos seguindo. A população deve estar atenta, sobretudo se for viajar para áreas endêmicas. Atualmente não temos nenhum caso confirmado ou suspeito, mas desejamos que a população tenha informação sobre a doença e tome os cuidados devidos.”
Já o médico Lavoisier Pereira Leite explica que o risco de letalidade é extremamente baixo. “Esta doença não tem um grau de letalidade alta. Na realidade, o estado físico do paciente é que definirá a progressão do vírus, levando o paciente à óbito. Assim, a população deverá estar atenta não somente ao vírus em si, mas também à condição física do paciente e à sua imunidade. O vírus A (H1N1) é visto pela classe médica como um vírus que se confunde com o vírus de uma gripe normal, contendo poucos aspectos específicos.”

A doença e a prevenção
A influenza suína é uma doença respiratória causada pelo vírus A (H1N1). A transmissão de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou secreções respiratórias de pessoas infectadas. Os sintomas básicos são: febre, dores nas articulações, tosse acompanhadas ou não de dores de cabeça.
O Ministério da Saúde recomenda aos viajantes que se destinam às áreas infectadas: Usar máscaras, cobrir o nariz e a boca com um lenço ao tossir ou respirar, evitar locais cheios de pessoas, evitar contato direto com pessoas doentes, não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal, evitar tocar olhos, nariz ou boca e lavar as mãos frequentemente com água e sabão. Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar contato com doentes, roteiro de viagens recentes e não usar medicamentos sem orientação médica.
Aos viajantes procedentes de áreas infectadas: Caso apresentem febre repentina (maior que 38º) e tosse, acompanhadas ou não de dores de cabeça, musculares, nas articulações e dificuldade respiratória, em período de até 10 dias após saírem da área afetada pela influenza suína, devem procurar assistência médica na Unidade de saúde mais próxima e informar ao profissional de saúde o seu roteiro de viagem.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Comitiva da África do Sul chega a Ubatuba no próximo dia 14

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, recebe no próximo dia 14, uma comitiva sul-africana, formada por representantes da Prefeitura e da Câmara Municipal de Kouga, condado do qual faz parte Jeffrey´s Bay, que foi oficializada recentemente como cidade-irmã de Ubatuba.
O prefeito de Kouga, Robert Dennis, também virá para Ubatuba, mas deve chegar no domingo, dia 19. Nesta semana foi publicado um decreto assinado pelo prefeito Eduardo Cesar e ploo secretário de Turismo, Bittencurt Jr., declarando os visitantes componentes da comitiva como hóspedes oficiais do município.
Para que Ubatuba e Jeffrey´s Bay se tornassem cidades-irmãs, foi aprovado nas Câmaras Municipais de ambas as cidades um projeto de lei que oficializa a relação. A justificativa para o título é que as cidades possuem pontos de comum interesse: Jeffrey´s Bay é mundialmente conhecida como o local que possui uma das mais perfeitas ondas para a prática do surfe. Ubatuba, por sua vez, é oficialmente a Capital do Surfe do Estado de São Paulo, além de também figurar como um dos melhores destinos para os surfistas de todo o mundo.
“Além disso, temos muito interesse na troca de idéias e em firmar boas relações com o pessoal de Jeffrey´s Bay. Eles têm larga experiência em turismo, são bastante evoluídos neste sentido e acredito que Ubatuba tenha muito que aprender com eles. Será uma honra e um prazer mostrar Ubatuba e nossas belezas para eles”, afirma o prefeito Eduardo Cesar.
A comitiva permanece em Ubatuba durante sete dias, tempo em que pretende conhecer as instalações da prefeitura, da Câmara Municipal, pontos turísticos e estabelecer contato com investidores, empresariado e pessoas ligadas a setores como cultura, turismo, agricultura, pesca, desenvolvimento social, entre outros assuntos.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Proerd forma segunda turma de alunos da rede municipal deste ano

Ubatuba - A segunda formatura deste ano do Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência e a vigésima quarta de alunos de Ubatuba, aconteceu na manhã desta quarta-feira, 8, no Salão da Igreja São Francisco.
O Proerd é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o seu uso, através do ensino de técnicas de resistência à pressão dos colegas. Nesta quarta-feira, 500 alunos das quartas séries da rede municipal de ensino receberam seus certificados em uma sessão solene, realizada no período da manhã. As aulas foram ministradas pela soldado feminino Beatriz Cristina de Oliveira, em aulas semanais de cinqüenta minutos cada, para cada sala de quarta série.
Após a entrega dos certificados e medalhas, a Fanfarra da Escola Mirim Padre Anchieta apresentou duas músicas e os alunos da EM Maria Josefina, da monitora Maysa Kasue Yamaguti Santos, apresentaram a coreografia Bolinhas de Sabão. Para finalizar a EM Semíramis Prado fez uma homenagem à Soldado Beatriz que, emocionada, recebeu um buquê de flores das mãos de uma formanda.

Autoridades presentes
A abertura do evento foi realizada com a composição da mesa pelo 1° Tenente Edílson Ramos de Oliveira, representante do comandante da 3ª Companhia do 20° Batalhão da Polícia Militar de Ubatuba, capitão André Luiz Paes, que não pode comparecer à solenidade. Estiveram presentes também o vice-prefeito de Ubatuba, Rui Teixeira Leite, representando a secretaria municipal de Educação o supervisor de Ensino Paulo Celso de Oliveira Coelho, os diretores das escolas participantes: Telma Raizer, da EM Maria Josefina Giglio Silva, Carmem Pereira Cassiano da EM Marina Salete Nepomuceno, Regina Flora, da EM Semíramis Prado de Oliveira e Lenilce Maria Rodrigues Santos Rico, da EM Padre José de Anchieta. Contou também com a representante dos pais dos formandos Viviani Rodrigues de Souza, além dos representantes das Secretarias Municipais de Cidadania e Desenvolvimento, Ana Paula Ballio e de Segurança Pública e Defesa Social, Valmir Ballio.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Festa da Mandioca começa nesta quinta-feira em Ubatuba

Ubatuba - A nona edição da Festa da Mandioca do Sertão do Ubatumirim começa nesta quinta-feira, 9, em Ubatuba, a partir das 19 horas. A festa contará com apresentações de bandas locais, grupos folclóricos, além da gastronomia à base de mandioca como caldinho de mandioca, mandioca frita, bolinhos com recheios variados e a tradicional vaca atolada.
As barracas de alimentação começam a funcionar a partir das 12 horas e as apresentações artísticas acontecem sempre a partir das 19 horas. A expectativa da organização do evento é que milhares de pessoas compareçam à festa que acontecerá até o dia 12 de julho no campo de futebol do Sertão do Ubatumirim.
“A festa vem se profissionalizando a cada ano e com isso cresce o número de freqüentadores. Hoje ela já é uma referência em Ubatuba e também faz parte do calendário oficial de eventos da cidade”, explica o Administrador da Regional Norte, José Roberto Junior.
A organização da IX Festa da Mandioca é da Sociedade Amigos do Sertão do Ubatumirim (SASU), com apoio da Prefeitura de Ubatuba por meio da Administração Regional Norte. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Secretaria de Turismo passa a funcionar em novo endereço

Ubatuba - A partir da próxima segunda-feira, 13, a Secretaria de Turismo da Prefeitura de Ubatuba passará a funcionar em novo endereço. Com o objetivo de melhor atender os munícipes, a Secretaria mudará para o prédio existente na Praça 13 de Maio, no centro da cidade.
“A nossa intenção é que possamos estar mais perto da população e também dos turistas. A Praça 13 de Maio fica no coração de Ubatuba e a Setur estará mais bem estruturada ali do que onde estava até então, que apesar de também ser no centro, não era um local tão conhecido e bem localizado”, explica o secretário municipal de Turismo, Bittencurt Jr.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Sorteado do “Show de Prêmios” recebe fogão da Prefeitura

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba entregou na manhã desta quarta-feira, 8, o prêmio ao sexto contemplado do “Show de Prêmios”. Luiz Roberto Sansone levou para casa um fogão de piso cinco bocas. O contemplado é proprietário de um imóvel no bairro do Perequê-Açu há dez anos. Ele foi habilitado a receber a premiação correspondente ao segundo prêmio da extração, com o número 040649. O primeiro sorteado estava inadimplente com a Prefeitura. “Fiquei espantado com a notícia e depois muito contente. Nunca ganhei nada em sorteios e receber uma notícia assim é muito gratificante”, comenta o contemplado, que sempre pagou seus impostos em cota única.
O Show de Prêmios faz parte de um programa de melhoria da arrecadação municipal e atualização dos cadastros que, em dezembro, sorteará, entre outros prêmios, um carro zero quilômetro.

Próximo sorteio
Neste mês de julho, no dia 25, acontecerá o sétimo sorteio do “Show de Prêmios”, em que o contemplado ganhará um Notebook Dual Core 1.86GHZ 3GB 160GB. Para ter direito ao sorteio, o contribuinte deverá estar com seus tributos municipais em dia e com seus dados cadastrais atualizados. Quem optou pelo parcelamento do IPTU neste ano, as parcelas vencem todo dia 15. Até a data de vencimento o tributo poderá ser pago em qualquer agência bancária. Após o vencimento somente nas agências Santander e quem o fizer, até a véspera do sorteio, estará concorrendo aos prêmios.
O contribuinte concorre com o número do aviso da capa de seu carnê de IPTU no sorteio do último sábado do mês realizado pela Loteria Federal. No mês de dezembro cinco prêmios serão sorteados. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)


CINEMA

Cine Porto – 3833 -2066

ATENÇÃO!!!!!! Dia 1º de Julho
LANÇAMENTO MUNDIAL !!!!!!
“A ERA DO GELO 3”

ás 14:10 - 16:00 - 17:50 - 19:40 - 21:30hs

Durante o mês de Julho não teremos a”QUARTA MALUCA”
Nosso site : www.cinemasdolitoral.com.br
 

Em algum lugar do passado

Ubatuba - Releitura da musica tema do filme "Em algum lugar do passado" com imagens de Luiz Tolosa e edição e Emilio Campi:


 

Poesia Topo

Anuncie


Temporal


O ciclone extratropical
que assustou os peixes
que arrepiou as ondas
que arrastou os barcos
fez tão grande estrago nas bananeiras
que quase extinguiu o filão argênteo
de bananas pratas de meu avô.
Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Declaração presidente ACIU

É com muita satisfação e felicidade que comunico a todos os nossos associados que vocês são proprietários de uma área de 31.000 m2 no bairro do Taquaral- o denominado Clube da Aciu.
Inicialmente foi realizada uma reunião com toda a diretoria e conselho gestor da entidade para tratarmos sobre o assunto que foi prontamente aceito por unanimidade. Posteriormente convocamos uma Assembléia para que todos nossos associados pudessem se manifestar. Contamos com um quorum de 93 sócios e a compra felizmente foi muito bem aceita por todos.
Penso que a sociedade de Ubatuba ganha muito com esta conquista, pois a viabilização de um clube em nosso município poderá trazer muitas alegrias, negócios e principalmente algo que nossa geração não teve: a opção de não apenas ficar e brincar na rua, não que isto não seja bom, é ótimo, mas agora também podemos optar em fazer um carnaval, um encontro, uma conferência, uma profissionalização, enfim, um local que permita que os filhos dos associados possam fazer algum treinamento seja físico ou intelectual em um lugar seguro e amplo.
Quero mais uma vez parabenizar os diretores, conselheiros, gerência e funcionários da Aciu e principalmente você associado que poderá desfrutar de uma área verde muito bonita e enorme. Faremos os investimentos para que se torne um lugar cada vez mais agradável e palco de encontros inesquecíveis.
Mais uma vez obrigado por confiar em nosso trabalho e até nosso próximo encontro.

Alfredo Correa Filho
Presidente da ACIU

Nossos Comerciais!

Um dia na S.O.S. Cão Caraguá


Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia do Sapé  © Luciano Cancelier

Praia do Sapé
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor