Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 14 de Julho de 2009 - Nº 2111 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região


Caraguatatuba
Caraguá finaliza participação nos Jogos Regionais com 11 medalhas
Confira os atletas vencedores de Caraguá
Corpo de Bombeiros e secretaria de Educação formam turma de Primeiros Socorros
Festival consome mais de 10 toneladas de tainha
Petrobras e prefeitura oficializam parceria
Petrobras tem autorização para construir dutos em terreno municipal
Polícia Militar convida a todos para Festa Julina
Professores e funcionários das creches recebem treinamento
Módulo Recebe Ultimas Inscrições para o 3° Congresso Paulistano de Educação Escolar

Ilhabela
36ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela continua na próxima sexta com as competições de monotipos
André Valadão, a sensação da música gospel, faz show nesta quinta em Ilhabela
Atletas de Ilhabela terão festa de confraternização pelos resultados dos Jogos Regionais
Ballet Stagium é a grande atração desta terça na VI Mostra de Dança de Ilhabela
Defesa Civil atende ocorrências provocadas pelo vendaval em Ilhabela
Estado atende reivindicações do prefeito Toninho Colucci e reforma balsa Valda II
Prefeito entrega prêmio ao velejador Torben Grael no encerramento da 36ª Semana de Vela de Ilhabela
Show de Cezar & Paulinho e Batom na Cueca reúnem 10 mil pessoas no feriado em Ilhabela
Teatro no Ônibus da Leitura é atração na Vila até domingo

São Sebastião
Festa Julina na Enseada promove resgate da comunidade
Malha joga em São José dos Campos e dá chance para atletas iniciantes
Guardas Civis Municipal capturam grupo de assaltantes
Mesatenista sebastianense é convocado pela Seleção Brasileira para disputar o Panamericano
São Sebastião tem a melhor colocação do Litoral Norte nos Jogos Regionais de Arujá

Ubatuba
Aciu informa: Vagas de Emprego
ACIU oferece palestra gratuita do Sebrae sobre Administração Competitiva

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Litoral Norte -


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Caraguá finaliza participação nos Jogos Regionais com 11 medalhas

Caraguatatuba - Os atletas de Caraguá finalizaram a participação na 1ª Divisão dos Jogos Regionais no último fim de semana em Arujá. Eles conquistaram para o município 11 medalhas na competição, sendo seis de ouro, três de prata e duas de bronze. A cidade terminou na 10ª colocação com 104 pontos.
Na edição do próximo ano, em Guaratinguetá, os esportistas de Caraguá vão competir na 2ª Divisão. No decorrer deste ano, a secretaria de Esportes pretende formalizar instrumentos jurídicos na área de esporte, como o Fundo de Incentivo ao Desporto Amador (FIDA), visando a melhor formação de equipes de competição e técnicos.
O secretário de Esportes, Mário Luiz da Silva, explica que este modelo objetiva formalizar um sistema de captação de recursos através de incentivos fiscais, além de destinar investimentos às equipes de competição. A medida dará maior suporte para equipe técnica e atletas. “Queremos que a iniciativa privada também seja parceira do poder público para concretização de ações na área esportiva”, ressaltou.
Os Jogos Regionais reuniram oito mil atletas de 50 municípios do Alto Tietê, Vale do Paraíba, Litoral Norte e parte da Grande São Paulo. Caraguá participou da competição com 350 atletas nas modalidades atletismo, basquete, biribol, bocha, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, malha, natação, tae know do, tênis, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, futebol de mesa e xadrez.

Confira os atletas vencedores de Caraguá

Ouro
Natação: Pedro Henrique, Danilo de Oliveira, Ana Maria Laurindo e Ana Paula da Silva
Atletismo: Jessica Felix da Silva

Prata
Natação: Ana Maria Laurindo, Ana Paula da Silva e Fabiano Freitas Daniel

Bronze
Damas: Pedro Paulo, Carlos Henrique, Paulo Henrique, Michael Matos, Renan Almeida, Juliete Barroso, Heloyza Mônica e Jéssica Araújo
Tênis: Marcos Giovani Borelli e Devanil Charleaux(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Corpo de Bombeiros e secretaria de Educação formam turma de Primeiros Socorros

Caraguatatuba - Os professores de Educação Física da rede tem agora diferencial em sua formação. Eles concluíram na última semana o curso de Primeiros Socorros, oferecido pelo Corpo de Bombeiros de Caraguá. O treinamento, gratuito, foi dado a cerca de 30 profissionais que se voluntariaram às 14 horas de atividades. A iniciativa foi da coordenação da área de Educação Física e Artes do Grupo de Apoio Pedagógico da secretaria municipal de Educação.
A coordenadora do GAP, Laís Lippi Fernandes, explica que o curso é de extrema importância aos docentes e que novas turmas serão abertas. As aulas aconteceram no período da noite, para que o maior número de educadores participasse. “Trabalhamos diretamente com o corpo e na quadra pode acontecer de tudo. Se não soubermos pelo menos quais os procedimentos de pronto socorro, podemos atrapalhar, ao invés de ajudar”, comentou. Após a entrega dos certificados, houve uma confraternização entre os docentes.

Grupo auxilia professores com recursos pedagógicos
Implantado no início do ano letivo, o Grupo de Apoio Pedagógico da secretaria de Educação de Caraguá oferece ao professorado oportunidade de ampliar horizontes dentro e fora da classe, com material pedagógico diferenciado e, principalmente, exclusivo às necessidades dos alunos. A ideia também é igualar as escolas da rede de forma que todas as unidades tenham o mesmo plano de ensino e qualidade durante o ano todo.
No GAP, caso um docente tenha dificuldades em ensinar, por exemplo, determinado grupo de alunos a somar, ele comunica seu coordenador, que irá pesquisar e elaborar ferramentas para que o professor possa sanar esta deficiência. “Somente estando próximo dos alunos e dos professores como estamos é que temos condições de agir tão pontualmente”, ressaltou a coordenadora geral do Grupo, Maria Assunção Grinet.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Festival consome mais de 10 toneladas de tainha

Caraguatatuba - Cerca de 15 mil pessoas aproveitaram o feriado da Revolução Constitucionalista para conhecer e se deliciar com a cultura e a culinária caiçara no Festival da Tainha. A festa aconteceu de 9 a 12 de julho no entreposto de pesca do bairro Porto Novo. Aproximadamente 10 toneladas do peixe foram comercializadas.
O evento é um incentivo ao resgate da cultura caiçara. Além de delícias como tainha recheada e assada na brasa, bolinho de tainha, tainha ao escabeche, o típico azul marinho e até lasanha feita com o peixe, houve exposição de artesanato, apresentações artísticas e manifestações folclóricas.
O presidente da Associação dos Pescadores da Região Sul, Dênis Santana Garcia, afirma que a classe está satisfeita. Cerca de 100 pessoas trabalharam nas barracas, que teve venda recorde. “Foi o melhor festival de todos, com a melhor infraestrutura”, disse. “A parte cultural também foi muito bem trabalhada e enriqueceu a festa”.
Para o diretor de eventos da secretaria de Turismo de Caraguá, Henrique Galvão, agora é hora de pensar nas próximas edições do Festival. “A avaliação feita é muito positiva e não podemos deixar que em 2010 seja diferente. Estamos cheios de idéias para colocar em prática, todos muito animados com o resultado”, afirmou.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Petrobras e prefeitura oficializam parceria

Caraguatatuba - A prefeitura de Caraguá e a Petrobras oficializam na tarde desta segunda-feira (13) a doação de um terreno no Jardim Britânia. No local serão construídos os dutos para o transporte do gás extraído no município. A assinatura da escritura pública de servidão de passagem será no gabinete do prefeito, às 14h.
O contrato tem duração de 30 anos, renováveis pelo mesmo período. Em contrapartida a Petrobras se compromete com a implementação no município do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Proninp). O objetivo é oferecer capacitação de mão de obra para jovens e adultos de acordo com o plano nacional de qualificação profissional. A empresa também será parceira do município em projetos sócio-ambientais.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Petrobras tem autorização para construir dutos em terreno municipal

Caraguatatuba - A Petrobras recebeu nessa segunda-feira (13) autorização da prefeitura para passagem de dutos de transporte de gás em território municipal. A área compreende mais de 13 mil m² e fica no Jardim Britânia. Em contrapartida, a empresa se comprometeu a implementar na cidade o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), para qualificação profissional de jovens e adultos nas áreas de petróleo e gás.
A assinatura da escritura pública de servidão de passagem foi no gabinete do prefeito Antonio Carlos. Estiveram presentes os gerentes, tanto na área de Engenharia, quanto na área de Negócios da Petrobras. Também participaram da reunião os secretários municipais de Meio Ambiente e Assuntos Jurídicos. A concessão da prefeitura é por 30 anos, renováveis pelo mesmo período.
O gerente da Unidade de Negócios da Bacia de Santos, José Luiz Marcuço, ressaltou a importância da obra para o desenvolvimento da região. “O que queremos é fortalecer a parceria Petrobras e Prefeitura para assim termos condições de melhor atender as expectativa sobre o empreendimento”, disse.
Para o prefeito Antonio Carlos, caminhar com a empresa é sua obrigação como homem público. “Agora conto com vocês para investir em projetos sociais e ambientais”, disse. “Queremos fazer de Caraguá um município referência em políticas públicas, porque o futuro depende daquilo que fizermos hoje”.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Polícia Militar convida a todos para Festa Julina

Caraguatatuba - O 2º Arraiá da Polícia Militar acontecerá nesta quinta-feira (16), às 19h30, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. Toda comunidade está convidada.
O Sindserv fica na rua União das Américas, 380, no bairro Jardim Aruan. A entrada é 1kg de alimento não perecível que será distribuído as comunidades carentes do município. Não percam!(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Professores e funcionários das creches recebem treinamento

Caraguatatuba - Os professores e funcionários dos Centros de Educação Infantil (CEI), participam nesta semana (13 a 16), de uma capacitação profissional. O objetivo é aperfeiçoar o trabalho destes educadores. O curso acontece na Escola Municipal de Ensino Fundamental, Prof.ª Maria Elma, no Indaiá e tem duração de 32 horas.
As atividades fazem parte do Programa de Formação Continuada de Educação Infantil e são desenvolvidas pelo Instituto Aryran. A equipe conta com oito formadores e oito assistentes, orientados por uma coordenadora técnica e uma administrativa. O trabalho é direcionado à criação de ambientes que estimulem a linguagem e o desenvolvimento da criança por meio do brincar.
Para a professora Fabiane Lunardi, do CEI Santina Nardi, o encontro é uma oportunidade de trocar experiências, relembrar e aprender novas didáticas. “A equipe do instituto atua na mesma área que nós, então falam de uma realidade comum a que temos nos centros”, disse.
Entre os dias 20 e 23 o curso será destinado a diretores e coordenadores. A discussão será em torno dos direitos das crianças e a relação família, escola e comunidade.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Módulo Recebe Ultimas Inscrições para o 3° Congresso Paulistano de Educação Escolar

Caraguatatuba - Acadêmicos e profissionais discutem competências necessárias para o cotidiano educacional
O Centro Universitário Módulo, instituição do litoral paulista, recebe as últimas inscrições para a 3ª edição do Congresso Paulistano de Educação Física Escolar (CONPEFE), que será realizado entre os dias 22 e 24 de julho de 2009. Com o tema “Educação Física Escolar: Saberes Docentes e Cotidiano Educacional”, a ação pretende promover a integração e troca de experiências entre profissionais e acadêmicos da área.
Grandes instituições de ensino do país compõem a comissão cientifica do congresso. Em conjunto, mestres e doutores do Módulo, USP, UFES, UNESP, UFRRJ, UNITAU e Unicid definiram o tema principal da edição deste ano: Educação Física Escolar: Saberes Docentes e Cotidiano Educacional. O evento será voltado para questões do componente curricular, valorização, aprimoramento e produção do conhecimento na área.
O encontro acontece na cidade de Caraguatatuba, no campus central da instituição. As inscrições devem ser feitas pelo site oficial do Congresso http://www.modulo.br/conpefe, onde também está disponível a programação oficial do evento.

Serviço:
3º Congresso Paulistano de Educação Física Escolar
Data: 22 a 24 de julho
Inscrições: www.modulo.br/conpefe 
Local: Centro Universitário Módulo
Endereço: Avenida Frei Pacífico Wagner, 653 – Centro – Caraguatatuba – SP
Informações: (12) 3897-2041 ou conpefe@modulo.edu.br
(Fonte: UniMódulo)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

36ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela continua na próxima sexta com as competições de monotipos

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Diretoria Náutica da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, realizará de sexta a domingo (17 a 19 de julho) a “36ª Semana Internacional de Vela de Monotipos de Ilhabela”. As classes convidadas são Star, Laser – Standard e Radial Feminino, 470, Finn, Ligthining, Snipe, Hobie Cat 16, Optimist, Holder, Laser, 4.7 e Radial masculino, 420, Byte, Fórmula Wind Surf, Kite Surf, Nacra 20, Dingue, A Cat, Hobie Cat 14 e Escaler.
A abertura será na sexta-feira (17/7), às 11h, no Centro de Regatas, no Pequeá. As regatas de monotipos integram a programação da Semana Internacional de Vela, que já realizou as competições de vela oceânica.
O evento será regido pelas regras da ISAF (International Sailing Federation) 2009 - 2012. Os barcos e competidores poderão se inscrever pelo email ( regata@ilhabela.sp.gov.br ), por fax (12) 3896-6737 ou entregando o formulário pessoalmente no local até 11h de sexta.A taxa de inscrição é de R$ 50 por tripulante.
Os velejadores de projeto sociais, como Projeto Navega São Paulo, terão a taxa de inscrição isenta, desde que efetuem as inscrições com antecedência.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

André Valadão, a sensação da música gospel, faz show nesta quinta em Ilhabela

Ilhabela - Dentro da programação da 36ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, a Prefeitura em parceria com o Ministério do Turismo, com apoio da Rádio Morada do Sol FM, promovem nesta quinta-feira (16/7), no Campo do Galera, o show do cantor André Valadão, a sensação da música gospel brasileira. Ele já viajou por mais de 350 cidades em eventos nacionais e internacionais com sua turnê, que é considerada hoje a maior produção gospel nacional. Cerca de um milhão de pessoas anualmente assistem aos shows de André Valadão por todo o país.
Nestes cinco anos mais de um milhão de CDs e 150 mil DVDs foram vendidos. Sua canção “Milagre” foi uma das mais executadas em toda a história da música cristã no país. Em 17 de janeiro de 2009, Valadão gravou ao vivo o oitavo CD de sua carreira, com o nome “Fé”.
A festa no Campo do Galera, no bairro Água Branca, já teve os shows da dupla sertaneja Cezar e Paulinho e do grupo de axé Batom na Cueca, no último fim de semana. Na noite desta segunda-feira (13/7) começaram as apresentações de cantores e bandas locais, com os grupos Reconquista e Forroboly/Roney Alves.
Nesta terça (14/7) será a vez dos grupos Samba no Pé e Banda Hérus, a partir das 20h. Na quarta (15/7) tem show com FB 07 e Balaco Doce.

Fim de semana
No dia 17 (sexta), o pagode rola solto com o grupo Sereno, que recentemente se apresentou no Domingão do Faustão. A programação ainda prevê o show de forró do Trio Virgulino, no dia 18 (sábado), às 22h. A banda trabalha o mais novo CD “Isso sim é São João”, com o melhor do forró tradicional.
Já no dia 19 (domingo), às 22h, se apresenta no Campo do Galera o grupo de samba e pagode “Cupim na Mesa”. O grupo paulistano é formado por André Marinho, CG, Caio e Luizinho, tendo lançado em 2008 seu primeiro DVD. A 36ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela prossegue com as regatas de monotipos nos próximos dias 17, 18 e 19 de julho.

Confira a programação de shows no Campo do Galera
Dia 14/7

20h – Show Samba no Pé
22h – Show Banda Hérus

Dia 15/7
20h – Show FB 07
22h – Show Balaco Doce

Dia 16/7
20h – Show André Valadão

Dia 17/7
20h – Pronúncia no Olhar
22h – Show Grupo Sereno

Dia 18/7
22h – Trio Virgulino

Dia 19/7
22h – Show Cupim na Mesa
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Atletas de Ilhabela terão festa de confraternização pelos resultados dos Jogos Regionais

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, realiza no próximo domingo (19/07), dentro da programação da Semana Internacional de Vela, uma festa de confraternização e recepção aos atletas da cidade que participaram da 53ª edição dos Jogos Regionais, disputado na cidade de Arujá entre os dias 1 a 12 de julho passado.
Ilhabela terminou a competição na 15ª colocação da 2ª divisão com 52 pontos, formada por 30 municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e Grande São Paulo.
A delegação da cidade conquistou durante todos os Jogos Regionais de Arujá 12 medalhas. Foram três de ouro (uma no Tae Kwon Do, uma no tênis masculino e outra na malha masculina), cinco de prata (duas no Tae Kwon Do, duas no jiu jitsu e uma no atletismo) e quatro de bronze (três no jiu jitsu e um no atletismo).

Últimos resultados
Os últimos resultados dos atletas ilhabelenses foram computados nas modalidades basquete masculino e futsal feminino.
Na categoria basquete masculino livre, Ilhabela terminou com a quarta colocação, ao perder na disputa pelo bronze por 80 a 61 contra Mairiporã. Já o futsal feminino terminou a competição na quinta colocação.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Ballet Stagium é a grande atração desta terça na VI Mostra de Dança de Ilhabela

Ilhabela - Dando continuidade a programação da VI Mostra de Dança de Ilhabela, a Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria da Cultura, e a Fundaci (Fundação de Arte e Clube de Ilhabela) realizam nesta terça-feira (14/07), às 19h30, a apresentação do Ballet Stagium. O espetáculo “Mané Gostoso” acontece no Espaço Cultural Galpão das Artes, no bairro da Cocaia.
A VI Mostra de Dança de Ilhabela é uma parceria com o Espaço Cultural Veja São Paulo. E a programação da VI Mostra de Dança continua no domingo (19/07), com diversas apresentações, a partir das 19h30 no Espaço Veja São Paulo. Entre as companhias estão CBS Tap Factory, de São José dos Campos, o Grupo de Dança Contemporânea do Espaço Cultural Pés no Chão, de Ilhabela, e a Cia. Única, de São Paulo.
No último domingo (12/7), cerca de 400 pessoas puderam apreciar companhias como a Academia Cristina Cará, de São José dos Campos-SP; Grupo Corpus Magnus, de São Paulo; Grupo de Dança RT, de Caraguatatuba-SP; Corpo de Baile de Caraguatatuba-SP e Grupo “Dança de Rua da Fundaci”, de Ilhabela-SP.As pequenas bailarinas da Fundaci também garantiram o encantamento da platéia, que teve a oportunidade de conhecer a coreografia “Marinheiras”, de Virgínia Ungari, premiada em diversos festivais de dança da região. O Faces Ocultas Cia. de Dança, de Salto-SP fechou com chave de ouro o primeiro dia de mostra com a coreografia “Folcloreando”, com músicas do cancioneiro popular brasileiros e passos marcados por maracatu, cavalo-marinho, frevo e outras danças típicas do nordeste.

Ballet Stagium
O espetáculo “Mané Gostoso” é genuinamente nacional e de forte identidade nordestina. A coreografia, de Décio Otero, é resultado da união entre as raízes brasileiras interpretadas pela dança com os acordes do consagrado repertório do Quinteto Violado, marcado pelo bom-humor, pela grandeza poética e, ao mesmo tempo, pela simplicidade.
A obra homenageia um dos ícones de nosso país, o artista pernambucano Luiz Gonzaga, ao realizar uma leitura moderna da cultura popular do Nordeste.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Defesa Civil atende ocorrências provocadas pelo vendaval em Ilhabela

Ilhabela - A Defesa Civil de Ilhabela, órgão ligado ao Gabinete da Prefeitura, registrou uma série de ocorrências provocadas pelo vendaval da madrugada de domingo (12/7). No canal, as rajadas chegaram a até 120km/h (65 nós). O vento foi proveniente de uma frente fria vinda do sul do país.
Em Ilhabela, o Espaço Veja São Paulo teve a estrutura danificada. Porém, segundo a organização, o evento terá a programação normalizada a partir da próxima quarta-feira (15/7), quando o local já estará recuperado.
De acordo com o chefe da Defesa Civil, Valter Faustino, os agentes também atenderam a ocorrências de quedas de árvore, principalmente, na região sul do município, onde as rajadas foram mais fortes, e na Barra Velha. Um veleiro também encalhou na praia do Saco da Capela, próximo à Vila. A travessia de balsa ficou parada durante a madrugada e registrou algumas interrupções pela manhã de domingo. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Estado atende reivindicações do prefeito Toninho Colucci e reforma balsa Valda II

Ilhabela - A travessia entre Ilhabela e São Sebastião foi reforçada neste feriado prolongado do dia 9 de julho (Revolução Constitucionalista de 32) com a chegada da balsa Valda II. A reforma da balsa faz parte dos pedidos de melhoria nas condições da travessia que o prefeito de Ilhabela Toninho Colcucci (PPS) fez ao Governo do Estado.
De acordo com a Dersa, a Valda II realiza a travessia em 12 minutos e recebeu quatro motores eletrônicos novos, quatro reversores e reparos na pintura e convés.
Segundo Colucci, a administração está preocupada com os serviços de travessia oferecidos aos moradores que dependem do transporte e também aos turistas que chegam ao município por meio das balsas. “Queremos dar uma atenção especial para a situação dos pedestres e dos veículos”, ressaltou o prefeito.
O objetivo do prefeito de Ilhabela agora é solicitar a reforma da FB-17, com rampa de acesso do lado direito e ainda grelhas para escoamento de água e tablados de madeira no assento dos pedestres para a FB-18.
Para o mês de agosto, Toninho Colucci anunciou a reforma dos banheiros na Barra Velha, que receberão a troca de torneiras, sanitários e também acessibilidade. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeito entrega prêmio ao velejador Torben Grael no encerramento da 36ª Semana de Vela de Ilhabela

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), fez a entrega do prêmio ao velejador Torben Grael, durante a cerimônia de encerramento da 36ª Semana de Vela de Ilhabela – Rolex Ilhabela Sailing Week, realizada no Yacht Clube de Ilhabela, na noite do último sábado (11/7). Grael foi homenageado por sua vitoria na regata volta ao mundo e pelo 2º lugar na Semana de Vela.
Além do prefeito, também participaram da cerimônia o comodoro do YCI, Carlos Eduardo de Macedo Costa; o presidente da Mitsubishi Motors, Eduardo Souza Ramos; a secretária municipal de Turismo, Maria Inez Ferreira; o diretor de vela do YCI, José Manoel de Aguiar Nolasco; o diretor náutico da Secretaria de Esportes, Edmar Alves; além de representantes da Rolex no Brasil. “Mais uma vez a Semana de Vela de Ilhabela foi um sucesso e reforça a vocação da cidade que este ano deve se tornar a Capital Nacional da Vela. Além disso, significa uma movimentação importante na economia local num período de baixa temporada”, destacou Colucci.
Se Torben acabou em 2º lugar como tático do Mitsubish/Gol na classe S40, a família Grael teve muito o que comemorar. O filho Marco foi campeão geral do ORCi com o Loyal/Red Nose, enquanto a mulher Andrea ajudou o J24 de Juliana Senfft a ganhar a ORCi 700. “Estou feliz com a performance do Marco e do Loyal, que velejou muito bem em toda a competição. Esse barco tem um trabalho interessante de reunir sempre velejadores da Ilhabela e o Marco está aprendendo. Acho que ele pode conciliar competições de vela de Oceano com a campanha olímpica de 49er ao lado do Bochecha (André Fonseca)”, disse o velejador Torben Grael.
Ao contrário do que ocorreu no ano passado, este ano foi implantada a ORC Internacional geral, reunindo os barcos das categorias 500 e 600. Por isso, o campeão da ORCi 500, Touché Super, de Ernesto Breda, não foi o vencedor geral. O título da 36ª. Rolex Ilhabela Sailing Week ficou com o Loyal/Red Nose, de Marcelo Massa, que somou 12 pontos perdidos, contra 14 do Touché Super, 2º colocado.
"Estou muito feliz por ter vencido pela primeira vez a Rolex. Já havia sido vice, mas estou mais contente com a molecada da tripulação. Temos sete caiçaras a bordo, que sentiram o gosto inesquecível desta vitória”, comentou Marcelo Massa.
Ganhador de um relógio Rolex, Marcelo Massa disse que seu barco, um JV 47 pés, velejou muito bem e por isso quebrou o favoritismo do Touché Super, que estava invicto na temporada. Na programação deste ano, o Loyal/Red Nose vai disputar o Circuito Rio e as últimas duas etapas da Copa Mitsubishi/Circuito de Ilhabela de Vela.
Já Ernesto Breda, do Touché Super, garantiu não ter ficado aborrecido com o resultado. “Acho que o título do Loyal foi superjusto. Eles fizeram uma campanha quase impecável”, enfatizou.
Argentinos vencem na S40 - Na classe S40, a maior novidade da competição, o argentino Cusi 5, de José Estevez, foi o campeão por ter obtido o maior número de vitórias na competição. Na classificação geral, o barco terminou com oito pontos perdidos assim como o Mitsubishi/Gol, de Eduardo Souza Ramos e Torben Grael.
"O barco provou ser muito competitivo e o equilíbrio foi o destaque mais uma vez desta classe”, comemorou o comandante, que também ganhou um Rolex, aliás o segundo nesta competição. Ele foi campeão da antiga classe IMS 500 em 2007 como o veleiro Personal. “Este título tem um sabor especial. Afinal superamos adversários fortes como o Mitsubishi/Gol, com velejadores expecionais como Torben”.
Para Souza Ramos, que achou ter faltado um pouco de sorte para ter ficado com o título, o importante é o crescimento da classe.
O terceiro é último Rolex ficou com Fábio Filippon, bicampeão da classe ORC Club. Com o velejador olímpico Bruno Fontes no timão, o Katana II mostrou-se muito superior. Tanto assim, que ganhou a ORC Club geral, a ORC Club 670 e o Campeonato Brasileiro de Skipper 30. "Viemos para Ilhabela bastante confiantes em conquistar o bi porque estávamos bem treinados”, comentou o velejador do Iate Clube de Santa Catarina, em Florianópolis.
Outro barco que confirmou o favoritismo foi o Ventaneiro, de Renato Cunha. Campeão da ORCi 600 e terceiro no geral da classe mais importante da competição, o veleiro ganhou também a First Beneteau 40.7.
A Rolex Ilhabela Sailing Week foi organizada e sediada pelo Yacht Club de Ilhabela e teve patrocínios da Rolex, Mitsubishi Motors, Semp Toshiba, Bradesco Private, com apoios da Gol Linhas Aéreas, Hertz, Rádio Eldorado, Brancante Seguros, Cerveja Stella Artois, Marinha do Brasil, Prefeitura Municipal de Ilhabela, CBVM, YCA, ABVO (classes ORCi, ORCc e SMP2) e das classes S40, HPE25 e BRA-RGS.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Show de Cezar & Paulinho e Batom na Cueca reúnem 10 mil pessoas no feriado em Ilhabela

Ilhabela - Os shows musicais promovidos pela Prefeitura de Ilhabela, em parceria com o Ministério do Turismo, no Campo do Galera, bairro Água Branca, tem reunido grande público. Pelo menos 10 mil pessoas assistiram às duas primeiras apresentações.
Na noite de quinta-feira (9/7), feriado do Dia da Revolução Constitucionalista de 1932, cerca de 8 mil pessoas lotaram o Campo do Galera para o show da dupla sertaneja Cezar e Paulinho. Eles relembraram antigos sucessos como “Pé de Pode”, “PQP, pisa no freio Zé”, “Nóis é Caubói”, “Coração Marcado” e “Dois amigos, dois irmãos”. Apadrinhados pela dupla João Mineiro e Marciano, Cezar e Paulinho gravaram o primeiro disco em 1974.
“Foi muito bom ter esta festa aqui na Água Branca, porque nem todo mundo tem como ir para a Vila assistir às apresentações. É uma maneira de agradar a todos”, disse a moradora do bairro Reino, Maria Aparecida Silva Souza, 35 anos.
Para o vendedor José Guilherme Barbosa, 28 anos, a iniciativa da Prefeitura foi positiva para a comunidade. “Foi uma idéia muito boa e os shows são variados, por isso, agradam a todos”, disse o morador da Barra Velha. Na sexta-feira (10/7), a garotada se divertiu com o axé do Batom na Cueca.
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, fez a abertura da programação e destacou os investimentos em toda a cidade. “Conseguimos esta parceria com o Ministério do Turismo para os eventos da Semana de Vela, que movimentam a cidade em um período de baixa temporada. Contudo, hoje já investimos em infra-estrutura urbana, educação, saúde e, principalmente, no saneamento básico, cuja meta é elevar o índice de 4% que encontramos para mais de 50%”, concluiu.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Teatro no Ônibus da Leitura é atração na Vila até domingo

Ilhabela - Quem for todas às tardes até o próximo domingo (19/06) na Praça Coronel Julião, na Vila, em Ilhabela, poderá conferir de perto uma iniciativa da Secretaria de Educação que já conquistou crianças, jovens e adultos da cidade.
Trata-se do ônibus de leitura, que apresenta sempre em quatro sessões (16h, 17h, 18h e 19h) o teatro de fantoches com o tema “Os tesouros de Ilhabela”
A apresentação é feita no interior do ônibus e o espetáculo é livre para todos os públicos.
“Gostei muito. Vou convidar meus amiguinhos da rua para assistirem”, comentou o pequeno Felipe Souza, de 5 anos, ao final da sessão.
Já a dona de casa Maria Aparecida de Almeida, disse que a novidade é uma boa opção para as férias.
“Não precisa ser criança para curtir isso. É uma diversão para todos os gostos”, citou.
De acordo com a secretária de Educação de Ilhabela, Lídia Sarmento, a peça já foi apresentada em todas as escolas municipais.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Festa Julina na Enseada promove resgate da comunidade

São Sebastião - A Escola Municipal Solange de Paula (antiga E.M. da Enseada) e a Emei Pônei Azul, localizadas no bairro da Enseada, costa Norte de São Sebastião, realizaram, na última quarta-feira (8), a animada festa julina dos alunos de 4 a 10 anos.
Segundo a diretora Daniella Tessariol e a vice Maria Tereza Ribeiro, para o núcleo, que inclui ainda a creche Maria Leonarda da Costa, os festejos tiveram um significado especial. Isso porque, a comemoração retornou à sede da escola. “Estávamos fazendo apenas uma participação na Festa do Migrante e com isso tínhamos que escolher quais crianças participariam, o que deixava muitas de fora”, comentou.
Também houve novidades para a escolha da Miss e Mister Caipirinha. O aluno e a aluna que mais vendessem a rifa de uma bicicleta ganhariam presentes. Júlia e Alef, do 1º e 4º anos, respectivamente, foram os contemplados.
Com a festa de volta às dependências, os pais, que aprovaram a ideia, puderam acompanhar seus filhos nas quadrilhas e aproveitar todos os comes e bebes. “Eles estavam sentindo falta. E isso fez com que a comunidade se aproximasse novamente da escola, o que dá mais ânimo para que professores e funcionários tenham ainda mais dedicação nos próximos anos”, ressaltou Daniela.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Malha joga em São José dos Campos e dá chance para atletas iniciantes

São Sebastião - A equipe de malha da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Seesp (Secretaria de Esportes), participou no domingo dia 12 de julho, de partida válida pelo Campeonato Paulista de Malha, organizado pela Federação Paulista.
Os atletas enfrentaram o time Jardim Morumbi de São José dos Campos na casa do adversário e acabou por perder as duas partidas por 84 x 112 e 120 x 122 Morumbi. Segundo o técnico José Francisco da Silva, a equipe formada por 13 atletas contou com a participação de jogadores iniciantes. “Foram conosco atletas de 12 e 13 anos que precisam adquirir experiência e técnica em jogos e aproveitei a disputa para fazer algumas substituições dando oportunidade para todos os jogadores. A partir de agora intensificaremos os treinos para a próxima partida”, disse o técnico.
Na classificação geral São Sebastião aparece em segundo lugar com nove pontos, atrás de São José dos Campos (Jardim Morumbi), com 12. A próxima partida será realizada no dia 26 de julho no Clube Amigos da Malha no Porto Grande, às 9h, contra a equipe de Jacareí.
De acordo com Silva, a idéia é virar essa classificação na partida contra Jacareí aumentando os pontos e a margem entre o segundo colocado. “Ainda temos três jogos pela frente nessa primeira fase. Tenho certeza que, com bastante treino e dedicação, vamos reassumir o primeiro lugar na classificação geral”, finalizou o técnico.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Guardas Civis Municipal capturam grupo de assaltantes

São Sebastião - Durante patrulhamento na Rua da Praia, por conta do Arraiá Caiçara, o inspetor – chefe da Guarda Civil Municipal, Antonio Cláudio Costa, e sua equipe, prenderam, em flagrante, com auxílio da Polícia Militar, quatro infratores, sendo que desses, dois são menores de idade.
De acordo com Boletim de Ocorrência, o inspetor Cláudio foi abordado, por volta da 1h10 da madrugada desta segunda-feira, dia 13, pelo proprietário de um dos restaurantes da região Central, informando que seu estabelecimento havia sido assaltado naquele instante e que, os bandidos estavam próximos ao local. Em seguida, as vítimas do restaurante reconheceram os assaltantes, que caminhavam próximo ao estabelecimento, ocasião em que foram abordados pela Guarda Civil Municipal, que em revista pessoal aos infratores foram encontrados R$ 82,10 em dinheiro, balas, cigarros, papelote de cocaína, três celulares e um revólver calibre 38.
Segundo os três assaltantes, o revólver estaria em poder da adolescente de 13 anos, que também teria participado da ação de roubo. Com a adolescente foi encontrado ainda, dois aparelhos de celulares, que são produtos do roubo.
Ao serem encaminhados à Delegacia, as vítimas reconheceram os assaltantes, W.A.S.V., 18 anos; L.F.S., 20 anos e ainda um adolescente de 14 anos, que realizaram o roubo ao restaurante, juntamente com a adolescente que portava o revólver.
Aos maiores de idade foi dada voz de prisão e os mesmos serão encaminhados ao CDP de Caraguatatuba, já os menores ficaram à disposição da justiça.
Para o comandante da Guarda Municipal, Sérgio Monteiro, esta ação vem demonstrar, mais uma vez, que a GCM está atuante e comprometida com a comunidade, seja em postos fixos ou em patrulhamento na cidade, de Norte a Sul, mantendo sempre o trabalho em equipe.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Mesatenista sebastianense é convocado pela Seleção Brasileira para disputar o Panamericano

São Sebastião - O mesatenista Marcelo Cardim dos Santos, da Seesp (Secretaria de Esportes), de São Sebastião, foi convocado pela Seleção Brasileira para disputar o Parapanamericano a ser realizado em Bogotá, na Colômbia. Ele defenderá as cores do Brasil pela categoria Sub-21. A convocação ocorreu durante a Copa Brasil Goiânia Centro-Norte-Nordeste II que reuniu no último dia 9 cerca de 300 atletas no Ginásio Poliesportivo Rio Vermelho.
Segundo informações do técnico José Ricardo Estevaleto, Cardim conquistou a medalha de bronze no campeonato ao perder somente para os dois melhores mesatenistas brasileiros da atualidade: João Francisco, de Rondônia e Wellington Mello, do Ceará. “Durante a Copa a coordenadora da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa disse ao Marcelinho para preparar o passaporte, pois havia sido convocado para compor a Seleção Sub-21 que parte em outubro para a Colômbia para disputar o Parapan”, explicou Estevaleto.
De acordo com ele, ambos ainda permaneceram em Goiânia para tentar classificação na Seleção Principal Paraolímpica, mas em virtude do alto índice técnico dos competidores, da existência de apenas uma vaga e da performance ruim na disputa, o atleta sebastianense não foi convocado. “Ele ficou em quinto lugar e, como havia apenas uma vaga a ser preenchida, ficamos de fora”, lamentou o técnico, observando que os Jogos Panamericanos (Seleção Principal), será realizado nas Ilhas Margarita, na Venezuela.
Na opinião de Estevaleto, o mesatenista tem grandes chances de trazer medalha para o Brasil. “Ele foi convidado pela equipe de Manaus para treinar no Centro Olímpico, uma ótima oportunidade levando-se em conta que o convite ainda cobre os estudos (faculdade), e estadia sem qualquer ônus. Além disso, o nível técnico é bem maior do que podemos oferecer aqui em São Sebastião e a estrutura do Centro Olímpico, extraordinária”, revelou o técnico, acrescentando que Marcelinho estuda a proposta. “Será muito bom para ele, muito mesmo!”, enfatizou Estevaleto.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião tem a melhor colocação do Litoral Norte nos Jogos Regionais de Arujá

São Sebastião - São Sebastião marcou sua participação nos 53º Jogos Regionais com um saldo muito positivo. Com 137 pontos, a cidade conquistou o 8º lugar na competição, a melhor colocação entre as quatro cidades do Litoral Norte.
O município embarcou para Arujá com uma delegação de aproximadamente 350 integrantes e disputou este ano na 1ª divisão, em um nível mais competitivo.
Os atletas sebastianenses se destacaram em diversas modalidades. Nas damas, uma das promessas de boas colocações, São Sebastião ficou com a medalha de prata. Já o tae kwondo garantiu o terceiro lugar na classificação. No xadrez, a equipe feminina também trouxe a medalha de bronze. As mulheres garantiram o podium mais uma vez no voleibol de praia, com a terceira colocação. E o futebol de mesa de São Sebastião também foi destaque, com medalha de bronze.
Segundo o diretor municipal de Esportes, David Camargo Júnior, o balanço foi extremamente animador. “Nossa prioridade foi valorizar a prata da casa. E ver que nossos atletas disputaram com potências como Guarulhos e Suzano com a mesma garra, de igual para igual, nos enche de orgulho”, comentou David.
O diretor reforçou o lado social dos Jogos, já que existem competidores sebastianenses que sofrem algum tipo de carência afetiva ou financeira. “Só quem estava lá pôde viver a experiência de ver o esforço dos atletas. A força de vontade em largar as drogas, por exemplo, para representar o seu município, foi inexplicável. Toda a delegação está de parabéns, pois estavam lá por amor. Não receberam um centavo por isso”, ressaltou.
David aproveitou para agradecer o prefeito Ernane Primazzi por todo apoio dedicado aos atletas, além das outras secretarias participantes. “Quero registrar meu agradecimento ao secretário de Esportes, Wladimir dos Santos, ao secretário da Saúde, Aldo Conelian Júnior, e o secretário de Governo, Urandy Rocha, todos muito empenhados em ajudar no que foi preciso. E a todos os departamentos envolvidos, agradeço de coração”, finalizou. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Hotel Villa Di Capri

Aciu informa: Vagas de Emprego

Ubatuba - Hotel Torremolinos admite lavadeira (que tenha experiência com máquinas de lavanderia de hotel) e três recepcionistas (sendo 2 do sexo masculino e 1 do sexo feminino. Ambos devem ter entre 22 e 30 anos e morar próximo ao bairro da Enseada)
Tratar com Enedina na Camargo Irmãos- Rua Capitão Felipe, 40- Itaguá (a partir das 16h00).
Telefone: 3832 3180.

A Linort Imóveis abriu uma vaga para corretor(a) credenciado(a) (com condução mesmo sem experiência).
Telefone: 3832 1509. Falar com Carlos.
Rua: Guaicurus, 60- Itaguá

Prezado associado, se sua empresa também estiver admitindo entre em contato conosco.
(12) 3834 1449
E-mail: imprensa@aciubatuba.com.br 
Para se informar sobre as outras vagas disponíveis na Aciu acesse: www.aciubatuba.com.br
(Fonte: ACIU)

ACIU oferece palestra gratuita do Sebrae sobre Administração Competitiva

Ubatuba - Data: 15 de julho (4ª feira)
Horário: 19h00
Local: ACIU (Rua Dr. Esteves da Silva, 51- Centro)
Objetivo: Capacitar empresários das micro e pequenas empresas quanto ao planejamento, organização e controle de seus negócios, no sentido da busca constante pela excelência.
Público-alvo: empreendedores e empresários em geral.
Conteúdo programático: apresentar a importância de uma administração competitiva; conceitos sobre competitividade; papel do empresário; gestão empresarial; gestão competitiva; tipos de planejamento; plano de negócio e sua estrutura; estágio do planejamento estratégico; controles e informações gerenciais básicas; organização; sistemas; métodos e administração de recursos humanos.
Duração: aproximadamente 2 horas.
Inscrição: A palestra é gratuita e os interessados devem entrar em contato com o Posto de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba através do telefone (12) 3834 1445.(Fonte: ACIU)


CINEMA

Cine Porto – 3833 -2066
Semana de 10/7 a 16/7

LANÇAMENTO MUNDIAL !!!!!!
“A ERA DO GELO 3” - Dublado

ás 14:10 - 16:00 - 17:50 - 19:40 - 21:30hs

Durante o mês de Julho não teremos a”QUARTA MALUCA”
Nosso site : www.cinemasdolitoral.com.br
 

Em algum lugar do passado

Ubatuba - Releitura da musica tema do filme "Em algum lugar do passado" com imagens de Luiz Tolosa e edição e Emilio Campi:


 

Poesia Topo

Anuncie


Bons ventos

Quando meu antepassado
chegou à Praia da Fortaleza
foi trazido pelos ventos
nas velas de seu barco
e fincou a poita
nas areias, nas pedras,
nas montanhas, nos rios
e garantiu o peixe
e a farinha de mandioca
de muitos pirões
para muitas gerações.
 

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Importante - Mauricio Moromizato

Amigos e companheiros: dentro das discussões que estou tendo ultimamente,
é muito forte o sentimento de que estamos parados, precisamos que Ubatuba se desenvolva e que os projetos não podem ser de curto prazo e nem pessoais.
Dentre as iniciativas boas para superar a situação que vivemos, está a atuação em equipe e em grupo na vida do município.
A oportunidade que se apresenta abaixo, com o "projeto circuito Litoral Norte",do governo federal através do SEBRAE é muito boa. Já me informei e é proposta séria para alavancar o turismo. Aqui em Ubatuba é de fundamental importância essa atuação conjunta de todos os setores, turismo incluído.
Por esse motivo me inscreverei amanhã, para representar o "Centro Clínico Odontológico de Ubatuba" (minha clínica odontológica, em sociedade com meus dois irmãos).
Segue abaixo a divulgação e aqui vai o meu convite (pedido) para que os que puderem se inscrevam, para ajudar Ubatuba e tamb� �m para aproveitarmos a oportunidade de estar junto aos empresários para fazer nosso lobby político.
Façam um esforço para a inscrição (veja que se encerram dia 15 de julho, depois de amanhã).
Conto com sua participação e com seu empenho em ajudar na divulgação.
Grato a todos,
Forte abraço,
Maurício Moromizato
Ubatuba - SP

********************
Projeto Circuito Litoral Norte entusiasma empresários da região
Em menos de 20 dias, mais de 500 empresários aderiram à iniciativa do Sebrae-SP e parceiros

O Circuito Turístico Litoral Norte, projeto elaborado pelo Sebrae-SP em São José dos Campos, em parceria com representantes dos poderes público e privado, recebeu, em menos de 20 dias após o seu lançamento, 504 adesões de empresários, representantes de sociedades civis e de diversos segmentos voltados ao setor turístico da região. No último dia 03, mais de 260 pessoas participaram da apresentação do projeto no Esporte Clube Ilhabela, região central da cidade. O circuito também foi apresentado em São Sebastião, Ubatuba e Caraguatatuba.
Em Ilhabela, o evento contou com as presenças do gerente de Operação Interior do Sebrae-SP, Emerson Morais Vieira, da gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em São José dos Campos, Marimar Guidorzi de Paula, da diretora de Turismo de Ilhabela, Djane Vitoriano de Jesus, e do prefeito da cidade, Antonio Luiz Colucci.
De acordo co m Marimar, a aceitação ao projeto tem sido muito positiva, e em todas as cidades do litoral norte nas quais o circuito foi lançado houve grande participação e interesse do público-alvo.
O Circuito

O projeto Circuito Turístico Litoral Norte tem o objetivo de criar ações para atrair turistas na baixa temporada nas quatro cidades litorâneas da região, Ilhabela, São Sebastião, Ubatuba e Caraguatatuba, e tem duração prevista de três anos. Contempla ações diversas, como a formatação de produtos turísticos, culturais e artesanais, sensibilização e envolvimento da comunidade, estruturação de serviços de recepção ao turista, capacitação técnica e gerencial, plano de promoção e comercialização, gestão e qualidade de atividade turística.
Segundo Emerson Morais Vieira, o litoral norte é uma região com vocação natural ao turismo e esse projeto será uma boa oportunidade para impulsiona r o desenvolvimento. “A parceria entre os municípios facilita o investimento e racionaliza o recurso público, além de atrair talentos jovens de fora e conservar os já existentes na região”, apontou.
O prefeito de Ilhabela, Antonio Luiz Colucci, disse que o projeto vem ao encontro das necessidades do município. “O turismo é a nossa indústria e a presença do Sebrae-SP qualifica ainda mais o trabalho que estamos desenvolvendo nesse setor”, disse.
Djane Vitoriano de Jesus, diretora de Turismo de Ilhabela, lembra que a iniciativa privada deve acreditar na demanda turística da região e se preparar para a competitividade do setor. “A iniciativa do Sebrae-SP de fomentar essa profissionalização é o que a cidade precisava”, ressaltou.
O presidente da Associação Comercial de Ilhabela, Mário Sérgio Gonçalves Perrechil, disse que o sucesso do circuito depende, principalmente, da participação e empenho de todas as cidades envolvidas. “O projeto é muito bom e vai facilitar a divulgação do turismo em toda a região, mas é fundamental a presença de todos”.
Para o empresário Werner Hefler Benz, o projeto tem como ordenar os produtos oferecidos para o turismo na região, já que vai trabalhar todas as etapas, e criar um conjunto de produtos para oferecer ao turista. “É importante organizar o turismo na região, com o objetivo de oferecer um produto mais profissional e apto à venda com melhor qualidade”
Até o próximo dia 15 de julho, os representantes dos diversos segmentos do setor turístico do litoral norte ainda poderão aderir ao projeto. As inscrições podem ser feitas nas secretarias de turismo de cada município que compõe o circuito, ou nos postos do Sebrae-SP. Mais informações pelo telefone (12) 3922-2977, com Tatiana Candeo. (Fonte: Sebrae)

*******************

“Lucratividade: crescer, sobreviver ou morrer” é o tema da próxima palestra do Sebrae na ACIU

Data: 14 de julho (3ª feira)
Horário: 19h00
Local: ACIU (Rua Dr. Esteves da Silva, 51- Centro)
Objetivo: Orientar ações para análise e planejamento da lucratividade em função das necessidades da empresa e contribuir para desenvolver habilidades gerenciais com ênfase em resultados para a sobrevivência e crescimento do empreendimento.
Público-alvo: empreendedores em geral.
Conteúdo programático: conceitos de lucratividade e a importância para a existência do sucesso das empresas; apuração, avaliação e planejamento do lucro e da lucratividade; a gestão dos elementos econômicos e financeiros que influenciam a lucratividade.
Duração: aproximadamente 2 horas.
Inscrição: A palestra é gratuita e os interessados devem entrar em contato com o Posto de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba através do telefone (12) 3834 1445.
ACIU oferece palestra gratuita do Sebrae sobre Administração Competitiva
Data: 15 de julho (4ª feira)
Horário: 19h00
Local: ACIU (Rua Dr. Esteves da Silva, 51- Centro)
Objetivo: Capacitar empresários das micro e pequenas empresas quanto ao planejamento, organização e controle de seus negócios, no sentido da busca constante pela excelência.
Público-alvo: empreendedores e empresários em geral.
Conteúdo programático: apresentar a importância de uma administração competitiva; conceitos sobre competitividade; papel do empresário; gestão empresarial; gestão competitiva; tipos de planejamento; plano de negócio e sua estrutura; estágio do planejamento estratégico; controles e informações gerenciais básicas; organização; sistemas; métodos e administração de recursos humanos.
Duração: aproximadamente 2 horas.
Inscrição: A palestra é gratuita e os interessados devem entrar em contato com o Posto de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba através do telefone (12) 3834 1445.

Épocas E Momentos Da História

Administrações públicas de países, estados e municípios, assim como Organizações não governamentais – ONGs -, Fundações, Associações e Sindicatos, revelam, a cada momento de sua história, a competência, idealismo, honestidade, empenho e transparência de seus dirigentes.
Com o Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública de Ubatuba não tem sido diferente.
No início dos anos noventa houve sérios e honestos debates entre os funcionários municipais sobre o que seria mais conveniente criar: Associação ou Sindicato. Resultou vitoriosa a opção pelo SINDICATO.
Criado e organizado em 1991 venceu as primeiras dificuldades com a dedicação, esforço e trabalho voluntário, em horários livres do serviço e finais de semana, dos dirigentes. Ninguém era dispensado ou recebia remuneração para se dedicar ao Sindicato. Era tudo feito por idealismo e para reivindicar direitos para os colegas funcionários.
Esse período estendeu-se, de 1991 a 2001. Dirigentes memoráveis pelo vigor, a energia e a garra na defesa dos direitos e do respeito aos colegas, administraram, gratuitamente, o Sindicato, assumindo os ônus de serem oposição aos mandatários municipais.
São desse período: A compra do primeiro veículo; a entrega das cestas básicas nas residências dos sindicalizados que o solicitavam; a defesa do Fundo de Aposentadorias e Pensões (hoje IPMU); manifestações públicas contra os parcelamentos salariais e os atrasos no pagamento do décimo terceiro salário; assembléias com centenas de participantes; defesa dos direitos constantes no Estatuto do Magistério, etc...etc... e a união solidária de todos os servidores junto ao Sindicato. O Sindicato era a casa do funcionário. Todos eram seus donos.
Em 2001, a Lei Municipal n° 2.070, de 28-06-01, permitiu o afastamento de um membro da Diretória por cada grupo de 700 (setecentos) servidores da ativa e aposentados, sindicalizados ou não, até um máximo de cinco afastamentos.
A liberalidade e facilidades outorgadas em lei, em hipótese, deveriam ter ampliado as ações do Sindicato e o relacionamento com as bases e os poderes municipais. Infelizmente não teve esse resultado. Houve alguns ótimos e dedicados Diretores. Mas...surgiram, aqueles que se consideravam donos absolutos do Sindicato e passaram a considera-lo sua propriedade particular. O fulcro da Lei, n° 2.070/01, “servir ao Sindicato e aos interesses dos colegas funcionários, sindicalizados ou não”, passou a ser interpretada com o sinal trocado de: “se servirem do Sindicato”. Atos condenáveis e nocivos ao Sindicato aconteceram. Não cabem neste artigo.
O ápice dessa mentalidade: “de se servirem do Sindicato” ocorreu em fevereiro de 2007. Assembléia foi convocada para: Aprovar as contas do ano anterior, propor o orçamento para 2007 e alterar artigos do Estatuto do Sindicato.
Considerando as falhas técnicas apresentadas, nos dois primeiros assuntos e a discordância com as alterações do Estatuto, as três propostas foram rejeitadas pela Assembléia.
A rejeição da Assembléia não foi impedimento para que, poucos dias depois, outra assembléia, convocada sem divulgação, aprovasse tudo o rejeitado na anterior. A idoneidade desses dirigentes e desse modo de agir o leitor avalia.
Nessa Assembléia foram introduzidos, no Estatuto do Sindicato, os artigos: 20A, 64A e 64B, que assim rezam:
Artigo 20A “Os diretores da entidade sindical bem como o Conselho Fiscal receberão ajuda de custo na forma determinada no Art 64-A” (sic).
Artigo 64A “Fica determinado que os valores de ajuda de custo referida no art. 20-A será de 10% da arrecadação da mensalidade sindical”.
$ 1° “Do percentual determinado no caput., 6% será revertido ao Diretor Presidente.
$ 2° “4% será rateado entre os diretores liberados de acordo com a Lei Municipal vigente com exceção do Diretor Presidente que perceberá o percentual determinado nos parágrafos anteriores”.
a)“Na eventualidade do Diretor Presidente não estar afastado do exercício de seu cargo público fará jus a 4% do percentual estipulado no caput do artigo 64-A, desde que, dedique no mínimo 10 horas de atividades sindicais por semana”.
b)“Na ocorrência da situação tratada na alínea A, os 6% restantes serão rateados em partes iguais entre os diretores liberados na forma da Lei Municipal vigente”.
Artigo 64 B “Os diretores não liberados quando em atividade sindical devidamente comprovado decorrente de convocação fará jus a sua ajuda de custo no valor de R$ 5,00 (cinco reais) por hora, que será reajustado pelos mesmos índices e periodicidades determinada e concedida pela Prefeitura Municipal aos seus servidores”.
Inciso I “Nas convocações para as reuniões ordinárias os Diretores convocados farão jus ao valor determinado no caput”.
Inciso II “Nas reuniões extraordinárias não haverá ajuda de custo determinada no caput”.(sic). (A transcrição é fiel. Eventuais erros devem ser debitados ao texto).
Registramos que os afastamentos dos cargos são remunerados pela Prefeitura Municipal e que todas as atividades sindicais, para as quais, os diretores são convocados, remuneradas pela Prefeitura Municipal e praticadas com abono do ponto.
O abandono do espírito sindical, imperícia no relacionamento com os poderes e o não atendimento educado e respeitoso aos filiados fez com que, os descontentes, apoiados pela Administração, criassem a ASPEM para atender as ações que o Sindicato deixou de praticar. Lamentável que essa divisão tenha acontecido. O funcionalismo desunido será sempre vencido.
Desde minha insignificância de servidor aposentado convido todos a nos unirmos em benefício do funcionalismo. Esse também é o ideal da Sra. Presidente e de alguns diretores.
Ubatuba, 14 –07 –09.
Corsino Aliste Mezquita.
Ubatuba - SP
 

Nossos Comerciais!

Um dia na S.O.S. Cão Caraguá


Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia do Sapé  © Luciano Cancelier

Praia do Sapé
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor