Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 17 de Julho de 2009 - Nº 2113 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região


Caraguatatuba
Conseg de Caraguatatuba
Etec de Caraguá começa a funcionar em agosto
Senai está mais próximo de Caraguá

Ilhabela
Abaixo Assinado Contra Ampliação do POdro de São Sebastião
Para entender o impacto que as grandes obras podem causar em Ilhabela acesse: http://www.nossailhamaisbela.org.br/novo2009/?modulo=biblioteca&codigo=6
FB 07 e Balaco Doce encerram shows com bandas locais no Campo do Galera
Confira o último final de semana do Cine Havaianas em Ilhabela
Espaço Veja SP terá show de Eduardo Dusek nesta sexta na Vila
Grupo Sereno mistura samba e sertanejo no show desta sexta no Campo do Galera
Prefeitura de Ilhabela substitui cesta básica por cartão alimentação
VI Mostra de Dança Fundaci termina neste domingo
Vereador solicita regularização de acesso à Praia da Pacuíba em Ilhabela

São Sebastião
Começa a “Sintonia Cultural” no Teatro Municipal de São Sebastião
Final do Festival Sertanejo acontece esta noite no Arraiá Caiçara
Tradicional Festa de Santana tem início neste sábado
31ª Festa da Tainha agitará o sábado em Boracéia
Oficinas Culturais se preparam para novas turmas em agosto
Primeira queima de panelas de barro reforça tradição em São Sebastião
Segundo dia de Festival de Quadrilhas anima visitantes do Arraiá Caiçara
Reis quer informações sobre construção de Portais de Entrada no município

Ubatuba
Ubatuba oferece oficinas de gastronomia
ESCOLA “TEMPO JÚNIOR” PROMOVE PALESTRA SOBRE EDUCAÇÃO POR PRINCÍPIOS
1º Congresso Nacional de Educação
Aciu informa: Vagas de Emprego
FUNDART INFORMA
Comitiva de Kouga conhece funcionamento da Prefeitura de Ubatuba
Ubatuba participa de Conferência Estadual de Pesca
Prefeitura consegue registro de loteamento do Parque Guarani
III Conferência Municipal de Assistência Social elege delegados

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Litoral Norte -


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Conseg de Caraguatatuba

Caraguatatuba - O Sr. Presidente deste Conseg, Paulo Marcos, vem pelo presente CONVOCÁ-LOS a se reunirem em
pauta ordinária no próximo dia 20 de julho (SEGUNDA FEIRA) as 19:00 hs na Videoteca Lucio Braun, Museu Adaly
Passos, Pça Candido Mota, nesta cidade para tratarem da seguinte Ordem do Dia:

1 - Assuntos Diversos de Interesse Geral.

Contaremos com a presença do Major Osmanin e outras autoridades Policiais Militares, além do Presidente e Vice-Presidente do CONSEG de Ilhabela, recentemente reativado.
(Fonte:CONSEG) 

Etec de Caraguá começa a funcionar em agosto

Caraguatatuba - A prefeitura de Caraguá oficializou nessa quarta-feira (15) convênio com o governo do Estado de São Paulo para a instalação de uma Escola Técnica (Etec) no município. A classe descentralizada do Centro Paula Souza será no bairro Indaiá, na escola municipal Maria Elma Mansano. As aulas começam já em agosto, com os cursos gratuitos de Logística e Contabilidade.
O convênio foi assinado pelo prefeito de Caraguá, Antonio Carlos, e pelo secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. A implantação da Etec na cidade faz parte do plano de expansão do ensino profissional do Centro Paula Souza – autarquia vinculada à secretaria de Desenvolvimento. O plano é uma das prioridades do governador José Serra e tem como meta aumentar em 100 mil o número de matrículas no Ensino Técnico até 2010.
A presidente da Fundação Educacional e Cultural de Caraguá, Eloiza Antunes, também participou do evento. Hoje (16), ela e o prefeito se encontram com o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, e o diretor da regional da instituição no Vale do Paraíba, Almir Fernandes. Eles discutirão sobre a implantação de um Centro de Treinamento do Senai em Caraguá para qualificação profissional. Também serão pleiteadas ações do Sesi, com atividades nas áreas de artes, cultura e recreação.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Senai está mais próximo de Caraguá

Caraguatatuba - Prefeito se encontra com Paulo Scaff e participa de reunião ordinária da Fiesp
Caraguá participou na tarde dessa quinta-feira (16) da reunião ordinária das diretorias regionais da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Acompanhado da presidente da Fundação Educacional e Cultural de Caraguá, Eloiza Antunes, o prefeito Antonio Carlos colocou em pauta a implantação de um Centro de Treinamento do Senai na cidade, para qualificação profissional.
Em longa conversa com o presidente da Fiesp, Paulo Scaff, o prefeito falou também da possibilidade do Sesi atuar com recursos pedagógicos, junto à secretaria de Educação, nos anos do Ensino Fundamental. Junto à comissão de Meio Ambiente, Antonio Carlos colocou em discussão, ainda, o transbordo do lixo das cidades litorâneas, para que os membros pensem e apresentem soluções aos prefeitos.
Cursos profissionalizantes e atrações culturais
A Fiesp apresentou à prefeitura a oportunidade de um curso imediato. Voltado à capacitação na área de refrigeração e ar condicionado, as aulas acontecem à distância de segunda a sexta-feira e, no fim de semana, em uma unidade móvel do Senai. Além disso, foi sugerida a expansão das ações culturais do Sesi de São José dos Campos no município. Todos os assuntos serão retomados na próxima semana, quando haverá uma reunião em Caraguá.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Abaixo Assinado Contra Ampliação do Porto de São Sebastião

Ilhabela - O Movimento Nossa Ilha mais Bela está organizando um abaixo-assinado contra a ampliação do porto de São Sebastião.
Para aderir ao abaixo-assinado, acesse o link :
http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/4705

Para entender o impacto que as grandes obras podem causar em Ilhabela acesse: http://www.nossailhamaisbela.org.br/novo2009/?modulo=biblioteca&codigo=6

Solicitamos o seu apoio para divulgar este abaixo-assinado em suas redes de relacionamentos.
Maiores informações : www.nossailhamaisbela.org.br
(Fonte: Nossa Ilha Mais Bela)

FB 07 e Balaco Doce encerram shows com bandas locais no Campo do Galera

Ilhabela - Dando continuidade às comemorações da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, no Campo do Galera, bairro Água Branca, quem subiu ao palco na noite da última quarta-feira (15/07) foram as bandas FB 07 e Balaco Doce.
A primeira banda apresentou muito pop rock, com músicas de Jota Quest, Capital Inicial, entre outras. Foi a primeira apresentação em eventos oficiais da Prefeitura da banda formada por jovens de Ilhabela.
Já a segunda banda, Balaco Doce, subiu no palco por volta das 22h30 para apresentar músicas no estilo Cazuza e Roberto Carlos.
A programação de apresentações das bandas locais teve a participação das bandas Reconquista, Roney Alves e Grupo Forrobolly, Samba no Pé, Hérus, FB 07 e Balaco Doce, que apresentaram samba, pop rock, samba, axé e forró.
Segundo o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, que acompanhou todas as apresentações, o objetivo da administração é valorizar as bandas da cidade em todos os eventos oficiais. “Mesclamos apresentação de convidados com bandas locais. O importante valorizarmos os artistas de Ilhabela. Foram ótimas apresentações”, comenta.
De acordo com Colucci, as bandas que não fizeram parte dessa programação, estarão se apresentando no aniversário da cidade, em setembro.
Vale lembrar que todos os shows foram contratados pela Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria do Turismo e Fomento, e com parceria do Ministério do Turismo.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Confira o último final de semana do Cine Havaianas em Ilhabela

Ilhabela - O Cine Havaianas, montado no Espaço Veja, na Vila, em Ilhabela, apresenta as últimas sessões de filmes neste final de semana. O cinema que começou a exibir filmes no dia 3 de julho já foi visitado por centenas de pessoas.
O público mais se entusiasmou com a novidade foram as crianças, que não contam com uma estrutura como essa durante todo o ano em Ilhabela. O aluno Fabrício de Oliveira, que cursa o 5° ano na Escola Municipal José Benedito, conta que essa é a primeira vez que vai entrar em um cinema. “Eu nunca fui e acho que vai ser muito legal”. Na fila as crianças demonstravam ansiedade para assistir o filme “O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes”.

Cine Havaianas

17 de julho

14h O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes
16h Marley e Eu (Exceto 18 e 19/7)
18h Se eu fosse você 2
21h Operação Valquíria

18 a 19 de julho
14h Turma da Mônica
16h O dia em que a Terra parou
18h Se eu fosse você 2
21h Operação Valquíria (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Espaço Veja SP terá show de Eduardo Dusek nesta sexta na Vila

Ilhabela - Quem passar pelo Centro de Ilhabela nesta sexta-feira (17/7) vai poder conferir o show de Eduardo Dusek, a partir das 21h, no Espaço Veja São Paulo. O evento faz parte da programação da 36ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, que neste fim de semana inicia a competição de monotipos.
O cantor que começou a carreira como pianista hoje pode ser considerado um artista completo. Além de cantor e compositor, ele carrega um forte lado teatral (trabalha também como ator, autor, diretor e compositor para teatro).
Sua primeira banda foi apadrinhada por Gilberto Gil e a partir de 1978 já tinha composições gravadas por nomes de peso da MPB, como As Frenéticas (o samba "Vesúvio"), Ney Matogrosso (o fox "Seu tipo") e Maria Alcina (o frevo "Folia no Matagal", dois anos depois regravada por Ney Matogrosso) - todas em parceria com Luiz Carlos Góes.
Suas composições buscam aliar sátira e bom humor. Em 1980 participou do festival MPB Shell da TV Globo com a debochada música "Nostradamus", que não se classificou, mas ficou conhecida pelo público.
Em suas apresentações Eduardo Dusek brinca, conversa com a platéia, conta fatos ligados às canções e à atualidade, na maioria das vezes com um humor inteligente e um tipo particular de deboche refinado. O espectador se vê envolvido no clima de cada canção e acaba sentindo como se estivesse numa festa na casa do artista.
É nesse clima que o cantor faz um show que mescla músicas suas bem conhecidas do público, com novas canções engraçadas.

Confira a programação

17/07 (Sexta-feira)

10h: Aula de Alongamento
16h: Espetáculo Infantil “As jóias de Krisna”
21h: Show Eduardo Dusek

18/07 (Sábado)
10h: Aula de Ginástica Localizada
16h: Espetáculo Infantil “Alembrar”
21h: Show Donny Nichilo (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Grupo Sereno mistura samba e sertanejo no show desta sexta no Campo do Galera

Ilhabela - Depois da dupla sertaneja Cezar e Paulinho e do grupo de axé Batom na Cueca, no último final de semana, chegou a fez do samba pedir passagem na 36ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela. Nesta sexta-feira (17/7), às 22h, a Prefeitura de Ilhabela, em parceria com o Ministério do Turismo, traz o show do Grupo Sereno, com um ritmo contagiante, mesclando samba e sertanejo no que chamam de “Pagode do Sertão”. A promoção é da Rádio Morada FM.
A banda se apresentou recentemente no programa Domingão do Faustão, da Rede Globo. A versatilidade dos músicos impressiona até mesmo os maiores conhecedores no assunto. Um samba ao estilo partido alto com incursões de viola caipira, esse é o som do Sereno, que ainda canta sucessos de diferentes gêneros nesse formato, com muita propriedade.
Em 2008 foram convidados a participar de um cruzeiro country, “Navegando com Bruno & Marrone”. Julinho do Sereno (voz e cavaquinho), Cristiano Castilho (violas, banjo e voz), João Gano (pandeiro e voz), Ney Sereno (tan-tan de corte), Tavão (surdo) e Casca Sereno (percussão geral) são os integrantes do grupo.
A festa no Campo do Galera, no bairro Água Branca, que integra a Semana da Vela também abriu espaço para bandas locais durante a semana. Nesta quinta-feira, a música evangélica dá o tom com o show de André Valadão, às 22h.
A programação ainda prevê o show de forró do Trio Virgulino, no dia 18 (sábado), às 22h. A banda trabalha o mais novo CD “Isso sim é São João”, com o melhor do forró tradicional.
Já no dia 19 (domingo), às 22h, se apresenta no Campo do Galera o grupo de samba e pagode “Cupim na Mesa”. O grupo paulistano é formado por André Marinho, CG, Caio e Luizinho, tendo lançado em 2008 seu primeiro DVD. A 36ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela prossegue com as regatas de monotipos nos próximos dias 17, 18 e 19 de julho.

Espaço Veja São Paulo (Vila)
Na Vila, no Espaço Veja SP, tem show do Grupo Dileto nesta quinta (16/7), a partir das 21h. Já na sexta-feira (17/7), às 21h, quem se apresenta é o cantor e compositor Eduardo Dussek. No sábado (18/7), às 21h, a atração é a apresentação de Donny Nichillo. Para o domingo (19/7), o Espaço Veja SP está reservado a VI Mostra de Dança Fundaci, a partir das 19h30.

Confira a programação de shows da 36ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela
Dia 16/7

21h – Show Grupo Dileto (Espaço Veja - Vila)
22h – Show André Valadão (Campo do Galera – Bº Água Branca)

Dia 17/7
21h – Show Eduardo Dussek (Espaço Veja - Vila)
22h – Show Grupo Sereno (Campo do Galera - Bº Água Branca)

Dia 18/7
21h – Show Donny Nichilo (Espaço Veja - Vila)
22h – Show Trio Virgulino (Campo do Galera – Bº Água Branca)

Dia 19/7
19h30 – VI Mostra de Dança Fundaci (Espaço Veja – Vila)
22h – Show Cupim na Mesa (Campo do Galera – Bº Água Branca)(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura de Ilhabela substitui cesta básica por cartão alimentação

Ilhabela - Uma pesquisa realizada pela Divisão de Recursos Humanos da Prefeitura de Ilhabela em dois supermercados já credenciados para receber o cartão alimentação apontou que o valor dos 24 itens que compõe a cesta básica do servidor público municipal varia entre R$ 68,67 e R$ 69,59. Desta forma, a cotação de preços mostrou que o valor de R$ 71 repassados mensalmente pela Prefeitura de Ilhabela aos trabalhadores permite a compra de todos os produtos contidos na cesta básica. A atual administração concedeu reajuste de 11% no valor do vale alimentação dos servidores.
Desde o mês de junho, a atual administração preferiu trocar a entrega de cestas básicas pelo cartão alimentação, que pode ser debitado no comércio local através do “Vale Mais”. Os produtos pesquisados foram: 10 kg de arroz, 2kg de feijão, 5kg de açúcar, 2 litros de óleo, 1kg de sal, dois pacotes de macarrão, duas latas de molho de tomate, pote de tempero, pacote de trigo, pacote de fubá, pacote de farinha de mandioca, goiabada, leite em pó, dois sabão em barra, dois sabonetes, um tubo de creme dental, um pacote de papel higiênico, um pacote de palha de aço, chá, duas latas de sardinha, um pacote de salsicha, um pacote de bolacha doce, um pacote de bolacha salgada e um pacote de café de 500 gramas, que compõem à cesta básica.
Tem direito ao cartão alimentação os servidores que recebem até R$ 1.652,13. Esse valor corresponde a dois salários mínimos e meio da menor referência de cargos, conforme estabelecido pela Lei 885/2000. Os cartões já são aceitos nos supermercados Colina, Baepi Express, Ilha da Princesa e Frade.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

VI Mostra de Dança Fundaci termina neste domingo

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Cultura, e a Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela) promovem neste domingo (19/7), às, 19h30, no Palco Claro do Espaço Cultural Veja São Paulo, na Vila, a última apresentação da “VI Mostra de Dança Fundaci”. O público poderá ver de perto grandes companhias como CBS Tap Factory, de São José dos Campos; o Grupo de Dança Contemporânea do Espaço Cultural Pés no Chão, de Ilhabela; o Grupo “Dança de Rua é Arte” da Fundaci, de Ilhabela, o Grupo “Descendentes de Rua” e a Cia. Única, de São Paulo.
A mostra de dança começou no último dia 12 e, devido às rajadas de vento da madrugada do último sábado, as apresentações dos dois primeiros dias da mostra foram realizadas no Galpão das Artes, no Bairro da Cocaia. Na última terça-feira (14/07), o Ballet Stagium apresentou o espetáculo “Mané Gostoso”.
O espetáculo homenageou o músico pernambucano Luiz Gonzaga, tocando duas músicas de sua autoria em parceria com Zé Dantas: "P'ronde Tu Vai Luiz?" e "Forró de Mané Vito", além das conhecidas "Asa Branca" e "Assum Preto", em parceria com Humberto Teixeira.
Os movimentos da cena em pleno clima festivo levaram ao palco do Galpão das Artes muito humor e brincadeiras dentro da estrutura formal da dança. Desde o início, o Stagium (criado em 1971), vem trabalhando um repertório de temática brasileira; ou melhor, um repertório em que movimentos predominantemente da dança neoclássica são quebrados por movimentos brasileiros ao ritmo dos pés, pernas, braços e do molejo dos quadris. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Vereador solicita regularização de acesso à Praia da Pacuíba em Ilhabela

Ilhabela - O vereador ilhéu Marcelo Santos (PPS), esteve na praia da Pacuíba, região norte da Ilha, nesta semana, para verificar in loco as denúncias publicadas em reportagem do Jornal Imprensa Livre do último sábado (11/7). Na matéria, um morador reclama das condições precárias do acesso à praia, feito praticamente “dentro” de um curso d’água e com muito mato, além de cerca de arame, pedras lisas e outras dificuldades.
Constatada a veracidade dos fatos, o parlamentar deve oficializar a Prefeitura por meio de indicação, para que tome medidas cabíveis de forma a sanar o problema. “O que vi me deixou muito preocupado, pois em outros lugares com as mesmas características hoje já não existe mais acesso à praia, devido a negligência de administrações públicas anteriores, que não respeitaram os interesses coletivos”.
Para o vereador, além do valor para os nascidos na Ilha, a praia da Pacuíba é um dos grandes potenciais turísticos do município e não pode ter seu acesso “simplesmente fechado” para interesses particulares. “Muitas vezes, o vereador se sente impotente, pois não tem poder de executar, apenas fiscalizar e pedir que se faça algo de concreto para sanar os problemas, mas se a parte que nos cabe é essa, não vou me furtar a cumpri-la”, conclui. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Começa a “Sintonia Cultural” no Teatro Municipal de São Sebastião

São Sebastião - Um concerto da Banda Municipal Maestro Manoel Ladislau de Mattos abriu, na noite da última quinta-feira (16/07), a 1ª Sintonia Cultural de Inverno de São Sebastião. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo, prossegue até o próximo dia 02 de agosto com mais oito apresentações no Teatro Municipal. As atrações musicais oscilam do popular ao clássico e há, ainda, apresentações de dança e textos literários.
“Estamos cumprindo a determinação do prefeito Ernane Primazzi no sentido de promover o maior número possível de eventos culturais em nosso Teatro Municipal, que foi subutilizado na administração passada. A Sintonia é um evento pioneiro, pelo qual buscamos proporcionar ao sebastianense apresentações do mais elevado nível, que ele normalmente só encontraria nos grandes centros. Esperamos que ele cresça com o tempo, e vire marca cultural do inverno, guardadas as devidas proporções, assim como o festival de Campos do Jordão”, declarou a secretária Marianita Bueno, titular da Sectur.
A secretária de Cultura e Turismo explicou o motivo da denominação do evento. De acordo com ela “sintonia quer dizer reciprocidade; harmonia entre seres, entre coisas e entre seres e coisas. Nos próximos dias, São Sebastião estará sintonizado com a boa música, literatura e dança”.
No primeiro dia da Sintonia de Inverno, cerca de 120 pessoas apreciaram a exibição do concerto da banda municipal, comandada pelo maestro Almir Clemente. A expectativa é de excelente público em todas as apresentações, que têm como ingresso a doação de um pacote de leite em pó. Os alimentos serão posteriormente repassados as famílias carentes do município, através do Fundo Social de Solidariedade.
“Temos certeza que o público continuará prestigiando as apresentações no teatro. Aliás, um levantamento prévio nos indica que as atrações nos primeiros seis meses do ano atraíram mais de sete mil pessoas ao nosso teatro. O saldo quantitativo e cultural é extremamente positivo. Nos mais de 25 anos que freqüento São Sebastião, nunca vi nosso principal espaço cultural em tamanha ebulição”, concluiu a secretária Marianita. Confira abaixo a programação completa da 1ª Sintonia de Inverno de São Sebastião:

17|07 - Izaias e Chorões - 21h
Grupo de Choro | Música Tradicional Brasileira

18|07 - Lenine Santos e Nancy Bueno - 21h
Cantor Lírico e pianista (Árias de Ópera e Canções Brasileiras)

19|07 - Maria Luiza - 19h|Concerto de piano

24|07 - Dirce Araújo e Rita Elisa Sêda - 21h
Interpretação de textos literários

25|07 - Grupo Guadalquivir - 21h
Dança Flamenca e de outros folclores

26|07 - Duda Neves - 19h | Brazilian Jazz

31|07 - Saxofonia - 21h
Quarteto de saxofones| Repertório diverso

01|08 - Daniela de Carli e Grupo - 21h
Canto Lírico | Jazz Trio | MPB

02|08 - Camerata Darcos - 19h
Repertório Clássico e Popular em Instrumentos de Corda e Cerimônia de Encerramento
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Final do Festival Sertanejo acontece esta noite no Arraiá Caiçara

São Sebastião - A grande final do Festival Calouros Sertanejo que ocorre dentro da programação festiva do Arraiá Caiçara, promovido pela Prefeitura de São Sebastião, através da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), acontece hoje à noite.
Dos 25 inscritos, dez foram classificados para uma última apresentação a partir das 21h no palco armado na Praça de Eventos, na Rua da Praia, região central da cidade. Entre os calouros que se apresentarão estão: Zé de Lima com a música “Escolta de Vagalumes”; Luciano & Lourival, com “Empreitada Perigosa”; Elves Lopes, com “Se
Quiser”; Amadeu & Adriano, com “Sabiá”; Amanda Matos, com “Jeito de Mato”; Roney & Laninho, com “Imprevisível”; Nilson Aleixo”, com “ Não Faz Mais Isso Comigo”; Lenildo & Gustavo, com “Você Só Me Faz Feliz”; Marcelo de Souza, com “Difícil Não Falar de Amor” e Johnny & Renato, com a música “Borboletas”.
Sob avaliação do corpo de júri formado por Martinho Leite, Antônio Carlos e Jacir Lopes, os concorrentes receberão notas de um a dez nos quesitos afinação, ritmo e presença de palco, cujo soma total será a nota final dos candidatos, cabendo aos jurados, como critério de desempate, observar a maior nota em cada um dos quesitos.
Além dos certificados de participação, haverá premiação em dinheiro no valor de R$ 800,00 para o primeiro colocado, R$ 600,00 para o segundo e R$ 400,00 para o terceiro. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Tradicional Festa de Santana tem início neste sábado

São Sebastião - No próximo sábado, dia 18 de julho, terão início as comemorações da Festa de Santana, que acontece tradicionalmente no bairro do Pontal da Cruz, região central de São Sebastião. O evento, que se estende até o dia 26, é aberto à comunidade e realizado pela Família Rego, mantenedora da Festa em sua propriedade.
Durante todas as noites, sempre a partir das 20h, a festa será aberta com a parte religiosa - a novena em louvor a Nossa Senhora de Santana. Na seqüência, acontecerão os festejos folclóricos e de entretenimento.
No sábado, primeiro dia de festa, haverá a apresentação do grupo de Dança de Rua das Oficinas Culturais da secretaria municipal de Cultura e Turismo (Sectur). No domingo (19), é a vez da Folia de Reis e da Congada de São Benedito.
Na terça-feira, dia 21, a população poderá contar com duas peças de teatro (Curtas), também das Oficinas Culturais. Na quarta, dia 22, se apresenta o Coral da Fundação Cultural São Sebastião. Na quinta (23), será exibido o filme “O dia em que o Santo pecou”, além de outros curtas-metragens.
Na sexta-feira (24), as Oficinas Tradicionais da Sectur trazem o grupo de violão e cavaquinho “Raízes do Litoral”. A Fazenda Santana traz a apresentação cultural “Boi Investe”.
No dia 25, sábado, acontecerá uma mistura de música e contação de “causos” antigos, o “Caiçaríssimo”, com Neide Palumbo e Iara. Outra atração da noite é o grupo de Caiapó das Oficinas Culturais da Sectur e novamente o “Boi Investe”, além de uma grande fogueira.
No domingo, dia 26, no encerramento, acontece a missa solene de Santana, às 11h.
Segundo os organizadores da Festa de Santana, parte da arrecadação das barracas de comes e bebes será revertida à revitalização da Fazenda, que terá o apoio dos alunos das Oficinas de Restauro da Fundação Cultural São Sebastião.
Serviço: O engenho da Fazenda Santana fica à Avenida Manuel Hipólito do Rego, nº 1.579, no bairro do Pontal da Cruz.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

31ª Festa da Tainha agitará o sábado em Boracéia

São Sebastião - O final de semana na Costa Sul de São Sebastião promete ser agitada. Isto porque, além da Festa Julina promovida pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus que ocorre desde o início do mês em Boiçucanga, está previsto para acontecer neste sábado, dia 18, a 31ª Festa da Tainha, em Boracéia.
Segundo informações do presidente da AAPBSS (Associação de Amigos da Praia de Boracéia de São Sebatião), Fábio Marcelo Pereira, o evento – tradicional – é realizado na área vizinha à associação. “Por primarmos pelo ambiente familiar, a festa tem início às 20h e termina por volta da meia-noite”, comentou, acrescentando que para este ano foi contratado para animar a noite, o cantor Alê e Banda. Além do show, os presentes poderão assistir uma peça teatral com alunos das Oficinas Culturais e prestigiar o jogo de capoeira, resultado de um projeto desenvolvido pela escola municipal do bairro. “Sorteios de brindes doados pelos comerciantes locais completam a festa”, disse Pereira.
De acordo com ele, o maior objetivo da Festa da Tainha é preservar a tradição e conforme afirmou, há um projeto de Lei em trâmite pela Câmara Municipal – de autoria do vereador José Reis – que institui a festividade no calendário oficial do município. “É uma forma de mantermos viva esta tradição e de atrair turistas na baixa temporada”, comentou o presidente.
Já em Boiçucanga, a Festa Julina tem levado aos moradores e visitantes momentos de lazer por conta dos shows artísticos e das tradicionais barraquinhas com comidas e bebidas típicas da época armadas no espaço do terminal rodoviário, onde as bandas convidadas se apresentam a partir das 21h.
Com intervalo de uma semana entre os shows, os próximos a se apresentarem no bairro serão o Pronúncia no Olhar, neste sábado, dia 18; Novo Astral no domingo 19; a dupla Adailton e Eric, no próximo dia 24; Kakau do Forró, no dia 25 e o Trio Virgulino, no dia 26 de julho, encerrando a programação festiva
Segundo informações, todas as bandas são de São Sebastião, com exceção da Banda Assis (de Ubatuba que se apresentou nas primeiras semanas), e o Trio Virgulino, reconhecido em todo o território nacional.
Serviço: A tainha assada, com direito a vinagrete e farofa, sairá por R$ 20,00 na compra antecipada; no dia do evento, o prato custará R$ 25,00. Toda a renda será revertida à Associação de Amigos da Praia de Boracéia de São Sebastião, para melhorias no bairro e na própria sede. Já a venda dos doces caseiros pela creche Peraltinha será revertida à própria instituição(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Oficinas Culturais se preparam para novas turmas em agosto

São Sebastião - As Oficinas Culturais da Prefeitura de São Sebastião já se preparam para receber as inscrições das novas turmas para o segundo semestre deste ano. Através da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) e da Fundação Cultural, a comunidade local terá a oportunidade de realizar várias atividades, entre elas, pintura em tela, teatro, grafite, desenho, jazz, street dance, ballet, violão, flauta, capoeira, congada e artesanato em caxeta e taboa.
De acordo com a Sectur, as inscrições poderão ser feitas a partir do dia 3 de agosto nos núcleos divididos entre as três regiões do município. No Jaraguá, Canto do Mar, Portal da Olaria e São Francisco, na Costa Norte, as inscrições poderão ser feitas no Centro Comunitário, na Escola de Samba X-9 e no Abrigo dos Anjos, respectivamente. Na região central, os interessados poderão se dirigir à Sectur, ao Centro Comunitário e ao Cress da Topolândia e também à rua Jardim Ivone, 17/11, em Barequeçaba para se inscrever. Já na Costa Sul, as inscrições serão feitas na Praça Internacional do Surf, em Maresias; na Praça Pôr do Sol, em Boiçucanga; na Emei “Branca de Neve”, em Juquehy; no Centro Comunitário e no CAE (Centro de Apoio Educacional) de Barra do Uma; no C.M Henrique Jesus Tavares, em Barra do Sahy e também na Associação dos Moradores, em Boracéia.
Serviço: O atendimento ao público será de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Primeira queima de panelas de barro reforça tradição em São Sebastião

São Sebastião - Como parte das atividades das Oficinas Tradicionais da secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião (Sectur), acontece, nesta sexta (17) e sábado (18), a primeira queima de panelas de barro, às 19h, em frente à Sectur.
A queima será realizada pelo professor Alex Ressurreição, professor das Oficinas Tradicionais, que também é neto de Adélia Barsotti da Ressurreição, uma das últimas paneleiras do bairro de São Francisco a ensinar a técnica artesanal de fazer panelas e potes de barro. Referência em São Sebastião quando o assunto é cerâmica, Adélia faleceu em 2003, aos 86 anos de idade.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Segundo dia de Festival de Quadrilhas anima visitantes do Arraiá Caiçara

São Sebastião - “Quadrilha “vai quem quer” composta por funcionários da Prefeitura e Câmara Municipal agitaram o evento, divertindo aos integrantes e espectadores”.
A quadrilha Polvo e a dança quebra Chiquinha, composta por integrantes da melhor idade, fazendo parte da categoria adulto, animaram o público com suas coreografias e disposição.
De acordo com a presidente do projeto Polvo, Ana Maria de Andrade, esta quadrilha já é tradição, desde sua fundação, em 1986, participando, todos os anos, de eventos culturais e festas juninas e julinas. “Espero que esta nova administração incentive cada vez mais esse tipo de iniciativa, difundindo ainda mais nossa cultura, caracterizando a 3ª idade”.
Segundo o instrutor de dança folclórica, e coreógrafo da quebra Chiquinha, Luiz Carlos Anselmo, esta é uma dança antiga, que caracterizava, na época, a paquera através de versos e dança. “Com esta apresentação, a intenção é resgatar essas danças antigas, como a ciranda também, que são de raízes caiçaras”, conta Anselmo, pretendendo levar essa apresentação a outros eventos, além de apresentar essa cultura às crianças.
Finalizando as apresentações, funcionários da Câmara Municipal e Prefeitura de São Sebastião, participaram da quadrilha “vai quem quer”, que mesmo sem ensaio, deu um show de animação e espontaneidade, divertindo ao público que, atento, assistia a coreografia improvisada a cada momento. “Este é um momento de interatividade entre as Secretarias Municipais e funcionários tanto da Câmara, quanto do Sindiserv, que também estavam entre os integrantes da quadrilha. Além de relaxar depois de tanto trabalho, vira uma grande brincadeira, pois não tivemos ensaio, somente boa vontade e espírito de diversão”, conta a secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno.
Além dos shows, que acontecem todas as noites, e são grandes atrativos, o evento também conta com o Festival de Quadrilhas. Na segunda-feira, dia 13, a APAE apresentou sua turma infantil e a Comunidade Cambury trouxe as quadrilhas infantil e adulto.
Na noite de terça-feira, dia 14, foi a vez do Lar Vicentino abrir as apresentações na categoria adulto. Na seqüência, foi a vez do Projeto Atividade, do Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião entrar na dança.
Os jurados Henrique César, Renata Sanches e Didi Moreira darão notas de 1 a 10 às quadrilhas nos quesitos originalidade, animação, coreografia e organização. Em caso de empate, ganha o grupo que possuir maior número de integrantes. Os primeiros colocados nas categorias infantil e adulto serão contemplados com um aparelho de DVD. O resultado sai no dia 18 de julho, sábado.
Outra atração do evento vem da Secretaria de Esportes, com atividades voltadas ao público infantil, 16h às 20h, na barraca da própria Secretaria, onde funcionários da Seesp lideram recreações e brincadeiras para as crianças, como a cama elástica, o basquete e pinturas, além da distribuição de sorvetes, ingressos para os brinquedos infláveis instalados na Praça de Eventos e diversos outros brindes, disponibilizados por inúmeros comerciantes locais à Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Reis quer informações sobre construção de Portais de Entrada no município

São Sebastião - O vereador José Reis de Jesus Silva (PSB) está reivindicando informações ao prefeito sobre a construção dos portais de entrada no município, a questão foi abordada através de requerimento.
No documento, Reis afirma que a iniciativa visa atender uma solicitação antiga da comunidade, já que o serviço vai assegurar identidade para o bairro, além de servir de apoio à guarda municipal, ao centro de Informações turísticas e outras atividades próprias.
Ele informa que existe pessoa interessada em doar área particular para a construção do portal de entrada, em Boracéia.
“A proposta foi compromisso de campanha da atual administração, apesar de sabermos que o DER não autoriza a obra, temos que avaliar outras possibilidades, pois o portal de entrada é uma referência,” acredita.
Reis quer o encaminhamento de cópias dos ofícios enviados pela prefeitura ao DER (Departamento de Estradas e Rodagem) e a resposta do órgão estatal.
O parlamentar Ernane Primazzi “Ernaninho” (PSC) se mostrou favorável à medida e disse que uma cidade sem o portal de entrada parece abandonada.
“Tenho um projeto para a construção dos portais, mas também não foi autorizado pelo DER, precisamos analisar a situação e tentar resolver de outra forma, só não podemos ficar sem os portais de entrada”, sugere.
Ernaninho disse que vai propor a discussão durante as reuniões da Frente Parlamentar do Litoral Norte.
Já o vereador Paulo Henrique Ribeiro Santana “PH” (PDT) explicou que no início do ano, a atual administração quis colocar viaturas nas entradas do município, mas não obteve autorização do DER.
“Precisamos que o DER abra espaço para o diálogo e os deputados possam alterar a legislação estadual, caso contrário nada pode ser feito de imediato”, acredita.
Artur Balut (PSDC) considera um absurdo uma cidade turística não ter controle de quantos veículos circulam, na opinião dele é preciso identificar e registrar a entrada e saída dos automóveis e saber quantos realmente ficam em São Sebastião, já que a grande maioria vai para Ilhabela. “Assim podemos pensar em algum tipo de marketing em termos de turismo para atrair mais freqüentadores para a região central,” sugere.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Hotel Villa Di Capri

Ubatuba oferece oficinas de gastronomia

Ubatuba - A partir desta sexta-feira (17) estão abertas as inscrições para as oficinas gastronômicas em Ubatuba.
A programação faz parte do 5º Festival Gastronômico de Ubatuba, que acontecerá de 6 a 30 de Agosto em vários estabelecimentos da cidade.
As oficinas acontecerão do dia 10 a 13 de Agosto no campus da Universidade de Taubaté (UNITAU) no litoral. Já no dia 14 de Agosto o evento acontecerá na Vila Gastronômica que será montada no canto esquerdo da Praia Grande.
As apresentações serão ministradas pelos principais chefs de cozinha da cidade.
O objetivo é a troca de informações entre os chefs e a comunidade local visando o aperfeiçoamento e capacitação de profissionais.
Na programação estão previstas apresentações e confecções dos pratos que fazem parte do festival. As receitas serão elaboradas principalmente com ingredientes que promovam a preservação da Mata Atlântica e da gastronomia local.
O número de vagas é limitado. As oficinas são gratuitas, mas para participar é preciso se inscrever antecipadamente até o dia 7 de Agosto.
Mais Informações e inscrições pelos telefones (12) 3832 2460 ou (12) 3833 4066, pelo email cozinha.vanessa@hotmail.com  ou no próprio campus da Universidade, na Avenida Castro Alves, 392, bairro Itaguá (com Vanessa).
No site www.gastronomiaubatuba.com.br  é possível saber mais sobre o Festival Gastronômico de Ubatuba.
(Divulgação)

ESCOLA “TEMPO JÚNIOR” PROMOVE PALESTRA SOBRE EDUCAÇÃO POR PRINCÍPIOS

Ubatuba - O auditório do Hotel São Charbel, em Ubatuba, esteve lotado no dia 1º de julho para audiência da palestra sobre “Educação por Princípios” apresentada pela educadora Tânia Vieira, do Instituto de Ensino Pró-Saber, de Santo André, promovida pelo “Tempo Júnior”, escola sem fins lucrativos fundada este ano em Ubatuba.

A educação é um pilar que sustenta a qualidade da nação
Tânia iniciou seu discurso com questionamentos sobre qualidade de vida e falou sobre fatos que antes nos escandalizavam e que hoje fazem parte da nossa cultura.

- Quem está feliz com o que tem visto no Brasil e no mundo?
- Qual é o nosso posicionamento diante de tudo isso?


“Estamos vivendo um tempo em que a verdade é relativa, que depende...Temos visto escândalos entre pessoas em quem confiamos nosso voto, crises, pedofilia, drogas, pais matando filhos”, lembrou.
“A educação é o canal para prevenir problemas. Nós precisamos semear novas sementes porque as que foram semeadas não foram boas. As idéias que são embutidas nesta geração vão refletir na próxima porque as nossas crianças são agentes de transformação”, afirmou a especialista em educação.

Por que eu vou colocar meu filho numa escola cristã?
Tânia explicou que a escola com princípios existe para ensinar matérias que o Ministério de Educação e Cultura exige e mais - traz a verdade bíblica em todos os conteúdos das matérias: “Os regulamentos de Deus causam impacto no comportamento. Primeiro a criança entende o porquê para depois praticar; o processo acontece de dentro para fora. Ela se torna proprietária da Verdade e íntegra com uma cosmovisão de Deus. Aí ela vai transformar a nação”, fundamentou.

A grande Escola “Tempo Júnior”
Tânia criticou a postura dos pais que deixam para investir recursos financeiros na faculdade e negligenciam numa fase essencial: “Na faculdade a cabeça já está feita”.
Alexandre Nunes, presidente da Associação “Tempo” que criou o Instituto “Tempo Júnior”, mantenedor do “Tempo Júnior”, falou que ficou surpreso com o que já foi alcançado em tão pouco tempo, em termos de estrutura pedagógica e docentes: “Isto dá uma confirmação que vamos conseguir continuar e atingir o nosso objetivo de ter uma escola fundamental antes do que esperávamos. Qualquer país tem futuro quando investe em educação. A Coréia do Sul em menos de cinquenta anos colheu um desenvolvimento incrível nos índices da educação quando investiu nesta área. E isso não é só problema do governo, é de cada um de nós”.
Tânia elogiou a equipe do “Tempo Júnior”: “O que eu percebo é muita garra e para dar certo é preciso acreditar. Esta é uma equipe que tem determinação e é preciso procurar aprender mais e mais, aprimorar o conhecimento; não dá para parar nunca, tem que trazer comida fresca porque é na troca de experiências que crescemos”.

A Escola Tempo Júnior fica na Rua Hans Staden, 58 - Centro - Ubatuba - (12) 3833-9513 - tempo.junior@hotmail.com
(Divulgação)

1º Congresso Nacional de Educação

Ubatuba - Desenvolvimento Humano: A escola brasileira e o compromisso com o mundo.
Palestras, oficinas, vivências e debates.
De: 28 a 31 de julho de 2009.
Presença de: Dr. Içami Tiba, Profº José Pacheco, Dr. Lino de Macedo, Senador Cristovam Buarque.
Informações/ inscrições: www.grupouninter.com.br/ubatuba
Tel: (12) 3832 7051.(Fonte: ACIU)

Aciu informa: Vagas de Emprego

Ubatuba - Hotel Torremolinos admite:
- Lavadeira (que tenha experiência com máquinas de lavanderia de hotel)
-Três recepcionistas (sendo 2 do sexo masculino e 1 do sexo feminino. Ambos devem ter entre 22 e 30 anos e morar próximo ao bairro da Enseada)
- Camareira;
- Garçom e garçonete;
- Ajudante de cozinha;
- Copeira

Tratar com Enedina na Camargo Irmãos- Rua Capitão Felipe, 40- Itaguá (a partir das 16h00).
Telefone: 3832 3180.

Prezado associado, se sua empresa também estiver admitindo entre em contato conosco.
(12) 3834 1449
E-mail: imprensa@aciubatuba.com.br
Para se informar sobre as outras vagas disponíveis na Aciu acesse: www.aciubatuba.com.br
(Fonte: ACIU)

FUNDART INFORMA

Ubatuba - Cursos Fundart Recomeçam em Agosto
Ballet, Teatro, Sapateado, Jazz, Contação de Causos, Artes Circenses, Pintura em Tela, Desenho Artístico, Desenho Infantil, Cerâmica (Adulto), Capoeira, Violão, Piano, Dança de Rua, Dança do Ventre, terão prosseguimento em Agosto próximo, a partir do dia 03.
Os alunos já matriculados no primeiro semestre deverão confirmar pessoalmente, ou por telefone, sua permanência no curso respectivo, para que possamos preencher as vagas eventuais com aqueles que estão inscritos nas listas de espera.
Telefones: 3833-7000/7001
Praça Nóbrega, 54 - Centro

Ballet da Fundart No Arraiá da Associação Comercial
O Ballet da Fundart estará se apresentando no próximo dia 22 de julho às 20 horas no Arraiá da Associação Comercial e Industrial de Ubatuba no clube da ACIU – Estrada Principal do Taquaral, 454. O evento vai reunir um grande público.
A Oficina de Dança – Ballet da Fundart vai apresentar a coreografia Quadrilha, número cuja graça e beleza plástica já são um sucesso do seu repertório.

“A Frôr da Roça” Dois últimos sábados (Não deixe de ver)
“A Frôr da Roça” comédia teatral que vem alcançando grande sucesso desde a sua estréia no ultimo dia 2 de maio, todos os sábado, num total, até agora de 15 apresentações no Auditório da Fundart. Mil e quatrocentas pessoas assistiram a comédia, “Frôr da Roça”, que tem texto e direção de Heyttor Barsalini, pelo grupo teatral Abençoados por Cunhambebe.
O grupo pretende dar sequência ao trabalho apresentando-se em escolas de bairros mais afastados e participar de alguns festivais, do Mapa Cultural Paulista da Secretaria de Cultura do Estado de S. Paulo.
Próximas apresentações em Ubatuba:
Dia 18/07 sábado às 21 horas
Dia 24/07 sábado às 21 horas, ambas as apresentações no Auditório da Fundart.

FOLIA DO DIVINO EM UBATUBA EXPOSIÇÃO VAI ATÉ O DIA 26
A exposição da História da Folia do Divino em Ubatuba está aberta no Sobradão do Porto, com encerramento no próximo dia 26/07. Fotos, objetos, instrumentos musicais, bandeiras, mastros e outros, fazem parte da mostra. Este ano o Império do Divino, antes exposto na Igreja Matriz, faz parte da exposição da Fundart, em parceria com a Paróquia Exaltação à Santa Cruz.
O grupo de Folia do Divino de Ubatuba, neste mês de julho, sairá em Romaria por bairros e centro, cumprindo uma tradição centenária. Com cinco componentes: Jorge – viola e voz, Neco – viola e voz, Pedrinho – voz e caixa, Marinho – rabeca e Laureana – “tripe”, o grupo de caiçaras percorrerá por três meses um itinerário que contempla capelas e residências espalhadas pelo município.
“Cumpre à Fundart a manutenção dessa importante manifestação histórica / popular / religiosa, do nosso patrimônio imaterial”, destacou o presidente da Fundart, Pedro Paulo.

Oficina de Sapateado da Fundart no Fest Dance de Campos do Jordão
Oficina de Sapateado, sob a orientação da professora Adriana Meneses participará do Fest Dance de Campos do Jordão a partir da semana que vem. Lia Pereira Rennó, Natália Lopes, Briza Carrascoza, Maria Paula, Bianca Motta e Tainá Rabelo, alunas da referida Oficina, representarão Ubatuba no importante certame.
Visite o nosso site
www.fundart.com.br

Acesse youtube
Para acessar os vídeos dos eventos da Fundart no youtube: www.youtube.com/tvfundart

Programação final de semana

18 – Sábado
A Frôr da Roça
21h00 – Auditório do Sobradão do Porto
Penúltima apresentação
Texto e direção de Heyttor Barsallini
Imperdível
Mil e quatrocentas pessoas já viram, falta você.

Brevemente
Novidades na TV Fundart. Aguarde.(Fonte: Fundart)

Comitiva de Kouga conhece funcionamento da Prefeitura de Ubatuba

Ubatuba - Uma comitiva de Kouga, na África do Sul, esteve na última quarta-feira, 15, na Prefeitura de Ubatuba, conhecendo suas dependências e funcionamento em várias áreas. Quatro representantes do município africano, sendo dois vereadores, e dois diretores do município, um administrativo e outro financeiro foram recebidos pelos secretários municipais de Fazenda, Vera Lúcia Ramos, de Turismo, José Luiz Bittencourt Jr e da Administração, Dênio Abrahão Veloso.
A comitiva permanece em Ubatuba durante sete dias, tempo em que pretende conhecer as instalações da Câmara Municipal, pontos turísticos e estabelecer contato com investidores, empresariado e pessoas ligadas a setores como cultura, turismo, agricultura, pesca, desenvolvimento social, entre outros assuntos. O prefeito de Kouga, Robert Dennis deverá reunir-se com o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, na próxima terça-feira, 21, no Paço Municipal.
“Essa troca de informações é muito importante para uma cidade como Ubatuba. Temos muitas peculiaridades com Kouga e também iremos aprender muito com eles. Vamos estudar investimentos em ecoturismo, turismo de aventura”, disse o secretário de Turismo.

Cidades irmãs
Jeffrey´s Bay, foi oficializada recentemente como cidade-irmã de Ubatuba e para que esse acordo fosse celebrado, foi aprovado nas Câmaras Municipais de ambas as cidades um projeto de lei que oficializa a relação. A justificativa para o título é que as cidades possuem pontos de comum interesse: Jeffrey´s Bay é mundialmente conhecida como o local que possui uma das mais perfeitas ondas para a prática do surfe. Ubatuba, por sua vez, é oficialmente a Capital do Surfe do Estado de São Paulo, além de também figurar como um dos melhores destinos para os surfistas de todo o mundo.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ubatuba participa de Conferência Estadual de Pesca

Ubatuba - Uma comitiva de Ubatuba esteve nos últimos dias 14 e 15, participando da 3ª Conferência Estadual de Pesca, no município de Praia Grande. Os 22 delegados municipais de Ubatuba e a secretária municipal de Agricultura e Pesca, Valéria Gelli, entregaram ao Ministro da Pesca, Altemir Gregolim, a Carta da Pesca e Maricultura de Ubatuba. O documento contém 27 reivindicações e propostas dos setores produtivos, como aumento do salário seguro defeso, legalização da maricultura, investimentos para construção de mercados de peixes, entre outras.
A 3ª Conferência Estadual de Aquicultura e Pesca teve como objetivo preparar propostas para a Conferência Nacional, que será realizada nos dias 30 e 31 de setembro e 1 e 2 de outubro em Brasília. Ubatuba participará com 11 delegados estaduais que foram eleitos na Conferência de Praia Grande.
A secretária de Agricultura e Pesca de Ubatuba, Valéria Gelli, acredita que com a cobrança de soluções por parte do poder municipal e das associações, as propostas sejam agilizadas e concretizadas. “Espero que o governo federal atenda as reivindicações do município e dos pescadores e que essa proposta de uma política sustentável de pesca e aqüicultura seja realmente implantada, respeitando as particularidades locais”, finalizou a secretária
A comitiva era composta por funcionários da secretaria municipal de Pesca e Agricultura, Colônia de Pesca, Associação de Pescadores da Enseada, Associação dos Pescadores da Barra da Maranduba e Região Sul, Associaçãodos Pescadores de Ubatuba Associação do bairro da Picinguaba e Associação dos Maricultores do Estado de São Paulo. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Prefeitura consegue registro de loteamento do Parque Guarani

Ubatuba - Após a conquista da desafetação de área que resultou na Concessão de Direito Real de Uso aos Moradores do Parque Guarani, a prefeitura conseguiu junto à justiça a autorização para registrar o loteamento do bairro em questão. A partir desse momento, o Parque Guarani passa a ser reconhecido como loteamento regularizado. Esta nova conquista permite que os moradores possam registrar seus imóveis em cartório. Contudo, a própria prefeitura já está providenciando tais registros para os moradores.
O Secretário de Cidadania e Desenvolvimento Social, Claudinei Salgado, explica que a regularização do loteamento traz diversos benefícios aos proprietários de imóveis. “A partir desse registro, o morador ganha segurança jurídica de seu imóvel e pode utilizá-lo como garantia em caso de empréstimo. Uma das maiores vantagens é que agora o morador pode investir em melhorias do seu imóvel, porque tem a segurança que ninguém vai tirá-lo de lá.”
Claudinei explica ainda que esta é uma conquista história para o município. “Pela primeira vez na história de Ubatuba, é feita uma regularização fundiária de interesse social, em que mais de 300 famílias foram beneficiadas. Isso é um grande ganho para o município, uma vez que abre as portas para a regularização de outros bairros.”

Moradia para famílias residentes em áreas de risco
A Prefeitura de Ubatuba está construindo seis prédios em parceria com o Ministério das Cidades, através do Plano de Aceleração do Desenvolvimento, que abrigarão 48 famílias, que hoje vivem em áreas de risco no Parque Guarani. O primeiro deles, que foi feito com recursos da prefeitura e abrigará oito famílias, está quase pronto e tem previsão de entrega ainda este mês. As prioridades estão sendo definidas por laudos da Defesa Civil em relação a famílias mais atingidas em época de chuva, além de avaliações feitas por técnicos da Assistência Social, que levam em conta a composição familiar, idades e demais necessidades. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

III Conferência Municipal de Assistência Social elege delegados

Ubatuba - A III Conferência Municipal de Assistência Social, promovida pela secretaria municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de Ubatuba e pelo Conselho Municipal de Assistência Social – COMAS, foi realizada na terça-feira, 7. O tema deste ano tratado na Conferência foi “Participação e Controle Social no SUAS” (Sistema Único de Assistência Social), onde foram abordadas e votadas as propostas para políticas públicas sociais nas quais o município mais necessita.
Nesta Conferência foram eleitos quatro delegados e quatro suplentes a delegados, que irão representar o município na Conferência Estadual de Assistência Social, que será realizada em São Paulo e na Conferência Nacional em Brasília, sendo que as propostas aprovadas na Conferência Municipal serão acatadas no âmbito Estadual e ainda poderão retornar como políticas públicas sociais no desenvolvimento da questão social no município.

Participações
A mesa foi composta pelo vice-prefeito Rui Teixeira Leite, Luis Claudinei Salgado – secretário municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social; Adaisa Maria Santos – palestrante e diretora da DRADS (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social); Joede da Silva Feijó – presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e
Rosa Regina Kleewein – representante da Associação de Assistência Social Avivalista, a qual representou todas as entidades cadastradas no COMAS. Além de profissionais da área do Serviço Social e do poder público participou também o segmento da sociedade civil organizada.
O Conselho Municipal de Assistência Social e a secretaria municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social agradecem a todos que contribuíram para a realização da III Conferência Municipal de Assistência Social. Estendemos nosso agradecimento ao Banco do Brasil pelo fornecimento do material e ao Ubatuba Palace Hotel, pela recepção e disponibilidade do Salão de Eventos.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)


CINEMA

Cine Porto – 3833 -2066
17/07 a 23/07/2009

“A ERA DO GELO 3” - Dublado

ás 14:10 - 16:00 - 17:50 - 19:40 - 21:30hs

“A MULHER INVISÍVEL”
Com Selton Mello e Luana Piovani !!!!!
Ás 18:10 hs - 22:00 hs


Durante o mês de Julho não teremos a”QUARTA MALUCA”
Nosso site : www.cinemasdolitoral.com.br
 

Em algum lugar do passado

Ubatuba - Releitura da musica tema do filme "Em algum lugar do passado" com imagens de Luiz Tolosa e edição e Emilio Campi:


 

Poesia Topo

Anuncie


Um pedacinho do céu

Não sei em que esquina do tempo
perdi uma casa de cal pintada,
com janelas e portas azuis,
com fogão a lenha
e uma avozinha me chamando:
venha!

Uma casa que é uma pintura
cercada pelas flores
de todos os cheiros,
de rosas de todas as cores,
com um antigo jasmim
e a preciosa kananga do japão,
a bela flor da ressurreição.

Uma casa plantada
junto com um pomar
de bananeiras, laranjeiras,
jaqueiras, jabuticabeiras
e uma infinidade de eiras,
mais dois coqueiros gigantes,
quais torres de babel,
quase alcançando o céu.

É a casa de minha infância,
e por esse chão que piso,
é justamente a prova definitiva
que existe o paraíso.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Participem deste movimento
Por: Claudia Oliveira

“Eternizar o instante, capturar o movimento... O poder de “poder” parar o tempo! Através da lente a revelação que inspira o seu coração em uma fração de segundos. E ao depararmos com uma foto nos transportamos instantaneamente no tempo espaço. Um milagre tecnológico do qual todos nós podemos realizar”

Ao final do semestre passado a ida para outros mundos do prof. e mestre de fotografia Delmar inspirou seus ex alunos e parceiros de jornada a realizar o seu mais nobre sonho o ‘Ubatuba Foto Clube’. Sérios e determinados a diretoria composta pela presidenta: Érica Vanessa Mojorine; vice: Carla Alves; tesoureiro: José Marcio da Cruz; secretária: Odette Gonçalves de Araújo e agregados já realizaram alguns trabalhos como saídas de campo e exposições. As mais significativas até o momento foram à visita até a Ilha Anchieta finalizando com a exposição no restaurante Picanha na Brasa e Centro de Exposições. O mês de maio foi ainda mais produtivo com a realização da coletânea “Ubatuba ontem e hoje”, a amostra itinerante ilustram fotos antigas e fotos contemporâneas do mesmo ângulo, com intuito de permitir na inevitável nostalgia críticas que provoquem uma reflexão da interferência do progresso, sejam elas positivas ou não. Atualmente a exposição está na no espaço do Banco Santander à rua Hans Staden, 418. Ela também já esteve na Secretária do Meio Ambiente, onde circulou nos eventos da Semana do Meio Ambiente. E está a disposição de quem quiser solicitar a amostra, pois ela tem por objetivo percorrer por escolas, bancos, restaurantes e outros lugares afins para que todos possam contemplar a beleza de nosso município e ter a oportunidade de percorrer no tempo espaço e assim decidir como contribuir para uma história que nos dignifique com o transcorrer dos tempos. Para solicitar a amostra basta entrar em contato através do e-mail ogagus@gmail.com , ou cel: 9133-2223 falar com Odete ou com Carla no e-mail: carlamorena32@hotmail.com
 

Nossos Comerciais!

Um dia na S.O.S. Cão Caraguá


Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia do Sapé  © Luciano Cancelier

Praia do Sapé
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editora: Emiliane Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor