Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 20 de Julho de 2009 - Nº 2114 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região
Governança se reúne para discussões do Circuito Turístico Litoral Norte

Caraguatatuba
Grafiteiros franceses participam de intercâmbio cultural em Caraguá
Feira em Caraguá tem mexilhão mais barato
A Copa Futebol Society Feminino Santa Clara é o proximo evento comemorativo dos 10 anos

Ilhabela
Vereador visita Pacuíba para confirmar denúncia
Secretaria do Meio Ambiente de Ilhabela conscientiza comerciantes ao uso de sacolas ecológicas

São Sebastião
Vereador quer instituir programa “Câmara Municipal nas escolas”
Ernane encontra governador e agradece verba para microônibus
Festa da Tainha e Festa Julina agitam o final de semana na Costa Sul
Judoca sebastianense representará São Sebastião em Mundial no Canadá
Dupla Roney e Laninho vence o Festival Sertanejo de São Sebastião
São Sebastião inicia audiências públicas para a discussão do Plano Plurianual 2010-2013

Ubatuba
Itamambuca pronta para receber o melhor surfe do Brasil
Cursos da Fundart recomeçam em agosto
Evento autorizado pela Prefeitura para Calçadão do Centro
Ubatuba divulga balanço geral sobre participação nos 53º Jogos Regionais
Ilha dos Pescadores recebe plataforma educativa, com diversos cursos gratuitos
Temporada da peça “A Frôr da Roça” está chegando ao fim, em Ubatuba

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Governança se reúne para discussões do Circuito Turístico Litoral Norte

Litoral Norte - Em andamento às atividades do Projeto Circuito Turístico Litoral Norte de São Paulo, acontecerá na próxima segunda-feira, dia 20, uma reunião com a governança da região no Teatro Municipal, às 15h.
Um dos assuntos que serão discutidos pelos representantes dos municípios é a Instrução Normativa-8 do Sebrae, que define o que é convênio, entidade gestora, papel da entidade gestora, como se forma o convênio e a questão do proponente.
Também serão tratados temas como os resultados das adesões por município, as próximas etapas do projeto, a formação de equipe técnica para a parte financeira do projeto e parcerias.
O Circuito Turístico Litoral Norte é promovido pela Prefeitura de São Sebastião em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas e Empresas (Sebrae) e tem como principal objetivo buscar alternativas para atrair visitantes para o Litoral Norte nas altas e baixas temporadas, usando como atrativos o tripé turismo, cultura e artesanato.
Serviço: O Teatro Municipal de São Sebastião fica à Avenida Altino Arantes, nº 02, no Centro. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Grafiteiros franceses participam de intercâmbio cultural em Caraguá
De 24 a 26 de junho, grupo traz ao município manifestações da cultura hip hop

Caraguatatuba - O ‘Ano da França no Brasil’ será lembrado em Caraguá também no universo da folkcomunicação. Entre 24 e 26 de julho o município recebe grupo de grafiteiros franceses para intercâmbio cultural. Serão 10 estrangeiros que, junto com os artistas da região, pintarão um painel no Pólo Cultural Adaly Coelho Passos.
O grafite é considerado uma das formas de comunicação dos grupos urbanos marginais à sociedade. Esse processo é denominado de folkcomunicação, ou comunicação alternativa. Além da confecção do painel coletivo, a presença será marcada por manifestações diversas da cultura hip hop, como rap e break, além de atividades esportivas, como basquete e skate, e discussões, palestras e exibições de vídeos sobre arte de rua.
A diretora da secretaria de Urbanismo, Ana Cristina Dias, explica que o grupo vem para o Brasil a convite da Organização Não Governamental Cidade Escola Aprendiz. “Temos um bom relacionamento com a ONG e por isso conseguimos que Caraguá fosse prestigiada com a intervenção”, ressaltou. Na região, o município vizinho São Sebastião também recebe os grafiteiros. As outras cidades são Recife (PE) e São Paulo (SP).
Além da secretaria de Urbanismo, está envolvida a secretaria de Turismo e a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba. A coordenação artística está por conta do ceramista Antônio Carelli, com supervisão do também artista plástico Rafael Marotti. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Feira em Caraguá tem mexilhão mais barato
Evento arrecada fundos para o asilo São Vicente de Paula

Caraguatatuba - A Associação dos Maricultores da Praia da Cocanha (Mapec) realiza no próximo fim de semana (25 e 26) a 1ª Feira do Mexilhão de Caraguá – Feirão do Mexilhão. O evento conta com parceria da prefeitura e será realizado ao lado do restaurante Garuçá, na Avenida da Praia, a partir das 9h. Parte da renda será revertida para o asilo São Vicente de Paula.
O visitante poderá comprar o produto in natura a R$ 4 o quilo, preço geralmente praticado no atacado. A estrutura da feira vai contar com uma tenda de 100 m², fogão para o preparo do mexilhão no bafo e até fornecimento de receitas.
A expectativa dos organizadores é vender cerca de três toneladas em todo o evento. A Mapec é a maior produtora de mexilhões do Estado de São Paulo e está com produção recorde.
Além da prefeitura de Caraguá, a feira conta com apoio da distribuidora Ambev – Imarui Litoral Norte e JR Embalagens. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

A Copa Futebol Society Feminino Santa Clara é o proximo evento comemorativo dos 10 anos

Caraguatatuba - Com o objetivo de inserir atividade esportiva na programação dos 10 anos da Diocese de Caraguatatuba, a Pastoral do Esporte, recentemente implantada em nível diocesano, organizou e realiza no próximo final de semana, de 24 a 26 de julho, em Caraguatatuba, a 1º Copa de Futebol Society feminino Santa Clara com crianças de até 13 anos.
Estarão participando equipes de todas as paróquias. A abertura acontecerá com Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Altieri, no Centro esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, em Caraguatatuba, às 19h30. Neste mesmo dia, acontece a abertura oficial da copa com a apresentação das equipes e um show musical com a Banda Profecia Suprema, de Ubatuba.
As partidas acontecem no sábado e domingo, durante o dia. No sábado à noite, uma apresentação cultural com o grupo de teatro Filhos de David, conta a história de Santa Clara. Segundo um dos organizadores, a assessorada Ir. Verônica, da Congregação das irmãs Carmelitas, o objetivo é iniciar um trabalho pastoral de evangelização através do esporte com iniciativas em todas as paróquias e todos os setores esportivos, o que já vem acontecendo em Ubatuba, por iniciativa da Paroquia Exaltação da Santa Cruz, com as escolinhas de futebol.
O evento tem o apoio das Prefeituras Municipais das quatro cidades - Caraguatatuba, Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião e da Liga esportiva de Futebol de Ubatuba. As cerca de 150 crianças que participarão da competição ficarão alojadas em escolas municipais da cidade. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Vereador visita Pacuíba para confirmar denúncia

Ilhabela - O vereador ilhéu Marcelo Santos (PPS), esteve na praia da Pacuíba, região norte da Ilha, nesta semana, para verificar in loco as denúncias publicadas em reportagem do Jornal Imprensa Livre do último sábado (11/7). Na matéria, um morador reclama das condições precárias do acesso à praia, feito praticamente “dentro” de um curso d’água e com muito mato, além de cerca de arame, pedras lisas e outras dificuldades.
Constatada a veracidade dos fatos, o parlamentar deve oficializar a Prefeitura por meio de indicação, para que tome medidas cabíveis de forma a sanar o problema. “O que vi me deixou muito preocupado, pois em outros lugares com as mesmas características hoje já não existe mais acesso à praia, devido a negligência de administrações públicas anteriores, que não respeitaram os interesses coletivos”.
Para o vereador, além do valor para os nascidos na Ilha, a praia da Pacuíba é um dos grandes potenciais turísticos do município e não pode ter seu acesso “simplesmente fechado” para interesses particulares. “Muitas vezes, o vereador se sente impotente, pois não tem poder de executar, apenas fiscalizar e pedir que se faça algo de concreto para sanar os problemas, mas se a parte que nos cabe é essa, não vou me furtar a cumpri-la”, conclui. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Secretaria do Meio Ambiente de Ilhabela conscientiza comerciantes ao uso de sacolas ecológicas

Ilhabela - A equipe de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Ilhabela iniciou na última quinta-feira (16/7) um trabalho de conscientização dos comerciantes da cidade quanto à utilização correta das sacolinhas plásticas, prevista na lei municipal 598/2008. Segundo a lei, os estabelecimentos comerciais devem passar a utilizar embalagens ecológicas para evitar a degradação do meio ambiente. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Vereador quer instituir programa “Câmara Municipal nas escolas”

São Sebastiao - O vereador Paulo Henrique Ribeiro Santana “PH” (PDT) apresentou um projeto de lei que pretende instituir o “programa Câmara Municipal nas escolas da rede pública”, a proposta atenderá alunos do ensino fundamental da rede pública municipal e o objetivo é criar uma interação entre o Poder Legislativo e a classe estudantil.
Paulo Henrique destaca a importância em desenvolver a conscientização política, esclarecendo as funções da Câmara e de seus integrantes, além de estimular à participação popular na abordagem dos assuntos discutidos no âmbito legislativo.
“Coletar sugestões e aplicá-las nas atividades do parlamento é uma forma de dar publicidade e transparência nas ações, o programa também é uma ação que visa à formação de cidadãos e o desenvolvimento da conscientização política numa demonstração de democracia institucional,” acredita o autor.
De acordo com o parlamentar, o projeto se aprovado, será implantado por intermédio de um ciclo de palestras e programa desenvolvido pela secretaria da Câmara com o apoio e participação dos vereadores e da Secretaria Municipal de Educação.
As palestras serão focadas em informações que orientem os estudantes sobre a importância das funções legislativas como fiscalizadora e deliberativa, dar noções de que a representatividade política fundamenta o sistema democrático.
Destacar o papel do vereador como elo entre a sociedade e o governo para o estabelecimento da agenda política e adoção de políticas públicas; desenvolver o conceito de cidadania e discutir a importância do voto nas sociedades democráticas são outros objetivos que fazem parte do projeto. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Ernane encontra governador e agradece verba para microônibus

São Sebastiao - O prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, encontrou-se na tarde desta sexta-feira (17/07) com o governador de São Paulo, José Serra, durante solenidade oficial de entrega da unidade da AME – Ambulatório Médico de Especialidades de São José dos Campos, no Vale do Paraíba. Na oportunidade, o prefeito agradeceu ao governador a liberação de uma verba de R$ 130 mil para o município, recurso que será aplicado na aquisição de um microônibus escolar. Acompanharam o prefeito na solenidade os vereadores Paulo Henrique Santana e Solange Ramos.
O prefeito sebastianense foi ao evento com o governador a convite do Palácio dos Bandeirantes. “Aproveitamos a visita de José Serra para agradecer a atenção com o nosso município e a verba para o microônibus”, enfatizou Ernane lembrando que o veículo de transporte de estudantes será adquirido pela Prefeitura Municipal ainda este ano.O microônibus já está sendo cotado e em breve será aberta a licitação para sua compra.
No evento, o governador paulista, a exemplo de quando inaugurou a AME que atende ao Litoral Norte em Caraguatatuba, destacou a importância desta unidade de atendimento. “A AME vai atender toda a região do Vale do Paraíba. A estimativa é que sejam realizadas cerca de 45 mil consultas médicas nessa unidade e, com pelo menos 20 mil exames de imagens”, afirmou o governador.
Em tom de campanha, o governador (forte candidato à presidência da República pelo PSDB) lembrou do tempo que foi ministro da Saúde, ressaltando que entende da área embora não seja médico. Afirmou ainda que nos últimos governos tucanos em São Paulo (Mário Covas, Alckmin e ele próprio), o índice de mortalidade infantil no estado despencou pela metade, estando hoje na média de 12 por mil. Também ontem, o governador entregou em São José dos Campos uma unidade da Fatec e a pavimentação de três estradas vicinais no Vale do Paraíba. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Festa da Tainha e Festa Julina agitam o final de semana na Costa Sul

São Sebastiao - O final de semana na Costa Sul de São Sebastião promete ser agitada. Isto porque, além da Festa Julina promovida pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus que ocorre desde o início do mês em Boiçucanga, está previsto para acontecer neste sábado, dia 18, a 31ª Festa da Tainha, em Boracéia.
Segundo informações do presidente da AAPBSS (Associação de Amigos da Praia de Boracéia de São Sebatião), Fábio Marcelo Pereira, o evento - tradicional - é realizado na área vizinha à associação. Para este ano foi contratado para animar a noite, o cantor Alê e Banda. Além do show, os presentes poderão assistir uma peça teatral com alunos das Oficinas Culturais e prestigiar o jogo de capoeira, resultado de um projeto desenvolvido pela escola municipal do bairro.
O maior objetivo da Festa da Tainha é preservar a tradição e conforme afirmou, há um projeto de Lei em trâmite pela Câmara Municipal que institui a festividade no calendário oficial do município. "É uma forma de mantermos viva esta tradição e de atrair turistas na baixa temporada", comentou o presidente.
Já em Boiçucanga, a Festa Julina tem levado aos moradores e visitantes momentos de lazer por conta dos shows artísticos e das tradicionais barraquinhas com comidas e bebidas típicas da época armadas no espaço do terminal rodoviário, onde as bandas convidadas se apresentam a partir das 21h.
Com intervalo de uma semana entre os shows, os próximos a se apresentarem no bairro serão o Pronúncia no Olhar, neste sábado, dia 18; Novo Astral no domingo 19; a dupla Adailton e Eric, no próximo dia 24; Kakau do Forró, no dia 25 e o Trio Virgulino, no dia 26 de julho, encerrando a programação festiva
Segundo informações, todas as bandas são de São Sebastião, com exceção da Banda Assis (de Ubatuba que se apresentou nas primeiras semanas), e o Trio Virgulino, reconhecido em todo o território nacional.
Serviço: A tainha assada, com direito a vinagrete e farofa, sai por R$ 25,00. Toda a renda será revertida à Associação de Amigos da Praia de Boracéia de São Sebastião, para melhorias no bairro e na própria sede. Já a venda dos doces caseiros pela creche Peraltinha será revertida à própria instituição. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Judoca sebastianense representará São Sebastião em Mundial no Canadá

São Sebastiao - Após obter a 5ª colocação na classificação geral dos Jogos Regionais 2009 como auxiliar técnica da equipe de judô, a judoca Rogéria Cozendey, da Seesp (Secretaria de Esportes), da Prefeitura de São Sebastião, já se prepara para o Mundial de Judô.
Contente com os resultados, Rogéria diz ter orgulho dos atletas que representaram o município nos Jogos. “Levamos judocas com idade a partir de 15 anos que disputaram pela primeira vez um campeonato. São alunos das Escolinhas de Esportes da Prefeitura com excelente potencial. Independente de ganhar ou perder, queríamos ver o desempenho e a atitude da equipe, afinal, investimos no futuro”, disse.
De férias do Projeto Garoçá, onde atua como professora de judô há 10 anos, a atleta divide seu tempo entre os treinamentos intensos e as documentações a serem providenciadas para participar do 11º Campeonato Mundial Máster. Segundo informou, o convite para participar do evento partiu da World Masters Judo Association, do Canadá. O Mundial acontece em Atlanta, nos Estados Unidos, em agosto.
Após o Mundial, Rogéria participará do Sulamericano de Masters em Porto Alegre (RS), que acontece em outubro.
A judoca, com apoio da Prefeitura, esteve recentemente na Alemanha onde conquistou a medalha de prata no Judô - World Championships for Masters, organizado pela FIJ (Federação Internacional de Judô). Atleta da Seesp, participou do campeonato realizado de 28 a 31 de maio, no ginásio Glaspalast, em Sindelfingen, no qual estiveram presentes 875 judocas provenientes de 48 países dos continentes americano, asiático, africano, europeu e da oceania, com idade a partir de 30 anos; o Brasil foi representado por 23 competidores.
Na categoria Individual, Rogéria ficou com o segundo lugar ao perder (apenas), para a alemã na luta final. Na categoria Equipe, os judocas brasileiros conquistaram o ouro e as judocas, o bronze.
No dia 23 de maio, a sebastianense ficou em 2º lugar na categoria Pesado no Campeonato Paulista Master realizado no Clube Cultura Artística, em Campinas. “Esse campeonato é considerado o mais difícil do País, pois o estado de São Paulo é o berço deste esporte no Brasil. E é deste Estado que saem os melhores competidores nacionais, daí as lutas serem extremamente difíceis”, comentou a judoca que conta, ainda, com o apoio de alguns patrocinadores, a exemplo da Ecopav e Ecobus.
Atualmente Rogéria faz os treinos técnicos (golpes, estratégas etc), na Aspem (Associação dos Servidores Públicos Municipais), e o treinamento físico e de resistência na Balsi Trainning. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Dupla Roney e Laninho vence o Festival Sertanejo de São Sebastião

São Sebastiao - A dupla de Ilhabela, Roney e Laninho, venceu na noite dessa quinta-feira, dia 16 de julho, o Festival Sertanejo promovido pela Prefeitura de São Sebastião por meio da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo).
O evento, inserido na programação do Arraiá Caiçara, atraiu 25 participantes entre duplas e solos, profissionais e amadores, e deu a vitória aos moradores da Barra Velha com a música “Imprevisível”, os quais receberam das mãos da secretária da pasta, Marianita Bueno, o certificado de participação. A dupla recebeu, ainda, um prêmio em dinheiro no valor de R$ 800,00.
A somatória dos pontos nos quesitos afinação, ritmo e presença de palco dada pelos júris Martinho Leite, Antônio Carlos e Jacir Lopes, classificaram Jhonny e Renato, com a música “Borboletas”, em segundo lugar; da Enseada, na Costa Norte de São Sebastião, a dupla levou o prêmio de R$ 600,00. A entrega do certificado de participação foi feita por Raquel Castanheira, do Gabinete do Prefeito.
Moradores do São Francisco, também na Costa Norte do município, Lenildo e Gustavo ficaram em terceiro; com a classificação, a dupla recebeu R$ 400,00 como prêmio mais o certificado, entregue por Marcelo Corte, da Secretaria do Governo.
O Festival Sertanejo ainda premiou os destaques Luciano e Lourival, do Morro do Abrigo, com a interpretação de “Empreitada Perigosa”; Amadeu e Adriano, do Arrastão, com a canção “Sabiá”; Amanda Matos, de Boiçucanga, com a música “Jeito de Mato” e Jacqueline Ferreira, de Ilhabela, com a interpretação de “Catedral”. Todos foram premiados com brindes do comércio local.
A dupla sertaneja Maurício e Mauri encerrou o festival em grande estilo com interpretações de vários sucessos do gênero. O show artístico, que teve início pouco depois das 23h, atraiu um grande público à Praça de Eventos, onde o cantor Frank Aguiar entrará em cena na noite de amanhã, dia 18. No domingo, dia 19, a dupla Rick e Renner encerrará o Arraiá Caiçara. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião inicia audiências públicas para a discussão do Plano Plurianual 2010-2013

São Sebastiao - Na noite desta quinta-feira, dia 16, aconteceu em Boiçucanga, costa Sul de São Sebastião, a primeira audiência pública para a discussão do Plano Plurianual (PPA), que tratará do orçamento público do município, de 2010 a 2013.
Estiveram presentes o vice-prefeito Wagner Teixeira, o secretário municipal da Fazenda (Sefaz) Antonio Carlos dos Santos, além dos secretários Pérsio Mendes (Obras), Traud Rossi (Meio Ambiente), Coronel Perini (Segurança Urbana), Márcia Rego (Educação), juntamente ao secretário-adjunto Hipólito Santana, Francisco de Assis (Assuntos Jurídicos), Aldo Conelian Júnior (Saúde), Roberto Santos (Habitação) e diversos diretores das secretarias.
Do legislativo, o presidente da Câmara Municipal, Luiz Antonio de Santana “Coringa” e os vereadores Paulo Henrique Santana “PH”, Solange Ramos, Marcos Jorge dos Santos, Amilton Pacheco, José Reis de Jesus, Mauricio Bardusco, além dos representantes de sociedades e associações de amigos de bairro da costa Sul.
O vice-prefeito Wagner Teixeira abriu o evento e comentou sobre a necessidade da realização das audiências para que o planejamento orçamentário seja discutido no desenvolvimento de um plano próprio, e não limitado às alterações do plano instituído na gestão anterior.
Na sequência, o auditor de controladoria interna da Sefaz, Samir Toledo, explicou aos presentes a importância da participação da sociedade nas decisões, metas e planos da administração municipal. “Essas audiências acontecem com base na Constituição Federal e Lei de Responsabilidade Fiscal. É um mandamento legal e obrigatório”.
O consultor Marcelo Poppi Sant’Anna, da Governança Brasil Tecnologia e Gestão em Serviços (GovBr) deu continuidade à explanação falando sobre a evolução das receitas e despesas de 2006 a 2009 (previsões). “Ao conhecer os números, é possível ter mais embasamento para propor as metas”.
Foram apresentadas as principais receitas do município, tais como ICMS, Royalties do petróleo, Fundeb, Imposto Predial, Imposto sobre Serviços, Fundo de Participação dos Municípios (FPM), Imposto de Transferência de Bens e Imóveis (ITBI), Coleta e remoção de lixo domiciliar, Imposto Territorial, Dívida Ativa do IPTU, Imposto de Renda do Trabalhador, Fundo Nacional de Saúde (FNS), IPVA e Salário Educação.
Os números, de uma previsão orçamentária até junho, mostram a realidade da queda de arrecadação do município, reflexo do mercado econômico na crise mundial. “A queda em meio à crise é uma cadeia que reflete em todos e essa previsão de arrecadação, os números e os indicadores trazem clareza à população, que pode acompanhar sua evolução”, explicou.
Antes das propostas da comunidade, o presidente da Câmara Luiz Antonio de Santana “Coringa”, tomou a palavra para salientar o cuidado com a utilização do orçamento público: “Nós, representantes da Câmara, vamos analisar o PPA levando em consideração a vontade popular e o interesse da comunidade, que é dona do dinheiro”, reforçou.
Costa Sul -
Representantes de Boiçucanga, Camburi, Juquehy, Vila Sahy, Barra do Una, Baleia e Boracéia levantaram questões a serem incluídas no Plano Plurianual, tais como a construção de mais creches e berçários, áreas de lazer e centros esportivos para crianças e adolescentes. Na questão urbana, a construção de guias, sarjetas, revitalização de orlas e ciclovias, além do aumento da iluminação. Sobre meio ambiente, foram discutidas questões de limpezas de rios e saneamento básico. Segurança, sazonalidade, moradia e controle de natalidade também foram abordados pela população.
Segundo o assessor do departamento da secretaria da Fazenda (Sefaz) Osvaldo Julião, todas as reivindicações foram tabuladas em ata e serão encaminhadas às secretarias competentes para análise das questões. “Será elaborado um projeto de lei com base nas solicitações da comunidade, que tem prazo até o dia 30 de agosto ser encaminhado à Câmara Municipal de São Sebastião”, informou.
O vice-prefeito Wagner Teixeira finalizou o evento com positivas impressões, mas alertou. “Agora é a hora de projetar as necessidades, a oportunidade da população reivindicar. É preciso procurar os representantes dos bairros e conhecer as carências de onde a gente vive. Nasci em Boiçucanga, cresci aqui e sei tudo o que acontece no bairro. Ainda temos mais duas audiências para traçar as diretrizes e por isso as pessoas precisam realmente se mobilizar”, comentou.
O secretário municipal da Fazenda (Sefaz), Antonio Carlos dos Santos, também reforçou a importância da participação intensa dos munícipes. “O objetivo é que as pessoas informem as necessidades dos seus bairros, mas que pensem em médio prazo, os próximos quatro anos. É preciso ter consciência de que os recursos têm que ser muito bem implantados, direcionados às prioridades”, finalizou.
PPA, LDO e LOA - O Plano Plurianual Municipal faz parte dos instrumentos de planejamento de um governo. Realizado a cada quatro anos, o Plano contém metas a serem atingidas, incluindo projetos, atividades, financiamentos, incentivos fiscais, normas, entre outros.
O PPA, em conjunto à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e à Lei de Orçamento Anual (LOA), tem uma visão a médio prazo do planejamento público, com o objetivo de gerar ações para combater os problemas e, assim, atender à demanda da população.
Dentro das metas gerais do Plano Plurianual entram as diretrizes específicas, em vigência anual. É a Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO). Já a Lei de Orçamento Anual (LOA) operacionaliza, especifica e estabelece de fato a caracterização e execução das metas.
Serviço: A segunda etapa das audiências públicas será na próxima quinta-feira, dia 23, a partir das 19h30, na sede da Regional Costa Norte, na Enseada. A terceira e última acontecerá no Teatro Municipal, também às 19h30, no dia 29. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Hotel Villa Di Capri

Itamambuca pronta para receber o melhor surfe do Brasil
Circuito Brasileiro de Surfe acontece em Ubatuba de 23 a 26 de julho

Ubatuba - A praia de Itamambuca recebe na próxima semana os melhores surfistas da atualidade para disputa da terceira etapa do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional. O evento comemora 10 anos em Ubatuba, cidade que sempre esteve no calendário do Circuito Brasileiro. A estrutura para o evento começa a ser montada neste sábado, 18, para que os atletas e público possam desfrutar, a partir da próxima quinta-feira, 23, do “Maracanã”, do surfe, como é chamada a praia de Itamambuca, por muitos surfistas. O evento acontece em Ubatuba até o próximo dia 26.
Os atletas vão disputar os 150 mil reais em prêmios; 21 mil reais para o campeão da categoria masculina e 7 mil da feminina, além dos 1.000 pontos no ranking que vai definir os campeões brasileiros de 2009.
Entre os homens a liderança do ranking está com o paraibano Jano Belo, que somou 1610 pontos nas duas etapas disputadas (Guarujá e Salvador). Os ubatubenses melhores ranqueados são Odirlei Coutinho e Hizunomê Bettero, com 1000 pontos (ficaram em 9º nas duas etapas disputadas); Renato Galvão é o 18º, com 900 pontos; Saulo Junior e Diego Santos aparecem na 39ª posição, com 640 pontos.
Suelen lidera - Entre as mulheres, a ubatubense Suelen Naraísa lidera o ranking, com 1000 pontos, por ter vencido a etapa do Guarujá. Camila Cássia (3º) e Luana Coutinho (13º) completam a lista de ubatubenses na elite do surf. Após a etapa de Ubatuba, o SuperSurf embarca para Florianópolis (24 a 27/09) e termina no Rio de Janeiro (30/10 a 02/11).
A terceira etapa do SuperSurf tem o patrocínio de Volkswagen e Nova Schin com apoio da Prefeitura de Ubatuba, co-patrocínio da marca Nicoboco e da Gol Linhas Aéreas Inteligentes, Revista Fluir e do site Waves. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Cursos da Fundart recomeçam em agosto

Ubatuba - Após período de férias, os diversos cursos oferecidos pela Fundart terão prosseguimento em agosto, a partir do dia 3. Os alunos já matriculados no primeiro semestre deverão confirmar pessoalmente ou por telefone, sua permanência no curso, para que as vagas remanescentes possam ser preenchidas por aqueles que estão inscritos nas listas de espera. Os interessados devem ligar para os telefones: 3833-7000/7001 ou comparecer à sede administrativa da Fundart, situada na Praça Nóbrega, 54 – Centro.
Ballet, Teatro, Sapateado, Jazz, Contação de Causos, Artes Circenses, Pintura em Tela, Desenho Artístico, Desenho Infantil, Cerâmica (Adulto), Capoeira, Violão, Piano, Dança de Rua, Dança do Ventre são alguns dos cursos oferecidos pela Fundart. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Evento autorizado pela Prefeitura para Calçadão do Centro

Ubatuba - A cidade de Ubatuba, assim como muitas em crescimento, tem assistido nos últimos anos, o agravamento de um problema social que não nos traz nenhum orgulho: o aumento da mendicância.
A falta de fiscalização e programas mais eficientes para lidar com esse problema tem contribuído para aumentar os bolsões de miséria e falta de segurança em nossa cidade.
Nós da Associação Comercial de Ubatuba, procuramos fazer nossa parte propondo ações em conjunto com a Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, mas parece-nos que o trabalho não tem sido suficiente. Muitos comerciantes também já levaram o problema à administração solicitando uma fiscalização permanente nos locais de maior concentração de mendigos, mas nada foi resolvido.
Além deste problema, os comerciantes receberam nas últimas semanas a visita da fiscalização solicitando o Alvará do Corpo de Bombeiros. A ACIU deixa claro que não é contra essa fiscalização, pelo contrário, é completamente a favor, desde que a notificação seja encaminhada via correio com um prazo maior do que o de 72 horas. 72 horas é um prazo demasiadamente curto em realização de qualquer projeto e muito menos para que este seja aprovado. Com as notificações via correio os fiscais teriam mais tempo para se dedicarem a fiscalização dos ambulantes e comércios irregulares.
Preocupa-nos também o total descaso com as necessidades dos comerciantes de nossa cidade, muito bem ilustrado hoje, (sexta-feira, dia 17), quando foi autorizada a realização de um evento no calçadão do Centro, gerando um barulho ensurdecedor dificultando assim o trabalho daqueles que tem comércio próximo ao local. Vários empresários ligaram para a Aciu e segundo palavras deles “o calçadão tinha virado uma bagunça”.
O comércio de Ubatuba vive nesta época do ano um período amargo de sazonalidade e eventos como este parando o centro comercial da cidade é um desrespeito com o empresário do município. Isso demonstra uma falta de visão de quem aprova um evento como este, neste local, pois a cidade já possui um lugar específico para a realização de eventos.
O calçadão hoje vive um total descaso, está cheio de mendigos, ambulantes irregulares, lixo etc.
Os comerciantes de Ubatuba esperam um pouco mais de atenção em todos estes sentidos por parte da prefeitura, visto que o comércio é quem movimenta a economia da cidade, se a prefeitura não tomar as devidas decisões e criar uma solução para esses problemas será difícil Ubatuba prosperar. ACIU

Ubatuba divulga balanço geral sobre participação nos 53º Jogos Regionais

Ubatuba - Os atletas de Ubatuba que participaram da 53ª edição dos Jogos Regionais, realizados em Arujá de 1 a 11 de julho, tiveram excelentes classificações. A delegação de Ubatuba foi composta por cerca de 350 atletas. Confira em detalhes a participação de cada modalidade:

Capoeira abre quadro de medalhas
A equipe de capoeira de Ubatuba foi a primeira a sentir o gostinho nos 53º Jogos Regionais. No primeiro dia de premiação, a equipe dos mestres Nerci e Junior Preguiça conquistou oito medalhas de ouro e uma de bronze. Além das medalhas individuais Ubatuba ficou com o ouro por equipes no masculino e feminino.

Ginástica rítmica de Ubatuba encanta Arujá
A equipe de Ginástica Rítmica de Ubatuba encantou o público que compareceu ao Ginásio Habib Tannuri, em Arujá. As meninas, treinadas por Jerusa Parada Suguimoto, conquistaram o primeiro lugar geral da modalidade, além de subirem ao alto do pódio nas categorias conjunto e mãos livres, com Mayara Ferreira e conquistar o bronze com Bruna da Conceição, no aparelho arco.

Vôlei masculino também é ouro nos Regionais
A equipe de vôlei masculino sub 21 de Ubatuba conquistou a medalha de ouro ao vencer o time de Caçapava na final da modalidade, por três sets a um. Os meninos, treinados por Marcos Jardim mostraram tranqüilidade ao sair de um placar adverso para chegar ao topo do pódio.

Vôlei de praia conquista o ouro de forma dramática
A dupla formada por Patrícia e Talassa conquistou a medalha de ouro no vôlei de praia feminino, mostrando um incrível poder de superação. As ubatubenses, que haviam perdido o primeiro na semifinal e na final, venceram a torcida adversária, os machucados, causados pela quadra de terra e conquistaram o troféu de primeiro lugar, entregue pelo prefeito de Arujá, Abel Larini.

Natação de Ubatuba faz dobradinha em Arujá
A equipe de natação de Ubatuba fez bonito na piscina da Escola Hermínia Araki, durante as provas da modalidade. Em dois dias de competição, Ubatuba conquistou mais de 40 medalhas e ficou com o primeiro lugar no masculino e o segundo no feminino.

PCD também fica com titulo
A natação PCD (Pessoas com Deficiência) de Ubatuba também ficou em primeiro lugar por equipes nos Jogos Regionais. Os atletas ubatubenses conquistaram oito medalhas de ouro e duas de prata.

Ubatuba é ouro também nas damas
A equipe de damas sub 21 de Ubatuba ficou com o ouro da modalidade ao vencer Lorena por 11 a 9, na última partida do torneio dos Jogos Regionais. O resultado garante a participação da equipe nos Jogos Abertos do Interior.

Biribol
A equipe de Biribol de Ubatuba conquistou a medalha de ouro dos Jogos Regionais, ao vencer Franco da Roche e Poá, ambas por três sets a zero e ficou com a medalha do ouro da modalidade. O time terminou o torneio invicto e sem perder nenhum set.

Ginástica Artística
As meninas da Ginástica Artística de Ubatuba garantiram o primeiro lugar da modalidade, que foi disputada em Guarulhos. A equipe treinada por Renata Leckish, totalizou 181.379 pontos, contra 178.956, de Ferraz de Vasconcelos, segunda colocada.

Atletismo fatura 12 medalhas em Mogi
Ubatuba conquistou 12 medalhas, sendo duas ouro, duas prata e duas bronze. Os resultados deram a Ubatuba a quarta colocação na classificação geral feminina e a sexta posição no geral masculino.

PPD vence por equipes
Os atletas PPD de Ubatuba fizeram bonito e garantiram mais sete medalhas para Ubatuba, seis de ouro e uma de prata. O atletismo PPD de Ubatuba garantiu também o primeiro lugar por equipes.

Futsal feminino conquista prata
A equipe de futsal feminino sub 21 conquistou a medalha de prata nos Jogos. A partida final foi vencida Franco da Rocha por 3 a 1, mas, para muitos, a verdadeira decisão aconteceu um dia antes, quando as meninas se superaram para bater a forte equipe de Francisco Morato nos pênaltis, por 4 a 3, após empate em 4 a 4 na partida e 2 a 2 na prorrogação. O futsal masculino encerrou sua participação nos jogos, na quarta posição.

Medalha de prata para o handebol masculino de Ubatuba
A equipe de handebol masculino ficou com a medalha de prata dos Jogos Regionais. A equipe tentou de tudo, mas não conseguiu superar a forte equipe de Guaratinguetá, e foi derrotada por uma diferença de 10 gols: 32 a 22 no placar final e a medalha de prata no peito, que foi comemorada com o secretário de Esportes e lazer, Luiz Roberto Sant’Anna de Paula. A equipe feminina terminou na quarta posição.

Vôlei feminino garante prata nos Jogos
A equipe de vôlei feminino de Ubatuba ficou com a segunda posição do turno único dos Jogos Regionais e garantiu a medalha de prata do torneio.
A última partida, contra Lorena, foi vencida por três sets a zero (25/9, 25/11 e 25/8). Ubatuba teve três vitórias e uma derrota, justamente para a equipe de Poá, campeã do torneio.

Futebol Feminino faz história nos Regionais
A equipe de futebol feminino de Ubatuba conquistou a medalha de bronze dos 53º Jogos Regionais. A equipe, treinada por Jessé Gomes venceu o time de Itaquaquecetuba por quatro a zero, em partida disputada no campo do Juventude, garantindo a primeira medalha da história do futebol feminino de Ubatuba.

Masculino sai mais cedo
O time de futebol masculino de Ubatuba se despediu dos Jogos Regionais, com a quinta posição, após perder para Guaratinguetá por 2 a 0 nas oitavas de final.

Artes marciais de Ubatuba sobem ao pódio em Arujá
O carateca, Victor da Silva Vital conquistou a medalha de ouro no Shiai (luta) na categoria até 70 quilos no torneio de karatê dos Jogos Regionais e o segundo lugar no Kata individual.

Jiu jitsu também traz medalhas
Os lutadores de Jiu jitsu também fizeram bonito, conquistando cinco medalhas em nove categorias disputadas. Com os resultados, Ubatuba ficou em terceiro lugar na classificação geral da modalidade. O jiu jitsu é um esporte extra nos Jogos Regionais e não entra na somatória de pontos

Ubatuba é bronze no tênis de mesa
O tênis de mesa masculino sub 21 de Ubatuba ficou com a terceira posição do torneio, após vencer Francisco Morato por 3 a 0 na última rodada do torneio da modalidade, disputada do ginásio da Escola Hermínia Araki.

Xadrez de Ubatuba também sobe ao pódio
A equipe de xadrez masculino sub 21 de Ubatuba ficou em terceiro lugar no torneio da modalidade e garantiu a medalha de bronze. As meninas foram as únicas inscritas no torneio e ficaram com o primeiro lugar da modalidade.

Resultados finais das equipes de Ubatuba
Atletismo: Masculino – 6º / Feminino - 4º / PPD Masculino – 1º
Basquete: Masculino - 6º
Capoeira: Masculino – 1º / Feminino – 1º
Damas (sub 21): 1º
Futebol: Masculino 6º / Feminino 3º
Futsal (sub21): Masculino – 4º / Feminino – 2º
Ginástica Artística (sub 14): 1º
Ginástica Rítmica: 1º
Handebol: Masculino – 2º / Feminino – 4º
Karatê: Masculino – 7º
Malha: 5º
Natação: Masculino – 1º / Feminino –2º / PCD Masculino – 1º
Tênis de mesa (sub 21): Masculino 3º
Vôlei: Masculino (sub 21)– 1º / Feminino –2º
Vôlei de praia: Feminino 1º
Xadrez: Masculino sub 21 – 3º / Feminino – 1º

Confira a pontuação das dez melhores cidades da segunda divisão:
Ubatuba 214
Poá 180
Francisco Morato 157
Guaratinguetá 155
Caçapava 146
Lorena 141
Cruzeiro 130
Franco da Rocha 128
Ferraz de Vasconcelos 125
Aparecida 109
Santa Isabel 74
Ubatuba

Ilha dos Pescadores recebe plataforma educativa, com diversos cursos gratuitos
Além dos cursos, Ubatuba está recebendo serviços da Marinha, para trabalhar com a legislação e legalização de embarcações de pesca realizando provas para tirar carta de mestre arrais

Ubatuba - A empresa internacional de petróleo e gás “Repsol”, em conjunto com o “Instituto Atlantis”, conhecido por sua experiência com projetos educacionais e ambientais, está inaugurando em Ubatuba a sua Plataforma Educativa. Trata-se de uma sala de aula itinerante, com 15 metros de comprimento, equipada com computadores e kit multimídia e capacidade para receber até 25 alunos por turma. Os cursos oferecidos são totalmente gratuitos e os temas têm relação com as atividades da região. Os trabalhos tiveram início na última quarta-feira,15, e acontecerão até o dia 28, das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Ilha dos Pescadores, região central de Ubatuba.
Entre os cursos, destaca-se a “Mecânica de Motores Náuticos” e diversas capacitações que serão ministradas pela Superintendência de Proteção à Saúde de Ubatuba, visando a prevenção de doenças e acidentes com animais, como: roedores, pombos, escorpiões, carrapatos e dengue. A Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento dará cursos relativos a Hortas Suspensas e Qualidade do Pescado.
Legislação e legalização de barcos - Além dos cursos, Ubatuba está recebendo serviços da Marinha, que está trabalhando com a legislação e legalização de embarcações de pesca e realizando provas para tirar carta de mestre arrais. A Marinha estará à disposição dos pescadores nos dias 17, 18, 19 e 24. Para os interessados em tirar a carta, os documentos necessários são: cópia do CIC, RG e Carteira nacional de Habilitação, além de comprovante de residência, atestado médico que declare estar apto no seu estado de saúde física, mental, auditiva e visual e uma taxa de R$40,00.
Demandas da comunidade - “Realizamos uma consulta prévia com a população local a fim de levantar as principais demandas da comunidade. Depois disso, buscamos parceiros locais interessados em oferecer os cursos. O objetivo é transferir benefícios e melhorar as condições de vida da população nos locais onde a empresa mantém operações. A Yanmar, por exemplo, ministra o curso de Mecânica de Motores e a própria Marinha se interessou em tratar o tema de Legislação Marítima, em Ubatuba”, explica Leandro Guerise, diretor do Instituto Atlantis.
Para definir a tabela de cursos oferecidos, o Instituto Atlantis e a Repsol se reuniram com representantes da Prefeitura (secretarias de Desenvolvimento, Planejamento, Saúde, Trabalho, Pesca e Agricultura), que somaram esforços à iniciativa e convidaram instituições de ensino, Marinha Mercante, e outros órgãos para aderirem ao projeto.
A Repsol pretende manter o programa por tempo indeterminado, e vai percorrer todo o litoral brasileiro, nas três bacias onde a empresa mantém operações: Santos, Campos e Espírito Santo. Depois de Ubatuba, o itinerário do “Plataforma Educativa Repsol” inclui as cidades de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela, no litoral paulista, e Angra dos Reis, Paraty, Macaé e Cabo Frio, no litoral fluminense.

Confira a programação:
17, 18 e 19/07 – Legislação e legalização de embarcações, com a Marinha
19/07 – Curso relativo a roedores
20/07 – Curso relativo a Dengue
21/07 – Posse responsável de animais
22/07 – Pombos, escorpiões e carrapatos
23/07 – Curso de Mecânica de Motores
24 - Legislação e legalização de embarcações, com a Marinha
27/07 – Hortas Suspensas
28/07 – Qualidade do pescado
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Temporada da peça “A Frôr da Roça” está chegando ao fim, em Ubatuba

Ubatuba - Após 15 apresentações e um público de quase 1.500 pessoas, a temporada da comédia teatral “A Frôr da Roça” está chegando ao fim no auditório da Fundart. Quem ainda não assistiu, tem apenas este sábado, 18, e o próximo, 25, para conferir este espetáculo que tem texto e direção de Heyttor Barsalini e interpretação do grupo teatral Abençoados por Cunhambebe. O espetáculo tem início às 21h, mas é bom chegar antes para garantir um bom lugar. A promoção continua e todas as pessoas pagam meia, pelo preço de R$ 5,00.
Após o sucesso no Centro, o grupo pretende dar sequência ao trabalho, apresentando-se em escolas de bairros mais afastados e participar de alguns festivais, viajando por diversas cidades do estado e até mesmo do país.
Segundo Fernando Moreno, que é diretor de produção da Cia. Teatral "Os Abençoados por Cunhambebe", a peça tem obtido uma repercussão surpreendente. “Estamos bastante empolgados com o sucesso da Fror da Roça em Ubatuba. As pessoas saem das apresentações encantadas, pois a peça apresenta um humor leve, gostoso e mostra a cultura caipira, com aquele charme simplório da vida na roça. O espetáculo tem arrancado boas gargalhadas do público presente e, certamente, é uma peça recomendada para toda a família. Só temos a agradecer o apoio das empresas de nossa cidade e ao suporte que a Fundart sempre disponibiliza à Cia. Teatral "Os Abençoados por Cunhambebe."
Fror da Roça - A peça “Fror da Roça” é uma comédia caipira voltada ao público familiar, com uma pitada da cultura caiçara. O texto mostra as trapalhadas de Anacreto, um sitiante tímido, esquisito e cheio de tiques nervosos. O rapaz vai à casa dos compadres Tonho e Nhá Zéfa pedir a mão da filha deles, Crotirde Rosa. Para ajudá-lo nessa empreitada está Chico da Casanga, seu primo caiçara, que foi passar uns dias no interior e que se engraça amorosamente com Nícia, a afilhada de Zéfa e Tonho e irmã de criação de Crotirde. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

CINEMA

Cine Porto – 3833 -2066
17/07 a 23/07/2009

“A ERA DO GELO 3” - Dublado

ás 14:10 - 16:00 - 17:50 - 19:40 - 21:30hs

“A MULHER INVISÍVEL”
Com Selton Mello e Luana Piovani !!!!!
Ás 18:10 hs - 22:00 hs


Durante o mês de Julho não teremos a”QUARTA MALUCA”
Nosso site : www.cinemasdolitoral.com.br
 

Em algum lugar do passado

Ubatuba - Releitura da musica tema do filme "Em algum lugar do passado" com imagens de Luiz Tolosa e edição e Emilio Campi:


 

Poesia Topo

Anuncie


Vida de artista

Tio Maneco Almiro
sempre foi festeiro
e sapeca desde menino.
Como o destino de arteiro
é virar artista,
Tio Maneco virou rabequista
na festa do Divino.
E sua casa de tijolos,
coloridos um a um,
aumentava a beleza
da Praia da Fortaleza.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Participem deste movimento
Por: Claudia Oliveira

“Eternizar o instante, capturar o movimento... O poder de “poder” parar o tempo! Através da lente a revelação que inspira o seu coração em uma fração de segundos. E ao depararmos com uma foto nos transportamos instantaneamente no tempo espaço. Um milagre tecnológico do qual todos nós podemos realizar”

Ao final do semestre passado a ida para outros mundos do prof. e mestre de fotografia Delmar inspirou seus ex alunos e parceiros de jornada a realizar o seu mais nobre sonho o ‘Ubatuba Foto Clube’. Sérios e determinados a diretoria composta pela presidenta: Érica Vanessa Mojorine; vice: Carla Alves; tesoureiro: José Marcio da Cruz; secretária: Odette Gonçalves de Araújo e agregados já realizaram alguns trabalhos como saídas de campo e exposições. As mais significativas até o momento foram à visita até a Ilha Anchieta finalizando com a exposição no restaurante Picanha na Brasa e Centro de Exposições. O mês de maio foi ainda mais produtivo com a realização da coletânea “Ubatuba ontem e hoje”, a amostra itinerante ilustram fotos antigas e fotos contemporâneas do mesmo ângulo, com intuito de permitir na inevitável nostalgia críticas que provoquem uma reflexão da interferência do progresso, sejam elas positivas ou não. Atualmente a exposição está na no espaço do Banco Santander à rua Hans Staden, 418. Ela também já esteve na Secretária do Meio Ambiente, onde circulou nos eventos da Semana do Meio Ambiente. E está a disposição de quem quiser solicitar a amostra, pois ela tem por objetivo percorrer por escolas, bancos, restaurantes e outros lugares afins para que todos possam contemplar a beleza de nosso município e ter a oportunidade de percorrer no tempo espaço e assim decidir como contribuir para uma história que nos dignifique com o transcorrer dos tempos. Para solicitar a amostra basta entrar em contato através do e-mail ogagus@gmail.com , ou cel: 9133-2223 falar com Odete ou com Carla no e-mail: carlamorena32@hotmail.com
 

Nossos Comerciais!

Um dia na S.O.S. Cão Caraguá


Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia do Sapé  © Luciano Cancelier

Praia do Sapé
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editora: Emiliane Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor