Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 21 de Julho de 2009 - Nº 2115 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região
Destroços de helicóptero são encontrados na Mata Atlântica

Caraguatatuba
Caraguá a Gosto: Coquetel de abertura será dia 29
“Humor de Quinta” é a atração deste final de semana em Caraguá
Rumos da Arte: curadoria seleciona trabalhos para mostra
Oficina Literária expande atuação
Conferência elege novos delegados com propostas para Assistência Social
Falamansa grava DVD em Caraguá

Ilhabela
Semana Internacional de Vela de Monotipos de Ilhabela termina com número recorde de barcos
Balcão de Empregos de Ilhabela está com 27 vagas
Shows no Campo do Galera encerram a 36ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela
Secretaria de Educação de Ilhabela prepara o Programa Cinema no Ônibus
Prefeitura de Ilhabela e Associação Comercial preparam Festival Gastronômico
Fundaci encerra com classe VI Mostra de Dança em Ilhabela
Prefeitura realiza Conferência Municipal de Assistência Social
Segunda etapa do Circuito Ilhabela de Corrida de Rua é realizada no sul de Ilhabela
17 gols marcam final da terceira e quarta rodada do Campeonato Municipal de futebol – 2ª Divisão

São Sebastião
Vereador quer instituir programa “Câmara Municipal nas escolas”
Ernane encontra governador e agradece verba para microônibus
Festa da Tainha e Festa Julina agitam o final de semana na Costa Sul
Judoca sebastianense representará São Sebastião em Mundial no Canadá
Dupla Roney e Laninho vence o Festival Sertanejo de São Sebastião
São Sebastião inicia audiências públicas para a discussão do Plano Plurianual 2010-2013

Ubatuba
Ubatuba em Revista agora também faz parte da Rede de Descontos da Associação Comercial de Ubatuba
Ubatuba recebe 1º Congresso Nacional de Educação, na próxima semana
Eleição do CMDCA acontece na próxima quinta-feira, 23
Doações para Campanha do Agasalho terminam no final deste mês
Festival do Camarão na Almada começa na próxima quinta-feira
Suelen Naraisa defende em casa a liderança no Supersurf

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Destroços de helicóptero são encontrados na Mata Atlântica

Litoral Norte - Moradores do bairro do sertão da quina que vinham de natividade da serra, encontraram na quarta passada pedaços de vidro na passagem de servidão que liga o litoral ao Vale do Paraíba através da Mata Atlântica, seguindo os rastros acharam os destroços do helicóptero desaparecido no ano passado com o presidente da Avibrás, João Verdi Carvalho Leite, e sua mulher, Sônia Verdi. Com apoio da Polícia Militar do litoral norte e moradores da região, o grupo iniciou a caminhada a partir de Sertão da Quina, na Praia de Maranduba, em Ubatuba, onde a aeronave teria caído.
O local é dificil acesso e visibilidade por aeronaves por conta do nevoeiro constante, só os mateiros da região é quem conhecem o caminho. Os primeiros mateiros que encontraram a aeronave não quiseram dar entrevista, apenas comunicar aos responsáveis o achado para assim terminar o mistério.
O caminho, que teve sua origem ainda no período do índios tupinambas, foi utilizado pelo tráfico negreiro, depois como rota comercial entre o vale e o litoral, que é utilizado até hoje.
(Fonte: Ezequiel dos Santos/Litoral Virtual)

Fotos dos Destroços


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Caraguá a Gosto: Coquetel de abertura será dia 29
Cerca de 300 convidados estarão presentes

Caraguatatuba - O maior festival gastronômico do Litoral Norte realiza sua cerimônia de abertura no próximo dia 29. O coquetel será no Club Lost, às 20h. Participam do evento convidados e imprensa local.
Na oportunidade, será apresentado o livreto do festival, com guia dos pratos e estabelecimentos participantes. Receberão as placas de credenciamento restaurantes e patrocinadores.
O encerramento do Caraguá a Gosto será dia 9 de setembro, com a cerimônia de premiação. Este ano integram o menu do festival 22 estabelecimentos, com opções variadas para todos os paladares.
Público é quem decide
Para julgar melhor prato, petisco e atendimento, o cliente, após degustar a culinária caiçara indicada pela casa, deverá dar notas na cédula que receberá no próprio estabelecimento e depositá-la em uma urna.
Os vencedores ganharão os seguintes prêmios:
Melhor prato: 1 TV LCD 42’
Melhor petisco: 1 TV LCD 29’
Melhor garçom: 1 notebook
Os clientes participantes irão concorrer a 20 jantares nos restaurantes credenciados. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

“Humor de Quinta” é a atração deste final de semana em Caraguá
As apresentações acontecem nesta sexta-feira e sábado, dias 24 e 25, em Caraguá, às 21h, com novos quadros, repetindo o sucesso pela terceira vez na região

Caraguatatuba - Acontece nesta sexta-feira e sábado, dias 24 e 25 de julho, às 21h, no Teatro Mario Covas em Caraguá, o espetáculo teatral “Humor de Quinta”, com apenas duas apresentações.
Pela terceira vez no Litoral Norte, “Humor de Quinta” traz ao Litoral Norte os fundadores do Terça Insana: Sérgio Rabelo, Otávio Mendes e Ângela Dip. Esta é mais uma produção do Coletivo de Arte Flor de Nan, que já trouxe este espetáculo em 2007 e 2008 com sucesso de público.
De acordo com o produtor Fernando Moreno, os ingressos já estão à venda. “Como faremos apenas uma sessão em cada cidade, sugerimos aos fãs de Humor de Quinta que garantam seu ingresso com antecedência, para conferir de perto os novos quadros e personagens inéditos da temporada 2009 deste show de humor”, explicou.
Entre os novos quadros estão: Maria Botânica – cantora bem baiana que fala da sua opção sexual, canta e declama o seu amor pela “próxima”; Vera Cruz – atriz premiada em filme de baixíssimo orçamento; Perua - adepta da cultura do desperdício (e do desperdício de cultura); Taninha – a técnica de som e eletricista que tem os pólos (e o sexo) invertidos; Os fins justificam os e-mails (mas há e-mails que são o fim); O tocador de Campainhas (que toca de ouvido) e mais dois personagens que podem ser votados pelo público.
A diversidade de estilos de humor – todos muito inteligentes – também é um dos fatores responsáveis pelo enorme sucesso do grupo.
O espetáculo é tão criativo que já faz o público rir antes mesmo da presença dos atores no palco.
Segundo a crítica especializada, “Humor de Quinta” é o que de mais criativo e engraçado já se fez em matéria de humor no Brasil.
Vale lembrar que os ingressos podem ser adquiridos em Caraguá na Nice Calçados da rua Santa Cruz, Himpacto Fashion, no Caraguá Praia Shopping e Ótica Ponto de Vista, a R$ 40,00 e R$ 20,00. É importante destacar que estudantes, funcionários públicos, idosos, aposentados e clientes Porto Seguro (juntamente com acompanhantes), pagam meia entrada. A recomendação do espetáculo é 16 anos.
Reserve hoje mesmo seu ingresso pelo Orkut no perfil ‘Flor de Nan’ ou pelo site www.flordenan.com.br. Para mais informações e serviço de disk-ingresso ligue (12) 8154-1952 e 8127-5654. Teatro é Cultura. Prestigie! (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Rumos da Arte: curadoria seleciona trabalhos para mostra
Evento organizado por nova safra de artistas chega à 2ª edição

Caraguatatuba - A nova geração de artistas do Litoral Norte está a todo vapor com a preparação do 2º Rumos da Arte. O encontro cultural visa à valorização da cultura e o intercâmbio de ideias, a fim de encontrar soluções democráticas para problemas relacionados à área na região. Este ano o Rumos, como o evento é conhecido, será realizado em 15 de agosto no auditório Angelo Fonseca Nogueira, campus Centro do Módulo.
Para os interessados em expor seus trabalhos, as inscrições vão até 8 de agosto. A submissão é gratuita e deve ser feita em foto colorida, formato .JPG, pelo e-mail rumosdaarte@gmail.com. Serão selecionadas obras de toda região, abrangendo várias formas de expressão como: pintura, escultura, instalação e grafite. Também serão aceitos trabalhos fotográficos e poesias.
Já para quem deseja apenas assistir ao evento, é necessário inscrição prévia também pelo e-mail rumosdaarte@gmail.com. Ao todo são oferecidas 270 vagas, parte delas reservada aos estudantes do próprio Centro Universitário Módulo. Na mesa de debates estarão nomes como o fundador da Fundação Educacional e Cultural de Caraguá, Pedro Norberto, e a jornalista e ambientalista Raquel Salgado. Haverá ainda intervenções artísticas como esquetes, performances e música.
Historico - O primeiro Rumos da Arte foi realizado em 7 de julho de 2008, na videoteca Lucio Braun. O tema foi ‘Rumos da Arte Litorânea’, com exposição de ideias de artistas e interessados em arte e cultura, envolvidos num debate sobre a arte na região. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Oficina Literária expande atuação
Bairros das regiões central e norte passarão a contar com o projeto

Caraguatatuba - Após atender cerca de 500 crianças da rede com lições de arte e poesia, a Oficina Literária Para Crianças e Jovens retorna no segundo semestre com atuação expandida. Oferecida pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguá, ela irá para outros quatro bairros do município.
De março a junho, a oficina foi ministrada aos alunos das escolas municipais do Travessão e do Poiares. “A ideia agora é fazer módulos mais curtos para atender estudantes das regiões central e norte”, explicou o coordenador do projeto, Daniel Forjaz.
As aulas são ministradas pelo professor Maurício do Carmo, que apresenta às crianças uma literatura leve e divertida. No primeiro semestre, os alunos do Poiares produziram um jornal e, com as crianças do Travessão, foi trabalhada a poesia. “Pela métrica e pela linguagem, utilizamos os versos de Olavo Bilac. Em poucos dias todos já haviam produzido suas primeiras rimas”, comemorou o professor.
Os trabalhos dos alunos foram apresentados no 1º Sarau Literário Olavo Bilac, que aconteceu na própria escola Alaor Xavier Junqueira. Do Carmo afirma que o rendimento dos estudantes superou suas expectativas e que, por isso, quer democratizar o acesso a mais jovens da rede.
Sobre a Oficina - A Oficina Literária para Crianças e Jovens incentiva o gosto pela leitura, aproxima a criança dos mais diferentes autores, apresenta estilos e motiva a produção literária numa abordagem sócio-cultural. Os estudantes participam em horário escolar, possibilitando assim a democratização da cultura literária. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Conferência elege novos delegados com propostas para Assistência Social
Reivindicações serão apresentadas em agosto

Caraguatatuba - A 4° Conferência Municipal de Assistência Social realizada nesse sábado (18), na sede do Instituto Federal, elegeu quatro delegados e seus suplentes que irão levar as principais reivindicações da área para a Conferência Regional. Dos escolhidos, dois são da sociedade civil e dois do Poder Público.
Com o tema ´Participação e Controle do Sistema Único de Assistência Social`, o evento contou com a presença de 52 delegados, 45 convidados e 50 jovens do projeto Pró-Jovem Adolescente da Assistência Social de Caraguá.
Compareceram na conferência o vice-prefeito, Antonio Carlos Jr., a secretária de Assistência Social de Caraguá, Zenaide Vernizzi e o bispo Dom Antonio Carlos Altiere.
A secretária executiva do Conselho Municipal de Assistência Social, Rita de Cássia Canuto, informou que as 31 propostas legitimadas serão levadas para a Conferência Regional, que será realizada em agosto em local ainda indefinido.
Após a abertura, a Assistente Social e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de São Sebastião, Rita de Cássia Simioni, ministrou uma palestra com o mesmo tema da Conferência.
Sob o comando da Assistente Social, Ana Carolina Amélia Bento, os jovens do projeto Pró-Jovem Adolescente apresentaram peças teatrais voltadas para a conscientização sobre drogas, doenças sexualmente transmissíveis, violência contra a mulher e o mundo do tráfico. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Falamansa grava DVD em Caraguá
Grupo comemora ’10 anos rindo à toa’

Caraguatatuba - O mais conhecido grupo de forró universitário do Brasil retorna a Caraguá para um show histórico. O Falamansa grava na cidade seu DVD ’10 anos rindo à toa’, comemorativo ao aniversário de uma década da banda. A apresentação será sexta-feira, dia 31 de julho, às 21h, na Praça de Eventos. A entrada é gratuita. Essa é a terceira vez que o grupo vem à cidade. A primeira foi em 2002 e, a segunda, em 2007.
A programação envolvendo o grupo começa já no sábado (25) com a entrega de sacolas 100% recicláveis nas praias da cidade, com o objetivo de deixar a orla ainda mais limpa. Durante a semana serão realizados os preparativos para o show e quinta-feira (29) será o ensaio do espetáculo, com a gravação do making off. Todos estão convidados para os dois dias de evento.
Show também é solidário - As apresentações do Falamansa na cidade são gratuitas, mas quem quiser pode levar ao local um pacote de arroz. A ação faz parte da Gincana da Solidariedade, da qual os estudantes das escolas municipais participam. A Praça de Eventos será um grande posto de arrecadação.
Todo alimento arrecadado será contabilizado dia 14 de agosto, em Pindamonhangaba, no dia da abertura da gincana, e revertido para as entidades assistenciais do município. A cidade tenta o bicampeonato na Gincana, que também completa 10 anos. O município venceu, em 2008, cidades como Taubaté e São José dos Campos, que até então se revezavam na liderança. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Semana Internacional de Vela de Monotipos de Ilhabela termina com número recorde de barcos
Evento reuniu 231 barcos, cerca de 500 velejadores e 18 classes de vela entre os dias 17, 18 e 19 de julho

Ilhabela - Numa grande festa de confraternização entre os velejadores, terminou no último domingo (19/7), a Semana Internacional de Vela de Monotipos de Ilhabela. Promovida pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Diretoria Náutica da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (Selar), o evento reuniu 231 barcos e cerca de 500 velejadores no Centro de Regatas, na sede da Selar.
Realizada entre os dias 17, 18 e 19 de julho, a competição foi considerada um sucesso, desde a organização que movimentou 80 pessoas até as regatas no canal. “Foram montadas seis raias para as classes participantes e realizadas as nove regatas previstas em praticamente todas as classes, o que deixa a competição muito mais competitiva e atraente”, declarou Edmar Alves, diretor Náutico e organizador do evento. “Ilhabela mais uma vez fez jus ao nome de Capital da Vela, proporcionando a todos os velejadores da Semana de Monotipos excelentes condições para as regatas”, salienta. Alves, que fez questão de destacar a participação de juízes internacionais na competição e a participação de velejadores do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Florianópolis e da Argentina, além de diversos velejadores de projetos sociais, como o Navegar da Praia Grande e Santos, que compareceram em grande número para o evento.
O prefeito de Ilhabela Toninho Colucci (PPS) fez questão de prestigiar a competição em todos os dias e aproveitou para destacar a vocação de Ilhabela para a vela. “Este ano a competição de monotipos se tornou internacional e a nossa idéia é incentivar cada vez mais a vela no município, afinal, Ilhabela é a Capital da Vela”, afirmou o prefeito.
Participaram do evento as classes Star, Laser – Standard e Radial Feminino e 470 (olímpicas); Ligthining, Snipe, Hobie Cat 16 (pan-americanas); Optimist, Holder, Laser 4.7 e Radial Masculino (jovens); 420, Byte, Fórmula Wind Surf, Kite Surf, Tornado, Nacra 20, Dingue, A Cat, Hobie Cat 14 e Escaler. Como parte do evento, foram realizados: Campeonato Sudeste da classe Dingue; a seletiva do Mundial de Star; Ranking paulista da classe Optimist e treino-preparação para o Mundial de Fórmula Windsurf.
No término das regatas, os velejadores eram recepcionados com a tradicional Canoa de Cerveja e mesa de frutas e com apresentações musicais. Além disso, foram realizadas apresentações de Teatro Infantil da Secretaria de Educação e o Rádio-Controlado com mini-barcos para entretenimento durante os dias do evento, no Centro de Regatas.
A Diretoria Náutica se prepara agora a Regata Santos-Ilhabela, no dia 29 de agosto, numa parceria entre as prefeituras de Santos e Ilhabela, e a Regata do Camarão, no dia 5 de setembro, como parte das comemorações do Aniversário da Cidade e do Festival Gastronômico. No final de outubro, será realizada em Ilhabela a etapa do Mundial de Fórmula Windsurf.
As atividades da Escolinha de Vela também já foram retomadas. “No início tínhamos somente quatro barcos, e agora, temos mais de 30, e a expectativa é aumentar esse número”. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Balcão de Empregos de Ilhabela está com 27 vagas

Ilhabela - O Balcão de Empregos de Ilhabela está com 27 vagas disponíveis nesta segunda-feira (20/07).
São oferecidas oportunidades de trabalho nas seguintes áreas: ajudante geral, ajudante para calha, auxiliar administrativo, auxiliar para instalação de alarme, balconista, carpinteiro, caseiros, chapeiro, confeiteiro, doméstica, estagiário para jornalismo, farmacêutico, garçon, pedicure, manicure, manutenção geral, marceneiro, mecânico, motorista para guincho, pintor de automóveis, pizzaiolo, professor de química, profissional para crédito e cobrança, recepcionista, serviços gerais, triador e vendedor.
O Balcão de Empregos funciona Rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, 86, no bairro do Perequê. É necessário apresentação de carteira de trabalho. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Shows no Campo do Galera encerram a 36ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Ilhabela - A 36ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, que neste fim de semana teve as competições de monotipos, foi encerrada com três shows musicais no Campo do Galera, bairro Água Branca. Com a realização da Prefeitura de Ilhabela, o evento teve apoio do Ministério do Turismo e a promoção da Rádio Morada FM.
Na sexta-feira (17/7), o público conferiu a apresentação do Grupo Sereno, que trouxe um ritmo diferente para a cidade, o chamado “Pagode do Sertão”, uma mistura de samba e moda de viola. “Gostei muito deste show, diferente de tudo o que já vi. O legal desta Semana de Vela foi que pela primeira vez tivemos atrações em vários lugares”, disse a cabeleireira Selma Oliveira, moradora do bairro Água Branca.
Já no sábado (18/7), quem subiu ao palco foi o “Trio Virgulino”, com as músicas do mais novo CD “Isso sim é São João” e antigas canções do forró tradicional. O show também homenageou Luiz Gonzaga. Nestes dois dias, mais de 4 mil pessoas assistiram às apresentações.
O grupo de samba e pagode “Cupim na Mesa” tocou na noite de domingo, porém, em razão da chuva, o público foi menor. Mesmo assim, a banda ‘esquentou’ a noite de quem compareceu no Campo do Galera.
Também passaram pelo palco da Água Branca a dupla sertaneja Cezar e Paulinho, o grupo de axé Batom na Cueca e o cantor gospel André Valadão, além de várias bandas locais. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Secretaria de Educação de Ilhabela prepara o Programa Cinema no Ônibus

Ilhabela - O ônibus de leitura da Secretaria de Educação de Ilhabela volta a circular nas escolas municipais a partir do dia 3 de agosto, substituindo o teatro de fantoches pelo cinema itinerante, com apresentação de vídeos educativos sobre desperdício, como por exemplo, dicas de racionalização da água.
As apresentações serão feitas no interior do ônibus com classificação livre. Depois de percorrer todas as escolas municipais, o ônibus estará à disposição da população nos bairros. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura de Ilhabela e Associação Comercial preparam Festival Gastronômico

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria de Turismo e Fomento, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Ilhabela, preparam o VII Festival Gastronômico, com a participação de mais de 30 restaurantes da cidade.
O evento ocorrerá entre os dias 28 de agosto e 7 de setembro, paralelamente com o Festival do Cambuci, uma fruta nativa da Mata Atlântica, ameaçada de extinção.
Segundo a secretária de Turismo e Fomento, Maria Inez Ferreira, além de receitas inéditas e feira de negócios, o turista poderá desfrutar de bons momentos na Vila da Gastronomia, que será instalada na Vila, centro da cidade.
No local estão previsto cursos de culinária com chefs brasileiros e internacionais — direcionado a adultos e crianças — degustações, aulas-show, atividades culturais e concursos.
De acordo com a secretária, o evento é de extrema importância para a cidade, pois é feito na baixa temporada. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Fundaci encerra com classe VI Mostra de Dança em Ilhabela
Do clássico ao contemporâneo, evento leva ao público de Ilhabela coreografias de grandes companhias

Ilhabela - A VI Mostra de Dança Fundaci encerrou no último domingo (19/07) com apresentações de grandes grupos do estado e da região. Em parceria com o Espaço Cultural Veja São Paulo, o evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de Ilhabela por meio da Secretaria da Cultura e da Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela). Desde o último dia 12 de julho foram apresentadas 30 coreografias de 13 companhias de dança para cerca de 1,5 mil pessoas durante os três dias de evento.
Apresentaram-se na sexta edição da mostra companhias como: Ballet Stagium, CBS Tap Factory, Grupo de Dança Contemporânea do Espaço Cultural Pés no Chão, o Grupo “Dança de Rua é Arte” da Fundaci, Grupo “Descendentes de Rua”, a Cia. Única, Grupo de Ballet da Fundaci, Academia Cristina Cará, Grupo Corpus Magnus, Grupo de Dança RT, Corpo de Baile de Caraguatatuba-SP e Faces Ocultas Cia. de Dança.
A CBS (Companhia Brasileira de Sapateado) foi uma das primeiras a se apresentar no domingo, levando o público ao êxtase logo no início do evento.
Os grupos de dança de rua foram uma atração à parte na mostra. As cadeiras tremeram e o coração do público acelerou com o ritmo e as batidas que entraram em cena nas coreografias do Grupo “Dança de Rua é Arte” da Fundaci - coordenado pelos professores Kleber Moreira, Camila Santos e Marcos Miranda. Formado por alunos das Oficinas de Dança de Rua da Fundaci, o grupo obteve um grande destaque no Festival Litoral Dance, em São Sebastião, obtendo cinco primeiros lugares.
Mas o clássico não faltou na mostra, a platéia se emocionou com os atos de ballet profissional apresentados pela Cia. Única, de São Paulo, que levaram ao palco em grande estilo coreografias de repertório como “O Corsário” e a “Suíte Don Quixote”.
A dança contemporânea também marcou presença com as coreografias do “Pés no chão” buscando novas linguagens e usando muito bem o espaço cênico do palco. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura realiza Conferência Municipal de Assistência Social

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela realiza no próximo dia 31 de julho, das 9h às 17h, no plenário da Câmara de Ilhabela, a Conferência Municipal de Assistência Social.
A reunião tem como objetivo avaliar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), além de explicar os programas, falar sobre como as pessoas podem participar da vida pública.
Antes da realização da Conferência, a secretaria de Assistência Social promoveu reuniões com as mães das crianças atendidas pelas creches e com as mães de alunos de projetos desenvolvidos pela Secretaria. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Segunda etapa do Circuito Ilhabela de Corrida de Rua é realizada no sul de Ilhabela

Ilhabela - A Praia Grande, localizada no sul de Ilhabela foi palco da segunda etapa do Circuito Ilhabela de Corrida de Rua, reunindo cerca de 90 competidores no último domingo, 19, num percurso de 9 km’s na categoria masculino e 5 km’s no feminino.
Realizada pela Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, o evento reuniu corredores das cidades de São Bernardo do Campo, São Sebastião, Caraguatatuba, Guarulhos, São Paulo, Guarujá, Ubatuba, Pindamonhangaba, Santo André, Mauá e Jacareí.
O secretário de Esportes, Lazer e Recreação, Luiz Lobo, fez questão de agradecer a presença de todos os atletas na competição. “Agradecemos a todos vocês que vieram para cá prestigiar e participar de nosso evento que a cada etapa aumenta o número de competidores. Esperamos vocês na próxima etapa”.
Largando exatamente ás 9h30, os corredores da categoria masculino tiveram que percorrer 9km’s, entre a Praia Grande e o bairro do São Pedro, ida e volta. No feminino, as corredoras tiveram um percurso de 5 km’s, largando da Praia Grande e contornando na Praia do Veloso.
Presente sempre no primeiro pelotão, o atleta de Caraguatatuba, Antônio Carlos de Jesus nas subidas finais ultrapassou o atleta de Ilhabela, Evaldo de Jesus Souza, que vinha liderando a prova, e venceu a segunda etapa do Circuito Ilhabela de Corrida de Rua.
No feminino, a atleta Damiana Coimbra Régis travou um verdadeiro duelo com a ilhabelense Tânia Aparecida Barbosa, mas no final, Damiana levou a melhor e conquistou a primeira colocação na prova.
Agora, quem lidera o Ranking do evento é o corredor de Caraguatatuba, Antônio Carlos de Jesus, seguido do ilhabelense Evaldo de Jesus Souza. No feminino, a atleta Damiana Coimbra Régis lidera o ranking, seguido da atleta de Ilhabela, Tânia Aparecida Barbosa.
Na primeira etapa, realizada no dia 19 de abril, 84 atletas vindos das cidades de Uberaba, São Paulo, São Vicente, Santos, Caraguatatuba, São Sebastião estiveram na cidade para participar do evento. Agora, a terceira etapa do evento será realizada no dia 4 de outubro e a etapa final no dia 8 de novembro. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

17 gols marcam final da terceira e quarta rodada do Campeonato Municipal de futebol – 2ª Divisão

Ilhabela - Foram realizados no último domingo, 19, no Campo do Portinho e no Estádio Municipal, os jogos finais da terceira e quarta rodada do Campeonato Municipal de Futebol – 2ª Divisão.
Ás 9h, no Estádio, a equipe do Palmopolitano venceu o Dicley por 3 a 1, e em seguida, ás 10h30, a Portuguesa venceu a partida contra o JAC por W. O. À tarde, ás 15h, ainda no Estádio, a Ponte Preta venceu o Força Jovem por 2 a 0.
No Campo do Portinho, ás 9h, o Águia do Morro venceu o Tradição por 5 a 2, e ás 10h30, os Meninos do Sul empataram em 2 a 2 com o Chelsea.
Agora, a quinta rodada será realizada no dia 22, com a partida entre a Ponte Preta e o Santa Luz B, ás 19h, e o Força Jovem enfrenta o 21 Caiçara, ás 20h30, ambas no Campo do Portinho.
O Campeonato Municipal de Futebol – 2ª Divisão é promovido pela Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

São Sebastião se prepara para o circuito Litoral Norte Paulista visando fomentar o turismo

São Sebastião - O Circuito Litoral Norte, que representa as quatro cidades – São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba – está reforçando a região como um dos destinos turísticos mais importantes do Estado. Os trabalhos já estão em andamento e a apresentação do pré-projeto deverá acontecer no dia 10 de Setembro, em Caraguatatuba.
Até o dia 29 deste mês, consultoras técnicas do Sebrae, juntamente com o grupo gestor, formado em reuniões com as quatro cidades e Sebrae, continuarão os levantamentos das adesões para o projeto, como os atrativos de cada cidade. Em São Sebastião, o assessor da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), Pépe de Paula, fará o acompanhamento e as indicações. “Já em desenvolvimento do projeto, alguns lugares que visitamos, para a adesão, nos receberão muito bem, de maneira geral, os empresários estão recebendo bem”, conta.
Após o fechamento das adesões, as mesmas serão apresentadas à equipe técnica, para a elaboração do orçamento do projeto, tendo como próximo passo a reunião com empresários e entidades parceiras, que irão arcar com 35% do custo total do projeto.
De acordo com a secretária de Cultura e Turismo de São Sebastião, Marianita Bueno, esta iniciativa é para alavancar o crescimento do turismo na cidade, que é um dos compromissos desta administração.
O Circuito Litoral Norte, que representa as quatro cidades – São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba – está reforçando a região como um dos destinos turísticos mais importantes do Estado. Os trabalhos já estão em andamento e a apresentação do pré-projeto deverá acontecer no dia 10 de Setembro, em Caraguatatuba.
Até o dia 29 deste mês, consultoras técnicas do Sebrae, juntamente com o grupo gestor, formado em reuniões com as quatro cidades e Sebrae, continuarão os levantamentos das adesões para o projeto, como os atrativos de cada cidade. Em São Sebastião, o assessor da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), Pépe de Paula, fará o acompanhamento e as indicações. “Já em desenvolvimento do projeto, alguns lugares que visitamos, para a adesão, nos receberão muito bem, de maneira geral, os empresários estão recebendo bem”, conta.
Após o fechamento das adesões, as mesmas serão apresentadas à equipe técnica, para a elaboração do orçamento do projeto, tendo como próximo passo a reunião com empresários e entidades parceiras, que irão arcar com 35% do custo total do projeto.
De acordo com a secretária de Cultura e Turismo de São Sebastião, Marianita Bueno, esta iniciativa é para alavancar o crescimento do turismo na cidade, que é um dos compromissos desta administração. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Ernane e Wladmir vão à Brasília tentar recursos para construção de um Estádio Municipal

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi e o secretário municipal de Esportes, Wladmir Rodrigues dos Santos reuniram-se, em Brasília, com o ministro dos Esportes, Orlando Silva Júnior. O encontro aconteceu na última quinta-feira (16/07) e serviu para a entrega de várias reivindicações municipais do setor esportivo. “Fomos muito bem recebidos na capital federal e o ministro já era conhecido do nosso secretário. Voltamos com boas perspectivas de atendimento de nossos pedidos”, informou o prefeito Ernane.
De acordo com o chefe do Executivo são quatro as principais necessidades do esporte sebastianense entregues ao ministro: uma piscina olímpica aquecida; dois ginásios municipais de esporte; e um estádio municipal.
Os ginásios esportivos, segundo o prefeito Ernane deverão contemplar as costas norte e sul do município. “Um deles pretendemos construir no bairro do Jaraguá, onde hoje há uma área de lazer. O outro, possivelmente encaminharemos para o bairro de Juquehy”, antecipou ele.
Quanto ao estádio municipal, a intenção da prefeitura, caso obtenha recursos federais, é refazer a estrutura do atual complexo esportivo no bairro do Varadouro. Segundo Ernane, este possível Estádio Municipal contará com muito mais equipamentos, além do campo de futebol e do ginásio lá instalados, como arquibancadas e pistas de atletismo. Em relação à piscina aquecida, o prefeito informou que ainda não definiu em qual bairro ela poderá ser instalada.
Além dessas reivindicações o prefeito e o secretário solicitaram a inclusão de São Sebastião no “Programa Segundo Tempo”, do Ministério dos Esportes. Segundo Ernane, o secretário Wladmir desenvolveu algumas ações com verbas desse programa quando atuava na Prefeitura de Diadema. As verbas são específicas para contratações de monitores esportivos e para a destinação de alunos da rede escolar para atividades esportivas, quando os mesmos não estiverem na escola.
Ministério da Justiça - Ainda na capital federal, o prefeito de São Sebastião reuniu-se com Regina Miki, secretária do Ministério da Justiça. Na pauta do encontro, a inclusão do município no Pronasci -Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania. “Através desse programa, pretendemos viabilizar a obtenção de mais equipamentos e aprimoramento profissional da nossa Guarda Municipal”, afirmou o prefeito.
Segundo informação do próprio ministério, o Pronasci marca uma iniciativa inédita no enfrentamento à criminalidade no país. O projeto articula políticas de segurança com ações sociais; prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública.
Entre os principais eixos do Pronasci destacam-se a valorização dos profissionais de segurança pública; a reestruturação do sistema penitenciário; o combate à corrupção policial e o envolvimento da comunidade na prevenção da violência. Para o desenvolvimento do Programa, o governo federal investirá R$ 6,707 bilhões até o fim de 2012. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Rick e Renner encerram o melhor Arraiá Caiçara de todos os tempos

São Sebastião - Mesmo debaixo de chuva, cerca de 40 mil pessoas lotaram a Praça de Eventos da Rua da Praia ontem, dia 19, no último dia do Arraiá Caiçara em São Sebastião.
A dupla sertaneja Rick e Renner levantou a multidão presente, que acompanhou os sucessos antigos e atuais durante as duas horas de show.
Na sexta (17) e no sábado (18) a animação não foi diferente. Na sexta-feira, o grupo Barra da Saia, composto somente por mulheres, embalou canções country em uma mistura de música de raiz e caipira com pitadas de rock and roll, que deixaram admirados mais de 15 mil expectadores.
No sábado, foi a vez do forró de Frank Aguiar. O cantor interagiu o show inteiro com as mais de 25 mil pessoas, em uma apresentação de muitas coreografias, sucessos e brincadeiras.
Como de costume, o “cãozinho dos teclados”, como é nacionalmente conhecido, oferece seu tradicional chapéu ao público de seus shows. Nesta ocasião, Frank Aguiar chamou ao palco o prefeito Ernane Primazzi e o presenteou. “Tiro o chapéu ao amigo Ernane, pois sei que está fazendo uma excelente administração e espero voltar no ano que vem”. O prefeito pediu licença ao artista e preferiu agraciar os fãs do cantor, arremessando o chapéu de couro à multidão.
Também no sábado foram anunciados os grupos campeões do Festival de Quadrilhas. Na categoria adulto, a Comunidade de Cambury levou o primeiro lugar e um representante da quadrilha recebeu um aparelho de DVD das mãos do vereador Ernaninho. O segundo lugar foi para o Lar Vicentino e o aparelho de DVD foi entregue pelo vereador Amilton Pacheco, que aproveitou para parabenizar a secretaria de Cultura e Turismo pelo sucesso do Arraiá.
A Comunidade de Cambury também foi vencedora na categoria infantil do Festival de Quadrilhas, presenteada com outro aparelho de DVD pelo vereador Amilton Pacheco.
A barraca mais bonita do Arraiá Caiçara também foi contemplada com um aparelho de DVD pelo vereador Ernaninho. A APAE foi a entidade vencedora, pela criatividade na decoração e higiene em suas instalações.
O Arraiá Caiçara 2009 surpreendeu a toda população sebastianense e da região pelo alto nível dos shows, estrutura inovadora da Praça de Alimentação e as variadas opções de comidas e bebidas tradicionalmente caipiras das 64 barracas espalhadas pela Praça de Eventos.
A professora Rosana Ribeiro, de 36 anos, afirma que este foi o melhor Arraiá que já participou. "Foi maravilhoso! Esta administração está de parabéns, porque além de boas atrações musicais, proporcionou conforto à comunidade com a cobertura em frente às barracas, fora a variedade em comes e bebes", afirmou.
A secretária municipal de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, comentou sobre a festa: “Este Arraiá se diferenciou de todas as edições e nem a chuva e o mau tempo impediram a presença do grande público, que correspondeu muito às nossas expectativas”.
Marianita falou ainda sobre a grande saída dos quitutes caipiras, o que agradou muito os barraqueiros. Ao final do sábado e também no domingo, a maioria dos produtos comercializados já havia se esgotado, tamanha procura da população.
Em nome da secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), a secretária fez suas considerações finais. “A Sectur encerra este primeiro Arraiá Caiçara da gestão Ernane Primazzi com a sensação de dever cumprido. Pudemos proporcionar ao público shows de primeira linha e barracas com produtos caipiras de ótima qualidade, o que resultou em diversos elogios ao novo formato da festa”, completou. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

1ª Sintonia de Inverno arrecada 450 quilos de leite em pó

São Sebastião - Nos primeiros dias da 1ª Sintonia de Inverno a Prefeitura de São Sebastião, através da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), arrecadou 450 quilos de leite em pó que serão revertidos, em sua totalidade, para o Fundo Social de Solidariedade.
O evento, iniciado no dia 16 de julho com a apresentação da banda municipal “Maestro Manuel Ladislau de Mattos”, apesar do mau tempo, tem atraído ao Teatro Municipal uma média diária de 150 pessoas.
Na sexta-feira, dia 17, o espetáculo ficou por conta de Izaías e seus Chorões. O grupo, formado na década de 70 em reuniões informais entre amigos, amantes e estudiosos do choro, com a finalidade de divulgar a forma de tocar este gênero no seu modo mais puro, como fora concebido há cem anos no continente europeu, é composto ainda por Zequinha, Haroldo, Israel e Edmilson. Depois de terem interpretado 15 canções entre choros, polca e maxixe, compostos por Otávio Dutra, Cartola, Pixinguinha entre outros compositores, Izaías e seus Chorões retornaram ao palco para o bis pedido pelo público que aplaudiu em pé a apresentação. “O choro é uma homenagem de outros chorões às amadas, aos amigos; é alegre, divertido e às vezes melancólico”, disse Izaías que ao fim do espetáculo agradeceu a atual Administração, em especial ao prefeito Ernane Primazzi e à secretária Maria Anita Bueno, pela brilhante iniciativa.
No sábado, dia 18, foi a vez do cantor Lenine Santos e a pianista Nancy Bueno se apresentarem. A dupla, que iniciou a parceria em 1995, trouxe diversas peças líricas internacionais e da música brasileira. O cantor Lenine abriu a apresentação com um comentário emocionado. “É um prazer estar de volta a São Sebastião depois de 11 anos. Este teatro é um grande presente à população, sempre muito participativa e interessada em ouvir boa música”, comentou. Com um repertório romântico e também divertido, de autores desconhecidos e também renomados, como Heitor Villa Lobos, cantor e pianista agradaram ao público que os recebeu calorosamente. Um conjunto de sete obras sobre lendas da região Norte do País encerrou a apresentação. O cantor finalizou com um agradecimento. “Fiquei muito lisonjeado com o convite e agradeço o prefeito Ernane Primazzi e a secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, pela oportunidade de retornar ao município”, completou.
Com repertório variado de artistas renomados, a pianista Maria Luiza França agradou os presentes ao teatro na noite de domingo, dia 19, ao interpretar as composições de Franz Liszt, Frederic Chopin, Manuel de Falla, Johann Brahms, Antonin Dvorak e os brasileiros Ernesto Nazareth e Heitor Villa Lobos. Para a pianista, a escolha deste nome para o evento: “Sintonia de Inverno”, foi muito feliz. “Como o próprio nome já diz, deve-se haver sintonia entre os artistas e o público”, declarou. Ainda durante as apresentações, Maria Luiza convidou duas amigas, Jandyra Lobo Baptista e Eunice Dantas Burbach, também pianistas, para fazerem apresentações a quatro e seis mãos. A apresentação encantou o público, especialmente ao apresentarem, em seis mãos, a marcha da ópera de Giovanna D’Arco. Segundo o médico, Ivan de Oliveira, este é um evento muito bom, e foi desenvolvido em um momento perfeito com artistas de qualidade. “Estive em todas as apresentações e acho tudo maravilhoso; espero que esta iniciativa continue nos próximos anos”. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Alunos da Costa Sul se formam em curso de panificação ministrado pela Prefeitura de São Sebastião

São Sebastião - Com a intenção de dar mais oportunidade em geração de renda, autoconfiança e novas técnicas, a Prefeitura de São Sebastião, através do Fundo Social de Solidariedade, promoveu, entre os dias 14 a 17, um curso de panificação artesanal, que contou com a participação de cerca de 30 alunos, da Costa Sul, divididos em duas turmas, sendo uma, com cerca de 15 alunos, no período da manhã e outra, com o mesmo número de alunos, no período da tarde. As aulas aconteceram nas dependências do Cras (Centro de Referência a Assistência Social)
De acordo com a monitora do curso, Elis Regina de Souza, o curso teve início no dia 14, finalizando às 16h do dia 17, com carga horária total de 20 horas, e 32 receitas de pães caseiros, sendo doces, salgados e recheados. "Esses alunos são acompanhados pela assistência social, que cuida da triagem e do local onde é realizado o curso e o Fundo Social cede o material e equipamentos utilizados", conta Elis. "O balanço do curso foi bastante positivo, pois os participantes se mostraram bastante entusiasmados e satisfeitos com o aprendizado, fora que este tipo de curso, além de proporcionar geração de renda, ajuda as mulheres a adquirirem mais autoconfiança", enfatiza a monitora.
O encerramento aconteceu às 17h, do dia 17, com a presença do prefeito, Ernane Primazzi, e da presidente do Fundo Social, Roseli Trevisan primazzi, que parabenizou os alunos. "Este é um passo para a profissionalização de vocês, e a partir de agora é uma chance a mais para vocês gerarem mais renda", diz Roseli.
Já o prefeito, Ernane, parabenizou todos os alunos, não apenas pela participação no curso, como também com o comprometimento, sendo esta, agora, uma oportunidade de se abrir um negócio e gerar rendas. “Estamos buscando, através de iniciativas e investimentos, mais melhorias e qualidade para a comunidade, exemplo disso, será o hospital que iremos construir em Boiçucanga”, afirma o prefeito.
De acordo com a aluna, Marta Maria de Souza, 37 anos, este curso foi de grande valia, “aprendemos muitas técnicas que irão nos ajudar para a produção de pães, para a venda, o que ajudará no orçamento em casa”, conta.
O aprendizado foi desde a confecção dos pães, até sua embalagem e conservação. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Equipe de atletismo de São Sebastião sobe ao pódio em Peruíbe

São Sebastião - A equipe de atletismo da Seesp (Secretaria de Esportes), de São Sebastião, contou com uma ótima performance no final de semana no Beach Cross, na Baixada Santista.
Os quatro atletas moradores na Costa Sul do município, Valdeir Costa Pereira, Babington Ferreira de Moraes, Maria de Fátima Miranda e Amarildo Francisco de Morais, conquistaram o pódio durante as provas realizadas em Peruíbe no domingo, dia 19, num percurso de 25 quilômetros.
Na corrida solo, Amarildo Morais, de Juquehy, conquistou a medalha de prata na categoria 44-49 anos. Já no revezamento, Valdeir Pereira, de Barra do Sahy; Babington Morais, de Juquehy e Maria de Fátima, de Boiçucanga, conquistaram a medalha de bronze. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeito de reúne com Sociedade Amigos de Maresias e aponta investimento para a região

São Sebastião - Na noite da última sexta-feira, 17, o prefeito, Ernane Primazzi, esteve reunido com integrantes da Sociedade Amigos de Maresias (Somar), entre outros moradores, que em meio aos questionamentos, puderam adquirir mais informações sobre os investimentos que a administração fará naquela região, bem como em todo o município.
Um dos assuntos mais discutidos para o bairro foi a questão do saneamento básico, que o prefeito afirma já ter recuperado uma verba no valor de 2 milhões e 100 mil, vinda do Ministério do Turismo, para este fim. “Quase perdemos uma verba de 1milhão e 900mil, que estava destinada ao município, porém havia um prazo para a apresentação do projeto, cujo prazo não foi cumprido, que era até setembro de 2008, mas com muita persistência e empenho em melhorar nossa cidade, a verba veio corrigida, e será usada na primeira parte do tratamento de esgoto na região do Sertão de Maresias. O fato de ser uma verba do turismo, se analisarmos, saneamento também é turismo, pois reflete diretamente em nossas praias”, afirma. Para a segunda parte, Ernane conta que o ministro do Turismo, Luiz Barreto, se comprometeu em mandar uma verba para a cidade no início do próximo ano.
Outro assunto tratado foi na área da saúde, com relação a fiscalização de comércio. “A fiscalização sanitária está bem atuante, visando manter o controle dos estabelecimentos, agindo ainda em conjunto com o setor de Posturas e a Secretaria de Meio Ambiente. Aqui ninguém está parado, está todo mundo trabalhando para melhorar a qualidade de vida do cidadão”, fala o secretário da Saúde, Aldo Conelian.
Ainda em reunião, Ernane Primazzi enfatizou a questão de se participar do Plano Plurianual (PPA), onde a comunidade poderá sugerir benefícios e investimentos para seu bairro.
Finalizando o encontro, a presidente da Somar, Márcia de Paula Macedo, parabeniza a escolha do secretariado ao prefeito, e afirma que a coleta de lixo melhorou muito, fora o pacote de obras para a região da Costa Sul, que levará muita qualidade de vida. “O senhor está de parabéns prefeito, já pelo benefícios que trará para nós”, declara Márcia. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeito Ernane recebe título de sócio honorário do Rotary Club

São Sebastião - O prefeito Ernane Primnazzi é o mais novo sócio honorário do Rotary Club de São Sebastião. Ele recebeu um diploma e foi empossado pelo presidente da entidade Elias Cecílio Neto, em solenidade na noite da última segunda-feira (20/07), ocasião em que o município também recebia oficialmente a visita do governador do Distrito 4600 do Rotary, Ettore Dalboni da Cunha. No mesmo evento, foram apresentadas 100 cadeiras de rodas obtidas durante a última campanha da instituição em São Sebastião, que serão repassadas definitivamente ou emprestadas as pessoas carentes que necessitam do equipamento. O evento foi prestigiado ainda por várias autoridades municipais e regionais, entre eles o vereador Paulo Henrique Santana (PH), o juiz de Direito Antonio Carlos Costa Martins e o presidente da regional de São Sebastião e Ilhabela da Ordem dos Advogados do Brasil, Luiz Tadeu de Oliveira Prado.
O chefe do Executivo agradeceu a homenagem e frisou a importância da parceria da prefeitura com instituições como o Rotary Internacional. “Essas parcerias que resultam na prestação de serviço para os mais carentes são de fundamental importância para o poder público. O Rotary está de parabéns também por sua incansável luta pela erradicação da poliomielite no mundo. Aqui em São Sebastião, nos próximos anos, vamos aumentar ainda mais essa parceria”, acrescentou Ernane.
No início do ano o prefeito já havia sido agraciado com o título Paul Harris (fundador do Rotary), por haver feito uma doação de US$ 1.000 para a campanha de erradicação da paralisia infantil desenvolvida mundialmente pela instituição. Por esse ato e pela disposição de auxiliar o trabalho voluntário rotariano, o diretor de Relações Institucionais da entidade, João Carlos de Figueiredo, fez a indicação para que Ernane recebesse também o título de sócio honorário do Rotary.
O jantar festivo do Rotary por conta da visita do governador Ettore contou com a participação de representantes da entidade de várias cidades da região, Vale do Paraíba e Rio de Janeiro. O evento, que aconteceu no Porto Grande Hotel, reuniu delegações das duas unidades do Rotary de São Sebastião (Centro e Costa Sul), das duas unidades de Caraguatatuba (Centro e Poiares), e rotarianos de Ubatuba, São José dos Campos, Taubaté, Caçapava e Volta Redonda.
Em seu discurso, o governador Ettore lembrou dos primórdios da fundação do Rotary quando homens de bem capitaneados por Paul Harris decidiram dedicar parte de suas vidas ao trabalho voluntário para ajudar pessoas necessitadas e disse que os rotarinos têm que cada vez mais exercitar a “tolerância” para o bom andamento das atividades sociais do clube. O governador também lançou um desafio para o Rotary sebastianense elevar de 39 para 50 o número de integrantes do seu quadro social. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Hotel Villa Di Capri
 


Ubatuba em Revista agora também faz parte da Rede de Descontos da Associação Comercial de Ubatuba

Ubatuba - A revista oferece:
- 30% de desconto na contratação de anuncio para 3 (três) edições da revista impressa.
- 50% de desconto na contratação de anuncio na revista semanal eletrônica.
Obs: Não acumulativos com outros tipos de desconto
Telefone: (12) 3833 9035 ou (12) 9163 9128.
E-mail: anuncie@ubatubaemrevista.com.br
Para obter os descontos, basta apresentar a carteirinha da Aciu. ACIU

Ubatuba recebe 1º Congresso Nacional de Educação, na próxima semana
De 28 a 31 de julho, serão realizadas palestras, oficinas, vivências e debates voltados para os profissionais de Educação, Ensino Fundamental e Médio da região

Ubatuba - Içami Tiba e o Senador Cristovam Buarque serão dois dos principais convidados do 1º Congresso Nacional de Educação, que acontece na próxima semana, em Ubatuba. Realizado pelo Grupo Educacional UNINTER, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ubatuba, o evento tem como tema “Desenvolvimento Humano: A Escola Brasileira e o Compromisso com o Mundo”. De 28 a 31 de julho, serão realizadas palestras, oficinas, vivências e debates voltados para os profissionais de Educação, Ensino Fundamental e Médio da região.
O evento acontecerá nas escolas municipais Tancredo de Almeida Neves, Padre José de Anchieta, e na Avenida Iperoig em espaço especialmente montado na Praça de Eventos. As inscrições podem ser feitas através do site www.grupouninter.com.br/ubatuba . O valor da inscrição é de R$ 354,00 (a vista) ou R$ 417,00 (em duas vezes). Para mais informações, ligue: (12) 3832-7051.
A abertura do evento ficará a cargo do escritor e palestrante Içami Tiba, que abordará o tema: “O Desenvolvimento Humano e Ética na Construção do Conhecimento”, no espaço de eventos da Praça Central de Ubatuba, às 19h30. Já o senador Cristovam Buarque fará o encerramento do evento abordando o tema: “A Escola Brasileira e o Compromisso com o Mundo”. Ao todo, o Congresso reúne mais de 30 mestres e doutores em Educação
Segundo a coordenadora pedagógica do evento, Shiderlene Almeida, o Congresso quer defender não só a formação de qualidade, mas também o comprometimento da Educação com o mundo e com a sociedade. “Estamos apoiando os Oito Jeitos de Mudar o Mundo, da Organização das Nações Unidas (ONU), porque sabemos que a Educação Básica pode mudar o mundo”, garante. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Eleição do CMDCA acontece na próxima quinta-feira, 23

Ubatuba - O CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realizará na próxima quinta-feira, 23, assembléia para eleição da composição dos representantes da sociedade civil junto ao Conselho. Serão candidatas as entidades ligadas à criança e ao adolescente e devidamente registradas junto ao Conselho e a eleição escolherá seis representantes que trabalharão pela política da criança e do adolescente no município. A duração do mandato é de três anos. Terão direito ao voto as entidades regularmente existentes no município e que indicarão um representante para votar em até seis entidades. Esse representante legal deverá estar munido de ofício assinado pela entidade, autorizando-o a votar. A eleição acontecerá às 17 horas na sala de reuniões da secretaria municipal de Educação, localizada à rua Gastão Madeira, 101, no centro. O CMDCA é um órgão deliberativo e controlador da política de atendimento à criança e ao adolescente no município de Ubatuba. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Doações para Campanha do Agasalho terminam no final deste mês

Ubatuba - O Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Ubatuba já soma cerca de 4 mil peças arrecadadas na Campanha do Agasalho 2009. As doações podem ser feitas até o final deste mês. A maior parte dessas arrecadações, roupas diversas, sapatos e cobertores, já está sendo doada pela secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social para pessoas carentes do município. Ubatuba conta com 40 postos de coleta distribuídos entre prédios da Prefeitura, escolas, supermercados, lojas e diversos estabelecimentos comerciais. No ano passado Ubatuba arrecadou 13.280 peças, entre roupas, sapatos e cobertores.
A primeira-dama de Ubatuba e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba, Denise Cesar, agradece a solidariedade da população de Ubatuba. “É sempre bom saber que podemos contar com a nossa população em campanhas como essa, onde procuramos sempre ajudar aqueles menos favorecidos. Mais uma vez agradeço de coração a todos que se envolveram nessa campanha”, disse Denise Cesar. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Festival do Camarão na Almada começa na próxima quinta-feira
Além das delícias preparada à base do camarão, festa ainda contará com muitas atrações musicais e culturais

Ubatuba - O 16º Festival do Camarão da praia da Almada, Região Norte de Ubatuba, começa na próxima quinta-feira, 23. A programação, que se estende até o domingo, 26, contará com gastronomia variada com pratos típicos à base de camarão, além de apresentações musicais e culturais, corrida de canoas, soltura de tartarugas, entre outros. Dentre os pratos que a festa oferecerá estão bobó de camarão, camarão na moranga, bolinho e risoto de camarão, espeto de camarão, entre outros.
O evento é promovido pela Associação dos Moradores do Bairro da Almada (SABA), em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, por meio da secretaria de Turismo e da Administração Regional Norte. Confira a programação:

23 de julho – quinta-feira
12 horas – Abertura
12h30 – Show com Isac (MPB)
19h30 – Grupo O Guaruçá (folclore)
22 horas – Show Banda Cravo (MPB – Pop)

24 de julho – sexta-feira
10 horas – abertura
12 horas – Almoço – Show Gabriel Duarte (MPB)
15 horas – Soltura de tartarugas – Projeto Tamar
21 horas – Show ao vivo
23 horas – Show com Banda Praieira

25 de julho – sábado
10 horas – abertura
12 horas – Almoço – Show Banda The Reverend
19h30 – Grupo Itapuá – Quadrilha do Itaguá
20h30 – Teatro Pantomina – Silvio de Andrade
22h30 – Show Banda Área 25
23h50 – Show Banda Pracaniz

26 de julho – domingo
10 horas – abertura
11 horas – Soltura de tartarugas – Projeto Tamar
12 horas – Almoço - Show com Isac (MPB)
14 horas – Almoço – Show Banda Concertada (regional – pop)
15h30 – Corrida de canoas
18h30 – Fandango caiçara (folclore)
20 horas – Show dupla Donizete e Devair (sertanejo)
21h30 – Show dupla Bonsucesso e Niterói (sertanejo)
2 horas – encerramento
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Suelen Naraisa defende em casa a liderança no Supersurf

Ubatuba - Vencedora da primeira etapa feminina do SuperSurf, no Guarujá, Suelen Naraisa, atleta patrocinada pela NICOBOCO, defende a liderança do ranking entre os dias 23 e 26 de julho, na praia de Itamambuca, em Ubatuba-SP. Será uma etapa especial para a surfista, que terá a honra de competir em casa, onde foi campeã em 2008 batendo Tita Tavares na grande decisão.
"Este lugar é maravilhoso! Temos lá todos os tipos de ondas: direitas, esquerdas, cavadas, gordas...", diz Suelen.
A surfista, que recentemente esteve fazendo um "surf trip" nas Maldivas, onde diz ter experimentado as melhores ondas da sua vida, acredita que, após alguns anos participando do circuito, aprendeu a controlar a ansiedade de competir em casa:
"Tenho treinado bastante e as expectativas são as melhores possíveis. Hoje tenho certeza de que aprendi a surfar em Itamambuca. Sei que todos vão estar na torcida por mim".
Confira as quatro primeiras colocadas do ranking feminino do SuperSurf:
1 - Suelen Naraisa - 1.000 pontos
2 - Andréa Lopes - 860 pontos
3 - Nathalie Martins - 730 pontos
4 - Camila Cássia - 730 pontos
Lembrando que a última etapa do SuperSurf 209, realizada em Salvador, no início de junho, foi disputada apenas pelos homens.

CINEMA

Cine Porto – 3833 -2066
17/07 a 23/07/2009

“A ERA DO GELO 3” - Dublado

ás 14:10 - 16:00 - 17:50 - 19:40 - 21:30hs

“A MULHER INVISÍVEL”
Com Selton Mello e Luana Piovani !!!!!
Ás 18:10 hs - 22:00 hs


Durante o mês de Julho não teremos a”QUARTA MALUCA”
Nosso site : www.cinemasdolitoral.com.br
 

Em algum lugar do passado

Ubatuba - Releitura da musica tema do filme "Em algum lugar do passado" com imagens de Luiz Tolosa e edição e Emilio Campi:


 

Poesia Topo

Anuncie


O pescador que não voltou

Foi com o pano içado
que Chico Cabral
partiu de madrugada
para pescar no mar virado
o que fisgasse no espinhel,
o que caísse do céu.
Mas só sua canoa voltou
achada com o bordo arrebentado
no perigoso parcel
da Ilha do Mar Virado...
Foi golpe de onda traiçoeira?
Foi ataque de tintureira?
Foi vítima de aniquim?
Ou foi abduzido por Serafim?

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Nova sede Caçandoquinha

A Comunidade Quilombola da Caçandoquinha fez neste final de semana um GITÓRIO (MUTIRÃO),para construir sua nova sede.
Em ritmo de festa a comunidade "barreou" sua nova sede e provou que não vai abaixar a cabeça pra luta,e estão cada vez mais fortes e unidos.
" A Comunidade depois da reintegração se fortaleceu e se uniu mais e espera decisão judicial para voltar a área."
A nova sede está localizada na divisa entre a Caçandoca e a Caçandoquinha em um ponto estratégico,apesar das denuncias anonimas a Policia Ambiental que esteve no local e autuou e embargou a obra da sede da Associação por termos roçado a área para construção da sede.
Mais felizmente já haviamos terminado o serviço e a nova sede já está pronta.
Convidamos a todos que conheçam nossa nova sede,pois a luta sempre continua!

Mário Gabriel do Prado
Ubatuba - SP

Nossos Comerciais!

Um dia na S.O.S. Cão Caraguá


Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia do Sapé  © Luciano Cancelier

Praia do Sapé
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editora: Emiliane Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor