Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 23 de Julho de 2009 - Nº 2117 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região
-

Caraguatatuba
Vídeo documentário sobre a catástrofe de 67 será lançado nos próximos meses
Crianças plantam mudas de Ipê no centro da cidade
Rádios da cidade recebem visita do grupo Falamansa
Atletas buscam títulos na Copa São Paulo de Mountain Bike
1ª Copa de Futebol Society Feminino começa neste fim de semana
10 anos de criação.....10 Ordenações
M. Officer oferece 50% de desconto em qualquer peça

Ilhabela
Prefeitura auxilia Justiça Eleitoral para agilizar documentos
Prefeitura vai recuperar ponte na Estrada de Castelhanos em 10 dias
Após sucesso da Semana Internacional de Vela, vem aí a regata oceânica Santos-Ilhabela
Secretaria do Meio Ambiente de Ilhabela solicita verba para revitalização do córrego da Água Branca
CONVITE - Futuro de Ilhabela

São Sebastião
Coral Municipal se apresenta na festa de Santana e encanta o público
Centenas de pessoas participam de pré-conferência de Assistência Social em Boiçucanga
Alunos do Ventos & Velas vão para o Mundial no Canadá
2º Canta Gospel de São Sebastião é transferido para agosto
Secretaria de Saúde contrata médicos

Ubatuba
2º Arraiá ACIU
Aciu informa: Vagas de Emprego
Justiça condena ex-prefeito Paulo Ramos por ter contratado estrangeiro em sua administração
Vacinação antirrábica tem início neste sábado, 25, em Ubatuba
Representantes de Ubatuba participarão da VII Conferência Estadual de Assistência Social
Funcionários municipais de Ubatuba recebem parte do 13º salário no mês de agosto
FREE JAZZ com o grupo RAZAMBRU
Notícias FUNDART
Assaltante morre após trocar tiros com policiais no Itaguá

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

-


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Vídeo documentário sobre a catástrofe de 67 será lançado em outubro

Caraguatatuba - Um vídeo documentário sobre a enxurrada que inundou a cidade de Caraguatatuba em 1967 deverá ser lançado no próximo mês de outubro. A produção “Caraguá, da catástrofe ao progresso” traz fotos, vídeos e depoimentos inéditos sobre a tragédia que deixou a cidade, literalmente debaixo d’ água.
Dirigido e produzido por Emílio Campi, o vídeo terá quase uma hora de duração, mostrando ainda como a população de Caraguatatuba conseguiu reconstruir a cidade, chegando até os dias de hoje, com boas perspectivas de progresso. O projeto está sendo custeado apenas pela iniciativa privada e também servirá como base documental gratuita para as escolas públicas do município.
O vídeo documentário trará detalhes do dia 18 de março de 1967, quando, após alguns dias de fortes chuvas, a Serra do Mar desmoronou sobre a cidade, numa enxurrada de lama e vegetação. No entanto, o produtor Emilio Campi ressalta que o objetivo do vídeo não é só relatar o passado, mas também acrescentar algo ao futuro da cidade. “Serão gravados 3 mil CDs, com proteção anti-pirataria, que serão distribuídos entre as empresas parceiras e as escolas de Caraguá.
Além disso, os alunos poderão assistir ao filme por meio do programa da Secretaria Estadual da Educação que custeia os ingressos para filmes nacionais no cinema da cidade. A proposta de inserção junto aos jovens tem o objetivo de levar a eles conhecimento sobre o local onde vivem. Além da parte histórica, vamos mostrar o potencial de crescimento da cidade atualmente e as profissões que deverão ser mais requisitadas na região”, relata o diretor do documentário.
Emílio Campi ainda antecipou um trecho do vídeo onde um técnico em geologia garantiu que não existe possibilidade de um novo fenômeno como ocorrido na época. (Fonte: Saulo Gil/Imprensa Livre)

Crianças plantam mudas de Ipê no centro da cidade
Projeto Minha Árvore sai do papel e município passa a ser mais verde

Caraguatatuba - Caraguá está prestes a se tornar um município mais verde. Começa na próxima terça-feira (28) o plantio de mudas do projeto Minha Árvore, desenvolvido pela secretaria municipal de Urbanismo, em parceria com a de Meio Ambiente e com os alunos do Centro Universitário Módulo. A avenida Anchieta, no centro da cidade, será a primeira a receber as mudas. O plantio simbólico será às 10h, na Praça do Caiçara.
A ideia é arborizar as principais vias em todos os bairros da cidade. “Apesar de estarmos tão perto da exuberante Mata Atlântica, não desfrutamos no perímetro urbano do frescor e da sombra proporcionada pelas árvores”, explica o arquiteto da secretaria de Urbanismo, Antonio César Abboud. Segundo ele, cerca de 800 árvores serão plantadas no município.
Só a avenida Anchieta receberá 68 unidades, divididas entre Ipê Amarelo e Pitangueira. As 33 primeiras mudas de Ipê, que serão plantadas no trecho compreendido entre as ruas Guarulhos e Major Aires, foram doadas pela Organização Não Governamental Onda Verde. “Esse envolvimento da comunidade é primordial, pois eles serão os responsáveis pela manutenção das árvores”, frisou o arquiteto.
O objetivo é atingir pelo menos 30% das ruas com espécies nativas de flores e frutas. A quantidade inicial proposta representa, também, um passo a frente na certificação do Município Verde, programa ambiental proposto pelo governo do Estado. “Cidade arborizada é um dos fatores levados em consideração para conseguirmos o selo de certificação”, explicou o secretário de Meio Ambiente de Caraguá, Eugênio de Campos Jr.
Crianças participam de plantio - Um grupo de 10 crianças do projeto social Protetores do Meio Ambiente auxiliará no plantio das primeiras mudas. Vindos do bairro Canta Galo, eles ainda apresentarão o hino de Caraguatatuba na cerimônia de forma inusitada. “Eles tem uma banda e fizeram a versão rock ‘n roll da música”, explicou a coordenadora do projeto, Cristina Bota. Confirmaram presença, ainda, o prefeito Antonio Carlos e o vice-prefeito Antonio Carlos Jr. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Rádios da cidade recebem visita do grupo Falamansa
Banda divulga gravação de seu novo DVD. Acesse www.youtube.com/jornalismocaragua  e veja o convite que a banda fez para o show!

Caraguatatuba - Caraguá recebeu nessa quinta-feira (23) a visita dos quatro integrantes do Falamansa. O grupo, que irá gravar na cidade seu DVD comemorativo de 10 anos, passou por emissoras de rádio do município para divulgar o evento. Eles também se encontraram com grupo de crianças que está arrecadando alimentos para a Gincana da Solidariedade, que recebe apoio da banda.
A gravação do disco ’10 anos rindo à toa’ será dia 31 de julho, sexta-feira, na Praça de Eventos. A entrada é gratuita, mas quem quiser pode levar ao local doação de arroz e contribuir com a gincana. “Não é ingresso, é solidariedade”, frisou Tato, o vocalista do grupo.
Essa será a quarta apresentação do grupo na cidade. A primeira foi em 2002 e, a mais recente, em janeiro desse ano. “Não foi o show mais cheio do Falamansa, mas certamente foi o mais animado até agora”, garantiu o vocalista. “É esse astral que queremos trazer para o nosso DVD”.
Grupo traz mensagem de respeito ao meio ambiente - A programação envolvendo o conjunto começa no sábado (25) com a entrega de sacolas 100% recicláveis nas praias da cidade. O objetivo é deixar a orla ainda mais limpa. “Esse é outro motivo de termos escolhido Caraguá, pois da serra ao mar, tudo tem a ver com o meio ambiente”, explicou Tato.
Durante a semana, também serão realizados os preparativos para o show e quinta-feira (30) será o ensaio do espetáculo, com a gravação do making off. Todos estão convidados para os dois dias de evento. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Atletas buscam títulos na Copa São Paulo de Mountain Bike
4ª etapa será em Mogi das Cruzes, com 35 km de percurso

Caraguatatuba - Neste domingo (26) a equipe de mountain bike de Caraguá, formada por 15 atletas, participa da 4ª e última etapa da Copa São Paulo Socobiker’s de Mountain Bike. A prova será em Mogi das Cruzes, com largada prevista para às 9h. Os atletas tem apoio da secretaria de Esportes.
O evento prevê participação de 400 pessoas. O percurso terá 35 km com trechos de terra, estradas vicinais e subidas que podem chegar a 4 km. Caraguá tem chance de conseguir bons resultados e conquistar pódios importantes com a somatória de pontos das quatro provas.
O coordenador da equipe de Caraguá, Pascoal Martinez, destaca que o desempenho dos atletas melhora em cada competição. “Já estamos bem entrosados para ir em busca dos títulos por equipes e por categorias. Evoluímos muito em relação ao ano passado”, disse.
Participam da 4ª etapa da Copa São Paulo Socobiker’s de Mountain Bike os atletas Jennifer Rosani da Silva, Elisangela Theodoro Cruz, Rosana Aparecida Souza Silva, Maria Aparecida Ventura, Wolfgang Soares Olsen, Julio Cesar, Marcos Antonio Galdino, Jeferson Luis, Douglas Faria de Melo, Odgeir de Melo Olsam, Jefferson Esquerro, Pascoal Martinez, Alexandre Magno, Antonio Luis Mendes e Marcio Bordelo.
Além do apoio da prefeitura de Caraguá, os esportistas tem o patrocínio de Pontbike e Proshock. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

1ª Copa de Futebol Society Feminino começa neste fim de semana
Abertura oficial será dia 24

Caraguatatuba - A prefeitura de Caraguá, em parceria com a Pastoral do Esporte, realiza de 24 a 26 de julho a 1ª Copa de Futebol Society feminino Santa Clara. O objetivo é inserir atividades esportivas na programação dos 10 anos da Diocese de Caraguatatuba. Participam atletas até 13 anos. Oito paróquias já confirmaram presença.
A abertura será na Paróquia São João Batista, às 19h30, com missa presidida pelo bispo diocesano Dom Altieri. Em seguida acontece um show musical com a banda Profecia Suprema, de Ubatuba.
Os jogos serão no sábado e domingo, a partir das 9h, na quadra do Corintinha, no bairro Tinga. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

10 anos de criação.....10 Ordenações

Caraguatatuba - No dia 1 de agosto de 2009, próximo sábado, a Diocese de Caraguatatuba acolhe mais 8 sacerdotes que estarão a serviço do Povo de Deus e mais dois diáconos transitórios que em breve também estarão prontos para receber o Sacramento da Ordem.
As ordenações acontecerão na Catedral Divino Espírito Santo, em Caraguatatuba, às 9h e será transmitida pela TV canção Nova.
A expectativa é de que mais de 2 mil pessoas participem da Santa Missa.Tudo esta sendo organizado para que todos possam acompanhar a Santa Missa.
Os oito diáconos e dois seminaristas serão ordenador pelo bispo Dom Altieri. Dois diáconos, seis são diocesanos e dois da Congregação dos Pequenos Irmãos do Santíssimo Sacramento, presente na Diocese, e que permanecerão à serviço da mesma.
A Diocese de Caraguatatuba convida a todos para participar deste momento especial e que sem dúvida, marca o ano comemorativo dos 10 anos de criação da Diocese.
Missão jovem em Caraguatatuba - Este ano a Diocese de Caraguatatuba através do Seminário diocesano Beato Jose de Anchieta, Propedêutico São Domingos Sávio e alguns jovens de nossas paróquias acontecerá entre os dias 25 a 31 de julho, a Missão Jovem.
O trabalho será feito nas Paróquias Santa Terezinha, bairro do Cantagalo, Divino Espírito Santo no bairro do Jaraguazinho e Nossa Senhora da Glória, no bairro Barranco Alto. A expectativa dos organizadores é visitar o maior número de famílias possível levando a Palavra de Deus e propondo momentos de formação, recreação e oração.
Segundo um dos coordenadores, Seminarista Lázaro Pitanga, a programação prevista é de que pela manhã sejam feitas as visitas e bênção nas casas, à tarde, recreação e esporte com as crianças e para as mães, oficinas de artesanato. À noite serão oferecidos momentos de oração e em seguida, um “bate papo” com a comunidade.
Fazem parte da equipe, o Seminarista Claudio Rodrigues e Seminarista Carlos Eduardo. Essa missão é também um momento de preparação para as Ordenações Sacerdotais e Diaconais, para as comunidades. É a primeira Missão jovem assumida inteiramente pela Diocese de Caraguatatuba através dos seminaristas.
Os jovens interessados em fazer esta experiência de vida entre em contato nos telefones abaixo e sejam bem-vindos.
Seminarista Lázaro – 9746.3475
Seminarista Claudio – 8114.9111 (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

M. Officer oferece 50% de desconto em qualquer peça

Caraguatatuba - Até o final de julho, a M. Officer de Caraguatatuba, no Caraguá Praia Shopping, oferecerá desconto de 50% em qualquer peça, seja de roupa, acessórios ou calçados.
Todos os meses a loja prepara uma promoção especial que agrada os visitantes. Inaugurada em fevereiro deste ano, essa é a segunda vez que a M. Officer de Caraguá abaixa o preço de toda sua mercadoria. Até a última semana, todos os produtos estavam com 30% de desconto.
A franquia de Caraguatatuba tem não só a qualidade e o bom gosto de seus produtos, mas também o bom atendimento. Outro diferencial da M. Officer Caraguá, é que a loja abre aos domingos.
No próximo mês, a M. Officer fará outra promoção especial, dedicado ao Caraguá A Gosto, evento gastronômico, que acontecerá na cidade e que conta com a parceria da loja de Caraguatatuba.

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Prefeitura auxilia Justiça Eleitoral para agilizar documentos

Ilhabela - Atendendo a um pedido da Justiça Eleitoral, a Prefeitura de Ilhabela colocou um veículo à disposição do órgão para levar os pedidos de títulos eleitorais de moradores da cidade ao Cartório Eleitoral, localizado no Fórum de São Sebastião. O transporte iniciado no último dia 22 será feito toda quarta-feira.
Com isso, segundo o chefe de Gabinete da Prefeitura de Ilhabela, Julio Cezar De Tullio, o serviço ganhará agilidade. “Antes, os pedidos dos munícipes de Ilhabela eram levados ao Cartório Eleitoral em São Sebastião, onde são emitidos, somente uma vez por mês. Agora será mais ágil. O munícipe terá uma antecipação de 20 dias no tempo de espera pelo documento”, salientou De Tullio.
Entre os serviços que podem ser requisitados estão inscrição de título eleitoral (1ª via), emissão de 2ª via e transferência de domicílio eleitoral. “Com esta medida, o munícipe fará a solicitação no Fórum em Ilhabela e rapidamente terá o seu documento”, concluiu. A diretora do Cartório Eleitoral, Tereza Sampaio, agradeceu a Prefeitura pela iniciativa. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura vai recuperar ponte na Estrada de Castelhanos em 10 dias
Após este serviço, trechos mais críticos receberão manutenção emergencial em um mutirão composto por equipes do Parque Estadual, Prefeitura, jipeiros e moradores até que Governo do Estado faça obra definitiva

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela irá recuperar a “Ponte da Água Branca”, situada no início da Estrada de Castelhanos, no prazo de dez dias. Após este serviço será realizado um mutirão composto por equipes da Prefeitura, Parque Estadual de Ilhabela, jipeiros e moradores para manutenção emergencial dos pontos mais críticos da via, como “Mãe D’Água”, “Escada da Pedra Grande”, “Volta Grande”, “Morro do Sabão”, “Ibiruçu”, e outros. Os caminhões que levarão o material para recuperação da estrada só conseguirão passar após o término da ponte.
Tais medidas foram definidas em reunião ocorrida na sede do Parque Estadual, na tarde de quarta-feira (23/7), com a presença do prefeito Toninho Colucci (PPS), vice-prefeito Nuno Gallo (PV), diretora do parque Carolina Bio Poletto, vereadores Valdir Veríssimo (PPS), Márcio Garcia (PTB) e Erick Pinna (PR), jipeiros, operadores de turismo, Defesa Civil, Secretaria de Obras e moradores. Cerca de 100 pessoas participaram da discussão sobre os rumos da estrada que dá acesso à Praia de Castelhanos. “Conheço bem as dificuldades, até porque tenho casa em Castelhanos. Hoje temos que fazer um plano emergencial, mas para corrigir 12 anos de abandono precisamos do apoio do Estado. Assumimos a administração em janeiro e a situação era crítica, fizemos algumas medidas emergenciais, mas temos dificuldades orçamentárias, cerca de R$ 1 milhão a menos por mês por conta da queda de arrecadação dos royalties. Desde então, já estive três vezes no DER (Departamento de Estradas e Rodagem) em São Paulo para cobrar melhorias na estrada. Durante a Semana da Vela levei o diretor do DER, Evandro Losaco no início da Estrada de Castelhanos e no Jabaquara para ver a situação. Temos conversado também com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, já que corta o Parque Estadual, e existe a possibilidade desta obra maior ocorrer agora no segundo semestre”, relatou o prefeito Toninho Colucci.
A diretora do Parque Estadual de Ilhabela, Carolina Bio Poletto, ressaltou que hoje vem sendo elaborado o convênio para a criação da Estrada Parque. “Temos um grupo que se reúne todo mês para discutir a situação da Estrada de Castelhanos e diversas ações já foram tomadas, como a portaria que controla o uso do local. Só este ano já foram feitas seis obras emergenciais e objetivo é que seja feita uma obra definitiva nos próximos meses”.
Para a recuperação da ponte, a Prefeitura fornecerá material e equipe de braçais. “Arrumaremos a ponte nos próximos dias para em seguida iniciarmos o mutirão de manutenção. Enquanto isso, cobraremos novamente o DER e pode ser que em 10, 15 dias tenhamos uma resposta melhor para a comunidade”, enfatizou Colucci. Na reunião foi criada uma comissão formada por membros da câmara técnica sobre a Estrada de Castelhanos, jipeiros, operadores de turismo e moradores para acompanhar o andamento dos serviços. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Após sucesso da Semana Internacional de Vela, vem aí a regata oceânica Santos-Ilhabela

Ilhabela - Depois do sucesso da 36ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, que bateu o recorde de participação com 205 barcos, vem aí a 1ª Regata de Vela Oceânica Santos-Ilhabela. A largada será no dia 29 de agosto, às 11h, no Yacht Clube de Santos (YCS), com chegada na Ponta da Sela, em Ilhabela.
O evento foi acertado no início do ano pelos prefeitos de Ilhabela e Santos, Toninho Colucci e João Paulo Tavares Papa, respectivamente. A chegada dos velejadores coincidirá com o Festival Gastronômico, que terá a parceria entre Prefeitura e Associação Comercial. A premiação deverá ser realizada no espaço destinado ao festival, na Vila.
Entre as classes convidadas estão: ORC Club, ORC Internacional, RGS, Bico de Proa, Dupla e Solitário. “É a primeira vez que temos esta regata e com certeza será um sucesso. Consolida a vocação náutica de Ilhabela como Capital Nacional da Vela e fortalecerá o Festival Gastronômico”, declarou o diretor náutico da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Secretaria do Meio Ambiente de Ilhabela solicita verba para revitalização do córrego da Água Branca

Ilhabela - A Secretaria de Meio Ambiente de Ilhabela protocolou na última semana a proposta de financiamento na ordem de R$ 100 mil junto ao Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, recurso este repassado pelo Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).
A verba é destinada para a execução do projeto de revitalização e revegetação das margens do córrego Água Branca, no espaço em que o curso d’água passa pelo centro da cidade.
Mas, segundo a secretária de Meio Ambiente de Ilhabela, Maria Cristina Hirakawa, o projeto tem, além do cunho ambiental, também social e educativo.
“Prevemos no projeto a instalação de um terminal de computador interativo com informações das cachoeiras da cidade, flora e fauna”, explica.
Ainda segundo a secretária, a recuperação da vegetação será feita com mudas recolhidas do Viveiro Municipal.
“O projeto vai ajudar também a parte social, pois encontramos na área seringas e cachimbos utilizados por usuários de drogas, além de camisinhas”, comenta. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

CONVITE - Futuro de Ilhabela

Ilhabela - Prezado amigo de Ilhabela. Nosso município já sofre os impactos das grandes obras que começam a ser executadas no Litoral Norte. Em especial o projeto de ampliação do porto, apresentado pela Cia. Docas de São Sebastião, que prevê a utilização de containeres e o aterramento do último manguezal na região, terá graves consequências sobre a vocação turística de Ilhabela.
Os proprietários de residências de veraneio em Ilhabela também têm importante participação na renda do município e podem influir mais efetivamente em seu futuro.
O Instituto Ilhabela Sustentável, que suporta o Movimento Nossa Ilha Mais Bela, e conta entre seus patrocinadores com pessoas como Marcos de Moraes, Pedro Luiz Passos, Ricardo e Patrícia Villela, entre outros, e há dois anos trabalha pela sustentabilidade do arquipélago, convida você para um debate sobre esses impactos. Contamos com sua participação para garantir o futuro de nossa cidade.
O evento acontece na USP - Instituto Oceanográfico, Praça do Oceanográfico, 191 Cidade Universitária, São Paulo, no dia 06 de agosto, às 18h30, e tem duração prevista de 90 minutos. O programa inclui uma rápida apresentação do Instituto e de seus trabalhos, além de exposições feitas pelo advogado e professor universitário Eduardo Hipólito do Rego e pelo jornalista Ricardo Anderáos, ambientalistas que atuam na região e têm informações detalhadas sobre os projetos em curso.
SUA PARTICIPAÇÃO É EXTREMAMENTE IMPORTANTE!
Confirme sua presença:
secretaria@nossailhamaisbela.org.br  ou pelos telefones: (12) 3896 3015 ou (11) 8558 1080.

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Coral Municipal se apresenta na festa de Santana e encanta o público

São Sebastião - A apresentação do Coral Municipal que aconteceu nesta quarta-feira, dia 22, durante a festa de Santana, nas dependências do engenho da fazenda, agradou o público presente com seu repertório de músicas populares e alguns cânticos de orações.
Esta apresentação, bem como outros eventos culturais que se apresentam no evento, faz parte da Festa de Santana que tem apoio da Prefeitura, por meio da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), iniciada no último sábado, dia 18, com apresentação de dança de rua.
Membros da família Rego, mantenedora da festividade em sua propriedade, prestigiam as apresentações todas as noites, degustando da famosa “concertada”, que de acordo com a família, é uma fusão de pinga com alguns ingredientes, como cravo, canela e mel, que ficam em um barril durante algum tempo, curtindo, e na época da festa esta fusão é misturada com mais uma quantidade de pinga e servida.
Segundo a moradora da fazenda há 39 anos, Alexandrina Silva, 58 anos, esta é uma festa tradicional, que presta homenagem à Santana, Santa que possui uma capela na fazenda. “Esta festa já existe há muitos anos e nunca acabou, pois é uma forma de homenagearmos a Santa e manter as tradições”, fala. “Essas apresentações são muito bem vindas e agradam bastante o público, algumas acontecem praticamente todos os anos, como a congada, o caiapó e a folia de reis”, enfatiza.
A festa, de cunho religioso em comemoração à Nossa Senhora de Santana, prossegue esta noite com a exibição do filme “O dia em que o santo pecou”; na sexta-feira, dia 24, haverá apresentação de grupos de violão, cavaquinho e o Boi Investe; no sábado, dia 25, show Caiçaríssimo e apresentação do grupo de Caiapó, Boi Investe e a tradicional fogueira. No domingo, 26, uma missa solene, às 11h, marcará o encerramento da festividade.
Serviço: As festividades tem início às 20h, com a novena, e vai até domingo, dia 26, que é o dia de Nossa Senhora Santana. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Centenas de pessoas participam de pré-conferência de Assistência Social em Boiçucanga

São Sebastião - Centenas de pessoas compareceram ao Cras (Centro de Referência de Assistência Social), em Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião, na noite dessa quarta-feira, dia 22 de julho, para participar da segunda pré-conferência de Assistência Social organizada pela Prefeitura por meio da Setradh (Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Humano).
O objetivo da discussão foi promover a avaliação e apresentar diretrizes para o aperfeiçoamento do Suas (Sistema Único de Assistência Social), na perspectiva da participação e do controle social. Este será o tema principal a ser discutido durante a 2ª Conferência Municipal de Assistência Social agendada para o dia 1º de agosto nas dependências da Fass (Faculdades de São Sebastião).
Para a assistente social Rita de Cássia do Nascimento Simioni, presidente da Comissão Organizadora, o interesse da comunidade é fruto de um trabalho que envolve, há anos, os profissionais de Assistência Social preocupados e imbuídos na luta por um bem maior, acima de qualquer interesse político partidário, a saber: a população menos favorecida. “Inserido nesse contexto, a conscientização popular tem sido estimulada ao longo das 62 reuniões descentralizadas realizadas com as famílias, jovens, entidades credenciadas aos Conselhos Técnicos e profissionais da Setradh com intuito de trabalhar a questão da assistência social no município”, ponderou Rita de Cássia.
De acordo com ela, essa conscientização tem aumentado consideravelmente se levado em conta que na primeira pré-conferência, em 2007, foi registrada a presença de apenas 80 moradores contra aproximadamente 200 neste ano. “Nosso trabalho, hoje, já é de conhecimento público; apresentamos uma síntese do que já realizamos apenas para lembra-los e orienta-los quanto as questões a serem discutidas pelos grupos nesta noite”, comentou.
Os referidos grupos, mencionados pela assistente social, distribuídos pelas salas e também pelo pátio do Cras discutiram em cima de seis questões sobre o trabalho de assistência social na região relacionados ao seu avanço (ou não), a importância da participação social, as dificuldades para que isso aconteça e também sobre a importância do controle social.
As deliberações resultantes das pré-conferências e das reuniões descentralizadas, serão apresentadas e discutidas na 2ª Conferência Municipal, prevista para ocorrer na sexta-feira, dia 24, na Fass (Faculdade de Assistência Social), que contará com a Comissão Organizadora a ser coordenada pela presidente e vice-presidente do próprio CMAS, Rita de Cássia do Nascimento Simioni e Maria Aparecida Dias dos Santos Prado, respectivamente, além das conselheiras representantes governamentais, Ana Paula de Queiroz Freski e Thaís Ribeiro Esteves, e da Sociedade Civil, Graziela Garrido de Jesus e Francisco das Chagas Almeida.
Para a operacionalização desta Conferência, a Comissão Organizadora contará com apoio técnico e operacional da Setradh (Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano), pasta esta sob o comando da secretária Roseli Trevisan Primazzi. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Alunos do Ventos & Velas vão para o Mundial no Canadá

São Sebastião - Os alunos da Seesp (Secretaria de Esportes), de São Sebastião, matriculados no projeto “Ventos & Velas”, participarão no próximo mês do Campeonato Mundial a ser realizado no Canadá. A informação partiu do chefe de divisão de Esportes Náuticos, Rodrigo Fontana.
Como treinamento, participaram da 36ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, realizada de 17 a 19 de julho no Canal de São Sebastião e trouxeram para casa duas medalhas de ouro e três de bronze.
A equipe, formada por 20 velejadores, disputou nas classes Optimist, Dingue e Byte. No Optimist, o destaque ficou por conta do velejador Pedro Luiz Marcondes Correa, campeão na categoria Principiante. Na classe Dingue, quem se destacou foi Givago Pontes ao conquistar a medalha de bronze na categoria Infantil. A dupla feminina Laleska dos Santos e Jade Itavo ficou com a terceira colocação na categoria Estreante. No Byte, o campeão foi Michael Louzada; Pedro Paulo Grangeiro ficou com a medalha de bronze. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

2º Canta Gospel de São Sebastião é transferido para agosto

São Sebastião - O mega evento evangélico que seria realizado no próximo sábado, dia 25 de julho, no campo de futebol da Enseada, na Costa Norte, de São Sebastião, com apoio da Prefeitura, através da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), foi transferido para o dia 1º de agosto.
A atração reunirá bandas, cantores e grupos de dança num total de 42 atrações e será aberta pelo presidente do Conselho de Pastores, pastor Vladimir Gouveia, da IM Paz, às 19h30. Posteriormente 14 cantores e oito grupos de louvor entrarão em cena antes do pastor Sérgio Rodrigues Santana, da Igreja Celebrai, proferir a palavra pastoral.
Outros 12 grupos de louvor e seis bandas subirão ao palco logo após o encerramento da ministração da noite. Um grupo em destaque, o Som do Coração, receberá o Prêmio Revelação Gospel 2009 antes da participação especial do cantor Leonardo Gonçalves e Banda, de São Paulo.
Segundo informações do organizador do evento, Josué Ribeiro, se apresentarão no Canta Gospel, representantes das igrejas do Jaraguá, Canto do Mar, Enseada, São Francisco, Pontal da Cruz, Centro, Topolândia e Itatinga, além de Caraguatatuba. Grupos de coreografia e danças também apresentarão suas performances. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Secretaria de Saúde contrata médicos

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da secretaria da Saúde, comunica a abertura de vagas para a contratação de médicos. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Aldo Conelian Junior, a iniciativa é uma resposta à demanda da população sebastianense. “Vamos contratar profissionais experientes para atender a comunidade, o que trará benefícios tanto na qualidade, quanto na rapidez dos atendimentos”.
Os interessados devem entrar em contato com a Sesau pelo telefone (12) 3892-1744, na Coordenação de Unidades. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Hotel Villa Di Capri

2º Arraiá ACIU

Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba promoveu na noite desta última quarta-feira, 22, o 2º Arraiá ACIU.
O evento foi realizado no clube da entidade no espaço, recentemente adquirido, destinado à sede social.
Com a participação de mais de 300 pessoas, o “Arraiá” contou com barracas típicas, onde todos os produtos foram assinados pelo Papillon Eventos, muita música comandada pelo Dj Racine, uma apresentação especial do corpo de balé da Fundart e uma bonita queima de fogos.
Foi disponibilizado gratuitamente aos convidados quentão, vinho-quente e pipoca.
A diretoria da ACIU não mediu esforços para proporcionar os seus associados uma noite muito especial e agradável.
O presidente ressaltou o quanto gratificante foi ver que muitos associados foram a festa e se disseram muito contentes com a aquisição deste espaço. “Conseguimos mais uma conquista para o empresário de Ubatuba - o Clube da ACIU, que além da integração entre os empresários, vai qualificar a nossa mão de obra. Aqui com certeza é um espaço de respeito e conforto para os nossos associados, agradeço o apoio de todos aqueles que confiaram em nosso trabalho".
Alfredo destacou ainda os calorosos agradecimentos recebidos. “Agradecemos os parabéns e ficamos muito contentes ao ver o empresário feliz, e participando com muitas sugestões. O que nos gratifica é ver nossos associados satisfeitos com suas conquistas. Com a pequena contribuição que o empresário faz sendo associado, ele pode constatar o que estamos fazendo por ele”, concluiu Alfredo.
A festa foi um sucesso. Confira as fotos: www.litoralvirtual.com.br/aciu

Veja agora algumas declarações de associados sobre a festa e a aquisição do clube

Wilson Viana- Restaurante Peixe da Terra- “Festas assim sempre são muito importantes, pois é um momento de aproximação das pessoas, um relacionamento mais forte das pessoas da cidade, e claro, principalmente dos associados. A compra do clube foi ótima. De uns anos para cá a Aciu vem vindo com uma clareza muito espontânea, antes com o Kibe e agora com o Alfredo. Isso é muito importante para nós associados. Sabemos que podemos contar sempre com a Associação Comercial.

Maria Antonia- Celsos Restaurante: “É a primeira vez que participo do Arraiá da ACIU. Estou gostando muito. Gostaria de parabenizar a apresentação do balé da Fundart, foi maravilhoso. Eu sou suspeita a falar, pois sou apaixonada por dança. Fiz balé por muitos anos. A festa foi uma iniciativa muito produtiva da ACIU. Ter um clube é bastante interessante e Ubatuba estava precisando disso, precisava de um espaço para que os comerciantes possam interagir, se conhecer e trocar idéias. A idéia é crescer cada vez mais e mais”.

Marcos Demo- Restaurante Tio Sam - “Adoreiessa festa! A cada ano elas estão mais grandiosas e organizadas. Parabenizo o presidente e toda a diretoria da ACIU por mais esta inovação. O clube é mais um presente para a classe empresarial de Ubatuba. O novo presidente- o Alfredinho, já começou fazendo um grande trabalho com o apoio do Kibe que agora é vice-presidente. Nos sentimos mais honrados ainda, sabendo que o clube hoje pertence a Associação Comercial. Hoje a entidade pode fazer grandes investimentos neste espaço e para nós associados é uma vitória. Tudo isso é mais um avanço, mais um crescimento da ACIU e uma conquista para a nossa cidade. Deixo aqui um pedido para que todo empresário de Ubatuba esteja engajado nesta causa, pois quanto mais associados melhor, mais fortalecida fica nossa classe. Estão todos de parabéns”.

Teru Ikegami- CSR Som- A festa está muito bacana, o espaço é ótimo, achei uma excelente aquisição. Nossa cidade precisava ter um clube. Espero que sempre aconteçam essas festas para que possamos ter toda essa sociabilização, pois muitos empresários acabam ficando envolvidos com seus próprios negócios e acabam não tendo oportunidade de conhecer uns aos outros.

Estrutura do Clube - A estrutura do clube conta com uma área de aproximadamente 31.000 m2, que contém churrasqueira, salão de festas, cozinha, campo de futebol, quadra de volley, sala de jogos, piscina, playground e muita área verde. O clube possui 22 apartamentos que serão transformados em uma pousada-escola. "A nossa intenção é buscar parceiros para este novo projeto, para capacitar a nossa mão de obra, como cursos de camareira, recepcionista entre outros. Há a intenção também de realizar na cozinha do clube, cursos de manipulação de alimentos transformando-a também em uma cozinha-escola”, diz o presidente da ACIU.
A ACIU informa que está sendo elaborado um estatuto para todo o funcionamento do clube e que estão sendo aceitas sugestões para melhor atender os associados.

Aciu informa: Vagas de Emprego

Ubatuba - Empresa contrata operadoras de telemarketing com experiência em vendas.
As interessadas deverão comparecer à Rua Coronel Domiciano, 316 sala 3 (acima da loja Biju Baby)
Falar com Paula.

Editora Mello e Lourenço admite representante comercial com experiência e que seja autônomo(a). Entrar em contato pelo telefone 3832 4115. Falar com Rodrigo ou Cláudio.

A Linort Imóveis abriu uma vaga para corretor(a) credenciado(a) (com condução mesmo sem experiência).
Telefone: 3832 1509. Falar com Carlos.
Rua: Guaicurus, 60- Itaguá

Hotel Torremolinos admite:
- Lavadeira (que tenha experiência com máquinas de lavanderia de hotel)
-Três recepcionistas (sendo 2 do sexo masculino e 1 do sexo feminino. Ambos devem ter entre 22 e 30 anos e morar próximo ao bairro da Enseada)
- Camareira;
- Garçom e garçonete;
- Ajudante de cozinha;
- Copeira
Tratar com Enedina na Camargo Irmãos- Rua Capitão Felipe, 40- Itaguá (a partir das 16h00).
Telefone: 3832 3180.

Fátima Cabeleireira está admitindo manicure.
Rua Jordão Homem da Costa nº 67, sala 4- Centro.
Tel: 3833 2155 ou 9148 6469. Falar com Fátima.

Restaurante Peixe da Terra está admitindo uma pessoa do sexo masculino entre 35 e 45 anos com bom nível de escolaridade para exercer cargo de confiança.
Período de trabalho: das 16h20 até o fechamento do estabelecimento.
As entrevistas são realizadas de segunda à sexta feira, às 15h00 no local: Av. Leovigildo Dias Vieira, 300- Itaguá. Falar com Wilson ou Maria Vianna.

Empório Roots Café Bar está admitindo garçonete (acima de 21 anos)
Tratar com Danilo a partir das 21h00.
Av. Iperoig, 192- Centro.

Prezado associado, se sua empresa também estiver admitindo entre em contato conosco.
(12) 3834 1449 - E-mail: imprensa@aciubatuba.com.br

Justiça condena ex-prefeito Paulo Ramos por ter contratado estrangeiro em sua administração

Ubatuba - A Justiça de Ubatuba condenou esta semana, em primeira instância, o ex-prefeito Paulo Ramos por ter contratado em 2002, um estrangeiro para trabalhar na Prefeitura de Ubatuba, o que fere a legislação brasileira, em seu artigo 37, I da Constituição Federal. A ação foi proposta pela Prefeitura contra o ex-prefeito e também contra o assessor de governo à época, Casemiro Galvão , já que a nomeação do argentino Fabian Alberto Perez, para ocupar um cargo em comissão na secretaria do meio ambiente, foi feita por eles.
Em sua sentença, o juiz condenou os réus ao ressarcimento integral do dano no valor de R$ 58.000,00, bem como à perda de função pública, suspensão dos direitos políticos por cinco anos, ao pagamento da multa civil e à proibição de contratar com o Poder Público ou receber incentivos fiscais ou creditícios diretamente ou indiretamente do Poder Público através de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos. Além disso, condenou os réus também ao pagamento das custas, despesas processuais e honorários advocatícios arbitrados em dez por cento sobre o valor da causa devidamente atualizado na forma legal. Aos réus, cabe recurso. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Vacinação antirrábica tem início neste sábado, 25, em Ubatuba
A meta é atingir 13.262 cães e 4.234 gatos, ou seja, cerca de 80% da população de animais de Ubatuba

Ubatuba - Tem início, neste sábado, 25, em Ubatuba, a Campanha Anual de Vacinação Antirrábica Animal, voltada para cães e gatos de estimação. A imunização, promovida pela Prefeitura de Ubatuba, por meio da Superintendência de Proteção à Saúde, acontecerá em toda a extensão do município, até o dia 5 de setembro, em postos fixos e volantes, sempre aos sábados. A meta é atingir 13.262 cães e 4.234 gatos, ou seja, cerca de 80% da população de animais do município. Devem ser vacinados cães e gatos, a partir dos três meses de idade.
A equipe de vacinação orienta que os animais sejam conduzidos aos postos com coleira, guia e acompanhados por um adulto, portando a carteirinha de vacinação do animal. No caso de raças consideradas agressivas, é obrigatório o uso de focinheira.
Os postos fixos funcionarão das 8h às 16h30. Os volantes iniciam suas atividades nos bairros mais distantes às 8h, percorrendo todas as ruas, portanto, é preciso que uma pessoa responsável fique aguardando os agentes, no dia programado para o seu bairro. Quem perder a vacinação em seu bairro, terá a oportunidade de levar seu animal ao posto fixo mais próximo de sua residência, até o término da campanha.
A veterinária responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses, Cláudia Ferraz salienta que a vacinação antirrábica promovida pela prefeitura é gratuita. “Por ser uma vacina obrigatória, quem perder a oportunidade de vacinar seu animal durante a campanha deverá procurar uma clínica veterinária particular e arcar com os custos da vacinação.”
A raiva - “A raiva é uma doença séria, sua evolução é aguda e leva a óbito 100% das pessoas e animais contaminados. Ela é transmitida através da saliva, ou seja, pela mordida de um animal infectado”, adverte a veterinária Cláudia Ferraz. Muitas vezes, no caso dos cachorros e gatos, o transmissor é o morcego hematófago. A doença é causada pelo Lyssa vírus, que penetra no sistema nervoso de qualquer mamífero, provocando diversas reações dolorosas. Entre os sintomas, destacam-se: mal-estar, anorexia, náusea, delírios, contrações musculares involuntárias e irritação.
No estado de São Paulo, a campanha tem atingido bons níveis, devido à boa divulgação e esclarecimentos das pessoas. Não existe contraindicação para a vacina e todos os cães e gatos devem ser vacinados. A veterinária Cláudia Ferraz ressalta que os animais de estimação são nossos companheiros e, por isso, merecem uma atenção especial. “Vaciná-los significa proteger a família como um todo”, finaliza.
Confira a programação do primeiro sábado de vacinação – dia 25 de julho:
Postos volantes: Camburi, Almada (manhã), Picinguaba, Aldeia Boa Vista (tarde) Praia da Fazenda, Fazenda da Caixa, Sertão do Ubatumirim, Praia do Ubatumirim, Praia da Justa, Praia do Estaleiro, Vila da Índia, Sertão do Cambucá, Vila Rolim, Praia do Puruba, Sertão do Puruba, Praia e Sertão do Prumirim, Morro do Felix, Praia do Felix, Praia do Léo, Praia Vermelha do Norte e Barra Seca.
Postos fixos: Vigilância Sanitária – Rua Alfredo de Araújo (mais conhecido como rua da Jaqueira, próxima do Paço Municipal)
Se você mora em algum desses bairros, não deixe de levar seu bichinho de estimação para ser vacinado. A vacina é gratuita! (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Representantes de Ubatuba participarão da VII Conferência Estadual de Assistência Social

Ubatuba - No dia 12 de agosto os quatro delegados eleitos na III Conferência Municipal de Assistência Social, participarão de uma reunião na Casa do Idoso, em São José dos Campos, onde validarão seus nomes para participar da VII Conferência Estadual de Assistência Social. Na III Conferência Municipal, promovida no início deste mês pela secretaria municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de Ubatuba e pelo Conselho Municipal de Assistência Social – COMAS, os participantes abordaram e votaram as propostas para políticas públicas sociais nas quais o município mais necessita.
A Conferência Estadual, que também enfocará o tema “Participação e Controle Social no SUAS” (Sistema Único de Assistência Social), será realizada nos dias 22 e 23 de setembro em São Paulo. A Conferência Nacional acontecerá em Brasília, ainda sem data definida.
Participações na Conferência Municipal - A III Conferência Municipal de Assistência Social contou com as participações da palestrante e diretora da DRADS (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social) Adaisa Maria Santos, do vice-prefeito, Rui Teixeira Leite, do secretário municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social, Luis Claudinei Salgado, do presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS), Joeder da Silva Feijó e da representante da Associação de Assistência Social Avivalista, Rosa Regina Kleewein, a qual representou todas as entidades cadastradas no COMAS. Houve ainda a presença de profissionais da área do Serviço Social, do poder público e também do segmento da sociedade civil organizada. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Funcionários municipais de Ubatuba recebem parte do 13º salário no mês de agosto

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba pagará 40% do 13º salário no mês de agosto. A antecipação será creditada na conta dos funcionários no dia 3 de agosto, juntamente com o salário correspondente ao mês de julho. De acordo com a secretaria da Fazenda, os outros 60% referentes à segunda parcela, onde incidirão os devidos descontos, serão pagos até o dia 20 de dezembro. Com essa antecipação serão injetados cerca de R$ 1,5 milhão na economia da cidade. O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, avalia que uma boa porcentagem desse montante deverá ser injetada no comércio local. “Com essa antecipação procuramos oferecer mais oportunidades e facilidades aos servidores municipais. Acreditamos que muitos utilizarão esse dinheiro no comércio de Ubatuba”, avaliou o prefeito. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

FREE JAZZ com o grupo RAZAMBRU

Ubatuba - O Razambru surgiu a 4 meses a partir da união de Rafael Furtado, André Ramos, Samuca Marques e Bruno Vilela, músicos apaixonados por jazz. Pouco tempo depois o maestro Amarildo da Hora se juntou ao grupo e formou-se então o quinteto.
Já realizaram várias apresentações no Blues on the Rocks e pela primeira vez subirão ao palco da Sala ArtAud Nas Nuvens.
O repertório que será apresentado terá como base temas de grandes mestres do Jazz como Dave Brubeck, Dizzy Gillespie, John Contrane, Hermeto Paschoal, permeado de arranjos próprios e improvisos, além de algumas composições próprias.
Dia 25 de Julho - Sábado - 21hs
Sala ArtAud Nas Nuvens - Passeio Santa Fé - Rua Conceição, 180 - Centro - Ubatuba
Ingressos: R$ 6,00 (inteira) / R$ 3,00 (meia)
Informações e reservas: (12) 9178.8452 - Patrícia / celebreirosubatuba@gmail.com

Notícias FUNDART

Folia do Divino inicia Romaria e Revive Tradição secular - O grupo de Folia do Divino iniciará pelo Bonete (sul) a Romaria do Divino Espírito Santo, no próximo sábado. O acesso à Praia do Bonete será feito de barco, partindo da Praia de Fortaleza.
Anualmente o grupo visita capelas e residências ao norte e sul do município e representa uma tradição centenária. O Divino Espírito Santo é representado por uma pomba (sinônimo de mensageiro) e possuidor de sete dons: Sabedoria, Entendimento, Ciência, Conselho, Fortaleza, Piedade e Temor a Deus. Daí, quase sempre a pomba, que representa possuir sete raias ou sete fitas.
A cor vermelha predominante tanto nas flores como nos andares e nos arranjos da Igreja representa para uns a chama, ou luz da qual o Divino é portador e para outros o amor, pois para a Igreja o amor é representado pela cor vermelha.

A Frôr da Roça em Ultima apresentação - A comédia A Frôr da Roça que alcançou grande projeção e público em toda a sua trajetória vai encerrar, no próximo sábado, 25, sua carreira, pelo grupo Teatral Abençoados por Cunhambebe, no Auditório Fundart.
Com texto e direção de Heyttor Barsalini (professor de teatro da Fundart), a peça tem no elenco Alex Sander, Fernando Moreno, Isabelle Inglese, Luiz Ballio, Marcelo Sarkis, Vanda Galvão, Vanessa Santos e Igor.
A peça gira em torno de uma família caipira, às voltas com o casamento da filha Clotilde Rosa (a frôr da roça) e um dos personagens é caiçara, morador da Casanga, em Ubatuba, que vai visitar a família.
Sábado, às 21 horas no Auditório Fundart. Ultima Apresentação. O ingresso custa R$ 5,00 e a censura é livre.

História do Divino Espírito Santo Em Ubatuba - No próximo dia 26 termina a exposição: História do Divino Espírito Santo em Ubatuba, sediada no Sobradão do Porto. A mostra apresenta aspectos que resumem a centenária trajetória dessa manifestação religiosa em Ubatuba.

Cursos Fundart: Aulas retornam em Agosto - No próximo dia03 de agosto recomeçarão as aulas dos cursos da Fundart.
Artes Circenses, Teatro, Ballet, Jazz, Cerâmica (adulto), Cerâmica (infantil), Violão, Piano, Capoeira, Pintura em Tela, Desenho, Pintura Infantil, Contação de Causos, Dança de Rua, Aquarela, Sapateado (iniciante e preparatório), Rabeca e Macheto, Dança do Ventre.
Solicitamos que os inscritos confirmem suas matriculas, pelos telefones: 38337000/7001, por e-mail ou pessoalmente.

Associação Comercial recebe o Ballet da Fundart Em Festa Junina - Grupo se prepara para Festival em Campos. A oficina de Dança da Fundart – Ballet, participou da Festa Julhina da Associação Comercial e Industrial de Ubatuba no ultimo dia 22, quarta-feira, apresentando coreografia alusiva ao evento com muitas cores e bandeiras. No momento a professora Alessandra Penha prepara o grupo para o Festival de Dança de Campos do Jordão, em agosto.

Sexteto Caiçara grava Hino Nacional Brasileiro e Ubatuba Sim - O Sexteto Caiçara, grupo musical de nossa cidade, conhecido e requisitado pela qualidade de seu trabalho, gravou recentemente o nosso Hino Nacional e o de Ubatuba, que serão utilizados oficialmente, nas solenidades da Prefeitura Municipal. A estréia foi no ultimo dia 21 quando o Prefeito Eduardo César recepcionou a delegação oficial da cidade de Kouga, da África do Sul.

Vem aí:
a 5ª Caiçarada - Festival de Cultura Popular de Ubatuba - De 21 a 29 de Agosto (Mês do Folclore).
Concurso Literário Ubatuba / 2009 - Inscrições serão abertas em Agosto
Poesia – Conto – Texto de Teatro
Aguarde! (Fonte: Fundart)

Assaltante morre após trocar tiros com policiais no Itaguá

Ubatuba – O jovem R.S.T., 16 anos, morreu após trocar tiros com três policiais da Força Tática no início da noite da última quarta-feira, por volta das 20h.
A morte ocorreu enquanto ele e mais dois homens fugiam depois da realização de um assalto a uma residência, situada na Rua Verano Damas, na altura do número 630, na região central do município.Apesar de ter recebido a denúncia, feita pelo próprio dono da casa, O.J.O., 45 anos, os policiais estavam em patrulhamento pelas imediações. Segundo informações da 3ª Companhia da Polícia Militar, os infratores estavam em duas bicicletas e tinham roubado quatro relógios, um par de tênis, bijuterias e mais R$ 400 em dinheiro. Eles tentavam fugir no sentido do bairro Estufa 2.
A troca de tiros teve início quando os policiais os abordaram e quando R.S.T. saltou da garupa de uma das bicicletas e efetuou os disparos. Para se defender, os policiais revidaram e o atingiram. Em seguida, um dos assaltantes que conduziam um das bicicletas também atirou contra os PM’s, porém, logo fugiram novamente. Ferido, o bandido foi levado pela viatura da corporação ao Pronto Socorro Central, mas não resistiu. Na unidade de saúde, ainda esteve A.G.C., proprietário de uma padaria, que também foi alvo da ação do infrator e de seus comparsas.
Já a arma, um revólver calibre 38, com seis polegadas, niquelado, com cabo de madeira e capacidade para seis munições, foi apresentada no 1º Distrito da Polícia Civil. Os outros dois comparsas, por sua vez, não foram localizados. (Fonte: Imprensa Livre)


Clique para acessar o site

CINEMA

Cine Porto – 3833 -2066
24/07 a 30/07/2009

“A ERA DO GELO 3” - Dublado

Ás 14:30 hs-16:20 hs-20:10 hs.

“A MULHER INVISÍVEL”
Com Selton Mello e Luana Piovani !!!!!
Ás 18:10 hs - 22:00 hs.


Durante o mês de Julho não teremos a”QUARTA MALUCA”
Nosso site : www.cinemasdolitoral.com.br

Em algum lugar do passado

Ubatuba - Releitura da musica tema do filme "Em algum lugar do passado" com imagens de Luiz Tolosa e edição e Emilio Campi:


 

Poesia Topo

Anuncie


Tempo de acordar

Aprendiz de vivente,
abra os olhos,
acorde do pesadelo
para apreciar a música
que vem lá de fora.
É de novo Elias no cavaquinho,
Jorginho no violão
e Maneco Almiro na rabeca.
Não duvide
e aproveite e vá contar
nos galhos da árvores fruteira
e veja que estão todos lá...
os sabiás.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Parabéns pelo excelente trabalho do 4º Caraguá A Gosto

Através deste deixamos nossas congratulações pela organização e principalmente DIVULGAÇÃO do 4ºCaraguá A Gosto.
Foi uma grata surpresa chegar em Caraguá, após duas semanas de ausência e deparar com outdoor e a placa em frente ao Museu divulgando o evento.
Ainda não vimos os impressos, mas pela amostra da divulgação...
Parabéns ao Secretário de Turismo George Hilf e para nossa amiga secretária do CONTUR Selma Gallo.

Mirian Patitucci
Presidente do CONTUR CARAGUATATUBA
Caraguá, SP

Prefeito

E a prefeitura de São Sebastião? Lembro-me que o prefeito eleito, Ernani, assumiu a prefeitura. Mas ele continua vivo? Se ainda esta vivo, por anda o nosso prefeito Ernani ? Vc tem ouvido falar dele?
E as obras q. havia prometido em campanha!
Se vc tiver alguma informação, agradeço.

Moacyr Colli Junior
São Sebastião, SP

Ampliação do Porto
Irineu Nalin

Recebo e-mail originado do “Movimento nossa ilha mais bela” contrário a ampliação do porto de São Sebastião. Defendo o exercício de cidadania, essa participação é o caminho para aperfeiçoamento democrático. Nesse sentido, acabo envolvido. Alguns argumentos do manifesto são válidos outros levados pela emoção deixam de lado a razão.
Vejamos: as condicionantes da natureza privilegiam o canal como o melhor atracadouro de nossa costa e que por razões históricas de concessão priorizou Santos; os fatores econômicos são mais fortes; a industrialização do Vale impôs novas demandas; não se pode conceber um porto moderno sem ferrovia; a comunidade deve participar atentamente exigindo um sério estudo de impacto ambiental e a atualização da
viabilidade econômica, etc.
São Sebastião perdeu o bonde na história. No passado chegou até haver cerimônia de pedra fundamental da ferrovia. No Governo Laudo Natel a Secretaria dos Transportes, através do Dep. Hidroviário contratou um estudo de viabilidade econômica, realizado pela Brasconsult – Engenharia de Projetos S.A. Verifico nesse relatório final de 74 pg. que a proposta pouco difere da atual.
O mais significativo é que depois de 37 anos desses estudos as áreas propostas como retro porto, pátio ferroviário, silos, etc. foram ocupadas pela urbanização. Se os governantes estivessem seguros da necessidade de um porto significativo e não marginal, deveriam ter preservado essas áreas. O próprio poder público tomou conta desse espaço, implantando equipamentos como Centro Esportivo, Fórum, liberando loteamentos e urbanizando o bairro do Topo. Naquela época toda essa área do Topo, Varadouro até a praia Grande estava desocupada. Essa limitação acaba conduzindo mais a necessidade do aterro do Araçá que já era previsto como também o terminal de containers. Mas, sem muito espaço nunca poderá ser um porto moderno, onde se aplica o conceito complexo porto-indústria.
Naquele estudo os consultores trabalharam com hipóteses centradas na exportação de milho e importação de carvão destinado a Cosipa.
Atualmente o perfil é outro e o milho é canalizado por Paranaguá e Santos. Foram indicados sistemas por duto e teleférico e para a ferrovia cinco alternativas de traçados, ligando o porto ao planalto, via São José dos Campos e Anel Ferroviário, com rampas de 1% a 2% e trajetos em túneis que variavam de 40% a 76% e ainda uma ligação de menor distância e custos a Santos, via Piaçaguera, com rampas de 1,5% e 10,4% do traçado em túneis. Os berços da proposta atual são os mesmos daquela, embora nesta, tenham sido deslocados mais ao sul, onde havia sido considerado ser mais vulnerável aos efeitos das correntes.
Durante esse tempo ocorreu parte do aterro no Araçá e em frente à Rua da Praia. O porto ficou estagnado e pouco se mobilizou tanto a favor como contra. A ocupação irregular se espalhou e nada teve a haver com o porto, tome-se, por exemplo, Say, Juquey e Maresias, que estão muito distantes. Isso também ocorre em Ilhabela. Lá o riacho que deságua ao lado da Câmara Municipal recebe a montante, na trilha do Cantagalo lixo e esgoto de ocupações irregulares. Estruturas questionáveis avançam sobre o mar, tanto no continente como na ilha, loteamentos absurdos podem ser vistos na encosta da ilha. Em São Sebastião a verticalização foi barrada, não sei até quando, enquanto em Angra as Usinas Nucleares se consolidam.
E os riscos do transporte do lixo exportado por Ilhabela ou mesmo, como até recentemente, os danos causados por freqüentes acidentes no terminal de petróleo, estão sendo esquecidos.
Precisamos estar atentos e mobilizados, mas com a razão, pois existe uma agravante em Santos que é o calado da barra e os altos custos de dragagem no Valongo. O Estado com o maior PIB do país depende de portos modernos. Vamos exigir o menor impacto ambiental como também melhor compatibilização dos fluxos e integração com os portos de Santos, Paranaguá e Angra, para melhor eficácia dos investimentos do
país.
Deveríamos também questionar nosso modelo de exportação, que poderia gerar mais emprego e valor adicionado. Vultosos investimentos em ferrovia e porto como Tubarão e Itaqui, para entregar minério de ferro, aos chineses, por exemplo, que depois nos enviam panelas de inox de baixa qualidade.

Redigido em 23/07/09
Irineu Nalin
é economista e ambientalista
São Sebastião, SP

 

Nossos Comerciais!

Um dia na S.O.S. Cão Caraguá


Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia do Sapé  © Luciano Cancelier

Praia do Sapé
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editora: Emiliane Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor