Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 27 de Julho de 2009 - Nº 2118 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região
Expedição registra imagens de destroços do helicópero de João Verdi, da AVIBRÁS

Caraguatatuba
Caraguá a Gosto: Comerciantes se reúnem com patrocinadores do evento
Grupo distribui sacolas para lixo nas praias da cidade

Ilhabela
Velejadora ilhabelense vai à Itália para o Mundial da Classe 420
Colucci busca informações na Petrobras sobre recolhimento de impostos de empresas que exploram gás natural
Prefeito de Ilhabela criará Comissão Especial do Transporte Urbano Municipal
Secretaria do Meio Ambiente de Ilhabela solicita verba para revitalização do córrego da Água Branca
Secretaria de Educação espera cerca de 300 pessoas no encontro de professores, gestores e coordenadores
Prefeitura divulga valores arrecadados com IPVA e multas de trânsito
Secretaria do Meio Ambiente de Ilhabela realiza ação com grupo de hipertensos e diabéticos
Aumento de assentos nos ônibus
Empresa de ônibus atende percentual de poltronas destinadas a atendimento preferencial

São Sebastião
Apesar do mau tempo obras seguem em ritmo normal em São Sebastião
Secretário de Esportes busca recursos para enviar equipe de vela ao Canadá
Professores de São Sebastião aproveitam recesso para aprimorar conhecimento

Ubatuba
“Semana de Capoeiragem” acontece em Ubatuba e Paraty
Vigilância Sanitária inutiliza 1.500 kg de frango em situação irregular
Homenagem ao violonista Rafael Altro,
ONG convoca Comissão Organizadora para a Conferência Livre de Segurança Pública

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Expedição registra imagens de destroços do helicópero de João Verdi, da AVIBRÁS

Litoral Norte - Uma expedição organizada pelo Litoral Virtual registrou em vídeo imagens dos destroços do helicóptero de João Verdi, presidente da AVIBRÁS, desaparecido desde 23 de janeiro de 2008. Foram registradas as dificuldades de acesso assim como o local da queda. Confira imagens da expedição no vídeo abaixo:


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Caraguá a Gosto: Comerciantes se reúnem com patrocinadores do evento
Evento começa dia 1º de agosto

Caraguatatuba - Proprietários dos restaurantes inscritos no festival gastronômico Caraguá a Gosto se reuniram nessa quinta feira (23) com os patrocinadores do evento. O encontro foi na Associação Comercial de Caraguatatuba (ACC) para apresentar os produtos e sugestões dos colaboradores.
Dos cerca de 10 patrocinadores, compareceram além da própria ACC, Château Duccos, Baden Baden, M. OFFICER e Marcomar e Caraguá.
A 4ª edição do Caraguá a Gosto que acontece de 1º a 30 de agosto e tem a participação de 22 estabelecimentos, com cerca de 40 tipos de pratos e petiscos diferenciados. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Grupo distribui sacolas para lixo nas praias da cidade
Ação em respeito ao Meio Ambiente integra programação do Falamansa em Caraguá

Caraguatatuba - O sábado será de conscientização sobre os cuidados que as pessoas devem ter com o ambiente em que vivem. Dando continuidade à divulgação do show que gravam em Caraguá na próxima semana, os integrantes do grupo Falamansa farão no município a entrega de 5 mil sacolas para recolhimento do lixo. Eles irão percorrer as praias e os principais pontos da cidade.
As sacolas são de material 100% reciclado, assim como o figurino da banda, feito em tecido extraído de garrafas PET, e o cenário do show. O Falamansa comemora em 2009 uma década na estrada e, em Caraguá, gravará o DVD ’10 anos rindo à toa’. O show será de graça, na Praça de Eventos, a partir das 21h do dia 31 de julho.
Tato, o vocalista da banda, explica que entre as várias justificativas para escolherem a cidade em um episódio tão importante da carreira, está a preocupação que o município tem com o meio ambiente. “Essa mesma preocupação temos em nosso trabalho”, comentou.
Show também é solidário
A apresentação do Falamansa será gratuita e aberta ao público, mas quem quiser pode fazer no local doação de arroz. A ação faz parte da Gincana da Solidariedade, da qual os estudantes das escolas municipais participam. A Praça de Eventos será um grande posto de arrecadação.
Todo alimento arrecadado será contabilizado dia 14 de agosto, em Pindamonhangaba, na data da abertura da gincana, e revertido para as entidades assistenciais do município. A cidade tenta o bicampeonato na Gincana, que também completa 10 anos. O município venceu, em 2008, cidades como Taubaté e São José dos Campos, que até então se revezavam na liderança. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Velejadora ilhabelense vai à Itália para o Mundial da Classe 420

Ilhabela - A velejadora ilhabelense Daniele Cardial embarcou na tarde de ontem, 24, para a cidade de Garda, na Itália, para disputar o Mundial da Classe 420, que será realizado entre os dias 27 de julho e 5 de agosto.
Daniele Cardial disputará a competição ao lado da velejadora Nicole Dali, do Yacht Clube de Santo Amaro, no qual as duas dividem o treinamento entre a Represa Guarapiranga e Ilhabela. No total, serão quatro duplas brasileiras na competição, duas no feminino e duas no masculino.
Daniele Cardial tem o apoio do Yacht Clube de Ilhabela e da Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação – Diretoria Náutica.
Representando Ilhabela, Daniele Cardial espera estar entre as primeiras duplas da América do Sul. “Mesmo sendo verão na Itália, a água costuma ser bem gelada por lá, tendo que ter cuidado dobrado na questão da roupa e estar bem preparada para enfrentar o frio”, declarou Daniele, horas antes do embarque. A dupla é treinada pelo velejador olímpico e panamericano Bernard Arndt, o “Baby”.
Recentemente, Daniele Cardial foi campeã da Rolex Ilhabela Sailing Week, com o veleiro Max, um Skipper 21, do qual Daniele foi timoneira. Na Semana Internancional de Vela de Monotipos de Ilhabela, a velejadora sagrou-se campeã na classe Laser 4.7. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Colucci busca informações na Petrobras sobre recolhimento de impostos de empresas que exploram gás natural

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, acompanhado do Assessor para Assuntos de Petróleo e Gás Natural, Luiz Alberto de Faria, participa nesta sexta-feira (24/07), de uma reunião na Petrobras, onde entregará ao presidente José Sérgio Gabrielli um ofício solicitando informações sobre o recolhimento de impostos, como o ISS (Imposto Sobre Serviços) da empresa que trabalha na perfuração e exploração no Campo de Mexilhão, visando a construção da Unidade de Tratamento de Gás Natural Monteiro Lobato, localizada na cidade de Caraguatatuba.
“Informações dão conta que a obra está sendo feita em águas pertencentes à Ilhabela e, portanto, caberia a empresa recolher impostos a favor do município”, comenta Colucci.
Ainda na reunião, o prefeito de Ilhabela, que também é presidente da Amprogás (Associação dos Municípios Produtores de Gás Natural) da Bacia de Santos, levará um pedido de financiamento da estatal em projetos voltados ao meio ambiente.
A verba seria aos cinco municípios, que segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) são produtores de gás natural. São eles: Ilhabela, Caraguatatuba, Ubatuba, Peruíbe e Iguape.
Aproveitando a visita ao Rio de Janeiro, o prefeito deverá ainda se dirigir a Agência Nacional de Petróleo, colher informações sobre a distribuição de royalties. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeito de Ilhabela criará Comissão Especial do Transporte Urbano Municipal

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, deve assinar na próxima semana uma portaria que cria a Comissão Especial para Acompanhamento e Fiscalização do Serviço de Transporte Urbano Municipal.
Criada inicialmente pelo prazo de 45 dias, podendo ser prorrogada pelo mesmo prazo, a Comissão Especial terá o papel de elaborar um relatório com o diagnóstico completo e propor medidas para melhoria do sistema de transporte urbano municipal. Terá o papel de analisar os pedidos de aumento da tarifa por parte da empresa.
“É uma proposta para que o Poder Executivo haja de forma responsável na fiscalização das concessões de transporte coletivo para que sejam cumpridos todos os princípios da legalidade, comenta o prefeito.
A Comissão Especial será composta de cinco membros, sendo três da Prefeitura de Ilhabela, um da Associação Comercial e Industrial de Ilhabela e um representante de Associação de Moradores. Terá como presidente o secretário de Finanças de Ilhabela, Maurício Calil.
Vale lembrar que o atual contrato de concessão a empresa Auto Viação Ilhabela será expirado em abril de 2010. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Secretaria do Meio Ambiente de Ilhabela solicita verba para revitalização do córrego da Água Branca

Ilhabela - A Secretaria de Meio Ambiente de Ilhabela protocolou na última semana a proposta de financiamento da ordem de R$ 100 mil junto ao Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, recurso este repassado pelo Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).
A verba é destinada para a execução do projeto de revitalização e revegetação das margens do córrego Água Branca, no espaço em que o curso d’água passa pelo centro da cidade.
Mas, segundo a secretária de Meio Ambiente de Ilhabela, Maria Cristina Hirakawa, o projeto tem, além do cunho ambiental, também social e educativo.
“Prevemos no projeto a instalação de um terminal de computador interativo com informações das cachoeiras da cidade, flora e fauna”, explica.
Ainda segundo a secretária, a recuperação da vegetação será feita com mudas recolhidas do Viveiro Municipal.
“O projeto vai ajudar também a parte social, pois encontramos na área seringas e cachimbos utilizados por usuários de drogas, além de camisinhas”, comenta.
Ela finaliza dizendo que o projeto faz parte do Programa Cachoeira Limpa, que visa despoluir rios e melhorar a balneabilidade e qualidade de nossas praias.
A liberação das verbas às propostas aprovadas pelo Comitê de Bacias Hidrográficas deverá ocorrer no ano que vem. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Secretaria de Educação espera cerca de 300 pessoas no encontro de professores, gestores e coordenadores

Ilhabela - A equipe da Secretaria de Educação de Ilhabela está preparando um encontro de professores, gestores, coordenadores e representantes de entidades conveniadas, que vai acontecer no próximo dia 31 de julho, a partir das 9h, no Esporte Clube Ilhabela.
De acordo com a secretária, Lídia Sarmento, a reunião vai contar com cerca de 300 pessoas e servirá para fazer um resumo das atividades desenvolvidas durante o primeiro semestre na rede municipal de ensino de Ilhabela. “Queremos mostrar para todas as pessoas envolvidas na educação um panorama geral, ou seja, a secretaria como um todo, porque muitas vezes eles acabam tendo contato apenas com as unidades em que trabalham”, explica.
Lídia conta que está otimista para o encontro e também para as atividades que serão desenvolvidas no segundo semestre. Segundo ela, na reunião será apresentado o caderno de apoio das turmas de educação infantil e 1º ano do terceiro bimestre. “Este material vem com uma novidade, fomos contemplados pela editora com o material todo colorido porque em agosto temos o folclore e em setembro o aniversário da cidade”, ressalta.
Outra novidade irá contemplar as turmas de 1º a 5º ano. Os alunos receberão cadernos de apoio nas aulas de inglês, implantadas no início do ano com o objetivo de incentivar desde cedo o contato com uma segunda língua, essencial para quem mora em uma cidade turística. A implantação da nova matéria já está dando resultado e segundo ela, a aceitação das crianças foi surpreendente. São 10 professores capacitados para trabalhar a matéria, o material de apoio do professor foi criado em cima de dois personagens infantis: a Mag e o Petter para que os alunos aprendam brincando.
Mag e Petter foram desenhados e acabaram ganhando vida, já que os alunos se identificam com os personagens por vivenciarem a mesma realidade. O conteúdo de inglês é passado pelos professores em sala de aula conforme os passeios e aprendizados de Mag e Petter. Dessa maneira as crianças memorizam expressões e vocabulários de acordo com o que os personagens falam e fazem. O início das aulas está previsto para o dia 3 de agosto. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura divulga valores arrecadados com IPVA e multas de trânsito

Ilhabela - Em resposta ao requerimento 475/09, do vereador José Reis de Jesus Silva, solicitando informações em relação ao dinheiro arrecadado no município com multas e IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor), o Poder Executivo informa que o IPVA é um imposto arrecadado pelo estado, sendo que 50% do valor voltam para o município.
Conforme a resposta do prefeito, a receita do IPVA não exige vinculação na despesa e os valores arrecadados são aplicados em folha de pagamento de pessoal e no pagamento de diversos credores.
Quanto à multa de trânsito, 95% são repassados ao município e o restante vai para o FUNSET (Fundo Nacional de Segurança e Educação no Trânsito).
Os recursos das multas foram aplicados em manutenção de veículos, pagamentos dos membros do JARI, folha de pagamento dos agentes de trânsito e contribuição do FUNSET.
Valor de Arrecadação do IPVA:
Janeiro/2009 - R$ 1.032.197,99
Fevereiro/2009 - R$ 540.533,70
Março/2009 - R$ 412.037,63
Abril/2009 - R$ 95.595,20
Valor de Arrecadação com as multas de trânsito
Janeiro/2009 - R$ 117.941,59
Fevereiro/2009 - R$ 44.463,93
Março/2009 - R$ 45.502,85
Abril/2009 - R$ 71.547,71 (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Secretaria do Meio Ambiente de Ilhabela realiza ação com grupo de hipertensos e diabéticos

Ilhabela - A equipe de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de Ilhabela, em parceria com a Secretaria da Saúde, realizou nesta sexta-feira (24/7) uma ação com o grupo de hipertensos e diabéticos no PSF da Barra Velha. A atividade que foi desenvolvida em continuidade ao Projeto Futuro com Responsabilidade visa desenvolver a conscientização dos moradores quanto à separação correta do lixo, partindo do princípio de que pequenas atitudes tomadas no dia a dia podem melhorar a qualidade de vida das pessoas.
A limpeza pública municipal realiza a coleta diferenciada, ou seja, a separação do lixo comum dos recicláveis. Nas residências essa separação dever ser realizada com freqüência pelos moradores. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Aumento de assentos nos ônibus

Ilhabela - Em resposta ao requerimento 442/09, do vereador Ernaninho (PSC), que solicita informações à gerência da empresa de transportes coletivos da cidade, Ecobus, sobre a possibilidade de aumentar o número de poltronas reservados às pessoas com atendimento preferencial, a gerente administrativa da empresa, Fábia Barbosa Alves informa que 10% dos assentos nos veículos são reservados para idosos, atendendo a lei 10.741/03.
De acordo com ela, cada veículo possui oito assentos destinados às pessoas com atendimento preferencial, e todos os lugares são identificados com placas.
Fábia disse que a empresa está operando com o dobro da quantidade limite imposto pela lei. Quanto ao uso indevido dos assentos, ela explica que os avisos existem e devem ser respeitados pelos usuários.
Na ocasião da votação do requerimento, o autor da propositura argumentou que há poucos lugares disponíveis para esse tipo de atendimento e em virtude disso, muitos se sentem prejudicados. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Empresa de ônibus atende percentual de poltronas destinadas a atendimento preferencial

Ilhabela - Em resposta ao requerimento 442/09, do vereador Ernaninho (PSC), que solicita informações à gerência da empresa de transportes coletivos da cidade, Ecobus, sobre a possibilidade de aumentar o número de poltronas reservados às pessoas com atendimento preferencial, a gerente administrativa da empresa, Fábia Barbosa Alves informa que 10% dos assentos nos veículos são reservados para idosos, atendendo a lei 10.741/03.
De acordo com ela, cada veículo possui oito assentos destinados às pessoas com atendimento preferencial, e todos os lugares são identificados com placas.
Fábia disse que a empresa está operando com o dobro da quantidade limite imposto pela lei. Quanto ao uso indevido dos assentos, ela explica que os avisos existem e devem ser respeitados pelos usuários.
Na ocasião da votação do requerimento, o autor da propositura argumentou que há poucos lugares disponíveis para esse tipo de atendimento e em virtude disso, muitos se sentem prejudicados. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Apesar do mau tempo obras seguem em ritmo normal em São Sebastião

São Sebastião - Apesar do mau tempo, os trabalhos da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Seop (Secretaria de Obras Públicas), continuam a todo vapor e estão dentro do cronograma previsto pela pasta.
Iniciada no dia 24 de junho, algumas das obras do Pacote 2009, anunciado na primeira quinzena do mês passado, a exemplo da pavimentação da rua Simeão Caldeira, no bairro de São Francisco, na região central da cidade, estão na reta final.
Dentro do projeto de revitalização e acessibilidade das vias públicas do Centro Histórico, a rua São Gonçalo, além da pavimentação contará com drenagem e a tubulação elétrica com prazo de entrega para 90 dias. Mesmo com as chuvas, as equipes da Seop – que também executam serviços na Manuel Ladislau de Mattos – mantém um ritmo normal de trabalho. “Estamos cumprindo o cronograma; não estamos nem adiantados e muito menos atrasados”, disse o diretor de Obras, engenheiro Manuel Corte. Os trabalhos em ambas as ruas haviam sido iniciadas pela gestão anterior, porém foram embargados por não terem autorização do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).
Em relação à reforma do Centro Paula Souza Etec/Fatec no Porto Grande, na região central da cidade, Manuel Corte informou que a obra está em fase de conclusão. Embora não façam parte do Pacote 2009, a drenagem do lixão da Baleia e da vila Sahy, ambos na Costa Sul do município, e o piso do galpão da Copersuss (Cooperativa de Sucata de São Sebastião), estão – igualmente – em fase de conclusão. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Secretário de Esportes busca recursos para enviar equipe de vela ao Canadá
O secretário de Esportes de São Sebastião, Wladimir Rodrigues dos Santos, está em busca de recursos financeiros para enviar a equipe municipal de vela para o Campeonato Mundial a ser realizado em agosto no Canadá.

São Sebastião - Segundo explicou, o montante é considerável e a captação de recursos é essencial para que os alunos matriculados no projeto “Ventos & Velas”, da Seesp (Secretaria de Esportes), disputem as provas em solo estrangeiro. “Os garotos são bons, prova disso foi o resultado que obtiveram na 36ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela”, disse o secretário referindo-se às seis medalhas conquistadas pela equipe: duas de ouro e três de bronze.
Formada por 20 velejadores, o time sebastianense disputou nas classes Optimist, Dingue e Byte. No Optimist, o destaque ficou por conta do velejador Pedro Luiz Marcondes Correa, campeão na categoria Principiante. Na classe Dingue, quem se destacou foi Givago Pontes ao conquistar a medalha de bronze na categoria Infantil. A dupla feminina Laleska dos Santos e Jade Itavo ficou com a terceira colocação na categoria Estreante. No Byte, o campeão foi Michael Louzada; Pedro Paulo Grangeiro ficou com a medalha de bronze.
A Semana Internacional de Vela foi realizada de 17 a 19 de julho no Canal de São Sebastião. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Professores de São Sebastião aproveitam recesso para aprimorar conhecimento

São Sebastião - A Secretaria da Educação de São Sebastião (Seduc) encerra hoje, dia 24, uma capacitação para cinqüenta professores inscritos, da rede municipal de ensino, com o desenvolvimento de temas para a melhoria da prática pedagógica em sala de aula.
Nesta segunda semana de recesso escolar, de 20 a 24 de julho, foram tratados assuntos como planejamento, fases de aquisição da leitura e escrita, fases do desenvolvimento do desenho da criança, jogos e suas implicações, além da estruturação de textos e contação de histórias.
Também foram convidadas para a semana de capacitação as professoras Maria Rosana Moreira Ribeiro, com o tema “Rotina Escolar” e Izilda Moreira Silva, para desenvolver o assunto “Métodos de Alfabetização”.
A capacitação teve a coordenação da professora Cilmara Moraes Missia. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Hotel Villa Di Capri

“Semana de Capoeiragem” acontece em Ubatuba e Paraty

Ubatuba - Tem início, no dia 28, a Semana da Capoeiragem, que acontecerá em diversos lugares, entre Ubatuba e Paraty. Estarão presentes diversos mestres, de diferentes cidades do país, realizando oficinas e rodas de capoeira, pelo valor simbólico de R$10,00. Os locais dos eventos são Associação de Moradores e Amigos do Corcovado (AMAC), Sede da Escola Samba de Itaguá, Quilombo do Campinho, em Paraty; entre outros.
A Semana da Capoeiragem está sendo realizada por um conjunto de entidades: Ajuntamento Juçareiro Angoleiro, Movimento Cultural Capoeira de Angola Guayamuns, Associação de Capoeira Mandinga de Angola e GECANG - Grupo de Capoeira Angolinha. Para mais informações, ligue: (12)38482682 ou escreva para o e-mail: guanxuma@hotmail.com .

Confira a programação e participe:

28/7 – 19h – Oficina e roda de capoeira com Mestre Jaburu (Porto Alegre-RS)
Local : Associação de Moradores e Amigos do Corcovado (AMAC) – Ubatuba
29/7 – 19h –Oficina de capoeira com Mestre Jequié (Ubatuba-SP)
Local: (Sede da Escola Samba de Itaguá) – Ubatuba Contribuição R$10
30/7 - 19h – Oficina de capoeira com Mestre Jaburu
Local: (Sede da Escola Samba de Itaguá) - Ubatuba Contribuição R$10
31/7 – 19h – Oficina de capoeira com Mestre Angolinha (RJ)
- 20h30 – Roda com os Mestres Jabuu, Jequié e Angolinha
Local: (Sede da Escola Samba de Itaguá) – Ubatuba - Contribuição R$10
01/8 - 14h – Oficina com os Mestres Jaburu, Angolinha e Jequié -
Contribuição R$20
18h – Roda de capoeira com os Mestres
Local: CEMBRA - Paraty
02/8 – 12h – Domingueira com feijoada, samba, capoeiragem e a presença
dos Mestres
Local: Quilombo do Campinho - Paraty
AMAC: Próximo ao fim da linha do ônibus CORCOVADO
Escola da Samba de Itaguá: Rua Saturno, 111, atrás da padaria São
Marcos, Bairro Itaguá.
CEMBRA: Próximo à entrada do Centro Histórico de Paraty
Quilombo do Campinho: BR 101, KM 548 – Paraty (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Vigilância Sanitária inutiliza 1.500 kg de frango em situação irregular
O consumidor precisa estar ciente que um produto barato pode representar um sério problema de saúde pública

Ubatuba - A Superintendência de Proteção à Saúde de Ubatuba, por meio da Vigilância Sanitária inutilizou, na tarde desta quinta-feira, 23, 1.550 frangos, totalizando um peso de cerca de 1,5 toneladas, que foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal, que seriam comercializados ilegalmente no município. O material estava sendo transportado em uma caminhonete, vinda da cidade de Gonçalves, em Minas Gerais.
O fiscal de Saúde Pública, Antenor Benetti, afirma que, embora o produto estivesse em caixa com gelo, não havia nenhum registro que comprovasse a procedência e a responsabilidade por ele. “Os produtos de gênero alimentício precisam conter na embalagem o registro do Serviço de Inspeção Federal (SIF), além de informações que mostrem como e onde foi abatido.”
Benetti explica ainda que o frango precisou ser inutilizado, por representar risco à saúde pública. “Se é um produto que não pode ser vendido, também não poderia ser doado. Eles foram inutilizados com desinfetantes e corantes e depois encaminhados para a plataforma de transbordo de lixo. O fiscal aproveitou para fazer um alerta: “Muitos vendedores clandestinos costumam vir para cá, oferecendo produtos como iogurtes, queijos e carnes. O consumidor precisa estar ciente que um produto barato pode representar um sério problema de saúde pública. É preciso ficar claro que não queremos prejudicar o trabalho de ninguém, mas é nosso dever zelar pelo bem da população.”
A Vigilância Sanitária aceita denúncias, pelo telefone 3832-6810. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Homenagem ao violonista Rafael Altro
Dia 1º de Agosto, as 21hs, na Sala ArtAud Nas Nuvens

Ubatuba - O compositor e violonista Rafael Altro apresentará obras de grandes compositores e músicas próprias.
"Homenagem" mostra datas comemorativas no cenário violonístico em 2009. Villa-Lobos (50 anos de morte), Leo Brouwer (70 anos de nascimento), Isaac Albeniz e Francisco Tárrega (100 anos de morte). Além dessas efemérides, Rafael apresentará composições próprias que farão parte de seu CD autoral "Homenagem". Autoditada, o músico paulista comemorou 20 anos de carreira em 2008. Participou dos CDs "Ritmos do Brasil - Música do Norte" e "Momentos de Reflexão -vol. 2" pela gravadora Paulus.
O espetáculo contará ainda com a participação especial da Camerata de Violões de Ubatuba, que abrirá a noite.
Serviço:
"Homenagem", com Rafael Altro
Sala ArtAud Nas Nuvens - Passeio Santa Fé - Rua Conceição, 180 - Centro - Ubatuba
Dia 1º de Agosto, Sábado, 21hs
Ingressos: R$ 10,00 / R$ 5,00 (meia entrada para estudantes, professores e melhor idade)
Informações e reservas: (12) 9178.8452 - Patrícia / celebreirosubatuba@gmail.com
Apoio:
Hotel São Nicolau
Restaurante Rei do Peixe
Restaurante Tagarela
Restaurante O Marinheiro
Design no Trópico
Zanotto Digital
Papillon Buffet e Eventos
Ubatuba em Revista
Rádio Gaivota FM
Realização: OSC Celebreiros Ubatuba

ONG convoca Comissão Organizadora para a Conferência Livre de Segurança Pública

Ubatuba - O Brasil, pela primeira vez em sua história, realizará em agosto de 2009 a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg). Toda a sociedade, servidores das instituições de segurança pública, igrejas, mídias e organismos internacionais poderão contribuir na formulação de políticas públicas de recoesão social.
A ONG CIDADE & CIDADÃO está convocando diversos segmentos da sociedade de Ubatuba para a realização da Conferência Livre de Segurança Pública que ocorrerá no próximo dia 30/07, das 18h às 21h, no Plenário da Câmara Municipal de Ubatuba.
O objetivo é ampliar a discussão e apresentar propostas do município sobre este tema, que se apresenta como preocupação em nossa cidade e a 3ª prioridade em nosso país.
Entidades como o Sindicato dos Bancários, APEOESP, Sindicato dos Servidores Municipais, Corporação da Guarda Municipal de Ubatuba, Associação dos Guardas Municipais de Ubatuba, Policia Militar, Policia Civil, Conselhos de Saúde, Conselho Tutelar, Criança e do Adolescente, entre outras, estão convidadas.
Mais informação: Gerson Florindo: 12-97620052 gersonflorindo@gmail.com
 


Clique para acessar o site

CINEMA

Cine Porto – 3833 -2066
24/07 a 30/07/2009

“A ERA DO GELO 3” - Dublado

Ás 14:30 hs-16:20 hs-20:10 hs.

“A MULHER INVISÍVEL”
Com Selton Mello e Luana Piovani !!!!!
Ás 18:10 hs - 22:00 hs.


Durante o mês de Julho não teremos a”QUARTA MALUCA”
Nosso site : www.cinemasdolitoral.com.br

Em algum lugar do passado

Ubatuba - Releitura da musica tema do filme "Em algum lugar do passado" com imagens de Luiz Tolosa e edição e Emilio Campi:


 

Poesia Topo

Anuncie


Memória das noites

Quando vivíamos
longe da civilização
e a melhor tecnologia
para clarear a escuridão
eram as preces a Deus
e a luz do lampião,
a gente dormia com as galinhas.
Mal o urutau piava
e já estávamos espichados,
nas tarimbas adormecidos.
Lá fora podia desabar o mundo,
e continuávamos no estado de suspensão
entre a vida e a morte: o sono profundo.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Plano Municipal de Turismo

Já que o famigerado plano sequer entra no papel, vamos lembrar os dirigentes desta Cidade de alguns trechos do Plano Diretor sancionado em 15 de dezembro de 2006 pelo Exmo.Sr. Prefeito Eduardo de Souza César.
Diz logo de inicio no seu:
Art. 2º - A política municipal de desenvolvimento econômico, social, urbano e ambiental do Município de Ubatuba se fará através de políticas públicas elaboradas a partir da definição e fixação de vetores básicos de desempenho econômico,
Art. 3º - A definição e fixação dos vetores básicos de desempenho econômico tem por objetivo preservar, valorizar e desenvolver as vocações peculiares do Município, aqui consideradas fontes tradicionais de geração de recursos econômicos,
Art. 4º - São consideradas vocações peculiares do Município as condições naturais que propiciam ações de interesse econômico historicamente originadas, de forma espontânea, no território de Ubatuba e que tem, como base de sua sustentação, o uso e o aproveitamento dos recursos naturais, da paisagem e das características próprias de sua cultura popular.
Nos artigos 17 e 21 o Turismo é a primeira opção para o desenvolvimento econômico:
§ 1º - Ficam definidos como subgrupos dos vetores básicos mencionados no caput, dentre outros, os seguintes:
I. Do turismo: a hospedagem, a náutica, o ecoturismo, o turismo de aventura, o entretenimento, a gastronomia, a cultura popular, esportivo, serviços turísticos.
Nota: onde entra até agora o Centro de Convenções e o Turismo de Negócios? Onde está a participação popular na elaboração destes projetos? A Oligarquia que se tem na Cidade e que trabalha para a execução deste Centro devem ler o Plano Diretor. Recomendo também ao Sr. Secretário de Turismo.
Art. 23 - Considera-se o Turismo como vetor básico de desempenho econômico em razão das características históricas da região e do Município, consolidadas como vocação prioritária no desejo expresso pela vontade popular manifestado nas consultas que precederam a elaboração do Plano Diretor.
Portanto prioritário.
Art. 57 - É objetivo da política pública do Ecoturismo apresentar, valorizar e divulgar o Município como uma das principais reservas de Mata Atlântica do mundo.
Art. 58 - É diretriz da política pública do Ecoturismo a atuação do Município em conjunto com as unidades de conservação, visando o crescimento do ecoturismo.
Art. 59 - São ações estratégicas da política pública do Ecoturismo:
I. Implantar as ações propostas nos Planos de Manejo das unidades de conservação;
II. Valorizar, divulgar e promover ações que visem a visitação das unidades de conservação;
Apesar de daqui a 4 meses o Plano Diretor fazer seu 3º aniversário, até o presente momento foi feita para "Inglês Ver" como não conheço nenhum inglês aqui, recomendo aos leitores uma passada de olhos no Site www.ubatuba.sp.gov.br/planodiretor
Quanto as outras atividades e ou os citados Centro de Convenções e Turismo de Negócios, poderiam vir após a implementação daquilo que é prioritário e que contempla a grande maioria da população em todo o território Municipal. Seriam como as Cerejas do Bolo.
Grifos meus.

Fernando Pedreira
Ubatuba, SP

 

Nossos Comerciais!

Um dia na S.O.S. Cão Caraguá


Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia do Sapé  © Luciano Cancelier

Praia do Sapé
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editora: Emiliane Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor