Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 28 de Julho de 2009 - Nº 2119 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região
MÓDULO finaliza os trabalhos da 3ª edição do Congresso Paulistano de Educação Física Escolar

Caraguatatuba
Diretores de escolas e creches tiram dúvidas sobre gripe A
Chuva compõe clima alternativo em intervenção francesa na cidade
Minha Árvore entra em prática com plantio de mudas no centro da cidade
Ciase compartilha atividades em blog
Caraguá é a melhor da Copa São Paulo de Mountain Bike
Evento marca abertura da Copa Caraguatatuba de Futebol
Nhoque da Sorte no Valentin Restaurante & Bar

Ilhabela
Saúde e Educação desenvolvem planos de prevenção contra a gripe suína na volta às aulas
Ilhabela promove 2ª Conferência Municipal de Assistência Social na próxima sexta
Secretaria de Esportes divulga aviso de regata da 2ª etapa do Circuito Ilhabela de Monotipos
I Arraiá da Solidariedade movimenta fim de semana em Ilhabela
Comsbea inicia avaliação de trabalhos do concurso de personagens sobre posse responsável
Balcão de Empregos de Ilhabela está com 21 vagas
Ilhabela Rugby Clube vence o Armada Rugby por 110 a 0
Equipes de futebol sub 15 e 17 realizam intercâmbio em Ilhabela

São Sebastião
Rede de ensino municipal poderá ter cargos para professor de informática
Prefeitura suspende por 10 dias reinício das aulas nas escolas municipais
Conferência de Assistência Social reúne comunidade para discutir melhorias no sistema
Festa de Santana encerra com missa solene no Pontal da Cruz
Literatura, dança e música atraem bom público ao teatro no Sintonia de Inverno
Primeira dama participa de encerramento de curso no Ciama

Ubatuba
Fundart abre inscrições para 2º Festival de Viola “João Alegre”
Diminuição no repasse de verbas federais atinge prefeitura de Ubatuba
Ubatubense Luana Coutinho sobe ao pódio no SuperSurf

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

MÓDULO finaliza os trabalhos da 3ª edição do Congresso Paulistano de Educação Física Escolar
Associação será criada para favorecer o desenvolvimento da Educação Física Escolar

Litoral Norte - O Centro Universitário Módulo promoveu, entre os dias 22 e 24 de julho, a 3ª edição do Congresso Paulistano de Educação Física Escolar (CONPEFE). Sob o tema "Educação Física Escolar: saberes docentes e cotidiano educacional", o evento proporcionou uma série de debates e trocas de experiências entre os profissionais da área e estudantes que acompanharam os trabalhos.
Realizado na cidade de Caraguatatuba, o CONPEFE recebeu representantes de grupos de estudos de diferentes instituições de ensino públicas e privadas brasileiras. Estiveram presentes estudiosos da USP, UNESP, UNICAMP, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação Física de Muzambinho, Unitau, entre outras. Mais de 170 participantes foram inscritos para o evento.
Durante o evento, foi aprovada a criação de uma associação que buscará favorecer o desenvolvimento e significado da Educação Física Escolar. "Esta área tem recebido pouca atenção das autoridades e até dos próprios educadores. O CONPEFE busca ampliar as discussões sobre os componentes curriculares e motivar os participantes quanto às questões do cotidiano escolar", declara Daniel Carreira, reitor do Módulo e presidente da comissão organizadora dos trabalhos.
Também fizeram parte da Comissão Científica da 3ª edição do CONPEFE: Walter Roberto Correia, Mauro Betti, Suraya Cristina Darido, Marcos Garcia Neira, Nara Rejane Cruz de Oliveira, Roberto Iaochite, Adalberto dos Santos Souza e José Henrique dos Santos.
A produção do encontro estará disponível para consulta em até 15 dias no endereço eletrônico www.efescolar.pro.br e poderá ser consultada e baixada gratuitamente por qualquer professor de Educação Física ou interessado na área. “A construção de saberes e sua socialização com os atores da escola de educação básica é a única forma de contribuição possível para a alteração da realidade deste componente curricular em nossa sociedade”, afirma Daniel Carreira.
Sobre o Módulo - Fundado em 1988, o Centro Universitário Módulo é a maior e mais tradicional instituição de ensino superior do Litoral Norte de São Paulo. Oferece 26 cursos de graduação, além de cursos de pós-graduação e de extensão. Os campi Centro e Martim de Sá reúnem mais de 3 mil alunos, 100 professores e 100 funcionários. Integra o Grupo Educacional Cruzeiro do Sul, também formado pela Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo-SP) e Centro Universitário do Distrito Federal - UDF (DF), e que tem como objetivo consolidar um grupo de instituições de ensino superior de atuação nacional, reconhecido por sua excelência acadêmica, comprovada pelos indicadores oficiais.
Visite: www.modulo.edu.br


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Diretores de escolas e creches tiram dúvidas sobre gripe A
Profissionais da Vigilância Epidemiológica orientam sobre doenças infectocontagiosas

Caraguatatuba - Diretoras das escolas e creches municipais de Caraguá estiveram reunidas ontem à tarde com profissionais da secretaria de Saúde. Elas receberam orientações e puderam esclarecer dúvidas sobre as doenças de notificação compulsória, como a pneumonia, a hanseníase e a gripe A (H1 N1).
As educadoras foram orientadas sobre os principais sintomas dessas doenças e como devem proceder no caso de identificar algum caso. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Maria Helena Cattani, explicou, por exemplo, que uma pessoa com tuberculose contamina sete pessoas por dia. Na opinião da coordenadora, as professoras podem ajudar a identificar casos de tuberculose e hanseníase na cidade e, desta forma, colaborar no controle e erradicação dessas doenças.
Nesta quarta-feira (29), cerca de 12.600 alunos retomam suas atividades escolares. As professoras deverão orientar os alunos a lavar as mãos com água e sabão com mais frequência, a utilizar os seus próprios copos ou material descartável e a não permanecer em locais fechados.
O secretário de Educação, Laércio Albarici, aconselhou somente que as crianças que estiverem gripadas permaneçam em suas residências. Após se recuperar, o aluno deve entregar à direção da escola uma declaração assinada pelo responsável para justificar as faltas do estudante.
As diretoras também receberam folhetos explicativos sobre a gripe A e os cuidados que devem ser tomados. Os folhetos, produzidos pela assessoria de Comunicação, estão sendo distribuídos nos prédios públicos, em palestras realizadas pela Vigilância Epidemiológica, aos funcionários da prefeitura e população. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Chuva compõe clima alternativo em intervenção francesa na cidade
Intercâmbio com artistas brasileiros rende painel grafitado na Praça de Eventos

Caraguatatuba - A chuva, que poderia ser um empecilho para a realização de um evento ao ar livre, acabou compondo a atmosfera alternativa da visita que artistas franceses fizeram ao município no último final de semana (24 a 26). Eles vieram para intercâmbio cultural sobre cultura hip hop. Antes de partir, o grupo deixou sua marca na cidade: um grande painel de grafite sob o palco da Praça de Eventos. A pintura foi feita, também, por artistas de São Paulo e de Caraguá.
Inicialmente marcada para acontecer na Praça do Caiçara, atrás do Pólo Cultural Adaly Coelho Passos, a intervenção teve que ser transferida de local por causa da chuva. “Embaixo do palco é coberto, mas não deixa de ser urbano e de ter visibilidade do público, ou seja, tem tudo a ver com arte de rua”, comentou a arquiteta da secretaria de Urbanismo, Ana Cristina Dias. Além do painel, os franceses interagiram com os brasileiros também na música, cantando rap.
O grupo chegou a Caraguá na sexta-feira (24), quando almoçaram em um bar à beira mar e seguiram para o horto florestal. A ideia foi, ao apresentar características da região com maior trecho de mata atlântica preservada do Brasil, dar referências das cores, animais e vegetação típicos para a pintura do painel. Por causa do mau tempo, a visita ao bairro Travessão teve que ser cancelada.
No sábado (25) as atividades na Praça de Eventos começaram por volta das 13h. Cerca de 15 artistas participaram da pintura, que teve tema livre. Para o francês Adrion Ladmiral, de 27 anos, essa foi uma oportunidade única. “É interessante ver como a arte se desenvolve nos mais diferentes países”, disse. “Percebemos que nós fazemos muitos prédios, postes e fios de eletricidade, enquanto os brasileiros traduzem a exuberância da natureza e dos corpos de seu país”.
Ação marca Ano da França no Brasil - O intercâmbio de cultura urbana foi comemorativo ao Ano da França no Brasil. Além de Caraguá, o grupo visitou São Paulo e São Sebastião. Nessa semana eles seguem para Fortaleza e Recife. A ideia é levar o debate e a experiência da arte de rua para além dos grandes centros urbanos, além de estimular a troca de informações entre os países participantes. O grafite é considerado uma das formas de comunicação dos grupos urbanos marginais à sociedade. Esse processo é denominado de folkcomunicação, ou comunicação alternativa. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Minha Árvore entra em prática com plantio de mudas no centro da cidade
Projeto de arborização urbana atende às leis de acessibilidade

Caraguatatuba - O projeto de arborização urbana Minha Árvore, da prefeitura de Caraguá, começa a entrar em prática amanhã (28). Cerca de 10 crianças do grupo Protetores do Meio Ambiente participam do plantio das primeiras mudas, a partir das 10h, na Avenida Anchieta. O local receberá 68 unidades divididas entre Ipê Amarelo e Pitangueira.
Desenvolvido pela secretaria de Urbanismo, em parceria com a de Meio Ambiente e com os alunos do Centro Universitário Módulo, o projeto atende ainda às especificações das leis de acessibilidade. Em todas as calçadas em que serão plantadas árvores, haverá 1,20m de área livre para passagem. Esse espaço, chamado ‘rota acessível’, é o determinado pela legislação. “De agora em diante, todas as obras da prefeitura que envolvem urbanismo e paisagismo adequar-se-ão à norma”, garantiu o arquiteto responsável pelo setor, Antonio César Abboud.
Cerca de 800 árvores serão plantadas em todo município. “Apesar de estarmos tão perto da exuberante Mata Atlântica, não desfrutamos no perímetro urbano do frescor e da sombra proporcionada pelas árvores”, explicou Abboud.
Todas as mudas possuem, no mínimo, 1,80m. “É a altura ideal para o plantio. A árvore já está forte o suficiente para ir para as ruas e, desse tamanho, não atrapalham a passagem de ninguém”, explicou Abboud. Estima-se que em cinco anos as árvores cheguem a três metros de altura.
As 33 primeiras mudas da Avenida Anchieta foram doadas pela Organização Não Governamental Onda Verde. Elas serão plantadas no trecho compreendido entre as ruas Guarulhos e Major Aires. “Esse envolvimento da comunidade é primordial, pois eles serão os responsáveis pela manutenção das árvores”, frisou o arquiteto.
O objetivo é atingir pelo menos 30% das ruas com espécies nativas de flores e frutas. A quantidade inicial proposta representa, também, um passo à frente na certificação do Município Verde, programa ambiental proposto pelo governo do Estado. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Ciase compartilha atividades em blog

Caraguatatuba - O Centro Integrado de Ações Sócio-Educativas (Ciase) disponibiliza um blog com fotos das atividades e eventos realizados. O espaço ainda conta com informações sobre os projetos de recreação e esportes.
O endereço é http://ciasecaraguatatuba.blogspot.com/
O Ciase oferece aulas de vôlei, handebol, basquetebol, futebol de salão, tênis de mesa, atletismo, damas, skate, natação, hidroginástica, dança de salão, esportes de raquetes, caminhada orientada e ginásticas rítmica, localizada e adaptada para idosos. Na área de artesanato a comunidade conta também com aulas de crochê.
As inscrições são gratuitas. Os documentos necessários são cópias do RG ou certidão de nascimento e comprovante de endereço. O Ciase localiza-se na rua Henrique Maximiliano Coelho Neto, 100, bairro Travessão. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá é a melhor da Copa São Paulo de Mountain Bike
Atletas foram premiados na última prova disputada em Mogi das Cruzes

Caraguatatuba - Os esportistas do mountain bike de Caraguá tem motivos de sobra pra comemorar. Eles foram agraciados com o título de ‘melhor equipe’ da Copa São Paulo Socobiker’s. A 4ª e última etapa foi realizada no domingo (26) na cidade de Mogi das Cruzes. Os atletas conseguiram vencer as dificuldades impostas pelo percurso de 35 km e alcançaram pódios importantes nas 1ª, 2ª e 3ª posições.
Os participantes enfrentaram um caminho liso e pesado, resultante de dois dias com forte chuva na região de Mogi. Momentos antes da largada o mau tempo deu uma trégua e possibilitou o bom desempenho dos caiçaras. “Fizemos boas marcas e conseguimos atingir nosso objetivo, que era conquistar pódios importantes para o mountain bike de Caraguá”, avalia Pascoal Martinez, o coordenador da equipe.
O secretário de Esportes, Mário Luiz da Silva, ficou satisfeito com o resultado. Ele afirma que a ideia da prefeitura, além de apoiar os atletas de competição, é aproximar o mountain bike das crianças e adolescentes das escolas da cidade para que os jovens também conheçam outras modalidades. “O bom trabalho das equipes deve ser reconhecido e divulgado aos nossos jovens”, disse.
O próximo desafio é a final da maratona Bigbiker, que ocorre no dia 4 de outubro em São Luís do Paraitinga. Além do apoio da prefeitura, os esportistas tem o patrocínio de Pontbike e Proshock.

Resultados 4ª Etapa Copa

Categoria Feminino B
Elisangela Theodoro 3º lugar
Rosana Aparecida 4º lugar
Maria Aparecida Ventura 5º lugar

Categoria Junior
Wolfgang de Olsem 1º lugar

Categoria Master B
Marco Antonio Galdino 5º lugar
Angelo Arantes 8º lugar
Douglas Faria 10º lugar

Categoria Senior A
Zitao 1º lugar
Jefferson Esquerro 5º lugar

Categoria Sênior B
Pascoal Martinez 3º lugar
Alexandre Magno 4º lugar
Antonio Luis Mendes 5º lugar

Categoria Veterano
Marcio Bordelo 1º lugar

Resultado final da Copa São Paulo Sokobiker’s

Categoria Feminino B
Elisangela Theodoro 2º lugar
Rosana Aparecida 3º lugar

Categoria Junior
Wolfgang Soares 2º lugar

Categoria Senior A
Jefferson Esquerro 3º lugar

Categoria Senior B
Pascoal Martinez 2º lugar

Categoria Veterano
Marcio Bordelo 1º lugar
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Evento marca abertura da Copa Caraguatatuba de Futebol
São 34 equipes da cidade divididas entre 1ª e 2ª Divisões

Caraguatatuba - Nesta quarta-feira (29), a secretaria de Esportes de Caraguá dá início à Copa Caraguatatuba de Futebol. Participam 34 equipes, sendo 16 clubes na 1ª Divisão e 18 na 2ª. A abertura acontece a partir das 19h, na sede do Sindicato dos Servidores.
O evento terá presença de autoridades da prefeitura e representantes dos times de futebol participantes. No mesmo dia a secretaria de Esportes divulga a tabela dos primeiros jogos da competição, que iniciam no próximo domingo (02) em vários campos da cidade. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Nhoque da Sorte no Valentin Restaurante & Bar

Caraguatatuba - O Valentin Restaurante & Bar oferecerá aos seus clientes a partir do dia 29 deste mês, o Nhoque da Sorte.
Por magia ou superstição, cada vez mais pessoas procuram restaurantes, todo dia 29, em busca do nhoque.
Saboreando esse prato, acreditam ter sorte por 30 dias seguidos. O Nhoque da Sorte teria surgido na Itália, terra natal do prato. Diz a lenda que um frade andarilho chegou a a uma pequena localidade italiana e bateu à porta de um casal de velhinhos, num dia 29. Pediu um prato de comida e recebe o único alimento que havia: nhoque.
Tempos depois, voltou ao local e contou aos velhinhos que, após comer aquele prato, sua vida mudara para melhor.
Muitos restaurantes paulistanos servem nhoque da sorteo- e o costume chega agora ao Valentin Restaurante & Bar, em Caraguá. Os adeptos do prato garantem que o Nhoque da Sorte ajudou a concretizar projetos, sonhos, arrumar companhias ou favorecer reconciliações. Alguns clientes, para reforçar a sorte, colocam uma moeda de um real sob o prato e guardam o dinheiro por um mês.
O simpático costume de comer nhoque no dia 29 pode ser recente, mas a história do prato é bastante antiga. Foi certamente o primeiro tipo de massa caseira. Supõe-se que o nhoque exista desde os antigos gregos e romanos. O espaguete, o ravioli e companhia vieram bem depois...Na Itália, chamaram-no inicialmente de macarrão. Na Idade Média, porém, já era conhecido com o nome atual. Em portugues, escreve-se nhoque, devido a ascendência tupi-guarani. Em italiano, grafa-se "gnocchi", que significa "algo como pelota, isto é, uma pelotinha de farinha amassada com água". O nhoque começou a ser elaborado com várias farinhas, sobretudo de trigo, arroz e inclusive com miolo de pão. Mas foi a chegada da batata, entre os séculos 16 e 17, que mudou a história do prato.No passado, o nhoque era uma preparação característica das cozinhas do norte e centro da Itália. Hoje, trata-se de um prato de domínio nacional.
No Brasil, onde a imaginação gastronomica desconhece limites, desenvolveram nhoques de batata-doce, mandioca, mandioquinha e milho verde. No Valentin Restaurante & Bar, o chef Clóvis Galdino prepara, diariamente, nhoques de mandioquinha e batata-doce. O nhoque é um dos pratos de maior procura no restaurante. O Valentin fica na avenida Castelo Branco, 151, no bairro do Sumaré. A casa abre de terça a domingo das 12 às 16 horas; de terça a sábado, o Valentin fica aberto das 18 às 23 horas. O restaurante oferece ainda grelhados, outros tipos de massas e frutos do mar. Venha testar sua sorte no próximo dia 29. A gente deseja toda a sorte do mundo prá você(s). As vezes, no entanto, é importante acreditar nas superstições. Será um prazer recebe-lo(s) em nossa casa. Maiores informações: (012) 3882-1200.

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Saúde e Educação desenvolvem planos de prevenção contra a gripe suína na volta às aulas

Ilhabela - Técnicos da Secretaria de Saúde de Ilhabela se reúnem na próxima quarta-feira (29/07) com diretores e coordenadores da Secretaria de Educação para definir as ações que serão tomadas para a volta às aulas, em função dos riscos com o vírus da gripe suína em todo o Brasil. Inicialmente o retorno do ano letivo da rede municipal de ensino está marcado para a próxima segunda-feira (3/8). São 3.504 alunos distribuídos em 20 escolas, entre elas, as oito unidades instaladas nas comunidades tradicionais.
No Hospital Mário Covas Júnior, enfermeiras e médicos foram treinados para atender casos de emergências. No local, uma enfermaria e uma sala de isolamento foram disponibilizadas em casos suspeitos, para que o paciente não tenha contado com outras pessoas. Até o momento, Ilhabela não teve nenhum caso confirmado da doença, apenas suspeitos, que foram descartados depois de exames mais aprofundados. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Ilhabela promove 2ª Conferência Municipal de Assistência Social na próxima sexta

Ilhabela - O Conselho Municipal de Assistência Social promove na próxima sexta-feira (31/7), às 9h, no plenário da Câmara, a 2ª Conferência Municipal de Assistência Social. O tema é a “Participação e Controle Social no Sistema Único da Assistência Social (SUAS)”.
Trata-se de um evento que está ocorrendo em todos os municípios do Brasil e que irá consolidar-se na Conferência Nacional de Assistência Social, a ser realizada no final do mês de novembro em Brasília.
Em Ilhabela, o conselho é presidido pela assistente social Solange de Medeiros Assunção. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Secretaria de Esportes divulga aviso de regata da 2ª etapa do Circuito Ilhabela de Monotipos

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Diretoria Náutica da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, promoverá nos dias 22 e 23 de agosto a 2ª Etapa do Circuito Ilhabela de Monotipos. As classes convidadas são Optimist, Snipe, Holder, Hobie Cat 16, 420 e 470.
A sede do evento será o Centro de Regatas, na Secretaria de Esportes, na praia do Pequeá. A regata será regida pelas regras da ISAF (International Sailing Federation) 2009 - 2012. Os barcos e competidores poderão se inscrever enviando o formulário por e-mail (esportes@ilhabela.sp.gov.br), por fax (12) 3896-6737/5330 ou entregando pessoalmente no local até Às 11h do primeiro dia do evento. A taxa de inscrição é de R$ 20.
Estão programadas oito regatas, podendo haver até quatro por dia. A sede da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação coloca a disposição de todos os competidores a área de estacionamento para barcos e botes.
PROGRAMAÇÃO:
22/08/2009 (sábado)
8 às 11h
11h
11:30h
Recepção e inscrições
Cerimônia de Abertura
Reunião de Comandantes
13h
Regatas do dia
23/06/2009 (domingo)
12h
Regatas do dia
17h
Premiação
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)


I Arraiá da Solidariedade movimenta fim de semana em Ilhabela

Ilhabela - O motorista de ônibus Marcelo de Oliveira Santos foi o ganhador do bingo especial do I Arraiá da Solidariedade e levou para casa uma TV de 42 polegadas. O evento foi promovido pelo Fundo Social de Ilhabela, no Esporte Clube, na última sexta e sábado (24 e 25 de julho) com apresentações de quadrilhas, sorteio de prêmios e bingos.
Marcelo que é morador do bairro Água Branca contou que sempre compra bingos, mas essa foi a primeira vez que ganhou. “Eu comprei cinco cartelas e nem acredito que ganhei”, comemorou.
Passaram pelo Arraiá cerca de mil pessoas entre sexta e sábado, que puderam conferir uma variedade de comidas e bebidas típicas nas 10 barracas organizadas por entidades sociais. De acordo com a presidente do Fundo Social, Lucia Reale Colucci, o evento atingiu todas as expectativas. “Agradecemos a participação das entidades e ao público que prestigiou o evento, bem como a todos que trabalharam na organização”, destacou. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Comsbea inicia avaliação de trabalhos do concurso de personagens sobre posse responsável

Ilhabela - O Conselho Municipal de Saúde e Bem Estar Animal de Ilhabela, em parceria com as Secretarias de Saúde e de Educação, inicia nesta terça-feira (27/07), às 18h, na sede da Secretaria de Educação a primeira reunião para julgamento dos trabalhos desenvolvidos pelos participantes do Concurso Municipal de Personagens para a história em quadrinhos da campanha de posse responsável.
O concurso elegerá os desenhos de animais que ilustrarão as ações voltadas ao Programa de Controle Populacional Animal.
Na oportunidade, serão apresentadas as normas constantes do edital que regulamentou o concurso, bem como serão definidas as datas das demais reuniões da Comissão Julgadora, necessárias à conclusão das avaliações dos desenhos.
Foram desenvolvidos cinco personagens para a estória: golfinho, cachorro, gato, cavalo e uma ave. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Balcão de Empregos de Ilhabela está com 21 vagas

Ilhabela - O Balcão de Empregos de Ilhabela está com 21 vagas disponíveis nesta segunda-feira (27/07).
São oferecidas oportunidades de trabalho nas seguintes áreas: ajudante de cozinha, ajudante de pizzaiolo, assistente social, acompanhante para idosa, auxiliar para instalação de alarme, babá, balconista, carpinteiro, confeiteiro, estagiário para jornalismo, farmacêutico, garçon, manicure, marceneiro, mecânico de autos, motorista, pintor de automóveis, professor de química, recepcionista e vendedor.
O Balcão de Empregos funciona Rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, 86, no bairro do Perequê. É necessário apresentação de carteira de trabalho. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Ilhabela Rugby Clube vence o Armada Rugby por 110 a 0

Ilhabela - Foram realizados na tarde do último sábado (25/7) várias partidas de rugby, no Campo da Creche, com destaque para a partida entre Ilhabela e Santos, que resultou em impressionantes 110 a 0 no jogo de 15’ e 40 a 0 no jogo de Seven’s.
Em função da forte chuva, as equipes de Jacareí e Mogi das Cruzes não puderam comparecer ao Quadrangular de Rugby que seria realizado, mas o time de Santos compareceu e foram realizados dois jogos.
Com o apoio do Rugby Clube Ilhabela, o evento teve o jogo de Seven’s (sete jogadores por equipe), que resultou na vitória de Ilhabela sobre o Armada Rugby em 40 a 0 e no jogo de 15’ (15 jogadores por equipe), Ilhabela mais uma vez derrotou a equipe adversária com exatos 110 a 0.
Além dos jogos do quadrangular foram realizados diversos jogos com os alunos dos núcleos da escolinha de Rugby da Selar. O rugby é uma das modalidades que mais vem ganhando adeptos em Ilhabela. “Nossa proposta é a de incentivar cada vez mais o esporte em Ilhabela e o rugby tem mostrado, através de resultados, a sua força na cidade. Prova disso, foi o excelente resultado conquistado na ultima temporada”, declarou o secretário de Esportes, Lazer e Recreação, Luiz Lobo. Na última temporada, Ilhabela sagrou-se como a terceira melhor equipe de rugby do país no Campeonato Brasileiro de Seven’s a Side. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Equipes de futebol sub 15 e 17 realizam intercâmbio em Ilhabela

Ilhabela - As equipes Sub 15 e 17 de Ilhabela realizaram, no último sábado (25/7), quatro partidas com as equipes da mesma categoria da cidade de Natercia (MG). De acordo com o diretor de Esportes, Flávio César da Silva, “o objetivo dos jogos foi realizar um intercâmbio esportivo entre as duas cidades e promover a pratica esportiva”.
Segundo o técnico das equipes de Natercia, Antônio Sérgio, mesmo desfalcado, suas equipes fizeram excelentes partidas. Ele aproveitou a ocasião para agradecer o apoio da Prefeitura de Ilhabela.
As equipes Sub 15 e 17 são formadas por jogadores das escolinhas de futebol da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação e deverão realizar o jogo de volta em novembro, na cidade de Natercia (MG). (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Rede de ensino municipal poderá ter cargos para professor de informática

São Sebastião - Em ofício enviado à Câmara, o Poder Executivo informa que está analisando a possibilidade das escolas municipais terem cargos de professor de informática.
A proposta atende reivindicação feita pelo vereador Ernaninho (PSC), através de requerimento aprovado no mês de maio.
De acordo com a resposta, há possibilidade de ser criado o cargo de professor de informática na rede de ensino e a administração já solicitou estudo para análise do impacto financeiro para atender à rede escolar.
Aulas de informática – Recentemente, a vice-presidente da Câmara Municipal, Solange Ramos (PPS), enviou um requerimento ao prefeito, solicitando informações sobre a interrupção das aulas de informática nas escolas municipais.
Ela afirma que os computadores estão amontoados e as salas que eram laboratórios se transformaram em salas de aula.
Solange justifica que as aulas de informática são necessárias e servem para inserir o aluno no mundo digital e globalizado, já que segundo ela, existem computadores suficientes em quase todas as escolas municipais para atender à demanda. “Fui procurada por pais de alunos e preciso informá-los sobre o motivo da paralisação dos serviços”, explica.
No documento, ela questiona se os alunos realmente não estão tendo aulas de informática e se há monitores para exercer tal função.
Solange disse que a resposta sendo negativa no caso da existência desses monitores, quer informações sobre a data e os critérios para a contratação desses profissionais, além das datas que as aulas serão iniciadas. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Prefeitura suspende por 10 dias reinício das aulas nas escolas municipais

São Sebastião - O prefeito Ernane Primazzi assinou decreto na última sexta-feira suspendendo por 10 dias o reinício das aulas nas escolas municipais em função da disseminação do vírus Influenza A (H1N1). A medida vale para as unidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano exceto as creches. A Direção das Unidades Escolares, com supervisão e acompanhamento da Secretaria da Educação, vai planejar a reposição dos dias letivos, de forma a atender o estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96).
Ao justificar a necessidade de suspensão das aulas no decreto, o prefeito Ernane ressalta que a presença do vírus Influenza já está confirmada em nossa região. No documento, a prefeitura demonstra a preocupação com o alto grau de transmissibilidade do vírus , dada a proximidade de municípios vizinhos, com casos já confirmados.
O decreto ressalta que compete ao Município zelar pela saúde, segurança e assistência pública, bem como tomar medidas que controlem a propagação de doenças transmissíveis. O documento lembra ainda que o clima na região neste período e o estado meteorológico da atmosfera são propícios para esta disseminação e para incidência de doenças respiratórias.
Diante desse quadro, o município entende que é necessário dar maior proteção às crianças. O decreto informa, entretanto, a possibilidade de desaceleração da transmissão da doença, a partir do início do mês de agosto próximo, conforme estimativas e observações do Ministério da Saúde.
A suspensão das aulas foi adotada como cautela em função do retorno das crianças, muitas procedentes de viagens intermunicipais, interestaduais e internacionais, com possibilidade real de estarem portando o vírus - A (H1N1), cujo período máximo de incubação se cumprirá dentro de 10 (dez) dias. Segundo o documento, dentro de 15 dias haverá possibilidade de aquecimento da temperatura, fator que contribuirá para redução da transmissão do vírus. Os moradores podem tirar qualquer dúvida sobre a doença e sobre a suspensão das aulas junto à Secretaria Municipal de Saúde, através do telefone 3892.1744 ou diretamente na Rede de Assistência à Saúde. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Conferência de Assistência Social reúne comunidade para discutir melhorias no sistema

São Sebastião - Realizada na noite de sexta-feira, dia 24, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Topolândia, A II Conferência de Assistência Social reuniu mais de 100 pessoas da região central da cidade, que puderam assistir a uma explanação da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), sobre as ações da prefeitura, o desenvolvimento e aumento dos índices em atendimento, além de terem a chance de colocar pontos e sugestões para a melhoria dessas ações.
Para a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Rita de Cássia Simioni, este encontro é um momento em que se pode discutir todas as questões e ações em assistência social desenvolvidas na região central do município. “Vamos trabalhar com consciência e responsabilidade para o bem comum de todos”, enfatiza Rita.
De acordo com a Setradh, para que se cuide de todas as ações, é necessária a participação da comunidade com o controle social.
Após a apresentação das assistentes sociais, a população presente se dividiu em grupos para discutirem as propostas futuras, para ações de melhorias.
Segundo a psicóloga, Gabriela dos Santos, 31 anos, é sempre muito importante esses encontros, pois a população pode expor idéias e sugestões de solução para alguns problemas pontuais. “A participação de todos, tanto comunidade, quanto poder público e conselho, visa a melhoria da qualidade de vida de todos, e para nós, profissionais, é um ganho muito grande, pois acaba sendo uma troca de experiências”, finaliza. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Festa de Santana encerra com missa solene no Pontal da Cruz

São Sebastião - A Festa de Santana, que acontece tradicionalmente no bairro do Pontal da Cruz, região central de São Sebastião, encerrou suas comemorações neste domingo, dia 26, com a celebração da missa solene de Santana, às 11h.
Desde o dia 18 de julho, o evento, que contou com a presença de toda a comunidade, trouxe ao público a parte religiosa da novena em louvor a Nossa Senhora de Santana e, na seqüência, os festejos folclóricos e de entretenimento.
Peças de teatro, exibição de curtas, grupos de violão e cavaquinho, contação de histórias, caiapó e a apresentação cultural “Boi Investe” foram algumas das atrações, além da tradicional fogueira e a degustação da “consertada”, bebida preparada especialmente para as festividades de Santana, que é aberta à comunidade.
Segundo Eduardo Hipólito, um dos organizadores da Festa de Santana, o evento correspondeu às expectativas, apesar da chuva. “Fazia tempo que não era possível conciliar o dia da Santana com um final de semana, mas mesmo com o frio todos prestigiam as comemorações, que são tradicionais durante todos os anos”, completou.
Parte da arrecadação das barracas de comes e bebes será revertida à revitalização da Fazenda, que terá o apoio dos alunos das Oficinas de Restauro da Fundação Cultural São Sebastião. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Literatura, dança e música atraem bom público ao teatro no Sintonia de Inverno

São Sebastião - A segunda semana da 1ª Sintonia Cultural de Inverno, realizada pela Prefeitura de São Sebastião por meio da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), atraiu um bom público ao Teatro Municipal. Durante três dias, de sexta a domingo, o palco serviu para a interpretação literária, apresentação de dança e música.
A jornalista, produtora cultural, escritora e professora de Literatura, Dyrce Araújo, durante palestra “Entrelinhas”, expôs a biografia da escritora Clarice Lispector e interpretou alguns de seus contos, como “Felicidade Clandestina” na noite de sexta-feira, dia 24. Ao final da apresentação, a poetisa – a pedido do público – declamou outro texto da autora que chegou ainda criança ao Brasil, e encerrou a noite deixando claro sentir-se honrada por ter sido lembrada pela atual Administração para participar de um evento de tão grande envergadura artística e cultural. “Sinto-me lisonjeada”, disse a jornalista.
Por motivo de doença, a cronista Rita Elisa Sêda não pode comparecer ao espetáculo. Ela faria parceria no palco com Dyrce ao abordar “Cora Coralina: Eu sou a terra!”, numa apresentação de textos poéticos da escritora ligados à terra, com nuances de uma precursora ambientalista.
No sábado, 25, entrou em cena o Grupo Guadalquivir com 13 peças entre danças e interpretações envolvendo os bailarinos solistas Antonio Nisoli, Andréia Souza, Angélica Pereira, Gabriela Collares, Indiara Gomes, Renata Crespo e Viviane Ribeiro; os artistas convidados Fabrício de Oliveira, Jessyca Biazini e Herbert Luckman, com direção e coreografia de Martine Blain, além do maestro Tarcísio Bruder e das cantoras Adriana e Alba Rego. A exemplo do “Entrelinhas”, o espetáculo foi encerrado com um dos poemas de Geraldo De Buta.
No domingo, 26, foi a vez do instrumentista paulistano Duda Neves encerrar o final de semana; a apresentação “Brasilian Jazz” lotou a casa. Reconhecido internacionalmente pela crítica especializada como um dos melhores profissionais da área, Duda Neves – que já trabalhou com artistas renomados como Simone, Belchior, Fábio Júnior, Tim Maia, entre outros – iniciou sua performance na bateria, com solos que abordavam temáticas como a causa indígena e a preservação das baleias com uso dos instrumentos para representar diversos elementos da natureza. Em um segundo momento, alguns alunos do músico subiram ao palco para um número que incluía instrumentos feitos de garrafas plásticas e latas. “A presença de crianças deixa tudo mais inocente e leve”, disse o músico. A platéia também interagiu ao acompanhar o ritmo com tampinhas plásticas que estavam embaixo dos assentos. Compuseram ainda a apresentação da noite, o tecladista Jonas Dantas, o contrabaixista Rubens Farias, o guitarrista Conrad, a cantora Larissa Cavalcanti e a dupla Amadeu e Adriano. Ao final do evento, Duda Neves agradeceu a secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, pelo convite e também ao público. “A resposta da platéia foi maravilhosa, que compareceu mesmo com o tempo chuvoso e frio”.
Atualmente, Duda é responsável pelo departamento de música do colégio Mestre, em São Sebastião, e desenvolve a Orquestra Experimental de Percussão com crianças. “Tenho um projeto que transforma lixo em instrumentos musicais e quero levar isso a todas as crianças da cidade. Temos um apoio muito grande da secretária Marianita e espero realmente que dê certo”. O músico distribuiu inúmeros autógrafos ao final do evento e aproveitou para reiterar seu amor à música. “O jazz é um estado de espírito criativo”, finalizou.
Entre as próximas atrações do Sintonia de Inverno estão previstos o espetáculo musical com um quarteto de saxofonistas, na sexta, dia 31; a interpretação de músicas francesas com a cantora Daniela de Carli e grupo, no sábado, dia 1 de agosto; além do repertório clássico e popular em instrumentos de corda no encerramento, no domingo, dia 2.
Serviço: Os ingressos podem ser trocados antecipamente (sempre a partir das 14 horas no próprio teatro), por um pacote de leite em pó. Até o momento já foram arrecadados 250 quilos do produto, os quais serão revertidos ao Fundo Social de Solidariedade. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Primeira dama participa de encerramento de curso no Ciama

São Sebastião - A primeira dama de São Sebastião, Roseli Trevisan Primazzi, participou na tarde dessa segunda-feira, dia 27, do encerramento do 47º Curso de Aleitamento Materno realizado pela Secretaria Municipal de Saúde por meio do Ciama (Centro de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Marterno).
O programa do Ministério da Saúde contou, nesta edição, com a participação de aproximadamente 20 gestantes, as quais, entre outras coisas, passaram a conhecer a equipe e os trabalhos desenvolvidos pelo Ciama. Como parte das atividades, as alunas – algumas delas já com seus bebês – participaram de palestras sobre a importância dos exames pré-natal, da yoga na gestação e da shantala (massagens para o bebê); puderam conhecer o aparelho reprodutor feminino e masculino, a anatomia e fisiologia da lactação e as dificuldades da amamentação, a composição do leite materno e os 101 passos para o sucesso do aleitamento e os fatores que o influenciam.
Segundo a coordenadora do Ciama, a enfermeira Carla Maria Bruço Silveira, o trabalho de parto e cuidados com os recém nascidos, o planejamento familiar e a alimentação para a gestante também fizeram parte da programação. O mito do peito caído e os cuidados com a pele foram igualmente abordados.
A importância do aleitamento na prevenção dos problemas ortodônticos, miofuncionais e distúrbios fonoaudiólogos, assim como os primeiros passos para uma alimentação saudável, o calendário oficial de vacinação e a relevância do vínculo entre mãe e filho, também foram abordados. Vídeos sobre “as maravilhas do corpo humano”, uma visita ao hospital local e palestras sobre os direitos das gestantes e mães trabalhadoras fecharam os trabalhos. “Foram dois os meses em que abordamos esses assuntos, todos significativos para as futuras mamães e também para aquelas que já deram a luz”, disse a enfermeira coordenadora do projeto.
Para a primeira dama, o trabalho do Ciama é um exemplo de amor e dedicação à comunidade. “A equipe trata o assunto com um carinho especial e isso é vital para o sucesso do trabalho”, mencionou. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Hotel Villa Di Capri

Fundart abre inscrições para 2º Festival de Viola “João Alegre”
O prêmio para a melhor música original e para melhor intérprete é de R$ 500,00. O 2º lugar leva R$ 300,00 e o 3º lugar, R$ 200,00

Ubatuba - Estão abertas as inscrições para o 2º Festival de Viola “João Alegre”, que acontecerá durante a quinta edição da Caiçarada, no final de agosto, em Ubatuba. A participação é aberta a qualquer pessoa e as inscrições deverão ser efetuadas até o próximo dia 14. O Festival acontecerá no dia 29 de agosto de 2009, a partir das 20h30, na Praça de Eventos da Avenida Iperoig e só será permitido o uso de viola e violão nas apresentações.
A ficha de inscrição poderá ser retirada e entregue pessoalmente na Fundart, ou solicitada pelo e-mail (cultural@fundart.com.br), ou via correio. O endereço para onde poderão ser enviadas as inscrições é: Praça Nobrega, 54 – Centro Ubatuba – Cep 11680-000. Para mais informações, ligue: (12) 3834-1023.
A gravação da música deve ser feita em CD, MP3 ou fita magnética, precedida pelo nome do(s) autor(es), citada com voz clara e pausada. Esse material não será devolvido. Caso a música seja de autoria própria, a inscrição deverá ser acompanhada de uma cópia datilografada ou digitada da letra, devidamente assinada pelo autor. Esse material não será devolvido posteriormente.
Serão classificadas para apresentação somente 15 músicas, pré-escolhidas pela comissão organizadora do Festival e divulgadas através da mídia local e correspondência enviada aos participantes até o dia 21 de agosto.
A premiação - A comissão julgadora levará em conta os seguintes aspectos: letra, melodia e harmonia, no caso de música própria, além da interpretação, ritmo, afinação e apresentação. Cada compositor ou cantor poderá inscrever quantas músicas desejar, sendo escolhida somente uma de sua autoria e uma de autoria de terceiro para apresentação. As músicas originais concorrerão a dois prêmios e as demais somente a melhor intérprete.
O prêmio para a melhor música original e para melhor intérprete é de R$ 500,00. O 2º lugar leva R$ 300,00 e o 3º lugar, R$ 200,00. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Diminuição no repasse de verbas federais atinge prefeitura de Ubatuba
Prefeitura adota medidas que incentivam a arrecadação municipal, como um sorteio de prêmios para o contribuinte que estiver em dia com seus tributos municipais

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba recebeu a menos no primeiro semestre deste ano R$ 367.745,94 de repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), comparado ao mesmo período de 2008. Essa redução se deve as medidas que o Governo Federal vem tomando contra a crise financeira. Os incentivos fiscais com a redução do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) e do Imposto de Renda (IR) estabelecidos pelo governo em dezembro do ano passado, resultaram na queda da renda dos municípios, especialmente os mais carentes, que dependem do repasse federal para manter suas contas.
A secretária municipal da Fazenda de Ubatuba, Vera Lúcia Ramos, explica que a redução desses repasses reflete em investimentos. “Com esses repasses destinamos 25% para educação, 20% para saúde, por exemplo, e com as reduções, automaticamente as destinações para essas áreas serão menores”, explica a secretária.
O FPM é uma transferência constitucional feita pela União aos municípios. Ele é formado por 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados. O repasse do FPM é realizado a cada dez dias, totalizando três cotas mensais.
Para contornar a crise - Diante desse quadro a Prefeitura de Ubatuba vem adotando medidas efetivas para aumentar a arrecadação tributária. Desde janeiro deste ano a Prefeitura adotou o Show de Prêmios, um programa de melhoria da arrecadação municipal e atualização dos cadastros que sorteia prêmios, pela Loteria Federal, no último sábado de cada mês. Para participar do sorteio o contribuinte deve estar em dia com seus tributos municipais. O Show de Prêmios já entregou uma moto 0 km, uma geladeira duplex, uma televisão de 32”, uma máquina de lavar roupa, uma filmadora digital, um fogão e neste mês de julho um notebook. No mês de dezembro serão sorteados cinco prêmios, entre eles um carro 0 km. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ubatubense Luana Coutinho sobe ao pódio no SuperSurf

Ubatuba - A ubatubense Luana Coutinho subiu ao pódio da etapa do Supersurf de Ubatuba, encerrada no domingo, 26, em Itamambuca. Luana fez uma excelente semifinal, derrotando uma das favoritas, a tetracampeã brasileira Andréa Lopes. Luana marcou duas notas 4.67, contra 3.33 e 2.73 de Andréa e avançou à final feminina do SuperSurf de Ubatuba.
Na final, Luana, que contava com a torcida de quase toda a praia, enfrentou a catarinense Juliana Quint, que conseguiu escolher a melhor onda da bateria logo no início (6.33 ) e soube administrar até o final, marcando 11.26 contra 8.73 de Luana.
"Eu estava buscando um bom resultado e consegui chegar à final aqui em casa, então foi maravilhoso também pra mim. Com certeza, esse foi só o primeiro passo. Sei que minha hora vai chegar um dia e tomara que seja aqui mesmo em Ubatuba", declarou Luana.
O secretário de Esportes da Prefeitura de Ubatuba, Luiz Roberto Sant’Ana de Paula, que entregou o troféu à atleta ubatubense acredita no título feminino para uma atleta local. “O surfe de Ubatuba está de parabéns. Nossas três atletas então entre as seis melhores do Brasil no momento, e acredito que o título feminino pode vir para Ubatuba neste ano. Temos trabalhado muito com a escolinha e hoje podemos ver esse resultado e ter a certeza de um grande futuro para o surfe da cidade”, declarou.
Com o vice-campeonato, Luana passou a ocupar a quinta posição do ranking, com 1310 pontos. A liderança continua com Suelen Naraísa, que apesar do quinto lugar em Ubatuba, totaliza 1610 pontos, 20 a mais que a vice-líder, Andréa Lopes (1590).
Final cearense no masculino - A final masculina teve o duelo entre os cearenses Messias Félix e Márcio Farney.
Messias, que apresentou uma boa variação de manobras nas ondas de 1,5 metros, ficou com o cheque de R$ 21.000,00 e 1.000 pontos, resultado que tirou o paraibano Jano Belo da liderança do ranking. "Ontem eu fiquei com o pensamento que eu seria campeão desta etapa e que, se isso acontecesse mesmo, eu iria agradecer a Deus em primeiro lugar. Estou muito feliz com a vitória e também muito feliz por sair daqui líder do campeonato" comemorou o campeão.
Renato Galvão foi o ubatubense melhor classificado na etapa, terminando o torneio na quinta posição. A etapa de Ubatuba do SuperSurf teve o patrocínio de Volkswagen e Nova Schin, com apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba.

Resultados da terceira etapa do SuperSurf 2009

Masculino
1 Messias Félix (CE)
2 Márcio Farney (CE)
3 Pedro Henrique (RJ)
3 Willian Cardoso (SC)
5 Jano Belo (PB)
5 Renato Galvão (SP)
5 Heitor Pereira (SP)
5 Tânio Barreto (AL)

Ranking Masculino
1 Messias Félix (CE) 2.260 pontos
2 Jano Belo (PB) 2.220
3 Willian Cardoso (SC) 1.860
3 Pedro Henrique (RJ) 1.860
11 Renato Galvão (SP) 1.510
16 Odirlei Coutinho (SP) 1.400

Feminino
1 Juliana Quint (SC)
2 Luana Coutinho (SP)
3 Andrea Lopes (RJ)
3 Diana Cristina (PB)
5 Tita Tavares (SP)
5 Suelen Naraisa (SP)
5 Gabriela Leite (SC)
5 Marina Werneck (SC)

Ranking do SuperSurf Feminino 2009
1 Suelen Naraisa (SP) 1.610
2 Andréa Lopes (RJ) 1.590
3 Juliana Quint (SC) 1.500
4 Diana Cristina (PB) 1.340
5 Luana Coutinho (SP) 1.310
6 Camila Cássia (SP) 1.230
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)
 


Clique para acessar o site

CINEMA

Cine Porto – 3833 -2066
24/07 a 30/07/2009

“A ERA DO GELO 3” - Dublado

Ás 14:30 hs-16:20 hs-20:10 hs.

“A MULHER INVISÍVEL”
Com Selton Mello e Luana Piovani !!!!!
Ás 18:10 hs - 22:00 hs.


Durante o mês de Julho não teremos a”QUARTA MALUCA”
Nosso site : www.cinemasdolitoral.com.br

Em algum lugar do passado

Ubatuba - Releitura da musica tema do filme "Em algum lugar do passado" com imagens de Luiz Tolosa e edição e Emilio Campi:


 

Poesia Topo

Anuncie


No tempo das jabuticabas maduras

Quando a gente dizia
que ia colher jabuticabas
Vovó nos lembrava
para deixar um pouco aos passarinhos,
e depois se ria.
Era assim Dona Eugênia,
não lia nem escrevia,
então praticava poesia.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Calçamento na praia Martin de Sá

A praia Martins de Sá em Caraguatatuba uma das mais bonitas, com novo e belo calçadão, belos prédios, esta precisando urgente um projeto para o "calçamento, colocar blocos sextavados ou asfaltar" as rua próximas da praia.
Por ser uma cidade turistica e agora com a vinda da Petrobras e gás, e com novas construções de moradias, precisa urgente, pois nos dias de sol, ficam todas empoeiradas, emburacadas e no tempo das chuvas, ficam todas alagadas e intransitavel para pessõas e autos ,trazendo um verdadeiro transtorno.
Os vereadores e engenharia de obras da prefeitura de Caraguatatuba, que estão se empenhando tanto pela cidade, precisam elaborar um projeto urgente.

José Carlos Andrade
Caraguatatuba, SP
 

Nossos Comerciais!

Um dia na S.O.S. Cão Caraguá


Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia do Sapé  © Luciano Cancelier

Praia do Sapé
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editora: Emiliane Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor