Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 29 de Julho de 2009 - Nº 2120 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região
MÓDULO finaliza os trabalhos da 3ª edição do Congresso Paulistano de Educação Física Escolar

Caraguatatuba
Casa da Amizade de Caraguá doa 25 enxovais de bebê para a Santa Casa

Ilhabela
Conselho de Ministros Evangélicos de Ilhabela define eventos para o segundo semestre
Prefeitura de Ilhabela abre inscrições para adultos em escola de vela
Curso de Capitão Amador ainda tem vagas em Ilhabela
Inscrições para concurso de poesia prosseguem até dia 7 de agosto
“Exposição Memórias do Mar” termina sexta em Ilhabela
Agosto tem Salão de Artes Plásticas, Semana do Folclore e Festa do Bom Jesus em Ilhabela
Parque Estadual de Ilhabela estará na Adventure Sports Fair
NOTA OFICIAL
Prefeitura intensifica regulamentação do uso de letreiros e anúncios publicitários
Banco do Povo

São Sebastião
Atendente do Cacen salva vida de criança via fone
Prefeitura e pastores começam a definir primeira Festa Evangélica de São Sebastião
Ciclista sebastianense vence campeonato em Santos
Secretário de Esportes de São Sebastião prestigia 2ª Etapa do Circuito Guasc de Surf
Secretária de Meio Ambiente reivindica melhorias no saneamento básico do município junto à Sabesp
Felipe Morais marca presença em Águas de Lindóia e fica com o sexto lugar
Malha sebastianense viaja para Pinda no próximo domingo
Prefeitura pretende instalar Unidade de Saúde Ocupacional na Costa Sul

Ubatuba
Lixo gerado durante SuperSurf foi encaminhado para reciclagem
Itamambuca inaugura Biblioteca Comunitária Aldhemar José de Freitas (Demão)

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Centro Universitário Módulo orienta alunos e professores sobre gripe A (H1N1)

Litoral Norte - Com o início das atividades acadêmicas do 2º semestre de 2009, o Centro Universitário Módulo traz uma série de orientações aos seus alunos sobre a gripe A (H1N1). O objetivo é orientar e tranquilizar a comunidade acadêmica, para que a retomada das aulas aconteça de forma natural e sem interferência na rotina de estudantes e professores.
Cartazes informativos já estão anexados nos campi do Módulo. Antes do início das aulas, professores, coordenadores e funcionários da instituição de ensino receberão uma palestra sobre a doença, ministrada pela Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, capacitando-os para lidar com possíveis infectados. Na primeira semana de aula também serão distribuídos a todos os alunos folhetos informativos sobre a gripe A (H1N1).
Entre os principais sintomas da nova gripe estão febre acima de 38º C, falta de apetite, tosse, catarro, dor de garganta e náusea. O Módulo ainda listou as principais formas de prevenção, como não compartilhar objetos como copos e talheres, lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas.
Para mais informações acesse: www.anvisa.gov.br .
Sobre o Módulo - Fundado em 1988, o Centro Universitário Módulo é a maior e mais tradicional instituição de ensino superior do Litoral Norte de São Paulo. Oferece 21 cursos de graduação, além de cursos de pós-graduação e de extensão. Os campi Centro e Martim de Sá reúnem mais de 3 mil alunos, 100 professores e 100 funcionários. Integra o Grupo Educacional Cruzeiro do Sul, também formado pela Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo-SP) e Centro Universitário do Distrito Federal - UDF (DF), e que tem como objetivo consolidar um grupo de instituições de ensino superior de atuação nacional, reconhecido por sua excelência acadêmica, comprovada pelos indicadores oficiais.
Visite: www.modulo.edu.br


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Casa da Amizade de Caraguá doa 25 enxovais de bebê para a Santa Casa

Caraguatatuba - A Associação de Rotarianos e Familiares, conhecida como Casa da Amizade de Caraguatatuba, empossou nova diretoria no sábado, 25 de julho. A nova presidente Maria Clara Mamede Cunha aproveitou a posse da nova diretoria para concretizar a primeira ação beneficente da entidade: a entrega de 25 enxovais de bebê para a Santa Casa da cidade - Casa de Saúde Stella Maris.
As irmãs da Santa Casa, Solange e Celina, estiveram presentes para receber os enxovais com roupas, cobertor, fraldas e demais itens para recém nascidos que serão doados a mães carentes. As irmãs agradeceram o apoio da Casa da Amizade por desenvolver esta ação todos os anos.
Cerca de 40 pessoas compareceram no chá-bingo na tarde do último sábado e prestigiaram a posse dos novos diretores da Casa da Amizade, entre eles o vice-presidente Amaury Barbosa Toledo, secretário Marcos, segunda secretária Claudete, tesoureiro Dirço de Andrade, segunda tesoureira Maria Lucia Ribeiro, protocolo Leaci Momesso e diretoras Mercedes, Selma Fontes, Conceição e Neusa Corrêa.
As Casas da Amizade foram criadas pelas esposas de rotarianos que gostavam de prestar serviços assistenciais à comunidade local. Após a permissão da entrada de mulheres nos Rotary Clubes ocorrida em 1989, as entidades passaram a abrigar os familiares de rotarianos, sendo mulheres e homens. A Casa da Amizade de Caraguatatuba foi fundada em 21 de julho de 1972, sendo a primeira do Litoral Norte e conta com 19 membros atualmente.
As principais atividades desenvolvidas pela Casa da Amizade de Caraguatatuba são: concurso anual de redação nas escolas municipais; banco de cadeiras de roda que são emprestadas a pessoas carentes; chás-bingos que arrecadam verbas para entidades assistenciais; jantar anual de yakisoba em pró da Santa Casa; apoio a Associação Exército de Cristo que atende cerca de 400 crianças de 7 a 17 anos, no bairro do Travessão, a APAE (Associação de Paes e Amigos dos Excepcionais) e a Creche MeiMei no Tinga, além do ajudar em todos eventos do Rotary Club Caraguatatuba.
Domingo tem feijoada em pró da creche MeiMei do Tinga - A Casa da Amizade e o Rotary Club Caraguatatuba realizam uma feijoada neste domingo na sede localizada na Rua Rotary, n. 679, Jardim Aruan, a partir das 12h. A verba arrecadada no almoço será repassada para a Creche MeiMei, do Tinga, que atende 180 crianças de 2 meses a 4 anos. O convite individual custa R$ 15,00 e come-se à vontade. Compareçam!

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Conselho de Ministros Evangélicos de Ilhabela define eventos para o segundo semestre

Ilhabela - Ministros e representantes das igrejas evangélicas de Ilhabela se reuniram no último fim de semana na Prefeitura, para a terceira reunião do COMEI – Conselho de Ministros Evangélicos de Ilhabela, com o objetivo de definir a agenda de eventos para o segundo semestre. O encontro contou com a presença do prefeito Toninho Colucci (PPS), do presidente da Câmara, Valdir Veríssimo (PPS) e do vice-prefeito, Nuno Gallo (PV).
Agenda - Os eventos terão início no dia 31 de agosto, com o “Dia de Ação de Graças pelo movimento evangélico”. No dia 1º de setembro, está previsto o culto de Ação de Graças pelo aniversário de 204 anos de emancipação político-administrativa do município e a programação contempla ainda duas edições do programa Ação Cidadania, a ser realizado em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Ação Social, previstas para setembro e início de outubro, sendo uma delas com um casamento comunitário.
Na ocasião, o Conselho, através de seu pastor presidente, Arnaldo Domingos, agradeceu o apoio da administração para a efetiva criação do órgão e ressaltou a importância do reconhecimento do Poder Público para as ações da igreja, abrindo espaço para a inserção da programação religiosa nos eventos municipais, como, por exemplo, o show do cantor evangélico André Valadão durante a programação da 36ª Semana Internacional de Vela.
O prefeito Toninho Colucci ressaltou mais uma vez sua disposição em oferecer todo o apoio necessário para o fortalecimento e crescimento do COMEI e a mesma posição teve o presidente da Câmara, Valdir Veríssimo. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Prefeitura de Ilhabela abre inscrições para adultos em escola de vela

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Diretoria Náutica da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, está com inscrições abertas para adultos na escola municipal de vela. Serão duas turmas de 15 pessoas cada, divididas em aulas na sexta e no sábado.
O curso começa no próximo dia 7 de agosto. Os interessados devem comparecer na sede da Secretaria de Esportes, que fica na Av. Bartolomeu de Gusmão, 140, Pequeá, ou pelo telefone (12) 3896-1765 ou pelo email (nautica@ilhabela.sp.gov.br).
O município já conta com escolinha de vela para crianças e adolescentes, iniciada em junho, num total de 120 alunos atendidos sob a coordenação do diretor náutico Edmar Alves.
Em abril, a Prefeitura reformou todos os barcos. Ao todo, são 15 embarcações da classe Optimist e outros seis da classe Holder. O serviço teve apoio do Yacht Clube de Ilhabela, que doou R$ 5 mil em peças.
Na escolinha, os alunos também aprendem o ofício da recuperação de velas e capas. “Nosso intuito não é só descobrir talentos, mas formar cidadãos e profissionais da área náutica”. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Curso de Capitão Amador ainda tem vagas em Ilhabela

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Diretoria Náutica da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, informa que ainda há três vagas abertas para o curso de Capitão Amador, que é realizado às terças e quintas. Hoje são 26 alunos.
O curso é gratuito e as aulas são ministradas por Arturo Justicia. Para participar, o aluno deverá ter a carta de Mestre Amador e 18 anos completos.
O curso servirá como preparação para a prova oficial de Capitão Amador, da Marinha do Brasil, que será realizada no mês de outubro.
As inscrições para o curso podem ser feitas sede da Diretoria Náutica, que fica na Av. Bartolomeu de Gusmão, 140, Pequeá, ou pelo telefone (12) 3896-1765 ou pelos emails: esportes@ilhabela.sp.gov.br  e náutica@ilhabela.sp.gov.br . (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Inscrições para concurso de poesia prosseguem até dia 7 de agosto

Ilhabela - A Biblioteca Pública Municipal de Ilhabela está com inscrições abertas para o VI Concurso de Poesia “Navegando na arte da poesia”. Os interessados em participar devem residir na cidade e podem inscrever apenas um poema, que deve ser inédito e com a temática “Cultura Caiçara”. As inscrições foram prorrogadas e devem ser feitas até o dia 7 de agosto, na sede da Biblioteca, localizada ao final da Rua Dr. Carvalho, nº 234, na Vila
O concurso que será viabilizado com parceria da Secretaria de Estado da Cultura abrangerá três categorias, sendo: Infantil (até 12 anos), Juvenil (13 a 17 anos) e Adulto (acima de 18 anos)
Os vencedores de cada categoria serão premiados na seguinte ordem: o primeiro colocado receberá um prêmio de R$ 500; o segundo, R$ 300 e terceiro, R$ 200.
Todos os participantes farão parte de uma Antologia Poética, publicada no formato de Cartilha da Secretaria da Cultura de Ilhabela. O resultado do concurso e a cerimônia de premiação ocorrerão dia 6 de setembro em comemoração aos 204 anos de emancipação político-administrativa do município de Ilhabela.
O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis na própria biblioteca e no site: www.culturailhabela.com.br/biblioteca.
A realização do VI Concurso de Poesia é do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Biblioteca Pública Municipal Dr. Renato Lopes Correa, da Secretaria da Cultura de Ilhabela e da Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela). (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

“Exposição Memórias do Mar” termina sexta em Ilhabela

Ilhabela - Termina na próxima sexta-feira (31/07) a Exposição “Memórias do Mar”, com a apresentação de barcos e relíquias de artefatos do fundo do mar, encontrados em naufrágios. A exposição foi montada na sede da Secretaria da Cultura, localizada na Rua Dr. Carvalho, na Vila.
Entre os materiais expostos está o Príncipe de Astúrias, famoso navio que naufragou em águas de Ilhabela no dia 7 de março de 1916.
Pelo menos 450 pessoas morreram. Muitos corpos chegaram às praias de Ilhabela e as histórias percorrem o imaginário de moradores até hoje. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Agosto tem Salão de Artes Plásticas, Semana do Folclore e Festa do Bom Jesus em Ilhabela

Ilhabela - A Secretaria da Cultura de Ilhabela está com uma intensa programação para o mês de agosto.
No dia 5 de agosto será encerrado o prazo de inscrições para o VI Concurso de Poesia da Biblioteca Municipal. No dia 8 de agosto acontece à tradicional Festa do Bom Jesus da Prainha, Padroeira da comunidade da Serraria.
Já no dia 15 de agosto ocorre o Encontro de Folclore, Núcleo Litoral Norte. Dia 17 será encerrada as inscrições para o XXXII Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário.
Entre os dias 20 e 27 de agosto, acontece a Semana do Folclore, com a realização da Biblioteca Municipal.
A peça teatral “Filhos das Águas” será a atração do Circuito Cultural Paulista, a partir das 16h, no Galpão das Artes, no bairro da Cocaia.
E no dia 31 de agosto acontece o XXXII Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário e o Concurso de Fotografia. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Parque Estadual de Ilhabela estará na Adventure Sports Fair

Ilhabela - O Parque Estadual de Ilhabela e outros cinco parques do Estado de São Paulo farão parte de um estande que vai expor o novo projeto da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, que prevê o aprimoramento de visitação pública em seis Unidades de Conservação contempladas no Programa de Desenvolvimento de Ecoturismo na Mata Atlântica. São elas: Carlos Botelho, Ilha do Cardoso, Intervales, Caverna do Diabo e Petar (todos no sul do estado), além de Ilhabela, no Litoral Norte. O estande estará montado dentro da Adventure Sports Fair 2009, que acontece entre os dias 10 e 13 de setembro, no Pavilhão Imigrantes, em São Paulo.
A apresentação do programa na feira começa no hall de entrada do estande da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, onde haverá informações gerais sobre a iniciativa, com mapas e dicas. Depois, os visitantes podem seguir por uma réplica de trilha, onde os parques envolvidos no programa serão expostos conforme suas posições na rota rodoviária do Estado de São Paulo, começando pelo Parque Estadual Carlos Botelho e terminando em Ilhabela.
Adventure Sports Fair é o evento mais importante da América Latina dedicado aos esportes e ao turismo de aventura. Com 11 anos de sucesso, se fortalece a cada nova edição, reunindo as principais marcas e destinos do mercado, as agências governamentais e as mais atuantes ONGs mais atuantes do setor.
O programa - O Programa de Desenvolvimento de Ecoturismo na Mata Atlântica conta com um investimento de US$ 15 milhões (o maior já feito em parques do Brasil).
O plano pretende estruturar esses parques para receber visitas, implementando novos serviços, reorganizando a administração e envolvendo as comunidades locais. Também a gestão pública será fortalecida, incluindo uma nova política de ecoturismo, regras de visitação e controle, entre outras mudanças. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

NOTA OFICIAL

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Assessoria de Imprensa, informa que a Secretaria de Saúde de Ilhabela investiga um caso suspeito de gripe suína. Um homem adulto está internado no Hospital Mário Covas Júnior, que deu entrada na última sexta-feira (24/07). Ele é morador das cidades de Ilhabela e Guarulhos, na Grande São Paulo. Somente os exames que devem sair na próxima semana darão a confirmação. A análise é feita pelo Instituto Adolpho Lutz, em São Paulo.
O paciente está isolado em uma sala do Hospital Mário Covas Júnior e sob medicamentos, mas segundo informações passa bem. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura intensifica regulamentação do uso de letreiros e anúncios publicitários

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela está regulamentando o uso de letreiros e anúncios publicitários no município, em cumprimento ao Código de Posturas. De acordo com o prefeito Toninho Colucci, essa determinação é importante para a cidade, porque deve padronizar as placas evitando a poluição visual e criando um ambiente favorável às belezas naturais oferecidas por Ilhabela.
Segundo ele, a intenção é priorizar a padronização do tamanho, da manutenção e da integração com a paisagem. “Todos os letreiros que estamos fazendo já estão em cumprimento à lei, porque temos que dar o exemplo”, ressalta.
O capítulo cinco do Código de Posturas de Ilhabela determina que toda e qualquer indicação colocada sobre a cobertura dos estabelecimentos será considerado anúncio publicitário e para isso deve requerer licença ao órgão municipal competente, no caso a Secretaria de Administração.
Para a expedição da licença dos letreiros e anúncios serão observadas normas como: para cada estabelecimento será autorizada uma área para o letreiro, nunca superior a 1/5 do comprimento da fachada do próprio estabelecimento multiplicada por um metro; no caso de mais um estabelecimento no térreo de uma mesma edificação, a área destinada ao letreiro deverá ser subdividida proporcionalmente entre todos e, aqueles situados acima do térreo, deverão anunciar no hall de entrada; os letreiros deverão respeitar uma altura livre mínima em relação ao nível do passeio de 2,50m para os perpendiculares e, 2,20m para os paralelos, entre outras exigências que devem ser consultadas no Código de Posturas de Ilhabela. Os interessados podem obter informações com o departamento de fiscalização. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Banco do Povo

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), inaugurou na tarde desta segunda-feira (27/7) a nova sede do Banco do Povo, Procon e Programa Teto Legal. O local já estava em funcionamento, mas com a colocação das placas de identificação a sede foi oficializada. De acordo com o prefeito a placa foi instalada em cumprimento ao capítulo V, subsessão IX do Código de Posturas de Ilhabela, que padroniza os letreiros e anúncios publicitários. “Nós temos que dar o exemplo, para que toda a cidade cumpra a lei”, declarou Colucci. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Atendente do Cacen salva vida de criança via fone

São Sebastião - O atendente do Cacen (Central de Atendimento e Controle às Emergências Médicas), Abraão Moreira Fernandes, salvou a vida de uma criança na noite dessa segunda-feira, 27, em Barra do Una, na Costa Sul de São Sebastião, ao instruir o pai da vítima – por telefone – quanto aos procedimentos de primeiros-socorros em caso de engasgos.
De acordo com José Elton da Silva Góes, sua filha Raíssa, de um ano e dois meses, brincava no chão da casa quando aconteceu o acidente. “Ela brincava no chão quando de repente pegou algum objeto e levou à boca; só percebi o que acontecia quando a vi engasgada. Rapidamente liguei para o 192 e o atendente foi me orientando, passo a passo como desengasga-la virando-a de cabeça para baixo, apoiada em meu corpo, e fazendo compressões (tapas) em suas costas. Eu estava nervoso, claro, mas fiz exatamente o que ele me dizia ao telefone e ela expeliu o objeto”, narrou Góes.
Segundo o coordenador de atendimento pré-hospitalar do Cacem, André Leandro, a rapidez na ação possibilitou o salvamento. “Quando a ambulância chegou ao local com a equipe formada pelo motorista Wagner Santos e pelo auxiliar de enfermagem Marcelo Soriano Bueno, a criança já estava fora de perigo; mesmo assim, deram continuidade ao procedimento emergencial realizando manobra de assistência ventilatória por meio de máscara de oxigênio. A pedido do próprio pai, a menina não foi encaminhada ao pronto-socorro de Boiçucanga”, esclareceu Leandro, acrescentando que as últimas notícias a respeito de Raíssa dão que conta de que ela passa bem.
Ainda de acordo com o coordenador, todos os telegrafistas do Cacem passaram por treinamento em primeiros socorros promovido por ele próprio no mês de maio. Conforme declarações de José Góes, sempre que precisa de pronto-atendimento tem em mãos o telefone 192. Para ele, os atendentes são extremamente rápidos em suas ações, além disso, prestam as orientações necessárias enquanto a ambulância não chega. “Graças a Deus e a este rapaz do Cacem chamado Abraão, minha filhinha sobreviveu. Sou muito grato”, finalizou. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura e pastores começam a definir primeira Festa Evangélica de São Sebastião

São Sebastião - Cerca de 50 pastores de diferentes igrejas evangélicas de São Sebastião reuniram-se na noite da última segunda-feira (27/07), no Teatro Municipal, com os secretários municipais Urandy Rocha Leite (Governo/Administração) e Marianita Bueno (Cultura e Turismo) e o chefe de Gabinete do Executivo, Sérgio Félix. Este foi o segundo encontro entre os religiosos e membros da administração pública para tratar da organização de um grande evento evangélico que a prefeitura vai promover na segunda quinzena do próximo mês de outubro. No encontro, o Conselho de Pastores apresentou um pré-projeto de organização do evento que deverá ser finalizado até 5 de agosto.
Na abertura da reunião, o secretário Urandy Leite reforçou ser intenção do prefeito Ernane Primazzi possibilitar aos evangélicos a realização pioneira de um grande evento municipal, comparável à Festa do Padroeiro, realizada no início do ano pela igreja católica. Para abrilhantar a festa, o secretário reforçou que a prefeitura não medirá esforços para trazer os melhores cantores gospel da atualidade ao município. Já o chefe de Gabinete, Sérgio Félix, ressaltou que o evento não terá a bandeira de uma igreja específica, pois se trata de uma organização da prefeitura para todos os evangélicos.
No pré-projeto do evento, repassado aos secretários pelo presidente do Conselho de Pastores, Wladmir Gouveia, está sugerido que a festa ocorra entre os dias 16 e 25 de outubro. Os evangélicos também definiram que além dos membros do conselho, a comissão que auxiliará a prefeitura na organização da festa, terá mais oito membros, totalizando 20 integrantes. O Conselho também definiu que haverá sub-comissões na organização, de forma que o maior número possível de denominações atuem diretamente na organização da festa.
No documento repassado à administração os evangélicos aceitaram a sugestão apresentada pelo prefeito Ernane no sentido de que a festa tenha a mesma estrutura física do último Arraiá Caiçara, com um grande palco e 60 barracas a serem exploradas pelas igrejas. Os evangélicos sugeriram ainda a montagem de mais duas tendas fechadas no evento, com palco e aparelhagem de som, para atividades religiosas paralelas à festa, além de mais duas estruturas com palcos médios na Enseada e Boiçucanga, para descentralização do evento, com atividades de cunho social a serem desenvolvidas pelas próprias igrejas na mesma semana da festa na região central.
O secretário Urandy lembrou que os evangélicos não precisam se preocupar com a contratação dos cantores gospel, e solicitou aos pastores que eles diretamente façam os contatos com os pregadores que atuarão na festa. A administração e os pastores agendaram uma nova reunião para o próximo dia 10 de agosto, ocasião em que deverá ser fechado o plano de realização da festa. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Ciclista sebastianense vence campeonato em Santos

São Sebastião - O velocista Maicke René, da equipe municipal de ciclismo de São Sebastião, conquistou a medalha de ouro em prova realizada recentemente em Santos, válida para o ranking nacional.
A competição, que reuniu mais de 500 atletas, entre eles os oito bikers sebastianenses, contou com um circuito de quatro quilômetros montado na avenida portuária. René, bem preparado para a prova, segundo informações do técnico José Joaquim, o Neno, aos 20 anos de idade é apontado côo uma grande promessa do ciclismo nacional.
Os outros atletas da Seesp (Secretaria de Esportes), também obtiveram uma boa classificação no campeonato, entre eles José Ricardo .... que ficou em quarto lugar na categoria Máster. No Open, José Joaquim finalizou em 10º e no Elite Feminino, Nayra Yaci ficou com a 14ª posição. Na categoria Elite Masculino, Ricardo Lorente ficou em 23º, Izael Nunes em 27º e Ricardo Correia em 28º.
De acordo com Neno, os ciclistas sebastianenses melhoraram muito o seu desempenho nos últimos meses e em muitas provas subiram ao pódio. “Nessa etapa realizada em Santos conseguimos somar preciosos pontos para o ranking brasileiro”, disse o técnico, acrescentando que a equipe já desponta entre as 20 melhores do Brasil. “Nossa meta é finalizar o ranking brasileiro entre as 15 melhores”, concluiu.
O técnico frisou que o time aparece em 4º lugar no Campeonato Valeparaibano de Ciclismo com 225 pontos e que no próximo domingo, dia 2 de agosto, enfrentará um novo desafio em São Jose dos Campos onde será realizada mais uma etapa do Valeparaibano. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Secretário de Esportes de São Sebastião prestigia 2ª Etapa do Circuito Guasc de Surf

São Sebastião - O secretário de Esportes de São Sebastião, Wladimir Rodrigues, prestigiou no último final de semana a 2ª Etapa do 1º Circuito Guasc de Surf 2009. Realizada na ponta direita da praia do Guaecá com apoio da Prefeitura, o destaque do circuito ficou para o surfista local Igor Moraes, que após vencer em duas categorias segue na liderança do Estreantes no Circuito Paulista.
A competição atraiu a participação de mais de 100 atletas. Além de contar pontos para o ranking da Guasc (Associação de Surf e Poliesportiva do Guaecá) – organizadora do evento em parceria com Associação de Surf de São Sebastião – a etapa também contou pontos para o ranking municipal.
Com nove categorias em jogo, os sebastianenses venceram em quatro com Bryan Franco, de Juquehy, no Mirim; Igor Moraes, de Maresias, nas categorias Iniciantes e Estreantes; Samuel Pupo, de Cambury, no Petit e Kaká Rampa, também de Juquehy, no Feminino. Na categoria Open venceu René Oliveira, do Guarujá; no Júnior, Pedro Aguiar e no Longboard, Augusto Olinto, ambos de Ubatuba, além de Ari Gandola, de Caraguatatuba, no Máster.
Após duas etapas, Alexandre Oncinha lidera a categoria Open, com 1.539 pontos; Pedro Aguiar com 2.000 está à frente na categoria Júnior. No Mirim seguem empatados: KJ Norton e Alan Cordeiro com 1.187 pontos. Já Igor Moraes lidera o ranking em duas categorias: Estreantes (com 1.900 pontos) e Iniciantes (1.000 pontos). No Feminino Kaká Rampa lidera com 2.000 pontos. Ari Gandola, também com 2.000, pontos lidera a Máster. Jefson Silva e Augusto Olinto seguem empatados no Longboard com 1.810 pontos e Samuel Pupo, com 1.000 pontos, lidera a categoria Petit.
No final da temporada, a Guasc pretende premiar os quatro primeiros colocados na Open com uma quantia em dinheiro, cujo valor será definido de acordo com o patrocínio obtido. Para as demais categorias, a associação pretende premiar com pranchas de surf e blocos de poliuretano. Entre os prêmios aos vencedores do circuito ainda estão cursos de inglês e bolsas de estudo para 2010.
A terceira e última etapa do 1º Circuito Guasc de Surf está previsto para ocorrer nos dias 31 de outubro e 1 de novembro. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Secretária de Meio Ambiente reivindica melhorias no saneamento básico do município junto à Sabesp

São Sebastião - Na tarde desta segunda-feira, dia 27, a secretária de Meio Ambiente de São Sebastião, Traud Rossi, reuniu-se com o diretor de Sistemas Regionais da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Umberto Semeghini, na sede da empresa, no bairro de Pinheiros, em São Paulo.
Também fizeram parte da reunião o superintendente da Regional da Sabesp de Caraguatatuba, José Bosco Fernandes de Castro, o chefe da divisão de saneamento básico da Semam, engenheiro Fábio Bertini Godoy, a presidente do Instituto Verde Escola, da Vila Sahy, Maria Antonia Civita, além de representantes da Sociedade Amigos de Barra do Sahy, Praia do Engenho e Praia da Baleia.
A primeira reivindicação junto à Sabesp foi a respeito de um posicionamento da empresa com relação às estações de tratamento de esgoto na costa Sul que, segundo a secretária Traud, já deveriam ter as licitações em andamento.
De acordo com a Sabesp, estão previstos para a cidade o projeto do ETE Barra do Una e Engenho, com valor de R$ 17,8 milhões por conta da Sabesp. A licitação do sistema que conta com uma estação de tratamento com capacidade de 132 l/s, quatro estações elevatórias e 4,1km de linhas de recalque, tem como prazo máximo para publicação o dia 29 de agosto deste ano, com início das obras em 2010 e um prazo de 30 meses para conclusão (setembro de 2013).
Já o ETE Baleia e Sahy receberá o recurso de R$ 16,3 milhões para uma estação de tratamento com capacidade de 85 l/s, cinco estações elevatórias e 1,6 km de linhas de recalque. A publicação da licitação está prevista para a 17 de agosto, com início das obras em março de 2010.
A secretária Traud Rossi levantou outras questões, a exemplo do final do contrato com a empresa BioCristal, responsável pelas estações compactas de tratamento de esgoto de Maresias, Barra do Una, Camburi, Toque-Toque Pequeno e Vila Sahy e que atualmente estão sob contrato de emergência. Traud solicitou que a Sabesp assumisse essas cinco estações compactadas.
O superintendente da Regional da Sabesp, José Bosco, apontou que a estação da Vila Sahy, com apenas dois anos de funcionamento, já apresentaria problemas técnicos, o que dificultaria a ação da Sabesp no local. A informação foi rechaçada pelo engenheiro da Seman, Fábio Godoy, que diz ser uma situação reparável e solicitou parceria operacional.
Ao longo da conversa, Bosco concordou que, apesar de ser necessária uma limpeza na estação da Vila Sahy no plano de ação, os danos são sim recuperáveis.
Traud seguiu com as solicitações e cobrou providências nos bairros da Enseada, Canto do Mar e Jaraguá, todos na costa Norte do município, onde ainda existe o esgoto a céu aberto. A secretária pediu ainda a ampliação da rede de esgoto na região central, já que no período das chuvas, o sistema não suporta a quantidade de água e é necessário haver uma readequação para reduzir a infiltração deste volume na rede. “Viemos aqui porque a prefeitura está totalmente aberta a fazer tudo o que for preciso, mas precisamos unir nossa disposição política à operação e técnica da Sabesp”, ressaltou.
Os representantes das sociedades de bairro mostraram-se favoráveis à postura da secretária e a boa vontade da gestão atual, e ofereceram apoio na resolução dos problemas. “Vamos colaborar e entrar com recursos, se necessário, pois não queremos as praias em situação de bandeira vermelha. Não podemos esperar três anos, precisamos resolver”, comentou Cláudio Pannuti, da Sociedade Amigos de Barra do Sahy.
Umberto Semeghini questionou a realidade dos núcleos congelados no município, como fator prejudicial ao controle do saneamento básico. “Os moradores precisam ser fiscais deles mesmos, para que os resultados tenham efeito”, alertou.
Em resposta, a secretária afirmou que a situação dos núcleos está controlada. “Nesta gestão, o prefeito Ernane fez questão de pôr em prática um trabalho do Meio Ambiente em conjunto com a Habitação e Obras, na fiscalização ostensiva da regularização de imóveis. Tudo está sendo feito com uma política organizada”, salientou Traud.
Ao final da reunião, o diretor Umberto Semeghini e o superintendente da Regional, José Bosco Fernandes de Castro se comprometeram a entrar em contato com a secretaria de Meio Ambiente de São Sebastião e analisar os casos com avaliações, diagnósticos e suporte técnico. Uma outra reunião entre as partes ficou agendada para o início de agosto.
A secretária de Meio Ambiente diz ter tido um saldo positivo da reunião, porém fez ressalvas: “Estou esperançosa, mas vou acompanhar de perto o cumprimento de todas as datas das licitações. Vamos iniciar um forte trabalho de conscientização da comunidade, junto à fiscalização ambiental, para que as pessoas não liguem as águas pluviais na rede de tratamento de esgoto. O problema do saneamento básico não é de hoje e a população sebastianense merece não só uma atenção maior neste sentido, mas a solução real dos problemas”, finalizou. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Felipe Morais marca presença em Águas de Lindóia e fica com o sexto lugar
"O atleta sebastianense retornou do interior de São Paulo com o sexto lugar da categoria Elite"

São Sebastião - O biker caiçara Felipe Morais, já conhecido no circuito nacional de Mountain bike Down Hill, participou, na semana passada, da Segunda Etapa da Copa São Paulo, em Águas de Lindóia, interior de São Paulo e conquistou o sexto lugar na categoria elite.
Considerado um dos principais campeonatos da modalidade, o evento contou com atletas de bom nível técnico e um percurso difícil em função da chuva, o que proporcionou algumas quedas. Felipe Morais foi um dos que caiu durante a prova, porém, mesmo com as quedas, o biker voltou à prova, todavia, o pódio escapara devido a alguns segundos perdidos. "Errei na escolha do pneu! Sábado a pista estava seca, no domingo garoou e eu continuei com os pneus de pista seca. Quando desci, entrei em uma curva e não houve aderência, foi quando cai.", relatou Felipe. "Após a queda, na hora de retomar velocidade, ele teve problemas com o câmbio, são segundos que contam bastante.", disse Joselito Morais, o Tito, técnico do biker.
Saracura - Após uma sequencia de campeonatos o calendário do Down Hill nacional tem uma pausa, o próximo compromisso de Felipe será em setembro, nos dias 19 e 20, trata-se do Arena Down Hill, em Mairiporã, interior paulista, na Trilha da Saracura.
A competição contará com praça de alimentação, tendas para comercialização de peças, área de hidratação e massagem para o atleta, assim como, premiação em dinheiro aos vencedores. "Continuo com meu treinamento, acho que depois do meu acidente em Santos (descida das escadarias do Mont Serrat), perdi um pouco de confiança, a Saracura será uma boa oportunidade para voltar a explorar meu limite!" afirmou Felipe. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Malha sebastianense viaja para Pinda no próximo domingo

São Sebastião - A equipe de malha sebastianense viajará no próximo domingo, dia 2 de agosto, para Pindamonhangaba onde enfrentará o Ferroviária, time anfitrião. Na semana seguinte, mais precisamente no dia 9, a partida será disputada em casa contra a equipe joseense, Jardim Morumbi.
Em recente partida, realizada no domingo, dia 26, no Porto Grande, região central da cidade, o time empatou com a equipe Primo depois de duas partidas. Na primeira delas os sebastianenses venceram com placar de 128 a 56, já na segunda foram derrotados por 154 a 126. O time caiçara jogou com 12 atletas e o destaque das partidas ficou para o atleta João Victor França de 10 anos que marcou 40 pontos para a equipe.
De acordo com o técnico, José Francisco da Silva (Seu Zico), que também faz parte da equipe ao lado dos outros atletas Paulo Lindemberg, João Antonio (Júnior), Evair Rodrigues, João Victor França, Carlos Alexandre Nunes, Diogo Rodrigues, Paulo Rogério Cardim, José Célio do Prado, Felipe Gonsales, Victor Hugo Caldeira e Aurélio Tavolaro, as disputas são válidas pela primeira fase do Campeonato Paulista de Malha. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura pretende instalar Unidade de Saúde Ocupacional na Costa Sul

São Sebastião - Atendendo as indagações feitas através de requerimento pelo vereador Amilton Pacheco da Silva (PSB), a Prefeitura informa que pretende instalar a (USO) Unidade de Saúde Ocupacional do servidor no Centro de Saúde em Boiçucanga, na Costa Sul.
De acordo com o prefeito, a prioridade atualmente é a construção do Hospital na região.
Ele informa que apesar das dificuldades que vai enfrentar para a instalação da USO, que implica em espaço físico, equipamentos como audiômetro e equipe composta de médicos, psicólogo, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, assistente social, assistentes administrativos e fonoaudiólogos, os serviços serão feitos após a conclusão do hospital, com base na dotação orçamentária disponível.
Bicicletários nos PSFs – Em outro requerimento, o parlamentar Amilton solicita a implantação de bicicletários nos PSFs (Postos de Saúde da Família) em todo município.
A prefeitura informou que está elaborando estudos para o atendimento da proposta, mas admite que vêm encontrando dificuldade em alguns locais por causa do espaço físico.
A previsão para a instalação dos bicicletários em alguns postos é até setembro.
Atendimento aos servidores públicos estaduais – Amilton também foi informado através de ofício de que o Hospital de Clínicas de São Sebastião está em fase final de credenciamento de convênio com o IAMSPE (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) para atender os servidores estaduais que moram no Litoral Norte. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Hotel Villa Di Capri

Lixo gerado durante SuperSurf foi encaminhado para reciclagem
O lucro com a venda deste material será repassado para o Fundo Social de Solidariedade do município

Ubatuba - A terceira etapa do SuperSurf, realizada na Praia de Itamambuca, em Ubatuba no último final de semana, entrou na onda da sustentabilidade, que vem sendo colocada em prática no município. Nos quatro dias de evento, de 23 a 26 de julho, foram coletados 100 kg de material reciclável, entre papel, metal, vidro e plástico, além de 45 kg de lixo orgânico. As parafinas também foram coletadas e encaminhadas para reciclagem.
O lucro com a venda deste material será repassado para o Fundo Social de Solidariedade do município.
A ação ambiental é resultado de uma parceria entre o Projeto Praia Viva, a Associação Ubatuba de Surf (AUS) e Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente. Além da coleta seletiva de lixo, foram realizadas várias atividades com as crianças, distribuição de brindes, materiais informativos e bituqueiras para os fumantes. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Itamambuca inaugura Biblioteca Comunitária Aldhemar José de Freitas (Demão)

Ubatuba - Em clima de grande festa, com a presença de crianças, moradores e associados foi inaugurada no último dia 9 de julho a Biblioteca Comunitária Aldhemar José de Freitas “Demão”, instalada na sede da SAI – Associação Amigos de Itamambuca em parceria com a Escola Municipal Honnor Figueira.
A biblioteca, organizada e administrada pela SAI, contou com doação de livros e microcomputadores de seus associados que estão à disposição dos alunos da escola bem como da população de toda a região, atualmente carentes de um estabelecimento deste tipo.
Durante a inauguração, após todos cantarem os Hinos Nacional e de Ubatuba, Roberto Antônio Caropreso, vice-presidente da SAI, fez o discurso de abertura e passou a palavra para Aldhemar José de Freitas Filho “Dema”, o grande idealizador da biblioteca. Dema, que também é diretor de Meio Ambiente da SAI, contou que teve a idéia de montar a biblioteca ao notar a quantidade de livros parados que tinha em casa e achava um grande desperdício não poder compartilhar tudo aquilo com alguém.
A proposta foi levada a Diretoria da SAI que de imediato aprovou a idéia, oferecendo o espaço de sua sede para a biblioteca. O nome escolhido é uma homenagem a seu pai, antigo freqüentador de Ubatuba que lhe ensinou a tanto amar a cidade. Dema ressaltou ainda que, pensando ambientalmente, quanto mais reaproveitarmos os livros, mais árvores estaremos poupando de serem cortadas, o que aumenta ainda mais a importância desta biblioteca.
Daniel Barbosa dos Santos, diretor da escola, agradeceu a iniciativa em seu discurso e aproveitou a oportunidade para recitar um poema e mostrar às crianças a importância do livro como uma viagem pela imaginação. Daniel comentou ainda que o espaço da biblioteca já vem sendo aproveitado para que os alunos tenham reforço fora do horário de aula e os resultados já são bastante positivos.
Encerrando a inauguração, discursou a Sra. Rozemara Cabral Mendes de Carvalho, que também já foi diretora da escola, e representou a secretaria da educação no evento. Após o descerramento da placa de inauguração, todos puderam conhecer a biblioteca e também confraternizar através da distribuição gratuita de lanches em frente a sede da SAI.
A biblioteca está localizada na Av. Itamambuca, 1021 – Itamambuca – Ubatuba – SP e estará aberta ao público para empréstimo de livros e pesquisas na internet de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, das 13h às 16h e aos sábados das 9h as 13h. Fone/Fax: 12 - 3845-3156. E-mail: samigos@uol.com.br
Fonte: Luiz Eduardo Abate de Siqueira
Diretor de MKT & Comunicação
SAI – Associação Amigos de Itamambuca

 


Clique para acessar o site

CINEMA

Cine Porto – 3833 -2066
24/07 a 30/07/2009

“A ERA DO GELO 3” - Dublado

Ás 14:30 hs-16:20 hs-20:10 hs.

“A MULHER INVISÍVEL”
Com Selton Mello e Luana Piovani !!!!!
Ás 18:10 hs - 22:00 hs.


Durante o mês de Julho não teremos a”QUARTA MALUCA”
Nosso site : www.cinemasdolitoral.com.br

Em algum lugar do passado

Ubatuba - Releitura da musica tema do filme "Em algum lugar do passado" com imagens de Luiz Tolosa e edição e Emilio Campi:


 

Poesia Topo

Anuncie


Artistas de rua

Escute a música
que vem da rua,
espie quem está a tocar,
joga-lhe umas moedas
e um arenque (por via das dúvidas)...
pode ser Johann S. Bach.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Esgoto Toninhas

Prezados senhores,
A Sabesp acabe de inicar as obras para ligar o Condomínio e Hotel Wembley Inn na Praia das Toninhas em Ubatuba a rede pública de coleta e tratamento de esgoto. Após mais de duas décadas de "brigas", conseguimos vencer.
Depois de muita luta, vencemos a batalha!!! Fora esgoto na praia!!
Espero que todos tenham esse fato como exemplo para não desistirem nunca e serem fiscais dos seus direitos. Só assim viveremos num país melhor.
Obrigada aos que me apoiaram nessa luta!
Um abraço,

Natália R. do Valle
Ubatuba, SP

Nossos Comerciais!

Um dia na S.O.S. Cão Caraguá


Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia do Sapé  © Luciano Cancelier

Praia do Sapé
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editora: Emiliane Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor