Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 30 de Julho de 2009 - Nº 2121 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região
-

Caraguatatuba
Comunicado urgente:
As atividades nas creches e escolas municipais estão suspensas e devem recomeçar em 17 de agosto
Vacinação antirrábica começa dia 3
Caraguá promove 4º Tênis Fest da Solidariedade
Agenda 21 presta homenagem a músicos em Caraguá
Luta antiga de Kazon rende frutos aos caraguatatubenses

Ilhabela
Prefeito Colucci pede explicações sobre recolhimento de ISSQN na Bacia de Santos
Colucci investe R$ 1 milhão do orçamento municipal em construção de escola
Prefeitura de Ilhabela e Associação Protetora dos Animais promovem campanha de adoção nesta sexta
Vigilância Sanitária de Ilhabela e Procon fiscalizarão cumprimento da lei antifumo
Circuito Ilhabela de Truco começa neste domingo
Atletas de Ilhabela se preparam para Jogos Abertos do Interior
Abertas as inscrições para Miss Ilhabela 2009
Prefeitura de Ilhabela e Conselho de Ministros Evangélicos definem eventos para o segundo semestre

São Sebastião
Expedição Brasil Melhor tem passagem inédita em São Sebastião neste final de semana
Alunos do Programa Brasil Alfabetizado recebem diploma em São Sebastião
Instituto Sollus inicia suas atividades no Hospital de Clínicas de São Sebastião na próxima segunda-feira

Ubatuba
Palestra gratuita do Sebrae na Aciu
Aciu informa: Vaga de Emprego
6º Arraiá de Picinguaba supera expectativas de público

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

-


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Comunicado urgente:
As atividades nas creches e escolas municipais estão suspensas e devem recomeçar em 17 de agosto


Caraguatatuba - A secretaria de Saúde de Caraguá informa que, de acordo com determinação da secretaria estadual de Saúde, as aulas nas escolas municipais estão suspensas. Os alunos devem retornar somente dia 17.
Segundo nota oficial distribuída hoje a tarde para as secretarias de Saúde de todos os municípios, a medida tem como objetivo reduzir a transmissão do vírus influenza A H1N1 no estado de São Paulo.
A recomendação é válida para todos os estabelecimentos de ensino, municipais, estaduais e particulares, entre eles creches, escolas de educação infantil, ensinos fundamental e médio, além de universidades.
De acordo com o comunicado, a decisão de indicar a ampliação das férias escolares foi tomada depois de análise das recomendações e avaliações da Organização Mundial de Saúde (OMS) a respeito da propagação do vírus entre estudantes e de recorrentes relatos sobre o aumento expressivo do número de crianças e adolescentes atendidas nos pronto-socorros paulistas devido a problemas respiratórios.
A secretaria de Saúde também reafirma a orientação à população para que mantenham as medidas de higiene, como lavar as mãos com frequência e cobrir o nariz e a boca quando tossir ou espirrar. É fundamental ainda que pessoas com sintoma de gripe fiquem em casa, repousando. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Vacinação antirrábica começa dia 3
Expectativa é imunizar cerca de 23 mil cães e gatos

Caraguatatuba - Na próxima segunda-feira (3 de agosto) terá início a Campanha de Vacinação Antirrábica. Durante o mês de agosto, profissionais do Centro de Controle de Zoonoses percorrerão todas as regiões da cidade com postos volantes para a vacinação dos animais domésticos.
De acordo com metas estipuladas pela secretaria estadual de Saúde, o município deverá vacinar cerca de 20 mil cães e 2.700 gatos.
Para agilizar o atendimento, o proprietário deve apresentar o Certificado de Vacinação e levar o animal com coleira e guia. Os gatos devem estar em gaiolas e os animais ferozes com focinheira.

Dia 3 - Segunda-feira
Tabatinga - Av. da Praia (próximo ao antigo estacionamento), 8h às 12h
Sertão dos Tourinhos – próximo à Creche, 8h às 12h
Capricórnio - Centro Comercial (praça), 13h30 às 17h
Jetuba - Posto de gasolina Shell, 13h30 às 17h
Alto do Jetuba - próximo ao Centro Comunitário, 13h30 às 17h
Jd. Sta. Rosa - Volante rua principal, 13h30 às 17h

Dia 4 - Terça-feira
Massaguaçu - Igreja Católica (Praia Cocanha), 8h às 12h
Massaguaçu - Jardim do Sol (Casa da Teka), 13h30 às 17h
Massaguaçu - Rua Antonio Alexandre (ao lado Delegacia), 8 às 12h – 13h:30 às 17h
Massaguaçu - Volante Rua Vinte de Abril (Final), 8h às 12h
Sertão dos Tourinhos - Volante Subestação / Torre Cesp, 13h30 às 17h

Dia 5 - Quarta-feira
Olaria - Em frente à CEI do Olaria - 8h às 12h – 13:30 às 17h
Jd. Casa Branca - Rua José Pedro O. Barbosa, 8h às 12h – 13:30 às 17h
Canta Galo / Serraria - Fazenda Disparada, 8h às 12h
Volante - Estrada Serraria, 13h30 às 17h

Dia 6 - Quinta-feira
Martin de Sá - (Praia) Praça Antonio Fachini, 8h às 12h
Martin de Sá - (Rodovia) Av. Castelo Branco (próx. Esquadrimar), 8h às 12h
Cidade Jardim – Próximo à quadra de esportes, 13h30 às 17h
Prainha – Próximo ao Supermercado Canto Bravo, 13h30 às 17h
Ipiranga - Próximo ao bar do Julinho, 13h30 às 17h

Dia 7 - Sexta-feira
Sumaré - Praça do Fórum, 8h às 12h
Benfica - Final da Rua Sebastião M. Nepomuceno, 13h30 às 17h
Jd. Califórnia - EMEF Jd. Califórnia, 13h30 às 17h
Centro - Praça de Eventos (av. da praia), 8h às 12h – 13h30 às 17h

Para conferir a programação completa entre no site www.caraguatatuba.sp.gov.br

Caraguá promove 4º Tênis Fest da Solidariedade
Inscrições podem ser feitas até dia 11 de agosto

Caraguatatuba - Estão abertas inscrições, até dia 11 de agosto, para o 4º Tênis Fest da Solidariedade. A abertura do campeonato será em 15 de agosto, às 10h, no Centro Esportivo. O evento é realizado pela secretaria de Esportes de Caraguá.
Podem participar tenistas iniciantes, intermediários e experientes em sete categorias: 5ª Classe A, 5ª Classe B, Categoria B, Categoria C, Dupla A-B, Dupla Livre e Dupla Mista.
Para efetivar a inscrição, o interessado deve contribuir com uma cesta básica no primeiro dia da partida. “No ano passado tivemos 60 participantes. Queremos superar esse número para também aumentar a arrecadação de alimentos, que serão doados às instituições filantrópicas de Caraguá”, destacou o professor Marcos Borelli, organizador do evento.
As inscrições devem ser feitas pelos telefones (12) 9177-9513 e 8816-2714 com o professor Marcos Borelli. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Agenda 21 presta homenagem a músicos em Caraguá
Ações de preservação ambiental do Falamansa chamam a atenção de ecologistas da cidade

Caraguatatuba - Os ecologistas integrantes da Agenda 21 de Caraguá estão preparando uma homenagem aos músicos do Falamansa durante o show desta sexta-feira (31). Motivados pela atuação da banda com projetos relacionados ao meio ambiente, eles querem que o público presente também reconheça o trabalho e siga o exemplo dado.
O Falamansa grava na cidade seu DVD comemorativo de 10 anos de carreira. Desde o último trabalho, ‘Segue a Vida’, que o grupo tem desenvolvido atividades de conscientização e preservação ambiental. No último sábado (25), eles distribuíram na cidade 5 mil sacolas plásticas 100% recicláveis. A ideia é deixar a orla cada vez mais limpa e bonita.
Todo o cenário do show também é de material reciclável, além dos figurinos, confeccionados com tecido extraído de fibra de garrafas pet. “Temos essa preocupação com o ambiente em que vivemos, com a realidade que deixaremos para nossos filhos nos próximos anos”, explicou o vocalista da banda, Tato.
Para a coordenadora dos grupos de trabalho da Agenda 21 de Caraguá, Francis Ferreira Alves, a iniciativa é louvável. “Eles são comunicadores e tem o poder de levar essa mensagem adiante e mobilizar ainda mais pessoas para essa causa”, enfatizou. “Por isso pensamos em homenageá-los em frente ao público, para que todos saibam desse importante feito”.
Agenda 21 em Caraguá - Formada por cerca de 20 pessoas, a Agenda 21 é uma organização que se encontra mensalmente para planejar e executar ações relacionadas à preservação ambiental, melhoria de qualidade de vida e sustentabilidade. Em Caraguá, o prefeito Antonio Carlos assinou, em maio, um protocolo de intenções que dá apoio ao grupo. O secretário municipal de Meio Ambiente, Eugênio de Campos Jr., afirma que a participação da comunidade é fundamental para a realização dos trabalhos. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Luta antiga de Kazon rende frutos aos caraguatatubenses
Ensino de qualidade de escola técnica permitiu que jovens da cidade tivessem aprovação em concurso público

Caraguatatuba - No ano de 2007, Caraguatatuba foi presenteada pela chegada do CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica), atualmente chamado de Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - IFSP. Um dos responsáveis pela vinda da unidade ao município é o vereador Omar Kazon, do PR, que esteve na época com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Durante o encontro, na cidade de Salto, interior de SP, o parlamentar e atual presidente da Câmara de Caraguá conseguiu convencer Lula e também o Ministro da Educação Fernando Haddad, a levar o então CEFET ao Litoral Norte. A incessante luta de Omar Kazon começou durante seu segundo mandato, no início de 2001.
"Sempre busquei trazer o melhor para o nosso município. Batalhar por todos eles. O começo de tudo na vida do ser humano é uma boa educação, só que infelizmente, nem todos tem condição de pagar, por isso que me esforcei para que o CEFET viesse para Caraguá", falou o vereador.
Os bons frutos à Caraguatatuba já estão sendo colhidos. No final do último ano, os técnicos em tecnologia da informação, Mateus Santos Santana, Wanderlei Santana e Hugo Cuba, ao concluírem o curso, prestaram o concurso público da própria instituição e foram aprovados.
Com cerca de 600 alunos, o IFSP de Caraguá, denominado assim desde o final de 2008, já formou aproximadamente 200 alunos.
"Foi muito importante ter tido a oportunidade de estudar no CEFET, pois tive portas abertas na área que eu queria. No primeiro concurso que prestei eu já passei", revelou Mateus, que assim como os outros colegas aprovados, fizeram o curso de "Técnico em Informática - Habilitação, Programação e Desenvolvimento de Sistema".
"A minha busca pelo CEFET vem de encontro com o desejo de propiciar ao jovem um ensino adequado, para colocá-los no mercado de trabalho já preparado", disse Omar Kazon, que teve o esforço reconhecido pelo jovem.
"O vereador Kazon foi de extrema importância nessa minha conquista, pois ele lutou para trazer um ensino de qualidade para a região, com um sistema federal", agradeceu Mateus, que passou em primeiro lugar e hoje trabalha em São Carlos. Os outros dois ex-alunos da instituição, Wanderlei e Hugo, foram aprovados em primeiro e segundo lugar, respectivamente, nas cidades de São Roque e São Paulo.
"Desejo que muitos outros venham a vencer na vida e não tenho duvidas que o IFSP irá contribuir para isso. Não só Caraguá ganhou esse ensino, mas todo o Litoral", frisou o parlamentar.
Caraguá conta atualmente com cursos técnicos em: informática, informática para internet, administração, comércio e edificações. Para ser aluno do IFSP, é preciso se inscrever no vestibular, realizado duas vezes ao ano, normalmente em maio e outubro.
Segundo o instituto, a prova é composta por 64 questões de múltipla escolha, baseada nos conteúdos programáticos pertinentes ao ensino fundamental, de maneira a testar os conhecimentos referentes à Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, Geografia e História.
Criado em 1909, com o então Presidente da República Nilo Peçanha, as Escolas Técnicas surgiram devido à preocupação com os jovens de famílias pobres, que viviam em cidades e regiões longe das grandes capitais, único local na época a ter um ensino técnico profissional, onde só os estudantes da classe média e alta tinham condições de frequentar. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Prefeito Colucci pede explicações sobre recolhimento de ISSQN na Bacia de Santos

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, acompanhado do secretário de Administração, Cristobal Parraga, e do Assessor de Assuntos de Petróleo e Gás Natural, Luiz Alberto de Faria, esteve na última semana no Rio de Janeiro para entregar ao presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, um ofício solicitando informações sobre o recolhimento de impostos, a título de ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) da empresa ou empresas que estão construindo a plataforma para exploração do gás natural no Campo de Mexilhão, além da empresa ou empresas que estão fazendo o serviço de implantação do gasoduto que liga a plataforma de exploração de gás a Unidade de Tratamento de Gás Natural Monteiro Lobato, em Caraguatatuba.
De acordo com Colucci, a obrigação do recolhimento do ISSQN no município que é prestado o serviço decorre de uma Lei Complementar Federal.
“Muitas vezes as empresas prestadoras de serviço optam em recolher no município da sua sede, desprezando este dispositivo legal. Assim a ação da administração busca o cumprimento deste dispositivo legal em favor do erário municipal local”, comenta o prefeito, que é o presidente da recém-criada Amprogás (Associação dos Municípios Produtores de Gás Natural) da Bacia de Santos.
“Precisamos saber de todos os repasses referentes às atividades de produção da Petrobras, tendo os royalties do petróleo e do gás como objetivo central”, esclarece.
Levantamentos feitos pela administração apontam que a Prefeitura de Ilhabela arrecadou entre royalties, ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e FPM (Fundo de Participação dos Municípios) o valor de R$ 19.325.658,95, referentes aos meses de janeiro e julho de 2008. No mesmo período, a arrecadação dos mesmos tributos chegou a R$ 13.303.673,69. Ou seja, Ilhabela teve uma perda de R$ 6.021.985,26, de um ano para o outro.
Para atenuar as perdas, medidas estão sendo tomadas pelo prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, como por exemplo, o corte de pelo menos 20% no orçamento das secretarias municipais, além de redução no custeio da máquina administrativa com o não preenchimentos de todos os cargos comissionados disponíveis. Outra medida que será tomada é a apresentação de um projeto de lei de redução de juros e multas de contribuintes em atraso com a municipalidade para que acertem suas contas.
Royalties - Segundo informações colhidas na ANP (Agência Nacional de Petróleo), Ilhabela recebeu no acumulado de janeiro a julho de 2009 a quantia de R$ 7.311.495,67 referentes aos royalties de petróleo. No mesmo período em 2008, o valor repassado à Prefeitura de Ilhabela foi de R$ 12.637.591,25, ou seja, R$ 5.326.195,50 a menos.
Ainda de acordo com informações da ANP, o valor referente ao repasse no do mês de julho em 2009 foi de R$ 1.282.527,13, e no mesmo mês em 2008 a quantia repassada foi de R$ 2.510.506,12, que sinaliza uma perda de royalties na ordem de R$ 927.978,99 em apenas um mês.
ICMS - O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços teve uma redução na ordem de R$ 34.713,20 referentes aos períodos de janeiro a julho de 2008 (repasse de R$ 3.141.137,60) e janeiro a julho de 2009 (repasse de R$ 3.106.424,20).
O mês de julho de 2009, a cidade recebeu a quantia de R$ 415.863,30, enquanto em julho de 2008 o valor repassado foi de R$ 523.213,86.
FPM - Já o repasse do FPM (Fundo de Participação do Município) teve uma redução na ordem de R$ 661.176,28. O período de análise foi de janeiro a julho de 2009, quando a municipalidade recebeu R$ 2.885.753,82. No mesmo período em 2008, o valor recebido foi de R$ 3.546.930,10.
Vale lembrar que o Fundo de Participação dos Municípios é uma transferência constitucional feita pela União aos municípios. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Colucci investe R$ 1 milhão do orçamento municipal em construção de escola

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela deu início à construção de uma escola na Rua Angelina Pinto de Oliveira, no bairro da Água Branca que atenderá cerca de 120 crianças do ensino infantil. O investimento chegou a mais de R$ 1 milhão e a verba sairá do orçamento da Secretaria de Educação.
A obra será executada pela empresa Pré-Engenharia que venceu processo de licitação e deve entregar o prédio no prazo de sete meses, a contar da última segunda-feira (27/7). De acordo com a secretária de Educação, Lídia Sarmento, a obra será fiscalizada de perto pela equipe de obras e manutenção da Secretaria. Para ela, o local foi muito bem escolhido. “Ao lado do terreno está a escola municipal José Antonio Verzegnassi que atende os alunos do fundamental e também a escola estadual Eva Esperança Silva. As crianças estão interadas com o ambiente e não sofrerão impactos ao passar de uma série para outra”, ressalta Lídia.
Segundo o prefeito, Toninho Colucci (PPS), o local foi escolhido depois de uma pesquisa que apontou que a maioria dos alunos atendidos pela EMEI Iracema França Lopes, localizada no bairro Perequê, vêm da Água Branca. “Nós queremos facilitar a vida dos pais que precisam se deslocar para trazer seus filhos, e dessa maneira aproximamos a escola deles, além de construir um prédio com instalações muito melhores”, garante. A escola irá substituir a EMEI do Perequê que será utilizada na ampliação do Paço Municipal.
Na nova escola os alunos, professores, gestores, coordenadores e funcionários poderão contar com seis salas de aula, uma sala de leitura e multimídia, banheiros de professores, dos alunos, além de banheiros acessíveis, cozinha e salas da diretoria e de professores. Os alunos terão ainda áreas de lazer com a construção de um pátio e uma quadra poliesportiva. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura de Ilhabela e Associação Protetora dos Animais promovem campanha de adoção nesta sexta

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Saúde, promove na próxima sexta-feira (31/07), das 9h às 17h, na Praça Coronel Julião, na Vila, a campanha adote um amigo.
Estarão expostos 15 animais, entre eles, cães e gatos que poderão ser adotados e com a possibilidade de castração por parte Secretaria de Meio Ambiente. O evento terá o apoio da Associação Protetora dos Animais de Ilhabela.
E na noite da última terça-feira (28/07), foram selecionados os primeiros trabalhos com desenhos dos personagens que farão parte da história em quadrinhos com o tema posse responsável. O segundo dia de seleção ocorre na próxima quinta-feira (30/07), às 18h, na sede da Secretaria da Saúde, na Barra Velha. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Vigilância Sanitária de Ilhabela e Procon fiscalizarão cumprimento da lei antifumo

Ilhabela - A partir do próximo dia 7 de agosto a nova lei antifumo começa a vigorar em todo o Estado de São Paulo. A lei garante que cigarros, cigarrilhas, charutos e semelhantes estão proibidos em áreas fechadas e comuns.
Segundo a Vigilância Sanitária, ligada à Secretaria de Saúde de Ilhabela, haverá fiscalização sobre o cumprimento da lei. Cartazes estão sendo confeccionados pela municipalidade para distribuição e colocação em todos os comércios do município.
Além disso, a equipe do Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Cidadão) de Ilhabela estará a disposição de consumidores que se sentirem prejudicados para orientações, assim como recebimento de denúncias.
De acordo com a lei, o fumo, que já foi proibido em shopping e restaurantes, agora, também está banido de qualquer área fechada, como garagens, por exemplo.
Só é permitido agora em lugares de convivência comum e abertos, como terraços e jardins, além de apartamentos e casas particulares.
A multa inicial para aqueles que não cumprirem a nova lei é de R$ 792,50. Mas esse valor pode aumentar em caso de reincidência.
A multa, para ser aplicada, não precisa ser através de um flagrante. Se houver denúncias, e forem verificados indicadores como ausência de avisos sobre a proibição, o estabelecimento também está sujeito a multa. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Circuito Ilhabela de Truco começa neste domingo

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (Selar), realizará neste domingo (2/7), no Ginásio de Esportes “Gilson Gomes Pinna”, a primeira etapa do Circuito Ilhabela de Truco. As inscrições para esta etapa poderão ser feitas das 8h às 9h30 no dia do evento. A partir das 9h30 começarão as primeiras disputas.
O evento pretende reunir os melhores jogadores de truco da cidade, sendo que a cada etapa os quatro primeiros colocados receberão medalhas de premiação. Na última etapa, o vencedor do circuito, além do troféu de campeão do ano, representará o município no Campeonato Estadual de Truco, em novembro, com direito a hospedagem, transporte e alimentação. Ainda na última etapa, as duplas que conquistarem a primeira, segunda e terceira colocação receberão cestas básicas e troféus. “O circuito de truco faz parte de uma série de circuitos que a Selar realiza, visando movimentar o cenário esportivo da cidade nas suas mais diversas modalidades”, declara o secretário Luiz Lobo, destacando que em setembro será dado início aos circuitos de xadrez e dama. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Atletas de Ilhabela se preparam para Jogos Abertos do Interior

Ilhabela - Atletas de Ilhabela começam a se preparar para a disputa dos 73º Jogos Abertos do Interior, que ocorre em outubro na cidade de São Caetano do Sul.
A competição reunirá 27 modalidades das cidades que conquistaram a medalha de ouro nos Jogos Regionais disputados em todo o no Estado.
Ilhabela, que disputou este ano os Jogos Regionais de Arujá, em julho passado, conquistou três medalhas de ouro: com o atleta Guilherme Coutinho, na categoria galo (57 Kg) no jiu jitsu; os atletas Lucas Rodrigues de Souza e Ricardo Ribeiro no tênis masculino, além da equipe de malha.
Segundo a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação de Ilhabela, na próxima semana os treinamentos das equipes serão
A delegação de Ilhabela que participa dos Jogos Regionais de Arujá já computou dez medalhas. Foram três de ouro (uma no tênis masculino, uma no jiu jitsu e outra na malha masculina), três de prata (duas no jiu jitsu e uma no atletismo) e quatro de bronze (três no jiu jitsu e um no atletismo). (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Abertas as inscrições para Miss Ilhabela 2009

Ilhabela - Estão abertas as inscrições para o concurso de Miss Ilhabela 2009. O evento é promovido pelas Amigas do Fundo Social, com apoio da Prefeitura de Ilhabela.
As interessadas podem se inscrever no Esporte Clube Ilhabela, localizado à Av. Força Expedicionária Brasileira, n° 75, Centro, até o dia 14 de agosto, das 10h às 12h e das 14h às 17h, exceto fins de semana. A única exigência é que as candidatas tenham 16 anos completos e no máximo 22 anos. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura de Ilhabela e Conselho de Ministros Evangélicos definem eventos para o segundo semestre

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, o vice-prefeito, Nuno Gallo, e o presidente da Câmara de Ilhabela, Valdir Veríssimo, se reuniram na última semana com ministros e representantes das igrejas evangélicas para definir a agenda de eventos para o segundo semestre.
Ficou acordado que os eventos terão início em 31 de agosto, com o “Dia de Ação de Graças pelo movimento evangélico”.
No dia 1º de setembro, está previsto o culto de Ação de Graças pelo aniversário de 204 anos de emancipação político-administrativa do município e a programação contempla ainda duas edições do Programa Ação Cidadania, a ser realizado pela Secretaria de Ação Social de Ilhabela.
O Pastor e Presidente do Conselho de Ministros, Arnaldo Domingos, agradeceu o apoio da administração para a efetiva criação do órgão e ressaltou a importância do reconhecimento da Prefeitura, abrindo espaço para a inserção da programação religiosa nos eventos municipais, como, por exemplo, o show do cantor evangélico André Valadão durante a programação da 36ª Semana Internacional de Vela. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Expedição Brasil Melhor tem passagem inédita em São Sebastião neste final de semana

São Sebastião - “Atravessar o país fazendo o bem”. Esta é a missão da Expedição Brasil Melhor, que encerra a sua 4ª edição no próximo sábado, dia 01 de agosto, na Rua da Praia, região Central de São Sebastião. O início do evento está previsto para as 15h e conta com o apoio da Prefeitura, por meio da secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).
O projeto nasceu do olhar de importantes empresários do mercado brasileiro - e apaixonados pelo off road - que se aventuram por locais pouco conhecidos do Brasil fazendo grandes doações, além de organizarem palestras e eventos ambientais e sociais às populações carentes.
Desde o dia 21 de julho, carros encalhados e paisagens deslumbrantes têm feito parte desta jornada de 11 dias de solidariedade, com largada na Praia da Pipa (RN). A edição 2009 passou pelo interior do Brasil e chegará a São Sebastião no sábado, de forma inédita no litoral de São Paulo.
Os lugares são definidos pela organização da Expedição, que faz todo um levantamento inicial das necessidades de cada região do país, associado à descoberta de lugares com foco no atrativo do turismo.
Em São Sebastião, serão distribuídos dois mil livros infantis, 500 dicionários Aurélio, 300 livros adultos, kits escolares, odontológicos, além de bonés e brinquedos. Haverá ainda a apresentação do teatro itinerante de marionetes da Cia. de Inventos, cinema ao ar livre e queima de fogos.
A Sectur conta com a presença de toda a população sebastianense para prestigiar a passagem da Expedição Brasil Melhor na cidade, que tem o intuito de disseminar conceitos de preservação e conscientização entre os competidores e as comunidades. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Alunos do Programa Brasil Alfabetizado recebem diploma em São Sebastião

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, participou na noite da última terça-feira (28/07) da solenidade de entrega dos certificados do Programa Brasil Alfabetizado, parceria dos governos federal e municipal, que objetiva a erradicação do analfabetismo no país. O curso de oito meses foi concluído por 60 alunos nas escolas municipais Professor Antônio Luiz Monteiro (Toque Toque Pequeno), Edileuza Brasil Soares (Maresias), e João Gabriel de Santa’ana (Boiçucanga). O evento, que emocionou formandos e parentes, foi acompanhado também pela secretária municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, Roseli Trevisam e pelo vereador Ernaninho, na ocasião representando a Câmara Municipal sebastianense.
O chefe do Executivo, que estava na capital paulista cumprindo agenda na Secretaria de Meio Ambiente, contou que retornou ao município diretamente para o evento, pois fazia questão de participar da diplomação dos integrantes do programa. “As pedras estão aí para serem tiradas do caminho”, disse o prefeito Ernane, reforçando frase de uma canção de Roberto Carlos, interpretada na abertura da solenidade pelo professor Amadeu Matos.
“A vida é feita de conquistas e com a alfabetização, novas portas irão se abrir para vocês. Este é um marco na vida de todos e novos conhecimentos devem ser buscados. Nada está completo, porque senão perde o sentido da vida”, completou o prefeito Ernane, que confessou que também ele, mesmo já com formação superior, fez um novo curso quando tinha mais de 40 anos.
A primeira-dama Roseli Trevisan, parabenizou também os professores pelo trabalho desenvolvido de alfabetização no município e, aos alunos, desejou que eles continuem estudando e que no futuro, quem sabe, alcancem uma faculdade. O vereador Ernaninho destacou a força de vontade dos adultos estudantes. “Numa idade avançada, o alfabetizado é vencedor duas vezes. Vocês são exemplo para todos nós. Permaneçam com o hábito da leitura, porque isso faz com que vocês ganhem muito mais”, disse ele.
A supervisora da Secretaria de Municipal de Educação, Maria Cecília Mariano de Oliveira, visivelmente emocionada, lembrou dos “sonhos” que muitos dos adultos tinham quando iniciaram o curso. “O começo foi difícil para todos nós, inclusive para os maridos, esposas e filhos que se viram privados de momentos com os estudantes para que eles fossem alfabetizados. O conhecimento (adquirido) ninguém tira. É uma conquista pessoal”, enfatizou ela. Também parabenizaram os alunos e familiares a professora Ivani Soares e a diretora Renata de Andrade Perão, ambas de Toque Toque Pequeno, representando as demais escolas, que não puderam comparecer ao evento devido ao mau tempo.
Um dos momentos mais marcantes do evento foi a leitura de um texto por parte do orador da turma de formandos, Valdivino dos Santos. “Esse é um dia muito especial”, disse ele, orgulhoso por “saber se comunicar melhor”. O alfabetizado disse também que em determinado momento “achava que não ia conseguir”, mas agora percebia que “estava no caminho certo”. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Instituto Sollus inicia suas atividades no Hospital de Clínicas de São Sebastião na próxima segunda-feira
"Já o Instituto Aqua tem a previsão de início de seus trabalhos nos PSF's (Programa de Saúde da Família) em 20 dias"

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria da Saúde, afirma que o Instituto Sollus inicia suas atividades, no hospital de Clínicas de São Sebastião, na próxima segunda-feira, dia 3. Já o Instituto Aqua deverá ter seus trabalhos iniciados, nos Programas de Saúde da Família (PSF's) daqui cerca de 20 dias.
Em reunião realizada com o Conselho Municipal de Saúde (Comus), no dia 15, foi aprovada, por unanimidade, a contratação dos Institutos Sollus e Aqua para o gerenciamento do Hospital e dos dois prontos-socorros, estes pela Sollus; e do Programa de Saúde da Família, pelo Instituto Aqua. Os dois institutos, que substituem as empresas Pró-Saúde e Unifesp, assinaram seus contratos com a prefeitura no último dia 30 de junho.
Esta administração, conforme plano de governo, optou pela mudança no modelo de gestão da saúde, visando implantar a gestão compartilhada entre a administração pública e o terceiro setor por meio de Termo de Parceria para desenvolver um novo modelo assistencial de PSF, Hospital e serviços de Urgência e Emergência. "A diferença é que neste novo modelo, que será de co-gestão, esses institutos farão o papel de agentes facilitadores, buscando sempre a melhoria nos serviços e atendimentos", fala o secretário de Saúde, Aldo Conelian. "Espero que a comunidade tenha uma boa aceitação, principalmente neste primeiro período de readaptação dos institutos, pois a intenção é a excelência nos serviços", afirma Conelian.
Nesse modelo, o gestor público terá maior participação nos processos decisórios cotidianos sob a forma de co-gestão dos serviços em parceria com a organização especializada.
O montante de recursos que envolve os Termos de Parcerias entre o Poder Público e os Institutos já foi analisado e aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde e encontra-se a disposição na Secretaria de Saúde a quem interessar.
No tocante aos funcionários que atualmente laboram no HCSS e PSF, não há razão para apreensão, pois serão recontratados, pois é da vontade da atual administração pública.
Especificamente no caso dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), conforme Emenda Constitucional 51 e Lei Federal 11.350 de 06 de outubro de 2006, a partir da sua promulgação, fica vedada à administração pública a proceder a contratação terceirizada dessa categoria funcional. Assim, nesse momento, a única forma legal de contratação dos ACS é através da admissão dos agentes aprovados no último concurso público, de iniciativa da administração anterior.
A atual gestão, na área da saúde, tem como prioridades a adequação física e estrutural do HCSS, Unidades Básicas de Saúde e PSF's e construção do Hospital da Costa Sul. Ainda será investido em capacitação de Recursos Humanos tendo como objetivo o acolhimento e humanização dos serviços de saúde do município. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Hotel Villa Di Capri

Palestra gratuita do Sebrae na Aciu

Ubatuba - Entendendo custos, despesas e preços de venda
Data: 17 de agosto (2ª feira)
Horário: 16h00
Local: Associação Comercial de Ubatuba (Rua Dr. Esteves da Silva, 51- Centro)
Descritivo: Orientar e esclarecer os conceitos básicos de custos e despesas. Esclarecer suas classificações, tratamentos e alocação nos itens de venda. Mostrar o impacto sobre os preços de venda na margem e nos resultados, visando oferecer melhorias na performance econômico e financeiro da empresa.
Permitir uma visão da repercussão das políticas de preço adotadas pela empresa nos resultados econômicos e financeiros.
Mostrar a agilidade que os controles financeiros, como ferramentas de gestão, dão para tomada de decisões na empresa.
Duração: aproximadamente 2 horas.
Inscrição: A palestra é gratuita e os interessados devem entrar em contato com o Posto de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba através do telefone (12) 3834 1445. (Fonte: ACIU)

Aciu informa: Vaga de Emprego

Ubatuba - Restaurante Sabor do Mar está admitindo garçom(atendente)
Pré requisitos: sexo masculino, idade entre 18 e 23 anos, solteiro, ter 2ª grau, boa aparência.
Falar com Ana de 2ª a 6ª feira, das 15h00 às 16h00.
Telefone: 3832 7058
Av: Leovigildo Dias Vieira, 326- Itaguá
Prezado associado, se sua empresa também estiver admitindo entre em contato conosco.
(12) 3834 1449
E-mail: imprensa@aciubatuba.com.br

6º Arraiá de Picinguaba supera expectativas de público

Ubatuba - A Vila de Picinguaba, na região norte do município, realizou, durante o último final de semana, o já tradicional Arraia, em sua sexta edição. Neste ano, o evento contou com três dias de programação e atrações para todos os gostos.
O evento, realizado pela Associação dos Moradores do Bairro da Picinguaba (AMBP), contou com a participação de diversas bandas e grupos folclóricos, inclusive de Parati. Também aconteceram: torneio de truco e corrida de canoa. Além de ser um evento de calendário anual, este ano trabalhou-se um viés de arrecadação de fundos, com o objetivo de obter reforço para executar projetos da associação.
Segundo a presidente da AMBP, Célia Regina de Paula, o evento foi um sucesso. “Mesmo com o tempo chuvoso, as pessoas tiveram a oportunidade de curtir e se divertir em Picinguaba. Agradeço o apoio da prefeitura e a todos que estiveram conosco durante esta grande festa, até a próxima!”
Na opinião do administrador da Regional Norte, José Roberto Junior, o sucesso do evento se justifica pelas características únicas do local. “A comunidade de Picinguaba é detentora de uma cultura própria, além disso, o cenário tem uma beleza singular. Este rico conjunto, cultura caiçara e oferecer a todos a chance de conhecer este belo cantinho de Ubatuba. PMU

Cine Porto - 3833 -2066
Semana de 31/07 a 06/08/2009

"A ERA DO GELO 3"
Desenho !!!!! Dublado !!!!!
Ás 15:30 hs-19:40 hs.

"O Exterminador do Futuro... A Salvação"
Ação!!!!!! Ficção!!!!!!
Ás 17:20hs - 21:30 hs.
Toda 4ª feira,"4ªfeira maluca"
Todos pagam R$ 4,00

Nosso site : www.cinemasdolitoral.com.br
 


Clique para acessar o site

CINEMA

Cine Porto – 3833 -2066
24/07 a 30/07/2009

“A ERA DO GELO 3” - Dublado

Ás 14:30 hs-16:20 hs-20:10 hs.

“A MULHER INVISÍVEL”
Com Selton Mello e Luana Piovani !!!!!
Ás 18:10 hs - 22:00 hs.


Durante o mês de Julho não teremos a”QUARTA MALUCA”
Nosso site : www.cinemasdolitoral.com.br

Em algum lugar do passado

Ubatuba - Releitura da musica tema do filme "Em algum lugar do passado" com imagens de Luiz Tolosa e edição e Emilio Campi:


 

Poesia Topo

Anuncie


É assim no céu

Alcançar o céu
é igual despertar
com vovó chamando
para tomar café
e acordar de vez
para esquecer o pesadelo
que quase nos convenceu
que a gente já cresceu.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Minha gratidão pela Biblioteca em Itamambuca

Sendo filho de Itamambuca e, lógico, de Ubatuba, venho, de coração radiante e transbordante de felicidade, agradecer ao Senhor Aldhemar José de Freitas Filho, "Dema", grande idealizador e também diretor de Meio Ambiente da SAI, e à Sociedade Amigos de Itamambuca (SAI), pelo ato de verdadeira abnegação, ao montarem a Biblioteca em nosso internacional Bairro.
Livro é cultura, capaz de mudar o homem, e uma Biblioteca é fonte de sabedoria.
Com certeza, muitos serão os frutos dessa semeadura cultural, cujas sementes já estão sendo espalhadas para muito além do mar de Itamambuca.
Quem abrir o livro número 1 de registros de funcionários da SAI, lá poderá constatar o nome deste subscritor, registro primeiro, e terá a certeza de que a SAI já ajudou muita gente.
Ainda existe essa anotação em minha primeira Carteira de Trabalho.
Com permissão, registre-se aqui minha segunda gratidão à SAI.
Prezado Senhor Adhemar José de Freitas Filho (Dema) e SAI, sois motivos de orgulho para Itamambuca, e para o mundo!

Benedito José dos Santos Filho
São Paulo, SP
E-Mail: bene@bjsfilho.adv.br

Nossos Comerciais!

Um dia na S.O.S. Cão Caraguá


Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia do Sapé  © Luciano Cancelier

Praia do Sapé
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editora: Emiliane Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor