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Sexta-feira, 31 de Julho de 2009 - Nº 2122 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região
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Caraguatatuba
Coquetel lança Caraguá a Gosto 2009
Falamansa grava DVD na Praça de Eventos
Copa Caraguá de Futebol Amador começa com 34 equipes
10 anos de criação... 10 Ordenações
Agenda Cultural Fundacc

Ilhabela
Prefeitura de Ilhabela segue orientação do Governo do Estado e adia início das aulas para 17 de agosto
Colucci lança mais de uma obra na cidade a cada dez dias
Procon de Ilhabela ganha nova sede para melhorar o atendimento à população
Queda de árvores
Nota

São Sebastião
Prefeitura de São Sebastião conclui ciclo de audiências públicas do PPA
Secretária de Turismo de São Sebastião solicita ampliação de linha para aeroportos da capital
Comtur de São Sebastião apresenta idéias ao PPA
Reinauguração do Campo de Futebol de Boiçucanga será adiada
Sintonia de Inverno acontece até domingo em São Sebastião
Câmeras de monitoramento auxiliam no combate à marginalidade
Museu de Arte Sacra recupera convênio e recebe verba do BNDES
Abertura de licitação para serviço funerário depende de aprovação de projeto

Ubatuba
Escolas municipais de Ubatuba adiam volta às aulas
Programa Comércio Varejista chega a Ubatuba
Fiscalização em Ubatuba apreende mais de cinco mil produtos clandestinos
Praia de Itamambuca, em Ubatuba, volta a receber feras do surfe
Vôlei de Ubatuba tem rodada dupla neste domingo
Licenças de ambulantes devem ser renovadas no mês de agosto
Prefeitura e DER constroem muros de arrimo em áreas danificadas pelas chuvas
16º Festival do Camarão agita Praia da Almada
Campeões dos Jogos Regionais são homenageados pela Prefeitura de Ubatuba
Ubatuba encerra Campanha do Agasalho 2009 com cerca de 11 mil peças arrecadadas
Informe FUNDART

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Notícias de Caraguatatuba Topo


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Coquetel lança Caraguá a Gosto 2009
Estabelecimentos recebem placas de identificação para o maior festival gastronômico do Litoral Norte

Caraguatatuba - Foi dada a largada para a competição mais saborosa do Litoral Norte. Os 22 restaurantes concorrentes do Caraguá a Gosto 2009 receberam ontem (29) as placas que credenciam e identificam os estabelecimentos. A entrega foi durante a abertura do festival, realizada no Club Lost.
Cerca de 300 pessoas, entre convidados, participantes, patrocinadores e imprensa, compareceram ao evento, promovido pela secretaria municipal de Turismo. Na ocasião também foi lançado o livreto do Caraguá a Gosto, com o guia dos restaurantes, pratos e petiscos concorrentes. Prestigiaram a abertura os secretários municipais de Educação, Meio Ambiente, Assuntos Jurídicos, Fazenda.
O prefeito Antonio Carlos e seu vice, Antonio Carlos Jr., também estiveram presentes. AC agradeceu pela participação de todos os estabelecimentos envolvidos na organização do Caraguá a Gosto e destacou que a cidade ganhou muito até agora em apenas seis meses de administração.
Ele lembrou da conquista da Escola Técnica (Etec) para o município, além das obras que iniciam ainda em 2009, como reforma e ampliação da Santa Casa, a construção do novo Pronto Socorro e da pavimentação em nove bairros da cidade. “Sem falar que hoje a prefeitura está com a frota renovada, com máquinas para serviço pesado, veículos 0 Km para as secretarias e as novas ambulâncias e vans para transporte de passageiros”, disse.
Para concluir as considerações, o prefeito anunciou que o projeto do novo prédio para a prefeitura, que ficará no bairro Indaiá, fica pronto dentro de 30 dias. “Os resultados estão aparecendo. Foi preciso enxugar gastos e procurar os melhores profissionais para que a cidade voltasse ao desenvolvimento”, concluiu.
Empresários afirmam: Festival garante movimento
Para o empresário Hiro Campos Ozono, do Bar do Japa, participar do Caraguá a Gosto significa aumento de 25% nas vendas. “É uma porção significativa no orçamento”, afirmou.
Já Leandro Zambianchi, da Oficina das Pizzas, apostou em um novo ingrediente para atrair mais clientes e levar o prêmio de melhor prato. “Já ganhamos como melhor ambiente, agora queremos garantir que a nossa Pizza Verona seja a melhor do litoral”, disse.
Público é quem decide - E quem melhor para escolher o prato e o petisco vencedores que o próprio cliente? Assim, foram preparadas cédulas que o público preenche e dá suas notas nas categorias apresentação e sabor do prato e do petisco, melhor serviço e melhor ambiente. Além de garantir que seu restaurante favorito receba boas notas, os clientes participantes irão concorrer a 22 jantares nos restaurantes credenciados.
O Caraguá a Gosto acontece entre os dias 1 e 30 do próximo mês. O encerramento e a premiação será dia 9 de setembro. Participam os seguintes estabelecimentos: Água Doce Cachaçaria, Akebono, Al Badah Beach, Bar do Hélio, Bar do Japa, Bela Vista Pizzas e Massas, Caiçara’s Restaurante, Garage Bar, Guaruça Frutos do Mar, Kiskonofre, Neno’s Pizza Bar, Officina das Pizzas, Ostra e Ouriço, Parodi Pizzaria, Pizzaria do Neno, Quiosque Canto Bravo, Restaurante Golfinho, Restaurante Golfinho Azul, Surf’s Espaço Gourmet, Toca da Garoupa, Zanfredo Pasta Bar e Rissoteria e Valentin Restaurante Bar. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Não perca: Falamansa grava DVD na Praça de Eventos
Show de 10 anos de carreira será sexta-feira (31)

Acesse www.youtube.com/jornalismocaragua  e veja o convite que a banda fez para o show!

Caraguatatuba - Nesta sexta-feira (31), a Praça de Eventos de Caraguá será palco de um show histórico. O principal grupo de forró universitário do país, o Falamansa, grava na cidade seu DVD comemorativo de 10 anos de carreira.
O show, gratuito e aberto ao público, começa às 21h.
A apresentação também é solidária. No local serão arrecadadas doações de arroz para a Gincana da Solidariedade.
Hoje (30) será o ensaio do espetáculo, com a gravação do making off. Todos estão convidados para os dois dias de evento. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Copa Caraguá de Futebol Amador começa com 34 equipes
Na abertura do evento, prefeito Antonio Carlos fez balanço do 1º semestre

Caraguatatuba - Os presidentes das 34 equipes participantes da Copa Caraguá de Futebol se reuniram ontem (29) para a abertura oficial do campeonato. O evento foi na sede do Sindicato dos Servidores e contou com a presença do prefeito e de seu vice, além dos secretários municipais de Esportes e Fazenda.
As equipes, agrupadas em 1ª e 2ª divisões, conheceram a tabela dos primeiros jogos da competição. A secretaria de Esportes ainda promoveu um sorteio de brindes para os times, como bolas e equipamentos.
O prefeito Antonio Carlos desejou a todos um bom campeonato e aproveitou para fazer um balanço dos seis primeiros meses de administração. Ele prestou contas do trabalho para os presentes e agradeceu pela paciência e confiança dos munícipes. “Passamos um bom período tomando pé da situação, enxugando gastos, buscando parcerias e firmando convênios para, já agora, termos serviço para mostrar”, disse.
AC falou da reforma e ampliação da Santa Casa, da construção de um novo Pronto Socorro e de uma nova sede para a secretaria de Saúde. “Vamos ter um prédio como nunca se viu antes, com um Centro de Especialidades Médicas e de Especialidades Odontológicas”, disse. “Isso tudo ainda em 2009”.
Além de citar a pavimentação nos bairros, a construção de novas escolas e pontes, o prefeito lembrou também da aquisição da nova frota municipal, com veículos 0Km para as secretarias, maquinário para serviço pesado e as ambulâncias e vans para transporte de passageiros da Saúde. “E é importante que saibam que está tudo pago, e que pertence a vocês”, garantiu. “Fomos eleitos para isso e o nosso desejo é fazer ainda mais”. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

10 anos de criação... 10 Ordenações

Caraguatatuba - No dia 1 de agosto de 2009, próximo sábado, a Diocese de Caraguatatuba acolhe mais 8 sacerdotes que estarão a serviço do Povo de Deus e mais dois diáconos transitórios que em breve também estarão prontos para receber o Sacramento da Ordem.
As ordenações acontecerão na Catedral Divino Espírito Santo, em Caraguatatuba, às 9h e será transmitida pela TV canção Nova.
A expectativa é de que mais de 2 mil pessoas participem da Santa Missa.Tudo esta sendo organizado para que todos possam acompanhar a Santa Missa.
Os oito diáconos e dois seminaristas serão ordenador pelo bispo Dom Altieri. Dois diáconos, seis são diocesanos e dois da Congregação dos Pequenos Irmãos do Santíssimo Sacramento, presente na Diocese, e que permanecerão à serviço da mesma.
A Diocese de Caraguatatuba convida a todos para participar deste momento especial e que sem dúvida, marca o ano comemorativo dos 10 anos de criação da Diocese.
Veja www.diocesecaraguatatuba.com.br

Agenda Cultural Fundacc

Gaijin Sentai faz show e lança album - A banda Gaijin Sentai faz o pré-lançamento do seu novo álbum, Metal Hero, dia 1° de agosto no auditório da Fundacc. Como convidado especial do grupo de Taiko (tambor tradicional japonês) Shinkyo Daiko, de São Bernardo do Campo.
O show acontece às 20horas e os ingressos podem ser adquiridos na E-Brasil e Caleco Games a R$ 10. A Fundacc fica na Rua Santa Cruz, 396 no Centro de Caraguá.

Clássicos em Sarau - Dia 01 de agosto - sábado - 21h no Teatro Mario Covas
A Pianista Maria Luiza França e seus convidados, Eunice Dantas Burbach, Jandyra Lobo Baptista, Alexandre Nunes, Josy Santos, Márcia Soldi e o Corpo de Baile de Caraguatatuba em um espetáculo emocionante. Convites a R$ 20,00.

Exposição Literária Olavo Bilac das Oficinas de Criação Literária da Fundacc
Realizada no saguão da Fundacc de 01 a 31 de agosto, com exposição dos trabalhos dos alunos da Oficina de Criação Literária do Travessão, ministrada pelo executor de projetos Maurício do Carmo.
A exposição Contará, ainda, com uma homenagem a Olavo Bilac, cujos trabalhos foram utilizados para o desenvolvimento da oficina.

CURTAS - Dia 8 de agosto, sábado, no Teatro Mario Covas.
de Samantha Schmütz, André Frazzi, Gustavo Damasceno
"CURTAS", com Samantha Schmütz, no ar com os dois quadros de maior sucesso do programa Zorra Total - Junia/Juninho Play e Madame Leonina. Na interpretação magistral da atriz, a realidade da vida ganha cores fortes e divertidas - uma comédia sobre o ridículo do ser humano. Sete personagens vão até o palco e se apresentam revelando, através do abismo entre o que são e o que dizem ser, o que o humor e a comédia têm de mais eficiente e essencial: o patético da vida.
"CURTAS" é um espetáculo com uma hora de duração, onde se ri, se ri muito, o tempo inteiro! Classificação indicativa: 14 anos.

Campanha Fotográfica África em Nós - A Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo por meio de sua Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias, lança a Campanha Fotográfica África em Nós, um convite a população paulista para mostrar pelas fotografias, o que vê, sente e compreende sobre a presença e a herança africana no nosso cotidiano. As inscrições podem ser feitas até dia 15 de setembro de 2009. Cada fotógrafo amador, estudantes ou profissionais podem se inscrever até 10 fotografias. Para mais informações acesse o site www.africaemnos.com.br ou adquira sua ficha de inscrição na Fundacc.
Em agosto, em Caraguá, também acontece o lançamento do livro Racismo: São Paulo Fala - Se Você Não Fala, Quem Vai Falar? - uma coletânea de textos sobre o racismo realizado pela Secretaria de Estado da Cultura.

Oficinas Culturais
De 3 a 7 de agosto - matriculas
Dia 10 - inicio das aulas

8º FET - Festival Estudantil de Teatro - Inscrições abertas até 21 de agosto para grupos de teatro de todo o Brasil, vinculados a instituições de ensino nos níveis Fundamental, Médio ou Técnico.
A mostra acontecerá de 19 a 30 de outubro com a apresentação de 10 grupos.

Videoteca Lúcio Braun - Projeto Cineclube, de quinta a domingo, às 20h, entrada a R$1,00.
30/07 - quinta - Os Três Desejos/95 - Drama - Patrick Swayse - 12 anos - 115min.
31/07 - sexta - A Casa da Rússia/90 - Suspense - Sean Connery - 14 anos - 120min.
01/08 - sábado
O Diabo Veste Prada/06 - Comédia - Anne Hathaway (12 anos/105 min.)
02/08 - domingo
Noites de Tormenta/08 - Romance - Richard Gere (12 anos/95 min.)
06/08 - quinta
Uma Cidade sem Lei/08 - Faroeste - Ed Harris (14 anos/115 min.)
07/08 - sexta
A Duquesa/08 - Drama - Keira Knightley (14 anos/110 min.)
08/08 - sábado
Negócios e Trapaças/08 - Aventura - Burt Reynolds (14 anos/85 min.)
09/08 - domingo
Contratado para Amar/06 - Comédia - Michelle Garcia (14 anos/105 min.)
13/08 - quinta
Questão de Lealdade/04 - Suspense - Ruppert Everett (14 anos/105 min.)
14/08 - sexta
Nouvelle France/04 - Drama - Gerard Depardieu (14 anos/135 min.)
15/08 - sábado
Ladrão Engana Ladrão/07 - Comédia - Luke Wilson (14 anos/105 min.)
16/08 - domingo
Sonhando Alto/06 - Aventura - Billy Bob Thorton (12 anos/100 min.)

Música no Coreto - Praça Dr. Cândido Motta
Nhô Vair e convidados - sexta-feira, às 20h30 - música raiz sertaneja - Banda Municipal Carlos Gomes - aos sábados, às 20h30.

Circuito Cultural Paulista  - Projeto de difusão cultural do Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Cultura com espetáculos de teatro, dança e música com entrada franca.
15 de agosto - 21h Teatro Mário Covas
Speranza! Dona Esperança - Cia. Teatro e Dança Mariana Muniz
29 de agosto - 21h Teatro Mário Covas
(MUSICA) Flores Sertanejas

Folclore em Festa - A Fundacc promove um encontro de folclore em agosto, de 20 a 23 em vários pontos da cidade: Mesa Redonda * Exposição de Artesanato Identitário * Instrumentos * Literatura * Brinquedos e Brincadeiras Populares * Comidas Típicas * Quadrilha * Grupos Folclóricos * Contação de Causos e Contos * Rodas de Capoeira * Lançamento do Núcleo de Canoa de Voga. Acesse o site para mais informações www.fundacc.com.br 

O Corpo de Baile Municipal de Caraguatatuba, sob a direção de Cristina Neves trouxe mais um prêmio para a cidade: a 1ª colocação no 5° Festival Cidade de Santos - Promodança na categoria Avançado com a coreografia Filhos da Terra.

Clássicos em Sarau - Dia 01 de agosto - sábado - 21h no Teatro Mario Covas
A Pianista Maria Luiza França e seus convidados, Eunice Dantas Burbach, Jandyra Lobo Baptista, Alexandre Nunes, Josy Santos, Márcia Soldi e o Corpo de Baile de Caraguatatuba em um espetáculo emocionante. Convites a R$ 20,00. FUNDACC

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Prefeitura de Ilhabela segue orientação do Governo do Estado e adia início das aulas para 17 de agosto

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), assinou na última quarta-feira (29/7) o decreto que adia para o dia 17 de agosto o início das aulas no município, seguindo recomendação do Governo do Estado e também da Organização Mundial de Saúde (OMS) que pedem cautela quanto à propagação do vírus influenza A/H1N1 (gripe suína) entre estudantes. A decisão foi tomada depois de uma reunião com as secretárias de Saúde, Glória de Fátima Alves e de Educação, Lídia Sarmento.
O decreto tem o objetivo de reduzir a possibilidade de transmissão do vírus evitando aglomeração dos alunos em ambientes fechados. O documento prevê também que a Secretaria de Educação deve planejar a reposição dos dias letivos, de forma a atender ao estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
De acordo com a secretária de Educação, esse período em que as aulas foram suspendidas, vai servir para que os alunos que retornarem de viagem permaneçam em casa tempo suficiente para que sintomas de gripe se manifestem, evitando que essa criança tenha contato com outras. “Nós estamos segurando apenas um ciclo da gripe. As crianças que apresentarem os sintomas, mesmo com o início das aulas devem permanecer em casa”, explica.
A secretária conta ainda que com o início das aulas serão adotadas medidas como aplicação de álcool gel nas mãos dos alunos na entrada dos escolares e ainda na entrada da escolas para aqueles que não utilizam o transporte, limpeza das mãos com água e sabão, limpeza com álcool nas salas de aula na troca de uma turma para outra, entre outras medidas preventivas.
Nesse período os professores, monitores, merendeiras e motoristas estarão recebendo treinamentos dos profissionais da saúde sobre as ações que devem ser realizadas quando as aulas retornarem. “Estamos tomando todas as medidas de precauções possíveis”, ressalta a Lídia Sarmento.
As escolas estaduais, particulares e entidades conveniadas que trabalham diretamente com crianças se reuniram na última quarta-feira (29/7) e também decidiram adiar para o dia 17 de agosto o início das aulas. O objetivo é unificar as medidas de prevenção em todos os ambientes escolares. Apenas as entidades como a Associação Creche que não interromperam as atividades no período de férias continuarão, mas as crianças que foram viajar nesse período permanecerão em casa.
De acordo com a Secretaria de Saúde serão internados apenas pacientes que apresentem os sintomas: febre, tosse, dispinéia (falta de ar) ou com casos de pneumonia. Nestes casos os pacientes são isolados em salas especiais do Hospital Municipal Gov. Mário Covas Júnior e recebem medicamentos repassados pelo Ministério da Saúde. Além disso, os exames são feitos no Instituto Adolfho Lutz de São Paulo com resultados em até 72h. Em casos de gripe comum o paciente voltará para casa e receberá uma máscara.
Saiba como se prevenir - É importante ressaltar que, apesar da implantação das medidas coletivas de controle, medidas individuais deverão ser divulgadas e adotadas, tais como:
- Evitar aglomerações e a permanência em ambientes fechados;
- Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
- Evitar tocar olhos, nariz ou boca;
- Lavar as mãos freqüentemente com água e sabonete, especialmente depois de tossir ou espirrar;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Colucci lança mais de uma obra na cidade a cada dez dias

Ilhabela - Em 200 dias de governo, administração chega a 23ª obra entre concluídas e em andamento. Melhorias como saneamento básico, pavimentação de ruas, construção de ponte e canalizações são alguns dos investimentos da Prefeitura de Ilhabela.
Ao completar 200 dias de governo, o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS) chega à marca de 23 obras no município, a maioria já concluída. São investimentos em saneamento básico, pavimentação de ruas, construção de ponte, canalizações, recuperação de estruturas como muros de arrimo e decks, entre outras.
Apesar da queda do orçamento municipal em razão da crise financeira mundial e da diminuição dos repasses de royalties, além de ter encontrado em janeiro uma Prefeitura sem os lançamentos de carnês de IPTU e com problemas estruturais como na coleta de lixo, Toninho Colucci tem conseguido investir em melhorias com a contenção de despesas e redução de custeio da máquina administrativa. “Temos enfrentado dificuldades financeiras em razão da queda na arrecadação, mas com pulso firme e muito trabalho temos conseguido levar as melhorias esperadas pela população”, avalia o prefeito de Ilhabela.
A 23ª obra foi iniciada esta semana. Trata-se da construção de escola municipal no bairro Água Branca, cujo investimento será de R$ 1.058.620,38. São seis salas de aula, sala de leitura e multimídia, cozinha, sala de reuniões, pátio, banheiros acessíveis e quadra poliesportiva. A empresa vencedora da licitação tem prazo de 215 dias para conclusão dos trabalhos.
A Secretaria de Obras, Planejamento e Serviços Públicos também é responsável pelos serviços de manutenção na cidade, o que inclui capina, desobstrução de valas e córregos, nivelamento de ruas sem pavimento, entre outros.
Confira as 23 obras dos primeiros 200 dias de governo:
1 - reforma do deck e recuperação dos flutuantes no píer da Vila (concluída);
2 – reconstrução total do muro de arrimo da escola Profº Daniel de Andrade, no Portinho (concluída);
3 – calçamento da rua José Bonifácio, bairro Água Branca (em andamento);
4 – calçamento rua Benedito Julião, no Buraco do Morcego, bairro Barra Velha (em andamento);
5 – construção da estação de transbordo, no bairro Água Branca (concluída);
6 – prolongamento do calçamento da rua da Senzala, na Barra Velha (em andamento);
7 – reforma da escola Waldemar Belizário, incluindo troca de piso, iluminação, reforma de banheiros, substituição das lousas e troca do para-raio (concluída);
8 – rede de esgoto na rua Antonio Lisboa Alves, no Canta Galo, em parceria Prefeitura e Sabesp (em andamento);
9 – pavimentação da travessa no bairro de Taubaté (em andamento);
10 – construção de ponto de ônibus na Ponta da Sela, na região sul, em parceria com o Condomínio Ponta da Sela (em andamento);
11- rede de esgoto nos bairros Barra Velha, Perequê e Água Branca, em parceria com Prefeitura e Sabesp (em andamento);
12 – reforma da sala de aula na Secretaria de Cultura (em andamento);
13- calçamento e nivelamento para passagem de ônibus na rua da Cachoeira e Rua Projetada 46, na Barra Velha (em andamento);
14 – Colocação de azulejos e esquadrias na Escola Eva Esperança, na Água Branca (em andamento);
15 – calçamento da rua Pedro Basílio, no Bairro do Julião (obra concluída); 16 – canalização de águas pluviais na rua José Carlos de Siqueira, no cruzamento com as ruas Gerson Peres de Araújo e Benedito Sampaio, próximo ao Fórum, na Água Branca (fase inicial da obra);
17 – iluminação da Praça das Bandeiras, na Vila (em andamento);
18 – Iluminação da ciclovia trecho píer até o deck (obra em andamento),
19 – Reparo asfáltico na região do Fórum;
20 – restauro da estrutura e construção de um novo tabuleiro da ponte de acesso à Praia de Castelhanos;
21 – reforma do guarda corpo e troca das pranchas do piso da ponte da Fazenda Cocaia;
22 – troca do sistema de iluminação da orla da praia do Perequê;
23 – construção de escola municipal na Água Branca. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Procon de Ilhabela ganha nova sede para melhorar o atendimento à população

Ilhabela - O Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de Ilhabela está com nova sede, na Rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, no Perequê, ao lado do cartório.
O novo espaço conta com uma recepção e duas salas para atendimento e audiências de conciliação. A equipe do órgão é composta atualmente por uma coordenadora e três técnicos e tem o objetivo de proporcionar mais comodidade ao consumidor, assim como investir em orientação e educação para o consumo.
O Procon disponibiliza uma linha direta e mais dois ramais para atendimento em período integral, além de realizar os atendimentos pessoais de segunda a quinta–feira das 13h as 17h, pois as sextas-feiras são reservadas para as conciliações .
A procura pelo órgão tem aumentado muito, pois só no primeiro semestre deste ano foram formalizados aproximadamente 500 atendimentos, além das orientações prestadas pessoalmente, por telefone e por e-mails (essas vão de simples consultas a cálculos e informações extra-Procon).
As reclamações mais freqüentes estão relacionadas aos serviços de telefonia fixa e móvel, seguido dos assuntos financeiros, principalmente referentes a cartões de crédito e financiamentos.
A orientação do Procon é que os consumidores procurem os serviços do órgão sempre que tiverem dúvidas quanto a procedimentos relacionados a prestação de serviços e aquisição de produtos, e que também se atentem ao prazo para reclamar, que sempre exijam dos fornecedores nota fiscal ou recibo, orçamentos e cópia de contrato e, ainda, que guardem seus comprovantes de pagamento e documentos que comprovem oferta e publicidade.
O Procon pode ser consultado pelos telefones 3896-9220 ou pelo e-mail: procon@ilhabela.sp.gov.br

Queda de árvores

Ilhabela - A Defesa Civil de Ilhabela, órgão ligado ao Gabinete da Prefeitura, já atendeu três ocorrências de queda de árvores esta semana, devido ao mau tempo que se instalou na região nos últimos dias. De acordo com o diretor da Defesa Civil, Valter Faustino, a equipe retirou uma árvore na Estrada de Castelhanos no local conhecido como descida Morro do Sabão, que impedia a passagem de veículos e outras duas no bairro Ilhote, região Sul de Ilhabela. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Nota

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio de sua assessoria de imprensa, informa que a campanha adote um amigo da Secretaria da Saúde foi adiada. A feira de adoção de cães e gatos que estava prevista para acontecer nesta sexta-feira (31/07), na Praça Coronel Julião, na Vila, foi cancelada sem nova data definida devido ao mau tempo. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

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Prefeitura de São Sebastião conclui ciclo de audiências públicas do PPA

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião concluiu, na noite da última quarta-feira (29/07), o ciclo de audiências públicas cujas propostas irão nortear a formatação do PPA – Plano Plurianual, válido para os próximos quatro anos. As sugestões apresentadas por vereadores, Sociedade Civil Organizada, Ong’s (Organizações Não Governamentais) e Sociedades Amigos de Bairros entre outras entidades, além das questões levantadas pelos munícipes, serão, a partir de agora, tabuladas pelo Executivo e remetidas para análise da Câmara Municipal.
Mais de 100 pessoas acompanharam a última audiência do PPA que foi realizada no Teatro Municipal, na área central da cidade. Reuniões semelhantes foram desenvolvidas em Boiçucanga, na Costa Sul e no Canto do Mar, na Costa Norte. O prefeito
Ernane prestigiou o evento que contou com a participação também dos vereadores Ernaninho, Marcos Tenório, Solange Ramos, Amilton Pacheco , Maurício do Canto do Mar e Artur Balut e de secretários municipais.
A audiência foi aberta por técnicos das secretarias municipais de Assuntos Jurídicos e da Fazenda. Eles falaram respectivamente sobre os aspectos legais que definem o PPA e a brusca queda na arrecadação municipal, que resultou em R$ 20 milhões a menos no caixa da prefeitura nos primeiros seis meses do ano.
No encerramento da audiência, o prefeito Ernane Primazzi ressaltou que, apesar de estar trabalhando com muito menos dinheiro em relação ao ano passado, algumas das sugestões apresentadas nos três encontros já estão sendo providenciadas ou encontram-se na fase de planejamento das ações municipais. Como exemplo, ele citou a identificação turística em todo o município, cuja licitação para o serviço será aberta agora em agosto. Ainda neste setor, Ernane falou da efetivação de um calendário anual de eventos que ficará pronto até o final do ano, bem como os entendimentos com a Companhia Docas para a implantação do terminal para recepção de navios de cruzeiro no futuro porto ampliado de São Sebastião. Sobre o porto, o chefe do Executivo disse quer sua ampliação “é fundamental” para a cidade e que resta apenas discutir “em que moldes ela se dará”.
Na área da saúde, o prefeito lembrou que o hospital de clínicas agora será gerido no sistema de co-gestão. “Vamos pagar a conta , mas também vamos opinar”, acrescentou. O chefe do Executivo também ressaltou o processo de implantação do Hospital de Clínicas da Costa Sul. “A prefeitura já obteve judicialmente a imissão de posse do terreno onde será instalado o hospital em Boiçucanga, mas, há advogados da cidade, que não pensam no coletivo, e estão tentando barrar o processo”, alertou Ernane.
No setor esportivo, Ernane relatou o último encontro com o ministro dos Esportes, Orlando Silva Júnior, na capital federal. Ao lado do secretário municipal de Esportes, Wladmir Rodrigues dos Santos, o prefeito conseguiu do ministro o compromisso de desenvolvimento em São Sebastião do Programa Segundo Tempo, que vai atender cerca de mil crianças em todo o município.
Após citar diversas outras ações administrativas, como o processo já deflagrado para a retomada de construção de casas populares em São Sebastião, o prefeito Ernane disse que “até agora estávamos preocupados em fazer e não em ficar gastando dinheiro com divulgação pela imprensa. Nossa propaganda quem faz são os próprios munícipes”, afirmou, emendando que a administração está de posse de pesquisas que demonstram que os sebastianenses estão satisfeitos com as ações administrativas do novo governo.
Propostas - A última audiência pública do PPA contemplou basicamente sugestões dos presentes para ações administrativas na área central da cidade. Indicações mais comuns foram com relação a construção de creches, escolas e áreas de lazer; pavimentação e iluminação de ruas; ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto; revitalização do centro comercial e até mesmo a construção de um novo centro administrativo que englobe todas as secretarias municipais. Destaque também para o pedido emocionado da professora Luiza, que solicitou um novo prédio na área central para a centenária escola Henrique Botelho, que foi desalojada pela administração anterior. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Secretária de Turismo de São Sebastião solicita ampliação de linha para aeroportos da capital

São Sebastião - A secretária de Cultura e Turismo de São Sebastião, Marianita Bueno, solicitou nesta semana ao diretor geral da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), Carlos Eduardo Sampaio Dória, a ampliação da linha para os dois aeroportos da capital pela SP-55, a Rio-Santos.
Em sua justificativa, ela observou ser o município um pólo turístico de reconhecida importância, principalmente por suas belezas naturais, as quais atraem turistas de inúmeras regiões do País e até mesmo do exterior.
Ela observou que muitos destes visitantes chegam a São Paulo por via aérea e encontram certas dificuldades para chegar à cidade via terrestre. “Assim, para melhorar o atendimento deste público, precisamos de um linha de ônibus que conecte o aeroporto de Guarulhos a São Sebastião. Desta forma eliminaremos o incômodo bem como maiores gastos para o turista com o deslocamento ao terminal rodoviário do Tietê e de lá para o litoral”.
Marianita explicou ao diretor da Artesp já existir uma empresa operadora da linha que interliga a capital paulista a São Sebastião, ou seja, a Litorânea Transportes Coletivos Ltda. “Nossa pretensão é ampliar esta ligação para o aeroporto, propiciando melhores condições de atendimento, conforto, economia e praticidade aos seus usuários”, mencionou a secretária.
Em sua opinião, esta medida ajudaria a estimular o turismo no município, além de atender ao interesse público.
Na tarde dessa quarta-feira, dia 29, a secretária informou aos conselheiros municipais de Turismo, durante reunião do Comtur, na Fundação Deodato Santana, da qual também participou o diretor da Pássaro Marrom – Litorânea – Airport, Miguel Petribu, sobre o envio do referido pedido ao diretor geral da Artesp. “A nossa parte já foi feita”, disse Marianita. Em contrapartida, Petribu disse que agilizará a sua participação no processo para que a linha esteja em operação no próximo mês. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Comtur de São Sebastião apresenta idéias ao PPA

São Sebastião - Os conselheiros municipais de Turismo em reunião na tarde dessa quarta-feira, dia 29, apresentaram algumas idéias relacionadas ao segmento em São Sebastião e as direcionaram para apresentação no PPA (Plano Plurianual), discutido no Teatro Municipal na noite do mesmo dia.
Entre as propostas discutidas durante o encontro, do qual participaram entre outros, a secretária da pasta, Marianita Bueno e o presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), Adrian Furhausser, estão a valorização do Centro Histórico com um sistema subterrâneo da rede elétrica e telefônica para desenvolver o turismo cultural; o projeto de Desenvolvimento do Turismo de Negócios para a captação de eventos o ano todo visando minimizar os efeitos da sazonalidade do fluxo turístico na cidade; a criação de concurso público para contratação de quatro cargos técnicos no departamento de Turismo com o objetivo de profissionaliza-lo por meio de turismólogos ou bacharéis em Turismo os quais venham desenvolver projetos, celebrar convênios e captar recursos e a capacitação dos funcionários - junto ao sistema de convênios, Ministério do Turismo - para descobrir, pesquisar e captar verbas públicas, além do projeto de apoio ao Comtur e Litoral Norte Convention ande Visitors Bureau para apoiar logística e estrategicamente o próprio Conselho e o LNC&VB.
Também presente à reunião, Sidney Tavares, técnico em Emergências Médicas do Cepatre (Centro Paulista de Treinamento e Emergência), que no próximo mês realizará no município um curso de treinamento em primeiros-socorros com as equipes da Ditraf (Divisão de Tráfego) e Defesa Civil. "Os agentes de São Sebastião serão os primeiros, em todo o Brasil, a serem capacitados para agirem em caso de acidentes ministrando os primeiros-socorros até a chegada das equipes de resgate ao local e isso fará, sem dúvida, a diferença entre a vida e a morte da vítima". A apresentação foi bem aceita pelos conselheiros, os quais questionaram se as equipes estarão aptas a atuar já na alta temporada e obtiveram uma resposta afirmativa. "Os turistas e veranistas que por aqui passarem se sentirão mais protegidos, o que conta pontos para o segmento turístico sebastianense", concluiu Tavares.
Ainda na pauta, o diretor da Pássaro Marrom - Litorânea - Airport, Miguel Petribu, falou sobre a possibilidade de colocar na sala de espera da empresa, no aeroporto de Cumbica, imagens ampliadas do Litoral Norte a fim de divulgar as paisagens da região aos passageiros das linhas Airport Bus Service. "Com a ajuda de vocês, poderemos detalhar esta e outras idéias, como a distribuição de folhetos institucionais das Prefeituras das quatro cidades por meio de displays, e coloca-las em prática a partir de agosto", comentou Petribu. Aproveitando a oportunidade, a secretária municipal Marianita Bueno informou que o pedido de ampliação da linha para os dois aeroportos da capital paulista, via Rio-Santos, já foi enviado ao diretor da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), Carlos Eduardo Sampaio Dória; a solicitação foi igualmente bem aceita pelos conselheiros.
A próxima reunião ordinária está prevista para ocorrer no Recanto Verde, em Boiçucanga, no dia 26 de agosto. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Reinauguração do Campo de Futebol de Boiçucanga será adiada

São Sebastião - A reinauguração do campo de futebol de Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião, prevista para acontecer no dia 31, às 18h, foi cancelada devido ao mau tempo.
Uma nova data já foi agendada para a entrega: próxima sexta-feira, dia 7 de agosto, às 18h. Entre as melhorias estão a iluminação do campo, pintura geral, reestruturação do gramado e canalização de riacho.
Esta reinauguração contará com a apresentação da Banda Municipal e a realização de jogos amistosos, mirim masculino e feminino. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Sintonia de Inverno acontece até domingo em São Sebastião

São Sebastião - Poesias, danças flamenca e folclórica além de boa música fazem parte da programação da 1ª Sintonia de Inverno realizada pela Prefeitura de São Sebastião, através da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), no Teatro Municipal, que acontecerá até este domingo, dia 2 de agosto.
Desde o dia 16 de julho já passaram pelo palco a Banda Municipal "Maestro Ladislau de Mattos", o grupo Izaías e Seus Chorões, o cantor lírico Lenine Santos acompanhado da pianista Nancy Bueno, a pianista Maria Luiza com suas convidadas Jandyra Lobo Baptista e Eunice Dantas Burbach, também pianistas, Dyrce Araújo e Rita Elisa Seda, em cena como intérpretes de textos literários, e Rita com o "Cora Coralina: Eu sou a terra!", numa apresentação de textos poéticos da escritora ligados à terra, com nuances de uma precursora ambientalista.
Encerrando o evento, neste final de semana, o quarteto de saxofones se apresentará nesta sexta-feira, 31, às 21h, com peças originais, bem como transcrições de obras consagradas, dando ênfase e buscando cada vez mais incentivar a criação e divulgação de repertório brasileiro e latino-americano escrito para esta formação instrumental. Já no sábado, às 21h, será a vez de Daniela de Carli e grupo, que fará apresentação de músicas francesas. No show Daniela interpreta os clássicos franceses de Edith Piaf e Michel Legrand, com a delicadeza e a batida brasileira. Esta apresentação tem condução didática estabelecendo analogias entre o Erudito e o Popular.
Finalizando o evento "Sintonia de Inverno", no domingo, às 19h, Camerata Darcos realizará a apresentação de repertório clássico e popular em instrumentos de corda. O repertório da orquestra abrange obras de todos os períodos - barroco, clássico, romântico - bem como peças de compositores modernos e contemporâneos, mantendo sempre a presença de autores brasileiros em suas apresentações.
Serviço: Os ingressos para os espetáculos poderão ser trocados por um pacote de leite em pó na bilheteira do teatro. A arrecadação total do alimento será destinada ao Fundo Social de Solidariedade. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Câmeras de monitoramento auxiliam no combate à marginalidade
“As Câmeras que ficam na sala de Sistema Integrado de Monitoramento (SIM), nas dependências da Prefeitura, auxiliam tanto a Polícia Militar, quanto a Polícia Civil e Guarda Municipal, no combate à marginalidade”.

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Segurança Urbana (Segur), preocupada com a integridade física e segurança da comunidade, tem suas 36 câmeras de monitoramento atuantes e em constante manutenção, visando deixá-las, a todo o tempo, em funcionamento, para o auxílio das Polícias Militar e Civil, além da própria Guarda Municipal.
A Prefeitura garante, através da divisão de monitoramento, que todas as câmeras de monitoramento estão em funcionamento, explicando ainda que a cidade conta com 36 câmeras, durante 24 horas, controladas por oito operadores, divididos em turnos de trabalho.
Segundo o chefe de divisão de monitoramento, Rodrigo Camargo, a partir do instante em que alguma ação irregular é percebida, o funcionário da central aciona a PM ou a GCM. “A ação é rápida. Enquanto a pessoa realiza algo suspeito já acionamos os órgãos competentes”, afirma Camargo, destacando ainda que a responsabilidade das câmeras é de “vigiar”.
As câmeras giram 360 graus e tem um alcance de até 800 metros. Todas as ocorrências transmitidas para a PM ou para a GCM são registradas na central, assim como as imagens ficam gravadas por um período de 15 dias corridos, sendo que, automaticamente, após este prazo, vão sendo substituídas por novas gravações.
As câmeras abrangem desde a Topolândia, na região central, até o Canto do Mar, na Costa Norte.
De acordo com o delegado seccional, Múcio Alvarenga, as câmeras auxiliam, não somente na identificação de autores, ou do fato, bem como para excluir dados em investigação, favorecendo assim na agilidade da conclusão do caso. “Frequentemente contamos com o auxílio dessas câmeras, para agir em casos de roubos, furtos, homicídios, entre outros. Esse tipo de serviço é fundamental e positivo, além de que nos é prestado de forma bastante cordial e rápida, por parte da Prefeitura”, afirma Alvarenga. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Museu de Arte Sacra recupera convênio e recebe verba do BNDES

São Sebastião - O Museu de Arte Sacra de São Sebastião acaba de ser contemplado com uma verba referente a um convênio assinado entre a Prefeitura e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, para a execução do Projeto “Recuperação de Acervo do Museu de Arte Sacra de São Sebastião”.
A notícia foi dada pela diretora do departamento de Patrimônio Cultural da secretaria municipal de Cultura e Turismo (Sectur), professora Rosângela Dias da Ressurreição.
Apesar de ter sido assinado no dia 29 de abril de 2008, o convênio não foi executado e havia sido esquecido. Seu andamento, interrompido na administração anterior, também esbarrou em mudanças na presidência do BNDES. Na atual gestão municipal, foi estudado o histórico do convênio e feito um pedido de revisão.
O valor total é de R$ 56.806,10 e no dia 13 de julho foi liberada a primeira parcela, de R$ 46.806,10. O restante (R$ 10 mil) estará disponível ao Museu em novembro deste ano, após a comprovação da aplicação de, no mínimo, 80% do total de recursos já liberados.
O projeto tem por finalidade a restauração das imagens de barro, a inovação do sistema de segurança, a adequação do espaço para acesso de deficientes físicos, a reorganização da exposição, a modernização do acesso às informações e a divulgação e popularização do museu.
Serão restauradas quatro imagens sacras de barro do século XVII, todas encontradas na obra de restauro da Igreja Matriz, em 2006. As imagens de Santo Antonio, Nossa Senhora com o Menino, imagem do Cristo e imagem do Bispo já estão acomodadas para o restauro, que será feito em São Paulo nas próximas semanas, com prazo de um ano para a conclusão.
A empresa Julio Moraes Conservação e Restauro, responsável pelo trabalho, também restaurou a imagem de Santa Luzia, de 1656, que faz parte do acervo do Museu. A peça foi destaque na exposição apresentada para o Papa João Paulo II e abençoada por ele em sua última vinda ao Brasil.
Com relação à salvaguarda do patrimônio material do museu, no que diz respeito à inovação do sistema de segurança, serão adquiridos receptores, sensores, rádios e equipamentos correlacionados.
Para a adequação do espaço de exposição a deficientes físicos e visuais, serão implantados um terminal interativo de atendimento, placas táteis para identificação das peças em braile e sinalização adequada no chão e banheiros.
A modernização do acesso à informação e pesquisas contará com a compra de maquinário completo de informática.
A diretora Rosângela Dias comemorou a conquista do convênio e mencionou outras ações em favor do Museu de Arte Sacra. “Conseguimos, junto à Secretaria de Estado da Cultura, uma emenda de R$ 50 mil para o restauro da imagem do ‘Cristo Morto’, do século XIX, feita de madeira e em tamanho real, com braços removíveis. A verba já foi liberada e estamos em meio aos trâmites de documentação. Além disso, fizemos a vistoria na parte elétrica do Museu com verba municipal e já solicitamos a mudança dos expositores, para que sejam de madeira tratada”, comentou.
No dia 12 de agosto, Rosângela participará de uma reunião na Secretaria de Estado da Cultura para pedir apoio técnico a um projeto museográfico, que pretende reorganizar e adequar o espaço com um outro arranjo.
A diretora aproveitou para ressaltar o apoio da secretaria municipal de Cultura e Turismo (Sectur) no que considerou uma vitória junto ao BNDES. “Quero agradecer a secretária Marianita Bueno pela parceria que sempre apresenta, com um diálogo aberto às ações do departamento de Patrimônio Cultural”, finalizou.
O Museu: O Museu de Arte Sacra de São Sebastião, prédio construído entre o fim do século XVII e início do século XVIII, foi tombado em 1969 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico, o Condephaat, e é um importante exemplar da arquitetura religiosa da época colonial. Em 1978, o edifício passou por um restauro e em 1980, foi denominado Museu de Arte Sacra, porém não oficialmente. Em 1992 e 1996 foram realizados trabalhos de reestruturação e novas obras de restauração. Em 2001, houve, dentre outras melhorias, o restauro do altar mor e a recuperação de batentes. Em 2005, a Capela se torna oficialmente o Museu de Arte Sacra de São Sebastião, criado com a Lei Municipal 1781/05. Hoje, conta com um acervo de 49 peças em exposição e outras na reserva técnica.
Serviço: O Museu de Arte Sacra de São Sebastião funciona de terça a sábado, das 9h às 11h e das 13h às 18h. A reza do terço, criada na atual gestão, acontece toda quarta-feira, às 19h. A entrada é gratuita. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Abertura de licitação para serviço funerário depende de aprovação de projeto

São Sebastião - Para regularizar a situação dos serviços funerários no município, a prefeitura depende da aprovação de projeto de lei que tramita na Câmara desde abril desse ano.
A informação foi repassada ao vereador Maurício Bardusco da Silva (PPS) por meio de ofício em resposta a um requerimento que solicitava dados sobre os serviços funerários e índice de mortalidade.
No documento, o vereador disse que os dados requeridos servem de referência e complementam o que foi reivindicado recentemente pelo parlamentar Artur Balut (PSDC) sobre o número de óbitos e a construção de novo cemitério em São Sebastião.
Maurício quer saber o número de funerárias credenciadas junto à prefeitura e as quais prestam serviços atualmente.
No documento, ele cita que caso a prestação de serviços e venda de produtos seja feito por licitação, requer cópia do contrato.
O número de óbitos registrados no município entre os meses de janeiro a maio desse ano diferenciando por adultos e crianças é outra questão levantada na propositura, além de solicitar a quantidade de pessoas consideradas carentes.
Outra reivindicação que consta no requerimento é o encaminhamento de planilha com os nomes dos falecidos, individualmente, e datas do nascimento e óbito, local onde residiam com endereço completo, nome e número de telefone de algum parente para contato.
Maurício quer o motivo se o pedido não for atendido.
Os tipos de urnas pagos pelo Poder Público e os valores gastos é outra informação requerida, além do encaminhamento de cópia da planilha demonstrativa dos serviços realizados individualmente por pessoa, acompanhado do valor unitário e total mediante comprovação através de nota fiscal e documento assinado pela família do falecido, que certifique o gasto feito pela administração.
Resposta da Prefeitura - O prefeito Ernane Primazzi informa que apenas uma empresa atua no município: Serviços Funerários do Guarujá Ltda.
“A administração passada não licitou o serviço e cometeu irregularidade, vamos esperar a aprovação do Projeto de Lei Complementar 007 para abertura de certame licitatório,” afirma.
De acordo com o prefeito, como não há nenhum contrato com a funerária porque a administração aguarda a decisão do projeto que está na Câmara, não é possível qualquer ato administrativo de reajuste de produtos e serviços oriundos da funerária.
Quanto à questão do índice de mortalidade, o chefe do Executivo esclarece que de janeiro a maio desse ano, o sistema de sepultamento da prefeitura registrou 27 óbitos, sendo 24 adultos, um adolescente e duas crianças.
Com relação aos dados das pessoas mortas, a administração informa que não é possível divulgar porque fere determinado artigo da Constituição Federal.
Segundo ele, no caso da pessoa ser considerada de baixa renda, todo o trâmite para o enterro é feito gratuitamente.
As demais informações, como planilha e outros documentos estão à disposição do vereador para consulta, informou o prefeito. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

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O Guaruçá ACIU Hotel Villa Di Capri

Escolas municipais de Ubatuba adiam volta às aulas
Prefeitura de Ubatuba segue recomendação do governo estadual por precaução. Ubatuba até o momento não registrou nenhum caso da gripe suína

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, detou a suspensão da volta às aulas nas escolas municipais e creches programada para a próxima segunda-feira, 3 de agosto. O retorno deverá ocorrer no dia 17 de agosto. A Prefeitura de Ubatuba acatou uma recomendação da secretaria de Educação do Estado de São Paulo que suspendeu o reinício das aulas escolares até o dia 17 de agosto, como medida preventiva da transmissão do vírus A (H1N1). Essa medida também foi adotada por outros municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
O decreto assinado pelo prefeito na data da última quarta-feira, 29, ainda determina que a direção das unidades escolares e também das creches, planejem a reposição dos dias letivos e atividades, de forma a atender à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. As reposições terão a supervisão da secretaria municipal de Educação.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica da cidade, Ubatuba não registra até o momento nenhum caso confirmado da gripe suína. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Programa Comércio Varejista chega a Ubatuba
A cidade é a primeira do litoral norte a ser contemplada pelo programa

Ubatuba - O Sebrae –SP através do escritório regional de São José dos Campos lançou em Ubatuba, nesta quinta-feira, dia 30, na Associação Comercial, o programa Comércio Varejista.
A cidade é a primeira do litoral norte a ser contemplada pelo programa, que conta com as parcerias da prefeitura, da Associação Comercial, da Associação dos Contabilistas, da Associação dos Engenheiros e Arquitetos e do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sinhores).
O Comércio Varejista contempla o visual do ponto comercial, merchandising, marketing, vitrine, iluminação e outros aspectos fundamentais para atrair o consumidor.
Em Ubatuba, foram contemplados a principio, os lojistas da região central. No total são 153 empresas que compreendem as ruas Conceição, Condessa de Vimieiro, Salvador Correa, Jordão Homem da Costa, Cel. Domiciano e Hans Staden, além das avenidas Thomaz Galhardo, Iperoig e Maria Alves. Das 153 empresas convidadas, 40 aderiram ao programa.
Paulo Alexandre, da Bela Foto Ubatuba, foi um dos empresários que aderiu ao programa. “Aderi para conseguir enxergar os pontos fracos de meu negócio. Quero me capacitar para colocar em pratica idéias e ensinamentos recebidos, afim de permanecer e crescer no mercado de trabalho”.
As 40 empresas que aderiram ao programa receberão a visita (denominada “blitz”) de consultores que realizarão um diagnóstico após avaliarem 20 itens, como vitrine, comunicação visual, acesso à loja, disposição e apresentação dos produtos, limpeza, entre outros.
O resultado do levantamento será apresentado aos empresários e possibilitará definir as ações para melhorar os negócios. Cada empresa receberá o diagnóstico individual com sugestões para que o empresário possa melhorar o visual de seu estabelecimento, atrair mais clientes e aumentar o faturamento. Tudo isso gratuitamente.(Fonte: Assessoria de Comunicação Aciu e Sebrae) (Fonte: ACIU)

Fiscalização em Ubatuba apreende mais de cinco mil produtos clandestinos
Além das apreensões, fiscalização também notificou dezenas de estabelecimentos por falta de alvará ou vistoria de bombeiros

Ubatuba - A Gerência de Tributos Mobiliários da Prefeitura de Ubatuba divulgou nesta quinta-feira, 30, um balanço da fiscalização intensiva efetuada pela GTM neste mês de julho. O trabalho resultou na apreensão de mais de cinco mil mercadorias sem procedência, além de notificar dezenas de estabelecimentos por falta de alvará ou vistoria de bombeiros.
De acordo com a gerência, a fiscalização notificou 85 estabelecimentos na cidade por falta de alvará ou vistoria dos bombeiros, essencial para garantir a segurança dos clientes que freqüentam os estabelecimentos. Além disso, foram apreendidos cerca de quatro mil cds e dvds sem procedência, em operações específicas realizadas no centro, principalmente no calçadão, na Praia Grande e na Maranduba. As operações nas praias resultaram também nas apreensões de redes, mantas, pranchas, roupas e cerca de 600 óculos de sol, comercializados sem autorização.
Ainda segundo o gerente de Tributos Mobiliários, Jonildo de Jesus, o resultado das operações mostra que a fiscalização municipal está cumprindo seu papel. “Realizamos um bom trabalho neste mês, coibindo a ação dos ambulantes irregulares, que trazem prejuízo aos comerciantes estabelecidos, que pagam seus impostos, taxas e alvarás em dia e merecem um respaldo para evitar a concorrência desleal dessas pessoas. Além disso, notificamos muitos estabelecimentos que ainda não possuíam seus alvarás de bombeiro, para cumprirmos a lei e garantir a segurança dos clientes”, declarou o gerente. As roupas, mantas, redes e pranchas foram doadas ao Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Ubatuba e os demais itens serão destruídos em local público. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Praia de Itamambuca, em Ubatuba, volta a receber feras do surfe

Ubatuba - Uma semana depois da festa do SuperSurf, Ubatuba volta a receber outro grande evento do surfe, a final do Maresia Paulista Pro, campeonato paulista de surfe profissional. O evento vai reunir a partir de sábado,1 de agosto, 96 atletas de cinco estados, além dos surfistas de São Paulo, que lutam pelo título estadual.
Antes, porém, na sexta-feira, 31, acontece a final da segunda etapa do Circuito. Esta etapa teve início no dia 20 de junho, em São Sebastião (praia de Maresias), mas foi suspensa no dia seguinte por falta de onda, e será concluída em Ubatuba.
Sete surfistas permanecem com chances de liderar o Maresia Paulista Pro após o término da segunda etapa. O ubatubense Saulo Junior é um dos que lutam pela ponta, ao lado de Wagner Pupo (São Sebastião), Gilmar Silva (Guarujá), Beto Fernandes (Praia Grande), Diego Meinha (São Vicente), Ricardo Ferreira e Flávio Nakagima (ambos de Praia Grande).
O que cada um precisa para ser líder do ranking - Saulo Junior (450 pontos no ranking), Wagner Pupo (500 pontos) e Gilmar Silva (500 pontos) podem liderar se vencerem a segunda etapa e Flávio Nakagima e Ricardo Ferreira não chegarem à bateria final. Diego Meinha (555 pontos) e Beto Fernandes (555 pontos) devem terminar a etapa em primeiro ou segundo lugar, além de Nakagima e Ricardo Ferreira não disputarem a final. Nakagima e Ricardo Ferreira lideram se chegarem à final, sendo que o primeiro colocado será aquele que chegar à frente do outro. Também ponteiam se os demais candidatos forem eliminados da etapa antes deles.
A etapa é realizada pela Federação Paulista de Surf, Prefeitura Municipal de Ubatuba, Associação Ubatuba de Surf e tem apoio de Tent Bech, Surf Trip, Sun Rocha, Governo do Estado de São Paulo, Torquay, Zona Neutra, Akaloko, Fluir e Waves. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Vôlei de Ubatuba tem rodada dupla neste domingo

Ubatuba - As equipes da categoria mirim de Ubatuba estreiam neste domingo no campeonato de 2009 da Liga de Vôlei do Vale do Paraíba e Litoral Norte. A equipe masculina joga às 10h30, contra Caçapava e as meninas entram em quadra logo depois para enfrentar Taubaté. As partidas acontecem no Ginásio de Esportes Tubão, com entrada franca.
Vitória em torneio amistoso - As equipes mirins participaram de um torneio amistoso, na quadra da Associação, em Taubaté, no último final de semana. A equipe masculina, treinada por Marcos Jardim venceu as partidas contra Taubaté e Pindamonhangaba por dois sets a zero e ficou com o primeiro lugar. As meninas, treinadas por Geraldo Vanoni, venceram Taubaté por dois sets a um e Pinda por dois a zero. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Licenças de ambulantes devem ser renovadas no mês de agosto

Ubatuba - A Gerência de Tributos Mobiliários da Prefeitura de Ubatuba comunica a todos os ambulantes e permissionários das feiras de artesanato, que o período para renovação das licenças será de 1 a 31 de agosto. Os interessados deverão retirar na Gerência o requerimento e a lista de documentos necessários para a renovação. As licenças não renovadas neste período serão canceladas. A Gerência de Tributos Mobiliários está localizada na avenida Dona Maria Alves, 865, centro, e funciona das 9 às 16 horas. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Prefeitura e DER constroem muros de arrimo em áreas danificadas pelas chuvas

Ubatuba - A Administração Regional Sul da Prefeitura de Ubatuba vem trabalhado intensivamente para recuperar as margens do Rio Água Branca, na estrada do Sertão da Quina, que sofreu erosões depois das fortes chuvas ocorridas no final de janeiro.
Desde então, a prefeitura, em parceria com o DER está construindo muros de arrimo nas áreas mais danificadas no decorrer da encosta do rio. “Não temos medido esforços para melhorar as condições de vida das comunidades desta região e a construção do muro de pedras deve evitar desmoronamentos e melhorar a vazão de água, garantindo maior segurança para a população do bairro”, afirma o administrador da Regional Sul, César Góes (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

16º Festival do Camarão agita Praia da Almada
Além da gastronomia variada com pratos típicos à base de camarão, aconteceram apresentações musicais e culturais, corrida de canoas, soltura de tartarugas, entre outros

Ubatuba - A Praia da Almada, na região norte de Ubatuba, foi o cenário de mais uma edição do tradicional Festival do Camarão, que aconteceu de 23 a 26 de julho, atraindo moradores de todas as partes do município e muitos turistas, que se deliciaram com os pratos elaborados a base de camarão. O 16º Festival do Camarão da Almada, foi promovido pela SABA (Associação dos Moradores do Bairro da Almada) com infraestrutura e apoio da Prefeitura de Ubatuba.
Além da gastronomia variada com pratos típicos à base de camarão, aconteceram apresentações musicais e culturais, corrida de canoas e soltura de tartarugas. Dentre os pratos foram servidos bobó de camarão, camarão na moranga, bolinho e risoto de camarão, espeto de camarão, entre outros.
O administrador da Regional Norte, José Roberto Junior explica que as férias escolares de julho coincidem com um mês de pesca de camarão legalizada, o que torna a data perfeita para o evento. “O Festival do Camarão já é tradicional em nossa cidade e recebemos muitos turistas por conta desse evento. O sucesso do festival não se deve somente aos deliciosos quitutes, mas também ao fato da comunidade conseguir envolver boa música, folclore, esporte e também conscientização ambiental, como por exemplo, a já tradicional soltura de filhotes de tartarugas em parceria com o projeto TAMAR”. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Campeões dos Jogos Regionais são homenageados pela Prefeitura de Ubatuba

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba homenageou, na última quarta-feira, 29, os atletas e técnicos que conquistaram o primeiro lugar na segunda divisão dos 53º Jogos Regionais, disputados em Arujá, entre os dias 1 e 11 de julho. A delegação, que qualificou Ubatuba para integrar a elite do esporte regional em 2010, foi recebida pelo vice-prefeito Rui Teixeira Leite e pelo secretário de Esporte e Lazer, Luiz Roberto Sant’Anna de Paula em um coquetel no salão da Igreja São Francisco. Todos os atletas receberam certificados de participação nos Jogos.
“Fico feliz em ver a dedicação dos atletas de Ubatuba, que foram atrás de um sonho e voltaram com esse resultado expressivo. Trago também o abraço do prefeito Eduardo Cesar. Essa administração olha o esporte com carinho e vai continuar apoiando nossos atletas”, declarou o vice-prefeito.
O chefe da delegação, Nicrano Gomes Junior, também presente ao evento, ressaltou a importância da conquista: “Ubatuba é muito respeitada pela coordenadoria estadual de esporte por suas conquistas esportivas. A estrutura e o investimento no esporte das cidades que disputam a primeira divisão é muito maior que a nossa, mas temos um diferencial: nossa garra e vontade de vencer. Seremos a única cidade com menos de 100 mil habitantes entre as delegações, é mais ou menos como Davi encarando sete Golias, mas assim como Davi não teve medo,também não temeremos diante de nossos adversários”, disse Gomes.
Bom trabalho garantiu título - Para o secretário de esportes, essa conquista em Arujá é fruto de uma semente plantada em 2005. “Esse trabalho começou há mais de quatro anos, quando o prefeito Eduardo Cesar decidiu impulsionar o esporte na cidade. Trabalhamos com as escolinhas de esporte, trouxemos os Jogos Regionais para Ubatuba e hoje podemos olhar para esses troféus e saber que cumprimos uma missão”, disse Luiz Roberto. “Em 2010, nossa participação será ainda maior, pois pretendemos levar mais modalidades e tentar apagar a imagem das cidades que sobem em um ano e descem em outro. O esporte de Ubatuba vai fazer o máximo para permanecer na primeira divisão, mas antes temos outro desafio, que é trazer um bom resultado dos Jogos Abertos do Interior, em outubro”, concluiu o secretário. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ubatuba encerra Campanha do Agasalho 2009 com cerca de 11 mil peças arrecadadas

Ubatuba - O Fundo Social de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (FUSSESP) encerrou na última quarta-feira, 29, no Palácio dos Bandeirantes, a Campanha do Agasalho 2009. Maily Morbim Macedo representou o Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Ubatuba na cerimônia que contou com a presença do governador José Serra e da primeira-dama e presidente do Fundo, Monica Serra.
Em Ubatuba a Campanha do Agasalho arrecadou 10.892 peças. A cidade contou com 40 postos de coleta que foram distribuídos entre prédios da Prefeitura, escolas, supermercados, lojas e diversos estabelecimentos comerciais. As peças arrecadadas, roupas diversas, sapatos e cobertores estão sendo doadas pela secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social para pessoas carentes do município. “Agradeço mais uma vez a solidariedade do povo de Ubatuba, que sempre procura ajudar aquele menos favorecido”, declarou a primeira-dama de Ubatuba, Denise Cesar. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Informe FUNDART

CD “Dias de Caiçara - Música” da Dialeto Disponível na Fundart - CD duplo, mais livreto, estão à venda na Fundart à Praça Nóbrega nº 54. MÚSICA: “ Para o caiçara a música não é um evento isolado; durante séculos ela vem sendo a chave de um ritual que abre as portas de tudo que é sagrado e não falo apenas de religião e sim das coisas delicadas que regem o universo tradicional caiçara; falo da fé, da expectativa dos encontros, de esperança, enfim, um ato de celebração à sobrevivência”. O trabalho direção geral, textos e fotos de Vito D’Aléssio e direção musical de Luis Perequê.
O CD Tradição é um documento único que pela primeira vez registra com excelência técnica a música cantada pelos últimos mestres (Ubatuba e Paraty), uma vibração que sem as circunstâncias do passado, jamais se reproduzirá nas novas gerações. Assim, mais do que o registro apresenta-se como um tributo a estes artistas que trouxeram até os dias de hoje este legado encantador.
O CD Influências apresenta de forma eclética uma cultura que segue viva, porém em franca transformação. Novas gerações de artistas, reconhecidas ou iniciantes, que de uma forma direta ou indireta, vêm sendo alimentadas pelo ambiente tradicional e que mesmo criando novas linguagens continuam produzindo através da música toda a riqueza da cultura caiçara.
Dias de Caiçara – Documentário está sendo finalizado e brevemente noticiaremos. O projeto multimídia vai ter prosseguimento pela Dialeto Latin American Documentary (www.dialeto.com) com Dias de Caiçara – Ilhas.
O CD duplo e o Documentário fazem parte do projeto “Dias de Caiçara” que vem sendo produzido desde 2006 e que já conta com uma exposição multimídia realizada na Cinemateca Brasileira junto com o lançamento do Livro “Dias de Caiçara – Paraty, Ubatuba, São Sebastião”.
Uma exposição multimídia sintetizando o projeto foi realizada recentemente no Sobradão do Porto em Ubatuba com apoio integral da Fundart, compondo assim o Projeto Cultural “Caiçara – Exposição” realizado também com o apoio do Ministério da Cultura – Lei de Incentivo à Cultura.
Sobre a Dialeto: A qualidade do padrão editorial é a marca da Dialeto Latin American Documentary, empresa de produção cultural multimídia criada em 1995. Utilizando a multilinguagem, transforma pesquisa e conteúdos complexos em atraentes e poéticas produções de pertinência atemporal: livros, documentários para televisão, CD’s e DVD’s. É detentora de importantes prêmios de Comunicação, como: Aberje, Prêmio Tim de Música, Jabuti, entre outros.

“Com quantas memórias se faz uma canoa” - Livro e DVD também disponíveis Na Fundart
Na próxima semana comentaremos este importante projeto.

A Frôr da Roça - Comédia encerra temporada com grande sucesso
A comédia A Frôr da Roça, texto e direção de Heyttor Barsalini, encerrou sua carreira no ultimo sábado, no Auditório Fundart, com grande sucesso de critica e publico. O grupo teatral Abençoados por Cunhambebe, já em seu quarto trabalho produziu um espetáculo que reuniu os ingredientes necessários para conquistar um publico de 1592 pessoas que assistiram ao espetáculo em 16 apresentações no Auditório da Fundart, de 100 lugares.
A Fundação de Arte e Cultura tem o prazer de cumprimentar a todos os que compuseram o elenco, o diretos Heyttor Barsalini, profissional de teatro com formação pela Unicamp, professor de teatro da Fundart, bem como todos aqueles que participaram dos trabalhos.
Ficha Técnica:
"A FRÔR DA ROÇA"
Autor e Diretor: Heyttor Barsalini
Diretor de produção: Fernando Moreno
Elenco:
Alex Sander Quadra Rosa - Cumpadre Anacreto
Fernando Moreno - Tonho
Heyttor Barsalini - Tonho (substituto)
Higor Martins - Dante, o caixeiro viajante
Isabelle Inglese - Crotilde Rosa
Luiz Ballio - Chico da Casanga
Marcelo Sarkis - Cumadre Maria
Vanda Galvão - Nhá Zefa
Vanessa Santos - Nícia
Crítica: Adbailson Cuba
“Sobre o chão arenoso de Ubatuba desabrocha “A Frôr da Roça”, do Grupo Teatral “Os Abençoados por Cunhambebe”. O espetáculo, inspirado no texto teatral “Pedido de Casamento”, de Anton Tchékhov, escrito e dirigido por Heyttor Barsalini, encanta e diverte o público.
Em cartaz de maio a julho de 2009, no espaço do auditório da Fundart, no Sobradão do Porto, no centro de Ubatuba, o grupo formado por um elenco homogêneo e amparado por um excelente diretor, fomenta as artes cênicas e a cultura da cidade com primor e determinação.
O espetáculo me leva para uma viagem que parte dos filmes de chanchada, passando pelos filmes do Mazzaropi (ícone da cultura caipira regional), às obras do poeta popular, compositor e cantor Patativa do Assaré e a Comédia de Costumes e Trupes de Circo Teatro.
Contudo, o grupo “Os Abençoados por Cunhambebe” revela uma força que poucos grupos do interior têm. “Que vai além dos mecanismos administrativos de um grupo profissional e aponta o respeito com o fazer teatral, resultante de um trabalho coeso e brilhante.”

Vem aí a 5ª Caiçarada
Festival de Cultura Popular de Ubatuba
De 21 a 29 de Agosto (Mês do Folclore).
Aguarde programação

Concurso Literário Ubatuba / 2009
Inscrições serão abertas em Agosto
Poesia – Conto – Texto de Teatro
Aguarde

Acesse nosso site - www.fundart.com.br

Cine Porto - 3833 -2066
Semana de 31/07 a 06/08/2009

"A ERA DO GELO 3"
Desenho !!!!! Dublado !!!!!
Ás 15:30 hs-19:40 hs.

"O Exterminador do Futuro... A Salvação"
Ação!!!!!! Ficção!!!!!!
Ás 17:20hs - 21:30 hs.
Toda 4ª feira,"4ªfeira maluca"
Todos pagam R$ 4,00

Nosso site : www.cinemasdolitoral.com.br
 


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CINEMA

Cine Porto – 3833 -2066
24/07 a 30/07/2009

“A ERA DO GELO 3” - Dublado

Ás 14:30 hs-16:20 hs-20:10 hs.

“A MULHER INVISÍVEL”
Com Selton Mello e Luana Piovani !!!!!
Ás 18:10 hs - 22:00 hs.


Durante o mês de Julho não teremos a”QUARTA MALUCA”
Nosso site : www.cinemasdolitoral.com.br

Em algum lugar do passado

Ubatuba - Releitura da musica tema do filme "Em algum lugar do passado" com imagens de Luiz Tolosa e edição e Emilio Campi:


 

Poesia Topo

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Sobre a Serra, sob o céu

Nos altos da Mantiqueira,
em dias de forte cerração,
a gente fica sem saber
se as nuvens desceram à Serra
ou se a Serra subiu ao céu.
E quando, cortando o nevoeiro com a faca,
busca-se o armazém,
pode-se ouvir diálogos assim:
- Bom dia, bela Isabel!
- Bom dia, Arcanjo Rafael!

Félix Cabral

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Festa de encerramento do projeto Água de Beber adiada

Informamos que a Festa de encerramento do projeto “Água de Beber” divulgada em nosso boletim eletrônico deste mês e agendada para o dia 22/08 - das 15hs às 22hs, na EMEF Maria Aparecida Ujio (Porto Novo), foi suspensa devido aos problemas relativos à saúde pública gerados pela proliferação da Gripe A no município.
Anunciaremos a nova data do evento em breve.
Atenciosamente,

Fernanda Borba
Comunicação Integrada Instituto Supereco
Tel: (1)1 - 3721-9828/3582-5170
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