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Segunda-feira, 03 de Agosto de 2009 - Nº 2123 Edições Anteriores

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Região
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Caraguatatuba
Centro Universitário MÓDULO adia volta às aulas
Centro Universitário MÓDULO sedia 2ª Edição do Rumos da Arte

Ilhabela
Prefeito elogia equipe da Secretaria de Educação em encontro de professores e fala sobre volta às aulas
Prefeito abre Conferência Municipal da Assistência Social em Ilhabela
Colucci cobrará repasse do Dade em reunião da Aprecesp em Socorro
Secretária de Ilhabela participa de Congresso Nacional de Educação
Balcão de Empregos de Ilhabela está com 21 vagas
Jiu Jitsu de Ilhabela conquista bons resultados no Campeonato Mundial
Defesa Civil de Ilhabela monitora áreas de risco
CONSEG de Ilhabela faz 2ª reunião ordinária no sul da ilha

São Sebastião
2º Canta Gospel: bandas, cantores e grupos de dança se apresentam na Enseada
Prefeitura de São Sebastião abre inscrições para seleção de estagiários
Secretaria da Saúde apresenta em audiência pública prestação de contas trimestral
Prefeito Ernane confirma professora Angela Couto na Secretaria de Educação
Prefeito assina decreto que prorroga suspensão de aulas em São Sebastião
Semam apresenta Projeto Município Verde Azul com palestra e debate
Sesau realiza palestra sobre Influenza A em auditório da Fass
Ernane entrega pavimentação da Rua Simeão Caldeira no Bairro São Francisco
Prefeito participa de Conferência Municipal de Assistência Social
Secretaria de Saúde apresenta resultados à Câmara de São Sebastião
Unidades escolares da Costa Sul recebem melhorias

Ubatuba
Programa Comércio Varejista chega a Ubatuba
Aciu informa: Vagas de Emprego
Palestra gratuita "Como educar seu filho longe das drogas!"
Informações sobre à Lei Antifumo do Governo do Estado
Turismo Sustentável no Litoral Norte de SP
Comitê de Promoção do Diálogo para a Sustentabilidade do Litoral Norte
Omnimare informa
Santa Casa de Ubatuba recebe emenda parlamentar para criação de UTI
Festa do “Senhor Bom Jesus da Ilha Anchieta” acontecerá no próximo dia 8
Voluntárias da Santa Casa se manifestam contra CPI
Gerência de Medicina atenderá em novo endereço
Fundart adia o reinicio dos cursos para o dia 17 de Agosto
O N.U.V.E.M. traz para a cidade show Sons do Brasil, com Dudu Quirino Quarteto

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Centro Universitário MÓDULO adia volta às aulas

Caraguatatuba - Por conta da epidemia de casos de gripe A (H1N1) e com base no posicionamento da Secretária da Educação do Estado de São Paulo e do Ministério da Educação, o Centro Universitário Módulo comunica o adiamento da volta às atividades acadêmicas da instituição para o dia 10 de agosto. A decisão foi tomada após a direção do Módulo observar e acompanhar com atenção o noticiário regional e nacional no que se refere à propagação do vírus, assim como as medidas necessárias para minimizar os danos.
A equipe de funcionários da instituição está sendo instruída por membros da Secretária Municipal de Saúde de Caraguatatuba para identificar pessoas com quadro compatível ao perfil de sintomas da doença e orientada sobre os procedimentos necessários para evitar a propagação do vírus nas dependências do Módulo. Integrantes do departamento administrativo do centro universitário participaram de uma palestra informativa no dia 30 de julho. No dia 1º de agosto todo o corpo docente receberá as mesmas orientações.
O site do Módulo traz mais informações sobre o problema para o conhecimento de todos os interessados. A partir do dia 3 de agosto, será disponibilizado na página da instituição, no espaço destinado aos alunos, o novo calendário acadêmico.
Sobre o Módulo - Fundado em 1988, o Centro Universitário Módulo é a maior e mais tradicional instituição de ensino superior do Litoral Norte de São Paulo. Oferece 26 cursos de graduação, além de cursos de pós-graduação e de extensão. Os campi Centro e Martim de Sá reúnem mais de 3 mil alunos, 100 professores e 100 funcionários. Integra o Grupo Educacional Cruzeiro do Sul, também formado pela Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo-SP) e Centro Universitário do Distrito Federal - UDF (DF), e que tem como objetivo consolidar um grupo de instituições de ensino superior de atuação nacional, reconhecido por sua excelência acadêmica, comprovada pelos indicadores oficiais.
Visite: www.modulo.edu.br

Centro Universitário MÓDULO sedia 2ª Edição do Rumos da Arte

Caraguatatuba - O Centro Universitário Módulo, instituição do litoral norte de São Paulo, abrigará, no dia 15 de agosto, a segunda edição do Rumos da Arte – Encontro Cultural, evento que reúne artistas para o debate e troca de experiências sobre a trajetória da arte da região. O tema deste ano é Arte no Litoral – Histórias e Trajetórias. A estimativa é receber 250 pessoas, entre artistas, autoridades do poder público/privado ligados à cultura, professores, estudantes e demais interessados em política cultural e arte.
A programação do evento contará com mesas-redondas abertas ao público, espaços para discussões, intervenções artísticas ao longo do dia e ainda uma exposição coletiva. O objetivo principal do projeto Rumos da Arte é proporcionar a integração dos artistas das cidades de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilha Bela e Ubatuba e criar um canal de comunicação entre os representantes de cada município.
A mesa-redonda será formada por:
- Antonio Carelli - Núcleo Desenho Vivo - (Caraguatatuba)
- Pedro Norberto - Comissão de artes cênicas FUNDACC - (Caraguatatuba)
- Emiliano “Pingo” - Espaço Cultural Pés no Chão - (Ilhabela)
- Raquel Salgado - Jornalista
- Priscila Siqueira - Jornalista
A curadoria será realizada pela comissão organizadora do evento, composta por Rafael Marotti (artista plástico), Miguel San Martim (artista multimídia), Paulo Tarso (escritor) e Danilo Barbosa (ator e produtor cultural) e com a orientação de Antonio Carrelli (mestre em artes plásticas).
Os interessados em participar do encontro deverão se inscrever pelo e-mail rumosdaarte@gmail.com . Para mais informações, acesse o endereço: rumosdaartelitoranea.blogspot.com ou nos telefones (12)9193-9796 / (12)9157-3999. (Fonte: UniMódulo)

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Prefeito elogia equipe da Secretaria de Educação em encontro de professores e fala sobre volta às aulas

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), participou na manhã desta sexta-feira (30/7) do encontro de professores, gestores, coordenadores e representantes de entidades conveniadas, que aconteceu no Esporte Clube Ilhabela.
A reunião que foi presidida pela secretária de Educação, Lídia Sarmento foi realizada para informar os professores de todas as atitudes adotadas pela Prefeitura em relação ao adiamento do início das aulas para o dia 17 de agosto, devido a recomendação do Governo do Estado e Organização Mundial da Saúde, além de apresentar um resumo das atividades desenvolvidas durante o primeiro semestre na rede municipal de ensino e apresentar o caderno de apoio do 3º bimestre para os alunos do infantil e 1º ano.
De acordo com Colucci, o maior patrimônio de uma Prefeitura é ter uma equipe de qualidade, principalmente na educação. “Estou muito feliz com esse quadro de funcionários. Educação é fundamental e investimos nela para ter um cidadão melhor no futuro”, garantiu. O prefeito ressaltou que o objetivo da administração é preparar os alunos para a vida, para que eles possam ter oportunidade de entrar em uma boa faculdade e ter uma profissão.
Sobre a decisão de adiar as aulas, Colucci explicou que é apenas uma precaução e afirmou que a cidade está preparada para lidar com a situação. “O problema é difícil, mas não é o fim do mundo, nós estamos cuidando para que tudo seja feito da melhor maneira possível. Tenho certeza que isso vai passar e nós vamos superar”, completou.
A secretária de Saúde, Glória de Fátima Alves, também esteve presente na reunião junto com equipe da vigilância epidemiológica para esclarecer todas as dúvidas dos professores e orientar sobre como agir no retorno das aulas. “O momento pede que a gente venha falar o porquê de nossas atitudes e nos colocar a disposição de vocês”, explicou.
O encontro contou ainda com a presença do vice-prefeito, Nuno Gallo (PV), do chefe de gabinete, Júlio Cezar De Túllio, do presidente da Câmara, Valdir Veríssimo (PPS) e do representante da empresa Forma Escrita, responsável pelos cadernos de apoio Daniel Baroni. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeito abre Conferência Municipal da Assistência Social em Ilhabela

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), fez a abertura oficial da Conferência Municipal de Assistência Social, realizada nesta sexta-feira (31/7) das 9h às 17h, na Câmara Municipal de Ilhabela. A reunião teve como objetivo avaliar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), além de explicar os programas e falar sobre como as pessoas podem participar da vida pública.
Além do prefeito, também participaram da conferência a secretária municipal de Assistência Social, Nanci Perez de Araújo Zanato; o vice-prefeito Nuno Gallo; a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lúcia Reale Colucci; o presidente da Câmara, Valdir Veríssimo; o vereador Marcelo Santos; e os secretários municipais Julio Cezar De Tullio (Gabinete), Maria Inez Ferreira (Turismo) e Rogério Ribeiro de Sá – Professor Catolé (Cultura). A conferência foi coordenada pela presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Solange Medeiros de Assunção.
A assistente social Arlete de Oliveira Santos abordou o tema Política do Sistema Único de Assistência Social. “A qualidade do serviço dentro do SUAS não depende somente da Prefeitura ou Estado, mas também da capacitação das entidades prestadoras de serviço que integram o sistema”.
O prefeito Toninho Colucci ressaltou a importância da conferência. “É importante um evento como este para discussão dos rumos da assistência social, que deve caminhar para o desenvolvimento do cidadão”, concluiu. No final da tarde desta sexta-feira serão definidos os dois delegados municipais que representarão a cidade na Conferência Estadual de Assistência Social. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Colucci cobrará repasse do Dade em reunião da Aprecesp em Socorro

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, participa nesta sexta (31/07) e sábado (01/08) da reunião ordinária da Aprecesp (Associação das Prefeituras e Cidades Estâncias do Estado de São Paulo), que ocorre na cidade de Socorro, no interior paulista.
Ele levará reivindicações ao presidente da Aprecesp e prefeito de Caconde, Herculano Júnior, sobre o repasse de verbas do Dade (Departamento de Apoio e Desenvolvimentos às Estâncias.
Ilhabela já protocolou em 2009 o projeto da obra de urbanização de todo o trecho da Avenida Princesa Isabel compreendido entre a rotatória e o Fórum, na Barra Velha. O investimento deve atingir R$ 2,1 milhões, verba solicitada ao Dade.
Pela proposta, além da duplicação da avenida, estão previstas calçadas, ciclovia, jardins e bolsões de acesso ao interior dos bairros Água Branca e Barra Velha.
Verba alojada - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, pretende também cobrar do Dade a verba de R$ 3 milhões previstos para a construção do Centro de Convenções e que já estava alojada no setor para execução do projeto executivo, mas não foi repassada.
“Se a verba foi alojada, não temos culpa de a administração anterior não ter atendido os pré-requisitos”, explica o prefeito. “Agora queremos resgatar o valor e cumprir com todas as exigências, inclusive disponibilizando uma área”, comenta.
Segundo o prefeito Toninho Colucci, o senador Romeu Tuma (PTB/SP) confirmou a destinação de verba para a construção da primeira fase do Centro de Convenções de Ilhabela. O valor inicial será de R$ 250 mil. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Secretária de Ilhabela participa de Congresso Nacional de Educação

Ilhabela - A secretária de Educação de Ilhabela, Lídia Sarmento, participou na última terça-feira (28/07) da abertura oficial do 1º Congresso Nacional de Educação, promovido pelo Grupo Educacional Uninter, em parceria com a Prefeitura de Ubatuba.
Sob o tema “Desenvolvimento Humano: a escola brasileira e o compromisso com o mundo”, o Congresso será constituído de palestras, oficinas, vivências e debates voltados para os profissionais de Educação, Ensino Fundamental e Médio da região.
Na oportunidade, os presentes assistiram a palestra do escritor Içami Tiba, que abordou o tema: “O desenvolvimento humano e ética na construção do conhecimento”.
Ao todo, o Congresso reúne mais de 30 mestres e doutores em Educação para o evento de quatro dias. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Balcão de Empregos de Ilhabela está com 21 vagas

Ilhabela - O Balcão de Empregos de Ilhabela tem disponível em seu sistema nesta sexta-feira (31/07) 21 vagas de emprego.
São oferecidas vagas para ajudante geral, ajudante de cozinha, ajudante de pizzaiolo, auxiliar de instalação de alarme, babá, balconista, caseira, confeiteiro, doméstica, estagiário para jornalismo, farmacêutico, garçon, gerente, marceneiro, mecânico de autos, motoboy, motorista, pintor de autos, professor de química, recepcionista e vendedor. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Jiu Jitsu de Ilhabela conquista bons resultados no Campeonato Mundial

Ilhabela - A equipe de Jiu Jitsu de Ilhabela conquistou entre os dias 28 e 31 de julho, no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, a primeira colocação nas categorias Meio-Pesado e Leve, a segunda posição na Leve e o terceiro lugar no Pesadíssimo, no Campeonato Mundial da modalidade.
Dos campeões, o atleta Ronaldo Luiz sagrou vencedor na categoria Meio-Pesado (Sênior) e Diego Lemes venceu na categoria Leve (Infanto Juvenil). Na categoria Leve (Adulto), Sandyr Silva conquistou o segundo lugar e na categoria Pesadíssimo, Pedro Perez obteve a terceira colocação.
Coordenada pelo Mestre Rezende, a equipe ilhabelense participou do campeonato com 10 atletas, conquistando quatro medalhas para o município. O mestre Rezende também é professor da escolinha esportiva da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação de Ilhabela e atualmente atende em diversos pontos esportivos da cidade.
Para participar da escolinha de Jiu Jitsu, o interessado deve procurar informações sobre locais de treino no site www.ilhabela.sp.gov.br ou pelo telefone 12 3896 1765, na Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação de Ilhabela. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Defesa Civil de Ilhabela monitora áreas de risco

Ilhabela - A previsão de tempo encoberto e possibilidade de mais chuva no final de semana, segundo o CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espacias) deixou a Defesa Civil de Ilhabela em alerta máximo. Monitoramentos serão feitos em bairros e locais com riscos de deslizamento e desabamento. Em três dias, durante esta semana, Ilhabela registrou quase 35 milímetros de chuva.
Foram atendidas várias ocorrências de quedas de árvores, entre elas, na Estrada de Castelhanos, que interrompeu o trânsito por 40 minutos.
“Está chovendo há dias, o solo já está encharcado. Se a chuva continuar o risco de queda de barreiras é grande”, diz Valter Faustino da Silva, coordenador municipal de Defesa Civil em Ilhabela. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

CONSEG de Ilhabela faz 2ª reunião ordinária no sul da ilha
Iluminação pública e monitoramento eletrônico foram assuntos de destaque na reunião do CONSEG

Ilhabela - A iluminação pública e o monitoramento eletrônico foram assuntos de destaque na última reunião do CONSEG – Conselho Comunitário de Segurança de Ilhabela realizada terça-feira, dia 28 de julho, na escola Anna Leite Julião Torres, no Bairro do Bexiga, no sul da Ilha. Mais de sessenta pessoas estiveram presentes para discutir os problemas de segurança locais e buscar soluções em conjunto com as autoridades responsáveis. Estiveram presentes também, o vice-prefeito Nuno Gallo, o presidente da Câmara de Vereadores Valdir Veríssimo, o vereador Marinho, o delegado Vanderley Pagliarini e o diretor do departamento de trânsito da prefeitura, capitão Romano.
Durante a reunião foram levantados problemas como a falta de iluminação pública em diversos pontos, a transformação do prédio localizado na Feiticeira e que deveria ser um posto avançado da Polícia Militar em centro de informações turísticas e a necessidade da implantação de um sistema de monitoramento que atenda também a região sul da cidade.
O presidente do CONSEG, Onofre Sampaio Jr., afirmou que o conselho está elaborando um projeto para captação de recursos através do PRONASCI – Programa Nacional de Segurança com Cidadania do Governo Federal - que contempla a questão da iluminação pública e deverá resultar em solução para este problema. Disse ainda que o sistema de monitoramento com câmeras já tem projeto em andamento, inclusive com destinação de verba e que, até o final do ano, deverá estar implantado, não só na região sul, como em toda cidade, contribuindo muito com o processo de investigação da polícia civil.
O comandante da Polícia Militar de Ilhabela, tenente Alexandre Cândido, esclareceu que o prédio onde hoje se encontra o receptivo turístico do bairro da Feiticeira não se tornou um posto avançado da polícia, em função da mudança de orientação do comando estadual da PM, mas que colocará, sempre que possível e preferencialmente à noite, uma viatura estacionada em frente ao prédio para atender prontamente às necessidades dos moradores.
A reunião contou ainda com uma palestra sobre como se comportar de forma preventiva em situações de insegurança ministrada pelo Comandante interino da PM de Ubatuba, Capitão Paes e com a explanação da Delegada Titular de Ilhabela, Dra. Josely Campos, sobre o Provimento 32, instrumento legal que permite à vítima ser ouvida durante o inquérito policial e o processo judicial de forma sigilosa, preservando a sua identidade.
O CONSEG realizará sua próxima reunião itinerante na última terça-feira do mês de agosto na região dos bairros Itaguaçú e Itaquanduba, continuando o trabalho de ouvir os problemas locais da população para ter condições de buscar e planejar as soluções adequadas a cada região da cidade.
NOVO MODELO PARA AS REUNIÕES DO CONSEG – “Com a palavra, o CIDADÃO”
A diretoria, com o intuito de transformar os encontros do CONSEG cada vez mais atrativos para a população, decidiu modificar a dinâmica das próximas reuniões.
A parte protocolar, obrigatória pelo regulamento dos CONSEG’s, como hino nacional, leitura da ATA das reuniões anteriores, menção as autoridades e outras terão o tempo máximo de quinze minutos. Em seguida a diretoria se pronunciará trazendo para a população um resumo das ações do conselho em andamento, os resultados obtidos no período e os projetos futuros. Na sequência será aberta a palavra para a população, com maior tempo dado ao debate dos problemas enfrentados e das idéias para solucioná-los.
“A diretoria do CONSEG quer aproveitar o curto espaço de tempo das reuniões para ouvir a população, colher as boas idéias e transformá-las em ações objetivas, por isso reduziremos ao máximo os procedimentos burocráticos e pretendemos assim tornar as próximas reuniões mais dinâmicas e cada vez mais participativas”, afirmou o presidente do conselho, Onofre Sampaio jr.

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2º Canta Gospel: bandas, cantores e grupos de dança se apresentam na Enseada

São Sebastião - Dezenas de bandas, vários grupos de louvores e de danças, além do cantor Sérgio Saas, estarão no 2ª Canta Gospel a ser realizado na noite deste sábado, dia 1º de agosto, no campo de futebol da Enseada, Costa Norte de São Sebastião.
O mega evento evangélico, com apoio da Prefeitura de São Sebastião, contará com 42 apresentações a partir das 19h30, horário em que o evento será oficialmente aberto pelo presidente do Conselho de Pastores, pastor Vladimir Gouveia, da IM Paz.
Na seqüência, 14 cantores e oito grupos de louvor entrarão em cena antes do pastor Sérgio Rodrigues Santana, da Igreja Celebrai, proferir a palavra pastoral.
Outros 12 grupos de louvor e seis bandas subirão ao palco logo após o encerramento da ministração da noite quando, um grupo em destaque, o "Som do Coração", receberá o Prêmio Revelação Gospel 2009. A premiação antecederá o show com o cantor Sérgio Saas e banda, de São Paulo.
Segundo informações do organizador do evento, Josué Ribeiro, se apresentarão no Canta Gospel, representantes das igrejas do Jaraguá, Canto do Mar, Enseada, São Francisco, Pontal da Cruz, Centro, Topolândia e Itatinga, além de Caraguatatuba. Grupos de coreografia e danças também apresentarão suas performances. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura de São Sebastião abre inscrições para seleção de estagiários

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião receberá de 4 a 6 de agosto as inscrições para o processo seletivo de estagiários. Em parceria com o CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), o objetivo da prova é promover o cadastro de reserva destinado aos estudantes da educação profissional de nível médio técnico e ensino superior.
Ao todo são 36 os cursos visados pela Administração para o preenchimento das vagas, dos quais 27 referentes ao ensino superior (Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Educação Física, Engenharia da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Farmácia, Geografia, Gestão Pública, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Ambiental, Jornalismo, Normal Superior, Pedagogia, Processamento de Dados, Propaganda e Marketing, Relações Públicas, Secretariado, Serviço Social, Turismo, Web Designer)) e nove, técnicos (Administração, Contabilidade, Farmácia, Meio Ambiente, Recursos Humanos, Secretariado, Segurança do Trabalho, Topografia e em Informática - este último, voltado para as áreas de manutenção e ou rede).
Para o curso de Gestão Ambiental, o estudante deve estar cursando o terceiro ano, já para os de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Civil e Elétrica, é necessário que o aluno, além de estar no terceiro ano, tenha, ainda, conhecimento em Autocad.
Os aprovados no processo seletivo receberão bolsa de auxílio no valor de um salário mínimo, isto no caso dos estudantes da educação profissional de nível médio técnico; já os universitários receberão R$ 565,00. Esta celebração de "acordo de cooperação e termo de compromisso de estágio" será sob o regime da Lei 6.494/77 e do decreto 8.7497/82 de acordo com a liberação de cada instituição de ensino, sendo a jornada de atividade em estágio de seis horas e meia semanais.
As inscrições deverão ser feitas - pelo candidato ou por procuração - nos dias 4 e 5 de agosto , das 10h às 16h, na Seduc (Secretaria de Educação), e no dia 6, também das 10h às 16h, na Biblioteca da Costa Sul. Os interessados devem apresentar-se munidos com originais e cópias do RG, CPF, comprovante de residência de 2007 e atual e, no caso de portador de necessidade especial, laudo atualizado da rede municipal de Saúde que ateste a sua condição.
Serviço: A Seduc fica à rua Agripino José do Nascimento, na Vila Amélia, região central da cidade e a Biblioteca da Costa Sul, à avenida Walkir Vergani, 79, em Boiçucanga. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Secretaria da Saúde apresenta em audiência pública prestação de contas trimestral

São Sebastião - O secretário de Saúde de São Sebastião, Aldo Conelian Júnior, e sua equipe, apresentaram no final da tarde do dia 30 de julho, em Audiência Pública Trimestral, a prestação de contas de sua pasta, referentes ao segundo trimestre, na Câmara Municipal.
De acordo com o secretário de Saúde, Aldo Conelian, a audiência tem como objetivo apresentar à população as ações realizadas no segundo trimestre deste ano, conforme prevê a Lei 8689/93. “O gestor do SUS (Sistema Único de Saúde), em cada esfera de Governo apresentará, trimestralmente, ao Comus correspondente e em audiência pública nas Câmaras de Vereadores e nas Assembléias Legislativas respectivas, para análise e ampla divulgação, relatório detalhado contendo, dentre outros, dados sobre o montante e a fonte de recursos aplicados, as auditorias concluídas ou iniciadas no período, bem como sobre a oferta e produção de serviços na rede assistencial própria, contratada ou conveniada”, diz a legislação vigente em seu 12º parágrafo.
As apresentações das contas iniciaram com a explanação de André Fontes, do Fundo Municipal da Saúde, afirmando que os dados apresentados foram os mesmos tratados na terça-feira, dia 28, durante a última reunião extraordinária do Comus (Conselho Municipal de Saúde), onde os mesmos foram aprovados.
Segundo André Fontes, dos R$ 16.889.680,91 aplicados em recursos, mais de R$ 7.500 milhões foram aplicados em pessoal e encargos, já mais de R$ 9 milhões foram aplicados em despesas correntes, sendo 59% deste valor aos serviços hospitalares, 20% aos convênios do PSF (Programa de Saúde da Família), 2% em materiais de consumo, 3% em medicamentos, 2% em subvenções sociais, 14% para demais serviços de terceiros; já o restante, que gira em torno de R$ 260 mil, foram aplicados em investimentos.
Já nas questões de vigilância em saúde, a diretora, Lidiomar Conelian, fez um balanço geral, iniciando sua explanação nos casos de dengue, afirmando que desde o dia 1 de janeiro ao dia 27 de julho, a cidade teve 255 casos suspeitos, sendo que 108 foram constatados positivos, desses, 102 são autóctones (origem local) e 6 são importados. Os bairros de maiores transmissões foram: São Francisco, Pontal da Cruz e Centro.
Outras ações levantadas pela Vigilância da Saúde foram: Vacinação do Idoso, que atingiu a meta, vacinando 83,59% dos idosos do município, e a primeira fase da Campanha de Multivacinação, que também atingiu sua meta, vacinando 95% das crianças menores de cinco anos, totalizando 6.046 crianças.
Dentro do Programa de Combate a Tuberculose, a meta é aumentar a cura dos pacientes, com o aumento do tratamento supervisionado, de 50% para 100% dos assistidos, proporcionando aos pacientes cestas energéticas, como forma de incentivo.
Com relação ao Centro de Controle a Zoonoses, a Secretaria realizará, de 10 a 28 de agosto, a campanha de vacinação anti-rábica, em todo o município. Ainda referente aos animais, será desenvolvido o projeto educativo e de conscientização para a posse responsável e abandono de animais. Acontecerá ainda o projeto de castração de animais, iniciando, como projeto piloto, na Costa Sul do Município, com data a ser definida.
Já com relação a gripe A (H1N1), a Secretaria de Saúde criou, em meados de maio, uma comissão municipal para o controle dessa gripe, além da compra de E.P.Is (Equipamentos de Proteção Individuais), como máscaras, luvas, óculos, aventais e etc. Também foi desenvolvido simulação nos prontos socorros e treinamento dos médicos e enfermeiros, para o atendimento de suspeitos e casos positivos, se tiver. Ainda, recentemente, a Secretaria, por método preventivo, em parceria com a Secretaria da Educação, se adiantou ao Estado e, a princípio adiou as aulas da rede municipal por 10 dias, porém, com a nova orientação da Secretaria Estadual da Saúde, de suspender as aulas até o dia 17 de agosto, a cidade atenderá e suspenderá as aulas até esta data. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeito Ernane confirma professora Angela Couto na Secretaria de Educação

São Sebastião - A professora Angela Regina Couto, que ocupava a presidência do Sindiserv – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, foi oficialmente apresentada ontem pelo prefeito
Ernane Primazzi como a nova secretária de Educação de São Sebastião. Ela ocupa a vaga em substituição à professora Márcia Rêgo que deixou a pasta por motivos pessoais. A apresentação de Angela ocorreu na manhã desta sexta-feira (31/07), em uma rápida solenidade na sede da Seduc, com a presença de inúmeros secretários municipais e diretores de escolas.
O prefeito Ernane explicou que escolheu a nova titular da pasta de Educação, levando em conta a experiência de Angela Couto como pedagoga e ainda a sua forte liderança no setor. “Agradecemos a professora Márcia que deixou pasta por uma questão pessoal dela, e nos passou que gostaria de fazer outras coisas. Agrademos também a toda equipe da Secretaria que muito se esforçou para superar os problemas iniciais, por causa da falta de transição de governo, em um momento difícil para acomodação de alunos que ficaram sem sala de aula e resolveram também questões importantes relacionadas às creches e atribuições de aulas”, afirmou o prefeito.
O chefe do executivo solicitou dos diretores da pasta todo o apoio à nova secretária e afirmou que “certamente o trabalho será bem tranqüilo”. O prefeito aproveitou o evento para explicar aos presentes que decidiu prorrogar ainda mais as férias escolares (e também o reinício das atividades nas creches), desta vez acompanhando decisão do governo estadual até 17 de agosto, mais uma vez por uma questão de precaução para evitar possível disseminação da gripe H1 N1 em São Sebastião.
A nova secretária de Educação afirmou que se sente “uma pessoa iluminada”, primeiro por dirigir a entidade sindical dos servidores municipais e, agora, com a oportunidade de comandar o setor educacional sebastianense. A nova missão, segundo Ângela “será bem mais confortável”, em virtude do profissionalismo da equipe que atua no setor.
“A parte estrutural vou aprender com vocês. O nosso compromisso é elevar a média do ensino sebastianense medida pelo IDEB para 6,5”, afirmou a secretária dirigindo-se aos diretores das escolas. Angela Couto informou também que já iniciou contato com outros secretários municipais, pois entende que a Educação não deve se dissociar das outras políticas públicas, como as esportivas, culturais, ambientais e de segurança pública, por exemplo. “Acredito que o prefeito ficará ainda mais orgulhoso da sua equipe de trabalho”, finalizou Angela Couto. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeito assina decreto que prorroga suspensão de aulas em São Sebastião

São Sebastião - O prefeito Ernane Primazzi assinou na manhã dessa sexta-feira, dia 31 de julho, o decreto de Lei que estende a suspensão do início das aulas para o dia 17 de agosto a contar da próxima segunda-feira, dia 3.
Primazzi declarou que a decisão, preventiva, inclui todas as creches do Município que adotou, antes mesmo do Estado, o plano de ação para adiar a volta às aulas. “Fico feliz que o Governo Estadual tenha adotado igual medida”, disse o prefeito.
De acordo com o decreto 4545/09, foram levadas em consideração a possibilidade de infecção pela gripe provocada pelo vírus Influenza A, subtipo H1N1, e a necessidade de implementação de “medidas preventivas para impedir a disseminação”, além do fato da proliferação do vírus já ter atingido mais de 160 países segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), aliado ao fato da região ter registrado algumas ocorrências. Tudo isso impõe aos respectivos Poderes Públicos a suspensão de algumas atividades que congreguem o acúmulo de pessoas.
Conforme declarações do prefeito, as medidas de prevenção anunciadas pelas autoridades sanitárias do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde visando evitar o contágio a propagação da doença, já haviam sido “adotadas com coerência pelo Município de São Sebastião, objetivando a contenção do seu curso e sua difusão”. Ele afirmou, no referido decreto, haver a “necessidade de não apenas ofertar-se os meios de cura, mas especialmente tomar providências para dificultar ao máximo as formas de transmissão da pandemia entre a população, evitando-se todas as formas de aglomerações públicas em locais fechados”.
Segundo o documento ficam suspensas as aulas em todas as instituições de ensino (Educação Infantil e Ensino Fundamental da 1ª a 9ª séries), e também o atendimento nas creches, até o dia 14 de agosto, retornando o seu funcionamento normal no dia 17 do mesmo mês. Isso tudo, por tratar com grande relevância a consideração final de que as aulas podem ser postergadas e depois repostas e a vida humana, não. Assim sendo, a medida só reforça as “providências acautelatórias junto à população e preparatórias do sistema de saúde já adotados anteriormente pelo Município para preservação da saúde pública”, conforme decreto 4543/09 publicado no último dia 24. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Semam apresenta Projeto Município Verde Azul com palestra e debate

São Sebastião - Na noite desta quinta-feira, dia 30, a secretaria de Meio Ambiente de São Sebastião, (Semam) realizou, na videoteca da cidade, a apresentação do Projeto Município Verde Azul, do governo do Estado.
Estiveram presentes a secretária de Meio Ambiente, Traud Rossi, e o secretário-adjunto da pasta, Silvio de Angelis, além dos secretários Pérsio Mendes (Obras Públicas), Wladimir Rodrigues (Esportes), o presidente da Subsecção da OAB de São Sebastião e Ilhabela, Luiz Tadeu de Oliveira Prado, o vereador Arthur Balut e ainda Márcio Henrique Toledo, representando o vereador Marcos Tenório. Participaram também os diversos membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de São Sebastião, o Comdurb.
O Município Verde Azul abrange 21 projetos ambientais estratégicos, que abordam os principais problemas do Estado e pretende dividir com os municípios a responsabilidade em gerenciar o meio ambiente. Em um ranking de desempenho, as cidades que possuírem as melhores notas serão certificadas como ambientalmente corretas e terão prioridade no repasse de verbas, quando possível e necessário.
A palestra foi ministrada pelo chefe da divisão de Recursos Hídricos da Semam, Fernando Parodi, que explicou as dez diretrizes ambientais do projeto. Os municípios trabalharão com base no esgoto tratado, lixo mínimo, mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.
Cada cidade, após adesão voluntária e indicação de interlocutor, terá que apresentar dados, metas e planos de ações até o dia 14 de setembro, que serão analisadas e, ao atenderem às expectativas, renderão pontos aos municípios. O processo é de melhoria contínua, com novas metas todos os anos.
Parodi enfatizou a importância do envolvimento de servidores, membros de entidades do meio ambiente, representantes do Executivo e principalmente vereadores, já que o auxílio legislativo será essencial na aprovação de leis que visem à melhoria da qualidade ambiental do município, para sua adequação no projeto Município Verde Azul. “É trabalhoso, pois é uma grande mudança de valores, mas todos devem ser pró-ativos na questão ambiental. Corrigir é muito caro, é melhor prevenir”, afirmou.
O advogado Luiz Tadeu apontou como fundamental o engajamento dos órgãos municipais. “A fiscalização é a alma disso tudo”, acrescentou.
A participação conjunta entre município e comunidade também foi abordada pelo vereador Arthur Balut. “Se a cidade dá boas condições ao morador, as próprias pessoas passam a ser fiscais, não só Executivo e Legislativo”, comentou.
O chefe da divisão de Recursos Hídricos da Semam finalizou a palestra com um convite aos representantes do Legislativo a participarem de um encontro de vereadores, que será realizado pelo governo do Estado entre os dias 6 de agosto e 3 de setembro, com a apresentação da cartilha “50 idéias em favor do Meio Ambiente”.
O evento contará com presenças importantes no cenário ambiental, como o secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, e o presidente da Cetesb, Fernando Rei.
A região do Litoral Norte se reunirá no dia 27 de agosto, em São José dos Campos. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Sesau realiza palestra sobre Influenza A em auditório da Fass

São Sebastião - Na manhã desta sexta-feira, dia 31 de julho, médicos, enfermeiros e todo corpo clínico dos PSFs (Programa de Saúde da Família) de São Sebastião lotaram um dos auditórios das Faculdades São Sebastião (Fass) para uma palestra a respeito da nova gripe Influenza A (H1N1).
Ministrada pelo médico infectologista do Cemin (Centro Municipal de Infectologia), Carlos Mello de Capitani, a apresentação tratou do protocolo de manejo clínico do novo subtipo viral de gripe, divulgado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado, o CVE, no último dia 27 de julho.
O intuito do encontro, que também se repetiu na parte da tarde, é que os profissionais de saúde absorvam e passem corretamente as informações aos pacientes, além da excelência na conduta. Apesar da dificuldade mundial em prever os próximos passos da doença, o objetivo é antecipar os eventos.
São Sebastião está na fase de coleta de informações de gravidade dos casos. No Brasil, até o dia 5 de julho, eles eram classificados como suspeitos, confinados e descartados. O alvo seriam as pessoas que tivessem feito viagens ao exterior ou tido contato com as que fizeram.
Porém, a partir do dia 16 de julho, o país declarou a transmissão sustentada (de homem para homem), o que trouxe mudanças nas condutas. Agora, para efeito epidemiológico, padronização e melhora no atendimento, todos os casos serão considerados H1N1, com atenção maior aos pacientes inseridos nos chamados grupos de risco.
Outros assuntos abordados na palestra foram o sigilo na identidade dos casos, as técnicas de coleta de material e transporte, a não utilização indiscriminada do medicamento “Tamiflu”, o uso correto de equipamentos e a importância de uma avaliação clínica criteriosa. “Não podemos esperar o boletim laboratorial. Um bom exame clínico é o que determina a necessidade de tratamento e internação”, reforçou Capitani.
Na seqüência, aconteceu a explanação do enfermeiro da rede municipal de saúde, José Antonio de Andrade, que abordou o tema “Sistematização da assistência de enfermagem e fluxograma de atendimento”, sobre medidas de prevenção.
Para encerramento, a chefe da divisão de Vigilância Epidemiológica da Sesau, Márcia Saavedra, tratou da notificação e investigação de casos.
O evento aconteceu em parceria com a Associação dos Profissionais de Saúde (APS) e a Associação dos Médicos de São Sebastião e Ilhabela (Amessi).
Educação - Nesta semana também foi realizada, em parceria com a secretaria da Educação de São Sebastião (Seduc), uma palestra elucidativa a todas as supervisoras e diretoras da rede municipal de ensino sobre o manejo com os alunos em escolas e creches, como a limpeza de utensílios de cozinha e esterilização, higienização das mãos e bebedouros, além do uso de luvas, copos descartáveis e outros procedimentos preventivos.
“Temos que assumir a situação e não termos medo de falar dela. Quanto mais conversarmos claramente e sem pudores, mais conhecimento teremos para lidar com essa nova realidade da gripe Influenza A (H1N1)”, finalizou Capitani. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Ernane entrega pavimentação da Rua Simeão Caldeira no Bairro São Francisco

São Sebastião - O prefeito Ernane Primazzi entregou oficialmente na tarde deste sábado (01/08) a pavimentação da Rua Simeão Caldeira, no bairro de São Francisco, região central de São Sebastião. A obra, uma antiga reivindicação dos moradores, custou aos cofres públicos R$ 150 mil e vai beneficiar cerca de 50 famílias que, antes da pavimentação, em dias de chuva, tinham muitas dificuldades para chegar às suas residências, em função da declividade da rua. “Esta é a primeira de muitas outras obras que iremos entregar ao longo de todo o nosso mandato, não somente no último ano de governo”, ressaltou o prefeito. Também estiveram na solenidade diversos secretários municipais e os vereadores Ernaninho, Amilton Pacheco, Reis e Mauricio do Canto do Mar.
A pavimentação da Simeão Caldeira foi concluída no período previsto de 60 dias, apesar do mau tempo. O Calçamento chegou até o mirante da rua, nas proximidades do cruzamento com a Rua Conceição Maria de Jesus. “Estamos aguardando que a Sabesp faça obras na parte de cima, como uma estação de bombeamento, para concluirmos a pavimentação em todo o trecho da rua. Vale frisar que somente vamos calçar aquelas ruas que já têm rede de esgoto, para não gastar dinheiro público pavimentando e depois quebrando o mesmo local sempre que a Sabesp precisar intervir”, afirmou o prefeito.
O projeto original de pavimentação da Simeão Caldeira, elaborado pela administração anterior, que somente colocou as guias na rua, não previa a captação de águas pluviais. A atual administração providenciou a captação das águas das chuvas e, ainda assim, segundo o prefeito, “a obra custou 40% menos do que havia sido licitada”.
Ainda este ano, outras ruas serão pavimentadas tanto na Costa Norte quanto na Costa Sul de São Sebastião. Segundo o chefe do Executivo, ainda em agosto serão iniciados os calçamentos de cinco ruas no Canto do Mar e uma outra em Boiçucanga, paralela à avenida do Cascalho.
Na solenidade, o prefeito falou também da expectativa pelo início das obras no Hospital de Clínicas da Costa Sul, em setembro ou outubro. Mas, tornou pública a ação de advogados da cidade que estão tentando retardar os trabalhos na Justiça. “São pessoas conhecidas e todos vão saber depois. Essas mesmas pessoas deveriam ter vergonha de dizer que são moradoras de São Sebastião, pois estão indo contra a construção de um hospital que vai beneficiar diretamente milhares de pessoas. Tiveram a oportunidade de fazer e, por incompetência, não fizeram agora procuram atrapalhar”, criticou Ernane.
Os vereadores presentes ao bairro São Francisco fizeram questão de parabenizar o prefeito pela entrega da obra. “Longe de ser um capricho, esta era uma necessidade da população que clamava pelo calçamento há mais de 30 anos”, disse Ernaninho. Já o vereador Amilton frisou que “o prefeito está de parabéns e temos certeza que esta é a primeira de muitas outras obras da administração”. O parlamentar Reis endossou as palavras dos colegas e afirmou também que “a entrega dessa obra mostra que o prefeito já está cumprindo seus compromissos do primeiro semestre e a administração está mostrando competência”. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeito participa de Conferência Municipal de Assistência Social

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, participou na manhã deste sábado (01/08) da 2ª Conferência Municipal de Assistência Social, realizada nas dependências da FASS, na Vila Amélia, centro da cidade. O evento teve como objetivo a discussão e inserção da participação popular nas políticas públicas de assistência social. A conferência contou com representantes de entidades que atuam no setor nas três regiões do município (Centro, Costa Norte e Costa Sul), totalizando cerca de 200 pessoas. Os secretários Roseli Trevisan (Trabalho e Desenvolvimento Humano) e Roberto Santos (Habitação), alem do adjunto de Meio Ambiente, Silvio de Angelis, o chefe de Gabinete Sérgio Félix, e o vereador Ernaninho também prestigiaram a conferência.
O evento serviu ainda para a definição de delegados à Conferência Estadual de Assistência Social e para a apresentação de proposta a serem inseridas no SUAS – Sistema Único de Assistência Social. A presidente do Conselho Municipal do setor, Rita de Cássia do Nascimento Simioni, apelou ao prefeito para que as indicações resultantes do encontro também fizessem parte do PPA – Plano Plurianual, que está sendo elaborado pelo Executivo para envio ao Legislativo e que norteará as aplicações orçamentárias do município nos próximos quatro anos.
“Chegar até esse dia demandou um trabalho árduo, mas gratificante para todos nós que trabalhos com assistência social”, disse, emocionada, Rita de Cássia. Segundo ela, “foram mais de 60 reuniões, três pré-conferências com a participação de mais de 430 pessoas. Esse trabalho faz parte de um processo histórico de quase três décadas”, disse Rita, lembrando da luta de profissionais da área que começou com a implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente e da Lei Orgânica de Assistência Social.
A secretária Roseli Trevisan fez questão de parabenizar os técnicos, assistentes sociais e psicólogos que atuam junto à Setradh. “Estive em Lorena nesta semana, na reunião do Codivap e pude perceber que o trabalho de assistência social em São Sebastião é referência não só para o Litoral Norte como também para o Vale do Paraíba”, elogiou a secretária.
Já o prefeito Ernane Primazzi ressaltou que aquela era uma oportunidade de ouvir todas as reivindicações do setor. “Vocês, que lidam diretamente com os problemas sociais têm amplas condições de trazer esse sentimento para a administração. Isso é que vai nortear as ações da prefeitura. Vamos acertar ou errar juntos”, destacou o prefeito, lembrando que, apesar na queda da arrecadação que pode chegar este ano a cerca de R$ 40 milhões, otimizando recursos tentará atender os anseios do setor. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Secretaria de Saúde apresenta resultados à Câmara de São Sebastião

São Sebastião - O secretário de Saúde de São Sebastião, Aldo Pedro Conellian Júnior, esteve ontem, dia 30, às 17h00, na Câmara, para apresentar o resumo da execução orçamentária e financeira, referente ao 2º trimestre de 2009, da sua pasta.
A despesa liquidada foi de R$ 14.290.049,19 e o total aplicado em Saúde foi de R$ 16.889.680,91.
As despesas por programas foram: Atenção Básica 35.2%; Assistência Hospitalar e Ambulatorial 58.4%; Suporte Profilático e Terapêutico 1,9%; Vigilância Sanitária 1,0%; e Vigilância Epidemiológica 3,5%.
Os recursos humanos por centro de custo foram: Secretaria de Saúde 52%, Programa de Saúde da Família 18%, Hospital de Clínicas de São Sebastião 18% e Pró-Saúde 12%.
A Secretaria possui em seu quadro de funcionários: 103 médicos, 58 motoristas, 42 dentistas, 24 auxiliar de cirurgião dentista, 248 auxiliar de enfermagem, 18 assistente social, 76 enfermeiros, 126 agentes comunitários de saúde, 154 pessoas no setor administrativo, 76 agentes de combate a vetores e 352 pessoas atuando em funções diversas.
O secretário divulgou o número de casos de dengue no município, foram 255 suspeitos e 108 casos confirmados, os bairros onde ocorreram à transmissão são Pontal da Cruz, Centro e São Francisco.
As campanhas de vacinação também atingiram suas metas, 4.350 pessoas maiores de 60 anos foram vacinadas na Campanha de Vacinação do Idoso e 6.043 crianças menores de 5 anos na primeira fase da campanha nacional de multivacinação.
Gripe Influenza A (H1N1) – Aldo Conellian disse que o município foi o primeiro do Vale do Paraíba e Litoral Norte a formar uma comissão para o controle da gripe.
Os trabalhos tiveram início em maio e foram adquiridos: luvas, máscaras, óculos, aventais, além da simulação nos prontos socorros e integração entre as secretarias de Saúde e Educação, com o adiamento do início das aulas para o dia 17 de agosto.
Tuberculose – No tratamento de combate a tuberculose, ele informou que houve aumento na cura dos pacientes e que todos os casos são supervisionados pela secretaria, além da adoção de estratégias para diminuir o abandono e aumentar a cura, inclusive com a concessão de cestas energéticas aos doentes.
Projeto de castração de animais – O responsável pela pasta, Dr Aldo também informou que existe um projeto piloto que vai ser desenvolvido de início nos bairros da Costa Sul.
“É um projeto educativo, conscientização de posse responsável e abandono de animais, há também o projeto de castração de animais e, em agosto teremos a campanha de vacinação anti-rábica que vai do dia 10 a 28 de agosto em todo município,” acrescenta. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Unidades escolares da Costa Sul recebem melhorias

São Sebastião - Enquanto não se realiza a ampliação das unidades escolares Maria da Conceição de Deus, em Camburi e Cavalinho de Pau, em Barra do Una, a prefeitura está executando serviços emergências: substituição de caixas de água e de vidros quebrados, instalação de bebedouros, colocação de calhas e alambrados, serviços de pintura e mutirão de limpeza.
A informação foi concedida aos vereadores Ernaninho (PSC), Marcos Jorge dos Santos (PV) e ao suplente de vereador João Amâncio dos Santos “Nota” (PSC), eles questionaram através de requerimento a ampliação e reforma dos referidos estabelecimentos de ensino.
Quanto aos serviços de ampliação das unidades, o prefeito informa que entrou em contato com a Secretaria Municipal de Obras, e está sendo verificado se existe algum projeto (planta, material descritivo, planilha orçamentária) para o investimento.
Ernane afirma que caso o material não seja encontrado vai providenciar junto à Secretaria Municipal de Obras, a elaboração de um projeto e planilha orçamentária para incluir os serviços de ampliação das escolas na programação do orçamento para 2010.
“Temos conhecimento do estado em que se encontram algumas unidades escolares, da necessidade de reforma e ampliação, mas dentro da lei e de nossas possibilidades estamos procurando meios para atender,” conclui.
Argumentos – No requerimento, os parlamentares justificam que em visita aos estabelecimentos de ensino constataram mal estado de conservação e falta de estrutura no local.
Eles reivindicam quadra esportiva, mais salas de aulas, salas para reuniões de professores, depósito de materiais em geral, biblioteca, sala de vídeo e parquinho.
“Centenas de crianças que cursam o ensino fundamental nessas escolas e necessitam com urgência dessas melhorias”, reconhece Ernaninho. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

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O Guaruçá ACIU 

Programa Comércio Varejista chega a Ubatuba

Ubatuba - A cidade é a primeira do litoral norte a ser contemplada pelo programa
O Sebrae –SP através do escritório regional de São José dos Campos lançou em Ubatuba, nesta quinta-feira, dia 30, na Associação Comercial, o programa Comércio Varejista.
A cidade é a primeira do litoral norte a ser contemplada pelo programa, que conta com as parcerias da prefeitura, da Associação Comercial, da Associação dos Contabilistas, da Associação dos Engenheiros e Arquitetos e do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sinhores).
O Comércio Varejista contempla o visual do ponto comercial, merchandising, marketing, vitrine, iluminação e outros aspectos fundamentais para atrair o consumidor.
Em Ubatuba, foram contemplados a principio, os lojistas da região central. No total são 153 empresas que compreendem as ruas Conceição, Condessa de Vimieiro, Salvador Correa, Jordão Homem da Costa, Cel. Domiciano e Hans Staden, além das avenidas Thomaz Galhardo, Iperoig e Maria Alves. Das 153 empresas convidadas, 40 aderiram ao programa.
Paulo Alexandre, da Bela Foto Ubatuba, foi um dos empresários que aderiu ao programa. “Aderi para conseguir enxergar os pontos fracos de meu negócio. Quero me capacitar para colocar em pratica idéias e ensinamentos recebidos, afim de permanecer e crescer no mercado de trabalho”.
As 40 empresas que aderiram ao programa receberão a visita (denominada “blitz”) de consultores que realizarão um diagnóstico após avaliarem 20 itens, como vitrine, comunicação visual, acesso à loja, disposição e apresentação dos produtos, limpeza, entre outros.
O resultado do levantamento será apresentado aos empresários e possibilitará definir as ações para melhorar os negócios. Cada empresa receberá o diagnóstico individual com sugestões para que o empresário possa melhorar o visual de seu estabelecimento, atrair mais clientes e aumentar o faturamento. Tudo isso gratuitamente.(Fonte: Assessoria de Comunicação Aciu e Sebrae) (Fonte: ACIU)

Aciu informa: Vagas de Emprego

Ubatuba - Empresa contrata operadoras de telemarketing com experiência em vendas.
As interessadas deverão comparecer à Rua Coronel Domiciano, 316 sala 3 (acima da loja Biju Baby)
Falar com Paula.
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Editora Mello e Lourenço admite representante comercial com experiência e que seja autônomo(a).
Entrar em contato pelo telefone 3832 4115. Falar com Rodrigo ou Cláudio.
***
A empresa Argonauta Comércio e Serviços Oceanográficos Ltda (Aquário de Ubatuba) está admitindo:
Caixa: experiência mínima de 1 ano, sexo masculino, conhecimentos em informática e carteira de habilitação A/B. (Vaga preenchida)
Auxiliar de Serviços Gerais: experiência mínima de 1 ano em hidráulica e elétrica, sexo masculino, 2º grau completo e carteira de habilitação A/B.
Interessados devem enviar currículo para o e-mail: staff@aquariodeubatuba.com.br
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A Linort Imóveis abriu uma vaga para corretor(a) credenciado(a) (com condução mesmo sem experiência).
Telefone: 3832 1509. Falar com Carlos.
Rua: Guaicurus, 60- Itaguá
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Hotel Torremolinos admite:
- Lavadeira (que tenha experiência com máquinas de lavanderia de hotel)
-Três recepcionistas (sendo 2 do sexo masculino e 1 do sexo feminino. Ambos devem ter entre 22 e 30 anos e morar próximo ao bairro da Enseada)
- Camareira;
- Garçom e garçonete;
- Ajudante de cozinha;
- Copeira
Tratar com Enedina na Camargo Irmãos- Rua Capitão Felipe, 40- Itaguá (a partir das 16h00).
Telefone: 3832 3180.
***
Fátima Cabeleireira está admitindo manicure.
Rua Jordão Homem da Costa nº 67, sala 4- Centro.
Tel: 3833 2155 ou 9148 6469. Falar com Fátima.
***
Restaurante Peixe da Terra está admitindo uma pessoa do sexo masculino entre 35 e 45 anos com bom nível de escolaridade para exercer cargo de confiança.
Período de trabalho: das 16h20 até o fechamento do estabelecimento.
As entrevistas são realizadas de segunda à sexta feira, às 15h00 no local: Av. Leovigildo Dias Vieira, 300- Itaguá. Falar com Wilson ou Maria Vianna.
***
Empório Roots Café Bar está admitindo garçonete (acima de 21 anos)
Tratar com Danilo a partir das 21h00.
Av. Iperoig, 192- Centro.
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Walli Imóveis está admitindo corretora credenciada (ou que já esteja fazendo o curso)
Marcar entrevista 3835.4200 com Walter ou Lilian.
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Restaurante Sabor do Mar está admitindo garçom(atendente)
Pré requisitos: sexo masculino, idade entre 18 e 23 anos, solteiro, ter 2ª grau, boa aparência.
Falar com Ana de 2ª a 6ª feira, das 15h00 às 16h00.
Telefone: 3832 7058
Av: Leovigildo Dias Vieira, 326- Itaguá.
***
Escritório de Advocacia Trabalhista está admitindo secretária (de 18 à 25 anos com 2º grau)
Tratar com Dr. Flávio ou Dra. Tatiana.
Rua Maranhão, 181- Centro.
***
Prezado associado, se sua empresa também estiver admitindo entre em contato conosco.
(12) 3834 1449
E-mail: imprensa@aciubatuba.com.br
Para se informar sobre as outras vagas disponíveis na Aciu acesse: www.aciubatuba.com.br

Palestra gratuita "Como educar seu filho longe das drogas!"

Ubatuba - Data: 05 de agosto (4ª feira)
Horário: 19h30
Local: Será definido de acordo com o número de pessoas. (a principio será na Associação Comercial de Ubatuba- Rua. Dr. Esteves da Silva, 51 Centro)
Temas que serão abordados:
- O que devo fazer para evitar que meu filho consuma drogas?
- Como descobrir se meu filho está consumindo drogas?
- Como devo agir, se descobrir que meu filho está consumindo drogas?
- Onde procurar ajuda se descobrir que meu filho é um dependente?
Duração: cerca de 1h30.
Inscrição: A palestra é gratuita e os interessados poderão se inscrever através do e-mail imprensa@aciubatuba.com.br, pelo telefone 3834 1441 ou diretamente na ACIU.
Palestrante:
Miguel Adailton
Nascido em 1958, no interior de São Paulo.
Há mais de 25 anos pesquisa sobre as drogas e seus efeitos no corpo humano, na família e na sociedade. O O livro Como educar seu filho longe das drogas é o resultado desse trabalho exaustivo.
Ministrou centenas de palestras sobre o assunto no Instituto Mackenzie, em São Paulo, na extinta FEBEM, em condomínios, empresas, igrejas e escolas públicas.
Formou-se no Curso de Capacitação de Recursos Humanos para Prevenção ao uso Indevido de Drogas do DIPE - DENARC da Polícia Civil do Estado de São Paulo e entrevistou médicos, policias, pais, traficantes e dependentes.
Trabalha numa ONG cristã-humanitária, onde atua como professor voluntário do Projeto Escolhas para adolescentes de escolas de São Paulo se esforçando, sempre, para levar informações corretas para jovens, adolescentes e seus pais. Seu trabalho é reconhecido pelas pessoas que assistiram suas palestras e por profissionais que leram seu livro. (Fonte: ACIU)

Palestra gratuita do Sebrae na Aciu:

Ubatuba - Entendendo custos, despesas e preços de venda
Data: 17 de agosto (2ª feira)
Horário: 16h00
Local: Associação Comercial de Ubatuba (Rua Dr. Esteves da Silva, 51- Centro)
Descritivo: Orientar e esclarecer os conceitos básicos de custos e despesas. Esclarecer suas classificações, tratamentos e alocação nos itens de venda. Mostrar o impacto sobre os preços de venda na margem e nos resultados, visando oferecer melhorias na performance econômico e financeiro da empresa.
Permitir uma visão da repercussão das políticas de preço adotadas pela empresa nos resultados econômicos e financeiros.
Mostrar a agilidade que os controles financeiros, como ferramentas de gestão, dão para tomada de decisões na empresa.
Duração: aproximadamente 2 horas.
Inscrição: A palestra é gratuita e os interessados devem entrar em contato com o Posto de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba através do telefone (12) 3834 1445. (Fonte: ACIU)

Informações sobre à Lei Antifumo do Governo do Estado

Ubatuba - Faltando seis dias para a Lei Antifumo entrar em vigor em São Paulo, o Governo do Estado, por intermédio das secretarias da Justiça e da Saúde, definiu algumas normas para a aplicação da Lei Antifumo, proposta e sancionada pelo governador José Serra.
As normas foram publicadas no Diário Oficial (17) e definem os locais fechados que serão considerados de uso coletivo, bem como os valores das multas que deverão ser aplicadas aos que desrespeitarem a Lei - de R$ 792,50 a R$ 1.585. Anexo segue o cartaz (versão português/inglês) que deve ser colocado em local visível dentro dos estabelecimentos, mais informações pelo site www.leiantifumo.sp.gov.br
Outro item que a resolução disciplina é a padronização do aviso de proibição do consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos ou qualquer outro tipo de fumo. A imagem indicativa da proibição deverá ter as dimensões de 25 centímetros de largura por 20 de comprimento. Já nos casos da fixação do aviso em veículos de transporte coletivo, viaturas oficiais e táxis, o formato será de 10 centímetros de largura por 7 centímetros de altura.
As autuações aplicadas a quem desrespeitar a legislação serão efetuadas por fiscais da Vigilância Sanitária e do Procon. A multa será dobrada no caso de reincidência. Na terceira infração, o estabelecimento comercial permanecerá interditado por 48 horas. A segunda interdição e as seguintes se estenderão por 30 dias.
Sobre a Lei Antifumo - Em vigor em todo o Estado de São Paulo a partir do dia 7 de agosto deste ano, o objetivo da Lei não é perseguir fumantes e proibir o fumo. A iniciativa foi criada para preservar o direito de quem não fuma, garantindo assim que em São Paulo não se deve mais fumar em ambientes coletivos.
Veja a íntegra da Resolução publicada no Diário Oficial de 17 de julho:
Resolução SES/SJDC - 3, de 16-7-2009
Dispõe sobre os ambientes de uso coletivo a que se refere o § 1º do artigo 2º da Lei - 13.541, de 07 de maio de 2009, bem como acerca dos avisos e da dosimetria das multas, constantes, respectivamente, dos artigos 7º, inciso I, e 12 do Decreto - 54.311/09
Os Secretários da Saúde e da Justiça e da Defesa da Cidadania, Considerando as disposições da Lei - 13.541, de 07 de maio de 2009, regulamentada pelo Decreto - 54.311, de mesma data, que instituiu a Política Estadual para o Controle do Fumo;
Considerando que esses diplomas legais têm por objetivo a redução do risco de doenças provocadas pela exposição à fumaça do tabaco e de outros produtos fumígenos, a defesa do consumidor e a criação de ambientes de uso coletivo livres do fumo;
Considerando a necessidade de harmonizar procedimentos para a aplicação das sanções previstas nesses diplomas legais; Considerando que a consecução dos objetivos supracitados envolverá órgãos pertencentes às Secretarias da Saúde e da Justiça da Defesa da Cidadania, conjuntamente resolvem que:
Artigo 1º - Para os fins desta Resolução, consideram-se recintos de uso coletivo, nos quais é proibido consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos ou de qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, aqueles total ou parcialmente fechados em qualquer dos seus lados por parede, divisória, teto ou telhado, ainda que provisórios, onde haja permanência ou circulação de pessoas, compreendendo, dentre outros, os ambientes de trabalho, de estudo, de cultura, de culto religioso, de lazer, de esporte ou de entretenimento, áreas comuns de condomínios, casas de espetáculos, teatros, cinemas, bares, lanchonetes, boates, restaurantes, praças de alimentação, hotéis, pousadas, centros comerciais, bancos e similares, supermercados, açougues, padarias, farmácias e drogarias, repartições públicas, instituições de saúde, escolas, museus, bibliotecas, espaços de exposições, veículos públicos ou privados de transporte coletivo, viaturas oficiais de qualquer espécie e táxis.
Artigo 2º - O aviso de proibição do consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos ou de qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, em ambientes de uso coletivo, total ou parcialmente fechados, deverá seguir o modelo constante do Anexo desta Resolução, respeitadas as dimensões de 25 centímetros de largura por 20 centímetros de comprimento, observados os tamanhos de fonte, cores e proporções estabelecidos no modelo constante do Anexo desta Resolução;
Parágrafo único - Admitir-se-á a redução das dimensões estabelecidas no caput na hipótese da afixação do referido aviso em veículos de transporte coletivo, viaturas oficiais e táxis, respeitada a largura mínima de 10 centímetros e a altura mínima de 7 centímetros, bem como as cores e proporções do modelo constante do Anexo desta Resolução.
Artigo 3º - As multas aplicadas pelo Procon/SP e pelo Centro de Vigilância Sanitária em razão do descumprimento das disposições da Lei - 13.541/09, regulamentada pelo Decreto - 54.311/09, em consonância com as disposições da Lei Federal - 8.078/90 - Código de Defesa do Consumidor - e da Lei - 10.083/98 - Código Sanitário do Estado de São Paulo, serão graduadas de modo que a pena base inicial não seja inferior a 50 (cinquenta) ufesps e nem superior a 100 (cem) ufesps, observada a disposição do artigo 4º desta Resolução.
§ 1º - Caso o infrator reitere qualquer prática irregular capitulada nos mencionados diplomas legais, a multa ser-lhe-á aplicada em dobro.
§ 2º - A partir da terceira autuação, o infrator reincidente ficará sujeito à sanção de interdição total do estabelecimento, obedecidos os seguintes critérios:
I - A primeira interdição perdurará por 48h (quarenta e oito horas);
II - A segunda interdição e as seguintes perdurarão por 30 (trinta) dias.
Artigo 4º - O processo administrativo relativo à aplicação das sanções ora descritas será objeto de normas próprias expedidas pelo Procon/SP e pelo Centro de Vigilância Sanitária, no âmbito das respectivas competências.
Artigo 5º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação. (Fonte: ACIU)

Turismo Sustentável no Litoral Norte de SP

Ubatuba - Desenvolvimento Participativo de Produtos Sustentáveis de Turismo Regional
27 a 29 de Agosto de 2009, Ubatuba - SP
O Seminário sobre “Turismo Sustentável no Litoral Norte do Estado de São Paulo”, integrado ao Festival Gastronômico de Ubatuba 2009, ocorrerá em Ubatuba, SP, de 27 a 29 de Agosto de 2009, e conta com o apoio da AREUBA/ABRASEL e da ABIH.
Trata-se de uma atividade promovida pelo CEDS - Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável, uma parceria que reúne a UNISANTOS – Universidade Católica de Santos, as ONGs ambientalistas do colegiado ReaLNorte e a Petrobras.
A idéia central do Seminário é apresentar conceitos e práticas de turismo sustentável, focando a discussão nos elementos necessários para desenvolvimento e promoção de produtos sustentáveis de turismo da região, abrangendo as cidades de Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba, e Ubatuba.
Em paralelo, pretende fornecer bases para a promoção de redes locais das experiências em turismo sustentável – integrando vários atores sociais e agentes econômicos.
Em cada período (manhã e tarde), dos três dias do evento, será priorizado um tema especifico. Tais temas serão expostos por palestrantes, comentados por um moderador, com destaque para Horácio Ocariz (CONICET – Conselho de Pesquisa Científica e Técnica da Argentina e Fundación Patagônia Natural) com base em sua experiência sobre o desenvolvimento territorial de importante área costeira da Patagônia Argentina.
Os principais temas que serão tratados procuram dar um panorama amplo para o desenvolvimento participativo de produtos turísticos sustentáveis regionais. São eles:
· Turismo Sustentável – Conceitos e Políticas Públicas para Formulação de Produtos Sustentáveis.
· Atrativos e Patrimônios.
· Infra-Estrutura e Serviços Básicos.
· Infra-Estrutura e Serviços Turísticos - hotéis, restaurantes, marinas etc.
· Arranjo Institucional e Gestão.
Com o evento, espera-se dar um passo decisivo para construir a integração dos parceiros que podem contribuir para o desenvolvimento do turismo sustentável na região.
O seminário será realizado no Hotel Recanto das Toninhas: Av. Marginal Toninhas (Rio- Santos) s/n, Praia das Toninhas, Ubatuba e as inscrições devem ser feitas previamente, preferencialmente através do envio de email para seminarios@cedslitoralnorte.org, ou pelo telefone (12) 3893-2063, com Rosana ou Arminda. Se a inscrição for realizada por email, por gentileza colocar como assunto “inscrição Seminário Turismo Sustentável”.
Atenção: as vagas são limitadas!!!! (Fonte: ACIU)

Comitê de Promoção do Diálogo para a Sustentabilidade do Litoral Norte

Ubatuba - A Universidade Católica de Santos, as entidades ambientalistas que integram o Colegiado ReaLNorte e a Petrobras, são parceiras na promoção do Diálogo para a Sustentabilidade do Litoral Norte paulista.
O acordo formalizado em julho de 2008, por meio de um convênio técnico-científico, selou o compromisso de promover debates e desenvolver o diálogo em torno de alguns temas centrais:
- as operações com petróleo e gás no litoral norte e seus programas de gestão ambiental;
- a avaliação conjunta dos impactos ambientais dos grandes projetos em implantação ou planejados para os próximos anos, para a região;
- o acompanhamento das ações de gestão ambiental em escala regional, com destaque para a implantação e funcionamento das Unidades de Conservação (parques, estações ecológicas, áreas de proteção ambiental e outras);
- as prioridades de ação para encaminhar a região para um desenvolvimento sustentável do ponto de vista econômico, ecológico e social.
Essa parceria pretende ampliar seu alcance com a participação dos principais interlocutores governamentais, empresariais e do terceiro setor, propondo como orientação geral a ideia de Desenvolvimento Sustentável estabelecida no Relatório Nosso Futuro Comum.
CEDS – Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável
O CEDS é a infra-estrutura de suporte ao Diálogo para a Sustentabilidade. Conta com equipe de trabalho, sede administrativa e galpão de cursos e oficinas, localizados no município de São Sebastião. Organiza seminários, promove capacitação de alunos na área ambiental e suporte a ecoprojetos modelos de empreendimentos sustentáveis. A área de abrangência de trabalho do CEDS inclui todos os municípios do litoral norte (Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba). (Fonte: ACIU)

Omnimare informa:

Ubatuba - A Omnimare Turismo Mergulho e Aventuras está ampliando os seus serviços, visando atender melhor os turistas e a população local. A Omnimare agora é também agência de turismo receptivo e agência de viagens, além de centro de mergulho cinco estrelas da PADI há mais de 18 anos.
Queremos oferecer à população local, novas opções de serviços, atendimento personalizado com qualidade e os melhores preços do mercado. Estamos trabalhando com venda de passagens aéreas nacionais e internacionais, bem como pacotes: aéreo, rodoviário, cruzeiros marítimos nacionais e internacionais, entre outros. Temos como parceiros as melhores operadoras do país, como por exemplo: CVC, Ancoradouro, Adventure Travel, Ambiental, New Age Tour.
Um diferencial oferecido é a possibilidade de ser feita a venda dos serviços de viagens no próprio local de trabalho do interessado ou ainda na sua residência. Assim, a pessoa não perde tempo se deslocando ou aguardando a sua vez de ser atendido. As visitas podem ser agendadas por telefone.
Omnimare Turismo Mergulho e Aventuras Ltda ME
Registro no Cadastur do Ministério do Turismo sob número 26.011615.10.0001-2.
Informações: (12) 3832 2005. (Fonte: ACIU)

Santa Casa de Ubatuba recebe emenda parlamentar para criação de UTI
Além dos equipamentos para a UTI, a Santa Casa terá uma Usina de Oxigênio que representa uma economia de R$ 10 mil ao mês

Ubatuba - A diretora administrativa da Santa Casa, Mara Franhani, esteve na Diretoria Regional de Saúde, em Taubaté, na última quarta-feira, 29, para participar da solenidade de assinatura das emendas da frente parlamentar da saúde. Ubatuba recebeu um total de R$ 800 mil, sendo que R$ 600 mil será aplicado na aquisição de equipamentos para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e R$ 200 mil, de autoria do deputado Mozart Russomano, será revertido para compra de uma usina de oxigênio, para assistência dos 96 leitos de todo o hospital.
Participaram da solenidade, os deputados Carlinhos de Almeida, Pe. Afonso e Mozart Russomano, além da diretora da Regional, Sandra Tutiraschi, bem como representantes de outras prefeituras contempladas.
Segundo a diretora, este é mais um importante passo para a implantação da UTI em Ubatuba. “Agora, estamos planejando novos passos, como a formação de uma equipe intensivista e novas especialidades, como gastroentereologista e cardiologista. O nosso elevador de macas já está em funcionamento, assim como o aparelho de gasometria. A usina de oxigênio também é uma grande conquista, porque atualmente, nós gastamos uma média de R$10 mil por mês com o abastecimento de oxigênio no hospital. Com essa usina, teremos abastecimento constante.”
Mara aproveitou para agradecer à frente parlamentar: “A administração da Santa Casa, assim como a população ubatubense fica feliz quando a política é usada de forma produtiva. Só temos a agradecer à frente parlamentar, principalmente ao deputado Mozart Russomano, que tem sido bastante sensível à nossa causa e que, junto com a frente parlamentar, já destinou mais de um milhão de reais para a Santa Casa, que foram revertidos em inúmeras melhorias. Esperamos que os políticos ubatubenses também tenham essa visão e trabalhem a favor da Santa Casa.” (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Festa do “Senhor Bom Jesus da Ilha Anchieta” acontecerá no próximo dia 8

Ubatuba - A tradicional romaria do “Senhor Bom Jesus da Ilha Anchieta” acontecerá no próximo dia 8 de agosto, no Parque Estadual da Ilha Anchieta. A saída das escunas para a Ilha Anchieta será às 9h, no Píer do Saco da Ribeira. A cerimônia religiosa acontecerá às 10h30 na Ilha Anchieta. O transporte será feito pelas empresas operadoras de escunas, sendo que os ingressos das escunas deverão ser comprados antecipadamente nos postos de vendas na praia do Itaguá e na praça Exaltação à Santa Cruz.
A romaria do “Senhor Bom Jesus da Ilha Anchieta” é organizada pelo Parque Estadual da Ilha Anchieta, com apoios institucionais da Prefeitura de Ubatuba, Paróquia Nossa Senhora das Dores, no bairro do Itaguá, Paróquia Exaltação à Santa Cruz, no centro e pela Associação Pró Resgate Histórico da Ilha Anchieta e dos Filhos da Ilha.
Serviço: Mais informações na Paróquia Exaltação à Santa Cruz (12) 3833-8960 e Parque Estadual da Ilha Anchieta (12) 3832-9059. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Voluntárias da Santa Casa se manifestam contra CPI
Por estarem trabalhando dentro da Santa Casa, voluntárias dizem conhecer o hospital, a administração e as conquistas dos últimos anos

Ubatuba - Três voluntárias da Santa Casa de Ubatuba, estiveram na Assessoria de Imprensa da prefeitura nesta quinta-feira, 30, para se manifestar contra a Comissão Parlamentar de Investigação (CPI), promovida pela Câmara Municipal para investigar irregularidades no hospital. Elas afirmam que conhecem o passado e o presente do hospital e sabem o quanto a atual administração tem trabalhado para melhorar as condições de atendimento.
Lígia Benedita de Arruda trabalha como voluntária na Santa Casa há dez anos e afirma que em todo esse tempo, a Santa Casa nunca esteve tão bem quanto agora. “Antes, faltava comida para os pacientes e funcionários, nós éramos obrigados a sair pedindo, nos supermercados, na feira. Hoje, não falta nada, até mesmo sobremesa nós temos para oferecer aos pacientes. Ainda temos dificuldades sim, mas eu não admito que sujem o nome da nossa Santa Casa por questões puramente políticas. Nós estamos lá dentro por amor e somos os olhos da população, não temos porque mentir. Se o prefeito Eduardo Cesar não tivesse assumido a administração, talvez a Santa Casa nem existisse mais hoje, daí eu queria ver como ia ser.”
A voluntária Cláudia Valéria dos Santos, explica que atua como pesquisadora de controle de qualidade junto aos pacientes. “Hoje, a maioria das pessoas que eu entrevisto estão satisfeitas com o atendimento que recebem. Algumas pessoas ficam internadas na nova ala até mesmo se surpreendem, pensam que é atendimento particular. Quando dizemos que é Sistema Único de Saúde, ficam impressionados. Quando acontece alguma reclamação, o paciente fala e nós passamos para a administração, que atende prontamente, afim de corrigir qualquer falha.”
Para Maria de Lourdes Moraes, que decidiu ser voluntária após a morte do marido, há pouco mais de quatro anos e acompanhou toda transformação da Santa Casa, a criação desta CPI é um absurdo. “Quando meu marido foi internado, não tinha nem copinho para tomar café, nem alimento, nem produtos de higiene. Nós vivenciamos toda essa história de sofrimento e superação da Santa Casa. Eu gostaria que os vereadores não pensassem tanto na política e sim no bem estar do nosso povo, do nosso hospital. Que viessem somar conosco, soubessem o que a Santa Casa ainda precisa e nos ajudassem a melhorar ainda mais.” (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Gerência de Medicina atenderá em novo endereço

Ubatuba - A partir da próxima segunda-feira, 3, a Gerência de Medicina e Segurança do Trabalho da Prefeitura de Ubatuba passará a funcionar em novo endereço, na rua dos Nazarenos, 185, centro (esquina com a rua Conceição). A mudança se faz necessária porque no local onde funcionava a Gerência passará agora a abrigar o posto do IML de Ubatuba. A Gerência de Medicina funcionará das 8 às 18 horas e os telefones continuam os mesmos: (12) 3833-9500 e 3834-1035 (Fax). (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Fundart adia o reinicio dos cursos para o dia 17 de Agosto

Ubatuba - A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba decidiu acatar a decisão do Governo do Estado e o decreto municipal nº 5032, que determina o adiamento das aulas escolares, devido ao risco de contágio da gripe A (H1N1). A determinação leva em consideração os cuidados sugeridos por autoridades ligadas à saúde pública, em todo o país. Portanto, assim como as aulas das redes municipal e estadual de ensino, os cursos da Fundart recomeçarão no dia 17 de agosto.
Portanto, os cursos da Fundart de Violão, Pintura em Tela, Desenho/Pintura Infantil, Teatro, Contação de História, Dança de Rua, Desenho Artístico, Aquarela, Circo, Capoeira, Sapateado Iniciante, Sapateado Preparatório, Dança do Ventre, Jazz, Piano, Cerâmica, Ballet, Canto Coral, Rabeca e Macheto, terão suas aulas reiniciadas no próximo dia 17. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

O N.U.V.E.M. traz para a cidade show Sons do Brasil, com Dudu Quirino Quarteto

Ubatuba - O Quarteto formado por Dudu Quirino - trompete, Rafael Furtado - contrabaixo, Gabriel Marotti - bateria, Léo Magalhães - guitarra, trará ao público interpretações de músicas de qualidade, com um repertório que conta com ritmos como bossa nova, baião e samba. Egberto Gismonti, Hermeto Paschoal, Dorival Caymmi e Gilberto Gil serão lembrados, temperando uma noite ricamente brasileira.
Serviço:
Show Sons Do Brasil - Dudu Quirino Quarteto
Dia 08 de Agosto - 21hs
Sala ArtAud Nas Nuvens - Passeio Santa Fé
Rua Conceição, 180 - Centro - Ubatuba
Ingressos: R$ 10,00 / R$ 5,00 (estudantes, professores e melhor idade)
Informações e reservas: (12) 9178.8452 - Patrícia / celebreirosubatuba@gmail.com
Apoio: Chalés da Tilô / Restaurante Talismã / Celso's Restaurante / Barone Pizzaria / Design no Trópico / Zanotto Digital / Papillon Buffet e Eventos / Ubatuba em Revista / Rádio Gaivota FM
Realização: OSC Celebreiros Ubatuba
A Celebreiros Ubatuba agora tem Twitter - http://twitter.com/celebreirosuba

Acesse nosso site - www.fundart.com.br

Cine Porto - 3833 -2066
Semana de 31/07 a 06/08/2009

"A ERA DO GELO 3"
Desenho !!!!! Dublado !!!!!
Ás 15:30 hs-19:40 hs.

"O Exterminador do Futuro... A Salvação"
Ação!!!!!! Ficção!!!!!!
Ás 17:20hs - 21:30 hs.
Toda 4ª feira,"4ªfeira maluca"
Todos pagam R$ 4,00

Nosso site : www.cinemasdolitoral.com.br
 


Clique para acessar o site

CINEMA

Cine Porto – 3833 -2066
24/07 a 30/07/2009

“A ERA DO GELO 3” - Dublado

Ás 14:30 hs-16:20 hs-20:10 hs.

“A MULHER INVISÍVEL”
Com Selton Mello e Luana Piovani !!!!!
Ás 18:10 hs - 22:00 hs.


Durante o mês de Julho não teremos a”QUARTA MALUCA”
Nosso site : www.cinemasdolitoral.com.br

Em algum lugar do passado

Ubatuba - Releitura da musica tema do filme "Em algum lugar do passado" com imagens de Luiz Tolosa e edição e Emilio Campi:


 

Poesia Topo

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Necessidades básicas de menino

O menino Régis precisa de:
- uma bússola para verificar
se o leste está mesmo dentro do mar
ou o sol quer nos enganar;
- uma lupa para espiar
quais insetos
incomodam os insetos;
- uma chuteira boa a toda prova
para uma jogada nova
- e, por fim, uma lanterna
para jogar luz
e tornar mais clarinhos os azuis.

História do Brasil

Ouro Preto, Diamantina, Vila Rica
e outras riquezas das Minas Gerais,
além das distâncias,
além das serras,
além dos rios.
E se maiores obstáculos houvera,
o paulista lá chegara.

Sobre a Serra, sob o céu

Nos altos da Mantiqueira,
em dias de forte cerração,
a gente fica sem saber
se as nuvens desceram à Serra
ou se a Serra subiu ao céu.
E quando, cortando o nevoeiro com a faca,
busca-se o armazém,
pode-se ouvir diálogos assim:
- Bom dia, bela Isabel!
- Bom dia, Arcanjo Rafael!

Félix Cabral

Carta do Leitor
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não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
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CPI da Santa Casa é suspensa pela justiça
A suspensão da CPI foi determinada por irregularidades em sua instauração

Ubatuba - O juiz da 1ª Vara Cível de Ubatuba, Daniel Otero P. da Costa suspendeu, nesta quinta-feira, 30, os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) relativa à Santa Casa, instaurada pelo presidente da Câmara, Ricardo Cortez, para investigar supostas irregularidades. A liminar favorável à suspensão foi concedida devido a um mandato de segurança impetrado pelo vereador José Americano (PPS), que encontrou irregularidades na instauração da CPI.
A suspensão da CPI foi justificada por irregularidades em sua instauração. A Câmara criou a CPI em uma sessão extraordinária, realizada no dia 16 de julho. Na mesma semana, os trabalhos já foram iniciados. De acordo com a Lei Orgânica do Município, não é permitido votar uma CPI em sessão extraordinária, sem que esta esteja prevista na sua convocação. Outra irregularidade consiste no fato de que o decreto deve ser votado e aprovado uma sessão após a propositura, o que não aconteceu, uma vez que a CPI foi publicada logo em seguida. Por fim, o decreto não informa a formação da comissão, que por sua vez não resposta a proporcionalidade partidária.
A decisão liminar afirma que a ilegalidade do decreto contamina a própria instauração da CPI. , pois fere de morte o artigo 57, § 7º da Constituição Federal. "Isto posto, concedo liminarmente a segurança para o fim de determinar que o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito, vereador Claudinei Xavier, cesse imediatamente os trabalhos da referida comissão, até ordem em contrário, sob pena de desobediência", decidiu o juiz.

Assessoria Ver.
José Americano - PPS
Ubatuba, SP

A C.P.I da SANTA CASA

A C.P.I da Santa Casa como é de conhecimento de todos foi instaurada numa votação de 7 votos a favor e 3 contras, com democracia venceu a maioria, e em nenhum momento houve qualquer tipo de reclamação, ou protesto de qualquer vereador.
Começando os trabalhos da C.P.I, com a votação dos membros da mesma, ficou estabelecido um calendário para que os trabalhos da mesma, fosse concluída o mais rápido possível, e que o importante era " tirar" o que hoje esta ruim na Santa Casa, e valorizar o que tem de bom na mesma, para que o atendimento médico hospitalar melhorasse para a população, isso é o que realmente IMPORTA!
Portanto foi impetrado pelo Sr Vereador Americano mandato de segurança contra a C.P.I, no qual o juiz concedeu liminarmente a suspensão dos trabalhos da mesma, dizem que é para se ganhar tempo. Fomos eleitos e recebemos do POVO, e é para isso que legislamos, temos a obrigação de defende-los em qualquer circunstancias, onde haja duvidas de comportamento, desmandos e desvios...e não são com liminares que seremos impedidos de fazermos quantas C.P.Is se fizerem necessárias.
Tentar impedir uma C.P.I de trabalhar e fiscalizar porque?
Se não há nada de errado, porque tentar impedir a C.P.I de seguir com os trabalhos de fiscalização?
Quem não deve não teme, e nesta C.P.I não haverá sujeira jogada para debaixo do tapete, se caso houver...
Aviso aos navegantes, políticos que em algumas ocasiões tomaram atitudes contra a população, ficaram marcados como gados, e até hoje estão na MEMÓRIA do POVO.

Rogério Frediani - Vereador PSDB
Ubatuba, SP

Opinião do PTB sobre a liminar contra a CPI

Tento não me manifestar a respeito dos políticos eleitos e de suas maneiras de ver as coisas, mas os últimos acontecimentos em especial o da “CPI DA SANTA CASA” me fizeram mudar de idéia.
A nossa câmara Municipal já teve outras oportunidades para instaurar CPI(s), principalmente a da Santa Casa; e não o fez; quando nós (POVO) menos esperávamos, a mesma do nada o faz, e segue o dito popular “antes tarde do que nunca”, mas aí vem também do nada e de maneira totalmente antipopular o Vereador AMERICANO e solicita junto a justiça o cancelamento.
Eu juro que se fosse qualquer outro vereador num segundo mandato, talvez eu não ficasse tão triste e envergonhado mas, o que me deixou indignado, é que foi um vereador eleito recentemente, bem votado, voto do povão, povo este que sonha com a política da transparência, da eficiência, principalmente na área da saúde.
Eu que não votei nele me decepcionei. Fico então a imaginar. E os que trabalharam e votaram como se sentem sabendo que ele “vereador AMERICANO” foi contra uma investigação, ou melhor, gastou dinheiro e tempo para barrar uma investigação que todos nós que moramos nesta Cidade somos a favor.
A resposta deve ser a mesma! “ENVERGONHADOS”

Anderson José Rodrigues – TATO
Presidente do PTB de Ubatuba

CONVITE

O Presidente do PSDB de Ubatuba, Vereador Rogério Frediani, tem a honra de convidá-lo a participar de uma palestra, que se fará realizar com a presença do Ilustre Procurador de Justiça Doutor Fernando Capez, às 19 horas do dia 07/08/2009, no plenário da Câmara Municipal de Ubatuba.

Rogério Frediani
Presidente do PSDB

Obras ultrapassam prazo de inauguração da pista de skate

Amigos e leitores:
Infelizmente venho aqui divulgar estas fotos, motivo de decepção e angustia. É o que com certeza todos praticantes do skate, estão passando nesse momento. Depois de muita luta, os praticantes do esporte conseguiram a tão esperada reforma. O prazo dado pela prefeitura (responsável pela execução da obra), foi de seis meses, sendo que as obras começariam dia 28/01 e terminariam 28/07. Hoje dia 29/07, já deveríamos ter a pista liberada para a prática do esporte porem a tal obra, como vemos nas fotos, está abandonada e parada! A inauguração que era para ter acontecido ontem, simplesmente não aconteceu, e mais uma vez nenhum esclarecimento foi dado à população. Sem lugar para praticar e treinar, nossos talentos do skate, decepcionados e angustiados aguardam o término da reforma para poder voltar a praticar seu esporte. que ultrapassam sua data estipulada pela prefeitura. Considero a situação, como falta de organização e responsabilidade dos setores públicos responsáveis por uma obra tão valiosa aos jovens. Ubatuba é uma fonte de talentos. Com as obras paradas, o local se transforma num problema de segurança pública, os pais ficam preocupados porque seus filhos não têm mais lugar para ir, os tapumes podem se transformar em esconderijos ou locais para consumo de drogas e o comércio ao redor da pista fica prejudicado, entre outras coisas. Exigimos que tanto o poder executivo quanto o legislativo se movam para esclarecer a situação e resolver o problema do atraso. O governo federal e o ministério do turismo fizeram a parte deles, liberando a verba. Agora é o prefeito e sua assessoria que precisam trabalhar para que o dinheiro seja bem aplicado.
Estou enviando esse protesto inclusive para os órgãos da prefeitura responsáveis. Se você quiser ajudar, faça o mesmo, cobrando a correta aplicação desse dinheiro em benefício dos esportistas e dos jovens de Ubatuba.
Telefones e e-mails para possíveis esclarecimentos:
Tel. Prefeitura: 3834-1000. E-mail do gabinete: gabinetedoprefeito@ubatuba.sp.gov.br
Tel. Ouvidoria: 3833-3099. E-mail: ouvidoria@ubatuba.sp.gov.br
Tel. Secretaria de Obras: 3834-1082. E-mail: obraspmu@ubatuba.sp.gov.br

Victor Vassimon
Estudante do ensino médio em Ubatuba

 

Nossos Comerciais!

Um dia na S.O.S. Cão Caraguá


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Praia do Sapé  © Luciano Cancelier

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