Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 04 de Agosto de 2009 - Nº 2124 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região
-

Caraguatatuba
CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO PROMOVE PALESTRA SOBRE O USO DE PVC
Festival de Inverno de Caraguá termina com quase 30 mil pessoas na Praça de Eventos
Juninho Play e Leonina Borges são as atrações deste final de semana em Caraguá
Prefeito pede nova data para Prestar Contas
Vereadores abrem Semestre Legislativo

Ilhabela
Ilhabela inicia reformulação do Programa Municipal de Respeito Animal
Movimento Nossa Ilha Mais Bela reunirá veranistas de Ilhabela na capital paulista
Convite - Futuro de Ilhabela
17 duplas participam da primeira etapa do Circuito Ilhabela de Truco
Campanha de Vacinação para cães e gatos em Ilhabela terá dois meses de duração
Ilhabela participa do 13º Encontro dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo em Brasília
NOTA OFICIAL

São Sebastião
Apresentação de música erudita encerra a 1ª Sintonia de Inverno
Ernane defende trabalhadores em reunião que aprovou PDZ do Porto de São Sebastião
Prefeitura realiza curso para gestantes em período noturno
Começam amanhã as inscrições para seleção de estagiários na Prefeitura de São Sebastião
São Sebastião recebe Expedição Brasil Melhor com atividades e doações
Sesau realiza palestra sobre Influenza A em auditório da Fass

Ubatuba
Aciu informa: Vagas de Emprego
Palestra gratuita "Como educar seu filho longe das drogas!"
Programa Comércio Varejista chega a Ubatuba
Prazo para cadastramento de pescadores no Mercado de Peixes está acabando

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

-


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO PROMOVE PALESTRA SOBRE O USO DE PVC

Caraguatatuba - O Centro Universitário Módulo, instituição do litoral norte de São Paulo, promove no próximo dia 14/8, às 19h30, uma palestra da empresa Claris sobre o PVC e suas características. O encontro será comandado pela engenheira civil Ana Paula Elias.
Durante o evento, Ana Paula falará também sobre a aplicação do PVC na construção civil, portas e janelas feitas com o material e conforto térmico e acústico do PVC. A palestra abordará ainda a arquitetura inclusiva e a assepsia do material.
A Claris é líder de mercado há dez anos no ramo de materiais de PVC e é considerada uma das empresas mais revolucionárias nos setores de esquadrias, tendências de mercado, arquitetura residencial e empresarial. A companhia atua não só na produção do material, mas também em sua montagem, distribuição, venda e instalação em todo o país.
A palestra é gratuita e aberta ao público. Para participar é necessário fazer a inscrição pelo e-mail informacoes@modulo.edu.br.  Para outras informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (12) 3897-2006.

Serviço:
Palestra Claris – PVC e suas características
Data: 14/8, às 19h30
Local: Av. Marechal Castelo Branco, s/n - Campus Martin de Sá – Caraguatatuba – São Paulo/ SP
Inscrições: gratuitas pelo e-mail informacoes@modulo.edu.br 
Informações: (12) 3897-2006, falar com Janaína(Fonte: UniMódulo)

Festival de Inverno de Caraguá termina com quase 30 mil pessoas na Praça de Eventos
Atrações para todos os gostos ainda ajudaram na Gincana da Solidariedade, com arrecadação de arroz

Caraguatatuba - A chuva que tomou conta de Caraguá nos últimos dias finalmente deu uma trégua e, assim, cerca de 30 mil pessoas participaram do encerramento do Festival de Inverno, que aconteceu no último final de semana (1 e 2) na Praça de Eventos. Dois shows gospel e a gravação de um DVD garantiram atrações para todos os tipos de público e ainda contribuíram com a Gincana da Solidariedade, com a arrecadação de arroz.
As atividades começaram no sábado (1) com o show do trio vocal Typ Vox. Essa foi a primeira apresentação da banda após lançarem seu primeiro CD, do qual participam a cantora Cecília Militão e o padre Fabio de Melo. “Estamos muito felizes de poder estar aqui com vocês, nessa estrutura gigantesca, com esse som maravilhoso”, disse um dos vocalistas, Joe Alvarenga. A banda, que surgiu em 2002 no Festival Canção Nova da Música, hoje já traz no currículo trabalho com grandes nomes da música católica como Vida Reluz, Marcos Pavan e Elaine Cristina.

DVD ’10 anos rindo à toa’ divulga Caraguá com qualidade de cinema
Adiado para domingo (2), o show de gravação do DVD ’10 anos rindo à toa’, do Falamansa, foi um verdadeiro sucesso. O grupo fez duas aparições ao público: uma à tarde, durante a passagem de som, e outra à noite, no show propriamente dito, que teve duração de, aproximadamente, três horas. Quem participou, teve a oportunidade de conhecer os bastidores da gravação de um DVD, em um evento inédito no Litoral Norte.
Com produção cinematográfica, a gravação do DVD reuniu o maior público na história de shows fora de temporada em Caraguá. Quase 30 mil pessoas compareceram à Praça de Eventos. O resultado final, que divulgará a cidade para todo o Brasil, será de qualidade indiscutível. As câmeras foram as utilizadas na gravação do filme Anjos e Demônios, sucesso hollywoodiano de bilheteria. Para garantir todos os detalhes, foram usadas duas gruas e dois travellings, além de duas câmeras fixas e uma móvel. Já o som, foi o mesmo do show de 50 anos de carreira de Roberto Carlos.
A banda, que comemora 10 anos de carreira, relembrou seus grandes sucessos e apresentou três músicas novas. Uma delas foi ‘Coisa Boa’, que o público caiçara conheceu na última semana, quando os quatro integrantes estiveram na cidade para a divulgação do evento. “Coisa boa é ouvir vocês cantando lindo assim”, disse Tato, vocalista da Falamansa.
Durante o show, os ecologistas integrantes da Agenda 21 de Caraguá fizeram homenagem ao grupo. O secretário municipal de Meio Ambiente, Eugênio de Campos Jr., entregou uma placa os parabenizando pelas projetos relacionados ao meio ambiente que a banda desenvolve desde o último trabalho, ‘Segue a Vida’.
Além de distribuir na cidade 5 mil sacolas plásticas 100% recicláveis, todo o cenário do show também foi de material reciclável, além dos figurinos, confeccionados com tecido extraído de fibra de garrafas pet. “Temos essa preocupação com o ambiente em que vivemos, com a realidade que deixaremos para nossos filhos nos próximos anos”, explicou Tato.
O DVD deve estar nas lojas em poucos meses. “E bem baratinho”, garantiu o vocalista, que agradeceu a todos pela presença e participação nesse que é um momento histórico para a Falamansa. “Imaginava que teria gente, mas isso aqui tá demais”, exclamou.
Após a apresentação, ainda houve o show evangélico de Lucas Souza, considerado a principal revelação da música gospel brasileira. O cantor já possui quatro discos gravados, o mais recente se chama Cidade do Amor, com 12 músicas inéditas. Lucas Souza Banda tem se apresentando em concertos e conferências. Com uma mensagem para os jovens baseada na revolução de amor de Isaías 61, segue pelo Brasil e o mundo ministrando a respeito da Graça, do Amor e da Luz.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Juninho Play e Leonina Borges são as atrações deste final de semana em Caraguá
Samantha Schmütz traz a Caraguá neste sábado e domingo a comédia “Curtas”, com Juninho Play, Leonina Borges e novos quadros, reestreando em grande estilo no Teatro Mario Covas

Caraguatatuba - O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta neste sábado, dia 8 às 21h e domingo, 9 de agosto, às 19h30, o espetáculo “Curtas”, com a atriz Samantha Schmütz em quadros novos e hilários incluindo seus famosos personagens do programa Zorra Total “Juninho Play” e Leonina Borges”, sob a direção de Gustavo Damasceno. Esta é mais uma produção do Coletivo de Arte Flor de Nan, trazendo Samantha pela segunda vez ao Litoral Norte, agora com a reestréia desta comédia que promete agradar todos os gostos e idades.
“Curtas” é uma comédia sobre o ridículo do ser humano. Sete personagens vão até o palco e se apresentam revelando, através do abismo entre o que são e o que dizem ser, o que o humor e a comédia têm de mais eficiente e essencial: o patético da vida.
Na interpretação magistral da atriz, a realidade da vida ganha cores fortes e divertidas como, por exemplo, na socialite Leonina Borges que, apesar do rosto deformado por plásticas e do vazio de sua vida de esposa de um milionário do petróleo, desfila como uma lady sua egotrip diante da platéia. O playboy Juninho Play que, em seu discurso machista e absurdo, explica suas táticas de conquista e conta suas aventuras à procura da próxima “gatinha”. E ainda a cantora de churrascaria, Fátima, que durante seu pequeno show, com o melhor da mpb (cover de Maria Rita, Ana Carolina, Beth Carvalho, etc), é obrigada a anunciar as promoções do dia e está lançando seu disco solo – mas ainda não está tocando nas rádios. Conchita Serena, sexóloga famosíssima, dá sua palestra desfiando conselhos absurdos para uma satisfação sexual plena. A jovem aspirante à cantora, Vãnessa, participa realizando no palco seu teste para se tornar a cover oficial da Britney Spears na América Latina. Marina, a enfant terrible, marca presença escrevendo sua carta para Papai Noel. E, para não deixar ninguém de fora, Bailante dos Santos, a baixinha favorita do Brasil mostra sua performance de ginástica olímpica ao som de brasileirinho.
De acordo com a produtora Coletivo de Arte Flor de Nan, a indicação do espetáculo é 10 anos e os ingressos já podem ser adquiridos na Nice Calçados da rua Santa Cruz, Nice Sport Fashion do Caraguá Praia Shopping e Ótica Ponto de Vista, a R$ 40,00 e R$ 20,00. É importante destacar que estudantes, funcionários públicos, idosos, aposentados e clientes Porto Seguro (juntamente com acompanhantes), pagam meia entrada. Informações e reservas pelo site www.flordenan.com.br  ou pelo disk-ingresso ligue (12) 8154-1952 e 8127-5654. Prestigie!

Serviço:
Curtas – com Samantha Schmütz
Data: 08/08 – 21h / 09/08 – 19h30
Local: Teatro Mario Covas
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia entrada)
Pontos de venda: Nice Sport Fashion (Caraguá Praia Shopping), Nice Calçados (Rua Santa Cruz) e Ótica Ponto de Vista(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Prefeito pede nova data para Prestar Contas

Caraguatatuba - O Prefeito Municipal de Caraguatatuba Antonio Carlos da Silva (PSDB) não estará presente nesta terça-feira – 4 de agosto, a partir das 19h30, para a Sessão Especial de Prestação de Contas. Viagem marcada anteriormente pede nova data para depois de 17 de agosto.
Com base na Lei Orgânica Municipal (LOM), através do seu artigo 49 – inciso VII, o Prefeito Municipal é convidado a comparecer na Câmara Municipal para a abertura do Semestre Legislativo, ou seja, 2 vezes por ano, sempre em fevereiro e agosto. Exceção se fará em ano eleitoral, quando a segunda visita se dará logo após o pleito de outubro. Em cada uma destas visitas o Prefeito irá prestar contas do semestre anterior aos Vereadores. A Prestação de Contas do Prefeito existe desde abril de 1990, quando foi promulgada a Lei Orgânica Municipal.
Ofício enviado no final do mês de julho informa o Presidente do Legislativo, Vereador Omar Kazon (PR), que uma viagem marcada anteriormente o impossibilita de estar presente na data da sessão e o cumprimento da Lei Orgânica, que é o de prestar contas aos Vereadores.
No mesmo ofício o Prefeito pede uma data posterior a 17 de agosto para a sua presença e cumprimento do que reza o artigo 49, inciso 7º da Lei Orgânica Municipal. O Presidente do Legislativo, Vereador Omar Kazon (PR), colocará para decisão dos Vereadores se a data de 18 de agosto poderá ser agendada para a primeira Sessão Especial de Prestação de Contas do segundo semestre de 2009.
Não é a primeira vez que isto acontece. Ao longo dos quase 20 anos de Lei Orgânica Municipal por várias vezes Prefeitos pediram para trocar datas, alegando problemas particulares ou familiares.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vereadores abrem Semestre Legislativo

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba reabre hoje – terça-feira – 4 de agosto, a partir das 19h30 o segundo semestre do primeiro ano legislativo da 15ª Legislatura – 2009/2012. Infelizmente, devido a compromissos agendados anteriormente o Prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB) não estará presente, devendo comparecer apenas no dia 18 deste mês.
O Prefeito Municipal não estará presente para reabrir o Semestre Legislativo nesta terça, devido a uma viagem de férias aos Estados Unidos de 15 (quinze) dias de duração. A aprovação da Licença será feita nesta sessão. O Chefe do Executivo deverá estar presente na Sessão Ordinária semanal de 18 de agosto (saiba mais no texto a seguir).
Para a primeira sessão do segundo semestre Legislativo de 2009 são 10 (dez) Projetos em discussão e votação única , sendo 3 (três) de autoria do Executivo e um projeto com votação em segundo turno.
Os projetos do Executivo versam sobre alienação de imóveis, por doação ao CPP – Centro do Professorado Paulista, ao Lions Clube de Caraguatatuba e a desafetação de área para a construção da nova sede do Fórum local.
O atual Presidente da Câmara de Caraguatatuba, o Vereador Omar Kazon (PR) apresenta também 3 (três) proposituras para votação, tais como a criação do Serviço Municipal de Assistência Judiciária Gratuita, a destinação de 30% da arrecadação do ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis) para a construção de Casas Populares a quem não comprovar renda e o convênio com o Ministério do Esporte para a implantação do “Programa Esporte na Escola”.
O Vereador Agostinho Lobo de Oliveira – Lobinho (PSDB), coloca em discussão e votação projeto que concede o parcelamento das custas dos advogados da Prefeitura Municipal.
Já o Vereador Aurimar Mansano (PTB) autoriza o Executivo a isentar o valor da taxa de manutenção de jazigo do Cemitério Municipal. Celso Pereira – Vereador Celsinho (DEM), denomina de rua Celso Vitta a atual rua 3, localizada no Villagio Verde Mare, no Massaguaçu.
Finalizando o Vereador Pedro Ivo de Sousa Tau – Pedro Ivo (DEM) apresenta 2 projetos, o primeiro em votação única cria o Conselho Municipal de Transportes e o segundo, com votação em segundo turno, obriga a Prefeitura a enviar todas as desapropriações para análise, discussão e votação.
As Sessões Ordinárias semanais são transmitidas ao vivo pela Rádio Nova Oceânica/Jovem Pan em 670 Khz ou pelo site da emissora na Internet em www.radiooceanicaam.com.br bastando clicar em “Rádio On Line”. Você pode acompanhar a sessão pela NET – TV a Cabo, no canal 72 e com a abertura do semestre retornam os testes para a transmissão das sessões pela Internet.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Ilhabela inicia reformulação do Programa Municipal de Respeito Animal

Ilhabela - A Secretaria de Saúde de Ilhabela iniciou o processo de reformulação do Programa Municipal de Respeito Animal. Criado através da parceria entre Prefeitura de Ilhabela e sociedade civil organizada, o programa será dividido em quatro grandes projetos.
O primeiro é o “Projeto Grandes Animais”, que visa à apreensão de eqüinos (cavalos) soltos nas vias e terrenos públicos. Desde o início do ano ocorreram 20 apreensões e os animais foram doados para entidades filantrópicas em outros municípios.
O “Projeto Animais da Mata” visa remanejar animais silvestres presos em cativeiro ou deslocados da mata junto à população urbana. Já o “Projeto Animais do Mar” vai auxiliar animais marinhos em encalhes e/ou acidentados.

Projeto Vira Amigo
Um dos carros chefes da reestruturação do Programa Municipal de Respeito Animal será o “Projeto Vira Amigo”, com ações direcionadas a cães e gatos para diminuir maus tratos, acidentes (mordeduras/trânsito), impacto visual (lixo e fezes nas ruas) e doenças.
O projeto prevê ainda a identificação eletrônica através de implante de microchip, castração de fêmeas (cadelas e gatas) que serão indicadas pelos Agentes Comunitários de Saúde. Além disso, as escolas da cidade e os agentes darão dicas à população sobre posse responsável.
A Secretaria de Saúde de Ilhabela criou também o Concurso Municipal de Personagens para a Estória em Quadrinhos.
Os alunos de 10 escolas da rede municipal de ensino do 1º ao 5º ano desenharam os cincos personagens da estória: cão (Nico), ave (Madame), gata (Bela), cavalo (Caiçara) e golfinho (Tião). A estória foi criada pelo jornalista da Assessoria de Comunicação, Acácio Gomes, setor ligado a Chefia de Gabinete da Prefeitura de Ilhabela.
Os desenhos escolhidos receberão como prêmio uma bicicleta. A ilustração da gata terá a doação de uma bicicleta por parte da Associação Comercial e Industrial de Ilhabela. O prêmio do melhor desenho do cachorro será repassado pela Associação de Hotéis e Pousadas de Ilhabela.
A empresa Henrique Bike Shop vai doar uma bicicleta ao melhor desenho do golfinho, enquanto a Zoo Pharma repassa o prêmio ao melhor desenho da ave. Já o prêmio para a melhor ilustração do cavalo ganhará uma bicicleta doada por vereadores da cidade.
Outra parceria firmada será feita com o Jornal Canal Aberto, que divulgará gratuitamente toda semana em sua edição as dicas sobre posse responsável.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Movimento Nossa Ilha Mais Bela reunirá veranistas de Ilhabela na capital paulista

Ilhabela - No próximo dia 06 de agosto, o Instituto Ilhabela Sustentável, entidade que dá suporte ao Movimento Nossa Ilha Mais Bela, promoverá uma reunião no Instituto Oceanográfico da USP, em São Paulo, para apresentar as ações e propostas da entidade e discutir temas importantes para o futuro de Ilhabela. Estão convidados para o evento proprietários de casas de veraneio na cidade e demais interessados nos temas que afetam a região.
Preocupado com os impactos das grandes obras que começam a ser executadas no Litoral Norte, em especial o projeto de ampliação do porto, apresentado pela Cia. Docas de São Sebastião, que prevê a utilização de contêineres e o aterramento do último manguezal na região e que terá graves consequências sobre a vocação turística de Ilhabela, o Instituto Ilhabela Sustentável acredita que a articulação da sociedade civil para a discussão desses temas é fundamental para promover a participação popular nas decisões do poder público, inclusive através da apresentação de propostas que possam reverter ou minimizar estes impactos.
“A experiência de alguns dos nossos projetos nos mostra que a pressão da sociedade civil sobre o poder público é capaz de mudar o rumo de decisões importantes para a região”, afirma Georges Grego, presidente do Instituto Ilhabela Sustentável.
O evento acontece na USP - Instituto Oceanográfico, no dia 06 de agosto, às 18:30h, e tem duração prevista de 90 minutos. O programa inclui uma rápida apresentação do Instituto e de seus trabalhos, além de exposições feitas pelo advogado e professor universitário Eduardo Hipólito do Rego e pelo jornalista Ricardo Anderáos, ambientalistas que atuam na região e têm informações detalhadas sobre os projetos em curso. Também estão confirmadas as presenças do diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela, José Nolasco, e do prefeito de Ilhabela, Antonio Colucci.

Sobre o Movimento Nossa Ilha Mais Bela
Fundado em maio de 2007, o Movimento Nossa Ilha Mais Bela congrega entidades da sociedade civil local com o objetivo de ampliar a participação popular nas ações e decisões do poder público. Apartidário, cidadão e ecumênico, segue o exemplo de iniciativas similares realizadas em cidades como Bogotá e São Paulo. Ele nasce da constatação de que, para garantir qualidade de vida e justiça social para as atuais e futuras gerações, é fundamental recuperar a confiança da população nos processos políticos, valorizar a democracia participativa e promover a educação cidadã. Para isso, promove e incentiva uma série de ações que pretendem comprometer sucessivos governos com um plano duradouro, composto por metas claras, baseadas em um conjunto de indicadores desenvolvido e acompanhado pela sociedade.

Serviço:
Encontro de Veranistas promovido pelo Movimento Nossa Ilha Mais Bela
Data: 06 de agosto de 2009
Horário: 18:30h.
Local: Instituto Oceanográfico da USP
Endereço: Praça do Oceanográfico, 191 - Cidade Universitária - São Paulo
Informações: (12) 3896-3015 | www.nossailhamaisbela.org.br

Confirmação de presença por e-mail: secretaria@nossailhamaisbela.org.br  ou telefone:
(12) 3896 3015 ou (11) 8558 1080.
Acesse www.nossailhamaisbela.org.br  e veja o mapa de como chegar ao local.
(Fonte: Nossa Ilha Mais Bela)

Convite - Futuro de Ilhabela

Ilhabela - Prezado amigo de Ilhabela,
Nosso município já sofre os impactos das grandes obras que começam a ser executadas no Litoral Norte. Em especial o projeto de ampliação do porto, apresentado pela Cia. Docas de São Sebastião, que prevê a utilização de containeres e o aterramento do último manguezal na região, terá graves consequências sobre a vocação turística de Ilhabela.
Os proprietários de residências de veraneio em Ilhabela também têm importante participação na renda do município e podem influir mais efetivamente em seu futuro.
O Instituto Ilhabela Sustentável, que suporta o Movimento Nossa Ilha Mais Bela, e conta entre seus patrocinadores com pessoas como Marcos de Moraes, Pedro Luiz Passos, Ricardo e Patrícia Villela, entre outros, e há dois anos trabalha pela sustentabilidade do arquipélago, convida você para um debate sobre esses impactos. Contamos com sua participação para garantir o futuro de nossa cidade.
O evento acontece na USP - Instituto Oceanográfico, Praça do Oceanográfico, 191 Cidade Universitária, São Paulo, no dia 06 de agosto, às 18h30, e tem duração prevista de 90 minutos. O programa inclui uma rápida apresentação do Instituto e de seus trabalhos, apresentação de um vídeo sobre os grandes empreendimentos, além de exposições feitas pelo advogado e professor universitário Eduardo Hipólito do Rego e pelo jornalista Ricardo Anderáos, ambientalistas que atuam na região e José Manuel de Aguiar Nolasco, diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela, que têm informações detalhadas sobre os projetos em curso.

SUA PARTICIPAÇÃO É EXTREMAMENTE IMPORTANTE!
Confirme sua presença: secretaria@nossailhamaisbela.org.br  ou
12 3896 3015 ou 11 8558 1080.
Acesse http://www.nossailhamaisbela.org.br  e veja o mapa de como chegar ao local.
(Fonte: Nossa Ilha Mais Bela)

17 duplas participam da primeira etapa do Circuito Ilhabela de Truco

Ilhabela - Com partidas bem disputadas, foi realizada no último domingo (2/8), a primeira etapa do Circuito Ilhabela de Truco que aconteceu no Ginásio de Esportes “Gilson Gomes Pinna”. Ao todo participaram da competição 17 duplas no evento promovido pela Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (Selar).
A primeira etapa do circuito reuniu os melhores jogadores de truco da cidade e teve a participação de moradores de diversos bairros. A dupla campeã da etapa é formada pelos jogadores Nilton Antônio da Silva, o “Macuco” e José Altair Siqueira; segundo lugar: Gilson Bonifácio e Wenceslau Luqui de Amorim Neto, o “Zico”; terceiro lugar: Cleucir José Stafanosk e Zildemar Souza Oliveira; quarto lugar: Luiz Lobo e Fernando Nascimento.
“Foi um evento muito importante, pois estamos resgatando diversos eventos recreativos que não eram mais realizados. Esperamos que para a próxima etapa mais duplas participem do circuito”, declarou Luiz Lobo, secretário da Selar.
A cada etapa, os quatro primeiros colocados recebem medalhas de premiação. Na última etapa, o vencedor do circuito, além do troféu de campeão do ano, representará o município no Campeonato Estadual de Truco, em novembro, com direito a hospedagem, transporte e alimentação. Ainda na última etapa, as duplas que conquistarem a primeira, segunda e terceira colocação receberão cestas básicas e troféus.
O circuito de truco faz parte de uma série de circuitos que a Selar realiza, visando movimentar o cenário esportivo da cidade nas suas mais diversas modalidades. “Em setembro será dado início aos circuitos de xadrez e dama, visando atender às mais diversas formas de lazer e recreação”, finalizou Luiz Lobo.
A próxima etapa do Circuito Ilhabela de Truco será realizado no dia 16 de agosto, na Quadra de Malha da Barra Velha, a partir das 9h da manhã. Informações na Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação que fica na Av. Bartolomeu de Gusmão, 140 – Pequeá ou pelo telefone 12 3896 1765 / 12 3896 6737.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Campanha de Vacinação para cães e gatos em Ilhabela terá dois meses de duração

Ilhabela - A Secretaria de Saúde de Ilhabela realiza entre os dias 10 de agosto e 09 de outubro a Campanha de Vacinação Anti-Rábica 2009, com aplicação de doses em cães e gatos.
Para este ano, a idéia é vacinar cerca de 7,1 mil animais, ou seja, 5830 cães e 1270 gatos, segundo meta estabelecida pelo Instituto Pasteur, de São Paulo.
Esse número é bem superior que aos cerca de 4,5 mil animais vacinados em 2008.
“Por isso estendemos ser necessária a realização da campanha por dois meses. Precisamos percorrer todos os bairros da cidade”, comenta a secretária de Saúde de Ilhabela, Glória Fátima Alves.
Os proprietários devem apresentar a carteirinha de vacinação do animal. Caso não tenha, poderá solicitar na hora. Basta apresentar endereço completo.
A vacina é gratuita e todos os animais a partir dos quatros meses. Podem receber a dose também as fêmeas no cio, as prenhas e as que estão amamentando, pois a vacina não oferece riscos. Informações pelo telefone (12) 3895-1532. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Ilhabela participa do 13º Encontro dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo em Brasília

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), acompanhado da secretária municipal de Turismo, Maria Inez Ferreira, participa nesta terça-feira (4/7) do 13º Encontro de Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo, em Brasília. O evento é promovido pelo Ministério do Turismo e reúne os municípios indutores para a Copa de 2014. “Faz parte do trabalho de desenvolvimento da regionalização, no qual o destino indutor está à frente neste processo”, salienta a secretária Maria Inez Ferreira.
Em março já houve o primeiro encontro com os técnicos do Ministério do Turismo, que organizarão novas reuniões até 2014. Ilhabela é uma das 65 cidades indutoras do país. No Estado, além da cidade do Litoral Norte, somente a capital faz parte da lista. Em junho, o município de Ilhabela promoveu o 1º Fórum de Turismo do Litoral Norte, que contou com a presença do ministro do Turismo, Luiz Barreto, e do secretário estadual de Lazer, Esporte e Turismo, Claury Alves da Silva.
“Temos que pensar em um roteiro integrado para o Turismo. As cidades não podem viver em uma relação de competição, mas se complementando”, disse o ministro, na ocasião. Pelo menos R$ 3 milhões em investimentos são esperados para Ilhabela em recuperação de píeres e infraestrutura urbana por ser município indutor.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

NOTA OFICIAL

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, através da Assessoria de Imprensa, informa que uma moradora da cidade, funcionária pública com cerca de 30 anos, grávida de 31 semanas (quase oito meses), faleceu na madrugada do último domingo (02/08), em Taubaté, com suspeita de gripe suína.
A mulher foi atendida inicialmente na última sexta-feira (31/07), no Posto de Saúde da Barra Velha com insuficiência respiratória.
Logo depois do atendimento, ela foi encaminhada imediatamente ao Hospital Mário Covas Júnior, quando então foi acompanhada por uma equipe de cinco médicos, até que sua liberação fosse autorizada para transferência ao Hospital Universitário de Taubaté, ainda na sexta-feira (31/07). Antes, porém, a equipe colheu exames que foram encaminhados imediatamente ao Instituto Adolpho Lutz, em São Paulo.
Um médico de Ilhabela acompanhou a paciente e monitorou todos os procedimentos em Taubaté, quando a paciente foi transferida para a Unidade de Tratamento Intensivo. Mas mesmo com todos os cuidados, o seu quadro clínico se agravou, vindo a falecer na madrugada de domingo. As informações dão conta de que a paciente era uma gestante hipertensa.
A equipe do Hospital Universitário de Taubaté também colheu exames, após seu falecimento, e já encaminhou ao Instituto Adolpho Lutz. O resultado deve sair em 96 horas, conforme informação da Secretaria Estadual da Saúde.
Ainda segundo a Assessoria de Imprensa de Ilhabela, a Secretaria de Saúde tomou todas as providências necessárias com a paciente, seguindo as orientações da Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde.
De acordo com a secretária Glória Fátima Alves, a equipe de médicos e enfermeiros de Ilhabela estão preparados e treinados para quaisquer emergências. No Hospital Mário Covas Júnior, existe sala de isolamento em casos suspeitos.
A Prefeitura de Ilhabela informa que pelo fato de a funcionária pública pertencer a Secretaria de Ação Social, as aulas do projeto social Espaço Amigo, na Barra Velha, local de seu trabalho, foram suspensas nesta segunda-feira (03/08), mas devem retornar nesta terça-feira (04/08).

Caso descartado
E a Secretaria de Saúde de Ilhabela descartou um caso suspeito de gripe suína que era investigado desde o último dia 24 de julho. Um homem adulto foi internado no Hospital Mário Covas e ficou cinco dias, mas foi liberado depois de melhora ao receber os medicamentos. Ele é morador das cidades de Ilhabela e Guarulhos, na Grande São Paulo.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

 Apresentação de música erudita encerra a 1ª Sintonia de Inverno

São Sebastião -Após três finais de semana terminou no domingo, dia 2, a 1ª Sintonia Cultural de Inverno realizada pela Prefeitura de São Sebastião por meio da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo). Com os ingressos trocados por um pacote de leite em pó, o evento atraiu aproximadamente 2 mil pessoas ao Teatro Municipal. “Com esta 1ª Sintonia demos início a uma gestão de grandes eventos culturais em nossa cidade”, disse a secretária da pasta, Marianita Bueno, acrescentando que “sem desenvolvimento cultural não acontecerá o desenvolvimento pleno do povo sebastianense”.
Foram muitas as apresentações artísticas e culturais ao longo dos últimos dias; música, dança e poesia agradaram ao público e, principalmente, os grupos convidados que em sua totalidade elogiou não somente a iniciativa da atual Administração, mas igualmente o local. “De todos os palcos por que passei no mundo, este é um dos melhores e deve ser muito bem aproveitado”, disse o violinista Paulo Paschoal, fundador do Camerata Darcos que fechou o evento em grande estilo levando aos espectadores a pedir bis e aplaudir em pé o espetáculo.
Fundado em 2004 e composto por 16 músicos, o Camerata Darcos é uma das principais ações do plano de música para os jovens instrumentistas, sendo um referencial da música erudita no Estado. “Os outros estilos de música passam, a erudita não”, frisou Paschoal que falou sobre a importância da juventude neste contexto. “Temos que incentivar os jovens e traze-los a espetáculos como este; aliás, ‘sintonias’ como esta deveriam ocorrer com freqüência neste teatro”, concluiu. Entre as apresentações dos jovens instrumentistas, obras de Heitor Villa Lobos, Vivaldi, Mozart, Tchaikovsky, Brahms, Sarasate, Tomaso Albiononi e Guerra Peixe.
No sábado, dia 1º de agosto, entraram em cena a cantora Daniela De Carli, o pianista Marcelo Zanettini, o baixista Zeli e o baterista Marcus Simon, todos do Jazz Trio interpretando canções brasileiras de grandes compositores, a exemplo de Chico Buarque de Holanda e algumas outras internacionais. Filha da maestrina Ivete Toniazzi De Carli, Daniela já atuou no New York Shakespeare Festival, na famosa montagem brasileira de “Sonho de uma noite de verão” e mostrou seu talento em palco em pouco mais de uma hora de show.
Com uma entrada não muito tradicional, o Quarteto de Saxofone iniciou seu espetáculo surpreendendo o público – de aproximadamente 120 pessoas – ao entrar pelas portas do anfiteatro na noite de sexta-feira, 31. Os músicos exploraram as diferentes possibilidades sonoras do instrumento, resgatando a idéia de criar um novo para compor grupos de músicas e concertos. Abrangente, a apresentação foi de Bach e Mozart, Villa Lobos e Debussy, até os contemporâneos Piazzolla e Paquito D’Rivera; com linguagem simples, contaram um pouco da história desse instrumento inventado a cerca de 170 anos.
Segundo o saxofonista Ramiro Marques, a iniciativa de se desenvolver um festival, como o sintonia de inverno, tem tudo para dar certo. “A cidade e sua Administração estão de parabéns, pois além de trazer espetáculos de qualidade, dão a oportunidade ao artista de apresentar seu trabalho”, comentou o integrante do quarteto que pertence, desde 1989, à Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e participa como convidados em gravações, turnês internacionais e concertos das principais orquestras sinfônicas do País.
Para o aposentado Luiz Leite Santana, o espetáculo foi muito bom; em sua opinião, a iniciativa do evento foi perfeita. “Só trouxeram espetáculos de qualidade, e com isso a Secretaria de Cultura está de parabéns”, afirmou.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Ernane defende trabalhadores em reunião que aprovou PDZ do Porto de São Sebastião

São Sebastião -O prefeito Ernane Primazzi participou nesta segunda-feira (03/08) da reunião do CAP-Conselho de Autoridade Portuária, do qual é membro, que aprovou o PDZ – Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de São Sebastião. O PDZ traça em linhas gerais a nova configuração do porto inserida no seu plano de expansão. O documento acabou aprovado pela maioria do CAP, com voto contrário somente do bloco dos trabalhadores e de um dos membros do bloco dos atuais usuários do porto.
Uma das maiores discussões na reunião do CAP girou em torno de uma garantia que os trabalhadores queriam de que os futuros arrendatários do porto irão contratar mão-de-obra dos TPA’s – Trabalhadores Portuários Avulsos no OGMO (Órgão Gestor de Mão- de-Obra. Por esse motivo, o bloco trabalhista votou contra o PDZ. O prefeito Ernane Primazzi é da opinião que o assunto pode ser resolvido quando da concretização dos contratos de arrendamento, com cláusula específica prevendo a utilização da mão-de-obra local. “Isso é importante até para evitar um adensamento populacional a mais no município por conta da ampliação do porto”, explicou o prefeito.
Outra intervenção do chefe do Executivo, que também é membro do CAP como representante do setor público municipal, foi com relação à discussão sobre a destinação da área pública na nova configuração do porto ampliado. Operadores que se utilizam do porto há mais de 30 anos, acharam pequena a área destinada para esse fim no PDZ, de cerva de 30 mil metros quadrados. Segundo o prefeito, “é interessante o acréscimo de uma área pública contígua à prevista no PDZ em virtude da possibilidade do aumento de cargas no porto. Na prefeitura fazemos concessões de áreas que, se não forem utilizadas voltam para o poder público”, exemplificou o prefeito.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura realiza curso para gestantes em período noturno

São Sebastião -“Curso visa unir a família em horário em que os pais, ou próprios familiares possam participar do desenvolvimento da gestação”.
A partir desta quinta-feira, dia 6, a Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Saúde, realizará o curso para gestantes, em período noturno, das 19h às 20h, nas dependências do Ciama (Centro de Aleitamento Materno).
A primeira aula acontecerá no dia 6, quinta-feira, com a apresentação do Ciama, a importância do pré-natal, as modificações gravídicas e uma dinâmica em grupo. Já na segunda aula, dia 13 de agosto, os casais, e mesmo os familiares, saberão sobre a anatomia e fisiologia da lactação, a anatomia e fisiologia do parto, como os bebês nascem, um vídeo sobre parir e nascer e uma dinâmica de grupo.
Já no dia 20 de agosto, a terceira aula, contará com a apresentação sob o tema desmistificando o parto e o poder da mulher que dá a luz. No dia 27, será a vez dos pais e familiares saberem sobre os cuidados com o recém nascido e cuidados com a puérpera (mães em período pós-parto). Finalizando, no dia 3 de setembro, será a vez da shantala, yoga a três (mãe, pai e bebê) e a entrega dos certificados.
De acordo com a coordenadora do Ciama, Carla Bruço, para o Centro de Aleitamento Materno a gravidez é do casal, por este motivo sugeriu-se o curso em período noturno, para que os pais pudessem participar juntos deste desenvolvimento. “Esse apoio que estamos dando é para que a família se aproxime e participe da gestação. Percebemos que, neste curso noturno, quando o pai não pode estar presente sempre vem alguém da família, como uma irmã, por exemplo. E esta iniciativa é uma forma de chamar a família a participar”, conta Carla.
Serviço: Este curso acontecerá do dia 6 de agosto ao dia 3 de setembro, sendo uma vez por semana, todas as quintas-feiras, das 19h às 20h, no Ciama.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Começam amanhã as inscrições para seleção de estagiários na Prefeitura de São Sebastião

São Sebastião -Começam amanhã, dia 4 de agosto, as inscrições para o processo seletivo de estagiários na Prefeitura de São Sebastião com prazo final previsto para a próxima quinta-feira, dia 6. Nos dois primeiros dias, os interessados poderão se inscrever pessoalmente – ou por procuração – das 10h às 16h, na Seduc (Secretaria de Educação), e no dia 6, no mesmo horário, na Biblioteca da Costa Sul, em Boiçucanga.
Em parceria com o CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), o objetivo da prova é promover o cadastro de reserva destinado aos estudantes da educação profissional de nível médio técnico e ensino superior.
Ao todo são 36 os cursos apontados pela Administração para o preenchimento das vagas, dos quais 27 referentes ao ensino superior e nove, ao técnico. Para os universitários há vagas em: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Educação Física, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação, Farmácia, Geografia, Gestão Pública, Gestão de Recursos Humanos e Gestão Ambiental, Jornalismo, Normal Superior, Pedagogia, Processamento de Dados, Propaganda e Marketing, Relações Públicas, Secretariado, Serviço Social, Turismo e Web Designer. Para os estudantes técnicos, as vagas oferecidas são para os cursos de Administração, Contabilidade, Farmácia, Meio Ambiente, Recursos Humanos, Secretariado, Segurança do Trabalho, Topografia e Informática – este último, voltado para as áreas de manutenção e ou rede.
Todavia, para três cursos em particular, há certas condições impostas ao candidato. Ou seja, para o curso de Gestão Ambiental, o estudante deve estar cursando o terceiro ano, já para os de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Civil e Elétrica, é necessário que o aluno, além de estar no terceiro ano, tenha, ainda, conhecimento em Autocad.
Os aprovados no processo seletivo receberão bolsa de auxílio no valor de um salário mínimo, isto no caso dos estudantes da educação profissional de nível médio técnico; já os universitários receberão R$ 565,00. Esta celebração de “Acordo de Cooperação e Termo de Compromisso de Estágio” será sob o regime da Lei 6.494/77 e do decreto 8.7497/82 de acordo com a liberação de cada instituição de ensino, sendo a jornada de atividade em estágio de seis horas e meia semanais.
Serviço: Os candidatos devem apresentar-se munidos com originais e cópias do RG, CPF, comprovante de residência de 2007 e atual e, no caso de portador de necessidade especial, laudo atualizado da rede municipal de Saúde que ateste a sua condição. A Seduc fica à rua Agripino José do Nascimento, na Vila Amélia, região central da cidade e a Biblioteca da Costa Sul, à avenida Walkir Vergani, 79, em Boiçucanga.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião recebe Expedição Brasil Melhor com atividades e doações

São Sebastião -A Praça de Eventos da Rua da Praia, região central de São Sebastião, foi palco de um grande evento de entretenimento e solidariedade. A Expedição Brasil Melhor chegou à cidade neste último sábado, dia 01 de agosto, para o encerramento de sua 4ª edição, com o apoio da secretaria municipal de Cultura e Turismo (Sectur).
Depois de 11 dias em trilhas pelo sertão do país, os expedicionários finalizaram um trabalho de apoio às populações carentes com doações, apresentações lúdicas e palestras de conscientização, liderado por importantes empresários do mercado brasileiro.
Em São Sebastião, a participação da comunidade foi grande, principalmente a das crianças, que se divertiram com as apresentações das Oficinas Culturais de dança de rua, teatro e breakdance da Sectur, além do teatro itinerante de marionetes da Cia. de Inventos, do Instituto Brasil Solidário.
Pela primeira vez a Expedição chega ao litoral de São Paulo e São Sebastião se sobressaiu nos critérios de avaliação. “Cerca de 80% dos empresários preferiram São Sebastião por possuírem imóveis aqui. Eles se sentem em casa. E pudemos unir o foco turístico da cidade com uma contribuição às comunidades mais necessitadas”, explicou o produtor do evento, Ivan Guimarães.
Ao final da tarde, os carros chegaram à Rua da Praia e foram recebidos com uma grande queima de fogos. O prefeito Ernane fez a acolhida aos participantes e enfatizou a importância do lado social da Expedição. “É um trabalho muito bonito, que leva conforto e atenção a quem precisa. É preciso valorizar a situação humana em todas as condições”, ressaltou.
Foram distribuídas 600 cestas básicas, divididas igualmente entre as igrejas católica e evangélica, que repassaram senhas aos seus fiéis. “Fizemos uma distribuição de forma democrática em um trabalho conjunto com as igrejas. Não usamos isso como promoção, pois é coisa séria, uma situação com a qual não se brinca”, reforçou Primazzi.
A dona de casa Lourdes de Oliveira, moradora do bairro da Enseada, na costa Norte, levou toda a família para participar e recebeu uma das cestas básicas por meio da Pastoral. “Achei maravilhoso, foi uma bênção muito grande e só tenho a agradecer”, disse.
O vice-presidente do Conselho de Pastores da costa Norte, Pastor Risério Lacerda, também comemorou a iniciativa. “As cestas vieram em uma boa hora. Parabéns à Prefeitura e ao prefeito Ernane Primazzi pela sábia decisão em incluir as igrejas nesta distribuição, pois isso nunca aconteceu antes”, desabafou Lacerda.
A moradora do Jaraguá, Maria Aparecida de Jesus, agradeceu junto ao pastor o que considerou um presente. “Nosso pastor sabe das nossas necessidades e o prefeito Ernane também. Que Deus os abençoe e os proteja muito!”
O diretor e idealizador da Expedição Brasil Melhor, Luiz Anchieta, resumiu o sucesso da 4ª edição. “Atravessamos o país fazendo o bem e cada canto é um Brasil diferente. Finalizar em São Sebastião foi ótimo, pois temos muito carinho por essa cidade. Para nós, ela também é um pouco nossa”, completou.

Prata da casa
Participante da equipe da Expedição Brasil Melhor há três anos, o fotógrafo e assessor de imprensa Anderson Estavski, o Poio, é prata da casa. Anderson, que já trabalhou em veículos como Folha de S.Paulo e o site Uol, é de Barra do Sahy, costa Sul de São Sebastião, e chegou à equipe por intermédio do próprio idealizador e diretor da prova, Luiz Anchieta. “O Luiz tem casa em Barra do Sahy e me conhece desde pequeno. Para mim é um prazer fazer parte, pela terceira vez, de uma equipe tão grande e conceituada, que viaja o país inteiro praticando boas ações. Nesta 4ª edição tudo fluiu muito bem, deu tudo certo. E já vamos pensar no ano que vem”, finalizou. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Sesau realiza palestra sobre Influenza A em auditório da Fass

São Sebastião -Na manhã desta sexta-feira, dia 31 de julho, médicos, enfermeiros e todo corpo clínico dos PSFs (Programa de Saúde da Família) de São Sebastião lotaram um dos auditórios das Faculdades São Sebastião (Fass) para uma palestra a respeito da nova gripe Influenza A (H1N1).
Ministrada pelo médico infectologista do Cemin (Centro Municipal de Infectologia), Carlos Mello de Capitani, a apresentação tratou do protocolo de manejo clínico do novo subtipo viral de gripe, divulgado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado, o CVE, no último dia 27 de julho.
O intuito do encontro, que também se repetiu na parte da tarde, é que os profissionais de saúde absorvam e passem corretamente as informações aos pacientes, além da excelência na conduta. Apesar da dificuldade mundial em prever os próximos passos da doença, o objetivo é antecipar os eventos.
São Sebastião está na fase de coleta de informações de gravidade dos casos. No Brasil, até o dia 5 de julho, eles eram classificados como suspeitos, confinados e descartados. O alvo seriam as pessoas que tivessem feito viagens ao exterior ou tido contato com as que fizeram.
Porém, a partir do dia 16 de julho, o país declarou a transmissão sustentada (de homem para homem), o que trouxe mudanças nas condutas. Agora, para efeito epidemiológico, padronização e melhora no atendimento, todos os casos serão considerados H1N1, com atenção maior aos pacientes inseridos nos chamados grupos de risco.
Outros assuntos abordados na palestra foram o sigilo na identidade dos casos, as técnicas de coleta de material e transporte, a não utilização indiscriminada do medicamento “Tamiflu”, o uso correto de equipamentos e a importância de uma avaliação clínica criteriosa. “Não podemos esperar o boletim laboratorial. Um bom exame clínico é o que determina a necessidade de tratamento e internação”, reforçou Capitani.
Na seqüência, aconteceu a explanação do enfermeiro da rede municipal de saúde, José Antonio de Andrade, que abordou o tema “Sistematização da assistência de enfermagem e fluxograma de atendimento”, sobre medidas de prevenção.
Para encerramento, a chefe da divisão de Vigilância Epidemiológica da Sesau, Márcia Saavedra, tratou da notificação e investigação de casos.
O evento aconteceu em parceria com a Associação dos Profissionais de Saúde (APS) e a Associação dos Médicos de São Sebastião e Ilhabela (Amessi).

Educação
Nesta semana também foi realizada, em parceria com a secretaria da Educação de São Sebastião (Seduc), uma palestra elucidativa a todas as supervisoras e diretoras da rede municipal de ensino sobre o manejo com os alunos em escolas e creches, como a limpeza de utensílios de cozinha e esterilização, higienização das mãos e bebedouros, além do uso de luvas, copos descartáveis e outros procedimentos preventivos.
“Temos que assumir a situação e não termos medo de falar dela. Quanto mais conversarmos claramente e sem pudores, mais conhecimento teremos para lidar com essa nova realidade da gripe Influenza A (H1N1)”, finalizou Capitani.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

 Aciu informa: Vagas de Emprego

Ubatuba -Restaurante Raízes está admitindo pizzaiolo (com experiência).
Tratar com Erisson das 11h00 às 15h00 de segunda à sábado.
Av. Leovigildo Dias Vieira, 1280- Itagua.

Center Tudo está admitindo funcionárias para atendente/balconista (com experiência)
Sexo Feminino, maior de 18 anos e que more nas proximidades do centro.
Levar curriculum com foto na Av. Dona Maria Alves 494 – Centro. Tratar com Daniel.

Prezado associado, se sua empresa também estiver admitindo entre em contato conosco.
(12) 3834 1449
E-mail:imprensa@aciubatuba.com.br
Para se informar sobre as outras vagas disponíveis na Aciu acesse: www.aciubatuba.com.br
(Fonte: ACIU)

Palestra gratuita "Como educar seu filho longe das drogas!"

Ubatuba -Data: 05 de agosto (4ª feira)
Horário: 19h30
Local: Será definido de acordo com o número de pessoas. (a principio será na Associação Comercial de Ubatuba- Rua. Dr. Esteves da Silva, 51 Centro)
Temas que serão abordados:
- O que devo fazer para evitar que meu filho consuma drogas?
- Como descobrir se meu filho está consumindo drogas?
- Como devo agir, se descobrir que meu filho está consumindo drogas?
- Onde procurar ajuda se descobrir que meu filho é um dependente?
Duração: cerca de 1h30.
Inscrição: A palestra é gratuita e os interessados poderão se inscrever através do e-mail imprensa@aciubatuba.com.br , pelo telefone 3834 1441 ou diretamente na ACIU.

Palestrante:
Miguel Adailton
Nascido em 1958, no interior de São Paulo.
Há mais de 25 anos pesquisa sobre as drogas e seus efeitos no corpo humano, na família e na sociedade. O O livro Como educar seu filho longe das drogas é o resultado desse trabalho exaustivo.
Ministrou centenas de palestras sobre o assunto no Instituto Mackenzie, em São Paulo, na extinta FEBEM, em condomínios, empresas, igrejas e escolas públicas.
Formou-se no Curso de Capacitação de Recursos Humanos para Prevenção ao uso Indevido de Drogas do DIPE -DENARC da Polícia Civil do Estado de São Paulo e entrevistou médicos, policias, pais, traficantes e dependentes.
Trabalha numa ONG cristã-humanitária, onde atua como professor voluntário do Projeto Escolhas para adolescentes de escolas de São Paulo se esforçando, sempre, para levar informações corretas para jovens, adolescentes e seus pais. Seu trabalho é reconhecido pelas pessoas que assistiram suas palestras e por profissionais que leram seu livro. (Fonte: ACIU)

Programa Comércio Varejista chega a Ubatuba

Ubatuba -O Sebrae –SP através do escritório regional de São José dos Campos lançou em Ubatuba, nesta quinta-feira, dia 30, na Associação Comercial, o programa Comércio Varejista.
A cidade é a primeira do litoral norte a ser contemplada pelo programa, que conta com as parcerias da prefeitura, da Associação Comercial, da Associação dos Contabilistas, da Associação dos Engenheiros e Arquitetos e do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sinhores).
O Comércio Varejista contempla o visual do ponto comercial, merchandising, marketing, vitrine, iluminação e outros aspectos fundamentais para atrair o consumidor.

Lançamento do Programa Comércio Varejista
Em Ubatuba, foram contemplados a principio, os lojistas da região central. No total são 153 empresas que compreendem as ruas Conceição, Condessa de Vimieiro, Salvador Correa, Jordão Homem da Costa, Cel. Domiciano e Hans Staden, além das avenidas Thomaz Galhardo, Iperoig e Maria Alves. Das 153 empresas convidadas, 40 aderiram ao programa.
Paulo Alexandre, da Bela Foto Ubatuba, foi um dos empresários que aderiu ao programa. “Aderi para conseguir enxergar os pontos fracos de meu negócio. Quero me capacitar para colocar em pratica idéias e ensinamentos recebidos, afim de permanecer e crescer no mercado de trabalho”.
As 40 empresas que aderiram ao programa receberão a visita (denominada “blitz”) de consultores que realizarão um diagnóstico após avaliarem 20 itens, como vitrine, comunicação visual, acesso à loja, disposição e apresentação dos produtos, limpeza, entre outros.
A analista técnica do Sebrae Maria Aparecida Medeiros explica o funcionamento do programa
O resultado do levantamento será apresentado aos empresários e possibilitará definir as ações para melhorar os negócios. Cada empresa receberá o diagnóstico individual com sugestões para que o empresário possa melhorar o visual de seu estabelecimento, atrair mais clientes e aumentar o faturamento. Tudo isso gratuitamente.(Fonte: ACIU)

Prazo para cadastramento de pescadores no Mercado de Peixes está acabando

Ubatuba -Esta é uma oportunidade para que os pequenos pescadores de Ubatuba tenham um local garantido para comercializar seus pescados, sem depender de atravessadores
Termina, no próximo dia 14, o prazo para as inscrições de pescadores que queiram, juntamente com seus familiares, comercializar seus pescados no Mercado Municipal de Peixes. Os interessados devem comparecer à Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa) da Prefeitura de Ubatuba, em horário comercial. Até o momento, apenas 49 pessoas se cadastraram.
Segundo a secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, “esta é uma oportunidade para que os pequenos pescadores de Ubatuba tenham um local garantido para comercializar seus pescados, sem depender de atravessadores, aumentando assim o lucro com a venda de seu produto e gerando emprego para a família. Nesse novo modelo, enquanto o pescador está no mar, a esposa e os filhos podem estar vendendo o pescado”, enfatiza a secretária.

Documentos necessários
Para se cadastrar, o pescador deve possuir até duas embarcações motorizadas de, no máximo 12 metros ou canoas. É preciso comprovar residência em Ubatuba e estar disposto a participar das capacitações que serão oferecidas pela prefeitura. Os documentos necessários são as cópias de: carteira de pescador (Seap/PR), da licença de pesca, RG, CPF, título de eleitor do município, carteira de saúde ou atestado de saúde ocupacional, além de uma foto 3X4. É preciso ter em mãos os documentos originais para conferência.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Cine Porto - 3833 -2066
Semana de 31/07 a 06/08/2009

"A ERA DO GELO 3"
Desenho !!!!! Dublado !!!!!
Ás 15:30 hs-19:40 hs.

"O Exterminador do Futuro... A Salvação"
Ação!!!!!! Ficção!!!!!!
Ás 17:20hs - 21:30 hs.
Toda 4ª feira,"4ªfeira maluca"
Todos pagam R$ 4,00

Nosso site : www.cinemasdolitoral.com.br
 


Clique para acessar o site

Em algum lugar do passado

Ubatuba - Releitura da musica tema do filme "Em algum lugar do passado" com imagens de Luiz Tolosa e edição e Emilio Campi:


 

Poesia Topo

Anuncie


Sinais dos Céus

O povo se admirou
quando N S Jesus Cristo
caminhou sobre o mar,
mas o homens de dura cerviz
quiseram fazer marolas
para Nosso Senhor afundar.

O povo agradeceu em oração
quando N S Jesus Cristo
multiplicou o peixe e o pão,
mas os homens de dura cerviz
só souberam se queixar da demora
em servir da refeição.

O povo ficou maravilhado
quando N S Jesus Cristo
curou o homem paralisado,
mas os homens de dura cerviz
questionaram emperdenidos
o milagre da cura no sábado.

E os homens de dura cerviz
cegos para os sinais da luz
preferiram a escuridão,
feriram Iavé Adonai
ao crucificar N S Jesus,
pois o filho é parte do pai.

E após o terceiro dia
Nosso Senhor ressuscitou
e encontrou Madalena
e confortou a mãe Maria
e pelos apóstolos foi adorado
quando quis comer peixe assado.

E depois, porque Ele é Deus vivo,
Nosso Senhor tem se manifestado
a São Francisco de Assis,
a Santa Teresinha, a Santa Margarida...
Será que alguém ouve o que ele diz
ou são muitos os de dura cerviz?

Félix Cabral

Roubo de sonhos

Dona Geralda, viúva,
que sempre preferiu morar
bem longe do mundo,
no alto da Mantiqueira,
ainda que só no pensamento,
tem uma vaquinha.
Aconteceu, porém,
que o dinheiro necessário
para o sonho virar real
foi roubado de sob seu colchão,
pasmem, pela polícia ambiental.
E a vaquinha, ai,
que estava cada dia mais próxima,
quase pastando na mão,
voltou aos campos da imaginação.
E os ladrões da viúva,
já estão condenados,
sem quaisquer apelações,
pela Lei de Deus,
que vê o recôndito dos corações.

Félix Cabral
O menino Régis precisa de:
- uma bússola para verificar
se o leste está mesmo dentro do mar
ou o sol quer nos enganar;
- uma lupa para espiar
quais insetos
incomodam os insetos;
- uma chuteira boa a toda prova
para uma jogada nova
- e, por fim, uma lanterna
para jogar luz
e tornar mais clarinhos os azuis.

História do Brasil

Ouro Preto, Diamantina, Vila Rica
e outras riquezas das Minas Gerais,
além das distâncias,
além das serras,
além dos rios.
E se maiores obstáculos houvera,
o paulista lá chegara.

Sobre a Serra, sob o céu

Nos altos da Mantiqueira,
em dias de forte cerração,
a gente fica sem saber
se as nuvens desceram à Serra
ou se a Serra subiu ao céu.
E quando, cortando o nevoeiro com a faca,
busca-se o armazém,
pode-se ouvir diálogos assim:
- Bom dia, bela Isabel!
- Bom dia, Arcanjo Rafael!

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

A CPI E EVENTUAIS ACORDOS POR MEIOS TELEFÔNICOS

Eu disse que não gosto de me manifestar a respeito dos eleitos, mais está ficando impossível!
Venho novamente por estes mesmos meios de comunicação agora fazer um “APELO” e ao mesmo tempo um “ALERTA”, pois, tenho ouvido a todo o momento que o voto dos vereadores na próxima sessão de terça-feira poderá ser contrario à CPI, dependerá dos ACORDOS, aqueles “acordos” que em tese poderão favorecê-los individualmente e que também podem acontecer a qualquer momento.

O APELO vai aos vereadores:
- Para que eles, antes de tudo, rezem, mas rezem muito mesmo para que Deus não os castigue caso votem contra a CPI e contra a vontade da maioria do nosso povo.

E o ALERTA vai para o Presidente da casa Ricardo Cortes, a todos os dirigentes de partidos políticos da nossa cidade, às igrejas, às instituições e à OAB para que juntos encontrem uma maneira de solicitar judicialmente a quebra do sigilo telefônico de todos os vereadores que votarem contra a CPI e contra o povo, principalmente, entre o período de sua instauração até a data de hoje.

Tato
Presidente do PTB de Ubatuba.

DIÁLOGO DE METIDOS
(CONTO)

Alô Dr. Legumi. O Sr. Está bom?
Estou ótimo, Odracir. Que se te oferece?
Odracir: Temos que rescindir o contrato com seus colegas advogados.
Legumi: Preciso conhecer o contrato. Você disse que mandaria. Não recebi nada, no anexo.
Odracir: Não consegui. São três folhas. Está muito pesado.
Legumi: Manda uma por vez.
Odracir: Vou tentar. Isso não vai criar problema para mim?.
Legumi: Vai. Você não é diretor da área e não tem autoridade para fazer isso. A Presidente não pode ficar sabendo. Se ficar sabendo pode te suspender por enfiar o nariz onde não pode.
Eu também não posso fazer o que você pede. O Código de Ética da OAB proíbe prejudicar contratos e trabalhos de colegas. Os advogados não podem saber destes e-mails e telefonemas. Eles, certamente irão me denunciar à OAB. Ai mela tudo! Não é melhor os próprios advogados fazerem o distrato?.
Odracir: Não sabia que era tão complicado.
Legumi: Vocês ignoram quase tudo e complicam a gente que quer ajudar. O distrato cabe a Presidente e só a ela. Pelo que pude observar ela tem bom senso e educação mais aprimorada que a maior parte de vocês.
Odracir:Desculpa Dr. Legumi. Não faz nada não. Cópia de nosso e-mail já está nas mãos de todo mundo. Confesso que ando me metendo onde não devo e no que não entendo.
Legumi: Tira lição do fato e reflete sobre a frase: “As coisas mais desagradáveis que os nossos piores inimigos nos dizem pela frente não se comparam com as que nossos amigos dizem de nós pelas costas”. Saudações.

Corsino aliste Mezquita.
Ubatuba, 04 – 08 - 09

 

Nossos Comerciais!

Um dia na S.O.S. Cão Caraguá


Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia do Sapé  © Luciano Cancelier

Praia do Sapé
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editora: Emiliane Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor