Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 07 de Agosto de 2009 - Nº 2127 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região
 

Caraguatatuba
Associação de Combate ao Câncer comemora Dia dos Pais com bingo beneficente
Novas viaturas da PM chegam a Caraguá
Comissão cobra Secretaria Estadual da Saúde
Vereadores aprovam maioria da Pauta
Diretores das escolas estaduais discutem ações para o 2º. semestre

Ilhabela
Câmara aprova repasse estadual em Extraordinária e critica projetos em Regime de Urgência
Câmara de Ilhabela recebe 1ª reunião de Comissão do IBGE para Censo 2010
Colucci pede agilidade do DER para recuperação da Estrada de Castelhanos

São Sebastião
Delegação sebastianense da Apae tem destaque em Olimpíada Estadual
Hospital das Clínicas implanta novas medidas de precaução contra a gripe A
Festa do Padroeiro Senhor Bom Jesus abre agenda cultural em São Sebastião
Defesa Civil de São Sebastião participa de curso de manuseio de animais peçonhentos
Punições na Copa Sebastianense de Futsal rendem 248 litros de leite
Prefeitura de São Sebastião recupera trechos de ruas em Boiçucanga e Cambury
São Sebastião inicia Campanha de Vacinação contra a raiva em cães e gatos

Ubatuba
Fundart Informa
O N.U.V.E.M. traz para a cidade,no próximo dia 08 de agosto,o show Sons do Brasil
Em caso de suspeita da nova gripe, orientação da secretaria de Saúde de Ubatuba é procurar unidades do PSF

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Associação de Combate ao Câncer comemora Dia dos Pais com bingo beneficente

Caraguatatuba - A Associação de Combate ao Câncer de Caraguá convida toda a população para participar do bingo beneficente do Dia dos Pais. O evento está marcado para domingo (16), às 13h30 no Centro de Referência da Melhor Idade (CREMI).
A presidente da ACCC, Carmelinda Carlota, conta com a presença de toda população. “É sempre um sucesso”, garantiu. Em sua 6º edição o bingo traz cartelas com variados prêmios, que vão desde Cafeteira a Televisão 21 polegadas. As cartelas custam R$ 5. Para mais informações ligue: 3881-2556

Serviço
Bingo Beneficente ACCC
Dia 16 de agosto, domingo, às 13h30
CREMI: Avenida Jorge Burihan, nº 30, Jardim Jaqueira – Ao lado da Rodoviária(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Novas viaturas da PM chegam a Caraguá
Cidade recebe quatro carros para policiamento ostensivo

Caraguatatuba - Caraguá recebeu oficialmente na manhã desta quinta-feira (06) quatro viaturas que integrarão o policiamento ostensivo na cidade. A entrega foi na praça Diógines Ribeiro de Lima e contou com a presença do prefeito em exercício, Antonio Carlos Jr. Além do município, receberam viaturas as vizinhas Ubatuba, com duas unidades, Ilhabela e São Sebastião, com uma unidade cada.
O comandante da 2ª Companhia do Batalhão, capitão César Eduardo Ferreira, explica que dois dos carros de Caraguá serão para policiamento, um para escolta e um para a força tática. Ele conta ainda que as viaturas estão nas ruas desde sexta-feira e que só tem a ajudar no aumento da segurança para os moradores.
Para o prefeito em exercício, Antonio Carlos Jr., o papel do Executivo é dar condições para a polícia trabalhar da melhor forma. “Ainda esse ano inauguramos a sede do 20º BPMI e construiremos um posto para a Companhia no bairro Tinga”, garantiu. “Também já estamos finalizando a documentação para darmos o pró-labore mensal de um salário mínimo para cada PM que trabalhar na cidade”.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Comissão cobra Secretaria Estadual da Saúde

Caraguatatuba - A Comissão de Assuntos Relevantes da Saúde (CAR) ou como são chamados, “Os Vereadores da Saúde”, da Câmara Municipal de Caraguatatuba, estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira – 5 de agosto, na sede da Secretaria Estadual da Saúde, na capital do estado, para tratar de assuntos relativos ao tema. Dentre eles o Hospital Regional. Parlamentares terão audiência com a Regional de Taubaté para discutir o assunto.
Estiveram presentes o Vereador Aurimar Mansano (PTB), Presidente; Agostinho Lobo de Oliveira – Lobinho (PSDB), Relator e Wilma Teixeira de Oliveira Santos – Vilma do Posto (PSDB), membro. Pela Secretaria da Saúde o Dr. Luiz de Mello, Assessor Técnico de Gabinete recebeu os membros da CAR.
Os Vereadores da Saúde levaram ao Assessor Mello a situação da cidade com relação a pasta, dando sugestões, orientações e reclamações, entre elas do relacionamento entre o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) e a Secretaria Municipal de Saúde de Caraguatatuba. Quanto aos pedidos os Vereadores levaram uma extensa lista da Casa de Saúde Stella Maris contendo móveis, equipamentos e acessórios e a instalação do Hospital Regional.
O Assessor Mello esboçou a política da Secretaria de Estado da Saúde e que o encontro serviu para dar início a um grande relacionamento, com a monitoração dos pedidos e solicitações, que deverão ser levados para a médica Sandra Tutihashi – Diretora Regional do AME de Taubaté e deste, para o Coordenador Regional de Saúde – Dr. Luiz Maria.
Mello acredita que as pendências serão resolvidas aos poucos, dentro das possibilidades orçamentárias. O assessor salientou que o trabalho desenvolvido pela Comissão é muito importante, visto que são eles (membros da comissão), que fazem a linha de frente da política, estando sempre em maior contato com a população.
Para o Presidente da Comissão cada passo dado é uma vitória pela melhoria do setor na cidade. “Esta abertura na Secretaria Estadual da Saúde é importantíssima para resolver as questões mais pendentes. Vamos agora conversar com a Santa Casa e a Secretaria Municipal de Saúde para fecharmos mais este Relatório”, disse.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vereadores aprovam maioria da Pauta

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou em Regime de Urgência o pedido de Licença do Prefeito Antonio Carlos da Silva, no período de 5 a 17 de agosto e a prorrogação dos subsídios dos Vereadores até o final de 2012. Além das aprovações, 3 projetos foram rejeitados.
Os Vereadores aprovaram em Regime de Urgência, Decreto Municipal que estabelece licença para o Chefe do Executivo no período de 5 a 17 de agosto. Nesse ínterim quem assume a Prefeitura é o Vice-Prefeito Antonio Carlos da Silva Júnior.
Ao mesmo tempo os Parlamentares leram ofício do Prefeito Antonio Carlos da Silva, alegando que devido a licença, não poderia estar presente no dia 4 de agosto, para a Prestação de Contas referente ao primeiro semestre deste ano, sugerindo uma nova data após o dia 17 deste mês. Por aclamação os Vereadores, por escolha do Presidente Omar Kazon (PR), decidiram pelo dia 25 de agosto para a Sessão Especial de Prestação de Contas.
Outro projeto aprovado em Regime de Urgência tem a autoria da Mesa Diretora do Legislativo e prorroga os subsídios dos Vereadores até o final de 2012, quando encerra a atual gestão. Esta prorrogação mantêm os mesmos salários e foi feita por Ordem do Tribunal de Contas, pois não havia sido feita no final de 2008, como reza a praxe legislativa.
Foram aprovados os Projetos do Executivo, que alienam imóveis para doação ao CPP – Centro do Professorado Paulista e Lions Clube local, sendo que a propositura que desafeta área para a construção do novo Fórum no município foi adiada por 3 (três) sessões.
Do Vereador Agostinho Lobo de Oliveira – Lobinho (PSDB), projeto que autoriza o Prefeito a parcelar as custas dos Advogados da Prefeitura foi adiada por tempo indeterminado, bem como o Projeto do Vereador Aurimar Mansano (PTB), que autoriza o Executivo a isentar a taxa de jazigo do Cemitério Municipal foi adiado por 1 (uma) sessão.
O Vereador Celso Pereira – Celsinho (DEM), aprovou o único projeto de sua autoria constante na pauta, denominando de Celso Vitta a atual rua Três, localizada no Loteamento Villagio Verde Mare, no Massaguaçu.
Em contrapartida o Vereador Pedro Ivo de Sousa Tau – Pedro Ivo (DEM) teve rejeitado o seu projeto que autoriza a Prefeitura a criar o Conselho Municipal de Transportes, o único com discussão e votação única e mais uma vez, não teve votado em segundo turno o seu Projeto de Emenda à Lei Orgânica que obriga o Executivo a enviar com antecedência as desapropriações que irá fazer.
O Presidente da Câmara, Vereador Omar Kazon (PR), que tem 3 projetos na pauta desta sessão, aprovou apenas a autorização para o Executivo estabelecer convênio com o Ministério dos Transportes para a implantação do “Programa Esporte na Escola”. Os projetos sobre Assistência Judiciária Gratuita e destinação de parte do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) para Casas Populares, foram rejeitados.
Durante o Expediente foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 13 Projetos de Lei. Foram aprovados 1 Requerimento e 4 Moções, bem como lidas 79 Indicações.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Diretores das escolas estaduais discutem ações para o 2º. semestre

Caraguatatuba - Os diretores das escolas estaduais participaram de uma reunião no dia 03/08, na Diretoria de Ensino - Região Caraguatatuba, com a Dirigente Edina Paula Roma Teixeira, e com as equipes de Supervisores e de Professores Coordenadores da Oficina Pedagógica, para definir ações ligadas ao 2º. Semestre de 2009.
Diante dos vários assuntos tratados, o que teve papel de destaque foi o vírus Influenza A (H1N1), conhecido como ‘gripe suína’, por ter sido o mote da ampliação das férias de inverno. Foram disponibilizadas informações e materiais de divulgação, tanto pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba quanto pela Secretaria Estadual de Educação.
Devido a este motivo o calendário escolar foi redefinido, e a proposta é de reposição das aulas aos sábados, sendo assim, a maior parte das escolas terão que repor até 14 de novembro.
Dentre as outras questões apresentadas estão: o Programa Acessa Escola que visa promover a inclusão digital e social na rede pública estadual, oferecendo também estágio aos alunos de ensino médio e universitário; o Projeto Segurança nas Escolas que oferece materiais de apoio para elaboração ou adequação do novo regimento interno escolar; e o Projeto de Recuperação Paralela voltada aos alunos com dificuldades de aprendizagem. (Fonte: DRE-Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Câmara aprova repasse estadual em Extraordinária e critica projetos em Regime de Urgência

Ilhabela - A Câmara de Ilhabela aprovou, em sessão Extraordinária nesta quinta-feira (6/8), o PL 46/2009, de autoria do Executivo, que “Autoriza a Prefeitura a receber mediante repasse efetuado pelo governo do Estado, recursos financeiros fundo perdido”. De acordo com o ofício de justificativa assinado pelo prefeito Toninho Colucci, o a verba será usada na reforma e ampliação do prédio da Divisão de Serviço de Trânsito do município. A sessão contou com a presença de oito parlamentares, registrada somente a ausência do vereador Jadiel Vieira, o Keko (PTB), em virtude de sua escala de trabalho.
Na discussão da matéria, os vereadores ressaltaram que o valor será de até R$ 60 mil e foi conquistado com apoio do deputado estadual Mozart Russomano. Apesar de ser aprovada por unanimidade dos presentes, houve críticas por parte de alguns parlamentares pelo fato do projeto chegar na Casa em cima do prazo para votação, sob pena de perder o repasse.
Roberto Timbada (PDT), ressaltou que seu voto seria favorável, no entanto, registrou sua insatisfação com a convocação de uma sessão extraordinária para votar o projeto em regime de urgência. “Não gosto de votar projetos de afogatilho, de última hora, tem que ter tempo hábil para que a gente possa analisar”. O vereador ainda criticou o fato de haver apenas uma matéria na pauta, pois no seu entender, já que se convocou uma sessão extra, o ideal seria colocar o maior número de projetos para discussão e votação, de forma a desafogar a pauta. O mesmo coro fizeram os pares Márcio Garcia (PTB) e Érick Pinna (PR).
O presidente da Casa, vereador Valdir Veríssimo (PPS), concordou em partes com as colocações dos colegas, mas ressaltou que antes do recesso, a consenso de todos, foi realizada uma sessão Extraordinária para “enxugar a pauta”, restando em tramitação na Casa apenas as matérias que deram entrada durante o recesso e na sessão ordinária da última segunda-feira (3/8).
Já os pares Jovelino Brito (PR), Marcelo Santos (PPS) e Carlos Alberto, Carlinhos (PMDB), lembraram os presentes que a razão da votação de urgência se deu por conta do prazo para aderir ao convênio, e que essa realidade faz parte da vida legislativa, devendo o vereador se preparar e adaptar-se aos prazos de votações. “É importante salientar que o tempo de análise é fundamental, nem que fiquemos aqui por duas, três horas dependendo da matéria, pois o que não pode é votar com dúvida, até porque um erro será responsabilidade nossa”, ressaltou Carlinhos.
Na opinião do vereador Luiz Mário, Marinho (PV), a responsabilidade seria da procuradoria jurídica da Prefeitura. Para ele, o corpo de advocacia deve dar prioridade às matérias com prazos curtos e enviá-las à Câmara com maior tempo para análise. “Eles perdem o prazo lá e a gente tem que fazer tudo aqui a toque de caixa? Essa prática não pode virar rotina”, opinou.
Fechando a discussão, Márcio Garcia fez defesa aos procuradores municipais, afirmando acreditar no trabalho do corpo jurídico da prefeiura, e disse que a situação deve ser encarada como crítica construtiva para aperfeiçoar cada vez mais o trabalho do setor.
A próxima sessão ordinária da Casa será realizada na segunda-feira (10/8) às 18h, lembrando que os interessados podem acompanhar tudo ao vivo pela internet, através do site oficial: www.camarailhabela.sp.gov.br(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Câmara de Ilhabela recebe 1ª reunião de Comissão do IBGE para Censo 2010

Ilhabela - Foi realizada na manhã desta quinta-feira (6/8), na Câmara Municipal de Ilhabela, a primeira reunião da Comissão do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para discutir o Censo 2010. Estiveram presentes o presidente da Câmara, Valdir Veríssimo (PPS) e representantes das secretarias de Educação e Saúde, Instituto Ilhabela Sustentável, Conselho de Segurança (Conseg), Associação de Moradores e Amigos de bairro Itaguassú e Itaquanduba (Amaita), entre outras entidades.
O objetivo é dividir as informações dos municípios em setores, para facilitar o trabalho. Um exemplo é a correção de eventuais inconsistências no mapeamento dos municípios, para que não haja dúvidas na coleta de dados e/ou na divulgação dos resultados.
A próxima reunião ainda não tem data definida, devendo ser divulgada posteriormente.(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Colucci pede agilidade do DER para recuperação da Estrada de Castelhanos

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, se reuniu na última quarta-feira (05/08) com o diretor do DER (Departamento de Estradas e Rodagem), Evandro Losaco, para cobrar agilidade do Estado na recuperação da Estrada de Castelhanos.
Segundo Colucci, nos próximos dias estarão em Ilhabela engenheiros do DER para avaliar quais medidas precisam ser feitas no local.
Além disso, a Prefeitura de Ilhabela inicia nos próximos dias a recuperação da ponte da Água Branca, situada no início da Estrada de Castelhanos.
Após a conclusão deste serviço será realizado um mutirão composto por equipes da Prefeitura, Parque Estadual de Ilhabela, jipeiros e moradores para manutenção emergencial dos pontos mais críticos da via, como “Mãe D’Água”, “Escada da Pedra Grande”, “Volta Grande”, “Morro do Sabão”, “Ibiruçu”, entre outros.
“Temos de fazer um plano emergencial, mas para corrigir 12 anos de abandono precisamos do apoio do Estado”, comenta.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Delegação sebastianense da Apae tem destaque em Olimpíada Estadual

São Sebastião - A delegação da Escola de Educação Especial “Mundo Feliz” – Apae, de São Sebastião, conquistou as melhores colocações na XVI Olimpíada Estadual das Apaes, realizada entre os dias 23 e 28 de julho, em Araraquara (SP).
Mesmo com alguns desfalques, a equipe apresentou o melhor desempenho dos últimos anos e garantiu o lugar mais alto do pódio.
Foram oito medalhas de ouro, conquistadas no futsal masculino e feminino, nos 100m e 200m rasos feminino, no arremesso de peso feminino (categoria down) e nos 25m e 50m nado livre masculino.
Os atletas também levaram prata no tênis de mesa individual feminino e na categoria down masculino. O bronze veio no revezamento 4x100m rasos masculino e no salto em distância feminino.
Os campeões, com idade entre 19 e 32 anos foram: Adriano (natação), Valquíria (futsal feminino e atletismo), Maria Helena (atletismo especial), Germano (tênis de mesa down), Rosileide (futsal e tênis de mesa), Stéfani (futsal feminino), Rodrigo, Marcinho, Flain, Bruno e Gilmar (futsal masculino).
A delegação dos atletas especiais do município obteve a parceria e o apoio da diretoria da Apae e da Prefeitura de São Sebastião, por meio da secretaria de Educação (Seduc) e secretaria de Esportes (Seesp).
Os professores técnicos responsáveis Jaime Gomes Martins e Ubiratan Nascimento Mourão, o Bira, fizeram seus agradecimentos. “Em nome de todos os alunos, professores e equipe de apoio, nós, professores de educação física da Apae de São Sebastião agradecemos toda a confiança e os pensamentos positivos”.
Com os excelentes resultados, os campeões de futsal masculino e feminino, arremesso de peso down feminino, 100m e 200m rasos feminino e natação (25m e 50m rasos), conquistaram o direito de representar o estado de São Paulo na XIX Olimpíada Nacional das Apaes, que acontecerá na cidade de Campo Grande (MT), em novembro.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Hospital das Clínicas implanta novas medidas de precaução contra a gripe A

São Sebastião - O Hospital das Clínicas de São Sebastião, juntamente com o Instituto Sollus, que assumiu as atividades do local nesta semana, coloca em vigor algumas medidas de precaução em virtude das suspeitas da nova gripe causada pelo vírus H1N1.
De acordo com a diretora clínica e técnica do Hospital das Clínicas, Lucile Bishop, ficam suspensas as cirurgias até segunda ordem. Serão realizadas apenas as cirurgias de emergência e urgência relativas.
Como procedimento, os pacientes com o possível diagnóstico da gripe estão sendo encaminhados para um quarto de isolamento e fica restrita a entrada de visitantes neste local. Diariamente, eles são acompanhados por médico, enfermeira e auxiliar de enfermagem do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).
Os exames de controle são diários, como o raio-x pulmonar, exame de sangue como gasometria, hemograma e swab nasal e oral (instrumento utilizado na coleta de material). Também foram adquiridos equipamentos como respiradores, máscaras, antibióticos e antiviral para o tratamento, e instalados dispensadores de álcool gel em vários pontos de maior fluxo do hospital, cuja entrada e saída foi reformulada com uso de biombos nos corredores.
É feita, inclusive, a orientação da importância na lavagem das mãos e toda a equipe está adequadamente treinada quanto à necessidade do uso de equipamentos.
Foi estabelecido um quadro de rotina de visitas, dividido por setores, que deve ser seguido sem exceções: Na pediatria, será permitida somente a entrada de um visitante por dia para cada paciente, com prioridade para os pais da criança e/ou avós. Nas alas central e cirúrgica, somente um visitante por dia para cada paciente, com exceção do acompanhante.
Na maternidade, somente um visitante ao dia, por paciente, terá entrada liberada - com exceção do acompanhante. A prioridade será do pai do recém nascido e/ou avós. Já nos apartamentos, serão permitidos dois visitantes por dia para cada paciente, também com exceção do acompanhante.
Fica restrita a entrada de gestantes e pessoas que apresentem qualquer tipo de sintomas respiratórios (tosse, resfriado, febre) nas dependências do Hospital de Clínicas de São Sebastião.
De acordo com o interventor do hospital e assessor de departamento da secretaria municipal de Saúde (Sesau), Márcio Tenório, a nova rotina tem o intuito de preservar a saúde dos pacientes, visitantes e acompanhantes, e restringe o número de visitas por um período indeterminado, ou até que a pandemia esteja controlada. “Unimos o empenho da Sesau, em nome do secretário Aldo Conelian Júnior, e a experiência dos funcionários do hospital em favor da população, que espera receber o que investe na cidade em uma boa prestação de serviços”, completou.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Festa do Padroeiro Senhor Bom Jesus abre agenda cultural em São Sebastião

São Sebastião - A Festa do Padroeiro Senhor Bom Jesus abriu na noite dessa quinta-feira, dia 6, a agenda cultural desenvolvida pela Prefeitura de São Sebastião por meio da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo). Os agitos prosseguirão com outras atividades religiosas, artísticas e de entretenimento até o próximo domingo, dia 9.
O primeiro evento, promovido pela comunidade Senhor Bom Jesus, na Enseada, Costa Norte do município, será realizado no campo da praia do bairro, em frente à escola Frúgoli, a partir das 19h. Segundo o coordenador João Freitas Filho, haverá sorteio de prêmios, barracas de alimentação e concurso de videokê. Como parte da festividade, shows com o cantor João Marcos Juliano, na sexta-feira, dia 7; com a banda Os Harry’s, no sábado, 8 e com o Ministério de Adoradores do Céu, no domingo, dia 9. Ainda no domingo, às 8h, haverá procissão e apresentação da banda municipal “Maestro Ladislau de Mattos”.
Outra atividade de cunho religioso está prevista para ocorrer em Barra do Una, na Costa Sul, de sexta a domingo. Trata-se da Festa do Bom Jesus, na capela Nossa Senhora do Carmo. Na abertura, show com a banda Forró pra Balançar. No sábado, a apresentação artística ficará por conta da banda Novo Astral e no domingo, com Os Harry’s, sempre a partir das 19h.
No sábado, das 8h às 17h, acontecerá o “Dia em lazer para crianças”, na Escola Municipal “Verena de Oliveira Dória”, na Topolândia, região central da cidade. No CAE (Centro de Apoio Educacional) do São Francisco, será realizada a 2ª Festa da Amizade, com barracas de alimentação e show com o grupo Pronúncia no Olhar, a partir das 18h. Ás 20h, o Teatro Municipal servirá de palco para o espetáculo “Euphonismo”, com a orquestra de metais composta por profissionais que atuam nos diversos segmentos instrumentais de São Paulo. “Porque hoje é sábado”, continua a todo vapor no calçadão da Rua da Praia. Com início às 21h, o musical com Claudinho e Trio Acústico levará ao público presente muita bossa e MPB. E das 10h às 22h, ocorrerá a exposição e venda de artesanato nas dependências da Sectur, também na Rua da Praia. Esta exposição será reaberta ao público às 13h de domingo, dia 9, com encerramento às 22h.
Para o Dia dos Pais, a secretária Marianita Bueno aprovou a realização de um “especial” com muitas atividades a serem desenvolvidas a partir das 14h na área de lazer do bairro da Olaria, na região central da cidade. O encerramento da festa ficará por conta do grupo Papo de Samba. A 2ª Festa da Amizade, no São Francisco,agitará o bairro com a banda Barriga Verde, a partir das 18h, fechando a programação de final de semana.
Serviço: Os ingressos para o espetáculo “Euphonismo” devem ser retirados na bilheteria do Teatro Municipal; a inteira custa R$ 15,00 e a meia R$ 7,00. Outras informações pelos telefones 3892-4489 e 3892-4462.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Defesa Civil de São Sebastião participa de curso de manuseio de animais peçonhentos

São Sebastião - Integrantes da Defesa Civil de São Sebastião participarão na próxima segunda-feira, dia 10, do curso de manuseio de serpentes que será realizado no Instituto Butantã, em São Paulo. Este curso tem como objetivo capacitar os integrantes da Defesa Civil, tanto na capturas desses animais peçonhentos, quanto em situações de resgate de pessoas na mata atlântica.
Segundo o secretário de Segurança Urbana, Vicente Perine Junior, é muito importante que a Defesa Civil esteja habilitada em lidar com este tipo de animal. “Em um possível resgate de pessoas na mata atlântica, a equipe poderá encontrar, no percurso, alguns bichos, dentre eles as serpentes, por isso eles deverão estar preparados para este tipo de situação”, finaliza Perine.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Punições na Copa Sebastianense de Futsal rendem 248 litros de leite

São Sebastião - As punições impostas aos jogadores, às equipes e também aos árbitros durante as partidas válidas pela 1ª Copa Sebastianense de Futsal, já renderam 248 litros de leite, os quais serão revertidos ao Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião Entre as penalidade estão os cartões amarelos e vermelhos, além dos atrasos nas partidas.
Segundo informações do chefe de divisão de Eventos Esportivos, Carlos Eduardo Teixeira, o Zullu, com as inscrições das 35 equipes participantes, entre elas seis no Feminino, quatro no Veterano e 25 no Adulto Masculino, num total de 420 atletas, foram arrecadados ainda 74 pacotes de fraldas geriátricas.
A primeira final do campeonato ocorreu na noite dessa quarta-feira, dia 5, na Enseada, Costa Norte do município, entre o Juventus e o Naja, respectivamente primeiro e segundo colocados na classificação geral. Devido ao empate em 3 a 3, no tempo normal da partida, o título foi decidido nos pênaltis que deu ao Juventus o título de campeão regional por 3x2. Os dois times já estão classificados para a fase final da Copa.
Na categoria Adulto Masculino, pelo Grupo A, os jogos começaram no último dia 2, no CAE (Centro de Apoio Educacional), do Pontal da Cruz com o Porto Grande x Capitão Rosa e C.A. Portal x Cones, respectivamente às 19h e 20h. Pelo Grupo “B”, jogaram na segunda, dia 3, o Imprensa Livre x Kotus, às 19h; o Tebar Praia Clube x E.C. Canto do Mar, às 20h e o A.D Barequeçaba x Tebar Praia Clube, às 21h. Na terça-feira, dia 4, as equipes dos Grupos “A” e “B” entraram em campo com o A.D Barequeçaba x Imprensa Livre, Pão de Açúcar x Porto Grande e Foto Centro x Madeireira Rezende.
A final da Região Central está marcada para a próxima sexta-feira, dia 7, no CAE do Pontal da Cruz, com início às 21h, entre o primeiro colocado do Grupo “A” e o primeiro do Grupo “B”.
Ainda no Adulto Masculino pela Costa Sul as partidas tiveram início na noite de quarta-feira, dia 5 de agosto, entre o Palermo F.C e o Sonic’s, o Costa sul Bebidas e o Sport Maresias, e o Real Toque-toque e o Grafutil. Na noite desta quinta, dia 6, o confronto será entre Sonic’s e Costa Sul Bebidas, Palermo F.C e Sport Maresias e Pousada da Foca F.C e Real Toque-toque Pequeno. Na sexta-feira, dia 7, as disputas continuarão com o Real Toque-toque x Sonic’s, Palermo F.C x Grafutil e Pousada da Foca F.C x Costa Sul Bebidas. O campeonato prosseguirá no sábado, dia 8, com o Costa Sul Bebidas x Palermo F.C, Sport Maresias x Grafutil e Sonic’s x Pousada da Foca Futebol Clube. Todas as partidas são realizadas na quadra de esportes de Toque-toque Pequeno em três horários distintos: às 19h, 20 e 21h. A final está prevista para ocorrer no próximo dia 10, a partir das 19h, entre o primeiro e segundo colocados na classificação geral.
No Veteranos, em Juquehy, o Pousada da Foca F.C enfrentou o Só Alegria, às 20h30 de segunda-feira, dia 3.
A rodada da categoria Feminina em Toque-toque, marcada para o dia 5 de agosto, foi cancelada e transferida para o próximo dia 12 entre a Escolinha de Futebol 1º Passo e o Revelação e entre o Barra do Uma F.C.F e Sport São Sebastião.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura de São Sebastião recupera trechos de ruas em Boiçucanga e Cambury

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria das Administrações Regionais (Seadre), iniciou nesta semana a recuperação dos piores trechos de algumas ruas de terra localizadas nos bairros de Boiçucanga e Cambury, ambos na Costa Sul do município.
O objetivo é amenizar a dificuldade vivida pelos moradores em função das chuvas que caíram na região. Para isso, os funcionários da Regional de Boiçucanga depositaram nos respectivos locais bica-corrida.
De acordo com a Administração Regional da Costa Sul, o serviço apropriado só deve ser realizado após a secagem e drenagem das ruas.
Dentre as vias públicas que receberam a melhoria estão: Estrada Beira-Rio, Itapuã, Avaí Scarpa, Francisco Scarpa, Albatroz, Hemitério Vicente, Tijucas e Rio das Pedras.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião inicia Campanha de Vacinação contra a raiva em cães e gatos

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), dá início, na próxima segunda-feira, dia 10 de agosto, à Campanha de Vacinação Contra Raiva em cães e gatos. O objetivo da Secretaria é vacinar aproximadamente 12 mil animais.
De acordo com a chefe de Divisão de Zoonoses da Sesau, a veterinária Wania de Araújo Moreira, a vacinação é gratuita e não apresenta efeito colateral. "Qualquer cão e gato com mais de três meses de idade deve tomar a vacina, inclusive cadelas que estejam prenhas", alertou.
A raiva é uma doença letal, causada pelo Rhabdovirus e transmitida ao homem pela mordedura, arranhadura ou até mesmo pelo simples contato com a saliva de animais domésticos (cães e gatos) e silvestres (morcegos, macacos e raposas), atingindo o sistema nervoso do indivíduo contaminado. O cão que atacar uma pessoa deve ser observado por dez dias, para que sejam detectados os sintomas da doença. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Fundart Informa

Ubatuba - Cursos Fundart Volta às aulas será dia 17
Os cursos Fundart terão reinício no próximo dia 17. As aulas foram adiadas tomando como parâmetro a decisão da Prefeitura de Ubatuba junto à Secretaria da Educação.

“Com quantas memórias se faz uma canoa” Livro e DVD estão à venda na Fundart.
Lançados na Fundart no primeiro semestre deste ano , os dois importantes registros de cultura caiçara encontram-se à venda na Fundart – Praça Nóbrega, 54. Maiores informações pelos telefones (12) 3833-7000/7001.
O projeto “Com quantas memórias se faz uma canoa” – A cultura do uso e feitio das canoas de “um só pau” no município de Ubatuba, SP – tem realização do Instituto Costa Brasilis; Instituto Oceanográfico – USP. O patrocínio é da Petrobrás; Governo Federal (lei de incentivo fiscal – MinC) e apoio da Fundart. Os autores são: Márcia Regina Denadai, Maria Angélica Oliveira Gonçalves, Débora Olivato e Alexander Turra.

Concurso Literário Ubatuba/2009 Lançamento será em 04/setembro
A Fundart promoverá o Concurso Literário Ubatuba/2009 no próximo dia 04 de setembro. Na sequência dia 08, estarão abertas as inscrições cujo encerramento se dará dia 02 de outubro. A entrega dos prêmios irá acontecer dia 04 de dezembro.
Como acontece todos os anos teremos o XXI Concurso de Poesia Estudantil “Idalina Graça”; XXIIConcurso de Poesia “Idalina Graça”; XVI Concurso de Conto “Washington de Oliveira; VIII Concurso de Texto de Teatro “Tia Helô”, (adulto/infantil).
Informações pelos telefones: (12) 3833-7000/7001. Poderão participar do Concurso Literário Ubatuba/2009 todos os residentes no Vale do Paraíba e Litoral, exceto funcionários da Fundart e componentes da Comissão Organizadora, bem como as pessoas envolvidas na organização.

V Festival Gastronômico de Ubatuba Fundart é parceria cultural
A AREUBA – Associação de Restaurantes de Ubatuba – promove a partir de hoje, na Vila Gastronômica, com sede nas dependências do Restaurante Oásis – Praia Grande, o V Festival Gastronômico de Ubatuba – Mar e Mata, Saber e Sabor. O evento terá início às 20h00.
Realização AREUBA; Abrasel – Associação Brasileira de Hotéis e Restaurantes – SP; Patrocínio Ultragaz; Prolim; Parcerias institucionais: Unisantos; Parque Estadual Serra do Mar Picinguaba; Mosaicos.
Apoio: Prefeitura de Ubatuba; Fundart; Associação Comercial de Ubatuba; Unitau; Sinhores – Sindicato de Restaurantes, Bares e Similares do Litoral Norte.
O evento vai de 06 à 30 de agosto.

CD “Dias de Caiçara - Música” Já à venda na Fundart
Os CDs do projeto multimídia Dias de Caiçara, da Dialeto Latin American Documentary, cujo lançamento se deu na Fundart recentemente, já se encontra à venda na Fundart – Praça Nóbrega, 54. O trabalho é o registro da música caiçara tradicional bem como de suas influências, pela primeira vez gravada profissionalmente. O álbum duplo vem acompanhado de livreto sobre o assunto e se reveste de grande importância, para apreciadores e estudiosos da nossa cultura tradicional.

V Festival da Cultura Popular Caiçarada começa dia 21/agosto
O V Festival de Cultura Popular – Caiçarada, terá sua abertura no próximo dia 21 deste mês. Veja programação abaixo:

21 Sexta Feira - Auditório e Salão de Exposições Fundart
20h00 Abertura da Exposição de Folclore
20h30 Homenagens Caiçaras - Tradição

25 Terça-feira – Auditório Fundart
20h00 Palestra

27 Quinta-feira – Auditório Fundart
20h00 Palestra

28 Sexta-feira – Praça de Eventos – Av. Iperoig
20h00 2º Encontro de Contadores de Causo “João de Souza”
21h00 - Apresentação do Grupo “O Guaruça”

29 Sábado
14h00 1º Encontro de Dança de Bois de Ubatuba
21h00 2º Festival de Viola “João Alegre”

30 Domingo
10h00 Encontro de Grupos Folclóricos
(Fonte: Fundart)

O N.U.V.E.M. traz para a cidade,no próximo dia 08 de agosto,o show Sons do Brasil
com Dudu Quirino Quarteto.

Ubatuba - O Quarteto formado por Dudu Quirino - trompete, Rafael Furtado - contrabaixo, Gabriel Marotti - bateria, Léo Magalhães - guitarra, trará ao público interpretações de músicas de qualidade, com um repertório que conta com ritmos como bossa nova, baião e samba. Egberto Gismonti, Hermeto Paschoal, Dorival Caymmi e Gilberto Gil serão lembrados, temperando uma noite ricamente brasileira.

Serviço:
Show Sons Do Brasil - Dudu Quirino Quarteto
Dia 08 de Agosto - 21hs
Sala ArtAud Nas Nuvens - Passeio Santa Fé
Rua Conceição, 180 - Centro - Ubatuba
Ingressos: R$ 10,00 / R$ 5,00 (estudantes, professores e melhor idade)
Informações e reservas: (12) 9178.8452 - Patrícia / celebreirosubatuba@gmail.com

Apoio: Chalés da Tilô / Restaurante Talismã / Celso's Restaurante / Barone Pizzaria / Design no Trópico / Zanotto Digital / Papillon Buffet e Eventos / Ubatuba em Revista / Rádio Gaivota FM
Realização: OSC Celebreiros Ubatuba

LEMBRANDO QUE dia 09 de Agosto tem Rodízio de Pizza + Arte! - reserve já seu convite - (12) 9178.8452 - Patrícia / 9769.7575 - Marilena - R$ 20,00
A Celebreiros Ubatuba agora tem Twitter - http://twitter.com/celebreirosuba
(Fonte: OSC Celebreiros Ubatuba)

Em caso de suspeita da nova gripe, orientação da secretaria de Saúde de Ubatuba é procurar unidades do PSF

Ubatuba - Cerca de 100 funcionários da Secretaria da Saúde, entre médicos da Santa Casa e do Programa de Saúde da Família (PSF), bem como enfermeiros, agentes de saúde e até mesmo dentistas e fisioterapeutas, estiveram reunidos nesta quinta-feira, 6. O objetivo do encontro foi discutir a situação da gripe A(H1N1) no município e as novas medidas sugeridas pelo Ministério de Saúde, relativas ao controle da doença. Na manhã desta sexta-feira, 7, profissionais da Secretaria de Educação passarão por treinamento para identificar e saber lidar com possíveis casos dentro das escolas.

PSF de Portas Abertas
A estratégia é implantar o sistema “PSF de Portas Abertas para Sintomáticos Respiratórios” nas unidades de saúde e Pronto-Atendimentos dos bairros, dando prioridade absoluta de atendimento a esses pacientes. Portanto, todo cidadão que apresentar sintomas como febre acima de 38º e tosse, acompanhada ou não de dor de cabeça, coriza, vômitos e outros, deve procurar a unidade de saúde mais próxima para receber o encaminhamento necessário, no horário das 7 às 17h. A Santa Casa só deve ser procurada caso seja necessário atendimento médico fora de horário de funcionamento dos postos.
Segundo o coordenador do Programa de Saúde da Família, Alessandro Cacciatore, trata-se de uma “medida antipânico”, que tem o objetivo de prevenir novos casos e evitar o congestionamento da Santa Casa. “A maioria dos casos evolui bem em casa, com a orientação dos profissionais do PSF. A Santa Casa só deve ser procurada com o encaminhamento do PSF, em casos extremos.”
O secretário de Saúde, Clingel Frota, esteve na reunião e afirmou que essas medidas são preconizadas pelo Ministério da Saúde e visam conter a pandemia que está se espalhando por todo o mundo. “Nós estamos colocando em prática o plano emergencial que está sendo adotado em todo o país. O envolvimento de todos os funcionários da área da saúde é muito importante. Nós precisamos ter um estreitamento de relações entre o PSF e Santa Casa, para que o protocolo seja cumprido e que todos tenham um atendimento adequado. Neste sentido, a população também precisa colaborar, evitando o pânico e se adequando às medidas do Sistema Único de Saúde.”

Sobre a nova gripe e formas de prevenção
A nova gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus A (H1N1). A transmissão se dá de pessoa para pessoa, através de aperto de mão, beijo, contato físico, além de objetos infectados com secreções respiratórias e fluídos corporais de pessoas infectadas. Os sintomas básicos são: febre, dores nas articulações e tosse acompanhadas ou não de dores de cabeça.
O Ministério da Saúde orienta a população a evitar locais cheios de pessoas, contato direto com pessoas doentes, não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal, evitar tocar olhos, nariz ou boca e lavar as mãos frequentemente com água e sabão. Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar contato com doentes, roteiro de viagens recentes e não usar medicamentos sem orientação médica.
Grupos de risco, como gestantes, obesos, pacientes com problemas cardiovasculares; pacientes oncológicos, idosos, maiores de 60 anos e crianças abaixo de 5 anos; imunodeprimidos, asmáticos e outros doentes crônicos devem tomar cuidado especial com as medidas preventivas.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Cine Porto - 3833 -2066
Semana de 07/08 a 13/08/2009

“Harry Potter e o Enigma do Príncipe”
Aventura!!!!!Dublado!!!!!!
Ás 15:30hs – 18:10hs – 21:00hs

Toda 4ª feira,"4ªfeira maluca"
Todos pagam R$ 4,00

Nosso site : www.cinemasdolitoral.com.br
 


Clique para acessar o site

Em algum lugar do passado

Ubatuba - Releitura da musica tema do filme "Em algum lugar do passado" com imagens de Luiz Tolosa e edição e Emilio Campi:


 

Poesia Topo

Anuncie

Feliz aniversário de 2025 anos

No dia 05 de agosto,
no ano 16 antes de Cristo,
começou a se cumprir
o que, pela voz dos profetas,
tinha sido predito.

Um novo capítulo
dos planos de Deus foi inaugurado:
um coração imaculado
para o verbo amor se tornar carne,
habitar entre nós,
amar e ser amado.

Dia em que as potências do céu
foram abaladas,
anjos e pássaros
fizeram revoadas,
um suave perfume de rosas
veio do jardim do Éden
e uma grande comoção
atingiu os patriarcas e profetas,
os santos e santas de Javeh:
O dia do nascimento
de Maria de Nazaré.

Félix Cabral


PAU À PIQUE E SAPÊ

“Minha saudade é minha cidade
feita de estrada de chão
de pau á pique e sapê
céu azul violão caminhão
e muita paz pra viver...
Bola de gude pião
alazão sabiá e a canção
que eu fiz pra você...
É tão bom namorar
na praça da matriz
o maestro Pedrinho a retreta
o filhinho e a gente feliz...
Vem Ophélia cantar
vem João alegrar
essa terra que encerra
um tesouro escondido
na serra do mar...
E o futebol daqui tem o
João Gonzaga, Toninho, Didi
tem Renato Teixeira, tio Ciro
Bidico e até o Gostosura
e o Tuta á sorrir...
E agora vem Dedé
com a bola no pé
mostrando que Medeiros
não foge da luta e labuta
com fé...
Que saudade que dá
dos velhos carnavais
vô Lindolfo gritando
“Prega fogo!”
é coisa que não volta mais...
Por falar em voltar
é doce recordar
o Amaro e o Bimba
batucando um samba em frente
ao Tom Bar...
Boi do Veja, carroça do Bié
Seu thomaz... Bar do Gino
Itubaína... Gini...
que saudade me traz...”

Capopi

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo


 

Nossos Comerciais!

Um dia na S.O.S. Cão Caraguá


Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia do Sapé  © Luciano Cancelier

Praia do Sapé
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editora: Emiliane Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor