Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 10 de Agosto de 2009 - Nº 2128 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região
Petrobras realiza transporte de equipamento pesado entre São Sebastião e Caraguatatuba

Caraguatatuba
Nota oficial: Caraguá de luto
Alunos do Módulo Promovem Palestra Informativa Sobre A Gripe A (H1NI1)
Cidade prepara seu Plano Plurianual
Coloque suas contas em dia!
Gobetti cobra mudança de itinerário de empresa de ônibus
Kazon leva atendimento médico ao Casa Branca no Projeto ATENDA
Lobinho atento com a saúde de Caraguá

Ilhabela
Colucci inaugura Padaria Escola e garante qualidade da merenda escolar em Ilhabela
Prefeitura de Ilhabela intensifica trabalho contra à Dengue
Prefeitura de Ilhabela vai financiar recursos para melhorar malha viária
Câmara vota alteração no Regimento Interno na próxima segunda-feira

São Sebastião
Abertas as inscrições para o projeto Guri em São Sebastião
Dia municipal do HipHop é comemorado em São Sebastião
Ernane entrega reforma no campo do Boiçucanga e anuncia novas obras para Costa Sul
PH cria projeto de lei para homenagear antigo morador do bairro do Itatinga em nome de rua
Conselho Municipal de Inclusão Digital é criado por projeto de lei de autoria do vereador PH

Ubatuba
Missa de 7º dia
Palestra gratuita do Sebrae na Aciu:
Em caso de suspeita da nova gripe, orientação da secretaria de Saúde de Ubatuba é procurar unidades do PSF
Rotary informa
Aciu informa: Vagas de Emprego
O N.U.V.E.M., através da OSC Celebreiros Ubatuba, tem o imenso prazer de convidar à todos para o show Simbiose, com o grupo Axial, comemorando o 1º Aniversário da OSC Celebreiros Ubatuba
Controle de Zoonoses de Ubatuba apreende 120 pacotes de raticidas a base de chumbinho
Profissionais da Secretaria de Educação de Ubatuba recebem instruções sobre nova gripe
Direção da Santa Casa passará por processo de transição

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Petrobras realiza transporte de equipamento pesado entre São Sebastião e Caraguatatuba

A Petrobras realizará uma operação para transporte de equipamento pesado do Porto de São Sebastião à UTGCA – Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato, em Caraguatatuba, pela rodovia SP-55, entre 10 e 14 de agosto.
A Carga Pesada Engenharia e Transporte será responsável pelo trabalho com acompanhamento de escolta própria e apoio da Secretaria de Segurança Pública de São Sebastião até o quilômetro 120, continuando daí para frente a supervisão através do DER – Departamento de Estradas de Rodagem.
O início do transporte será na madrugada de domingo para segunda-feira, dia 10 de agosto, a partir da 1h, evitando maiores transtornos aos veículos que trafegam pela SP-55. A previsão é de que o transporte tenha duração máxima de quatro horas e meia, chegando às dependências da UTGCA a partir das 5h30.
É importante destacar que a operação acontecerá até o dia 14 de agosto, sempre durante a madrugada, quando em média quatro carretas (por dia), com tamanho e largura especiais, realizarão o percurso de 36 quilômetros entre São Sebastião e Caraguatatuba. Durante o transporte, um trecho de 500 metros entre o Porto de São Sebastião e a avenida Guarda Mor Lobo Vianna e também um trecho de serra da SP-55 serão interditados.
O equipamento que será transportado corresponde à montagem da DPP (Dew Point Plant) ou Unidade de Acerto de Ponto de Orvalho, que será responsável pelo processamento do primeiro gás da UTGCA, em 2010.
Para mais informações a Petrobras disponibiliza um canal de comunicação direto com a população por meio do telefone gratuito 0800 77 00 112 ou através do e-mail comunica.unbs@petrobras.com.br


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Nota oficial: Caraguá de luto

Caraguatatuba - O prefeito em exercício de Caraguá, Antonio Carlos Jr., decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do ex-prefeito José Sidney Trombini.
Chefe do Executivo de 1993 a 1996, Trombini faleceu na tarde do último domingo (09) em São José dos Campos. Seu corpo está sedo velado na Câmara e será sepultado no cemitério municipal às 15h30.
No decreto n.º 145/09, AC Jr. estipula, ainda, bandeiras hasteadas a meio pau e devidas homenagens ao falecido e assistência à família, sem prejuízo das atividades normais.

Alunos do Módulo Promovem Palestra Informativa Sobre A Gripe A (H1NI1)

Caraguatatuba - Os alunos do 4ª semestre do curso de Enfermagem do Centro Universitário Módulo promovem, no dia 10 de agosto, uma ação informativa sobre a gripe A (H1N1) em todas as salas de aulas da instituição, nos períodos matutino e noturno. A ação tem como objetivo conscientizar as pessoas e estimulá-las a tomar as devidas precauções para evitar a disseminação do vírus e divulgar tais atitudes no meio social em que trabalham ou habitam.
Os estudantes do Módulo palestram por 30 minutos sobre a definição da doença, grupos de risco, sinais e sintomas, tratamentos, notificação, prevenção e cuidados. Durante a ação, os alunos vão enfatizar a necessidade da higiene correta das mãos e darão um panorama regional sobre a doença. A questão dos adiamentos de aulas e provas também será abordada.
A gripe A é uma doença respiratória causada pelo vírus Influenza A, chamado de H1N1. Ele é diferente do H1N1 totalmente humano que circula nos últimos anos, por conter material genético dos vírus humanos, de aves e suínos, incluindo elementos de vírus suínos da Europa e da Ásia. De acordo com o último levantamento do Ministério da Saúde, existem 17.277 pessoas no Brasil com suspeita da nova gripe. Desse total, foram confirmados 2.959 casos de influenza A.(Fonte: UniMódulo)

Cidade prepara seu Plano Plurianual

Caraguatatuba - Representantes das secretarias municipais reuniram-se nesta quinta-feira (06) para receber orientações sobre a elaboração do Plano Plurianual da cidade. Após a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias na Câmara, em 30 de junho, a prefeitura deve entregar aos vereadores o projeto que guiará as ações do Poder Executivo nos próximos quatro anos.
A apresentação foi feita pela secretaria de Planejamento, que reforçou a importância do envolvimento de todos os setores da prefeitura na elaboração do PPA. “Cada um sabe de suas necessidades, por isso hoje nos reunimos para garantir que o PPA esteja alinhado, inclusive, com o plano de governo do prefeito”, explicou a diretora do Planejamento, Luz Marina.
O objetivo é ter o PPA pronto no final do mês de agosto. Durante a próxima semana, cada secretaria irá elaborar seu plano, que passará pela organização e aprovação do prefeito. Luz Marina lembrou que os responsáveis devem pensar em economia. “Essa é a tendência de toda prefeitura, ainda mais em tempos de crise”, disse.
Pensando ainda em economia, a secretaria de Planejamento desenvolveu um programa de suporte para os secretários pleitearem recursos dos governos Estadual e Federal, além das emendas parlamentares dos deputados. “Vocês não precisam se limitar ao orçamento, mas sim prever verbas de outras esferas, que nós o ajudaremos a conquistar”, afirmou Luz.
Segundo o secretário da Fazenda, Silvio Tavares, é orientação do prefeito Antonio Carlos a participação de todos na elaboração do PPA. “Antes de viajar ele me pediu que eu desse esse recado a vocês, porque sabe que cada um agirá com responsabilidade, visando sempre o melhor para o município”, reforçou.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Coloque suas contas em dia!
Se você não tem débitos com a prefeitura, desconsidere este comunicado

Caraguatatuba - Se você está em débito com a prefeitura de Caraguá, agora tem até 1º de setembro para negociar o parcelamento de sua dívida isento dos juros e multas.
O benefício está previsto em lei complementar sancionada pelo prefeito no início de julho. As dívidas vencidas até dezembro de 2008 podem quitadas nas seguintes formas de pagamento:

100% de desconto sob juros e multas: à vista ou em até 3 vezes
80% de desconto sob juros e multa: parcelamento em até 6 vezes
60% de desconto sob juros e multa: parcelamento em até 8 vezes
50% de desconto sob juros e multa: parcelamento em até 10 vezes

Caso opte pelo pagamento à vista, preencha o requerimento disponível no site www.caraguatatuba.sp.gov.br  e envie para o e-mail dividaativa.fazenda@caraguatatuba.sp.gov.br.
Para as demais opções, você deverá comparecer com o requerimento preenchido, ao setor de Dívida Ativa, e com os seguintes documentos: carnê de IPTU ou a inscrição municipal do imóvel; RG e CPF do proprietário do imóvel.
Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 9h às 16h30
Central de Atendimento: Dívida Ativa: (12) 3882-5451 ou 3897-8182.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Gobetti cobra mudança de itinerário de empresa de ônibus

Caraguatatuba - Visando facilitar a locomoção de inúmeros trabalhadores e munícipes, o vereador do PDT Wilson Agnaldo Gobetti fez cobranças a Empresa Litorânea Transportes Coletivos.
O parlamentar, por meio de requerimento, cobra uma satisfação sobre a possibilidade de estender o itinerário da linha de ônibus intermunicipal Caraguá - São Sebastião, até a Praça José Rebello da Cunha, localizado em frente ao Fórum de Caraguatatuba.
Segundo Wilson Gobetti, que por duas vezes foi presidente da Câmara Municipal, a idéia ajudaria e muito os munícipes. “Os postos de trabalho e o comércio localiza-se na região central da cidade, sendo de essencial importância que o itinerário seja esticado até a Praça próxima ao Fórum, facilitando assim a locomoção daqueles que fazem este trajeto”, justificou.
Diversos trabalhadores usam diariamente o transporte coletivo. O vereador autor da propositura lembra que existem muitos moradores de Caraguá que trabalham em São Sebastião. “É um transtorno que precisa ser repensado. Temos que pensar na comodidade dessas pessoas, que trabalham duro o dia todo e ainda perdem tempo de descanso” disse.
“Os munícipes de Caraguatatuba sabem que sempre poderão contar comigo. Vou seguir lutando pelo interesse da nossa população. Pelo bem estar dos caraguatatubenses”, finalizou.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Kazon leva atendimento médico ao Casa Branca no Projeto ATENDA

Caraguatatuba - Em sua quarta edição, o Projeto ATENDA do vereador Omar Kazon (PR) esteve na última quinta-feira no bairro Casa Branca para atendimento aos munícipes, que puderam receber gratuitamente em seu bairro a visita de um médico.
De acordo com a assessoria do parlamentar, aproximadamente 50 pessoas marcaram presença no evento, que além de cuidar da saúde, tiveram a oportunidade de fazer reivindicações e expor os problemas da comunidade.
Com um trabalho voluntário, juntamente com sua equipe, o cardiologista Carlos Eduardo Antunes de Oliveira (Cale) atendeu a população e elogiou Omar Kazon pela iniciativa.
“O vereador Kazon realiza um trabalho social importante, levando para comunidade um serviço que as pessoas não podem buscar, não tem condições. Por isso viemos para ajudar, pois há um trabalho sério, honesto”, comentou.
O médico, que realiza esse trabalho semanalmente em cidades do Vale do Paraíba, conta em sua equipe com um enfermeiro para a realização do eletrocardiograma e um assessor para fazer o exame de Glicemia.
Todos aqueles consultados durante o Projeto ATENDA e que necessitavam de cuidados receberam, também sem nenhum custo, remédios para o devido tratamento.
“Agradecemos à presença do doutor Cale que valorizou ainda mais o ATENDA que tem contribuído bastante para detectarmos os problemas de nosso município e tentarmos dessa forma solucionar junto ao Executivo”. “Temos que ressaltar também que estamos tendo todo o apoio do prefeito Antonio Carlos para a realização do nosso projeto”, disse Omar Kazon.
Mesmo embaixo de chuva, o vereador e atual presidente da Câmara de Caraguatatuba caminhou pelo bairro junto com seus assessores. Além disso, marcou presença na UBS, creche e escola do bairro.

População satisfeita com projeto
Omar Kazon teve o trabalho reconhecido pelos munícipes, que elogiaram a sua iniciativa. “Esse projeto do vereador Kazon é legal. É um sinal que o vereador está preocupado com o povo”, falou Célia Aparecida da Silva, satisfeita com a visita de um profissional da saúde. “A vinda desse médico foi ótima. Muitos não tem condições de ir ao médico e agora ele está perto de nós”, completou a moradora do Casa Branca.
A opinião de Célia vem de encontro com o objetivo do vereador, que reconhece a dificuldade da população em ter o contato com o médico. “Fico muito satisfeito em poder colaborar com essas pessoas. Todos nós sabemos que é difícil marcar uma consulta, principalmente com especialistas. Além disso, existe a dificuldade dos munícipes em sair de suas casas para ir ao hospital ou postos de saúde”, explicou Omar Kazon.
No Casa Branca há 45 anos, Benedito André dos Santos também agradeceu ao parlamentar pelo Projeto ATENDA. “Quero dizer que foi muito bom isso tudo. É a primeira vez que acontece algo do tipo aqui. Para conseguir um cardiologista em Caraguá, levei quatro meses, e agora, sem ir para longe de casa, adiantei essa consulta”, diz o morador, que aproveitou para pedir o recapeamento das ruas do bairro.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Lobinho atento com a saúde de Caraguá

Caraguatatuba - Integrante da Comissão Permanente de Saúde, o vereador Agostinho Lobo de Oliveira, do PSDB, está em busca de melhorias no atendimento da área da saúde em Caraguatatuba.
Em requerimento, já protocolado no Legislativo, Lobinho quer que seja disponibilizado o kit para controle de diabetes, na rede municipal de saúde de Caraguá. “Esse kit (para controle de diabetes) é de suma importância, pois o número de munícipes portadores da doença é grande. Por isso elaborei essa propositura, tenho certeza que o kit contribuirá bastante para controlar a diabete de diversos moradores de nossa cidade”, explicou.
Segundo Lobinho, muitos dos que sofrem de diabete o procuraram para reclamar, alegando que nas Unidades Básicas de Saúde não encontram o kit para controle. Em outro requerimento, o vereador requer ao Executivo, informações sobre a possibilidade de ser construída uma cobertura externa na UBS do bairro do Tinga.
O problema pôde ter sido detectado pelo próprio parlamentar, que junto com a Comissão de Saúde visitou a unidade, no início de maio. “As pessoas quando procuram os postos de saúde, já estão de alguma forma fragilizadas, e muitas vezes, precisam se proteger da chuva ou do sol quente enquanto aguardam na fila”, justificou o motivo da elaboração da propositura.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Colucci inaugura Padaria Escola e garante qualidade da merenda escolar em Ilhabela

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), inaugurou na manhã desta sexta-feira (7/8) o projeto “Padaria Escola” na Secretaria de Educação, com direito a primeira fornada de pães.
De acordo com Colucci, a decisão de investir em uma nova padaria veio da necessidade de proporcionar melhor qualidade no alimento que será consumido por todas as crianças da rede municipal de ensino, além de alunos das escolas estaduais e entidades conveniadas. “Quem ganha com isso é a nossa população e eles merecem o nosso empenho e a merenda é muito importante para os alunos”, garante o prefeito de Ilhabela. Em sua fala Colucci também ressaltou o empenho de todos os funcionários da Educação e de Obras que finalizaram a padaria em pouco mais de um mês, para que os alunos recebam o pão no início das aulas.
A secretária de Educação, Lídia Sarmento, se emocionou e agradeceu toda a sua equipe. “Esses momentos não são feitos apenas de uma pessoa e fico feliz porque conseguimos este resultado e de saber que hoje nossos alunos vão comer o pão feito aqui”, comentou.
Já o presidente da Câmara de Ilhabela, Valdir Veríssimo que é professor, aproveitou o momento para parabenizar o trabalho desenvolvido na Secretaria de Educação. “Estamos caminhando e contribuindo para o crescimento da educação em Ilhabela”, discursou.
O evento contou ainda com a presença do vice-prefeito, Nuno Gallo, do Chefe de Gabinete Julio Cezar De Tullio, dos secretários de Finanças, Maurício Calil, de Esportes, Luiz Lobo, de Assuntos Jurídicos, Luis Henrique Homem Alves, das secretárias de Obras, Kátia Kornetoff, e de Assistência Social, Nanci Zanato, dos vereadores Roberto Timbada, Jadiel Vieira - Keko, Marcelo Santos, Márcio Garcia e Carlos Alberto de Oliveira Pinto, além de coordenadores, gestores e funcionários da Secretaria de Educação.
O projeto Padaria Escola conta com um espaço de 65m² e com equipamentos como câmara climática, resfriador de água, dois fornos turbo gás para 10 assadeiras, fogão industrial, balança eletrônica, carro de detrito, carro cuba, assadeiras de pão de sal, pares de luvas térmicas, duas betumadeiras e copos medidores.
Por semana serão distribuídos mais de 12 mil pães nas escolas, além disso, a padaria também atenderá também outros setores da Prefeitura, como a Garagem Municipal, Hospital Gov Mário Covas Júnior, entre outros. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura de Ilhabela intensifica trabalho contra à Dengue

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, vai intensificar as visitas casa a casa e o trabalho de orientação com a comunidade, principalmente da região da Água Branca, local com maior incidência de larvas do mosquito transmissor da Dengue, o Aedes Aegpiti.
A equipe da Vigilância Epidemiológica pretende ainda realizar um mutirão de limpeza, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, para recolher lixo que possa servir de criadouros de larva, como pneus, garrafas pet, entre outros utensílios.
Desde janeiro, Ilhabela tem contabilizado 179 notificações, com 70 casos confirmados, 70 negativados e 39 aguardando resultado.
Segundo a Secretaria de Saúde, dos 70 confirmados, 66 são autóctones e quatro importados (dois casos de São Sebastião, um de Caraguatatuba e um do Guarujá).(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura de Ilhabela vai financiar recursos para melhorar malha viária

Ilhabela - A Câmara de Ilhabela aprovou por unanimidade de votos na última semana o projeto de lei que autoriza o Executivo a contratar financiamento junto ao Banco do Brasil no valor de até R$ 600 mil para o Programa de Intervenções Viárias. Os recursos serão aplicados na aquisição de máquinas e equipamentos para a melhoria das ruas e avenidas do município.
Segundo o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a malha viária da cidade está deteriorada e precisa receber melhorias urgentes. “Como não havia previsão orçamentária para o fim específico, solicitamos a autorização legislativa para realizar tal investimento. As interferências deverão ser iniciadas no final deste mês”, explica.
Colucci disse que as intervenções vão melhorar o trânsito na cidade, além de garantir a segurança de pedestres, ciclistas e motoristas.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Câmara vota alteração no Regimento Interno na próxima segunda-feira

Ilhabela - A Câmara de Ilhabela realiza sessão ordinária na próxima segunda-feira (10/8) às 18h. Em pauta, apenas o Projeto de Resolução 3/2009, de autoria do vereador Carlos Alberto, Calinhos (PMDB), que “Modifica o inciso VI, do parágrafo 1º do artigo 168, da Resolução 2/91, que dispõe sobre o Regimento Interno da Casa de Leis”. Em suma, o referido projeto altera o texto “Moções de Palmas” para “Moções de Aplausos”.
As Moções são proposições da Casa criadas para homenagear pessoas de destacada dedicação, incentivar serviços relevantes, manifestar-se a favor ou contra determinado assunto, ou ainda, de pesar por falecimento.
Para o vereador, a mudança se faz necessária pelo fato das palmas apresentarem significados variados, como por exemplo, um sinal irônico para mostrar desaprovação. “Já o aplauso, por sua vez, é o ato ou efeito de aplaudir que, segundo o dicionário, significa festejar demonstrando aprovação e louvor’, justifica.
A sessão também poderá ser acompanhada ao vivo pela internet, através do site oficial da Casa de Leis: www.camarailhabela.sp.gov.br.  Mais informações: (12) 3896.9621 ou imprensa@camarailhabela.sp.gov.br. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Abertas as inscrições para o projeto Guri em São Sebastião

São Sebastião - Já estão abertas as inscrições para o projeto Guri – Pólo de São Sebastião para os cursos de violão, percussão e canto coral. O trabalho é desenvolvido em parceria com a Prefeitura por meio da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) e visa promover a inclusão sociocultural de crianças e adolescentes, através do ensino da música.
Para se inscrever é necessário que o interessado esteja matriculado em uma unidade escolar, seja freqüente às aulas e tenha entre 8 e 17 anos. Além disso, deve levar no ato da inscrição cópia da certidão de nascimento ou do RG, comprovante de endereço, declaração escolar e carteira de vacinação. “Para que a matrícula seja efetivada, é necessário que o estudante compareça ao Polo acompanhado pelos pais ou responsável”, informou a secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno.
Ela observou não ser necessário ao aluno ter o instrumento musical para participar das aulas, as quais serão ministradas às terças e quintas-feiras em horários variantes, ou seja, das 13h30 às 17h30 dependendo das turmas.
As matrículas são contínuas, por isso, embora as inscrições terminem em setembro, as aulas devem começar na semana do dia 17 deste mês. Até lá, os alunos poderão se inscrever, de segunda a sexta-feira das 13h às 17h, até o dia 4 de setembro, e aos sábados, nos dias 9 e 22 de agosto, das 9h ao meio dia, na sede do projeto Guri situado à rua Expedicionário Brasileiros, 240, no Centro Histórico, atrás da Sectur.

Serviço: Outras informações pelo telefone: 3893-2366.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Dia municipal do HipHop é comemorado em São Sebastião

A secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião (Sectur), em comemoração ao Dia Municipal do HipHop, preparou uma programação especial para esta data.
No dia 23 de agosto, diversas atividades acontecem a partir das 14h, na Praça de Eventos, na Rua da Praia, região central da cidade.
O evento, que é gratuito, contará com a participação de grupos locais de hiphop, como o Apartheid, A Sinfonia do Gueto, Ponto 40, W.E., Êxodos, Espírito de Rua, além de breakers e grafiteiros da cidade.
Às 18h haverá um intervalo e, às 21h, o evento encerra com o esperado show do rapper MV Bill, conhecido pela luta em favor do hiphop e defesa das comunidades carentes por meio de projetos sociais e culturais.
A programação tem o apoio do grupo Firma do Rap e da ONG Pérola Negra.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Ernane entrega reforma no campo do Boiçucanga e anuncia novas obras para Costa Sul

São Sebastião - O prefeito Ernane Primazzi entregou, na noite da última sexta-feira (07/08), a obra de reforma do campo de futebol do Boiçucanga Futebol Clube. Os serviços foram executados em parceria entre a prefeitura e a entidade esportiva. Na oportunidade, o chefe do Executivo anunciou outros serviços que serão executados brevemente na região e voltou a criticar “advogados” da cidade que estão tentando retardar na justiça o início da construção do Hospital de Clínicas da Costa Sul. A reinauguração do campo do BFC contou ainda com as presenças de diversos secretários municiais e dos vereadores Ernaninho, Marcos Jorge, Paulo Henrique Santana, Solange Ramos, Amilton Pacheco e José Reis.
“É com muita felicidade que entregamos essa remodelação do campo, feita com mão de obra da própria prefeitura. É uma obra simples, mas de uma importância muito grande. Agora, os atletas terão também o período noturno para atividades, sem contar o belo trabalho de recuperação de jovens”, afirmou Ernane.
A seguir, o prefeito relatou para centenas de moradores presentes que a Costa Sul continuará sendo privilegiada em sua administração. Ele disse que já autorizou a também a reforma do Ginásio de Esportes de Boiçucanga e que os trabalhos devem ser iniciados em no máximo dois meses. “Também superamos o último obstáculo para a iluminação na Tropicanga que deve sair no final de agosto. Já concluímos o projeto de captação de água para a Rua das Pedras, Rua da Árvore e a rua da pousada aqui perto, cujos trabalhos vão começar em setembro. Também para o ano que vem vamos cumprir o compromisso de auxiliar a instalação de uma unidade da APAE (associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) na Costa Sul, e ainda traremos para cá o Conselho Tutelar ”, afirmou.
Ernane encerrou seu discurso rechaçando mais uma vez a ação de advogados da cidade que estão tentando juridicamente prejudicar a população retardando a previsão de início da construção do Hospital de Clínicas da Costa Sul. “Não adianta. Pode ser o advogado que for, mas que o hospital sai, isso sai”, afirmou o prefeito concluindo que “o tempo é a melhor resposta que os críticos vão ter”.
O vice-prefeito e secretário das Administrações Regionais, Wagner Teixeira, agradeceu ao prefeito pelo “carinho” com que tem tratado a Costa Sul. “Este campo aqui foi construído pelo meu avô e outros moradores do bairro. Aqui temos um projeto social com mais de 300 crianças bancado pela iniciativa com ajuda da prefeitura, tirando os jovens do mundo das drogas”, disse Wagner. Para adversários políticos, o vice fez questão de frisar sua lealdade a Ernane. “Confiamos neste governo. Estou junto e sou leal à administração. Estou muito bem ao lado do prefeito”, concluiu.
O secretário de Esportes, Wladmir Rodrigues disse que estava “feliz” por participar de uma administração preocupada com o seu setor, “pois cada equipamento esportivo recuperado é também um instrumento de cidadania”. O vereador Reis, falou em nome da Câmara e ressaltou o ritmo de trabalho da administração. “Parabéns a todos pela demonstração do que estão fazendo nos primeiros meses de governo. É uma máquina administrativa acelerada”, afirmou Reis. O presidente do Boiçucanga F.C, José Maia, afirmou que “a nossa diretoria está muito agradecida ao prefeito por esse belo trabalho”. O campo de futebol teve reformas nas arquibancadas, vestiários e no gramado, além de receber uma nova iluminação para a disputa de partidas no período noturno. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

PH cria projeto de lei para homenagear antigo morador do bairro do Itatinga em nome de rua

São Sebastião - A viela Antônio Tenório dos Santos, localizada no bairro do Itatinga, terá seu nome alterado para rua João Irineu, segundo projeto de lei de autoria do vereador Paulo Henrique Ribeiro Santana, PH. Isto porque, de acordo com o vereador, João Irineu, filho de Benedito Francisco de Souza e Georgina Maria de Jesus, morou no bairro no decorrer de toda sua vida e é considerado um dos fundadores do local.
“Sua família migrou da Ilhabela para o continente no final do século IX, em 1900. João era funcionário público municipal e foi trabalhador braçal entre os anos de 1965 a 1985, vindo a falecer quando ainda estava na ativa”, relata PH. O vereador lembra que além de ser uma pessoa conhecida, João também era muito respeitado por ser um dos pioneiros do lugar.
João Irineu casou-se em 1954 com Benedita da Paiva Irineu, com quem teve oito filhos que lá nasceram e cresceram. Ainda hoje, a família do homenageado mora no bairro do Itatinga, assim como seus netos.

Conselho Municipal de Inclusão Digital é criado por projeto de lei de autoria do vereador PH

São Sebastião - Para estimular a implementação da Política de Inclusão Digital em setores municipais e apoiar a inclusão digital nas Regionais Administrativas, Secretarias e demais órgãos da administração pública, pretende-se criar o Conselho Municipal de Inclusão Digital de acordo com projeto de Lei formulado pelo vereador Paulo Henrique Ribeiro Santana, PH. O projeto será votado na sessão desta terça-feira, 11 de agosto e prevê a participação de nove representantes da sociedade civil, garantindo a representação das três regionais do município: Costa Sul, Centro e Costa Norte, todos com mandato de um ano.
Considera-se política municipal de inclusão digital o conjunto de ações, programas e políticas públicas que têm como objetivo o acesso público a meios, ferramentas, conteúdos e saberes, através das tecnologias da informação e da comunicação, por computadores conectados à rede mundial. “Gratuidade e universalidade do acesso; participação social no planejamento, implementação, gestão, avaliação e fiscalização das atividades; incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento constantes de novos mecanismos de acessibilidade são alguns dos princípios da política municipal de inclusão digital”, explica o vereador.
Ainda segundo PH, o projeto tem como objetivo central contribuir para a consolidação de uma política municipal de inclusão digital, que será estruturada pela Prefeitura e a construção de mecanismos voltados ao seu aprimoramento.
“Em uma cidade desigual como a nossa, os avanços tecnológicos aprofundam a distância entre os pólos da sociedade; porém criam, paradoxalmente, novas condições para a superação dessas desigualdades. Assim, a estruturação de uma política de inclusão digital em São Sebastião integra uma estratégia maior de inclusão social e de promoção da igualdade na cidade”, afirma PH.,
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Missa de 7º dia

Ubatuba - A engenheira civil Deborah informa a todos que a missa de 7º dia de seu filho Thiago será no próximo domingo as 9h30 na igreja São Francisco.(Fonte: ACIU)

Palestra gratuita do Sebrae na Aciu:

Ubatuba - Entendendo custos, despesas e preços de venda
Data: 17 de agosto (2ª feira)
Horário: 16h00
Local: Associação Comercial de Ubatuba (Rua Dr. Esteves da Silva, 51- Centro)
Descritivo: Orientar e esclarecer os conceitos básicos de custos e despesas. Esclarecer suas classificações, tratamentos e alocação nos itens de venda. Mostrar o impacto sobre os preços de venda na margem e nos resultados, visando oferecer melhorias na performance econômico e financeiro da empresa.
Permitir uma visão da repercussão das políticas de preço adotadas pela empresa nos resultados econômicos e financeiros.
Mostrar a agilidade que os controles financeiros, como ferramentas de gestão, dão para tomada de decisões na empresa.
Duração: aproximadamente 2 horas.
Inscrição: A palestra é gratuita e os interessados devem entrar em contato com o Posto de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba através do telefone (12) 3834 1445.(Fonte: ACIU)

Em caso de suspeita da nova gripe, orientação da secretaria de Saúde de Ubatuba é procurar unidades do PSF

Ubatuba - Cerca de 100 funcionários da Secretaria da Saúde, entre médicos da Santa Casa e do Programa de Saúde da Família (PSF), bem como enfermeiros, agentes de saúde e até mesmo dentistas e fisioterapeutas, estiveram reunidos nesta quinta-feira, 6. O objetivo do encontro foi discutir a situação da gripe A(H1N1) no município e as novas medidas sugeridas pelo Ministério de Saúde, relativas ao controle da doença. Na manhã desta sexta-feira, 7, profissionais da Secretaria de Educação passarão por treinamento para identificar e saber lidar com possíveis casos dentro das escolas.

PSF de Portas Abertas
A estratégia é implantar o sistema “PSF de Portas Abertas para Sintomáticos Respiratórios” nas unidades de saúde e Pronto-Atendimentos dos bairros, dando prioridade absoluta de atendimento a esses pacientes. Portanto, todo cidadão que apresentar sintomas como febre acima de 38º e tosse, acompanhada ou não de dor de cabeça, coriza, vômitos e outros, deve procurar a unidade de saúde mais próxima para receber o encaminhamento necessário, no horário das 7 às 17h. A Santa Casa só deve ser procurada caso seja necessário atendimento médico fora de horário de funcionamento dos postos.
Segundo o coordenador do Programa de Saúde da Família, Alessandro Cacciatore, trata-se de uma “medida antipânico”, que tem o objetivo de prevenir novos casos e evitar o congestionamento da Santa Casa. “A maioria dos casos evolui bem em casa, com a orientação dos profissionais do PSF. A Santa Casa só deve ser procurada com o encaminhamento do PSF, em casos extremos.”
O secretário de Saúde, Clingel Frota, esteve na reunião e afirmou que essas medidas são preconizadas pelo Ministério da Saúde e visam conter a pandemia que está se espalhando por todo o mundo. “Nós estamos colocando em prática o plano emergencial que está sendo adotado em todo o país. O envolvimento de todos os funcionários da área da saúde é muito importante. Nós precisamos ter um estreitamento de relações entre o PSF e Santa Casa, para que o protocolo seja cumprido e que todos tenham um atendimento adequado. Neste sentido, a população também precisa colaborar, evitando o pânico e se adequando às medidas do Sistema Único de Saúde.”

Sobre a nova gripe e formas de prevenção
A nova gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus A (H1N1). A transmissão se dá de pessoa para pessoa, através de aperto de mão, beijo, contato físico, além de objetos infectados com secreções respiratórias e fluídos corporais de pessoas infectadas. Os sintomas básicos são: febre, dores nas articulações e tosse acompanhadas ou não de dores de cabeça.
O Ministério da Saúde orienta a população a evitar locais cheios de pessoas, contato direto com pessoas doentes, não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal, evitar tocar olhos, nariz ou boca e lavar as mãos frequentemente com água e sabão. Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar contato com doentes, roteiro de viagens recentes e não usar medicamentos sem orientação médica.
Grupos de risco, como gestantes, obesos, pacientes com problemas cardiovasculares; pacientes oncológicos, idosos, maiores de 60 anos e crianças abaixo de 5 anos; imunodeprimidos, asmáticos e outros doentes crônicos devem tomar cuidado especial com as medidas preventivas.(Fonte: ACIU)

Rotary informa:

Ubatuba - Olá Companheiros!!!
Nosso blog foi atualizado com um video chamada para o Desenvolvimento do Quadro Social, tema do mês em Rotary.
Visitem e divulguem: www.ofarolubatuba.blogspot.com 
(Fonte: ACIU)

Aciu informa: Vagas de Emprego

Ubatuba - Restaurante Raízes está admitindo pizzaiolo (com experiência).
Tratar com Erisson das 11h00 às 15h00 de segunda à sábado.
Av. Leovigildo Dias Vieira, 1280- Itagua.

Center Tudo está admitindo funcionárias para atendente/balconista (com experiência)
Sexo Feminino, maior de 18 anos e que more nas proximidades do centro.
Levar curriculum com foto na Av. Dona Maria Alves 494 – Centro. Tratar com Daniel.

Chaveiro Papa Léguas admite chaveiro (com ou sem experiência)
Tel: 3832 7007. Falar com Edson.
End: Praça 13 de maio, 27 loja 06- Centro.

Empresa contrata caixa (sexo feminino ou masculino entre 25 e 35 anos).
Os interessados deverão comparecer à Rua Coronel Domiciano, 316 sala 3 – Centro (acima da loja Biju Baby) portando currículo com foto. (não serão aceitos currículos sem foto)
Falar com Paula.

Prezado associado, se sua empresa também estiver admitindo entre em contato conosco.
(12) 3834 1449
E-mail: imprensa@aciubatuba.com.br
Para se informar sobre as outras vagas disponíveis na Aciu acesse: www.aciubatuba.com.br
(Fonte: ACIU)

O N.U.V.E.M., através da OSC Celebreiros Ubatuba, tem o imenso prazer de convidar à todos para o show Simbiose, com o grupo Axial, comemorando o 1º Aniversário da OSC Celebreiros Ubatuba

Ubatuba - O Axial, grupo musical de São Paulo, retorna à Ubatuba, após um ano, trazendo seu novo trabalho, Simbiose. O show apresentará canções do novo disco (ainda em fase de produção), com composições do grupo e parcerias com os músicos Kiko Dinucci e Chico Corrêa. Músicas dos álbuns anteriores, Axial e Senóide, também fazem parte do repertório. Seguindo a proposta do diálogo entre linguagens artísticas diversas, o show ainda contará com uma instalação cenográfica da artista plástica Vânia Medeiros. Tudo isso para comemorar com Ubatuba o 1º Aniversário da OSC Celebreiros Ubatuba. O projeto conta com o apoio do ProAC – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, e Governo do Estado de São Paulo.
Conheça o Axial: www.axialvirtual.com  / http://www.myspace.com/projectaxial

Serviço:
Grupo AXIAL
Show: Simbiose
Local: Sala ArtAud Nas Nuvens - Passeio Santa Fé
Data: 15 de agosto
Horário: 21hs
Endereço: Rua Conceição, 180 – Centro – Ubatuba/SP
Preço único: R$ 5,00
Classificação: Livre
Informações e ingressos antecipados: (12) 9178.8452 – Patrícia / 9769.7575 – Marilena(Fonte: OSC Celebreiros Ubatuba)

Controle de Zoonoses de Ubatuba apreende 120 pacotes de raticidas a base de chumbinho

Ubatuba - O Centro de Controle de Zoonoses realizou, nesta sexta-feira, 7, uma blitz em 19 casas de ração, em busca de raticidas fabricados à base de “chumbinho”, uma substância extremamente tóxica. A ação atingiu os bairros Ipiranguinha, Centro, Perequê-Açu, Itaguá e Estufa I e II, e em quatro estabelecimentos foi encontrado um total de 120 pacotes do veneno, chamado “No Rat”, que foram incinerados após o recolhimento.
A embalagem do produto não traz nenhuma informação sobre a procedência e nem registro da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Por ser um veneno que não possui antídoto, a sua fabricação, comercialização e utilização está proibida por lei desde 1982. “É um veneno extremamente perigoso, que pode levar à morte, principalmente, animais de estimação e crianças”, explica o veterinário do CCZ, Paulo Celso Witts.
A blitz partiu de uma denúncia feita por uma clínica veterinária, que atendeu um cão envenenado acidentalmente. Os profissionais do CCZ orientam à população a não comprar venenos de ação rápida para ratos, bem como os que não tenham registros nos órgãos competentes. Aos comerciantes, o aviso é: “Quem for surpreendido comercializando este produto poderá ser responsabilizado legalmente e multado conforme a lei”, adverte a fiscal de Saúde Pública, Mônica Domaradzki.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Profissionais da Secretaria de Educação de Ubatuba recebem instruções sobre nova gripe

Ubatuba - Cerca de 200 profissionais da Secretaria de Educação, entre professores, diretores, monitores de creche e orientadores, entre outros estiveram reunidos no Salão de Eventos Igreja São Francisco, na manhã desta sexta-feira, 7, para receber instruções e informações relativas à gripe A (H1N1). O reinício das aulas foi adiado para o dia 17, seguindo determinação da Secretaria Estadual de Educação, mas mesmo assim, será preciso tomar alguns cuidados quando as aulas voltarem à sua rotina.
O secretário de Saúde, Clingel Frota, esteve presente na abertura do evento e afirmou que este encontro é muito importante para que Ubatuba atravesse esse momento de pandemia com mais tranqüilidade. “Não há como negar que a preocupação existe e que devemos tomar medidas de prevenção para evitar que o caos se instale. Este encontro tem o objetivo de esclarecer os procedimentos em relação aos familiares e alunos, uma vez que trata-se de uma doença nova. Fala-se muito, mas poucas pessoas sabem o que realmente está acontecendo. Nossa grande dificuldade é lidar com a violência com que esse vírus atinge o organismo em alguns casos. Por isso, precisamos ter senso profissional e união.”
O coordenador do Programa de Saúde da Família, Alessandro Cacciatore, afirma que o papel dos profissionais da educação é fundamental no combate à disseminação da doença, uma vez que estão trabalhando “na linha de frente”. “A estratégia típica do vírus para se multiplicar é a aglomeração de pessoas. Embora a situação seja preocupante, não podemos ter pânico em relação aos sintomas. Precisamos apenas que os educadores estejam atentos aos sintomas, que são muito parecidos com resfriados comuns e outras síndromes gripais típicas de inverno. Por medida de precaução, é preciso orientar os pais a procurarem as unidades de saúde e deixarem as crianças em casa, se houver sintomas.”

PSF de Portas Abertas
A estratégia do Ministério da Saúde, que está sendo adotada também em Ubatuba é a implantação do sistema “PSF de Portas Abertas para Sintomáticos Respiratórios” nas unidades de saúde e Pronto-Atendimentos dos bairros, dando prioridade absoluta de atendimento a esses pacientes. Portanto, todo cidadão que apresentar sintomas como febre acima de 38º e tosse, acompanhada ou não de dor de cabeça, coriza, vômitos e outros, deve procurar a unidade de saúde mais próxima para receber o encaminhamento necessário, no horário das 7 às 17h. A Santa Casa só deve ser procurada caso seja necessário atendimento médico fora de horário de funcionamento dos postos.

Medidas preventivas orientadas pelo Ministério:
- Higienizar as mãos com água e sabonete antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz e após tossir, espirrar ou usar o banheiro
- Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies;
- Proteger com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de aerossóis;
- Indivíduos com síndrome gripal devem evitar entrar em contato com outras pessoas, aglomerações e ambientes fechados. Se possível, permanecer em domicílio durante os 7 dias após o início dos sintomas.
- Manter os ambientes ventilados;
- Indivíduos que sejam casos suspeitos ou confirmados devem ficar em repouso, utilizar alimentação balanceada e aumentar a ingestão de líquidos.

b) Cuidados no domicílio
- Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
- Evitar tocar olhos, nariz ou boca.

c) Cuidados em Creches
- Encorajar cuidadores e crianças a lavar as mãos e os brinquedos com água e sabonete quando estiverem visivelmente sujas;
- Encorajar os cuidadores a lavar as mãos após contato com secreções nasais e orais das crianças, principalmente quando a criança está com suspeita de síndrome gripal;
- Orientar os cuidadores a observar se há crianças com tosse, febre e dor de garganta, principalmente quando há notificação de surto de síndrome gripal na cidade; os cuidadores devem notificar os pais quando a criança apresentar os sintomas citados acima;
- Evitar o contato da criança doente com as demais. Recomenda-se que a criança doente fique em casa, a fim de evitar a transmissão da doença;
- Orientar os cuidadores e responsáveis pela creche que notifiquem a secretaria de saúde municipal caso observem um aumento do número de crianças doentes com síndrome gripal ou com absenteísmo pela mesma causa

d) Cuidados com gestantes, parturientes e recém-nascidos:
Gestante:

- Buscar o serviço de saúde caso apresente sintomas de síndrome gripal;
- Na internação para o trabalho de parto, priorizar o isolamento se a mesma estiver com diagnóstico de influenza;

Puérpera:
- Após o nascimento do bebê, se a mãe estiver doente, usar máscara e lavar bem as mãos com água e sabonete antes de amamentar e após manipular suas secreções; estas medidas devem ser seguidas até sete dias após o início dos sintomas da mãe;
- A parturiente deve evitar tossir ou espirrar próximo ao bebê;

Recém nascidos:
- Priorizar o isolamento do bebê junto com a mãe (não utilizar berçários);
- Os profissionais e mães devem lavar bem as mãos e outros utensílios do bebê (mamadeiras, termômetros);(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Direção da Santa Casa passará por processo de transição

Ubatuba - Durante as próximas semanas, o advogado Enos José Arneiro estará atuando junto à direção administrativa da Santa Casa, para que, após esse período de transição, assuma o comando no lugar de Mara Franhani, atual diretora administrativa do hospital. Dr. Enos, como é mais conhecido, atua na Comtur (Companhia Municipal de Turismo) desde 2001 e é funcionário aposentado da Câmara Municipal de Aparecida, onde atuou 27 anos como contador e diretor da Casa. Além de advogado, Dr. Enos é bacharel em Ciências Contábeis.
“Inicialmente quero me inteirar de toda a situação da Santa Casa ao lado da atual diretora Mara Franhani, que aliás, tem administrado muito bem o hospital, para depois desse período inicial de 30 dias, assumir o comando da Santa Casa”, informou Dr. Enos, que já na próxima segunda-feira, dia 10, inicia esse processo de transição.
Para Mara Franhani, que já havia manifestado seu desejo de deixar a direção da Santa Casa para se dedicar à sua empresa de contabilidade, a escolha do Dr. Enos para seu substituto é motivo de satisfação, pois “ele é uma pessoa muito séria, competente e extremamente zeloso com a administração pública”.
Para o prefeito Eduardo Cesar, é fundamental que essa transição seja feita com muita tranqüilidade, com muita calma para que não haja nenhum prejuízo à entidade. “Tanto a Mara como o Dr. Enos, são pessoas da minha extrema confiança e tenho certeza que o melhor continuará sendo feito pela Santa Casa de Ubatuba”, finalizou o prefeito.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Cine Porto - 3833 -2066
Semana de 07/08 a 13/08/2009

“Harry Potter e o Enigma do Príncipe”
Aventura!!!!!Dublado!!!!!!
Ás 15:30hs – 18:10hs – 21:00hs

Toda 4ª feira,"4ªfeira maluca"
Todos pagam R$ 4,00

Nosso site : www.cinemasdolitoral.com.br
 


Clique para acessar o site

Em algum lugar do passado

Ubatuba - Releitura da musica tema do filme "Em algum lugar do passado" com imagens de Luiz Tolosa e edição e Emilio Campi:


 

Poesia Topo

Anuncie

Pergunta ao vento

Que notícia urgente
fez o vento noroeste
bater as portas de madrugada
e acordar a gente?

Pergunta ao tempo

Ó tempos, Ó mores,
porque Henrique VIII
enforcou Thomas More?

Félix Cabral

Assim

E a vida fez assim comigo,
Mostrou-me nuances das manhãs, escuros das noites.
Dias sem fim.

Fez-me traiçoeira de mim nos teares que teci
Cada sonho que senti.
Cada blusa que teci em tricô.

Corri afoita atrás de sonhos segredosos...

Fui... Corri e venci...

Dias desabonados de mim...
Escuros das noites que... Venci.

Trançando agulhas no crochê.
Em olhos cansados dos bordados
Em crochê filê.

Sentei cansada do que a vida fez comigo e...
Desabonada de mim...
Tento vencê-la
Mesmo que desabonada de mim.


Lourdes Moreira

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

A CPI da SANTA CASA...

Muito se comenta que a CPI acabou, isso não é verdade, o que aconteceu foi que na terça feira dia da Sessão Plenária, o Presidente da Casa Vereador Ricardo Cortes e o Presidente da CPI, Vereador Claudinei Xavier foram surpreendidos com a intimação do mandato de segurança impetrado pelo Vereador Americano que liminarmente tornou suspensivo o andamento dos trabalhos da Comissão. O que nos surpreendeu e entristece é que o vereador Americano votou contra a CPI e não satisfeito foi para a justiça contra seus pares, contra a população, haja vista que fiscalizar é a maior prerrogativa do legislativo.
Devo informar à população que a CPI não acabou, as reuniões continuam entre os vereadores e hoje mais que nunca temos a certeza, diante dos últimos acontecimentos na Santa casa de Ubatuba, que a CPI é mais que necessária.
Foi preciso que a TV Vanguarda noticiasse que pessoas em Ubatuba, estavam com suspeita de terem contraído o vírus da gripe H1N1, que também havia tido 1 óbito com suspeita de ser por contaminação do vírus, e outros casos suspeitos sendo monitorado.
O que assusta é que tomamos conhecimentos do que está acontecendo em nossa cidade por meio de veículo de comunicação de outras cidades.
Em tempo, hoje em contato telefônico com a Vigilância Sanitária, meu gabinete foi informado que havia 2 óbitos e mais 4 pessoas sendo monitorada com suspeita de terem sido contaminadas com H1N1(aguardando resultados dos exames).
Informações sobre doenças endêmicas é dever de todos, principalmente do PODER PUBLICO.
Fica para a reflexão, para que a população faça seu julgamento.

Rogério Frediani
Ubatuba - SP

Bons Acontecimentos Para Ubatuba

Ontem, dia 07 de outubro recebemos em Ubatuba a presença do Deputado Fernando Capez (PSDB), que visitou diversos locais de nossa cidade durante o dia e a noite fez uma palestra no plenário da Câmara Municipal.
Para quem teve a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente, encontrou uma pessoa simples, dinâmica e com muita experiência de vida, são políticos como ele que fazem nós ainda acreditarmos em uma mudança em nosso país.
Mas, além disso, este final de semana fomos contemplados com mais um acontecimento bom para a cidade, a mudança de administrador da Santa Casa, saindo a já tão falada Mara Franhani e entrando o advogado Enos José Arneiro.
Não vale nem a pena falar da atual administradora (pois quero falar apenas de coisas boas), mas sim parabenizar e desejar ao Dr. Enos sorte nesta nova empreitada, que não será nada fácil, mas com a experiência e o caráter do mesmo, tenho certeza que podemos ter esperanças de um hospital melhor, uma administração mais competente e transparente.
Claro que somente com esta mudança, não estará tudo resolvido na saúde de nosso município, mas isso é um grande passo, e como numa caminhada, precisa-se do primeiro passo para se chegar ao longe.
E para fechar não posso esquecer-me de também parabenizar os vereadores de nossa cidade (com exceção apenas do Ver. Americano), pela luta por melhoras no atendimento e na administração da Santa Casa, e ao Sr. Prefeito por esta importante mudança em nosso hospital.

Marcio Barbosa Gonçalves
 

A reação começou

Movimento recolhe assinaturas para apresentar projeto de iniciativa popular que pretende afastar das disputas eleitorais políticos condenados pela Justiça e também aqueles que renunciam aos mandatos para fugir da cassação

25 Jul 2009 - 13h51min
Falta pouco mais de 300 mil assinaturas para que chegue à Câmara dos Deputados o quarto projeto de lei de iniciativa popular da história da República brasileira. Um abaixo-assinado que circula no País inteiro, desde abril do ano passado, pretende emplacar no Congresso Nacional uma lei que impeça pessoas condenadas na Justiça de disputar eleições. Com quase um milhão de adeptos, a campanha “Ficha Limpa” está bem perto de decolar. E, caso seja aprovada, também excluirá dos pleitos parlamentares que renunciaram ao cargo para fugir de punições e candidatos incriminados por compra de voto, uso eleitoral da máquina administrativa ou abuso de poder econômico.
Trata-se de uma barreira contra os maus políticos, construída pela própria população. Coordenada pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) - entidade com sede em Brasília - e suas 41 associações vinculadas, dentre sindicatos e ONGs, a campanha aproveita grandes eventos para tentar convencer novos adeptos. O trabalho é braçal e, por exigências legais, não permite assinaturas virtuais ou correntes eletrônicas via e-mail - fator que acaba dificultando a mobilização. “Esse é o maior obstáculo. Você passa o dia todo trabalhando para, no final, contabilizar um pequeno número de assinaturas. As pessoas querem participar, mas o Estado dificulta”, lamentou o juiz Marlon Reis, integrante do MCCE.
Apesar do empecilho, a velocidade em que as assinaturas foram recolhidas até agora tem sido maior que a verificada dez anos atrás, quando foi aprovada a Lei de Iniciativa Popular 9840/99 - que trata do combate à compra de votos. Conforme relatou Marlon, havia na época 90 entidades envolvidas na coleta de assinaturas, mas o total necessário, cerca de um milhão, só foi atingido em dois anos. “Agora temos de reunir 300 mil nomes a mais, temos menos entidades associadas e, mesmo assim, devemos conseguir em menos tempo”, observou.
O abaixo-assinado faz apenas com que o projeto de lei chegue ao Congresso. Após essa etapa, começa o diálogo com parlamentares para que a proposta seja aprovada com o mínimo de modificações possíveis.

Consciência
Apesar do exemplo da campanha “Ficha Limpa”, ainda são poucas as ações que, efetivamente, conseguem mobilizar a população. Grande parte das iniciativas existentes busca mudança de consciência política através de seminários, palestras e cartilhas que tentam colocar na cabeça do eleitor a importância de se prestar atenção no dia-a-dia do Poder. O problema é que os resultados, nesses casos, tendem a vir apenas no longo prazo. E correm o risco de nunca se concretizar.
Ainda assim, grupos como o “Voto Consciente”, surgido em 1987 em São Paulo, empenham-se na luta. No Ceará, o movimento pretende dar início às atividades em agosto, após o fim do recesso na Câmara Municipal. A equipe inicial conta com quatro membros e, segundo um deles, Franzé Silva, a proposta é frequentar diariamente a Casa, como forma de “controle social”, para acompanhar o trabalho dos parlamentares e subsidiar a imprensa e a sociedade com informações. Questionado sobre os possíveis frutos da empreitada, Franzé disse que “não se ilude”. “Num primeiro momento, a gente espera ter uma rejeição. A aceitação vem com o tempo. Mas queremos percorrer escolas, igrejas e comunidades para tentar levar informação, tentar alertar mais as pessoas”, explicou.
Com proposta parecida, a Comissão de Ética na Política e Combate à Corrupção Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE) também pretende realizar palestras e seminários em comunidade cearenses. O presidente da comissão, João do Rêgo Neto, afirmou que a equipe tenta captar recursos para, ainda este ano, dar início à caravana, com vistas à eleição de 2010. O desafio, conforme ele reiterou, é abrir canais de comunicação com a população e minimizar, na medida do possível, os ainda persistentes vícios da política brasileira. (Hébely Rebouças)

E MAIS
- Alguns especialistas afirmam que a culpa pela apatia do povo em relação à política é, em parte, das instituições. Se, antes, a reação a certos desmandos acontecia de forma direta - vide as “revoltas” populares que marcaram época no século XIX -, hoje, ela está representada em câmaras municipais, assembléias legislativas, governos. O maior exemplo dessa institucionalização é o Ministério Público (MP), que procura agir como defensor da sociedade - inclusive, contra os maus políticos.
- Nas eleições de 2008, dez candidatos a prefeito e 19 concorrentes ao cargo de vereador foram cassados no Ceará, após denúncias do MP. A informação é do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).

COMO PARTICIPAR
Para chegar ao Congresso Nacional, um projeto de lei de iniciativa popular precisa reunir a quantidade de assinaturas correspondente a 1% do eleitorado brasileiro.
Hoje, o número fica em torno de 1,3 milhão de nomes.
Para incluir a assinatura no abaixo-assinado da campanha “Ficha Limpa”, basta acessar o site do MCCE ( www.mcce.org.br ) e imprimir o formulário. É necessário colocar o número do título de eleitor e enviar os dados para o seguinte endereço: SAS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar - Brasília (DF) - CEP. 70.438-900.
Também é possível participar através das 41 entidades afiliadas ao Movimento, dentre elas a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Os formulários podem ser enviados às entidades, que ficam responsáveis por encaminhá-los a Brasília.
A lista de todos os associados do MCCE também está disponível na página do grupo na Internet.

ADPC -
Associação de Defesa do Povo Caiçara - Ubatuba

Será que temos a memória tão curta?

Não faz tanto tempo que o único hospital da cidade era vítima de verdadeiros desmandos. Vocês se lembram? Havia espera de até dez horas para atendimento no Pronto Socorro, médicos ganhavam verdadeiras fortunas à custa de um hospital em decadência, faltava remédios, materiais e até alimentos...
De acordo com o último relatório emitido pelo órgão fiscalizador do Sistema Único de Saúde, chamado Denasus, no primeiro mês de intervenção, foram encontradas as seguintes falhas: problemas das instalações e equipamentos, camas enferrujadas, colchões rasgados e cobertos com sacos de lixo, equipamentos vitais, como respiradores e monitores, totalmente sucateados.
Além disso, rede de oxigênio com problemas de vazamento, falta de cumprimento das escalas médicas, falta de equipamentos de segurança ao trabalhador, cobrança indevida de pacientes do SUS pelo laboratório, déficit na equipe de enfermagem, falta de estrutura física, como presença de mofo nas paredes, infiltrações e falta de ventilação, entre outras coisas.
Quem relata isso são os auditores do Denasus, cujo relatório está no hospital para quem quiser ver. Podemos relatar ainda que não se recolhia os encargos sociais dos funcionários como FGTS, INSS e IRRF, abandono de plantão sem responsabilização de ninguém, desleixo no atendimento médico, falta de produtos de limpeza, e dedetização. Tinha ratos e baratas na Santa Casa.
Era assim que o nosso hospital funcionava. Isso tudo, com a conivência de pessoas que hoje se dizem defensores do hospital. Na época do conselho gestor, tinha um tal ELIAS LEOPOLDO GUERRA que, esse sim, por estar em situação irregular na Santa Casa, foi afastado. Enquanto o hospital padecia na miséria, ele tinha uma secretária exclusiva, gastava fortunas com ligações telefônicas. A refeição dele era servida todos os dias, de graça, pela cozinha do hospital. E o que ele fez?
Hoje, a Santa Casa ainda tem problemas, claro. São diversas ações trabalhistas, um déficit de, aproximadamente, 19 milhões de reais (herança recebida de outras administrações) e um déficit mensal de aproximadamente 200 mil reais, mas com toda essa dificuldade - que não é segredo para ninguém - estamos conseguindo mudar a realidade do hospital.
Iniciamos o processo de compra os equipamentos da UTI, que funcionará na nova ala do hospital. Estamos na fase final da reforma da ala inferior, construção de uma capela ecumênica. O elevador de macas já está instalado, compramos inúmeros equipamentos de uso hospitalar, o hospital está com quase todos os seus débitos fiscais parcelados, como FGTS, IRRF e concluindo o INSS. O trabalho voluntário está fortalecido e organizado, não existe mais atraso de pagamento dos funcionários. Se isso não é melhora, o que devemos considerar como mudança?
O que acontece na verdade é que quem fala mal já teve a oportunidade de mudar e nada fez pelo hospital, muito pelo contrário. E agora se intitulam paladinos na justiça, não querem ver o bem da SANTA CASA e sim seu próprio bem.

Por: Mara Cibele Franhani – Administradora
Ubatuba - SP

Carta

Gostaria de subscrever a carta do Sr. Marcio Naves (Carta do Leitor - 5 de Agosto) - Concordo 100% com ele.
Alem dos importantes pontos apresentados, alerto para o EMINENTE RISCO DE INCENDIO !!! - Evitar acidentes é dever de todos - onde esta a defesa civil, corpo de bombeiros, etc??? A forma com que o edificio esta colado nos vizinhos pode trazer muitas complicaçoes.
Isso sem falar nos ratos, dengue, delinquentes, baratas e outras pestes urbanas.
Esperemos que alguma autoridade tome medidas antes que seja tarde...

Jorge Samaha - Arquiteto e Urbanista
Tenório - Ubatuba - SP

 

HUMOR

Nossos Comerciais!

Um dia na S.O.S. Cão Caraguá


Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia do Sapé  © Luciano Cancelier

Praia do Sapé
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editora: Emiliane Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor